Inadimplência faz leilões de imóveis quadruplicarem em Minas – Hoje em Dia

No primeiro semestre de 2014, a média de imóveis em certames era de 100 unidades por mês. Em 2015, subiu para 300. Em 2016, para 400. E porque os bancos estão sem dinheiro. Ao executar mais ações, de forma mais rápida, eles se capitalizam. Afinal, quando o banco executa a ação e leva o imóvel a leilão, ele recebe de uma só vez todo o valor que seria pago em 20 anos, por exemplo. 

Matéria completa em http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/inadimpl%C3%AAncia-faz-leil%C3%B5es-de-im%C3%B3veis-quadruplicarem-em-minas-1.389076

7+

You may also like...

Comments
  • Ogami 9 de junho de 2016 at 20:33

    Desmoronando o castelo de cartas de crédito…

    23+
  • Cesar_DF 9 de junho de 2016 at 20:35

    Estou acompanhando alguns leilões, alguns poucos já estão < 150X aluguel Ainda estamos entrando no DESPAIR, tem muito para baixar ainda Se os pontos de inflexão forem semelhantes ao ocorrido no EUA, o valor ficará abaixo da média histórica entre 2017 e 2019 http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Post-bolha-imobili%C3%A1ria-Camboriu-imagem-2.png

    34+

  • EngenheiroSP 10 de junho de 2016 at 08:11

    Não tivemos um return to normal ainda. Ou vamos pular essa fase, ou imóvel vai valer menos que carro 1.0 usado até 2022

    10+
  • Ribs 9 de junho de 2016 at 21:09

    Dá dó de gastar a grana mesmo abaixando preços, rs

    38+
    • From_The_Tower 10 de junho de 2016 at 07:44

      Claro que dá. Deixem çangrar o máximo possível. Lembrando que a bolha nos EUA estourou em 2008 e o fundo do poço dos preços nos imóveis foi no primeiro semestre de 2012.

      29+
    • Boruto 10 de junho de 2016 at 08:40

      Com a inflação subindo acima do esperado a única conclusão que chego é que os preços não estão abaixando então prefiro continuar recebendo meus juros.

      17+
  • CarlosL 9 de junho de 2016 at 21:55

    E por falar nisso….
    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/06/09/imoveis-de-alberto-youssef-vao-a-leilao-com-reducao-de-50-no-valor.htm

    Ah, sabe o que mais ?!?! Não houve nenhum lance na primeira vez…

    *O panelão ta assoviando bastante por um triz para explodir, a dúvida é quanto de tranco a inst. financeiras aguentam…. Espero que tenham guardado bem o $ fruto de juros e tarifas

    18+
  • FabianoSJC 9 de junho de 2016 at 23:06

    Para o banco é ótimo recebe a vista e passa a o BO de despejar o mutuário para quem arremata o imovel no leilão rs . Acho que o banco que é quem executa o cara deveria ser obrigado por lei a executar a ação de despejo , ai sim valeria a pena embarcar num desses leilões.

    27+
    • Ilusionista 10 de junho de 2016 at 08:11

      Bancos sempre foram considerados os grandes vilões da população quando alguma coisa não dá certo. O Brasil historicamente sempre foi um país instável. Sobreviver por aqui e tentar viver em paz e com o pouco que tem, não assuma compromissos financeiros à longo prazo. O país não oferece e nunca ofereceu garantias para ninguém, seja politicamente ou economicamente.

      35+
    • lamense 10 de junho de 2016 at 10:49

      Concordo, esse lance da dificuldade de despejar o ocupante irregular do imóvel é uma vergonha. O banco poderia ser obrigado a ter que despejar o ocupante antes de leiloar, ou então poderíamos ter um código de processo civil que fosse mais célere para esse tipo de coisa (ou juízes que não passassem tanto a mão na cabeça dos devedores, whatever)…

      O interessante é que um trâmite mais célere nesse tipo de ação poderia contribuir para fazer o setor imobiliário voltar à normalidade mais rápido, mas o povo da banânia não pensa assim… sempre desprezando o respeito ao direito de propriedade…

      16+
    • joselito 10 de junho de 2016 at 14:44

      Pena que o finame de 20 anos daria, sei lá, umas 10-20x mais dinheiro que a vista, onde desconto de 100% (sobre o valor bolhudo) ainda não atrai lance….

      6+
  • Zé Carioca 9 de junho de 2016 at 23:50

    mark

    E a famosa aposta com o Ze, Rosinha… em que q deu?

    2+

    Mark, aconteceu o óbvio. A RosinhA falou que era fácil, que ela ia conseguir em um mês no máximo, que ia achar um bide rosa lindo pra mim e no final nada. Você lembrou bem. Em julho faz um ano da nossa aposta e termina o prazo. Como já previa a RosinhA se deu por derrotada antes do prazo

    E nós dois sabemos porque ela não conseguiu. Porque os imóveis ainda não cairam 60% em relação a média do Zap. A situação econômica deteriorou rápido, mas as quedas de preços estão lentas, pois os proprietários ainda resistem a abrir mão do valor sonhado. Ainda acho que cai bastante, como sempre achei, mas levará um tempo para vermos preços realmente justos.

    54+
    • bolha real 10 de junho de 2016 at 12:47

      São comentários sem fundamentos de quedas absurdas, o mercado imobiliário está ruim e ainda vai piorar, mas não existe essas quedas de 50% e que ainda vão cair mais. Existem casos pontuais de venda fora da realidade que sim, pode cair 60%. Para os casos normais a queda se dará por uma pequena queda nominal e o resto sendo corroído pela inflação.

      25+
  • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 06:21

    ” “O bancos estão fechados, sem dar crédito novo a ninguém. ”

    http://m.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20160609/parte-compulsorio-bancario-poderia-ser-usado-programas-credito-diz-csn/381592

    19+
  • CA 10 de junho de 2016 at 07:42

    Sobre o tópico, vamos falar dos 5 porquês:

    Por que os leilões de imóveis quadruplicaram?

    Porque tivemos uma combinação de credores que nunca tiveram a real condição de pagarem por seu financiamento até o fim com uma crise na economia que está se intensificando e uma maior necessidade dos bancos se capitalizarem.

    Por que a combinação dos fatores acima?

    Porque de um lado a CEF forneceu créditos podres, do outro, os consumidores e empresas perderam muita liquidez, ficando com alto nível de endividamento e inadimplência, o que estimulou a crise, em paralelo com ações heterodoxas do governo para tentar estimular a economia e compensar esta perda de liquidez, que no final trouxeram uma série de prejuízos para economia e sociedade, intensificando os próprios problemas de liquidez (“apagar incêndio com gasolina”)

    Por que o conjunto de ações acima?

    Porque o governo queira gerar uma euforia que pudesse dar retorno na forma de votos e o segmento imobiliário também se aproveitou disso para fazer com que as vendas e preços dos imóveis disparassem.

    Por que fizeram o que consta acima?

    Porque o governo queria permanecer no poder a qualquer preço, enquanto o pessoal do segmento imobiliário queria faturar o máximo no menor prazo possível.

    Por que tivemos os interesses acima?

    O governo queria o poder para aparelhar as instituições e com isso poder promover uma corrupção institucionalizada e em larga escala, que enriquecesse os líderes do partido e ao mesmo tempo os cofres destes partidos, de forma não somente a se tornarem milionários, como ainda colaborando para que pudessem dar andamento ao seu plano de fazer crescer o socialismo bolivariano no Brasil. Do lado dos agentes do segmento imobiliário, queriam o enriquecimento rápido e fácil que garantisse o futuro deles.

    As motivações que constam acima variam quanto a seus detalhes em cada bolha imobiliária ao redor do Mundo, mas o script básico é sempre o mesmo: governo populista querendo votos da forma mais fácil e rápida possível, oferta de crédito podre, euforia irracional, agentes do segmento imobiliário criando esquemas em paralelo para faturar o máximo possível e gerando uma especulação sem limites e assim por diante.

    57+
  • Seguidor do Bolha BH 10 de junho de 2016 at 08:16

    Prestação de imóvel mais barata graças à Justiça
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/presta%C3%A7%C3%A3o-de-im%C3%B3vel-mais-barata-gra%C3%A7as-%C3%A0-justi%C3%A7a-1.390407

    10+
    • Danibolhista 10 de junho de 2016 at 08:35

      Tá po**a “A taxa era de 17,40%. As prestações eram salgadas: R$ 8 mil.”

      7+
    • Palmeirense Bolhudo 10 de junho de 2016 at 09:06

      Coitado, o cidadão foi obrigado a pegar financiamento, foi proribido de ler o contato, forçado a assinar, a justiça esta acabando com a INjustiça que fizeram com esse 666, quer dizer, com esse pobre coitado vitima de uma sociedade opressora e que obriga pessoas a ter a casa própria.

      31+
    • CarlosL 10 de junho de 2016 at 10:34

      Peralá, alguém leu o texto todo ?!

      “O exemplo, mais comum, se encaixa no perfil de muitos brasileiros. No começo, a funcionária pública pagava R$ 3,1 mil ao mês. Após a liminar, ela repassa ao banco R$ 1,8 mil todos os meses para garantir a casa própria, uma redução de 42% do valor. ”
      Gente tentando ganhar na justiça para parar de pagar juros de financiamento contratado ? É isso ????

      10+
      • EngenheiroSP 10 de junho de 2016 at 10:49

        Pior do que isso. Estão indo contra os juros compostos

        “Embora possam parecer diferentes, os contratos têm a mesma estrutura, segundo o advogado. Dessa forma, se o Supremo decidir que os juros simples devem incidir sobre a dívida dos Estados, em vez dos juros compostos praticados hoje, o débito do empréstimo habitacional também poderá ser reajustado para baixo, defende.”

        13+
        • CarlosL 10 de junho de 2016 at 11:37

          Mermão… Se o texto tiver alguma coerência, vai dar ruim…..

          7+
          • Seguidor do Bolha BH 10 de junho de 2016 at 11:53

            Aparentemente é uma coisa boa, mas, vai saber se é realmente.

            5+
            • EngenheiroSP 10 de junho de 2016 at 12:19

              Vamos fazer um exercício de extrapolação:

              Supondo que, a partir de hoje, isso passa a valer para todos os imóveis. Como pau que da em chico da em francisco, logo aparece processos para se aplicar juros simples em cartão de crédito, financiamento de carro, etc.

              Isso acontecendo, banco, que não é trouxa, vai pagar juros simples para os que investem nele.

              Resultado: corrida pra tirar o dinheiro investido, quebradeira geral das instituições financeiras e ai é que não vai ter dinheiro mesmo pra fazer nada.

              Se chegarmos a isso, pode escrever: estamos testemunhando o lançamento da pedra fundamental da hecatombe da economia bananense. Venezuela vai ser pouco

              23+
              • joselito 10 de junho de 2016 at 15:00

                Some-se a isto o fato de que, se quiser crédito, coloque ai, sei lá, 50% ao mês. Em finame de 20 anos, colocaremos ai, sei la, 3000% ao ano.
                Já que é simples, faz a conta ao contrário: o quanto ganharia no composto lá no fim. O quanto de juros simples precisa para ganhar o mesmo. Ponto. (não resolve o problema, pois isso seria só nos créditos futuros, rsrsr)

                9+
        • gabi 10 de junho de 2016 at 16:28

          Acho estranho terem ganho na justiça, pois pelo princípio da supremacia dos interesses públicos, o Estado pode fazer desapropriações, contratos administrativos com cláusulas exorbitantes, ou seja, que favorecem o poder público em prol de um bem maior que é o interesse publico ou coletivo e portanto se baseia aí negociação da redução dos juros cobrados pelos Estados quebrados. Por mais que tenham tido péssimos gestores ou lalaus, pois no final das contas a União pode ter que intervir, ou seja, no final das contas sobrará pra ela mesma.
          Acho que a justificativa no caso dos ixpertus aí pode ser outra, do tipo, orgulho, burrice, analfabetismo, mas dizer que o Estado está conseguindo e eu quero também não se aplica…

          Essa galera aí, pode reduzir os valores, mas não acho que vai ser pra todos, pode ser por um período breve talvez, e mesmo os sortudos que ganharem, ainda assim vão perder muito. Afinal, o que sobrar vai pegar outras parcelinhas pra financiar o carro, as viagi… rs e fazem a economia girar!
          Afinal, não é bom o mercado parado né galera, PNJ!!!!!

          4+
        • chigo 10 de junho de 2016 at 17:02

          Não existe esta se juros simples no mercado financeiro, pois trata-se de uma aberração matemática. Para executar na prática, todas as contas teriam que ter uma conta adicional apenas para separar os juros. Pois se os juros forem somados ao principal, está criado o juro composto. Algo que acredito que não existe em país nenhum. Somente o judiciário, que não entende nada de finanças, para aceitar um argumento absurdo destes. Parece até a igreja católica quando negou que a terra girava em torno do sol.

          10+
  • companherof 10 de junho de 2016 at 09:19

    Para quem quer comprar, não se preocupe, a hora vai chegar, e vai ter para todos, com direito a escolha.

    12+
    • Zé do Brejo 10 de junho de 2016 at 09:38

      A hora vai chegar e ninguém vai querer… Pq quem não foi com a manada tempos atrás, continuará preferindo os juros (Eu acho)

      20+
  • Rampion 10 de junho de 2016 at 09:41

    Quando se começa a ver o dinheiro multiplicar em aplicações fica difícil a decisão de trocá-lo por tijolos. Acho que a maioria das pessoas que estão com dinheiro e aguardando a queda dos preços dificilmente irão se aventurar no mercado imobiliário. Quem entrou tá se ferrando bonito e todo mundo pode ver que investir em imóveis, durante muito tempo, será o mesmo que investir em títulos de capitalização, carrocinhas de cachorro quente ou qualquer outro negócio que signifique todo mundo dentro.

    28+
    • Money_Addicted 10 de junho de 2016 at 11:07

      sim, eu particularmente nao tenho vontade nenhuma de comprar tijolos

      [ ]s

      9+
      • joselito 10 de junho de 2016 at 15:03

        Oh, comprei uns tijolos refratários em forma de churrasqueira e bixo, não me arrependo viu. Picanha opressora ANGUS de domingo index

        12+
  • Seguidor do Bolha BH 10 de junho de 2016 at 09:46

    Reedição de portaria do Minha Casa, Minha Vida será publicada nesta sexta-feira
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/reedi%C3%A7%C3%A3o-de-portaria-do-minha-casa-minha-vida-ser%C3%A1-publicada-nesta-sexta-feira-1.390421

    2+
  • Moreira 10 de junho de 2016 at 10:04

    Antes de conhecer o BIB cai numa furada de consorcio de automóvel! “Poupança forçada”. Ilusão! Hj já tenho colocado em prática muito que aprendi aqui e – ao invés de consorcio – teria feito outros investimentos! Tudo bem, já levei p ferro!

    Mas fiquei curioso com um dado. Quando do contrato, o bem era de 25k. Hoje ele está avaliado em 27,5k. Minha prestação saiu de 399 e de dois meses para cá foi para 441. Ainda não tive tempo de
    Pesquisar com
    Maior rigor, mas pelo visto, o aumento na prestação compensa o aumento no valor do bem. Estou na 25 parcela! São cinco anos! No final, posso retirar em grana, o que passou a ser meu objetivo. Como é isso ai, pelo reajuste no valor do bem, se comparado ao da prestação, não me parece um mal negócio! Estou certo? Ou logo terei uma surpresa negativa? 😂😂😂😂😂😂😂🔪🔪🔪🔪🔪🔪

    8+
    • Money_Addicted 10 de junho de 2016 at 11:05

      mau negocio com certeza eh….basicamente vc paga o preco do bem, ou seja, se o carro X subiu 10% a prestacao subira o mesmo.
      Talvez se vc parar d pagar, vc recebe o q ja pagou no final do plano, nao tenho os detalhes para calcular, mas se vc esta na 25 de 60 acredito que perde menos parando agora do q indo ate o fim

      boa sorte

      6+
      • joselito 10 de junho de 2016 at 15:05

        Dizalenda que nesses consórcios, se você não é contemplado na primeira terça parte do tempo, um finame seria melhor.
        (falei ‘diz a lenda”, pois li isso em algum local, sem acompanhamento de números, e focado no consórcio de veículo)

        2+
        • BOLHA JOKER 10 de junho de 2016 at 18:25

          Consorcio é um péssimo investimento.
          1º Você está pagando pra alguem administrar seu dinheiro em troco de nada.
          2º Taxa de administração em média 18% do valor da carta, seguro, fundo de reserva.
          3º Eu pararia de pagar, não ia perder nada, só tira o dinheiro quando acabar o plano.
          4º Pegue o dinheiro que está pagando pro consorcio, aplique no tesouro direto, quando der o prazo do consorcio vc vai ter pedido o que ja pagou do consorcio, porém terá recuperado uma parte no TD.

          Minha opinião!

          6+
    • Palmeirense Bolhudo 10 de junho de 2016 at 19:55

      Algum tempo atrás e ouvi que iriam mudar as regras para que tem consorcio e parasse de pagar, poderia receber antes do termino, porem, precisa dar uma pesquisada caso te interesse essa alternativa!

      2+
  • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 10:09

    Com crise, mercado imobiliário do Recife aluga mais imóveis do que vende
    Publicado em 09/06/2016 , às 18 h20

    http://noticias.ne10.uol.com.br/economia/noticia/2016/06/09/com-crise-mercado-imobiliario-do-recife-aluga-mais-imoveis-do-que-vende-619730.php

    7+
    • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 10:11

      Isso também já foi dito aqui:

      ““Quando a coisa fica ruim e o dinheiro escasso, o aluguel passa a pesar no orçamento, e a pessoa sai
      de um imóvel para outro de valor mais barato. Isso tem feito com que o mercado de locação tenha
      sofrido certo aquecimento, é uma questão de arrumação. À medida que o mercado se estabiliza, as
      pessoas tendem a permanecer em um local e param de se mudar tanto”, comenta.”

      9+
      • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 10:12

        ““A gente estava com um dinheiro aplicado na poupança para financiar o apartamento pela Caixa
        Econômica. Só que, com essa crise, a Caixa acabou diminuindo nossa carta de crédito, e o valor da
        entrada ficou muito alto. Além dessa entrada maior, as parcelas pesariam muito na nossa renda”, conta.
        Eles então decidiram alugar um apartamento e adiar o plano da casa própria.”

        10+
        • Zé do Brejo 10 de junho de 2016 at 10:37

          E se por acaso o casamento não der certo e precisarem se separar, o processo fica bem menos difícil. 😛

          11+
        • joselito 10 de junho de 2016 at 15:07

          dinheiro “aplicado” na poupança. Legal o conceito.
          Todo mês, então, eu “aplico” parte do meu salário na Previdência Social! que top! ahhaahha.

          Também aplico uns reais na carteira (aquela de couro, que guardamos no bolso), pois alguns bares não aceitam dinheiro de plástico. ehehehhe

          9+
    • Alemon Fritz 10 de junho de 2016 at 13:08

      na tabela dela a maioria dos imóveis está abaixo de 0,005 a 0,003 a relação aluguel preço… o esperado seria 0,006666666. seguindo a regra de 150x!!
      ou seja, os imóveis a venda estão cerca de… tchan tchan tchan: 30 a 33% acima do que avaliação pelo aluguel……

      6+
  • job 10 de junho de 2016 at 10:40

    A cada 5 histórias de compra/venda de imóveis que tenho escutado de pessoas próximas, 3 têm problemas, seja financiamento não liberado, entre outras coisas piores. O que noto é que está cada vez mais difícil vender imóveis, e até pra comprar tá muito difícil, e os bancos estão extremamente seletivos pra quem vão emprestar grana, além dos juros estarem muito altos. O que acontece quando a oferta é maior que a procura? Pergunta retórica.
    Entretanto, já não tenho segurança alguma pra dizer que os preços vão realmente cair muito, pois tenho diversos conhecidos comprando aps de 70m2 por volta de 550k, pessoas da mesma faixa salarial que a minha, e são esses casos absurdos, no meu ver, que fazem com que os preços não caiam. Acho surreal essa situação toda, fico indignado com os preços cobrados hoje em dia, e mais indignado ainda com quem paga isso e ajuda a bola de neve crescer. Apesar disso tudo vejo que a opinião das pessoas próximas continua a mesma, que o valor dos imóveis vai continuar crescendo pelo menos com a inflação pois isso é o natural a se acontecer no mercado imobiliário. A ficha ainda não caiu. “comprar pra investir” não tenho ouvido muito, o que é bom pois me deixa muito irritado ouvir isso e ter que ficar quieto pra não arrumar inimizade. Convenci um amigo próximo a não entrar numa furada de comprar um ap em consórcio com outras pessoas, nem começaram a construir, expliquei que é negócio de alto risco e que a chance da construtora fugir com a grana é alta, e acho que converti o amigo num bolhista. E o preço era absurdo, parecia piada.
    Tenho notado que os valores dos aluguéis de aps de médio/alto padrão tem baixado bastante em florianópolis, os mais simples ainda tão bem caros pra alugar. Muitas vezes por uma diferença de 500 reais se pega um ap de 3 quartos grande ao invés de um ap minúsculo de 1 quarto. Essa diferença tá cada vez menor.
    Enfim, isso é meio que um desabafo, mas tenho certeza que vou continuar firme na minha decisão de não cair na tentação de comprar tijolos. Se os preços subirem com a inflação de agora em diante, que se foda, vou deixar minha grana em aplicações de renda fixa e continuar morando de aluguel. Graças a Deus recebi a grana da venda do meu ap (vendi ele e não foi coincidência de ter colocado à venda uns dias após ter descoberto esse blog), e estou morando de aluguel faz 6 meses. É libertador ver a grana crescendo todos os dias e receber juros ao invés de tomar uma carcada no rabo todo mês. Aos que acham que é um ótimo investimento comprar aps com os preços praticados hoje em dia, um recado: Que paguem os meus juros…

    52+
    • From_The_Tower 10 de junho de 2016 at 11:53

      Show de bola !!!

      3+
    • joselito 10 de junho de 2016 at 15:15

      Esses que “pagaram” 550k hoje, são os réus das imissão de posse do futuro.

      E lá, os 550k já estarão seus 80% menores.

      4+
    • Awulll 10 de junho de 2016 at 15:41

      Isso aí!
      Meu teto é 150 k atuais pra ap de pelo menos 80 m² em Curitiba em regiões que eu gosto.
      Se nunca cair a isso nunca vai valer a pena e sempre vou estar no lucro pagando aluguel com juros dos nossos queridos amigos 666

      9+
    • Lucas 10 de junho de 2016 at 16:31

      o fato de ter idiota pagando 550k num treco que não vale nem 100k
      não significa que vale 500k, que o mercado não caiu, não significa nada, o rabo não abana o cachorro

      Avaliar o valor real dum imóvel, com base em rentabilidade (aluguel) e custo de oportunidade (juros+inflação) é um calculo simples.
      Nenhum banco financia este tipo de besteira a menos que o cara enfie um bom valor de entrada e muitas salva-guardas e garantias.

      Daí o resultado é: o tonto vai pagar 4x mais do que o valor real, cometer suicídio financeiro, enterrar o resto da vida dela e da família nisso.

      Quer uma prova:
      Enquanto os rentistas estão curtindo a vida, viajando se divertindo e ainda assim o patrimonio financeiro valorizando mais rápido que o fingezap, e ainda assim muitas probostas de venda com descontos incríveis sendo recusados. Do outro lado os bobos, naquela vida sofrida se cagando de medo do desemprego.
      É só ler os CVRs

      23+
      • Awulll 10 de junho de 2016 at 16:37

        “Do outro lado os bobos, naquela vida sofrida se cagando de medo do desemprego.”

        Acho que esse ponto é bem pouco levantado quando se compara as opções comprar x viver de aluguel.
        Se eu for mandado embora hoje tenho caixa pra um ano e meio de salário bruto no mínimo, sem contar juros, FGTS, acerto e seguro desemprego.
        Agora se tivesse no financimento…

        12+
        • joselito 10 de junho de 2016 at 17:02

          Se tivesse no financiamento, seria possível afirmar que pagaste o que é seu?

          Tipo, sei lá, se você já pagou, digamos, 5anos do finame de 20anos, poderia dizer que um quarto do apto é seu? (1/4 – proporção matemática, sem suite nem closet!)

          Eis a mágica! Não, você não pode! Você poderá, no entanto, dizer que a dívida é sua e que, após o leilão daquilo que “era seu”, você continua com dívida! Então agora, você está pagando (ou, em outra hipótese, deve o banco) por algo que não é seu!

          Eis o mistério do motumbo.

          11+
  • Moreira 10 de junho de 2016 at 11:25

    Não confundo mais a necessidade de morar com a “necessidade de comprar”. Não é meu sonho ter casa própria por apenas ter e mostrar um suposto exemplo de vitória ou sucesso. Mudei completamente minha visão de mundo. Minha esposa tem entendido pouco a pouco. Primeira decisão econômica mais sábia que tomamos enquanto casal (um ano de casado). Segunda decisão: não comprar o segundo carro. Só temos um carro. Está ótimo! Valeu BIB!!! O resto vou descobrindo com vcs , com os estudos independentes, com algumas pessoas bastantes sensatas e com as experiências boas e ruins que estão ocorrendo todo dia!

    Só em estar no caminho já vale muito a pena, mesmo que a chegada seja incerta!

    26+
    • From_The_Tower 10 de junho de 2016 at 11:53

      É assim mesmo. A mentalidade muda. Os valores pessoais mudam.
      No meu caso o mais importante é dormir tranquilo todas as noites e pagar as contas em dia. Sem preocupações.

      15+
  • Zek Ariok 10 de junho de 2016 at 11:41

    CVR 1
    Estou procurando um ap pra alugar. Após visitar um, a corvetora me mandou mensagens no zapzap pra saber se gostei e quero fazer negócio. A foto dela no zapzap tá parecendo de uma piriguete de quinta.

    CVR 2
    A esquizofrenia desses 666 me espanta. Colega se gaba de que o apartamento dele “vale” mais do que o dobro do que pagou (na verdade ainda está pagando, sabem como é, financiamento demoraaa…) mas no minuto seguinte diz que eu devo comprar um bolhudo pois os preços caíram. Acho que ele pensa que só o dele sobe enquanto o resto despenca. Só digo que não tenho grana, não posso comprar nada agora. E PMJ.

    32+
  • Lucas 10 de junho de 2016 at 11:59

    CA, uma sugestão:
    comparar o numero de leilões com o numero de vendas não-leilão
    minha hipotese é que leilão está dando liquidez pro mercado com seus 60%off, coisa que os indices dos sites de anunciante nunca vai pegar.

    5+
  • Lucas 10 de junho de 2016 at 12:03

    CVR

    amigo rico pra cacete, vendeu a casa onde morava,
    comprou faz uns poucos anos, comprou no auge da bolha em 2012, pagou caro, reformou – gastou uma fortuna e quase 1 ano em obras, e revendeu ontem com baita prejuízo (levou 1 ano anunciando)

    Está morando de aluguel numa casa muito melhor, muito mais bem localizada, zona das mais nobres de SP.
    O dinheiro rendendo juros, mesmo com o preju está-lhe valendo a pena, mesmo com 50% de perda ele consegue pagar o aluguel e ainda sobra

    É aquela coisa:
    Tomou a decisão errada, o quanto antes voltar atrás melhor.

    35+
  • Boruto 10 de junho de 2016 at 12:49

    Pessoal chupou limão hoje na bolsa.

    7+
  • Festa Ploc 10 de junho de 2016 at 12:49

    Boa tarde Bolhistas,

     

    Acompanho o Blog desde 2014, mas postei no máximo 3 vezes.

     

    Acho que está na hora de desmistificar uma coisa. A história de que o preço dos imóveis no Rio de janeiro não cai. Faz pelo menos 3 anos que faço cotação no ZAP. Quando comecei em 2014, olhando imóveis de no mínimo 70 m2 em vários bairros. Para resumir vou falar só de Botafogo, Zona Sul. Dos apartamentos não colados em favela, os mais baratos, tipo prédio dos anos 50, sem garagem, salvo exceções, estavam acima de 800 mil. Hoje os equivalentes já estão abaixo de 700 mil. Detalhe, os mais baratos na faixa dos 500 mil. Ainda é muitíssimo caro, mas não é verdade que não caiu. O estranho é o pessoal que está vendendo desde 2014 pelo menos, sem conseguir. Esses estão mantendo o preço estratosférico. Isso ajuda na estatística distorcida do preço pedido, fazendo parecer que o preço não cai. Para piorar, muitos deles anunciados por várias imobiliárias, sendo computado várias vezes, nessa estatística sem filtros.

    26+
    • Nuno Rj 10 de junho de 2016 at 13:20

      Concordo plenamente. Não tenho intenção nenhuma em comprar, mas acompanho os preços para compra e aluguel nos bairros de Botafogo e Flamengo. Há 1 ano, para compra, o preço médio era de 9 a 10 mil por m2. Hoje, já é possível achar vários por 7 ou 8 mil.

      Aluguel também está mais em conta. Vejo opções possíveis (considerando que é o RJ…) por menos de 3 mil (apto de 2/4 com pelo menos 70m2). E, como plus, já vejo que existem alguns imóveis em Ipanema que são apenas um pouco mais caros que Flamengo e Botafogo. Algo impensável há 1 ano.

      Mas uma outra coisa que tem de começar a baixar aqui no Rio de Janeiro é o preço dos condomínios. Na média, todos acima de R$ 700, mesmo nos prédios que só tem portaria e elevador.

      Meu contrato é bem bolhudo e sei que em breve ou o proprietário se iguala a esses preços, ou vai rolar rescisão.

      8+
      • Nuno Rj 10 de junho de 2016 at 13:22

        Ah, e no OLX tem muito apto para alugar tbm (coisa que antes não tinha muito). E com preços menores que no FingeZAP. Vi aptos moráveis (2/4) por cerca de R$ 2.500.

        5+
      • Minions 10 de junho de 2016 at 13:33

        E ainda existem pessoas que defendem “soft”…20% de queda + 10% inflação + 10% selic = 40%. Acho que o defeito do blog é não permitir desenhar porque só com desenho para “alguns” entenderem.
        Quanto ao condomínio, acho dificílimo baixar…ponha na conta: custos crescentes + inadimplência crescente = x
        A única saída seria reduzir o número de porteiro, segurança, desligar o elevador…

        8+
        • Cesar_DF 10 de junho de 2016 at 13:42

          http://www.sindiconet.com.br/TiraDuvidas/7/Administradoras/28011/Portaria-remota-de-condominios-funcionam-e-sao-funcionais

          http://www.cronicasdolordello.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1102:condominios-chegou-a-vez-da-portaria-remota-&catid=75:impunidade&Itemid=153

          2+
        • Mr.Brightside 10 de junho de 2016 at 15:15

          descordo minions,
          O CA até desenhou fez infográfico fez até resumo versão kids para uma criança entender

          3+
        • Zé Carioca 10 de junho de 2016 at 16:02

          Na Espanha os condomínios variam entre 20 e 50 euros, ou seja, 80 a 200 reais, só que brasileiro é rico então tem que ter poteiro 24h e faxineiro direto. Soft, na minha opinião, é o preço ter quedas nominais pequenas e ir sendo corroído pela inflação que está altíssima. Hard é os 60% de desconto do Lucas e da RosinhA. Eu particularmente não sou fechado a outras opiniões, acredito em quedas significativas de preços, mas com o passar dos anos.

          Uma coisa que muitos aqui falam é que nos leilões os preços já caíram forte e está difícil vender mesmo 50% off, não posso precisar, pois não conheço o mercado. Como o Lucas falou que em leilões está 60% off, e vi uns três que me interessaram mês que vem, vou tentar ir neles para ver se os 60% off são reais ou não.

          5+
          • joselito 10 de junho de 2016 at 16:10

            Não dá para comparar imóvel do Brasil com Europa.
            O Brasil adotou um padrão americano (gigantismo), e os imóveis são 10x mais novos que os europeus.

            Então, um prédio em Berna, na Suiça, de 1000anos, não tem porteiro mesmo. Tanto pela falta de espaço, quanto pela falta de necessidade no critério segurança (lá é um pouco melhor que aqui, rsrsr).

            Mas realmente, isso indica que somos ricos. Porteiro 24h naqueles pombal de 500aptos, até vai.
            Mas naqueles com 15-30 aptos, condo fica 1500-2500 fácil. (quanto custa portaria 24h? Ja ouvi dizerem algo em torno de 20-25mil/mês)

            7+
            • Zé Carioca 10 de junho de 2016 at 16:51

              Joselito, quanto maior o condomínio menor as despesas fixas. Um porteiro para um condomínio de 5 apartamentos custa mais caro proporcionalmente do que para um condomínio de 200 unidades. Obviamente que a Europa é mais segura que o Brasil, mas qual a relação com ter um porteiro? Você realmente acha mais seguro ter um porteiro? Se o criminoso quiser invadir o seu prédio ele vai entrar, independente da presença do porteiro ou não. Pra mim porteiro só justifica em condomínio de luxo ou os condomínios de classe média gigantes que o custo dilui bastante entre os moradores. Para ter um único porteiro 24horas o mais barato é ter quatro funcionários em escala de 12×36. Isso aqui no RJ custa no mínimo R$ 12.000,00, um número mais realista seria R$ 15.000,00. Para vinte apartamentos, prédio normal da ZS do RJ, o custo é de R$ 750,00 por apartamento.

              6+
              • Zé Carioca 10 de junho de 2016 at 16:55

                Porteiro e empregada doméstica não tem relação com segurança e sim com desigualdade de renda. Ninguém contrata um porteiro ou uma empregada na Europa porque mesmo você sendo formado a pessoa vai receber metade do seu salário. Porteiro e empregada doméstica só para os muito ricos.

                8+
                • joselito 10 de junho de 2016 at 17:07

                  Sim. A questão da segurança aparente somente.
                  A comparação que pretendi fazer, se dá em função dos próprios prédios. Na europa, cidades milenares, e em alguns locais os prédios também o são.
                  Então, não existe espaço físico no prédio para isso. Tem uma porta, um interfone (com o nome dos moradores indicados!) e uma fechadura. Não existe espaçamento lateral, frontal, etc. etc., abriu a porta ta dentro do prédio, dum lado um apto, do outro lado outro apto e no fundo escada para outro andar.
                  Neste aspecto, nossas construções se assemelham mais aos EUA.

                  Em síntese, um cara rico (não estou falando dos bilionários) no Brasil mora num apto de 400m², 600m².
                  Um cara rico na zoropa, mora num de 100m² (nessas cidades seculares/milenares que estou falando).

                  enfim, tenho a impressão que temos uma megalomania americana neste aspecto…..

                  4+
                • joselito 10 de junho de 2016 at 17:09

                  E sim, você tem razão.
                  Porteiro, ultimamente, REDUZ a rentabilidade do imóvel (para o “investidor”).
                  Eu mesmo, quando procurava apto para alugar, fazia as contas “fechadas” (aluguel+condo+iptu), e ai consegui um imóvel que não tem porteiro e, por isso, condomínio é 50% da média da região.

                  3+
                  • claudio 10 de junho de 2016 at 22:07

                    so tem um problema em relaçao aos porteiros, quem vai receber suas encomendas enquanto trabalha ? vai mandar entregar a geladeira nova, no endereço comercial? por exemplo! entregar na casa de um parente, que tem porteiro? Pois olhando de outro prisma, a relaçao de morador/porteiro é diferente de morador/porteiro terceirizado, e infelizmente a presença de um enibe alguns miliantes ! Quando alguns zeladores ficavam com a chave dos apartamentos, por exemplo, no passado, relação de confiança dificil nos tempos de hoje, quando alguem viajava, iria molhar uma planta, colocar uma comida de cachorro, arrumavam uma valvula hidra, desentupiam uma pia, logico existem tais serviços fora, mas que já estavam incluso na “relaçao de confiança”! mas se olhar só o $$$ desconsiderem tudo que escrevi !!! é como os condominios de lavanderia compartilhada, ou mesmo um novo predio da av sao joão, com av Duque de caxias, em são paulo, que não pode ter fogão a gás no apartamento, só eletrico! muitas mudanças, “area de xoxotecas, maior que apartamento”, todas essas mudanças trazem beneficios??? onde a sacada, é maior que a sala, e tem de ser envidraçada, para recuperar a “area perdida”, pé direito baixo, tubulação aparente, e ae vai…. mão de obra terceirizada, 12/36 ente quinze e vinte mil….sem zelador…mas quem nunca teve estes serviços, certamente se acostuma sem te-los! e tornamos adeptos do faça você mesmo !! Prefiro pé direito alto, sufoca menos ! isso para morar! para investir hoje, acho que uma reforma, consome muita grana !

                    4+
        • bolha real 10 de junho de 2016 at 23:06

          20% de queda mais a inflação, a selic não se enquadra pois seria a “reposição” da inflação”. Tem o custo de oportunidade que se ele alugou o ap durante o tempo ele reduziu o seu prejuízo.

          0
  • Dr. Brown 10 de junho de 2016 at 14:27

    Esse povo não desiste:
    “Agora, se você não possui dinheiro para pagar à vista e está em dúvida entre financiar ou alugar, é bem provável que as contas sejam favoráveis à compra. Vamos supor que seja uma casa de R$ 500 mil. Com um aluguel de 4,7% ao ano sobre o valor do imóvel, em 30 anos você deve pagar R$ 1,6 milhão de aluguel. No mesmo período, com um financiamento de TR + 9%, você pagaria um total de R$ 1,3 milhão. Além de gastar mais com o aluguel, você chega ao final do experimento sem nenhum imóvel para chamar de seu.”

    Aqui: http://www.criandoriqueza.com.br/lp/mercadoimobiliario_lp01/

    8+
    • CarlosL 10 de junho de 2016 at 14:32

      A CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS afirma que o $ enquanto isso fica embaixo do colchão, e é muito bacana e recomendado pagar 3x do valor supostamente real de um produto….

      7+
      • EngenheiroSP 10 de junho de 2016 at 14:38

        Uma coisa legal é que sempre onde tem “taxa + TR” eles nunca contam o TR no cálculo

        8+
    • Awulll 10 de junho de 2016 at 14:52

      500000 * 0,047 = 23500 (ao ano)
      23500 * 30 = 705000 (em 30 anos)
      500000 + (500000 * 0,09 * 30) = 1850000

      Ou eu tô muito zuado da gripe ou nada a ver o que o cara escreveu.

      9+
      • Minions 10 de junho de 2016 at 15:05

        São corvos e corvos não sabem fazer contas…

        3+
      • joselito 10 de junho de 2016 at 16:14

        criando riqueza ora bolas.

        2+
        • joselito 10 de junho de 2016 at 16:16

          Em um caso, vc estima uma supervalorização da base de cálculo.
          No outro, você desconsidera várias taxas, como a TR por exemplo (e a desvalorização/descasamento do bem frente ao valor do finame). rsrsrs

          1+
  • Awulll 10 de junho de 2016 at 14:34

    Venda de imóveis usados em Curitiba é a menor dos últimos 15 anos:

    http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/venda-de-imoveis-usados-em-curitiba-e-a-menor-dos-ultimos-15-anos-8w4pnds9oa81m7hqvnwc3ohfc

    4+
    • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 14:41

      “A menor capacidade de pagamento se reflete, por sua vez, na maior dificuldade das famílias em aprovarem seus financiamentos. Segundo Moritz, de 70% a 80% dos pedidos são recusados pelos bancos, que estão mais rigorosos na avaliação e disponibilização do crédito. Moser acrescenta que entre 65% e 70% dos imóveis usados são negociados por meio de financiamentos, o que justifica a forte retração nas vendas.”

      3+
  • Rampion 10 de junho de 2016 at 14:50

    Na maioria dos países desenvolvidos é comum a população não ter como meta realizar o “sonho da casa própria”. Na Alemanha, por exemplo, os imóveis tiveram um aumento de cerca de 3% na última década.

    5+
  • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 15:01

    Já estão entregando a toalha…

    “Com o impeachment, a perspectiva era a retomada do crescimento econômico até o fim deste ano, mas é possível que esse processo seja postergado em mais um semestre, ficando para junho do ano que vem.

    Atualmente, a Selic está em 14,25% ao ano – o maior patamar em dez anos. “O mercado imobiliário precisa de juros menores para girar, uma vez que os financiamentos são vitais para o segmento”, diz o chairman.

    Outro aspecto fundamental para o mercado imobiliário relaciona-se com as perspectivas dos financiamentos realizados pela a Caixa Econômica Federal. “A Caixa é responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário no Brasil e as dificuldades enfrentadas pela instituição somam-se ao contexto desafiador que o setor está enfrentando. Apesar de esperarmos uma maior participação dos bancos privados no próximo ciclo de expansão, o papel desempenhado pelas instituições públicas continuará a ser muito relevante”, completa.”

    http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/imoveis/reducao-das-incertezas-politicas-e-essencial-para-mercado-de-imoveis

    4+
  • Bruno.12 10 de junho de 2016 at 15:27

    Olhem, os jornalistas “acordando” para a vida:

    http://www.otempo.com.br/capa/economia/especialistas-aconselham-abandonar-a-poupan%C3%A7a-1.1316877

    2+
  • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 15:29

    Mais da metade das empresas brasileiras está inadimplente, diz Serasa Experian

    Notícia Publicada em 10/06/2016 15:03

    O número de companhias negativadas -cujas dívidas somam R$ 105,6 bilhões – é o maior já registrado pela entidade

    http://www.financista.com.br/noticias/mais-da-metade-das-empresas-brasileiras-esta-inadimplente-diz-serasa-experian

    6+
    • Ilusionista 10 de junho de 2016 at 16:09

      pelo menos mais de 30% das sobreviventes já na “corda bamba”, pedalando dívidas até onde der.
      mais um dos sonhos dos brasileiros, montar negocinhos próprios com pouquíssimo capital, dando um mau negócio.
      enquanto isto, programa “pequenas empresas, grandes negócios” na domingueira global ainda motivando muita “manada empreendedora”.

      6+
  • Jovem Estudante 10 de junho de 2016 at 16:01

    “A crise econômica mexeu na estrutura do mercado imobiliário.”

    CAÔ! O problema do mercado imobiliário não é consequência da crise. Tá muito mais pra causa da crise.

    E esta notícia do tópico é uma demonstração prática do subprime americano aplicado à Banânia.

    Confere, CA?

    8+
    • CA 10 de junho de 2016 at 17:18

      Jovem Estudante,

      Confere.

      Anos atrás, nas versões anteriores deste blog, já avisávamos sobre a crise e alertávamos que quando ela viesse, o segmento imobiliário iria usá-la como desculpa para as consequências da bolha imobiliária, esta é mais uma previsão concretizada.

      Quando ficar muito difícil de esconder a bolha, vai começar o “empurra-empurra”, com o segmento imobiliário colocando a culpa no governo e vice-versa, sendo que ambos estão certos. Outra previsão também muito antiga feita por aqui.

      O mais engraçado é o quanto são previsíveis.

      Infelizmente não temos acesso a materiais antigos deste blog em suas versões anteriores, mas muito do que está no link abaixo e já tem mais de 3 anos também era dito por aqui bem antes, para quem acessa por aqui há menos tempo e quiser entender melhor esta previsibilidade, segue o endereço (procurem por meus comentários – CA, pois este blog inicialmente defendia que não existia bolha imobiliária):

      http://defendaseudinheiro.com.br/existe-bolha-imobiliaria-ou-nao

      5+
  • Money_Addicted 10 de junho de 2016 at 16:05

    OFF – amanha irei para a terra dos livres 🙂 uma semana por la

    Eu perguntei assim q surgiu essa viagem sobre os melhores bancos e o Padeiro colocou uma lista em ordem de preferencia e eu perdi essa lista 🙁 rsrs

    Entrei em contato com o citi e eles falaram q eh “mto” simples abrir uma saving accounts, eu vi que tem um agencia bem prox de onde eu vou ficar, alguem teve alguma experiencia negativa com citi/us?
    Valeu

    1+
    • CarlosL 10 de junho de 2016 at 23:14

      Sim eh, mas abre uma checking também para caso demore para fazer mais emissões ou depósitos, movimentar a conta jogando de uma para a outra…. Assim evita que o sistema detecte inatividade na conta e acabe após 2 anos encerrando ela

      2+
  • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 16:11

    Para quem tem
    dinheiro no bolso,
    a hora é de
    aproveitar
    promoções
    De olho no cliente, apartamentos, carros e
    pacotes de viagem saem até 35% mais
    baratos

    http://oglobo.globo.com/economia/drible-na-crise/para-quem-tem-dinheiro-no-bolso-hora-de-aproveitar-promocoes-19479629

    2+
    • Cajuzinha 10 de junho de 2016 at 16:14

      “Na imobiliária Brasil Brokers, é possível encontrar apartamentos no Rio com abatimento
      de até 35% e outras condições especiais como descontos em móveis e até mesmo acessórios
      gratuitos para a casa nova. Para atrair ainda mais o comprador, a empresa fará um feirão
      nos dias 2 e 3 de julho com a promessa de ofertas irrecusáveis — o percentual máximo, no
      entanto, não foi divulgado.
      A Patrimóvel tem apartamentos no Recreio, na Zona Oeste do Rio, com 30% de desconto,
      um ano de IPTU e condomínio grátis, assim como o mobiliário. O valor de um imóvel de
      três quartos, por exemplo, pode cair de R$ 760 mil para R$ 532 mil. Já uma unidade de
      dois quartos passa de R$ 650 mil para R$ 455 mil.
      — As construtoras estão ofertando empreendimentos em condições muito atraentes para
      zerar seus estoques e quitar as dívidas com os bancos. Só então vão começar uma nova
      geração de lançamentos, muito mais caros. Hoje, há empreendimentos de todos os tipos e
      em todas as regiões do Rio com ótimos preços — explica o presidente da Patrimóvel,
      Rubem Vasconcelos”

      5+
      • fanfarraum 10 de junho de 2016 at 17:17

        “Só então vão começar uma nova geração de lançamentos, muito mais caros.”
        A lógica do cara é incrível:

        “Não to conseguindo vender por X. Vou vender hoje por X-30% pra amanhã vender por 2X.”

        11+
        • joselito 10 de junho de 2016 at 17:19

          Ele parte do princípio que ele consegue vender por X. Mas ele é bomzinho, e vai vender por X-30% para te dar a oportunidade, pois amanha, fará lançamentos de 2X .

          5+
        • CA 10 de junho de 2016 at 17:30

          fanfarraum,

          Eles tem tudo, menos lógica, até porque buscam compradores que se deixam levar pelo emocional. Qualquer um com a lógica mais aguçada não compra imóvel hoje em dia, não é o público deles.

          Outra coisa: falam sobre reduzir lançamentos e fazer promoções para “desovar os estoques” e depois que os estoques acabarem, o preço ficará mais caro. Detalhe: eles estão fazendo isto desde 2012 e a desproporção entre oferta e procura não para de piorar! Em 2011 o estoque de imóveis era o equivalente a 11 meses de vendas, passando para 16 meses em 2012, 17 meses em 2013, 21 meses em 2014 e 22 meses em 2015, com novo crescimento em 2016, que fez com que passasse de 24 meses (mais de 2 anos!). Quanto mais eles “brigarem com a realidade” na forma de DESINFORMAÇÃO, pior vai ficar esta situação…

          Para quem quiser ver o que consta acima (com dados até 2015) com gráfico, tabela e explicações do motivo, em apenas 1 slide, segue:

          http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Post-45-imagem-6-vendas-estoques-lan%C3%A7amentos-e-distratos.png

          7+
      • Alemon Fritz 10 de junho de 2016 at 17:50

        e 35% de queda não é a bolha ainda, …estão ajustando ao preço do aluguel que ainda é caro.
        os preços estão ancorados acima de 5k, 6k o m2… a bolha continua.. teria que cair pra menos que 4k por exemplo Floripa
        No quarto trimestre de 2013 o preço médio do m2 estava em R$ 3.403.
        Depois, foram registradas cinco subidas consecutivas dos preços…,
        segundo trimestre 2014= 4294,00
        julho de 2015 =4.749
        dezembro 2015= 4.842,00 a 5.000
        Janeiro 2016= 6.278,00 (!!!!!!) (hoje está acima disso)…
        um aluguel com base em janeiro ainda estaria alto mesmo com desconto de 30%, na base de comparação… precisa ser mais.. ardam

        fonte http://www.ndonline.com.br/florianopolis/colunas/panorama/272844-pesquisa-mostra-queda-no-valor-da-venda-de-imoveis-em-florianopolis.html.
        http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/03/florianopolis-tem-a-maior-alta-de-preco-de-imoveis-do-pais-4993449.html

        5+
  • obrahma 10 de junho de 2016 at 16:11

    Bolhistas,

    Meu primeiro post aqui no BiB.

    Só para me “apresentar”, sou mais um dos que milhares que não conseguem ver lógica nessa valorização surreal que os imóveis tiveram na última década e por não acreditar nesse movimento, acabei encontrando o BiB, onde me “sinto em casa”.

    Já faz algum tempo que acompanho o BiB mas sempre como “espectador”(acredito que ao menos 2 anos).
    Sou adepto do time do “PMJ” e não tenho um brick sequer…(moro de aluguel aqui em SP e vou surfando na Renda Fixa enquanto a Selic nos favorece.

    Vou aproveitar o tema(leilão) para levantar uma dúvida que tenho…

    Não sou da área jurídica então talvez tenho pouca ou nenhuma visibilidade do que poderia resultar o que já andei pensando…vamos lá…

    Alguém já cogitou arrematar imóvel em leilão seguindo o seguinte fluxo:

    * Guarde o suficiente para a parte minima a vista (talvez 20%, isso dependerá do edital),
    * Financie com o maior prazo possível(o objetivo não é quitar o financiamento)
    * Arremate o imóvel na 2° praça com uns 60% off(no lance mínimo e sem entrar em disputa com algum brick-lover, ou seja)
    * Procure realizar um lance condicional de 5%, aumentando ainda mais o desconto
    * Tão logo os docs estejam ok(imissão de posse caso seja ocupado, etc…), colocar a venda por FingeZap -20% para atrair algum incauto
    * Repita quantas vezes puder e conseguir. A cada giro com o investimento de 20%, integra-se mais x% ao patrimônio(menos 15% de IR sobre o ganho de capital e custo de oportunidade e outros curtos até a venda).

    Vamos supor que consiga um “giro” desses a cada 6 meses, qual seria o resultado com o patrimônio depois de 3 anos?

    Será que é um risco que poderia ser assumido? Pq custo de oportunidade, ITBI, juros até a venda, IPTU, custos com advogado para a imissão(no caso de imóvel ocupado).

    5+
    • Lucas 10 de junho de 2016 at 16:24

      Existem centenas de empresas espcializadas em fazer isso, todas com anos de experiência nas diversas modalidades de leilão, tecnicidades jurídicas de todo tipo, amigos juízes, etc…
      Diria que quase todas as principais imobiliárias do país tem uma força tarefa pra isso

      A princípio é o negócio perfeito, compra-se pelo preço de mercado e vende-se pelo preço de “tabela”.

      Vai vc amador tentar entrar, pode dar sorte, pode não dar sorte, o que eu tenho visto que até essas estão tirando o corpo fora, porisso estou vendo muito leilão dando vazio, mesmo com 60%off na 2ª praça. Tenho um caso muito perto de mim, um condo onde um parente próximo morou anos atrás, cheogu a se anunciar por 600 mil, o aluguel não era muito mais que 1 mil, condo bom com lazer vaga e taxa baixa (400 reais). Agora em fevereiro vi um spam de leilão,ofertado por 400k na 1ª depis 199 mil na 2ª. Em anos bons o leilão vendia na 1 praça. Esse ano deu vazio. ZERO lances, mesmo com 60%off

      6+
      • joselito 10 de junho de 2016 at 17:26

        Essa imissão da posse pode durar um tempo MUITO superior a 6meses, motivo pelo qual, para conseguir o giro em 6meses, teria de iniciar com um capital forte.

        Pensa num cara que alega não ter mais nada, morando com esposa, filhos pequenos, dependentes, nada na vida. Ai você se depara com um tal de “função social da propriedade” (em conceito deturpado). Ai você demora a conseguir realizar o lucro.

        6+
  • Lucas 10 de junho de 2016 at 16:13

    CVR bizarro

    Trecho de avenida famosa de SP especializada em tecidos, cortinas e tapetes (precisava dum grampo de cortina)

    TUDO FECHADO !!!!

    SOFT???? kkkkk
    queda de 19% em imóveis comerciais??? kkkk esqueçam,
    Teremos lojas suficientes pros próximos 20 anos, as que estão construídas e as vazias, valem ZERO!!! dão rentabilidae ZERO
    só dão custo!!!

    13+
    • joselito 10 de junho de 2016 at 17:28

      Em BH, na região centro-sul, são diversos PRÉDIOS, todos VIDRADOS, BLINDEX azul na fachada toda, decorados com dezenas de adesivos e banners de aluga-se/vende-se, de salas a andares inteiros. (Perto da Praça Raul Soares tem um legal: Aluga-se Prédio – deve ter, sei lá, uns 7andares)

      Tem espalhado vários “Aluga-se salas: de 90m² a 900²….

      8+
  • Jovem Estudante 10 de junho de 2016 at 16:35

    CVR Dubai

    Estive ontem no fim da tarde no tal Shopping The Blue, que inauguraram meses atrás perto do VLT.
    O lugar parece deserto. Das poucas lojas no térreo, só umas 3 estão abertas. O resto com tapumes de “breve”.
    Nem a escada rolante pro andar de cima estava funcionando. Nem tive coragem de subir pra dar uma olhada melhor.
    Até porque os seguranças estavam olhando, provavelmente pensando “o que esse cara tá fazendo aqui, se nem tem nada?”

    (Essa foi obra by Odebrecht)

    9+
  • gabi 10 de junho de 2016 at 16:45

    Grampo de cortina?
    revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2016/02/11-usos-para-o-velcro-que-facilitam-o-dia-dia-na-casa.html

    1+
    • Lucas 10 de junho de 2016 at 16:57

      boa!
      resolvido

      2+
  • agv 10 de junho de 2016 at 17:59

    Relatório mensal de Venda FIPEZAP
    http://downloads.fipe.org.br/indices/fipezap/releases/fipezap-release-201605.pdf

    Relatório mensal de Locação FIPEZAP
    http://downloads.fipe.org.br/indices/fipezap/locacao/fipezap-locacao-201604.pdf

    2+
  • guiguigoiano 10 de junho de 2016 at 21:38

    CVR
    Amigos que também são agiot, [opz] realizadores de sonhos, estiveram na minha casa ontem, comemos pizzas preparadas por mim, baratas e bem recheadas (….)
    Então um deles solta: “tenho um cliente, mini empreiteiro de casas, que tomou 20k emprestado e quer me pagar com uma casa no valor de 100k, assim eu teria que desembolsar 80k”
    O referido amigo já tem casa própria, então logo respondi: “estes 80k rendem um bom dinheiro em aplicações mais seguras do que as nossas, …. com juros maiores que poupança e bem maiores do que a taxa de retorno de um eventual aluguel desta casa”
    Então, evidenciando 7 anos de amizade, olhei a expressão de teu rosto e li teu pensamento “Obrigado amigo, eu ia fazer merda”… e ele respondeu: “Concordo, inclusive a liquidez é próxima a da poupança. Você tem razão”

    11+
  • Indiao 10 de junho de 2016 at 21:55

    e aí seres financeiramente controlados

    tudo como dantes, exceto os quilinhos mais magro que ‘ganhei’…. imóveis vão escorregando dia sim dia também….

    12% de desemprego e ainda querem 7-8k no m2?
    kkkkk
    q mofem…. q virem taperas…

    inadimplência ?
    tá tchê, aguardemos o ‘novo’ governo abrir a real inadimplência do MCMD, Minha casa melhor, meu construcard, meu reformacard, meu prouni, meu seilaoquemais….
    aí sim aparece ‘A’ inadimplência….

    dólar ficando lindo pra comprinhas? 3,20 pego uns troco….
    deixa esquentar a campanha eleitoral lá, talvez fique mais barato…

    e aí tchê, teremos BRexit ? tomara…. derretimento amplo geral e irrestrito nos ‘market’ na sequencia? aí seria lindo né hein…

    e o Soros hein, vendendo stocks e comprando ouro? quem é mesmo aquele bolhista do ouro? Omar? Otmar? Ademar? Bom, deve estar feliz… talvez fique ainda mais…

    e geral comprando petr em 9,50, vale em 13, BB em 18, CSN 13??? calma gente, depois levam fumo e choramingam….

    I see ‘default’ anywhere…. herança de te ter ‘atravessado’ o caminho desse bolha….

    e ainda pago geral de ‘doutor’ kkkk
    escuto direto =
    ‘Bah, Indio veio, que bom que tu falou pra ficar no apezinho quitadinho, com a ‘chalera veia’ quitadinha, sem dívida, troco tudo na renda fixa…. Tu é santo homi’

    opa!!!!
    será que o boss pode cobrar royalties???
    fuuuiiiii….

    8+
  • Alemon Fritz 10 de junho de 2016 at 23:08

    Sair do aluguel está cada dia mais difícil

    Não adianta as construtoras e incorporadoras tentarem tampar o sol com a peneira e forjar um cenário positivo já que o setor sinaliza crise severa e um horizonte bem distante de melhoria.
    … Corretores parados reclamavam que não haviam fechado nenhuma venda ainda.

    http://www.ohoje.com.br/noticia/economia/n/120127/t/comeca-hoje-o-14%C2%BA-arraial-de-goiania

    5+
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 06:31

    ” O volume de crédito concedido pelas instituições financeiras para o financiamento de veículos caiu 20,4% somente nos quatro primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2015. Dados do Banco Central (BC) mostram que, enquanto no primeiro quadrimestre do ano passado os empréstimos totalizaram R$ 27,6 bilhões, este ano o montante de janeiro a abril foi de R$ 21,9 bilhões. A explicação, segundo especialistas, é a crise, que inibe a tomada de crédito por consumidores e deixa as instituições financeiras mais receosos na hora de conceder o crédito, devido à inadimplência agravada pelo alto índice de desemprego.”

    http://m.extra.globo.com/noticias/economia/volume-de-credito-pra-comprar-carro-cai-204-19484728.html

    1+
    • CA 11 de junho de 2016 at 09:56

      Cajuzinha,

      A queda no crédito imobiliário concedido com verba da poupança, nos quatro primeiros meses de 2016 foi de 57%, ou seja, queda quase três vezes maior do que a queda no financiamento de automóveis que consta no artigo acima e apesar de ser algo completamente absurdo, não teve um grande destaque na mídia, apenas umas poucas notícias que a grande maioria da população não chegou a ver. Sem contar que no caso dos imóveis já tínhamos tido uma queda de 33% em 2015.

      Como sabemos, ao longo de uma década o segmento automotivo contou com uma combinação de subsídios do governo, como por exemplo a suspensão do IPI, aliado a uma queda de juros, aumento de prazos de pagamento e aumento na renda real das famílias, frutos das bolhas imobiliária e de consumo, o que propiciou que as vendas de automóveis tenham sido crescentes por muito tempo e ao longo deste período os preços dos automóveis também cresceram, só que se compararmos os mesmos modelos, com mesmo nível de acessórios, tirando da conta itens que se tornaram obrigatórios e antes não existiam nestes modelos que estão sendo comparados, como ABS e Airbag, tirando itens multimidia, pacotes esportivos e outros que não existiam antes para estes modelos também, veremos que os automóveis tiveram um crescimento de preços no período que foi inferior a 20% em termos reais.

      Em contra-partida, os imóveis em termos reais chegaram a ter um aumento superior a 300% neste período (comparando exatamente os mesmos imóveis usados e que não tiveram nenhuma melhoria no imóvel em si ou no bairro em que se situam), o que explica porque agora o tombo no financiamento imobiliário é quase o triplo da queda no financiamento de automóveis, ou seja, a distorção absurda entre o preço de vendas dos imóveis, quando comparado a renda das famílias, o preço do aluguel, o custo de construção, as aplicações financeiras, os preços dos automóveis, ou qualquer outra variável que você quiser comparar, é o que verdadeiramente explica este despencar do crédito imobiliário e dos preços dos imóveis que estamos vendo agora, em outras palavras, um crescimento absurdo e completamente INFUNDADO nos preços dos imóveis só pode levar a uma queda igualmente anormal.

      Por que no caso dos imóveis os preços subiram tanto a mais e tem uma queda tão mais profunda do que no caso dos automóveis?

      Primeiro porque as vendas FALSAS na planta, que SIMULARAM um super crescimento na demanda, só existiam para os imóveis.

      Segundo, porque nunca existiu um programa chamado “meu carro, minha vida”, que desse carros para famílias sem NENHUMA condição de pagar por eles, como tivemos o MCMV faixa 1 no caso de imóveis que possui mais de 20% de inadimplência, combinados com prazo de financiamento que mais do que triplicou e juros subsidiados pelo FGTS, que são muito mais baixos do que a média de mercado, sem contar com a garantia de um volume de contratações pelo governo e de um volume de crédito sempre disponível, tudo isso que não existiu no caso dos automóveis.

      Terceiro porque a CEF concedeu créditos podres para o financiamento imobiliário fora do MCMV e com verba da poupança, em larga escala, com os menores juros do mercado e mais do que triplicando o prazo do pagamento, centralizando 70% de todo o crédito imobiliário concedido e depois alcançando um buraco onde a inadimplência do crédito imobiliário é o triplo da média de mercado e mais do que dobrou na CEF nos últimos anos, gerando um rombo superior a R$ 25 bilhões, de acordo com números divulgados recentemente. Nada similar a isso foi feito no caso dos veículos, o “incentivo” dos bancos públicos foi muito mais “tímido”.

      Quarto porque o volume de investidores em imóveis, graças a euforia gerada pela combinação de fatos acima, simplesmente QUADRUPLICOU, aumentando em MUITO a SIMULAÇÃO de demanda super aquecida, ao mesmo tempo que plantavam um grande volume dec especulações no mercado, relacionados a copa do mundo, olimpíadas, revitalização de centros e uma infinidade de outras promessas que nunca agregaram nenhum valor real aos imóveis, eram apenas mais argumentos IRRACIONAIS para gerar euforia e aumentos INFUNDADOS nos preços dos imóveis. No caso de automóveis, sequer existe esta figura de “investidor”.

      É curioso observar que a própria pujança de nossa bolha imobiliária também inibiu uma bolha mais intensa para veículos: de 2010 a 2015, a proporção da dívida das famílias com o crédito imobiliário TRIPLICOU em relação a renda dos últimos 12 meses, enquanto a dívida para outros fins, incluindo automóveis, caia quanto a sua proporção em relação à renda das famílias, ou seja, as famílias ficavam super endividadas com os imóveis, o que não permitia um crescimento tão pujante para os automóveis.

      Aliás, quanto mais o governo tentar insistir em suavizar a explosão da bolha imobiliária agora, mais ele aumentará a destruição da economia como um todo, se bem que a esta altura, já está claríssimo que falta munição para o governo graças a sangrias de poupança, FGTS, rombo fiscal e uma série de outros problemas que tiveram como causa raiz a própria bolha imobiliária.

      10+
      • SampaBoy 11 de junho de 2016 at 16:18

        o descolamento dos precos entre carros e imoveis foi muito interessante. o preço do carro zero praticamente nao mudou desde 2008, enquanto dos imoveis multiplicou por 3. eu lembro muito bem , comprei um ap em 2008 e comprei um carro zero caro logo a seguir , o imovel valia 5,5 x o valor do carro. De la para ca, o mesmo carro que eu comprei, hoje em dia, se comprado zero, é o mesmo preço. Ja o imovel , teoricamente multiplicou por 3. O imovel que valia 5,5x o carro, hoje vale 16x o mesmo carro se comprado zero hoje . Nao faz o menor sentido….

        9+
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 10:09

    😂😂😂😂


    Já a MRV mantém o mesmo regime de condições ofertadas durante o Feirão até o dia 25 de junho ou enquanto durar o estoque da construtora. “Isso vai até o processo de aprovação de crédito, que tem que se feito até essa data, então é melhor correr para aproveitar”, comenta Thales.”

    http://mobile.opovo.com.br/app/opovo/imoveis/2016/06/11/notimoveis,3622812/feirao-da-resultado.shtml

    4+
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 10:18

    Salvador e Manaus são cidades onde a bolha está mais evidente:

    ” etores de imóveis que atuam em Salvador apontam uma queda de até 40% no valor do aluguel de salas comerciais na cidade em relação ao ano passado. Um número atribuído à mistura de uma crise econômica que se agrava com o excesso de ofertas de unidades, após um boom imobiliário no mercado local que durou até 2013.”

    70 MIL!


    “Em cinco anos, chegaram ao mercado de Salvador cerca de 70 mil novas salas comerciais. Boa parte delas agora está vazia”, explica o diretor pedagógico do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-BA), Noel Silva.”

    Em lugares como a Avenida Manoel Dias da Silva e na Alameda das Espatódeas, Caminho das Árvores, são comuns as placas de aluga-se. Uma situação que, no caso dos imóveis de maior valor, é semelhante para unidades comerciais e residenciais.

    Segmento aquecido

    “Quanto mais caro o imóvel, mas difícil o aluguel. O mercado de até dois quartos, que nós chamamos de 1.0 (referência aos carros populares), continua aquecido”, afirma o corretor Sérgio Sampaio, há 40 anos no mercado.”

    http://atarde.uol.com.br/mobile/imoveis/noticias/1777904

    7+
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 10:20

    Longe, muito longe…

    ” Longe de sinalizar uma melhora, setor imobiliário aposta na classe C para tentar aquecer o mercado”

    http://www.ohoje.com.br/noticia/economia/n/120127/t/sair-do-aluguel-esta-cada-dia-mais-dificil

    5+
    • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 10:21

      Ah, SUPER TÓPICO

      ” Com a elevação dos juros e do rigor dos bancos para aprovar financiamentos, o número de compradores que consegue se enquadrar nas exigências das instituições financeiras diminui progressivamente.

      Não adianta as construtoras e incorporadoras tentarem tampar o sol com a peneira e forjar um cenário positivo já que o setor sinaliza crise severa e um horizonte bem distante de melhoria. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil pisaram no freio na liberação de crédito o que dificultou ainda mais a situação para quem busca realizar o sonho da casa própria.

      As maiores empresas do ramo na capital já anunciaram no ano passado que pretendiam primeiro zerar os estoques para só depois pensar em novos lançamentos. O resultado não foi diferente do esperado. Promoções de imóveis encalhados, baixo interesse do futuro mutuário e ações de marketing desesperadas e desconexas com a realidade.”

      8+
      • Alemon Fritz 11 de junho de 2016 at 10:24

        e…
        ….. Corretores parados reclamavam que não haviam fechado nenhuma venda ainda.

        kkkkk se explodam

        7+
      • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 10:25

        N E N H U M A!

        ” Corretores parados reclamavam que não haviam fechado nenhuma venda ainda. “Muita gente com condições de pleitear um financiamento, mas resolve esperar”, comentou uma corretora de imóveis. “

        9+
        • Mente do Mal 11 de junho de 2016 at 13:43

          “Muita gente com condições de pleitear um financiamento…”

          Me obrigue!

          5+
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 14:44

    PRECISAM, como você sempre mostra, CA. Só que os preços, AINDA, não estão abaixo do custo.


    Hoje as construtoras estão vendendo abaixo desse custo porque elas precisam vender o estoque que ainda têm.”

    http://mobile.opovo.com.br/app/opovo/imoveis/2016/06/11/notimoveis,3622807/e-hora-de-comprar-imovel.shtml

    7+
    • CA 11 de junho de 2016 at 17:08

      Cajuzinha,

      Sem dúvida, trata-se de mais um estilo de bull-trap, eles falam uma verdade sobre a necessidade e em seguida mentem sobre o quanto os preços já caíram, na tentativa de fazer as pessoas acreditarem que “agora é o melhor momento para comprar”…

      8+
    • CarlosL 12 de junho de 2016 at 22:20

      Preço de custo ??? = QUALQUER COISA A MENOS DE 2,5k o m2…

      Quem quiser confrontar a frase acima, fique a vontade

      0
  • Cajuzinha 11 de junho de 2016 at 14:46

    ” Ademais, a desova de estoques de imóveis em poder das incorporadoras, ainda muito elevados, pode ser dificultada pela redução de fontes de crédito, num momento de esforço de vendas com leilões e feirões de moradias.”

    http://m.opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,recursos-mais-escassos-para-o-credito-imobiliario,10000056545

    3+
  • Ilusionista 11 de junho de 2016 at 18:33

    mais uma vez atrasos no pagto dos salários, como se os FPs do Rio não tivessem compromissos com aluguel, prestação do imóvel, empréstimos, compras de artigos básicos para sobrevivência como comida, remédios, plano de saúde, etc.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1780729-em-crise-rio-decide-parcelar-salario-de-maio-de-servidores-e-pensionistas.shtml

    6+
  • wade 11 de junho de 2016 at 19:07

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/06/alta-no-preco-do-feijao-gera-memes-nas-redes-sociais-em-goiania.html

    Aqui em SP o mais barato vi por R$ 8,00.

    Cadê os memes com imóveis?

    6+
  • SampaBoy 11 de junho de 2016 at 20:14

    Cada vez mais entendo o brasil como um sistema fechado, em que a incompetencia e a parcialidade do sistema de governo e também a irracionalidade do brasileiro mediano resultam invariavelmente em um fluxo de capitais que ira favorecer àquele que não cai no conto do consumismo como padrao de vida.
    A ineficiencia do governo resulta sempre em balanço negativo, emprestimo e juros altos. Quem guarda dinheiro lucra com isso.
    Por mais que o governo tente jogar para um lado ou para o outro, ele nao tem saida : ou ele faz a coisa direito, ou ele tera que pagar juros para quem trata bem o dinheiro. o PT não fez a coisa direito, e continuara não fazendo se voltar. Os juros continuarão.
    O PT tentou inflar o mercado imobiliario, e conseguiu, artificialmente. Quem é trouxa e consumista caiu no conto. E é este mesmo que ira pagar juntamente com o governo o juro para aquele que foi mais sensato e não caiu no conto.
    Dinheiro não aceita desaforo, enquanto o governo maltrata-lo e enquanto o brasileiro trouxa (666) não souber usa-lo, terao que pagar pelo erro. Nao existe almoco gratis e aquele que souber tratar bem o seu dinheiro ira sempre receber destes incautos e do governo.
    Por isso fico cada vez mais esperançoso com a economia brasileira. Se ela continuar afundando , sei que vou continuar a lucrar com isso simplesmente sendo cauteloso e tratando bem o meu dinheiro.Se por acaso algum dia eu perder os meus juros, tenho certeza que é porque o governo fara mudanças realmente radicais e positivas na economia que irao favorecer nao so uma parcela da população , mas a todos uniformemente. Porem duvido muito desta ultima possibilidade…

    8+
    • wade 11 de junho de 2016 at 21:44

      Olha, em suma, meu pensamento em relação aos juros são iguais ao seu, e meu dinheiro está no mesmo lugar do meu discurso: renda fixa atrelada a SELIC.

      De qualquer forma (e digo isso sendo um desses brasileiros que mal conhecem a história do próprio país), a história de juros altos no brasil é relativamente recente, começando em 1995. Ainda assim, em 15 anos já tinha “iluminado” diminuindo-os na marra. Ainda que o Goldfajn fale em retorno a política anterior, a pressão por parte da imprensa (ao menos aquelas que acompanho) para reduzir juros é grande (vamos ignorar a plausível ignorância dela, que as vezes falam na mesma frase “a inflação está alta” e “os juros precisam diminuir”. No Brasil. Yeah, right). Fora o rombo que ainda não explicaram como vão resolver.

      Quero eu que baita um saudosismo no Goldfajn, e, ao som de Nirvana e Planet Hemp coloque a Selic nos patamares daquela época. Só que acho que se isso acontecer, meu despertador toca e eu acordo. Se ocorrer, volto correndo aqui pra dizer “nunca foi tão bom eu ser autor de um comentário idiota”. Sério, a tela abaixo até 1999 é melhor que qualquer video que alguma piriguete me mande por whatsapp:

      http://www.portalbrasil.net/indices_cdi.htm

      1+
      • SampaBoy 11 de junho de 2016 at 22:05

        Antes de 95 tinhamos a inflação. Se cair forçosamente a selic teremos inflacao, e neste caso haverao ” fundos e mundos” que tambem trarao dinheiro para aqueles que o guardam.
        O que os dirigentes bem intencionados sonham em brasilia é ter uma queda “nao forcada da selic” , ou seja, a inflacao cair naturalmente e os juros cairem naturalmente sem afetar a inflação. E é isto precisamente que eu acho que é impossivel acontecer se houver um governo incompetente. Se o governo for “gastão”, como sempre foi, e pouco produtivo, como sempre foi ….a consequencia que me parece obvia é ter de escolher entre inflacao ou juro. Sorte de quem tem dinheiro para lucrar com isso.

        6+
        • wade 11 de junho de 2016 at 22:40

          Quais são os atrativos para quem guarda dinheiro em tempos de inflação?

          3+
          • SampaBoy 11 de junho de 2016 at 23:19

            Nao cair em financiamentos e guardar dinheiro em fundos atrelados ou que corrijam a inflacao (overnight na decada de 80) . Mas com certeza a tendencia de guardar é menor.

            2+
        • Cesar_DF 12 de junho de 2016 at 10:17

          Alugar dinheiro (juros) segue a lógica do aluguel de qualquer bem: lei da oferta e procura.
          Quando existe muito dinheiro à disposição (poupança elevada) a taxa de juros é baixa, como a poupança no Japão ou a emissão de 3 TRI pelo FED.
          Em locais que o juros é alto, como no Bananil, é por causa da baixa poupança em relação a procura.
          Lembrando que a maior procura é a do governo, para pagar sua dívida pública e para cumprir o orçamento

          4+
  • Ze Ruela 11 de junho de 2016 at 23:16

    Olá gente boa noite,
    Eu sei que é meio tarde, mas qual aplicação é interessante agora, para começar a poupar a partir de hoje, TD Selic, TD 2035 Juros semestrais? LCI, LCA? Estou muito na dǘvia
    Obrigado

    6+
    • SampaBoy 11 de junho de 2016 at 23:25

      Lci e lca estao em declinio. Apesar de nao pagar imposto, nao chega a 90% do cdi. O mercado em geral esta apostando em queda da selic ate o final do ano, ou seja, Renda fixa pre fixada ou td pre fixado seria mais seguro (12 a 14%) , mas , no fundo ninguem sabe e tudo pode mudar…

      9+
    • RecebendoJuros 12 de junho de 2016 at 00:05

      LCI/LCA mesmo pagando 90% do CDI ainda rende mais que o Tesouro Selic. Pra quem está começando a investir os “problemas” das LCI/LCA são o investimento mínimo na casa dos 10 mil e o prazo em que o dinheiro fica bloqueado, geralmente superior a 6 meses.
      Investimentos pré são mais arriscados pois perdem valor caso a crise política piore e os títulos passem a pagar juros maiores do que aqueles que vc contratou ao fazer o investimento.
      TD 2035 é uma boa se vc tiver certeza que os juros semestrais serão suficientes pra vc. Caso necessite sacar o dinheiro investido pode perder dinheiro caso os juros subam (similar ao risco do pré fixado).

      9+
    • JJJ_brasilia 12 de junho de 2016 at 01:05

      Zé Ruela,

      Quer começar a poupar, 1° faça um fundo de emergência, o objetivo desta grana não é rendimento, é liquidez, tenha uma grana para sacar se precisar, depois NTN-B, pode não ser o melhor, mas nada data do vencimento, e só nesta data o lucro é real, ou seja, acima da inflação.

      Não tenho NTN-B (Tesouro IPCA) com juros semestrais, só principal, vou compra 1k para ver como é.

      8+
  • Abutre v. 2.0 - Agora mais opressor!!! 12 de junho de 2016 at 07:59

    Que matéria linda Boss, liiiiindaaaaa!!!!

    É TÓOOOOOOOPICOOOOO MASTER PLUS!!!

    “http://globoplay.globo.com/v/5087963/ (coloquem a partir de 1h59m45s)

    6+
    • Abutre v. 2.0 - Agora mais opressor!!! 12 de junho de 2016 at 08:00

      A Nathalia é bolhista daqui? Apareça Nathalia, vc está em casa! kkkkkkkkkkkkkkk

      3+
    • Cesar_DF 12 de junho de 2016 at 10:34

      “Comprar um imóvel é sempre melhor que alugar: mito ou Realidade?”
      Resposta da platéia: 96% votaram que era mito
      Resposta da entrevistada: alugou mesmo tendo dinheiro da entrada.
      Resposta da analista financeira do Itaú: em algumas situações é melhor alugar

      6+
      • JJJ_brasilia 12 de junho de 2016 at 12:22

        Platéia de miquinhos amestrados pelo setor imobiliário.

        3+
      • Marcos CG 12 de junho de 2016 at 14:21

        Quase toda a plateia respondeu que é essa conversa de que comprar é melhor que alugar é MITO! E o apresentador distorceu completamente a resposta dizendo que a plateia acha que comprar é melhor que alugar! Viram isso? Ele se enganou ou foi proposital?

        4+
        • CarlosL 12 de junho de 2016 at 14:23

          Eu jurava que tinha ouvido a mesma coisa…….

          1+
          • EngenheiroSP 12 de junho de 2016 at 15:28

            Tão tonto quanto ele é o direto que não o corrigiu.

            Abordado de maneira extremamente simplista, diria até insuficiente para plantar a semente da dúvida nos cabeças duras. Mas melhor do que perpetuar o mito

            0
  • O Taliu 12 de junho de 2016 at 18:49

    Lucas

    Ipatinga e mais as outras 99% das cidades do Brasil jamais deveriam ter qualquer imóvel residencial acima de 1 kk. Concordo com vc plenamente. Parece que cada bananense tem dentro de si a cultura do grande espólio prometido, igual a Petro e o pré-sal, Empresas X, e os tijolos de ouro. Pura distorção maldita da bolha especulativa. Criou-se uma atmosfera de qualquer coisa como pequenos pedaços de terra, barracos, apartamentos pombais, casinhas humildes tivessem passados a valer quase meio milho grande.

    O único problema é que isso ocorreu ao custo da economia bananense inteira. Não há mais condições macroeconômicas para qualquer coisa a não ser a depressão econômica que vivemos. Pior crise de todas (maldito blog mequetrefe, pq nunca alertou sobre isso, pq ninguém nunca falou sobre isso?).

    É o que vc disse outro dia, o que adianta estar ganhando agora com tudo e todos perdendo. Ah, sabe de uma coisa, que se exploda pq ainda hoje os ixpertos querem manter os preços kkkk…. Só não rio mais pq sei que quanto mais resistirem pior será, sempre.

    6+
  • Luladranus 12 de junho de 2016 at 21:42

    http://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/pib-per-capita-retrocede-cinco-anos/ar-AAgWsLR?li=AAggXC1&ocid=mailsignoutmd

    “A atual crise econômica parece ter reforçado ainda mais a armadilha da renda média que prende o Brasil. Com a pior recessão desde a década de 30, pelo menos, o empobrecimento do País deve levar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita ao mesmo patamar de cinco anos atrás.”

    0
  • Rodrigo ABCDM-SP 12 de junho de 2016 at 22:08

    Vale a pena ver o link do Abutre 2.0

    0