Sair do aluguel está cada dia mais difícil – O Hoje

Com a elevação dos juros e do rigor dos bancos para aprovar financiamentos, o número de compradores que consegue se enquadrar nas exigências das instituições financeiras diminui progressivamente.

Não adianta as construtoras e incorporadoras tentarem tampar o sol com a peneira e forjar um cenário positivo já que o setor sinaliza crise severa e um horizonte bem distante de melhoria. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil pisaram no freio na liberação de crédito o que dificultou ainda mais a situação para quem busca realizar o sonho da casa própria.

Matéria completa em http://www.ohoje.com.br/noticia/economia/n/120127/t/sair-do-aluguel-esta-cada-dia-mais-dificil

7+

You may also like...

Comments
  • Chavitodo8 12 de junho de 2016 at 23:01

    Dono desesperado estava vendendo ape por 275k em fpolis. Investidor comprou e colocou a venda por 370k

    19+
    • JJJ_brasilia 13 de junho de 2016 at 00:06

      O investiotario vai demorar tanto para vender que não vai compensar, só com os juros que vai perder, o esperto vai acabar como otário, com o PREJUÍZO na mão e o pior é que o bananense nem percebe que PERDEU grana, para isto tem que saber um pouquinho de matemática, mas aí é esperar muito desta gente “esperta”!!! Kkkkk

      Impressão minha ou o comentário acima parece: CORVO detect?

      50+
      • CA 13 de junho de 2016 at 07:29

        JJJ_brasilia,

        De fato, um comentário no mínimo muito estranho: um dono vendendo o imóvel, podemos supor que não é uma construtora, pelo uso do termo “dono”. Desde quando alguém compraria imóvel de um particular, que seria um investidor na planta ou mesmo proprietario de imóvel usado, esperando revender de imediato com lucro, esta NUNCA foi a praxe do mercado, nem mesmo nos tempos de inflar recorde da bolha imobiliária, quanto mais agora que TODOS os investidores que compraram imóveis novos na planta para revender antes da entrega (a praxe para este tipo de investidor) estão tendo PREJUIZO e isso é público e notório, tendo divulgação em todos os meios de comunicação? No máximo temos pessoas desavisadas que estão comprando para alugar acreditando que estão pagando um valor baixo e que os imóveis voltarão a ter o preço subindo (bull-trap), mas estes estão comprando sem planos de revenda imediata com lucro extraordinário, pois todos sabem que isso não existe.

        19+
        • joselito 13 de junho de 2016 at 08:47

          Dono (A) desesperado vende por 275k. Investidor (b) comprou e colocou a venda por 370k.
          Daqui uns 3 anos o investidor vende, e realiza ai seu prejú de 296k não corrigido, após a queda de 80%.

          Normal uai. Investidor tá rico agora ora, acabara de “ganhar” 100k…….

          13+
      • Chavitodo8 13 de junho de 2016 at 18:39

        Desculpe, sou novo no fórum e ainda não me acostumei com os termos. Não sou corvo heheh. É um ape de 90m2 com 20 anos. Condomínio 500,00 em área próxima a universidades.
        Também acho q ele jamais vai lucrar com esse negócio.

        4+
    • VLB 13 de junho de 2016 at 11:51

      Onde?

      1+
  • SampaBoy 12 de junho de 2016 at 23:36

    Tai um lado bom do PT ter saido. Chega de destruir os bancos publicos nessa paranoia de querer dar casa pra todo mundo. Essa restricao dos bancos é um fator a menos para inflar a bolha, porém é uma pena que seja tarde demais, a bolha ja esta inflada…..os bancos so estao tentando tirar o deles da reta…

    18+
  • Reservoir Dog 13 de junho de 2016 at 01:30

    Pois para mim está impossível sair do aluguel desde 2012, quando conheci o BIB.
    Não me tornei um brick lover, nem investitrouxa, ou um propriotário. Enfim, não fui motumbado. E tudo por culpa de quem? Culpa sua, BOSS! rs
    Ironic mode on.
    A curva da oferta e demanda ficou em modo travado (alta oferta e preço alto), isso depois de tantas intervenções malucas do governo nos bancos públicos, ACHANDO que estavam ajudando os pobres a conseguirem sua casa própria. Mas, como dizia minha avozinha: “de boas intenções o inferno está lotado”. Se continuassemos nessa farra de crédito indiscriminado, incitando especuladores (30% a.a.), e até vendas falsas na “pranta”, voltaríamos talvez a situação do final dos anos 80 (inflação acumulada de 1.782,9% no ano); talvez 1 dolar passaria a valer 20 ou 50 reais. Quem se lasca com tudo isso no final? Principalmente o pobre.
    Mas o bananense em geral não lê, não pesquisa, fica apenas no sentimento, no ACHISMO. Então a forma de segurar a manada de bananenses correndo em direção à boca dos leões, é segurando o crédito.
    Bananense típico não faz nem idéia sobre a lei da oferta e demanda. Se falarmos sobre isso (CVR particular) simplesmente dizem que não concordam. “Daí sou obrigado a sugerir que discordarem também da lei da gravidade, e que flutuem para bem longe de mim.”
    Se bem que esses que se dizem “intelectuais” também devem ACHAR que o salário mínimo acompanha essa insanidade.
    Se os preços não caírem, não vai destravar.

    24+
    • Sergio Soares 13 de junho de 2016 at 09:48

      Meu amigo, o governo nunca ACHOU e nunca quis ajudar os “pobres”. Ele simplesmente quis favorecer seus amigos (empreiteiros e especuladores no geral), iludir os “pobres” com promessas de casa própria e assim se perpetuar no poder com os votos desses otários.

      32+
      • Reservoir Dog 13 de junho de 2016 at 15:00

        Verdade, Sergio! Também acredito que foi isso que aconteceu. Eu apenas quis destacar aquilo que os intelectuASNOS vem defendendo por aí (na base de ACHISMOS), e deixar claro que, mesmo que tivessem sido na melhor das intenções, todas as intervenções dos governos petistas via aparelhamento partidário de bancos públicos, veio a causar essa situação crítica que temos hoje.
        Engraçado é que, enquanto na bolha imobiliária americana, os bancos foram os principais insufladores da bolha, e o governo teve que intervir para minimizar a destruição do mercado, na bolha aqui da Banânia, o governo é quem inflou a bolha, e os bancos é que estão intervindo para tentarem estancar a çangria e destravar do mercado.

        E PNJ/Aluguel! (Meus juros estão pagando meu aluguel. hehehe Por isso sou um Dog tão feliz no meu ap alugado)

        7+
        • tmarabo 13 de junho de 2016 at 15:38

          na bolha americana o governo foi igualmente o principal agente da bolha. e aqui não serão os bancos privados a segurarem o rojão: ou cada um vai assumir a própria motumbada ou será o povo através do Estado.

          6+
      • tmarabo 13 de junho de 2016 at 15:36

        Verdade, tem que parar de achar que os petistas “erraram” na economia: eles fizeram exatamente o que queriam, com resultados catastróficos EXATAMENTE COMO QUERIAM.
        Para que se abandone a “fé cega na crença” (e entender o que é isso) sugiro:
        https://lucianoayan.com/2016/06/12/por-que-precisamos-abandonar-a-fe-cega-na-crenca-para-lutar-contra-o-jihadismo-assassino/

        3+
  • CA 13 de junho de 2016 at 07:32

    Outros 2 trechos interessantes do artigo do tópico, que falam um pouco mais sobre a realidade:

    “As expectativas do especialista eram as mais otimistas, mas não refletiam a realidade nos corredores do evento que espera receber mais de 14 mil visitantes. Corretores parados reclamavam que não haviam fechado nenhuma venda ainda. “Muita gente com condições de pleitear um financiamento, mas resolve esperar”, comentou uma corretora de imóveis.

    A CEF irá disponibilizar os recursos para os financiamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida e com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em imóveis de até R$ 180 mil em Goiânia. Já as construtoras estão abertas para orientar e tirar dúvidas dos interessados, mas sem crédito, fica difícil.”

    8+
  • Cesar_DF 13 de junho de 2016 at 07:47

    Como investir em imóveis: 13 conselhos para o investidor iniciante

    1. No mercado imobiliário, você só precisa de uma caneta para fazer um mau negócio e perder muito dinheiro. Antes de assinar qualquer papel, tenha 100% de certeza do que está fazendo.

    2. Às vezes, o melhor negócio imobiliário que você pode fazer no momento é desistir do negócio.

    3. Quanto mais outdoors, panfletos e publicidade na TV, pior tende a ser o negócio imobiliário. Os melhores empreendimentos não precisam de grandes esforços de venda para convencer os investidores de que se trata de um bom negócio.

    11. Compre imóveis quando o mercado estiver frio e estagnado. Venda seus imóveis quando o mercado estiver aquecido e valorizado. Nunca faça o contrário. O dia das compras está se aproximando. Prepare-se.

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-investir-em-imoveis-13-conselhos-para-o-investidor-iniciante/75062/

    25+
  • Cesar_DF 13 de junho de 2016 at 08:08

    Gente, eu sinceramente não entendo sobre o porquê de existirem “investidores” em imóveis residenciais, aquele que recebeu de herança ou comprou num leilão mosca branca eu entendo, mas vamos calcular a rentabilidade, sendo bastante otimista.
    416K – Valor do investimento
    16K – Impostos e taxas
    400K – Valor líquido
    2K – Valor do aluguel (0,5% sendo otimista)
    200 – taxa de administração da imobiliária
    495 – IRPF (se é um investidor, vai ter outros imóveis, então seria 27,5% sobre (2.000 – 200)
    R$ 1.305 = RENDIMENTO MENSAL OU 0.31% DE 416K

    Sendo pessimista, o aluguel seria de 0,3% e ainda teria uma depreciação de 2% ao ano.

    26+
    • Cesar_DF 13 de junho de 2016 at 08:14

      Ahh, mosca branca não, o correto é GALINHA MORTA
      http://www.dicionarioinformal.com.br/galinha-morta/

      Faltou colocar nas perdas do investimento a questão do imóvel estar desocupado e o proprietário arcando com iptu e condomínio.

      10+
      • EngenheiroSP 13 de junho de 2016 at 09:05

        Para muitos (principalmente os mais antigos), imóvel ainda é o único investimento que acham possível e o único 100% isento de risco (la vivenda nunca baja).
        Isso se deve principalmente a falta de educação matemática e financeira que ainda nos assola (além da preguiça de sair dos paradigmas já estabelecidos)

        Outro fator que NMHO leva mais pessoas para imóveis do que para TD, é o deserviço dos radicais da esquerda em dizer que só ricos ganham com juros, colocando as aplicações financeiras num olimpo inalcançável para a população.

        13+
        • benyvitz 13 de junho de 2016 at 15:17

          1) Hoje além de haver mais produtos financeiros, consegue-se estudar sobre qualquer coisa na Web, além das facilidades de abertura, aplicação, resgate, etc.
          2) O que não mudou foi que possibilidade de confiscarem um imóvel é bem menor que dinheiro em banco que tem mil maneiras do governo surrupiar, desvalorizar, etc.

          6+
          • EngenheiroSP 14 de junho de 2016 at 07:51

            Discordo da 2). Até um governo tentar confiscar contas bancárias, já foi amplamente discutido aqui todos os passos necessários que dão tempo mais que suficiente para retirar tudo do banco. Já imóveis, pode-se declarar desapropriação por necessidade pública ou interesse social, e ai o desenrolar jurídico pra receber o que se acha justo vai longe

            Claro, governo sempre pode apelar pra inflação, mas ai é terra arrasada em que não se procura ganhar, procura-se perder o minimo possível

            3+
            • Lord of All 14 de junho de 2016 at 14:16

              é o que eu sempre tento (inutilmente) explicar aos ingênuos, que a garantia do imóvel nada mais é do que um pedaço de papel, como também é o dinheiro, e que uma desapropriação pode acontecer a qualquer momento. É difícil, mas o “confisco”, também é!

              3+
    • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 10:35

      Isso é de 8 anos atras, mais ou menos 2008…imovel ainda seguia o IPCA, não era tao caro e voce tinha o papel da escritura que “ninguem lhe tira”. As coisas mudaram mas as cabeças não….boa parte dos cabeças-duras ainda não entenderam , mesmo passado tanto tempo…o “delay” para a nova realidade ser entendida é uma coisa de “década”

      10+
    • mestre dos magos 13 de junho de 2016 at 12:20

      Você não está considerando o período de vacância, que dependo do imóvel pode ser alto, ou seja, vc está fazendo conta de padeiro, deduzindo que o imóvel irá ser alugado direto por algum inquilino. Além das mudanças periódicas de locatários, em cada renovação o valor do aluguel de um mês fica, em boa parte das regiões, com a imobiliária. Colocando esse percentual que você chegou em um valor ainda mais baixo. Aluguel pior investimento no momento.

      15+
    • tmarabo 13 de junho de 2016 at 15:42

      Mas quem compra pra alugar jamais compra por 400k pra alugar por 2k e ter rendimento líquido ainda mais inferior.
      Geralmente, como no link anterior, compra na baixa (200k) e aluga por 2k quando não for menor ainda o valor de compra.
      “400k pra alugar por 2k” é investiotário que nunca vai ganhar dinheiro com imóveis.

      4+
  • MINEIRO SPY 13 de junho de 2016 at 09:12

    Poderiam até mesmo ampliar a análise.
    Sair do aluguel está cada vez mais difícil e pagar o aluguel também. Sem entrar nos tributos e taxas q levarão muitos imóveis a leilão.

    9+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 09:31

    O Top 5 –grupo que mais acerta as projeções no Focus– ainda vê os juros mais altos do que o Focus em geral mostra neste ano, mantendo a previsão de Selic a 13,75%. Entretanto, para 2017, alinhou-se à expectativa geral ao reduzir sua projeção a 11,25%, de 12,25% antes.

    7+
  • Igor Queiroz 13 de junho de 2016 at 09:34

    tenho um primo que paga 750 reais de aluguel de uma casa de condomínio, proximo ao shopping aricanduva, casa de 80 metros, o preço é bom pois é de uma parente dele, como ele ama tijolos, vai sair desse aluguel e se enfiar em uma dívida de 30 anos em um ap de 48 metros que fica depois do parque do carmo, tentei avisá-lo do péssimo negócio que está fazendo, está irredutível

    23+
    • mestre dos magos 13 de junho de 2016 at 12:25

      A coisa beira o irracional. É interessante a que ponto chega o comportamento de manada. Sair da matrix é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer consigo mesma.

      15+
      • joselito 13 de junho de 2016 at 16:00

        Sobre o “efeito manada”, vejo um certo movimento, nesse sentido, para LCI/LCA e CDB´s.
        Me assustou, pessoas compradoras de tijolos, investidoras de poupança em geral comentando sobre esses produtos…..

        3+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 09:35

    Não sei se já postaram em outro tópico, então…

    http://g1.globo.com/especial-publicitario/zap/imoveis/noticia/2016/06/minha-casa-minha-vida-deixa-de-atender-familias-de-baixa-renda.html?utm_source=projetos-epeciais&utm_medium=native-ads&utm_campaign=projetos-especiais

    5+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 09:43

    “Estica e puxa A nova administração do Ministério da Educação fez as contas e concluiu: falta dinheiro para realizar o Enem. Cálculos iniciais indicam que seria necessária a liberação de cerca de R$ 75 milhões além do já separado pela pasta para a realização das provas. Para conseguir o aval do Planejamento para os recursos, o ministério terá de “oferecer” em troca cortes em outros gastos — de preferência da mesma monta. A equipe de Mendonça Filho debruça-se sobre as despesas administrativas.”

    10+
  • Ilusionista 13 de junho de 2016 at 09:46

    Vida em condomínio cada vez mais complicada, veja a matéria do Fantástico deste domingo….

    tem condomínios com mais de 30 % inadimplência, com isso o restante dos moradores tendo que cada vez mais caro as taxas para cobrir a vizinhança devedora.
    Pior fica quando os moradores descobrem que o síndico anda recebendo proprina para obras superfaturadas, gastando até com jantares 5 estrelas e artigos de sex shop.

    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/06/sindicos-desviam-dinheiro-em-jantares-caros-e-ate-gastos-em-sex-shop.html

    15+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 09:53

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “A Abecs (associação das empresas de cartões) deve apresentar nos próximos meses uma
    proposta para diminuir gradativamente o uso do rotativo do cartão de crédito e até
    extingui­lo. A linha é utilizada quando o cliente não paga o total da fatura mensal.
    A avaliação é que a modalidade traz mais perdas do que ganhos para as empresas. Além
    de despesas e prejuízos com a inadimplência, o produto prejudica a imagem dos bancos
    e o relacionamento com o cliente”

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1780987-bancos-estudam-acabar-com-rotativo-do-cartao-de-credito.shtml

    8+
    • Ilusionista 13 de junho de 2016 at 11:47

      Oi golfinho?
      -você consegue falar comigo….
      é que eu aprendi a usar 100% do meu cérebro
      eu também aprendi a utilizar 100% do potencial do meu “platinum”
      ele me dá benefícios que as pessoas nem imaginam…..

      que não se lembra em 2013

      https://www.youtube.com/watch?v=LPmu3qbmd1A

      4+
      • CarlosL 13 de junho de 2016 at 12:11

        Eu lembro que tinha muita, mas muita gente mesmo, que achava que o golfinho era de verdade e criticava o comercial por isso…

        6+
        • CA 13 de junho de 2016 at 12:14

          CarlosL,

          O pior mesmo eram os que acreditavam que o cartão “dava” mais benefícios…

          8+
  • Camis 13 de junho de 2016 at 10:06

    Para os colegas que pediram, salvei o manual da RosinhA de compra sem corretor, segue abaixo:

    ****** Guia de compra de imóvel sem corretor ******

    Guia feito pela leitora RosinhA de como efetuar a compra de um imóvel sem a intermediação de um corretor.
    Como efetuar uma compra de imóvel sem intermediação do corretor:
    Devido ao aquecimento do mercado imobiliário dos últimos anos, percebemos que a figura do corretor de imóveis ou consultor imobiliário ( adjetivo muito usado hoje ), tem ficado em evidência quando o assunto é compra ou venda de imóveis.
    A alegação principal desses profissionais é que servem como elo de ligação, ou como gostam de dizer a “ponte” entre proprietário e comprador. Mas como o mercado explodiu de forma não planejada e de maneira explosiva, foi necessário a formação e contratação de profissionais que muitas vezes não possuíam experiência alguma, formados apenas muita vezes com um simples teste de alternativas. Por esse motivo muitos profissionais de outros ramos, iludidos com ganhos atrativos, rápidos e muitas vezes fáceis, devido as condições desse novo mercado, entraram de cabeça no negócio, esquecendo qual seria a principal atividade que deveria ser exercida por esse tipo de profissional. Rapidamente se tornaram vendedores de um produto que parecia comum, e que poderia se comprar sem planejamento ou pesquisa antecipada, pois os lucros e expectativas futuras só demonstravam crescimento infinito e escassez de oportunidades, levando a muito especuladores a entrarem e incharem o mercado os ajudando.
    Vendendo de forma desordenada e sem conhecimento técnico do que ofereciam, começaram aparecer os primeiros problemas, como incapacidade de pagamento quando a pessoa recebia as chaves, problemas relacionados a financiamentos bancários, omissões de informações importantes do imóvel e na sua documentação, informações desencontradas e muitas vezes desmentidas até pelo próprio colega de profissão entre outros inúmeros fatores. Problemas esses que deveriam ser de suas responsabilidades e que estão inseridos no código de ética fornecido pelo próprio conselho de classe da categoria.
    Com a queda do “consumo” dos imóveis no final de 2011, começo de 2012, começaram a tentar uma mudança de estratégia, tentando fisgar aqueles peixes menores que haviam desprezado em um passado tão próximo, pois muitas vezes nem atendiam a pessoa interessada, menosprezando e dizendo que com os valores que possuía não teria condições nenhuma, nem ao menos poder sonhar em comprar um imóvel. Mas o dia de amanhã veio rápido e aquelas agendas desgastadas com contatos e telefones às vezes anotados apenas por educação, passam a ser necessidade de suas sobrevivências.
    Como quem comprou no impulso e muita vezes na pressão e se encontra hoje comprometido com grandes prestações às vezes de até 35 anos, e investidores atolados com suas magníficas aplicações encalhadas, sobraram aqueles que perceberam que o mercado não era um mar de flores como muitos corretores haviam prometido, tiveram a virtude da racionalidade e paciência, estão agora de camarote esperando a equalização e assentamento desse mercado. Para esses tentando ajudar passo aqui algumas informações de como intermediar um negócio sem um corretor de imóveis.
    A primeira lição que não podemos esquecer, é que não podemos entrar em contato de nenhuma forma com imobiliárias e corretores, pois um simples e-mail, confirmações de ligações em contas telefônicas, cartões de visita entre outros poderão ser considerados elo de ligação entre você e o profissional.

     Casas:
    Primeiro veja se o local que está à venda é de seu gosto, se os vizinhos são agradáveis, se o bairro oferece aquilo que você necessita, após essa pesquisa que não deve ser apenas de forma superficial, comece a pesquisar primeiro com vizinhos do imóvel tentando saber informações importantes como nome do proprietário, qual a necessidade ou intenção da venda e se possível os valores.
    Quando esse contato é feito através de vizinhos, chega a hora de conversar com o proprietário, recomendo procurar um telefone de contato para uma primeira conversa, usando se possível o nome e dados conseguidos através de sua primeira pesquisa, podendo até passar que a fonte foi o vizinho X, assim o proprietário não é pego de surpresa, e por questões que todos sabemos de segurança nos dias de hoje envolvidas.
    Nessa conversa não iluda o vendedor, diga que passou por seu imóvel, que estava com placa de venda, é um local que lhe interessa, e que gostaria de saber o valor pedido, e o que o imóvel oferece, se o valor for muito acima do esperado , não faça uma proposta inferior, deixe seu telefone com ele e diga que suas possibilidades no momento não estão condizentes, mas que o imóvel interessa e que se ele resolver melhorar o valor que te ligue de volta. Quando há interesse de valor, diga que quer conhecer o imóvel in loco, deixe seu telefone de contato, seus dados até pessoais com endereço para passar confiança, e peça que quando ele tenha uma hora que lhe convenha que ligue para agendar a visita.

     Apartamentos:
    A figura muda bastante, pois há uma barreira física e humana até chegar ao vendedor, portanto o contanto tem que ser de maneira direta, tocando interfone e tentando obter informações do porteiro ou síndico, os procedimentos para contato com vendedor são os mesmos acima. A não ser que consiga obter informações sem os empregados do local.
    Não ofereça gratificação a porteiros e síndicos, pois muitas vezes as imobiliárias e corretores também as oferecem, portanto eles podem levar como um leilão.

    Dicas:
     Roupas e acessórios são muito bem vindos, boas roupas, óculos de sol, e outros acessórios passam a sensação de uma pessoa sucedida, ajudando bastante em qualquer primeiro contato.
     Carro, mesma intenção da roupa, tem que estar limpo para mostrar organização, não precisa ser novo, estacione na frente, passe para o outro lado da rua, parecendo que está realmente interessado em ver detalhes de formas diferentes do imóvel, ajuda bastante e nunca passa despercebido.
     Palavras não conversem de forma debochada, piadas e formas de linguagem coloquial podem interferir, pois cada pessoa tem um jeito diferente de pensar, seja neutro, mas não carrancudo, preste atenção no que a pessoa lhe diz, isso é de grande vantagem.
     Tempo, não se exceda no tempo, faça uma visita de preferência sozinho, para ter oportunidade de dizer que precisa levar outra pessoa depois, conseguindo uma nova visita posteriormente. Prepare antecipadamente os itens que deve prestar as maiores atenções em cada ambiente, como armários de cozinha, rachaduras nas paredes, conservação da pintura, pois muitos proprietários ficam irritados com pessoas que ficam muito tempo em seu imóvel, podendo comprometer a venda. Depois da primeira visita, se realmente for de interesse, marque outra após ter combinado os valores, deixando abertas as últimas considerações.
     Organização, deixe sua carteira limpa, seus documentos e cartões de contatos separados, pois quando for deixar um cartão de contato muitos se perdem naqueles montes de papel, demonstrando falta de organização e isso é ruim, causa impressão de pessoa desorganizada.
     Crianças e idosos, passam um ar de união familiar e de responsabilidade, ajudando bastante em primeiros contatos.
     Financiamento, deixe aprovado, tudo pronto para negociar, pois muitos não tem nem condições suficientes para efetuar a compra.

    Depois deixe a conversa fluir, percebendo quais as intenções e até onde ele aceitaria a negociação, não tenha pressa, deixe sempre em aberto, e o principal: sempre deixe a proposta aberta você, nunca deixe de responder ou pensar em proposta dada pelo vendedor, o tempo atua em favor de quem compra não de quem está vendendo.

    Documentos necessários para compra de imóvel:
     Matrícula do imóvel, certidão atualizada débitos reais e certidão de inteiro teor fornecida pela prefeitura.
     Certidão negativa de débito IPTU, fornecida prefeitura, pelo número da matrícula.
     Negativa de débito com o condomínio, fornecido pelo condomínio ou administradora
     Certidões negativas do INSS e do ISS, receita federal
     IPTU com parcelas pagas, se possível todas do último proprietário
     Três últimas contas de luz, água e gás, se possuir mais sempre melhor
     Habite-se, muito importante se for novo pois estará paga a tarifa de construção, e se for mais antigo conferir a área construída com a área descrita no IPTU, senão em nova medida da prefeitura ficaria a cargo o pagamento da diferença pelo atual proprietário. (SEMPRE CONFRONTAR A METRAGEM DA PLANTA COM A DO IPTU).

    Documentos do Vendedor Pessoa Física
     RG original e cópia
     CPF original e cópia
     Certidões negativas de Cartórios de Protesto local
     Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
     Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
     Certidão Negativa da Justiça Federal, dívidas e outros problemas
     Certidão negativa da Justiça do Trabalho, muitas pessoas não tiram essa, mas se uma empregada doméstica diarista mesmo sem vínculo entrar na justiça, poderá complicar a venda do imóvel.
     Comprovante atualizado do estado civil

    Documentos do Vendedor Pessoa Jurídica:
     CNPJ
     Certidões negativas de Cartórios de Protesto
     Certidão Negativa de Ações Cíveis e Família
     Certidão Negativa de Executivos Fiscais, Municipais e Estaduais
     Certidão negativa da Justiça Federal
     Certidão negativa de débitos – INSS
     Contrato social e última alteração
     Certidão de Quitação de Tributos Contribuições Federais (Internet)
     Certidão negativa de Falência e Concordata – Certidão negativa da Justiça do Trabalho

    Primeiramente faça um contrato de compra e venda entre as partes, com todos os dados do imóvel, o que vai ficar, qual a situação de por exemplo: um motor do portão, vidros de janelas etc. Forma de pagamento e datas expressas com multas por atrasos ou desistência de ambas as partes.
    Essa parte é a única se não tiver experiência peça ajuda de um advogado especializado ou de uma pessoa que saiba sobre o tema.
    Todos esses documentos acima podem ser fornecidos pelo cartório de registro de imóveis de sua cidade, basta levar os documentos necessários acima com o número da matricula e local em que foi registrado, pois tem cidades com mais de 1 cartório e pode ser feito pela localização.
    Importante também é que as certidões e documentos são ônus do vendedor, não pague para tirar certidões que não são suas, o interesse de mostrar que tudo está correto é do vendedor.
    Se possuir alguma restrição, saia fora do negócio, pois tem milhares de ofertas de imóveis, se a opção tem que ser essa mesmo, procure ajuda de um advogado, lembrando que em caso de herança, as partilhas costumam demorar dependendo do número de pessoas, quantidade de atrasos na entrega e nos documentos fornecidos. Isso se alguém não possuir nenhuma restrição de qualquer ordem.
    Confira as divisas na prefeitura, com o número da matrícula pode se obter a quadra do bairro, sabendo quem são seus vizinhos e quais as metragens, isso também estará registrado na escritura, também é bom confrontar os dois.
    Depois de tudo isso, vem o registro da escritura no cartório imobiliário, onde o valor é diferenciado em cidades, paga-se o ITBI, taxas de registro entre outros, o custo depende do valor da venda do registro do imóvel, por isso a negociação antecipada é muito importante para ambas as partes.
    Meio complicado né? Não é não, procure conversar com o pessoal do cartório, eles deixarão bem claro quais os procedimentos, se seguidos todos corretamente não haverá a necessidade de intermediação do corretor, depois o que economizará em corretagem certamente pagará todos os custos de cartório e com documentos registrados e ainda sobrará alguma graninha
    _____________________________

    Um dos colegas comentou que salvou o guia de construção da RosinhA, este não me lembro de ter visto, compartilha aí, vai, nada de ser egoísta…hahahahaha!
    😉

    28+
    • baburu 13 de junho de 2016 at 10:40

      BOSS: poderia adicionar esse guia nos tópicos especiais!

      10+
    • Lord of All 14 de junho de 2016 at 15:40

      Além da certidão de possíveis feitos trabalhistas ajuizados contra o vendedor, outra que todos esquecem é uma da certidão comercial, pois o vendedor, ainda que pessoa física, pode ser sócio de sociedade empresarial, e, hoje em dia, com a desconsideração da personalidade jurídica, é possível uma dívida da empresa alcançar o patrimônio individual do sócio.

      3+
  • Jacob 13 de junho de 2016 at 10:13

    Fala amigos Bolhistas, tudo beleza?

    Sei que to sumido faz tempo, mas to precisando de uma ajuda dos senhores justamente para me atualizar quanto ao BB americas.
    Eu comprei uma quantidade boa de dolares por la faz tempo (na epoca que dei a dica aqui), ja fui aos EUA 2x depois disso e usei pra fazer compras, inclusive visitei a agencia fisica nas 2 ocasioes. mas a senhora jacob quer fazer um enxoval e para isso posso precisar mandar mais dinheiro.

    Está do mesmo jeito comprar via BB e enviar para la ou está tento alguma tributacao? Houve alguma outra mudanca?

    Valeu

    3+
    • MINEIRO SPY 13 de junho de 2016 at 10:18

      Jacob
      Entendo que não houve mudanças. O que alteraram foram as condições de abertura de conta.
      Os criadores do SKYPE criaram uma forma de transferir grana sem pagar taxa/IOF…há apenas um spread de 2%. Eles unem 2 interessados…um que queira mandar grana para banania e outro que queira mandar para os EUA, por exemplo. Pegam sua grana na banania e jogam para a conta dele na banania e fazem o mesmo com a grana dos EUA. O nome é TRANSFERWISE. Problema é que o banco de destino deve fazer parte do swift, o que não é o caso do Euro Pacific Bank, em São Vicente e Grenadines, por exemplo, além de apresentar um limite por transação. Se seu banco de destino não cobra altas taxas de recebimento de wire, parece ser a melhor opção.

      2+
      • Minions 13 de junho de 2016 at 10:32

        Desculpe mas isso não é o “modus operandi” dos doleiros que estão sendo presos (tirando a parte “tecnológica”, claro)? Cuidado…
        Pela legislação brasileira, a remessa de $$$ tem que ser feita através de bancos oficiais com comunicação ao Banco Central.

        4+
    • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 10:29

      Estou mandando todo mes do BB para BB americas, continua sem taxa e spread minimo, semana passada eu mandei

      6+
      • Jacob 13 de junho de 2016 at 10:38

        Valeu, galera. Eu na epoca cheguei a conclusao que o BB americas era a melhor alternativa de comprar dolar e gastar (ou guardar) nos EUA. Barata e segura. Mas muita gente do blog nao confia por ter BB no meio.
        Vou aproveitar essa baixa e comprar um pouquinho.
        ha, e vou tentar aparecer mais….rsrs

        Abraços bolhisticos.

        4+
  • job 13 de junho de 2016 at 10:22

    Sem querer justificar a ignorância alheia, mas os mais velhos são de outra geração, vejo muito pelo pessoal das antigas da minha família. Na época deles não tinha internet, nem informação fácil, então realmente a questão de educação financeira era de difícil acesso. Bom, hoje tem muita informação disponível, muitos tutoriais, textos de economistas, mas infelizmente o pessoal mais velho, digo isso pelas pessoas da minha convivência (não estou querendo generalizar) são acomodados de uma forma geral, e usam a internet pra outras coisas bem menos importantes (sites de noticias, fofocas, entre outras coisas).
    Tem mais um complicador na equação, os mais velhos de uma forma geral foram criados de outra maneira, muito conservadores, um pouco arrogantes, fechados pra novidades. Pra eles o melhor investimento é comprar imóvel pq na época deles de fato poderia ser o melhor investimento, mas como são extremamente fechados pra novidades e têm medo de mudar um pouco que seja, continuam nessa de “quem compra terra não erra”. Pode ter certeza que vão morrer pensando assim.
    Tenho um conhecido das antigas que poderia estar aposentado de seu trabalho que tem um risco considerável, mas não se aposenta pra quitar seus financiamentos de imóveis, os quais aluga por uma ninharia. Pessoa com mais de 60 anos, que poderia estar na sua casa de praia curtindo a vida adoidado, viajando, mas está trampando pra pagar imóvel os quais nunca vai desfrutar nem um pouco, aliás se incomoda com inquilinos. O cara tá jogando fora o resto de vida que tem e não sabe.
    Dou graças a Deus de eu ter nascido em uma geração de cabeça mais aberta, com informação gratuita disponível, e principalmente sem medo de aprender coisas novas, e bem mais humilde. Aprendo com os meus erros, e principalmente com os erros dos outros, o que é uma coisa que eu chamaria de elogiável.
    Agora pra vocês verem como tem que analisar caso a caso e não generalizar, comprei um ap 4 anos atrás, por um preço aceitável, tinha muito pouca grana na época e muito FGTS. Foi uma situação boa pra mim, pois vendi esse mesmo ap final do ano passado e consegui ter uma boa entrada pra começar meus investimentos (atualmente pelo q vejo os melhores sao CDBs, TDs, alguns LCAs). Mas sempre tendo em mente que a pessoa precisa ficar atenta ao mercado e ciente de que tudo muda rapidamente hoje em dia.
    Quanto aos mais velhos, principalmente as mais próximas (pai, mãe, tia, etc…), dá um pouco de pena e tal até por pessoas mais próximas que a gente fica com pena mesmo, que poderiam tar desfrutando de uma vida bem melhor se tivessem um pouco de humildade pra refletir sobre a opinião de pessoas mais bem informadas, as vezes um filho, mas cara, azar de quem é cabeça dura. Eu já fiz a minha parte, tentei conversar, aconselhar, apesar de não ter dado resultado algum.

    24+
    • Minions 13 de junho de 2016 at 10:33

      A questão é que as pessoas acreditam naquilo que querem acreditar. É só um “amorinha da vida” colocar um terno e uma gravata, dizer que a bolsa chegará em 200k pontos e um bando de gente vai seguir “seu conselho”.

      13+
      • job 13 de junho de 2016 at 10:57

        Não sei se vc entendeu a mensagem do meu texto, foi no sentido de abrir a cabeça da pessoa pra outras possibilidades. Nem mencionei bolsa de valores e muito menos confiar cegamente em conselho algum.
        O ponto do meu texto é ter a cabeça aberta pra estudar, aprender com seus estudos, saber botar na prática, ter humildade pra saber qdo está sendo cabeça dura, saber ouvir opinião alheia, saber aproveitar tudo de bom que puder de cada informação que aparecer na sua frente, e principalmente ter capacidade pra discernir o que pode ou não lhe trazer benefícios, financeiramente falando. A cada conversa que eu tive com colegas e amigos que vejo q são mais entendidos nessa área econômica e financeira, captei ao máximo tudo que pude entender, e coloquei na prática quase que automaticamente. Depois de um ou dois meses, quando estava na estaca 0, já tinha tirado toda a grana que sempre esteve na poupança e colocado em TD e CDBs através de corretoras… Hoje tenho mais conhecimento q muitos desses caras que me ensinavem o que é um título do tesouro tempos atrás.
        Pra mim isso é meio que um desabafo, e na verdade um sentimento de indignação por não poder ajudar mais pessoas assim como fui ajudado….

        14+
        • Minions 13 de junho de 2016 at 11:02

          Não quis questionar sua mensagem. No meu ponto de vista, só sai da matrix quem quer e quem está preparado para isso. Eu já tentei dissuadir muitas pessoas e só quebrei a cara. Hoje apenas sorrio e aceno. E obrigado por pagarem meus juros.

          11+
        • Cesar_DF 13 de junho de 2016 at 15:03

          Na época da taxa de fecundidade era 6, investir em imóveis era garantia de lucro.
          Até 1990 o índice era de 3, o que proporcionava um constante aumento populacional.
          Já rompemos o índice de 2.1 que apenas repõe a população, em mais uma geração e começará o decrescimento populacional.
          Outro efeito, quando atinge 1.6 a 1.7,em mais de 50% dos casos o filho único NUNCA sai da casa dos pais, casa e continua morando lá.

          http://3.bp.blogspot.com/-hqduO23YxqM/T8troGlhUpI/AAAAAAAAGOQ/KQK-CjKF5YM/s1600/taxa-de-fecundidade-total-brasil-1940-2010.png
          http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_6_crescimento_populacional_tend%C3%AAncias_e_dilemas_files/image146.gif

          14+
          • Awulll 13 de junho de 2016 at 15:11

            Mas, mas, mas… e os casamentos?
            E a demanda reprimida?
            E os divórcios?

            6+
            • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 10:32

              No Japão continua a ter milhões de casamentos e divórcios, isto é irrelevante, pois a população só diminui e o valor das residências também.

              3+
    • vitera 13 de junho de 2016 at 11:51

      Falta, quem sabe, democratizar de forma mais efetiva o conhecimento sobre educação financeira. Somos um povo sem muita educação, consumista e de certa forma até inconsequente em termos financeiros. Esse mundo é um bicho de 7 cabeças para o “afegão médio”. A boa notícia é que os tempos mudam e já observamos um outro tipo de comportamento nas novas gerações (interesse na qualidade de vida, viagens, Nubank, tecnologia etc). Uma hora esse interesse vai bater na educação financeira.
      Obs.: Mesmo assim, existem os preguiçosos e os que querem tudo na mão. As vezes eu me incluo nesse grupo, infelizmente. Mini-CVR : Hoje mesmo apliquei na LCA do BB sem pesquisar outros investimentos (porque não entendo de CDB, TD e a LCA do BB tava alí fácil no meu internet banking.)
      Valeu pelo desabafo, me fez pensar que já passou da hora de eu pesquisar um pouco mais sobre o assunto!

      17+
      • markito 13 de junho de 2016 at 13:57

        Eu trabalho no BB e não aplico 1 real aqui ultimamente. Tudo fora… essa LCA do BB paga nada… to com uma em corretora que paga IPCA + 6% .. livre de IR ta ótimo. FGC é vida

        17+
        • tmarabo 13 de junho de 2016 at 15:50

          qual corretora?

          3+
          • thiaggoo 13 de junho de 2016 at 16:04

            Direto no Banco Intermedium se consegue essa taxa IPCA + 6% todos os dias. (4 anos)

            7+
        • KGM 13 de junho de 2016 at 16:28

          O que acha da Cooperforte?

          3+
          • markito 14 de junho de 2016 at 11:28

            fuja… tem bancos que pagam bem mais

            3+
      • wade 13 de junho de 2016 at 19:58

        Já que falou em faltar democratizar conhecimento, eis alguns recursos:

        – Adolfo Sachsida, no youtube, está com uma excelente série de videoaulas no youtube. Dá pra ouvir quando estiver se arrumando para o trabalho, cozinhando, fazendo aquele cocô que custa pra sair, etc… Se conseguir baixar, dá pra ouvir no caminho de ida e volta do trabalho. Ele tem outros videos com estudos de casos (CPMF, reformas ideais), mas imagino que saber os fundamentos primeiro podem ser necessários.

        – Peter Schiff no video “Why the meltdown shouldn’t have surprised anyone”, onde ele explica o que aconteceu na bolha .com, imobiliária, e foi certeiro em prever exatamente o que se passa hoje: impressão de dinheiro e desinteresse pelo dólar. Acho que tem a versão legendada desse video. Qualquer video dele é excelente, o cara é um professor sempre que fala.

        – http://www.mises.org.br. Se a ideologia deles cansar, é suficiente os artigos e entrevistas do Leandro Roque. Ele é muito técnico, explica muito bem os fundamentos, aponta exemplos históricos.

        – Human Action, Ludwig Von Mises, é mais filosófico, conceitual. O livro dele é gratuito em http://www.mises.org. Tem também o audiobook.

        6+
    • tnumaboa 13 de junho de 2016 at 18:13

      Estou cansado de explicar para as pessoas sobre educação financeiras. No meu trabalho ninguém faz planilha ou controle de contas. Estão todos endividados! Eu confesso que tenho uma situação financeira bem estável. Parece que a medida que vc vai controlando sua planilha, vc consegue grana até pra sair do país com facilidade! Minha planilha é anual e consigo realizar todos os meus projetos. Já tenho grana pra comprar meu apê a vista, mas não acho ainda q é o momento. Eles me acham um cara sistemático, uma aberração pelo simples fato de eu controlar minhas contas e não ter dívida alguma, só reservas. Compro tudo a vista e com desconto. Ah! Detalhe, de maneira nenhuma sou mão de vaca. A falta de educação financeira é total. Confesso que por outro lado fico faturando nos juros, enquanto os espertalhões endividados pagam os maiores juros do MUNINDO! São os maiores otários do mundo e se acham!!! Paguem meus juros!

      26+
  • Bolha RJ 13 de junho de 2016 at 11:44

    Enquanto isso no Hell o G1 mostra uma reportagem sobre o aumento da violência na cidade que se prepara para os jogos vorazes, ops, olímpicos.
    “Vias expressas do Rio têm arrastões e tiroteios a poucos meses da olimpíada Só esse ano, nove pessoas morreram nas três principais vias expressas. Locais tiveram pelo menos três arrastões e 10 tiroteios.”

    10+
    • joselito 13 de junho de 2016 at 13:48

      Dos mesmos criadores de “Bota na conta do Papa, vem ai o “Bota na conta do Comitê Olímpico Internacional – COI”

      5+
  • Awulll 13 de junho de 2016 at 14:58

    Até que enfim hein… Alguém tem que pagar nossos juros!
    Make us proud 666!

    Brasileiro volta a financiar veículos

    Economia 13/06/2016 11:18:56

    Os financiamentos de veículos novos no Brasil caíram 28,4% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. A queda é muito menor para os usados: -8,7%. Entretanto, na análise de maio contra abril, as operações cresceram 1,9% para os novos e 4,2% para os usados. No total, foram 376.535 unidades financiadas no mês. Os dados consideram carros, motos e caminhões, e são publicados pela Cetip com base no Sistema Nacional de Gravames (SNG).

    10+
  • Alemon Fritz 13 de junho de 2016 at 15:02

    só uma aberturinha (de capital)

    Não há perspectiva de alta de juros para imóveis, diz presidente da Caixa
    ‘Estamos pensando em outras formas de financiamento [da casa própria]’.
    Gilberto Occhi se reuniu com o ministro da Fazenda
    nós temos uma quantidade de cerca de 78 mil unidades paralisadas (!!!!!) em todos os contratos da Caixa, seja do FGTS, seja do Minha Casa Minha Vida, seja do [crédito rural]. Então nossa previsão é que tenhamos possibilidade de retomar 15 mil unidades [do MCMV] que já estão praticamente prontas, negociadas e com preço. …
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/nao-ha-perspectiva-de-alta-de-juros-para-imoveis-diz-presidente-da-caixa.html

    4+
    • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 15:25

      “O presidente da Caixa negou que o banco este planejando elevar as taxas de juros para crédito imobiliário. “Nada disso. Estamos pensando em outras formas de financiamento, já encomendei estudo para avaliar nova forma de conceder crédito imobiliário”, afirmou.”

      7+
      • OdeioTijolos 13 de junho de 2016 at 16:34

        Gilberto Occhi mentiroso…

        3+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 15:07

    13/06/2016 12h32 – Atualizado em 13/06/2016 14h03
    Vendas do Dia dos Namorados têm pior desempenho desde 2006
    Queda nas vendas foi de 9,5% frente ao ano anterior, diz Serasa.
    Crédito escasso, desemprego e inflação afetaram o movimento.

    6+
    • OdeioTijolos 13 de junho de 2016 at 16:28

      Antigamente era uma cesta de chocolates , por namorada. Hoje é só um Biz e olha lá 😀

      7+
  • Money_Addicted 13 de junho de 2016 at 15:20

    CVR – Mais um bananense milionario sem dinheiro … rs

    nao ouvi a estoria toda, mas qdo cheguei na conversa o assunto era imovel, e o colega dizendo q o imovel dele vale 1kk mas nessa crise ele nao consegue ngm que pague isso. (se nao consegue vender nao vale obviamente, mas vai explicar isso para o bananense)

    Ai continua dizendo q quer vender por 1kk pois ainda deve 200k e a prestacao mais o condominio esta pesando muito em seu orcamento…..e q esta quase quebrado

    quebrado mas milionario 🙂

    [ ]s

    57+
    • Minions 13 de junho de 2016 at 15:38

      Pois é…eu tenho uma camisa do Parmera escrito “parmalat” que, pra mim, vale 1k. Se eu colocar pra vender, ninguém vai pagar 1 mas ela ainda vai continuar valendo 1k pra mim…rs

      21+
      • OdeioTijolos 13 de junho de 2016 at 16:21

        valor sentimental kkk

        9+
    • joselito 13 de junho de 2016 at 16:04

      Ele acha que tem 1kk, mas hoje tem MENOS 200k, ou 200k NEGATIVOs rsrsrsr.

      11+
    • OdeioTijolos 13 de junho de 2016 at 16:18

      O que ele pagou ate´agora ele já perdeu e ainda falta 200k + condomínio.. Se atrasar algumas parcelas , o dono que e´o banco vem tomar e coloca no leilão. Se der sorte de vender por uns 320k, quitar os 200k com desconto e ficar com o troco é melhor que perder tudo.

      8+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 15:46

    http://www.agora.uol.com.br/grana/2016/06/1780980-veja-direitos-ao-cancelar-o-financiamento.shtml

    “Sem conseguir pagar as prestações do financiamento do imóvel, consumidores estão abrindo mão do sonho da casa própria. A desistência atinge também quem já fez o financiamento. Segundo dados da Amspa (associação de mutuários), de janeiro a março houve um aumento de 12% na procura nos bancos de formas de desistência do crédito habitacional.

    “A principal razão é que, com a crise econômica e a alta nas taxas de desemprego, as famílias não estão conseguindo pagar o empréstimo”, diz Marco Aurélio Luz, presidente da associação.

    Porém, quando o imóvel já está financiado no banco, não é possível cancelar a compra. A única opção é revender o imóvel e, se o crédito for aprovado, transferir o financiamento para o nome do novo comprador.”

    11+
    • Danibolhista 14 de junho de 2016 at 08:30

      SE, mas SE o crédito for aprovado…

      3+
  • Seguidor do Bolha BH 13 de junho de 2016 at 15:58

    Caixa vai retomar obras de 15 mil moradias do ‘Minha Casa’
    http://economia.terra.com.br/caixa-vai-retomar-obras-de-15-mil-moradias-do-minha-casa-minha-vida,fbede6437e6ce97493cbcd895079c24futtjyyrl.html

    2+
  • OdeioTijolos 13 de junho de 2016 at 16:02

    Quem tem dinheiro para comprar uma casa a vista , prefere pagar o aluguel com juros e não quer sair do aluguel. Agora os jovem que queriam siar da casa dos pais para morar sozinhos e tem pequenas economias para sobreviver no máximo 1 ano e esta desempregado , querem entrar no aluguel mas a grana não dá .
    Agora o tipo bananense que vive mês a mês e contas a perder de vista e leva um pé na bunda , esse não tem preparo financeiro e nem psicológico para sobreviver 2 meses. È esse ultimo cidadão que quer financiar uma casa em 35 anos.

    24+
    • Alemon Fritz 13 de junho de 2016 at 16:39

      sem falar que as bestas sempre preferem um imóvel novo (que geralmente é menor) e na planta…
      já está sobrando imóvel pronto novo (estoque) e os que estão sendo finalizados até final do ano… da onda de 2013-2014.
      quem tem dinheiro pra comprar a vista pode querer ostentação: a besta do meu irmão é um exemplo.. morava num muito bom e vendeu, comprou um na planta, enquanto isso aluga um muito bom (e bem maior que o que morava antes), o outro só ficará pronto em dezembro… tudo somado podia comprar quase 2 prontos em floripa, incluindo esse alugado na beira mar!!.. e reclama que a grana vai ficar curta nos próximos anos por causa do “investimento” (e além do ap vendeu um terreno e uma lancha)..!!!

      8+
  • selvagem 13 de junho de 2016 at 16:35

    Pior que black fraude

    Essa promoção de 50% da Eztec é ENGANAÇÃO

    Acompanho os preços de 2 empreendimentos . A tabela subiu muito acima do preço que eles exigiam. E o desconto é mínimo. Imóvel que era negociado subiu de 1.9k para 2.3k e eles informarm que abaixam para 2.1, um desconto fictício de 13%. DEVE TER OTÁRIO QUE ACREDITA!!!!!!!

    18+
    • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 18:38

      Nunca vi promoção de verdade no Brasil, seja de imovel, supermercado, feira ou compras na internet. É tudo de mentira. O que eles vendem na verdade é um suposto “grande negocio” , e para o brasileiro mediano isso ja ta bom demais, poder contar pra todos que fez um “grande negocio”, se o negocio é bom mesmo ou nao deixa pra la…. ninguem vai saber mesmo…

      6+
    • Zé Carioca 13 de junho de 2016 at 19:24

      Exatamente,os descontos são o famoso pega trouxa, a metade do dobro. Os preços ainda não caíram significativamente e a cada dia o aluguel se torna mais vantajoso, pois o preço do aluguel caiu realmente uns 30%.

      Não acredito muito nesses 50% de desconto que certas pessoas conseguem, acredito mais que seja 50% de desconto em um preço altamente bolhudo. Não sei quanto aos leilões, pois não tive tempo de ver pessoalmente o valor que estão arrematando, mas quero ir no fórum trabalhista no Centro mês que vem, para assistir um leilão judicial e depois relato o que aconteceu.

      14+
      • Danibolhista 14 de junho de 2016 at 08:27

        Zé Carioca,

        “a metade do dobro” kkkkk.

        3+
    • Seguidor do Bolha BH 14 de junho de 2016 at 16:36

      Não é que a tabela subiu: o imóvel valorizou. hahahahahahaha
      #sqn

      1+
  • wade 13 de junho de 2016 at 18:39

    OFF:

    alguém de vocês tem conta em corretora? Acho que já vi o pessoal falando bem da Easy Invest e XP Investimentos. A primeira parece ser mais barata, mas a XP Investimentos o atendimento parece melhor (embora não espere que vá precisar me comunicar muito com eles). No Reclame Aqui elas estão semelhantes.

    2+
    • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 18:50

      tenho na XP , na Socopa e na Sofisa, se bem que dessas, a unica que é corretora mesmo é a XP (Socopa e Sofisa são pequenos bancos que oferecem bons produtos, mas so deles entao estao limitados pelo risco FGC) . A XP ate agora foi bem , inicialmente me ofereceram varios produtos e me ligaram para saber exatamente o que eu queria. Queriam ate marcar reuniao mas eu nao quis. Ja comprei NTNF e CDB110% com eles.

      3+
      • wade 13 de junho de 2016 at 19:11

        Legal isso da XP ein. Há quanto tempo está com eles?

        2+
        • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 19:23

          a XP pra mim é nova, 3 meses somente, mas eu recomendaria, a interface pela internet é boa, tem app especifico pro celular e o suporte me parece bom tambem

          3+
    • EngenheiroSP 14 de junho de 2016 at 07:45

      Tenho na Easynvest e não tenho do que reclamar. Não fiz na XP pois lá tinha cobrança, e na easy não (para renda fixa)

      3+
      • wade 14 de junho de 2016 at 10:42

        A XP não cobra por renda fixa se tiver investimento na bolsa.

        2+
    • job 14 de junho de 2016 at 08:21

      Wade, tenho na Easy, Rico e XP. A Easy é bom pra TD, não cobram custódia. A Rico é muito boa pra CDBs, LCAs e esse tipo de coisa, tem muita oferta boa, pra quem tá começando tem uns prazos curtos lá que da pra começar a brincar. A easy não curti muito a oferta de produtos de renda fixa.
      Já a XP abri uma conta esses dias mas até agora não me pareceu ter muita coisa boa, mas preciso olhar com mais calma…

      6+
  • Cajuzinha 13 de junho de 2016 at 18:45


    Venda de imóveis usados em Curitiba registra seu menor patamar em 15 anos
    Especialista do Secovi-PR fala sobre gargalos que o mercado imobiliário tem enfrentado”

    https://www.bemparana.com.br/noticia/448477/venda-de-imoveis-usados-em-curitiba-registra-seu-menor-patamar-em-15-anos

    8+
    • From_The_Tower 13 de junho de 2016 at 19:03

      Tô nem aí . Pago aluguel dos tijolos com alguns dias de juros recebidos. Ardam !!!!

      6+
      • SampaBoy 13 de junho de 2016 at 19:33

        Temos que ser justos, vamos agradecer ao governo passado que instituiu o programa “Meu Juro, minha vida”. Afinal, nao tinhamos onde colocar o dinheiro, e agora estamos sossegados recebendo do governo sem fazer nada.

        11+
        • From_The_Tower 14 de junho de 2016 at 08:26

          Eu deixei de ser Brick-Lover em um momento importante da vida nacional.
          Agora estou só surfando. PNJ !!!!!

          7+
  • Moreira 13 de junho de 2016 at 21:54

    Algumas pérolas do livro que estou lendo , CIDADE CAMINHÁVEL:

    “A família americana média trabalha do dia 1º de janeiro a 13 de abril só para pagar os gastos dos seus carros”
    Q

    9+
  • Moreira 13 de junho de 2016 at 21:58

    Algumas pérolas do livro que estou lendo , CIDADE CAMINHÁVEL:

    “A família americana média trabalha do dia 1º de janeiro a 13 de abril só para pagar os gastos dos seus carros”

    QUANDO a bolha estourou, as famílias que moravam cidades longes dos centros e dependiam dos automóveis para se deslocar viram sua capacidade de honrar os contratos minada pelo custo dos transportes individuais. O epicentro das penhoras estavam nesses lugares.

    “domícilios situados em zonas de automóveis gastavam um quarto de sua renda em transportes..”

    14+
    • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 08:26

      Isto que eu gostei de Madrid, uma cidade compacta, de 605 Km2 (<14 km de raio) e 3,1 milhões de habitantes.
      Totalmente formada por prédios de 4 andares que não possuem elevador ou portaria.
      Metrô com 238 estações onde 80% da população vive a até 600 metros de uma estação.
      Linhas de trem de alta velocidade para Barcelona e e de trens convencionais para todo o país.
      Peguem uma cidade brasileira de mesmo tamanho e somem os custos de elevadores, portarias 24 horas, congestionamentos, gasto com transporte, qualidade de vida, etc. Estes "custos ocultos" saem do bolso das pessoas. Então uma coisa é gastar R$ 2.000 no aluguel de um apartamento em São Paulo e outro é gastar os mesmos R$ 2.000 no aluguel de um apartamento em Madrid.

      9+
      • From_The_Tower 14 de junho de 2016 at 08:29

        Estive em Madri no mês de Abril. Fiquei impressionado com a facilidade do transporte público.
        Show de bola. Apesar de que a velha geração ainda é Brick-lover. Mas os jovens estão se ligando do peso que é arcar com os custos de aquisição de residências e estão preferindo a mobilidade pela a Europa do que ficar presos a financiamentos bancários de décadas.
        E tem outra questão tb: as novas gerações não querem filhos e cada vez mais vão pros bares e baladas.

        5+
        • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 08:51

          From_the_Tower, imagine os custos indiretos:
          – Recolhimento de lixo
          – Policiamento
          – Tempo para uma ambulância chegar ao local
          – Infraestrutura urbana: água, energia, esgoto, etc. Tudo isso impacta nos custos para se viver numa cidade, bastando, por exemplo, considerar que a soma da kilometragem de todas as ruas de Madrid é menor que de Campo Grande-MS, com 800K habitantes.

          Vejamos Brasília, com seus enormes vazios urbanos, 75 km de distância entre o bairro de Sobradinho até Samambaia, 24 estações de metrô. Não existe lei orgânica que determine qual o limite do perímetro urbano.
          O plano piloto, com 412 Km2 tem 214K habitantes. Todos os prédios residenciais nas asas norte e sul, com 5 andares, possuem elevadores e portaria 24 horas. Durante a noite, as superquadras viram um deserto, por medo de assaltos.
          Brasília foi criada para carros, tanto que é bastante perigoso o uso de bicicletas, 39,2% dos deslocamentos são feitos por transporte individual motorizado, contra 31,5% em coletivo, 20,7% a pé e apenas 2,3% de bicicleta.

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_(regi%C3%A3o_administrativa)
          http://noticias.r7.com/distrito-federal/com-40-dos-deslocamentos-feitos-por-carros-brasilia-precisa-investir-na-integracao-para-melhorar-mobilidade-18042015

          7+
          • calango_df 14 de junho de 2016 at 10:30

            Brasília é a maior cagada que fizeram. Tudo é longe, necessita de carro e o transporte público é péssimo. Não há o acaso nesta cidade. E o preço bolhudo dos imóveis? Basta visitar outras cidades para perceber a bolha…não só no preço: qualidade dos imóveis e vizinhança são inferiores e, para quem vive no plano piloto (centro), realmente vive-se numa bolha. Uma ilha cercada de bagunça e violência de outras áreas. E o preço dos serviços? Outro dia fui numa festa junina e estavam cobrando 25 dilmas num yaquisoba…para, né?

            ”Ah, mas a cidade foi construída por Oscar Niemeyer, um gênio“. Quem diz isso? A nossa mídia tupiniquim…tente dar uma lida na opinião estrangeira (http://www.bbc.com/news/magazine-20632277). “Ah Calango_df, mas tá em inglês…”. ok, para que inglês? Os filme já são dublados, né?. Segue uma ajuda: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/12/1559026-biografo-de-clarice-lispector-critica-brasilia-e-ataca-niemeyer.shtml

            “Ah, mas em Brasília tem qualidade de vida, os serviços funcionam”. Não vou discutir qualidade e se os serviços funcionam ou não (acho que não tem qualidade e nem funcionam). Bom, a cidade não produz nada, não tem base industrial e tal. Então, já fica meio que na cara de onde vem este dinheiro. Além de ter o privilégio de ser capital (pergunta a um carioca qual foi a maior desastre para o RJ), tem um fundo constitucional que é quase o orçamento do Estado do Amazonas. De quebra, não paga o judiciário e nem o mp, sustentados pela União.

            O DF tem um orçamento por habitante de quase R$11k (sem judiciário e mp)…o segundo colocado era o RJ, entre R$ 4-4,5k. Isso mesmo, menos da metade e sem considerar a recente crise daquele Estado. Alagoas tem entre R$ 2-2,5k por habitante. Dê o orçamento de AL ao DF e veja onde ele chegará.

            Na minha cabeça, considero o DF um pequeno experimento Bananense…tipo, se a BNN fosse mais rica, o governo tivesse mais recurso, como seria? Tá lá o laboratório já montado no centro do Brasil…chegue e dê uma olhada. Por isso que concordo com o Benjamin Moser (vide segundo link que postei): o Brasil foi, é e sempre será o país do futuro!

            5+
            • baburu 14 de junho de 2016 at 16:12

              O pior de tudo é que yakisoba não é comida de festa junina.

              5+
        • Zé Carioca 14 de junho de 2016 at 11:11

          A realidade do jovem espanhol é que o desemprego e os baixos salários não permitem a grande maioria comprar o seu apartamento, mesmo depois da queda de preço de 50%. Boa parte tem pais brick lovers que tem imóvel próprio e em geral não tem irmãos, então planejam ficar a vida toda no aluguel e herdar o imóvel de seus pais. Preferem aproveitar a vida do que ficar presos 30 anos pagando um financiamento. Mentalidade totalmente diferente do brasileiro médio que acha que tem que comprar o que é seu e aluguel é dinheiro jogado fora.

          4+
  • wade 14 de junho de 2016 at 02:37

    vitera, não é só você que passa por isso de ter dificuldades de encontrar quem saiba sobre o assunto e que deseje compartilhar. Atualmente estou tentando pesquisar sobre bolsa de valores e é tenso. No exterior, material abunda (má oê), mas o que no Brasil, o que se tem dá vontade chorar. A maioria esmagadora é consultor financeiro querendo vender o peixe dele (daytraders ou buy-and-holders de “boas empresas”) que parecem não conseguir passar uma frase sem falácias, contradições, ou simplesmente mentira descarada mesmo.

    E há uma dificuldade grande em adaptar conceitos teóricos do exterior para o Brasil, onde qualquer renda fixa perto de 100% do CDI já bate os principais índices da Bovespa (ibovespa, IBRX 50 e 100), e ainda com garantia de FGC. Ando tendo contato com materiais estrangeiros “formidáveis” (by Empiricus), e dá pena vê-los desperdiçados porque simplesmente faz mais sentido ser agiota do que investidor. Talvez eu simplesmente deva estudar mais, mesmo, e aprender a adaptar pra cá, porque se eu depender de material brasileiro, o que eu vou ver é muita opinião, gritaria, ofensas gratuitas a quem desbanca suas teorias, e pouco fatos e dados. “Em Deus eu creio, o resto traga dados.”

    7+
    • vitera 14 de junho de 2016 at 09:44

      Verdade wade. E olha que você já deve ter uma boa base. No meu caso, acho complicado filtrar as informações que encontro. Minha estratégia é começar a pesquisar e experimentar aos poucos, acabei de criar minha conta na XP.

      2+
  • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 08:14

    Pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) em 26 estados e no Distrito Federal mostra que sete em cada dez consumidores recorreram a empréstimos para realizar um sonho de consumo. A maior parte (41%) dos empréstimos foi para comprar a casa própria e 36% para adquirir carro. O mesmo levantamento, que será divulgado nesta terça-feira (13), apontou que 46% não sabem o número de parcelas que ainda precisa pagar para quitar a dívida e 19% não tomaram conhecimento do quanto de juros e taxas foram cobrados no empréstimo.

    12+
  • Alemon Fritz 14 de junho de 2016 at 08:25

    Lançamentos e vendas de imóveis em SP no ano até abril atingem menor nível desde 2004
    queda de 46% na média, queda de 20% a 40% no VGV sobre março
    http://extra.globo.com/noticias/economia/lancamentos-vendas-de-imoveis-em-sp-no-ano-ate-abril-atingem-menor-nivel-desde-2004-19498812.html#ixzz4BYHLGDdb

    9+
    • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 09:21

      CHOLA MAIS…

      “”Com isso, o setor imobiliário poderá iniciar a superação de sua pior crise da história, com uma recuperação longa e lenta”, disse em nota o vice-presidente de incorporação e terrenos urbanos do sindicato, Emilio Kallas.”

      6+
      • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 09:30

        AINDA NÃO!

        “”Estamos com um quadrimestre muito ruim. Devemos ter atingido o fundo do poço”, afirma o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci.”

        http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20160614/secovi-sp-vendas-lancamentos-imoveis-quadrimestre-batem-recorde-baixa/382939

        7+
  • Palmeirense Bolhudo 14 de junho de 2016 at 08:26

    Leilão de imóveis de Alberto Youssef rende R$ 4,2 milhões à Justiça

    O leilão de imóveis que pertenciam ao doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, rendeu R$ 4,2 milhões à Justiça nesta segunda-feira (13).

    No primeiro pregão, porém, realizado há duas semanas, não houve lances. Os imóveis, então, foram leiloados pela metade do preço, como é de praxe em leilões judiciais. de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1781218-leilao-de-imoveis-de-alberto-youssef-rende-r-42-milhoes-a-justica.shtml

    3+
    • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 10:06

      “SÃO PAULO — O leilão dos imóveis confiscados do doleiro Alberto Youssef na Lava-Jato ficou 40% abaixo do valor de mercado. As propriedades, avaliadas em R$ 6,9 milhões, foram arrematadas nesta segunda-feira por R$ 4,2 milhões em Curitiba. Os valores arrecadados deverão ser revertidos aos cofres da Petrobras.” http://extra.globo.com/noticias/brasil/leilao-de-imoveis-de-youssef-fica-40-abaixo-do-valor-de-mercado-19495532.html#ixzz4BYhNWyq2

      2+
  • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 09:11

    Vou comprar 2

    “De acordo com a Caixa Econômica Federal, os clientes poderão financiar até 90% dos veículos novos ou usados, além de ganharem brindes. O evento vai até sábado, dia 18, em cerca de mil concessionárias e com a presença de três mil gerentes da Caixa e 800 operadores do Banco Pan.

    http://extra.globo.com/noticias/economia/caixa-oferece-condicoes-especiais-para-compra-de-veiculos-partir-de-quinta-19494952.html#ixzz4BYTb1kE3

    6+
  • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 09:20

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    I N A C R E D I T Á V E L

    “Você compra, eu alugo!

    pto 3 qtos + Dependência, sendo 2 suítes, 117 m², 2 vagas de garagem, área de lazer similar a resort. Saldo de R$ 450 mil + R$ 200 mil – negocio o aluguel do próprio imóvel.
    Bairro: Luzia
    Número de quartos: 3
    Área: 117
    Preço: 650.000,00 ”

    http://classificados.infonet.com.br/Classificados/default.iWorkplace!_!__rsClassificadosApp0x2index0x1jsf!!_!__ri0x3anuncio0x3retrieveAnuncioResultado0x2jsf?CdAnuncio=579640&incConsulta=true&__jpfbJSF_RESTARGET=%2Fanuncio%2FretrieveAnuncioResultado.jsp

    11+
    • Zé do Brejo 14 de junho de 2016 at 09:24

      Não tá funcionando o link 🙁

      1+
      • tmarabo 14 de junho de 2016 at 09:43

        se copiar e colar o link funciona

        2+
        • Zé do Brejo 14 de junho de 2016 at 13:25

          Fiz isso e deu certo, valeu!

          2+
      • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 11:29

        aqui funcionou

        1+
  • calango_df 14 de junho de 2016 at 10:31

    Cesar_DF

    From_the_Tower, imagine os custos indiretos:
    – Recolhimento de lixo
    – Policiamento
    – Tempo para uma ambulância chegar ao local
    – Infraestrutura urbana: água, energia, esgoto, etc. Tudo isso impacta nos custos para se viver numa cidade, bastando, por exemplo, considerar que a soma da kilometragem de todas as ruas de Madrid é menor que de Campo Grande-MS, com 800K habitantes.

    Vejamos Brasília, com seus enormes vazios urbanos, 75 km de distância entre o bairro de Sobradinho até Samambaia, 24 estações de metrô. Não existe lei orgânica que determine qual o limite do perímetro urbano.
    O plano piloto, com 412 Km2 tem 214K habitantes. Todos os prédios residenciais nas asas norte e sul, com 5 andares, possuem elevadores e portaria 24 horas. Durante a noite, as superquadras viram um deserto, por medo de assaltos.
    Brasília foi criada para carros, tanto que é bastante perigoso o uso de bicicletas, 39,2% dos deslocamentos são feitos por transporte individual motorizado, contra 31,5% em coletivo, 20,7% a pé e apenas 2,3% de bicicleta.

    Brasília é a maior cagada que fizeram. Tudo é longe, necessita de carro e o transporte público é péssimo. Não há o acaso nesta cidade. E o preço bolhudo dos imóveis? Basta visitar outras cidades para perceber a bolha…não só no preço: qualidade dos imóveis e vizinhança são inferiores e, para quem vive no plano piloto (centro), realmente vive-se numa bolha. Uma ilha cercada de bagunça e violência de outras áreas. E o preço dos serviços? Outro dia fui numa festa junina e estavam cobrando 25 dilmas num yaquisoba…para, né?

    ”Ah, mas a cidade foi construída por Oscar Niemeyer, um gênio“. Quem diz isso? A nossa mídia tupiniquim…tente dar uma lida na opinião estrangeira (http://www.bbc.com/news/magazine-20632277). “Ah Calango_df, mas tá em inglês…”. ok, para que inglês? Os filme já são dublados, né?. Segue uma ajuda: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/12/1559026-biografo-de-clarice-lispector-critica-brasilia-e-ataca-niemeyer.shtml

    “Ah, mas em Brasília tem qualidade de vida, os serviços funcionam”. Não vou discutir qualidade e se os serviços funcionam ou não (acho que não tem qualidade e nem funcionam). Bom, a cidade não produz nada, não tem base industrial e tal. Então, já fica meio que na cara de onde vem este dinheiro. Além de ter o privilégio de ser capital (pergunta a um carioca qual foi a maior desastre para o RJ), tem um fundo constitucional que é quase o orçamento do Estado do Amazonas. De quebra, não paga o judiciário e nem o mp, sustentados pela União.

    O DF tem um orçamento por habitante de quase R$11k (sem judiciário e mp)…o segundo colocado era o RJ, entre R$ 4-4,5k. Isso mesmo, menos da metade e sem considerar a recente crise daquele Estado. Alagoas tem entre R$ 2-2,5k por habitante. Dê o orçamento de AL ao DF e veja onde ele chegará.

    Na minha cabeça, considero o DF um pequeno experimento Bananense…tipo, se a BNN fosse mais rica, o governo tivesse mais recurso, como seria? Tá lá o laboratório já montado no centro do Brasil…chegue e dê uma olhada. Por isso que concordo com o Benjamin Moser (vide segundo link que postei): o Brasil foi, é e sempre será o país do futuro!

    9+
    • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 11:09

      Juscelino kubitschek (que pegou o Brasil com uma dívida externa de US$ 5 BI e devolveu com US$ 45 BI) tinha a ideia de levar o desenvolvimento para o interior do Brasil, o projeto de Brasília foi de autoria de Lúcio Costa, sendo Oscar Niemeyer ficou responsável por alguns edifícios.
      De fato, o desenvolvimento do interior do Brasil só ocorreu com a EMBRAPA, fundada durante o período militar, pois foi só a partir do desenvolvimento das sementes de soja, algodão, milho, dentro outros, que conseguiam ser cultivados no CERRADO que ocorreu a ocupação do interior.

      http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/caracteristicas_socioeconomicas_b.htm
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_do_Brasil

      7+
    • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 11:11

      Como exemplo de desenvolvimento da agricultura no cerrado, podemos ver a população das 100 maiores cidades brasileiras de 1910 a 2010, podendo constatar o salto que ocorreu nas cidades do centro-oeste em 1970
      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=819280

      6+
  • Joaojr 14 de junho de 2016 at 11:06

    Como dizia o amigo “segue o féretro” .

    Mas mudando de assunto, BB baixou a remuneração de sua LCA. Antes 80%, agora 78%.

    4+
    • mestre dos magos 14 de junho de 2016 at 12:37

      Sai fora de banco, vai para corretora. Peguei uma no início do mês com prazo de 90 dias e 93,5% do CDI. Banco só para ter conta corrente para receber salário, efetuar pagamentos e gerenciar o cartão de crédito.

      6+
  • Luladranus 14 de junho de 2016 at 11:13

    http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/06/14/lancamentos-e-vendas-de-imoveis-em-sp-no-ano-ate-abril-atingem-menor-nivel-desde-2004.htm

    3+
    • EngenheiroSP 14 de junho de 2016 at 11:28

      Do relatório do secovi citado

      Vendas = 1.182 unidades
      Lançamentos = 695 unidades
      Oferta Final = 24.961 unidades

      Ou seja, parando agora, tem estoque pra 2 anos de venda.
      Mas não é bolha não, fiquem tranquilos

      6+
      • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 11:32

        E os usados?

        “A cidade de São Paulo encerrou o mês de abril com 24.961 unidades disponíveis para venda, patamar ainda bastante acima da média histórica na cidade, que gira em torno de 17.000 unidades. O estoque é composto por imóveis na planta, em construção e prontos novos, lançados nos 36 meses anteriores.”

        4+
        • CA 14 de junho de 2016 at 12:15

          Cajuzinha,

          Trecho importante, que normalmente passa desapercebido: “O estoque é composto por imóveis na planta, em construção e prontos novos, lançados nos 36 meses anteriores.”

          O que aconteceu nos últimos anos? Tivemos um aumento relevante nos distratos, que já vinham em volume anormal em anos anteriores. Qual o impacto disto quanto aos estoques informados pelo SECOVI SP?

          Normalmente os distratos são feitos APÓS 36 meses do lançamento, porque entre o lançamento, início das obras, construção, habite-se e tentativa de obter o crédito imobiliário pelo comprador do imóvel, se passam mais do que 36 meses. Isto significa que temos um volume cada vez maior de “estoque oculto”, composto por imóveis com mais de 36 meses que “desaparecem” dos controles do SECOVI SP, em outras palavras, a distorção entre estoque e vendas é muito maior do que aparece nos relatórios do SECOVI SP.

          Quer piorar ainda mais a distorção anormal entre estoque e vendas? Considere que uma parcela cada vez maior das vendas na planta que estão sendo feitas hoje em dia são vendas FALSAS, ou seja, vendas para clientes que não terão condições de adquirir o crédito imobiliário no ato da entrega do imóvel. Isto significa que na realidade o estoque existente de novos é suficiente para ainda mais anos de vendas…

          Sem contar os imóveis usados, que em São Paulo estão com quedas nas vendas desde 2012 e ainda, aqueles imóveis que estão em poder dos investidores, que representam cerca de 40% de todas as vendas, onde muitos estão com imóveis vazios sem conseguirem vender nem alugar. Coloque na conta também, os imóveis em poder dos bancos, onde como temos visto, os leilões estão se multiplicando e vários deles sem compradores nem mesmo em segunda praça e com descontos de 50% nos preços.

          Por que apesar de reduções drásticas em lançamentos, ainda assim a desproporção entre estoque e vendas não para de piorar, como é comum em toda bolha imobiliária?

          Porque de um lado temos este aumento relevante nos distratos que alimentam naturalmente os estoques e de outro temos quedas significativas nas vendas brutas e até uma maior dificuldade com relação à vendas FALSAS na planta, porque até os INCAUTOS ficam impossibilitados de entrar no esquema por estarem desempregados ou com queda na renda.

          Enquanto isto, os problemas financeiros das construtoras só aumentando, fazendo com que a sua NECESSIDADE de desovar estes estoques anormais seja cada vez maior e FORÇANDO-AS a oferecerem reduções de preços nas NEGOCIAÇÕES que se traduzem em percentuais relevantes de quedas nos preços dos imóveis, principalmente em função do crédito imobiliário que vai secando cada vez mais, com recursos escassos de poupança e FGTS, tudo isto combinado com a crise que vai se aprofundando e afetando cada vez mais pessoas e empresas.

          7+
      • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 11:37

        De acordo com o relatório das empresas associadas ao SECOVI-DF existem pouco mais de 50.000 imóveis residenciais à venda, e de acordo com o relatório sobre ITBI da SEFAZ, estão sendo vendidos 250 por mês. Façam as contas de prazo para zerar o estoque kkkkkkkk
        http://www.secovidf.com.br/novoportal/images/arquivos/pdf/boletins/2016/Boletim_de_Conjuntura_marco_2016.pdf

        6+
        • markito 14 de junho de 2016 at 12:20

          Exterminador de Corvos

          KKKKKKKKKKKKKKK
          Realmente está muito difícil sair do aluguel…..deixar de ganhar dinheiro pra pagar dívida….

          Publicado na área interna de classificados aqui na autarquia…….eis o belo investimento do investiotário:
          VENDO APARTAMENTO NOVO – LIKE SAUDE GAFISA
          VENDO APTO NA AV FAGUNDES FILHO, SAUDE, PROX. AO METRÔ, RECÉM ENTREGUE, NUNCA OCUPADO. SÃO 73 m2, 2 DORM, VAR C/ CHURRASQ, 1 VAGA. LAZER COMPLETO: SALAS DE GINÁSTICA/FESTAS/JOGOS/BRINQUEDOTECA/QUADRAS ESPORTIVAS/PISCINAS/PISTA DE CORRIDA/ESPAÇO PET, ETC PREÇO: R$ 720.000,00 (FACILITO PAGAMENTO) F: 9XXXXXXXX
          Anunciante: XXXXXXX

          Não sei os colegas, mas eu voltei a ser procurado pelos corvos. Pelo menos uma ligação por dia, fora as malas diretas no email…

          2+

          tem pra alugar? to buscando na regiao…

          2+
          • markito 14 de junho de 2016 at 12:36

            me too.. esse ai pra aluguel até tenho interesse… pago 1.5k + condominio. 2 meses de aplicação pago o ano de aluguel facilmente.

            4+
  • Exterminador de Corvos 14 de junho de 2016 at 11:38

    KKKKKKKKKKKKKKK
    Realmente está muito difícil sair do aluguel…..deixar de ganhar dinheiro pra pagar dívida….

    Publicado na área interna de classificados aqui na autarquia…….eis o belo investimento do investiotário:
    VENDO APARTAMENTO NOVO – LIKE SAUDE GAFISA
    VENDO APTO NA AV FAGUNDES FILHO, SAUDE, PROX. AO METRÔ, RECÉM ENTREGUE, NUNCA OCUPADO. SÃO 73 m2, 2 DORM, VAR C/ CHURRASQ, 1 VAGA. LAZER COMPLETO: SALAS DE GINÁSTICA/FESTAS/JOGOS/BRINQUEDOTECA/QUADRAS ESPORTIVAS/PISCINAS/PISTA DE CORRIDA/ESPAÇO PET, ETC PREÇO: R$ 720.000,00 (FACILITO PAGAMENTO) F: 9XXXXXXXX
    Anunciante: XXXXXXX

    Não sei os colegas, mas eu voltei a ser procurado pelos corvos. Pelo menos uma ligação por dia, fora as malas diretas no email…

    6+
    • Alemon Fritz 14 de junho de 2016 at 11:49

      isso dá 9,860k o m2.. kkkk nem pela metade

      4+
    • Cesar_DF 14 de junho de 2016 at 11:57

      O interessante é que o apartamento com estas características “em obras” está cerca de 700K e já entregue está 500K em média. kakakakaka

      http://www.zapimoveis.com.br/venda/apartamentos/sp+sao-paulo+zona-sul+saude/#{“precomaximo”:”2147483647″,”areautilminima”:”60″,”areautilmaxima”:”80″,”parametrosautosuggest”:[{“Bairro”:”SAUDE”,”Zona”:”Zona Sul”,”Cidade”:”SAO PAULO”,”Agrupamento”:””,”Estado”:”SP”}],”pagina”:”1″,”ordem”:”Relevancia”,”paginaOrigem”:”ResultadoBusca”,”semente”:”1089890187″,”formato”:”Lista”}

      4+
  • Minions 14 de junho de 2016 at 11:59

    CVR
    Colega brick lover tem uma casa em bairro para vender há 2 anos. Há 2 anos pedindo 450k do imóvel. Recebeu várias ofertas de terreno + cachorro + bicicleta + financiamento…
    Agora recebe proposta de terreno (avaliado em 160k pela corvetora e 100k por mim) em cond + 300k. Eu disse que, se tivesse vendido há 2 anos por 400k, hoje teria 500k se aplicados. Eu faria a venda e queimaria o terreno pela metade do preço, se fosse o caso. Mas preferi desestimular a venda pra corva não receber a comissão…

    13+
    • tmarabo 14 de junho de 2016 at 15:19

      não se deve dar palpite: ele vai vender por um terreno + 300k e mesmo se torrar o terreno por 80k (metade do preço) vai fazer um ÓTIMO NEGÓCIO.
      mas vai aparecer alguém dizendo “ah, foi mau negócio” e teu “colega” vai ter ódio mortal de ti.

      4+
      • tmarabo 14 de junho de 2016 at 15:21

        nas poucas vezes em que palpitei, fiquei aliviado de não ter sido ouvido e o cara ter sido (semi) motumbado. quando se palpita, aos olhos do ouvinte, tu estás assumindo a responsabilidade por ele. não é exagero.

        11+
        • Minions 14 de junho de 2016 at 19:47

          Tens razão! Me arrependi de ter “aconselhado”!”.

          2+
  • Palmeirense Bolhudo 14 de junho de 2016 at 12:20

    Venda de imóveis usados tem pior queda em 15 anos

    A venda de imóveis residenciais usados apresentou, em maio deste ano, o pior resultado desde que a pesquisa foi iniciada, em 2001. O dado faz parte do levantamento realizado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).

    De acordo com a pesquisa, no mês de maio foram vendidos 378 imóveis em Curitiba, enquanto que no mesmo período de 2014 foram vendidos 869 e em 2015 foram 759 unidades. Segundo o vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Ribas Moritz, as taxas de juros ajudam na crise do mercado imobiliário.

    Dados do Índice de Velocidade de Venda de Imóveis Usados (IVVU) mostram que atualmente, um imóvel leva 134 dias para ser vendido. Já em 2008, um imóvel levava menos de 60 dias para ser comprado.

    (Band)

    http://paranaextra.com.br/venda-de-imoveis-usados-tem-pior-queda-em-15-anos/

    4+
  • Inevitable 14 de junho de 2016 at 12:32

    Venda de imóveis novos em SP cai 46% em abril e lançamentos recuam 78,7%
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/06/1781459-venda-de-imoveis-novos-em-sp-cai-46-em-abril-e-lancamentos-recuam-787.shtml

    As vendas em abril foram lideradas por imóveis com preços abaixo de R$ 225 mil. Por outro lado, a maior quantidade de lançamentos foi de Imóveis com preço entre R$ 225 mil a R$ 500 mil.

    6+
    • From_The_Tower 14 de junho de 2016 at 14:28

      huahuahuahuahuahuahuahua.
      Só vendem lixinhos????
      E para comprar lixinho o casalzinho 666 precisa dar 02 FGTS de totalizando uns 25k mais uns 15k de entrada (milho pro corvo) e depois financiar em 30 anos o restante. kkkk
      Avoa TR !!!
      Comprem tijolos !!!

      10+
      • rude 14 de junho de 2016 at 14:42

        Caros amigos da bolha, bom dia!
        segue aqui um relato pessoal referente na tentativa de realizar uma locacao na area nobre do Rio venho monitorando precisamente 11 meses 10 dias o dito imovel de quarto e sala valor pretendido do propriOtario com cond+iptu 2400 R$ fiz a 9 meses atraz uma proposta por 2000R$ com todas as taxas ao propriOtario ele me respondeu que seria impossivel por esse valor desejei imediatamente boa sorte para ele e esqueci o assunto para minha surpresa comecei a monitorar a olx bingo!!! advinha quem esta la? o proprio ele republicava de 3 em 3 dias na olx entao vamos a conta total de tempo parado do imovel hoje 9 meses e 4 dias valor cond 819R$+iptu 219R$ total despesas no periodo 10.038R$ dez mil e trinta e oito reais. pergunta aos caros amigos da bolha qual e a logica dessa gente alguem poderia fazer uma analise previa para meu auxilio?

        10+
        • alemonbnu 15 de junho de 2016 at 05:43

          Cara, eu acho que eles pensam mais ou menos assim:
          “Se eu tivesse alugado para aquele fulano por 2000 reais, há 10 meses atrás, teria perdido 400 * 10 = 4000 (quatro mil reais). Nesse período economizei ou deixei de perder quatro mil reais! Fiz um bom negócio! Sou ixpertu!” Acho é que mais ou menos assim. Ahm, mas e os gastos com IPTU, condominio, etc? ah, isso é investimento. O pensamento do bananense nao tem lógica nao, é assim mesmo.

          5+
          • rude 16 de junho de 2016 at 08:40

            valeu pela dica,obrigado imagino quando o imovel vai para a penhora, certamente vao culpar a sorte!

            0
  • markito 14 de junho de 2016 at 12:42

    Alemon Fritz

    isso dá 9,860k o m2.. kkkk nem pela metade

    0

    uns 280k taria bem pago um imóvel desse.

    4+
  • Luladranus 14 de junho de 2016 at 12:47

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2016/06/14/crise-da-oi-pode-acarretar-perdas-de-r-12-bilhoes-a-bndes-bb-e-caixa-240027.php

    “Saída do principal executivo da empresa em meio a desentendimentos com os principais acionistas deixa a operadora cada vez mais próxima de ser obrigada a pedir recuperação judicial. Crise da Oi pode acarretar perdas de R$ 12 bilhões a BNDES, BB e Caixa.”

    7+
  • Cajuzinha 14 de junho de 2016 at 15:42

    postado em 14/06/2016 13:31
    Agência Estado
    São Paulo, 14 – O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), José Romeu Ferraz Neto, afirmou não haver sinais de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) setorial antes de 2018. Para este ano, a instituição espera uma queda de 5,0% no PIB da construção e o corte de 250 mil vagas de trabalho. No ano passado, o PIB do setor recuou 7,7%.

    4+
  • bolha real 14 de junho de 2016 at 17:20

    http://www.valor.com.br/empresas/4599395/vendas-de-residencias-novas-caem-46-em-abril-aponta-secovi-sp

    1+
  • bolha real 14 de junho de 2016 at 17:20

    http://www.valor.com.br/empresas/4599395/vendas-de-residencias-novas-caem-46-em-abril-aponta-secovi-sp

    SÃO PAULO – As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo caíram 46% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, para 1.182 unidades, segundo levantamento do Secovi-SP. Na comparação com março, houve queda de 10,5%. De janeiro a abril, as vendas caíram 18% ante os quatro primeiros meses de 2015, para 4.038 unidades. O Val

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/empresas/4599395/vendas-de-residencias-novas-caem-46-em-abril-aponta-secovi-sp ou as ferramentas oferecidas na página.
    Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor ([email protected] ). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

    1+
  • Igor Queiroz 14 de junho de 2016 at 17:22

    Pessoal, boa tarde, queria uma ajuda, o Banco Sofisa Direto é confiável, abri uma conta e queria aplicar uma quantia, achei algumas taxas interessantes

    2+
    • RecebendoJuros 14 de junho de 2016 at 17:55

      Eu tenho investimentos em LCI e CDB do Sofisa, estou muito satisfeito com as taxas pagas e com as funcionalidades proporcionadas.

      Dito isso, te digo que é difícil dizer se um banco é confiável ou não. Vc pode utilizar as notas dadas pelas agencias de avaliação de risco como uma base. Dê uma olhada nesse site:
      http://bancodata.com.br/escalas

      Com certeza a chance de um banco como o Sofisa quebrar é bem maior do que a chance do Bradesco quebrar. Por isso mesmo as taxas dos bancos pequenos são mais interessantes, pra compensar o risco.
      Cabe a vc decidir quantos % do seu dinheiro aceitam esse risco maior em troca de uma rentabilidade maior.

      2+
  • bolha real 14 de junho de 2016 at 17:25

    Agora vai a matéria completa, sem o amadorismo anterior.

    http://www.valor.com.br/empresas/4599395/vendas-de-residencias-novas-caem-46-em-abril-aponta-secovi-sp

    SÃO PAULO – As vendas de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo caíram 46% em abril, em relação ao mesmo mês do ano passado, para 1.182 unidades, segundo levantamento do Secovi-SP. Na comparação com março, houve queda de 10,5%. De janeiro a abril, as vendas caíram 18% ante os quatro primeiros meses de 2015, para 4.038 unidades.
    O Valor Geral de Vendas (VGV) teve queda de 43,5% em abril na comparação anual, para R$ 535,5 milhões, se considerados valores atualizados pelo INCC-DI. Dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) divulgados pelo Secovi-SP apontam lançamento de 695 unidades em abril, com queda anual de 78,7%. No acumulado até abril, a retração foi de 56%, para 2.387 unidades, menor volume para o primeiro quadrimestre do ano, desde 2004, quando a metodologia atual começou a ser adotada.
    Em nota, o vice-presidente de Incorporação e Terrenos Urbanos do Secovi-SP, Emilio Kallas, disse acreditar em tênue recuperação da economia no segundo semestre, com redução da tendência de queda, e início de leve crescimento em 2017. Isso possibilitará que o setor, de acordo com Kallas, dê início à “superação de sua pior crise, com recuperação lenta e longa”.

    3+
  • mark 14 de junho de 2016 at 18:03

    O que q vocês acham vai acontecer com os meus obamas e as minhas Merkels se o Reino Unido sair da Uniao Europeia?

    2+