Cenário econômico aumenta o número de pedidos de distratos – Jornal do Comércio

Você pode gostar...

Comments
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 09:54

    “Os relatos sobre empresas que vêm chegando ao Ministério da Fazenda e ao Banco Central são alarmantes. Se a paralisia da atividade perdurar por mais três ou quatro meses, uma leva de grandes empresas irá à bancarrota. A lista é enorme e diversificada. A quebradeira só não se tornou realidade ainda porque há uma ação coordenada entre os bancos para renegociar e alongar as dívidas até a tempestade passar. O problema é que o quadro de incertezas só se agrava.

    Em conversa recente com técnicos da equipe econômica, executivos de um dos maiores bancos do país disseram que, há meses, não realizam novas operações de empréstimo a grande empresas. Os negócios atuais se restringem a rolar débitos por total incapacidade de pagamento. Essas rolagens estão, porém, se esgotando, pois a geração de caixa das companhias é cada vez menor. Não há produção, e as vendas despencam. O grito de socorro já está na ponta da língua.”

    23+
    • avatar
    • avatar
    • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 09:56

      “Sem solução simples à vista, o destino do Brasil será derreter, caminhando para o mais dramático dos cenários: a depressão econômica. O Banco Central mostrou que, em janeiro, quando se esperava os primeiros sinais positivos da economia, o país encolheu 8,12% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse tombo, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), desconsidera os fatores atípicos do período. Por isso, já se fala em retração entre 6% e 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 se a crise política se estender.

      Há, no governo, quem acredite que Dilma pode recuperar o fôlego se o ex-presidente Lula assumir um ministério com a missão de mudar a política econômica. Ele acredita que, se o governo voltar a gastar, a distribuir dinheiro para os mais pobres e para o empresariado, conseguirá reverter o ânimos e enterrar o processo de impeachment. Lula, caso aceite o convite de Dilma, trará de volta o populismo que prevaleceu nos quatro primeiros anos de mandato da atual chefe do Executivo e que quebrou o país.

      Ao partir para a gastança, Lula poderá agradar às bases sindicais, que pedem mais deficit público, e reunir os poucos mais de 170 votos no Congresso para garantir a sobrevida de Dilma. Mas, em vez de recuperar o país, o empurrará de vez do precipício. O petista é investigado pela Lava-Jato, tem um mandado de prisão sendo analisado, não inspira mais confiança entre os agentes econômicos e é rejeitado por parte significativa dos eleitores. No atual contexto, O risco é de Dilma e Lula afundarem abraçados e levarem o Brasil para o estado de anarquia no qual ninguém consegue governar.”

      http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/o-pecado-de-dilma/

      15+
      • avatar
      • avatar
    • Boruto 16 de março de 2016 at 08:37

      Mas nunca baixam os preços nobre Cajuzinha, é só ver o setor de carros do Brasil com Gol 1.0 vendido a 40mirréis.

      1+
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 10:12

    “Para o economista-chefe da Opus Investimento, José Márcio Camargo, o recuo do IBC-Br foi maior do que o mercado esperava. “Sinal de que o país começou o ano pior. Apesar de a indústria ter tido um desempenho levemente positivo, que também surpreendeu, a queda de serviços foi responsável pela retração”, analisou.
    As perdas nos setores de varejo e serviços iniciaram o ano em 1,5% sobre dezembro e 5% na comparação com janeiro de 2015. Elas ofuscaram a alta inesperada de 0,4% na produção industrial na comparação com o mês anterior. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br caiu 4,44% em números dessazonalizados, que fazem uma compensação para comparar períodos diferentes. Com a péssima largada, 2016 promete uma queda no PIB ainda maior do que o recuo de 3,8% do ano passado, segundo os especialistas.
    “Nossa projeção era de contração de 4% do PIB neste ano, mas como o cenário começou pior do que se imaginava, acho que as previsões de crescimento vão cair a partir de agora”, destacou Camargo, da Opus. O banco Credit Suisse revisou as projeções para a economia brasileira, indicando queda de 4,2% em 2016 e 1% em 2017. Contudo, a equipe do economista Nilson Teixeira destacou que, se a crise se agravar ainda mais e gerar uma paralisia maior na economia, este ano poderá terminar com um redução de PIB de 6,1%. Se tal cenário se confirmar, o país terá retornado ao PIB de 2004, anulando mais de uma década de expansão econômica. ”

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/03/15/internas_economia,743487/brasil-esta-sem-horizonte-de-recuperacao-economica.shtml

    6+
    • avatar
    • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 10:14

      “Outro dado preocupante é a previsão do Banco Goldman Sachs, que estima o recuo do PIB per capita em 10% entre 2015 e 2016. Para dar uma ideia do que isso representa, entre 1981 e 1992, no que se convencionou chamar de década perdida, o PIB per capita encolheu 7,6% em 12 anos. Na avaliação de Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Mizuho, a economia começou o ano com o pé errado.
      “O mercado achava que, pela alta da produção industrial em janeiro, havia uma esperança de que a economia pudesse ter alguma reação, mas isso não ocorreu”, disse. O que mais preocupa o especialista, no entanto, é a contaminação do dado negativo. “Vamos ter forte contração do PIB no primeiro trimestre deste ano. Pode ser ligeiramente menor do que o último trimestre do ano passado, mas isso não é necessariamente bom, porque a base de comparação já é deprimida”, alertou.”

      4+
  • Azufre 15 de março de 2016 at 10:25

    Bancos médios saindo da Bolsa

    http://www.valor.com.br/imprimir/noticia_impresso/4480816

    6+
    • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 12:19

      Azufre,

      Bancos médios na bolsa não fazem a menor falta, eu opero na Bovespa e não tenho coragem de colocar meu dinheiro em bancos pequenos, o Sofisa tá saindo, e não fará a menor falta.

      Bancos na Bolsa só tem 3: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, o Santander não dá porque só tem ação UNIT.

      4+
      • avatar
      • Azufre 15 de março de 2016 at 13:00

        Vc tem alguma ressalva sobre a saúde financeira de algum deles?

        0
        • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 15:29

          Azufe,

          analisar balanço de banco é uma coisa triste, pois não dá para saber a qualidade do crédito deles e normalmente quem pega dinheiro emprestado em banco pequeno é porque não conseguiu crédito nos maiores, são pequenas e médias empresas, muitas financiando capital de giro, ou seja, vendendo o almoço para comprar a janta.

          Agora respeitado o limite do FGC pode investir em banquinho sem problema.

          Mas mais que o FGC nunca, banquinho não avisa, quebra. Aliás, não quebra o Banco Central liquida as instituições financeiras insolventes e quando se trata de banco (pode ser corretora, seguradora, administradora de consórcio), o BC sabe no final do dia quem não está bem das pernas, pois existe no BC, uma conta chamada redesconto de liquidez, que quando o banco não consegue dinheiro em outro lugar, o BC empresta para o banco, isto pode acontecer, mas não pode virar uma muleta, enfim, banco é assim.

          10+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Azufre 16 de março de 2016 at 08:07

            Valeu!

            0
  • Urso 15 de março de 2016 at 10:39

    Recebam todos vós!

    2+
    • avatar
  • Pao de queijo com cafe 15 de março de 2016 at 10:43

    Tava muito bonito.
    Fizemos nossa parte, pelo menos tentamos, não?
    Daqui pra frente, quem não foi e vier de mimimi comigo vai escutar: “uai, porque não foi reclamar no dia e hora apropriados, ficar aqui no meu ouvido não adianta não…”
    Num é?
    Agora, é o que eu disse pra um amigo, ainda na sexta: ainda que fossemos 300.000.000.000 de pessoas na rua, isso por si só não derrubaria os reds…
    Daí eu não entendo o ar de supresa – aqui e do outro lado da rua – com a ida do 9-dedos pra Brasília.
    Vcs achavam que ele ia ficar sentado na sala do triplex esperando o japa chegar?
    A treta ali é pesada, vizinha, os nossos bisavós nem eram nascidos e esses caras já derrubavam monarquias e faziam o diabo.
    No mais, segue a luta.
    E no financeiro, sigo com uns 50% nas doletas, uns 30% na RF e uns 20% na BOVESPA…
    E vamo que vamo……..

    Azufre 14 de março de 2016 at 18:06
    Gostou da manifestação? Tava bonito, né?

    12+
    • avatar
    • avatar
    • Azufre 15 de março de 2016 at 10:56

      Isso aí…

      Turminha do voto nulo, do “não vou me expor”…

      2+
      • Number0101 15 de março de 2016 at 11:53

        Q eles RECEBAM!

        1+
  • MINEIRO SPY 15 de março de 2016 at 10:45

    A onda de pessoas próximas em busca de empréstimo está virando tsunami.
    Nos últimos 10 dias foram 3 pessoas. Uma delas, em especial, chamou-me a atenção. Ela queria 1700 para quitar o…….CONSÓRCIOOOOO. Isso aí…entrou em consórcio com objetivo de comprar um carro usado, mas ganhava 2 salários mínimos na carteira e ficou sem emprego. Foi dito que pegaria o PIS e pediu grana para complementar, para hoje. Isso aí…grana para hoje. Respondi que não tinha…só estava com 400 para chegar ao final do mês. Acho que perdi a “amizade”

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 12:21

      Melhor perder só a amizade do que a amizade + dinheiro.

      21+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Azufre 16 de março de 2016 at 08:08

        Concordo

        0
    • Mr.Brightside 15 de março de 2016 at 12:31

      amizade de 2 salarios minimos raramente te chamara para um churrasco, um aniversario, para um jantar, te convidar para viajar dividindo os gastos de formas iguais. e ainda se o cara terminar o consorcio de carro nem sei do que é o consorcio, mas se for de carro duvido que ele deixa voce andar com o carro. e já pensou na possibilidade de seu amigo ser apenas seu colega e nada mais
      esquive o máximo disso, as pessoas que fazem dividas assim tem que saber no que está se metendo

      12+
      • avatar
      • avatar
      • MINEIRO SPY 15 de março de 2016 at 13:35

        Concordo com tudo isso.
        A lista só reduz, reduz, reduz. rsrsrs.

        4+
        • avatar
        • avatar
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 11:02

    Na China:

    http://www.rtp.pt/noticias/economia/china-admite-grande-volume-de-casas-por-vender-mas-garante-estabilidade-no-setor_n903730

    2+
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 11:06

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2016/03/15/lula-impos-a-dilma-uma-condicao-para-assumir-ministerio-mudar-a-politica-economica-do-governo/

    1+
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 11:14

    “E segundo o professor de economia do Insper, Otto Nogami, há ainda espaço para uma redução de preços no mercado de usados. “A percepção é de que os preços dos imóveis novos já estão se estabilizando. Os usados talvez caiam um pouco mais”, disse. A desaceleração nos preços dos imóveis vem acontecendo desde 2011, após ter atingido o pico no segundo trimestre daquele ano, segundo o professor titular do núcleo de estudos imobiliários da Escola Politécnica da USP, João da Rocha Lima Jr.

    “Os preços hoje estão muito próximos dos de antes do novo ciclo do mercado de construção civil, em 2005.”

    Estoques mais altos

    Construtoras e incorporadoras já têm nos últimos trimestres priorizado desova de estoques em vez de lançamentos, diferente do que faziam em anos recentes, quando vendiam todas as unidades em uma semana.

    O cenário atual deve se manter por ao menos dois a três anos, segundo o executivo da BR Brokers. Considerando as seis companhias hoje listadas no Ibovespa – Rossi, Cyrela, Gafisa, Brookfield, Even e MRV -, o estoque somava 23,7 bilhões de reais ao final do primeiro trimestre, 10,2 por cento acima do mesmo período de 2013.”

    2+
    • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 11:15

      “”Está muito claro para nós que nossa lucratividade vai retornar apenas para os níveis que nós queremos quando resolvermos a questão dos estoques prontos. Nós estamos 100 por cento focados neste problema”, disse em maio um dos presidentes-executivos da Cyrela, Raphael Horn.”

      http://jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=3322769

      2+
    • CA 15 de março de 2016 at 13:47

      Cajuzinha,

      Mentira deslavada do João da Rocha Lima Jr, ele já fez estudos com o IVG-R e sabe que a evolução dos preços acumulada até hoje ainda está o TRIPLO do que evoluiu a renda, mais que o DOBRO do que evoluiu o custo de construção e quase o DOBRO do que evoluiu o aluguel, ou seja, ele sabe melhor do que ninguém que os preços de venda estão completamente distorcidos e com a situação se agravando com o aumento da crise que traz queda na renda, o aumento na distorção entre oferta e procura, dentre outros problemas.

      Lembrando que ele faz parte do NRE da POLI/USP e assim como todos os membros da NRE, tem 100% de seu salário dependente do segmento imobiliário, sendo que eles são cúmplices do pessoal da Zap Imóveis no FIPE/Zap e que estes últimos também tem todo o interesse do Mundo em FAZER DE CONTA que os preços estão normais para agradarem aos anunciantes da rede Globo que pertencem ao segmento imobiliário…

      4+
      • avatar
      • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 14:40

        CA, esse tipo de mentira já nem me abala. O fato é que, ainda que a CEF tenha aumentado o percentual que pode ser financiado, com o preço dos imóveis nas alturas, bem como a taxa de juros que mesmo para os imóveis de “menor” valor ainda são altas, somado ao desemprego e queda da renda, fica cada dia mais evidente que não vai…

        Apesar de a situação não estar favorável, concordo que não há margem para subida dos preços, mesmo com a volta da possibilidade de financiar maior percentual. A parcelinha não cabe no bolso daqueles que ainda poderiam conseguir financiamento.

        “O mercado pode repassar esse ajuste para os preços?

        Sem chance, porque o setor está superestocado. O empresário quer o recurso para vender o que está estocado. Pelo lado do consumidor, a situação está favorável, pois não há nenhuma margem para sobrecarga de preço”

        http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=64622

        3+
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 11:21

    “”Estamos entre a cruz e a espada”, diz Silva, que não vê, no momento, chances de retomada do mercado de veículos. A GM não comentou o assunto. As partes se reúnem amanhã para discutir a proposta. No início do mês a montadora ameaçou demitir 1,5 mil funcionários.

    No primeiro bimestre, as vendas totais caíram 31% ante igual período de 2015, para 302 mil veículos. As vendas da GM caíram 34,8%, para 48,8 mil unidades”

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/03/15/internas_economia,743622/para-evitar-cortes-gm-quer-congelar-salario.shtml

    1+
  • CarlosL 15 de março de 2016 at 12:15

    * Diante dos fatos hoje apresentados, acho que a única coisa que faria sentido é a intervenção….
    * Dolar em subida; A pequena janela fechou-se ; Nova queda !? Somente se amanha de manhã o nosso amigo fosse preso porem, ele hoje a tarde assume seu novo trabalho… Essa foi a grande conquista das manifestações do dia 13 pelo visto…

    3+
    • avatar
    • Number0101 15 de março de 2016 at 12:23

      Show…faz um combo

      Teremos o primeiro ministro e presidente presos na história do país.

      6+
      • avatar
      • CarlosL 15 de março de 2016 at 12:43

        Eu nao afirmaria com tanta certeza isso….

        5+
    • Awulll 15 de março de 2016 at 13:34

      Nossa, e num dos tópicos passados arrisquei que o anúncio do barba tava influenciando no dólar, mas não imaginava que ia fazer um estrago tão grande.
      Imagina se não tivesse a delação homologada hoje? PETR4 ia cair o que? 20%?
      Ainda acho que essa semana, como muitas outras será longa.
      PMDB como sempre terá papel chave.

      2+
      • Ogami 15 de março de 2016 at 14:32

        O Temer me lembra o Palpatine do Star Wars…

        5+
        • avatar
        • Ogami 15 de março de 2016 at 22:54

          Vai matando os discípulos… Darth Cardoso teve a vez dele mas foi trocado pelo Death Lula… Onde a for$a era maior.
          Agora tem a Darth Rousseff… Mas nesse momento ele sente a for$a correndo forte no Aécio.

          Mas nesse filme não tem herói não? Tamo lascado….

          0
  • Mr.Brightside 15 de março de 2016 at 12:26

    pode isso financiar algo bolhudo se já tinha um imóvel proprio e contava para vender. e fora isso financiar entrada e financiar 150 mil. tem mais que se ferrar mesmo. poderiam ter a casa morando em sei la onde que era seu ape antigo. poderiam gastar os 1,5 mil mensais em coisas mais produtivas, como programas de casais.
    eles já tinham um imóvel quitado pelo que eu entendi. por que se meter em uma divida e querer se meter em divida alta, prestação de 1,5 mil não cabem no bolso de muita gente, e eles mostraram dificuldades de uma prestação de R$2000,00 se um ficar desempregado adeus felicidade de ambos.
    se estiver sobrando grana faz outra coisa com ela invista ou faz carpie diem. quatro paredes fazem um lar ter algo quitado é uma bença hoje e as pessoas querem se desfazer a toa. e uma bença o distrato e eles não sabem, se a foto mostrada for a casa deles que queriam se desfazer, eles são muito burros pois pela casa parece ter um comodo bem confortado para viver .
    e deviam dizer graças a deus por não ter conseguido vender a casa que estava quitada para dar entrada a um financiamento estramamente medonho

    5+
    • avatar
    • avatar
    • Money_Addicted 15 de março de 2016 at 12:38

      “…..se estiver sobrando grana faz outra coisa com ela invista ou faz carpie diem…” como sabemos, pobre tem raiva de dinheiro……nao pode ver um pouqinho “sobrando” que tem q arrumar um jeito de se desafazer

      [ ]s

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Ilusionista 15 de março de 2016 at 12:58

      grande parte destes que estão distratando já possuíam imóvel próprio quitado, em vez de ficarem quietos, foram se aventurar atrás do modismo do “Terraço Goumet” e “condomínios clubes lazer total” e não se deram conta que não estão tendo mais dinheiro para pagar este “circo de novidades”.

      vale a pena ver a reportagem do BDbrasil, destaque para os números da inadimplência dos condomínios.

      http://globoplay.globo.com/v/4884430/

      6+
      • avatar
      • avatar
      • Ilusionista 15 de março de 2016 at 15:59

        1-) novas regras para cobrança dos condôminos em atraso
        2-) rapidez.
        3-) penhora online na conta.
        4-) sem dinheiro, então penhora e leilão do imóvel.
        5-) na cidade olímpica, 20 % das unidades de cada condomínio estão inadimplentes.
        6-) multiplicado por todos prédios da cidade, é muiiiiiito imóvel.
        7-) superoferta de leilões de imóveis por dívidas de condomínio somada aos leilões de imóveis por dívidas de financiamento.
        😎 aumento da inadimplência das unidades dos condomínios, rateia o valor para os demais, menos gente conseguindo pagar
        9-) PLOC

        4+
        • avatar
        • avatar
  • selvagem 15 de março de 2016 at 12:30

    Prisão do mercadante em 3, 2, 1….

    House of cards tá chato! Preciso Casa da mão Dilma

    5+
    • avatar
    • navlig00 15 de março de 2016 at 13:29

      Boa selvagem. 🙂

      *http://www.dw.com/pt/jornal-alem%C3%A3o-diz-que-pol%C3%ADtica-brasileira-%C3%A9-melhor-que-house-of-cards/a-19114316

      2+
  • Pao de queijo com cafe 15 de março de 2016 at 12:37

    Vai ou não vai ?????????

    0
  • Azufre 15 de março de 2016 at 12:45

    PETR4.SA
    6,66 -0,74 -10,00%

    5+
    • avatar
  • Azufre 15 de março de 2016 at 12:46

    Fui ali comprar pipoca e toddy de litro

    E nem é pela bolha, não!

    2+
    • avatar
  • Azufre 15 de março de 2016 at 12:51

    Tô vendo trade of the century comprando PETR hoje.

    Será?

    0
    • Awulll 15 de março de 2016 at 14:16

      O anúncio do Lula ficou pra amanhã.
      Ele pode ser anunciado e ainda causar mais estrago.

      3+
  • Sergio Soares 15 de março de 2016 at 12:57

    Eae bolhistas!
    Vou postar um CVR que acabou de acontecer…. estou ainda anestesiado e não consigo acreditar no que aconteceu.
    Sai para almoçar. Quando voltava passei em frente a um ponto de ônibus onde haviam algumas senhoras sentadas aguardando o coletivo (acredito eu!). Todas com aparência “humilde” e inclusive, pela forma de falar, pessoas de pouca escolaridade. De repente… assim do nada, uma delas dispara contra min:
    – QuÉ comprÁ um apartamento moço?
    Tamanho meu susto, pois não esperava tal pergunta (kkkkk)
    – Comprar? Como assim senhora?
    – Tô vendendo o meu pq num tô güentanu pagá.
    – Qual o valor? Tamanho?
    – Éh um [email protected], fica no bairro xxxxx. (Bairro xxxx é periferia em beira de rodovia aqui na minha cidade). Kéru 10 miu e vc pega finãociaudo!
    – Mas falta muito para pagar?
    – Tah finãociaudo pra 35 anÚs!
    – Não senhora, muito obrigado mas não me interessa.
    Cara! Uma cena tão surreal que até agora estou atordoado tentando entender o que aconteceu!

    50+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Coelho da pascoa 15 de março de 2016 at 13:24

      Brilhante obseu cvr Sergio! De onde vc eh?

      2+
      • Sergio Soares 15 de março de 2016 at 13:36

        SP Interior

        1+
        • John Horse 15 de março de 2016 at 22:31

          Bauru?

          0
  • Dgvl 15 de março de 2016 at 13:01

    Cvr
    Grande empreendimento na Penha Rj, vendendo na PRANTA há 3 anos, há um ano entregaram as chave e até agora não venderam tudo, hj escutei na rádio a propaganda com preços da Pranta. Quem comprou siiiii fuuu. Detalhe, à época grande faixa de “TODAS AS UNIDADES VENDIDAS NA PRANTA” quem quiser ver é o Nova Penha e Viva Penha da PDG e Calçada.

    13+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Boba Alegre 15 de março de 2016 at 13:16

    Adorei o audio do assessor do delcidio com o mercadante, principalmente aos 17:25s quando o cara fala que o delcidio tem emprestimo consignado no salario de senador uahauhauahuah
    “https://soundcloud.com/veja-com/09122015a”

    A delação homologada completa:
    “http://infogbucket.s3.amazonaws.com/arquivos/2016/03/15/delacao.pdf”
    lula citado 186x

    10+
    • Awulll 15 de março de 2016 at 13:45

      Tá certo que a delação tava pra ser homologada a qualquer momento, mas será que foi só coincidência que saiu hoje mesmo?
      Acho que a Dilma trucou e o a Lava Jato subiu pra 6.
      Poderiam ter pedido a prisão do Lula de uma vez, mas pelo jeito ainda ele vai ser esfacelado na mídia antes de ser preso.
      A cada movimento do governo tem um troco. É um momento crítico, mas tô achando sensacional.
      Como dizemos na minha cidade natal “Achou teu bão agora, gobierno!”

      8+
      • avatar
      • avatar
  • CA 15 de março de 2016 at 13:20

    Sobre o tópico:

    Está descrito com riqueza de detalhes no artigo do tópico, o processo típico de venda FALSA na planta, quando o corretor não mencionou o INCC para enganar o cliente e este chegou no ato da entrega do imóvel e não tinha como contratar o crédito imobiliário, nem quitar o que faltava, sendo que está mais do que claro que o negócio se tornou inviável em função da venda FALSA.

    Qual a relação disto com a crise econômica, que consta no título, se estas vendas FALSAS já são feitas desde 2008 e já vemos volume anormal de distratos desde 2011?

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Marc 15 de março de 2016 at 13:56

    Sintomas da bolha:
    Banco ensina a morar em um apartamento do dobro do tamanho pagando o mesmo
    “http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/4699909/banco-ensina-morar-apartamento-dobro-tamanho-pagando-mesmo”

    “O rent-vs-buy se deteriorou em 20% desde o começo de 2015, levando a relação de São Paulo
    a 60% e do Rio de Janeiro a 50%” LOL 😀

    7+
    • avatar
  • Duas Barras 15 de março de 2016 at 14:42

    CVR – Aluguel FDS….

    Percebo que em periferias ou com gente desinformada ainda ta colando os aluguéis caros….
    Conversa de travesseiro com uma amiga ai, disse que pegou a casa que comprou na planta em 2014….
    Pagou no total 70 mil com subsidios, paga R$ 450,00 de prestação e alugou por R$ 650,00…. sobra R$ 200,00 de saldo por mês…
    Não ta de todo ruim…. esses R$ 200,00 são pra descontar os juros que vai pagar no financiamento e o que já pagou durante a obra…
    Porém notou que o saldo devedor não abaixa…. ta com planos de morar lá daqui uns anos..
    Obs: Casa com 1 mês deu infiltração por conta da caixa dágua… inquilino reclamando e mandando acionar a garantia.

    Falo nada, só observo! Eu cheguei antes do motumbo, mas ele vai chagar lá… a se vai!

    9+
    • avatar
    • avatar
    • Lucas 15 de março de 2016 at 15:00

      70k no TD renderia até 1.400 reais em janeiro

      7,7%aa ou 0,6%am + inflação de 1,4% passa dos 2%
      só a entrada, se bem investido chega a pagar mais de 2 aluguéis, quase 3.

      5+
      • avatar
      • avatar
      • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 15:20

        Lembrar do IR

        6+
        • Lucas 15 de março de 2016 at 17:01

          alugar tbm paga IR, além de condominio, iptu, vacancia, inadimplecia, taxa de adm, seguro, envelhecimento e por aí vai

          4+
      • Duas Barras 15 de março de 2016 at 15:50

        Se ela tivesse pago a vista né? Não deu nem 1$ de entrada….. Vai sofrer motumbadinhas sucessivas….

        1+
    • Awulll 15 de março de 2016 at 16:35

      “Conversa de travesseiro com uma amiga ai”,
      Hehe

      2+
  • Lucas 15 de março de 2016 at 14:57

    se a rosinha não vem até a montanha
    a montanha vai até a rosinha

    CVBs direto de santo andré

    Rosinha na TV
    “http://www.dgabc.com.br/TV/Video/1873104/21/evasao-comercial-na-avenida-portugal-assusta-empresarios-veja-video?autoStart=True

    e mais um artigo sobre o cumercio
    “http://www.dgabc.com.br/Noticia/1873167/crise-economica-provoca-explosao-na-oferta-por-aluguel-comercial

    é tópico ou não é?

    7+
    • avatar
    • avatar
    • navlig00 15 de março de 2016 at 15:03

      Lucas realmente a franquia das LOJAS ALUGA-SE é a que mais cresce no Brasil.

      *https://twitter.com/jose_simao/status/623835156105838592

      4+
      • avatar
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 15:00

    “SOFRERAM GRANDE DESVALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA”

    http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/940330/?noticia=GUABIROTUBA+E+SANTA+CANDIDA+SOFRERAM+GRANDE+DESVALORIZACAO+IMOBILIARIA

    2+
    • avatar
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 15:22

    Pra não faltar dinheiro, rs

    “O governo quer melhorar a cobrança de dívidas de pequeno valor dos contribuintes com o Fundo de
    Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inscritos na dívida ativa. Para isso, a Procuradoria­Geral da
    Fazenda Nacional (PGFN) prepara uma norma permitindo o protesto em cartório de débitos de até R$
    20 mil.”

    http://www.valor.com.br/brasil/4481168/governo-prepara-norma-para-cobrar-em-cartorio-dividas-de-baixo-valor-com-o-fgts

    2+
    • avatar
  • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 15:35

    CVR

    Andando ainda a pouco pelo plano piloto de Brasília, vejo anúncio:
    Apartamento 1 quarto no Noroeste, um quarto nada é quitinete ou conjugado, como preferirem de 30 m2, de 310K por 245K, mas ainda está muito caro, mais de 8k o m2, tem espaço para baixar mais, queda de 65K sem negociação.
    Imóvel nunca baixa, SQN.

    11+
    • avatar
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 15:37

    Quase off, mas muito interessante:

    http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/314224231/atencao-ato-de-nomeacao-de-lula-para-o-cargo-de-ministro-e-nulo?utm_campaign=newsletter-daily_20160315_3014&utm_medium=email&utm_source=newsletter

    1+
  • Inside 15 de março de 2016 at 15:54

    Agora avaliemos quantas pessoas estão na situação dessa motumbada hardcore:

    “Quando fui atrás para me informar sobre o pagamento da parcela intermediária, já não estava mais em R$ 130 mil. Tinha chegado a R$ 156 mil”, explica. “Mesmo que eu venda o meu apartamento, ele não está valendo R$ 156 mil. Avaliamos nosso imóvel em R$ 130 mil a R$ 140 mil, mas, ainda mais com essa crise, não conseguimos chegar a R$ 156 mil.” Com todos os valores adicionais incidindo sobre a compra, o valor pago seria superior a R$ 450 mil.

    5+
    • avatar
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 16:01

    CA, conhecia esse termo? kkkkk

    “ESTOQUE OCULTO”

    A notícia é antiga – 2015, mas pra mim o termo é novo, kkkkkk

    “De acordo com o analista de construção civil do JPMorgan, Marcelo Motta, a tendência é de alta nos estoques nos próximos meses. “Ainda estamos num momento em que as empresas estão com dificuldades para vender”, afirmou. “E os distratos vêm crescendo pelo que vimos na apresentação dos balanços das companhias.”

    Conforme apurou o Broadcast, empresários do setor têm redobrado a cautela ao lançar novos empreendimentos, já contando com a concorrência de um “estoque oculto”. Como há muitas obras prestes a serem concluídas, a expectativa é de que cerca de 10% a 15% das unidades já vendidas acabem voltando para os estoques no curto prazo, em função de prováveis distratos quando o cliente for repassado para os bancos.”

    http://clubehouse.com.br/noticias/construtoras-altos-estoques-promocoes-descontos-imoveis-fortaleza/

    9+
    • avatar
    • Pao de queijo com cafe 15 de março de 2016 at 16:21

      Não diga…………

      Kkkkkkkkkkkk

      RECEBA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      3+
    • dk_bh 15 de março de 2016 at 16:22

      Esse ta aprendendo a discursar com a Dilma! Estoque oculto/cachorro oculto! não é mera coincidencia! hahahahaha

      3+
    • Superman 15 de março de 2016 at 16:46

      “Estoque oculto” é diferente… Mas aqui em Alphaville (Barureri/Grande São Paulo), existe um acodo entre as imobiliárias, no qual concordaram entre si em não colocarem placas de “aluga-se” e “vende-se” nos apartamentos e casas para não evdenciarem o problema da bolha. Mas praticamente toda Alphaville está a venda.

      9+
      • avatar
      • avatar
      • Lucas 15 de março de 2016 at 16:59

        depois que mudaram os limites nas marginais, sair de alpha pra entrar em SP ficou praticamente impossível

        acho até que fizeram mesmo de sacanagem, prefeito do PT

        4+
        • avatar
        • avatar
      • yuribf 16 de março de 2016 at 10:24

        Aqui em Brasília essa prática também está sendo adotada.

        1+
    • CA 15 de março de 2016 at 17:57

      Cajuzinha,

      Não tinha visto este termo com o sentido dos distratos, mas temos uma infinidade de variações do estoque oculto:

      1) SECOVI SP: omitem o estoque quando imóvel tem mais de 36 meses do lançamento. Pega tudo que a construtora não vendeu durante as obras e mais todos os distratos e FAZ DE CONTA que não existe, não entra nas “estatísticas oficiais”;

      2) Especuladores: tudo que está nas mãos de investidores em imóveis e nunca é contabilizado. Em alguns empreendimentos chega a um númerob bem próximo de 100% do que foi “vendido” no lançamento;

      3) Estoque que saiu das mãos de empresas com Ações na BOVESPA e que abrem os números de estoque e foram parar na mão de empresas sem Ações na BOVESPA e que não divulgam este número – grande volume nesta situação;

      4) “Vendas” para corretores: uma variação das vendas FALSAS na planta, neste modelo, FINGE que vendeu um volume de imóveis para corretores que “apostam” tanto no empreendimento que “compraram” para revender por conta própria. Na verdade não pagam nada ou apenas uma parcela ínfima durante a construção e se não acharem ninguém para comprar, fazem distrato sem prejuízo nenhum. De fato, não há nenhuma venda, é só outra forma de maquiar os estoques. Muito usado com os kitinetes milionários de São Paulo;

      5) “Reserva da construtora”: a construtora anuncia que vendeu tudo, depois no ato da entrega do empreendimento “confessa” que manteve uma “reserva estratégica” para vender com “maior valorização”;

      6) Imóveis usados: o volume de ofertas em sites gratuitos e pagos não para de crescer em volume completamente fora do normal;

      7) Imóveis em poder de bancos para leilões: sabemos que dobrou o volume de imóveis apreendidos para leilões em 2015, mas via de regra este número não entra na conta de estoque / ofertas de nenhum “levantamento” que é feito no mercado.

      Existem diversas variações do que consta acima e ainda outras formas de se ocultar o super estoque de imóveis que sequer mencionei, o mais importante para o segmento imobiliário é não deixar que estas informações “vazem” e quando vazar um pequeno pedaço da verdade, sempre tentar induzir os incautos de que este é um problema temporário e que se resolve rápido, apesar de ser uma distorção entre oferta e procura que não para de crescer desde 2012, apesar de reduções relevantes nos lançamentos a cada ano e da infinidade de “estímulos” dados pelo Governo…

      8+
      • Cajuzinha 16 de março de 2016 at 09:27

        Perfeito, CA!

        Veja esse CVR:

        Há um tempo venho monitorando um prédio entregue pela rossi no final de 2014. Fiquei sabendo que havia apenas três unidades disponíveis, isso depois de um ano da entrega. Entrei em contato com vários corretores para saber se além desses 03 havia algum outro na coluna que me interessava, pois esses três ficavam no sol. Até questionei se todos que compraram na planta haviam conseguido o financiamento e a resposta era que sim, todos, só havia mesmo esses três disponíveis.

        Fiquei acompanhando no OLX o anúncio desses três, até que percebi que depois do anúncio de uma promoção de 15% eles haviam sumido dos anúncios. Falei com o cabo de turma do prédio e fiquei sabendo que tinham sido vendidos.

        Passado um bom tempo, quase 06 meses depois, um corretor me liga oferecendo um na coluna que eu desejava, e mais dois, diferentes daqueles iniciais, na outra coluna, então questionei: mas não tinham vendido tudo, até aquelas últimas unidades? a resposta: é que nós corretores não sabemos a parte jurídica da empresa e só ficamos sabendo da disponibilidade só quando liberam para venda. Ou seja, a informação é bem fechada, assim como você relatou. Não passam nem para os corvos. Agora existem 03 para venda no prédio, mas tenho pra mim que esse número tende a aumentar em razão do índice de luzes acesas que continua baixo, rs.

        3+
  • Inside 15 de março de 2016 at 16:26

    CVR.. demissão.
    Cunhado demitido. Não era 666 nem red. Área de TI. Acontece que aqui em Bsb as empresas terceirizadas estão demitido a rodo. TCU proibindo o aditamento de contrato no final do prazo e mandando fazer nova licitação que demora meses até a reposição de outra empresa, que pode ou não contratá-lo novamente.

    11+
    • avatar
    • avatar
    • odorico 15 de março de 2016 at 16:46

      Sério? Meus terceirizados vão pirar. Será que vou ter que trabalhar? F***CK

      2+
      • avatar
  • Ilusionista 15 de março de 2016 at 16:37

    Vale Tudo: empreiteira petista doando para tucanos, empreiteira tucana doando para petista
    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,a-republica-cai-se-empreiteiras-fizerem-delacao–afirma-delcidio,10000021336

    tem até musiquinha de 1988..
    https://www.youtube.com/watch?v=QqrbZ5E_8a8

    4+
    • avatar
  • Azufre 15 de março de 2016 at 16:57

    BB caindo 20%

    Dá nada

    6+
    • avatar
    • avatar
    • Nilson 15 de março de 2016 at 17:19

      “Reinício da política de redução dos juros cobrados pelo Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal do consumidor final – uma medida que teve enorme êxito, há três anos, e foi abandonada por pressão dos banqueiros privados. Retomada, e completa reformulação, do Minha Casa Minha Vida, nos moldes anti-especulativos e humanizadores propostos pelo MTST e outros movimentos pela moradia.”
      http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavr…
      Bancos vão sangrar em BB então

      5+
      • avatar
      • avatar
    • Nilson 15 de março de 2016 at 17:21

      Fora que subiu de 13 para 23 do nada. Agora está devolvendo.
      na minhas contas de padeiro BB vale uns 8 e olhe lá…

      2+
      • avatar
      • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 20:28

        BB a R$ era tudo o que eu queria, ia entra com força, neste preço o dividendo vai a 15%, aí é só felicidade, mas os compradores de BB não deixam, abaixo de 15 eles compram de baciada.

        2+
        • avatar
        • Nilson 16 de março de 2016 at 00:05

          Manter dividendos com tanto de baixas? O lucro será 20 % menor em 2016, segundo o itau, imagina no banco estatal… Mas abaixo de 8 eu acertaria ser sócio desse governo perdulário

          0
    • JJJ_brasilia 15 de março de 2016 at 23:08

      Normal, Azufre, a vida segue, quem investe no longo prazo não deve olhar cotação, na 6a feira o BB depositou juros sobre capital próprio na minha conta, isto que interessa, não cotação diária, por exemplo: o sujeito comprou BBAS a 20 reais, e o banco paga R$ 2,00 de dividendos, em 10 anos por quanto saiu a ação? Zero!! É o banco vem pagando dividendos nos últimos 20 anos, então é tranquilo, não veja cotação diária, isto é coisa de sardinha.

      3+
      • avatar
      • Nilson 16 de março de 2016 at 00:08

        Qdos os lucros caem, não vão manter esses 2 reais.. Se estiver esqueletos no balanço então.. Os outros 2 bancoes são melhores. Mas tem que cair os preços

        4+
        • avatar
  • Dutra 15 de março de 2016 at 17:21

    Eu tenho até entrado pouco aqui no blog para comentar e ver as noticias, pois a questão imobiliária no Brasil já está escancarada, muitos apartamentos para alugar e vender, os ap a venda não estão abaixando muito de preço, mas só acumulando o número de placas, por onde você anda vê uma placa (vendo, alugo), não vão abaixar o preço de acordo com o valor real, mas em compensação serão pelo menos 2 anos sem nem um centavo de aumento.

    7+
    • avatar
  • CarlosL 15 de março de 2016 at 19:11

    CVR Off

    Ontem e hoje tem ainda muita gente de diversas etnias andando por ai com roupas da cor amarelo…. Não eh pareidolia nem cisma ; E bem mais do que poderia ser considerado “normal” e que eu saiba ninguém convocou para essa atitude …
    Tem algo diferente no ar…

    1+
  • Cajuzinha 15 de março de 2016 at 20:27

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/negocios,sites-apostam-em-big-data-para-driblar-crise-do-setor-imobiliario,10000021291

    1+
  • Moreira 15 de março de 2016 at 20:55

    trecho da colaboração de delcídio:
    “O COLABORADOR compromete-se ao pagamento
    1.500.000,00 (um mi1hăo e quinhentos mil reais),
    compensat6ria, â razăo de oitenta por cento
    Brasileiro SIA e vinte por cento para a Uniăo.
    do valor de R$
    a titulo de multa
    para a Petr6leo
    c) O valor pactuado na alinea “b” poderâ ser parcelado em dez
    anos, corrigido o saldo devedor pelo IPCA ou indice que vier a
    substitui-lo, podendo o pagamento ser iniciado em ate seis meses a
    contar da homologa~ăo deste acordo”

    1+
  • Moreira 15 de março de 2016 at 21:19

    Olha o bolhudo que o delcídio botou pra jogo:
    o COLABORADOR ici disponibilizar como im6vel em garantia ao pagamento da
    multa de R$1.500.000,00 imposta no acord o de colabora.y1io o seguinte im6vel:
    IMOVEL CASA RESlDENCIAL SITUADA A RUA RODOLFO JOSE PlNHO, 1330
    CASA 4, JARDIM BELA VISTA- CAMPO GRANDE-MS – 105 -Brasil.

    Curiosidades:

    http://www.infoimoveis.com.br/imovel/venda-casa-terrea-jardim-bela-vista/214955

    http://www.zapimoveis.com.br/oferta/venda+loteamento-condominio+jd-bela-vista+campo-grande+ms+RS1400000/ID-9399178/

    2+
    • avatar
  • Final Countdown 15 de março de 2016 at 21:29

    vim te mandar um abraço
    Força aí, BOSS!!!!!

    2+
    • Final Countdown 15 de março de 2016 at 21:34

      qualquer coisa me manda um email

      0
  • Cajuzinha 16 de março de 2016 at 05:24

    16/03/2016 00h00 – Atualizado em 16/03/2016 00h00
    Preço médio do aluguel fica estável em fevereiro, diz FipeZap
    Resultado interrompe sequência de 9 meses consecutivos de queda no m².
    Em 12 meses, queda real (levando em conta a inflação) foi de 13,02%.

    0
  • Cajuzinha 16 de março de 2016 at 05:26

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,duvidas-levam-investidores-ao-ministerio-da-fazenda,10000021480

    1+
    • avatar
    • CA 16 de março de 2016 at 07:11

      Cajuzinha,

      Governo mais perdido que cachorro em dia de mudança. A atual equipe econômica tentando convencer investidores e mercado de que ainda existe uma agenda para resolver o problema fiscal, enquanto na prática todos vêem que a única agenda que existe é a de tentar salvar a pele dos petistas a qualquer preço…

      Está sendo divulgado a exaustão na mídia que quando Lula se tornar ministro, ele irá comandar a economia e irá sim utilizar as reservas internacionais para dar dinheiro para as empreiteiras da Lava Jato que inclusive tiveram acordo de leniencia inventado por este mesmo governo exatamente para este fim, assim como eles irão cancelar de imediato qualquer tentativa de reforma na previdência, na CLT ou em despesas obrigatórias vinculadas ao orçamento e/ou indexadas como o reajuste do salário mínimo. De quebra vão disparar no aumento de crédito subsidiado vida BB e CEF. Tudo isso tem sido colocado de maneira muito clara e através das mais diversas fontes, os investidores ficarem em “dúvida” e procurarem temerosos o atual time do ministério da Fazenda, só para serem “tranquilizados” de que isso não vai acontecer, soa como inocência, ou aquelas situações em que um finge que engana enquanto o outro finge que acredita…

      6+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Coelho da pascoa 16 de março de 2016 at 08:19

        Usar as reservas internacionais para aquecer a economia eh como por fogo nos moveis da casa para se aquecer

        6+
        • avatar
        • avatar
        • CA 16 de março de 2016 at 09:17

          Coelho da pascoa,

          Boa analogia, é bem isto mesmo.

          2+
          • avatar
  • Cajuzinha 16 de março de 2016 at 06:00

    http://www.financista.com.br/noticias/a-republica-cai-se-empreiteiras-fizerem-delacao-afirma-delcidio

    2+
    • avatar
    • CA 16 de março de 2016 at 07:19

      Cajuzinha,

      O interessante aqui é que até agora ninguém na imprensa percebeu o quanto o relacionamento espúrio e a intensificação sem precedentes da corrupção envolvendo governo e empreiteiras colaborou para a destruição da nossa economia.

      Focam exclusivamente no aspecto da corrupção em si, ninguém analisa que a EXCESSIVA concentração de estímulos para este segmento foi destruindo os demais e a própria construção civil na sequência.

      Se e quando começarem a perceber, será assunto para os livros de história.

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Boruto 16 de março de 2016 at 08:48

        Empreiteira paga anúncio nobre CA, bolhistas como você e eu não. A gente só recebe juros, somos mãos de vaca (rsrsrs).

        1+
        • CA 16 de março de 2016 at 09:01

          Boruto,

          kkkkk.

          É verdade, no fim, por mais esdrúxulo que pareça, é só uma questão de propina, seja no bolso do governo via “consultoria”, “amigos” ou “doações”, ou no bolso do pessoal da imprensa via anúncios, artigos pagos, etc.

          Curioso como um país com extensão continental pode continuar sendo uma patética república de bananas ao longo de séculos.

          5+
          • avatar
          • avatar
  • Neco 16 de março de 2016 at 08:34

    Bom dia pessoal…

    A essa altura dos acontecimentos nem ELE sabe se aceita o cargo ou não. Ontem falei que se ele aceitar o céu é o limite para o US$. Mas já subiu mesmo antes de acontecer.
    A chance é grande de que ele aceite… e comece a implementar as medidas “salvadoras”. Tipo usar reservas e por ai…
    Neste cenário teremos pouco tempo, calculo que no máximo 3 meses, para uma situação completamente desastrosa estar instalada. O impedimento neste cenário não sai.
    O cenário vai ser de difícil reversão. Venezuela … aqui vamos nós.
    Acho bom para quem nunca estudou, começar a estudar o que é sobrevivencialismo.
    Só uma força, (na terra), pode impedir isso, mas ela esta dividida, E não é a do PR.

    0
  • Azufre 16 de março de 2016 at 09:06

    “VALOR URGENTE: EXCLUSIVO: Tombini, presidente do Banco Central, vai deixar o cargo”

    Comentarista “Azufre” é apontada como razão

    0
    • Azufre 16 de março de 2016 at 09:07

      Será que agora emplacam o BE-LOZZER?

      Dólar vai a 5, fácil!

      1+
    • navlig00 16 de março de 2016 at 09:16

      Economia 16.03.16 09:04
      Alexandre Tombini pode deixar o Banco Central, diz o Valor.

      Lula quer diminuir os juros na marra.

      E a economia brasileira vai despencar como nunca se viu.

      0
      • Neco 16 de março de 2016 at 09:19

        a informação já circula em vários sites… acho que hoje passamos de 4 .

        é o que eu escreve acima … Venezuela a caminho… infelizmente.

        1+
      • JJJ_brasilia 16 de março de 2016 at 10:29

        Tá uma boataria está semana, que Deus me livre.

        0
    • MINEIRO SPY 16 de março de 2016 at 09:20

      Azufre inimiga da republiqueta de banana.
      Vai dar ruim di com força.

      0
  • Neco 16 de março de 2016 at 09:20

    Para quem não entendeu a gravidade desta guinada a esquerda, aqui esta bem explicadinho:

    “http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1750339-uso-de-reservas-internacionais-tem-entrave-juridico-e-pode-afetar-juros.shtml

    0
    • Money_Addicted 16 de março de 2016 at 09:33

      pelo q entendi usando essas reservas os juros tendem a subir? Se sim, vamos usa-la 🙂

      1+
      • avatar
      • Neco 16 de março de 2016 at 09:38

        Sim, e se o país quebrar no meio do processo, não vai adiantar ter juros altos. É um erro após o outro.

        1+
        • Awulll 16 de março de 2016 at 10:32

          Um abraço a todos os cúmplices que elegeram esses bostas.
          A culpa é tão deles quanto de vocês!

          1+
  • navlig00 16 de março de 2016 at 09:22

    Processos de impeachment ou cassação serão mais longos que mercados esperam, diz ‘FT’
    *http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2016/03/15/processos-de-impeachment-ou-cassacao-serao-mais-longos-que-mercados-esperam-diz-ft.htm

    1+
  • CA 16 de março de 2016 at 09:50

    Vamos refletir um pouco sobre o conjunto de medidas esperadas com a entrada de Lula no ministério, com cacife para determinar os rumos da economia:

    1) Novo crédito subsidiado via CEF e BB tanto para consumo como imobiliário, contando possivelmente com mais verba do FGTS ainda (até porque a anterior concedida até fevereiro não cobre quase nada do rombo da poupança):

    Hoje temos mais de 59 milhões de pessoas inadimplentes. Se contarmos que a população do Brasil é de aproximadamente 200 milhões e a parcela economicamente ativa é algo próximo de 50%, ou seja, em torno de 100 milhões de pessoas, temos que quase 60% de todos os que SERIAM potenciais consumidores estão com a sua capacidade de consumo ESTRANGULADA.

    Daí você oferece mais crédito para o consumo para este pessoal, com isto a tendência é a inadimplência subir muito mais.

    Em paralelo você estimula o crédito imobiliário. Acontece que a dívida das famílias com o crédito imobiliário em proporção à sua renda simplesmente TRIPLICOU de 2010 a 2015, ao mesmo tempo que o PIB do consumo e a dívida das famílias para outros fins que não o crédito imobiliário em relação a renda caiam. Cabe destacar que enquanto o consumo DESPENCAVA de 2010 a 2015, a queda na proporção da dívida das famílias para outros fins que não o crédito imobiliário em relação a sua renda tinha uma queda suave. Por que isto acontece? Porque aqui no Brasil os juros são abusivos, com isto, mesmo com quedas radicais no consumo as dívidas não caem proporcionalmente e muita gente vai MULTIPLICANDO o valor de suas dívidas ao longo dos anos sem nem precisar contrair novas dívidas, apenas por estar pendurada em juros de cheque especial, cartão de crédito, CREFISA´s da vida, agiotas, etc…

    Aliás, foi também no período de 2010 a 2015 que a inadimplência dos consumidores cresceu mais de 2,5 vezes mais rápido que no período anterior, não é mera coincidência, o estrangulamento causado na renda das famílias pela bolha imobiliária se junta aos juros abusivos das demais dívidas e o resultado não poderia ser outro.

    Qual a “solução” mirabolante do governo para a situação acima? Diminuir juros NA MARRA.

    A consequência é que o spread dos bancos sobe devido ao aumento ainda maior no risco de inadimplência, com isto, parte do incentivo para o consumo se perde, com exceção é claro, dos bancos públicos, que vão acumulando em sua carteira um crédito podre em proporção cada vez maior.

    O novo problema gerado pela situação acima, é que todo o mercado financeiro e empresários sabem que estas “soluções” são apagar o incêndio com gasolina, então ocorrerá uma fuga desesperada de dólares do país, fazendo com que a inflação dispare, saindo de controle. Pela disparada da inflação, de qualquer forma os consumidores irão perder o seu poder de consumo e com isto a queda na economia irá se intensificar, porque empresas endividadas em US$ no Exterior irão ficar em situação ainda mais crítica, os investimentos no país irão se reduzir ainda mais, gerando mais desemprego e assim por diante.

    2) Usar reservas internacionais para estimular economia:

    Perderemos parte relevante de nosso “seguro”. Já vínhamos com perda da confiança graças aos resultados dos swaps cambiais, esta nova ação piora muito e ajuda a incentivar ainda mais a fuga de US$ do país e a disparada da inflação.

    Pela combinação deste item com o anterior, de duas uma, ou o Governo desfaz a ação anterior e volta a subir os juros rapidamente e no desespero, ou deixa a inflação caminhar para uma hiper-inflação ainda mais rapidamente.

    Óbvio que em qualquer dos dois cenários, se reduzem novamente os investidores do mercado financeiro e do segmento produtivo da economia, todos percebendo que são ações SUICIDAS e destrutivas para o país, o que levará a novos aumentos em desemprego, quedas ainda maiores na renda real e derrocadas ainda mais expressivas no PIB.

    3) Mais algumas consequências das ações acima:

    Outra consequência óbvia é que este conjunto de ações levará a novos e rápidos rebaixamentos por agências internacionais de avaliação de risco, o que novamente alimentará a fuga de US$, inflação e demais impactos negativos para economia, sem contar que reforça também o quanto se tornará inviável para empresas endividadas em US$ se manterem.

    Adicionalmente ao que consta acima, com esta fuga expressiva de US$, o governo aumenta os juros novamente para tentar segurar os investidores estrangeiros e conter a crise cambial e/ou gasta parte das reservas restantes para este fim.

    Como o PT/Lula prometem também abandonar de vez a responsabilidade fiscal (publicamente, sem fingir que tinham alguma como vinham fazendo até aqui), desistindo de vez da reforma da previdência e demais ações, isto tem efeito de potencializar tremendamente todos os estragos que constam acima.

    Chegando neste ponto e pela combinação de todos os fatores, será gerado um temor muito grande no mercado de um risco sistêmico, o que por sua vez é mais um fator amplificador do caos para economia e sociedade.

    Nem vou falar muito sobre a explosão mais visível e impactante da bolha imobiliária que se tornará inevitável dentro deste contexto e trará um grande volume de novos estragos para economia e sociedade. Também não vou entrar no mérito da possibilidade da China ter a explosão de suas bolhas mais visíveis e isto gerar amplificação da destruição da economia no país.

    Se o governo agir rápido nas iniciativas acima, provavelmente poderemos alcançar uma queda do PIB de 6% ou mais ainda em 2016.

    A esta altura o governo já estará colocando a culpa no capitalismo, nos empresários anti-patrióticos e daí para pior.

    O único resultado positivo de tudo isto é que o PT estará definitivamente destruído, porque a população de baixíssima renda embora não entenda absolutamente nada dos mecanismos acima, irá ver o supermercado se tornar inviável, a demissão e queda brusca de renda junto com a inadimplência destruírem de vez todo o seu poder de consumo e como muitos ainda viviam em um Mundo de ilusão de consumo irresponsável até pouco tempo atrás, o baque será extremamente forte (perder o que você estava convicto que era seu e definitivo é mil vezes pior do que nunca ter tido) e com isto, a revolta da população de mais baixa renda vai se intensificar e muito.

    Em cerimônia recente do Minha Casa Minha Vida, 60% dos beneficiados não viam em Dilma uma “salvadora”, mas sim a culpavam pela péssima situação que enfrentavam no dia-a-dia, isto porque eles estavam entre os mais beneficiados, imagine quando a situação prevista aqui estiver afetando ainda mais fortemente este pessoal e incluindo cada vez mais pessoas. Vale lembrar que a hiper-inflação é muito mais cruel para as famílias de baixa renda do que para demais.

    Detalhe: o PT poderá culpar quem ele quiser, dentro do princípio social bolivariano de que todos são estúpidos e fáceis de serem enganados, mas o fato é que a REALIDADE irá se impor de maneira muito cruel, direta e rápida para uma grandíssima parte da população que não vai nem querer saber destas desculpinhas. É muito diferente da Venezuela, onde o sapo foi colocado em fogo brando ao longo de décadas graças ao dinheiro do petróleo, aqui além de não termos este “ouro negro salvador”, temos ainda muitos ingredientes a mais que aceleram a destruição e com isto o pessoal será jogado diretamente na fervura, ou seja, o sapo vai pular da panela…

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Bolha BOSS 16 de março de 2016 at 09:51

      Tópico

      6+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Neco 16 de março de 2016 at 09:59

      CA… Mais explicado que isso só desenhando.. Parabéns…

      O pior é que a probabilidade de seguir neste caminho hoje é grande. Como eu escrevi acima… estudem “sobrevivencialismo” vai ser útil.

      1+
    • MINEIRO SPY 16 de março de 2016 at 10:45

      CA
      Obrigado pela aula.
      No pós-cenário descrito acima, de que forma você vê os investimentos na banânia, que pagam a maior parte de nossos juros?

      0
  • Rolde 16 de março de 2016 at 09:56

    Bam news falando em bolha

    0
  • Rolde 16 de março de 2016 at 09:58

    Falou em bolha ,falou na bolha americana,recomendou a não comprar.

    1+
    • CA 16 de março de 2016 at 10:19

      Rolde,

      Deve ter caído muito a verba de publicidade do segmento imobiliário…

      Se começarem propagandas de imóveis em larga escala na Band depois disto, é porque decidiram retomar o jabá e em seguida aparecerá outro “especialista” que tem 100% de sua renda vinculada ao segmento imobiliário dizendo que “imóvel é o melhor investimento”.

      Lembro-me de abril/2013, quando a Globo queria a todo custo ser incluída em uma lista de segmentos que teriam benefícios fiscais vinculados a folha de pagamento e ao mesmo tempo estava com anúncios muito reduzidos de imóveis. Pagaram uma consultoria (Austin Rating) para fazer um levantamento na BOVESPA com base nos resultados das construtoras em 2012, que demonstrou a maior catástrofe para o segmento até então. Logo em seguida os anunciantes do segmento imobiliário voltaram e o governo incluiu o segmento ao qual a Globo se enquadra na lista de agraciados por benefícios fiscais…

      3+
      • avatar
  • Rolde 16 de março de 2016 at 10:24

    Valeu CA,estou procurando o audio,quando achar posto,bom dia pra vcs.

    0
  • Palmeirense Bolhudo 16 de março de 2016 at 11:11

    Tópico Novo!

    1+
    • avatar