Preços dos imóveis sobem 0,18% em março, aponta FipeZap; veja cidades com metro quadrado mais caro – G1

Você pode gostar...

Comments
  • Lord of All 12 de abril de 2021 at 10:44

    Que beleza, meu ap em Curitiba valorizou 10,59% em 12 meses.
    Ardam bolhistas invejosos.
    Como faço sacar esses 10,59% em dinheiro?

    39+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Bellerian 12 de abril de 2021 at 11:18

      (ironic mode on) Através de uma linha de home equity. Depois disso, acorde todo dia repetindo para o espelho o mantra do guru Delfim e seja feliz! Só não pode deixar a peteca cair, porque senão a queda é forte…

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Lord of All 12 de abril de 2021 at 11:56

        kkk.
        Vou continuar fazendo pensamento positivo para, quem sabe, meu imóvel estar valendo um trilhão de dólares até o final do ano (no modo Paulo Jênio Jegues).

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • tmarabo 13 de abril de 2021 at 10:41

          o problema é que quando isso acontecer, com um trilhão de dólares tu não vais conseguir comprar um pedaço de pão rsrsrsrsrsrs mad max feelings.

          8+
          • avatar
      • Jonny Deep Blue 12 de abril de 2021 at 13:59

        😂😂😂

        5+
        • avatar
        • avatar
    • Jonny Deep Blue 12 de abril de 2021 at 13:58

      😂😂😂😂😂😂

      5+
      • avatar
      • avatar
  • Camisa 7 12 de abril de 2021 at 16:32

    Lendo essa coluna de hoje https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nabil-bonduki/2021/04/as-mudancas-que-a-pandemia-gerou-nas-cidades-vieram-para-ficar.shtml me surgiram algumas indagações. Qual a opinião de vocês, amigos bolhistas, principalmente com relação aos ítens 4, 10, 11 e 12? A necessidade de espaço vai aumentar a procura por imóveis maiores? Com o home office e a possibilidade de morar em locais mais afastados, os imóveis dos bairros hoje mais centrais e valorizados tendem a perder valor e os mais afastados devem encarecer? O comércio de bairro deve se fortalecer e, assim, seria um bom negócio pensar em abrir algo?

    12+
    • avatar
    • avatar
    • odorico 12 de abril de 2021 at 21:06

      Muito interessante, realmente parece ter lógica. A questão é que ninguém sabe ainda como será o retorno, pois ainda não sabe se após a imunização de todos (vamos dizer 2023) se a imunização será duradoura, se precisará de reforços, ou se vai virar uma gripe (só pessoas muito vulneráveis, mesmo vacinadas, teriam risco de morte).
      Pensando que tudo deu certo, na melhor das hipóteses, podemos sim ter o sentimento de querer voltar ao normal, escritórios cheios, viagens corporativas, pessoas indo para bar e restaurantes como loucos (após tanto tempo de restrições), viagens e consumo na euforia do retorno….
      aí a análise do texto cai por terra.
      Pensando num meio termo, eu apostaria mais nisso, algumas pessoas vão migrar para o modelo do texto, mas uma massa ainda será forçada a voltar ao modelo anterior devido aos custos que determinados tipos de controle ao trabalho impõem.
      Enfim, eu diria que o texto está 60% ou 70% certo dependendo de como vai ser o mundo após a imunização em massa.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Camisa 7 13 de abril de 2021 at 12:43

        Pois é. Fiquei muito tempo pagando o aluguel com o dinheiro dos investimentos. Bons tempos da renda fixa. Agora as aplicações não estão rendendo nada e ainda tentei me aventurar em algo com mais risco e tomei pancada. Comecei a cogitar comprar um imóvel, mas claro que teria que encontrar algo em um preço dentro da realidade e não esses imóveis inflados que tem por ai. Só que eu trabalho no centro de SP, então olhava algo em bairros com boa localização, como Praça da Árvore, Moema… Agora fico com receio de comprar e esses bairros desvalorizarem. E como tô em home office pode ser oportunidade de comprar em um bairro bom, mas afastado (Jardim Marajoara, Hípica de Santo Amaro) e surfar na valorização (considerando que a matéria esteja correta e esses bairros afastados valorizem)

        14+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • odorico 13 de abril de 2021 at 19:28

          Eu passei por isso uns 6 meses.. o valor investido equivalente ao imóvel que eu moro não rendeu o aluguel que eu pago….
          Mas isso já mudou em fevereiro… só com a descolada dos juros em relação a Selic…
          A questão é não ficar preso no bancão nem nos RF pós % CDI, pois mesmo pegando 140% do CDI ainda não é nada… no pré e no ipca você consegue rendimentos bem melhores…
          Minha carteira está rendendo 0,5% a 0,7% ao mês… (sim vem perdendo pro IPCA, mas batendo o CDI em 300%).
          Enfim, se estiver a fim de comprar compre, mas como investimento…. ainda acho que não é a hora… a não ser que ache uma galinha morta….

          13+
          • avatar
          • avatar
        • MARK 13 de abril de 2021 at 21:27

          Concordo com o Odorico, pra comprar acho que só mesmo galinha morta, uma diferença boa, aquela oportunidade que não dá pra resistir. Diferença de 5 a 10% eu não me arriscaria, mas isso sou eu, você fará o que entender melhor, claro. Antes eu também conseguia pagar o aluguel com o fruto dos rendimentos das aplicações se sobrava bem, o que no momento não é mais suficiente. Recentemente comprei uma casa aqui em Santos e só o fiz porque o preço estava num patamar bem abaixo, fui rápido e comprei. Estou reformando e mais adiante vou repassando o desenrolar da experiência.

          13+
          • avatar
          • Camisa 7 14 de abril de 2021 at 11:03

            Ah, sim. Só compraria com um bom desconto. Mas a questão que propus nem é comprar pra lucrar. Tem mais a ver com a matéria que postei. Veja só, se de repente compro um imóvel num preço bom em um bairro bem localizado e ele começa a desvalorizar muito por conta do home office e a desnecessidade das pessoas morarem perto do trabalho, no futuro deixará de ser um bom negócio. Por outro lado, se compro um imóvel bom num local mais distante e esse bairro valorizar, como diz a matéria, será um negócio bem melhor!

            6+
            • avatar
  • Camisa 7 13 de abril de 2021 at 12:40

    Pois é. Fiquei muito tempo pagando o aluguel com o dinheiro dos investimentos. Bons tempos da renda fixa. Agora as aplicações não estão rendendo nada e ainda tentei me aventurar em algo com mais risco e tomei pancada. Comecei a cogitar comprar um imóvel, mas claro que teria que encontrar algo em um preço dentro da realidade e não esses imóveis inflados que tem por ai. Só que eu trabalho no centro de SP, então olhava algo em bairros com boa localização, como Praça da Árvore, Moema… Agora fico com receio de comprar e esses bairros desvalorizarem. E como tô em home office pode ser oportunidade de comprar em um bairro bom, mas afastado (Jardim Marajoara, Hípica de Santo Amaro) e surfar na valorização.

    7+
    • avatar
    • Lord of All 13 de abril de 2021 at 15:08

      Eu já comentei algo parecido em outros tópicos.
      Acho que quando a pandemia passar (se passar), as coisas tendem a voltar “ao normal” aqui no BR. Duvido que o espírito bananense adira ao home office em massa.
      Chefe bananense adora ter escritório, centralizar poder e vigiar os empregados. Adora fazer os empregados tomarem ônibus ou sofrerem no trânsito. É quase que um dogma “ter” uma “sede” pra empresa.
      Por outro lado, acho q a tendência é a renda melhorar, ao menos um pouco, a partir de agora.

      26+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • odorico 13 de abril de 2021 at 19:23

        Isso mesmo, muitos chefes tem que justificar sua chefia ou salário com subordinados… a função é só controlar… ele não lidera ou faz nada… não “gerencia” apenas controla, vigia..
        No serviço público então… com home office poderia eliminar várias funções intermediárias e todo mundo viraria executor, mão de obra… bastava um coordenador.. sem seções embaixo….
        Mas aí… o pessoal perde a função (que na cabeça do servidor público bananense faz parte do salário dele).
        Eu nunca tive função…e se tivesse cada centavo ganho ia ser poupado…. para o PMJ.

        13+
        • avatar
        • avatar
      • Lord of All 13 de abril de 2021 at 19:45

        p. s.
        Eu quis dizer investimentos em “renda fixa”.

        5+
        • odorico 14 de abril de 2021 at 09:05

          Disso eu não tenho dúvida….
          eu que acabei fazendo uma análise mais geral….
          Não tem como o Brasil ficar com juros reais negativos, ninguém compra esse risco aqui….Nem o Bananense…Eu mesmo aumentei muito a minha posição em dólar a medida que o juro caiu…. só errei a saída no Ouro…
          No mínimo o Brasil tem que ter juro igual ou maior o ao IPCA….pelo menos garantindo ao “poupador” a manutenção do poder de compra…

          5+
          • avatar
      • Camisa 7 14 de abril de 2021 at 11:13

        Olha, Lord, acho que ao normal não volta. Pode não haver adesão total ao home office, mas uma parte vai migrar sim. Embora haja essa cultura que você comentou, as empresas verão a economia que fazem com os funcionários em casa. No serviço público mesmo (no judiciário, ao menos) já foram editados atos institucionalizando o home office de vez. E a tendência seria essa independentemente da pandemia, as coisas apenas foram aceleradas. Não faz sentido a pessoa se deslocar 10km e ficar 1h no trânsito pra fazer algo que pode ser feito de qualquer lugar. Óbvio que esse conceito só se aplica às funções que permitem o trabalho remoto, há muitas outras que a pessoa necessariamente precisa estar no local de trabalho. Enfim, tudo é uma aposta ainda. Mas eu realmente fiquei mais desinteressado em ver imóveis em bairros bolhudos, pois se a desvalorização neles já seria maior quando o ajuste vier, imagine então com esse possível componente do desinteresse causado pelo home office?

        7+
  • MARK 13 de abril de 2021 at 21:45

    CVR locação – Muito embora tenha comprado uma casa, a estou reformando, por isso entrei em negociação com o dono do apartamento. Me antecipei em uns dois meses, peguei um artigo da revista Exame sobre a virada que o 5º Andar fez ao adotar o IPCA nos novos contratos de locação e da disposição dos proprietários com contratos antigos em negociar o índice de reajuste. Sou funcionário público e não tive no ano passado e nem terei aumento este ano, nem reclamo pois tem gente com muito mais dificuldades que isso. Mandei como disse faz dois meses, nada de resposta, este mês viria o aumento, como não disseram nada, voltei a entrar em contato e tive que contar tudo de novo, que até tinha mandado e-mail conforme o solicitado por eles mesmos. Aí o boleto chegou… suspense, fiquei enrolando pra abrir para evitar o aborrecimento. Veio no mesmo valor. Estranhei e no sábado enfim deram a resposta. Estão bem sensíveis aos problemas (acho que tem bastante gente caindo fora quando apertam). “Olha o seu contrato, se tiver algum reajuste, só ocorrerá em julho e quanto à troca do IGPM pelo IPCA, conversaremos com o proprietário em julho, eles estão sendo bastante coerentes, não tem como aplicar o IGPM.” Fiz uma carta detalhada do problema, falei que o IGPM está fora da realidade e pedi a alteração para para o IPCA, anexando a reportagem da Exame. Outro ponto a meu favor é que o 5º Andar passou a operar em Santos, as administradoras estão com medo de perder clientes pois eles são bem mais profissionais. Foi um alívio, pois na renovação do contrato no ano passado me cobraram mais que o IGPM e fiquei p. da vida.

    22+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • odorico 14 de abril de 2021 at 09:06

      Gostei da dica, vou usar essa estratégia…. contrato vence em julho….se reajustarem ipca estou de boa…

      6+
      • avatar
      • Lord of All 14 de abril de 2021 at 12:02

        A jurisprudência tem admitido, excepcionalmente, a substituição do IGPM pelo IPCA:

        https://www.cesconbarrieu.com.br/cesconbarrieuinsights/tribunal-de-justica-de-sao-paulo-substitui-igpm-por-ipca-para-aluguel-de-imovel

        6+
        • avatar
    • Jonny Deep Blue 14 de abril de 2021 at 10:48

      Fique feliz Mark pelos seus aumentos anteriores. Eu tbem sou servidor, e estou a 5 anos sem aumento. Aquela índice de inflação de 10% em 2016, a turma aqui teve 0% de aumento. E plano de carreira travado, tempo de serviço, titulação, etc. Não pagam. Simples assim. Como você disse, muitos estão em situação pior…

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Jonny Deep Blue 14 de abril de 2021 at 10:51

      Meu contrato de aluguel teve reajuste zero. 😀

      7+
      • avatar
      • avatar
  • Strike 14 de abril de 2021 at 11:59

    https://br.investing.com/news/stock-market-news/acoes-jhsf-lidera-altas-com-alta-de-247-das-vendas-no-1t-eneva-recua-853843

    3+
  • Strike 14 de abril de 2021 at 12:04

    Leiam isto! Recuperação americana parece que está sendo simplesmente espetacular!!!
    EUA Lideram Recuperação, Mas há Riscos Inflacionários; Entenda
    https://br.investing.com/analysis/eua-lideram-recuperacao-mas-ha-riscos-inflacionarios-entenda-200441266

    6+
    • avatar
    • avatar
    • odorico 14 de abril de 2021 at 12:13

      Eita… se os EUA subirem os juros… adeus investimento aqui… e doleta avoa….
      A não ser que o BC “taca-lhe pau” nos juros….

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Strike 14 de abril de 2021 at 12:23

        Não vai subir nem a pau, a menos que ocorra alguma coisa totalmente fora do controle do FED. Previsão do FED para início do aumento dos juros somente para a partir de 2024.

        6+
        • avatar
        • homelessbubbles 14 de abril de 2021 at 14:21

          Também acho. Se subirem os juros lá, qualquer coisa considerável, vai ser uma quebradeira geral no mercado financeiro. E ninguém lá quer isso.

          9+
          • avatar
  • Strike 14 de abril de 2021 at 12:10

    Ibov 120K !!!! Ou isto é uma bolha, uma enorme manipulação, ou é de fato uma antecipação de uma possível recuperação forte que pode vir à frente! Vários papéis subindo muito forte mesmo, incrível!!! Acho que a chance de manipulação no caso da bolsa brasileira é muito menor comparada ao mercado de ações americano, então…

    4+
    • avatar
    • odorico 14 de abril de 2021 at 12:15

      E é investimento estrangeiro ou nacional…?
      Pois até agora o dólar não cedeu….enfim pode ser especulação nacional… a última esticada até os tubarões migrarem para a RF…

      12+
      • avatar
      • avatar
      • Strike 14 de abril de 2021 at 12:33

        https://www.youtube.com/watch?v=qSfunQ9qBeI
        Eles estão entrando em ativos específicos, tanto que alguns estão subindo absurdamente.

        3+
      • Lord of All 14 de abril de 2021 at 16:47

        Mercado tá muito volátil com a possibilidade de impeachment a todo momento, CPI e interferência do governo nas estatais.
        Só vai estabilizar quando, como nos EUA, voltarmos a ter um PR minimamente lúcido.

        16+
        • avatar
        • Krakenvader 16 de abril de 2021 at 11:41

          Extremamente lúcido o Biden. Mal consegue subir a escada do Air Force One…

          Quando as taxas de juros voltarem a subir, vocês vão ver a maré baixar, e aí vai ficar nítido quem é que estava nadando pelado.

          9+
          • avatar
          • avatar
  • odorico 14 de abril de 2021 at 17:20

    Aí galera, como sabem nunca entendi esse negócio de cripto…mas resolvi abstrair e colocar um cascalho em criptos…para mim continua sendo um derivativo como milhares que existem no mundo…vou ver de qual é.
    A ideia é escolher umas e deixar lá..
    Detalhe: acho que não vou de BTC, devo pegar aquelas que ainda estão a preços acessíveis e colocar 1000 reais em cada… (ao todo uns 10 mil)… e ver o que ocorre….e vai se no chute….se virar pó… virou….
    Qual corretora entrar?
    Qual corretora tem mais moedas?
    Qual corretora é mais segura?
    Qual corretora é mais fácil/rápida nos depósitos e saques?

    10+
    • avatar
    • avatar
    • Lord of All 14 de abril de 2021 at 20:21

      Tbm tenho interesse nessa informação.
      Outro dia dei uma fuçada sobre o assunto, vi várias pessoas reclamando dessas corretoras, daí desanimei.
      Aliás, a partir dessas pesquisas que comecei a me questionar sobre qual o destino do meu dinheiro (real/dólar) após a conversão em criptos. Os donos da corretora ficam com meus reais/dólares para comprar carrões?

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Jonny Deep Blue 15 de abril de 2021 at 13:44

        O lastro do BTC é a corretora? Essa foi boa. Num creio….

        3+
        • Lord of All 15 de abril de 2021 at 15:27

          Foi ironia, se vc não entendeu.
          Eu quero saber no geral, qual o fluxo do dinheiro? Vai para os “mineradores”? Quem são? E o que eles fazem com os dólares?

          7+
          • avatar
          • Lord of All 15 de abril de 2021 at 15:30

            Explica aí pra nós, eu realmente sou ignorante sobre o assunto. Se os mineradores são os destinatários dos dólares, como remuneração do seu trabalho, o que eles fazem com os dólares? “Reinvestem” na “economia tradicional”? Pq eles mantém o fluxo do dinheiro oficial na economia tradicional, então me parece que as criptos não são tão boas assim….
            Ajude-me a entender com argumentos técnicos.

            11+
            • avatar
            • odorico 15 de abril de 2021 at 15:54

              É uma discussão interessante que cabe até nos ativos já tradicionais…
              Tem o risco de liquidez também… qual o valor que um BTC chegará que comprometerá a liquidez, ou vão ficar negociando frações eternas (e essas frações podem não compensar os custos)?
              Será que o “dinheiro” atualmente alocado em BTC seria conversível?
              Uma corretora pode ter seus resultados comprometidos se por um revés ou notícia tivessem todos os investidores alocados em cripto pedindo seus recursos em uma moeda?
              Por isso gosto tanto do FGC e do TD. Há um risco, mas o contrato está estabelecido e fundamentado há anos, já foi testado.

              10+
              • avatar
              • Lord of All 15 de abril de 2021 at 19:18

                Exato.
                E os ativos financeiros tradicionais, como um título renda fixa, v. g., têm em si uma perspectiva de rendimento, pois, justamente por serem ativos, possuem um lucro ínsito.
                Já o BTC não é, ou pelo menos não deveria ser, um ativo financeiro.
                Tampouco tem relevância como “moeda de troca” (pelo menos por enquanto).
                Meu questionamento é bastante simples:
                Se eu sou um minerador e obtenho algumas frações de BTC´s diárias, elas só me teriam valor se eu pudesse armazená-las (aguardando valorização) ou trocá-las imediatamente por um outro bem qualquer, desde comida até um imóvel.
                Mas, ao que me parece, na prática não é isso que acontece, já que o principal objetivo de um minerador é trocar seu produto por dólares, que, evidentemente, possuem muito mais liquidez, e, por conseguinte, possuem maior “valor”. Em síntese, o objetivo do minerador são dólares, e não criptos.
                Assim, pensando no fluxo reverso, pq eu trocaria meu valioso dólar por criptos?

                11+
                • avatar
                • avatar
                • Godinez 16 de abril de 2021 at 13:40

                  Por que trocar os dólares por criptos? Expectativa de ganho. Quando a pessoa compra 1 BTC por US$50 mil, ela o faz acreditando que em breve o valor será de US$ 60 mil, ou que no longo prazo chegará a valer 100 mil ou 1 milhão. Há quem fundamente essa decisão em análises complexas (colocando o BTC como reserva de valor, uma vez que o dólar está sendo deflacionado a décadas, o mesmo valendo para as demais moedas FIAT, interesse em transacionar longe da visão de BCs e Fiscos, etc…), mas para mim, todo esse mercado é especulativo, é uma mania das tulipas em escala muito maior e globalizada. Enquanto milhões de pessoas estiverem aportando e acreditando no crescimento desse mercado, a mania (pirâmide) se sustentará.

                  13+
                  • avatar
                  • avatar
                  • avatar
          • Jonny Deep Blue 17 de abril de 2021 at 13:39

            Sua ironia pode ser fato. O lastro das cripto pode ser realmente a corretora 🤷🏼

            3+
            • Jonny Deep Blue 17 de abril de 2021 at 13:41

              Eu também fui irônico em meu comentário anterior sobre o lastro em corretora.

              2+
    • Godinez 16 de abril de 2021 at 13:29

      odorico,

      Não sou especialista e tudo que eu escrever aqui é baseado na minha pouca experiência em aportar dinheiro nesse mercado.
      Existem as corretoras brasileiras e as grandes corretoras estrangeiras (Coinbase e Binance, por exemplo)… eu optei pela Binance e tenho tido uma boa experiência com ela (o volume de transações nela é muito alto e não há taxas de corretagem e nem taxas para saques em reais…os saques feitos por TED costumam cair na conta em no maximo 1 dia útil).

      Qualquer movimento de entrada no mercado agora é arriscado pois a maioria das criptos mais consolidadas estão batendo seus picos de preço histórico (ATH). Pode ser que elas continuem subindo de valor, mas também pode ser que elas corrijam. Alocar seus recursos numa cesta de moedas é uma boa sim, embora eu posso dizer (por experiência própria e por análise das últimas correções) que quando o Bitcoin tem uma forte queda, contamina todas as demais moedas. Há quem acredite que o BTC vai bater em 100 mil dólares, 1 milhão…tem palpite para todo gosto. Como a maior parte dessas moedas não é lastreada em nada, o que ela vale é o que estão disposto a pagar por ela. Enquanto o mercado estiver bull, muita gente seguirá aportando e sorrindo.

      Dentre tantas propostas de criptos, existem as stablecoins (Tether, BUSD, DAI, USDC) que estão lastreadas em dólares e ficam espelhando o dólar (na prática, oscilam entre 0,99 e 1,01 US$), daí, podem ser usadas para minimizar a exposição da carteira ao risco e também realizar ganhos, principalmente depois de uma grande subida de valor que costuma vir seguida de uma correção (realização de lucros).

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Jonny Deep Blue 17 de abril de 2021 at 13:44

        Já pensou se metade dos dólares do planeta tornam-se BTC? Tem muito espaço para crescimento. Mas, é como colega falou, será que a razão para isso não seria a expectativa de valorização pela maioria ?

        5+
        • avatar
  • Loucodf 15 de abril de 2021 at 18:58

    É!
    Papai voltou!

    10+
    • avatar
    • avatar
    • Lord of All 15 de abril de 2021 at 20:25

      Eba, vamos voltar a comer picanha, tomar cerveja gourmet, viajar pra Disney e encher o tanque do carro.

      22+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Pedro de Lara 16 de abril de 2021 at 12:03

      Na verdade o nosso espaço-tempo bugou. Estamos em 2001 e vamos pra 2002
      Lunla Paz e Amor! kkkkkk

      13+
      • avatar
      • avatar
  • fulloffice 15 de abril de 2021 at 19:24

    CVR: Ultimamente não estava rendendo muito meus investimento e cheguei em um ponto que queria sair de casa pela última vez , mas queria meu apt/casa , o que seria seria meu, não queria alugar .Enfim , comprei a vista por 490k , incluindo a comissão de vendas.(detalhe : apt tudo pronto, tudo impecável , entrei e só coloquei eletro domésticos, Na zona oeste de SP , vila Sónia – 82m2. Os preços nas 8 torres próximas estão variando de 535,00(no contra piso) a 760,00k. Estou feliz , acho que fiz um bom negócio. Até o advogado que fez o contrato, ficou surpreso com o preço.

    32+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Loucodf 15 de abril de 2021 at 19:27

      Sucesso para ti.

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • MARK 15 de abril de 2021 at 21:48

      Que bom, fez o que sentiu vontade e acredito mesmo que pesou os prós e os contras, e se o advogado ainda se admirou com o preço, sinal de que o seu olhar foi apurado. Quando comprei a casa aqui em Santos, por duas vezes o cartorário quis que confirmássemos que o preço era aquele mesmo, e colocou cláusula na escritura apontando que nos tinha avisado sobre as implicações do descumprimento da norma tributária (declarar preço menor que o valor efetivamente pago). Quase falei pra ele que eu não era filho do Bolsonaro não. kkkkkkkkkkkkkkkk

      24+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • odorico 15 de abril de 2021 at 22:49

      Parabéns. O importante é estar satisfeito e não ter cometido suicídio financeiro para realizar o sonho.
      O bananense faz justamente o contrário…. é escravo e nem sabe.
      Tenho certeza que em alguns anos terá o apê e outro apê em investimentos.

      22+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • odorico 15 de abril de 2021 at 23:27

    China +18,3% Pib trimestral….

    22+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Lord of All 16 de abril de 2021 at 11:54

    “Turquia decide banir pagamentos com criptomoedas após queda de confiança na lira; Bitcoin cai mais de 2%.
    A Turquia vai banir o uso de criptomoedas como forma de pagamento, após meses de turbulência econômica levarem investidores locais a trocar a lira turca por Bitcoin e moedas estrangeiras.

    Em comunicado, o Banco Central turco disse nesta sexta-feira que criptomoedas são excessivamente voláteis e podem ser utilizadas para atividades ilegais. A instituição argumentou também que moedas digitais “não estão sujeitas a regulação, mecanismos de supervisão ou a uma autoridade regulatória central”.

    Na Turquia, as criptomoedas ganharam atratividade após a lira turca cair fortemente ante o dólar nas últimas semanas, em reação a uma abrupta mudança na presidência do BC turco, que vinha elevando juros agressivamente, movimento que desagradou o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.”

    Se por um lado eles têm razão quanto à ausência de regulamentação, por outro lado (não obstante a desvalorização) as criptos ganham força, justamente, no meu modo de ver, por desagradarem às autoridades monetárias e se apresentarem como uma “alternativa”.

    13+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Lord of All 16 de abril de 2021 at 11:56

    O BOSS não é especialista em criptos ou algo assim?
    Podia nos dar umas aulas grátis aqui.

    11+
    • avatar
  • Murilo 17 de abril de 2021 at 03:21

    Sempre elegem um bode expiatório para os problemas dos governos, nunca resolvem a origem do problema.

    6+
    • avatar
  • odorico 17 de abril de 2021 at 11:28

    Ai criei duas contas de cripto
    Na foxbit ainda analisando meus documentos.
    Na binance já operando, mas ainda testando envio e saque….
    Até agora tudo ok…
    A partir da semana que vem… vou fazendo entradas de 100 reais em diferentes moedas, até ficar com 1000 em cada… depois esquecer… será para meus filhos… se der prejuízo… vou apenas falar… sinto muito…

    11+
    • avatar
    • avatar
  • Krakenvader 18 de abril de 2021 at 11:10

    Se vocês deram um PC Gamer pra criançada, saibam que estão perdendo dinheiro com ele desligado.

    Basta baixar o NiceHash e criar uma conta no site, que a placa de vídeo fica fazendo dinheiro mineirando criptomoeda. Se ficar 30 dias ligada, ela trabalha 4 dias pra pagar a conta de luz, antes que perguntem.

    Não é à toa que o preço das placas de vídeo está na alturas.

    Uma placa mediana (RTX 2080s) faz o equivalente a R$1000/mês.

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • cosmos 18 de abril de 2021 at 14:41

    Sobre criptomoedas: também entrei nessa no início desse ano. Não sou nem um pouco crente quanto ao futuro das criptos – até acho que podem ser úteis em algum ponto, mas me parece que vai demorar. Pois bem, naquela primeira onda de euforia eu acabei não entrando e, quando vi que aparecia uma nova onda, decidi arriscar um pouco.

    Abri uma conta na NovaDAX. Comprar e vender é muito fácil, dá até para entender a atratividade desse tipo de coisa para o pessoal de 20 e poucos anos. Coloquei pouca grana. Como disse, não tenho quase nenhuma crença no futuro dessa bagaça, coloquei só o que podia perder mesmo, sem preocupação. Fui comprando e vendendo de acordo com o que me parecia. DOGECOIN, NPXS (agora PUNDIX), XRP, IOTA…. Hoje só tenho XRP mesmo.

    Em pouco mais de dois meses, foram uns 500% de lucro comprando e vendendo essas ali. Nos últimos dias deu uma caída boa. Como é uma parada com zero fundamento, na minha opinião, não sei se voltará a subir ou irá para o fundo. Se voltar próximo do dinheiro “real” que eu coloquei, eu vendo. Recomendo mais como passatempo do que como investimento.

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • odorico 18 de abril de 2021 at 15:09

      Interessante… estou na fase de testar a corretora…e estudo sobre o mundo cripto.
      Mas realmente a medida que estudo as critpo a ideia é fascinantes (e talvez utópica).
      Por quê?
      Na prática uma moeda (qualquer que seja) tem como objetivo ser meio de troca (as cripto não fazem isso, fora casos de usos bem específicos).
      Moedas são amplamente aceitas (além da coercitividade do Estado onde são criadas)
      Moedas são criadas para serem pouco voláteis (claro que seus valores oscilam, mas volatilidade me excesso mostra fraqueza de moeda, justamente o contrário das cripto)
      Moedas fiduciárias, ao contrário das criptos, não podem ser banidas (exceto em casos de brigas diplomáticas ou casos excepcionais, todas moedas FIAT são conversíveis, a partir da moeda de uganda é possível chegar ao dólar, dada uma ou mais conversões, as cripto não garantem isso, você pode chegar em uma moeda que simplesmente não tem liquidez ou foi banida em determinado estado ou agente financeiro).
      A escassez ou limitação de quantidade não é garantia de valorização ou uso. uma das críticas às FIATs é a emissão incontrolada e várias críptos tem quantidades de emissão estabelecida..(acho que btc são 25 milhões) isso pode ser argumento de sua força ou valorização, mas também pode ser a marca do fim. Quanto a rede de btc e outras criptos se sustentarão ao não ter mais mineração para gerar moeda e toda transação só obter “resultados” a partir de taxas?
      O quanto as criptos se sustentarão diante de regulações e taxas estatais. Imagine um FED dizendo que toda operação em BTC terá que ser rastreada, tributada ou taxas sob o risco de proibição ou banimento.
      Enfim, as criptos não são moedas, são commodities eletrônicas ou reservas de valor eletrônicas… e diria até que milhas de aéreas, dotz, pontos livelo poderiam ser considerados coisas semelhantes. (milhas de aéreas são vendidas e trocadas e vários sites).
      Isso não significa que elas não tenham valor ou não vão existir com as FIATS. Que possam ser usadas para transações lucrativas (trade) ou reserva de valor em ciclos econômicos.
      Mas para mim uma coisa é clara… eu com 45 anos não verei “moedas livres” sendo amplamente usadas sem alguma regulação estatal.

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Lord of All 19 de abril de 2021 at 07:58

        A regulação e fiscalização das criptos é algo inevitável, por ser algo que tem relação direta com tributação.
        E se tem alguma coisa em que o governo brasileiro é eficiente, é em criar sistemas eletrônicos de fiscalização e tributação.
        Sim. O BR foi o primeiro país do mundo a regular integralmente de forma eletrônica as operações de exportação (SisComex).
        E tbm o primeiro a receber integralmente declarações de IR via sistema (os americanos até pouco tempo atrás se enrolavam com milhares de formulários).
        Não deve haver dificuldade alguma em cruzar fluxos de dados com corretoras. Aliás, já existe até mesmo autorização legal pra isso.

        11+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • homelessbubbles 19 de abril de 2021 at 10:59

        Imagine um mundo onde a moeda seja o bitcoin ou qualquer moeda limitada ou escassa. Como salvariam a economia ou o sistema financeiro durante primeira crise de grandes proporções que enfrentassem, dado que há um bom tempo só sabemos como sair de crises através da impressão de dinheiro? Será mesmo que as instituições financeiras e as grandes corporações, justamente os que sempre são salvos pelo governo e que já contam com essa segurança, vão querer uma transição para um sistema de moeda limitada? Não creio que a nossa geração verá algo desse tipo.

        14+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Manoel Joaquim 19 de abril de 2021 at 08:15

    Alguém já usou o FGTS para construção?

    Aquele construcard está suspenso e financiar a construção pelo Caixão parece ser tão laboroso que desanima só de pensar.

    9+
    • avatar
  • homelessbubbles 19 de abril de 2021 at 10:40

    CVR Colega de trabalho resolveu sair do aluguel e construir uma casa. O financiamento e o início da construção foi antes do começo da pandemia. Deu uma entrada de uns 30, 40% e financiou o resto pela CEF. Ia tudo bem até que em meados do ano passado a construtora contratada (olhei no site deles e me pareciam bem duvidosos), começou a fazer operação tartaruga na obra. Já pelo final do ano, não havia mais ninguém trabalhando na obra. Depois de meses com a obra parada, com a construtora não respondendo contatos e com o preço dos materiais de construção disparando resolveram contratar outra construtora para terminar a casa. Tiveram que injetar mais cerca de 30% do custo total (incluindo o terreno) inicial previsto. Para isso fez empréstimo consignado. Eu estranhei, achei que a CEF cuidava de todo o fluxo de dinheiro para a construtora e que qualquer problema ela mesmo resolvia, nem que fosse acionando algum seguro. Agora sei que a CEF repassa o dinheiro diretamente para o “proprietário” e ele tem total responsabilidade acerca dos repasses. No caso desse colega, o dinheiro que ele repassou para a construtora que não terminou a obra, está perdido. Resumindo, o custo da casa vai ser bem maior que o planejado, a obra vai demorar 2 anos para ser concluída, teve muito estresse no caminho e no fim, vai ter uma casa (pasmem) longe do trabalho e com o mesmo tamanho do apertamento atual em que mora. Mas é dele!

    29+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • odorico 19 de abril de 2021 at 13:10

      Construtora que atrasa a obra ou não entrega… E raro, mas acontece muito..
      Aconteceu com meu irmão…
      Mas não foi falta de aviso… Obra é igual boi…

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Lord of All 19 de abril de 2021 at 14:34

      Essa disparada no preço dos materiais de construção deve ter pegado muita gente de calças curtas.
      CVR1
      Camarada comprou um terreno vizinho ao do meu sogro, planejou e começou a construir sua casa antes da pandemia.
      Casa grande e confortável, porém construída com “pedreiro de bairro”.
      Veio a inflação no preço dos materiais de construção e agora a obra está em passos de tartaruga. E o pior, nem chegou na fase de acabamento, que é de longe a que mais onera o custo final do empreendimento.
      Pelo que eu sei, o cara não é rico e nem tem grana guardada, já até vendeu o carro pra se manter.
      Poderia ser mais uma história triste, mas não é, porque o cara é pobre e arrogante, planejou uma casa de padrão bem maior do que poderia bancar.

      24+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • homelessbubbles 19 de abril de 2021 at 14:59

        Realmente. Acho que a imensa maioria começa a obra com o orçamento apertado e comprando o material conforme a obra anda. Muita gente deve ter ficado pelo caminho.

        20+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • homelessbubbles 19 de abril de 2021 at 15:03

        E sobre casa grande… essa é uma tara que eu não tenho. Prefiro uma casa pequena (não tanto quanto um apartamento), mas que seja bem confortável e com material e acabamento de primeira. Aqui a moda já a algum tempo é casa com três suites. Tentam empurrar isso para o povão e até hoje não entendo o porque. A maioria do povo não vai ter dinheiro para pagar uma empregada pra manter uma casa assim limpa.

        21+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • odorico 19 de abril de 2021 at 17:06

          Meu apê de 88 metros é de 1 suíte 2 semi, quarto de empregada com banheiro de serviço e lavabo.
          Limpo entre 60 e 90 minutos todos os dias da semana…
          Dou uma geral com direito a lavada de box em todos os banheiros em 3 horas no sábado ou domingo…
          Até queria morar num de 120 metros (para mim está ótimo), mas sei que daria um pouco mais de trabalho, mas sem chance de contratar empregada… isso foi só na época dos filhos pequenos…
          Os dois não fazem sempre, mas já botei para limpar o quarto e lavar banheiro e louça.
          Arrumar a cama e manter o quarto organizado é obrigação (e uma luta também kkk)
          Mas concordo que casa grande é excesso de espaço vazio , ou até pior, excesso de tralha, mobília sem função, decoração desnecessária e apego a coisas que não se usa…

          18+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
        • Lord of All 19 de abril de 2021 at 20:35

          Já morei num imenso sobrado, onde que revezava um sábado para cuidar do quintal e jardim (tinha q usar roçadeira e tudo mais) e no outro só pra lavar calçadas.
          Outra coisa que dá mais trabalho do que diversão é piscina. Meu sogro tem uma casa de praia com uma. Só de pensar na desgraça de trabalho que dá pra limpar, ela fica maior parte do ano suja e desativada, só é usada umas 3x no ano, e ainda olha lá.
          Claro, tudo isso pq não temos a cultura de pagar serviçais.

          13+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • homelessbubbles 20 de abril de 2021 at 11:26

            Piscina é outra coisa que passo longe. Acho que sou muito preguiçoso kkkkkkk

            9+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
        • MARK 19 de abril de 2021 at 21:40

          Sim, seja casa ou apartamento, penso também assim, não dá pra ficar sobrando ambientes não muito utilizados. Eu morava numa casa de 150m2 construídos e 200m2 de área útil, isolada em um dos lados. Os portões eram limpos a cada 45 dias, mesmo período para os vidros e tb 45 dias para as janelas. Os banheiros não eram o meu incômodo, pois vc usa mais o da suíte e lava sempre esse (box), o lavabo, o social e o da área de serviço, passava pano. Tinha um monte de áreas externas só pra acumular pó, que aliás era o forte do bairro por ser próximo ao porto. Hoje no apartamento, fazemos a faxina no sábado, em três horas tá tudo limpo. Não sinto saudades daquela casa linda não. kkkkkk Agora imaginem a manutenção do prédio, pintura, serviços…. já imaginaram né? rs

          12+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
    • Jonny Deep Blue 19 de abril de 2021 at 17:20

      Difícil….a turma não sabe usar corretamente uma máscara, vc acha que vai acertar a construir casa?? Espia….

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Manoel Joaquim 19 de abril de 2021 at 13:42

    Serviços em geral na banânia são lastimáveis. Em praticamente todas as áreas. Médicos, construtoras, advogados, pedreiros. Experimenta pagar por um serviço adiantado: eles passam automaticamente de prestadores de serviço a prestadores de favor.

    28+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Manoel Joaquim 19 de abril de 2021 at 13:42

      Era pra ser o reply do CVR acima.

      7+
      • avatar
      • avatar
    • Lord of All 19 de abril de 2021 at 20:41

      Um belo resumo.
      No BR o consumidor de serviços é tratado como empregado e o prestador como patrão.
      Vc já chega “com vergonha” de falar como quer que o serviço seja feito (opinião não técnica, claro).
      Piores experiências:
      mecânicos, latoeiros, eletricistas e afins
      pedreiros, encanadores e afins.

      22+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Falido.com 20 de abril de 2021 at 08:49

    Enfim, a realidade dos preços de aluguéis na Pandemia…
    Do twitter…

    casa de madeira horrivel caindo os pedaços por dentro e por fora, com 2 quartos, já pegou fogo e foram encontradas 2 pessoas mortas dentro, otima localizaçao na pqp proximo aos portões do inferno, apenas 1500 reais de aluguel em Chapecó….

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • odorico 20 de abril de 2021 at 15:30

      Eu acho que cada lugar tem sua realidade…. depois de um exagero de preços em BSB as coisas estão se acomodando… pessoal viu que não adianta cobrar caro e não receber nada.. (pois não vai alugar ou vai pegar o inadimplente).
      Minha negociação é em julho e conto para vocês… mas acho que um IPCA ao inve´s do igpm estará justo…

      7+
      • avatar
  • homelessbubbles 20 de abril de 2021 at 11:31

    Incrível como a porcaria do BB dificulta o envio de pix. Toda, mas absolutamente toda vez que tento, dá problema. Hoje mesmo já fiz 4 tentativas e nada. Fica rodando e não acha o destinatário, ou então a página simplesmente faz logoff. Outro dia aconteceu até de eu enviar o pix, após umas 3 tentativas, e depois ser extornado! Detalhe que são transferências para minha conta do nubank, sempre o mesmo celular e sempre dá problemas. To com vontade de abrir uma reclamação no Bacen.

    14+
    • avatar
    • avatar
    • Lord of All 20 de abril de 2021 at 17:00

      Considere trocar de banco.
      Eu mesmo já tive conta “principal” no BB, CEF, Bradesco … nunca me preocupei em trocar.
      Atualmente estou com o Itaú. Não pago nada de tarifas. O app não é nenhuma brastemp, mas funciona relativamente bem.

      11+
      • avatar
      • avatar
  • Strike 20 de abril de 2021 at 15:54

    Arrecadação bate recorde em março!!!!! Caramba!!!!!
    https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/04/20/arrecadacao-sobe-185percent-em-marco-e-atinge-r-137-bi-melhor-resultado-desde-2007-diz-receita.ghtml

    4+
  • if 20 de abril de 2021 at 16:08

    Prezados,

    venho aqui mais uma vez pedir a ajuda da vossa experiência. Vamos lá…

    Encontrei um imóvel que atende às minhas necessidades por um valor que considero justo.
    Entretanto, existem um problema. Foi feita uma reforma no imóvel, que passou a ser duplex com dois quartos no pavimento superior. Essa reforma não foi averbada porque o proprietário não quiz arcar com o aumento de IPTU.
    Isso pra mim não chega a ser um problema, mas meu receio é que essa cobrança de IPTU venha retroativa, se algum dia a prefeitura descobrir.

    A pergunta é: Essa cobrança retroativa é algo previsto?

    5+
    • Loucodf 20 de abril de 2021 at 16:13

      Amigo, não tenho muito como te ajudar nesse assunto.
      No entanto, há quanto tempo foi feito essa reforma? Imagine que o IPTU dessa imóvel seja 1.000 reais por ano. Você acredita que o valor a mais seria uns 500 reais? Supondo que seja uns 5 anos que aconteceu essa reforma…. Será que 2.500 + uns 1000 de juros reais te faria desistir de algum imóvel que se encaixou nas suas necessidades?

      Acredito que seja uma questão a ser pensada.

      Sucesso aí no seu projeto.

      9+
      • avatar
      • avatar
    • Strike 20 de abril de 2021 at 16:39

      Acho que não tem cobrança retroativa nenhuma, porque o procedimento de regularização é o mesmo que se você tivesse fazendo a ampliação agora. Vai ter que fazer um projeto, levar na prefeitura, depois levar no cartório de registro de imóveis. Você vai ter que recolher impostos referentes à construção, mas isso não tem jeito de escapar. De qualquer forma, muito simples de tirar essa dúvida. Basta procurar um arquiteto ou engenheiro aí do local do imóvel ou o setor de tributação da prefeitura.

      7+
      • avatar
      • Strike 20 de abril de 2021 at 16:44

        Tem a taxa do cartório também, que geralmente não é pequena, mas isso também não tem jeito de evitar. Mas se você comprar o imóvel, talvez seja interessante pedir ao proprietário as notas e recibos da reforma (para guardar) para que você possa incluir o valor dos gastos na declaração depois que fizer a regularização para reduzir o ganho de capital numa eventual venda futura.

        6+
      • Strike 20 de abril de 2021 at 16:46

        Engenheiros e arquitetos fazem essas regularizações constamente, eles vão saber esclarecer tudo. As vezes é bom pegar um que já tem até os contatos dentro da prefeitura.

        9+
        • avatar
      • homelessbubbles 20 de abril de 2021 at 19:08

        Acho que é isso mesmo. Até porque eles não teriam como provar que a reforma foi feita a x anos atrás. O atual proprietário poderia afirmar que foi feita a um ou dois anos.

        8+
    • Lord of All 20 de abril de 2021 at 17:09

      Via de regra (eu disse via de regra) a Administração tem o prazo decadencial de 05 anos para lançar um tributo (art. 173 CTN).
      Mas cada município tem uma legislação própria envolvendo outros fatores, como, por exemplo, a ampliação desse imóvel pode estar num patamar que não resulta em majoração do iptu.
      Insisto: eu não disse que o imóvel está irregular, só disse que existe sim um prazo “retroativo”.

      9+
      • avatar
      • avatar
    • MARK 20 de abril de 2021 at 18:51

      Retroagir não vai, mas para regularizar haverá gastos sim, um deles é o INSS da obra, é feito um cálculo sobre o tamanho da área e a quantidade de banheiros que passou a ter a casa, a quantidade de banheiros é que dá uma noção do padrão dela, quanto mais banheiros maior o grau de luxo dela. Você pode viver nela e não regularizar, se não houver denúncia, mas o dia que você precisar vendê-la precisará ser feita a regularização, caso o comprador precise de financiamento bancário para adquiri-la. Se for um preço muito bom aí você pode considerar a compra, já que essas regularizações ficarão por sua conta.

      7+
      • avatar
      • homelessbubbles 20 de abril de 2021 at 19:11

        Que informação boa. Se um dia eu construir vou fazer uma casa pequena, com dois banheiros com tudo do bom e do melhor. Mas para a prefeitura vai ser de padrão inferior ao dos geminados de 3 suítes rsrs.

        10+
        • avatar
        • odorico 21 de abril de 2021 at 16:48

          Cara, mas a quantidade de banheiro faz grande diferença…
          tenho uma parenta que mora num apê que é o dobro do meu… mas tem apenas 2 banheiros … social e suíte… e toda visita ela fala a mesma coisa… seu apê é pequeno mas é mais funcional que o meu..
          A empregada dela (eu não tenho) usa o banheiro social… e no aperto até o banheiro do casal… se tem alguém demorando no social….
          Aqui em casa são 3 completos e 1 lavabo…. e ajuda muito…. com visitas e hospedagem.
          Taí uma coisa que não abro mão é a quantidade de banheiros…

          8+
          • avatar
          • homelessbubbles 22 de abril de 2021 at 12:07

            Minha família é três pessoas e recebo poucas visitas. Que costumam ficar aqui, só meus sogros ou minha mãe. E também não tenho empregada. No meu caso, mais que dois banheiros é desnecessário. E também não me importo com comentários de visitas. Só sorrio e aceno.

            11+
            • avatar
            • avatar
  • Krakenvader 21 de abril de 2021 at 00:43

    https://www.agazeta.com.br/economia/stj-decide-que-condominio-pode-proibir-locacao-de-imoveis-via-airbnb-0421?fbclid=IwAR3awlay1kAIzkJnXnp-CL97GZc7n9s3jPALjORtbU9FwD8uR9u36u3qHZ0

    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,com-leilao-jarealizado-stj-retira-aeroporto-de-manaus-de-bloco-de-concessao-governo-deve-recorrer,70003688130?fbclid=IwAR1DapY4WfF5H8zb8Z5I2v4E9hCgM4Vttr3TBHEIHH1y9lm0JqmxlAswe_A

    Bem vindos ao Brasil, país onde não há segurança jurídica!

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • homelessbubbles 22 de abril de 2021 at 18:10

    Biden aumentando os impostos nos EUA. Estou achando que logo logo vão dar uma paulada nas criptomoedas em termos de impostos. E vai começar nos EUA.

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • homelessbubbles 22 de abril de 2021 at 18:15

      Quanto maior o bolo, maior a vontade de pegar um pedaço.

      10+
      • avatar
      • avatar
    • Strike 22 de abril de 2021 at 20:57

      Segundo um trader americano que eu sigo no Twitter, já está sendo preparado…

      10+
      • avatar
      • homelessbubbles 22 de abril de 2021 at 21:30

        Só resta saber se vão apenas querer uma fatia maior do bolo ou se vão acabar com a festa.

        10+
        • avatar
        • avatar
        • Strike 22 de abril de 2021 at 21:36

          No caso desse aumento do Biden, foi pra quase 50% sobre o ganho de capital… Hahahaha! E eu me lamentando de 15%… Mas o que dizem é que no caso dos fundos e dos tubarões há vários esquemas contábeis que acabam fazendo com que eles não paguem nada, enfim isso eu não sei dizer porque não tenho ideia de como funciona lá, mas o investidor pessoa física parece que se phode nesses 50% aí…

          8+
  • Strike 22 de abril de 2021 at 21:08

    Acho que o FED está liderando um movimento para salvar os mercados das principais economias mundiais, incluindo o Brasil. Hoje o dólar caiu bastante, vejam o gráfico, e continua seguindo na tendência de queda, apesar das atuais circunstâncias internas. Próximo suporte na região de 5,35. Se não parar aí, vai continuar caindo e assim as economias irão se assentando e normalizando aos poucos… Para mim, claramente é uma ação coordenada, já que se o FED elevasse os juros, economias como a do brasil, com alto endividamento atual, seriam destruídas.

    12+
    • avatar
    • homelessbubbles 22 de abril de 2021 at 21:35

      Eu acho que essa desvalorização recente do dólar tem a ver com o aumento de impostos do biden.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Strike 22 de abril de 2021 at 21:46

        Verdade! Pode ser sim, só que vem caindo desde o dia 13/04, mas hoje a queda foi forte mesmo.

        10+
        • avatar
      • Lord of All 23 de abril de 2021 at 07:02

        Eu acho que é o mercado se empolgando com a possível volta do Nine.

        15+
        • avatar
  • homelessbubbles 23 de abril de 2021 at 11:33

    https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/um-teto-para-o-aluguel-o-que-significa-limitar-o-reajuste-ao-ipca-para-inquilinos-e-proprietarios/

    9+
    • avatar
  • Lord of All 23 de abril de 2021 at 15:36

    Acabei de receber um email da Cabify dizendo q estão deixando de operar na Banânia (e só na Banânia).
    Essas fintech´s comunistas.
    Tem tbm a culpa do pt, do stf, dos senadores, dos deputados federais, dos deputados estaduais, dos governadores, dos prefeitos, dos vereadores, dos síndicos de prédios, da imprensa etc.

    15+
    • avatar
    • avatar
  • if 25 de abril de 2021 at 07:44

    if

    Prezados,

    venho aqui mais uma vez pedir a ajuda da vossa experiência. Vamos lá…

    Encontrei um imóvel que atende às minhas necessidades por um valor que considero justo.
    Entretanto, existem um problema. Foi feita uma reforma no imóvel, que passou a ser duplex com dois quartos no pavimento superior. Essa reforma não foi averbada porque o proprietário não quiz arcar com o aumento de IPTU.
    Isso pra mim não chega a ser um problema, mas meu receio é que essa cobrança de IPTU venha retroativa, se algum dia a prefeitura descobrir.

    A pergunta é: Essa cobrança retroativa é algo previsto?

    4+

    Pessoal, agradeço as respostas. Estou pesquisando o valor que vou precisar gastar para regularizar a documentação e, então, decidir se compro ou não.
    Mas em todo processo de compra, já tenho alguns CVR’s. Vou trazer um aqui e depois trago mais:

    CVR – A compra deste (ou de qualquer outro) imóvel será feita à vista. Mas é óbvio que vou usar o saldo do FGTS.
    Quando falo isso para o corretor, recebo a resposta: “Não sei se é possível usar o FGTS para compra à vista”.
    Resolvi mandar um zap para um colega das antigas que hoje é gerente na CEF. Eis que me responde: “Pra compra à vista não sei se pode, mas vou procurar saber lá na agência”. Depois ele confirma que é possível fazer inclusive pelo próprio banco (não tenho conta na Caixa).
    Entrei em contato com o BB através do aplicativo e a resposta foi: “Não é possível usar o FGTS sem financiar o imóvel”.

    É impressionante o quanto as pessoas estão desacostumadas com compra/venda de imóveis à vista. Até para obter informações sobre o assunto é difícil.
    Vou ter que ir na minha agência e conversar com o gerente. Caso seja negado, abro reclamação no banco central.

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Bellerian 25 de abril de 2021 at 09:55

      Resposta padrão de bancário (se eu não sei se pode, não pode). E o pessoal da CEF vai dificultar o negócio, porque para eles não é vantagem você não financiar. Mas está prevista a hipótese na lei do FGTS:

      “VII – pagamento total ou parcial do preço de aquisição de moradia própria, ou lote urbanizado de interesse social não construído, observadas as seguintes condições: (Redação dada pela Lei nº 11.977, de 2009)
      a) o mutuário deverá contar com o mínimo de 3 (três) anos de trabalho sob o regime do FGTS, na mesma empresa ou empresas diferentes;
      b) seja a operação financiável nas condições vigentes para o SFH;”

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • homelessbubbles 25 de abril de 2021 at 12:56

        Não só de bancário. Em quase todo serviço, público ou privado, é comum o empregado não querer mostrar sua ignorância, não querer se comprometer, ou ainda não querer aprender. Aí a resposta mais fácil é não pode.

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Parcelinha 25 de abril de 2021 at 22:42

      Tenho conhecido que já usou fgts para compra a vista, inclusive pelo banco que tem relacionamento. Vão cobrar uma taxa de serviço (e que possível vente vão acrescentar um segurinho ou outro produto para bater a meta junto, fica atento),e dependendo do valor tem ainda uma avaliação do engenheiro do banco. Dei uma googlada aqui e na tabela de tarifas da própria CEF menciona essa possibilidade.

      10+
      • avatar
      • avatar
  • tmarabo 26 de abril de 2021 at 11:56

    Conhecem este site, https://caosplanejado.com/ ??
    Achei interessante.

    3+
    • avatar
    • avatar
  • rogerio 26 de abril de 2021 at 19:24

    Largaram o governo.
    https://oglobo.globo.com/economia/estrangeiros-tiram-us-21-bi-do-pais-em-marco-com-agravamento-da-pandemia-24987892?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

    A propósito, estão acompanhando a tal PEC 32? Claramente uma PEC pra aparelhar o estado conforme o governo que estiver ocupando, tanto a esquerda quanto a direita.

    12+
    • avatar
    • Lord of All 27 de abril de 2021 at 08:38

      “Largaram o governo”
      Segundo os bolsominions, isso é culpa da pandemia. Ops, só que a pandemia atinge o mundo todo, e nos países onde a pandemia foi combatida e levada à sério, já há a retomada econômica.

      8+
      • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 27 de abril de 2021 at 11:10

    Moradia se aproxima do transporte em SP e arranha-céus surgem em áreas de casas na periferia
    Após Plano Diretor, 33% dos lançamentos residenciais são nos eixos de transporte; apartamentos encolhem

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/04/moradia-se-aproxima-do-transporte-em-sp-e-arranha-ceus-surgem-em-areas-de-casas-na-periferia.shtml

    4+
    • avatar
  • Lord of All 27 de abril de 2021 at 16:34

    Lci a 120% pra julho 2021.
    Na Easy

    6+
    • avatar
    • avatar
    • odorico 27 de abril de 2021 at 17:01

      Na boa…. foge de pós cdi até a alta de juros finalizar o ciclo….ou pelo menos sinalizar o fim….
      Porquê? 120% do CDI, mesmo isento, deve dar no máximo 150% do cdi. Isso dá no máximo 4,5% ao ano. IPCA está na faixa de 5,5% e você encontra prés na faixa de 7% ou 8% (1 ou 2 anos). Claro que esse aí é curtíssimo prazo e vale à pena para quem não quer ou não ter disponibilidade para um prazo maior….eu só entro em CDI pós quando a selic bater uns 6% e o IPCA mostrar sinais que vai ficar na meta ou abaixo…. até lá… é ipca+ ou pré (entrando aos poucos para ir travando cada vez mais alto).

      8+
      • avatar
      • avatar
      • Lord of All 27 de abril de 2021 at 17:49

        Entrei pq o prazo é curtíssimo e tava com uma grana parada.
        Mesmo os 4.5% ainda vai cobrir a provável próxima alta de +0,75%.
        Não estou preocupado em cobrir o número “oficial” da inflação no curto prazo, já que pra mim a inflação real está descontrolada há muito tempo.

        5+
        • avatar
        • odorico 27 de abril de 2021 at 18:28

          Acho que depende… para mim a inflação não está descontrolada, ela está “desuniforme”, isto é, dependendo do seu consumo você teve maior ou menor percepção….inflacionária…
          Por exemplo, aqui em casa a alta dos combustíveis pouco afetou (estou em home-office e minha esposa indo alternadamente, mais crianças na escola) antigamente eram 80 km por dia em divididos em 2 carros, agora o meu está parado (faz 13km/l) e o 1.0 da minha esposa (faz 15km/l) está na ativa.
          Carne sentimos um pouco, compensada pela queda na água e luz (pois com home-office estou tomando 1 banho por dia e quase não sujando roupa), além de controlar mais os gastos dos melequentos.
          Não estou construindo, não comemos fora nem pedimos comida, minha esposa sempre cozinhou o básico para manter a galerinha na linha.
          IPVAs e seguros ficaram mais baratos e manutenção de carro foi quase a zero além de postegar troca de pneus por uns 2 anos.
          Enfim, para mim a economia está mais desajustada do que inflacionada, um desequilíbrio pontual em oferta e demanda com a pressão do câmbio.
          Se o câmbio voltar a uns 4,50 teremos até deflação.
          Mas para isso o juro tem ir a 6%, o governo fazer reformas e conseguirem sepultar as chances do bozo 2022… aí ficará entre a esquerda e o centro….
          Como buda já dizia: o melhor caminho é o do meio..kkkk

          12+
          • avatar
          • tmarabo 28 de abril de 2021 at 12:13

            “conseguirem sepultar as chances do bozo 2022… aí ficará entre a esquerda e o centro….”
            achas mesmo melhor pra economia um Lula ou Ciro do que Bolsonaro?

            2+
            • avatar
  • Lord of All 27 de abril de 2021 at 17:56

    Guedes diz que Estado ‘quebrou’ e que vai ser ‘impossível’ atender demanda crescente na saúde
    .
    Será q está caindo atirando?

    8+
    • avatar
    • avatar
    • odorico 27 de abril de 2021 at 18:34

      Taí…. acho que aproveitou a doleta a 5.4 para entrar… e vai sair atirando…. doleta a 6… aí o Meirelles chega…kkkk e leva o dólar a 4….
      Sabe como é: quando o Brasil precisa.. chama o Meirelles…..kkkk
      A Saída do guedes vai ser a turbulência que faltava para o centrão tomar o poder…
      A questão é que há dois “centrões” um que quer o poder agora… e outro mirando 2022….
      O poder de agora… vai indicar um ministro “populista”… gastador… alinhado com as emendas e estados…
      O que mira 2022 vai indicar um ministro reformador que fará as maldades agora queimando o bozo para colher nas eleições….

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Lord of All 27 de abril de 2021 at 19:56

        Putz, saudades do Meirelles né meu filho? Kkk
        Que maravilha seria se o tiozinho tivesse ganhado 2018.

        11+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • homelessbubbles 28 de abril de 2021 at 11:34

          Creio que o Meirelles seria um bom presidente. Não tem experiência no executivo, mas tem conhecimento e carisma. Acho que teria apoio no Congresso e faria um feijão com arroz que seria brilhante comparado com o trabalho do atual presidente.
          Quanto ao Guedes, creio que está apenas atirando para esconder um pouco a sua incompetência.

          6+
          • avatar
          • tmarabo 28 de abril de 2021 at 12:14

            sabes qual o carisma que o congresso e a imprensa querem, né???

            2+
            • avatar
            • odorico 28 de abril de 2021 at 14:37

              Mas não é inteligência e gestão saber dar o que querem conseguindo o que quer.
              Quem quer rir, tem que fazer rir.
              Bozo quer rir sozinho, na verdade só com os filhos… até amigos próximos ele rifa….
              O Mula já era o contrário queria fazer todo mundo rir, aí não dá também, afinal a pizza tem oito pedaços….

              10+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
    • rogerio 27 de abril de 2021 at 23:38

      Não, desejo de privatizar mas que jamais irá se realizar, depois dessa Pandemia então nem se fala.

      8+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • rogerio 27 de abril de 2021 at 23:44

        Achei: “Guedes deu a declaração durante reunião do Conselho de Saúde Complementar.”
        https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/27/guedes-diz-que-estado-quebrou-e-que-vai-ser-impossivel-atender-demanda-crescente-na-saude.ghtml

        8+
        • avatar
        • avatar
        • Lord of All 28 de abril de 2021 at 06:03

          Eu achava que esse negócio de genocídio era um pouco de exagero, mas na vdd parece que a estratégia do desgoverno é essa mesmo, eliminar os velhos q doentes que estão sobrecarregando o estado.

          17+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Ilusionista 28 de abril de 2021 at 09:12

            Pelo que tudo indica ainda está, ao menos, a caminho de dois modelos de ditaduras que continuam dando certo pelo mundo. Venezuela e Síria. Cria-se um caos, crise financeira com explosão dos problemas sociais: desemprego, violência, jovens sem perspectiva de futuro, etc., como consequência: êxodo da parte da população quem tem melhores condições intelectuais e financeiras para outros países, sobram apenas aqueles que não tem a mínima condição de partir para outro canto, justamente os que não oferecem oposição.
            Quando o capitão de um navio diz abertamente que irá afundar, merece até ganhar música no fantástico….

            https://www.youtube.com/watch?v=Uh8tnVerKz4

            11+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
          • tmarabo 28 de abril de 2021 at 12:17

            mas que besteira, então dizer que com o déficit de centenas de bilhões de reais não vai dar pra aumentar gastos em saúde é propositalmente querer genocício.
            vocês são uma PIADA.
            por que nunca ocorreu a vocês chamar de genocidas os governos anteriores, que igualmente cortaram dezenas e centenas de bilhões da saúde e educação?????

            4+
            • avatar
            • socrates 28 de abril de 2021 at 13:59

              antes tarde do que nunca…

              O PT saiu pq não “tolerávamos” mais corrupção… Mesmo diante de crescimento e enriquecimento, a corrupção não seria mais tolerada.
              “Não é por causa dos 20 centavos…”

              O Temer foi tolerado pq era temporário…
              Mas ninguém reclamou quando ele foi preso, logo após sair da presidência. Pelo contrário! Ficamos p#$$# por ele ter sido solto tão rápido… Temer, que aliás foi indicado pelo “governo” atual para representar o Brasil no Líbano, não?

              De qualquer forma, após o Vampirão aparece o Messias e logo no primeiro mês de “governo” ele já esculhamba a COAF pq ela estava mexendo com seus familiares e com seus “amigos”… ALI JÁ ERA PARA ELE TER CAÍDO. ALI o Moro deveria ter saído do governo e todos outros que ainda tinham alguma moral…

              Só ficaram os ratos.

              E olha quantas bizarrices vieram depois disso… Até secretario da Cultura achando-se a reencarnação de Goebbels tivemos que aturar… E a babação de ovo ao Trump e toda a cambada de banqueiros americanos? Fora, a descoberta do esquema com as dezenas de imóveis do Flavinho , que DOBROU a meta em meio a pandemia comprando uma casa de 6 mi! E o que dizer do Queiroz e o Wassef????? Aliás, o que é o Wassef?????????????????????????

              Impossível dar certo com esses caras…

              25+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • Lord of All 28 de abril de 2021 at 14:40

                Eu ainda aguentei até a história de indicar o bananinha para embaixador.
                E esse negócio de Danilo Gentili hein?
                Eu acho que é só uma estratégia: colocar no meio do debate político um cara debochado e mais “mitador” que o Mito.

                14+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
                • Ilusionista 28 de abril de 2021 at 17:28

                  Creio que estas figuras bizarras são eleitas pelo total descredito na política brasileira ocorrido nas última décadas, vista por grande parte da população. Não vamos esquecer do Tiririca, pior que está não fica, Meu nome é Eneias, Ivani, e por ai vai. Quantos políticos cultos, com ótima oratória e boa postura foram eleitos no passado e depois se envolveram em corrupção e o povão todo lascado mergulhado em uma vida miserável em que nada muda, desilusão total.
                  É o voto do esculacho, pelo jeito novas criações bizarras virão por ai .

                  10+
                  • avatar
                  • avatar
                  • avatar
              • tmarabo 28 de abril de 2021 at 23:18

                meu deus, ainda acreditam no hoax da mudança no coaf, mas são muito manipulados mesmo….
                mas é bom saber que tudo o que têm pra falar do governo bolsonaro em dois anos é um esquema de rachadinha do filho dele há mais de 10 anos…. todo o resto é desdobramento de UM caso, narrativas falsas de coaf, interferência na PF, dossiê inexistente da Abin…
                repararam??? não tem o que dizer do governo.

                4+
                • avatar
          • odorico 28 de abril de 2021 at 14:42

            O problema desse governo é que ele não tinha projeto…
            Era contra tudo que estava aí … quer destruir tudo, SUS, Federais, Pesquisa, Estatais…. etc.
            E aí?
            Quê mais?
            E o que vai construir?
            Tirar o Estado das costas do cidadão…ok
            Alguém vai construir estrada no interior de minas?
            Sem impostos um carro custaria 50% do preço, e vai andar em que ruas e estradas?

            18+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • tmarabo 28 de abril de 2021 at 23:19

              “quer destruir tudo, SUS, Federais, Pesquisa, Estatais…. etc.”
              tu sabes que isso é narrativa de PSOL, sem qualquer amparo na realidade, achei que era bolha imobiliária aqui e não bolha de esquerda caviar.
              nossa, vão destruir o SUS tão bom, né, o pobre sempre bem atendido…. sqn

              7+
              • avatar
  • homelessbubbles 28 de abril de 2021 at 15:03

    Já viram esse tal de NFT?
    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/28/meme-de-garota-em-frente-a-um-incendio-e-vendido-por-us-473-mil.ghtml#G1-POST-TOP-1H-item-sel-8,top,7d3aae73-9fde-4c14-b2e2-ace3e1b12244
    Onde vamos parar com tanto dinheiro no mundo? Não se sabe mais onde gastar.

    7+
    • avatar
  • homelessbubbles 28 de abril de 2021 at 15:35

    Esses dias eu estava pensando: “para onde vai todo o dinheiro?”

    Dá um bom exercício mental. Imaginem todo o dinheiro que é movimentado no mundo, incluindo a montanha de dinheiro injetada na economia mundial nos últimos anos. Considerando os mais diversos destinos iniciais destas injeções de dinheiro, as variadas condições macroeconômicas, os diferentes tipos de governo, as diferentes sociedades, tudo, absolutamente tudo, pra onde vai o dinheiro lá no final da linha?

    Por exemplo, o sujeito recebe um auxílio emergencial ou um cheque do Biden, aí, se for necessitado, paga umas contas e compra comida. Se não for, investe. Então a cia de energia, a vendinha da esquina, o banco ou quem vendeu uma ações já ganha uma parte desse dinheiro (lucro). A outra parte cobriu o custo de produção, o que vai gerar lucro para a geradora de energia, para o produtor de arroz e assim vai.

    É uma cadeia imensa e vai ficando complicado analisar. Agora note que em cada etapa o governo ganha um pouco e que algo também vai ter que sobrar para o “produtor mais fundamental” (como aquele extraiu riqueza diretamente da Terra). Não sei se estou certo, mas me parece que no fim, para todo o dinheiro do mundo, há duas rotas possíveis: uma parte retorna aos governos e a outra parte vai para as grandes (leia-se grandes mesmo) corporações remunerando seus acionistas. Note que o governo sempre gasta o que recebe (via suas obrigações com o povo), mas sempre continua a receber. Então ele é um intermediário apenas. Sobra as grandes corporações, possivelmente associadas à commodities.

    Parece que a tendência do pobre (qualquer um que não é multimilionário em dólares, no meu critério) é continuar pobre, pelo menos por muito tempo.

    Outra pergunta, os criptoativos seriam um caminho para escapar das duas vias anteriores? Não creio. A grande maioria dos investidores quer realizar o lucro um dia. Nesse ponto, o dinheiro volta a seguir o fluxo que mencionei. Os que não pretendem realizar, acreditam em um mundo onde se comprará pão com criptomoedas. Mas aí o governo vai conseguir taxar também. Qualquer venda pode ser taxada, independentemente do meio de pagamento usado. E lá vai a riqueza para o governo e também para quem produziu sementes e fertilizantes. Há ainda a possibilidade de os grandes investidores de cripto quererem apenas acumular. Mas isso seria estupidez. Igual a uma história do Tio Patinhas que ele transforma uma moeda de 25 centavos na mais rara do mundo e quando vai vender não consegue porque ele era o único que tinha dinheiro suficiente para comprar.

    Enfim, esses dias vi alguns dados (não lembro onde) indicando que nos últimos dois anos os ricos (os multimilionários) estão cada vez mais ricos. E aumentando as fortunas a taxas assustadoras, principalmente dado o cenário mundial atual. Aí vem a terceira e última pergunta: Será que os impressores de dinheiro não perceberam isso ou está tudo dentro dos planos?

    10+
    • avatar
    • Lord of All 28 de abril de 2021 at 16:48

      É a famosa concentração de renda ou desigualdade social.
      Governo distribui dinheiro para os pobres via auxílio emergencial. Depois esse dinheiro, ao invés de ir ao setor produtivo, foi parar nas mãos do véio da havan, que nada mais faz do que comercializar bugigangas sem valor produtivo.
      O resultado é o véio da havan ficando cada dia mais bilionário.
      Claro que o véio da havan foi só um exemplo para demonstrar a concentração de renda. No fim o dinheiro polariza em algum ponto.
      Não acho q as criptos sejam uma solução, pois não tem lastro (ainda).
      Acho que num futuro de médio prazo, daqui uns 500 anos ou menos, a coisa q mais vai ter valor vai ser a terra e a produção agropecuária, que são recursos limitados muito mais escassos do que a própria água.

      12+
      • avatar
  • odorico 28 de abril de 2021 at 19:43

    Aí galera..
    saiu estatísticas de imóveis no DF (tem SP, RJ e CWB)
    https://www.imovelweb.com.br/noticias/imovelweb-index/wimoveis-index-um-retrato-mercado-imobiliario/
    Parece que os preços estão acomodando …..
    No meu condo os preços de venda e aluguel baixaram….. quem insiste em preços altos não faz negócio….

    8+
    • avatar
  • odorico 28 de abril de 2021 at 20:11

    Requisição de pitacos bolhistas….
    O mercado de renda fixa está maluco ou eu estou doido?
    Vocês já observaram que o mercado de RF tem pago mais “prêmio” para menores valores e menores prazos?
    Exemplo:
    LCA para 2023 com investimento mínimo de 1 mil, pagando ipca+2,2% e outra com investimento mínimo de 10 mil pagando ipca+1,7%. O primeiro Original, o segundo PINE. Acho que não há muita diferença de risco.
    Estou vendo isso em vários títulos….
    Tanto no investimento mínimo como no prazo….prazo mais curto pagando mais… (isso não faz sentido do ponto de vista de risco e liquidez….)
    Vocês tem algum pitaco porque isso está ocorrendo?

    8+
    • avatar
    • avatar
  • Lord of All 28 de abril de 2021 at 20:40

    Ilusionista

    Creio que estas figuras bizarras são eleitas pelo total descredito na política brasileira ocorrido nas última décadas, vista por grande parte da população. Não vamos esquecer do Tiririca, pior que está não fica, Meu nome é Eneias, Ivani, e por ai vai. Quantos políticos cultos, com ótima oratória e boa postura foram eleitos no passado e depois se envolveram em corrupção e o povão todo lascado mergulhado em uma vida miserável em que nada muda, desilusão total.
    É o voto do esculacho, pelo jeito novas criações bizarras virão por ai .

    2+

    Por isso que o parlamentarismo acaba fazendo sentido.
    Deixa o povo eleger seus representantes bizarros: pastores, palhaços, conspiradores, milicianos, rachadores … cabendo a um primeiro ministro administrar de vdd o país.

    11+
    • avatar
    • avatar
  • Bellerian 28 de abril de 2021 at 21:00

    Meio offtopic, mas para quem quiser dar uma olhada: auditoria financeira da CGU sobre o BCB com parecer adverso sobre as demonstrações contábeis e apontando umas gracinhas em prejuízo ao erário:

    https://eaud.cgu.gov.br/relatorios/download/959204

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 29 de abril de 2021 at 10:07

    Inflação do aluguel acumula alta de 32,02% em 12 meses
    Variação do IGP-M em abril foi de 1,51%, a maior para o mês desde 1995
    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/04/inflacao-do-aluguel-acumula-alta-de-3202-em-12-meses.shtml

    9+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • tmarabo 29 de abril de 2021 at 13:35

      que loucura!!!

      4+
    • homelessbubbles 29 de abril de 2021 at 14:44

      Chamaria isso de fake news. O que aumentou 32% em 12 meses foi o IGPM, não o aluguel.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • socrates 29 de abril de 2021 at 23:13

        Pois é, Homeless. Tudo muito estranho…

        nunca vejo ninguém falar da proibição de despejo no Rio, o m2 mais caro do Brasil.
        Será que é fakenews? Como a notícia não sai em lugar nenhum????

        A fonte é o site do STF

        https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=458112&ori=1#:~:text=O%20ministro%20Ricardo%20Lewandowski%2C%20do,a%20pandemia%20da%20Covid%2D19.

        6+
  • homelessbubbles 29 de abril de 2021 at 14:42

    https://www.infomoney.com.br/onde-investir/fgc-desembolsou-r-844-mi-em-garantias-em-2020-tempo-medio-de-pagamento-caiu-de-10-para-2-dias-uteis/
    Parece que agora não precisa mais se apresentar em uma das agências indicadas. O processo de recebimento é online.

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • odorico 29 de abril de 2021 at 15:25

      Estou na liquidação da companhia hipotecária brasileira.CHB
      e estive na liquidação da Dacasa.
      Na dacasa tive que ir no bradesco receber
      Na CHB estou fazendo o processo online. Já indiquei a corretora que tinha o título e a conta para crédito. Mandei fotos, docs, e o processo está em andamento…
      Quando receber eu aviso aqui.
      Por isso hoje não fico fora do fgc… nem fundo invisto mais (só cambial para proteção)…..
      Já tive deb e levei tumé….
      recebíveis… canseira…
      CRI,CRA e FII estou fora….
      Ações já tive… e quando entrar agora será só nas big para dividendo ou pequena especulação.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Lord of All 29 de abril de 2021 at 16:38

    Sei que tem uma galera de TI por aqui, então vou lançar uma dúvida, fiquem à vontade para responder da forma mais livre possível, mesmo que seja uma resposta bizarra:
    Vcs acham que num futuro de médio prazo, algo entre 50 ou 100 anos, o Estado poderia ser substituído por um robô?
    Estou falando só do Poder Executivo, que na prática não cria nada, só executa.
    Poderíamos substituir o presidente, governadores e prefeitos por uma sala com alguns servidores de TI?
    HJ em dia a maioria dos processos já é totalmente online.
    No meu cenário hipotético, as demandas de um município poderiam estar organizadas por um algoritmo. O robô sabe, por exemplo, o ciclo de vida útil de uma lâmpada pública numa determinada rua.
    As empresas executoras participariam das licitações 100% online (praticamente já é assim hj), sendo essas licitações gerenciadas por robôs, com resultados objetivos.
    A partir disso, quando o algoritmo encontra uma demanda, envia a ordem de serviço diretamente às empresas que já venceram as licitações.
    Se não me engano já existem alguns municípios naqueles países desenvolvidos (Finlândia ou Islândia, sei lá), onde todas as pequenas demandas dos municípes é 100% online.

    4+
    • Lord of All 29 de abril de 2021 at 16:40

      p. s.
      estou pensando em escrever algo sobre o assunto, então qualquer ideia, mesmo que absurdamente abstrata, é bem-vinda.

      4+
    • bolha_dos_pampas 29 de abril de 2021 at 22:00

      Conheço por dentro a TI de uma prefeitura de porte médio e lido com ERP para prefeituras. Em resumo: nesse seu “prazo” até é possível em um cenário de alta e efetiva governança e gestão de TI (que não é a realidade na maioria absoluta dos municípios) mas precisa combinar com o TCE e o Ministério Público antes. Falando especificamente de software: duvido que exista um sistema de gestão mais complexo do que um ERP que realmente se proponha a integrar todos os processos internos de uma prefeitura. TUDO é mais complicado para desenvolver pois há várias condicionantes específicas da Administração Pública que podem mudar a qualquer momento com uma canetada de Brasília ou da Câmara de Vereadores. Fora que não se desenvolve apenas para Prefeitura mas também para o TCE de cada estado, que tem seus próprios softwares para envio de arquivos de remessas. Não a toa este é um mercado bem restrito e fragmentado. É mais fácil para as empresas se especializar em desenvolver softwares que seriam um submódulo de um ERP e que a prefeitura se vire para integrar aos seus outros sistemas.

      6+
      • avatar
      • avatar
      • bolha_dos_pampas 29 de abril de 2021 at 22:13

        E outra: vai precisar manter infra própria para tudo isso. O poder público não é exatamente um exemplo de bom pagador e o fornecedor pode cortar o seu acesso aos dados mesmo que haja proibições neste sentido.

        9+
        • avatar
        • avatar
      • Lord of All 1 de maio de 2021 at 14:40

        Na minha proposição haveria um novo modelo de estado, onde os órgãos de controle (TCU, TCE, CGU etc) ou não existiriam, ou seriam tbm controlados por um robô.

        5+
        • avatar
        • bolha_dos_pampas 1 de maio de 2021 at 19:12

          Se não me engano, já vi matéria em um TCE sobre uma IA que analisa a tonelada de dados recebidos e aponta os indícios de irregularidades ao auditor. Os próximos passos seriam uma IA para emitir relatórios e pareces destinados aos conselheiros (que é o que ainda faz o auditor) e outra IA para verificar jurisprudências em instâncias superiores e prazos decadenciais, coisa que os auditores humanos não fazem.. Por exemplo: o apontamento de irregularidade por infringir artigo de uma lei municipal, porém, o objeto que trata o artigo já foi declarado inconstitucional pelo STF.

          6+
          • avatar
    • rogerio 30 de abril de 2021 at 11:39

      Inteligencia artificial não seria bem vinda no meio político.

      7+
      • avatar
      • avatar
      • bolha_dos_pampas 30 de abril de 2021 at 14:36

        Para o político tanto faz se a burocracia é feita por humanos ou por inteligência artificial. Tanto é que o TCE já obriga o envio das informações bem tabuladinhas. Os esquemas são acertados antes e depois dos trâmites.

        7+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • rogerio 2 de maio de 2021 at 19:55

          Do que adianta ter tudo tabuladinho se a palavra final é política? Se houvesse inteligência artificial comandando as ações, não haveria como os políticos se desculparem …

          4+
          • avatar
          • bolha_dos_pampas 3 de maio de 2021 at 09:56

            Bem, na hipótese de ser factível uma IA governando, nós voltaríamos para as dificuldades que apontei em minha resposta ao Lord of All. Aliás, mesmo as dificuldades técnicas envolvem governança, gestão de TI mas são também políticas pois são os humanos que legislam.

            2+
            • avatar
  • homelessbubbles 29 de abril de 2021 at 21:59

    https://www.moneytimes.com.br/bolsonaro-sugere-criacao-da-opep-da-soja/
    Bolsonaro só esqueceu de um detalhe: Na Opep, petróleo é vendido/controlado pelos Estados, já soja brasileira não. Como o Brasil ditaria o preço que o produtor deve vender seu produto? Acho que não seria uma política muito liberal rsrs.

    10+
    • avatar
    • Lord of All 30 de abril de 2021 at 06:59

      A soja é nossa; o carnaval é nosso; e o futebol é nosso.
      Enquanto isso o resto do mundo pensa em IA e em colonizar Marte.

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • tmarabo 30 de abril de 2021 at 13:48

    Como mentem, o bolsonaro fez uma piada a respeito de opep da soja.
    Incrível ver a “grande” mídia com tanta fake news.

    7+
    • avatar
    • avatar
    • homelessbubbles 30 de abril de 2021 at 16:29

      Tudo que ele fala é piada. Muitas, de mal gosto, é claro.

      22+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Lord of All 1 de maio de 2021 at 08:11

        Nunca se portou como chefe de Estado/Governo. Como se ainda estivesse numa oposição pé de chinelo.

        27+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Preocupada 30 de abril de 2021 at 22:25

    Palmas- TO -04/2021 : 1) Outro dia cobraram R$ 1.000,00 da minha irmã para esticar alguns fios da cerca elétrica da casa dela, apenas de uma das da laterais do muro. Ela achou caro, baixaram para R$ 750,00.
    2) Eu pedi orçamento de 2 estantes de metalon 3×3 de 1,50 x 1,10 de largura +-, com 3 prateleiras de tela ondulada, para ficar baratinho. Pediram 842 reais.
    3) Orçamento de revisão de 40 mil KM de carrinho popular em oficina mecânica , p/ comparar com o preço da concessionária. Deu R$ 1.136,00.
    Deixo de comentar preços de carne, manteiga, palmito, etc, por que isso vocês já sabem como anda subindo.
    Estamos vivendo novamente uma HIPERINFLAÇÃO tal qual ocorria nos anos 80 e início dos 90, onde a subida de preços não tinha lógica nos custos e era simplesmente uma imitação do que os outros estavam fazendo?

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Abomineve Homem das Naves 30 de abril de 2021 at 23:56

      Pedi um orçamento de um cabo PP de 3 x 2,5mm² e também um plug e uma tomada para o mesmo com a finalidade de construir um extensão simples de comprimento de 8 metros.
      HuE$ 110,00 à vista , em espécie.

      10+
      • avatar
    • Strike 1 de maio de 2021 at 14:31

      1) preço das commodities, minério, etc. subindo muito forte, indicando um novo ciclo de commodities muito forte vindo aí, o que tende a fazer os preços aumentar ainda mais sem limite… 2) falta de mão de obra e mão de obra cara, como o governo hoje dá tudo, auxílio, benefícios, etc., ninguém quer trabalhar mais por salários mais baixos, até porque é impossível o sujeito sobreviver o custo atual das necessidades básicas… 3) muito dinheiro circulando na praça devido aos benefícios do governo e ao gigantismo que se tornou o estado, etc…

      9+
      • avatar
      • avatar
      • Abomineve Homem das Naves 1 de maio de 2021 at 16:32

        Da trilogia “Cartel duro de matar”

        Boom de cimento: CSN deve levantar R$ 2 bi com IPO de unidade

        https://invest.exame.com/me/boom-de-cimento-csn-deve-levantar-r-2-bi-com-ipo-de-unidade

        5+
        • avatar
  • Parcelinha 30 de abril de 2021 at 23:30

    dei uma olhada no saldo do TD Selic, meu saldo está negativo. Por trás dos panos se não desfazer dos titulos antes do prazo estão sendo corrigindo pela selic até a data do vencimento?

    5+
    • Lord of All 1 de maio de 2021 at 08:15

      Depende da data da compra do título. Tem uma pequena parte da remuneração que oscila (Selic + X%), alterando o valor de face, da mesma forma q acontece nos prés.

      7+
      • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 2 de maio de 2021 at 15:26

    Site de venda de imóveis públicos entra em funcionamento
    https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/economia/site-de-venda-de-im%C3%B3veis-p%C3%BAblicos-entra-em-funcionamento-1.835530

    8+
    • avatar
    • avatar
  • odorico 2 de maio de 2021 at 16:04

    CVR FGC….
    Aí pessoal, na sexta feira o FGC fez o pagamento da minha garantia…
    Tudo pelo aplicativo….
    Já tinha feito o processo e estava aguardando o depósito e deu tudo certo…
    Enfim, segura na mão do FGC e vai…. RV para quê?

    17+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • rogerio 2 de maio de 2021 at 19:59

      Vem corrigido?

      5+
      • avatar
      • avatar
      • odorico 2 de maio de 2021 at 22:29

        Pois é, do valor que era apresentado na easy no dia da liquidação veio mais, mas não consegui entende o índice. Não foi ipca. Acredito que o sistema da easy não tinha o valor do título igual ao que a instituição tinha. Pelo que li, você teve o valor do título até a data da liquidação, por isso quanto mais rápido receber menos dias o dinheiro parado…

        10+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • ff 2 de maio de 2021 at 22:39

      Qual foi o banco que faliu?

      2+
      • odorico 3 de maio de 2021 at 09:27

        CHB companhia hipotecária brasileira (nem era banco) era uma financeira….
        Peguei um título IGPM +7 em 2016 e ia vencer em 2023…. 7 anos…
        Passou rápido e cada título de 1000,00 virou 2230….tá ruim mais tá bom…. ..

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • homelessbubbles 3 de maio de 2021 at 13:26

          Por isso que o banco faliu kkkk

          14+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • odorico 3 de maio de 2021 at 15:15

            Pois é, a CHB fez uma aposta em 2016.. .LCI IGPM+7…. na época achei um exagero… mas o IGPM estava comportando…. então peguei…como o vencimento é que era de 7 anos…. então botei pouco…
            Como o IGPM estourou ela viu o seu passivo aumentar muito e isso ligou o alerta do BC para liquidação…

            9+
            • avatar
            • avatar
  • odorico 3 de maio de 2021 at 15:19

    Esse brasil ….
    https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/05/03/vacinacao-em-botucatu-imobiliarias-registram-aumento-de-mais-de-70percent-na-procura-por-aluguel-de-imoveis.ghtml

    9+
    • avatar
  • Manoel Joaquim 5 de maio de 2021 at 11:49

    Nada como comprar esses imóveis de luxo novos, muito bem construídos com chiclete:

    ‘https://www.youtube.com/watch?v=G71MnVtDtS4

    8+
    • avatar
  • Lord of All 5 de maio de 2021 at 11:58

    Está na pauta do STF desse mês se a TR é constitucional para corrigir o FGTS.
    Se decidirem que deve se aplicar o IPCA, por exemplo, imagina o tombo q fundo vai levar?
    E se declarar inconstitucional e não houver modulação de efeitos, vai ter uma chuva de ações judiciais pedindo correção retroativa.

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • homelessbubbles 6 de maio de 2021 at 15:28

      Uma boa matéria sobre o tema:
      https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/stf-vai-julgar-correcao-do-fgts-veja-o-que-esta-em-jogo-e-como-pedir-a-revisao/

      9+
      • avatar
      • avatar
    • tmarabo 7 de maio de 2021 at 10:42

      não duvido que julguem pelo IPCA só pra quebrar o fundo e atrapalhar o governo.

      2+
      • homelessbubbles 7 de maio de 2021 at 19:46

        Ou talvez julguem pelo IPCA só para fazer justiça aos donos do dinheiro, no caso, os trabalhadores. Aliás, se você tivesse lido a matéria que postei acima, veria que já em 2013 o STF já havia julgado que precatórios do governo deveriam ser atualizadas pela inflação e não pela TR. O mundo não gira em torno do Bolsonaro.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • rogerio 5 de maio de 2021 at 18:43

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/05/copom-eleva-taxa-basica-de-juros-de-275percent-para-35percent-ao-ano.ghtml

    8+
    • avatar
  • Carlos 5 de maio de 2021 at 20:26

    Uma boa notícia 🙂
    Certificaram uma “pic-up location” para o e-visa da Estônia em SP.

    https://e-resident.gov.ee/pick-up-locations/

    Não tinha nenhum lugar na américa latina depois que a Estônia fechou a embaixada em brazólia.
    Acho que foi por conta da demanda 😉

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 7 de maio de 2021 at 09:09

    PESADELO DA CASA PRÓPRIA
    Construtora mineira atrasa entrega de condomínio no Rio de Janeiro
    Previsão de entrega era dezembro de 2019; mesmo com toda a construção dos 500 apartamentos finalizada, famílias ainda não receberam as chaves
    https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/05/07/internas_economia,1264075/construtora-mineira-atrasa-entrega-de-condominio-no-rio-de-janeiro.shtml

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 7 de maio de 2021 at 11:18

    Tiro pela culatra? Alta da Selic para conter processo inflacionário pode adoecer mais a economia
    https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/economia/tiro-pela-culatra-alta-da-selic-para-conter-processo-inflacion%C3%A1rio-pode-adoecer-mais-a-economia-1.836197

    “Construção
    Integrante da indústria, a construção civil também fez ressalvas à elevação da Selic. Empolgado com o boom experimentado no ano passado – com criação de 106 mil empregos, só em Minas –, o segmento encarou o anúncio do Copom a um balde de água fria na aceleração que se desenhava em 2021. O pessimismo é tanto que a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) do setor caiu de 4% para 2,5%. Para a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, a alta dos juros – e a consequente restrição maior ao crédito que ela deve gerar –, aliada à disparada dos preços dos materiais de construção (que atingiu 33,9% nos últimos 12 meses) vai frear projetos e obras. “Infelizmente, o primeiro impacto negativo será na geração de empregos, que vai diminuir. Não há mais como manter a previsão de novos empreendimentos, com o cenário que está se desenhando até o fim do ano”, explica a economista.” “

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Post a comment
    You must be logged in to comment. Fazer login