NEWS

Emigração – Dicas

Tópico fixo para discussão sobre Emigração a outros países, dicas e procedimentos

45+
Comments
  • Bin_rj 3 de junho de 2015 at 5:37:21

    Procurem pelo programa skilled migration, na Australia e no Canadá. Precisa ter prova de proficiência no inglês. Tem uma lista chama sol(skilled ocupation list). Se a sua profissão estiver em demanda pode-se iniciar um processo de imigração.
    Site para Australia: http://www.immi.gov.au
    Site para o Canadá: http://www.cic.gc.ca/english

    3+
    • Portuga 9 de junho de 2015 at 17:03:44

      Bye Bye Banânia: Australia Version

      Por onde começar?
      Entrar no site abaixo para procurar o tipo de visto mais adequado:
      ‘http://www.immi.gov.au/Visas/Pages/Find-a-visa.aspx

      Para o meu caso (e uma boa parte dos Brasileiros que desejam buscar empregos qualificados na Austrália), o tipo de visto mais adequado é o Temporary Work (Skilled) visa (subclass 457).
      ‘http://www.immi.gov.au/Visas/Pages/457.aspx
      Esse visto dá direito a:
      – Trabalhar na Austrália por até 4 anos;
      – Levar a família para estudar ou trabalhar na Austrália;
      – Sair e entrar no país quantas vezes quiser durante a validade;

      Quais os tipos de empregos com vagas abertas para estrangeiros?
      Os tipos de empregos estão listados a seguir:
      ‘http://www.immi.gov.au/Work/Pages/skilled-occupations-lists/sol.aspx
      ‘http://www.immi.gov.au/Work/Pages/skilled-occupations-lists/csol.aspx
      ‘http://www.immi.gov.au/Work/Pages/skilled-occupations-lists/skilled-occupations-lists.aspx

      Como consigo um emprego?
      Existem dois métodos diferentes para se e conseguir um emprego: buscando por conta própria (sites de busca de emprego) ou demonstrando interesse usando um site do governo australiano, denominado SkillSelect. Neste site, empresas buscam profissionais estrangeiros de acordo com as suas necessidades.
      ‘http://www.immi.gov.au/Work/Pages/SkillSelect/SkillSelect.aspx

      Deve-se entrar no site e submeter um EOI (Expressão de Interesse).
      Para tal, você terá que preencher diversas informações, pessoais e profissionais, a seu respeito. Entre essas informações, deve-se dizer qual dos tipos de emprego você busca (ver acima) e qual a região de sua preferência dentro da Austrália.

      O que é necessário para se candidatar para o visto (457)?
      1) Trata-se de um visto que precisa de um “padrinho” (sponsor). Para tal, você precisa que:
      – O empregador seja um sponsor aprovado pelo governo australiano;
      – O empregador o nomeie para uma vaga.
      OBS: É possível dar entrada no visto ao mesmo tempo que o empregador dá entrada para aprovação como sponsor australiano e para sua nomeação como empregado.
      2) Documentos
      A lista completa de documentos poderá ser encontrada no seguinte link:
      ‘http://www.immi.gov.au/Visas/Pages/457.aspx
      Acessar link “Visa Applicants” e, na sequência, a seção “Document checklist for visa applicants”
      OBS: É necessário que já se tenha o passaporte antes de dar entrada no visto.

      Quanto tempo leva para se obter o visto?
      Após dar entrada na solicitação, o processo leva cerca de 3 meses para os vistos de emprego temporários:
      ‘http://www.immi.gov.au/about/charters/client-services-charter/visas/3.0.htm

      Aptidão Linguística
      É necessário fazer o teste IELTS para se obter um emprego.
      – Para Nota acima de 4,5, é considerado que se tem um inglês funcional;
      ‘http://www.immi.gov.au/FAQs/Pages/how-can-i-prove-i-have-functional-english.aspx
      – Para Nota acima de 6,0, é considerado que se tem um inglês apropriado;
      ‘http://www.immi.gov.au/FAQs/Pages/how-can-i-prove-i-have-competent-english.aspx
      Dicas para o exame
      ‘http://projeto5linguas.wordpress.com/2013/06/26/ielts-minha-experiencia-e-dicas-basicas-e-praticas/

      Links úteis
      FAQ:
      ‘http://www.immi.gov.au/Help/Pages/help-and-support.aspx
      Habilitados para Tradução de Documentos:
      ‘http://www.immi.gov.au/FAQs/Pages/who-can-translate-my-documents-into-english-for-me.aspx

      Curiosidades
      Custo de vida na Austrália:
      ‘http://www.brazilaustralia.com/quanto-custa-viver-na-australia/
      Salários:
      ‘http://www.brazilaustralia.com/os-salarios-na-australia-por-profissao/

      13+
      • Manco_SP 29 de julho de 2015 at 8:51:56

        Eu já fiz uma consulta para uma outra classe de visto, seria o Skilled Independent – Subclass 189 Visa (não precisa de sponsor como o de cima), segundo a agente, que é amiga de uma amiga brasileira que mora lá o processo é bem fácil (ao menos para engenheiros que é o meu caso), segue abaixo a resposta que eu obtive na época:

        Skilled Independent – Subclass 189 Visa
        This points-based visa is for skilled workers who are not sponsored by an employer, a state or territory, or a family member.
        Applications are by invitation only. To be invited to apply, a person must:
        · submit an Expression of Interest (EOI)
        · have an occupation that is on the relevant skilled occupation list
        · have a suitable skills assessment for that occupation
        · be less than 50 years of age when the invitation is issued
        · meet the English language requirements
        · be able to score at least 60 on the points test

        On this visa you currently score 55 points. This however is because you have not done an IELTS English test. You would need to score a minimum of 7 on each of the components (speaking, listening, writing and reading) If you meet this score for the IELTS, then you will have 65 points which will allow you to access the Skilled migration scheme for independent migration.

        You are also eligible for the other employer sponsored migration visas- but these are only if an employer wishes to sponsor you.- This will have to be investigated by submitting your resume to the employment agency.

        We are able to assist you for all types of visa. I strongly suggest that it would be more beneficial for you to apply for an independent permanent skilled migration visa Subclass 189 as this will allow you to get permanent residence from the beginning and will not restrict you to any employer and area within Australia.

        Payment structure/Plan

        Professional service Fees for Subclass 189 Skilled visa: $2900.00
        Upon engagement, 50% deposit will be required to perform a list of specific tasks. The balance of all other fees including professional fees will be paid before final submission of visa application.
        Any additional fees will be authorised by you before commencing work on any additional services.

        This does not include all fees charged by the Department of immigration.

        1+
        • Manco_SP 29 de julho de 2015 at 8:54:09

          Eu questionei sobre disponibilidades específica para brasileiros e:

          With regards to your questions below:

          The visa mentioned to you usually takes approx. 3 months for me to get all the documents and skills assessment done. After this, we lodge an Expression of interest with immigration advising them that you meet the criteria and requesting that they invite you to apply.

          Once they invite you, you will have up to 6 months to lodge the application. From the day they receive the full application, it takes approximately 18 months to finalise. But you are allowed to travel to Australia within this time while they are processing your visa. It can give you an opportunity to look for work.

          Immigration charges
          Visa application paid to Immigration Australia – $3060.00
          Medical and police certificates applications – +-$900.00
          Skilled Assessment fees with Engineers Australia – $700-$1000 (depending on what qualifications you possess)

          Once your skills have been positively assessed by Engineers Australia (it doesn’t matter where you are from), you will be a successful candidate for employment placement. Engineers are in demand in Australia, so you don’t have to worry about this.

          If you would like to start the process, we can start working on the skills assessment and the other documents while we wait for the IELTS. It would be better this way as you need to have everything before lodging the interest with the Immigration in Australia.

          1+
          • EngenheiroMG 29 de julho de 2015 at 9:35:50

            Bom saber. Se você submeter e atingir a pontuação você fica livre para movimentar na Austrália a procura de emprego? Quais as limitações (tempo de permanência, comprovação de saldo, etc)?

            0
            • Manco_SP 30 de julho de 2015 at 11:45:12

              Eu somente consultei e não cheguei nos finalmentes ainda, não sei se é papo dos agentes para conseguir mais clientes, mas pelo que me falaram você recebe o visto de trabalho baseado na necessidade de engenheiros, porém isso não te restringe a trabalhar como garçom ou pedreiro por exemplo, diferente do visto 457 que você obrigatoriamente precisará de um sponsor.

              Essa condição na minha opinião ajudaria muito a começar por lá, porém não sei com certeza o índice de aprovação das solicitações, a agente comentou que para o nosso caso (Engenheiros) seria fácil.

              Esse cara costuma fazer umas palestras on-line, mas eu não o conheço “https://www.linkedin.com/profile/view?id=48136459&trk=groups-post-b-author

              Nota: amigos me falaram que a Australia também está sofrendo com a crise das commodities Chinesa.

              0
        • XB 22 de outubro de 2015 at 14:12:39

          Eu gastei tempo e dinheiro tentando obter esse visto. O processo foi longo e frustrante. Acabei desistindo.

          0
  • Cesar 3 de junho de 2015 at 7:28:49

    Existem dois grandes motivos para a fuga de cérebros: financeiro e segurança.

    Acho que no RJ, o que mais impulsionará a fuga será a necessidade de fugir do CAOS que se instalará a partir da queda brusca da injeção de dinheiro, efeito que se intensiricará a partir de 2017.

    Já em SP, muitas indústrias fechando com aquele monte de engenheiros e especialistas desempregados, provavelmente irão procurar outros rincões. Ontem no JN anunciou uma queda de 8% do PIB industrial.

    _____

    Fuga de capital humano (também referida como Fuga de cérebros, ou pelo seu termo em inglês, brain drain) é uma emigração em massa de indivíduos com aptidões técnicas ou de conhecimentos, normalmente devido a fatores como conflitos étnicos e guerras civis, falta de oportunidade, riscos à saude e instabilidade política nestes países. Uma fuga de cérebros é geralmente considerada custosa economicamente, uma vez que os emigrados obtiveram suas formações de maneira patrocinada pelo governo.1

    A fuga de cérebros pode ser estagnada, através do fornecimento de conhecimento científico para a sociedade para que ela tenha oportunidades de carreira iguais e dando-lhes oportunidades de provar as suas capacidades. O fenômeno é inverso do ganho de cérebros, que ocorre quando há um fluxo de imigração e pessoas tecnicamente qualificadas para o país, também trazendo conseqüências financeiras. O termo foi cunhado pelo Royal Society para descrever a emigração de “cientistas e tecnólogos”, à América do Norte da pós-guerra na Europa.2

    “http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuga_de_c%C3%A9rebros

    6+
  • EngenheiroMG 3 de junho de 2015 at 8:04:46

    Estou tirando a minha cidadania portuguesa. Quando terminar pretendo montar um tutorial (mesmo tendo tudo no site do consulado, algumas etapas geram dúvidas). Até lá, se alguém tiver interesse em executar o processo e tiver alguma dúvida podemos ir discutindo o assunto.

    Levantei a dois tópicos a questão de custo de vida relativo em alguns países. Acho que seria muito interessante se tivéssemos relatos de bolhistas que moram em outros países sobre suas atuais moradias (como já tivemos de alguns – Batatakid, Anony, Euromig, Shakespeare, etc. ). Ajudaria quem está aqui a tomar decisões mais precisas quanto a saída da bnn.

    11+
    • EngenheiroMG 19 de junho de 2015 at 9:31:48

      Atualizando algumas info…

      Averbações e acerto de documentação de quem já está assentado no consulado brasileiro é rápido. De uma semana a três semanas se os docs forem enviados corretamente.

      Para solicita a cidadania o processo está relativamente demorado. 4 meses em média, atualmente.

      1+
  • Cesar 3 de junho de 2015 at 8:21:33

    Daqui 9 anos, quando me aposentar, estou pensando em mudar para países que aceitam visto especial para aposentados, com redução de imipostos, como Portugal, Panamá, Malásia, Costa Rica, Colômbia …

    “http://www.50emais.com.br/artigos/melhores-paises-para-se-viver-apos-a-aposentadoria/

    “http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/03/150223_vert_cap_paises_aposentadoria_ml

    6+
    • Carlota 3 de junho de 2015 at 8:52:12

      Tem alguns países que permitem o visto de “aposentado” até para quem não está aposentado de fato, mas tem condições de se manter lá sem trabalhar – com renda de investimentos em outros países.
      França (long sèjour), Itália… aaaacho que Alemanha também.
      Mas não são vistos divulgados porque sempre se parte do ponto que as pessoas não tem dinheiro, e vão necessariamente ter que trabalhar pra se manter no novo país.

      1+
    • Seifer_POA 4 de junho de 2015 at 17:57:38

      Cesar, tu vai te aposentar via INSS, previdencia privada ou de juros ? e com que idade ?
      Acho que seria interessante ter uma ideia do povo em geral do blog sobre esse assunto também… idade e como ?

      Eu vou ser sincero, nada sei.

      1+
      • Motumbo Sorocaba 9 de junho de 2015 at 22:47:03

        Aposentadoria via INSS decente só se for FP. Se for CLT com esse teto escroto esquece.

        0
  • Bolhudo BH 3 de junho de 2015 at 8:57:44

    Pessoal, aqui no blog pouco se fala sobre a mudança para o Canadá. Como é o processo? Pra quem é da área de TI é algo fácil?

    0
  • Kalamor 3 de junho de 2015 at 10:22:06

    Acredito que a melhor opção seja ir para estudar…
    “http://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-da-tissen/programas-de-bolsas-para-pos-graduacao-na-alemanha/
    “http://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-da-tissen/bolsas-de-estudo-no-exterior-como-procurar/

    2+
  • bloodmagew 3 de junho de 2015 at 11:14:39

    Alguem aqui ja tentou ou pesquisou a fundo o Regional Sponsored Migration Scheme para a Australia?

    0
  • Eduardo 3 de junho de 2015 at 11:33:16

    Anonymous ou quem puder comentar.
    O que vocês acham da cidade de Jacksonville na Florida?
    Tenho boas recomedações de lá, maior cidade da florida, boas oportunidades em TI.

    0
    • MrCitan 3 de junho de 2015 at 12:08:31

      Tem este post da semana passada, no qual um membro do blog me deu maiores dicas sobre esta cidade.
      “https://bolhaimobiliariabrasil.com/2015/05/26/teto-para-imovel-financiado-pelo-fgts-cai-para-r-400-mil-veja/?tema=leve#comment-847499

      0
      • Eduardo 3 de junho de 2015 at 17:20:11

        VI este post, foi o que me motivou a procurar pela cidade. Os alugueis lá são bem mais em conta se comparado a Miami ou Fort Lauderdale.

        0
    • RightOneIn 8 de junho de 2015 at 10:19:14

      Jacksonville é uma ótima cidade, mas sofre muito com as oscilações econômicas derivadas das variações no mercado imobiliário. Foi uma das mais atingidas na recessão de 2008, e agora está começando a ficar cara de novo, já que os preços se levantaram. Mas é uma boa cidade, em geral, para se conseguir emprego. Limpa, segura, e tem uns subúrbios bem legais para se morar.

      1+
  • Dr. Brown 3 de junho de 2015 at 12:40:43

    O Canadá tem um visto de startup. Se você tiver uma ideia e tiver grana para bancar, ou melhor ainda, arrumar um angel investor canadense você pode imigrar.
    Estou nessa de montar uma startup, conversando com uns gringos, discutindo ideias.
    Meu planejamento é em no máximo 2 anos vazar. Canadá nunca foi meu sonho, ainda prefiro a insofisticada e cafona e sevagem América.

    3+
  • Pai Arnápio 3 de junho de 2015 at 23:08:28

    Pessoal, alguém poderia dar uma dicas acerca do custo de vida em Portugal? Seria possível se manter com € 2k – 2,5k/mês? Embora muitos estejam falando que lá está ruim, para mim estaria bom. Quero fazer um mestrado e não seria preciso trabalhar (meus rendimentos aguentariam o desaforo, se é que vcs me entendem).

    2+
    • final countdown 1 de julho de 2015 at 22:32:48

      2k€ sem filhos??????
      vc estará rico por lá.
      eu vivia com isso, com família.
      Mas o custo de vida CAIU desde que saí de lá.
      fique tranquilo, é muito dinheiro. A sua maior despesa será o aluguel, que está muito baixo.
      fuja de Lisboa. as outras cidades são mais baratas.
      NUNCA demonstre que quer sair da Banânia, será enxotado por eles. São MUITO xenófobos e invejosos.

      2+
      • Paulo 7 de outubro de 2015 at 19:33:11

        Lisboa cidade – Renda média 400€ (t1t2 simples) – Gastos 50€ (net/agua/luz) alimentação 80€ Transportes passe mensal 36€ . Viver de forma simples em Lisboa 2500 reais. Outras cidades do país ainda são mais baratas. Lingua igual, Cultura brasileira muito presente. Clima bom. Povo educado e simpatico… muito acostumado com turistas e emigrantes. Gente do mal tolerância zero, (virao o capeta) 2500 reais vives bem. Se for 2500€ vives como rico…

        0
  • Seifer_POA 4 de junho de 2015 at 17:59:14

    Boss, parabens pelo mais novo topico ! otimo assunto.

    Como queria/quero ir embora da banania !!!

    4+
    • Fry 5 de junho de 2015 at 9:55:46

      Queria muito sair daqui tbm. Por enquanto não posso mas já estou mandando algum $$$ passear em terras não-bolivarianas. Aliás acho esse um tópico muito importante. Indo ou não lá pra fora o seu dinheiro já deveria estar lá.

      0
  • Humildemente 8 de junho de 2015 at 15:48:32

    kkkkkk, esse tópico veio em função da taxação de fortunas? faz sentido. se passarem essa resolução (o que duvido muito, pois boa parte dos milionários atua no congresso), quem tiver 1 milhãozinho que for vai ser abocanhado pelo leão.

    1+
    • Carlota 9 de junho de 2015 at 9:00:35

      Não. Este tópico foi criado pra compilar informação de quem não quer mais viver neste país, independente da conta bancária. Se não é o seu caso é só c****r no X no canto superior da sua tela.

      4+
      • EngenheiroMG 9 de junho de 2015 at 9:07:54

        Exato. Arrisco um palpite, inclusive, que a maioria que pretende sair não relaciona o dinheiro como principal motivo.

        8+
    • Pai Arnápio 9 de junho de 2015 at 15:20:56

      Não tenho 1kk, talvez o tenha daqui a 10 anos, mas quero respirar outros ares. O resto do mundo não é perfeito, mas é possível viver sem impunidade, barbárie e corrupção.

      3+
  • Joao do caminhao 10 de junho de 2015 at 8:20:29

    Já morei fora por 6 meses, e se tem alguma recomendaçao que eu dou é o seguinte.

    Vá já sabendo o que voce vai fazer em questao de trabalho(nem que seja viver de renda)

    Ir na cara e na coragem para um lugar onde voce nao conhece ninguém é mais complicado do q parece

    2+
    • EngenheiroMG 10 de junho de 2015 at 14:21:29

      Pq voltou? Quais as dificuldades encontradas e onde esteve? Detalhe mais sua experiência e os custos de vida por lá.

      3+
      • Joao do caminhao 11 de junho de 2015 at 10:23:01

        Fui de intercambio, fiquei 6 meses, morei em Houston, mas foi em 2010, e fui sem bolsa. Trabalhei por lá também

        Para mim a experiencia foi otima, mas eu ja fui com data de ida e volta.

        No começo nao tive muitos problemas, pq eu tinha levado uma quantidade de grana razoável, mas depois do segundo mes precisei trabahar, pois o custo de vida nao era tao barato como eu pensava ou parecia ser, e mesmo que as junk foods sejam baratas, um dia vc se cansa e quer comer algo melhor. Aluguel tb é outra coisa que nao é tao barato lá nao, ape de dois quartos com as taxas pode passar de 800 dólares por mes.

        Resultado, bora caçar emprego. E para eles eu estava na mesma situaçao do que qualquer mexicano, apesar de legalizado, demorei umas 3 semanas para conseguir uma vaga de cozinheiro em uma lanchonete. Cozinheiro era pra agradar o ego, pq era só pegar as coisas prontas e colocar num forno, hehe

        Graças a Deus o emprego veio a tempo e eu pude ficar tranquilo, Mas a realidade para quem vai sem nada garantido, como eu fui, é mais complicada do que parece, exterior nao é nenhuma Paraisópolis

        6+
  • Andressa Miami 10 de junho de 2015 at 11:31:14

    Olá pessoal adorei esse post e sempre acompanho o blog.
    CVR da minha vida 😉
    Bom eu meu marido temos uma economia e estamos nos programando para estudar nos Eua. (terra dos livres)
    Meu marido irá fazer um MBA na Fiu em Miami e eu vou fazer curso de inglês e espanhol.
    Pretendemos ficar por lá por um ano. Nossa intenção é conseguir um trabalho (visto H1b) e depois aplicar para o green card.

    Fiz uma pesquisa sobre custo de vida aproximado de um casal sem filhos:
    aluguel $1.300,00 (em miami bairros Miami Lakes ou Hialeah)
    Agua luz tel $150,00
    Celular $60,00
    Mercado $350,00
    seguro carro $100,00
    gasolina $100,00
    plano de saude $300,00
    lazer/outros $240,00
    Total despesas $2.600,00

    O curso do MBA na Fiu é o MIB (master international business) custa $ 34.000 e fornece o visto de estudante (f1) após o curso vc pode trabalhar com o OPT (treinee).

    Valew galera \o/

    8+
    • Carlota 10 de junho de 2015 at 14:05:57

      Muito bem! Boa viagem e tomara que não voltem, ehehehe

      Só um adendo… vi esses dias um vídeo do CarlinhosTroll falando do custo de vida na Florida e ele frisou bastante o peso da eletricidade, por causa do ar condicionado (segundo ele só a conta de luz tava vindo perto de uns $300/mês por causa do calor).
      Talvez valha a pesquisada… o canal dele no youtube é o Realidade Americana. :)

      5+
  • Edu 22 de junho de 2015 at 10:50:58

    Bom dia a todos.

    Mais uma ótima notícia vindo da terra dos cangurus e koalas: a Austrália está pensando em implementar, a partir do ano que vem (março de 2016) uma ou duas novas modalidades de emissão de vistos de residência permanente: uma loteria, semelhante á loteria do GreenCard americana, e uma “venda”, por AU$ 50 mil, do visto de residência permanente.

    Mais informações:

    ‘http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/4022011/australia-estuda-vender-visto-permanente-imigracao

    3+
    • EngenheiroMG 23 de junho de 2015 at 7:34:55

      AU$ 50K é relativamente acessível.

      2+
  • Joe banana 22 de junho de 2015 at 15:48:53

    O termo está incorreto. O correto e imigrar… Emigrar e quando se muda de estado

    1+
    • Carlota 22 de junho de 2015 at 18:55:00

      Nao.
      Emigrar = quando você sai do seu pais atual e vai viver em outro
      Imigrar = quando você vem viver neste pais, vindo de outro
      Migrar = mudanca de residencia dentro de um mesmo pais – em geral em relacao a estados

      6+
  • Pai Arnápio 23 de junho de 2015 at 11:13:30

    Vale a pena ler.
    Não há novidades, mas é interessante quando alguém transforma o que vemos em palavras.
    -http://projetodraft.com/por-que-sai-do-brasil-e-por-que-nao-vou-voltar/

    1+
  • Manco_SP 25 de junho de 2015 at 10:49:21

    Ótima notícia e oportunidade para garantir o seu visto Australiano

    ‘http://br.blastingnews.com/mundo/2015/06/governo-australiano-oferece-bolsas-de-estudo-para-brasileiros-00445433.html

    0
  • Sequinha 26 de junho de 2015 at 17:42:03

    Olá! Primeira postagem no blog que acompanho faz algum tempo e que gosto muito!
    Gostaria de perguntar se alguém já saiu do país com cônjuge e filhos pequenos ou se pretende fazer isso.
    Meu marido e eu temos pensado muito nessa ideia de ir embora e temos filhos menores de 6 anos. Acho que os pequenos só iriam se beneficiar disso, mas queremos cobrir todos os pontos… Alguém disposto a compartilhar?

    1+
    • final countdown 1 de julho de 2015 at 22:36:27

      já fiz, é brabo.
      se não tiver uma renda razoável já estabelecida, desista.
      pra crianças, elas serão felizes se você estiver feliz, seja aonde for. Esse papo que vão sentir falta dos titios é balela. elas terão a própria rede social.
      estou arrumando pra retornar em breve

      3+
  • Sequinha 3 de julho de 2015 at 21:09:40

    Obrigada pela resposta. Sua experiência não foi muito positiva então final countdown?

    0
    • final countdown 3 de julho de 2015 at 22:54:02

      foi positiva. tive falhas, mas aprendi e estou mais maduro.
      só que você tem que se preparar para o pior cenário. E quando lá estiver, mesmo com o cenário melhor, lembrar que planejou coisa pior e não deixar a peteca cair.
      tive que voltar, senão não voltaria mesmo

      0
  • Joana 19 de julho de 2015 at 19:10:26

    Alguém sabe o que se faz sobre o IR? Saída definitiva? E se continuar a receber aluguel aqui no Brasil?

    0
    • final countdown 19 de julho de 2015 at 22:28:43

      acho que nao recolhe mais IR.
      tenho que confirmar isso também.

      0
      • Guima - canada 30 de agosto de 2015 at 1:02:07

        Com a saida definitiva nao precisa recolher IR, se tiver alguma renda precisa fazer o Carne leao e recolher qdo receber esta renda. Por exemplo se Sai e deixa o seu apto alugado em teoria precisa fazer o Carne leao todo o mes.

        0
  • polaco 1 de agosto de 2015 at 11:37:20

    Portugal muda lei e amplia nacionalidade para netos de portugueses nascidos no estrangeiro

    “http://gizmodo.uol.com.br/canais/fui/portugal-muda-lei-e-amplia-nacionalidade-para-netos-de-portugueses-nascidos-no-estrangeiro/

    1+
  • TukhMD 13 de agosto de 2015 at 13:58:02

    Algum médico do blog já emigrou para algum lugar que não seja Canadá ou Austrália? Queria estabelecer-me em algum país da Europa em que a medicina não seja na maior parte estatizada. Pensei nos EUA mas teria que refazer a “graduação” (lá praticamente uma pós) toda.

    1+
    • Silva 5 de setembro de 2015 at 19:40:13

      Fiz parte do meu pos doc na Pensilvania, conheci um cardiologista brasileiro louco para exercer a Medicina por lá. Estudou muito e conseguiu, está ficando famoso por lá. Valeu a a pena.

      0
  • Cidadao 14 de agosto de 2015 at 16:18:50

    Alguém aí já se mudou do Brasil? Como estão as coisas nos EUA, Canadá, Austrália e Europa? Há muita oportunidade de emprego aí fora para recomeçar a vida em outro país? Dá para tirar tipo US$ 5.000 dólares/mês fácil e sem pagar muito imposto e ter acesso a serviços de saúde gratuita, por exemplo?

    1+
    • EngenheiroMG 15 de agosto de 2015 at 19:06:08

      depende de vários fatores amigo. Não é simples assim.

      2+
  • Desplein 18 de agosto de 2015 at 22:55:51

    Olá pessoal,

    Acompanhei a saga do usuário Root no seu projeto de ir pra Nova Zelandia… e queria pedir:

    Root, faz um “Manual de emigração do Root” pros irmãos ae!

    Abs

    0
  • Professor 19 de agosto de 2015 at 9:51:47

    Caros bolhistas,

    Fugir para onde?

    hoje o twitter está cheio de más notícias. A fuga só irá adiar o sofrimento que será global.

    The dream is over e o pão também.

    Voltando aos poucos e super perdido no blog.

    Abraços a todos que ainda lembram de mim. 😆

    2+
    • EngenheiroMG 19 de agosto de 2015 at 18:36:55

      O problema não eh apenas financeiro professor. Só de fugir da violência já é um grande avanço.

      6+
    • Fox 25 de agosto de 2015 at 11:16:13

      Rapaz, conheço tanta gente que é cleaner ou tem outro emprego humilde em Londres, mesmo tendo mais formação no Brasil, e é tão mais feliz.
      Segurança e qualidade de vida é tudo, dinheiro é bom, mas prefiro ser pobre na terra da rainha do que rica na Banania.

      3+
      • Professor 25 de agosto de 2015 at 13:42:07

        Eu entendo o seu ponto de vista.

        Eu morei muitos anos na Inglaterra, Fui estudar e hoje eu estou MUITO melhor no Brasil.

        Se não tiver mais dinheiro para comprar pão aí eu volto.

        Cada um tem uma experiência e esta é a minha.

        Eu ainda vivo bem aqui.

        2+
    • Pai Arnápio 8 de setembro de 2015 at 11:20:32

      Penso no Canadá e na Nova Zelândia. Também penso em algumas cidades europeias pequenas ou algum país da América Central, como o Panamá.

      Nenhum lugar é perfeito, mas precisamos ver se valorizam o esforço digno, a livre iniciativa e a moralidade na administração pública. Tá de bom tamanho.

      1+
  • Silva 4 de setembro de 2015 at 22:11:48

    Eu vou tentar ir de uma vez por todas para os EUA. Fiz mestrado, doutorado e pos doutorado ( no Brasil e nos EUA). Já tentei aplicar o que eu aprendi por lá, mas o Brasil está difícil. Minha esposa já conseguiu, eu estou quase lá.

    1+
  • Ray 7 de setembro de 2015 at 23:48:26

    Silva
    Eu vou tentar ir de uma vez por todas para os EUA. Fiz mestrado, doutorado e pos doutorado ( no Brasil e nos EUA). Já tentei aplicar o que eu aprendi por lá, mas o Brasil está difícil. Minha esposa já conseguiu, eu estou quase lá.

    0

    sua esposa casou com um americano?

    0
    • Silva 21 de setembro de 2015 at 10:19:48

      KKKKKn, não Ray. Mas tem profissão qualificada, e só.

      0
  • Pedro 8 de setembro de 2015 at 17:30:27

    Fico pensando, se a gente tá mal, imagina a galera da Síria e adjacências…

    0
  • AT 9 de setembro de 2015 at 10:42:06

    opa galera, moro no BRL e tenho amigos que moram fora (EUA, UK, Canada).

    Na maioria não pensam em voltar, sendo que a segurança tem sido o motivo #1. De tudo que ouvi o que mais me chamou a atenção é que ao ligar para esposa/filho/etc e sabe que estão na rua, e se não atendem ou não chegam no horário previsto, não ficam preocupados pensando que algo aconteceu. E segundo ele somente ao morar fora descobriu o quanto vivia sufocado. E algo que fazemos sem darmos conta.

    5+
  • Nonada 11 de setembro de 2015 at 2:49:07

    HELP (If it’s possible, cause I think it’s a lost case.)

    Tenho +- 50 anos, sou graduado em Contábeis e Direito (Ou seja nada que valha lá fora), tenho 02 filhos pequenos (0 e 5 anos) e esposa.

    Há alguma luz, uma nesga que seja, para conseguir um visto para emigrar para um país decente como Terra do Livres, Austrália, Canadá, etc?

    1+
    • EngenheiroMG 15 de setembro de 2015 at 14:51:08

      Na sua faixa etária e com sua formação, fica bem restritivo. EUA, talvez como investidor (+U$500K). Demais opções seria sendo chamado por alguma empresa.
      Facilitaria alguma ascendência europeia para aplicar para cidadania por lá.
      Claro que isto tudo legalmente. Muitos arriscam de forma ilegal e de alguma forma conseguem se manter e até se legalizar. Mas estas portas estão cada vez mais estreitas.

      1+
      • Nonada 20 de setembro de 2015 at 12:18:47

        Caro EngenheiroMG,

        valeu pela colaboração.

        Eu possuo uma janela temporal de 02 anos antes de completar os 50 anos para emigração para a Austrália.
        Meu inglês pode me favorecer com uns 7 no IELTS e, se tivesse como ficar por conta, teria um CPA (Certified Public Accountant) em 1,5 anos, ou seja no tempo limite. No entanto, não tenho como ficar por conta. O tempo não socorre aos que dormem.

        Assim, sem alternativas para emigrar, restam as carreiras diplomáticas para morar longe da BNN. Concursos aí vou eu. Ainda que sejam as últimas coisas que farei, ainda assim as farei.

        1+
        • Nonada 20 de setembro de 2015 at 14:30:33

          A frase correta é “O Direito não socorre aos que dormem”, mas coloquei o tempo, pois somente o tempo poderia me auxiliar e não disponho de mais tempo.

          0
        • EngenheiroMG 21 de setembro de 2015 at 8:06:45

          Desejo toda sorte do mundo.

          0
  • FHMartins 11 de setembro de 2015 at 8:05:08

    Alguém tem dicas de como imigrar como empreendedor para os USA ou Canada. E principalmente sobre carga tributaria a ser pago por lá

    0
    • EngenheiroMG 15 de setembro de 2015 at 14:53:09

      FH, se realmente cogita esta opção, acho que convém acionar algum escritório de advocacia especializado nisto por lá. Pessoal estimou gastos totais em torno de U$700K a U$800K, sendo U$200 a U$300 o custo de advogados, taxas e demais tramites para legalização do negócio.

      0
  • Dayse 11 de setembro de 2015 at 8:50:43

    Estou em processo de tirar cidadania alemã \o/
    Existe algum tipo de oportunidade para advogados no exterior? Eu não tenho conhecimento… alguém tem?
    Pensei em fazer um mestrado em direito da união europeia na Alemanha, talvez me ajude. Alguém tem alguma dica boa para advogados?

    0
    • Lena 11 de setembro de 2015 at 10:01:38

      Não sei se você já deu uma olhada no site do DAAD, mas eles fomentam diversos programas de estudo na Alemanha, inclusive na área de Direito. Caso vc não preencha os requisitos para a bolsa (geralmente de 750 euros), ainda pode se candidatar para os mesmos programas diretamente nas universidades, na maioria dos casos.

      1+
    • CAC 11 de setembro de 2015 at 17:48:38

      Talvez ajude… ou não!!

      http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2014/01/advogando-na-alemanha-e-brasil.html

      0
    • CAC 11 de setembro de 2015 at 17:49:26

      Sorry
      “http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2014/01/advogando-na-alemanha-e-brasil.html”

      0
    • final countdown 5 de outubro de 2015 at 19:25:05

      Procure a ordem dos advogados de Portugal
      Legalizando lá talvez se consiga o título europeu

      1+
  • Maresia 14 de setembro de 2015 at 21:18:09

    Algum bolhista tem dicas sobre como imigrar para paises latino americanos que estão um pouco melhores que a Banania? (Entenda-se: Chile, Uruguai e Paraguai. )

    Alguém de vocês já morou nestes Paises, poderia explicar como é o custo de vida, como os brasileiros conseguem se virar, como nós “gringos” podemos arrumar trabalho, e em geral como é o processo de legalização.

    Tá na hora de dar tchau pro Huezil.
    Muito bão o tópico!

    0
    • EngenheiroMG 15 de setembro de 2015 at 14:55:06

      Bom ponto. Geralmente o pessoal cogita e tenta somente países mais famosos/desenvolvidos. Mas temos opções menos piores (creio eu) que a BNN e com acesso mais fácil.

      Acho uma opção válida estudar a respeito e se achar alguma brecha, ir fazer turismo no país para sentir se realmente é uma opção melhor que a bnn (o que não é difícil de acontecer atualmente).

      0
      • Maresia 15 de setembro de 2015 at 20:46:07

        Pois é EngenheiroMG, estou começando a estudar espanhol e ler noticias em jornais dos paises que me interessam.

        Tava pensando em tirar umas férias no Paraguai, mesmo.

        E outra:
        Com essa avalanche de refugiados que estão chegando à Europa, ( se eles resolverem ficar por lá) vai ficar cada vez mais concorrida a disputa por empregos. Há paises europeus em que brasileiros não são bem vindos, veêm agente como um estereótipo e principalmente com muita desconfiança.

        0
        • EngenheiroMG 16 de setembro de 2015 at 7:27:38

          Poste mais detalhes quando tiver.

          😉

          0
  • Leonardo M. 18 de setembro de 2015 at 0:11:38

    O mundo em 2050 terá 9 bilhões de pessoas.
    Aproveitem enquanto da tempo de IR para um pais de 1 mundo, porque entre 15-20 anos será 10X mais difícil.

    As vezes penso em voltar pros EUA onde fiquei 4 anos ilegal(quando eu era menor de idade e foi idea dos meus país).
    Sei que não gostaria de fazer isso,por questões éticas mas no Brasil tudo ee caro, difícil e burocrático de conquistar.

    Apenas um desabafo

    2+
    • Silva 21 de setembro de 2015 at 10:22:31

      Esta esperando o que? talvez por la voce ajude ainda mais o Brasil do que estando aqui.

      0
    • Pai Arnápio 23 de setembro de 2015 at 10:57:04

      Vc tem razão.
      O mundo como conhecemos está com os dias contados. Espero que essa afirmação seja válida para um mundo melhor (é só um desejo meu e nada mais).
      Outra coisa: a hora é de reflexão e preparação. Ir de qualquer jeito é para quem vive de qualquer jeito e não tem nada a perder (coisa que vai de encontro à filosofia bolhista).

      No mais, acho interessante a opção de países mais próximos. Além desses, vejo Colômbia, Panamá e Costa Rica com bons olhos.

      1+
  • AND_SP 23 de setembro de 2015 at 16:34:16

    Pessoal alguém pensa em abrir empresa nos EUA?
    ‘www.legalzoom.com
    Receita federal americana ‘www.irs.gov

    1+
  • AND_SP 23 de setembro de 2015 at 16:35:18

    Fonte: facelixo rs….

    Tenho graduação no Brasil…Uma vida estável…
    Mas, o que adiantam anos dedicados ao estudo, muitas vezes tendo que abdicar de momentos com a família ou amigos para alcançar uma estabilidade financeira e depois não poder usufruir do que você conquistou arduamente?
    Não há segurança, não há saúde, não há educação…
    E quando uma bala “perdida” “acha” alguém, isto é “apenas” mais um número que fará parte das estatísticas…
    É notório o DESgoverno neste país…
    Muitas coisas preocupam os brasileiros… Ouso opinar que a violência é o que mais nos assusta…
    Eu não quero fazer parte das “estatísticas”…
    Não que eu ache que na América não existam problemas… Porém, eu não consigo mais viver em um país que confunde a falta de planejamento, a falta de gestão e a falta de governo com “estatística” ou “fatalidade”, quase fazendo os seus cidadãos sentirem-se “culpados” por terem sido vítimas deste descaso das autoridades.
    A solução para os problemas do Brasil? Eu realmente não sei…
    Contudo, qualquer que fosse esta solução, passaríamos por muitas gerações para que começasse a surtir algum efeito…
    É uma triste constatação, todavia é a realidade… São séculos de mazelas… Desde o “descobrimento” do Brasil…
    Meus pés estarão fora do chão, voando para chegar na América, porém assim que eles tocarem em solo americano, no chão permanecerão….
    Meu “sonho americano” não está recheado de purpurina, pó mágico ou “bipiti bopiti bum” …Está recheado é de muito trabalho, muita garra para lutar e muita vontade de viver com o mínimo de dignidade e PAZ que um ser humano necessita (e merece) ter!
    Se tenho medo da mudança? Claro que sim!
    O primeiro homem a deixar a sua caverna, também deve ter sentido medo da luz, dos sons que nunca ouviu, enfim, de tudo aquilo que ele ainda não conhecia.
    O que ainda não conhecemos, nos dá medo! Todavia, é maior o medo que nos últimos tempos eu venho sentindo de sair da minha “caverna” …O medo da “luz” das “balas” traçantes que “riscam” os céus das cidades deste Brasil….O medo do som dos tiros aqui e acolá, não importando se estamos em uma área “nobre” ou em locais mais “esquecidos” pelo Poder Público…
    Ressalto que esta é a MINHA visão do Brasil neste momento!
    Sei que NADA é fácil em NENHUM lugar do mundo!
    Entretanto, o mais IMPORTANTE é estarmos no lugar onde nos sentimos e somos verdadeiramente FELIZES!
    Se for no Brasil, é neste país que devemos morar…
    De outra banda, se for na América, então é neste lugar que devemos viver.
    Boa sorte a todos!
    Que Deus ajude e proteja a todos nós!
    E que cada um de nós sejamos F E L I Z E S , onde quer que estejamos porque, no das contas, é isso o que importa!

    1+
  • AND_SP 23 de setembro de 2015 at 16:36:31

    fonte facelixo…

    O desabafo de um empresário…

    “Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)…
    Ok. Acho até divertido…
    Mas faz um favor para o seu país antes!
    Emprega alguém!
    Na CLT!
    Paga tudo direitinho!
    Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia…
    No seu negócio.
    Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa…
    Aluga um escritório ou uma loja!
    Compra um estoque!
    Corre o risco de verdade!
    Se o governo tirar o incentivo para o consumo, não desanima…
    Pega outro empréstimo, com a maior taxa que o mundo moderno já viu!
    Paga os juros do primeiro empréstimo com outro empréstimo!
    E vai com fé na sua ideia!
    Paga o décimo terceiro e as férias do teu funcionário!
    Sem vender merda nenhuma em Dezembro… Janeiro… Fevereiro…
    Nem no mais lindo Carnaval do mundo, quando todo mundo para de trabalhar…
    Ou na Copa das Copas que te deu 12 dias úteis num mês corrente…
    Paga mais para os teus fornecedores, já que os seus custos também aumentaram devido à energia, gasolina e dólar…
    Mas, diminui o seu preço, pra tentar ser competitivo numa economia recessiva…
    Então, tenta fazer com que uma estrutura enxuta seja perene. Acaba com sua eficiência!
    Vai ser difícil, já que o seu cliente está quebrado e não pode te pagar mais…
    E corre o risco de quebrar de vez, perdendo todo capital que você investiu…
    Fez tudo isso?
    Então beleza!!!
    Me chama do que quiser… Você é um herói e não me interessa qual partido apoia!
    Tem o meu respeito!!!
    Não fez nada disso?
    É político de carreira?
    Está encostado em alguma bolsa?
    Mama na teta do governo?
    É vagabundo?
    … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva…
    Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra p*** que o pariu…
    …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!

    7+
  • Grilo Falante 23 de setembro de 2015 at 17:14:19

    E a Espanha? Qual a opinião dos nobres bolhistas sobre a recuperação da economia de lá?

    E sobre o custo de vida/oportunidades de trabalho para brasileiros?

    A Sra. Grila Falante (somos casados) tem cidadania européia (italiana) e, pelo que pesquisei até agora, eu também teria direito a trabalho, saúde, tudo como cidadão (corrijam-me se eu estiver errado, por favor). Minha área é conciliação/mediação, que, salvo melhor juízo, só cresce em muitos países, independentemente das crises (corrijam-me de novo se eu estiver errado). A idéia é fazer uma especialização de 1 ano nessa área na Universidade de Valência, que é uma cidade menor, mais barata, e ver se consigo trabalho como mediador por lá.

    Vi que, logo acima, outros bolhistas formados em Direito como eu estavam questionando como poderiam trabalhar na área jurídica no exterior, então compartilho aqui essa idéia da mediação/conciliação/arbitragem, que pode ser uma saída pra nós muito interessante. Já trabalho nessa área há algum tempo e estou cada vez mais empolgado. É a tendência no mundo todo.

    Saudações aos companheiros do blog nesta tempestade que estamos atravessando na Banânia! Agradeço muito o compartilhamento de idéias de todos aqui, já aprendi e continuo aprendendo muito com vocês. Firme no leme, galera! Chegou a tempestade devastando o lugar!

    Boa sorte pra nós!

    1+
  • Carlota 24 de setembro de 2015 at 14:42:58

    Resgatando do tópico de hoje, por causa da utilidade:

    “Sardinha 24 de setembro de 2015 at 13:39:43
    CVR Espanha

    Estive na Espanha recentemente pra passear e pesquisar sobre residência não lucrativa (residencia por demostración de fondos).

    Marquei uma reunião com um escritório de advocacia de Madrid especializado em imigração e obtive os detalhes abaixo.

    É um tipo de autorização de residência que permite ao titular – e dependentes – viver no país sem exercer atividade remunerada.

    Além do divulgado investimento em imóveis, é plenamente possível obter a autorização de residência passiva por demonstração de fundos para se manter lá.

    O valor mensal exigido gira em torno de EUR 2.100,00 e mais EUR 500,00 por dependente, que deve ser comprovado mediante depósito bancário.

    Essa forma de residência está sendo muito usada por cidadãos sul americanos (na maioria colombianos, argentinos e venezuelanos). No caso dos últimos, só está sendo possível para quem executou El Manual del Anonymous (versão hispânica do Manual do Anonymous) e já tinha enviado dinheiro ao exterior antes de la Gran Onda Marrón-Verdoso argentino-venezolana que inundou esses países tempos atrás.

    O processo é bastante simples, e exige uma meia dúzia de documentos. Em alguns casos eles conseguiram obter a autorização para clientes em 15 dias, mas o normal é de 30 a 40 dias desde que o pedido se incia na embaixada espanhola do domicílio do requerente.

    Uma visão geral do que é necessário pode ser obtida consultando este documento do Consulado da Espanha em SP:

    +http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SAOPAULO/pt/InformacionParaExtranjeros/Documents/Requisitos-Visados-residencia-PT.pdf

    Diferente de países onde não se exige presença física, no caso o gobierno español confere a permanência no país para conceder prorrogações da autorização de residência.

    Depois de 2 (dois) anos morando lá, é possível aos cidadãos de países latino-americanos solicitar CIDADANIA espanhola.

    Existe expectativa de que as regras mudem ainda este ano, pois querem exigir, para a concessão de cidadania, proficiência em espanhol e conhecimento de história da Espanha.

    Os honorários do escritório que contactei para auxiliar nesse processo giram em torno de EUR 3.000,00.

    O aspecto negativo dessa autorização é que, pra quem tem renda ou patrimônio altos, a mordida do fisco espanhol vai doer.

    Abs

    .

    CVR Andorra

    Nessa mesma viagem conheci Andorra, que oferece programa de residência não lucrativa.

    O valor a ser investido é de no mínimo EUR 400.000,00, que pode ser em imóveis ou aplicações financeiras – ou ambos.

    O governo andorrano exige uma fiança de EUR 50.000,00, sem juros, que é devolvida ao final da residência passiva. Além dos 50k, deve-se investir os 350k na forma do parágrafo anterior.

    Além dos 50k exige-se 10k por dependente. Se forem o titular e mais 2 dependentes, a fiança é de 70k e o investimento de 330k.

    Outra forma de obter a residência lá é abrindo uma empresa andorrana. À primeira vista parece complexo, mas é ideal pra quem tem negócios online.

    As exigências são simples, com uns EUR 10.000,00 é possível abrir a empresa. Claro que não se trata de residência passiva, essa é uma outra forma de residência.

    O principado é lindo, e a segurança lá é incrível. O aspecto negativo (depende do ponto de vista, claro) é que não tem aeroporto e a maior cidade possui 80 mil habitantes.

    De lá pra Barcelona dá 2 horas e meia de carro, e a estrada é linda. Pra Toulouse creio que sejam 3 horas.

    Encontramos vários portugueses que moram em Andorra, e também cidadãos sul-americanos (maioria colombianos e argentinos). São grupos que foram pra lá para trabalhar nas estações de esqui e no comércio, e acabaram ficado.

    Comunicar-se por lá não é problema, uma galera fala português.

    Mesmo morando em Andorra não se garante concessão de cidadania. O pedido pode ser feito após 20 (vinte) anos de residência.

    Existe a possibilidade de ser residente passivo lá, sem ter a residência fiscal (pelo menos 90 dias ao ano). Ou então se pode ter a residência fiscal, ficando mais de 183 dias ao ano.

    Existe um blog que explica praticamente tudo sobre Andorra, e que pode ser lido abaixo:

    +http://www.livinginandorra.com/”

    3+
  • LuisaF 24 de setembro de 2015 at 18:46:37

    Ninguém pensando em países asiáticos? China, Hong Kong, Singapura, Taiwan… ?

    2+
    • EngenheiroMG 3 de outubro de 2015 at 19:23:54

      Nazi ta la

      0
    • Zé Coxinha 22 de outubro de 2015 at 16:24:36

      Eu. Partindo pra Tailândia em Fev/2016, estudar e trabalhar.
      País bonito, barato, cheio de oportunidades, e super seguro. Um Brasil que deu certo.

      1+
  • Hiago 25 de setembro de 2015 at 13:52:08

    Gente qual seria a melhor opção Lisboa Portugal ou Madrid ou Barcelona ?
    isso para fazer um intercâmbio e quem sabe morar depois …..

    0
    • EngenheiroMG 3 de outubro de 2015 at 19:24:19

      Boa pergunta. Mas qqer um ta melhor q aqui.

      0
    • Paulo 7 de outubro de 2015 at 20:00:51

      Lisboa -Lingua portuguesa-Qualidade e custo de vida muita mais barato… Clima e praias, comida etc e o brasileiro do bem sente-se em casa… LISBOA já recebeu varios premios… Lisboa sem duvida… vives bem com 2000 reais sem luxos. Madrid e Barcelona 3000 reais. Espanhois são mais duros com latinos. Paris e londres (locais frios e sem afectos) 5000 reais no minimo…

      0
  • feu 13 de outubro de 2015 at 20:15:06

    srs… venho trabalhando numa proposta no trabalho, para ir para os eua… claro que hj com o usd@4, convertendo tudo dá… mas fazendo as contas com um pouco mais de dedicação vi que os gastos por lá são bastante altos…
    Seria em NJ, e vi que os alugueis por la todos por volta de 2.5 se tirar Newark (lixo) da área de busca…. morar em NY, totalmente fora de cogitação.. e vi tambem que os descontos no salario são bastante altos tb, acima de 50%…. e que o medicare/medicaid mesmo com a empresa garantindo uma opção considerada superior, não se compara ao plano daqui que cobre einstein e sirio por exemplo, a coparticipação é altíssima…
    alias, todos os seguros necessários assustam também.
    Aos poucos vou concluindo que se a pessoa “ganha mal ” no brasil, vale a pena ir para qualquer aventura, desde que legal (não entro na questão de ir ilegalmente..)… mas e já tem uma condição financeira um pouco melhor, com um plano de saude bom, a conta fica mais dificil de fechar…. contando 13, ferias, fgts (querendo ou não, por mais que não renda nada, é um $ acumulado)…

    alguem mais fez estas contas? tks!!

    1+
    • EngenheiroMG 14 de outubro de 2015 at 7:34:46

      Já. E realmente, ganhando bem por aqui, o cenário muda. As únicas questões que pesam, quando se ganha bem no Brasil, é a segurança e a cultura. Ai deve-se colocar na balança sua disposição para continuar enfrentando tais pontos.
      Porém, mesmo ganhando bem, precisa avaliar o cenário de crise atual. Estabilidade profissional e capacidade de realocação em caso de demissão devem entrar para compor o cenário.

      3+
  • Dayse 30 de outubro de 2015 at 8:56:58

    Para os formados em Direito, andei pesquisando melhor e vi a possibilidade de fazer um mestrado em D. Internacional na Alemanha e depois trabalhar com contratos, operações mercantis, etc.
    Até aí ok, mas o que fazer enquanto não concluo o mestrado? Balconista da Starbucks? Não é piada, pois o salário mínimo lá é de 8,5 por hora, deve dar uns 1.500 euros por mês. O f… é que conheço pessoas que moraram na Alemanha e o aluguel é na faixa de 1k (sou casada e não acho boa idéia alugar um quarto em república).
    Imagino que pelo mestrado eu não pagaria nada porque estou em vias de obter a cidadania alemã, mas me preocupa viver com 500 euros pras despesas do mês. Será que dá?

    0
    • EngenheiroMG 30 de outubro de 2015 at 10:07:33

      E seu marido não trabalharia?

      0
      • Dayse 19 de novembro de 2015 at 10:35:39

        Não, porque ele não tem cidadania. Teria que morar um ano lá até fazer o processo de residente permanente (diferente do processo da cidadania) e fazer uma prova de proficiência em alemão, geografia e história alemã. Claro que dá pra fazer algo ilegal, mas, como disseram aqui, temos que entrar pela porta da frente.

        0
    • Dayse 19 de novembro de 2015 at 10:33:30

      Complementando o que disse, o valor de aluguel que citei é no sul da Alemanha. No norte (o que inclui Berlin), costuma ser a metade disto.

      Adorei a ideia de ser guia turístico de brasileiros. Eu AMO história, museus e afins e já li muitos livros sobre a história da Alemanha. Excelente pra não morrer de fome até achar um emprego formal!

      0
  • RP 3 de novembro de 2015 at 13:36:07

    Pessoal,

    Alguém sabe dizer se para trabalhar com TI na iniciativa privada de Portugal é necessário o reconhecimento do diploma universitário?

    Obrigad@

    0
    • EngenheiroMG 4 de novembro de 2015 at 8:07:26

      Amigo, TI é uma área que conta muito mais o conhecimento que a formação. De qualquer forma, não é tão complicado o reconhecimento do curso pelo consulado de Portugal. Vale a tentativa.
      Vc tem nacionalidade ou tentará um sponsor ?

      2+
      • RP 6 de novembro de 2015 at 10:18:50

        Ooops, acabei postando abaixo em vez de responder =)

        0
  • RP 6 de novembro de 2015 at 10:18:11

    Minha esposa está tirando. Já morei na Europa e Oceania anteriormente trabalhando com com TI e não precisei validar o diploma, mas como pretendemos sair vez eu gostaria de estar preparado.

    Talvez valha a pena já reconhecer isso aqui no Brasil… vou avaliar.

    Obrigado!

    0
  • Andre L 10 de novembro de 2015 at 12:52:05

    Dayse
    Para os formados em Direito, andei pesquisando melhor e vi a possibilidade de fazer um mestrado em D. Internacional na Alemanha e depois trabalhar com contratos, operações mercantis, etc.
    Até aí ok, mas o que fazer enquanto não concluo o mestrado? Balconista da Starbucks? Não é piada, pois o salário mínimo lá é de 8,5 por hora, deve dar uns 1.500 euros por mês. O f… é que conheço pessoas que moraram na Alemanha e o aluguel é na faixa de 1k (sou casada e não acho boa idéia alugar um quarto em república).
    Imagino que pelo mestrado eu não pagaria nada porque estou em vias de obter a cidadania alemã, mas me preocupa viver com 500 euros pras despesas do mês. Será que dá?

    0

    Seguinte: em 2009 minha esposa seria expatriada para Berlin.
    Estudamos minha ida, pois sou adEEvogado, diploma que só vale aqui (principalmente porque advocacia for é algum bem diferente do trampo de despachante que fazemos na Banania).
    Estudamos e a melhor coisa seria eu fazer o curso lá de novo se quisesse continuar na profissão, pois é impossível validade o diploma sem ter quase de fazer outra facul.
    Um caminho é validar na suíça e, de lá, internalizá-lo na Alemanha.
    O que eu faria enquanto estudasse?
    Guia turistico de bananenses (tem demanda) e também trabalhos braças em hotéis e lojas e serviços básicos.
    No fim rolou um divorcio e cá permaneço na Banania.

    1+
    • Dayse 19 de novembro de 2015 at 10:14:10

      Uma pessoa aqui deu a dica de validar o diploma por Portugal, mas para tanto eu teria que morar lá por um ano. Trocar a Banânia filial pela banânia matriz não está nos meus planos!
      Tem um site, DAAD germany (procura assim no google que vc acha) do governo da Alemanha e eles dizem que validam o diploma, mas que, para o exercício da profissão, naõ tem validade. Ou seja, vale pra um mestrado, vale pra trabalhar como paralegal, mas não pra trabalhar como despachante (hahaha, adorei a comparação é bem por aí). No fim, acho que vou validar meu diploma (não precisa morar lá pra validar, o que é bom, já que ainda estou nho país abençoado por Deus e bonito por natureza) e fazer um mestrado e Law and Economics, pra tentar um emprego em alguma Big 4.

      1+
  • RP 10 de novembro de 2015 at 15:44:50

    Aos que também planejam ir para Portugal segue uma dica que achei muito útil:

    info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/83762009-3DC2-47FC-ABBE-35EFE35E8865/0/IRS_RNH_PT.pdf

    Algumas profissões se enquadram no esquema de ‘Residente Não-Habitual’ que fixa o imposto de renda em 20% por 10 anos ou até isenta os rendimentos de dupla-tributação.

    1+
  • FulaNo 13 de novembro de 2015 at 10:48:02

    achei essa entrevista com uma Advogada especializada em vistos para os EUA
    https://www.youtube.com/watch?v=pOfg0gdJ1zo

    1+
  • Joao Nascimento 16 de novembro de 2015 at 16:48:20

    Pessoal, Vale a pena tentar sair do brasil entrar no primeiro mundo pela porta da frente. Demora um tempo para juntar dinheiro e para o processo mais funciona. Consegui sair dai e tirar esposa e dois filhos, dando um futuro melhor para todos. Meu custo aqui fora esta menor que no brasil, pois a gasolina ta barata, nao gasto com escola particular, cerca eletrica, muro, cameras, o plano de saude ta o mesmo preco do brasil. A casa onde moro nao tem muros, nao tem grades, e meu carro dorme aberto. As pessoas sao super cordiais. Foi dificil, muita gente me condenou e ate riu de mim , me chamando de exagerado, maluco, medroso. Eles nao tem nocao….

    2+
    • AT 17 de novembro de 2015 at 0:11:26

      Ola, onde esta agora, na terra dos livres EUA? Poderia dar + detalhes?

      1+
      • Joao Nascimento 22 de novembro de 2015 at 20:58:09

        Nos EUA. Não é perfeito, pois isso não existe, mas incrivelmente melhor que a Tomània ( vulgo brasil).

        0
  • Joao Nascimento 16 de novembro de 2015 at 16:55:31

    Nota: nao escrevo mais brasil com letra maiuscula. Essa terra nao merece.

    0
    • feu 26 de novembro de 2015 at 17:33:13

      Joao, fala mais.. to num processo aqui e quase indo… mas fico mega em duvida com relacao ao plano de saude.. minha empresa oferece um HSA para nao entrar no medicare, mas tudo é muito diferente… qual vc tem? que regiao vc esta? abraco e parabens pela conqusita

      0
  • Post a comment

    Threaded commenting powered by interconnect/it code.