Esser Incorporadora atribui atrasos na entrega de obras à crise econômica – Folha

Você pode gostar...

Comments
  • Antigo 20 de novembro de 2017 at 13:50

    É interessante.
    O setor imobiliário foi um dos motores da euforia falsa, da especulação em cima de um crescimento inexistente e dessa maneira, um dos principais impulsionadores da crise que estamos passando agora.

    Aí vem um membro do setor falar que a culpa da situação crítica atual é da crise.
    Inversão da causa pela consequência?

    Eu gero a crise, a situação fica ruim para mim, e a culpa é da crise?
    Desonestidade intelectual total.

    75+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Alemon Fritz 20 de novembro de 2017 at 14:45

      e os corvos ainda dizendo que é bom momento:
      – 14% mais aposentados, mudanças trabalhistas e de previdência, mudanças nas regras do fgts, violência, eleições, queda nos juros, financiamentos limitados, poupança perdendo grana, dívidas, desemprego de quase 24% (20 total combinado). trabalho intermitente vai mudar afetar o fgts e aposentadoria, regra de basiléia, TCU querendo 27bi da caixão, golpe da Venezuela no PIB… IPTU subindo, imigração, menor natalidade, imóveis velhos, legalização de terrenos e lajes, … a janela está fechada.

      28+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • CA 20 de novembro de 2017 at 15:42

      Antigo,

      É isso mesmo, a mais pura desonestidade intelectual com uso da inversão entre causa e consequência. Para complementar, lembrando o que já foi explicado por aqui várias vezes:

      1) Imóveis comerciais: de 2007 a 2011, a rentabilidade do aluguel de imóveis comerciais simplesmente TRIPLICOU, com isto um grande número de negócios se tornou inviável, levando a um fechamento recorde de lojas ano após ano. Perda de liquidez dos donos das lojas que ficaram super-endividados, perda de empregos em larga escala em todo o país, perda relevante de capacidade de consumo levando cada vez mais lojas a fecharem e retroalimentando o círculo vicioso de destruição da economia;

      2) No período de 2005 a 2015, a PROPORÇÃO entre a dívida das famílias em relação ao crédito imobiliário e a sua renda dos ultimos 12 meses simplesmente SEXTUPLICOU. Com cada vez menos dinheiro disponível no bolso, o endividamento e inadimplência das famílias foram disparando e o seu consumo reduzindo, outra maneira perniciosa pela qual toda bolha imobiliária destrói a economia.

      3) Os preços dos aluguéis residenciais também subiram muito acima da renda, ou seja, mesmo para quem não comprou imóvel financiado, mas morava em imóvel alugado, a capacidade de consumo ia reduzindo cada vez mais.

      4) Empregos: com a disparada nos lançamentos e vendas FALSAS na planta, mais copa do mundo e olimpíadas, a participação do segmento imobiliário no total de empregos formais gerados simplesmente DUPLICOU no período de 2007 a 2011, mas logo depois disto, a partir de 2012, graças a uma distorção absurda entre oferta e procura trazida pelos distratos anormais resultantes das vendas FALSAS na planta, os lançamentos despencaram, os empregos da construção civil iniciaram uma desaceleração e em 2014, com novas distorções entre oferta e procura mais efeitos da lava-jato, a construção civil foi o primeiro setor a sofrer com a redução de empregos formais, puxando os desemprego no Brasil.

      5) Dezenas de milhares, ou a esta altura, centenas de milhares de pessoas ficaram sem os imóveis de seus sonhos, seja porque caíram no golpe da venda FALSA na planta, porque entraram no esquema do crédito PODRE da CEF perdendo o imóvel em leilão ou porque viram a construtora quebrar antes de entregar os imóveis, situações que já ocorrem em larga escala desde 2011, muito antes de qualquer crise na economia e que já desde aquela época roubou um volume enorme de capacidade de consumo das famílias.

      6) O volume absurdo de imóveis parados, que não são vendidos nem alugados, roubam liquidez e capacidade de consumo dos proprietários. O super-endividamento, inadimplência e fechamento de empresas, que são características típicas de bolhas imobiliária e de consumo como a que tivemos, também ajudaram a destruir a liqyidez na economia, a fazer com que os bancos dificultassem os empréstimos e aumentassem os juros finais dos mesmos, novamente, sendo uma colaboração sensível para nossa crise.

      O que consta acima, como sempre, são apenas ANOSTRAS de como a bolha imobiliária ajudou e muito a DESTRUIR a economia e tudo isto começou a aparecer muito antes do início de 2015, que foi quando nossa crise na economia teria começado.

      Outro lembrete:

      Em 2012, MUITO ANTES da crise na economia que se iniciou em 2015, com base em levantamento com dados de 12 construtoras de grande porte com Ações na BOVESPA, pudemos concluir que tivemos o pior ano para o segmento imobiliário em todos os tempos, com o estoque de imóveis DOBRANDO graças a distratos que mais do que dobraram em relação a um patamar já muito anormal de 2011, com queda de mais de 20% nas vendas em unidades e valores, redução de mais de 40% nos lançamentos, faturamento consolidado com queda de mais de 30%, prejuízo líquido consolidado superior a R$ 1 bilhão, 5 construtoras que ficaram entre as 9 empresas com maior risco de insolvência da BOVESPA, tendo dívidas líquidas muito superiores a todo seu patrimônio líquido e com o inicio da derrocada mais íngreme nos preços das Ações das construtoras na BOVESPA. Tudo isto aconteceu em 2012, ano em que inclusive tivemos a menor SELIC de todos os tempos, empregos crescendo, assim como a verba da poupança e as PEDALADAS do governo para SIMULAR melhorias na economia, juntamente com todos os outros fatores macroeconômicos favoráveis ao segmento imobiliário. Qual a relação destes resultados com a crise na economia que só foi se iniciar 3 ANOS depois, em 2015???

      Segue abaixo link que com gráficos e muitas referências, demonstra como a bolha imobiliária brasileira foi o principal motor para nossa crise na economia:

      http://defendaseudinheiro.com.br/a-bolha-imobiliaria-no-brasil-e-a-economia

      33+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 10:57

        CA,
        Dilma + Margaria maquiaram e pedalaram muito para fantasiar que a economia estava bem e a situação sustentável, inclusive baixando a SELIC para o menor patamar.
        A dúvida que fica é: Temer + Meirelles não estão fazendo EXATAMENTE A MESMA COISA?
        O mais curioso é que a mídia está a todo custo pregando que o Brasil já está se recuperando e que ano que vem a retomada será ainda maior.
        Sinceramente, eu acho que tirar a Dilmalandra não mudou nada, Temer teve que queimar muitas reservas para se salvar.
        Tudo isso está nos custando muito caro e NMHO essa crise não acaba tão cedo.

        7+
        • CA 21 de novembro de 2017 at 12:04

          Zé do Brejo,

          Comentei sobre isto com mais detalhes no tópico anterior, vou compilar aqui, reduzindo um pouco o texto:

          1) Recuperação dos empregos: no 3T17, 26,9% de desempregados, subempregados e desalentados, recorde histórico, 2 pontos percentuais acima do mesmo período de 2016, ou seja, não há “recuperação real” dos empregos, mas sim um grande número de pessoas entrando no subemprego, trabalhando e ganhando muito menos do que antes, para SOBREVIVER, em esquemas não sustentáveis por estarem gerando uma nova onda de super-oferta para alguns serviços (exemplo: Uber);

          2) Queda da inflação e juros: inflação caiu por combinação de queda do consumo, super-safra agrícola recorde de 10 anos, PROMESSAS não cumpridas de se buscar equilíbrio fiscal / reforma da previdência e uma falsa estabilidade / tranquilidade quanto ao cenário externo (com fortíssimas maquiagens e pedaladas quanto à bolha imobiliária chinesa e bolha das bolhas americana), sendo que estes últimos fatores evitaram disparada do dólar da inflação e dos juros via fuga de capitais. De novo, nada disto é sustentável, uma parte é evento não recorrente, outra não passa de promessa e o restante é pedalada / maquiagem, ou seja, temos todas as condições para que inflação e juros voltem ao patamar MUITO acima da média mundial que sempre foi característico do Brasil, não houve NENHUMA mudança estrutural para impedir isto;

          3) Crescimento do PIB: só a soma do FGTS liberado para inativos mais a super-safra agrícola já representam mais do que o crescimento esperado do PIB, ou seja, sem estes eventos NÃO RECORRENTES, não teríamos crescimento. Os investimentos que seriam a ESPERANÇA de crescimento futuro, caíram mais do que nunca. Apesar de todas as ações apelativas, famílias e empresas continuam com endividamento e inadimplência anormais, trazidos e mantidos pela nossa bolha imobiliária, bolha de consumo e outros. De novo: até quando conseguirão SUGAR verba do FGTS para gerarem euforia TEMPORÁRIA e ILUSÓRIA? Até quando vão contar com “presentes dos céus e super-safras”? É provável que via otimismo UFANISTA, tenhamos algum risco assumido por uma minoria aumentando investimentos / gastos em 2018, mas de curta duração e sem impacto tão elevado, muitas vezes, feito como ação de desespero, por exemplo, no caso de empresas porque elas reduziram demais a estrutura e não sustentam os custos fixos, estão no prejuízo, então na base do wishful thinking preferem acreditar em uma recuperação sem investimento, sem equilíbrio fiscal, se resolver impactos de bolhas imobiliária e de consumo e sem vários PRÉ-REQUISITOS para que uma recuperação de verdade ocorra;

          4) Governo, CEF e FGTS: os dois primeiros quebrados, o terceiro sendo sugado à velocidade da luz, de novo, não sustentável no médio prazo a estratégia de pedalar com estes agentes / recurso.

          Resumindo: sim, estão pedalando como a Dilma / Mantega, sem dúvida, apenas com pequenas mudanças nos mecanismos…

          14+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Cesar_DF 21 de novembro de 2017 at 17:06

            CA
            Teve também o recorde de cadastros de Micro Empreendedor Individual
            Ele deixa de ser oficialmente “desempregado” quando vira MEI

            6+
            • avatar
            • avatar
            • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 08:38

              Muito bem lembrado Cesar

              2+
  • Sergio Soares 20 de novembro de 2017 at 14:06

    Boa tarde Srs,

    Outro dia vi por aqui uma discussão sobre onde começaria a fase “dispair” do gráfico da bolha.
    Tenho encontrado alguns anuncios interessantes aqui na minha cidade e se isso ainda não é o dispair, já não sei mais.
    Seguem os links, quedas de quase 60%….

    170k => 100k
    http://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/imoveis/imovel-jose-regino-aceito-veiculo-357475485

    105k => 80k
    http://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/imoveis/urgente-so-80-mil-394869243
    Nesse ultimo, apesar de aparecer no anuncio que o maior preço foi 105k, já acompanho a algum tempo e tinha um outro anuncio onde o vendedor pedia 120k.

    19+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 20 de novembro de 2017 at 14:42

      mas só lixinhos , hein!?
      galera que ficou sem liquidez ….. é perceptível

      22+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 14:46

      Sergio Soares
      Tem algumas “tecnicas” para descobrir o momento que entrou no DESPAIR, ou seja, o momento em que os imóveis estão sendo comercializados abaixo do “mean line”
      1 – Pegue o valor que foi comercializado em 2005 e corrija pelo IGP-M, será DESPAIR se estiver abaixo disso.
      2 – Até 2003 os imóveis residenciais para alugar por estavam em 100X-120X, se estiver abaixo de 120X então seria DESPAIR

      27+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • jodorowsky 20 de novembro de 2017 at 15:00

        Como descobre o valor de 2005? Tem como estimar? Não to visando encontrar o “despair”, mas só ter uma vaga idéia seria bom.

        6+
        • avatar
        • avatar
        • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 15:17

          Vá em biblioteca públicas, procure os jornais da época e veja nos classificados um semelhante, anote os valores por m2

          20+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
        • jodorowsky 20 de novembro de 2017 at 15:17

          Digo, arredondando i IGPM desde 2005 para 2x, o valor da casinha de 80k hoje, deveria ser 40k se anunciada em 2005. Mas não consigo estimar se esse valor é coerente para 2005. Temos pistas, a renda média em 2005 era de R$ 525. Considerando que o dono ou familia dessa casa tenha uma renda de 2.000k hoje, a renda dele seria em torno de 1000k em 2005, ele poderia pagar 300 reais de aluguel, isto posto, a casa poderia valer 30 mil no ano de 2005 e 60 mil hoje?

          7+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 15:34

            Se você está interessado num bairro específico ou em algumas características específicas do imóvel e deseja sabe que é seu preço alvo para entrar comprando, então você precisa descobrir a “mean line”

            De acordo com o IVG-R em 2004 o valor dos imóveis cortou a linha de valor médio, entrando no estágio de MANIA de 2008 a 2012

            Esta “mean line” historicamente vai subindo, acompanhando a renda per capita, de forma que tanto faz, hoje, a 10 anos ou a 30 anos, uma família mediana gastava cerca de 30% do seu rendimento com habitação.

            Então, a forma mais precisa seria descobrir o valor médio por m2 em 2004-2005 do imóvel que você deseja e aplicar o aumento que teve na renda per capita de 2004-2005 para cá

            Historicamente falando, quando se compra acima da “mean line” você tende a perder dinheiro quando for comercializar ela no futuro e quando compra abaixo da “mean line” você ganha dinheiro na hora da realização.

            Se você nunca pretende comercializar, o que vai interessar é o benchmarking compra X aluguel, para comparar se é economicamente melhor alugar ou comprar uma residência. Do ponto de vista estritamente financeiro, para um idoso que acha que esta residência será sua penúltima, porque a última será no cemitério, o Fator X seria = algo entre 180 e 200X, considerando os juros reais médios praticados historicamente no Brasil. Mas se você pretende se mudar, fazendo um ugrade, downgrade ou mudança de local em função do trabalho, então o seu Fator X já cairia para algo entre 100 a 120X. Existem fatores de difícil parametrização, como a gentrificação, favelização, barulhos e brigas com vizinhos, etc.

            Antigamente, quando as mulheres tinham 6 filhos, era garantido que um imóvel fosse valorizar, pelo óbvio motivo de pressão demográfica, e hoje, além do desaparecimento desta pressão, tem a alteração nos valores das novas gerações, que não se importam em continuar morando na casa dos pais.

            14+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
      • to bolhado 20 de novembro de 2017 at 18:30

        o fator x é altamente influenciado pela taxa de juros. O nível de taxa de juros do Brasil entre 2002 e 2003 era bem diferente do nível atual, ainda que soframos algum rebate entre 2018 e 2019…concordo com a sua heurística para verificar despair, mas acho que o fator x não é a melhor forma de comparar…pegar o valor nominal mesmo e corrigir pela inflação acho que chega mais perto…

        2+
        • avatar
        • avatar
        • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 18:42

          Sim, Fator X é só para benchmarking entre o valor para aquisição X valor do rendimento para pagar o aluguel
          O FatorX tende a flutuar, porque o valor de venda flutua muito de acordo com a disponibilidade do crédito e a taxa de juros
          Mas se compararmos o aluguel com a renda per capita, vemos que ocorre pouca flutuação, ou seja, que flutua muito é o valor de venda e não de aluguel
          Como qualquer índice flutuante, ganha quem comprar na baixa e vender na alta

          5+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
    • Bsbguy 20 de novembro de 2017 at 18:26

      Aceito veiculos é ótimo kkkkk

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Antigo 21 de novembro de 2017 at 07:26

        Aceito veículos e dispenso curioso são duas frases que me fazem rir alto quando estou lendo anúncio de imóveis.

        6+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • From_The_Tower 20 de novembro de 2017 at 14:43

    Esser não engana mais !!!
    kkkk

    Até o Cabeção do Milton Neves entrou na bagaça com 19 na PrAnta !
    ARDA !!!

    29+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 14:51

    Vocês aqui continuam adquirindo FIIs ?
    Tenho uns conhecidos que ainda confiam no valor dos imóveis que funcionam como lastro dessas coisas…
    Eu por aversão ao setor, me desfiz de tudo relacionado, mas talvez eu posso estar perdendo algo ?

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • antifragile 20 de novembro de 2017 at 15:05

      Na minha carteira de investimentos, FIIs são, de longe, a alocação menos rentável de todas.

      Meus alugueis despencaram violentamente a partir de abril de 2017.

      Não estou vendido, mas também não volto a comprar tão cedo. Estou com 7% do portfolio neles, esperando cair devagarinho pra 5% antes de avaliar novas compras.

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Kasparov 20 de novembro de 2017 at 17:40

        Quanto tem rendido sua carteira de FIIs? por conta do seu comentário fiz os cálculos e a minha está rendendo em torno de 0,7% ao mês, com alguns FIIs de papel. Caso conheça algo que renda mais e não seja junk me avisa!

        6+
        • avatar
        • avatar
        • antifragile 21 de novembro de 2017 at 03:55

          Para o cálculo de rentabilidade, uso a fórmula de taxa interna de retorno do Excel, que envolve o preço de compra dos ativos e os alugueis recebidos, além dos custos de corretagem etc. Isso tudo numa base anualizada.

          Pois bem. Fazendo uma média de todos os meus FIIs, eles renderam 0,80% anualizado. Muito abaixo do CDI. Praticamente estou no 0 a 0.

          Enquanto isso, minha seleção de ações pagadoras de bons dividendos renderam 26%, 65% ou 39%, dependendo do ativo. Aqui também uso o rendimento anualizado para o cálculo.

          4+
          • avatar
          • Kasparov 21 de novembro de 2017 at 09:20

            Aprendi a calcular a TIR com a Taxa Selic. Se a TIR for zero ou menos, compensa deixar o dinheiro aplicado em ativos de menor risco, que seguem a SELIC. Assim, vejo que se o TIR for de 0,8%, esse valor já superaria o CDI, que acompanha a taxa SELIC. Enfim, qual taxa você usou?
            Infelizmente tenho pouca experiência com ações, mas são geralmente consideradas ativos de maior risco que FIIs (sei que isso pode ser contradito), portanto é justo que rendam mais.
            Ultimamente não tenho mais comprado FIIs de tijolo, pois os preços estão elevados e o DY baixo para o risco. Mas volta e meia tem fundos bons vendidos a preços melhores, para quem acompanha. Também tenho comprado fundos de papel como alternativa à renda fixa, já que não paga imposto sobre rendimentos + inflação. Tenho visto pagar imposto sobre inflação como uma grande desvantagem do Tesouro direto e renda fixa.

            3+
    • Leonardo M. 20 de novembro de 2017 at 15:28

      Eu já disse e repito de novo:

      Dos 300 FIIs que existem na bolsa de valores, entre 10 e 15 prestam.

      As vezes o imóvel é bom mas o administrador é ruim
      As vezes o administrador é bom mas o imóvel é ruim
      As vezes os dois

      As vezes os dois são bons mas o DY está baixo porque coisa boa ninguém vende…
      Enfim

      28+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • João Adamastor 20 de novembro de 2017 at 15:12

    Veja o item 2!

    Matéria do portal Infomoney
    “10 indústrias que a Geração Y pode “matar” em breve”

    http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7047548/industrias-que-geracao-pode-matar-breve

    8+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 15:15

      2. Imóveis

      Jovens em idade de comprar um imóvel simples para iniciar famílias estão simplesmente pulando esse passo. Alugar – ou continuar vivendo com os pais – passou a ser a preferência até que haja estabilidade financeira suficiente para adquirir um imóvel maior.

      Ao mesmo tempo, outras frentes de pesquisa mostram baixas recordes entre millennials proprietários de imóveis, o que ocorre devido a escolhas como adiar a chegada dos primeiros filhos.

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • De-boa-na-bolha 20 de novembro de 2017 at 15:13

    Exceto os corvos, que aqui estão em extinção, um boa parte do pessoal do ” bolha ” aguarda a fase de despair para decidir como proceder em relação aos imóveis, mas esta fase nem de longe chegou ainda. Pode ser que estejamos às portas, mas por enquanto nada parecido com 120X o aluguel.

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • BolhistaBR 20 de novembro de 2017 at 16:48

      Na ZS do hell é fácil fácil achar por 450x..
      Tá todo mundo louco!

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 15:14

    Estava vendo no Ideias Radicais, desde 2008 os bancos centrais do EUA, Europa, China e Japão já emitiram 15 trilhões de dolares

    Não é só a previdência brasileira que está com problema, mantendo as perdas atuais a do Japão falirá em 10 anos.
    https://www.youtube.com/watch?v=Jv0xjYm1Khk

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Buck 20 de novembro de 2017 at 16:57

      Pergunta: será que o Japão vai inovar/atualizar as leis de imigração? O sistema deles é muito fechado…impressionante, com a natalidade decaindo, acho que só isso pra revitalizar….

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • odorico 20 de novembro de 2017 at 18:34

        Acho que vão flexibilizar, mas ainda sim serão criteriosos, os japoneses não abrem mão de sua cultura (na minha opinião estão certo) então vão aceitar somente aqueles que se sujeitarem, logos muçulmanos estão fora, latinos entrarão na linha, europeus não precisam, chineses só para serviços braçais…..

        14+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Babuíno 20 de novembro de 2017 at 15:30

    CVR OFF – Black Fraude
    Venho acompanhando uma cesta de produtos nas últimas semanas. Os itens vem sendo encarecidos em média 8% por semana. É o famoso aumenta para dar o desconto no dia da Black Friday. Abram seus óleos

    29+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Manoel Joaquim 20 de novembro de 2017 at 16:03

      O barato mesmo é não comprar. Depois que adotei essa mentalidade, deixei de comprar várias coisas, mesmo estando com preço bem abaixo do “normal”.

      47+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • JJJ_brasilia 20 de novembro de 2017 at 16:23

        Ótima observação Manoel Joaquim, comprar passivo mesmo que a um preço menor que o normal não nos leva a lugar nenhum.

        Depois você fica com um monte de tranqueira te dando trabalho e despesa.

        O negócio é só comprar o que precisamos para viver do forma confortável, lógico que as vezes compramos algo a mais, mas não é porque um bobagem esta com o preço menor do que o normal que é vantagem comprar, vantagem normalmente é não comprar.

        Estas promoções tipo black fraude é para tirar dinheiro de incautos, como se diz aqui no blog, o tolo e o dinheiro sempre se separam.

        33+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Babuíno 20 de novembro de 2017 at 16:27

          Estou acompanhando os preços, pois preciso comprar mesmo. Não é uma compra impulsiva, só porque está supostamente barato. Entretanto, o que vemos, é um comportamento de manada.

          14+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • JJJ_brasilia 20 de novembro de 2017 at 16:33

            Sim babuíno,

            agente compra quanto precisa ou até tem vontade, mas sem ir atrás da manada, quando dizem que: A hora é agora”

            8+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Alemon Fritz 20 de novembro de 2017 at 16:51

              Black Fraude: 2 semanas atrás comprei panelas pra colocar na casa da minha mãe- saiu 89reais..
              hoje está de: R$ 169,90…por R$ 109,90, no blackfraude aposto que vai de novo pra 89 reais ( notem que é a metade do topo no mesmo local…)… kkkk

              17+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
      • Money_Addicted 20 de novembro de 2017 at 17:23

        tem umas promocoes boas no banco inter …rs…essa compensa aproveitar

        10+
        • avatar
      • by pass 21 de novembro de 2017 at 11:02

        “Eu economizo mais se não comprar” – Julius, Everybody hates Chris – enquanto uma vendedora tentava vender algo aumentando o desconto a cada NÃO.

        9+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Buck 20 de novembro de 2017 at 16:59

      A única Black Friday que rolar de verdade é o FEIRÃO CAIXA pra pagar sua dívida com financiamento atrasado nas categorias FIES, MCMV e empréstimos pessoas!

      É isso mesmo!!! Até 90% de desconto!!!!!

      hahaha

      uma mulher que trabalha na empresa disse que vai pagar o FIES dela que está em atraso a mais de anos….

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Abestado abc 20 de novembro de 2017 at 16:11

    Off Dúvida
    Tem municípios que os bancos funcionaram hoje… então, de uma forma geral tem jurinhos pingando na conta dos rentistas opressores hoje galera ?

    3+
    • JJJ_brasilia 20 de novembro de 2017 at 16:13

      Os juros contam dias úteis em Brasília.

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Bsbguy 20 de novembro de 2017 at 18:31

        Brasilia é dia útil hoje, então pinga juros?

        5+
        • avatar
  • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 16:33

    #OFF POLITICA

    Vi que o ILISP passou a atacar sistematicamente o Bolsonaro e o Doria, postei este comentário, vamos ver se irão excluir como o MBL já fez.

    https://www.facebook.com/search/top/?q=ilisp

    Vejo que vocês estão atacando sistematicamente o Bolsonaro e o Dória, algo parecido com isso aconteceu nesta última eleição na Venezuela, com os candidatos “de direita” se agredindo e perdendo na maior parte do pais.
    O Bolsonaro e o Dória já fizeram um pacto de NÃO-AGRESSÃO, porque pode ser que um precise apoiar o outro no futuro, mas vocês estão DESTRUINDO PONTES, atacando o Dória e o Bolsonaro para que o Amoedo do Novo tenha alguma chance.
    Dai o ILISP recomenda utopicamente: votem no Amoedo do NOVO e como resultado teremos Ciro Gomes X Marina Silva no segundo turno.
    Este comportamento de vocês é muito infantil, construindo muros ao invés de pontes com seus possíveis aliados.
    Se vocês não amadurecerem, seu destino será o isolamento e a irrelevância.

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Libertario 20 de novembro de 2017 at 16:46

      Muito bem colocado Cesar.
      Mas ao mesmo tempo, o Bolsonaro diz que nao pretende privatizar a petrobras, e que não quer mandar minério pra fora pra trazer computador (ignorando os exemplos do Chile e Nova Zalandia – http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2617).
      Ja o Doria quer taxar imposto até no ar, e é a favor do desarmamento da população.
      Então veja como é dificil tambem para o ILISP.
      Voce acha que eles nao deveriam tocar nesses pontos ?

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 17:39

        Libertario

        Um utopista é alguém desconectado da realidade, onde apenas a ideologia importa.

        O Bolsonaro é evangélico e eu sou agnóstico, então não deveria votar nele ? Negativo, ainda mais porque já vi todos os projetos de lei dele e nenhum tem cunho religioso, ou seja, na prática ele é LAICO.

        Eu sou um libertário utilitarista, o Amoedo seria ótimo, mas atualmente ele não tem chance alguma.

        Sou a favor da liberdade individual, de um estado menor, o Bolsonaro tem seus defeitos e ele não é nenhum “salvador da pátria”, mas, sinceramente, nesta crise onde os canalhas tentam convencer os honestos de que são otários, um presidente HONESTO E MINÁRQUICO seria ótimo.

        15+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Libertario 20 de novembro de 2017 at 17:48

          Concordo plenamente.
          Porém o ILISP está no papel dele de sugerir o que mais se enquadra na sua ideologia.
          Seria incoerente eles defenderem o Bolsonaro (sabendo que ele é contra a privatização da Petrobras por exemplo), ao mesmo tempo que o Amoedo também irá disputar a eleição, e é a favor de extingui-la.

          8+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 18:05

            É por isso que os liberais perderam esta última eleição na Venezuela, muita ideologia e pouco pragmatismo

            11+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Libertario 20 de novembro de 2017 at 18:43

              Acho que lá o problema é a smartic e o exército ser do Maduro mesmo.

              6+
              • avatar
          • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 18:07

            Libertário

            Além disso, considerando os “ideais libertarianistas” eles não deveriam estar enaltecendo as qualidades do Amoedo, ao invés de atacar os adversários?

            Afinal o libertário pode não concordar, mas respeita os pontos de vista alheios

            7+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Libertario 20 de novembro de 2017 at 18:49

              Acho que isso faz parte do jogo. Não querem fazer campanha escancarada pro Amoedo ou outro candidato, pois precisa ser um instituto isento, que faz crítica a todos pensamentos esquerdistas, não só ao Bolsonaro e ao Dória.

              6+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
  • Melekento 20 de novembro de 2017 at 16:39

    Essa tal Esser ta na fila da Recuperacao Judicial, igual a inumeras do setor da construcao civil, 2018 promete!
    Quando isso (RJ) passar a ser mais evidente, na cara do mercado, sera noticia a todos os jornais, mesmo por que, nao ha mais nada a se fazer, o dinheiro da publicidade ja secou e a midia vai comecar a vender a verdade dos fatos, de manha ate o ultimo prograrma da noite, troca-se o setor da propaganda, e daquele pau! Salve-se quem puder! o Bolhudinho que hoje valia R$10mil o m2, tao falando na midia que nao vale R$7mil. Os leiloes das RJ, imoveis vazios, sendo vendidos por 50, 60% do valor da avaliacao. Sem credito no mercado, e seu bolhudinho sendo vendido com essa concorrencia, nao vai ser facil esconder isso ou mesmo iguinorar, se nao abaixar o preco nao vende, e para vender rapido, precisa abaixar o valor a baixo do ap. de venda das RJs. Ou seja, 70% de desconto, e $$$$$$$ na mao. Ou deixe os tijolos magicos valorizarem negativamente por durante muitos anos. Estejam Liquidos!!! Abs!!!

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 21 de novembro de 2017 at 17:09

      Recuperação Judicial é igual bolha imobiliária japonesa: demora 25 anos para chegar no fundo do poço

      2+
      • avatar
      • avatar
  • Alemon Fritz 20 de novembro de 2017 at 17:00

    Amigo meu contando que num restaurante que ele sempre vai em balneario tem um aposentado que almoça e compra de vez em outra vinhos de 200 a 300 reais a garrafa.. O cara era gerente em SP de banco Brasileiro.. O cara disse que fazia rolo com os fazendeiros que emitiam cheques em negócios e depois se arrependiam.. aí davam terreno pra ele pra ele suspender o cheque, sobrava terreno.. muita gente ficou rica no banco pois terra era de monte nos negócios… amigo dizendo que “esse cara é rico”.

    Dá pra notar que não vai ser rico por muito tempo..

    12+
    • avatar
    • avatar
  • From_The_Tower 20 de novembro de 2017 at 17:01

    LCA BLACK FRIDAY
    LCA 90 DIAS: 94% DO CDI
    Valor mínimo LCI/LCA: R$500,00
    https://www.bancointer.com.br/black-friday.jsf;jsessionid=25C771E6C5B74588F745B14039B48344

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 17:46

    CVR gente velha abestalhada 666 tirando onda com a minha cara e jogando grana fora

    Madrasta octogenária de Garotinho toda animada com as panelas que comprou por 7 mil reais.

    um lance de aço cirúrgico suiço triplo vendidas como panelas anticâncer e anticolesterol. Não gastam gás porque cozinham tudo em poucos minutos. E nelas o frango não encolhe, não usa óleo nenhum. Garantia de 50 anos.

    Putza que me gerou, a véia tem 85!
    vai deixar de herança maldita, só pode!
    se parar na minha mão eu dôo pros refugiados sírios, sério

    comprou 3 panelas, 3 tampas e 1 cuscuzeira, (nem sei o que é isso) pela bagatela de 7 mil temers

    a véia tá loka, e ainda comprou algumas pra cunhada e sobrinhos (mais 10 mil, parcelados em 12 vezes)

    não vende na loja, só de porta em porta.

    a representante paneleira vem, e traz até o frango e os legumes, que cozinha na sua frente.

    Ainda treinou a empreguete da madrasta porque a véia maluca nem arroz sabe fazer.

    pesquisei e descobri que é tipo uma pirâmide de paneleiros. você indica outros e ganha bônus, brindes e sei lá mais o quê

    a madrasta é professora universitária, e sogrón então nem comento, o CV vai até a esquina, o velhote é cientista.

    todos os dias rezo agradecendo eles estarem bem e morarem lá longe, bem longe

    arranquei deles que foi um membro da igreja Batista lá de Recife que empurrou

    a madrasta toda arrogante me dizendo que até médicos famosos na igreja compraram, então com certeza são boas e sómente pra quem pode, quem não pode se sacode!

    um mix de burrice, ingenuidade e gostar de tirar uma onda

    gente tola envelhece tola
    não fica mais sábia com a idade

    detalhe: a madra já foi da Amway!

    Ela insistiu muito para comprarmos também.
    li depois que quem recomenda ganha “brindes” de aço cirúrgico que custam 1000 reais.

    Nem morta, sou feliz com as minhas de aço Inox da Tramontina, que nem são baratinhas.

    Ela só parou de falar das panelas quando eu comecei a bufar e virar os olhos, tipo: cuidado, Madrasta, que tá baixando a ruiva nervosa.

    é, em vez de pagar plano de saúde acho que vou investir em panelas suíças e jamais ficaremos doentes.

    meu sogro comentou que a comida não sai muito boa na tal panela, já emagreceu 5 quilos, mas a madra diz que deve ser a empregada que não consegue fazer direito, blablabláh

    detalhe: ela jogou fora TODAS as outras panelas da casa, pra empregada não usar nunca mais. Não deu, JOGOU FORA! Disse que não quis doar panelas que fazem mal à saúde!

    a recomendação dos vendedores é para não deixar nenhuma panela das antigas, jogar tudo fora para não cair na tentação de usar panelas cancerígenas malvadas.

    fomos lá visitar e vi as tais panelas, não me impressionei nem um pouco
    estavam arranhadas e são todas de pressão, daí cozinha bem mais rápido.

    claro que a empregada bota óleo escondido, ela mesma me contou
    e ainda mostrou uma frigideira comum escondida que usa para alguns pratos que não dá pra fazer nas tais superpanelas .

    44+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 18:01

      No mercado livre por 800 temers
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909651324-jogo-panela-aco-inox-cirurgico-19-pecas-leonardo-premio-_JM?source=gps

      530 temers na americanas
      https://www.americanas.com.br/produto/27634387/jogo-de-panelas-em-aco-inox-19-pecas

      Vi no reclameaqui que a estratégia é anunciar no Mercado Livre por quase 8K para poderem vender mais barato na rua
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-802737873-mayer-house-panelas-aco-cirurgico-_JM

      Notar no anúncio do ML que ele não tem NENHUMA VENDA , ZERO, nunca vendeu nada.
      https://perfil.mercadolivre.com.br/ANNITARAYER

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 18:07

        é, pior que eu fui pesquisar e vi isso.
        nos USA vende até da mesma marca que a Madra comprou por 140 dólars 19 peças, a véia desgramada me compra 7 peças por 7 mil! Royal Prestige é o nome.

        detalhe é que além de meio arranhadas estavam manchadíssimas.
        poha, como tem gente ignorante nesse mundo!
        a véia não tem desculpa, sabe usar computador muito bem, e não sai do ZAP.

        23+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 18:45

      hahahhaa…conheço essa pirâmide: Royal Prestige !!

      Em geral procuram velhos em bairros ricos das capitais , chamam, fazem apresentação e depois empurram essa porcaria! . Conheço uma bicha véia (sem homofobia…mas é daquelas bicha véia bem caricata, que pega na xícara com cara de nojinho, toma café na Ofner e só fala de trufas, “bofes chiques” e é rodeado de amigas GPs os quais dá dica de maquiagem) no lá no prédio do Fábio Assunção, na Caconde, (Jardim Paulista), que assistiu essa apresentação…

      O cara só não caiu porque avisei antes. É uma pirâmide chamada “Roayl Prestige” e os caras são fogo…focados em pegar a velhada rica como target disso!

      20+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 19:14

        genial quem inventa essas paradas, sempre tem velhotes esnobes que não tem o que fazer com a grana.
        otário tem que se ferrar!

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Antigo 20 de novembro de 2017 at 19:52

          Se me lembro bem já tentaram vender essas panelas até para o BOSS aqui do blog.
          Eu fico impressionado com a cara de pau do pessoal de vender panela que custa quase dois salários mínimos, sendo que não vale nem um oitavo disso em preços internacionais (nem entro no mérito do produto ser necessário ou não).

          17+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
      • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 19:58

        sabe que é um bom mercado, por estranho que pareça

        as velharadas estão vivendo muito agora,
        e gostam de consumir.

        acho surreal alguém com pé na cova se encher ainda mais de porcarias inúteis, mas acontece muito.

        quando voltei para cuidar da minha mãe velhinha e já falindo, eu tive que mandar desligar um dos telefones, tocavam os dois fixos e o celular dela só com vendedoras de loja empurrando novidades ” exclusivas”

        era desde roupas e bolsas até muamba importada e cara. Maquiagens, cremes e eletrônicos.

        quando ela morreu eu passei 3 mêses esvaziando armários imensos de 4 quartos abarrotados de tudo que se possa imaginar.

        na sessão roupas e sapatos fiquei tão arrasada que liguei para um bazar de um centro espírita ali perto e doei tudo, não aguentava mais olhar e tentar separar coisas novas de velhas, tamanhos distintos, uma loucura total. Veio uma kombi para pegar aquilo tudo!

        24+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • jodorowsky 20 de novembro de 2017 at 23:46

        Isso é estelionato, ou deveria.

        Não pela panela ser cara, porque tem panela mais cara que essa, as “Le Creuset” por exemplo.

        6+
        • avatar
        • avatar
  • Melekento 20 de novembro de 2017 at 18:12

    Olha como a midia distorce as coisas:

    https://g1.globo.com/carros/noticia/fim-do-super-ipi-nao-deixaria-carros-mais-baratos-diz-anfavea.ghtml

    https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/27/carro-importado-fica-mais-barato-sem-o-super-ipi-nao-e-pode-ate-encarecer.htm

    Como pode num produto, deixar de cobrar uma alicota de 30%, e no momento seguinte subir o preco?

    CA, por favor, e mais um produto de desinformacao das imprensas paga, para que nao haja mais interrupcoes de venda esse ano?

    Desde o inicio da cobranca desse Super IPT, a venda de automoveis somente cai, absurdamente.

    Abs!

    17+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Oliveira 20 de novembro de 2017 at 18:20

      Olha acho que a resposta está no comportamento do brasileiro o povo paga, parcela em 120 vezes pra você ver se não pagam 100 mil num uno… povo imbecil!

      20+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Melekento 20 de novembro de 2017 at 18:36

        Sim Oliveira, concordo com vc, contudo esse publico de carro importando e outro.
        A conseguencia dessa alicota, inicio em 2012, somente fez com que as vendas diminuice, e muito.
        Se tem bolha nos imoveis, nos carros importados tambem. E um absurdo que foi feito com a ajuda da Dilma para beneficiar as empresas com montadoras e industrias aqui. Mesmo por que, isso repercutiu mndialmente e fomos multados em bilhoes por essa maozainha do PT.
        Na minha opiniao, nao tem pra onde correr, a nao cobranca do super IPI vai ter um impacto no mercado de autos, tanto nos novos quanto nos usados num curto espaco de tempo.
        Abs!

        6+
        • avatar
    • CA 20 de novembro de 2017 at 18:56

      melekento,

      O que aconteceu com o super-IPI é que foi estabelecida uma quota de importação e quem se mantivesse naquele limite, não pagaria nada a mais de impostos. Com isto, como o super-IPI inviabilizava o preço do carro importado, todas as montadoras / distribuidoras que importavam veiculos nunca traziam nada além da quota.

      De qualquer forma, como a quantidade importada era muito restrita, automaticamente os preços dos importados aumentava, pois ainda havia alguma procura além da oferta, só que não era uma “disparada” nos preços uma vez que eles já eram bem mais caros mesmo sem o super-IPI e já havia uma certa substituição em ALGUNS casos (poucos) por modelos nacionais topo de linha.

      Algumas distribuidoras como não achavam que valia a pena operarem em um mercado tão restrito, até decidiram fechar as portas no Brasil.

      Com o fim do super-IPI e das quotas, a tendencia é que possam aumentar as importações, aumentando assim a concorrencia e a oferta, que passaria a ter um equilíbrio maior em relação a demanda e talvez até propiciar que os preços possam ter “descontos” e reduções, também pressionando os topo de linha nacionais. Este seria o efeito natural a ser esperado, mas depende muito da vontade e confiança das montadoras e distribuidoras de novamente fazerem aposta neste segmento, depois de já terem enfrentado sérias restrições por parte do governo, talvez algumas distribuidoras optem por simplesmente não reabrirem operações no Brasil, porque já descobriram o quão pouco confiáveis e duráveis são nossas políticas ligadas ao comércio exterior.

      Já o setor automotivo está fazendo o seu papel, análogo ao imobiliário e tantos outros, de prometerem que preços não vão baixar para evitarem quedas de vendas no presente (clientes não compararem agora para esperarem reduções nos precos no futuro próximo), mas na verdade, se por acaso ocorrerem aumentos nas importações e ao mesmo tempo as vendas nacionais e exportações não se mantiverem em alta (*), mesmo que não façam grandes reduções nos preços, eles não poderiam subir muito e em alguns casos não acompanhariam a inflação, como já aconteceu antes em vários períodos no Brasil, para comprovar, basta pegar um modelo novo de 2008 e comparar com um novo de 2017, o preço de um novo de 2017 normalmente não cobre a inflação do período ao comparar com o novo de 2008, sendo que o atual é mais potente, moderno, espaçoso e com design muito superior, ou seja, é um contexto completamente diferente do imobiliário. O fato é que não houve um super-crescimento anormal nos preços dos carros novos nos ultimos 10 anos, eles sempre foram muito caros e com saida limitada em relação ao tamanho da população, sem contar que carros usados, dada a depreciação natural, sempre tem quedas relevantes de preços, sem dúvida, algo dentro da normalidade e repito, por isto mesmo sem comparação quanto ao segmento imobiliário, onde até imóveis usados e com mais de 30 anos de uso viram os preços dispararem completamente fora dos fundamentos, como se tivessem descoberto ouro embaixo das casas e prédios…

      (*) O aquecimento atual da produção e vendas de automóveis se deve primeiro ao aumento de exportações de forma relevante, onde as montadoras resolveram aproveitar a grande ociosidade existente em suas plantas e o câmbio favorável, para produzir por aqui e exportar para America Latina, combinado com aumento de compra por locadoras de veículos que estão explorando um novo filão de negócios, que é o dos Ubers e concorrentes que alugam carros para trabalharem.

      No caso dos Ubers e concorrentes, não vão crescer eternamente e ainda, o quanto crescerem será compensado parcialmente pela queda nas vendas de taxis e desistência de outros Ubers e concorrentes diretos, pois não ha mercado nem crescimento de demanda para comportar a todos. Já o caso do câmbio que facilita exportações e ajuda a conter importações, pode até se intensificar, pois o que não faltam são ameaças para a formação de uma crise cambial, dentre elas, o efeito Lula / eleições, bolhas chinesa e bolha das bolhas americana, dificuldades enormes quanto a reforma fiscal e risco de fuga de capitais, etc, mas neste caso, o mesmo câmbio que viabilizaria mais exportações, levaria a uma queda do consumo interno, graças a aumento de inflação e juros e pelo balanço entre os dois, as montadoras ficariam no prejuízo, pois ainda dependem muito mais do mercado interno do que das exportações. Lembrando que este é MAIS UM ponto de diferença com o mercado imobiliário, que não pode exportar seus excedentes ou compensar quedas no consumo interno com exportações de imóveis…

      23+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Melekento 20 de novembro de 2017 at 19:44

        “Com o fim do super-IPI e das quotas, a tendencia é que possam aumentar as importações, aumentando assim a concorrencia e a oferta, que passaria a ter um equilíbrio maior em relação a demanda e talvez até propiciar que os preços possam ter “descontos” e reduções, também pressionando os topo de linha nacionais. ”

        Esse aumento das importacoes, nao sao da noite pra dia, mesmo por que, estamos passando por uma das mais graves crises economicas nunca vista. Creio que o pelo fato de nao terem demanda vao continuar nesta mesma tocada, mesmo preco aplicado, ou seja, continuaram esses absurdos que estamos vendo por ai. Todavia, essa mudanca pode acontecer no curto prazo, se houve uma desvalorizacao do cambio, tipo R$2,10 ou algo parecido, o que impactaria no preco, mesmo por que os carros sao comprados em Dolares, gerando assim uma demanda e consequente baixa em seus valores. Agora acreditar nisso num ano de eleicoes (2018) que ninguem sabe o que vai acontecer, e muita positividade junta! Dificil….

        4+
        • avatar
  • Alemon Fritz 20 de novembro de 2017 at 18:14

    divulgando no Face, kkk, corvos vão mudar os paradigmas..

    Morar de aluguel pode ser um bom negócio
    Uma simulação feita pelo Guia Bolso revela que quem optar por esse caminho pode dobrar o patrimônio em um período de 15 anos!..

    https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/morar-de-aluguel-pode-ser-um-bom-negocio/

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 18:34

    [OFF] Vendo os CVRs da Garotinha sobre o Rio de Janeiro eu realmente fiquei instigado a procurar ver mais vídeos sobre o RJ…
    Não sei se foi porque alguém aqui indicou (ou colocou o link em algum post anterior e eu acabei clicando), mas eu tirei um tempo pra procrastinar agora no início da noite, e me peguei viajando nesses vídeos sobre o Rio de Janeiro no início dos anos 90:
    https://www.youtube.com/watch?v=SOF9DUl4eng
    https://www.youtube.com/watch?v=akOwlByDyBc

    Pelo que ouço falar, não mudou tanto assim , certo ? …rs

    13+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 19:25

      eu ria muito com aquelas meninas reclamando dos farofeiros na praia, pre-con-cei-tu-o-si-nhas
      sabe que a menina que fala mais teve que se retratar ano passado.
      Foram catar a criatura, que está cinquentona e baranga
      e ela diz que se arrependeu da entrevista

      fiquei bolhada aqui, eu já dei uma entrevista falando mal dos camelôs, pro Fantástico ou Jornal Hoje, nem lembro mais, sei que passaram e repassaram

      eu estava no Copacabana Palace, trabalhando num evento, fui pra calçada esperando começar, toda arrumada maquiada salto alto branca elitista olho azul. Arrasei com os camelôs, porque era infernal, bem pior que agora.

      interessante é que depois que eu falo entrevistam os camelôs indignados, foi comédia total
      anos 90
      só faltar agora me catarem pra retirar o que disse, kkkkkkk, uma caça às patricinhas do passado

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 19:33

        achei!
        olha só a patricinha se retratando , inacreditável
        ridícula demais, virou esquerdinha caviar, muito pior
        https://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/09/mulher-se-arrepende-de-declaracao-fascista-gravada-na-decada-de-1980.html

        9+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • amongyou 20 de novembro de 2017 at 21:58

      Passei pela mesma situação em 77 quando fiquei uma semana na zona norte do Hell. Pegando estes ônibus lotados, e nego só fumando num calor dos infernos. E eu só de flip flop e bermuda. Foi assim, tanto quanto os anos 90, e vai continuar assim.

      5+
      • avatar
  • Auditor 20 de novembro de 2017 at 19:51

    CVR 18+

    Até 2015, PGs decentes na faixa de 150 ou (bem) mais. Hoje por 100 golpistas já consigo verdadeiras gatinhas, às vezes até com local incluso (economizando motel). Com o aumento drástico da concorrência, para se diferenciar, muitas começaram a oferecer de brinde o …

    50+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • to bolhado 20 de novembro de 2017 at 20:04

      Kkkk não sei se rio ou choro com esse cvr…kkk vao inventar o “ceder o brioche index”?? Foi mal, não resisti a piada kk

      23+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Money_Addicted 20 de novembro de 2017 at 20:05

      Junte a isso Tinder e similares

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Leonardo M. 20 de novembro de 2017 at 20:20

        Entre depois no site meupatrocinio
        É um site onde babysugar procuram por sugar daddys
        Resumindo, meninas procurando homens ricos para sustentar elas em troca de “mimos”

        Tá cheia de mulher bonita
        Fica a pergunta:
        Será que tem milionário para todas? Kkkkkkk

        23+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 21:34

          A coisa está tão descarada que até no Facebook tem isso agora…Só digitar e ver “Sugar daddy, sugar baby” e há varios grupos, e todo mundo mostrando a cara mesmo.
          E tem até para homens gays mais velhos e bem sucedidos…procurando Sugar Boy. Essa crise está tirando o pudor do povo.

          20+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 20:18

      Onde isso?? Sim, caiu o preço, mas nem tanto…rs
      São Paulo com certeza não é…
      Basta ver que mesmo as sulinas, acabam de chegar aqui, começam a pagar 3 mil reais nos flats de Moema, Bela Vista e Jardins, e também dobram o preço da hora cobrada.
      http://www.gpface.net , e veja aí : Thais Bonafé, Mary Cerqueira…tudo nova em SP, já cobrando 400 reais por hora. 150 pilas, só as mais rodadas…s

      obs: fiquei sabendo que o paraíso não é SP, mas BH! Dizem que lá por 50 reais vc paga uma que vale 300 reais em SP. Se alguém aí de Bh poder relatar algum “TD”…rs

      Obs2: Esse Blog cada vez mais me lembra a Blogosfera da “Central Masculinista” que tinha o Silvio Koerich, Blog do Doutrinador e etc…que depois veio a ter a sua segunda safra com o “Blog do Pobreta” e mais recentemente o “Blog do Madrugada”, e inclusive o Ranking dos camaradas para atingir a independencia financeira…

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 20:19

        Blog do Seu Madruga

        8+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Auditor 21 de novembro de 2017 at 09:49

        Cidade do interior de São Paulo conhecida pela quantidade de GPs.
        O segredo é buscar as amadoras… meninas que têm uma “vida normal” de dia e fazem um “extra” por fora. Profissionais aqui também enfiam a faca e não compensam…
        Finzinho de mês (povo sem dinheiro) e véspera de festas grandes é chuva de GPs amadoras.
        Atenção: entrou nessa vida de putanheiro, não sai mais. Simples, fácil e mais barato que levar cocota pra sair.

        10+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Manoel Joaquim 21 de novembro de 2017 at 07:56

      Não precisa pagar. Tinder e afins é na faixa. Tem muita, mas muita mulher desesperada lá.

      9+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Auditor 21 de novembro de 2017 at 09:41

        Economia burra, que na prática nem economia é.
        Pra começar, lá é cheio de trintonas desesperadas e tudo tarja preta. Com certeza vai comer, mas não antes de ouvir muita lamúria. E depois ela vai querer relacionamento e ficar te enchendo o saco. Fora as mães solteiras se passando por princesas e querendo que você adote a porra alheia. Mas admito que o chá de pepeca de uma M$ol desesperada é coisa de outro mundo.
        Segundo, vai ter que gastar uma grana, levar pra sair, pagar um motel legal. Às vezes a menina faz c* doce e só dá na segunda vez. Coloca os gastos no papel.
        Quem conhece um pouco mais da vida sabe que a mulher paga é a mulher mais barata que existe. Às vezes até literalmente, se você consegue um bom esquema de amadoras.

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Garotinha 20 de novembro de 2017 at 20:05

    Off literário
    esse livro eu compro, tudo a ver com esse lance de velhos juntando quinquilharias que ninguém quer. Serve para todas as idades, na verdade. Muita gente é acumuladora e nem percebe.

    https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/5977-arte-sueca-da-limpeza-antes-da-morte

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • De-boa-na-bolha 20 de novembro de 2017 at 20:24

    País cria 76,6 mil vagas com carteira em outubro, 7º mês de saldo positivo.
    Sqn…… Construção civil: menos 4.764

    https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2017/11/20/caged-setembro.htm

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 20 de novembro de 2017 at 20:29

      Em Brasília, mesmo com a paralisação das construções, o estoque continua subindo

      9+
      • avatar
  • De-boa-na-bolha 20 de novembro de 2017 at 20:35

    Estoque para uma década, queda de renda gigantesca, 3 anos de crise econômica , Não somos os EUA ou a Espanha …matematicamente a ausência de uma queda maior não bate.

    10+
    • avatar
  • Dr. Estranho 20 de novembro de 2017 at 20:48

    https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/1a-prestacao-da-casa-propria-custa-o-dobro-que-aluguel-em-sp/
    Segundo a reportagem somente em 20 anos a prestação iguala ao aluguel. Bom negócio. Agora é a hora. Comprem!

    19+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Tamorico 20 de novembro de 2017 at 20:56

    Corrupção e propina no futebol uniram Globo, Marin e Del Nero, diz delator
    Empresário argentino diz que emissora pagava propina aos cartolas para obter direitos de transmissão.
    A meRDA já respingou na globosta e na Caixa Ecumênica Futebol? Será que agora alguém vai auditar esses contratos filantrópicos de ajuda aos jogadores pobres do Brasil?
    Deixem suas respostas senhores.

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Antigo 20 de novembro de 2017 at 20:58

    #CVR OFF:

    Hoje é o último dia para coletar os selos da promoção do pão de açúcar das facas gourmet do Jaime Oliver.
    Resultado: supermercado lotado. Eu que só queria uma lâmpada e pão de sal, fiquei lá na fila uns 15 minutos. Nesse meio tempo, olhei para lado e vi uma senhora comprando uns VINTE VIDROS DE AZEITE.
    Para quem não sabe, nessa promoção a cada 20 reais em compras você ganha um selo, para preencher uma cartela. Com quarenta e cinco selos você consegue retirar uma faca de legumes. Com mais selos você tira outras mais elaboradas.

    Pois bem, a velhinha, decerto para não perder a promoção, estava lá comprando VINTE VIDROS DE AZEITE. Por alto, deve dar uns trezentos reais essa compra, tudo isso para ‘ganhar’ uma faca promocional.

    Eu acho que ela morre antes de consumir esse azeite todo, sério. A não ser que prepare a maior salada do mundo.

    Como disse alguém ali em cima, a maneira mais eficaz de economizar não é aproveitar promoção, é simplesmente não comprar.

    34+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 20 de novembro de 2017 at 21:32

      Cara, eu adquiri a Faca Utilitária e a Faca para Frutas e legumes…mas bem antes desse povo,pois sabia que ia ficar meio cheio no dia 20, e tinha vários selos, já que moro ao lado de uma unidade do Pão de Açúcar.
      Eu estava curioso pra saber se existia gente que comprava as coisas apenas pra ganhar essa porcaria de selos e vc matou minha curiosidade…rs

      Agora, uma coisa que eu não sei se sou ignorante a respeito de facas de cozinha ou foi uma sacada de marketing do Pão de Açucar: 200 a 400 reais de valor de mercado numa faca ? (Voce pode ver os valores nas cartelinhas de colar os selos) Quem paga 400 reais num faca ? É tudo isso mesmo, ou só porque é da marca “Jamie Oliver” ? Eu realmente me surpreendi ao ler que uma faca daquelas custa mais de 200 reais…

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Antigo 20 de novembro de 2017 at 21:49

        Vai ver são de aço cirúrgico que nem as panelas lá Royal Prestige.
        Eu até queria a tal faca utilitária, mas para o meu nível de gasto, só deu para pegar mais simples mesmo. Aliás, nem peguei ainda, tenho que colar os de hoje.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 00:22

          nossa, me deu mêdo aqui da Madrasta gastar mais 7 mil em facas só para combinar com as panelas Royal.

          10+
          • avatar
          • avatar
          • From_The_Tower 21 de novembro de 2017 at 07:48

            huahuauhahuahua

            3+
      • JeceValadao 21 de novembro de 2017 at 12:33

        Pra quem faz compra no pão de acuçar foi uma boa, as facas são muito boas, comprei algumas e valeu a pena, por 60 reais você não acha nada melhor.
        Mas realmente comprar 20 vidros de azeite pra juntar selos uahuaha dureza!

        5+
        • avatar
  • Libertario 20 de novembro de 2017 at 21:10

    OFF
    Que ainda não viu, assista hoje o filme que vai passar na Grobu
    Relatos Selvagens

    10+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Libertario 20 de novembro de 2017 at 21:10

      *Quem

      2+
    • jodorowsky 20 de novembro de 2017 at 23:56

      A propineira tentando com todas as forças se aproximar de um público mais “cult”.

      6+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Lunionbr 20 de novembro de 2017 at 22:25

    Dúvida?!?!?!?!
    Acompanho o blog desde o inicio, no começo até tentei comentar, mas um problema de configuração travava as minhas postagens, dai pensei que alguém foi com a minha cara e só sigo acompanhando.
    Assim pude ficar mais atento ao estilo de cada usuário, afinal cada um pensa de uma maneira e melhor escreve de uma maneira unica!
    Bom a duvida: por ser um nick novo e por já estar familiarizada com as gírias e palavras especificas do blog APOSTO com grande certeza que a GAROTINHA é a nossa velha amiga ROSINHA!!!
    Só que ria dizer a vc, depois de um tempo de ferias, BEM VINDA ROSINHA!!!!!!!

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Money_Addicted 20 de novembro de 2017 at 22:50

      Sabe de nada inocente kk

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 01:08

        imagina se o Lunion NÃO estivesse atento….
        ô Lunion, conta pra gente como é a vida lá no planêta Lunia, parece interessante

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Libertario 20 de novembro de 2017 at 23:07

      Não é.
      Rosinha é outra pegada.

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Oliveira 20 de novembro de 2017 at 23:14

      Suspeitei da mesma coisa.

      7+
      • avatar
    • Oliveira 20 de novembro de 2017 at 23:15

      Suspeitei da mesma coisa, novo personagem ?

      4+
      • avatar
    • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 00:19

      Gentem, queisso?
      Uma honra ser confundida com a Rose, eu ria muito com as postagens daquela pyrada
      mandava bem, e o marido também, umas figuras
      e davam dicas muito úteis

      Mas Lunion, você lunatizou geral aí, a Rosinha não saberia escrever tanto sobre a Zs do Rio e seus bizarros habitantes, e eu também não sei nada da terra dela, só o que ela dizia .

      Teve uma vez que me mandou ver no Google a rua dela, comparavamos apes velhos de Copacabana com condos moderninhos sem bidê lá na Santo André, que nem sei direito onde fica.

      Sacamos que jamais trocaríamos de casa, heheheheh

      ah, a Rose é uma mulher prática, dava dicas de coisas que desconheço, desde construção até máquinas, reservatórios de água, decoração, carro. Sabe tudo a danadinha.

      e é conservadora, dá para ver que eu não sou nem um pouco…

      Esse senso prático passou bem longe de mim, hoje mesmo passei a tarde inteirinha lendo poesias de Frost, Browning e Auden.

      Rose e marido, aquele abraço!

      Lunionbr ( que nome é esse, cara? vai ver é alguma referência a coisas de jovens que desconheço…) abraço pra você também, valeu!

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé Carioca 21 de novembro de 2017 at 10:40

        Seria legal se a RosinhA voltasse a postar no blog. Tanto ela, como o Chico são personagens que fazem bastante falta, eles davam boas dicas e os CVRs dela eram hilários. Será que o Boss não tem o contato deles para chamar de volta?

        11+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 21 de novembro de 2017 at 00:42

      Alguém pode me explicar que fetiche é esse que alguns tem em saber quem é quem aqui no blog ?…rs
      Se todos aqui permanecem anônimos, é porque há motivos. O que importa é o conteúdo que trocamos.
      Claro que entre nós há insider da Rossi, PDG, Professor da USP que trabalha no nucleo de Real Estate da POLI, gente do Governo Federal, gente de governo estadual e municipal, gente da Caixa e do raio que parta, e por isso mesmo se preserva a identidade aqui, dentro outros motivos, e é isso que faz o blog tão bom.

      Tempos atrás eu vi gente perturbando o Lucas(perguntando quantos anos ele tem) , depois o CA e agora até a Garotinha…rs
      Que curiosidade é essa em querer saber quem tem mais de 1 perfil fake, idade , sexo e etc?

      23+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 00:54

        ri bastante pensando nisso, eu crente que sou toda verdadeira e os nego achando que eu sou fake da Rosita
        pior ainda eu me explicando, lembrei daquela comunidade do Orkut
        “dando satisfação a estranhos”

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Lucas 21 de novembro de 2017 at 20:57

        eu sou um personagem assumidamente fake, sou várias pessoas, sou fernando pessoa ao contrário.
        se esta questão abala a credibilidade e a lógica do que escrevo… to-nem-aí!!! lê quem quer.

        5+
        • avatar
        • avatar
    • dermaRoger 23 de novembro de 2017 at 01:18

      Eu acho que o Véio Lucas é o Samy Dana.
      #SomosTodosSamyDana

      1+
      • avatar
  • Strike 21 de novembro de 2017 at 00:24

    Não dou nem 20 conto nuns imóveis que foram postados aí…
    Nesse caso, essas quedas não contam, porque ainda continuam muito muito caro…
    Aprendo muito neste blog, gosto muito, mas não acredito que haverá uma queda brusca nos preços, talvez ocorra até o contrário. Na região onde moro, as chácaras por exemplo só estão aumentando. Pedaço de chão sem nada, absolutamente nada, nem cercado está, normalmente de 1.000m2 a 4.000m2 … Chamam de chácara… kkkkk Estão pedindo nessas áreas, como eu falei, sem benfeitoria nenhuma, nada!, lá no quinto dos infernos, 60k, 80k… e tem gente que acha barato. Se tiver benfeitorias, luz, poço e uma construçãozinha meia boca, pedem 150k, 200k, 300k em média… Os imóveis residenciais também seguem o mesmo padrão. Gente pedindo 200k em casa de cohab, só porque deu uma arrumadinha. Então, eu particularmente não acredito em queda nenhuma e em algum momento, esse governo vai fazer a roda voltar a girar, via bancos públicos, até porque muitos desses políticos são empresários do setor imobiliário e serão último caso os beneficiários da ciranda creditícia, a a custa do contribuinte. Se não conseguirem fazer a roda girar novamente, talvez os preços sejam corroídos pela inflação ao longo de vinte anos…

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Antigo 21 de novembro de 2017 at 07:34

      Não sei cara.
      Realmente, muito do que postam aqui não vale nem uma nota de mico. Aliás, que ironia você falar vinte reais, porque são realmente imóveis mico.
      Mas no meu entendimento muita gente, ainda mais nessa crise brava que passa o país, vai precisar vender para equilibrar o orçamento. É nesse momento que as promoções acontecem. Concordo que esse país é de bricklovers, mas quando a situação fica realmente preta, acabam aceitando negociar.
      E acho que você está botando muita fé na capacidade intervencionista do governo… O governo está sem dinheiro também, com inúmeras sangrias para estancar e sem força política para fazer nada mais firme. Bastante difícil a rodar voltar a girar por ‘mérito’ dele.

      Eu não sou soft nem hard, acho que o murchar vai ser soft durante muitos anos, com muitas oportunidades hard no meio do caminho.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé Carioca 21 de novembro de 2017 at 10:47

        Também sou dessa opinião há tempos, vai cair por longos anos, porém podem aparecer algumas oportunidades com quedas fortes no longo do caminho. Os leilões que postam tem várias quedas fortes, mas na média como um todo o mercado tem sofrido uma queda pequena e prolongada. Se fosse hard como alguns aqui acreditam certamente a imprensa seria obrigada a noticiar, como aconteceu nos EUA, e a população estaria ciente de que vivemos uma bolha. Hoje se pergunto para a maioria dos meus amigos, acho que 90% vai dizer que não há bolha, mas sim uma leve correção causada pela crise, por até evito discutir esse assunto com os amigos. E são pessoas esclarecidas.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • Melekento 21 de novembro de 2017 at 11:20

          Concordo em partes com que vc disse Jose!
          Se o governo, com as pedaladas e injecao de $$$$ subsidiado (FGTS, MCM, etc), durante anos conseguir segurar a bagaca, o nariz do aviao afundando vai ser por longos anos, sendo que, alem dessa queda anual os precos vao ser corroidos pela inflacao e custo de oportunidades (LCI, LCA, TD etc).
          Todavia, pode haver um gatilho no meio do caminho (Bolha dos EUA e China), quebra da sofra agricola aqui no Brasil, sendo que esse setor inumeras vezes salvou o PIP, quebra de um banco (CEF) ou outro banco de investimento pequeno.
          Tudo pode acontecer, quem viver vera!
          Abs!

          6+
          • avatar
          • avatar
          • Cesar_DF 21 de novembro de 2017 at 17:16

            Nem o banco central do Japão, com seus quatrilhões de yenes e juros de 0,5% ao ainda, e ainda com o governo mudando a lei de tal forma que o imposto sobre herança de imóveis é 50% do imposto normal conseguiram evitar que a bolha explodisse.

            Na verdade não explodiu, foi murchando por 25 anos até cair mais de 50% do valor de pico, e o resultado é hoje uma vacância de 35%

            3+
            • avatar
        • Zebolheu 21 de novembro de 2017 at 11:34

          Pra vocês o estouro da bolha na Espanha foi soft ou hard? Tanto lá como aqui o governo tem forte participação na tentativa de segurar os preços (através de subsídios aos bancos, por exemplo), assim a queda foi lenta e a percepção do estouro se deu ao longo do tempo (NMHO). Mas no final a queda foi grande com relação ao preço do auge da bolha. Aqui temos o agravante da inflação que comeu o valor real por muito tempo.

          7+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • to bolhado 21 de novembro de 2017 at 11:48

            a diferença no Brasil é inflação e custo de oportunidade no dinheiro. Desde o ápice lá se vão 40% de inflação, o que implica 40% de queda real mesmo mantendo nominal. Se você joga em cima custo de oportunidade do dinheiro (que tbém é maior do que EUA ou Espanha), a coisa piora.

            10+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Zé Carioca 21 de novembro de 2017 at 16:09

              Verdade, não são 40% de inflação, mas sim quase 40% de perda em relação ao CDI comparando quem vendeu no pico em 2014 e quem manteve o imóvel (ou quem comprou em 2014 e quem manteve o dinheiro no banco, como você preferir). Mas o interessante é que as pessoas viram evaporar 20% do valor do imóvel e tiveram perdas de 40% em relação a aplicação financeira e poucos falam em bolha. Se fosse hard como todos falam, como foi nos EUA e na Espanha, o assunto estaria na boca do povo, não daria para mascarar.

              6+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • Cesar_DF 21 de novembro de 2017 at 17:31

                Para o Amorinha só é HARD quando os bancos explodem
                Então para ele a bolha da internet de 2000 não seria uma bolha
                Alguns consideram HARD pelo critério de velocidade de queda
                Outros consideram HARD de acordo com o nível da queda.
                A maior parte das bolhas imobiliárias demora cerca de 6 anos entre o pico e o vale, com quedas de 30 a 50% neste período.
                A do EUA caiu 32% em 3 anos (2006-2009), e continuou numa queda lenta por mais 3 anos
                Espanha caiu 27% em 4 anos, já a Irlanda caiu 55% neste mesmo tempo.
                A do Japão caiu pouco mais de 50% em 25 anos

                https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet

                5+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
    • Flyn 21 de novembro de 2017 at 11:23

      Concordo. Veja como “os de cima” ( esses que administram as verbas públicas) estão atolados até o pescoço em imóveis. O vampiro do DF assim que recebeu propina correu comprar dois terrenos em condomínio. Todos eles investem em imóveis, e não desejam desvalorizar seus próprios investimentos (acho que eu faria a mesma coisa).
      Entretanto, parece que já está sendo conscientizado no povo que os preços são irreais, e muitos corretores já afirmam que só recebem propostas com valores muito abaixo do pedido. Difícil prever o que acontecerá.

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 12:22

        outro cenário é a mudança de “investimentos” que não imóvel.. ontem uma guria de 19 anos me perguntou aqui na repartição onde poderia investir e até ela comentou que MCMV é uma furada…
        e Agora tem TD, startus, uber, Airbnb, bitcoin, comidas orgãnicas, crowfunding, hospedagem internacional pra estudantes,
        até Os diamantes estão deixando de ser atraentes,
        lembrando que ainda nem percebemos a mudança demográfica (envelhecimento), heranças dos velhinhos patrimonialistas vão começar a cair na roda, os escândalos miraram e minaram os imóveis e dinheiro livre. Existem familias em que os pais tem 3 imóveis e os filhos adultos já moram ou tem seu próprio… isso volta pro ” mercado”.. direito de laje como na espanha, germinados, velhinhos investindo em puxadinhos pra alugar, casas de praia da galera das antigas indo pros sobrinhos… vai sobrar..

        9+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 00:39

    Na Veja (vislumbre)
    “São fortes as expectativas de recuperação do setor imobiliário.”

    Os sinais de que o setor se ajustou e começa a recuperar-se são cada vez mais evidentes

    (kkkk) só que:
    No segmento residencial, dados de junho indicam que eram necessários 18,6 meses para zerar os estoques (19,1 meses em 2016). A média histórica é de 11,8 meses. A tendência é de continuada melhora desse indicador.
    (ou seja caiu 6meses de estoque em 1 ano… nesse ritmo serão 37,2meses de estoque ou 3,5 anos kkkk)

    http://veja.abril.com.br/blog/mailson-da-nobrega/sao-fortes-as-expectativas-de-recuperacao-do-setor-imobiliario/

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • DAN 21 de novembro de 2017 at 01:32

      12 meses não é muito. Basta ficar sem lançar por esse período…. é radical, mas resolve.

      3+
      • avatar
      • DAN 21 de novembro de 2017 at 01:34

        Lembrem que a IBM era empresa de panelas e a NOKiA de celulose. Assim, essas construtoras precisam mudar de ramo. Quem sabe a PDG não torna-se uma empresa de biotecnologia ? Hehe.

        10+
        • avatar
        • avatar
        • Zebolheu 21 de novembro de 2017 at 11:22

          IBM empresa de panelas?? Essa é nova pra mim…

          4+
          • avatar
          • Money_Addicted 21 de novembro de 2017 at 16:41

            Já vendeu moedor de carne kk

            1+
      • CA 21 de novembro de 2017 at 08:04

        DAN,

        No terceiro trimestre de 2016, 6 construtoras com Ações na BOVESPA ficaram sem lançar nem um empreendimento. O que aconteceu? TODAS elas tiveram vendas liquidas de distratos NEGATIVAS, apesar de antes disto já terem super-estoques equivalentes a ANOS de vendas!

        Como algo assim pôde acontecer? É exatamente o que já expliquei por aqui milhares de vezes: o que movimenta o segmento imobiliário e SIMULA recuperação são as vendas FALSAS na planta, aquelas para clientes que não terão condições de adquirir o crédito imobiliário na entrega do imóvel. Quando zeram os lançamentos, as vendas de VERDADE, aquelas que requerem aprovação do financiamento “no ato”, são em volume mínimo, só que em contra-partida, os DISTRATOS, resultados das vendas FALSAS do passado, continuam em grande volume conforme vão entregando os imóveis e os compradores não conseguem o crédito imobiliário.

        É por isto que as construtoras não zeram os lançamentos.

        O mais lógico, se o mercado estivesse normal, seria zerar os lançamentos até que a proporção entre estoque e vendas voltasse ao normal, mas como estamos em uma bolha que se utiliza de vendas FALSAS na planta, se zerassem os lançamentos, as construtoras veriam apenas o estoque crescer via distratos, o prazo de vendas do estoque disparar através de vendas liquidas de distratos NEGATIVOS e apareceria até para os mais INCAUTOS o tamanho da ANOMALIA que existe neste segmento…

        15+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • DAN 23 de novembro de 2017 at 00:30

          Pelo visto, o ajuste já começou. É esperar a oportunidade…

          1+
          • avatar
  • Eng-Rio 21 de novembro de 2017 at 07:42

    https://www.imovelvender.com.br/2015/03/05/bolha-imobiliaria-esta-diminuindo-no-brasil/

    “Ainda de acordo com os especialistas da Fitch, espera-se que os preços dos imóveis continuem crescendo acompanhando o ritmo da inflação nas grandes cidades, visto que os créditos imobiliários continuam disponíveis.” Quer dizer que imóveis bolhudos aqui no Rio subirão mais ainda?

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 21 de novembro de 2017 at 07:50

      e o salário Ó !!!

      (Professor Raimundo feelings)
      kkkk

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • fanfarraum 21 de novembro de 2017 at 08:51

      Postado 3 anos atrás (2015)

      9+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 07:58

    parece que Tá na Hora de um bull trap pela vontade da Fitichi, Malilson (acima) e corvos e frutinha…

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • CA 21 de novembro de 2017 at 08:20

      Alemon Fritz,

      Destaco a condição colocada pela Fitch para a “recuperação”: “…visto que os créditos imobiliários continuam disponíveis”

      Eles sabem muito bem que parte dos motores da bolha foram o crédito imobiliário com pagamento em mais de 3 DÉCADAS, juros SUBSIDIADOS em altíssimo volume e crédito PODRE.

      A Fitch também sabe que tudo que consta acima é INSUSTENTÁVEL, porque já viram a explosão destas condições acontecerem em TODOS os países que tiveram bolhas imobiliárias e que eles “monitoraram”.

      Assim como a Fitch sabe que ela NUNCA alarmou sobre uma bolha imobiliária ANTES que ela explodisse à olhos vistos e o alarme fosse completamente desnecessário. A Fitch sempre avisou sobre o incêndio depois que só se viam as cinzas…

      Este é o papel das agências de avaliação de risco: ajudar a SIMULAR uma normalidade no mercado para não gerar pânico “antes da hora”.

      Mesmo assim, no comentário da Fitch mais acima, para se resguardarem e sabendo que estas condições de crédito são INSUSTENTÁVEIS, eles colocaram esta observação de que por enquanto não vai explodir mais visivelmente porque o crédito imobiliário continua “disponível”.

      Reitero: eles sabem melhor do que ninguém que não é sustentável manter estas condições ANÔMALAS de crédito imobiliário, estão só se resguardando ao mesmo tempo que tranquilizam o mercado (como fizeram LOGO ANTES da explosão mais visível da bolha imobiliária americana).

      Quando a explosão se tornar mais visível, um dos acontecimentos inevitáveis é que o crédito imobiliário se torne muito menos “disponível”, que se elimine os financiamentos por mais de 3 DÉCADAS, que se eliminem ou REDUZA MUITO o crédito imobiliário com juros SUBSIDIADOS, que seja monitorado e abolida a concessão de crédito PODRE como a CEF costuma fazer, que se aumentem os juros das demais linhas de crédito imobiliário, que apareça o volume absurdo de inadimplência que estava sendo maquiado, etc, etc, etc…

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • CA 21 de novembro de 2017 at 08:51

        Em tempo:

        O que coloquei acima e destaquei no último parágrafo, sobre a INSUSTENTABILIDADE das condições do crédito imobiliário, é algo que já está acontecendo e aparecendo nos últimos anos, apesar da Fitch, COMO SEMPRE, estar se fazendo de cega quanto a isto. Vejamos:

        1) MCMV faixa 1: com inadimplência acima de 33% (mais de 1 em cada 3 financiamentos inadimplentes), este programa foi interrompido. Aliás, foi interrompido não só em função desta inadimplência completamente ABSURDA, como também porque o governo federal está QUEBRADO e o programa é 100% dependente de verba do Tesouro Nacional. Esta é uma evidência CLARÍSSIMA e INDISCUTÍVEL de como o dinheiro SUBSIDIADO para o crédito imobiliário é algo INSUSTENTÁVEL no longo prazo. Neste caso, o longo prazo já chegou…

        2) A CEF MAIS UMA VEZ está restringindo o crédito imobiliário para imóveis usados, para que seja concedido financiamento dentro do limite de 50% do valor do imóvel. Além disto, restringiu a linha pró-cotista, criou restrições e gargalos por região, não baixou o juros do crédito imobiliário acompanhando a evolução da SELIC e passou a dificultar mais a concessão do crédito imobiliário de forma geral. O mercado imobiliário é MUITO dependente do crédito imobiliário da CEF, em especial o crédito PODRE e aquele que se utiliza da verba do FGTS (incluindo MCMV). Todas estas restrições acontecem porque a CEF tem uma inadimplência ENORME no crédito imobiliário, com a qual ela está PEDALANDO e MAQUIANDO de todas as formas possíveis e imagináveis, ao mesmo tempo que ela terá uma grande dificuldade de se adequar ao Basiléia 3 a partir de 2018 e o TCU está cobrando uma restituição de R$ 27 BILHÕES para o Tesouro no ano de 2018 (dinheiro que a CEF usou para créditos PODRES de 2008 a 2015), sendo que ela está tentando obter R$ 10 BILHÕES do FGTS, também a fundo perdido (como foram os R$ 27 bi do Tesouro), para cobrir uma PARTE dos seus ROMBOS multi-bilionários, causados não somente por esta inadimplência absurda do crédito imobiliário, como também por inadimplências absurdas de FIES, MCM (Minha Casa Melhor), INÚMEROS GOLPES perpetrados por vice-presidentes (2 deles presos) com uso de verba do FI FGTS, o “Porto Alice no País das Maravilhas”, golpes do Panamericano e de FALSOS títulos podres (estes 2 últimos com BTG), centenas de golpes com MCMV em todo o país, ROMBOS tanto na FUNCEF que a CEF tem que ajudar a cobrir, como em VÁRIAS empresas QUEBRADAS que a CEF faz de conta que acredita que irão pagar as dívidas com ela (PDG, Rossi, Sete Brasil, Bunlai, OGX, etc), dentre uma infinidade de outros casos, só daqueles que conhecemos e que de alguma forma já apareceram na mídia.

        3) FGTS: foi sugado ao longo de mais de uma DÉCADA para o MCMV que na prática tem inadimplência ANORMAL e prazo de pagamento / retorno para o FGTS em mais de 3 DÉCADAS, foi utilizado de forma crescente e constante para o financiamento pró-cotista, foi sugado também em R$ 43 BILHÕES das contas inativas, foi DILAPIDADO nos golpes perpetrados pela CEF que levaram 2 vice-presidentes para a cadeia, assim como no golpe do “Porto Alice no País das Maravilhas”, dentre diversos golpes incluindo o próprio MCMV que conta com centenas de processos no país, tudo isto, roubando da SUSTENTABILIDADE do próprio FGTS em si, a ponto de não projetarem mais crescimento de verbas, não fazerem aumentos mais relevantes em pró-cotista (só cobriram rombos de promessas não cumpridas por CEF que foram divulgadas com muita ênfase na imprensa) e já até estarem aparecendo reportagens cogitando sobre a falta de sustentabilidade do FGTS se continuar sendo sugado desta forma. Como se não bastasse tudo isto, o governo ainda tem planos de usar o FGTS para cobrir o rombo de R$ 70 BILHÕES do FGTS, a CEF quer mais R$ 10 BILHÕES a fundo perdido para cobrir PARTE do rombo dela, desejam utilizar o FGTS para cobrir dívidas de consignados em mais alguns BILHÕES de Reais, dentre uma infinidade de outras formas de uso deste recurso, sempre com o objetivo de SIMULAR uma recuperação na economia para garantir as eleições de 2018. Isto significa que este recurso, que é principal hoje em dia para tentar manter a bolha sem explodir mais visivelmente, está sendo DILAPIDADO à velocidade da luz.

        Alguém em são consciência ainda acredita que a Fitch não sabe de tudo que consta acima e portanto não tem certeza do quão insustentável são as condições do crédito imobiliário, se esta insustentabilidade já tem se demonstrado de forma evidente ao longo dos últimos ANOS???

        Da mesma forma, a Fitch, que acompanha os resultados das construtoras com Ações na BOVESPA, está cansada de saber que estas construtoras abandonaram a faixa 1 do MCMV que não tem mais financiamento e se concentraram nas demais faixas do MCMV (exemplo: Direcional), ou para aquelas que já atuavam nas outras faixas, intensificaram lançamentos (exemplo da MRV), ou anda, aquelas que não estavam operando com MCMV, voltaram a operar porque o crédito imobiliário com verba da poupança não estava sendo o suficiente para cobrir os preços completamente descolados dos fundamentos (exemplo: Cyrela / Cury). A Fitch sabe inclusive, que o fato de todas estas construtoras e MUITAS outras estarem apostando todas as fichas no MCMV que tem sérios riscos de descontinuidade ou diminuição muito sensível em função da dilapidação do FGTS e quebra de Governo mais CEF, é só MAIS UMA garantia do quanto esta situação do segmento imobiliário é INSUSTENTÁVEL. A Fitch também já viu e apontou a queda dos preços dos imóveis nos relatórios das construtoras, ela sabe que as garantias dos bancos deveriam ser revistas PARA BAIXO (impairment), não só em função da queda reconhecida pelas construtoras, mas também pelos leilões que se concluem (quando se concluem, que é a minoria) com valores inferiores aos saldos devedores do financiamento imobiliário, assim como ela sabe sobre o crescimento exponencial dos leilões e assim por diante.

        O volume de assuntos para as quais a Fitch tem que se fazer de CEGA, para não gerar alarme no mercado, é ABSURDO, mas repito, nada diferente do que ela fez em todas as outras bolhas imobiliárias ao redor do mundo…

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • CA 21 de novembro de 2017 at 09:06

          Pequena correção:

          …o Governo planeja utilizar o FGTS para cobrir rombo de R$ 70 BILHÕES do FIES (havia escrito rombo de R$ 70 bilhões do FGTS)…

          10+
          • avatar
          • avatar
  • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 08:20

    kkk
    91% dos empresários devem investir em 2018
    Nordeste é a segunda região mais prospectada para construções.
    a percepção da maioria dos empresários do setor (68%) é que o mercado imobiliário está em uma curva de retomada no Brasil, ainda que de forma lenta…. kkkk. O percentual, por exemplo, de quem acredita que 2018 será de retomada com crescimento elevado é de 29%.

    5+
    • Brazil mode OFF 21 de novembro de 2017 at 09:03

      Fase “return to normal?”

      5+
      • avatar
      • avatar
      • CA 21 de novembro de 2017 at 09:33

        Brazil mode OFF,

        Não. Esta fase será o “Return to SIMULATION”, onde as construtoras aumentam os lançamentos e as vendas FALSAS na planta que dependem destes lançamentos para SIMULAREM uma recuperação do mercado e tentarem atrair as últimas sardinhas.

        Ao fazerem isto, estão planejando um volume elevado de distratos e aumento no DESEQUILÍBRIO entre oferta e procura no futuro, ao mesmo tempo que sugam caixa, pioram endividamento e possibilitam que mais e mais construtoras QUEBREM, como no caso do tópico.

        Estas SIMULAÇÕES já aconteceram DIVERSAS vezes, sempre com a mesma promessa do “agora vai”, assim como o interminável discurso do “agora é o melhor momento para comprar imóvel”.

        As fontes de crédito barato e farto estão secando, várias construtoras já estavam PEDALANDO em cima do MCMV / FGTS, mesmo sabendo o quanto isto é temerário em função das fontes estarem sendo destruídas (Tesouro Nacional, CEF e FGTS, detalhes em comentário acima), se de fato as construtoras fizerem o que estão prometendo, só irão piorar as distorções já existentes. Algumas construtoras tem estoques equivalentes a ANOS de vendas, qual o sentido de aumentar lançamentos ANTES de desovar estes estoques??? Coloquei a explicação mais acima, o sentido, é aquele explicado por aqui INÚMERAS vezes: SIMULAR melhoria, apenas isto…

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Zebolheu 21 de novembro de 2017 at 11:27

      Se você perguntar pra editora de enciclopédias ela vai te dizer que o ano que vem é o ano da retomada, e que os vendedores podem retomar sues postos… a não ser que fechem as portas antes disso. Enquanto não falirem, as construtoras e imobiliárias vão sempre insistir nessa tal retomada. Só precisa explicar quem será o comprador.

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Brazil mode OFF 21 de novembro de 2017 at 08:47

    CVR Hamburguer “Gurmê”

    Convidei alguns amigos ontem para uma hamburgada em casa.
    Comprei hamburguer “normal”, aqueles de 0,70 a unidade.
    Cheguei em casa, descongelei tudo, temperei com tudo que tinha direito e fiz de novo a “bolota” de carne.
    Todos comeram e adoraram, mas sabem eles que comeram hamburger de 0,70 kkkkkkk
    E pior que ficou muito bom.
    Outra coisa que tenho reparado, para se tornar carrinho de lanche “gurmê”, basta pinta-lo na cor preta kkkkkkkkkk

    47+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 21 de novembro de 2017 at 10:06

      EXTREME HAMBURGOVER INDEX

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • desplein 21 de novembro de 2017 at 12:04

      Essa sempre foi a maior questao contra o “movimento gourmetizacionista” (da-lhe Lucas!) !
      99% das pessoas nao consegue distiguir isopor de papelão e CHATEIA com essa questao de gourmet.

      Depois do segundo pedaço de carne no churrasco, voce nao percebe diferença entre cervejas similares.
      No final da festa o cara ta engolindo wisky Passport ou Jack Daniels INDISTINTAMENTE.

      Como tem especulador e 666 em todo o lugar, aparecem historias como esssas, do falsificador de vinhos…
      http://blogs.gazetaonline.com.br/vinhosemaisvinhos/2012/03/rudy-kurniawan-ascensao-e-queda-do.html

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Rico 21 de novembro de 2017 at 13:07

        Isso é fácil perceber. Se beber Skol já dá para perceber que não tem um mínimo de paladar.

        5+
        • avatar
      • Lucas 21 de novembro de 2017 at 20:54

        nasci meio atrtapalhado da visão e audição, com a idade ainda piorou, agor acom o plano de saíde novo capaz que eu crie coragem e faça alguma coisa
        mas do paladar e do cheiro pareço um sabujo perdigueiro
        careca de “ver” as pessoas comprar gato por lebre.
        nem comento nada pra não parecer arrogancia, ainda mais eu sem frescura nenhuma, como de tudo…

        4+
        • avatar
        • avatar
  • passando por aqui 21 de novembro de 2017 at 11:10

    comprar ap “barato” para depois vender e pegar o FGTS – vale a pena?

    2+
    • fanfarraum 21 de novembro de 2017 at 11:25

      1. comprar por quanto?
      2. vender por quanto?
      3. qual a chance dessa venda não ocorrer?
      4. do valor total, qtos % é do FGTS?
      5. esse FGTS é de quanto tempo de trabalho teu (ou teu e cônjuge)?
      6. o que tu vai fazer com o dinheiro da venda?
      7. em quanto tempo tu pretende te aposentar (que assim poderia acessar o FGTS)?
      8. Tem chance de perder o emprego?

      E outras preguntas.
      Exemplos extremos:

      Exemplo A -> 50 anos, querendo trabalhar + 20 anos pra se aposentar. Com 30 anos de FGTS. Pretende comprar um ape apenas com o FGTS (utilizando todo ele), em região que deve facilmente conseguir vender talvez com um preju de 10% ou talvez pelo mesmo valor. Pretende investir o dinheiro em um negócio próprio, que está crescendo saudavelmente. Recomendaria fazer o negócio.

      Exemplo B -> Vai utilizar metade-metade (50% fgts / 50% dinheiro). Acha que a região é dificil de vender, talvez tendo que amargar 20% de prejuízo. Tem risco de ficar muito tempo sem vender, pagando condo e iptu. Vai usar o dinheiro da venda pra deixar no TD. Recomendaria não fazer o negócio.

      Exemplo C -> Qualquer situação que a pessoa estiver perto de se aposentar: Não recomendaria.

      Exemplo D -> Qualquer valor baixo de % de FGTS em relação ao valor total: Não recomendaria.

      Exemplo E -> Qualquer pessoa com chance considerável (20%+ de chance) de perder o emprego: Não recomendaria.

      Etc…

      Em suma, essa decisão não é tão fácil assim. Eu, pessoalmente, só faria se tudo estivesse positivamente alinhado, já que o principal fator (MERCADO) não está favorável.

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • to bolhado 21 de novembro de 2017 at 12:00

        ótima análise

        9+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Gute 21 de novembro de 2017 at 20:12

      Imóvel comprado com uso do FGTS tem de esperar 3 anos pra uso do fundo por outro comprador.

      “o comprador do imóvel não poderá utilizar-se dos recursos do FGTS para a aquisição antes de completados três anos da última transação.”

      https://cartoriosbr.com.br/5103/posso-vender-um-apartamento-que-comprei-com-recursos-do-fgts-ha-menos-de-3-anos/

      1+
      • avatar
  • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 11:10

    Corvinha que ficou minha amigxs telefonou ontem e, papo vai, papo vem,

    me diz que um cara manezão que apareceu aqui pra visitar é um babaca oportunista provavelmente sem grana, uma perda de tempo dela, meu, da humanidade.

    estava agitada, aí eu acalmei a corvete dizendo que tem que ter muita paciência, que é assim mesmo, tem gente que tem por esporte visitar apartamentos, e que nem quer mesmo comprar.

    aí ela me diz o sujeito vive jogando propostas com preços absurdos, tipo de 550 para 350, que ela nem leva ao proprietário, parece bullying de gente ferrada e complexada, que não leva mais ele em nenhum imóvel.

    completou que, caso apareça um apartamento de alguém totalmente desesperado e com pressa, JAMAIS ira para o manezão desagradável e abestado.

    nem aparece no cadastro e nem é oferecido, vai direto pros investidores conhecidos da imobiliária, que tem esquema em várias imobs. E que rola agradinho, afinal o que são uns 2 mil, 3 mil pra quem levou 100 mil de desconto!

    adoguei a informação, confirmou o que eu já sabia de décadas atrás.

    31+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 11:45

      PS: o cara era mesmo desagradável, um tipo sorrateiro e cheio de gracinhas, na hora vi que não era comprador, pensei até em corvo disfarçado. Quando vendi o apartamento da família, teve visita até de gente louca tarja preta.
      Duas vezes vieram velhinhas com acompanhante e tudo, sentavam no sofá e ficavam jogando conversa fora.
      Até chá eu servi !
      elas queriam comprar mas eram interditadas, hehehehhe

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • desplein 21 de novembro de 2017 at 12:15

        Tem um conto do Monteiro Lobato chamado “O comprador de fazendas”. Nao vou dar spoiler, mas é otimo 🙂

        13+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • desplein 21 de novembro de 2017 at 12:28

          Até fui atras pra reler agora no almoço. Tem no google. A “sinopse”:

          O fazendeiro arruinado Moreira quer vender sua propriedade, Fazenda do Espigão, no Vale do Paraíba. Sua mulher coloca um anúncio no jornal. Ao receber um telegrama de um possível comprador, Moreira faz um acordo com seus credores e juntos concordam em se fazerem passar por empregados e arrumarem a aparência do lugar, colocando árvores e plantas, trazendo animais e máquinas e pintando a casa. O interessado é Pedro Trancoso, um pintor de paredes que leu o anúncio e se apresenta pensando, na verdade, apenas em se aproveitar da situação e passar um bom fim-de-semana no campo

          19+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 12:38

            genial, lerei com certeza!

            7+
            • avatar
          • Jonny32 21 de novembro de 2017 at 17:56

            Acabei de ler. Obrigado pela indicação. Confesso que deu uma tristeza no final do conto; fiquei torcendo por um final feliz, mas no fim todos acabaram perdendo.

            4+
            • avatar
            • avatar
            • desplein 21 de novembro de 2017 at 18:33

              Jonny32, eu passei a tarde com esse conto na cabeça. Sei lá, acho que capta muito bem varios aspectos da nossa cultura. O dono de terra “rico no papel” mas passando aperto, o “comprador” ostentando uma riqueza que nao tinha, o drama da venda, a mulher do fazendeiro querendo outra casa na cidade, as tentativas de impressionar etc.etc.
              Final feliz nao teve, mas nao tem mesmo nesses casos eu acho…

              9+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
    • Jonny32 21 de novembro de 2017 at 12:31

      Mas ele está correto. Tem que oferecer bem abaixo do valor anunciado para se chegar próximo ao valor real. Se o vendedor não aceitar, paciência; parte-se para outra tentativa.
      Errada é a corretora que fica privilegiando seu grupo de ‘investidores’ para ganhar um dinheiro por fora. E também não cabe ao corretor ficar filtrando proposta, afinal o imóvel não lhe pertence. O correto é apresentar a proposta e deixar que o vendedor decida se a aceita ou não. Corretor é apenas um intermediário (dispensável, diga-se de passagem).
      Seria incoerente de nossa parte criticar os preços absurdos praticados atualmente e ao mesmo tempo achar errada a postura de quem tenta obter desconto. Agora, se o cara não tem dinheiro aí já é outra história. Partindo-se do princípio de que ele quer apenas obter uma condição melhor na negociação, não há nada de errado.

      21+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 12:53

        não está correto porque, no meu caso, eu mesma instruo os corretores que não quero ouvir proposta de menos do valor X, para não perder tempo.

        ele já sabia e ficou enchendo o saco e fazendo comentários idiotas, inclusive na minha frente.
        deu sorte que sou educada, e estou acostumada a lidar com gente inconveniente

        em nenhum momento eu disse que a imobiliárias estão certas em aceitar que os tais investidores lhes dêem agradinhos para entrar na fila vip dos que levam vantagem.

        para oferecer valor bem mais baixo tem que saber se a pessoa aceita ouvir proposta, se tem pressa, está com a corda no pescoço, tem que ter algum feedback. Sei que o carinha queimou o filme com os corvos da área, ninguém mais mostra nada pra ele.
        É uma besta mesmo, porque tem o meu e outros que estão direto com o proprietário, ele prefere ficar rondando imobiliária para ver se consegue algum “grande negócio”.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • amongyou 21 de novembro de 2017 at 13:20

          Desculpe-me, mas se o seu está direto com o proprietário, por que tem o intermediário corvo na parada?

          5+
          • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 13:36

            porque brasileiro geralmente é estúpido, como cansamos de repetir aqui
            não confia em anúncios de proprietários, sempre quer alguém para intermediar, não sabe ler, (muito menos documentos)
            gosta de pagar corretores e imobs fajutas que não fazem muita coisa, e crÊ que eles realmente se responsabilizam e checam tudo com atenção.
            eu consegui comprar e vender direto outras vezes, mas é difícil
            por mim, se a corvagem quer competir comigo e gastar com anúncios, tanto faz
            só que vai sair mais caro pro comprador covarde que tem mêdo de quem anuncia sem intermediários
            se não fosse assim não teria 2 imobs em cada esquina. Aliás, aqui tem 4!

            17+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • amongyou 21 de novembro de 2017 at 13:43

              “por mim, se a corvagem quer competir comigo e gastar com anúncios, tanto faz” – mas não entendo. você tem alguma esquema desconhecido, pois como pode ser “tanto faz” se você terá que pagar comissão?

              7+
              • Oliveira 21 de novembro de 2017 at 14:13

                Questão é: como ter contato com o corretor e só haver compromisso se o trabalho do corretor foi determinante para a venda ?

                3+
                • amongyou 21 de novembro de 2017 at 14:31

                  Contato com o corretor se tem através da imobliária para quem ele presta serviço ou o contratou. Se o trabalho dele foi determinante ou não, não é a questão, na minha humilde opinião, mas sim se ele apresentou compradores interessados, isso seria uma medida. De resto não haverá certeza, desde que converta em venda, e é o que importa.

                  3+
                  • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:48

                    outra coisa, dear, já me apareceram 4 corretores independentes, não trabalham em imobiliária nenhuma.
                    se trouxer comprador, eu pago a comissaum, que negociarei dependendo da proposta.

                    6+
                    • amongyou 21 de novembro de 2017 at 17:52

                      Então tá bom, se existe confiança mútua, tá valendo.

                      2+
                • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 17:55

                  Assim:
                  “Querido parceiro corvo, eu não assino nenhum contrato de exclusividade com você e nem com sua imob. Se for vendido para algum cliente que você trouxe, então receberá sua comissaum, claro” Se quiser muito bem, se não quiser, amém ”

                  assino sómente um documento meio fuleiro onde digo que permito que anunciem, e que só pago qualquer coisa caso a venda seja feita por eles.

                  6+
            • amongyou 21 de novembro de 2017 at 13:50

              Seria bom mesmo não ter intermediário, mas a burocracia é tamanha que sempre tem insegurança jurídica que atrapalha e deixa o comprador com medo. Na posição de vendedor é diferente. Então, para entender os dois lados da moeda, deve se posicionar em ambos os lados. E é por isso também que existem as imobiliárias com corpo jurídico, no mundo todo.

              4+
              • avatar
            • amongyou 21 de novembro de 2017 at 13:55

              “só que vai sair mais caro pro comprador covarde que tem mêdo de quem anuncia sem intermediários”
              Num país onde a trapaça e o mote “o negócio é levar vantagem cerrrrto” fica incoerente afirmar que o comprador covarde que tem medo. Aqui é a banania. A desconfiança é enorme, até da própria sombra. É perfeitamente justificável entender isso.

              7+
              • avatar
            • amongyou 21 de novembro de 2017 at 14:12

              “não confia em anúncios de proprietários, sempre quer alguém para intermediar, não sabe ler, (muito menos documentos)”: mas não é por causa da confiança que muitos se dão mal, são passados para trás?

              E para terminar, ótimo seria esse seu pensamento se tivéssemos numa sociedade honesta e por conseguinte confiável. Mas você sabe que não é assim, afinal você cresceu conhecendo essa sociedade, e vive nela. Me diga um país no mundo que você pode cunfiá fazer negócios principalmente nesse montante?

              4+
              • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:26

                já comprei muito sem intermediários, não vejo dificuldades em ler documentos e checar a idoneidade da pessoa.
                e olha que sou de Humanas…

                o que aconteceu com amigos e conhecidos foi o oposto da sua tese, eles levaram volta da imobiliária, que embolsou o sinal de apartamento que nem estava a venda mais e muito menos pelo preço que a imob anunciou.
                amiga perdeu 60 mil numa dessa, entre outras histórias escabrosas que não vou me alongar aqui, tem até imóvel vendido 2 vezes.

                quando tive dúvidas consultei advogado do cartório, aqui são bem receptivos.
                nem cobrou a consulta
                para vender ou comprar a vista é mais fácil ainda, a burocracia é quando é financiado, mas não achei nenhum bicho de 7 cabeças
                só é lento e tem que ter paciência para apresentar toda hora mais papelada que ficam pedindo, e quando tem imobiliária não significa que vai adiantar muito.
                já vi imob fazer besteira com os documentos, a gerente geral dizia ter prática mas não era assim e toda hora andava para trás.
                quando a minha relação com corvo, se ele arrumar comprador e eu efetivar a venda, pago a comissão, óbvio.
                negocio o valor da comissão, se ele não vai ter trabalho nenhum e só trouxe o cliente com certeza vai deixar por menos que os 6%.
                será que me expliquei mal quando disse que encarece pro medroso que adora intermediário?
                pois é claro que, se estou pedindo 500 pro comprador direto comigo, se tiver corvo na parada eu vou pedir 500 mais a comissão da ave. Então a ave vai anunciar por algo como 535, sei lá, que se vire.
                eu sou clara com a corvagem:
                ” Querido parceiro Corvo, eu quero 500 na minha mão, a sua comissão será por fora deste valor. Corvxs pedem 530 no anúncio e pronto. Se pedir 550 para dar um desconto tá beleza também, ou quando lhe der na telha. Eu quero 500 e fim.”

                Obs: A Rosinha postou mais de 1 vez aqui manual de como comprar sem corvos.
                vou cantar e rodar aqui pra ver se ela baixa ni mim e posta o manual para os novatos.
                Saravá mãe Rose e todos os orixás!

                14+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
                • amongyou 21 de novembro de 2017 at 18:14

                  Pois é, não se tem segurança COM ou SEM mobiliária. A possibilidade de entrar areia na engrenagem sempre existe. Afinal, estamos lidando com pessoas. Cada um tem uma experiência na vida. Uns foram felizes que nem você, outros tiveram decepção e amarguraram preju. Se uma pessoa não é do ramo, ela não vai se aventurar a proceder que nem você procede, justamente por medo, falta de segurança. Não vejo problema em alguém querer serviço de terceiros por conta disso. Tranquilidade se trabalha para ter ou paga-se para tê-la. A opção é de cada um, e nem por isso quem paga mais é idiota, ou tem que ser diminuída ou julgada por isso. Nem preciso dizer que existem casos análogos fora do assunto imóveis.

                  0
              • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:37

                sobre outros países, nem cartório existe. Morei na Europa e no Oriente Médio, não vi nada disso

                meus contratos de aluguel eram escritos pelo proprietário à mão, eu só assinava e valia!
                eles pegavam meu número de passaporte e checavam se quisessem junto ao consulado ou na polícia, sei lá…

                não comprei imóvel fora, mas cá em Banânnia eu já dei minha palavra de honra 3 vezes e o bananense medroso ficou todo inseguro, não acreditando que eu ia cumprir o prometido. E cumpri, até hoje eles me amam, mandam mensagens carinhosas anos depois. Sinal que não deve ter muito disso por aí, alguém que dá a palavra e mantém.

                2 vezes com terreno, 1 com apartamento
                eu não aceitei o sinal, apertei a mão e falei que estava fechada a venda, que ia dar tudo certo, que o sujeito tinha a minha palavra. E que se não quisesse confiar, eu entenderia.

                obs: NÃO foi no século passado.

                12+
                • avatar
                • amongyou 21 de novembro de 2017 at 18:30

                  Engraçado, eu moro fora da banania e tem cartório para tudo.
                  “Sinal que não deve ter muito disso por aí, alguém que dá a palavra e mantém.” Bingo! – Entende que, não é por que deu certo pra você, dará certo pra outros, ou mesmo um dia dará certo pra você mesma. Por que será que a pessoa inicialmente não confiou na sua palavra de honra? Ela então arriscou e se deu bem. Mas essa é a regra? Principalmente na banania?
                  Tive péssimas experiências ao longo da vida, que só me debilitaram a saúde. E tudo por pessoas com a mentalidade daqui. NÃO DÁ PARA CONFIAR. Ainda mais quando tem dimdim envolvido, aliás uma prerrogativa que vale para o mundo todo. Tem que ser preto no branco, e olhá lá ainda.

                  2+
    • Sem Nome 21 de novembro de 2017 at 12:38

      Olha, eu poderia ser encarado como um cara que não quer comprar porque de vez em quando vou fazendo visitas em locais que me interessam morar por um período maior e faço contas de quanto vale (aluguel x compra, estado do imóvel + tipo de acabamento x valor de reforma, etc). Daí que sempre minhas ofertas vão ser beeeem mais baixas que o valor anunciado.

      Adotei uma estratégia que não sei se vinga, mas pelo menos os corretores são mais gentis e costumam me dar retorno dias depois: eu ofereço a diferença do valor da comissão entre o valor “negociado” (aquele que o corretor abre como aceitável durante a visita) e o valor oferecido por mim se ele convencer o proprietário a aceitar minha proposta. Exemplo: se o valor “negociado” é 100 (e a comissão padrão seria 6) e o valor oferecido é 50 (e a comissão padrão seria 3), ofereço mais 3 pro corretor convencer o proprietário a aceitar os 50.

      Em dois casos (de 5 ocasiões que fiz isso) os corretores me retornaram com um valor menor (na proporção do caso real para o exemplo de cima, um baixou pra 80 e outro pra 70), mas ainda distante do meu objetivo.

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 13:00

        Sim, essa estratégia é comum, e muitas vezes funciona.
        agora o cara do nada tentar baixar 150 mil num imóvel pequeno e na faixa de 500 é diferente de conseguir 30, 40 mil de desconto, até 50 eu vi.
        e ainda com grosseria e piadinhas, então não quer chegar em lugar nenhum. só extravasar sua raivinha.
        nem esperto é, eu conversei com a figura e era broncão e rude mesmo, aquelas pessoinhas rancorosas que tem ódio porque não tem dinheiro e resolve sacanear todo mundo. Está cheio por aí.

        8+
        • avatar
        • steinherz 21 de novembro de 2017 at 17:30

          Lembrando contudo que 500 mil por um apartamento de 30 m² é extremamente caro. Ser este o valor do mercado significa que a bolha está ainda plenamente inflada.

          10+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 17:40

            32 m2, hahahahahah. Tá inflado mesmo, mas já foi mais.

            4+
            • steinherz 21 de novembro de 2017 at 17:54

              Então tenho que me corrigir: talvez a bolha esteja desinchando no Rio de Janeiro, ainda que a uma baixa taxa. Como variará essa taxa, como variarão os preços, qual será o piso: imagino que seja difícil prever com segurança. Em um mercado esquizofrênico como esse, suponho que alguns se comportem como tal.

              3+
      • Oliveira 21 de novembro de 2017 at 13:54

        Ha algum tempo tinha pensado nisso, tentei fazer algumas vezes, mas foi na época da euforia e não deu muito certo, imagino que hoje os corretores estejam mais receptivos. Ultimação comecei a pensar em forma de generalizar esta estrategia utilizando, valores médio do m² e os valores praticados em 2006, ou a noção geral de distorção de 3X, o que ele conseguir de desconto entre o valor médio ou valor real (nominal de 2006 corrigido ) eu pago a diferença dos 6%.

        5+
        • avatar
        • Oliveira 21 de novembro de 2017 at 13:54

          ultimamente..

          2+
        • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:06

          os corvxs que sobraram estão bem mais receptivos, e agora se empenham em vender apartamentos “baratinhos” que antes só faltavam cuspir neles. Não vejo mais aquele esnobismo corval, estão mais humildes. A coisa anda feia… Tem imobs enormes aqui na esquina, era muito corvo. Tem bem menos agora.

          7+
          • avatar
          • Zé Carioca 21 de novembro de 2017 at 16:28

            Garotinha, lembro no auge da bolha de uma reportagem na Veja Rio sobre os super corvos, corvotores que chegavam a ganhar mais de 100k por mês vendendo imóveis de luxo. Agora me peguei imaginando como estarão esses corvos? Aposto que esbanjaram a maior parte e o pouco que sobrou investiram em imóveis e hoje boa parte deve estar sem dinheiro até para o alpiste.

            9+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 17:38

              A maioria está na rua da amargura, eram tão 666 quanto os compradores desarvorados comprando como se fosse o fim do mundo. Sumiram
              Mas conheço unzinho que se deu bem, inteligente.
              o cara de uns 30 e tal, nem é boa pinta, morava em Cascadura.
              arrumou uma namorada linda em Ipanema, onde é a imob.
              linda e bem nascida, e casou com ela .
              a moça tinha aquele monte de tias e vós na família com apartamentos antigos e bons em Ipanema e Copa.
              o cara, que guardou o que faturou na época das vacas gordíssimas, jogou no chão o preço de um deles e os herdeiros aceitaram, afinal o imóvel continua na família.
              Semana passada vi o gajo todo alegre, vizinho da Dilma, passeando com sua linda pimpolhinha, 2 Labradores e a mulher que parece modelo da Victoria´s Secret do lado.

              10+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
            • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 17:44

              Sabe que conheço muitas histórias que não são lenda urbana aqui em Copa.
              As que mais adoro são a dos porteiros que conseguiram comprar apartamento nos prédios em que trabalhavam.
              o máximo, eu conheci alguns
              não foi nos apartamentos de luxo, claro, mas mesmo assim hoje seria impossível.

              8+
              • avatar
              • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 17:45

                porteiros bolhistas e mais espertos que a corvalhada

                9+
                • avatar
                • avatar
  • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 11:30

    PENSAMENTO PARA A SEMANA DA BLACK-FRAUDE
    https://cdn-az.allevents.in/banners/5fd06f30f4ede212a36fbcfd740aee1b

    5+
    • avatar
    • avatar
  • CA 21 de novembro de 2017 at 12:05

    Replico aqui porque ficou muito para cima nos comentários:

    Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 10:57
    CA,
    Dilma + Margaria maquiaram e pedalaram muito para fantasiar que a economia estava bem e a situação sustentável, inclusive baixando a SELIC para o menor patamar.
    A dúvida que fica é: Temer + Meirelles não estão fazendo EXATAMENTE A MESMA COISA?
    O mais curioso é que a mídia está a todo custo pregando que o Brasil já está se recuperando e que ano que vem a retomada será ainda maior.
    Sinceramente, eu acho que tirar a Dilmalandra não mudou nada, Temer teve que queimar muitas reservas para se salvar.
    Tudo isso está nos custando muito caro e NMHO essa crise não acaba tão cedo.

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • CA 21 de novembro de 2017 at 12:06

      CA 21 de novembro de 2017 at 12:04
      Zé do Brejo,

      Comentei sobre isto com mais detalhes no tópico anterior, vou compilar aqui, reduzindo um pouco o texto:

      1) Recuperação dos empregos: no 3T17, 26,9% de desempregados, subempregados e desalentados, recorde histórico, 2 pontos percentuais acima do mesmo período de 2016, ou seja, não há “recuperação real” dos empregos, mas sim um grande número de pessoas entrando no subemprego, trabalhando e ganhando muito menos do que antes, para SOBREVIVER, em esquemas não sustentáveis por estarem gerando uma nova onda de super-oferta para alguns serviços (exemplo: Uber);

      2) Queda da inflação e juros: inflação caiu por combinação de queda do consumo, super-safra agrícola recorde de 10 anos, PROMESSAS não cumpridas de se buscar equilíbrio fiscal / reforma da previdência e uma falsa estabilidade / tranquilidade quanto ao cenário externo (com fortíssimas maquiagens e pedaladas quanto à bolha imobiliária chinesa e bolha das bolhas americana), sendo que estes últimos fatores evitaram disparada do dólar da inflação e dos juros via fuga de capitais. De novo, nada disto é sustentável, uma parte é evento não recorrente, outra não passa de promessa e o restante é pedalada / maquiagem, ou seja, temos todas as condições para que inflação e juros voltem ao patamar MUITO acima da média mundial que sempre foi característico do Brasil, não houve NENHUMA mudança estrutural para impedir isto;

      3) Crescimento do PIB: só a soma do FGTS liberado para inativos mais a super-safra agrícola já representam mais do que o crescimento esperado do PIB, ou seja, sem estes eventos NÃO RECORRENTES, não teríamos crescimento. Os investimentos que seriam a ESPERANÇA de crescimento futuro, caíram mais do que nunca. Apesar de todas as ações apelativas, famílias e empresas continuam com endividamento e inadimplência anormais, trazidos e mantidos pela nossa bolha imobiliária, bolha de consumo e outros. De novo: até quando conseguirão SUGAR verba do FGTS para gerarem euforia TEMPORÁRIA e ILUSÓRIA? Até quando vão contar com “presentes dos céus e super-safras”? É provável que via otimismo UFANISTA, tenhamos algum risco assumido por uma minoria aumentando investimentos / gastos em 2018, mas de curta duração e sem impacto tão elevado, muitas vezes, feito como ação de desespero, por exemplo, no caso de empresas porque elas reduziram demais a estrutura e não sustentam os custos fixos, estão no prejuízo, então na base do wishful thinking preferem acreditar em uma recuperação sem investimento, sem equilíbrio fiscal, se resolver impactos de bolhas imobiliária e de consumo e sem vários PRÉ-REQUISITOS para que uma recuperação de verdade ocorra;

      4) Governo, CEF e FGTS: os dois primeiros quebrados, o terceiro sendo sugado à velocidade da luz, de novo, não sustentável no médio prazo a estratégia de pedalar com estes agentes / recurso.

      Resumindo: sim, estão pedalando como a Dilma / Mantega, sem dúvida, apenas com pequenas mudanças nos mecanismos…

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • CA 21 de novembro de 2017 at 12:09

        Ops, pequena correção;

        No 3T17, 23,9% de desempregados, subempregados e desalentados. Coloquei 26,9%, confundi com o total de pessoas nesta condição, que é superior a 26 milhões.

        8+
        • avatar
        • avatar
      • tfox 21 de novembro de 2017 at 12:20

        Acho que tem uma diferença principal : a inflação no período Dilma / Manteiga era segurada artificilamente pelo governo através do represamento dos preços dos combustíveis / botijão de gás ( trazendo prejuízo para a Petrobras) e a queda no valor da energia eletrica na canetada ( trazendo prejuizos futuros), neste 2 casos não seria possivel segurar muito tempo, tanto que logo de pois da eleição tudo ruiu. No caso atual a inflação cedeu por falta de demanda então o governo fez o minimo que se esperava dele, abaixar também os juros nominais ( mas ainda com um alto juros real). Eu acredito em uma recuperação beeem lenta, o FGTS / safra agricola ajudaram mais mas aos poucos a economia vai voltando, mesmo que demore muitos e muitos anos para voltar ao periodo do auge da bolha. Trabalho em uma multinacional e os projetos que ficaram parados em 2016/2017 estão sendo retomados, voltei a receber convites de headhunter para trocar de empregos, parece que a confiança começa a voltar. O 666 quando volta a trabalhar a primeira coisa que faz é voltar a gastar como se não houvesse amanhã para compensar o periodo de baixa.

        analise do futuro não é tão fácil : vai depender se a reforma da previdencia passa, ritmo do aumento da taxa nos EUA, se não estoura outro escandalo no governo temeroso e principalmente quem vai liderar as pesquisas e quem vai ganhar a eleição 2018. Em resumo, estamos sim melhorando mas depende ainda de muita coisa para que não seja um vôo de galinha.

        8+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • CA 21 de novembro de 2017 at 15:55

          tfox,

          Sim, a confiança começa a voltar, mas a questão que fica é, baseada em que?

          Vejo empresa contratando vendedores e apoio à vendas porque ao reduzir drasticamente a estrutura de 2015 a 2017, as vendas caíram mais do que os custos e com isto, aumentou o prejuízo, daí decidem aumentar de novo a estrutura de vendas APOSTANDO em crescimento nos negócios, porque não veem outro caminho para sobreviver (wishful thinking), mas se não tiverem retorno quase imediato (até o fim do 1T18), voltarão a demitir os recém contratados e retornarão ao tamanho de estrutura anterior ou menor ainda para tentar equilibrar as contas. Este seria um fundamento válido para justificar uma estimativa de crescimento SUSTENTÁVEL e CONTÍNUO?

          Segundo pesquisa do INSPER no final do ano passado, mais de 50% das empresas de grande porte não conseguiam pagar sequer os JUROS de suas dívidas com o caixa gerado mensalmente. Estas empresas não tiveram nenhuma “grande recuperação” de lá para cá, como elas poderiam voltar a investir, para dar algum fundamento a um crescimento mais relevante no próximo ano?

          No segmento imobiliário, prometem voltar a lançar mais imóveis em 2018, mas continuam com super-estoques equivalentes a ANOS de vendas, distratos em patamares absolutamente anormais, vendas baseadas em LANÇAMENTOS onde não sabem o quanto vai se concretizar ou não (na realidade, vendas FALSAS na planta), ao final, onde está o fundamento para tal ação? Faz algum sentido? Sendo assim, como sustentar esta estratégia de forma contínua ao longo do tempo e não ERRÁTICA para SIMULAR melhorias de tempos em tempos?

          A questão é que tem MUITA coisa escondida embaixo dos tapetes, desde um volume relevante de empresas de grande porte que estão QUEBRADAS e o óbvio ainda não foi reconhecido pelos credores em seus balanços (casos como PDG, Viver, Rossi, Oi, Sete Brasil, OGX, etc, etc, etc…), passando por inadimplência em larga escala igualmente MAQUIADA e PEDALADA, tanto para crédito imobiliário quanto itens de consumo e chegando a ROMBOS MULTI-BILIONÁRIOS na CEF, em outras empresas públicas e também em estados relevantes como RJ, MG e RS, fora 85% das prefeituras que estão quebradas. Junta-se a isto promessas de anos nunca cumpridas quanto à reforma da previdência, ameaças externas (bolhas chinesa / americana) e internas (Lula / eleições), FGTS sendo DESTRUÍDO a passos largos por políticas extrativistas que visam exclusivamente a perpetuação do governo atual / aliados na próxima eleição de 2018 e um GRANDE número de ações CONTINGENCIAIS e portanto, NÃO SUSTENTÁVEIS, que também tem o mesmo objetivo de apenas gerar otimismo até outubro/2018.

          Sinceramente, até agora ainda não consegui ver nenhum FUNDAMENTO, nada CONCRETO quanto a um crescimento SUSTENTÁVEL da economia, só vejo um monte de GAMBIARRAS sangrando o FGTS, misturado com SORTE (Super-safra) e diversas ações PALIATIVAS / TEMPORÁRIAS, se existir algo estrutural e que permita acreditarmos neste crescimento sustentável da economia, na continuidade no médio / longo prazo do crescimento dos empregos ou na manutenção de inflação e juros em patamares mais baixos, por favor, me ensinem apresentando as evidências…

          12+
          • avatar
          • avatar
    • socrates 21 de novembro de 2017 at 18:33

      Pensei a mesma coisa hj qdo li no jornal que os bancos terao que baixar os juros na marra. Se fosse na epoca do pt creio que a bolsa teria derretido em um circuit break

      5+
  • andrezinho 21 de novembro de 2017 at 12:12

    CVR

    Fui num stand de um apto novo na Rebouças (SP) e, pasmem, o preço do metro quadrado dum “studio” de 39m2 é de “a partir” de R$ 13.500. O que eu demonstrei interesse, em andar mais alto, sai por inacreditáveis R$ 15.200 o m2. É daqueles cheio de xoxoteca, tem até cinema, “lavanderia lounge” enfim… Ah, uma coisa que me chamou a atenção: você não pode estacionar seu carro sozinho na sua própria casa, precisa de manobrista, porque as vagas são pequenas demais e não demarcadas. Só que pra mascarar isso, o pessoal do marketing vende como Valet Parking pra dar uma aura luxuosa. Imagina que legal estar com pressa e ter que esperar na fila para pegar seu carro de manhã. E de quebra, certamente deve aumentar o condo.

    Em que mundo vivemos, senhores?

    62+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 21 de novembro de 2017 at 12:33

      Mundo dos espertos e dos trouxas.

      Seja esperto.

      54+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Jonny32 21 de novembro de 2017 at 12:36

        Perfeito!

        18+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Antigo 21 de novembro de 2017 at 12:40

        Tragam um óculos escuros para esse mito.

        25+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Lucas 21 de novembro de 2017 at 13:44

        😎

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 13:07

    Ouro do Império:
    Operação Ouro de Ofir
    o golpe: os integrantes afirmavam que uma família de Campo Grande era dona de uma mina de ouro da época do império, que tinha sido vendida para os Estados Unidos e para a Europa, e que a família tinha 40% de direitos sobre a mina vendida.
    25 mil pessoas caíram no golpe comprando cotas de 1000 reais para receber 1milhão…

    http://www.midiamax.com.br/policia/patrimonio-apreendido-operacao-ouro-ofir-sera-revertido-uniao-359760
    (corvos perdendo clientes)

    26+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • tfox 21 de novembro de 2017 at 13:12

      como tem idiota tentando ser malandro… rs

      23+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Antigo 21 de novembro de 2017 at 13:21

      Nesses casos, não sou a favor da polícia intervir.
      Não acho certo usar o dinheiro dos meus impostos para financiar uma operação contra a burrice dos outros.
      Deviam deixar esses multiníveis e outros golpes proliferarem livremente.
      Sou a favor do livre mercado da malandragem. Quem sabe assim de tanto quebrar a cara, o povo burro aprende?

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • desplein 21 de novembro de 2017 at 13:25

        Antigo, acho que nao teve prejuizo pra união no caso… eheheh

        “Todo o patrimônio apreendido durante a operação Ouro de Ofir, será revertido para a União, e as vítimas do golpe provavelmente não serão ressarcidas pelos prejuízos. “

        13+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Dr. Estranho 22 de novembro de 2017 at 06:51

      Segundo a reportagem a policia descobriu o golpe há dez anos. Mas agora sim. Confirmaram que é golpe. Uajauahuahauah.

      4+
      • avatar
      • avatar
  • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 13:24

    SOBRE O TÓPICO
    Tijolo e cimento é moeda forte… KKKKKKK
    http://tv.uol/13gI3

    8+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • fanfarraum 21 de novembro de 2017 at 14:05

      Gugu, Milton Neves e Sabrina Sato recomendarem?
      Então é bom.
      3 pessoas inteligentes e confiáveis.

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • fanfarraum 21 de novembro de 2017 at 14:07

        ps: “Eu acabei de voltar de Miami” me lembrou “Luiza está no Canadá”

        10+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 14:11

          Afinal Miami é lugar onde POBRE dá uma ostentadinha… hehehe

          11+
          • avatar
          • avatar
  • Brazil mode OFF 21 de novembro de 2017 at 14:48

    OFF

    Crise institucional

    https://oglobo.globo.com/brasil/trf-2-relator-da-cadeia-velha-pede-restabelecimento-das-prisoes-de-picciani-melo-albertassi-22092875?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

    6+
    • avatar
  • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:41

    Amongyou, você é corretor, rapaz?
    depois de te responder um monte de coisas óbvias me deu um click aqui na cabeça de vento.
    se for está tudo bem, pode anunciar meu imóvel! eu dou a munha palavra que pago a sua comissaummmm
    ainda com montes de testemunhas daqui do blog, kkkkkkk

    13+
    • avatar
    • avatar
    • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 15:43

      vai ver foi você que veio aqui com os corvxs me fazer aquele bullying básico, hein? 😉

      9+
      • avatar
      • amongyou 21 de novembro de 2017 at 18:55

        Como já disse, não sou corvo apesar de pra você parecer. Um direito seu achar. Não é por que tenho um ponto de vista diferente do seu e quis me pronunciar faz de mim corvertor. Não faço bullying, sinto muito se você se sente assim. Parece que a sua opinião deve ser a única a ser ouvida aqui. Só expliquei aquilo como eu penso, da mesma maneira como explicou como você pensa. Qual é o problema? É Bullying por causa disso? Poderia eu falar de você também que sofri Bullying de sua parte? Ridículo. Você avançou o sinal sem necessidade.
        Por mim, já falei o que tive que falar. Esse assunto encerra aqui. (menos a venda do bolhudo, que aguardo sua contra proposta, se existir).

        7+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 21:16

          sim, meu caro, temos todo o direito de achar tudo o que quisermos.
          e eu estava brincando quando perguntei se era corvo, até tinha uma carinha do lado.

          é, eu faço bullying de vez em quando, e pior que não sinto culpa, deve ser a esclerose atacando. Bullying light.

          li seus pontos de vista, beleza, cada um faz como quer, baseado, nas suas experiências de vida,
          com corvo, sem corvo, uma hora vende.

          entendo perfeitamente que a maioria não tem a minha segurança para fazer tratos de bôca e outras coisas nesse estilo,
          cada um veste o modelito que quer e que acha que lhe cai bem.

          o meu é esse, prefiro sempre fazer sózinha do que terceirizar para um estranho muitas vezes incompetente.

          ano passado dispensei o contador que fazia meu IR, pra errar e fazer besteira eu faço sózinha
          mas arco com as consequências, se houverem, alguma eventualidade
          sempre me preparo para algo talvez dar errado
          assim fui ensinada, nem sei ser de outra maneira

          sinto que esteja com a saúde abalada e o humor também,
          espero que se concretizem suas expectativas de venda e tudo corra bem na sua vida, no lugar aonde deseja ficar
          uma hora tudo se acerta e tempos melhores sempre vem.
          abraços

          5+
    • amongyou 21 de novembro de 2017 at 18:44

      Não sou corvo não. Também não gosto de corvos, aliás não só de imobiliárias. Tudo que é intermediário. Mas dependemos muitas vezes deles, pois a legislação foi feita para sempre precisarmos dos serviços destes “ixpecilistas”. Você entende do que quero dizer.
      Agora interessante, que estive pensando a mesma coisa. Quer vender o bolhudo que herdei para eu poder voltar para minha vida normal fora dessa joça?
      Sim, porque com a sua convicção da sua experiência de compra/venda de bolhudos, você me passa uma segurança melhor do que um corvetor poderia me passar. Logicamente honro com a sua comissão para registro deste blog.

      5+
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 20:52

        combinado, se o seu imóvel for aqui em Copacabana eu faço corretagem por 3% sem recibo!
        não estou fazendo nada mesmo, só esperando
        tinha muito dever de casa do meu curso de roteiro mas já acabei
        vou virar corva, sentir na pele como é estar do outro lado…

        6+
        • avatar
        • amongyou 21 de novembro de 2017 at 23:02

          Precinho decente esse seu, mas pena que fica inviável, pra terra da garoa.

          4+
          • avatar
  • ABUTRE 21 de novembro de 2017 at 15:42

    ECONOMIA:

    BANQUEIRO ALERTA: O GOVERNO ENTRARA EM FALENCIA.

    Vale a pena a leitura.

    https://www.diariodobrasil.org/banqueiro-alerta-o-governo-entrara-em-falencia-os-bancos-quebrarao-e-as-aplicacoes-serao-confiscadas/

    10+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • BolhaPOA 21 de novembro de 2017 at 15:47

      kkkkk calote na dívida pública

      4+
      • avatar
      • CA 21 de novembro de 2017 at 16:36

        Alarmismo é uma estratégia típica para tentar acelerar aprovação daquilo que é urgente, mas impopular. O objetivo do autor e uma das outras saídas ANTES de se chegar no caos que ele menciona, é se aprovar uma reforma da previdência, em conjunto com outras medidas de redução de gastos públicos. Com a dose certa de alarme e ameaça, poderão até passar medidas impopulares, sob a justificativa que este seria o menor dos males. Não creio que será rápido e muito menos que possa ser efetivo em 2017 ou 2018, mas talvez possa ocorrer, mediante fortíssima pressão via mídia e divulgação mais intensa do alarmismo, em 2019, contando com “apoio” da quebra mais visível do Governo em 2019 (incapacidade de pagar contas básicas) da CEF (diminuição radical de empréstimos concedidos) e do FGTS (sem fôlego para sustentar mais PEDALADAS). Quanto a estas ações que em 2019 seria “urgentes, urgentíssimas” (sic), nada instantâneo, rápido e indolor, exatamente o contrário disto e de todo o UFANISMO que temos visto.

        A maior ameaça que o economista encontrou para utilizar na estratégia de alarmismo acima, foi a do calote da dívida pública, mas sabemos que mesmo que o alarmismo não funcione e deixem estourar a dívida pública, é provável que o governo opte por impressão de dinheiro estimulando a inflação, juros maiores e efeitos adversos para a economia, mesmo sabendo que tudo isto seria muito doloroso / custoso em termos políticos, mas estando consciente que seria menos traumático, em especial para o próprio governo / governantes, do que qualquer calote na dívida pública.

        A opção do calote da dívida pública levaria a um corte radical do crédito, riscos de crises sistêmicas e cambiais que só poderiam ser contornadas com ações radicais do governo para reduzir de tamanho, vendendo empresas públicas, reduzindo impostos para tentar recuperar um mínimo de credibilidade e de investimentos / poupança interna e ao final, mesmo com tudo isto, teríamos de qualquer forma inflação e juros muito maiores e os diversos danos à economia mencionados acima para o caso do calote da dívida pública. Pra que um conjunto de ações que talvez fossem até boas no médio / longo prazo PARA O PAÍS, como a redução do tamanho do estado e dos impostos, mas que seriam péssimas no curtíssimo prazo para os governantes, se todos os governos que tivemos no Brasil até hoje pensaram exclusivamente no curtíssimo prazo e de forma fisiológica (quem consegue imaginar político enxugando radicalmente a máquina pública e secando por completo qualquer apoio fisiológico do Congresso???) ? Não vejo nenhum grande estadista que conseguisse o apoio massivo para fazer esta “revolução” e apenas por esta questão pragmática, não vejo como viabilizarem o calote da dívida pública…

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 17:00

          Ou o Brasil mata esse estado gigantesco ou esse estado gigantesco mata o Brasil.

          14+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
    • odorico 21 de novembro de 2017 at 16:22

      Run to the hills…..

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 16:40

      Estou bem posicionado em moeda forte, então não sentirei os efeitos?
      Claro que vou sentir, talvez com menos intensidade, mas tb sentirei.
      Não fico feliz com isso, mas é previsivel demais.

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Intendente 21 de novembro de 2017 at 16:59

      É só alarmismo, só pelas fotos e outras notícias desse site…

      “ex iluminatti prevê terceira guerra mundial”

      -___-

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé do Brejo 21 de novembro de 2017 at 17:05

        Relação DIVIDA x PIB está tudo sob controle? Tá sussa? Só alarmismo?
        Concordo que a matéria chega ser sensacionalista, mas o problema é muito real.
        Não sabemos qual será a solução, mas o problema está aí para quem quiser ver e mesmo para quem não quiser.

        7+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Intendente 21 de novembro de 2017 at 18:30

          Ok, mas você acha realmente que o Estado vai dar calote ?

          O prejuízo seria muito, mas muito maior. É mais fácil o governo continuar aumentando impostos e fingindo cortar gastos.

          Sobre o confisco, a CF 1988 veda medida provisória que objetive sequestro de qualquer ativo.

          É só manter os aportes, esperar os juros subirem e tá tudo resolvido.

          7+
          • avatar
    • JJJ_brasilia 21 de novembro de 2017 at 17:28

      Reportagem velha, já saiu a alguns meses, e estão requentando.

      4+
      • avatar
  • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 16:56

    Brick lover asiático

    Apartamento em Hong Kong é vendido por 71 milhões de dólares, um recorde na Ásia

    Hong Kong, 21 Nov 2017 (AFP) – Um comprador anônimo pagou 71 milhões de dólares, um recorde na Ásia, para comprar um apartamento em Hong Kong, onde a bolha imobiliária se tornou um grave problema social e político.

    O comprador pagou um total de 149,1 milhões de dólares por dois apartamentos de luxo de 370 metros quadrados cada um situados em um bairro de luxo no alto de uma montanha.

    O menor dos apartamentos custava 71,1 milhões de dólares, um preço recorde pelo metro quadrado na Ásia, segundo a agência Bloomberg.

    Em novembro, um arranha-céu neste território chinês foi vendido por mais de 5 bilhões de dólares.

    A grave crise imobiliária em Hong Kong está obrigando muitos pequenos comerciantes a fecharem as portas porque não conseguem pagar o aluguel e muitos moradores têm vivido em más condições.

    Quase 20% dos sete milhões de habitantes de Hong Kong vivem abaixo da linha de pobreza, segundo um estudo oficial publicado na semana passada.

    Os preços dispararam nos últimos anos em parte pela chegada de ricos investidores da China continental.

    R$ 633.243/m²

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Intendente 21 de novembro de 2017 at 16:57

      Bolha nível hard.

      9+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 21 de novembro de 2017 at 17:17

      Eu tenha uma amiga da Lituania que trabalhava em Honk Kong, no mercado financeiro.

      Ela me disse que as Thailandesas, Vietnamitas e Filipinas lá, que trabalham com limpeza, dormiam em cubiculos do tamanho de um 1 armário, (1 metro quadrado, sim, 1 METRO QUADRADO).

      Ela mesmo não aguentou e se mudou para Dublin, divindo quarto com outras minas do Leste Europeu (isso porque a Irlanda está em sua segunda bolha…igual a Inglaterra, com valores quase chegando ao pre-quebra do Lehman & Brothers in 2008 e derrocada do AIG ) . E são de pessoas com “nível superior, domínio de duas a 3 línguas, acima de 30 anos, com experiência e sem filhos”.

      Esse é o nivel do “Real Estate” em Honk Kong : pessoas morando em outros mercados bolhados acham MUITO CARO morar em Honk Kong…

      21+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • andrezinho 21 de novembro de 2017 at 17:22

    CVR Sofisa

    Não sei se vcs viram, mas Sofisa alardeou promoção da black friday com CDBs de até 1000% do cdi. Acontece que esses cds eram só pros 2 primeiros clientes que conseguissem fazer o investimento na hora que eles avisassem no facebook, depois ia caindo até 120%, num máximo de 70 cdbs. Limite máximo, óbvio, de R$ 10.000,00. Ainda assim, valeria a pena tentar. Acontece que chegou a hora e ninguém conseguiu entrar no site, dá erro, não abre, etc. Geral reclamando no facebook e eles, que antes respondiam em 1 minuto, estão quietos. Gosto muito do Sofisa, tenho cdb de liq diária com eles, mas foi um baita duma bola fora. Inter agradece.

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • andrezinho 21 de novembro de 2017 at 17:24

      Não é CVR, me desculpem. Posto tanto CVR aqui que fiquei com vício de digitação.

      6+
    • Antigo 21 de novembro de 2017 at 17:36

      Hehe
      Acertei em cheio de como seria essa promoção
      Até o valor

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • andrezinho 21 de novembro de 2017 at 18:10

      Divulgaram pras 16:45. Às 17:50, com todo mundo reclamando, avisam que a procura foi maior do que esperavam e iam liberar “em instantes”. A mensagem que aparecia no site era “Primeiro lote será liberado em instantes”. Fiquei dando F5 e, numa dessas, mudou para “SEGUNDO LOTE SERÁ LIBERADO AMANHÔ.

      As vezes eu penso naquele cara, o Bastter, e em como eu sou otário e sardinha.

      9+
      • avatar
      • avatar
    • Bolha BOSS 21 de novembro de 2017 at 18:21

      Então, eu estava devarde aqui, e consegui acertar. Liberou era 18:04, consegui 150% do CDI.
      E ainda consegui salvar a página do formulário. Amanhã vou montar um robozinho 🙂

      25+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Loucodf 21 de novembro de 2017 at 18:25

        OPRESSOR!
        Peguei 120%
        =(

        Vacilei na hora de digitar o CPF
        O email foi no control v.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Bolha BOSS 21 de novembro de 2017 at 18:26

          Tive a mesma ideia, e-mail foi no ctrl-v kkk

          11+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
        • Loucodf 21 de novembro de 2017 at 18:33

          Cadê o menino sofisa?
          Cadê você Leonardo?
          Não animou perder um tempinho lá?
          kkkk

          6+
          • avatar
          • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 20:16

            animei não, sabia que iria dar esse problema todo e fiquei de fora.

            9+
            • avatar
            • avatar
  • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 18:07

    nOSAHHHH, essa eu tenho que dividir com alguém, rápido

    acabou de vir uma corva aqui com um cliente sui generis, só aqui mesmo que rola isso, parece mentira

    um Anão Francês Gay!

    levou exatamente 3 minutos a visita, o carinha falou um monte de tres bien , tres jolie e saiu correndo para ver outros muquifos

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Bolhudo 21 de novembro de 2017 at 18:25

      Lembrei do Alemão de paraquedas e do 7×1. Anão gay ? Que p…. de sinal será este ?

      12+
      • avatar
      • avatar
      • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 18:37

        sei que eu fiquei pasma, e olha que eu já vi de tudo!
        sinal que o Rio atrai pessoas diferenciadas, kkkkkk
        Aqui é Sodoma, só pode

        15+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Lucas 21 de novembro de 2017 at 20:45

          daqueles que fazem show na privilege???

          4+
          • avatar
          • Garotinha 21 de novembro de 2017 at 20:58

            kkkkkk, tinha pinta.
            Garotinho disse que ele parecia um jóquei
            viajou, não era um cara baixinho, era anão mesmo.
            quando a corretora saiu do elevador eu, que sou astigmata e nunca estou de óculos, pensei que ela tinha levado bolo do cliente e estava com o filhinho pequeno.
            aqui é perto da Farme de Amoedo e das boates gays, tudo point gay internacional, aí tem público para as garçoniéres daqui da área.

            5+
            • avatar
          • Lucas 21 de novembro de 2017 at 21:09

            d.ruan te mandou um recado
            valido pra nos 2 que temos esse filtro talamico curto, vamos dizer assim
            logo nos primeiros livros nos conta que quando é necessario fazer umt rabalho sujo, nunca vá pessoalmente, use um cão bravo, a ideia é que se vc usa um preposto que não pode ser responsabilizado, vc faz sem ter que sujar as mãos, nos livros seguintes mostra como isso acontece comumente, na mídia, nas empresas, na politica, enfim no mundo. E no fim o grande insaite, que tome cuidado pra gente mesmo não ser o cão dos outros, que nos manipulem pela raiva, ainda mais seres mais vulneráveis devido ao menor filtro geneticamente, olha lá se não encaixa isso com mil situações desde o pequeno detalhe do dia-a-dia até situações de grandes acontecimentos históricos. Isto posto mais pra frente vou falar do RJ, dos anos 70, 80, 90 se piorou ou melhorou em que termos e comparado a quê, tudo com minha velha e boa amiga matematica ao lado.
            mas sempre nos fundos dos posts, até porque quero lhe dar umas carinhosas tapinha virtuais nas costas, lembra disto? né? ativar os chacras, os plexos…

            6+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Garotinha 22 de novembro de 2017 at 08:27

              Sempre bom lembrar e relembrar esses ensinamentos. As vezes vacilo e caio na real logo depois, então devo policiar melhor, ter mais vigilância.

              Estou relendo alguns trechos de livros do Castaneda, vendo coisas que não percebi antes.

              No nosso caso então é vital estar atento, percebo que as minhas explosões muitas vezes são uma descarga de energia desnecessária e que, por mais que sejam rápidas, deixam uma sequelinha.

              Sobre ser o cão dos outros, eu percebo direitinho, mas muitas vezes vou em frente dando as mordidas, por pura impaciência de esperar os outros começarem a rosnar, hehehheh.

              interessante que as pessoas mais chegadas, que fazem parte do seu dia à dia, usam seu pavio curto para elas não terem que usar a energia combativa delas.
              Não me importo tanto porque percebo cada ação de quem está a minha volta e as minhas também, então sou usada para algumas situações mas com plena consciência.

              De vez em quando eu mando alguém se virar e ir ao ataque sózinho porque naquele momento eu não estou com disposição, que vá o outro se desgastar.

              Gracias , Don Ruan 😉

              7+
              • avatar
              • avatar
              • Garotinha 22 de novembro de 2017 at 08:36

                voltei a fazer umas respirações e exercícios de Ioga, que aprendi aos 15 anos, justamente para ativar alguns chacras.

                5+
                • avatar
  • Alemon Fritz 21 de novembro de 2017 at 18:51

    Se vc não consegue vender seu imóvel chame a Imobiliária Sobrenatural:
    pronta para livrar imóveis dos espíritos e perturbações paranormais… garantindo uma casa sinal verde para você a preços muito abaixo do mercado! Se você não consegue vender uma casa encrencada… ou quer comprar com um preço de barbada: ligue já!

    HQ
    https://www.travessa.com.br/imobiliaria-sobrenatural-vendemos-casas-desassombradas/artigo/13c249cc-5a01-4764-9950-b2ae4e144dd7

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • ABUTRE 21 de novembro de 2017 at 19:10

    Intendente

    Ok, mas você acha realmente que o Estado vai dar calote ?

    O prejuízo seria muito, mas muito maior. É mais fácil o governo continuar aumentando impostos e fingindo cortar gastos.

    Sobre o confisco, a CF 1988 veda medida provisória que objetive sequestro de qualquer ativo.

    É só manter os aportes, esperar os juros subirem e tá tudo resolvido.

    0

    Acha mesmo que o estado vai conseguir levar essa situacao por muito mais tempo? Os numeros da divida estao ai, o trajeto dela esta bem claro. Em 2 ou 3 anos nao tem oq fazer mais

    6+
    • avatar
    • Libertario 21 de novembro de 2017 at 21:03

      Imprime o dinheiro e a inflação faz o trabalho sujo

      8+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • indiobolhista 21 de novembro de 2017 at 22:00

        Alguem disse que o banco central é independente do poder executivo brasileiro, entao o banco é impedido de imprimir dinheiro? , entao nao é parecido com “reserva federal gringa” que tambem é independente do governo (além de privado), nao precisam confiscar. Até parece que o Brasil tem segurança juridica. O bom que cada quem tem direito a opinar, até os bricklover tem direito a achar que tijolo nunca devalua.

        1+
      • Intendente 21 de novembro de 2017 at 22:13

        Imposto inflacionário. #paz

        Camarada, pense no seguinte:

        Vai o BR decretar moratória e decide não honrar seus credores.

        O que acontece ?

        Movimento massivo de capitais para o exterior, ausência de ingresso de capitais externos, o balanço de pagamentos vai pro beleléu.

        Pra que forçar uma situação dessas se tem como deixar o pagode rolando à custa da base da pirâmide ?

        Por exemplo, temos hoje o preço da gasolina, aqui no RJ, quando pego na promoção, não sai por menos de R$ 4,20.

        É só proteger seu capital e seguir nos aportes.

        13+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Lucas 21 de novembro de 2017 at 21:13

      o velho trauma dos 100%
      100% é só um numero, alias se vc calcular ele, é nosso velho e bom 1, hum, um, U eme.
      tem muitos outros numeros maior que 1 menor que 1
      quando nossa divida chegar em 1, vai a 2, a 3, a 10, qual problema, se há um governo que honra compromissos por trás. tudo OK.
      se não há gente honesta por trás, mesmo os 0,6 da dilma eram um escandalo.

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Intendente 21 de novembro de 2017 at 22:15

        E a rolagem da dívida tá mais barata atualmente.

        O pagode não vai parar, NÃO VAI TER CALOTE !

        9+
        • avatar
        • avatar
        • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 08:50

          Pode ser que não tenha, mas a situação está muito longe de ser saudável, tranquila ou dentro da normalidade.

          4+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
  • odorico 21 de novembro de 2017 at 19:31

    OFF: Alguém tem opiniões sobre a órama? Abri minha conta, mas ainda não cascalhei. O que dizem?

    5+
  • BOLHA JOKER 21 de novembro de 2017 at 19:58

    CVR- Inadimplentes Financiamentos Imobiliario
    Pessoal, vem crescendo a quantidade de clientes que por não conseguir pagar a parcela, resolve vender o imovel que está financiado para um terceiro por contrato de gaveta, ai surgiu um caso interessante esse mês.
    Cliente recebeu intimação do cartório por volta de junho de 2017 para pagar os débitos inadimplentes ou imovel seria retomado pela CEF, se viro nos trinta arrumou um mais besta que ele, fez um contrato de gaveta e vendeu o imovel para esse terceiro, e adivinhem???? O terceiro que acabará de comprar esse imovel já parou de pagar e já está em execução novamente só pagou uma parcela e ja ta tudo ferrado outra vez, parcela de R$5k, e ai vai??? Só lhe resta achar um quarto indivíduo mais besta que ele para repassar o abacaxi.

    32+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 20:22

      É esse cara vai ficar no mínimo 1 ano ou 2 anos morando grátis sem pagar IPTU, condomínio ou manutenção.
      Kkkkk rádio não é para amadores.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Libertario 21 de novembro de 2017 at 21:01

      Marketing multinivel

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Paulo Avelar 22 de novembro de 2017 at 01:29

      Tenho um apartamento exposto para vender em uma imobiliária, tenho interessados, mas não acredito que alguém tenha dinheiro para quitá-lo, todos interessados devem ser caloteiros, até pedi para a corretora manter só o aluguel, os dois interessados que apareceram dispensei, por presunção de calotagem.
      Uso o apartamento nos fins de semana.

      3+
  • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 20:20

    CVR

    Estou recebendo cartinhas no meu correio escritas a mão por crianças pedindo roupas, tênis, comida, etc para o natal.

    Sei que vai parecer cruel o que vou dizer mas preciso:
    O brasileiro é assim, mete que nem coelho pois sabe que se parir a avó, vô, tia, irmão, vizinho ou estranhos vão ajudar a criar.
    Eu não tenho dó, não me chamou pro “tchaca tchaca” pq eu tenho obrigação de criar catarrento dos outros?

    1980 voltando aos poucos

    30+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Jonny32 21 de novembro de 2017 at 21:12

      Com todo respeito, você deve ser muito jovem e ainda não passou muitas dificuldades na vida.
      Não encare cada cartinha dessa como um pedaço de papel, procure conhecer a história de quem lhe pede ajuda.
      Escolha uma que lhe pareça mais necessitada e realize o desejo dessa criança. Olhe nos olhos dela quando entregar o que ela lhe pediu e depois sinta a sensação maravilhosa que é ajudar alguém que necessita.
      No mínimo você estará contribuindo para que essa criança tenha esperança e que ela no futuro retribua sua generosidade. Já assistiu ao filme A CORRENTE DO BEM? Indico.
      Abraço!

      25+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • BOLHA JOKER 21 de novembro de 2017 at 21:26

        Faço das suas palavras as minhas!!!!!

        8+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 21:35

        O meu brother
        Quando eu era criança meus avós e pás plantavam nos terrenos em frente de casa para economizar na feira.
        Tênis meu pai comprava 2 números acima do que eu usava, como eu cresci muito então em 6 ou 8 meses a ficava no tamanho ideal.
        Como durante anos apenas arroz, feijão e ovo. Refrigerante só finais de semana, escolas públicas, tinha 6 camisas, 3 shorts e 2 calças.
        Mas nunca, nunca meu pai me ensinou a pedir comida ou roupa para os outros.
        Pelo contrário, meu primeiro emprego foi com 15 anos justamente pq queria comprar a coisas de adolescente é meu país não podiam dar.

        Estamos ensinando nossas crianças errado desde cedo.
        Quando chegar a fase adulta, vão continuar pedindo ara o governo e outras pessoas.
        Já nos EUA… Mulecada fazendo limonada e vendendo

        40+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • BOLHA JOKER 21 de novembro de 2017 at 21:48

          Eu entendo seu ponto de vista, realmente muitos se acomodam com as regalias fornecidos aos mais pobres, vide MCMV, Bolsa familia, entre outros. Os mais pobres transam como se nao houvessem amanha e enche o mundo de filho, mais as crianças nao tem culpa da falta de inteligência dos seus pais que os colocaram no mundo sem ter a minima condição, porém não podemos dar as costas pros mais pobres, não acho justo, então sempre que possível compro balas nos farol, dou dinheiro aos pedintes, busco ajudar o próximo, isso não me fará falta com certeza, e faz bem pra alma, nos torna pessoas melhores.

          10+
          • avatar
          • avatar
          • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 21:58

            Você até pode se tornar uma pessoa melhor mas não muda a mentalidade daquela criança, pelo contrário você ajuda ela/ele achar que aquilo é o certo.
            Colega, você e eu sabemos que se ganha muito muito mais dinheiro pedindo dinheiro do que trabalhando de CLT.

            Eu não ajudo quem eu não conheço, justamente pq a criança cresce achando que todos devem dar tudo
            No final nosso bom espírito acaba estragando a visão de mundo dessa criança. Os pais já são porra Loka, imagina como cresce essas crianças?

            Hoje tem bolsa família,MCMV, cesta básica do governos bolsa gás, creche que dá comida o dia todo, etc…etc..
            Os pobres de hoje não são como na década de 1980
            Os pobres de hoje pedem dinheiro para poder economizar e comprar carro,tv, smartphone, etc

            Tem um bairro 2km daqui de casa bem pobrezinho, casas de madeira, crianças brincando na rua, país olhando para não trabalham o dia todo, etc,quase uma favela eu diria.
            Todas as casas tem um carro ano 2002 pra cima, ou pelo menos uma moto 300 cilindradas.
            É…e eu com meu Fiesta 1998

            23+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • Antigo 21 de novembro de 2017 at 22:14

              Não acho que um presentinho vá fazer mal.
              Só se consegue ser feliz de verdade na infância, quando ainda há inocência e não há responsabilidade.
              Um presente de natal para quem não tem nada é uma felicidade indescritível. Eu tinha pouco e já ficava em êxtase, imagino quem vive na penúria.

              Acho que o foco da questão não são os pais irresponsáveis, e sim aquele pestinha imprestável que não pediu para nascer, mas que agora existe e é dotado de sentimentos. Se com 50 contos você conhece entregar a felicidade absoluta para alguém, ainda que por algumas poucas horas, não vejo porque não fazê-lo. Não acho que seja nem bondade, nem lei do retorno, nem religião, fé, karma, nada disso. É simplesmente um custo benefício muito alto para se ignorar.

              22+
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • avatar
              • MARK 21 de novembro de 2017 at 22:37

                Verdade… quem na infância não encheu os olhos recebendo um brinquedo, uma peça de roupa, um presente qualquer. Independentemente da mazela dos pais, aquele serzinho que não pediu para nascer, merece uma imagem de felicidade para a sua vida. As crianças precisam disso, precisam dessa alegria, desse carinho de alguém que pensou nelas, lembrou delas numa época que é costume trocar presentes.

                14+
                • avatar
                • avatar
              • Leonardo M. 22 de novembro de 2017 at 00:10

                Cara o problema não é a criança e sim os pais.

                Uma ex estava comendo pastel com minha esposa de noite e veio duas índias entre 5 e 7 anos pedir pastel pra comer.
                Eu a conheço essas índias, elas pedem comida para levar para os pais que ficam o dia todo na frente de um mercado pedindo esmola.

                E te garanto o que eles fazem por dia de esmola da mais do que minha esposa ganha por dia como funcionária pública e ainda tem gente acredita pois as crianças são “forçadas psicologicamente” pelos pais a fazerem isso.

                Tem outro senhor que pede esmolas em Chapecó no sinaleiro e com uma placa dizendo que é para um rapaz cego.
                Um dia pedi o endereço desse rapaz cego que levaria pessoalmente uma ajuda em comida.
                Estou esperando o endereço até hoje…

                Brasil não é para amadores.

                18+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
                • avatar
                • avatar
    • Igor N 21 de novembro de 2017 at 21:21

      Estava discutindo esse assunto com amigos ,nos EUA nao tem licenca maternidade se o casal quer ter filho que se planeje assistencialismo demais enche o pais de impostos.

      12+
      • avatar
    • Avulso 22 de novembro de 2017 at 07:55

      Eu dificilmente ajudo tb, já fui tapeado algumas vezes, e isso me incomoda muito.
      Mas ao invés de ajudar quem pede, faço diferente: vou buscar quem necessita de ajuda. A pessoa que realmente precisa de ajuda jamais irá pedir algo, se precisar de morrer sem pedir algo morrerá. São esses que devem ser ajudados.
      http://cnews.com.br/cnews/noticias/33197/idosa_desnutrida_morre_no_ijf

      11+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Lucas 21 de novembro de 2017 at 20:42

    Margarida
    o zukerman acaba de estourar o velocimetro, voando que nem aquele bugatti v12 duplo turbinado mais rapido do mundo
    455 km/k, opa, anuncios só na capitar

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Margarida 22 de novembro de 2017 at 10:59

      Mirando nos mil, agora!

      2+
      • avatar
  • Longa Manus 21 de novembro de 2017 at 21:01

    Leonardo M., pode ficar tranquilo que a Lei do Retorno se encarregará de te premiar….

    3+
    • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 21:37

      Kkkkkkk
      Agora virei responsável por cria da outros

      Eu não tenho nada a ver com isso. Cada um cuida do seu
      A lei do retorno?
      Kkkkkkkkk cada baboseira que leio

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Igor N 21 de novembro de 2017 at 22:00

      Aprendi que vc deve ajudar quem merece primeiro pois a varias pessoas que precisam justamente por não fazer por onde ,no caso da criança realmente é difícil muitas dessas crianças não tem estrutura familiar .

      8+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Intendente 21 de novembro de 2017 at 22:20

      Que isso. Não amaldiçoe o amiguinho.

      “Só jesus expulsa o demônio das pessoas”

      4+
      • avatar
  • Igor N 21 de novembro de 2017 at 21:03

    vendo esse papo de Honk Kong lembrei de um landlord que tive anos atras o Chines tem mais de 30 imoveis alugados aqui em Massachussets anda com a mesma ropa desde que conheci fedendo a mofo com uma van veia cheia de ferramentas velha e partes de eletrodomestico quebrado nao tem filho nem mulher trabalha de domingo a domingo ja tem mais de 50 anos dentes todo podre , enfim uma experiencia que me fez repensar a vida.

    22+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • BOLHA JOKER 21 de novembro de 2017 at 21:12

    RENAULT KWID, acredito que nenhum bolhista tem interesse no Renault Kwid( Feio Escroto), mais deem uma olhada no reclame aqui, eu nunca vi algo parecido, carro da problema em tudo, e a Renault convou hoje todas unidades para recall, problemas no tambor de freio e nas mangueiras de combustivel, Certo dia eu li aqui no blog NUNCA COMPRE UM CARRO LANÇAMENTO, espere alguns meses pra ver, tai quem comprou se ferrou.

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • MARK 21 de novembro de 2017 at 21:17

      Bingo, Bolha Joker!
      https://www.metropoles.com/colunas-blogs/entre-eixos/renalut-kwid-lancado-ha-tres-meses-tem-serios-problemas-nos-freios

      6+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Leonardo M. 21 de novembro de 2017 at 21:41

      Custa R$37 mil essa porcaria
      Com R$30mil você compra um Ford Ka 2015 usado que é muito mais carro.

      6+
      • avatar
      • avatar
    • Intendente 21 de novembro de 2017 at 22:24

      Fiquei decepcionado, acreditei no potencial desse carrinho. Barato, seguro até e bem equipado.

      Apesar de que o ônix, logo após o lançamento, teve muitos probleminhas, donos revoltados e etc.

      E hoje é 1º lugar em vendas.

      5+
      • avatar
    • Carlos 22 de novembro de 2017 at 03:23

      Carros para “emergentes”, muitos dos populares já estão vazando água, óleo e precisam de manutençãn antes da revisão dos 10.000 Km.
      Lixos.

      6+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Jonny32 21 de novembro de 2017 at 21:19

    Acabei de ler o livro ‘Os segredos da mente milionária’. Um amigo me passou o link e achei interessante. Acredito que a maioria aqui já o tenha lido, mas vou postar um link para quem ainda não leu. É gratuito.
    http://www.curaeascensao.com.br/downloads/Os_Segredos_da_Mente_Milion%C3%A1ria.pdf

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Dr. Estranho 21 de novembro de 2017 at 22:21

    Leonardo M.

    O meu brother
    Quando eu era criança meus avós e pás plantavam nos terrenos em frente de casa para economizar na feira.
    Tênis meu pai comprava 2 números acima do que eu usava, como eu cresci muito então em 6 ou 8 meses a ficava no tamanho ideal.
    Como durante anos apenas arroz, feijão e ovo. Refrigerante só finais de semana, escolas públicas, tinha 6 camisas, 3 shorts e 2 calças.
    Mas nunca, nunca meu pai me ensinou a pedir comida ou roupa para os outros.
    Pelo contrário, meu primeiro emprego foi com 15 anos justamente pq queria comprar a coisas de adolescente é meu país não podiam dar.

    Estamos ensinando nossas crianças errado desde cedo.
    Quando chegar a fase adulta, vão continuar pedindo ara o governo e outras pessoas.
    Já nos EUA… Mulecada fazendo limonada e vendendo

    2+
    • avatar
    • avatar

    Minha vó fazia eu capinar o quintal de joelhos e somente com as mãos para não estragar as ramas de batata. Minha alegria era quando ela deixava eu comer um tomate enquanto cuidava do resto. Depois eu podia brincar. Minha primeira moeda foi ela quem deu. Hoje não peço dinheiro para ninguém. Compro tudo à vista. Eventualmente, quando não tem desconto uso cartão. E sobre minha vó que me fazia trabalhar: muitas saudades dela. Senti mais a morte dela que a do meu pai.

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Leonardo M. 22 de novembro de 2017 at 00:17

      Meu avô me ensinou a plantar alface, colher, cuidar, lavar
      Era o alface mais gostoso do mundo

      Minha avó plantava abóbora
      Pegava ela é fazia doce e depois fazia um pão delicioso russo chamado “Melinka” que significa pão com doce de abóbora. Só parava de comer quando acabava o pão.

      Tinha pé de limão, bananeira, acerola e mais um monte de coisa.
      Eles faziam isso pq economizava e poderia comprar outras coisas como feijãozinho arroz,etc
      Meus avós plantaram até os 77 anos de idade, depois a idade pesou e construíram casas nos terrenos que eles plantavam.

      Enfim, cresci com esses bons exemplos.
      Hoje prefiro catar latinha, lixo ou trabalhar varrendo chão de fábrica do que pedir um pedaço de pão pra comer.

      Agora essa geração que está crescendo com esse país 666 “porra loka” serão nossos futuros políticos, policiais, enfermeiros, etc de 2035 em diante.
      É….precisa dizer +?

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Carlos 22 de novembro de 2017 at 03:20

        Já ajudei muita gente, hoje sou mais seletivo, não tenho dó nenhum de gente que fica fazendo um monte de filhos e não tem nem onde cair morta por exemplo.
        Ajudo quem está em situação difícil por motivos alheios a sua vontade como um acidente ou doença por exemplo, do resto que se virem.
        O mesmo 666 que te pede ajuda muito provavelmente estava ostentando a cinco minutos atráz e te puxaria o tapete sem dó se pudesse.
        Nego adora esfregar bolhudo, filho, mulher e tudo o mais na sua cara, como se fosse muito difícil financiar até as pregas e fazer filhos, já teve caso de mulher em coma que engravidou e deu a luz, agora que se virem com seus “bolhudos”.

        17+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Dr. Estranho 21 de novembro de 2017 at 22:23

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1936828-na-contramao-novo-aluguel-sobe-e-aponta-recuperacao.shtml

    Esquentado a discussão. E tome mentira!!!!! Aliás, nada em relação ao mercado imobiliário é crível. Todos que nele trabalham tendem a mitomania.

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Longa Manus 21 de novembro de 2017 at 23:16

    Tem gente que ajuda pessoas e não fica divulgando.
    Aqui o caipira não ajuda e ainda faz questão de divulgar a miséria alheia. Depois sou eu quem fala baboseira?
    Kkk.

    12+
    • Leonardo M. 22 de novembro de 2017 at 00:24

      Caipira é o fiofó dá sua mãe! Kkkkkl

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Libertario 21 de novembro de 2017 at 23:27

    Experiências esdrúxulas com caridade
    http://seumadrugainvestimentos.blogspot.com.br/2016/01/experiencias-esdruxulas-com-caridade.html?m=1

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • motorhead 21 de novembro de 2017 at 23:55

    Ministro do TST com bola de cristal do “Bálter Mêrcatto” “ligue djá”!
    http://www.conjur.com.br/2017-nov-21/reforma-trabalhista-impulsionara-mercado-imobiliario-ministro

    9+
    • avatar
    • avatar
  • Longa Manus 22 de novembro de 2017 at 01:08

    Leonardo M. você um caipira fudido….

    5+
  • bolhista cearense 22 de novembro de 2017 at 05:29

    O altruísmo dos corvos chega a ser comovente: eles tentam alertar o comprador que a prestação do bolhudo é melhor que pagar aluguel. Só queria saber como eles sabem que aqui no Ceará existe este défice habitacional de duzentas mil unidades. Ah já ia esquecendo; a conversa é que o mercado já está aquecendo. Acho que é por causa do calor; vejam só: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/mercado-prepara-corretores-para-alavancar-vendas-no-ce-1.1854314

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • CA 22 de novembro de 2017 at 06:42

    Voltamos ao periodo áureo Dilmistico de 2012 a 2014!

    Dilma: não precisa se preocupar com ajuste fiscal, vamos pedalar cada vez mais, vamos adotar medidas heterodoxas despejando um caminhão de dinheiro do governo na economia e tudo se resolve. Aqui no blog: para resolver o problema, é só imprimir mais dinheiro que resolve tudo, no máximo vai gerar uma inflação padrão anos 80, mas isto é perfeitamente administrável, afinal ja tivemos isto por décadas, não é mesmo?

    Temer: promessas de anos da reforma da previdência e se aproximando dos 100% da dívida / PIB para o futuro próximo a cada novo adiamento. Aqui no blog: 100% da dívida / PIB como ponto crítico é um fetiche, se todo mundo diz que é ponto crítico e sem volta a não ser com medidas radicais e extremamente danosas para economia, estão todos enganados e todo o esforço para tentarem tranquilizar o mercado e dizer que não chegarão neste ponto é bobagem, pode chegar a 200% do PIB, 300% do PIB e daí por diante, somos poderosos como os países desenvolvidos, nossa economia é tão confiável quanto a deles, assim como nossos juros, nossa inflação com características estruturais peculiares e nossas demais fragilidades, tudo idêntico a outros países que tem relação dívida / PIB maior que a nossa, não se preocupem com esta bobagem!

    Dilma: não existe crise, as PEDALADAS com Petrobras, Eletrobras, CEF, BB, Tesouro e mais o QE americano com TRILHÕES de dólares despejados na economia para ajudar com dólar, inflação e juros menores vão durar para sempre. Vejam só o “pleno emprego” que alcançamos em dez/14! Aqui no blog diziam: é verdade, não vai ter esta crise toda, o pessoal daqui faz alarde a toa e exagerado, com previsões apocalípticas, uma crise tão grave não vai acontecer.

    Temer: as mudanças que fizemos despejando R$ 43 bi do FGTS na economia, mais a super-safra, são fenômenos duradouros, não precisam se preocupar. Controlamos a inflação via crise, mais super-safra, mais promessas não cumpridas e contando que a bolha das bolhas americana e a bolha imobiliária chinesa vão durar para sempre. O dinheiro do FGTS que estamos dilapidando a velocidade da luz vão durar para sempre e resolver todos os gargalos. Não precisa se preocupar com governo e CEF quebrados mais FGTS destruído, vejam só que maravilha, geramos 1 milhão de empregos e agora batemos o recorde da somatória de desempregados mais desalentados mais SUBempregados. Estes são sinais inequívocos de que nossa recuperação é duradoura e confiável. Aqui no blog: a recuperação já começou e vai continuar, o mercado já dá sinais disto, estamos no caminho certo, é diferente do que aconteceu com a Dilma, afinal as PEDALADAS não usam exatamente os mesmos mecanismos, as promessas e o indicador quanto a empregos não são identicos, então a situação é diferente e mais confiável…

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Dr. Estranho 22 de novembro de 2017 at 06:54

      Bolha na China? Segundo o governo chinês isso não existe.

      6+
      • avatar
      • avatar
  • De-boa-na-bolha 22 de novembro de 2017 at 07:53

    Rumo ao ápice!
    Com crise econômica, preço do aluguel e imóveis cai em Rio Branco.
    https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/com-crise-economica-preco-do-aluguel-e-imoveis-cai-em-rio-branco.ghtml

    6+
    • avatar
    • avatar
  • De-boa-na-bolha 22 de novembro de 2017 at 08:06

    Ca, Seus textos auxiliam para uma análise mais consistente da realidade atual e futura, Valeu !

    10+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 08:29

    Engraçado que até pouco tempo atrás isso aqui tinha outro nome, não tão gourmetizado: Favela ou Cortiço
    https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/11/22/tem-gente-dividindo-as-contas-sem-morar-junto-entenda-o-cohousing.htm

    Mas o mercado segue saudável e a retomada chegará em breve sim… hahahahahaha

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Rico 22 de novembro de 2017 at 10:48

      cortiçousing…

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Rico 22 de novembro de 2017 at 10:50

      Acho que as pessoas se reunem para colorir livros e relaxar junto com seus spinners…
      Que venha a próxima moda ridícula para torrar dinheiro…

      5+
      • avatar
  • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 08:43

    Intendente

    Ok, mas você acha realmente que o Estado vai dar calote ?

    O prejuízo seria muito, mas muito maior. É mais fácil o governo continuar aumentando impostos e fingindo cortar gastos.

    Sobre o confisco, a CF 1988 veda medida provisória que objetive sequestro de qualquer ativo.

    É só manter os aportes, esperar os juros subirem e tá tudo resolvido.

    3+

    Não acredito no calote, apesar de possível. Também acho que +inflação +impostos +juros deve ser o caminho da correção.
    Mas se o estado continuar gigante e crescendo, em pouquíssimo tempo, seremos financeiramente inviáveis, aí meu colega, não haverá correção possível/viável.
    Minha preocupação não é o calote, é o tamanho da dívida e nossa possível INCAPACIDADE de pagá-la.
    O inadimplente que paga 1 parcela de sua dívida a cada 89 dias, teoricamente está financeiramente saudável, #SQN.
    Já estamos empurrando o problema com a barriga a muito tempo. Diminuir o ESTADO É URGENTE.

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Alemon Fritz 22 de novembro de 2017 at 08:51

    A dívida na espanha está praticamente 100% do Pib desde 2013… Portugal está acima de 111% desde 2011 e hoje está em 130%..

    8+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 08:58

      Por isso que por lá estão importando MÃO DE OBRA ESCRAVA via refugiados.

      4+
      • avatar
  • Alemon Fritz 22 de novembro de 2017 at 09:08

    Caixa põe à venda milhares de imóveis devolvidos
    Época Negócios-há 37 minutos
    Pensar em adquirir um imóvel usado por um valor até 30% abaixo do mercado pode parecer bem distante da realidade do mercado atual…
    kkkk

    8+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Margarida 22 de novembro de 2017 at 11:26

      Caixa publicando conteúdo publicitário bde leilões. Topico?

      4+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Garotinha 22 de novembro de 2017 at 09:26

    off os segredos de um ancião bacana,.Os japonêses me fascinam com sua simplicidade
    http://www.revistaprosaversoearte.com/medico-japones-que-atendeu-ate-os-105-anos-compartilha-12-de-seus-principios-para-uma-vida-longa/

    9+
    • avatar
    • avatar
  • From_The_Tower 22 de novembro de 2017 at 09:30

    Bom dia galerinha !
    Quem é que está espalhando ideias do movimento ALUGACIONISTA!?

    http://economia.estadao.com.br/noticias/suas-contas,opcao-por-morar-de-aluguel-e-investir-entrada-do-imovel-pode-dobrar-pat,70002090383

    10+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Brazil mode OFF 22 de novembro de 2017 at 09:53

      O único comentário la:

      “Esta ideia de que só a juventude investe é falsa. Veja meu caso, 64 anos. Vendi dois imóveis e passei a pagar aluguel. O dinheiro dos imóveis está aplicado na média de 0.90% ao mês. Moro num imóvel de 300 m2, deve valer uns R$ 900.000,00. Se eu tiver R$ 900.000, aplicado conseguiria R$ 8.100,00 por mês. Pago R$ 2.000,00 de aluguel, logo sobraria ainda R$ 6.000,00 para reaplicar. Caso eu não tenha os R$ 900.000,00 aí que não valeria a pena nessa idade pagar juros por uns 15 anos. Na incerteza atual, nada melhor do que pagar aluguel.”

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Alemon Fritz 22 de novembro de 2017 at 09:49

    a gente já avisa ha 2 anos, morram bananenses

    Bom Dia Brasil
    3 brasileiros morrem a cada 5 minutos em hospitais por falhas evitáveis
    (864 por dia)

    5+
    • avatar
    • Alemon Fritz 22 de novembro de 2017 at 09:50

      isso dá 315mil mortes…

      1+
      • avatar
    • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 09:51

      Bricklover Mode: ON
      Vou investir em tijolos de jazigo 🙂

      5+
      • avatar
      • avatar
      • Rico 22 de novembro de 2017 at 10:11

        Até nisso sou sovina, pode me cremar.

        5+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 10:16

          Pode me abandonar no IML como indigente e jogar as custas para o contribuinte 😀

          5+
          • avatar
          • avatar
  • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 10:29

    Espero que essa seja uma bandeira que o Bolsonaro carregue, por enquanto ele é meu candidato.
    Pelo menos ele está sendo assessorado pelo Adolfo Sachsida.
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1936966-governo-eleito-no-brasil-tera-que-continuar-ajustes-fiscais-diz-moodys.shtml

    6+
    • avatar
    • avatar
    • to bolhado 22 de novembro de 2017 at 10:47

      veja a entrevista dele domingo no Canal Livre…fala claramente em privatizar, diminuir para 15 ministérios, fala que não aceita aumentar imposto, cita até Curva de Laffer…pode ser só discurso, mas tá mudando muito na questão da Economia.

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 10:49

        http://videos.band.uol.com.br/16353501/jair-bolsonaro-%E2%80%93-parte-1.html

        1+
  • Cadeludo 22 de novembro de 2017 at 10:46

    LCI 89,5% equivale a qual percentual do CDB?
    essa será minha black friday
    só não sei se fecho 6 meses ou 1 ano

    4+
    • avatar
    • Bolha BOSS 22 de novembro de 2017 at 10:49

      Procura mais que você acha taxas bem melhores. No Inter por exemplo

      5+
      • avatar
    • From_The_Tower 22 de novembro de 2017 at 11:18

      89,5% x 7,39%
      https://www.cetip.com.br/

      4+
      • avatar
  • BolhaPOA 22 de novembro de 2017 at 11:07

    Sobrado anunciado por 420k.
    Ofereci 340k. Construtora disse que fechava por 350k no contra-piso.
    Fui dar uma olhada no sobrado.
    Não vale nem os 350k.
    Área de serviço junto com cozinha, tipo máquina de lavar ao lado do fogão, WHAT???

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de novembro de 2017 at 11:18

      Deixa arder !!!

      9+
      • avatar
      • avatar
    • andrezinho 22 de novembro de 2017 at 15:25

      TODO apartamento lançamento ultimamente tem máquina de lavar do lado do fogão. Quando tem lavandaria. A moda agora é lavanderia coletiva, no térreo.

      2+
      • BolhaPOA 22 de novembro de 2017 at 17:18

        Um Ap MCMV de 40 m² eu até entendo.
        Mas uma casa/sobrado deste valor, não rola kkkk

        4+
        • avatar
        • avatar
  • pantera 22 de novembro de 2017 at 12:21

    Ola pessoal!
    vejam as condicoes para locacao anual na MM imoveis Florianopolis para os negativados!!! ilhario!!
    depois comentem aqui para ver se nao e desespero!!!

    1+
    • Zé do Brejo 22 de novembro de 2017 at 12:54

      http://www.imoveismm.com.br/imoveis/para-alugar?finalidade=residencial
      Não achei nada

      2+
      • avatar
      • pantera 22 de novembro de 2017 at 14:57

        quando voce clica em qualquer imovel para locacao anual que esta na foto ai voce vera as condicoes do tipo 6 meses de aluguel adiantados!!