Nova lei castiga mutuário inadimplente, que perde o imóvel e ainda fica com a dívida – Hoje em Dia
Imagine que um consumidor adquira um apartamento avaliado em R$ 310 mil e, após quitar R$ 50 mil, ele perca o emprego. Caso pelo menos três parcelas fiquem abertas, o banco pode levar o imóvel a leilão. Pela regra antiga, o fato de o bem voltar às mãos do banco já significava que a dívida estava paga. Porém, isso mudou.
Se o imóvel for arrematado no leilão por um valor menor do que a dívida, ou seja, por R$ 200 mil, por exemplo, além de perder o apartamento ou a casa, o consumidor ficará devendo o resquício à instituição bancária. Neste caso, ele ficaria devendo R$ 60 mil.
Matéria completa em http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/nova-lei-castiga-mutu%C3%A1rio-inadimplente-que-perde-o-im%C3%B3vel-e-ainda-fica-com-a-d%C3%ADvida-1.553690
Users who have LIKED this post:
Caracas, terceiro tópico consecutivo indicado por mim.
Valeu boss.
Gostei da palavra usada na matéria
Castigo
Lembrei de um ditado: todo castigo para corno é pouco
fudeo litewralmente, ardam, entretanto pergunto ,nesse caso n a lei pode retroagir.
Os mimizentos fazem drama porque terão que pagar o que devem. Queriam ser ixpertus dando calote quando a dívida fosse maior que o valor do bem e se estreparam.
Esse nome da “AMMMG” parece gemido de quem levou uma motumbada.
E haja motumbos pra contar história.
Vai faltar motumbo no mercado, demanda aquecida, que nem o edredom
já nao vende e depois dessa ,cabou-se
tudo pra dizer que “la vivienda nunca Baja”
e aposto que os bancos ainda conseguem pelo menos 25% do credito podre ou mais, sendo que outros paises seriam 6% a 15%. Na espanha os fundos abutres pegaram alguns creditos que são recuperáveis e conseguiram 14% em 8 anos. o que sobrou é lixo sem volta mesmo.
Esses movimentos permitiram os bancos malos, fundos abutres perceber o que pode ser alugado, vendido, convertido em bolsa etc… o Santander comprou creditos podres pelo valor simbolico de 1 euro e se livrou por 6bilhoes… limpou 20% dos podres uma boa vantagem.
Avaliados em 100 bi no auge
Queda de 94%
isso porque eles tinha o Euro dando costas quentes, inflação baixa e juros domesticado.
Imagina aqui no BR???
Necessariamente nosso ajsute terá que ser maio do que a queda de 94% espanhola. NECESSARIAMENTE.
se ir a leilão e vender o banco lixo recupera pelo menos 70-80%!! fora o que o motumbado já pagou. tá muito bom
o cara no leilão que compra acha que a casa que ele comprou vale os 300k e ele deu só 150k a 200k..
Deve achar que vai vender nesse preço, mas na verdade vai provavelmente pagar taxas a 300k pelo itbi,iptu, seguro cartório etc.
Parece eu jogando xadrez: a análise do jogo depois dá um monte de “Bluster”, innacuracy, … kkkk , eu achando que estou indo bem.
A grande vantagem dos contratos de compra e venda garantidos por alienação fiduciária é, justamente, o imóvel como garantia. A partir do momento que o imóvel já não está mais nas mãos do devedor, não existe motivo algum para ele continuar pagando. O que os bancos vão fazer é tentar cobrar esse débito residual por algum tempo, antes de prescrever, e depois oferecer uma negociação milagrosa com desconto de 80%.
Não tenho certeza, mas acho que dívida não prescreve, o que prescreve é a inscrição em cadastro de devedores.
Se eu estiver errado, por favor me corrija, esse é um assunto interessante para eu saber mais.
A dívida prescreve…o que ocorre é que se a empresa que comprou os papeis continuar a cobrar, e você pagar isso é valido. O nome só pode ficar 05 anos no SPC e se a empresa ajuizar nova cobrança judicial após os 05 anos do inadimplemento, a ação será julgada improcedente…pois o código Civil estabelece 05 anos conforme explica o site: http://www.tributosdegoias.com.br/wp-content/themes/multilex/_request.php
“A dívida decorrente de financiamento imobiliário pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) prescreve em cinco anos. O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afastou a pretensão do Instituto de (…) de cobrar o valor passados 11 anos do vencimento.
O ministro Sidnei Beneti esclareceu que a hipótese é de cobrança de dívida líquida constante de instrumento particular, na linha da previsão do inciso I do parágrafo 5º do artigo 206 do Código Civil.
O relator reforçou que o contrato de financiamento não representa dívida ilíquida, já que, conforme jurisprudência do STJ, pode ser executado mesmo diante de ação revisional pelo mutuário.
Julgamento 1º Grau
A Sentença (fls. 102/105) extinguiu o processo, com julgamento de mérito, reconhecendo o advento da prescrição. De acordo com o magistrado de primeiro grau, o contrato entabulado previa o vencimento da última parcela em 2000. Considerando que, na data da vigência do novo Código Civil, ainda não havia transcorrido mais da metade do prazo vintenário, estabelecido pelo 177 do Código Civil anterior, a hipótese estaria regulada pelo prazo quinquenal, estabelecido artigo 206, § 5º, I, do Código Civil de 2002.
Nesses termos, como transcorrido mais de cinco anos desde o advento do novo Código até o ajuizamento da ação, estaria caracterizada a prescrição.
Julgamento no STJ
Nos contratos do sistema financeiro da habitação, as parcelas não prescrevem mês a mês, correspondendo o termo inicial do prazo prescricional à data do vencimento da última parcela devida.
No Código Civil de 1916, a prescrição para cobrança do mútuo habitacional tinha previsão no seu art. 177, que estipulava o prazo prescricional de vinte anos. Com a entrada em vigor do Código Civil de 2002 ocorreu drástica diminuição do prazo prescricional, uma vez que a novel legislação passou a prever prazo específico de cinco anos para a cobrança de dívida líquida constante de instrumento público ou particular, nos termos do seu art. 206, § 5º, inciso I.
Conforme o art. 2.028 do Código Civil de 2002, o prazo prescricional da lei anterior somente é aplicável se, na data da sua entrada em vigor (11.01.2003), já tivesse transcorrido mais de metade do prazo prescricional. Contudo, esta não consiste na hipótese dos autos, pois o termo inicial do prazo prescricional para o credor propor a execução extrajudicial corresponde a data do pagamento da última prestação pelos devedores. Assim, deve ser contado o prazo de cinco anos a partir da entrada em vigor do Código Civil de 2002.
Prescrição 5 anos Considerando que o termo inicial para a contagem do prazo prescricional é a data de 03.10.2000, deve, pois, ser contado o prazo de cinco anos a partir da entrada em vigor do Código Civil de 2002. Como a execução de título extrajudicial foi proposta somente em 20.06.2011, restou inequivocamente configurada a prescrição no caso em exame.
Fontes: Recurso Especial nº138.5998/RS, 3ª Turma STJ, Acórdão DJ-e 12/05/2014.”
Não sei se de 2014 pra cá o STJ mudou entendimento…mas é isso acima…
Valeu!! Sempre pensei que o que prescrevia era apenas a inscrição no SPC/SERASA.
O que prescreve é a pretensão de cobrança, isto é, a exigibilidade da dívida. Passado o prazo prescricional não é mais possível cobrar a dívida, tampouco a inscrição na cadastro de inadimplentes. Porém, a dívida a si permanece. Isso significa que se você voluntariamente pagá-la após o prazo prescricional, não pode pedir restituição alegando que “pagou errado”.
Agora eu quero ver quem é que vai pagar uma dívida sem nem ter o ativo.
O cara já devia morando na casa, perdendo então…
Inadimplência vai continuar subindo.
Perdendo mais de 100% feelings !!!
Intendente
o alvo é outro
Muito picareta “comprou” 3 imóveis ao mesmo tempo no risco, fraudando logico, já que via de regra dificilmente a pessoa teria renda para tal.
Isso bombou as tais vendas-fantasia by CA
Com essa lei o banco vai poder correr atrás das outras coisas em nome do cara, vai esmagar o investidor mais agressivo
O efeito no caixa dos bancos é limitadíssimo, pois boa parte destes picaretas distratou antes de entrar no finame, raros foram os realmente corajosos.
Todavia, contudo, entretanto, o efeito prático contabilmente falando é transformar um crédito podre, num recebível (duvidoso) afetando indices do banco com isso ele pode emprestar mais e pedalar mais um pouco a quebra de liquidez, empurrando a crise sistemica do setor financeiro mais adiante, leia-se CEF que detem 90% desses créditos podres, até pela portabilidade ela puxou pra si toda sujeira do setor privado, e assim o governo salva os Bancos privados, a custo de muito déficit, crise e PMJ.
Pedalando na merda com um balde de merda na cabeça. Tem tudo pra dar merda.
Vai ser uma explosão de CDR´s…
Casos da Vida Real !?
😉
Isso!!!! CVR´s!!!
CDO’s
Dólar 3,13
Dólar Futuro simplesmente caiu 60 pontos de ontem para hoje
Volto a dizer: Atentai ! Atentai !
P.S. Bati meta hoje em 15 minutos de operação. Venda no 72,gain no 67.
toolhando isso com lupa
abaixo dos 3 começam a surgir muitas forças no sentido contrário
exceto um efeito manada, não teria fundamentos para romper
mas o bonito do emrcado é isso, ele se torna irracional quando todos estão racionais, só o fato de cair abaixodo dito patamar de equilibrio comeria os stop loss de muita gente, chamados a dar margem em massa, o mercado adora fritar sardinha, as vezes penso pelo simples prazer de mostrar que podem, mesmo quando não deveriam, então isso de pisos de suporte não existe, é apenas mais uma arapulca a enlouquecer o cabeçao dos estudiosos, que por estudarem muito, pensam saber tudo, são os que mais erra, aí entra a intuição. Não tenho essa capacidade, posso apenas assistir. Bons trades from_
foi o que aconteceu hoje a tarde
vi muita gente ser stopada por acreditar que já tinha caído muito
aí os vendidos dão corda para a turma e fazem teste de topo
em segundos eles colocam milhares de contratos á venda e derrubam o mercado em 15 pontos
tudo isso em questão de segundos
candles compridos
é o motumbo em ação
kkkkk
fala a verdade from, chega a ser divertido não?
e apsoto contigo, esses movimentos em segundos são todos regidos por algoritmos, o serumano tem a menor chance contra eles.
enganar as maquinas como vc vem fazendo é bem interessante, mas percebe lá, vc só ganha nas linhas humanas tipo a laranja, naquelas outras, vc tbm só pode assistir o jogo e admirar, e como tem otário que cai nessa.
não temos a menor chance
os robôs dominam o pregão
o que temos é a rebarba da migalha
(tem lote escondido e uma série de outros artifícios que eles utilizam)
o importante é ter essa consciência
eu foco em operações curtas e rápidas
de vez em quando eu deixo lote pequeno correr mas é para sentir o gostinho apenas
mas tenho consciência do que é aquilo e com quem estou lidando
Vendi no 57 e fui até o 46
Coisa linda o dólar! Me dando muitas alegrias
BLOG MEQUETREFE, pORque não avisou
Dívida maior que o ativo que a ela dá garantia???
não brinca, jura que isso é possível
Do ponto de vista do 666 é queda maior que 100%. Perde tudo e ainda fica devendo.
Do ponto de vista classico, comprar com 100% de queda, ou seja, comprar de grátis, ou até mesmo receber dinheiro para levar o imóvel, conforme os zezés vinham aqui zombar de mim, ainda não é o caso. O será quando o custo do imóvel for maior que a sua rentabilidade, nesses casos o título de posse é um onus, um castigo, vc arca com taxas, impostos, condominio, manutenção/reforma etc… e o valor conseguido com os aluguéis não paga nem essas contas básicas da posse do imóvel, nestes casos o imóvel é abandonado, ou vc doa ele pra prefeitura, ou ela te desapropria pra fazer moradia popular ou museu (normalmente é conluio) ou vc empurra no nome dum laranja, ou fica lá criando dívidas e ratos, ou pra uso ilegal cativeiro, boca de fumo, enfim, o imóvel nunca mais terá anotações registradas em cartório, nunca mais servirá de garantia bancária, ele se torna uma pária de tijolos.
Muitos edifícios, bairros inteiros e industrias antiquadas tiveram esse fim em idos da década de 80 quando a bolha do BNH estourou, basta visitar qualquer grande centro urbano e verificar o fim da história para imóveis construídos em décadas anteriores que não resistiram à crise economica do pós-crise doi petroleo de 79. Quem quiser mais detalhes da época tenho boa memória pro passado.
Segue um video que ilustra exatamente esse acontecimento, é um video de ficção, mas baseada em fatos reais.
A cena se chama “A Boca dos Apês”
ambientado num BNH construído na década de 70, abandonado na de 80
com vcs a história da viuva Dona Zelia: https://www.youtube.com/watch?v=6BcPwIFENlo
chegamos a um novo numero mágico? -100%?
usaram os tijolos para abastecer o esquema de diversas máfias
o bananense entrou bonito !
sem falar nisso, estou com essa parte na cabeça, na medida dos acontecimentos vou jpgando
mas vcs podem reparar toda corrupção e lavagem tem imovel no meio
o caso do Haddad em SP com a Viver o MST e a Copa do MUndo é emblemático maracutaia em plena luz do dia, falta PF pra tanto esquema, eles nem começaram a arranhar as instancias Municipais, mal dão conta da Federal + RJ
Quase inócuo. Vai desencorajar default estratégico dos “investidores”. Mas vai tirar um monte de gente de boa fé (mas financeiramente imbecil) do mercado de crédito por um bom tempo.
Acho que não passa. Muito cruel às vésperas de eleição.
Já foi aprovada
falta apenas a Sanção
Situação Atual Tramitação encerrada Apresentação de PDL
Decisão:
Aprovada na forma de Projeto de Lei de Conversão
Destino
À sanção
Prazo aberto
Prazo de 15 dias para apresentação do projeto de decreto legislativo pela Comissão Mista – De 16/08/2017 a 31/08/2017
Último local:
23/08/2017 – Comissão Mista da Medida Provisória nº 775, de 2017 (Coordenação de Comissões Mistas)
Último estado:
22/08/2017 – REMETIDA À SANÇÃO
mas ainda tem a MP do DISTRATO
MP pretende aumentar valor da multa paga a construtora em caso de distrato
O consumidor também será atingido em cheio pela Medida Provisória (MP) do Distrato, cujos termos ainda não foram totalmente detalhados. A MP foi proposta com a intenção de que se chegue a um consenso para reger os distratos de compra e venda de imóveis. No texto, segundo informações de bastidores, em caso de desistência da compra por parte do consumidor, a incorporadora poderá reter até 50% do valor já pago, limitado a 10% do valor do imóvel. O índice é alto.
Os tribunais de Justiça do país têm definido que as empresas podem ficar com 10% do que foi pago, caso haja desistência, quando há judicialização do processo. “A MP contraria as decisões do STJ, que limitam o percentual da multa de 10% a 25% do valor pago pelo comprador”, afirma o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB em Minas Gerais, Kênio Pereira.
Alívio
Devido à crise econômica, o professor Marcos Ataíde precisou fechar a empresa que comandava. A renda caiu drasticamente e não foi possível manter as prestações de um apartamento e de uma loja que ele possui no Alto Barroca, na Região Oeste de Belo Horizonte.
“Comecei a dar aulas, porque sou professor, mas não consegui a mesma renda. Meu imóvel quase foi a leilão”, diz. Ele conseguiu na Justiça, em segunda instância, o direito de pagar as parcelas atrasadas em juízo, e se sente aliviado por não precisar recorrer ao judiciário após a sanção das MPs. “É assustador que isso possa acontecer. É um desrespeito”, critica.
Por nota, a Caixa informou que “o índice de imóveis retomados nos últimos 7 anos está dentro do previsto pela política de crédito da instituição”.
Pois é. E com 5% de aprovação, Temer não tem nada a perder.
Miopia dos bancos e construtoras. Recolhem uns trocados a mais hoje mas vai ficar difícil vender no futuro. Mas provavelmente estou subestimado a estupidez dos propriotários.
Nelson, eles querem sobreviver até as eleições, dane-se o futuro
Tem muito a perder. Acha estranho que a LJ tenha só espirrado nele – e errado, ainda – até agora?
PREVEJO um canavial de laranjas entre cpfs, cnpjs e sabe-se la os zeuses o que mais pra salvar o “investidor” da caçada
Nelson, vc teria alguma idéia de quantitativos??? Que parcela do mercado esses caras representam???
sério mesmo, eu não faço a mínima noção.
lembro que no auge da bolha em 12 se falava de mais de 50%, mas já devem ter distratado a essa altura.
Véio, seria essa mais uma joia da COROA?
http://g1.globo.com/economia/noticia/em-meio-a-crise-governo-fortalece-programa-de-parcerias-e-quer-privatizar-casa-da-moeda.ghtml
huahuahuahuauha
os estatistas estão dando pulo
nem o FHC fez tanto !
😉
P.S> Congonhas e Santos Dumont na fila !
Tá começando a ficar bom…
Agora só falta
Correios
Infraero
Portos
Empresas energéticas
Etc..
E é claro extinguir Anatel,ANEEL,etc…
kkkkk
outras joias seriam as entradas/saida do BR: porto de santos, aeros internacionais e Correios
lembra qundo deu ruim em 12, Dilma desceu a ordem, não passava nem alfinete pelo Correio
só de pequeno exemplo, um oculos de neve que paguei menos de 20 reais, hoje custa mais de 300.
Atualmente a ordem de taxação está mais branda que na época da Dilma. Sempre estou trazendo alguma coisa de fora e muitas passam direto.
Mas para voltar aos tempos da presidenta basta uma ordem. Boa fonte de arrecadação
Tem que vender tudo. Começando pela Eletrobrás.
DELAÇÃO DO CESAR
eu não esqueci…
Seria essa a resposta deles à delação do Cesar???
Lucas
Na minha opinião esta MP se assinada pelo Temer vai pavimentar o caminho para a futura criação de uma banco específico para receber os créditos podres.
Pela legislação atual, após o leilão de segunda praça é dada a quitação da dívida ao ex-proprietário, o banco tem até 1 ano para se livrar do imóvel e quando vende por um valor menor que o financiado, necessita realizar o prejuízo.
Com esta mudança, no leilão de 3° praça, ele já colocará um “desconto” de 80 a 90% para vender rápido, e a diferença será lançada como um crédito a receber de origem imobiliária.
Com isso, para fins de cálculo do índice da basileia, este contrato some da carteira imobiliária, some da PDD – Provisão de Devedor Duvidoso (que foi minha denúncia), o que baixa o índice de alavancagem do banco, permitindo que ele conceda mais empréstimos.
No futuro, estes créditos a receber originados da diferença entre o valor do financiamento e o valor do leilão, irão atingir um valor estratosférico, dai o governo irá criar um banco especialmente para receber estes títulos e assim “sanear” todo o mercado financeiro.
http://www.infomoney.com.br/bloomberg/luxo/noticia/6907024/millennials-dos-eua-entram-mercado-comprando-casas-luxo
Interessante esta parte da reportagem “Essas pessoas, que talvez tenham trabalhado cerca de 10 anos, têm dinheiro para comprar uma casa mais luxuosa”.
E aqui ninguém guarda dinheiro nem por 10 meses.
tem que analisar como estão comprando
qual o nível de alavancagem
lembrando que a carteira imobiliária americana de recebíveis passa dos 18 trilhões de dólares
grande parte dos americanos já esqueceram da crise de 2008/2009
HOJE tudo é lindo e florejante
crédito muito barato e farto
gasolina barata
corte de impostos
desemprego na casa dos 4%
bolsa renovando máximas
e assim vai
;0)
Mas é meu por de direito…
a alienação fiduciária é gópi !
😉
“Mas como anssim me tirar do meu imóvel … é bem di família, thá!?”
Sem coração!
O banco já lucra tantos bilhões não vai fazer falta uns aps não pagos kkkkk
O banco é tão rico e ainda quer tomar meu apê. Fruto do meu suor, paguei as parcelas em dia por 666 meses, mas aconteceu imprevisto, tive dificuldade e o banco não quis negociar, tomou logo. Não é justo, muita falta de respeito com quem pagou em dia tanto tempo. Juros extorsivos, contrato leonino, banqueiros gananciosos não pensam no ser humano.
“Outra forma que muitas pessoas usam para escapar do imposto de renda é registrar os imóveis no nome da empresa. Isso porque a alíquota de 27,5% que seria cobrada sobre o rendimento dos aluguéis para pessoa física cai para 15% na pessoa jurídica.
Quem tem poder aquisitivo maior ainda e um número de imóveis grande o suficiente para constituir um fundo imobiliário pode pagar zero imposto – já que nesse caso o rendimento do aluguel passa à categoria de lucros e dividendos.”
“http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41019093?ocid=socialflow_facebook”
Bem… Alguém acha que muita imobiliária pode existir apenas de fachada?
todas as imobs do BR são assim
vai lá o sardinha por pra anunciá na imobiliaria, ele será o ultimo a ser atendido, após os proprios patrimoniais serem negociados, usam o imovel do sardinha de buxa de canhão, muitos inclusive pagam para que seu anuncio valorize o imovel do dono do site do qual ele é cliente, muitos ficam em banho-maria só pra sustentar indices e mercados, vc pode ter certeza, o dono profissional ele não deixa imovel vazio NUNCA.
o país onde tudo é ao contrário, onde o cliente serve aos donos
(e os corvinho de loja pagos a salario minimo mais comissão a dividir entre todos do escritório eles são uns “coitados” entre aspas, porque ninguem os obriga a fazer o que fazem)
ou vc nunca percebeu que a maioria das imobs são imobs de bairro?
porque será?
será que eles não tem carro?
não sabe atender outros bairros?
a resposta esta na origem, o dono tinha lá um terrenão, loteou fez rolo, hoje tem uam duzia de casinhas ou apês, abre uma imob, põe um corvo e uma mocinha pra administrar o dele e de quebra ainda ganham uma gorja com o dos outros.
Essa eu nem sabia, véio.
Na verdade, eu nem imaginava. Faz todo sentido… inclusive a forma como tratam os clientes, tudo se encaixa…
e tem imobiliaria aqui que sempre muda de lugar…kkkk ué porque não compra um imóvel se é tão bom.
ah, hoje no supermercado notei que a maquete que uma construtora tava apresentando estava com etiquetas de “reservado” em todos os aps com “varanda”. Detalhe: mês passado 5 estavam como “vendidos” kkk que bosta é reservado…
eu ia encher gozar o corvo mas desisti.
KKKK
Reservado é quando foi vendido mas o comprador não pagou. Entendeu agora?
É como um distrato branco.
To zoando, acabei de inventar. Mas com certeza o corvo inventou também, mentira dele.
Outro dia eu vi um anúncio em site de imobiliária com um VENDIDO enorme em cima da imagem do imóvel.
Po! Se tá vendido por que ainda está anunciado?
Verdade! Tenho visto isso de x qdo tbm. Quanta mediocridade!
Alemon, isso não é nem da bolha. Lembro de ter visto isso três décadas atrás. Na semana de lançamento quase todo “vendido”. Mentira pra pressionar a venda e melhorar arecptividade. Prática tão manjada que ninguém acredita, mesmo que seja verdade.
http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/6906175/consumidor-tera-direito-100-valor-desistencia-imovel-planta-diz-jornal
do que adianta um distrato, se a parcelinha nao cabe no borrrsssso, kkkk
dois dois lados o cara perde, se distrata fica semseu bem querer, se para de pagar, fica com a divida, entao o cara deve se agarrar ao pe da mesa e daki nao saio daki ninguem me tira, comprar imovel esta ficando, impossivel, ou coisa de 666 literalmente, pqp….
dos dois lados quis dizer…rsrs
Um detalhe mesmo é falar a quantidade de imóveis que ainda estão no nome dos falecidos, também as casas “germinadas”, das heranças, nós em cartórios. puxadinhos não legalizados (vide DF).
conheço gente que só vai resolver pendengas de imposto e cartório só na hora da venda contando que os irmão e filhos vao assinar tudo de boas.
valor
A senhora que trabalha comigo diz que vai investir 10k em pintura e em reforma da casa. Perguntei por que ela não vende direto. Ela disse que não compraria nunca do jeito que está!!, mas que ela vale 250 a 300k. (uma Bnh cheia de puxadinhos).
obs: 250 a 300k vc compra um ap no centro novinho. A casa dela nem quintal com sol tem.
Cara
Dez mil em pintura?
Eu não entendo muito de construção, se alguém quiser corrigir me avise. Mas ela vai banhar as paredes à ouro, é isso mesmo?
tipo, tem rachaduras fortes na parede da frente, infiltração, o esgoto e chuva voltam.. trocar as portas com cupim etc.. por isso perguntei quanto a casa ia valorizar com esse gasto e ela ficou irritada….
odorico 22 de agosto de 2017 at 23:21
Toro de parpite para os bolhistas. Sou servidor público há 10 anos( oh raça ruim) e desde 2013 tem a possibilidade de migrar de regime de previdência pública para geral. Eu ganharia uns 1000 a mais líquido.como tenho 40 seriam 25 anos de contribuição pelo menos. E aí ? Melhor dinheiro no bolso hoje ou suposta aposentadoria gorda no futuro.? Se é que vai haver aposentadoria?
————————————————-
Minha contribuição a sua dúvida. Outro dia discuti isso com um parente q está no mesmo dilema. Seguem dois textos para lhe ajudar.
https://drive.google.com/file/d/0B8dnrDVkyTsjbWhEWmdzMlZwUDlmSXRaY3FiZjVhVW5KakYw/view
https://blogdoportinho.wordpress.com/2017/08/21/porque-sai-do-rpps-ou-a-minha-reforma-da-previdencia/
E você ainda deve considerar o chamado “benefício especial”, que é devido aos servidores que migram da “média” para o Regime de Previdência vinculado ao teto do INSS.
Outra questão é que passa a ser cobrado IR dessa diferença, de modo que compensa migrar para o FUNPRESP, pelo menos até o teto da vinculada (aquela parcela em que o Governo entra com 100%), que é de 8,5%, pois o que você coloca no FUNPRESP será deduzido do IR.
Acabei de ver uma coisa bizarra no trânsito.
Na traseira de um táxi, podia-se ler o seguinte:
TROCO CASA
POR TÁXI
COM VAGA
Escrito assim, não ficou claro pra mim se o taxista tava querendo trocar o táxi dele por uma casa, ou vice-versa.
E fiquei me perguntando qual motumbada esfola mais as pregas:
a) Pagar as parcelinhas de um financiamento de 35 anos;
ou
b) dirigir táxi quando tá todo mundo correndo pro Uber.
uber, cabify, pop, bicicleta, a pé…
Com essa nova lei, prevejo as reclamações aumentando 30% a.a. no Reclameaqui.
Trabalho extra? Isis Valverde anuncia aluguel de apartamento no Instagram…
No ar como Ritinha de “A Força do Querer”, a atriz Isis Valverde surpreendeu seus seguidores no Instagram nesta quarta-feira (23). O motivo? Ela postou no stories da rede social o anúncio de um apartamento que está para alugar no Rio de Janeiro. “Apartamento mara para alugar no Jardim Oceânico. 3 quartos, 3 vagas de garagem e vista única”, escreveu ela na legenda. …
https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/23/trabalho-extra-isis-valverde-anuncia-aluguel-de-apartamento-no-instagram.htm?cmpid=copiaecola
Tá perigoso não alugar nem se vier com ela dentro
porque tanta preocupação com a privatização da casa da moeda se temos o “escambo”. E na emissão de passaportes se temos 17 mil KM de fronteiras…..
Só faltam privatizar as forças armadas, agora sei porque tem tanta gente guardando dólar e ouro debaixo do colchão, sobreviventes da segunda guerra pelo mundo afora é que digam..
http://g1.globo.com/economia/noticia/em-meio-a-crise-governo-fortalece-programa-de-parcerias-e-quer-privatizar-casa-da-moeda.ghtml
Será que se venderem a Casa da Moeda para uma empresa norte americana ela passa a imprimir dólares?
Acho difícil mas poderá comprar ações dela na NYSE pelo menos.
Garoto propaganda da Sofisa informa
LCA 3 meses 90% de volta
Vai perder?
tem uns lcas e lcis que tb valem a pena ficar de olho, creio. São aqueles com carência curta. O vencimento é longo, mas a carência muitas vezes tb se da em poucos meses e por isso pode ser uma boa para quem quiser ficar com o $$$ livre para voar mas compromissado enquanto nao aparece boas oportunidades.
Mais um inacreditável CVR do Incrível H-Bolha.
Um amigo (padrinho de casamento) resolveu trocar de apartamento e pelo jeito está comprando uma apartamento mais próximo do trampo dele, maior e tal. O cara ganha bem pacarai.
Colocou o dele à venda na Praça da Arvore, z sul de SP. Bairro legalzin, não chega ser uma V Mariana, mas quebra o galho.
Esse apê tem cerca de 90m2, design anos 2003, ainda antes da moda das varandas com churrasqueira.
O tamanho não é o que eu queria, pra mim seria melhor um de 120 m2 com varanda gurmê metida a besta, mas tem lá suas vantagens, principalmente por que tem 3 vagas de garagem demarcadas. Se o preço fosse bom, eu até arriscava. Compra de amigo, já eliminaríamos o corvetor…
A mulher dele deu uma “comentada” com a Mulher-Bolha e perguntou se não estávamos interessados… eles já estavam anunciando há 6 meses e nada de interessados.
A M-Bolha disse que até poderia ser, ia comentar comigo. Vai que o preço interessasse…
Acabou de chegar o preço pelo Whatzap: 900 mil Temers!!!! 10k o metro!!! POR QUE SERÁ que não conseguiram sequer propostas no apê, hein?
Na boa, esse preço é uns 10% ACIMA do preço-fantasia dos anos 2013-2014!! Achei até que tinha erro de digitação…
Estamos fazendo o possível pra não dar uma resposta que deixe o casal “xatiadu”. Queremos deixar eles pensando que o apartamento deles “vale” o que eles acham.
Acho que a melhor coisa é fazer de conta que não vimos e nem tocar mais no assunto.
Melhor maneira de não ofender é o argumento ‘ad pauper’. Apele para a pobreza. Diga que infelizmente não tem nem economias para entrada e nem renda para arcar com a parcelinha. Aí fica tudo certo.
O Incrivel Homem-Bolha
Para você mostrar para o seu amigo
1) A diferença típica entre o VALOR OFERTADO no fipezap e o VALOR CONCRETIZADO é de 28%, mas no hell de janeiro já está em 35,8%
https://www.ibrafi.org.br/2017/05/taxa-de-vacancia-para-locacao-bate-recorde-no-mes-de-marco/
2) Um apartamento com estas características, nesta região da cidade, está com o VALOR OFERTADO no FIPEZAP de R$ 5.391/m2
3) Em janeiro de 2008, neste local o m2 estava R$ 2.043, que atualizando pelo IGPM daria hoje R$ 3.509
4) O valor médio de aluguel deste tipo de imóvel, neste bairro, é de R$ 23/m2, que multiplicando por 150 resultaria em R$ 3.450/m2
4) Se aplicarmos um “desconto” de 28% aos R$ 5.391 do anunciado pelo FIPEZAP, resultaria em R$ 3.881 / m2, que é bem próximo aos R$ 3.509 do atualizado pelo IGPM, e se considerarmos que o FatorX de 150 está entre estes dois valores, temos 3 fontes diferentes indicando uma boa correlação para estimar o VALOR JUSTO atual R$ 3.450/m2
5) A conclusão é que seu amigo precisará reduzir de R$ 10.000/m2 para R$ R$ 3.450/m2 para conseguir vender este imóvel, ou seja, um “desconto” de 65,5%
segue o detalhe da origem deste 28% de “desconto” do valor anunciado pelo FIPEZAP
Ué, thiago_fm voltou?
KKKK
Só usei uma fonte dele para corroborar com reportagens que demonstram a diferença entre o VALOR ANUNCIADO e o VALOR CONCRETIZADO
saúde não é praça da arvore, ainda mais se for o bairro chacara inglesa, ali deu mais de 10k numa época
O Incrivel Homem-Bolha
Cometi um erro de tipologia, estes cálculos que fiz foram para uma casa e não para um apartamento de cerca de 100 m2 na praça da árvore.
Corrigindo então
1) Valor fipezap atual = R$ 8.716/m2
2) Negociando com 28% de desconto = R$ 6.275/m2
3) Negociando com 35% de desconto = R$ 5.665/m2
3) Valor em janeiro de 2008 = R$ 2.613/m2
4) Corrigindo pelo IGPM = R$ 4.488/m2
5) Valor para aluguel = R$ 31,7/m2
6) Aluguel X 150 = R$ 4.755
7) Média (6.275 + 5.665 + 4.488 + 4.755 ) / 4 = R$ 5.295 / m2
8) Dos R$ 10.000/m2 para R$ 5.295/m2 é necessário uma redução de 47,05%
https://www.zapimoveis.com.br/oferta/venda+apartamento+3-quartos+pc-da-arvore+zona-sul+sao-paulo+sp+104m2+RS765000/ID-14951049/?paginaoferta=2
César obrigado por todas as explicações! Concordo que o apto do cara estaria PRA LÁ de bem vendido por uns 600k (eu pensaria 10 vezes antes de fechar por esse preço), mas o caso não é esse. SABEMOS que o apê não vale o que “sugeriram” pra nós, mas o casal é amigo mesmo, gente boa, e não queremos estragar a amizade “sugerindo de volta” que eles não conseguirão esse preço NEM EM SONHO. Pra falar a verdade não conseguiriam esse preço nem no AUGE DA BOLHA. Sabe como é Bricklover, ele é muito apegado com os tijolos mágicos dele, relação de amor mesmo. Podem tomar como ofensa…
Vou na do amigo acima que sugeriu o argumento “ad pauper” e vou temperar com um “ad locus”, que a localização não me interessa e tal.
O argumento de pobreza é bom demais, ainda vai deixar o cara “se sentindo” muito foda e por cima, achando que eu sou um fudido.
Perfeito.
OFF
Pra mim o anúncio das privatizaçoes foi mais uma notícia desesperada para agradar o “mercado” e tapar buraco, sem estudos. Dentro da atual situação política e sabendo como o PMDB gosta de manter carguinhos nas estatais nao vejo nenhuma possibilidade delas acontecerem, principalmente aeroportos e eletrobras.
Alguem?
rogerio,
Sim, é por aí, mas talvez não literalmente.
Eles não vão conseguir fazer todas as privatizações “prometidas” até dezembro/2018.
A Eletrobrás, talvez façam, por toda a frustração absurda caso deem para trás na primeira e principal mencionada por eles. TALVEZ seja feito com alguma qualidade mínima e até atenda às “expectativas” de arrecadação do governo e a ganhos futuros de produtividade e resultados para a empresa, daqueles que são esperados pelo mercado.
Uma ou outra privatização a mais poderá ser feita dentro do padrão acima, mas acho que não vão passar de 4 ou 5 além da Eletrobrás.
Talvez, no DESESPERO, façam algo como outras 2 ou 3 privatizações a mais além das que constam acima, mas estas serão feitas de forma totalmente atabalhoada, com resultado financeiro para o governo muito menor do que o esperado, assim como os “ganhos” pós privatização.
O “restante”, que pela conta acima ainda serão dezenas de privatizações prometidas, NÃO SERÃO REALIZADAS, eles vão alegar que se elegerem o partido deles em 2018 eles continuam…
Detalhe que não farão demissão em massa e imediata de ex-funcionários públicos destas empresas atualmente estatais, como muitos SONHAM, simplesmente porque eles não enfrentarão uma forte reação pública contrária por parte destes eleitores que tem uma representatividade razoável nas eleições às vésperas das eleições (não são só os funcionários públicos, mas todos seus parentes, alguns amigos ou “beneficiários”, os “movimentos sociais”, etc.).
É FATO que os resultados totais ficarão MUITO AQUÉM do prometido pelo governo, assim como ficaram muito aquém os resultados quanto a repatriação em 2017, a “expectativa” quanto à velocidade da “recuperação da economia e arrecadação”, a reoneração da folha de pagamento que traria bilhões de R$ para os cofres públicos ainda em 2017, a reforma da previdência que “com certeza” seria aprovada na íntegra ainda em 2017, a primeira expectativa de crescimento do PIB para 2017 que era de 1,6% (no final não chegará nem a 1/3 disto), os “efeitos positivos” das mudanças relacionadas a distratos, juros em queda, inflação baixa e seus impactos para o segmento imobiliário, etc, etc, etc…
Sem contar que estamos falando de TAPA-BURACOS, ações para cobrirem ROMBOS no orçamento federal. Só uma matemática básica: nas últimas semanas o governo anunciou aumento de R$ 50 BILHÕES nos ROMBOS previstos quanto à déficit fiscal para os anos de 2017 e 2017, “coincidentemente”, o montante PROMETIDO por estas dezenas de privatizações mirabolantes é próximo deste número, mais ou menos o que fizeram quando disseram que reduziriam as despesas públicas em R$ 42 BILHÕES e depois liberaram um montante próximo quanto a contas inativas do FGTS. O governo está o tempo inteiro equilibrando pratinhos e soltando notícias de “compensações” quanto a aumento de ROMBOS, sem resolver de verdade os problemas. O tamanho do DESEQUILÍBRIO nas contas públicas é MUITO MAIOR do que aquilo que consta acima e de novo, trabalhar com receitas NÃO RECORRENTES e PUXADINHOS, não resolve a causa raiz do problema, é apenas uma TENTATIVA de PEDALAR, muitas vezes baseada na DESINFORMAÇÃO e no otimismo UFANISTA, como já vimos em VÁRIAS ocasiões neste governo e no anterior.
Em outras palavras, apesar de uma INFINIDADE de promessas NÃO CUMPRIDAS até aqui, a única coisa realmente INCRÍVEL, é que ainda tem gente que consegue confiar CEGAMENTE nas promessas do governo, até neste blog!!!
O mercado está em trégua com o temeroso por causa do Meirelles e do Goldfajn. Eleito alguém que não prossiga as reformas, a coisa volta pro nível de 2015.
Louro José,
Quanto maior é o MUNDO DE FAZ DE CONTA, maior será a FRUSTRAÇÃO. Em outras palavras, quanto mais encherem a cara, maior será a ressaca depois.
A ressaca, se vier com as eleições alguém que NÃO faça as reformas necessárias (não seria continuidade exatamente, porque o que fizeram foi completamente inefetivo para combater os problemas reais), será sem dúvida muito maior e dependendo de qual a percepção quanto a isto durante o período eleitoral, a bomba dispara ainda em 2018, no entanto, dependendo do tamanho da inefetividade do governo quanto às PROMESSAS acima e mais a reforma da previdência, o rombo fiscal, o “crescimento” da economia, etc, pode ser que a ressaca venha ainda em 2018, mesmo SEM a ameaça de alguém que não fará as reformas necessárias e isto ocorreria, porque por mais que os tubarões, agências de risco e outros agentes queiram se fazer de completos IDIOTAS quanto ao mundo REAL, chega uma hora que não dá mais para pedalar…
CA
Não importe que entre 10 ou 100 bilhões no caixa do governo
Se ele usar este dinheiro para pagar despesas correntes, e não resultar em aumento de produtividade ou redução do custo-Brasil, somente vai estar colocando um band-aid em quem está sofrendo um infarto.
Qualquer aumento de receita temporária, que não é utilizada para reduzir as despesas (redução do custo de rolagem da dívida) ou aumento da arrecadação através do aumento da produção ou da produtividade, será como o que aconteceu no Hell de Janeiro, onde usaram os royalts para conceder aumentos salariais e de aposentadorias.
Cesar_DF,
Sim, concordo! É como naquele exemplo que você deu da família que vendeu o carro para pagar as dívidas, mas em seguida continuou com o mesmo montante de gastos e receitas, voltando a ficar super-endividada e sem o carro para vender… É o mesmo que sempre falo sobre os PUXADINHOS do governo com suas receitas não recorrentes.
Acho que vc está sendo até otimista demais. A Eletrobras não vejo nenhuma chance de ser privatizada em apenas 1 ano, acho que um ou outro aeroporto sim.
O pior que passando esta euforia das sardinhas, os tubarões do mercado sabem que quando o governo precisa privatizar pra tapar rombo é porque a coisa é muito séria.
Ainda acho que a única solução para o Brasil é a reforma tributária, mas uma de verdade, e que não seja sobre o consumo. Mas não existe vontade política de mudar o cenário, o caos financeiro do país é interessante para alguém.
rogerio,
Pô, uma das POUQUÍSSIMAS vezes que alguém por aqui achou que eu estava sendo otimista… kkkkk
Vamos ver no que vai dar, só acho que embora o governo plante muito UFANISMO, não pode ser 100% UTÓPICO, alguma coisa eles tem que entregar nem que seja no fórceps e eles sabem disto, senão os agentes envolvidos não vão nem conseguir continuar FINGINDO que acreditam…
rogerio, é privatização pra ingles ver
governo tem 51% da eletrobras, vai passar a ter 48%, vão vender só o controle e olhe lá que precisa ver se os demais cotistas não são tbm para-estatais como os fundos de pensão por exemplo, usados pra reestativar a VALE.
Sim o CA está certo, muita euforia por nada, mas que mesmo assim aponta um potencial muito grande, temos a crise sob controle pelos donos do BR.
“temos a crise sob controle pelos donos do BR.”
BINGO !!!
Para mim foi um jeito de desviar o assunto. Enquanto isso eles nos Motumbam na reforma política, distritão e por aí vai…
em 1km..
a galera não está voltando, mesmo o preço “baixando”… rua esvaziada de hoteis e moradores da nisso..
“Rua XV de Novembro, em Blumenau, tem 29 imóveis vagos”.
http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/08/rua-xv-de-novembro-em-blumenau-tem-29-imoveis-vagos-9878090.html
Um retrato do centro de qualquer cidade do país…
Loja fechada, abandono, placa de aluvende-se etc.
Triste demais
Aqui em Curitiba em um quarteirão nas imediações do Shopping Itália você vê mais lojas fechadas do que abertas, é placas de vende-se e aluga-se por toda parte, na região metropolitana e nos bairros onde funcionam os pequenos comércios a vacância é menor, está piorando, cada mês um pouquinho, cada dia um pouquinho, estamos sendo cozinhados banho-maria. E agora, quem poderá nos Salvar?
E dentro do shopping tália como é que tá?
Tem 20 anos que não entro, vou lá só para ver.
mudou
As mudanças na alienação fiduciária de imóvel
“citação por hora certa“. no vizinho, parente..
Valor mínimo para fins de venda em primeiro público leilão
cobrança da ocupação do devedor
https://jota.info/artigos/as-mudancas-na-alienacao-fiduciaria-de-imovel-22082017
,”Cobrança de taxa de ocupação do devedor fiduciante
A redação trazida pelo art. 37-A alterou, basicamente, a data pela qual incide a taxa de ocupação do imóvel, passando o marco inicial a ser aquele da consolidação da propriedade fiduciária no patrimônio do credor fiduciário, e não mais da alienação do imóvel em leilão.
Nota-se que o entendimento que vinha sendo aplicado pelo STJ[5] divergia em relação ao que preconiza a mudança trazida pela Lei 13.465/17. Nesse sentido, cabe lembrar que o STJ vinha negando a aplicação de taxa de ocupação em período anterior à alienação extrajudicial do imóvel, sob o fundamento de que a propriedade fiduciária e a propriedade plena se diferenciam. Nessa perspectiva, o argumento predominante indicava que a propriedade fiduciária se constituía em nome do credor fiduciário para o propósito exclusivo de satisfazer a dívida, motivo pelo qual o credor possuiria apenas os direitos de dispor e reaver o imóvel, e não de usá-lo ou fruí-lo.
Entendemos que a alteração legislativa tem a intenção de desencorajar o devedor fiduciante a permanecer no imóvel em caso de não purgação da mora e respectiva execução extrajudicial da dívida. Por consequência, tal incremento da dívida poderá refletir em um aumento significativo nos acordos para que os devedores desocupem os imóveis.”
Boa!
“Criptomoedas na aquisição de imóveis”
http://www.valor.com.br/legislacao/5092446/criptomoedas-na-aquisicao-de-imoveis
kkkkkk
“Número de novos imóveis para venda sobe 62% em Curitiba no 1º semestre”
oferta de mais de 10 mil imóveis em Curitiba e região..
https://www.bemparana.com.br/noticia/521937/numero-de-novos-imoveis-para-venda-sobe-62-em-curitiba-no-1o-semestre
compre djá, que vai subir (Frutinha amorinha, 2014)
estou vendo de camarote
😉
““No período, o maior crescimento se deu para os imóveis de padrão médio, com preço de R$ 400 mil a R$ 700 mil”
vai vender tudo !!! Pode confiar !!
10k imóvels numa região pequena. Não pode acabar bem
tem muito mais que isso
eu te garanto !
UÉÉÉÉ – Redução de novos empreendimentos faz cair o estoque de imóveis em Curitiba
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/reducao-de-novos-empreendimentos-faz-cair-o-estoque-de-imoveis-em-curitiba-90sc72ewr9c96r1jjkuz67yef
Bom dia, amiguinhos.
Essa notícia é ótima.
Bom dia !
e aí firme nos BTC?
😉
Tenho 0,4 bitcoin
boa !
eu achei que eram 5 BTC
eu recebi BTC como pagamento de dívida
kkkk
Agora eu to na dúvida se começo a fazer aportes mensais ou se espero um possível estouro pra voltar a comprar
desde julho não cai muito forte
tá com cara de estabilização
mas não sou entendido nesses movimentos de BTC
o que eu observei é que sempre corrigiu para cima muito forte
parece que os nerds se unem quando o preço cai
😉
Pessoal, alguém aqui usa easyinvest?
Comecei a usar recentemente mas tenho vários “probleminhas” com o site deles:
– Volta e meio clico e sai fora da sessão. Coisa de 1 minuto sem usar… As vezes fico 10 sem usar e continua, as vezes fico 1 sem usar e cai…
– 2ª vez apareceu um lançamento que não é pra mim (esses dias apareceu um deposito, que depois tiraram, sem aparecer nada nos extratos – nem do deposito nem do cancelamento do deposito). Agora apareceu 2 lançamentos, com valores baixos, “I.R.R.F. S/ RENDA FIXA 15/08/17” e “Juros S/ Tit. Tesouro Direto”, mas com certeza não é pra mim. Ainda não tiraram, hoje que apareceu, ontem não tava.
Me parece cheio de “bug” esse sistema deles.
sim… é cheio de bug sim….
mas sempre as escriturações dos investimentos tanto na CETIP como na BMF estão sempre corretos….
tente apagar os cookies e ver se não acessa mais de uma conta no mesmo navegador
eu administro 03 contas …. então as vezes dá rolo mesmo
Eu uso, mas como é pouco, não percebo esses problemas. No aplicativo também não.
a easynvest cresceu muito nos últimos anos, talvez a demanda esteja maior que a capacidade deles de manter estabilidade do sistema
isso nunca aconteceu comigo.
Confesso que não consegui entender a razão dessa MP que prevê que o motumbado permanece com a dívida depois do leilão, se o valor do leilão não for suficiente.
Afinal, se imóvel “nunca desvaloriza” e “quem compra terra não erra” e considerando ainda que em boa parte das aquisições existe o valor da entrada, qual seria o motivo pra restar valor a ser pago depois do leilão? 🙂
fazer mutreta nos balanços da carteira
Marcio,
Sobre a ironia no comentário, existe ainda uma outra situação “curiosa”, relacionada à regulamentação de distratos, que é análoga a esta da cobrança do “saldo” do leilão :
As construtoras demandam dos compradores multas elevadas nos distratos. Segundo as próprias construtoras, desistiram porque os preços dos imóveis caíram e os “malvados investidores” resolveram cancelar para não ficarem no prejuízo, mas estas próprias construtoras PROMETEM na venda do imóvel na planta, que o preço dos imóveis nunca cairá e comprar na planta é o melhor negócio do Mundo. Em outras palavras, as construtoras dizem que o preço nunca vai cair e depois exigem uma proteção adicional porque o preço está caindo?!
From_The_Tower,
Além de maquiarem o balanço para FAZEREM DE CONTA que o prejuízo não é tão elevado, isto também ajuda os bancos a se justificarem quando dizem que fazer empréstimo imobiliário é um bom negócio e assim continuarem PEDALANDO.
Se fossem falar a verdade sobre o prejuízo do leilão, seriam OBRIGADOS a reverem o valor das garantias existentes e reconhecerem prejuízos totais MUITO maiores, além disto, outra consequência seria ter que aumentarem as restrições ao crédito imobiliário, o juros cobrado e por fim, mudarem o discurso reconhecendo que não é um negócio tão bom assim.
Ocorre que a combinação acima seria FATAL para a bolha imobiliária, que ficaria muito mais visível e faria com que o efeito manada fosse inevitável….
Leo, comprado no começo do dia … para fazer uma gordurinha e venda no 52
levei até o 42 ! acho que vai pro 30 !
Aterriza dólar !
Estou zerado em dólar
É bom ficar atento porque estamos em trégua na economia. Se o próximo eleito não prosseguir com as reformas tudo volta a ser como em 2015.
sempre alerta
eu olho todos os dias !
Hoje foi lindo o dólar..
Ganhei uns trocados
Não tá fácil pra ninguém mesmo.
SP cria fundo para repassar 267 imóveis com valor total de R$ 1 bi após vendas empacarem
Estratégia do governo estadual é contratar operador imobiliário que vai negociar propriedades no interior, litoral e capital após tentativa de venda direta dar poucos resultados
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/sp-cria-fundo-para-repassar-267-imoveis-com-valor-total-de-r-1-bi-apos-vendas-empacarem.ghtml
comentário no ILISP no FB
o cara falando que é péssima ideia privatizar a Casa da Moeda pois é um setor estratégico que cuida da política monetária do país
HUAHUAUHAHUAHUAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA !
Nossa, tá perdido, kkkkkkkkkkkkk
esquerdista repete feito papagaio essa palavra estratégico, kkkk
existe uma casa da moeda na austrria que fabrica umas 40 moedas pelo mundo
é a tendencia
ano passado já tinha postado por aqui que a “crise imobiliária anda feia” mas que a arrecadação de ITBI (imposto pago nas compras e vendas de imóveis), em porto alegre, por exemplo, não apresentava tombos, antes pelo contrário.
Ou seja, havia MUITOS negócios imobiliários e a arrecadação de ITBI era persistente.
Explicações de uns que eram entregas de compras na planta, etc..etc…
não me convenci muito, pois também tinha a impressão que a coisa andava feia mas ainda estavam saindo MUITOS negócios.
Agora, a partir de abr/2017 VEIO O TOMBO…….. olhem abaixo
Receita
ITBI Jun-16 24,2 Jul/17 18,4 -5,8 -24,1%
ITBI Mai-16 24,4 Mai/17 18,2 -6,2 -25,4%
ITBI Abr-16 23,1 Abr/17 16,8 -6,4 -27,6%
ITBI Mar-16 20,4 Mar/17 19,3 -1,1 -5,5%
ITBI Jan/16 17,9 Jan/17 16,7 -1,2 -6,6%
agora, se faz (isso sem inflação) 25% menos valores de negócios imobiliários em relação ao ano anterior….
mas ainda esperava (pela minha sensação) um tombo maior…
e isso que 70% das transações envolvem crédito imobiliário
imagina o dia que der merda mais forte nos balanços dos bancos
comentário:
isso que na nossa bolha foram construidos cerca de 6- 8milhoes de imóveis. isso deve dar menos de 2% do total de habitações. O estrago foi gigante só com esse pequeno número. (sem contar os abandonados, golpes, na planta, lotes, lajes)..
isso mostra realmente que a demanda . Nos eua eram mais de 1milhão de novas propriedades ao mes.
Isso mostra que a demanda era exagerada. Nos Eua o numero de proprietários chegou a 69% agora está a 63%. aqui era +75%.
o Itbi reflete o fingezap de 6 meses pra trás, há todo um processo entre um e outro
ademais, comparando com SP, não subiu tanto, é de se esperar que a queda seja mais demorada, acho que em todo o sul é assim
O que o from e leo falam daí hoje eu vi aqui no bairro 2 anos atrás, eles vão acabar comprando se não esse, ano que vem
Tem link dos dados?
Muito bom!
no barco que afundou no norte morreram 19 pessoas até agora
e no barco que afundou na bahia hoje foram 22 até agora.. em cerca de 129 pessoas… mortalidade de +10%, banania afundando na mortalidade..
é muita mentira pra um relatório só CEF 2016
http://www.caixa.gov.br/Downloads/caixa-demonstrativo-financeiro/Apresentacao_Resultados_2016.pdf
quase 60% do que tem pra cobrar é habitacional e desde 2015 o patamar de inadimplência foi o menor registrado.
então nem teve crise no Brasil, isso é tudo armação dos yankees
KKKKKK
Não sei se dou mais risada das mentiras da Caixa ou do olhar sensual do cachorro zoeiro
Sabem
A CEF deveria dar um treinamento para todos estes empresários
Enquanto o índice de inadimplência do mercado disparava, o dela caia! kkkkk
Tirando a ironia de lado, tenho um CVR para explicar este fenômeno.
Amiga deixou estourar o cheque especial com limite de R$ 1.500 na CEF Ficou quase 2 anos assim, quando foi ver tinha 10K a pagar.
A CEF fez 2 propostas para quitar esta dívida:
1) Ela dividiria estes 10K em 60 parcelas sem juros, e o nome dela já ficaria limpo na praça e liberada para realizar mais negócios com a CEF
2) Ela pagaria a vista, com 80% de desconto, e seu nome ficaria limpo mas ela não poderia realizar negócios com a CEF por 3 anos.
Ela escolheu a segunda opção.
“Margarida 31 de julho de 2017 at 19:36
Leilão (colei esse mesmo aqui acho que em abril):
Apartamento – Chácara Klabin – São Paulo/SP
Situação: Imóvel ocupado
duplex (8º andar) c/ 3 vagas de garagem indeterminadas. Área útil 270,54m²
1) 26/04/2017
https://www.zukerman.com.br/apartamento-chacara-klabin-sao-paulo-sp-10588-108252
Lance Mínimo: R$ 826.000,00 (3053,15/ m2)
Leilão encerrado
Maior Lance:
R$ 0,00
Visualizações: 5013
2) 14/06/17
https://www.zukerman.com.br/apartamento-chacara-klabin-sao-paulo-sp-10801-108878
Lance Mínimo: R$ 767.000,00 (2835,07/ m2)
Leilão encerrado
Maior Lance:
R$ 0,00
Visualizações: 4442
3) 28/07/2017
https://www.zukerman.com.br/apartamento-chacara-klabin-sao-paulo-sp-11320-110922 (*Link não está funcionando, mas ontem, quando anotei, estava, e o número de visualizações era esse aí, por incrível que pareça)
Leilão encerrado
Lance Mínimo: R$ 708.000,00 (2616,98/ m2)
Maior Lance:
R$ 0,00
Visualizações: 39″
“Alienado para garantia de empréstimo em 2009. Avaliação do banco: R$ 330.000,00.
Alienado para garantia de empréstimo em 2010. Avaliação do banco: R$ 1.002.569,90.
Consolidação da propriedade (Bradesco) em 2014. Avaliação do banco: R$ 1.843,058,00.”
Lembram?
Hoje:
https://www.zukerman.com.br/apartamento-duplex-chacara-klabin-sao-paulo-sp-11479-111387
Lance mínimo: 579.000,00.
R$ 2140/ m2
Parece bom o imóvel, pela localização.
Aliás, vi agora:
Os débitos de IPTU e condomínio existentes até a data da venda, deverá ser apurado e pago pelo arrematante, sem direito a reembolso (valor aproximado R$ 70.000,00 atualizado até agosto/2017).
Que prejuízo.
Ah mais R$ 70.000 será troco de pinga perto da valorização de 30% ao ano!!!
#SQN
imoveis que até ontem valiam mais de 1 milho grandão
e o cara não consegue nem quitar um onix 1.0 de impostos,
ué? fernando?
1,8 milhão em 2014.
chacara klabin é a parte nobre da região, vizinha rica da vila mariana, já tem Metro
Itajai:
A Pretobras vai fechar em Itajai… detalhe isso representa somente apenas 16% dos impostos da cidade… kkkk agora vai..kkkk
o predio reformado tem 3 anos e custou mais de 1milhao…quem vai alugar… hahaha.
Não aluga. Não tem no Brasil empresas desse porte operando mais. Ainda mais em cidades do interior.
O destino no longo prazo desses prédios abandonados é demolição mesmo.
Ardência pura !
Vishe aí quebrar a cidade.
Violência aumentando, comércio fechando as portas,etc.
Banania não é para amadores
o outro predio que ela ocupava está vazio até hoje.. 4 ou 5 anos depois!!.. o cara deve estar sonhando com o aluguel antigo.
Galera, alguém tem experiência sobre casas pré-moldadas em concreto? Parece que sai muito mais barato que a alvenaria comum. Queria saber sobre segurança, se vale a pena, etc.
a única experiência que eu tenho é com a laje pré-moldada
para fazer obras com mais de 01 pavimento
tô vendo na Internet agora
tem as com as lajes e depois completa com alvenaria ou bloco leve
e tem as de parede pronta mesmo… içadas com guindaste
ideal era visitar uma loja disso
isolamento termico acustico ruim
o que vc economiza em pedreiro vc vai gastar em acabamentos técnicos
bom pra EUA, ruim pra países onde maodeobra é barata, precisa fazer as contas aí do seu local. a principio não vale a pena
E aquelas steel-frame, muito utilizada nos EEUU? será que é uma boa? parece ser bem mais rápida a construção
O CUSTO BRASIL DOS IMÓVEIS VAGOS
É provável que existam atualmente 12 milhões de imóveis desocupados pelo Brasil
Calculando quanto custaria isso
Se cada imóvel tiver 60 m2 e um valor de 2K/m2, são 1,44 trilhão de reais PARADOS
Se fosse aplicado, com uma taxa de juros real de 6% ao ano, teríamos 86,4 bilhões ao ano de custo de oportunidade
Depreciação, que é tipicamente de 2% ao ano, são 28,8 bilhões que vão para o ralo todo ano.
Vamos supor que 25% sejam em apartamentos, com um custo mensal de condomínio de R$ 10/m2, são mais 7.2 bilhões por ano
Alguém deve estar pagando o IPTU deste imóvel desocupado, a apenas 1% de IPTU são mais 14.4 bilhões por ano.
Então temos ( 86,4 + 28,8 + 7,2 + 14,4 ) = 136,8 bilhões que os “investidores” estão empobrecendo por ano.
Mas existe um outro fator: A DESVALORIZAÇÃO REAL DO IMÓVEL
Supondo que os imóveis esteja desvalorizando 10% AA, são mais 144 bilhões de reais.
No total, os felizes “investidores” estão perdendo, seguramente, 280.8 bilhões de reais por ano.
E isto olhando apenas para o universo dos imóveis vagos.
Reservado
é aquele lugar do banheiro que vc usa pra cagar
Pessoal… não tem bolha não , podi confiá (sic)
Apê em Cascavel – PR
https://www.zukerman.com.br/apartamento-centro-cascavel-pr-11310-110892?utm_source=newsletter&utm_medium=mkt
1.400,00 o metro quadrado
157k em leilão
nas imobiliárias os apês do prédio estão anunciados por 420k
HSBC arrematou em 2009
mas tem rolo na justiça local
Leilão de apartamento de 222 m2 em Curitiba com 58,7% de “desconto”
1° praça por 1.44KK (6.5K/m2) – https://www.gpleiloes.com.br/index.php?home=1&pg=leilao&idleilao=1249
2° praça por 594K (2.7K/m2) – https://www.gpleiloes.com.br/index.php?home=1&pg=leilao&idleilao=1250
todo mundo tem 850k no colchão de casa
😉
Apartamento duplex c/ 5 dorm. (2 suites), c/ 3 vagas indeterminadas. Área útil 275,82m em São Paulo
R$ 839K (3.0K/m2) – https://www.zukerman.com.br/apartamento-duplex-analia-franco-sao-paulo-sp-11479-111384
isso mesmo
higienopolis chovendo oferta a 3k em leilão, muitas mesmo
apartamentos de luxo velhos com condo alto, higienopolis é um bairro em processo de abandono seguindo o que aconteceu na champs eliseios, santa cecilia, republica, e tudo mais ali em volta, sendo tomados pela cracolandia e profissionais do entretenimento sexual de todo o tipo, é uma região bem democrática, até pelas faculdades ali em volta
3k em baixa higienopolis ainda é muito, dali sairão casos de quedas de 100%, na parte alta ou virada pro pacaembu ou perto da angelica, paulista ainda dá jogo.
Apartamento de 155 m2 no Grajaú – RJ
https://www.zukerman.com.br/apartamento-grajau-rio-de-janeiro-rj-11427-111159
1º Leilão R$ 877.253,72
2º Leilão: R$ 312.551,09
Desconto de 64,3%
RJTV hoje foi na casa de uma senhora no Grajaú mostrar que o IPTU vai aumentar e ela reclamando do valor antigo que já estava alto, segundo a própria, por ser área de risco.
Apartamento de 59 m2 em Santa Cruz – Rj
Rua Dom Pedro I, 73
Banco Bradesco S/A Banco Bradesco S/A
1º Leilão:R$ 450.025,85
2º Leilão:R$ 123.000,00
Descontinho de 72,7%
é gópi !
😉
voltando à realidade
3k /m² é uma média razoável para os bairros nobres tradicionais de SP.
Fernando comemorava os 5k da vilamariana, que já era queda de 50%, calma lá meu filho, ainda vai pra 2,5 tranquilamente, isso nos novos, os velhos com condo de 2 paus, vai a 1k, ou até ZERO.
Lucas
No Noroeste – DF, que já foi vendido por 13K/m2 em 2011, que seria 18K/m2 hoje pelo IGPM
Hoje se encontra facilmente por 8-9K/m2, mas eu acho que ainda vai chegar a 5K/m2
http://www.wimoveis.com.br/apartamentos-venda-noroeste-brasilia-4-quartos-ordem-precio-m2-menor.html
13k na média né, se for desses modernosos com xoxoteca e area gumê era 15k em, 2012 eu lembro muito bem disto e da tia KY.
uma vez o festa no ap me criticou se o fingezap erra na queda, ele errou na subida
– CORRETO
ai o festa no ap concluiu que eu sou um idiota que na verdade imovel nunca esteve lá no alto portanto não existe bolha
– ERRADO, realmente o fingezap se atrasou em indetificar o auge, tanto no tempo quanto na magnitude, o fingezap deu em 2012/13 o que na verdade aconteceu em 2010/11/12, por metodologia a média abate o topo, corta anto a cauda positiva quanto a cauda negativa, que veriamos bem se eles divulgassem mediana (bastaria alterar 2 letras na formula automatica)
lemboro bem a tia KY ainda prometia 20k em em 2013 ou 14 30% ao ano
desses graficos aí ué? não ia recuperar assim que o juros baixasse???
kkkk, vaia contecer o contrario, juros baixo vai causar euforia na bolsa, vão acelerar as vendas no imob pra se motumbarem na bolsa
INFORMAÇAO É PODER
CVR off
conforme previ efeito manada na Bolsa e no cambio
calma CA, não estou falando que do dia pra noite meiduzia de discursos resolveram todos os problemas.
PMJ em valor de face disparando
A bolsa em efeito manada vai sugar os investidores de imóveis na corrida, a bolsa vai ajudar a tornar mais visível a irrealidade de preços imobiliarios.
“vai melhorar antes de piorar”
privatização pra ingles ver
governo central tem 51% da eletrobras, vai ficar com 48%, passar o controle, mas não sabemos das demais para-estatais, quantos % eles tem.
fundos de pensão foram usados para reestatizar a Vale, ou seja o diabo, denovo, mora nos detalhes.
Mas serviu para dar grande efeito nas manhcetes de jornal explodir a euforia, pra vcs verem o potencial que esse país tem, o pdoer que os donos do BR tem em manobrar a situação, eles precisam urgente fazer caixa pra cobrir o rombo da bolha, quem vai apgar é o povo, e o PMJ é apenas um alento, a gente ganha por um lado mas perde por outro, não será ainda desta vez que iremos entrar pro clube deles, mas só de empatar esse jogo estaos melhor que 99% da população, aquela coisa, vc não precisa correr mais que o leão, basta correr mais que os outros.
Mais ou menos… quando passa de 51% para 48% a a estatal deixa de ser estatal e seus funcionários não são mais estatutários. É uma forma de reduzir o funcionalismo público das empresas de capital misto.
O BB tem 49% do BV exatamente por causa disso.
BB = Banco do Brasil, BV = Banco Votorantim.
e os “meus direitos adquiridos”?
e o “setor estratégico”?
kkkk
é pouco mas é gostoso ver o esperneio desses grandes cabides né
pena que é apenasa troca dum esquema por outro, duvido se não vai ter BNDES pagando, indenizaçao a rodo, e conta de luz subindo.
Os funcionários da Eletrobras são celetistas, não são estatutários.
Estatutário é no poder Legislativo e Judiciário. No Executivo os estatutários são basicamente os funcionários dos Ministérios e de hospitais públicos.
Agora resta saber se com essa privatização a lei dos concursos vai parar de valer. Se não for preciso concurso para a Eletrobras após a privatização, anote aí: vai ser a farra do cabide de emprego.
OFF DO OFF
vcs me emprestam o blog pra fazer uma daquelas minhas terapias de expulsar demonios??
comlicença de alugar o ouvido de vcs
é sobre o assunto da professora de indaial
Como vcs sabem viemos eu e familia da pobreza, mas vou contar outro detalhe que nunca falei antes que vai explicar muita coisa
Ambos os meus pais são (foram) professores, ensinaram a vida inteira, mais que isso fizeram do conhecimento uma arma
Mas isso eles são de antes da grande reforma de 71 do Medici que detonou o ensino no BR, medici como vcs sabem a mando de interesses internacionais do escudo vermelho, idiotizou o ensino (mas isso é papo pra outra hora) quando professores eram valorizados, a unica profissão que não precisa se curvar perante os Reis, na época ganhava-se não tão mal.
Desta herança aprendi a respeitar um professor de forma absoluta, mesmo que ele esteja errado, ele é autoridade maxiam igual o capitáo dum navio, um superior militar, ou o juiz dum jogo de rugby, a unica resposta aceitável para um professor é sim senhor, nada mais importa. Quando no auge da familai nos anos 70 cheguei a ter aulas no exterior, onde isso era ainda mais levado a sério. Ainda mais se estiverem errados, é facil obedecer quando concordamos, duro é obedecer quando estiverem errados, se é algo extremo que atenta com seus principios, apenas peça licença e vá embora, é o max que se pode reagir.
Se o professor comete um crime, senhores, isso é problema dele com a policia, em sala de aula, nada mais importa, não há ironia, sarcasmo, ou voltas de raciocinio que vão me fazer mudar de idéia, se é bem feito, se mereceu, se colheu o que plantou, tudo isto me causa asco, nojo do profundo de minha alma só porque atenta contra algo que considero sagrado, o respeito. 2 erros não farão um acerto. Se vcs tem diferenças, que bom que tenham, concordo com todas elas, que as resolvam apos o sino, usem todas as armas que puderem, TODAS, mas tocou o sino, senta, cala a boca, e abaixa a orelha.
Aquele soco me doeu na alma dum jeito quase pessoal, todo o resto que vi fazerem deste assunto me fez chorar, já vi muita coisa ruim pela netosfera, essa no caso foi uma das que mais me tocaram. Grato por me permitirem o desabafo, se gostaram da liçao que aprendi dos meus, favor as repassem aos seus.
TOPICO NOVO
Meu apto
400K para venda e 1.2K para aluguel = 333X ou 0,3% ao mês
De acordo com a própria calculadora do FIPEZAP, o valor de venda teria que cair pelo menos pela metade para valer a pena adquirir (166X)
Como é feito o cálculo?
Para fazer as contas, a calculadora computa em cada instante de tempo qual é o valor efetivamente gasto tanto na opção de compra quanto na opção do aluguel. Após feito esse cálculo, encontramos qual é o valor de aluguel do imóvel que iguala esses dois gastos em valor presente.
A conta é complexa do ponto de vista financeiro. Para facilitar, fizemos algumas hipóteses sobre variáveis difíceis de prever. Nas contas, imaginamos que a variação do preço dos imóveis para venda e para locação será de 6% ao ano durante todo o período considerado. Além disso, fizemos uma hipótese de que o imóvel se deprecia a uma taxa constante de 1% ao ano (o que equivale a dizer que você deve gastar em torno de 1% do valor do imóvel por ano com a manutenção do imóvel).