Venda de imóvel no acumulado do ano atinge menor patamar desde 2004 – G1

De janeiro a maio, as vendas caíram 27,9% sobre 2015 e chegaram a 5.097 unidades. Em maio, a venda de imóveis novos somou 1.059 unidades – uma queda de 50,7% em relação ao mesmo período de 2015. Já na comparação com abril, o recuo foi de 10,4%. Segundo o Secovi, a média dos acumulados de janeiro a maio dos anos de 2004 a 2015 é de 10,5 mil unidades.

“A expectativa é que o mercado imobiliário tenha alcançado o ponto mais baixo. Agora, diante das perspectivas de melhoria implantadas pelo novo governo federal, percebemos a retomada gradativa da confiança dos consumidores e empresários”, disse em nota o presidente do Secovi, Flavio Amary.

Matéria completa em http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/venda-de-imovel-no-acumulado-do-ano-atinge-menor-patamar-desde-2004.html

5+

You may also like...

Comments
  • CA 14 de julho de 2016 at 21:54

    Sobre o tópico e respondendo a questão colocada sobre Azufre no anterior:

    É óbvio que ainda não estamos no fundo do poço quanto a lançamentos e vendas, até porque não existe nenhuma expectativa concreta de melhora, ao contrário da DESINFORMAÇÃO que tentam plantar.

    Os preços continuam fora da realidade de renda, aliás está distorção só está piorando com a contínua queda na renda real, acompanhada por um estrangulamento mais intenso no crédito.

    Em São Paulo a pantomima se mantém com lançamentos aumentando de vez em quando, como neste último mês, exclusivamente para fazer com que as vendas FALSAS na planta disparem, SIMULANDO uma recuperação na velocidade de vendas (pega-trouxa).

    Sem contar que o estoque continua superior a 18 meses de vendas, o que é algo absolutamente ANORMAL e eles como SEMPRE “esquecem” de dizer que este estoque do SECOVI SP não inclui imóveis com mais de 36 meses e são exatamente estes que veem a sua quantidade disparando em função dos distratos crescentes.

    46+
    • Cajuzinha 14 de julho de 2016 at 23:04


      Para este ano, a tendência é só aumentar esse número, já que são muitos os motivos que levam à devolução e quando isso ocorre se estabelece o pânico por parte de quem acreditou no sonho de comprar uma casa ou apartamento, já que se entende que perderá um grande montante de valor investido.”

      http://www.brasil247.com/pt/247/seudinheiro/243972/4-orientações-para-quem-precisa-devolver-imóvel.htm

      14+
  • Labar 14 de julho de 2016 at 22:35

    CA,

    Essas vendas falsas são quando a construtora lança e “vende” tudo pra laranja? Que então “revende” pros consumidores finais/investitrouxas?

    13+
    • CA 15 de julho de 2016 at 08:08

      Labar,

      Vendas FALSAS na planta são feitas para compradores que não tem a menor condição de adquirir o crédito imobiliário na entrega do imóvel. São vendas para famílias que não possuem renda suficiente para ter o crédito aprovado pelo banco, mas que durante a construção, conseguem pagar as “parcelinhas” para construtoras.

      Por que as construtoras aumentam lançamentos, como aconteceu no último mês em São Paulo, quando a total distorção entre oferta e procura é absurda e não para de crescer? Seria como uma montadora vendo os pátios cheios, decidisse aumentar a produção de veículos ao invés de dar férias coletivas, Lay-off, PDV, PPE, fazer demissões em larga escala, fechar unidades fabris, etc, ou seja, super-estoques forçam reduções drásticas na produção, como vemos as montadoras fazendo e elas nem tem uma distorção gigantesca entre estoque e vendas como as construtoras tem, qual o sentido das construtoras de tempos em tempos aumentarem lançamentos quando a desproporção entre estoque e vendas é recorde e os distratos não param de crescer, alimentando assim os estoques sem nem mesmo precisarem de lançamentos?

      O motivo é que ao lançar, o comprador terá 36 meses para pagar para a construtora, até chegar o momento da entrega do imóvel e necessidade de fazer o financiamento junto ao banco. Ao diluir a entrada em 36 meses e manter a mesma em 20% do total do imóvel, as parcelas ficam baratas, cabem no orçamento dos incautos e eles caem neste golpe. Ao chegar no momento do financiamento, o crédito imobiliário é recusado, pois eles nunca tiveram renda suficiente para o mesmo e daí engordam as estatísticas dos distratos, com uma guerra entre a construtora e o comprador, onde a construtora tenta adiar ao máximo a devolução do dinheiro e devolver o mínimo possível.

      Por que as construtoras fazem isso? No começo, em 2008, era para SIMULAR super demanda, que fez com que os preços dos imóveis disparassem de forma completamente anormal. Nos últimos anos, elas tem feito isso para SIMULAR que a queda nas vendas não tem sido tão grande e assim tentar conter uma queda maior nos preços.

      Outra vertente das vendas FALSAS na planta, foi a disparada nas vendas na planta para “investidores” que esperavam revender com lucro antes da entrega. Antes do inflar da bolha, representavam 10% das vendas e investiam pensando no longo prazo, com a bolha, passaram a representar 40% do total e fazerem uma mera especulação de curto prazo, com isso, também ajudaram a SIMULAR super-demanda, quando na realidade era apenas uma TRANSFERÊNCIA DE ESTOQUE para revendedores, onde em MUITOS casos, também viraram distrato na entrega porque o ágio esperado pelo revendedor se tornou inviável (ver diversos casos destes desde 2013 que coloquei como exemplos nos comentários do tópico anterior).

      Como as construtoras fazem as vendas FALSAS na planta? Vendendo imóveis sem exigir comprovação de renda, “esquecendo”de fazer uma simulação para ver se o crédito imobiliário poderá ser aprovado na entrega do imóvel, “esquecendo” de incluir o INCC que reajusta todo o saldo imóvel durante a construção na simulação de aprovação de crédito, prometendo que conhecem “jeitinhos” para aprovar o crédito mesmo sem ter renda para tal, atraindo investidores com uma infinidade de promessas falsas, etc…

      Leia o link abaixo com infográficos, facilita a compreensão do que consta acima:

      http://defendaseudinheiro.com.br/desmascarando-a-bolha-imobiliaria-no-brasil

      38+
      • thiaggoo 15 de julho de 2016 at 11:36

        Obrigado CA pela aula de vendas falsas, faz 5 meses que estou no fórum e quando lia sobre isso imaginava ser outra coisa. Agora faz todo sentido!

        Inclusive ano passado quando um corvo levou eu e a patroa pra ver um imóvel, fiz uma simulação no site da caixa e vi que nossa renda não suportaria o montante que sobraria para financiar. O corvo me falou que isso não era problema e que eu não me preocupasse com isso, pois ele ‘resolveria’.

        Ainda bem que não deu certo e o motumbo não me visitou.

        24+
  • Alemon Fritz 14 de julho de 2016 at 22:42

    em abril o estoque de 3 anos (13-16) era de 24.961 unidades *
    -vendendo 1.019 ao mês (média jan- maio) isso dá pra 24,5 meses!! (2,04anos)
    -se a média era 7,8mil ao mês nos últimos 10 anos, foram vendidos 1029milhão de imóveis em SP.
    Se 20% forem investidores teremos quase 200k imóveis na fila. (sem contar distratos etc)..

    Vendas e lançamentos de imóveis em São Paulo são as menores desde 2004 –
    http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/5152387/vendas-lancamentos-imoveis-sao-paulo-sao-menores-desde-2004

    14+
    • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 08:34

      vejam que a média de vendas caiu -87%, estão vendendo a 13% do ritmo do “Boom”
      Kbooom!

      9+
    • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 08:37

      Em Brasília são 100K imóveis vazios e estão sendo vendidos 250 por mês

      20+
      • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 08:56

        já é um recorde, vão levar só 33,333 anos pra vender tudo, (olha a metade do número cabalístico ae). dá pra ver motumbo por satélite

        17+
      • RC 15 de julho de 2016 at 09:31

        Cesar_DF, onde você consegue estas estatísticas?

        7+
        • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 10:44

          Boletim imobiliário do SECOVI-DF
          Relatório de arrecadação do ITBI da SEFAZ-DF
          Relatório de ocupação de domicílios do IBGE

          http://www.secovidf.com.br/novoportal/index.php/boletim-imobiliario/arquivos-2016
          http://www.metropoles.com/distrito-federal/economia-df/arrecadacao-do-gdf-com-impostos-aumenta-r-116-milhoes
          http://www.sidra.ibge.gov.br/
          http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php

          22+
  • Gute 14 de julho de 2016 at 23:13

    Alguém está contando quantas vezes já disseram que se chegou no ponto mais baixo?

    28+
    • wing 14 de julho de 2016 at 23:52

      É pq ainda não chegou!

      25+
  • Seguidor do Bolha BH 15 de julho de 2016 at 08:02

    Brasileiros endinheirados migram para os EUA com mala, cuia e bilhões de reais
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/brasileiros-endinheirados-migram-para-os-eua-com-mala-cuia-e-bilh%C3%B5es-de-reais-1.398212

    8+
  • Seguidor do Bolha BH 15 de julho de 2016 at 08:15

    Finge Zap
    Preços de novos aluguéis têm queda real de 12,93% em 12 meses
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/precos-de-novos-alugueis-tem-queda-real-de-1293-em-12-meses.html

    5+
    • RC 15 de julho de 2016 at 09:30

      Manchete diferente, mesmo assunto.

      “Preço do aluguel cai 1,78% no primeiro semestre, maior queda em 9 anos”

      “RIO – Os preços de locação de imóveis acumularam queda de 1,78% no primeiro semestre, a maior em nove anos, segundo o índice FipeZap, que monitora os valores anunciados em 11 cidades brasileiras. No Rio de Janeiro, o recuo foi de 3,59% primeiros seis meses do ano frente ao mesmo período de 2015 – a maior entre as localidades pesquisadas. Além da capital fluminense, outras sete cidades tiveram queda nominal no valor do aluguel entre janeiro e junho.”

      http://www.oparana.com.br/noticia/preco-do-aluguel-cai-178-no-primeiro-semestre-maior-queda-em-9-anos/18392/

      http://oglobo.globo.com/economia/preco-do-aluguel-cai-178-no-primeiro-semestre-maior-queda-em-9-anos-19715728

      Se cai e é record na “FingeZap”, a coisa ta ficando feia.

      4+
      • Davy Jones 15 de julho de 2016 at 11:00

        Sério mesmo… tá difícil de eu querer comprar.

        5+
  • Seguidor do Bolha BH 15 de julho de 2016 at 08:17

    Sites e apps permitem compra de imóvel sem intermediação; mas tome cuidado
    http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/5311758/sites-apps-permitem-compra-imovel-sem-intermediacao-mas-tome-cuidado

    6+
  • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 08:18

    SIMULAÇÃO DO FATOR X (VENDA/ALUGUEL)

    Fiz algumas simulações numa planilha, para tentar descobrir o ponto de inflexão brasileiro no fator X na relação entre compra e aluguel, vão ai algumas conclusões.
    LUCAS, isto corrobora com o que temos falado.

    Cenário 1 (100X)
    É feita uma aplicação de 150K, isto renderá um juros, e será feito mensalmente um saque de R$ 1500 (100X) para pagar o aluguel.
    Pegando estes 150K e colocando numa aplicação que renda 1,0% ao mês, o saldo da aplicação nunca decairá.
    Numa aplicação com juros reais de 0,967%, o saldo desta aplicação estará zerado em 30 anos.

    Cenário 2 (150X)
    É feita uma aplicação de 150K, isto renderá um juros, e será feito mensalmente um saque de 1K (150X) para pagar o aluguel.
    Pegando estes 150K e colocando numa aplicação que renda 0,667% ao mês, o saldo da aplicação nunca decairá.
    Numa aplicação com juros reais de 0,58%, o saldo desta aplicação estará zerado em 30 anos.

    Cenário 3 (200X)
    É feita uma aplicação de 150K, isto renderá um juros, e será feito mensalmente um saque de R$ 750 (200X) para pagar o aluguel.
    Pegando estes 150K e colocando numa aplicação que renda 0,5% ao mês, o saldo da aplicação nunca decairá.
    Numa aplicação com juros reais de 0,36%, o saldo desta aplicação estará zerado em 30 anos.

    Nos cenários acima foram desconsiderados os seguintes fatores depreciadores do patrimônio:
    – Depreciação em função do tempo de uso
    – Custos de reparos
    – Taxas e impostos na compra
    – Custo de oportunidade
    – Baixa liquidez
    – Falta de flexibilidade em função de mudanças de trabalho ou de tamanho da família
    – Desvalorização do imóvel em virtude de queda na procura.
    – Problemas de partilha num eventual divórcio

    Conclusão
    Do ponto de vista exclusivamente financeiros, desconsiderando os fatores depreciadores, somente seria interessante a compra de um imóvel com um fator abaixo de 150X.
    Se formos considerar os fatores depreciadores, a compra somente se tornaria interessante próximo a 100X.
    Lembrando que até 2005 era usual um fator de 100X e hoje é possível encontrar disparates como 400X

    31+

    • chigo 15 de julho de 2016 at 09:39

      Me desculpe, mas esta comparação não me parece adequada. Como comparar coisas totalmente diferentes, já que mudou todas as variáveis? Se quer comparar o indice X, deve manter os juros iguais para todos os cenários. Alem disso juros reais acima de 0,5%a.m. não existem. Juros reais implicam em descontar não somente a inflação como o IR, pois já descontado na fonte;

      9+
      • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 09:58

        Chigo, o objetivo era verificar se seria possível pagar o aluguel com o rendimento de uma aplicação no valor do imóvel.
        Dá para evidenciar que a partir de um fator de 150X isto já seria possível.
        É muito difícil ponderar outros fatores que puxariam este X para baixo.
        – Para um jovem, a liberdade de mudar de endereço mais facilmente tem um peso alto.
        – Um imóvel antigo terá um custo de manutenção mais alto.
        – Para um comerciante ou empresário, prefere colocar seu dinheiro num ativo do que empacar o dinheiro num passivo (residência)

        11+
        • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 11:04

          Chigo, outra coisa, isto demonstra que, naquela época onde o aluguel era de 1%, valia a pena adquirir o imóvel.

          7+
          • Lucas 15 de julho de 2016 at 12:10

            Cesar, parabéns pelo raciocínio, vc fundamentou muito bem todas as simplificações

            achei genial mesmo

            a questão de considerar a inflação é absurda, pois imóvel é um papel que varia conforme leis do emrcado, tem nada a ver com inflação, ou pelo menos bem pouco, se não fosse imóvel nunca teria valorizado 300% acima da inflaçao, nunca teria dado lucro como investimento, inclsuvie vc pdoeria considerar uma deflação no imóvel, vc foi muito justo em zerar este efeito para o bem da segurança das contas, coisa que se fosse fazer co precisão vc deveria por uma deflação, já que aluguéis vem caindo faz tempo até o ze´ze cisticerco admite isso.

            Só não ver quem não quer, só não admite quem tem problemas freudianos nisso, leia-se, quem tá tomandoi uma motumbada gostosa por trás.

            Indop pra frente, estes percentuais que vc encontrou é na verdade o valor da função morar, eles podem estar abaixo ou acima do que paga o mercado, nas flutuações é que se faz bons investimentos, quando a função morar paga melhor que a grana no banco e a rentabilidade do aluguel está alta, melhor comprar, quando a função morar paga menos, e o aluguel está mais barato melhor deixar no banco. Isto tudo amarrado com a renda + subsídios, aí entraria numa certa complexidade desnecessária.

            O que importa é entender essa faixa do 100/200 que vc demonstrou matematicamente do ponto de vista financeiro.

            8+
            • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 13:24

              Exatamente Lucas
              De acordo com a variação da taxa real de juros, em um determinado momento poderá ser melhor alugar um imóvel (e aplicar o $$$) ou compra-lo, mas que, historicamente, variará entre 100 e 200 com tendência para concentrar-se em 150X.
              Da para constatar, por exemplo, que se os bancos estiverem pagando uma taxa de juros abaixo de 0,36% que valeria a pena comprar um imóvel 200X
              Hoje, onde eu moro, está 363X.

              Estou pensando em fazer o cálculo do fator X para perfil de investidor. já havia chutado que deveria ser de 80X, mas vou fazer o cálculo certo. e para isso vou considerar
              27,5% de IR
              10% de taxa administrativa
              2% de depreciação do bem
              5% de vacância
              0,5% de juros real ao mês
              Desconfio que somente será rentável para o investidor que comprou um terreno não bolhudo, construiu por conta própria, e o fez numa área com tendência de valorização, onde num primeiro momento havia pouca procura em função da má infraestrutura e posteriormente foi melhorando, com isso objetivando neutralizar a depreciação através de uma valorização real do local.

              10+
            • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 13:32

              Lucas
              Como exemplo temos a calculadora de “Compra vs. Aluguel” do FIPEZAP
              Entrando com o valor que tentam vender meu apartamento, indica que compensa mais alugar se estiver abaixo de 3K, porém eu pago 1.1K atualmente.
              Meu fator X está em 363

              9+
              • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 13:32

                http://widget.zapimoveis.com.br/

                4+
              • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 13:37

                Por regrinha de 3, pegando estes 3K sugeridos pela calculadora FipeZap DIVIDINDO por 363 e MULTIPLICANDO por 150X, chegamos ao valor de R$ 1.239 e como eu pago R$ 1.100 e mês que vêm é do reajusto, minha fórmula e a da calculadora FipeZap bateram perfeitamente.
                Ou seja, por traz da calculadora FipeZap existe o fator 150X.

                9+

                • Lucas 18 de julho de 2016 at 12:58

                  Cesar DF
                  essa faixa empírica do 100/200 rodei imobiliarias do plante inteiro, desde países esquisitos como thailandia, outros aprecidos como o nosso tipo méxico, e os do primeiro mundo, dificilmente sai dessa faixa, em condições normais, exceto crises e bolhas.

                  2+
            • gmlinux 15 de julho de 2016 at 18:06

              tenho investimento a 0,9 descontado o IR, com correlação alta com mercado imobiliário, com o objetivo de que o principal acompanhe os movimentos deste mercado, facilitando “desprezar” o efeito da inflação.

              A conta é simples, mesmo que goste de imóveis, existem outros investimemtos mais rentáveis, e mesmo para morar, é possível usar a rentabilidade e morar no imóvel que compraria a vista.

              Agora, se o cara é um maluco que paga aluguel para banco, ai caga duas vezes, adquire um patrimônio caro e ainda paga um aluguel, que é a conta que se pode fazer olhando a prestação, a parte que abate saldo adquire patrimônio, os juros são o aluguel que se paga aos bancos…

              6+
              • Lucas 18 de julho de 2016 at 12:57

                se a pessoa mora em imóvel próprio é comose ela tivesse que pagar aluguel para ela mesma
                se o aluguel vale nada, ela se paga a si mesma nada, ou seja não compensou comprar

                2+
  • Davy Jones 15 de julho de 2016 at 08:33

    Todos os dias vejo jornalista dizer que agora vai, que a retomada começou, que ao menor sinal de algum número que ficou menos ruim já acha que o Brasil voltará a farra promovida pela China em tempos atrás. Como assim? Tão achando que basta dizer pra si mesmo que tudo mudou que tudo muda? Essa autoindulgência, esse autoengano brasileiro é que não nos leva a outro patamar de desenvolvimento. Ficamos patinando em nossas mentiras, num otimismo bobo… não se trata de ser negativo, trata-se de encarar o problema de frente.

    http://www.valor.com.br/brasil/4635669/indicadores-apontam-para-mais-um-trimestre-de-queda-do-pib

    25+
    • Labar 15 de julho de 2016 at 09:55

      Também acho isso engraçado. Se de repente a padaria da esquina vende 1000 pães ao invés de 990 no mês aparece um monte de “especialista” dizendo que a economia tá dando sinais de reaquecimento e que agora vai! Vai…

      13+
  • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 09:11

    ANP autoriza Petrobras a parar produção em 14 concessões
    Suspensão poderá chegar a um ano, diante de inviabilidade econômica.
    Queda de preços do petróleo e desvalorização do real motivaram pedido.

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/07/anp-autoriza-petrobras-parar-producao-em-14-concessoes.html

    8+
    • rogerio 15 de julho de 2016 at 10:32

      Eu sou um que continua achando que o principal problema da petrobras foi a queda brusca do valor do barril, de $130,00 para $ 30,00. Os desvios e a má administração contribuíram com uma parcela mas o que quebrou ela foi o preço do petroleo. Acho que essa lei que desobriga a Petrobas de investir em todos os campos vai fazer muito bem pra ela, ao contrário do que esquerdistas pensam. Ela terá prioridade de ser a operadora do campo porém ela decide se vai ou não, se a decisão for técnica e não politica, será excelente.

      8+
      • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 10:52

        Rogerio
        As decisões sobre os investimentos foram pautadas politicamente, apostaram no pré-sal, fazendo investimentos de centenas de bilhões de dolares, apostando que o barril iria se manter sempre acima de US80

        8+
        • rogerio 15 de julho de 2016 at 11:52

          por isto eu digo que essa nova legislação sobre o pré-sal será muito boa para a Petro, diferente do que pensa a esquerda.

          7+
        • rogerio 15 de julho de 2016 at 12:10

          Eu escrevi a mesma coisa que vc.

          3+
        • joselito 15 de julho de 2016 at 12:52

          E o problema todo é que dentre essas “centenas de bilhões de dólares” muito se deu na “descoberta” e “estudo” desses campos. Agora, com alguns operando, e demonstrando produtividade boa e óleo de qualidade é que se “abre”, ao exemplo dos genéricos X indústria farmaceutica (a indústria investe em pesquisa e, quando vai ganhar retorno do investimento, neguim copia sua fórmula “de grátis”).

          Não acho que seja uma coisa simples de é meu ou não é meu.

          4+
          • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 13:44

            Já sabia da existência do petróleo no pré-sal desde 1970
            http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi3108200819.htm

            Alguns viajam na maionese: “o pré-sal irá movimentar R$ 3,7 trilhões nos próximos 30 anos e gerar 87 milhões de empregos”
            http://www.tijolaco.com.br/blog/pre-sal-vai-gerar-87-milhoes-de-empregos/

            5+
            • joselito 15 de julho de 2016 at 14:16

              Já vi desse conhecimento da existência.
              Mas dai a saber o que se tem lá (qualidade e quantidadE), pesquisar como explorar, equipamento, know-how, as formas de manter a produtividade, o solo, etc., são outros 500 que custam dinheiro (sem retorno imediato).
              Depois que se tem conhecimento de que são produtivos, e têm um custo de exploração relativamente baixo fica mais facil ne?

              5+
            • EngenheiroSP 15 de julho de 2016 at 14:35

              Uma FPSO, no pico da construção (considerando que o casco e módulos são feitos simultaneamente), emprega no máximo 6k peão.
              Pode por 10k pra arredondar (estou exagerando enormemente). Que no fim seja 50000 considerando indiretos

              87kk de empregos seriam 1740 plataformas construídas. Não existem nem 300 em operação no mundo.

              E por que calcular com FPSO? Porque se vc usa 10000 pessoas pra fazer, vai usar no máximo 800 pra operar, transportar e refinar

              4+
  • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 09:12

    Usiminas vive clima de guerra do fim do mundo
    São Paulo – Foi difícil encontrar quem não ficasse aliviado quando, no dia 17 de março, os controladores da Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do país, entraram em acordo com seus principais credores. O alívio era facílimo de entender quando se constatava que a alternativa era uma só: o calote.
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1117/noticias/usiminas-vive-clima-de-guerra-do-fim-do-mundo

    9+
  • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 09:14

    artigo sobre prejuizos dos bancos portugueses, muiiito bom.. Imagine..

    ..Agora puxe muito pela imaginação. Mesmo muito. Vale a pena o esforço, pois aqui se explicará grande parte dos últimos prejuízos bancários. Imagine que cria uma sociedade que compra um terreno, para construir um hotel ou um prédio, e que o faz com crédito do banco, que aceita o terreno e o hotel que ainda nem está construído como garantias. Depois, imagine que nem sequer constrói o hotel ou, construindo-o, que ele fica tão caro que o dinheiro gerado pela sua exploração não basta para pagar as dívidas. Bom, então o terreno não valia tanto como o banco contabilizou no balanço… é uma imparidade. E se a dívida não for paga, o banco fica com o terreno e com hotel, que acaba por vender por muito menos: é um prejuízo.
    http://expresso.sapo.pt/economia/2016-07-14-O-diabo-que-nos-impariu-o-artigo-do-Expresso-que-venceu-o-Grande-Premio-de-Jornalismo-Economico

    11+
    • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 09:44

      Um terreno não custou nada para ser construído, ou seja, a única forma de precifica-lo é pela OFERTA X PROCURA, o que torna-o mais influenciável em bolhas financeiras, atingindo picos e vales muito maiores que outros bens.

      10+
  • Zé Carioca 15 de julho de 2016 at 09:33

    http://oglobo.globo.com/brasil/casal-de-festa-paga-com-recursos-da-lei-rouanet-mora-em-imovel-de-60m-19720476

    Casal de festa paga com recursos da Lei Rouanet mora em imóvel de 60m². Achei a matéria muito boa pois revela a ostentação e falta de dinheiro das 666’s brasileiras. O cara pagou um casamento mega luxuoso com dinheiro da Lei Rouanet com tudo do bom e do melhor, mas eles alegam que a família da noiva que pagou a festa e o marido só pagou o cantor com dinheiro público. O dinheiro do cantor veio da lei Rouanet, só que segundo ele era um dinheiro que havia emprestado a empresa que era sócio e a empresa pagou o cantor para reembolsá-lo.

    Até aí tudo bem, mas depois a reportagem mostra que eles vivem num bolhudinho de 60m² em um bairro classe média de SP e tem um carro popular, ou seja, estilo de vida totalmente incompatível com que gasta centenas de milhares de reais em uma festa de casamento. Ah e o bolhudinho é financiado em 30 anos, com prestações a perder de vista. E o cara tinha uns 160 reais de saldo na conta, obviamente zero de investimentos.

    21+
    • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 09:37

      Zé Carioca, imagino que seja algo bem comum no Rio de Janeiro: uma preocupação exagerada com a aparência, em detrimento à qualidade de vida, ou seja TÁ FODIDO MAS TÁ OSTENTANDO?

      14+
      • Zé Carioca 15 de julho de 2016 at 09:55

        Sim, no Rio também é bem comum, traço cultural do brasileiro em geral. Boa parte das pessoas que moram na Zona Sul não tem renda para viver dignamente, mas preferem “morar bem” e viver mal, do que viver em um local mais barato com melhor qualidade de vida.

        Cesar estou acompanhando uns leilões e vejo que realmente os preços de segunda praça estão bem menores do que o pedido no FingeZap. Estou pensando em participar de um no final do mês, mas me pego perguntando até quanto vale a pena pagar. Ontem fui visitar um imóvel de 2 quartos em Ipanema com 80m² que pedem 1,9 milhões. O preço está próximo ao valor do m² do FingeZap, mas o apartamento é muito bom, prédio novo, apartamento bem construído e com área de lazer, obviamente 1,9 milhões é um valor absurdo, mas quanto realmente vale um ap desses?

        Fico pensando mesmo se pagasse 50% off perderia uns 10k de rendimento de aplicação financeira, vale a pena? E o corvo deixou bem claro que tem uma negociação, mas bem pouca, por enquanto não vejo nada com valores mais próximos do real (150x o valor do aluguel). O Lucas e a RosinhA falam em quedas de 50%, mas isso é muito relativo. Esse imóvel que visitei está a 23k / m² valor próximo ao do FingeZap, só que na frente tem um prédio velho com três andares, sem escada e garagem que o proprietário pede 15k/m², “queda” de 35%, só que seria o mesmo que comparar banana com limão.

        11+
        • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 10:04

          Zé Carioca, sugiro que você espere pelo menos 1 ano para fazer esta compra, a tendência de queda no RJ é maior que qualquer outro lugar do Brasil.
          Foram concedidos aumentos salariais para funcionários públicos ativos e aposentados, num valor muito acima da inflação, usando como recurso os royalts do petróleo. Isto se tornou inviável e, conforme previsão constitucional, estes funcionários serão demitidos, iniciando pelos cargos de confiança, passando pelos não estáveis e por último os com estabilidade.
          A tendência é que o RJ passe a ter mais imóveis vazios do que Brasília.

          18+
          • Zé Carioca 15 de julho de 2016 at 10:37

            Eu sou da turma do soft, acho que o ideal é esperar um ou dois anos para comprar, especialmente aqui no RJ, onde a ficha só vai cair depois das Olimpíadas. Estou de olho nos leilões, se aparecer algo 70% off acho interessante, mesmo sabendo da burocracia que é a compra por leilão. Não vou cometer nenhuma loucura, muito menos agora que a faca e o queijo está na mão dos compradores. Tem diversos tipos de leilões que não tem preço mínimo na segunda praça, então passei a acompanhar para tentar comprar algo barato, se não for por um preço baixo (no mínimo 60% off) não vale comprar.

            11+
        • Pantaneiro_cba 18 de julho de 2016 at 10:31

          Existe uma mulher que mora em Copacabana(de aluguel), em um AP de 3 quartos e que sub-loca os outros 2 quartos. Vive em um ambiente quase insalubre, mas não muda de lá para um lugar mais barato.
          É insano!

          2+
    • joselito 15 de julho de 2016 at 09:56

      É, mas nesse caso existem vários “poréns”, pois se aparenta que os gastos da festa de casamento têm origem ilícita.
      Por esse motivo surgem os “poréns”.

      Caso ele usasse a montanha de dinheiro da Lei Rouanet (considerando aqui que ele(s) não teriam acesso a outras “tetas”) para adquirir apto/carro, cairia rapidinho (analogia de fiscais municipais, com salário de 4mil reais, mas que possuem ferraris, coberturas em áreas nobres, etc.).

      Outro porém na “compra parcelada”, e esse não diz respeito à Lei Rouanet, mas sim à picaretagem em geral, é uma “técnica” famosa de grandes picaretas, que é bem conhecida: não ter bens em seu nome.
      No caso de apto, conheço (já trabalhei em um empresa dessa) devedor contumaz (devem desde funcionários – após deixar a empresa falir – quanto empresas publicas e particulares, bem como orgaos publicos – como tribunais, prefeituras, governos). O cara é, digamos, multimilionário, cheio de laranjas.
      No caso do apto dele, o laranja é o banco, de forma lícita, pois o cara não quita nunca o imóvel (que esta alienado fiduciariamente), e sempre renegocia o contrato. Isso se dá, pois ao buscar “bens” do cidadão não se encontrará nada – o imóvel é do banco.

      10+
      • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 10:09

        Laranja!

        5+
      • Zé Carioca 15 de julho de 2016 at 10:40

        Joselito, tem vários picaretas, mas acredito que o cara realmente more no ap de 60m², não tem muito sentido morar em algo com 60m² tendo apartamentos melhores em nome de laranjas. Mas em termos de picaretagem não me surpreendo com nada.

        5+
        • joselito 15 de julho de 2016 at 12:54

          Poisé, laranjas sempre foram laranjas e sempre existiram laranjas. Claro. (inclusive nessa época contemporânea, quando o dedo-duro não é mais um alcaguete, um X9, um covarde, mas sim um “herói da pátria”, um “ladrão arrependido”).

          Mas também não duvido de nada, hj em dia, rsrsrsr….

          3+
    • Labar 15 de julho de 2016 at 10:08

      60m e financiado em 30 anos?!? Fiquei com dó agora…
      Opa, pera, alguém tem que pagar os juros…

      10+
    • Rampion 15 de julho de 2016 at 10:37

      Sabemos que no Brasil é normal 666s ostentarem em festas luxuosas de casamento e depois não ter onde cair morto e casamentos acabarem antes da quitação da festa, mas não podemos nunca achar normal e nem aceitar que desviarem dinheiro público para finalidades pessoais independente do valor. Cadeia neles!

      13+
  • RC 15 de julho de 2016 at 10:04

    Continuando a discussão iniciada no outro tópico.

    rogerio

    LC, sinceramente o entendimento de alguns especialistas é o seguinte, vou colocar apenas de uma fonte aqui:
    Conforme estabelecido pela Constituição Federal, seria possível sim demitir funcionário publico estável. Porém estas mesmas legislações asseguram uma escala de prioridades a ser respeitada, protegendo a estabilidade do servidor. Os ocupantes de cargos ou funções comissionadas seriam os primeiros desta lista de demissões. Na sequência, estariam os não-estáveis, ou seja, aqueles que ainda não se tornaram efetivos, conforme o artigo 41 da Constituição. Após estes, precisariam ser dispensados do trabalho os empregados terceirizados na atividade fim de empresas públicas e sociedade de economia mista, seguidos ainda pelos contratados temporariamente.

    Além do mais o meu “se nao me angano” era com relaçao a ordem….CCs, terceirizados….não tinha dúvida sobre a legislaçao.

    2+

    Rogerio, você disse que está citando uma fonte, mas não coloca o sítio, ou referência bibliográfica.

    O Texto da Constituição, no Art. 169 que trata do assunto, é esse até o presente momento (até que editem novas PECs):

    Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

    § 1º A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:

    I – se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes;

    II – se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.

    § 2º Decorrido o prazo estabelecido na lei complementar referida neste artigo para a adaptação aos parâmetros ali previstos, serão imediatamente suspensos todos os repasses de verbas federais ou estaduais aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que não observarem os referidos limites.

    § 3º Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências:

    I – redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança;

    II – exoneração dos servidores não estáveis.

    § 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

    ————————————————————————————————————————————————————————

    Sou servidor público, mas gostando ou não, o que vale é a Constituição/lei. Não há entendimento sobre terceirizados na Constituição (o próprio STF não debateu ainda terceirização de atividade-fim), portanto, para respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma vez estourando o teto dos gastos com pessoal estabelecido, seriam os passo do Art. 169.

    Não estou discutindo se é justo ou não é, estou apresentando o fato. O Governo do RJ, como estão noticiando na mídia, está para ser o primeiro ente federativo a utilizar este artigo da constituição para demitir funcionário estável, vamos ver toda a discussão que será judicializada depois desta atitude.

    6+
    • rogerio 15 de julho de 2016 at 12:09

      Não citei legislação porque não vejo necessidade , é esta mesma que o sr citou. Não colei o sitio, porque isto não é um artigo, mas eu poderia citar vários, o google oferece inúmeras fontes com entendimentos de advogados da área trabalhista.

      Os terceirizados entram como funcionários não estáveis.

      I – redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança (CCs)
      II – exoneração dos servidores não estáveis. (funcionários em estágio probatório e terceirizados).

      E por enquanto, de acordo com a legislação, teria que acontecer uma catástrofe no sistema financeiro nacional pra que um funcionário público estável fosse demitido, algo como uma guerra que devastasse o Brasil.

      Eu não sou advogado, mas me parece que vc sim e respeito sua opinião.

      6+
      • joselito 15 de julho de 2016 at 14:20

        Quanto à demissão de servidor estável, penso que o judiciário reverteria essa medida se ela viesse eivada de incoerência, tipo, demite 200 servidores estáveis, mas mantem 2000 comissionados, ou pior, contrata comissionados ao mesmo tempo que demite servidores estáveis.

        Uma coisa é certa, mandando mais de 5 servidores estáveis embora, o caso vai para no judiciário, rsrsrs.

        6+
    • rogerio 15 de julho de 2016 at 12:13

      Acho que isto nunca acontecerá…porque o RJ é um dos estados que mais CCs possui.

      5+
  • From_The_Tower 15 de julho de 2016 at 10:07

    Parcelinha não cabe mais no bolso?

    “Financiei 134 mil em 360 meses na tabela SAC pelo banco intermedium para aquisição de um AP, quando recebi o boleto da 13 parcela, notei que o valor estava igual o da 1 parcela ($1.257,00), como minha tabela SAC decrescente eu achei estranho, entrei em contato com o banco por telefone e fui informado de uma correção anual que esta no contrato, porem no momento da consulta/assinatura do contrato nao me informaram em nenhum momento desta correcao, o que acho um absurdo nao explicar ao cliente tudo direito. Qdo fui ao banco contratar disse que precisava da parcela mais ou menos mil reais, e fui informado que com mais ou menos 5 anos de financiamento chegaria esse valor que considero dentro da minha realidade, hoje as perguntas que faço sao : Esta dentro das normas de financiamento esta correção anual na tabela SAC ? Na parcela 25 vira o valor inicial denovo? Realmente existe chance dessa parcela chegar em 1mil reais? Estou completamente arrependido de ter feito este financiamento, o que era um sonho tornou-se um pesadelo… o que pode ser feito?”

    25+
    • Rampion 15 de julho de 2016 at 10:26

      Ele pergunta: O que pode ser feito? Senta e chora infinitamente.

      17+
      • Labar 15 de julho de 2016 at 10:32

        Resposta: põe na conta como investimento em educação e aprende a poupar… simples!

        16+
        • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 10:38

          e o cara acha que a culpa é do banco… e o corvo feliz.

          8+
    • CarlosL 15 de julho de 2016 at 12:00

      As perguntas que faço sao :
      Esta dentro das normas de financiamento esta correção anual na tabela SAC ? Sim, esta
      Na parcela 25 vira o valor inicial denovo? Talvez sim, talvez não. Considere talvez não.
      Realmente existe chance dessa parcela chegar em 1mil reais? Talvez sim, talvez não. Considere talvez não.

      9+
    • Ilusionista 15 de julho de 2016 at 12:08

      comprou, tem que pagar….”Pacta sunt servanda”
      para quem não sabe é um brocardo latino que significa “os pactos devem ser respeitados” ou mesmo “os acordos devem ser cumpridos”. É um princípio-base do Direito Civil e do Direito Internacional.

      Antes de assinar bastaria levar a minuta do contrato para um advogado especializado, os cálculos para um economista, professor de matemática do filho ou, alguém que soubesse fazer contas com um mínimo de conhecimento de índices de reajustes.
      Agora, se quisesse saber o que iria acontecer no futuro, ai só mesmo uma “vidente”….

      10+
      • joselito 15 de julho de 2016 at 14:25

        Não duvides do judiciário pautar-se na boa-fé objetiva, em seu alicerce da transparência e dever de informar, para chegar à conclusão que o consumidor foi lesado quando o representante da vendedora (corvo, etc.) deixou de prestar as informações básicas.

        3+
    • NOMADE 16 de julho de 2016 at 07:01

      distrato

      1+
  • Rogerio M. 15 de julho de 2016 at 10:12

    CVR – Um Diretor aqui da empresa está comprando um apartamento na regiao de perdizes…. O predio é torre unica é tem 40 apartamentos, foi entregue há quase 2 anos e ainda tem umas 15 unidades que não foram vendidas; O valor pedido é de 14k m2 e o apartamento tem 245m2 o que daria aproximadamente R$ 3.5M. Ele fez uma contra oferta de R$ 2M, cerca de 8k m2 e por isso acredita que está fazendo um excelente negócio. Financiará boa parte e em troca de menores taxas de juros deixará seus investimentos como garantia. Está mudando de um aluguel de R$ 5K para uma parcela de R$ 8K por mês.. Não é um 666 pois tem uma otima condicao financeira e bons investimentos mas eu ainda acho 8K m2 um valor muito alto…. Se tem quase 40% sem vender é por que 14K m2 não é um preço real… e tambem não significa que 8K m2 seja proximo da realidade.

    17+
    • Rampion 15 de julho de 2016 at 10:28

      Mas, na região de Perdizes 666 perde a linha. Imagina logo a cara de admiração e inveja dos 666s amigos quando anunciar a compra.kkkk

      15+
      • CarlosL 15 de julho de 2016 at 12:02

        Media de aluguel por la de um 40m2 está 1.4k…..

        6+
      • Ilusionista 15 de julho de 2016 at 12:25

        fez lembrar do alvoroço dos que compraram uma das unidades do “Jardim das Perdizes” com a promessa do terminal do “trem bala” que seria construido nas proximidades antes da copa do mundo.
        Posteriormente deram conta que o local nunca deixou de ser Barra Funda mas com nome “chic ostentação” de Perdizes, bem, e o trem bala embarcou para Alemanha com o 7 X 1.
        “Gato por lebre”.

        14+
        • claudio 18 de julho de 2016 at 18:45

          varzea da Barra Funda, falar nisso ja resolveram os alagamentos em frente ao Bourbon ?

          0
    • Labar 15 de julho de 2016 at 10:31

      Incentive! Diga que quem compra terra, não erra. Que agora ele estará pagando pelo que é dele. Que apartamento só sobe de preço e que ele fez um excelente investimento!

      16+
    • Money_Addicted 15 de julho de 2016 at 10:40

      e principalmente para nao usar o investimento para abater no valor financiado e sim dxar como garantia

      [ ]s

      4+
    • bolha real 15 de julho de 2016 at 11:41

      Se vai financiar logo não tem uma boa condição financeira, sem entrar no mérito de se é um preço bom ou não.

      3+
    • claudio 18 de julho de 2016 at 18:39

      “Não é um 666 pois tem uma otima condicao financeira e bons investimentos” , uma coisa independe da outra, comprar em perdizes , quando se pode comprar em higienopolis ou jardins, condominio alto sendo um por andar, esta mais parecendo “666 padrão ostentaçao” ! Por este valor compra-se até mansao no pacambu, procurando bem…

      http://www.imovelweb.com.br/casas-padrao-venda-pacaembu-sao-paulo-2000000-2400000-reales.html

      devia cobrar, rsrsrs, mas é 666 não…

      0
  • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 10:33

    Preços de novos aluguéis têm queda real de 12,93% em 12 meses
    No período, a queda dos preços foi de 5,23%
    e a queda real foi de 12,93%.
    Para donos de imóveis, o rendimento do investimento em junho foi de 4,5%. No mesmo período, a poupança teve rendimento de 0%. (kkkk não entendi..)

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/precos-de-novos-alugueis-tem-queda-real-de-1293-em-12-meses.html

    2+
    • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 10:39

      http://istoe.com.br/aluguel-tem-a-maior-queda-em-nove-anos-aponta-indice-fipezap/

      3+
      • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 10:41

        “Apesar dos saldões para diminuir o estoque, as incorporas são hoje mais cuidadosas nos descontos, relata.

        Normalmente, as unidades de um empreendimento vão sendo vendidas ao longo do processo de construção. Se a incorporadora optar por baixar muito o preço para as últimas unidades, aumenta o risco de compradores mais antigos desistirem do negócio firmado lá atrás e partirem em busca das barganhas do momento.

        A operação, conhecida no jargão do mercado como distrato, tem sido um problema frequente para as incorporadoras, que precisam negociar a devolução de um porcentual do valor que já foi pago do imóvel e colocá-lo à venda mais uma vez. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.”

        4+
    • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 11:42

      Rentabilidade anual de 4,5% significa um fator COMPRA/ALUGUEL de 266,666X
      Tem mmmmmuito o que cair antes que valha a pena adquirir!

      8+

  • Louro José 15 de julho de 2016 at 10:50

    Cadê aquele manual de sobrevivência na banânia que um amigo postou aqui certa vez pra copa do imundo?

    2+
  • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 11:26

    “SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal está negociando com o Tesouro Nacional reduzir o percentual dos lucros que repassa à União para o piso estatutário de 25 por cento, disse o presidente-executivo do banco estatal, Gilberto Occhi.

    A medida visa fortalecer o capital do banco estatal, enfraquecido após anos de crescimento acelerado e de baixa rentabilidade, mas pode complicar ainda mais o esforço fiscal da União. ”

    “No balanço do segundo trimestre, além de lidar com o peso da deterioração da qualidade dos empréstimos, a Caixa ainda terá dois eventos não recorrentes negativos. Um deles é a marcação a mercado dos cerca de 1,9 bilhão de reais em debêntures da Oi, que pediu recuperação judicial. O outro é um aporte de valor não revelado para perdas sofridas pelo Funcef, fundo de previdência dos empregados da Caixa, em 2015.

    “Mas não existe nenhuma hipótese de termos prejuízo no trimestre”, garantiu Occhi.”

    http://www.financista.com.br/noticias/caixa-economica-federal-negocia-reduzir-dividendo-a-uniao-para-25-diz-presidente

    4+
  • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 11:37

    PDG informa fim de exclusividade para venda de ativos a Banco Votorantim e BV

    Notícia Publicada em 15/07/2016 07:42

    Empresa informou em janeiro que pretendia vender terrenos e imóveis avaliados em R$ 461 milhões

    http://www.financista.com.br/noticias/pdg-informa-fim-de-exclusividade-para-venda-de-ativos-a-banco-votorantim-e-bv

    3+
    • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 11:40

      FATO RELEVANTE:

      “”A companhia voltará a procurar outras alternativas para maximizar o valor dos ativos imobiliários compreendidos na avaliação de ativos”, informou em fato relevante.”

      3+
    • CA 15 de julho de 2016 at 11:57

      Cajuzinha,

      Não tive tempo para ir a fundo no assunto, mas se entendi corretamente, o Banco Votorantim e BV preferiram não ENTUBAR o prejuízo de receberem ativos SUPER AVALIADOS, com preços completamente fora da realidade, como pagamento de dívidas e caberá à PDG tentar achar outro TOLO MAIOR para empurrar estes terrenos e imóveis…

      Enquanto isto, também vão procurar outros tolos maiores que aceitem uma nova emissão de debentures, para tentarem tirar as dívidas que não serão pagas pela PDG para Banco Votorantim e BV, transferindo para estes novos incautos.

      Será que temos tantos milionários e empresas que estariam “ansiosos” para fazerem o papel de “tolo maior”? Claro que nem sempre são os tolos maiores, as vezes temos também NEGOCIATAS, mas como não vi o nome da BTG ou de outro parceiro do governo Dilma, acho que restaram apenas os incautos mesmo, o que significa uma grande chance disto tudo não dar em nada e depois evoluírem da atual reestruturação de dívidas para uma recuperação judicial ou algo pior.

      Enquanto isto, os TOLOS MAIORES que estão ajudando o caixa da PDG são os milhares de “compradores” na planta que pediram distratos e estão vendo a PDG pedalar com o dinheiro deles, ficando meses ou às vezes mais de um ano com o pedido de distrato “em análise”, com a PDG já tendo usado o dinheiro deles para cobrir parte dos rombos faz tempo. Imaginem quando evoluir para uma RJ ou algo similar, daí o desespero vai bater forte neles e nos demais credores desta empresa. É este o grande medo do segmento imobiliário, porque vai chamar a atenção para este grande esquema de PIRÂMIDE FINANCEIRA das vendas FALSAS na planta, onde a PDG foi a pioneira e líder ao longo dos anos.

      26+
      • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 12:03

        Perfeito, CA!

        5+
      • Lucas 15 de julho de 2016 at 12:14

        o que vai na contabilidade dessas empresas tem uma longa distancia para o que vai no mundo real
        conforme te citei ontem, a diretoria está mais interessada em “mostrar” resultados do que “ter” resultados
        ludibriam acionistas a espera de um milagre
        mas como disse um economista
        “o mercado pode ficar mais tempo insando do que vc pode ficar solvente”

        o mercado vai esperar o quanto for necessário pra fritar os maus negócios e desovar os podres, só assim se faz o ajuste, dure o quanto durar, quanto mais empurrarem com o panceps maios será o prejuízo.

        12+
      • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 14:30

        CA
        Quem sabe não tenha alguma empresa que queira adquirir este patrimônio por 50% do valor de avaliação e usa-lo como garantia de empréstimo no BNDES por 100% de valor de face?
        Opsss, agora que os “companheiros” saíram do BNDES não dá para fazer mais isso!

        8+
  • Lucas 15 de julho de 2016 at 11:59

    CVR
    https://www.facebook.com/contrapontofoz/videos/712129995594668/

    4+
    • Rampion 15 de julho de 2016 at 15:08

      Esse vídeo é pesado. É floyd para uma mãe constatar que colocou um monstro desses no mundo.

      9+
      • Cesar_DF 15 de julho de 2016 at 15:10

        Mãe depois vai retirar a queixa, é escrava de determinismo genético

        8+
  • CarlosL 15 de julho de 2016 at 12:05

    CVR

    Jardim das “”””PerdIzes”””” está a mais de 48 horas SEM LUZ…. Repito: 2 dias SEM LUZ…

    Mas tudo bem, para compensar da para ir ao RJ via trem-bala já que a estação é ali do lado…

    20+
    • Lucas 15 de julho de 2016 at 12:11

      toda ZO com problemas

      8+
      • CarlosL 15 de julho de 2016 at 12:32

        Que problemas? Não vi nada anormal aos redores

        9+
  • Resimob 15 de julho de 2016 at 12:42

    Amigos, publiquei hoje: http://www.resimob.com.br/proposta-da-caixa-de-reducao-dos-juros-surpreende-o-mercado/

    Apesar da notícia, não vejo motivos para comemorarmos. Há alguns meses informo que o País passa por uma grande reestruturação no mercado de imóveis. Por ora, não existe uma solução para um cenário que se aproxima cada vez mais: a falta de funding (recursos disponíveis para o financiamento imobiliário).

    Arrisco dizer que, atualmente, nosso País passa pela maior escassez de crédito de sua história. A política não sustentável de consumo de crédito dos últimos anos levou o Brasil a uma parada brusca na concessão de financiamentos imobiliários.

    Até que se reestruture o funding brasileiro, continuaremos vivendo num cenário incerto. Reitero que não se trata de pessimismo de minha parte (aliás sou um grande entusiasta deste mercado). O dilema do financiamento imobiliário atravessa as esferas da confiança na economia, da política nacional e do otimismo pertinente às nossas ações, e atinge diretamente a disponibilidade bancária atual, cujas reservas encontram-se carentes de recursos.

    21+
  • Bolherengo 15 de julho de 2016 at 13:30

    Jornal Hoje vai exibir matéria informando que as pessoas estão preferindo alugar imóveis do que comprar.

    Lembram daquela época em que ficávamos especulando sobre “quando a globo vai falar da bolha”? Hoje isso não é mais mistério para ninguém.

    16+
    • Davy Jones 15 de julho de 2016 at 13:55

      A maioria dessa brasileirada aí é porque tá quebrada mesmo. Não tivemos um surto de inteligência financeira não. Surto aqui só de zika, chikungunya, dengue… e a pior — surto de ostentação. Esta última já tá controlada. E eu aqui me balançando na renda fixa, que dureza…

      21+
      • Curioso 15 de julho de 2016 at 14:37

        Exatamente isso! As pessoas apenas estão reagindo a falta de grana, de financiamento, de crédito…
        Não há uma opção voluntária pelo aluguel, mas a única alternativa disponível.

        9+
    • Bolherengo 15 de julho de 2016 at 13:59

      ‘http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/07/cresce-busca-por-imoveis-alugados.html
      (Tópico!)

      10+
  • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 13:55

    Casal colou ap de 3 quartos pra vendes nãõ acham compradores a 6 meses, resolveram alugar,. A procura por aluguel é 3x maior.
    comprar só daqui 3 anos ou mais, afirma casal.
    jornal hoje.
    e agora… não vai ter venda… o unico jeito é baixar os valores

    11+
    • Ilusionista 15 de julho de 2016 at 15:13

      na telinha da globo…
      TÓPICO…

      7+
    • wing 15 de julho de 2016 at 21:20

      6 meses sem comprador….será q experimentaram abaixar o preço?

      4+
  • wing 15 de julho de 2016 at 14:45

    CVR proprio

    Visitei um ap e o casal precisa vender, o preço está até bom mas pedi mais redução e nao aceitaram, falaram que o corretor avaliou e eles já estao vendendo mais baixo..isso semana pássada.

    Ontem recebo ligação perguntando se quero mesmo pois há um casal interessado. Falei q só se houver uma redução no valor, e disseram nao, que o preço está bom.

    Dá pra ver q precisam vender, mas foram contaminados pelos corretores e suas avaliações. Ainda acho q me ligam mudando de ideia.
    Entao eu continuo vendo quem quer meu dinheiro e eles sem meu dinheiro. Simples.

    23+
    • Labar 15 de julho de 2016 at 14:49

      A velha história do “outro casal interessado”. Já visitei muitos assim. A imensa maioria continua anunciado… rsrs

      15+
    • thiaggoo 15 de julho de 2016 at 14:54

      Quando ligarem de novo diz que o custo de oportunidade já passou e oferece menos dinheiro.

      18+
      • Zé do Brejo 15 de julho de 2016 at 17:23

        Estratégia perfeita!!!

        7+
    • Rampion 15 de julho de 2016 at 15:04

      wing, se ligarem de novo diz a real “É o seguinte se estão ligando é porque não tem ninguém mais interessado ofereço tanto se quiser é isso se não obrigado e boa sorte!”
      Caraca, como 666 realmente não entende de números mesmo, o cara prefere ficar sem vender do que dar um desconto que logo é compensado pelos juros que a grana renderia no banco.

      16+
      • wing 15 de julho de 2016 at 15:22

        E o pior q falei q pagaria a vista…mandaram eu financiar rsrs e eu quero um desconto de apenas 15 ou 20 mil…imagina financiar a diferença kkkk
        Mas como sao um casal de velhinhos, entao…

        13+
      • Ilusionista 15 de julho de 2016 at 15:25

        muitos preferem morrer abraçados ao imóvel, vão virar “fantasma de tijolos”, mas não venderão por um centavo a menos….

        6+
    • Dgvl 15 de julho de 2016 at 15:46

      Fiz a oferta de 200 k em um anunciado por 370 k, propriotário me liga dizendo que 250 ele vende. Mas eu falei que a oferta era 200. Agora ele está me ligando e não estou atendendo….. deixa ele arder. É melhor pagar 0,3 de aluguel e ver meu dinheiro suado aumentando a cada dia.

      25+
      • wing 15 de julho de 2016 at 17:28

        ainda nao consegui nada assim…sempre vejo com imob. e pra mim eles dificultam bastante a reduçao de preço.

        6+
      • wade 16 de julho de 2016 at 20:26

        Atende e fala que gastou parte trocando o carro e que agora só tem R$ 150K.

        8+
    • JJJ_brasilia 15 de julho de 2016 at 16:24

      Wing,

      Se o casal apertado de $$$ tivesse um interessado não iriam ligar para saber se você quer ou não, afinal o seu dinheiro ou do suposto “casal interessado” valem a mesma coisa, se quiser o imóvel, mantenha o seu preço, quem está precisando de dinheiro não é você, são eles.

      Deixe o casal apertado financeiramente esperando mais, quanto mais eles esperam, mais desesperados ficam e você recebe juros, simples assim.

      11+
    • wing 15 de julho de 2016 at 17:21

      Pior q nem fiz minha proposta…foram irredutiveis!
      continuarei quieto…acho q mudam de ideia

      6+
      • JJJ_brasilia 15 de julho de 2016 at 19:42

        Wing,

        Irredutíveis até a grana faltar, sem $$$ o coração amolece, só ter calma.

        6+
  • Labar 15 de julho de 2016 at 14:47

    Publicitário cria paródia de clipe da cantora Sia para anunciar apartamento a venda
    http://g1.globo.com/distrito-federal/dftv-1edicao/videos/t/edicoes/v/publicitario-cria-parodia-de-clipe-da-cantora-sia-para-anunciar-apartamento-a-venda/5166453/

    5+
    • Zé do Brejo 15 de julho de 2016 at 17:12

      Parte mais divertida foi: “O apto tá QUASE vendido…” hahahaha hilário!!!

      9+
    • Rampion 18 de julho de 2016 at 09:06

      Caraca! Apartamento inicialmente anunciado por 150k que caiu para 130k e agora está em 80k e não vende. Enquanto isso os corvos desesperados deixam a arrogância de lado para se tornarem ridículos para “quase” vender apartamentos. kkkkkk.

      3+
  • CarlosL 15 de julho de 2016 at 15:11

    http://widget.zapimoveis.com.br

    Bom divertimento

    5+
  • Money_Addicted 15 de julho de 2016 at 15:15

    OFF – FGTS

    Tenho alguns anos na mesma empresa e consultando meu extrato de fgts vi que foi aberta uma segunda conta para a msma, vcs sabem se isso eh um procedimento normal?

    valeu

    4+
    • Cadeludo 15 de julho de 2016 at 20:15

      bem normal, está relacionado com cnpj entre matriz e filiais, é o caso?

      3+
  • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 16:02


    Conforme regras anunciadas pelo governo afastado, a faixa 1,5 seria composta por imóveis com valores limitados a R$ 135 mil, contando com subsídios públicos de até R$ 45 mil e destinada a famílias com renda mensal entre R$ 1,8 mil e R$ 2,3 mil. De acordo com Araújo, o valor do subsídio será reduzido em 9%, para garantir o atendimento a um número maior de beneficiários. Ao contrário do proposto anteriormente, a faixa 1,5 será um modelo de mercado, isto é, com análise de crédito das famílias, no lugar de cadastro e sorteio.

    Durante o encontro com empresários, Araújo voltou a dizer que o governo interino encontrou um ministério com obrigações muito acima de seu orçamento. Ao todo, a pasta tinha R$ 66 bilhões em valores a serem empenhados, enquanto o orçamento está em R$ 8 bilhões para este ano. “Nosso desafio é fazer aperfeiçoamentos no MCMV e dar sequência às obras paralisadas”, disse. “A meta é estabelecer governança e falar a verdade sobre a capacidade do programa”, completou.

    Inadimplência”

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/07/15/internas_economia,784012/faixa-1-5-do-mcmv-tera-reducao-de-9-no-subsidio-e-sera-lancada-ate-ag.shtml

    4+
  • Cajuzinha 15 de julho de 2016 at 16:05

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/07/15/internas_economia,783984/governo-avalia-novo-corte-no-orcamento-para-cumprir-meta-fiscal-em-201.shtml

    3+
  • SampaBoy 15 de julho de 2016 at 17:10

    Legal são as frases : “Agora, diante das perspectivas de melhoria implantadas pelo novo governo federal”, ou seja, sao so PERSPECTIVAS IMPLANTADAS ! …..kkkkk, traduzindo em outras palavras : diante da ausencia de melhorias que deveriam ter sido implantadas ate agora…..realmente nao estamos nem perto do fundo do poço !

    6+
  • claudio 15 de julho de 2016 at 19:26

    http://www.leilaobrasil.com.br/leilao/apartamento-na-avenida-paulista-3496

    3+
    • claudio 15 de julho de 2016 at 19:27

      http://www.infomoney.com.br/imoveis/noticia/5314944/preco-aluguel-tem-maior-queda-anos-diz-fipezap

      4+
  • Luladranus 15 de julho de 2016 at 20:34

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20160715/correcao-faixa-mcmv-sera-lancada-ate-agosto/393700

    “O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou que o início da contratação dos projetos imobiliários enquadrados na faixa 1,5 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ocorrerá em agosto. A meta será a contratação de 40 mil a 50 mil unidades em 2016.”

    4+
  • Alemon Fritz 15 de julho de 2016 at 20:44

    e depois
    Após as olimpiadas a perspectiva é….. de continuar caindo (mais) pois acaba todo o ciclo de “animação” (petróleo,copa, olimpiada,..). Vai ser feio. a ressaca, sem luz no túnel.
    correção O RJ está com a média muito acima (aluguel, preços)… a mediana de aluguel brasil é 21 a 27 reais o metro e RJ está quase 40reais, depois SP.
    A desculpa dos corvos vai ser basicamente que a crise e a olimpiada não tiveram o efeito esperado.. 2016 já acabou, aí é vem as eleições, o natal, férias…
    Em portugal o prejuizo dos bancos foi equivalente a 4meses do PIB só pra comparar
    qdo aceitaram a correção.

    7+
    • mestre dos magos 15 de julho de 2016 at 21:18

      Não sabia que os Bancos Portuga levaram essa motumbada gigantesca. Imagina o que pode acontecer com a CEF…. Sinistro.

      7+
  • Cadeludo 15 de julho de 2016 at 23:45

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/5309597/hsbc-taxa-juros-despencar-brasil-recomenda-titulo-tesouro-direto

    eu também vejo despencar só que pra cima, eu apostaria 3 anos 100% selic
    overnight wins

    6+
  • Alemon Fritz 16 de julho de 2016 at 09:12

    esses mexicanos
    México corre risco de outro colapso imobiliário após três anos
    Três anos após a crise imobiliária do México ter eliminado US$ 4 bilhões em ações e títulos, o setor corre o risco de sofrer outra retração.
    Isso acontece porque o presidente Peña Nieto quase dobrou os subsídios para moradias de baixa renda nos últimos 24 meses.
    cujas taxas de calote se mantêm acima do nível de 4 por cento atingido durante o colapso de 2013.
    http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2016/07/15/mexico-corre-risco-de-outro-colapso-imobiliario-apos-tres-anos.htm

    9+
    • Alemon Fritz 16 de julho de 2016 at 10:30

      Caixa negocia reduzir dividendo à União para 25%, diz presidente
      operações de menor risco como habitação e consignado, o índice de atrasos acima de 90 dias atingiu no primeiro trimestre o pico em sete anos, movimento que disparou as provisões para calotes e fez o lucro cair 46%.
      o banco tem buscado tentar reduzir a pressão sobre o capital, a venda de carteiras com maiores níveis de inadimplência, no entanto, foi suspenso em maio, devido a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU).
      Alem dos prejuizos com a Oi (2bi) e Funcef ..
      http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/07/caixa-negocia-reduzir-dividendo-uniao-para-25-diz-presidente.html

      4+
    • Alemon Fritz 17 de julho de 2016 at 09:39

      Pra comparar: as taxas de calote são 5,9% no Brasil, e 25% na faixa 1 do MCMV.!!
      e 11% de desemprego, subindo.
      Desemprego: Portugal está em 12,3% (abril) mas chegou a 17% em 2013 , a Espanha a 20%, e Grécia está a 24%, a maioria jovens com menos de 30 anos de idade (30% deles).

      5+
  • Alemon Fritz 16 de julho de 2016 at 09:28

    Dono de imobiliário é acusado de dar golpe de até R$ 1 milhão em Alfenas
    por meio de escrituras falsificadas de compra e venda de apartamentos.
    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/07/dono-de-imobiliario-e-acusado-de-dar-golpe-de-ate-r-1-milhao-em-alfenas.html
    menos gente investindo no mercado saudável

    6+
  • Cajuzinha 16 de julho de 2016 at 10:21

    ” O montante correspondente aos imóveis à venda em João Pessoa aumentou 179% em pouco mais de seis anos, segundo pesquisa do mercado imobiliário da Capital realizada pelo tecnólogo em negócios imobiliários, Fábio Henriques. Além disso, entre janeiro de 2010 e abril de 2016, aumentou em 77% o número de imóveis disponível para venda na cidade. Tambaú, Bancários e Bairro dos Estados foram os que apresentaram maior percentual de crescimento em relação ao m² nesse período.
    O tecnólogo em negócios imobiliários, Fábio Henriques, que estuda o mercado imobiliário pessoense há 11 anos, explicou que analisa mensalmente o número de empreendimentos, o Valor Geral à Venda (VGV) e o valor do m² dos imóveis das construtoras locais. “Fazemos esse levantamento desde 2005. Com os dados, conseguimos monitorar o comportamento e a evolução do mercado imobiliário da Capital”, comentou.”

    http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2016/07/15/46348-oferta-de-imoveis-cresce-179-em-joao-pessoa

    5+
  • Cajuzinha 16 de julho de 2016 at 17:26

    “Enquanto aguarda por mudanças, a Caixa vai afundando. Funcionários relatam uma paralisia total. Acreditava-se que, com a saída de Míriam Belchior, considerada a pior presidente da instituição dos últimos 20 anos, o banco decolaria. Ledo engano. Não há uma diretriz clara. A Caixa está largada. Como diz um grupo de empregados do banco, a situação está de dar dó.”

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/alta-tensao-na-caixa/

    7+
  • Cajuzinha 16 de julho de 2016 at 18:56

    ” A situação é tão complicada, diz Aroldo Silva Amorim Filho, presidente da Bonasa Alimentos, com sede em Brasília, que a empresa foi obrigada a antecipar o abate para que os frangos não engordassem tanto e não encalhassem nos postos de venda. “Tivemos que nos adaptar à realidade do mercado”, afirma. Ele destaca que, mesmo com a queda de preços do produto, está difícil para os consumidores manterem hábitos tradicionais. “Nunca vi uma situação como essa”, acrescenta. O consumo anual médio per capita de frango, de 43 quilos, já é menor do que o observado em 2011, de 45 quilos.”

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/coluna-no-correio-vida-real/

    5+
  • Cambura-SC 17 de julho de 2016 at 00:13

    Meu primeiro CVR…
    Sabe aquela cena de filme, que o médico sai da sala de cirurgia e diz para a família:
    Fizemos de tudo, mas infelizmente ele não resistiu, perdemos o paciente…
    Foi mais ou menos isso que senti, me senti igual aqueles médicos.
    Sou servidor público, trabalho com um monte de 666, quase 20 anos, casos perdidos.
    Chegou um colega novo (em 2014) para trabalhar conosco, inteligente passou num concurso concorridíssimo (menos de 30anos ) contador, volta e meia trocava um papo com ele do tipo os imóveis tão caros demais, nosso país tem a maior taxa de juros do mundo…
    Semana passada descobri, ele não tinha me dito, comprou um bolhudo da ciNDErela.
    Porque meu Deus? Porque? O financiamento é no mínimo 2 x maior q o aluguel dos que compraram para “investir” no mesmo empreendimento. Como pode? Cara solteiro, até então morava com uns colegas de faculdade…porque não alugou?
    Bolhistas, ele não resistiu, perdemos mais um paciente…
    E a “corrida dos ratos” continua…

    31+
    • JJJ_brasilia 17 de julho de 2016 at 01:40

      Cambura,

      Obrigado pelo Caso da Vida Real, o seu colega de trabalha estudou mas não aprendeu, ele estudou para passar em provas de concurso, mas ainda não tem o conhecimento para alcançar a independência financeira, ele sendo contador, só me resta repetir ditado: em casa de ferreiro, o espeto é de pau.

      20+
      • Alemon Fritz 17 de julho de 2016 at 09:36

        666 e imóvel na planta, o espeto de pau é do motumbo

        9+
    • Labar 17 de julho de 2016 at 07:48

      Perdemos o que? Eu vejo ganho, ganhamos mais um pagador de juros. É bom que movimenta a economia em tempos de crise! Rsrs… No meu círculo eu sou o maior incentivador das pessoas comprarem carro altinho e apê que só valoriza, temos que realizar nossos sonhos e fazer o br voltar a crescer!

      22+
    • alemonbnu 17 de julho de 2016 at 13:06

      É PRA APLAUDIR DE PE!!
      Perdemos nada. Ganhamos mais um pagador de juros. Torço para que ele mantenha todas as parcelinhas em dia. Os bancos precisam de lastro! Fale agora para ele financiar um bolhudo-movel. Alguma coisa do nivel dele. (de preferencia acima de 100k). Preciso de juros para viajar para a terra dos livres, conhecer novos ares, novas experiencias, novos lugares, coisa que ele dificilmente conseguirá fazer.

      8+
    • Rampion 18 de julho de 2016 at 09:12

      Você quis dizer ganhamos mais um pagador de juros, né?! rs.

      4+
  • Cambura-SC 17 de julho de 2016 at 01:36

    Difícil estar dentro de uma sociedade e não fazer parte de sua cultura…

    8+
  • claudio 17 de julho de 2016 at 02:44

    http://blog.proprietariodireto.com.br/usuaria-vendeu-seu-apartamento-em-cotia-pela-proprietario-direto/
    publicaçao sugerida pelo face

    4+
  • Cajuzinha 17 de julho de 2016 at 09:19

    http://m.oglobo.globo.com/economia/valor-medio-do-aluguel-no-rio-o-mais-baixo-em-pelo-menos-quatro-anos-19726372

    4+
    • Cajuzinha 17 de julho de 2016 at 09:22


      — Além do aumento da disponibilidade de imóveis para locação, também podemos notar um aumento da oferta do aluguel mais barato — analisa o CEO do VivaReal, Lucas Vargas. — Este cenário, somado à maior flexibilidade de negociação proporcionada pela instabilidade da economia, é o que ajuda a diminuir o valor médio.”


      — É interessante que os proprietários cedam um pouco, para não correr o risco de perder aquele cliente. Muitos já têm a consciência de que não conseguirão alugar novamente pelo mesmo valor — diz ela. — Quem não se adequar aos novos preços periga ficar muito tempo com o imóvel parado. Aí o prejuízo pode ser alto. Tenho uma cliente que alugava um apartamento de 90m² em Botafogo por R$ 4 mil e, após a entrega pelo inquilino, baixou para R$ 3 mil. Com isso, conseguiu alugar em apenas duas semanas.”

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


      — Não acho que a gente vai ter uma redução como aconteceu em outros países, que sofreram com graves crises imobiliárias. Apostar que vamos ter uma volta a preços de 2007 e 2008 é arriscado. Não vejo justificativa para isso, pelo menos, por enquanto — finaliza.”

      9+
  • Labar 17 de julho de 2016 at 11:38

    Tem como eu saber qual era o valor do m2 em 2007/2008?

    4+
    • wing 17 de julho de 2016 at 20:07

      Já era caro, mas ainda era compravel.
      Gostaria de saber tb, mas lembro q era algo de no máx 3k em São Paulo. 3k isso sendo em bairros bons.
      Li em algum lugar na net q em 2010 Pinheiros era 3,5k e 2011 saltou para 8k.

      Se alguém tiver esses dados, eu tb gostaria de saber mais.

      4+
      • claudio 18 de julho de 2016 at 19:05

        vila buarque, 2008 50m2, 77k = 1540 m2 rua general jardim, entre minhocao e republica…

        0
        • claudio 18 de julho de 2016 at 19:07

          vila buarque nao é bairro bom, mas por esse valor certamente se achava em santa cecilia, barra funda, ou mais caro um pouco em higienopolis…

          0
  • mestre dos magos 17 de julho de 2016 at 11:45

    Olhem só que negócio bom que um corretor de BC está oferecendo para os seus clientes. Você paga R$ 2.100.000,00 por um apartamento, em que o mesmo já está alugado por R$ 5.000,00 reais por mês. Se retirarmos a comissão da imobiliária (8%), mais o IR (27,5%), vai obter um resultado líquido de R$ 3.335,00. Olhem só que negócio da china, você investe 2,1 milhão e obtêm de retorno 3,335 mil, ou seja 0,1588%, que negócio maravilhoso.
    O mesmo valor aplicado parte em LCA/LCI e um pouco em TD, o investidor consegue fácil 19/20 mil por mês líquido. A única variável que não estou considerando neste meu cálculo é a valorização continua e eterna do imóvel, que na média gira em torno de 30% ano ano. SQN rsrsrsrs.

    http://sc.olx.com.br/norte-de-santa-catarina/imoveis/apto-alto-padrao-embraed-quadra-mar-locado-por-5-mil-mais-taxas-balneario-camboriu-192372454?xtmc=apartamento+balne%C3%A1rio+camboriu&xtnp=1&xtcr=30

    15+
  • Cajuzinha 17 de julho de 2016 at 12:47

    http://oglobo.globo.com/economia/temer-diz-que-pediu-equipe-economica-para-reduzir-juros-19728211

    4+
    • CA 17 de julho de 2016 at 14:27

      Cajuzinha,

      Cada vez mais o Temer está parecido com a Dilma:

      Primeiro dá uma de Mantega, aumentando a meta de déficit fiscal e colocando gastos adicionais neste ano e nos próximos, em seguida, informa que o rombo do ano seguinte vai ser menor que o deste ano que ele acabou de inflar, depois, pede que reduzam os juros como uma “recompensa” pelo aumento na IRRESPONSABILIDADE FISCAL, “jênio” (sic).

      Funciona assim: você está super-endividado, para conseguir novos empréstimos, o banco cobra juros mais altos. O que você faz? Aumenta muito os seus gastos, PROMETE que no futuro vai gastar menos e pede para o gerente do Banco diminuir os juros, afinal você está tendo mais responsabilidade com os gastos kkkkk

      21+
      • Cajuzinha 17 de julho de 2016 at 15:41

        http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/temer-e-dilma-mais-parecidos-do-que-nunca/

        3+
        • Labar 17 de julho de 2016 at 18:58

          E agora? Quem pagará nossos juros?

          3+
        • Diego F. 18 de julho de 2016 at 16:13

          O autor está certo na essência, mas ignora coisas importantes. O tal déficit de 90 bilhões da Dilma era uma ilusão, por exemplo.

          0
      • JJJ_brasilia 17 de julho de 2016 at 19:48

        CA,

        Está maquiagem do orçamento Federal já tá precificada, o Phod* foi ele pedir a queda dos juros, o Temer é presidente da República ou do Banco Central? Perdeu uma chance de ficar calado, o Temer.

        7+
        • CA 18 de julho de 2016 at 07:52

          JJJ_Brasília,

          Quando o Temer assumiu, haviam negociações avançadas da parte de Dilma para este aumento no ROMBO das contas públicas, mas o que se esperava é que ele revertesse e não que desse continuidade e até amplificasse, ou seja, não estava precificado.

          Ele conseguiu piorar as expectativas também por adiar ações corretivas e não fazer a devassa nos rombos de CEF, BNDES e outros…

          4+
      • Rampion 18 de julho de 2016 at 09:16

        Temer é a mesma coisa que a Dilma! Só foi trocada a raposa! Parece que ninguém percebe isso ou é medo de assumir que foram usados! Novas eleições já!

        14+
      • joselito 18 de julho de 2016 at 09:51

        Boa parte do aumento de gastos é salário de funcionalismo, ou seja, sabe-se que a prometida redução virá de outro local.

        A exemplo, a família endividada, o chefe faz oq? Cancela os planos de saúde, tira os meninos da escola. Mas continua caro manter uma Landirrover e as prestações da mansão da casa na pria e do sítio. Ai ele vende um filho. Continua sem dinheiro. Ai, sem ver como sair, vende as obras de arte que tem no apto, o sofá, a tv. Continuando ruim, vende a landrrover e a casa na praia.

        3+
  • Cadeludo 17 de julho de 2016 at 17:52

    será que vai vender ou alugar?
    http://www.imobiliariaideali.com.br/imovel/casa-comercial-venda-locacao-centro-sapucaia-do-sul-rs/CA0923

    5+
  • Alemon Fritz 17 de julho de 2016 at 19:17

    muito interessante: bancos de Portugal e a atual situação
    Banca a descoberto
    http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/2016-07-17-Banca-a-descoberto

    3+
  • Alemon Fritz 17 de julho de 2016 at 19:27

    mais um caso de prejuízos, fora do mercado do mercado saudável

    Fraude prejudica mais de 130 famílias em Santo André
    Uma fraude imobiliária atingiu 133 famílias que compraram apartamentos em dez empreendimentos em SA.
    Em pelo menos duas situações, os compradores não terão seus imóveis concluídos nem a garantia de ter o dinheiro de volta. Em cinco casos, há indefinições na Justiça, e, em outros três, os moradores estão finalizando as obras por conta própria.
    em 2 os imóveis podem ser retomada por bancos e 6 distratos revendidos.
    http://www.dgabc.com.br/Noticia/1991296/fraude-prejudica-mais-de-130-familias-em-santo-andre

    5+
  • Alemon Fritz 17 de julho de 2016 at 20:44

    onda de GOME .
    Obra em condomínio que teve estouro em esgoto será feita após perícia
    que invadiu parte do Condomínio Mundi, (agora I-Mundi, mais um espaço GOME gourmet plus.)
    http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/07/apos-estouro-de-esgoto-derrubar-muro-condominio-aguarda-pericia.html

    9+
    • JJJ_brasilia 17 de julho de 2016 at 22:02

      Cara o vídeo é muito engraçado, os moradores fazendo churrasco quando a merda chega, KKKKK

      9+
  • NOMADE 17 de julho de 2016 at 22:17

    deu merda

    7+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 06:11

    ” O atraso de até três meses para receber uma fatura inviabilizou a continuidade das obras já que as empresas operavam com pouco capital para fazer o pagamento aos fornecedores e funcionários. Sem o Minha Casa, não há outra alternativa a não ser voltar ao mercado e brigar com concorrentes de peso, como Gafisa, Cyrela e PDG.
    Dono da Lastro, Pinho espera a volta dos pagamentos para retomar as obras do empreendimento que toca em Imperatriz junto com outras duas construtoras. Segundo o Ministério das Cidades, a retomada das obras das mais de 50,1 mil unidades habitacionais que estão paradas em todo o País deve levar um ano e custará R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.
    Em São Luís, as obras de 3 mil unidades do Residencial Mato Grosso foram retomadas no início do mês. O conjunto ficou parado por nove meses e só estará concluído em julho de 2018. A notícia de que as empresas voltariam a contratar levou 800 homens para a frente do canteiro em busca de emprego. Eles foram dispensados pois, segundo engenheiro responsável, Arie Araújo, os 70 operários contratados eram suficientes para manter a construção.”

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,construtoras-voltam-a-incorporacao,10000063450

    5+
  • Seguidor do Bolha BH 18 de julho de 2016 at 08:05

    Imobiliária é acusada de dar calote em vários locatários
    http://www.otempo.com.br/capa/economia/imobili%C3%A1ria-%C3%A9-acusada-de-dar-calote-em-v%C3%A1rios-locat%C3%A1rios-1.1339448

    4+
    • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 09:10

      mais 80 familias (40 dos locatários e 40 dos investidores) prejudicadas no “mercado imobiliário” saudável e natural. se somar todos os calotes do pais daria pra ver como vários potenciais compradores e investidores foram prejudicados, e não voltam tão cedo.

      4+
      • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 09:20

        investidores fora:
        4-Falso corretor de imóveis aplica golpe de R$ 12 mi e faz 23 vítimas no Ceará
        http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/06/falso-corretor-de-imoveis-aplica-golpe-de-r-12-mi-e-faz-23-vitimas-no-ceara.html

        1-Imobiliária estaria dando golpes em proprietários e inquilinos
        http://jundiainoticias.com.br/portal/2016/07/imobiliaria-estaria-dando-golpes-em-proprietarios-e-inquilinos/

        2-Polícia Civil investiga denúncias de fraude de imobiliária em Jundiaí
        forma de agir dos representantes da imobiliária: estelionato, apropriação indébita e falsificação de documento particular.
        http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/07/policia-civil-investiga-denuncias-de-fraude-contra-imobiliaria-em-jundiai.html

        3- Polícia investiga sócios de imobiliária suspeitos de golpe contra clientes
        Pelo menos 10 famílias foram vítimas da Imediatta Negócios imobiliários. Curitiba
        http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/06/policia-investiga-socios-de-imobiliaria-suspeitos-de-golpe-contra-clientes.html

        5+
        • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 09:22

          será que estariam os corvos em “necessidades.”

          4+
        • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 09:32

          curitiba
          -Grupo é acusado de aplicar golpe imobiliário em centenas de vítimas.
          Operação “sonhos desfeitos”. O prejuízo às vítimas ultrapassam R$ 5 milhões.

          http://pr.ricmais.com.br/seguranca/noticias/grupo-e-acusado-de-aplicar-golpe-imobiliario-em-centenas-de-vitimas/
          somem, até agora já deu 29 mihões em 2 meses de golpes.

          3+
  • Seguidor do Bolha BH 18 de julho de 2016 at 08:11

    Aluguel para turista dispara e vira negócio para locador
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/07/1792510-aluguel-para-turista-dispara-e-vira-negocio-para-locador.shtml

    3+
  • Felipe 18 de julho de 2016 at 09:32

    Vão dobrar a aposta
    e com as recentes notícias dos juros, parece que estamos vendo de que lado o governo vai ficar nessa:
    http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/07/18/caixa-vai-financiar-compra-de-imoveis-de-ate-r-3-milhoes.htm

    4+
    • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 11:06

      “O foco da Caixa em imóveis para famílias de renda mais alta visa a reverter a tendência de forte contração, provocada em parte pelo escasseamento de recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), principal fonte de recursos de financiamento imobiliário do país.”

      3+
      • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 11:09

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        “”Fomos atrás e conseguimos recursos que estavam faltando”, disse Souza. “Agora temos dinheiro sobrando”, afirmou”

        4+
    • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 11:15

      Alguém sabe de onde estariam vindo estes 500 bilhões ???

      A Caixa tem R$ 500 bilhões para emprestar. Temos crédito para infraestrutura e habitação. O grande problema é onde emprestar, como emprestar e dar a segurança jurídica às operações, constituir garantias, ter bons projetos. Estas foram as grandes dificuldades para o PAC não decolar.

      http://oglobo.globo.com/economia/caixa-pode-oferecer-condicao-melhor-diz-presidente-do-banco-publico-19699232

      5+
      • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 11:16

        “Já conversamos com chineses, bancos e investidores. Recurso não será problema.”

        4+

      • wing 18 de julho de 2016 at 13:11

        Ainda querem alimentar esse tipo de farra? Pô, o q fizeram não foi o suficiente?

        5+
    • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 11:31

      Se a CEF for investir em tijolos, quem investirá em infraestrutura ?

      Bancos públicos financiaram 83% da infraestrutura até 2014

      Brasília – No fim do primeiro mandato da presidente afastada Dilma Rousseff, de cada R$ 100 investidos em infraestrutura, R$ 83 saíram dos bancos públicos, revela estudo inédito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que será divulgado nesta segunda-feira, 18.

      BNDES, Caixa e Tesouro Nacional garantiram juntos R$ 137,9 bilhões dos R$ 166,2 bilhões desembolsos para transportes, energia elétrica, telecomunicações e saneamento em 2014. Sozinho, o banco de fomento foi responsável por quase metade dos empréstimos.

      “A situação econômica atual e o realismo desse novo governo do presidente Temer vai impedir que isso se repita. Mas temos um legado pesadíssimo que vamos pagar nas próximas décadas”, afirma Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B e um dos coautores do estudo.

      Segundo ele, essa dependência quase absoluta pelos financiamentos com dinheiro público gerou uma série de distorções nos projetos.

      “É como se o governo tivesse dado uma festa para alguns poucos, que tomaram um porre, e todos nós teremos que pagar a conta nos próximos anos”, compara.

      De acordo com o estudo, o Brasil deveria investir entre 4% e 5% do PIB em infraestrutura para se aproximar de países com níveis semelhantes de desenvolvimento.

      Atualmente, pouco mais de 2% do PIB são investidos na área. A CNI avalia que, em um curto espaço de tempo, não é possível ao País alcançar uma taxa de investimento em infraestrutura na casa de 5% do PIB – não apenas por restrições macroeconômicas, mas pela ausência de projetos de qualidade.

      http://exame.abril.com.br/economia/noticias/bancos-publicos-financiaram-83-da-infraestrutura

      3+
      • joselito 18 de julho de 2016 at 11:34

        Detalhe:
        o bndes empresta com juros subsidiados. Então, aquele empresário que tem 1bilhão em conta, coloca seu dinheiro em TD (juros maiores que 9%). Ato contínuo, pega 1bilhão com o bndes pagando juros de 3%. Esse o modelo de “incentivo” ao investimento em produção.
        Briliant!

        8+
        • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 12:28

          bancos garantiram juntos R$ 137,9 bilhões dos R$ 166,2 bilhões…
          pra comparar com imóveis: 2% em infraestrutura e
          8%-10% do pib em imóveis…

          4+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 10:56

    INQUILINO ESTÁ MORANDO DE GRAÇA EM MARINGÁ
    Em todo o estado, o mercado imobiliário está em crise e com muitos imóveis na fila para locação em Maringá, a alternativa está sendo deixar o inquilino morar de graça por alguns meses.
    http://pr.ricmais.com.br/balanco-geral-maringa/videos/inquilino-esta-morando-de-graca-em-maringa/

    13+
    • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 11:02

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      7+
    • CarlosL 18 de julho de 2016 at 11:20

      É trópico !

      6+
    • Krusty 18 de julho de 2016 at 12:16

      marditu brog qui naum previu issu

      7+
    • Lucas 18 de julho de 2016 at 13:13

      CONFORME PREVI
      aluguel zero
      queda de 100%

      tópico

      5+
      • Lucas 18 de julho de 2016 at 13:14

        na verdade a queda é maior que 100%
        a posse dum imóvel custa 0,1%am para o proprietário (sem contar condomínio, impostos e consumíveis)

        3+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 11:01

    Movimento pela revisão de valores venais de imóveis ganha mais adesão

    A entidade alega que a avaliação utilizada pela prefeitura está superestimada diante da atual realidade do mercado, que, em meio à crise, reduziu os preços dos imóveis em busca do reaquecimento. O impacto da distorção estaria na cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é calculado com base no cadastro do município para as transações de compra e venda de casas, apartamentos, terrenos e propriedades comerciais ou industriais.

    Com valores venais estimados muito acima dos de mercado, o cálculo do tributo, cuja alíquota é de 2,25% sobre o custo das propriedades, teria se tornado desproporcional, afastando ainda mais potenciais compradores. “Um imóvel que é vendido por R$ 120 mil tem o ITBI calculado com base no valor avaliado de R$ 150 mil”, exemplifica o presidente da subseção da OAB em Bauru, Alessandro Biem Cunha Carvalho.

    Antes da última atualização da planta genérica, alegam as entidades, os valores venais equivaliam a 60% dos preços de mercado. Com a revisão da tabela municipal, o metro quadrado de terrenos na rua Primeiro de Agosto, por exemplo, ficou três vezes mais caro.

    A variação chegou a 485% em bairros de classe média, como o Bela Vista. Na zona sul e em bairros como a Vila Industrial, o fenômeno se repetiu. Segundo Fernando Pegorin, também diretor do Secovi, o cálculo não considerou a depreciação dos imóveis, que deveria ter sido utilizada como fator redutor dos valores venais em algumas regiões, após análise quadra a quadra.

    http://www.jcnet.com.br/Nacional/2016/07/movimento-pela-revisao-de-valores-venais-de-imoveis-ganha-mais-adesao.html

    6+
    • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 12:31

      lembrando que 25% dos negócios imobiliários não são efetivados por problemas de impostos atrasados, documentação de cartório etc.. imagina nos próximos anos.

      3+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 11:41

    Receita bruta por m2 da carteira de imóveis “G65” desabaram 50% em um ano

    Após ter atingido R$ 137/m2 em maio de 2015, hoje está em R$ 69/m2

    http://geracao65.blogspot.com.br/2016/07/carteira-g65-imoveis-2016-fechamento-de.html

    5+
  • Lucas 18 de julho de 2016 at 13:18

    Cesar_DF

    Exatamente Lucas
    De acordo com a variação da taxa real de juros, em um determinado momento poderá ser melhor alugar um imóvel (e aplicar o $$$) ou compra-lo, mas que, historicamente, variará entre 100 e 200 com tendência para concentrar-se em 150X.
    Da para constatar, por exemplo, que se os bancos estiverem pagando uma taxa de juros abaixo de 0,36% que valeria a pena comprar um imóvel 200X
    Hoje, onde eu moro, está 363X.

    Estou pensando em fazer o cálculo do fator X para perfil de investidor. já havia chutado que deveria ser de 80X, mas vou fazer o cálculo certo. e para isso vou considerar
    27,5% de IR
    10% de taxa administrativa
    2% de depreciação do bem
    5% de vacância
    0,5% de juros real ao mês
    Desconfio que somente será rentável para o investidor que comprou um terreno não bolhudo, construiu por conta própria, e o fez numa área com tendência de valorização, onde num primeiro momento havia pouca procura em função da má infraestrutura e posteriormente foi melhorando, com isso objetivando neutralizar a depreciação através de uma valorização real do local.

    10+

    Para o “investidor” a coisa é ainda pior
    entre aspas pq flipador não é investidor
    investidor é quem constrói, mas agora acho quem mal esse vai ter lucro

    5+
  • MINEIRO SPY 18 de julho de 2016 at 14:06

    CA
    Boa tarde. Sua percepção que a lua de mel durará de 4 a 6 meses continua? Após esse prazo a tendência é de evidenciação dos fundamentos extremamente negativos do país, como desemprego, endividamento absurdo e a falta de tudo que possa se imaginar?

    3+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 14:28

    Qual seria o FATOR x (compra / aluguel) para ser um negócio rentável ao investidor?

    No meu caso, aluguel de 1.1K, valor ofertado de 400K, condomínio de 370, IPTU de 80, fator X de 363

    R$ 1.100 de aluguel
    R$ 110 de taxa de administração (10%)
    R$ 272 de IR (27,5% de 990)
    R$ 155 de vacância ((1.1K + 370 + 80) x 10%)
    R$ 110 de reformas e taxas adicionais (10% do aluguel)
    R$ 453 de SALDO

    Qual o valor que precisa ser aplicado para render R$ 453 a um juros real de 0,5%?
    R$ 453 dividido por 0,005 (0,5%) = R$ 90.600
    Fator X para investidor (90.600 dividido por R$ 1.100) = 82X

    Conclusão 1: com um aluguel de R$ 1.100, somente renderá ao proprietário uma taxa maior que 0,5% se ele adquirir este imóvel por menos de 90K. Como atualmente estão pedindo 400K ele está tendo um rendimento 4X menor no aluguel que numa aplicação.

    Conclusão 2: para fins de investimento, somente é viável se o valor de compra do imóvel for até 82X o aluguel.

    Ps: existem os fatores de valorização e desvalorização anual do imóvel em função do local que se encontra, mas isto pode variar tanto que nem entrou na ponderação. Se for adquirido ou contruindo um imóvel num local com baixa procura e posteriormente esta procura aumentar em função da melhora da infraestrutura ou outros atrativos, irá ocorrer uma valorização real do imóvel.

    7+
    • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 14:58

      Cenário no caso do proprietário realizar a administração, e não a imobiliária.
      R$ 1.100 de aluguel
      R$ 280 de IR (27,5% de 1.100)
      R$ 155 de vacância ((1.1K + 370 + 80) x 10%)
      R$ 110 de reformas e taxas adicionais (10% do aluguel)
      R$ 555 de SALDO
      R$ 555 dividido por 0,005 (0,5%)= 111K
      Fator X = 111K / 1.1K = 101X

      4+
      • Lucas 18 de julho de 2016 at 15:05

        isso comprova o fato
        99% dos investidores do ramo possuem imobiliárias próprias
        e a utilizam como meio de manipular o mercado, usando para isso idiotas úteis gananciosos, vulgo corvos freenlancers.
        mas aí césar, vc deveria contar o custo duma imob.

        vc tiraria tbm os 27,5% de IR e acrescentaria os 17% de impostos sobre a receita duma imob + custos operativos (coisa que só vai se tiver escala)

        Outra coisa:
        retirando a adm vc estaria mais sujeito a problemas, aumento de inadimplencia e outros sem o resguardo dum profissional por trás, teria no mínimo o custo dum adevogado apoiando. Raros são os que operam per si no positivo

        5+
        • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 15:11

          Lucas, no “modus operandi” da Rosinha, adquirindo o próprio terreno, construindo vários pequenos kitnetes, administrando e fazendo a própria manutenção, daria uma rentabilidade maior que uma aplicação financeira.
          Quem comprou após 2007 não está conseguindo um FATOR X menor do que 100, ou seja, está perdendo dinheiro com estes “investimentos”.

          7+
      • joselito 18 de julho de 2016 at 16:33

        Pelos seus cálculos, meu caso é:
        – com IMOB, X=85
        – sem IMOB, X=100

        3+
        • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:44

          É Joselito, mais um cálculo que está batendo com o empírico.
          Quando se tira a taxa de administração, alguém ainda terá que gastar seu tempo com isso, eventuais uso de advogados, cobrança por atrasos, etc.
          Se fôssemos traçar uma curva normal, onde 80% das ocorrências ficaram dentro do desvio padrão, podemos inferir que:
          Residência: 130 a 170X
          Investimento: 80 a 100X
          Empresa: 90 a 110X

          4+
          • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:52

            Quando a pessoa jurídica, eu não saberia calcular o Fator X, sei apenas que o valor do aluguel é lançado como despesa, o que faz reduzir o lucro nominal, reduzindo os impostos sobre o lucro.
            Em empresas de serviço, o aluguel tem um peso alto sobre as despesas gerais, já numa indústria, além do peso ser menor, existem linhas especiais de financiamento e numa grande empresa, ela pode até ganhar da prefeitura o terreno e isenção do IPTU por N anos.

            Já li, que no caso de um banco, para ele só compensa construir uma agência bancária se o fator X for acima de 65, o que equivale as 1,3% ao mês, pois ele poderia pegar este valor que estaria preso aos tijolos e utiliza-lo para conceder empréstimos.

            4+
            • JJJ_brasilia 18 de julho de 2016 at 20:19

              Ótimos comentários Cezar_DF, obrigado por compartilhar.

              3+
          • joselito 18 de julho de 2016 at 17:32

            Ah ,esquece de falar o detalhe, imóvel no mesmo prédio, pedindo 312X.

            4+
    • Lucas 18 de julho de 2016 at 15:01

      não tenho contas formalizadas sobre isso, MAS pela minha experiência seria exatamente isso. 80x
      Até 80x compensa comprar algo já construído para investir

      Acima disso, somente e somente se vc tiver alguma informação privilegiada: – uma nova onda de euforia, uma grande inauguração de atrator de trafego na região, alguma sibstituição de uso em favor de algo mais rentável, etc.

      Percebam que eu falei uma info PRIVILEGIADA, não adianta acontecer algo que todos estão sabendo, pois neste caso o mercado antecipa a precificação da notícia, inclusive a de um bairro em tendência de alta. Uma info privilegiada pode ser de uma fonte externa ou algo interno ou algo que somente vc e poucos se perceberam. Pessoas capazes de atuar nestes quesitos são os investidores verdadeiros, quem é capaz disto é menos de 0,1% da população, é gente que ficaria rica em qualquer coisa que se metesse a fazer, é gente diferenciada desde o nascimento.

      11+
    • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 15:01

      Cenário utópico:
      – Proprietário faz a administração
      – Sonega imposto de renda
      – Não ocorre vacância
      – Não dá manutenção nenhuma
      R$ 1.100 dividido por 0,005 (0,5%)= 220K
      Fator X = 220K / 1.1K = 200X

      8+

      • Lucas 18 de julho de 2016 at 15:39

        perfeito

        3+
      • Lucas 18 de julho de 2016 at 15:40

        ~melhor dizendo, empurra a manutenção pras calendas

        4+
        • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:07

          Alguns riscos ao investir em imóveis para locação

          http://geracao65.blogspot.com/2016/04/alguns-riscos-ao-investir-em-imoveis.html#ixzz4EmzvgRhz

          4+
    • Krusty 18 de julho de 2016 at 15:31

      De onde veio esses 0,5% ???

      2+
      • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 15:42

        0,5% é a taxa de juros real ao mês que o investidor deseja receber, podem ser usadas outras, 0.4% , 0,3%, dai é só mudar para recalcular o Fator X.
        Agora, comparar uma aplicação que renda 0,5% ao mês com um patrimônio que renda 0,5% poderá até dar a mesma rentabilidade, porém devido à liquidez um monte de negócios serão perdidos por estar imobilizado num monte de tijolos.
        Então, para ser justo, deveria ter algum deflator, tipo 20%, onde 0,5% de rentabilidade num aluguel deveriam ser equivalentes a 0,4% de uma aplicação, mas nem quis entrar neste mérito, pois o comparativo foi estritamente financeiro e ainda excluindo a varáveis imponderáveis, como a construção de um shopping ao lado do imóvel ou a perda por incêndio do mesmo.

        8+
        • Lucas 18 de julho de 2016 at 20:51

          a isso do tempo sem liquidez podemos chamar de custo de vacância
          segundo os próprios corvos pode chegar em crises a 30% do valor do aluguel, ou seja num contrato típico de 30 meses, 10 deles esteve fechado

          para venda, acredito que a falta de liquidez vá roubar algo por aí em valor, se um aluguel custa 0,3%, ele perderia 3% pela falta de liquidez na venda, ou mais já que pra vender a espera pode ser ainda maior que pra alugar.

          1+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 15:16

    http://www.jornaldacidade1.com.br/comerciantes-aluguel-da-ceasa/

    3+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 15:19

    postado em 18/07/2016 15:07
    Agência Estado
    Brasília, 18 – Com o País caminhando para mais um ano de forte recessão econômica, brasileiro nunca teve tanto medo de ficar sem trabalho como agora. O Índice de Medo do Desemprego medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) chegou ao maior valor da história em junho deste ano, superando o temor registrado em julho de 1999, quando o Brasil vivia uma grave crise cambial com uma expressiva desvalorização do real.

    7+
  • Alemon Fritz 18 de julho de 2016 at 15:43

    escolham

    -Valor dos aluguéis sofre queda no MA, mas imóveis continuam vazios
    Explicação está no tripé desemprego, crise econômica e o valor elevado.
    Redução no valor do aluguel chegou a quase 13% em algumas capitais.

    http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/07/valor-dos-alugueis-sofre-queda-no-ma-mas-imoveis-continuam-vazios.html

    investimentos:
    – Novo negócio do Algarve é demolir casas de luxo para construir de novo (!!!!!!!!!!) kkkkk

    https://www.publico.pt/economia/noticia/novo-negocio-do-algarve-e-demolir-casas-de-luxo-para-construir-de-novo-1738549

    -Faixas 2 e 3 do MCMV atraem mais incorporadoras e ampliam concorrência – InfoMoney
    Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/5323725/faixas-mcmv-atraem-mais-incorporadoras-ampliam-concorrencia

    6+
  • From_The_Tower 18 de julho de 2016 at 16:17

    =http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/irma-e-suspeita-de-encomendar-a-morte-de-estudante-de-veterinaria/5170428/

    Padeira suspeita de mandar matar o irmão Brick LOVER
    Vejam o super imóveis que foram vendidos em João Pessoa – PB
    Kuáááááá

    7+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:24

    Vejam outra análise de cenário
    Valor oferecido do imóvel 700K
    Valor de compra do imóvel 400K (43% de desconto)
    Valor de locação 4K/mês
    Administração feita pelo proprietário

    http://rexperts.com.br/comprar-apartamentos-para-alugar-e-vender/

    O que eu achei muito engraçado, é nesta “simulação” ele achar que vai conseguir vender por 610K após 36 meses. kakakakaka

    5+
    • Zé Carioca 18 de julho de 2016 at 16:49

      Cesar, como já falei aqui no RJ os preços de aluguel realmente despencaram. Os de venda ainda não, o que torna a coisa ainda mais bizarra que no seu exemplo.

      http://www.zapimoveis.com.br/oferta/venda+apartamento+3-quartos+leblon+zona-sul+rio-de-janeiro+rj+104m2+RS2500000/ID-10935121/?paginaoferta=8

      Fui visitar esse apartamento de 3 quartos (sem intenção de compra, só para sondar mesmo) e o dono pede R$ 2.5 milhões. Apartamento de 3 quartos com uns 105m² em prédio novo. Na minha opinião bem caro, mas o metro quadrado está na média do FingeZap para a área. Tem anúncio de aluguel no mesmo prédio por 7,5k e certamente você fecha por 7k, dependendo do desespero do dono talvez uns 6,5k ou 6k.

      A rentabilidade disso é ridícula, no máximo 0,3%. Em bairro nobre 0,3% é o teto que o proprietário consegue. Só que sondei para venda e o corvo falou que o dono aceita dar um desconto, mandou um tenta uns 2,3M, menos que isso é impossível ele aceitar. Ou seja, continua a ilusão na cidade maravilhosa, esses descontos mágicos do Lulu, por aqui são só truques de mágica mesmo. Acredito que depois das Olimpíadas possamos ver quedas reais, mas por enquanto os preços estão absurdos.

      11+
      • From_The_Tower 18 de julho de 2016 at 16:53

        O Dono só aceita receber ou não receber os 0,3% porque ele tem certeza absoluta de que os tijolos valem 2,3kk. Que ninguém ouse dizer o contrário. 😉

        10+
      • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:58

        Detalhe, 0.3% é a rentabilidade bruta, depois que tirar taxa de administração, IR, vacância e manutenção, irá cair pela metade.
        Com um aluguel de 7K, o valor que valeria a pena comprar seria de 910K (130X) a 1190K (170X)

        8+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 16:36

    HÁ IMÓVEL SOBRANDO EM TÓQUIO, MAS ALUGUÉIS NÃO CAEM. POR QUÊ?

    A construção de unidades voltadas a futuros moradores caiu 7,9%, mas houve crescimento de 20,1% no lançamento de apartamentos e casas para aluguel. O governo japonês estima que 430 mil novas unidades tenham sido disponibilizadas entre abril de 2015 e abril de 2016 no país.

    Essa oferta é incompatível com a procura. Em todo o Japão, há 8,2 milhões de unidades vazias. Em Tóquio, o índice de vacância é de 33,7%, ficando ainda maior em partes da região metropolitana da capital, como Kanagawa (35,5%) e Chiba (34,1%). Mesmo assim, o valor médio do tsubo – unidade de medida japonesa equivalente a dois tatames, ou 3,3 m² – é de 8.633 ienes, praticamente o mesmo de nove anos atrás, 9 mil ienes. (ou R$ 80/m2)

    O mercado de aluguel está se alimentando de investimentos não ligados à lógica de oferta e procura, mas outro fator também força o preço para cima. Muitos desses empreendimentos residenciais são erguidos em áreas ocupadas por casas que também estavam disponível eventuais inquilinos. A maior parte desses imóveis eram antigos, com estrutura de madeira. Os novos imóveis têm mais tecnologia construtiva, com valor médio mais alto.

    De qualquer modo, já surgem manifestações em Tóquio pedindo uma política imobiliária que evite essa distorção, aumentando o salário mínimo ou forçando o valor dos alugueis a responderem mais à relação entre oferta e procura. Até porque o cenário atual já cria problemas sociais: japoneses jovens de classe média ou média-baixa estão demorando mais para sair da casa dos pais e se casar.

    http://outracidade.com.br/ha-imovel-sobrando-em-toquio-mas-alugueis-nao-caem-por-que/

    10+
    • dani.santana 18 de julho de 2016 at 21:52

      Pois é… o que impede isso de acontecer por aqui? Boa parte dos estoques de imóveis está nas mãos de pessoas idosas, ainda da geração que tem aposentadorias generosas. E muitas vezes, mesmo não sendo tão 666, o velhinho não pode abaixar o preço pra não criar problema com os herdeiros por estar “dilapidando” o patrimônio. Como alguém colocou um CVR aqui, da senhora que não aceitou 780k num anúncio de 980k. Se ficar morando, não existe um índice pra pessoas que ocupam apartamentos que não precisam mais… se colocar para alugar, mais um que vai passar 4, 5 meses do ano fechado.

      3+
  • Cesar_DF 18 de julho de 2016 at 17:30

    Os preços mensais de locação no mercado de condomínios logísticos do Brasil ficaram estáveis no primeiro trimestre, a R$ 20 por metro quadrado, de acordo com levantamento da Colliers International Brasil. A pesquisa apontou que o Centro-Oeste é a região que responde pelos valores mais elevados (R$ 23,5), seguida pelo Norte (R$ 22,7), pelo Sudeste (R$ 20,6) e pelo Nordeste (R$ 16,4).
    No fim do trimestre, o estoque de galpões, no país, era de 12 milhões de metros quadrados, e a taxa de vacância chegava a 23%, segundo a Colliers.

    http://www.ademi.org.br/article.php3?id_article=66779

    5+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 19:09

    ” Temer deve começar o afago à classe média lançando linhas de financiamento para a casa própria com juros mais baixos.”

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/temer-prepara-afago-classe-media/

    5+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 19:13

    Rossi lançar em Sergipe? Pra vender pra quem?


    A PDG Realty era quem registrava as maiores altas. Duante o dia, as ações ordinárias da companhia subiam pouco mais de 13% e eram negociadas a 4,07 reais. Além das mudanças da Caixa, os preços dos papéis foram influenciados pela informação de que as dívidas da companhia com o Banco Vototantim serão prorrogadas por mais quatro anos. De acordo com o jornal Valor Econômico, os juros serão aferidos, mas pagos apenas em 2020.

    As ações da Helbor também subiam. Por volta das 16h, os papéis eram cotados a 1,74 real — alta de 9,38%. No mês, a companhia já acumula ganhos de quase 27%.

    Quem também se dava bem na Bolsa eram os investidores da Rossi. No pregão de hoje, as ações ordinárias da construtora registravam alta de quase 7% e eram negociadas a 4,06 reais. Na última sexta-feira, a empresa fechou em alta de 10%, depois que surgiram rumores sobre um novo lançamento em Sergipe. Se confirmado, o empreendimento irá quebrar um jejum de quase dois anos da companhia. No mês, a Rossi acumula ganhos de 38,10%.”

    http://exame2.com.br/mobile/mercados/noticias/caixa-eleva-financiamento-e-construtoras-tem-dia-de-alta

    3+
  • Cajuzinha 18 de julho de 2016 at 19:20

    ” Lojas de materiais de construção civil estão reduzindo os preços dos produtos para driblar a crise no mercado econômico e se manterem abertas em Itumbiara, na região sul do estado. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), este ano, a queda nas vendas do setor no sul de Goiás foi de 30% se comparado o primeiro semestre de 2015. Para se ter ideia, a média nacional ficou em 14%.
    O comerciante Jalles César Clemente explica que a alternativa para enfrentar o momento tem sido as promoções. Segundo ele, os clientes sumiram e os empregos dos funcionários também, já que cinco tiveram que ser demitidos.”

    http://g1.globo.com/goias/mercado-imobiliario/noticia/2016/07/vendas-em-lojas-de-materiais-de-construcao-caem-30-no-sul-de-go.html

    5+
  • Bolherengo 18 de julho de 2016 at 20:43

    ‘http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/07/caixa-vai-financiar-compra-de-imoveis-de-ate-r-3-milhoes.html

    Vão inflar a bolha mais ainda? Que análise os senhores fazem dessa notícia?

    1+
  • carlosctm 18 de julho de 2016 at 21:05

    Aumento de 30% nas vendas… A moça só não conseguiu olhar para a câmera enquanto mentia…
    ‘http://g1.globo.com/pb/paraiba/bom-dia-pb/videos/t/edicoes/v/mercado-imobiliario-e-construcao-civil-comecam-a-sair-da-crise-economica/5171017/

    2+