Equipe econômica prepara ações para destravar crédito imobiliário – O Globo

Você pode gostar...

Comments
  • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 13:21

    Sabemos que não há entrave no crédito.
    Há sim baixa renda.
    Há sim queda na renda.
    Não há poupança pessoal.
    Não há poupança interna.
    Há desânimo.
    Há grandes estoques de tijolos.
    Portanto paguem nossos juros ! E sem choro !

    49+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Zé do Brejo 6 de maio de 2016 at 14:03

      Saliento o seguinte tópico: “CLIENTES DE RENDA ALTA NA MIRA”
      Clientes de renda alta já possuem imóveis e não precisam, tão pouco querem,comprar imóveis.
      Esse povo não entende que é game over?

      32+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 14:05

        Clientes de Alta Renda compram imóveis bons. Aqueles que dão um bom retorno. São raros, mas existem. (comerciais)

        15+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 15:36

      Sei que sonhar não paga, mas com tantos tijolos levantados e com tantos ex-clientes motumbados, as construtoras deveriam chamar todos eles e fazer um acordo, mas acordo mesmo e não a sem vergonhice do pacto imobiliário.

      6+
    • bolhista cearense 6 de maio de 2016 at 21:41

      Acho que esta equipe econômica está noiada. Quem é doido para aceitar um empréstimo baseado em selic ou ipca?

      10+
      • avatar
  • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 13:21

    Com a economia do país desacelerada o mercado imobiliário tem passado por mudanças e busca de alternativas para evitar a retração. Especialistas no assunto dão parecer sobre a atual situação no país.
    http://www.tvcidadeitauna.com.br/index.php/2013-11-01-14-36-52/2013-11-01-14-44-48/jornal-cidade-em-noticia/item/5977-crise-afeta-setor-de-imoveis

    Crise financeira pegou forte no mercado imobiliário em São Paulo. São muitos imóveis com placas de aluga-se e vende-se. César Tralli mostra a situação daqui…
    http://pt.yahstar.com/sptv-bom-dia-sp-e-g1-sp/video/572a233ccebd2e7f0e8b4a27-crise-financeira-pegou-forte-no-mercado-imobiliario-em-sao-paulo-sao-muitos-imoveis-com-placas-de-aluga-se-e-vende-se-ce….html

    9+
    • avatar
    • Jovem Estudante 6 de maio de 2016 at 15:18

      Lembro que passando outro dia ali perto de Congonhas encontrei uma rua praticamente inteira com placas.

      9+
      • avatar
  • Lucas 6 de maio de 2016 at 13:29

    DESTRAVAR CRÉDITO

    com JUROS na Estratosfera

    Teremoe crédito, mas não teremos louco que os pegue, nem que os ofereça, o governo pode mudar as regras, mas bancos e compradores não são loucos de cair nessa, EXCETO SE houver um grande ajuste no PREÇO.

    SE Ajustar no preço, a boiada estourada vai parar nas manchetes dos jornais, causando mais PANICO
    MAIS PANICO, MAIS IMOVEL EM ESTOQUE, MAIS CAI AS VENDAS

    eSTÁ lINDO de ver essa espiral do TERROR.
    Segundo estimativas que me deram 67 likes, até 2019 viveremos esse mundo.

    44+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 13:34

      Senão corrige os preços , não vende.
      Se corrige os preços não vende para os atravessadores e ditos “investidores” de tijolos.
      hehe.
      Tá lindo de ver !

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 13:41

      Se corrigir os preços vão cair as garantias dos empréstimos feitos nos bancos pelas construtoras, dai o BASILEIA vai apitar alto.
      No teste de estresse do BC não sei quais os parâmetros utilizados no caso de quedas de 50% do valor dos imóveis.

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 13:42

        Exato. Ia falar justamente isso.
        45% era o choque de estresse do BACEN.
        çanguiiiiiiii

        18+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 13:43

          +http://www.secovipr.com.br/Banco+Central+faz+simulacao+de+mercado+de+imoveis+104+1406.shtml

          10+
          • avatar
          • avatar
        • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 13:52

          No Relatório de Estabilidade Financeira, o pior cenário possível seria com desemprego a 10,8% (pagina 33)
          http://www.bcb.gov.br/htms/estabilidade/2015_10/refPub.pdf

          16+
          • avatar
          • avatar
          • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 14:04

            xiiiiiiiiiiiiiii

            14+
            • avatar
            • Lucas 6 de maio de 2016 at 15:01

              kkk
              lembra que a gente falava 45% será pouco e nos chamavam de loucos???
              quero ver teste de stress com 80% com 90%

              o setor financeiro brasileiro inteiro está indo pro vinagre.

              18+
              • avatar
              • avatar
  • Bolha BOSS 6 de maio de 2016 at 13:37

    CVR meio OFF.

    Sangria na empresa que trabalho. Mais de 30 pessoas demitidas.

    39+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 13:39

      Çanguiiii.
      Boss escapou do faconasso ! (faconaço?) kkk

      10+
      • avatar
      • Bolha BOSS 6 de maio de 2016 at 13:49

        Por 25 dias escapei…kkk
        Quando voltar ao trabalho quero ver.

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Libertario 6 de maio de 2016 at 14:57

          Mas quem é “boss” tambem sofre com o facão ?

          7+
          • Bolha BOSS 6 de maio de 2016 at 15:03

            Sim, no sentido verdadeiro da palavra.
            Ano passado tivemos que desligar o nosso Boss, foi tenso…

            13+
            • avatar
            • avatar
            • Libertario 6 de maio de 2016 at 16:31

              “Tivemos de desligar o nosso boss”

              Bolha Boss é golpista então ?

              kkkkkkkkk

              10+
              • avatar
    • RosinhA 6 de maio de 2016 at 19:45

      Caraca, vamos abrir um negosso em Curitiba, falo serio, chama no zap mes que vem… falo serio mesmo rsrss

      5+
      • avatar
  • CA 6 de maio de 2016 at 13:56

    Sobre o tópico de hoje, trazendo do anterior:

    Destaco alguns trechos, que ajudam a entender o mecanismo e ao que se destinariam estas ações quanto ao crédito imobiliário:

    TRECHO 1: “Ao substituir a TR por outros indexadores , explicou um técnico da área econômica, o banco consegue transformar a dívida imobiliária, que é de longo prazo, de até 30 anos, em títulos negociados no mercado. É a chamada securitização do crédito.”

    Sobre o trecho acima, procurem no Google sobre bolha imobiliária americana, securitização de crédito e subprime para entenderem melhor o que significa.

    TRECHO 2: “o caso dos financiamentos habitacionais, o alvo seriam clientes de renda alta, dispostos a comprar imóveis que superem os R$ 750 mil fixados no SFH (formado por poupança e FGTS). Com a escassez dos recursos da caderneta, os bancos têm recorrido a fundos como os das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) juntamente com a poupança, mas os juros acabam ficando acima de 13% ao ano, durante 30 anos. Substituindo a TR, técnicos estimam que a taxa ficaria em 6% ao ano, mais um índice de preços.”

    Sobre este trecho e outros do artigo, alguns pontos a serem destacados:

    a) Se a nova taxa ficar em 6% ao ano, mais a SELIC, teremos 20% ao ano de juros, MUITO superior ao custo atual de 13% ao ano usando a LCI. Mesmo que usem o IPCA, a taxa ficaria neste momento superior aos 13% ao ano. Por que então fariam isto? Primeiro porque a securitização antecipa rendimentos para o banco, transferindo o RISCO para os INCAUTOS que comprarem estes títulos. Segundo, porque eles deixaram claro no artigo que a grande aposta é na queda da inflação e dos juros no curto prazo, o que viabilizaria taxas inferiores aos 13% anuais que temos atualmente;

    b) Eles falam sobre “destravar o crédito imobiliário” e isto consta em destaque na notícia, mas vejamos alguns dados:

    b1) Vão autorizar os bancos a usarem entre R$ 10 bi e R$ 15 bi da poupança para financiarem imóveis acima de R$ 750 mil com os juros mencionados no parágrafo anterior, que teriam uma tendência de no curto prazo se tornarem menores. Será que isto terá efetividade? Nos grandes centros, temos um volume muito representativo de imóveis com preços acima de R$ 750 mil, como exemplo, utilizando como referência apenas o site imovelweb, consultando exclusivamente apartamentos a venda (sem somar casas, sobrados, etc) e só para a cidade de São Paulo, temos 128.146 imóveis anunciados com preços a partir de R$ 750 mil. Fazendo a famosa “conta de padaria” (sorry novamente From The Tower), temos 128.146 * R$ 750 mil = R$ 96,1 bilhões. Esta conta foi com base em apenas 1 site, para 1 tipo de imóvel, em somente 1 cidade e ainda multiplicando pelo preço de R$ 750 mil por imóvel, sendo que temos muitos imóveis bem acima deste preço e apesar disto tudo, a verba “milagrosa” que vai “destravar o crédito imobiliário” para imóveis acima de R$ 750 mil equivale a menos de 10% do montante!

    b2) Segundo estudo feito anteriormente, temos hoje, só na cidade de São Paulo, uma oferta de imóveis de 3 dormitórios que é o suficiente para mais de 20 anos de vendas e imóveis de 4 dormitórios que são o suficiente para mais de 30 anos de vendas, tendo como base as ofertas do imovelweb e as vendas de novos para compradores finais e usados informados por SECOVI SP e CRECI SP dos últimos 12 meses. Por que uma distorção tão absurda, típica de bolha imobiliária? Por que menos de 10% da população de São Paulo tem renda suficiente para financiar imóveis a partir de R$ 500 mil pelo prazo de 30 ANOS, mesmo com juros benéficos do SFH para a faixa de preços entre R$ 500 mil e R$ 750 mil, sendo que 90% destas famílias já possuem imóvel próprio e dentro dos 10% restantes, algumas optaram por simplesmente não comprar em virtude de mobilidade, ganho financeiro, etc. Ao “subirmos a régua” para imóveis a partir de R$ 750 mil, a situação fica pior ainda.

    b3) As famílias de mais alta renda estão sofrendo forte perda de rendimentos, tivemos 100.000 lojas no Brasil que fecharam em 2015, muitas delas de empreendedores individuais que se enquadravam na faixa de rendimento acima, pesquisas indicam que muitas empresas estão trocando executivos seniores por executivos juniores e assim por diante, ou seja, temos queda sensível na parcela da população que se enquadra na faixa de rendimento que usufruiria deste “benefício” de crédito imobiliário mais barato para imóveis a partir de R$ 750 mil, piorando a desproporção que consta em b1) e b2) logo acima.

    b4) Estas famílias com rendas maiores são as mais informadas sobre a crise na economia, entendem um pouco melhor sobre oferta e procura, pesquisam mais sobre o segmento imobiliário, etc., ou seja, não ficarão tão tentadas assim a entrar em financiamento imobiliário neste momento, não em um volume que seja suficiente para resolver estas monstruosas distorções entre oferta e procura mencionadas nos itens acima.

    Em resumo, novamente serão ações que baterão de frente com a ENTROPIA e portanto terão efetividade quase nula. Será só mais uma medida para fazer MÉDIA com o segmento imobiliário e dizer que com o novo governo vão tentar apoiar este setor, mais um pouco do “você finge que me engana, que eu finjo que acredito” e de prático só vai servir para os corretores, com apoio da mídia, tentarem convencer as famílias de maior renda que “agora vai”, para ver quantos conseguem enganar e comprarem imóveis. Qualquer “migalha” ajuda a não passarem fome e a esta altura, não conseguem fazer nada que realmente possa ser efetivo.

    Como outro exemplo de entropia, vejam só a notícia abaixo que foi colocada pelo Palmeirense Bolhudo no tópico anterior:

    Link: https://chicoterra.com/2016/05/06/sugestao-de-pauta-associacao-de-mutuarios-ingressa-com-acao-coletiva-contra-a-caixa/

    Trecho do link acima:

    “Em fevereiro deste ano, o Conselho Curador do FGTS aprovou a liberação de R$ 8,2 bilhões para financiamentos de imóveis pela linha pró-cotista. No entanto, vários compradores têm reclamado que, mesmo tendo o financiamento aprovado, o valor não é liberado em razão da falta de recursos. Usada para o financiamento de imóveis de até R$ 400 mil, a linha pró-cotista possui taxas que só não são mais baixas do que as praticadas pelo banco no programa Minha Casa Minha Vida.”

    25+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 6 de maio de 2016 at 14:06

      Perfeito.
      Tudo está interligado.
      Só não assumem abertamente por razões óbvias.

      11+
      • avatar
    • Lucas 6 de maio de 2016 at 15:04

      perfeito CA
      ações pra inglês ver

      eles ainda estão pensando em destravar a economia

      Deviam estar pensando em salvar o setor financeiro do COLAPSO TOTAL

      12+
      • avatar
    • Jovem Estudante 6 de maio de 2016 at 15:24

      Corroborando o que foi muito bem dito aqui:
      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1696

      6+
    • RosinhA 6 de maio de 2016 at 19:56

      Fantásticos sempre os textos do CA, mas tem um delay de 3 meses nesses numeros, esperes e verás…. rsrs

      6+
      • avatar
    • bolhista cearense 6 de maio de 2016 at 21:39

      CA, veja se estou pensando corretamente: ao transformarem as dívidas em títulos estarão vendendo títulos podres no mercado. Correto?
      Se estes títulos forem lançados no mercado, negociados e o calote acontecer, estaremos iguaizinhos aos americanos, não é?
      Cada vez mais estaremos indo ao abismo.
      A pé de gesso entrou em negociação com os bancos credores.
      Cada vez mais, o cenário dos EUA está aparecendo por aqui…
      O motumbo será fenomenal.

      4+
  • marchi 6 de maio de 2016 at 14:15

    Gafisa
    A Gafisa teve prejuízo de 53,2 milhões de reais no primeiro trimestre
    http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/gafisa-tem-prejuizo-de-r-53-2-mi-no-1o-trimestre

    7+
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 15:31

      Eu não fico muito impressionada com o prejuízo não sabe. Porque na época dos lucros, ganharam muito e quem pode tirar os dividendos fez uso do dinheiro, agora a questão é que a fonte secou, mas ela alimentou muita gente, duvido que os donos estão pobres ou passando necessidade, o capital privado deles está preservado, a empresa é que vai mal. Se a empresa falir, os donos têm dinheiro do patrimônio particular para abrir outro negócio, para investir e viver de aplicações, só quem vai se lascar é o cliente que comprou e não vai receber.

      31+
      • avatar
  • leo_na_estrada 6 de maio de 2016 at 14:30

    perfeito, mas eu agarantcho, mesmo famílias com boa renda são economicamente ESTÚPIDAS e provavelmente vão entrar nestes financiamentos loucos atrelados à selic, ipca, igpm, etc…afinal, o mais importante para uma família é ter a sua “casa própria”.

    19+
    • avatar
    • avatar
    • Ilusionista 6 de maio de 2016 at 14:45

      muitos não sabem nem o que é saldo devedor, quanto foi amortizado e acrescido de correção durante o ano, alias, não sabem nem quantos meses tem em trinta anos.

      18+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 15:26

        kkkkkkk

        8+
        • avatar
      • Jovem Estudante 6 de maio de 2016 at 15:36

        Muitos devem achar que SAC é aqueles call-centers de firma.

        14+
        • avatar
        • avatar
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 15:27

      Com o alarme da crise creio que as pessoas vão pensar mais, antes elas eram tomadas pela emoção porque existia um estabilidade no mercado, mas agora…

      5+
  • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 15:02

    MPOG estuda reduzir jornada de trabalho dos funcionários públicos federais de 40 para 30 ou 20 horas semanais.
    https://conlegis.planejamento.gov.br/conlegis/legislacao/atoNormativoDetalhesPub.htm?id=11428

    Enquanto isso, somente na Presidência da República são 18.000 funcionários, sendo 40% em função de confiança.
    http://noticiasefoco.blogspot.com.br/2015/09/inchado-presidencia-da-republica-tem.html

    Outra secretaria do RJ, a de Estado de Governo (Segov), não tem nenhum servidor próprio. São 620 ocupantes de cargos de comissão, dentre os quais apenas 10 são funcionários concursados, cedidos de outros órgãos. Em planilha encaminhada pela Segov, verifica-se que, em 2006, o total de comissionados era 233. No atual governo, esse número triplicou.
    http://jota.uol.com.br/dominadas-por-cargos-de-confianca-secretarias-do-rj-sao-alvo-de-acoes-do-mp

    17+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Dutra 6 de maio de 2016 at 15:02

    Indice Fipezap (mentezap) na minha cidade.
    2015 alta de 4,48%
    2016 alta de 0,6 % (nos 4 primeiros meses)

    5+
    • Dutra 6 de maio de 2016 at 15:04

      Capital do estado onde eu moro neste ano -0,9 , já no ano passado 7.82 “quanto maior o coqueiro, maior a queda”.

      5+
  • Lucas 6 de maio de 2016 at 15:07

    CVR continuaçõ

    aquele vizinho que se mudou pra uma mansão nos jardins, o cara é milhonário, estava só fazendo hora numa casa na perifeira, aliás, uma casa muito boa, ele pos pra fritar a venda em 50%off, isso vcs estão cansados de saber de eu contar.

    Agora vem a novidade, mesmo com 50%off, faz 3 meses NADA de vender, quem não aprova são os bancos

    Então vejam só, otário no Brasil afim de comprar financiado com desconto está sobrando.
    Quem tem mais juízo nessa história toda são os Bancos.

    o COLAPSO DO SETOR FINANCEIRO está vindo.

    29+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 15:09

    Eu quando noivei, eu não queria comprar nada de início, eu já tinha pesquisado e visto que o mercado estava ruim para compra e também tinha dúvida se a relação ia dar certo, eu propus então alugar um bem baratinho por um ano e neste tempo continuar poupando, caso a relação não desse certo, era só cada um tocar sua vida, caso quiséssemos continuar juntos, aí compraríamos. Ele topou, mas aí foi falar para a mãe dele, a mulher encheu a cabeça dele com essas conversas que aluguel é jogar dinheiro fora, etc, etc, etc. Então ele mandou eu procurar algo pra comprar, o valor da entrada não era muito, então tinha que ser na planta, porque era pouco dinheiro mesmo. Encontrei um que era 132 mil, o mais barato que achei e levei ele lá, ele gostou mais aí ligou pra mãe, a mãe disse que estava caro, etc, etc, etc. Encontrei um morador do condomínio da parte pronta que queria 180 mil, o apê pequeno e uma planta mal feita da #@PW$% . Eu propus tirar 10 mil e fazer sem corretor, a filha do casal concordou em tirar 5 mil sem corretor, se minha sogra estava achando caro 132 mil ela também não ia deixar o filho comprar de 175 mil, ela queria que fosse algo de 90 mil, mas imóvel desse preço já não existia mais há um tempo. Resumindo, a construtora tinha acabado de terminar um ao lado e vendendo por 160 mil, ou seja, mais barato que o do particular. Preferi (má escolha) comprar da construtora porque já estava pronto, mais barato e vazio, o do proprietário estava ocupado e ele não quis baixar o preço. O cara queria ter lucro depois de ter usado tanto o bem, prejuízo seria se vc nunca usou o imóvel e vende mais barato, mas pelo jeito ele morou por muito tempo lá, se ele não estive pagando para morar lá ele estaria pagando para morar em outro lugar. Em fim, não sei se hoje ele já vendeu, mas depois que me mudei, vi o cara lá por quase 02 anos.

    12+
    • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 15:36

      Perguntas Danibolhista :
      1) Comprou?
      2) A dívida está em seu nome?
      3) Quantos anos de financiamento e qual o valor das prestações?
      4) Qual o valor do aluguel nos imóveis vizinhos?

      6+
      • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:04

        Então, comprei, está no nome dos dois, taxa de 8%, 20 anos, prestação decrescente que começou com R$ 1.072, A relação está dando certo apesar da sogra ter tentado destruir, meus vizinhos ainda sonham em repassar seus bolhudos sem um pingo de prejuízo, o aluguel em torno de mil reais, tinha um lá que ficou com placa de aluga-se por quase 02 anos e meio, só agora que tiraram a placa mas também não tem ninguém morando.

        7+
        • avatar
      • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:05

        Condomínio em torno de 300 reais.

        4+
    • BolhaPOA 6 de maio de 2016 at 15:49

      Desculpe a sinceridade, mas ele foi um pouco “frouxo”.
      Aconteceu algo parecido comigo. Fui morar com a minha mulher, e quis alugar um AP.
      Meus pais não curtiram de início, justamente pelo lance do aluguel, tentaram me convencer, coisa e tal, mas nada feito. Agora quem manda na minha vida sou eu.

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Libertario 6 de maio de 2016 at 15:58

        Mas quer dizer então que te separou ???

        10+
        • avatar
        • avatar
        • CA 6 de maio de 2016 at 16:12

          Libertário,

          OFF – totalmente

          kkk

          Lembrei deste filme: – http://bocadoinferno.com.br/criticas/2014/08/um-drink-no-inferno-1996/2/

          Especificamente desta cena:

          “Quando Seth Gecko mata Satánico Pandemonium, que tinha prometido transformá-lo em escravo, ele diz: “Não, obrigado, eu já tive esposa!“. A fala foi improvisada por George Clooney.”

          12+
          • avatar
          • avatar
          • Libertario 6 de maio de 2016 at 16:23

            kkkkkkkkkkkkkk

            Mestre!!!

            5+
            • avatar
        • BolhaPOA 6 de maio de 2016 at 16:36

          kkkkkkkkk não.

          3+
          • avatar
    • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 16:10

      vc casou com o “homem” ou com a sogra? 🙂

      aproveitando, pq o comercio nao lanca o dia da sogra, assim com tem o dia das maes …. kk

      6+
      • avatar
      • avatar
      • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:25

        Já existe o dia da sogra.

        Bom, eu não revidei nenhuma provocação da sogra antes do casamento, depois que casei, dei um chega pra lá, o clima não é muito bom, mas ninguém se mete com ninguém.

        Quanto ao apê, por mais que eu tenha consciência que comprei na alta, eu já mencionei aqui que fica ao lado da estação de trem e que eu tenho pavor de rodear a cidade pra me locomover, eu sou muito distraída para dirigir, já dei perda total em carro, então eu gostei da localização, gasto 8 minutos a pé para a estação, depois de meia hora já desço a pé para o trabalho.

        Verdade que não gosto da planta, não acho que vale 160 k, mas todos os que procurei que eram perto da estação eram acima de 230k. Como o aluguel onde eu queria custava mais de mil reais, realmente minha prestação ficou o preço do aluguel, a entrada que demos em dinheiro foi 20 mil, diferente dos amigos daqui que pode investir 100 mil e ter um bom retorno, na época era 20, nem sabíamos o que era investimento fora da poupança. Então o estrago não foi tanto, mas também não foi o melhor dos mundos.

        7+
        • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 16:56

          sim, eu entendo….fiz uma “brincadeira” com a questao do rapaz escutar mto a mae 🙂 d qquer forma, boa sorte!

          3+
          • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 17:07

            Eu ficava furiosa com essa mania de tudo perguntar pra mãe, a irmã ele também faz isso, ela não solta uma flotuência sem a mãe saber. Vc acredita que quando minha cunhada foi compra o apê dela com o noivo, a velha foi junto, leu o contrato e deu autorização para o casal comprar? O pior que ela autorizou a comprar na planta em plena alta sem o menor conhecimento de causa, o casal não goza de estabilidade como eu e meu esposo. Já brigamos muito por causa da velha, hoje ela não se mete na nossa vida.

            4+
            • Lucas 6 de maio de 2016 at 17:54

              nessa faixa de preço sempre defendi que haveria um colchão amortecendo as quedas, até por causa dos expulsos do centro
              hoje vejo que estava errado
              hoje com mil reais vc poderia alugar um imovel de 650 mil, mas enfim, naquela época ninguem imaginava que a paulada seria tão grande, tá feito o negócio.

              certas decisões leva tempo pra gente perceber onde se meteu
              a sogra éra um aviso

              4+
              • avatar
              • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 20:07

                No mesmo condomínio não acha não, mas vi que na região tem coisas na faixa de 700 o aluguel. Mas agora estamos pedalando pra quitar, nós financiamos 93 mil, a cada 11 mil pagos, 6,5 mil são os acréscimos de juros e seguros, apenas 4,5 são referentes a amortização da dívida, então eu propus que a gente reduzisse ao máximo as despesas para pagar em 3 anos, durante este período temos o FGTS que vai caindo. Agora que levei motumbada vocês podem dizer pra mi PMJ, já pensou? mais de 6 mil de juros por ânus? tá certo que com o tempo a parcela decresce até 300 reais, mais isso vai demorar então no começo o juros que pagamos é isso mesmo.

                3+
                • avatar
                • Libertario 7 de maio de 2016 at 00:16

                  Veja mais abaixo a noticia sobre a quantidade de imoveis “desocupados” em SP.

                  Com 1000 reais por mês voce consegue local coisa muito muito boa.

                  2+
                  • avatar
                  • avatar
            • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 18:59

              mas ela soh da palpite ou contribui com uns trocados??

              1+
              • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 20:26

                Não dá nada e ainda meu marido dá o VR pra ela.

                0
    • Bruno.12 6 de maio de 2016 at 16:13

      Minha mãe e minha sogra também falam atéeee na cabeça, mas já convenci minha noiva (mostrei esse site opressor para ela) de que o melhor a fazer no momento é alugar um ap. básico e ir juntando grana em renda fixa (LCI, TD, CDB, etc). O casal deve estar com o pensamento em consonância, senão dá shit…e sem essa de ouvir pais 666!

      7+
      • avatar
    • Dgvl 6 de maio de 2016 at 18:45

      No meu caso, há 4 anos morando de aluguel já consegui juntar o dinheiro para comprar um à vista aqui no mesmo condomínio. Me pergunte se quero!! Claro que não. Pago 0,3 de aluguel. A vizinha de cima já está enchendo o saco, vou gritar TCHAU QUERIDA e partir para um melhor ainda. Como faria isso se estivesse em um financiado por 20….. meu Deus, tenho até medo.

      13+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Soy Bananes 6 de maio de 2016 at 16:10

    CVR. Cansei. Mais um amigo, que eu julgava ser inteligente e esclarecido, que está cometendo a loucura de comprar na terra da GM (RM de SP)… pagará 5k/m² em tijolos e julga que está fazendo um ótimo negócio. Falou que esperou 2 anos e como os “preços não abaixam” decidiu comprar assim mesmo… jura que irá quitar em 4 anos mesmo tendo 1/3 da minha renda (a mulher dele deve ter o mesmo salário que a minha, chutando bem)… Irá pagar R$ 1800 de prestação. Deve ter raspado tudo que tem direito pra conseguir juntar uma entrada (nem imagino quanto foi, nem quis perguntar)

    Estou cercado de alienados alheios ao mundo lá fora, que só pq trabalham numa estatal acham que estão imunes às crises. Deve ser isso. Ou eu sou muito incompetente mesmo.

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:31

      Eu consegui salvar uma família da motumbada. Doutrinei bem a mulher, todos os dia falando, falando, ela até fazia cara enfadonha mas depois me contou que o marido dela ficou sem falar com ela uns três dias porque ele queria assinar um contrato de planta e ela se lembrou do que eu falei e se recusou.

      10+
      • avatar
      • avatar
    • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 16:58

      eu acredito q o grande problema eh q o pessoal nao se segura com dinheiro na mao…..se chegar fim d mes e tiver um saldo de 1k (q seja) ja pensa no q gastar, quem dira se tiver 1kk 😉

      11+
      • avatar
      • avatar
  • Bruno.12 6 de maio de 2016 at 16:11

    “A sangria na poupança continua” AHHHHH show!
    Estou contribuindo para este contexto histórico e assim pretendo continuar pelas próximas décadas (?).

    6+
    • avatar
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:33

      Então, até eu e meus esposo que erámos alienado no ramo do investimentos já tiramos tudo da poupança, ele TD e eu CDB, pretendemos quitar o apê antes do tempo, mesmo pagando IR ainda pinga mais que que a poupança.

      6+
  • Cajuzinha 6 de maio de 2016 at 16:30

    Aqui em Aracaju as construtoras locais e a junção Norcon Rossi continuam aumentado o preço dos anúncios e colocam a observação no texto que dão desconto, “faça sua proposta”. Um exemplo: conhecido comprou no final do ano passado um ap de 80m por 295K, agora a construtora está oferecendo um apartamento no mesmo prédio, talvez em posição pior, por 434k –
    http://se.olx.com.br/sergipe/imoveis/elevatto-condominio-clube-pronto-para-morar-descontos-especiais-193288040

    Será que vai?

    7+
    • avatar
    • BolhaPOA 6 de maio de 2016 at 16:41

      Mas é assim mesmo. Em 2017 vou começar a fazer propostas obscenas, tipo metade do valor pedido nos apartamentos.

      7+
      • avatar
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 16:49

      Já morei em Aracaju, lugar bacana, mas num vale isso tudo, minha mãe nunca conseguiu em prego nesse estado, ela arrumou o primeiro emprego em SP aos 28 anos de idade, ela tinha um curso técnico que era badalado na época feito em escola badalada na época. Meu pai tinha que viajar para Salvador para trabalhar, isso foi antes de 90, se nada mudou, nada vale a metade do milho grande aí.

      4+
  • markito 6 de maio de 2016 at 16:48

    Tenho uma pergunta off… há um banner de uma construtora aqui quando abro o site (tecnisa)… a pergunta é . eles pagam para anunciar aqui ainda?

    4+
    • JJJ_brasilia 6 de maio de 2016 at 17:06

      Isto é coisa de anúncio, se a pessoa tá consultando sobre um tema, começam a pipocar anúncios sobre a pesquisa, o pessoal de TI explica melhor.

      4+
    • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 19:02

      2010 feelings 😉

      3+
      • avatar
  • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 17:39

    Saiu na GROBO
    Pesquisa mostra que número de imóveis vazios em São Paulo é 46% maior
    http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/economia-domestica/v/pesquisa-mostra-que-numero-de-imoveis-vazios-em-sao-paulo-e-46-maior/5000598/

    9+
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 6 de maio de 2016 at 17:46

      220 MIL imóveis disponíveis
      Queda real de 12%
      rentabilidade negativa

      10+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Zé do Brejo 6 de maio de 2016 at 18:57

        Mas mas mas cadê a demanda reprimida??? hahahahahaha…

        5+
        • avatar
        • avatar
        • RosinhA 6 de maio de 2016 at 19:38

          È só COPA chegar ! ops já foi

          A Holimpiada ! ops é no Hell de Lixeiro …..

          è cabou-se !

          11+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Alemon Fritz 6 de maio de 2016 at 23:25

            onde está a tocha nesse momento ?!, em qual cidade – das 333 ela arde?!

            2+
    • Lucas 6 de maio de 2016 at 17:58

      tópico
      CA
      bolha boss

      9+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Urso 6 de maio de 2016 at 18:13

    Lucas,

    Qual a sua sugestão para que possamos nos proteger da falência do sistema financeiro?

    2+
    • avatar
    • Lucas 6 de maio de 2016 at 18:59

      rezar

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • W.K. 6 de maio de 2016 at 22:09

        Latinha, Bunker, motosserra…

        3+
        • avatar
  • Urso 6 de maio de 2016 at 18:15

    Melhor dizendo: COLAPSO DO SETOR FINANCEIRO!

    3+
    • avatar
    • Dgvl 6 de maio de 2016 at 18:28

      Voltar para Antártida…..

      3+
      • avatar
  • Mijanomuro Murokai 6 de maio de 2016 at 18:34

    Véi Lucas, por favor, explica melhor esse negócio de colapso do setor financeiro… Ainda não entendi isso daí e a sua relação com o segmento imobiliário…

    3+
    • JJJ_brasilia 6 de maio de 2016 at 18:57

      É uma tese que diz que o sistema financeiro tá com muitas dívidas garantidas por imóveis, mas não se preocupe, o sistema é sólido e em último caso os bancoes são solvos pelo governo, tudo pode quebrar na economia que se dá um jeito, menos o sistema financeiro.

      Já ocorreu na Venezuela, e não tem nada haver com o Chávez, deixaram o sistema financeiro ir a bancarrota, o PIB caiu mas de 25%, imagine que estamos caindo 10% em 3 anos, 25 em 1 só ano é um caos, e para não acontecer, só com bancos solventes, nem que seja na marra, então o governo garante.

      Eu tenho até uma posição não muito liberal no caso dos bancos, que é uma regulamentação maior, pois se um empresa quebra, o dono perde, se o banco quebra ele leva todo mundo.

      Mas nas 3 grandes não há problema, nos menores é só se manter dentro do limite do FGC. É a vida segue.

      3+
      • Lucas 6 de maio de 2016 at 19:00

        alavancagem da caixa segundo o padeiro 35×1
        o que a caixa fez os ultimos 13 anos???

        3+
        • JJJ_brasilia 6 de maio de 2016 at 22:41

          Lucas – 3 bancoes são BBAS, BBDC e ITUB, a Caixa tem garantia de solvência pelo Tesouro Nacional, o tesouro não está lá estás coisas, mas ele emite o meio circulante.

          3+
  • Dgvl 6 de maio de 2016 at 18:49

    OFF trolada no corvo!!!

    ”http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/imoveis/viva-penha-compre-ate-amanha-e-ganhe-carro-zero-7-andar-bloco-2-80679294
    No chat…. Eu: Boa Tarde!!! Posso escolher o carro?

    Aguardando o $%$#%¨&* ahahhaah

    6+
    • JJJ_brasilia 6 de maio de 2016 at 19:00

      Ganhe o carro é bala perdida. Kkkk

      4+
      • avatar
      • mestre dos magos 6 de maio de 2016 at 23:26

        Em BC o cara ganha uma scooter se comprar um ap de 1,5kk, piada.

        3+
        • avatar
  • Money_Addicted 6 de maio de 2016 at 19:00

    OFF – TD

    No meu caso eu tenho comprei titulos em diferentes datas para o mesmo vencimento. Qdo eu for vender eu consigo definir qual especificamente eu quero vender?

    Eu cliquei em vender e ele mostra somente total de titulos por data

    [ ]s

    4+
    • mestre dos magos 6 de maio de 2016 at 23:27

      Sistemas UEPS, os últimos adquiridos vão ser vendidos na frente.

      1+
  • Anonymous 6 de maio de 2016 at 19:16

    Apenas uma observação sobre o TRECHO 2. A banânia que vender residências que custam cerca de 13.4 anos do PIB/capita (750,000 / 55,920.20). Nos EUA METADE das residências custam a até 3.3 anos do PIB/capita. Vai dar tudo certo, por que ninguém pensou nisso antes?

    “http://www.zillow.com/research/local-market-reports/
    Median Home Value Mar/2016, United States: $ 186,200 USD ou $ 659,008 Reais
    Esse dado significa que metade das residências nos EUA, incluindo todos os tipos, custa MENOS do que 659 mil Reais.

    GDP – per capita (Purchasing Power Parity):
    “https://www.cia.gov/library/publications/resources/the-world-factbook/geos/br.html
    Brazil: $ 15,800 USD ou $ 55,920.20 Reais
    “https://www.cia.gov/library/publications/resources/the-world-factbook/geos/us.html
    United States: $ 56,300 USD ou $ 199,260 Reais

    CA

    TRECHO 2: “o caso dos financiamentos habitacionais, o alvo seriam clientes de renda alta, dispostos a comprar imóveis que superem os R$ 750 mil fixados no SFH (formado por poupança e FGTS).

    6+
    • avatar
  • RosinhA 6 de maio de 2016 at 19:37

    Fala LIXOS !!!! sem tempo pra nada, ainda bem, a crise chegou e todo mundo ganhando muito bem !

    Não ??????????????? como não ????? tá tudo bombando por aka, que bom que a gente já sabia de tudo antes

    Agora a MARA LOUQUETA ! dando pitaco em investimentos ? kkkkk que porcaria, claro que o aluguel cai ainda mais e ficará mais barato.

    7+
    • avatar
    • avatar
    • Anonymous 6 de maio de 2016 at 19:43

      Quando for visitar a Florida (aquele lugar perto dos EUA), a Disneyland para voce é visitar a loja Home Depot.
      “http://www.homedepot.com/

      Aqui voce encontra as lojas perto de onde voce vai ficar. Como sugestão, voce pode escrever o endereço do local onde estiver.
      “http://www.homedepot.com/StoreFinder/index.jsp

      5+
      • avatar
      • RosinhA 6 de maio de 2016 at 19:55

        Meu que legal isso, Chico pagaria com çangui para levar tudo rsrsrs

        2+
  • Palmeirense Bolhudo 6 de maio de 2016 at 20:34

    Isso sim e que e sorte né?!

    Filho de político acerta a Mega-Sena e leva bolada

    A aposta de Riva Júnior foi uma das três vencedoras da Mega-Sena das Mães, sorteada pela Caixa Econômica Federal na noite de quinta-feira. Ela foi feita na lotérica Ponto da Sorte, em Cuiabá (MT), com oito números, no valor de R$ 98. Com isso, os três ainda acertaram 12 quinas (R$ 373 mil) e 15 quadras (R$ 12 mil), o que elevou o prêmio de R$ 10,8 milhões da Mega-Sena para R$ 11,2 milhões. Apostas de Belém (PA) e Santo André (SP) também acertaram as seis dezenas da Mega-Sena na quinta-feira.
    Prisões

    Deputado estadual por cinco mandatos, José Geraldo Riva – o pai – foi preso pela quarta vez em 13 de outubro de 2015 durante a Operação Metástase, que investiga desvio de R$ 1,7 milhão de verba de suprimento da Assembleia de Mato Grosso. Ele já havia sido preso em maio de 2014, durante a operação Ararath; em fevereiro de 2015, na operação Imperador, acusado de participar de desvios de R$ 62 milhões; e em julho de 2015, na operação Ventríloquo, sob acusação de desviar R$ 10 milhões.

    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/filho-de-politico-acerta-a-mega-sena-e-leva-bolada-ekkccbar4m6l2mlng6b7oies8

    3+
    • avatar
  • Inside 6 de maio de 2016 at 21:38

    Bolhistas…. esse blog é profético! E assim como todos vcs sou da opinião que ainda não chegamos ao fundo do poço. Sou FP federal executivo e o assunto que rola é que em outubro não tem salario; terceirização sendo cortado em tudo que é lugar.

    7+
    • avatar
    • W.K. 6 de maio de 2016 at 22:06

      Nós avisamos. Nós avisamos.
      O Çãngui começou nos municípios. Não foi em todos, mas foram em muitos. Logo, o çãngui contaminou alguns estados como RS, MG e RJ.

      Para a GOME chegar ao nível Federal, era questão de tempo…

      4+
    • Danibolhista 6 de maio de 2016 at 22:35

      Amigo num fala isso, lá onde eu tô diz que é até setembro, meus colegas ainda acham que é blefe por conta das negociações que começam e agosto.

      4+
    • JJJ_brasilia 6 de maio de 2016 at 22:45

      Estando preparado, não há problema, agora os que gastam como se não houvesse amanhã, terão que trocar tijolos por comida.

      3+
    • Master Yi 7 de maio de 2016 at 08:44

      Sou FP da Bahia e o boato é que até julho o governo tem dinheiro garantido para pagamento da folha (isso porque houve aumento do ICMS em 2016), depois desse mês… ninguém sabe como vai ser!

      0
      • Danibolhista 7 de maio de 2016 at 09:34

        E como é que vc vai fazer se for verdade? Por aqui o povo ri de mim quando eu comento que o RH disse que é até setembro e depois que eu motumbei com meu bolhundo só comecei aguardar recentemente com a intenção de quitar, mas se não tiver mais salário eu só teria dinheiro pra pagar 1 ano de despesa.

        0
  • Carlos 7 de maio de 2016 at 07:23

    OFF – Este negócio de casas feitas com containers está ficando realmente sério.

    http://www.livingbiginatinyhouse.com/40ft-shipping-container-home/

    2+
    • Carlos 7 de maio de 2016 at 07:59

      Algumas informações técnicas.

      http://www.iqcontainerhomes.co.nz/iq-products/layouts-available/

      1+
  • Cajuzinha 7 de maio de 2016 at 08:20

    CA, veja isso:

    ” Michel Temer pretende rever os programas habitacionais do FGTS, que tem repassado recursos a fundo perdido ao Minha Casa Minha Vida, e mexer na composição do Conselho Curador do Fundo dos trabalhadores, considerado hoje chapa-branca. O objetivo é assegurar sustentabilidade ao Fundo a médio e longo prazos e torná-lo mais independente em relação ao Executivo. Para isso, o Conselho continuaria tripartite (com representantes do governo, dos patrões e trabalhadores), mas seria paritário. Atualmente, dos 24 membros, o governo indica 12, tem o voto de Minerva para caso de desempate, além da presidência do colegiado, dirigido pelo Ministério do Trabalho.

    A promessa teria sido feita pelo próprio Temer a representantes do setor da construção e dos trabalhadores, preocupados com os reflexos da crise nas contas do Fundo. Diante do aumento das demissões no mercado formal, a arrecadação líquida do FGTS em março ficou negativa em R$ 134,4 milhões — o que não acontecia desde 2009, quando a crise financeira internacional atingiu o país em cheio. Os dados de abril também virão negativos e a tendência é que não haja mudança nos próximos meses, segundo fontes do Conselho.

    Na próxima terça-feira, o Conselho se reúne para discutir o problema e vai revisar, de R$ 15 bilhões para R$ 12 bilhões, a previsão para as receitas líquidas do FGTS neste ano —o que representa queda de 33% na comparação com os R$ 18 bilhões obtidos em 2015″

    http://m.extra.globo.com/noticias/economia/sob-temer-uso-do-fgts-deve-ser-revisto-19253791.html

    2+
  • Cajuzinha 7 de maio de 2016 at 09:03

    Tópico

    ” 07/05/2016 08h45 – Atualizado em 07/05/2016 08h45
    Oferta de imóveis no mercado cresce 61% em Piracicaba entre 2015 e 2016
    Maior número de unidades facilita negociação para compra, diz consultor.
    Das 8,1 mil moradias construídas em 36 meses, 2,7 mil estão disponíveis.”

    http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2016/05/oferta-de-imoveis-no-mercado-cresce-61-em-piracicaba-entre-2015-e-2016.html

    0
    • Cajuzinha 7 de maio de 2016 at 09:05


      Essa oferta, em 2015, era menor: 1.693 imóveis.”

      ” Hoje temos muito mais oferta de imóveis do que gente querendo comprar. Com isso, o mercado está bem diferente e quem está com interesse em comprar hoje tem muitas opções”, afirmou Prata. Para ele, vale a pena negociar em busca de melhores preços: “A dica é pechinchar, não ter vergonha de pedir descontos e, para quem vai buscar financiamento, o segredo é primeiro aprovar o crédito antes de fazer qualquer proposta”.”

      1+
  • Cajuzinha 7 de maio de 2016 at 09:09

    ” v ice-presidente do Sindicato da Habitação de Uberlândia (Secovi), Ronaldo Fernandes Pereira. “Quem vai comprar está com crédito dificultado, e quem investe não sabe se vai ter o retorno”, afirmou.”

    ” E as vendas não acontecem.”

    http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/valores-dos-imoveis-usados-aumentam-menos-que-inflacao/

    2+
    • From_The_Tower 7 de maio de 2016 at 09:25

      ODAM-SE !!!!!
      Cadê os 30% ao ano?
      brick-lovers derretendo na BNN!
      kkkk

      3+
  • Cajuzinha 7 de maio de 2016 at 09:46


    O leitor deve estar se perguntando: e o preço do imóvel, não vai cair? “Não tem como não cair”, sentencia Dezordi. O palpite dele é que no segundo semestre deste ano e nos primeiros seis meses de 2017, eles caiam pelo menos uns 10%. Mas a crise da construção civil e do setor imobiliário deve durar de três a quatro anos.”

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/colunistas/finances/por-que-o-preco-dos-imoveis-vai-cair-6gdt4ylwv29b3ypyul0crultc

    3+
    • avatar
  • Danibolhista 7 de maio de 2016 at 10:01

    Assim, as construtoras estão fazendo financiamento direto para os imóveis que ainda estão em poder delas, então quem está amargando mais a crise sem opção é o investitrouxa que precisa do banco, ele não vai fazer financiamento direto.

    Mas aí é a hora que eu digo que psicopata não aprende com os erros e não se põe mesmo no lugar do outro. Tenho uma amiga que quer comprar o cantinho dela, como eu a ensinei trabalhar, eu digo que sou a mestra dela, e ela não pode fazer nada sem consultar a mestra, lógico que é uma brincadeira, então a mulher me pediu conselho de mestra em relação a compra de imóvel, me trouxe um panfleto. Eu acesei o chat da construtora e disse que tinha medo de não conseguir crédito no banco, daí o corretor disse que fazia o financiamento direto e que a correção era 1% ao mês mais IGPM, eu dei uma gargalhada, IGPM? putz, que roubada! sei que IGPM é roubada porque a Trisul me cobrou IGPM, dei quase 9 mil reais de reajuste em 5 meses, imagine a correção de IGPM em 36 meses se não houver atrasos, detalhe o valor do bem era um pouco maior que o meu, o apê era menor que o meu, na planta, minha colega ganha 1.500 reais, para quem ganha 1.500 reais é super arriscado comprar uma coisa que a dívida aumenta por um índice que varia, que não é fixo.

    Ou seja, em plena crise, dificuldade de conseguir clientes novos, a construtora vendo que ela está por um fio, ela ainda se dá ao luxo a essa altura do campeonato de oferecer mau negócio, não dá, ela não está vendo que ela está sofrendo as consequências dos erros dela e ainda continua? Gente que quer se dar bem em tudo, eles estão querendo explorar a necessidade da pessoa como se estivesse vendendo água no deserto por 500 reais o litro e a pessoa vai comprar porque não tem outra opção. A diferença com o imóvel é que a pessoa ainda tem a opção de não comprar.

    4+
    • avatar
  • Moreira 7 de maio de 2016 at 11:26

    E por falar em sogra… ela estar aqui em casa! Puts!!!! Tenta, sugere, da pitaco, fecha a cara… MAS AQUI NAO! Aqui o papai é quem manda! Assunto financeiro com sogra? É economista? Tem “boas práticas” pra ensinar? E a vida financeira é organizada? E a visão de mundo, visão política? Cuidado, tem amigos e conhecidos que ajudam mais que família! Tem sites também!

    Eu não tenho nenhum melindre em dizer na lata da sogrinha: quem manda aqui é o papai! kkkkkkkk

    3+
    • avatar
  • cokane 7 de maio de 2016 at 11:46

    Alguém de Águas Claras viu uma manifestação sobre apartamentos não entregues hj? Fizeram um buzinaço agora pela manhã.
    Parecia alguma coisa sobre o residencial Blend.

    1+
  • My name is James Bond 7 de maio de 2016 at 17:53

    Olha ai o pacote de bondade da malvada. Se o lucro for tachado é melhor voltar ao regime ultrapassado da CLT.

    Governo quer tributar herança, doação e PJ para corrigir tabela do IR em 5%.

    …proposta inclui ainda tributação do excedente do lucro pelas empresas
    tributadas pelo lucro presumido e pelo Simples Nacional, uma receita extra de
    R$ 2,16 bilhões.

    0