Bancos devem seguir Caixa e aumentar juros imobiliários – R7

Segundo a Proteste Associação de Consumidores, desde o ano passado, foram quatro aumentos de juros pela Caixa. A advogada Ana Gabriela Malheiros de Oliveira, do Vigna Advogados Associados, prevê que a decisão da Caixa deve refletir em outras instituições, já que “a Caixa puxa o mercado de financiamento imobiliário”.

O diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirma que o aumento dos juros nos outros bancos é inevitável.

— Com o aumento da inadimplência, com o desemprego, aumenta o risco do crédito e, com isso, os bancos aumentam a taxa de juros.

Matéria completa em http://noticias.r7.com/economia/bancos-devem-seguir-caixa-e-aumentar-juros-imobiliarios-12042016

5+

You may also like...

Comments
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 09:01

    Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 08:54
    11/04/2016 08h05 – Atualizado em 11/04/2016 08h19
    Inflação do aluguel perde força no início de abril, diz FGV
    IGP-M passou de 0,43% na 1ª prévia de março para 0,31% na de abril.

    0

    1+
    • Mn 12 de abril de 2016 at 13:40

      Um passarinho me contou…

      Os bancos já sabem que a bolha vai estourar ultra-HARD e estão apenas esperando as construtoras terminarem as obras importantes para pegar seu pound of flesh e deixá-las quebrar. Corvos entrarão em extinção, e os bancos vão desovar tudo via leilões…

      Explica tudo: o finge-zap, as quedas de vendas que o CA mostra com poucas quedas de ***preço anunciado***, a “sensação de normalidade”, de que vai ser soft, etc.

      19+
  • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 09:10

    Ficou perdido no tópico passado, colocado poucos minutos antes do novo
    No EUA foram as seguintes datas
    Junho de 1998 – valor do imóvel começa a deslocar-se acima do valor médio histórico
    Janeiro de 1999 – Relação em valor de venda e locação começam a se descolar
    Junho de 2005 – é atingido o máximo quantidade de imóveis vendidos
    Abril de 2006 – é atingido o máximo valor de venda dos imóveis (início da FEAR)
    Junho de 2006 – é atingida a máxima diferença na relação entre venda e locação do imóvel
    Junho de 2009 – término da fase de queda intença no valor das vendas (fim da CAPITULATION e início da DESPAIR)
    Janeiro de 2011 – é atingido o mínimo volume de venda de imóveis
    Janeiro de 2012 – é atingida a mínima diferença na relação entre venda e locação do imóvel
    Março de 2012 – é atingido o menor valor de venda de imóveis (máximo do DESPAIR)
    Janeiro de 2014 – valor de venda dos imóveis volta a ficar acima da média (fim do DESPAIR)

    Se no Brasil foi entre 2011 e 2012 o ponto de inflexão na quantidade de imóveis vendidos, se repetir o timming do EUA, o DESPAIR seria de 2016 a 2020 e o máximo do DESPAIR aconteceria em 2018 ou 2019

    http://www.jparsons.net/housingbubble/united_states.png
    http://www.jparsons.net/housingbubble/us_home_prices_vs_rents.png
    http://eyeonhousing.org/wp-content/uploads/2015/09/Figure1_July.jpg
    http://www.zerohedge.com/sites/default/files/images/user5/imageroot/2013/04/New%20Homes.jpg
    https://rpreschern.files.wordpress.com/2013/02/housepricesrealnov2012.jpg
    http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Post-bolha-imobili%C3%A1ria-Camboriu-imagem-2.png

    36+
    • rogerio 12 de abril de 2016 at 10:30

      Espero que sim…já to ficando ansioso……

      3+
      • Mn 12 de abril de 2016 at 13:43

        https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/17/99/e3/1799e31167498fe7c3eb4c577874873f.jpg

        3+
    • Lucas 12 de abril de 2016 at 13:37

      CESAR, MUITO boa essa análise, junta umas figurinhas e daria um belo tópico muito melhor que comentar artigo que sa fingezap
      CA olho nisso aqui que vale tópico, e minha admiração com sua paciencia vc vem aqui escreve super bem rpa não ter dúvida e ainda é xingado

      13+
      • CA 12 de abril de 2016 at 15:57

        Lucas,

        Grato pela avaliação quanto a comentários.

        Concordo, a análise do Cesar_DF foi muito interessante.

        Dentro desta analogia que ele colocou, mantenho minha “aposta”, baseada no acompanhamento próximo de números do segmento imobiliário via CRECI, SECOVI, ABECIP, relatórios trimestrais de construtoras, dados de BACEN, IBGE, etc., etc., etc., de que tínhamos 10% de chance dos maiores percentuais de quedas de preços ocorrerem no 1S16, com 60% de chance que isto ocorra entre o 2S16 e o 1S17 e 30% de probabilidade que ocorra após isto.

        Sempre lembrando que mesmo após este maior percentual de queda, que é acompanhado de maior abrangência e visibilidade quanto a queda de preços dos imóveis, eu vinha sempre dizendo que os preços deverão continuar caindo por mais alguns anos, o que combina com a análise feita por Cesar_DF logo acima e apenas acrescenta probabilidades quanto ao que seria o período de queda mais aguda.

        Qual a lógica para aposta acima?

        1) Verba disponível para crédito imobiliário: secando a verba da poupança que sempre foi a maior parte do funding desde 2015 e sem recuperação possível antes de 2018, o FGTS não será dilapidado o suficiente para cobrir este buraco no período de 2016 a 2017, aliás, pode ser que esta fonte seque via PMDB dependendo do resultado do impeachment, ou se não for assim, porque o governo que se manteve não conseguirá tungar o montante suficiente, como já está acontecendo (os R$ 25 bi de 2016 do FGTS mal cobriram o buraco do SBPE de janeiro a março);

        2) Desproporção entre estoque e venda, com custos altos e sem receitas para cobrir, corroendo caixa, sendo que já está cada vez mais insustentável para várias construtoras, cada vez mais elas estão reduzindo preços para poderem fazer caixa, pelos demais itens aqui, tende a piorar rapidamente em 2016 e 2017;

        3) Crise ainda não atingiu seu pico, projeto que pelo atual andar da carruagem a economia tende a continuar piorando pelo menos até o fim do 1S17, porque mesmo que o impeachment ocorra e tenhamos um “parece que vai”, depois de um período muito curto (3 a 6 meses) as pessoas já vão descobrir que não ocorrerão “milagres” e salvações instantâneas na economia, fazendo com que as “pseudo-recuperações” sejam superadas pela dolorosa volta a realidade.

        Os pontos acima são os principais, mas temos ainda questões relacionadas a aumentos de distratos, inadimplência do crédito imobiliário e leilões que também são relevantes e irão colaborar com este cenário, dentre outros fatores.

        10+
        • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 16:08

          CA
          Concordo contigo nos fatores OBJETIVOS, o que fica difícil calcular são os fatores SUBJETIVOS.
          No EUA e Irlanda as pessoas rapidamente perceberam que fizeram um péssimo negócio, o que provocou um rápido retorno ao valor histórico médio dos imóveis, mas na Espanha o governo fez diversas intervenções, ajudando bancos, construtoras e propagandeando a mensagem de que “em breve iria melhorar” e, com isso a queda continua até hoje, lenta e constante, mas sabemos que, como qualquer bolha, o valor retornará a linha média histórica.
          Existem os casos atípicos
          Japão em queda desde 1990 porque a população está diminuindo.
          Londres está subindo por conta de dinheiro vindo de países árabes, sedentos por investimentos depois que explodiu a bolha de Dubai.

          12+
          • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:38

            excelentes comentários CA e César

            creio que a unica falha na previsão de vcs é isso que o César está falando, creio que aqui vai ser cronico como na Espanha e profundo como na Irlanda, pelas nossas contas o superestoque deve durar pelo menos 4 ou 5 anos, e em algumas capitais onde a população saturou teremos um estouro à japonesa, um estouro eterno.

            isso tudo rima com o maior movimento especulativo da galáxia, montando pelo PT, com manobra contábil de todo tipo, petroleo bancando tesouro, caixa, bndes e esses por sua vez pagando dividendos de volta pro tesouro, financiando mídia pra alardear um otimismo desenfreado, e financiando a ganancia das empreiteiras que por sua vez doavam cada vez mais de volta pro PT numa orgia sem fim, isto tudo criou a maior piramide financeira-imobiliária que se tem notícia.

            A queda será proporcionalmente gigante

            12+
            • Cesar_DF 13 de abril de 2016 at 07:59

              O governo brasileiro fez exatamente o contrário do proposto por Keynes, Ao invés de fazer caixa durante a fase das commodities elevadas, estimulou uma bolha via endividamento público, e agora não tem o que precisaria de dinheiro para não deixar cair o nível de atividade econômica. Conforme os modelos matemáticos, estamos numa fase recessiva e como a bolha inflou demais, ao invés de murchar ela explodirá..

              https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_econ%C3%B4mica_antic%C3%ADclica
              Uma política econômica anticíclica consiste no conjunto de ações governamentais voltadas a impedir, sobrepujar, ou minimizar, os efeitos do ciclo econômico.

              Ciclos econômicos são flutuações da atividade econômica, inerentes ao capitalismo e caracterizadas pela alternância de períodos de ascensão (picos) e períodos de recessão (vales, isto é, o ponto mais baixo de ciclo). Os ciclos econômicos decorrem da sobreacumulação ou superprodução, à qual se seguem expectativas de declínio da taxa de lucro (ou de que a taxa de lucro seja menor que a taxa de juros), o que provoca a redução de investimentos e desaceleração do nível de atividade. Fatores exógenos, como os choques do petróleo e as crises financeiras, podem contribuir para reverter o ciclo e acentuar seus efeitos.

              As políticas anticíclicas são defendidas pelos keynesianos, que consideram que o ciclo econômico não é autorregulado, como pensavam os neoclássicos. Segundo a escola keynesiana o déficit público é o principal instrumento de política econômica para amenizar os efeitos do ciclo. Assim, durante a recessão, o governo deve intervir, reduzindo tributos, promovendo a expansão do crédito e o aumento dos gastos, realizando investimentos capazes de estimular a economia. Desta forma, durante a recessão, o déficit público deve se expandir de modo a restabelecer o equilíbrio econômico. O inverso deve ocorrer durante a fase ascendente do ciclo: nos períodos de prosperidade, o Estado deve aumentar a tributação, constituindo um superavit para pagar suas dívidas e formar um fundo de reserva que possa ser utilizado durante os períodos de recessão (ou depressão).

              5+
  • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 09:13

    OFF #IMPEACHMENT

    Durante a manifestação pró-governo, que ocorreu no final da tarde desta segunda-feira (11/4), na Esplanada dos Ministérios, um integrante do MST, que veio de São Vicente, SP, foi preso com R$ 16 mil dentro de uma mochila. De acordo com a Polícia Militar, o homem não soube dizer qual a procedência e o destino da quantia. Ele foi encaminhado à 5ª DP.

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/04/11/interna_cidadesdf,526852/integrante-do-mst-e-preso-em-manifestacao-com-r-9-mil-dentro-da-mochi.shtml

    13+
    • Sergio Soares 12 de abril de 2016 at 09:33

      O próprio 9F disse uma vez que nenhum “correligionário” balança uma bandeira se não ganhar nada. Pelo jeito uma parte da galera de vermelho que estava nesse protesto ficou sem mortadela! kkkkk!

      13+
    • Awulll 12 de abril de 2016 at 09:56

      Vamos dizer que eles tenham pago 30 reais pra 5000 pessoas. São 150k.
      150k em dinheiro vivo durante uma manifestação.
      Quem sacou tudo isso?
      Sacou de onde?
      Será que sacou?
      De onde vem toda essa grana?

      9+
      • joselito 12 de abril de 2016 at 12:31

        Das contribuições para indústria – FIESP, ou doação do MBL.
        A não, peraí

        9+
  • Dutra 12 de abril de 2016 at 09:14

    Representante da Ademi agora de manhã no jornal local, a reportagem mostrando vários imóveis com placa de aluga-se, sempre perguntado sobre o excesso de imóveis o cara da Ademi com cara de “bunda” e nada de assumir que a situação está critica, ele podia emprestar a gravata para os donos dos imóveis limparem a merda que estão passando.

    9+
  • CA 12 de abril de 2016 at 09:26

    Ficou muito ao final do tópico anterior, repito aqui porque é muito interessante quanto a persistência nas pedaladas pelas construtoras que tem parte relevante do negócio relacionada ao MCMV e imóveis populares, onde é aplicado o grande volume de vendas FALSAS na planta:
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 05:52
    “A Direcional encerrou o primeiro trimestre com R$ 101 milhões em lançamentos.”. leia-se: IMÓVEIS NA PLANTA AINDA NÃO VENDIDOS

    “A incorporadora, sediada em Belo Horizonte, fechou março com um estoque de 3.255 unidades, equivalente a R$ 990 milhões (só a sua fatia).” leia-se: IMÓVEIS PRONTOS AINDA NÃO VENDIDOS

    http://www.financista.com.br/noticias/direcional-vende-r-118-milhoes-no-primeiro-trimestre-uma-alta-de-225

    1+
    ReplyLinkQuote

    ________________________________________________________________________________________________________________

    CA 12 de abril de 2016 at 07:39
    Outro trecho interessante da notícia acima:

    “A Direcional encerrou o primeiro trimestre com R$ 101 milhões em lançamentos. A cifra representa um salto de 417% em relação aos R$ 20 milhões do mesmo período do ano passado.”

    Sobre o trecho acima:

    Por que um aumento de mais de 400% no 1T16 em relação a lançamentos quando a Direcional e o segmento imobiliário como um todo tinham uma desproporção entre o estoque de imóveis e as vendas ao final de 2015 que era o recorde de todos os tempos?

    Seria como uma empresa do segmento automobilístico ao ver um recorde histórico nos seus estoques decidisse que iria quintuplicar a sua produção, ao invés de reduzir turnos, fechar unidades, fazer lay-offs, férias coletivas, demissões em larga escala, etc…

    O que fica muito pior por sabemos que os imóveis estão com preços incompatíveis com a renda, o crédito imobiliário está ficando cada vez mais escasso e caro, a crise não para de piorar, etc.

    Por que algo assim tão absurdo ocorre?

    Primeiro porque o resultado da Direcional do 1T15 tinha sido o pior de todos os tempos. Quando a base de comparação é a pior de toda a história fica mais fácil crescer, não é mesmo?

    Segundo porque eles tinham que mascarar o volume crescente e absolutamente anormal de distratos, que são consequência das vendas FALSAS do passado. Os lançamentos em escala maior são fundamentais para o golpe, pois quando lançam, temos mais de 36 meses até a entrega e com isso, o valor da entrada pode ser diluído por um período que ė o mais longo possível, logo as parcelas durante a construção cabem no bolso dos INCAUTOS que não terão renda para adquirir o crédito imobiliário no ato da entrega, mas que mesmo assim assinam os contratos de compra e venda que ajudam a SIMULAR uma recuperação assombrosa e sem nenhuma lógica dentro do contexto da economia, do segmento e da empresa, além é claro de ajudar a reduzir o percentual de distratos em proporção às vendas realizadas no presente em troca de novos aumentos absurdos em distratos no futuro, o famoso pedalar para a bicicleta não cair.

    Terceiro porque no caso da Direcional, uma parcela relevante das vendas se refere ao MCMV e eles apostam que o governo vai continuar saqueando os recursos do FGTS eternamente, FAZENDO DE CONTA que estes recursos são INFINTOS e que podem ficar sendo remunerados ETERNAMENTE com um juros baixíssimos, extorquindo por prazo indefinido os trabalhadores aos quais este fundo pertence.

    Quarto porque aproveitam para reduzir os preços nos lançamentos e assim chamar menos a atenção dos investidores em imóveis já prontos quanto a queda de preços que está ocorrendo, tentando assim mitigar novos aumentos de distratos por parte destes investidores.

    Por fim, apostam ainda que a CEF e o governo também vão continuar fornecendo crédito imobiliário em larga escala para famílias que não tem a menor condição de pagar pelos mesmos, apesar do anormal volume de inadimplência que já existe e das restrições já impostas pela própria CEF, eles fingem ignorar esta situação e fazem de conta que isso pode ser mantido por prazo indeterminado.

    Observar que mesmo com tudo isso, o estoque ao final do 1T16 está muito acima dos 12 meses de vendas que seria o máximo considerado aceitável para o segmento, ou seja, mesmo com todas as gambiarras do Mundo não conseguem mascarar esta característica típica de toda bolha imobiliária.

    10+
    • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 09:50

      CA, sobre a questão dos estoques em Brasília.
      De acordo com o ITBI atualmente são comercializados cerca de 500 imóveis por mês
      De acordo com o SECOVI existem cerca de 32K imóveis a venda nas mãos de seus associados. Somando com os particulares este número deve ser o dobro..
      Estoques para 128 meses, são mais de 10 anos.
      Houve uma onda de “investimento” em imóveis, por conta da renda estável de funcionários públicos. Aqui na minha gerência teve pessoa que comprou no Noroeste por 14K/m2 e hoje está 7K/m2. Teve aposentado que comprou 4 apartamentos lá.
      Por conta de interrupção nos concursos e aposentadoria de servidores que retornam ao seu estado de origem, população de Brasília está diminuindo.
      Conclusão: Brasília com uma situação parecida com o Japão, NUNCA MAIS OS IMÓVEIS IRÃO VALORIZAR

      25+
      • CA 12 de abril de 2016 at 09:54

        Cesar_DF,

        Sim e situações similares devem ocorrer em outras localidades também. Conseguiram destruir alguns mercados de forma definitiva e não contentes com isto, estão tentando “sugar até a última gota” e aumentando as pedaladas, ou seja, estão cavando um buraco cada vez mais fundo para se enterrarem.

        6+
        • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:43

          isso ainda via muito mais loonge

          com a queda do PT, com a inflação, com a crise, mesmo que o PT não caia, o funcionalismo vai minguar seu poder aquisitivo pelos próximos 10 anos no mínimo

          Acho essas quedinhas de 80% em noroeste e aguas claras é só o começo da explosão

          Imagino que as Asas e os Lagos ainda tem muito que sangrar, com efeito dominó nas satélites todas, não vejo como guará I suportar mais que 2k/m² e mesmo o II ou taguatinga vão murchar, e daí vai pra samambaia e além, essa queda toda vai parar em catalão até.

          5+
      • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 14:55

        Oi César! Não manjo nada sobre Brasília mas isto é uma revelação bombástica cara! Não sabia que os funcionários públicos que se aposentavam voltavam pra suas cidades natais, então com a explosão de distritos como Águas Claras e Noroeste nós temos um processo de Detrotinização de Brasília? A que nível? Pior do que o Rio de Janeiro?

        1+
        • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 15:25

          Coelho da pascoa
          Brasilia está passando por um situação interessante, existem os aposentados voltando para suas cidades de origem e existe uma migração de pessoas saindo do DF e indo para as cidades satélites pertencentes a Goiás, veja a matéria abaixo.
          Quando o IBGE faz o levantamento de população do DF, são consideradas diversas cidades que pertencem a Goiás, até mesmo Cristalina que está a mais de 100 Km de Brasília, e no censo populacional parece que a população do DF está aumento, mas isto é falso, o que está aumentando é a RIDE.

          Alto custo de vida em Brasília força migração para o Entorno. Viver em Brasília ficou caro demais, embora a capital ainda seja a melhor empregadora na comparação com os municípios vizinhos. Na última década, 234.718 brasilienses trocaram a capital por Goiás
          http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/05/07/interna_cidadesdf,364615/alto-custo-de-vida-em-brasilia-forca-migracao-para-o-entorno.shtml
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Integrada_de_Desenvolvimento_do_Distrito_Federal_e_Entorno

          6+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 09:36

    http://www.valor.com.br/empresas/4520439/dona-dos-sites-casas-bahia-e-ponto-frio-tem-queda-nas-vendas-do-1-tri

    “No Brasil, as vendas registram recuo significativo, de 43,8%, de janeiro a março, para 273,7 milhões de euros.”

    6+
    • Bruno.12 13 de abril de 2016 at 17:12

      Por isso ando recebendo toneladas de emails da Ponto Frio! O desespero batendo!

      0
  • navlig00 12 de abril de 2016 at 09:38

    Quase 60 milhões de brasileiros estão com o nome sujo – Economia

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,quase-60-milhoes-de-brasileiros-estao-com-o-nome-sujo,1854405

    …Número representa 28,8% da população brasileira e 39,6% das pessoas com idade entre 18 e 95 anos; apenas em março, mais 800 mil consumidores entraram para os cadastros de negativados

    5+
    • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 09:58

      Pera ai, se temos 9,1 milhões de desempregados, e um índice de desemprego de 9%, significa que a População Economicamente Ativa seria de 101 milhões de pessoas e se temos 58,7 milhões com o nome sujo então seria 58% da população economicamente ativa está envividada

      11+

      • Bruna 12 de abril de 2016 at 13:02

        Na verdade, isso não tá correto, porque os velhinhos também se endividam.

        11+
    • joselito 12 de abril de 2016 at 12:33

      Eu NUNCA fui cliente Tim.
      Eles me negativaram no início do ano.
      Engordei tal estatística, assim como engordei a “indústria do dano moral”…..

      9+
  • fanfarraum 12 de abril de 2016 at 09:44

    Período está favorável para a compra de imóveis no RS

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/v/periodo-esta-favoravel-para-a-compra-de-imoveis-no-rs/4937878/

    4+
    • fanfarraum 12 de abril de 2016 at 09:45

      2:30 “que tal comprar um apartamento e junto um carro zerinho ou ainda armários colocados em todas as peças. Essa é a estrategia de uma construtora da capital, que ainda consegue financiar ate 90% do imóvel”

      5+
    • FabianoSJC 12 de abril de 2016 at 09:46

      Temos 60 milhões de “potenciais” compradores com o nome sujo kkkk

      9+
    • fanfarraum 12 de abril de 2016 at 09:47

      3:14 “procurando bem, o comprador ainda pode encontrar vantagens como 1 ano de condominio gratis, melhoria na avaliação do imóvel antiga e ate colocar o carro no negocio”

      1+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 09:47

    “Em 17 anos de estado, eu nunca havia tido um salário atrasado. Como servidora concursada, espero poder ao menos pagar o aluguel em dia. Hoje, nem isso eu posso — lamenta.”

    http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/professora-do-estado-sente-efeitos-da-crise-financeira-na-pele-constrangedor-19062864.html#ixzz45cFOpBuK

    12+
    • DRN 12 de abril de 2016 at 09:58

      Não há garantia nenhuma de o concursado sempre receberá em dia, sempre receberá reajuste de reposição da inflação, sempre terá seu cargo. Deviam ensinar isso nos cursinhos.

      Agora o RJ está uma comédia: obra para todo o lado e faltando dinheiro para pagar servidor e manter hospitais.

      Como disse o Bob Jeff ontem: “como é que se vai defender financiamento público de campanha: não tem dinheiro para o remédio no hospital público, mas tem dinheiro para pagar o santinho…”

      18+
      • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 10:02

        Ontem debate aqui na gerência, sobre se irão fazer como Grécia e Espanha, que reduziram o horário e o salário dos funcionários públicos.
        Muita gente achando que será reduzido de 8 para 6 horas, funcionando das 12 as 18 horas para reduzir gasto com salários, energia elétrica e vale alimentação.

        11+
      • Bruna 12 de abril de 2016 at 13:06

        Pois é. Prefiro ser demitida com algum tipo de compensação (já que não temos verba rescisória nem FGTS) do que ter mais essa redução salarial branca. Além de engolir a inflação há 10 anos, agora essa.

        5+
        • rogerio 12 de abril de 2016 at 13:11

          Bruna, pense bem…

          Eu prefiro redução de carga horária, poderia trabalhar por fora…

          9+
          • Bruna 12 de abril de 2016 at 13:16

            Já pensei e repensei. Tudo dependeria do quantum. Eu já tou cogitando largar o serviço público (e o Brasil) de graça. Já fiz o planejamento e estou cumprindo as etapas (que devem demorar uns 2 a 3 anos ainda). Entrei no serviço por acreditar que poderia desenvolver um bom trabalho para a população. Se começar essa de “finge que eu te pago, que eu finjo que você trabalha”, não sei como me olharei no espelho todo dia. Não achei meu cargo no lixo, e se querem transformar meu trabalho em lixo, não participarei disso. Além do mais, não posso trabalhar na minha área (Direito), a menos que mudem a legislação.

            11+
      • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:46

        DRN
        a franqueza do bob ontem me deixou uma boa impressão
        esse cara vai se vingar dos PTbas tenho certeza, repara no olho dele, aquilo tem alma de caçador, vai passar o resto da vida correndo atrás dos vermelhos, se ele se mostra soft pode ter certeza é só aparência.

        3+
        • DRN 12 de abril de 2016 at 18:40

          Concordo.

          Acho que Lula-drão e o PT em geral conseguiu fazer muitos inimigos na política. Os políticos estavam acuados por conta da opinião pública. Então, alguns ficaram na quirela, outros aceitaram participar da roubalheira (esperando para dar o bote) e outros poucos honestos gritaram em vão. Agora que o povo todo quer ver o lula cagando no buraco, vão vir SEDENTOS por vingança.

          3+
  • CA 12 de abril de 2016 at 09:52

    Sobre o tópico:

    Estamos seguindo o script de toda explosão de bolha imobiliária, que vai se intensificando conforme os juros do crédito imobiliário vão subindo e a concessão do crédito vai se tornando mais escassa.

    No nosso caso, de um lado temos a sangria da poupança, que só neste ano de 2016 teve captação liquida negativa da parte correspondente ao SBPE (usado no crédito imobiliário) de R$ 24 bi de janeiro a março, em contra-partida aos R$ 25 bi adicionais do FGTS a serem usados ao longo de todo o ano de 2016. Lembrando que em 2015 já tivemos sangria de R$ 50 bi no total do ano e agora em apenas 3 meses a sangria foi aproximadamente metade do ano passado, o que pode significar uma tendência de dobrarmos a captação liquida NEGATIVA em 2016. Em outras palavras, os bancos sabem fazer estas contas de mais, menos e as “regras de 3”, portanto já concluíram que vai faltar dinheiro para o crédito imobiliário, o que os obriga a aumentarem os juros para que isto sirva como “filtro” dos empréstimos a serem concedidos.

    Outro motivo para escassez de crédito imobiliário e aumento nos juros, é o natural aumento na inadimplência que ocorre em função da intensificação da crise na economia, que por sua vez ocasiona aumento no desemprego, queda na renda real, inflação ainda elevada mesmo que temporariamente decrescente, alimentando de forma automática os índices de endividamento e inadimplência das famílias que já se encontram em patamares recorde.

    Soma-se ao que consta acima, o fato de que o próprio aumento da inadimplência em si obriga os bancos de forma geral a subirem suas taxas de juros. Os juros são a forma que o banco tem de balancear a questão do risco e retorno: quanto mais o risco de inadimplência aumenta, até em função de parte do risco já estar se concretizando com o aumento de inadimplência que já aconteceu, mais os bancos tem de subir os juros para compensarem estes riscos.

    Mais um ponto a ser observado: os bancos estão fazendo muitas negociações para alongar os prazos de pagamentos de um grande número de empresas, dos mais diversos portes e segmentos, de forma a evitar que as mesmas entrem em um processo de recuperação judicial ou falência. Quanto mais fazem isto, menos fôlego eles tem para novos empréstimos de forma geral, o que faz com que todos os juros novamente tendam a subir, desta vez pela lei de oferta e procura e sua relação com a escassez de dinheiro disponível. É natural e esperado neste momento, que apesar do crédito imobiliário ter um funding diferente, isto também se reflita em aumento dos juros para o mesmo, porque os próprios bancos sabem que estes novos juros mais elevados de forma geral afetam TODA a economia e são mais um dos impulsionadores para aumento de inadimplência de forma geral, inclusive a relacionada ao crédito imobiliário.

    Existem ainda outros motivos pelos quais os bancos de forma geral são obrigados a aumentarem seus juros para o crédito imobiliário neste momento, listei acima apenas uma AMOSTRA.

    Já no caso do FGTS, que agora é o “salvador da pátria” (até o começo de 2015 era a poupança da CEF), também é uma grande UTOPIA acreditar que estes são “infinitos”, na verdade o próprio PMDB já sinalizou que considera uma grande temeridade (sem trocadilhos, por favor) o uso completamente irresponsável que o Governo está fazendo do FGTS, com montantes cada vez maiores e astronômicos direcionados A FUNDO PERDIDO para “programas habitacionais”, como o MCMV. Mesmo que o PMDB não assuma o governo federal, ainda assim a fase 3 do MCMV que tem tido tantas propagandas feitas pelo governo e que promete 2 milhões de habitações adicionais (eram 3 milhões no começo…) que estariam em construção até 2018, é apenas outra ENORME bravata, que NUNCA será cumprida por este governo. Por que o governo faria isto? Primeiro para convencer seus aliados de que ele manterá, “a pleno vapor”, os “programas sociais” que eles tanto prezam. É importante lembrar que um pré-requisito para ser aliado do governo é ser completamente ignorante quanto a economia e nem saber fazer contas básicas de somar e subtrair, portanto estes “aliados” nem fazem ideia de que o governo não tem a menor condição financeira de arcar com este projeto. Segundo porque se acontecer o mais provável e este governo cair, quando o novo governo assumir e tiver que dizer o óbvio, que é que não existe dinheiro para este projeto e é uma temeridade destruir o FGTS, o PT e seus “aliados” poderão utilizar isto em suas batalhas contra o novo governo, para colocar a população contra este novo governo, alegando que “se eles tivessem continuado, este importante projeto social teria sido mantido nos patamares prometidos”. De quebra, o governo ajuda alguns de seus amigos do setor de construção civil a fazerem movimentos insanos, como o da Direcional que mencionei acima, ou da MRV que segue na mesma balada. Tudo um jogo de cena, mas fica claro que esta questão do FGTS como “verba salvadora” do crédito imobiliário tende a EXPLODIR em no máximo 1 ano, similar ao que aconteceu nos últimos tempos com a verba da poupança e daí, junto com demais pontos que coloquei acima, será um “salve-se quem puder”…

    20+
    • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 10:08

      CA, nesta espiral negativa temos um agravante.
      A maior parte dos impostos brasileiros é sobre o consumo.
      Após um período de endividamento é normal as famílias quererem recompor suas economias, reduzindo o consumo, quitando dívidas e aumentando a poupança.
      Só que isto impacta tremendamente na arrecadação, sendo que 80% dela já é vinculada legalmente a algum tipo de despesa.
      Não sobrando nada para o investimento público, a única saída é o investimento privado, mas com a fama do PT em não cumprir contratos (vide distribuidoras de energia elétrica) e exigirem dinheiro de corrupção, poucas empresas internacionais irão querer se arriscar no Brasil.
      É só ver nossos “irmanos” Paraguay e Argentina, somente quando o governo deixou de ser esquerdista que eles saíram do buraco.

      17+
      • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:48

        acrescento a queda de renda e desemprego
        essa espiral negativa vai se retroalimentando sem hora pra acabar
        a gente aqui falava em 10 anos de crise, de pior crise do século e chamavam a gente de loucos exagerados

        Hoje qualquer uma dessas análise se encontra fartamente na grande mídia.

        11+
    • CarlosL 12 de abril de 2016 at 10:51

      No audio “vazado” do nosso amigo Temer, repare que ele cita manter Bolsa Familia, porem NAO cita continuidade de MCMV….

      7+
      • CA 12 de abril de 2016 at 12:06

        CarlosL,

        Também reparei isto quando ouvi o áudio. Eles tentaram acalmar um pouco os ânimos e mostrarem algo mais “palatável” para a sociedade de forma geral, tentando tirar uma parte da munição que os movimentos sociais usam contra eles, mas foi tudo muito bem planejado, tanto o que ia entrar no discurso, quanto o que NÃO ia, como no caso do FGTS.

        6+
        • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:51

          eles estão é colocando a dilma de bode expiatório
          de rainha de todos os males
          que o impedimento seria um novo recomeço pro Brasil

          eu discordo dessa linha de pensamento

          A piramide financeira-imobiliária é algo estrutural de muito podre que foi montado por um grupo enorme de stakeholders no fim vai gerar um processo imenso de concentração de renda, com quebras de players, juros cada vez mais altos pra compensar o risco.

          Não chegamos nem perto do fim, não se enganem com esse otimismo na bolsa.
          ainda há muito o que sangrar

          11+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 09:54

    http://extra.globo.com/noticias/economia/projeto-vai-propor-salario-minimo-de-946-em-2017-19062977.html

    2+
  • Loucodf 12 de abril de 2016 at 09:54

    Cooperativa dá calote e associados ficam sem casa própria em Samambaia.
    http://www.metropoles.com/distrito-federal/cooperativa-da-calote-e-associados-ficam-sem-casa-propria
    xi, mas um que deu “xabu”.

    6+
    • FabianoSJC 12 de abril de 2016 at 10:01

      Tenho uma solução , só chamar o João Vaccari Neto para administrar a cooperativa rs

      9+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 10:02

    “WASHINGTON – O Brasil é novamente o destaque negativo do Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês) do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo o documento publicado na manhã desta terça-feira, o país terá uma recessão de 3,8%, piorando a previsão de queda de atividade de 3,5%, no levantamento de janeiro. O Brasil também não deve crescer em 2017, de acordo com o fundo.”

    http://extra.globo.com/noticias/economia/fmi-piora-previsoes-do-brasil-que-tera-recessao-de-38-19063327.html#ixzz45cJM1ylc

    2+
    • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 10:13

      3 anos de recessão ou queda acumulada de 10% no pib se chama DEPRESSÃO ECONÔMICA.
      O Brasil seria o primeiro país neste século a entrar em depressão sem estar em guerra.
      É goooooolll 7 X 1
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Depress%C3%A3o_(economia)

      16+
      • carioca_real 12 de abril de 2016 at 13:57

        A crise política e fiscal é tão grande que se assemelha a um guerra de fato.

        5+
      • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:53

        a violencia é tão grande que temos taxas de homicidios e mortes por causas violentas e externas semelhantes à países em guerra

        mesmo a venezuela, teríamos que melhorar muito pra chegar no nível deles

        4+
  • DRN 12 de abril de 2016 at 10:15

    -http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1759975-problema-fiscal-se-agravou-diz-presidente-do-insper.shtml

    “Há risco de insolvência?
    Sim, é o que os Estados estão enfrentando. Eles não conseguem cumprir suas obrigações. Além disso, temos inflação alta num país em recessão.

    Temos um problema, não sabemos como enfrentá-lo, o que vai acontecer? Vai ter inflação, vai ter aumento de imposto. Esse aumento de incerteza leva a mais perda de credibilidade.

    Já perdemos o grau de investimento, mas vai piorar. O resultado é menos crescimento e geração de emprego”.

    16+
    • DRN 12 de abril de 2016 at 10:16

      E o TDzinho ofertando 6,4 no IPCA e 13,6 no prefixado???

      Não vai…

      15+
  • Alemon Fritz 12 de abril de 2016 at 10:20

    samy
    O país está caminhando para uma nova paralisia fiscal?
    O governo tem hoje duas alternativas nada agradáveis para lidar com a questão da dívida pública: ou corta os gastos imediatamente, ou fere a LRF..

    a situação gerou temores de que ocorra um calote da dívida pública.

    http://g1.globo.com/economia/blog/samy-dana/post/o-pais-esta-caminhando-para-uma-nova-paralisia-fiscal.html

    11+
    • DRN 12 de abril de 2016 at 10:22

      Quantos esqueletos serão encontrados nos armários do Ministério da Fazenda quando a equipe do Temeroso assumir???

      11+
      • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:54

        se é que o temeroso está interessado em desencavar isso

        tá nada

        temeroso será um Sarney 2
        o país entregue aos chacais

        6+
        • DRN 12 de abril de 2016 at 18:47

          Pagando nossos jurosos e não fudendo a economia do país, está excelente.

          4+
        • Cesar_DF 13 de abril de 2016 at 08:07

          Pelo menos o PMDB tem um histórico de colocar pessoas competentes em cargos-chave

          1+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 10:50

    O sujeito pagou 64k e só recebeu 36k no distrato, depois de um ano a primeira prestação:

    http://g1.globo.com/se/sergipe/bom-dia-sergipe/videos/t/edicoes/v/advogado-explica-os-direitos-de-quem-desfaz-contrato-de-compra-de-imovel/4950491/

    4+
  • Dgvl 12 de abril de 2016 at 11:11

    Me ajudem aí senhores!!
    Estou no blog há 4 anos, assim consegui perceber o que realmente acontece com o mercado imobiliário. Sou convicto de que a compra de imóvel é a pior opção, tanto que no período que aqui estou consegui pagar o aluguel e juntar recursos que hoje posso comprar à vista no condomínio que desejo. Mas os valores pedidos são fora da realidade local, como sempre (250k em média). Portanto, estou percebendo a queda dos valores e me deparo com a Caixa vendendo por CONCORRÊNCIA PÚBLICA apartamento que desejo por 150 k, confesso que fiquei um pouco apreensivo, pois acho esse valor próximo ao justo por conta da localização e condomínio barato por não ter xoxotecas e banheiras comunitárias. Hoje pago 0,4 % de aluguel, mas para a região está abaixo do que vejo as pessoas pedindo.
    Estou com outra dúvida: Depois da concorrência vem o leilão? Seria mais vantagem esperá-lo para tentar pagar menos?
    Agradeço se puderem dar dicas.

    3+
    • DRN 12 de abril de 2016 at 11:25

      Provavelmente, isso já é o leilão. Procure o setor responsável da CEF e informe-se.

      Cuidado com dívida de IPTU e condomínio sobre o imóvel.

      Esteja ciente do risco. Se estiver ocupado, o caboclo inadimplente pode quebrar tudo antes de sair.

      Boa sorte.

      12+
      • joselito 12 de abril de 2016 at 12:45

        Ele sai? rsrsrsrs

        7+
        • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 15:14

          Oi Joselito, por favor observe uma coisa antes de entrar neste leilão:
          1) Qual é a idade deste apartamento? Se ele fo novo pese o fato de que há muitos outros potenciais inadimplentes no mesmo prédio? Com o novo CPC o pessoal que antes decidia simplesmente não pagar o condomínio não vai masi poder fazer isso, então eles vão aumentar a pressão nas assembleias para impedir o aumento dos preços de condomínio ou reformas necessárias. Vale a pena se arriscar a viver um condomínio todo quebrado no futuro?

          2) Ainda acredito que o crime organizado vai começar a comprar imóveis ocupados nos leilões e mandar baixar a porrada nos antigos proprietários até que eles saiam, depois de expulsar eles vão revender.

          3) Acredito que com o crime organizado operando este tipo de negócio poderão ser instaladas milícias em parte dos condomínios, os projetos Cingapura da Zona Norte de São Paulo enfrentam este tipo de situação.

          4) Pode haver falha de obra nestes apartamentos.

          5) O Cesar DF acabou de demonstrar com simplicidade e genialidade que nossa maior queda de preços ainda não chegou, pra que fazer m negócio agora? Ainda que seja em leilão?

          6+
          • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 15:47

            Coelho, concordo contigo, ainda não chegou o melhor momento para comprar imóveis
            O quanto vai cair dependerá de diversas variáveis, mas durante o DESPAIR, como o próprio nome diz, bate um desespero naqueles que PRECISAM vender o imóvel para se livrar de um PASSIVO.
            – Quanto se descolou da renda (RJ é campeão nisso)
            – Quantos ficarão inadimplentes por conta de queda na renda X endividamento (SP está em processo de desindustrialização)
            – Quanto foi construído acima do crescimento vegetativo (Brasília e Balneário Camboriú por ex)

            O fator que provocou o PLOC no EUA foi a pessoa perceber que sua dívida no banco era maior do que o valor do seu imóvel, e por conta disso pararam de pagar as prestações, até o momento que o banco retomou o imóvel.
            No EUA teve lugares que caiu apenas 20% mas outros lugares chegou a cair 80%.
            Em Detroit, por exemplo, você pode, hoje, comprar uma casa com US$ 1.00 (as que precisam de reforma) ou por 1000 dolares as que estão OK.
            http://www.estadao.com.br/noticias/geral,em-detroit-casas-vendidas-a-us-1,520972
            http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/24/detroit-eua-que-pediu-concordata-leiloa-casas-a-partir-de-r-2200.htm

            3+
          • Dgvl 12 de abril de 2016 at 17:52

            Obrigado amigo, realmente preciso estudar bastante a situação. Moro nesse condomínio há 25 anos, meu pai é proprietário de um apartamento e eu pago aluguel em um. A inadimplência é baixa e o condomínio é barato ”250”….. valeu mesmo.

            2+
            • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:58

              enfatize a renegociação de alguel
              estou careca de ver, incluso onde moro hoje, o cara paga 2 mil no aluguel e ali do lado tem outro melhor sendo oferecido pelos mesmos 2 mil mas cá entre 4 paredes sei que a proprietária faria por 1,5 mil

              Queda de 25% no valor do aluguel, pra se mudar menos de 20 metros.

              tô careca de ver isso, apenas citei um caso que acompanho de perto, pq o imóvel vazio do lado do meu está me causando transtorno de mosquito da dengue e barata.

              2+
              • Lucas 12 de abril de 2016 at 17:59

                complementando
                no anuncio do fingezap chega a “custar” 3 mil o mesmo imóvel a depender da imobiliária

                1+
                • Lucas 12 de abril de 2016 at 18:00

                  3 mil a média
                  o mais alto 3,5k

                  0
                  • Dgvl 12 de abril de 2016 at 18:26

                    Valeu Véio…. aqui no condomínio eu, pelo menos que saiba, sou o que pago mais barato. Acredito que vá cair mais ainda, acho que a vontade de comprar já passou…..rsrsrs. Vou acompanhando.

                    1+
                    • Cesar_DF 13 de abril de 2016 at 08:28

                      Dgvl, vou te dar um exemplo aqui de Águas Claras – DF
                      Moro em um apto de 2 quartos e 55 m2. Pago 1.1K de aluguel. Vi anúncios de pessoas querendo vender este apto por 480K, mas agora “baixaram” para 400K rsrsrs. Pago então 0,275% ao mês do valor do imóvel.
                      Se eu pegar estes 400K e colocar num LCI, vai dar de juros cerca de 4.4K/mês. (1,1%)
                      Então se eu pegar este aluguel de 1100 reais e dividir por 1,1% dará 100K.
                      Se eu fizer uma aplicação de meramente 100K eu pagaria totalmente o aluguel.
                      Porém, devido à inflação, estes 100K valerão cada vez menos, e no próximo reajuste do aluguel, os juros não seria mais suficientes para paga-lo.
                      Então preciso ter um valor aplicador maior e resgatar apenas uma parte do juros !
                      Se eu fizer uma aplicação de 200K e resgatasse metade do juros, não fiz os cálculos, mas provavelmente eu conseguiria pagar eternamente este aluguel.
                      Ahhh, então valeria a pena comprar um imóvel por 180 X o aluguel?
                      Depende, existem outros fatores a se considerar: depreciação e manutenção do imóvel, taxas na compra (itbi, cartório), que acabam reduzindo para 150 X.
                      E ainda existem os custos difíceis de mensurar: se arranjar encrenca com um vizinho, barulho de uma igreja, inundação da garagem, elevação do condomínio devido a inadimplência, mudança do local de trabalho, etc, estando alugado é só se mudar e sendo o proprietário você está preso, por isso muitos consideram que passa a ser vantajoso comprar somente abaixo de 100X o aluguel.
                      No caso do meu apartamento então, somente valeria a pena adquiri-lo abaixo de 110K e hoje eles pedem 400K! Tô fora.
                      Como não sou uma empresa, nem entrei na questão de CUSTO DE OPORTUNIDADE.
                      Sei que, para um banco, é mais vantajoso alugar uma agência com o aluguel menor que 1,3% do valor do imóvel. Imagine então com os alugueis comerciais estando a 0,5%, um banco nem sonharia em empacar este dinheiro em tijolos.
                      https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_de_oportunidade

                      3+
            • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 21:19

              Puxa vida que legal! Pode riscar os argumentos de 1 a 4 porque eles nao se encaixam neste condomínio, pela idade do prédio ele deve ser bem localizado. Espere o despair e mantenha se capitalizado ate que os preços chegarem ao fundo do poço. Enquanto isso aproveite bastante seus pais e cuide bem deles 😊

              0
  • leo_na_estrada 12 de abril de 2016 at 11:20

    CVR serviço publico do Rio…

    No MP estadual as contas estão apertando. Em sua sede o horário vai ser reduzido, luzes, ar e elevadores desligados às 20h.

    Há notícias de home office em breve para servidores que não lidam com público.

    9+
    • DRN 12 de abril de 2016 at 11:25

      Olha, quando “pega” os ungidos do MP e do Judiciário o bicho pega. Eles têm condições de colocar o governador de joelhos.

      11+
    • Bruna 12 de abril de 2016 at 13:24

      Não só no serviço público estadual. Os tribunais federais (TRE, TRF e TRT) já estão desligando o ar condicionado às 19h, a luz às 20h, e a maior parte dos elevadores o tempo todo. Em agosto, é todo mundo no “home office” por causa das Olimpíadas, e só haverá funcionamento do plantão. O último que sair, apague a luz. Ops, não precisa… as luzes já serão automaticamente apagadas.

      14+
      • Bruna 12 de abril de 2016 at 13:25

        Além disso, diminuíram os estagiários e os terceirizados. Acho que só estão esperando a aprovação do PLP 257 para começar a demitir os servidores em estágio probatório e daí em diante.

        9+
        • Ilusionista 12 de abril de 2016 at 14:27

          nada é tão ruim que não pode piorar…

          “Outro exemplo é o PLP 257/2016, um projeto que conta com o apoio tanto de governadores do PT como do PSDB e que estabelece regras impositivas como condição para que a União possa renegociar as dívidas dos Estados. O governo federal incluiu nesse projeto a obrigação dos Estados de cortar, durante dois anos, vários direitos dos servidores públicos.
          Toda a população será afetada pelo aprofundamento da precarização, que já é enorme, dos serviços públicos, pois tal PLP: aumenta a contribuição previdenciária de 11% para 14%; proíbe aumento de salário, inclusive de aposentados; proíbe progressão na carreira; proíbe concurso público e o chamamento dos já aprovados; incentiva a demissão voluntária; limita os direitos dos servidores estaduais a, no máximo, o que possui o servidor federal no regime jurídico único; acaba com os quinquênios e anuênios; acaba com a licença-prêmio; e permite a contratação somente de terceirizados.

          7+
          • L.A. 12 de abril de 2016 at 18:02

            No RS já é 13,25%. Mais 0,75% não faria efeito.

            0
        • Master Yi 12 de abril de 2016 at 14:41

          Decidir sobre a demissão de um servidor público não é discricionariedade da Administração, não é simples assim. O que deve ocorrer é um incentivo ao pedido de demissão.

          8+
          • Bruna 12 de abril de 2016 at 16:27

            Com certeza. Uma vez aprovado, o PLP 257 (que vai tomar outro número) vai ter que ser regulamentado. Mas com o permissivo aprovado, essa compensação pode prestar ou não. Claro que o bicho pega antes pra quem está no estágio probatório (pois geralmente não tem estabilidade e depende da aprovação pra seguir no cargo), mas minha opinião é de que ninguém está livre. O que eu queria saber se vai funcionar é essa questão do percentual de despesa da LRF. O Judiciário, por exemplo, gasta pouco mais da metade do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Não pode ser jogado no mesmo bolo dos órgãos inchados e cheio de apadrinhado. E deveriam ter o caráter de mandar embora antes os cargos em comissão. Mas, pela estrutura que a gente vê no serviço púbico, DUVIDO.

            4+
            • rogerio 12 de abril de 2016 at 16:59

              Dúvido….ente de tudo isto acontecer, teriam que cortar todos os CCs…..ou seja impossível!

              0
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 11:30

    http://www.financista.com.br/noticias/taxas-do-tesouro-direto-recuam-forte-pelo-2o-dia-seguido-confira

    4+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 12:59

    Tópico
    “SÃO PAULO – O presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, descreveu a trajetória do setor imobiliário nos últimos três anos como “do paraíso ao inferno”, citando shoppings com lojas vazias, lajes corporativas ociosas e locação comercial ou residencial em queda. Amary afirmou que o lançamento de novas moradias diminuiu 37% em 2015 em relação ao ano anterior, sendo que em 16 regiões pesquisadas, a queda foi de 24%. ”

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,setor-da-construcao-foi-do-paraiso-ao-inferno-em-tres-anos,10000025878

    11+
    • The End 12 de abril de 2016 at 13:12

      TÓPICO!

      2+
      • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 15:16

        TÓPICO

        1+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 13:28

    De março, mas atual:


    Lucro da Gafisa cai 90% e equivale a preço de um apartamento

    Incorporadora teve lucro líquido de R$ 827 mil no quarto trimestre

    03.03.2016 | PRISCILA JORDÃO, DA REUTERS”

    Kkkkkk gostei da colocação

    25+
  • Dutra 12 de abril de 2016 at 13:37

    “PIB do Brasil deve encolher 3,8% em 2016, estima FMI
    “O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, ante recuo de 3,5% projetado em janeiro – e o pior desempenho estimado para as maiores economias do mundo. Para 2017, o Fundo manteve a expectativa de estagnação, esperando variação zero.”
    Reportagem completa no site:
    http://www.valor.com.br/brasil/4520539/pib-do-brasil-deve-encolher-38-em-2016-estima-fmi

    2+
  • CarlosL 12 de abril de 2016 at 13:47

    CVR OFF

    Burger Rei

    13,90 … Pago por 20,00 em $
    Ai mexe mexe no cxa, uma moça ao lado da atendente diz que só tem moeda de 0,25
    Eis que a atendente me deu 6,00 e me solta:
    – Posso ficar te devendo 10 centavos ?
    – Ah, faz assim então; Me da a moeda que tiver e eu fico te devendo então (sorriso irônico)
    Foi em todos os caixas procurar se tinha 0,10, não encontrou , voltou, fechou a cara e deu 0,25 na minha mão
    – Obrigado, te devo 0,15

    29+
    • Minions 12 de abril de 2016 at 14:12

      Mas você o risco que comer um hamburger com cuspe na próxima vez que voltar…
      Eu não reclamo em restaurante…nunca!

      12+
      • chigo 12 de abril de 2016 at 14:23

        Vc acha que ela vai lembrar de voce na proxima vez?

        12+
        • fanfarraum 12 de abril de 2016 at 14:24

          Eu não correria o risco por 10 cents.

          10+
          • Bruna 12 de abril de 2016 at 16:30

            Há muito tempo na minha vida, não pago ônibus com dinheiro. Prefiro ter o cartão, nem que seja pra usar de vez em nunca. O mesmo tem ocorrido nos últimos anos com restaurante. É um saco essa história. Estamos voltando aos tempos do “bala de troco”. Na Argentina já tá assim.

            4+
        • Urso 12 de abril de 2016 at 20:50

          Vai lembrar sim. Quem apanha sempre lembra.

          2+
      • CarlosL 13 de abril de 2016 at 09:53

        Eu não como hamburguer … Foi uma rara ocasião

        0
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 14:31

    SUPER TÓPICO:

    http://extra.globo.com/noticias/economia/abecip-preve-mais-queda-no-financiamento-imobiliario-pelo-sbpe-19066766.html

    “Para Duarte, historicamente a poupança passa a ser um investimento competitivo quando a Selic cai para ao redor de 10 a 11 por cento ao ano. Dado que o mercado não prevê que isso acontecerá até o final do ano que vem, o setor imobiliário só tenderia a ganhar tração novamente no mínimo em 2018. “O mercado só volta a crescer depois de 2017″, afirmou o presidente da Abecip.
    (Por Aluísio Alves)”

    6+
    • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 14:32

      “NO MÍNIMO” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      4+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 14:41

    ÍNDICE CIMENTO:

    http://extra.globo.com/noticias/economia/venda-de-cimento-segue-em-queda-no-brasil-sem-sinal-de-retomada-19066690.html

    9+
    • The End 12 de abril de 2016 at 15:28

      Amorinha não curtiu isso.

      14+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 14:43

    “Afetado pela combinação de alta da Selic, que praticamente dobrou desde 2012, para os atuais 14,25 por cento ao ano, desaceleração da economia e aumento da inflação, os fundos imobiliários tiveram quedas acentuadas na rentabilidade nos últimos anos. Em alguns casos o valor das cotas chegou a valer apenas 30 por cento do valor patrimonial.”

    http://extra.globo.com/noticias/economia/mercado-de-fundos-imobiliarios-no-brasil-esta-perto-de-uma-virada-diz-credit-suisse-19066298.html#ixzz45dS2dqwl

    2+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 15:08

    http://extra.globo.com/noticias/economia/banco-mundial-nao-consegue-prever-quando-recessao-acabara-no-brasil-19066785.html

    3+
    • Cesar_DF 12 de abril de 2016 at 16:23

      Vou fazer um Cálculo Hipotético Utilizando Técnicas Empíricas – CHUTE
      Baseado no que aconteceu no Argentina e no Paraguay, o ano que o Brasil atingirá o fundo do poço de acordo com quem vencer as eleições de 2018.
      Se Lula ou Marina Silva ganharem = 2026
      Se PMDB ou PSDB vencerem = 2020
      Se NOVO vencer = 2018

      6+
      • O Bancário 12 de abril de 2016 at 21:05

        O Marcel Van Hattem poderia entrar no Novo e virar presidente tranquilo.

        1+
        • Libertario 12 de abril de 2016 at 23:25

          Me lembro de ter lido que eles nao aceitam pessoas que ja tenham carreira politica.

          1+
  • cassandro 12 de abril de 2016 at 16:26

    As duas faces da crise:

    Estava almoçando com uma amiga e ela me conta que semana passada, ela e o marido compraram um apartamento com previsão de entrega para o fim-do-ano em SP. Estava bem feliz pois havia feito um belo negócio. A construtora estava pedindo 1kk mas, depois de horas de negociação, eles disseram que se ficasse por 470k, assinariam naquele dia mesmo. E então…tcharam …a construtora ACEITOU!! Isso mesmo, saiu por menos da metade do valor inicial!

    Seguindo o almoço, quando mal tínhamos mudado de assunto, ela recebe um whats do marido: “acabei de ser demitido”.

    A crise não perdoa.

    44+
    • Ilusionista 12 de abril de 2016 at 17:52

      reza a lenda a mais de um século..
      “Não conte com o ovo no ** da galinha. Não se pode confiar naquilo que foi prometido como se fosse uma certeza, pois algo pode dar errado e você pode se ferrar.

      8+
      • L.A. 12 de abril de 2016 at 17:57

        Nessa hora que o caçador vira caça.

        3+
    • Lucas 12 de abril de 2016 at 18:21

      Tenho um amigo vendendo, ele sabe que já vai entubar 40% de prejú, então está aceitando qualquer proposta, ele anuncia já com um dscotinho mequetrefe pra atrair, recebe as propobosta, se faz de dífícil, mas sempre aceita, o que dá isso mesmo 40% de pau.

      Sabe o que é mais incrível, faz 6 meses até agora não vendeu, nem assim.

      É o banco que sempre encontra algum empecilho no comprador, a última pelo que soube o comprador tinha cancer seilá eu como descobriram, o seguro rejeitou o finame.

      7+
  • claudio 12 de abril de 2016 at 16:35

    CRV
    Amante do meu pai é corva! fiquei sabendo que a levou nos dias de ostentaçao a trancoso! hoje meu pai esta doente, trombose sem plano de saude! Começou o tratamento no hospital santa isabel, onde ja foi 4k, nao aguentou pagar a pernoite de 7k, e o levaram a santa casa, passou uma semana, ae fomos as clinicas particulares: para uma de 4k5 o mensal, atras do são camilo na pompeia, na qual passou algo em torno de 2 meses, depois fomos para a outra em santo andre, rua frança, algo em torno de 3k, fora que pagamos a parte uns dias que ele ficou na sonda, pois nao comia devido as fortes medicaçoes, xeralto, valsartana, dipirona, esomex, hidroxido de aluminio, sucrafilm, vonau flash, doperidona, alguns decorei, algum remedios caros ! nisso a familia já fez uma vaquinha, minhas ferias de 3k, mais irmãos e tio colocando grana, fora consultas no samaritano gastro, vascular e exames no hospital santa cruz, mas em conta ! endoscopia samaritano 4k, endoscopia hospital santa cruz 650 , cadeira de rodas, andador, inalador e etc. Nisso tudo a amante procurando meu pai que tem negocio com ele, $$$$. Sabendo que a amante não deve estar vendendo nada, acho que meu pai vai ter um problemão para resolver, pois toda familia, já sabe, e se ele continuar a atende-la vai ir para o buraco literalmente, acho que ate carro ele ja pagou pra mulher, so esperamos nao ter filho com ela, minha mãe coitada, ainda sobrou para ela cuidar dele, por isso fizemos o que podiamos e agora ele voltou para a casa dele, com um pouquinho de saude, e acha que não vai precisar mais de quem o ajudou, me esnobou, falando que tem dinheiro !!! mas que precisou, que vai continuar a ajudar, a amante sem ao menos fazer o plano de saude para ele75 e minha mae74, pois meu irmao conseguiu pela empresa dele, desconto, acho que é intermedica, não tenho certeza, de 600 reais, por pessoa, e ele não quer pagar ! Acho que vai parar no corredor da santa casa de novo, ou ficar em casa agonizando ! pois é “Véio teimoso”, acha porque tem uma casinha de aluguel ta rico, junto com a aposentadoria! E fogo ver quem a gente gosta se afundar ! Liguei um dia para a amante e pedi paz, resultado fui ameaçado, pois a mesma tem marido e é bravo, deve ser o cafetão!!! Mas amante corva convenhamos aqui no blog, é demais ! Parece dominado pelo 666, sem medo de ser feliz, e comprometendo toda as financas da familia ! o jeito vai ser cortar a ajuda e deixar ele fazer os emprestimos dele, se comprometendo financeiramente e preocupantemente colocando em risco sua vida ! Triste !!! Já explicamos eu e meu irmao para a familia, que não vamos nos afundar junto, mas sei que vou ter de arrumar uma reserva, pois o coraçao pode falar mais alto. Entre a razão e a emoção! Entre o amor e guerra/paixão… talvez tenha tomado viagra, caracu, catuaba o que tambem abalou o vascular. Os médicos falam que não, mas vai saber ! que sirva para alguem este CRV triste !!! Arrumar tribufu no final da vida é ser mega 666! arrumar um bo de extorsao de idoso, para ela ja foi sugerido, mas estamos esperando os proximos capitulo do “livro”, vivido nos ultimos seis meses. Sé sei que o apego as coisas materias é fogo, o carro dele não quis vender, então não tem muito para fazer! Para completar meu sogro cancer, em São Jose do Rio Preto, e sogra do meu irmão também. Se não tivessemos alguma base, já teriamos pirado, tem pessoas que abandonam os parentes velhinhos, agora imagino porque ! mas acho que não será nosso caso ! Espero ! A vida é uma escola! “Quem tem problema transmite problema” ele sempre me disse ! é aquilo, “a vida é um sopro”, não somos nada ! os “cornos da familia” são os ultimos a saber !!! “No dus ourtros é refresco” !!! mas Vamos lá! Ciente! Próximo 666 !

    25+
    • deuruim 12 de abril de 2016 at 16:53

      Vamos fazer uma categoria nova: CVR-trash.
      Palavra amiga: faça o BO, guarde tds os cptes de despesas médicas e td q puder pra provar q cuida do seu pai , se a coisa piorar ainda pd ser acusado de negligência e abandono. Talvez compense vc e seu irmão pagarem o convenio, já q numa internação vcs vão acabar gastando o valor anual do conv~enio, por não aguentarem ver ele jogado as mínguas.

      12+
      • claudio 12 de abril de 2016 at 17:05

        obrigado, vai ser isso mesmo !

        0
        • Lucas 12 de abril de 2016 at 18:16

          posso estar dando o pior conselho do mundo, mas lá vai:
          existem 2 caminhos:
          – vc ter medo de certas pessas
          – vc ser a pessoa das quais certas pessoas tem medo.

          cada escolha tem seu preço.
          e ao escolher tem que ser firme, all in.

          já vi coisas assim, meu avô de 95 anos “se apaixonou” pela cuidadora, a enfermeira esperta lia os extratos dele.
          Não fui posto pra resolver a situação, resolvia de graça, mas tendo sutilezas envolvidas acabaram fechando um acordo no valor de 5 mil reais.
          Obviamente esta enfermeira não me conhecia, se não jamais teria nem tentado

          Mas olha como o mundo tem suas voltas, outra enfermeira, agiu como uma mãe durante os longos ultimos 20 anos.
          No fim ela herdou de presente nosso sua casa própria em Osasco, simples mas confortável para sua aposentadoria livre de aluguéis.

          9+
          • claudio 12 de abril de 2016 at 18:42

            boa Lucas !

            0
            • Cesar_DF 13 de abril de 2016 at 09:04

              Interdição de pessoa
              http://www.inr.pt/content/1/71/regimes-interdicao-inabilitacao-tutela

              0
    • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 21:06

      Oi Claudio, a primeira doença que seu pai tem se chama orgulho, Va por mim, o orgulho mata mais que a trombose, foi o orgulho que não deixou ele vender o carro, foi o orgulho que fez ele arrumar a amante, eh o orgulho que faz ele dizer um monte de bobagens. So uma carga violenta de sofrimento pode fazer seu pai descer do pedestal. Talvocê nunca tenha lido isso mas n ha um livro chamado Provérbios, ele eh muito interessante: Traz advertencias pra que ninguém aceite ser fiador de ninguém, fala sobre como a preguiça empobrece o homem e fala algo muito interessante sobre o adultério: A adultera anda a caça da alma preciosa. ” o que adultera com uma mulher esta fora de si; so mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa”. Realmente o seu pai esta fora de si, a primeira coisa que ele precisa recuperar é a própria consciencia… Agora eu vou dizer algo pra você: Você precisa se cuidar, se você não estiver bem como você vai conseguir cuidar de quem nao esta bem? Este momento que você esta passando exige muito mais do que um homem suporta, busque força em Deus, isso vai te ajudar ajudar a se manter de pe e passar por esta tempestade na sua família. Porque a hora da doença é um momento difícil em que as coisas nao estão sobre controle, a mulher, os filhos, a mae, os parentes se desesperam e desabafam com vc, jogam em vc todas as dores e você precisa ser homem pra dizer: Vai dar tudo certo! Mas ai você pega a carga deles e você tem que mandar esta carga pra alguém e o único que sobra nestas horas é Deus. Quanto a seu pai, faça orações junto com ele, Deus esta associado a muitas coisas boas e corretas, ao se lembrar de Deus a consciência do seu pai vai apontar pra ele os erros que ele esta cometendo. Nao ore coisas que façam seu pai se sentir acusado, simplesmente ore pela cura dele. Nao te conheço e talvez você e todo mundo esteja estranhando este conselho, mas se você analisar oque estou dizendo vai ver que isso pode ajudar muito você a cuidar melhor de sua família. Aos meus amigos do blog peço licença por estas palavras, pois o momento que você vive é difícil e toda ajuda e apoio é bem vinda. Desejo melhoras pra vc, pro seu pai, pra sua mãe e pra toda sua familia.

      10+
      • claudio 13 de abril de 2016 at 02:23

        obrigado, bom ser acolhido dessa forma, as vezes, leio o salmos, mas vou dar uma olhada em proverbios ! abraço t+

        3+
  • L.A. 12 de abril de 2016 at 17:54

    CVRs Estatais
    – Salários dos servidores do RS será pago integralmente hoje;
    – Depois de Santa Catarina ter ganho liminar para “não pagar” o que a União quer, RS também entrou e ganhou liminar e hoje Minas Gerais fez a mesma coisa;
    – RS teve as contas bloqueadas ontem (a decisão saiu 19:34) e deverá pedir o dinheiro bloqueado de volta;
    – A União está com tanto medo das consequências dos Mandados de Segurança da Dívida que emitiu Nota Técnica apelando: http://www.fazenda.gov.br/noticias/2016/abril/fazenda-publica-nota-tecnica-sobre-o-impacto-fiscal-da-decisao-do-stf
    – Sociedade de Economia Mista (apesar de ser “100% estatal”), eternamente deficitária, tem passivo trabalhista (em uma única ação) maior do que o patrimônio. Presidente de tal entidade manda carta para o governo pedindo para fazer acordo com recursos do erário. Resposta: deixa quebrar.

    13+
    • JJJ_brasilia 12 de abril de 2016 at 19:02

      Estados e municípios recorrendo ao STF para não pagar o que devem, a União quando precisarem de dinheiro novamente, tem que mandar ir buscar no mercado financeiro ou na CREFISA mesmo.

      7+
      • Ilusionista 12 de abril de 2016 at 22:55

        crefisa resolve..

        https://www.youtube.com/watch?v=Y2Ln3Er-Tkw

        0
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 17:56

    O mercado imobiliário é um reflexo da situação econômica enfraquecida, de acordo com o ex-presidente do BC. O executivo fez uma comparação do setor com o mercado de ações, uma vez que existem ações de qualidade mais baixa, mas que continuam com demanda. Os compradores enxergam nesses ativos a possibilidade de evolução e há perspectiva de ganho numa eventual recuperação da economia. “No mercado imobiliário, é parecido”, explicou, ao apontar que no médio prazo a situação pode melhorar. Mas no curto prazo ainda é difícil. “O mercado pode demorar um pouco para dar uma aliviada”, afirmou o executivo.”
    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/04/12/internas_economia,752294/brasil-precisa-de-visao-de-longo-prazo-diz-arminio-fraga.shtml

    4+
  • The End 12 de abril de 2016 at 18:02

    Gim Argello, preso hoje em nova etapa da operação Lava Jato, é ex-corretor de imóveis.
    A piada era essa.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/04/1760112-ex-corretor-de-imoveis-gim-chegou-a-ser-cotado-como-ministro-do-tcu.shtml

    11+
  • claudio 12 de abril de 2016 at 19:19

    Demissao voluntaria no Metro de SP, agora vai….!!!

    6+
    • claudio 12 de abril de 2016 at 19:55

      vai para procuradoria geral do estado, aprovar….

      2+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 19:29


    postado em 12/04/2016 18:01
    Agência Estado
    São Paulo, 12 – O grande desafio do crédito imobiliário no Brasil é funding, na opinião do diretor executivo de habitação da Caixa Econômica Federal, Teotônio Rezende. “A poupança e o FGTS são importantes instrumentos para viabilizar o acesso à habitação no Brasil, mas precisarão de reforços. Não vamos retomar o que tínhamos antes (na poupança)”, afirmou ele, durante o evento Summit Imobiliário, promovido pelo Estadão em parceria com o Secovi-SP.

    O executivo criticou quem olha para o FGTS como uma fonte inesgotável de recursos. Segundo ele, muitos pensam dessa forma. “É preciso cuidado com a velocidade que usamos os recursos do FGTS para que não matemos a nossa galinha de ovos de ouro. Isso não está acontecendo, mas é preciso cuidado”, atentou Rezende.

    Aproveitou ainda para reafirmar que não há uma bolha imobiliária no Brasil e que os preços estão caindo em alguns lugares, mas nada que preocupe. Criticou também o atual arcabouço regulatório do crédito imobiliário, que, na sua visão, precisa ser adaptado para a realidade brasileira. “Só fizemos remendos”, disse o diretor da Caixa.”

    7+
  • Cajuzinha 12 de abril de 2016 at 19:43

    http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/04/crise-economica-e-cenario-politico-mantem-freio-no-mercado-de-imoveis-de-sc-em-2016-5776147.html

    3+
  • Luladranus 12 de abril de 2016 at 20:23

    EXTRA!!! EXTRA!!!!

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1760186-caixa-pode-voltar-a-elevar-juro-do-credito-imobiliario-no-ano-diz-diretor.shtml

    7+
    • O Bancário 12 de abril de 2016 at 20:53

      Ué, de novo?
      Mas a SELIC não tá com previsão de baixar ainda esse ano?
      kkkkk

      6+
      • Coelho da pascoa 12 de abril de 2016 at 21:10

        A Selic vai abaixar pra cima 😆

        4+
  • O Bancário 12 de abril de 2016 at 21:20

    Eu realmente não sei se o impedimento vai resolver alguma coisa no curto prazo. Sei lá, talvez sim, talvez não. Enfim, mas o que dá pra notar é a histeria coletiva que se gerou com a crise.
    Ninguém compra, ninguém produz, ninguém vende. Parou tudo.
    A situação é desoladora.

    Depois de anos frequentando esse blogue eu já saberia o que esperar. Uma hora ia dar merda.
    Nesse momento o mar recuou bastante, e a grande tsunami marrom-esverdeada está vindo com força.
    As coisas começaram a piorar agora. O povo vai sentir saudades do ano passado.

    11+
  • Luladranus 12 de abril de 2016 at 21:37

    O que eu percebo é que em certas regiões com municípios onde há uma melhor distribuição de terras (leia-se minifúndios), a situação ainda se mantem mais normalizada, haja vista o preço os produtos se manterem elevados ou razoáveis, mas aí também depende muito do que se produz, hoje em muitos locais a renda dos produtores é mensal (leite, verduras, hortaliças) ou bimestral (frangos), além de outros animais de corte (porcos, gado), mas é preciso diversificar para não ficar dependente de um só produto, sem contar que o custo de vida no campo é bem menor, na pior das hipóteses, se o cidadão tiver um minimo de vontade de trabalhar ele consegue produzir seu alimento. Agora, nas cidades o bicho ta pegando mesmo, chega o final do mês, as contas vão acumulando, a geladeira vai esvaziando e se a pobre alma não tiver emprego ou alguém para socorre-lo, não resta muita saída além de partir pro desespero ou a criminalidade.

    12+
  • Bolhudo 12 de abril de 2016 at 23:41

    A bolha será o menor de nossos problemas. A coisa tá ficando muito feia mesmo, a deterioração do comércio é gritante, logistas demitindo funcionários e fechando as portas, muitos relutam em tentam tocar com a família seus pequenos negócios, padarias e panificadoras fechando por falta de clientes com dinheiro para comprar os brioches. As ruas desertas parecendo domingo á tarde, acabou as vendas perto dos dias de pagamento e vale, cada mês , cada semana, e a cada dia o movimento foi piorando, a sopa de sapo está prestes a ferver, a ” sapaiada ” já tá toda morta.
    O mercado imobiliário resiste com os preços nas nuvens, como se fizesse parte de um universo paralelo, nada se vende, nada se compra, A Grande Mídia ( Rede Globo ) não ousa tocar no assunto de Bolha, estão segurando o Mercado, para quem ? Para os 70% da população inadimplente que não conseguem nem pagar a fatura de energia elétrica ? Será que esperam por um milagre econômico de um eventual novo governo ? Este país realmente não é para amadores, nem os economistas mais pessimistas conseguiram projetar esta merda toda. O blog sempre esteve 02 anos a frente dos acontecimentos, algumas vezes eu achava que existia certos exageros pessimistas, mas eu tava enganado, fomos até otimistas em alguns casos. Já estamos vivendo a década perdida. Bem vindos aos anos 80.

    11+
    • Cesar_DF 13 de abril de 2016 at 08:56

      Todas as construtoras fizeram empréstimos e utilizam o landbank e imóveis como garantia.
      Se eles avisarem que seu patrimônio agora vale 50%, o que você acha que aconteceria com o empréstimo ?

      2+
    • CA 13 de abril de 2016 at 10:00

      Bolhudo,

      Sobre o trecho:

      “A bolha será o menor de nossos problemas”

      Vejamos:

      1) Fechamento de empresas: um infinidade de lojas fechou, não só pela queda do consumo, em grande parte causada pela bolha imobiliária (ver item 2), mas também porque os preços dos aluguéis comerciais se tornaram abusivos e inviabilizaram abertura ou continuidade de um grande número de pequenos negócios, como aliás já foi demonstrado em diversos artigos que viraram tópico aqui neste blog. Pergunta: se a bolha é o MENOR dos problemas, como esta situação será resolvida sem uma explosão mais visível e abrangente da bolha que possa assim permitir que os pequenos negócios voltem a se tornar viáveis?

      2) Queda de consumo das famílias: no período de 2010 a 2015 a dívida das famílias com o crédito imobiliário em relação a renda TRIPLICOU (fonte: BACEN), enquanto neste mesmo período as despesas das famílias com consumo tiveram desaceleração muito acentuada e anormal (fonte: IBGE), enquanto a inadimplência geral do consumidor tinha um crescimento 2,5 vezes mais rápido que nos 5 anos anteriores (fonte: SERASA/Experian) e as dívidas das famílias não relacionadas a crédito imobiliário em relação a renda sofriam quedas suaves. Qual a tradução do que consta neste parágrafo? O Brasil é um país com baixa renda per capta, produtos caros, juros e inflação elevados, etc., neste contexto, uma bolha imobiliária onde o crescimento dos preços dos imóveis bate o recorde MUNDIAL e ao mesmo tempo também atinge a maior desproporção do MUNDO entre os preços dos imóveis e a renda das famílias faz com que as famílias que adquiriram o crédito imobiliário tenham cada vez menos dinheiro disponível para qualquer outro gasto. Sem dúvida este foi uma das grandes molas propulsoras para redução de produção de indústrias que tinham como foco o mercado interno e também para uma derrocada do varejo, especialmente quando combinado com outros fatores mencionados neste comentário. Pergunta: se a bolha é o MENOR dos problemas, como esta situação será resolvida sem uma explosão mais visível e abrangente da bolha que possa permitir que as famílias deixem de entrar em endividamentos que estrangulem por completo sua renda?

      3) Alugueis residenciais: os alugueis residenciais também subiram muito acima da renda em função da bolha imobiliária, apesar de terem subido muito abaixo dos preços de vendas dos imóveis. Isto se tornou uma outra fonte de estrangulamento da renda das famílias, mais uma vez gerando prejuízos a todos os outros gastos. Pergunta: se a bolha é o MENOR dos problemas, como esta situação será resolvida sem uma explosão mais visível e abrangente da bolha que possa permitir que as famílias deixem de pagar alugueis que ajudam a estrangular sua renda?

      4) Empregos: graças ao crescimento anormal de lançamentos, os empregos gerados pela construção civil dobraram sua participação no total do Brasil no período de 2007 a 2009. Ocorre que com o advento dos distratos e preços em volumes anormais, resultantes de vendas falsas na planta, tivemos quedas sensíveis nas vendas brutas A PARTIR de 2012, associadas a um volume sem precedentes de crescimento de estoques via DISTRATOS. Consequências? Já a partir de 2012 as construtoras tiveram queda de mais de 40% nos lançamentos, mantiveram patamar mais baixo em 2013 e depois nova queda sensível em 2014 e queda elevada em 2015. Apesar de tudo isto, como ocorre em toda bolha, como as vendas brutas caíam muito e os distratos cresciam, a desproporção entre estoque e vendas só piora, o que significa que no total das construtoras devemos ter nova queda relevante nos lançamentos no ano de 2016. Em 2013 a construção civil já havia voltado ao patamar de geração de empregos anterior ao inflar da bolha e A PARTIR de 2014 a construção civil é um dos setores que lidera a perda de empregos no Brasil. Pergunta: se a bolha é o MENOR dos problemas, como esta situação será resolvida sem uma explosão mais visível e abrangente da bolha que possa permitir que os lançamentos possam voltar a normalidade ou patamar mais saudável (pelo menos em algumas cidades), mitigando assim o desemprego, que é um problema tão grave e que só piora no Brasil?

      5) Em 2012, quando tivemos uma fortíssima derrocada no segmento imobiliário, o Governo apelou para FORÇAR queda da SELIC, FORÇAR juros mais baixos para crédito imobiliário por BB e CEF, aumentou medidas heterodoxas, dentre outras ações para evitar a maior visibilidade da explosão da bolha imobiliária. O governo atual promete continuar adotando ações altamente destrutivas para a economia como um todo, visando mascarar também os efeitos da explosão da bolha imobiliária. Esta situação pode se agravar a tal ponto que cheguemos a uma combinação de crise cambial com crise sistêmica, o pior dos Mundos. Pergunta: se a bolha é o MENOR dos problemas, como esta situação será resolvida sem uma explosão mais visível e abrangente da bolha que possa permitir que o governo adote as medidas corretivas ADEQUADAS e deixe de cavar um buraco cada vez mais fundo para economia e sociedade.

      Por favor, peço que alguma das almas caridosas que defende a tese de que a bolha é o menor de nossos problemas forneça respostas razoáveis para as questões acima, eu até hoje ainda não consegui entender porque a bolha imobiliária é o menor dos problemas se ela de fato é parte relevante da causa raiz destes problemas e enquanto não for “resolvida” (explodida de forma mais abrangente e sensível) continuará colaborando de forma RELEVANTE para destruição da economia. Em tempo: o que consta acima é só uma AMOSTRA, existem muito mais argumentos, mas complementarei só depois que alguém forneça respostas razoáveis para estes pontos.

      2+
  • Cajuzinha 13 de abril de 2016 at 05:17


    Um levantamento da Economatica mostra que, no ano passado, o conjunto de 16 empresas do setor da construção civil fechou o ano com um prejuízo de R$ 1,7 bilhão. No ano anterior, essas mesmas companhias – todas com capital aberto na bolsa de valores -haviam lucrado R$ 1,09 bilhão. Esse resultado foi impactado principalmente pela PDG, que teve um prejuízo de R$ 2,74 bilhões no ano passado.”

    http://epocanegocios.globo.com/#/noticia/Empresa/noticia/2016/04/pdg-derruba-resultado-do-setor-da-construcao-civil-na-bolsa.html

    2+
  • Minions 13 de abril de 2016 at 08:20

    “A bolha será o menor dos problemas” e “o problema do Brasil é o brasileiro”!
    Tenho um amigo que sempre diz “onde a terra é boa, o índio é vagabundo”.
    Nós temos 2 raças de brasileiros dominantes: 1) o que nada produz e qualquer bolsa sustento resolve o seu problema e 2) o que pouco produz mas quer ficar rico da noite pro dia (como os investiotários).
    Na grande maioria, o brasileiro não gosta de trabalhar e, quando trabalha um pouco, quer muito dinheiro pra isso (trabalhar é pros otários). Brasileiro não produz…só intermedia.
    Por isso este país não vai pra frente, NUNCA.

    12+
  • Cajuzinha 13 de abril de 2016 at 09:14

    MACROECONOMIA 05h00
    Mais pessimista, CNI revê estimativas e prevê queda de 5% no PIB da indústria neste ano
    A estimativa agora é que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha uma queda de 3,1% e o PIB industrial recue 5%. No fim do ano passado, a CNI previa uma redução de 2,6% na economia e de 4,5% na indústria

    0
  • Cajuzinha 13 de abril de 2016 at 09:16

    EXECUTIVO 05h00
    Vice acelera consultas para escolha de titular da Fazenda
    Paulo Hartung, Murilo Portugal e José Serra são os nomes cotados para a Fazenda, caso Arminio Fraga não aceite o cargo
    EXECUTIVO 05h00
    Arminio diz que pode ‘ajudar’ governo do PMDB
    Para ex-presidente do Banco Central, alternativa ao impeachment é “desastrosa”

    0
  • Cajuzinha 13 de abril de 2016 at 09:35

    Tópico Novo

    0