O auge e a queda do mercado imobiliário em uma década – G1

“O resultado final é que, em 2015, o preço dos imóveis no Brasil teve queda real, já que teve valorização de 1,32%, aumento que ficou abaixo da inflação registrada no ano. “As incorporadoras realizaram promoções, ofereceram descontos e tiveram menos lançamentos, já que o mercado estava relativamente parado”, explica Barros.

No entanto, existem boas expectativas já para o próximo ano. “Se a economia começar a se ajustar e o Governo Federal começar a organizar não só as questões econômicas como também as políticas, a tendência é o mercado imobiliário apresentar uma melhora em 2017 porque uma economia ajustada vai trazer mais confiança no futuro e vamos voltar a ter crédito disponível”, conclui Marcelo.

Matéria completa em http://g1.globo.com/especial-publicitario/zap/imoveis/noticia/2016/04/o-auge-e-queda-do-mercado-imobiliario-em-uma-decada.html

4+

Você pode gostar...

Comments
  • Zé do Brejo 1 de abril de 2016 at 11:51

    Não vai melhorar

    22+
    • avatar
    • avatar
    • Zé do Brejo 1 de abril de 2016 at 11:52

      http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/04/01/com-alta-de-juros-na-caixa-imovel-de-r-750-mil-sai-por-r-275-milhoes.htm

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Death 1 de abril de 2016 at 12:00

        Só isso…. Que baita custo de oportunidade….

        10+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • CarlosL 1 de abril de 2016 at 12:02

        Imóvel de 300 k ANTES saia por APENAS 900 k ?!?!?!?! e AGORA é 1kk ?!?!?!

        aiai……………

        14+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • mestre dos magos 1 de abril de 2016 at 12:20

          Enquanto existir idiota que prefere pagar juros ao banco do que juntar dinheiro e receber juros, eles vão continuar recebendo esse valor absurdo desse tipo de gente.

          26+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
      • Semnick 1 de abril de 2016 at 12:17

        Zé, na realidade isso sempre ocorreu com o SFH, a diferença que vejo hoje é que a imprenssa está mostrando os numeros hehehehe.

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Zé do Brejo 1 de abril de 2016 at 12:20

          Verdade, as parcelinhas que cabiam no bolso estão ganhando corpo e os abestados “agora” conseguem ver o tamanho da burrada.

          17+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
  • Zé do Brejo 1 de abril de 2016 at 12:08

    Já disse outras vezes, nessa década não haverá melhora no mercado imobiliário.
    Construtoras e corvos podem torcer, sonhar, mentir, mas nada vai adiantar, o buraco cavado é gigantesco, não será tapado do dia pra noite.

    27+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • OdeioTijolos 1 de abril de 2016 at 12:19

    Notícia de 1° de Abril. Não estamos no auge, talvez na metade do caminho.

    9+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 1 de abril de 2016 at 12:46

      A bolha já estourou, agora só falta o efeito MANADA

      15+
      • avatar
      • avatar
  • Cmte 1 de abril de 2016 at 12:23

    A parte mais criminosa do artigo é afirmar através do gráfico que a economia está(rá) estável em 2016. Estamos no mês de abril de 2016, com um processo de impeachment em curso, em plena crise política, com desemprego crescente, processo inflacionário, fuga de investimentos estrageiros, nota do país rebaixada pelas principais agências de risco, e por aí vai…
    Estável??? Onde?

    39+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Zé do Brejo 1 de abril de 2016 at 12:27

      Detalhe da materia: ESPECIAL PUBLICITÁRIO

      10+
      • avatar
      • avatar
    • alemaobnu 1 de abril de 2016 at 12:58

      […]
      a tendência é o mercado imobiliário apresentar uma melhora em 2017 porque uma economia ajustada vai trazer mais confiança no futuro e vamos voltar a ter crédito disponível”, conclui Marcelo.
      […]
      Só pra analfabeto pra acreditar nisto mesmo. Gente, o governo da presidAnta ainda nem começou. A mulé está fazendo todos os esforços para se segurar no cargo. Isto é a prioridade. Governar? Economia? Que se danem.

      5+
      • avatar
    • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:12

      Cmte, acredito que houve apenas um erro de digitação, em vez de
      estável leia- está vil, assim faz muito sentido, certo?!

      17+
      • avatar
      • avatar
  • Semnick 1 de abril de 2016 at 12:25

    O mercado imobiliario e a economia em geral, viralizados pela pujança (falsa de anos anterioores) ainda não entendeu (ou se fingem de mortos) que o sonho acabou, ou melhor a realidade está batendo à porta.

    Interessante o comportamento dos ilusionistas que ainda teimam em acreditar que noticias falseadas por “oportunidades de negocio”, “a hora de comprar é agora” são desmanchadas quando a realidade do cálculo das parcelas não cabe no sonho. Não há renda, nunca houve. Tirando a lavagem de dinheiro, que ajudou a desnortear o mercado, a unica coisa que sobra é o sonho de que “fiquei milhonario pois meu imovel valorizou mais de 30%aa.”

    Como disse uma vez MRK as pessoas levarão um bom tempo pra aceitar a realidade e algumas jamais a aceitarão.m

    Entretanto, para quem precisa produzir, os novos preços vão tender a realidade, tão rapido quanto seja a necessidade de girar caixa. Como tem explicado muito bem o CA as maquiagens vem caindo e mesmo que a verade ainda seja encoberta está aparecendo, e este ano será comemorativo nesse sentido. Em breve fusões ou falencias serão rotina, e talvez a mídia participe com transparencia, se ela quiser também passar por toda a turbulencia e sobreviver. Apertem os cintos a verdade vem aí.

    26+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Cajuzinha 1 de abril de 2016 at 12:42


    Além da campanha, a construtora continua aberta para fechar o melhor negócio. Quem deseja fazer um upgrade de casa, em busca de mais espaço, conforto e comodidade, ou ainda fazer um ótimo investimento no mercado imobiliário, pode utilizar o imóvel antigo na hora da troca. ”

    http://dc.clicrbs.com.br/sc/pagina/publipost-openhousedimas/

    5+
    • avatar
    • avatar
  • Semnick 1 de abril de 2016 at 12:43

    Aos que acreditam que novos ventos batem à porta em relação a situação poltico/economico/social do país, avaliem:

    O mundo, como um todo, tem um problema a ser resolvido. Não há emprego para todos, mantidas as atuais relações. Quanto mais avança a tecnologia aumenta-se a produção. Por outro lado, não há poder de consumo real para tudo que se produz.

    As saídas são, novas relações de produção X alocação de mão de obra, o que indica dois caminhos, ou se abaixa salarios ou se reduz população.
    Alguns acreditam que a Europa, que tem diminuido sua população será engolida por outros povos, será? Hoje, mais que nunca, observo que há uma adequação entre produção x alocação de mo x salarios. Os países europeus não parecem estar sendo afetados com a “diminuição de mão de obra”. Até onde vejo, estão apenas adequando o uso da tecnologia a vida do ser humano. O restante, politicamente falando, parece mais a tentativa de grupos de interesse em se aproveitar de informações sutis e tentar manter sua subexistencia futura. Muitas relações mudaram e muitas irão mudar, sempre. Mas dá a entender que o que ocorre hoje foi planejado há muito tempo.

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • CarlosL 1 de abril de 2016 at 12:54

      Esqueceu de citar uma guerra para “equilibrar as contas”

      É praxe desde tempos remotos da idade Média 😉

      12+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:17

        kkkk. Acho que guerra e conflitos fazem parte da raça humana, desde que nos tempos antigos alguem teve a ideia de cercar um terreno e chamar de seu.

        7+
        • avatar
        • avatar
    • CA 1 de abril de 2016 at 13:18

      Semnick,

      Muito interessante sua análise.

      De fato, muitos apostam que os momentos de bônus demográficos são altamente benéficos para as Nações, que basta que elas aproveitem bem estes períodos que sairão mais fortalecidas.

      Na verdade, o bônus demográfico faz com que você tenha menos pressão sobre a previdência, principalmente quando a mesma está ancorada em um esquema de pirâmide, como é o nosso caso, mas isto não é uma solução, você está apenas vendendo o seu jantar para poder almoçar, afinal quando este bônus passar, você terá muito mais pessoas para receberem dinheiro da previdência e muito menos para contribuir, algo que começamos a vislumbrar agora no Brasil, o “país do futuro”, que viu o tempo passar, o futuro chegar e ser muito menos glorioso do que se esperava, ao contrário, com muito mais problemas e diversos retrocessos para economia e sociedade.

      O mesmo se dá com relação ao consumo, segmento imobiliário, etc., todos se empolgam com o bônus demográfico, mas novamente é algo que não dura muito e na sequência traz muito mais problemas do que benefícios.

      Para você converter o bônus demográfico em algo realmente bom, teria que aproveitá-lo fazendo investimentos que irão gerar no futuro ganhos de produtividade, eliminar esquemas de pirâmide como os de previdências da forma como são estruturadas em alguns países do Mundo, garantir que não vai fazer aumento de despesas públicas irresponsáveis graças a aumento TEMPORÁRIO de arrecadação, dentre outras ações, ou seja, aproveitar o bônus para se preparar para o futuro e não sofrer quando o bônus passar e você tiver que enfrentar a realidade de uma redução populacional, com redução de consumo, etc.

      Neste aspecto, a tecnologia que você citou é um dos fatores primordiais para você superar as dificuldades esperadas da redução da população e transformar isto em uma nova oportunidade para que se obtenha mais qualidade de vida e um novo ponto de equilíbrio entre produção, alocação de mão-de-obra e salários.

      Já sobre as guerras, que o CarlosL mencionou acima, de fato colaboraram na retomada do equilíbrio em séculos anteriores, mas observando-se a escala demográfica atual e os mais de 7 bilhões de habitantes deste planeta, parece-me que as guerras terão um grau de colaboração menor para a retomada do equilíbrio nos dias de hoje, sem contar que no pós-guerra você gera o efeito baby-boom e novos problemas. Idem a epidemias e possíveis catástrofes naturais isoladas. Só muda de figura se estes eventos ocorrem em escalas muito maiores, já como parte de uma visão apocalíptica sobre o futuro.

      23+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:36

        CA, falei algumas vezes que o que se ve ou se ouve na midia a respeito dos islamicos na europa não traduz a vida deles lá. A economia daqueles países é descentralizada. Somente algumas empresas são de porte consideravel, mas as economias locais são o esteio de tudo. Eles, de uma forma ou de outra defendem o status quo.

        Tenho aprendido muito com a forma de vida que eles tem. Não tem comparação com o que países populosos vivem.

        O socialismo europeu é muito diferente do socialismo das américas (do norte ou do sul). Existe ajuda, custeio para quem não tem condições de sobreviver, sim existe, mas é limitado e acompanhado. Nâo há, até onde conheci, a possibilidade de se pendurar o governo.

        Outro fator muito importante é o planejamento de vida, desde criança há grande educação a esse respeito. Não é que o europeu é melhor, não, tanto que uma grande maioria não faz universidade por pura preguiça, mas esses tem o direito de escolher mas o dever de se manter dentro da sociedade. Aí está a diferença. Existe uma piramide social, claro que sim, mas por escolha de cada um. O sistema previlegia quem se esforça, mas não afaga quem se dedica menos.

        Os islamicos só tem sido observados em cidades maiores, nas menores são escurraçados em termos sociais e economicos, pois para serem aceitos devem abandonar o pensamento e comportamento islamico e se entrosarem no modo de vida europeu, real. Isso não é mostrado ou comentado.

        Por isso que a Merkel está por um fio, por isso que a direita tem ganhado espaço. Para quem quer e pode ir para a europa, eu aconselho sim, pois independente do que anunciam é uma vida de oportunidades e a insegurança é zero se comparada aos problemas da AL.

        UK é um problema mais centrado em London, e se fazem de “avançados”, mas com 8,5 milhões de habitantes o controle fica dificil. Cidades menores não se observa comportamentos diferentes e ainda no restante, como Irlanda, Escócia e etc. são tão ou mais provincianos que os espanhõis e portugueses.

        22+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:40

        CA, em relação a previdencia. Todos, digo todos os países praticamente obrigam aos cidadãos a manutenção de um plano privado. Isso é geral e muito forte.
        O sistema de saúde também. E normalmente só fornecido o básico. Tratamentos diferenciados são absurdamente caros, mas aos poucos estão adequando as coisas.
        Tratamento dentario também é absurdo. Pessoal direto vai pra países do leste europeu onde o custo é mais viavel.
        A vida não é fácil na europa. Há muitos deveres a serem cumpridos pelos cidadãos. Mas o jogo é aberto. Mantem o statuos quo, esse é o segredo.

        12+
        • Louro José 1 de abril de 2016 at 14:12

          Aplausos para os dois.

          8+
          • avatar
        • Sergio Soares 1 de abril de 2016 at 16:01

          CA e Semnick. Também estou aplaudindo de pé pela analise populacional. Confesso que nunca havia visto por essa perspectiva.

          6+
          • Bruno.12 3 de abril de 2016 at 16:16

            Como é prazeroso ler uma discussão inteligente e construtiva! Às vezes me esqueço disso, pois a minha volta, apenas escuto sussuros e cacarejos, ou gritos de pessoas que não sabem o que quer, apenas seguem a onda. Num país populoso como o nosso, fica difícil controlar qualquer coisa…e com um governucho como este, que na verdade se preocupa apenas consigo mesmo, fica ainda mais raro de ser pessoas que desejam discutir assuntos interessantes e pertinentes para a sociedade.
            Portanto, por mais discussões assim o/

            1+
  • Dutra 1 de abril de 2016 at 12:52

    “http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2016/03/noticias/dinheiro/3936394-20-mil-desistem-da-compra-e-devolvem-imoveis-e-veiculos-em-um-ano.html”
    O trecho que eu achei mais interessante.
    “O diretor do administrativo e financeiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon-ES), José Pedro Zamborlini, ressalta que as devoluções são mais frequentes no segmento de imóveis com perfil econômico. “Em geral, os distratos são feitos por quem está comprando o primeiro imóvel. A pessoa se esforça a fazer a aquisição, mas quando se dá conta de que há outros custos, como a taxa de condomínio, acaba desistindo e devolvendo a unidade”, explica.”

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:14

      Deve de ser mesmo, pois tirando o perfil economico a coisa deve estar totalmente parada.

      6+
    • CA 1 de abril de 2016 at 13:44

      Dutra,

      Para começar, é preciso lembrarmos que desde que os distratos se tornaram anormais, que foi no ano de 2011, quando superaram R$ 2 bilhões e tiveram uma representatividade nunca vista antes, a grande maioria sempre foi relacionada a imóveis mais baratos.

      Em 2012, quando os distratos mais do que dobraram, superando os R$ 5 bilhões, no caso da Gafisa o segmento que representou mais de 70% de todos os distratos registrados foi o popular, através da Tenda, no caso da Rossi, foi tão grave para imóveis populares que simplesmente abandonaram este segmento a partir de 2013 e no caso da PDG, novamente a grande maioria dos distratos foi para estes imóveis mais baratos.

      Agora podemos voltar para a questão: por que a maioria das devoluções é no segmento econômico?

      O motivo para esta excessiva concentração dos distratos nos imóveis mais baratos e até no primeiro imóvel que uma pessoa compra na vida, é exatamente porque este é o público alvo para as vendas FALSAS na planta, que é feita de forma premeditada visando gerar ILUSÃO de vendas aquecidas, comissões para corretores e imobiliárias que não serão devolvidas no ato do distrato, dentre outros benefícios para os agentes envolvidos neste GOLPE. Um ponto curioso: com o aumento claro da crise, dificuldades cada vez maiores para obter crédito imobiliário, que estava ainda pior em janeiro/16, super-estoques equivalentes a recorde histórico, ainda assim os lançamentos de imóveis em São Paulo tiveram um aumento de 78% sobre o mês de janeiro/15!!! Alguém tem alguma dúvida que isto se deve a um aumento sem precedentes em vendas FALSAS na planta, exatamente para este público-alvo?

      Por que este é o público-alvo para este GOLPE?

      É este público que não lê o contrato, que não consulta nenhum advogado, que não sabe do reajuste do INCC sobre todo o saldo e o quanto isto representa de aumento do preço no ato de contrair o crédito imobiliário, não sabem como calcular se a renda será o suficiente para adquirir o crédito imobiliário ou não e confiam cegamente no que o corretor diz, etc., etc., etc.

      De novo o segmento imobiliário traz explicações simplistas para mascarar a óbvia manipulação da população de baixa renda em seu esquema de pirâmide financeira…

      19+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Cesar_DF 1 de abril de 2016 at 12:53

    O Brasil está igual a uma pessoa que se afundou no cheque especial, mesmo que ela consiga negociar sua dívida e baixar os gastos, seu padrão de vida nunca mais será o mesmo enquanto esta dívida não estiver quitada.

    28+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Semnick 1 de abril de 2016 at 13:16

      mas braseleño és criativo, tira-se padrão de vida do dicionário e resolvemos.

      5+
    • OdeioTijolos 1 de abril de 2016 at 14:02

      A diferença que essa pessoa tem uma impressora de dinheiro e maqueia a inflação.Mesmo falsificando dinheiro , roubando trilhões de seu povo ainda assim não consegue pagar nem o juros da divida , rolada por 25 anos.

      8+
      • avatar
  • Zizu 1 de abril de 2016 at 12:56

    R.I.P

    3+
    • avatar
    • OdeioTijolos 1 de abril de 2016 at 14:03

      Descanse em paz que nada 😀

      4+
      • avatar
      • avatar
  • Annoying Brick in The Wall 1 de abril de 2016 at 13:04

    Gente acabou a bolha!!!

    Os imóveis vão valorizar 30% ao ano!!!

    5+
    • avatar
    • OdeioTijolos 1 de abril de 2016 at 14:05

      Valorização negativa.

      4+
      • avatar
  • Annoying Brick in The Wall 1 de abril de 2016 at 13:05

    1o de abril hahaha

    6+
    • avatar
  • Cesar_DF 1 de abril de 2016 at 13:54

    DISTRATO: MINISTRO DETERMINA DEVOLUÇÃO DE 90% DO VALOR DE IMÓVEL A COMPRADOR
    Publicada em 28 de março de 2016

    Decisão de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisões de outras instâncias judiciais que garantiram a devolução ao comprador de 90% do valor pago por um apartamento em razão da rescisão do contrato de compra com a construtora (distrato).

    A ação envolve a compra na planta de um apartamento em Águas Claras, cidade satélite de Brasília, em março de 2011. O valor do imóvel foi de R$ 212 mil, com o pagamento de um sinal, comissão de corretagem e prestação mensal de R$ 357, corrigida mensalmente pelo INCC.

    Em abril de 2014, quatro meses após a data prometida para entrega do imóvel e sem qualquer previsão para o término da obra, o comprador decidiu rescindir o contrato. O total pago então somava R$ 64.196,99. De acordo com o contrato, a rescisão por desistência do comprador representaria a perda de 40% do total pago.

    Inconformado, o comprador entrou na Justiça alegando a abusividade desse percentual e requerendo uma retenção de no máximo 10% do valor pago.

    Na sentença, o juiz de primeira instância concordou com os argumentos apresentados ao salientar que a retenção de 10% “é suficiente para cobrir eventuais prejuízos advindos do desfazimento do negócio”, condenando a construtora a devolver 90% do valor pago, em parcela única.

    A construtora recorreu então ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), que manteve a sentença de primeiro grau. Na decisão, o desembargador considerou o percentual de 40% “claramente excessivo” e a cláusula do contrato “abusiva”. A construtora recorreu então ao STJ.

    A causa foi analisada pelo ministro Moura Ribeiro, da Terceira Turma do STJ. Na decisão, que ainda será avaliada pelos demais ministros da turma, Moura Ribeiro manteve as decisões anteriores.

    Fonte: STJ

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 14:20

      Cezar,

      Não sei do caso que você citou, mas se a construtora não cumpriu o prazo ela deu causa ao desfazimento do negócio, o comprador deveria receber 100% do que pagou mais uma multa pelo atraso.

      Lógico que quero que as destrutoras se danem, mas o 666 sai com uma grana no bolso se achando o esperto.

      7+
      • avatar
    • Bruno.12 3 de abril de 2016 at 16:23

      Decisão muito boa! Mas acredito que se a destrutora deu causa ao distrato, ela deveria devolver o valor integral.

      0
  • Underground 1 de abril de 2016 at 14:09

    Galera de Campinas?
    Apartamentos gigantes no Cambui (Estilo bidê rosa) com preço do aluguel mais baixo que o do condomínio…
    Aluguel: R$2800
    Cond: R$2500~3000
    Venda: 1.300.000 ???
    Tem muuuuuuitos apês assim e a muito tempo pois tenho procurado a mais de 12 meses.
    Galera pagando R$36.000/ano com apê fechado ao invés de vender barato.
    Vai entender…

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Cajuzinha 1 de abril de 2016 at 14:10

    “Em março, 6,7% das famílias acreditavam que não teriam condições de pagar total ou parcialmente suas contas no mês seguinte. Esse percentual era de 3,7% no mesmo período de 2015. Em números absolutos, há 255 mil famílias que estão nessa situação.”

    http://www.financista.com.br/noticias/metade-das-familias-paulistanas-estao-endividadas-aponta-fecomerciosp

    2+
    • avatar
  • Lucas 1 de abril de 2016 at 14:21

    CA e semnick é sim uma quebra de paradigma

    vi as contas do CA no topico passado, sem duvida o estoque 6X maior que a demanda é uma estimativa conservadora.
    posto isso, são 3 anos em estoque acima da demanda, estoques altos até 2019, pelo menos, pressionando preço para baixo.
    Soma isso com juros subindo, crise e desemprego.

    Agora vem esses especialistas da grande mídia citar fingezap como se fosse um índice crível e falar em recuperação econômica, sinto muito este tópico serve pra nada além de medir o desespero do mercado e ir fisgando os coitados

    Quanto mais esse governo insistir nos mesmos erros, mais estão cavando o fundo do poço.
    Recuperação????
    Nem com impichment, nem com oposição vencendo eleições em 2018, o ajuste já começou, mas não acabou, nem vejo expectativa de que vai acabar.

    Nós estamos falando, e acertando, desde 2011.
    Repito: “será necessário mais sangue” , na política E no mercado

    19+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Semnick 1 de abril de 2016 at 14:58

      Lucas,
      Eu falei durante 2013 e 2104 sobre a sopa de sapos. Agora a sopa está sendo servida e, não mudo meu posicionamento, que descrevi em inúmeros posts no final de 2014, sempre com a mesma frase. Infelizmente, não posso adentrar em maiores detalhes.
      O que posso fazer hoje é contribuir para que haja pelo menos um caminho para os atentos e pensantes terem uma via.
      Eu não gostei do resultado das eleições de 2014 e, digo, não fosse a LJ, pelo que acompanho, a situação hoje seria muito pior. Mas não aposto que haja, nem a longuissimo prazo, reversão. Os ditames para AL são outros. Esta havendo uma mudança importante e global, essa transição começa a dar mostras do que será, mas com certeza o pão de ló não ficará no hemisfério sul.

      4+
      • avatar
      • avatar
    • CA 1 de abril de 2016 at 16:33

      Lucas e Semnick,

      Sobre o tópico e o comentário do Lucas, sem dúvida continuam usando um índice completamente falso como o FINGE ZAP e “previsões” sem nenhum fundamento com a única finalidade de atrair mais investidores em imóveis.

      Quanto às mudanças globais mencionadas pela Semnick, sem dúvida América Latina e Brasil são irrelevantes, meros coadjuvantes que serão apenas afetados pelas mudanças, mas não as influenciarão. O crescimento dos empregos nos EUA não são consistentes/sustentáveis, já vem desde 2010 e criam uma visão de euforia, mas o combustível artificial deverá arrefecer, assim como as bolhas chinesas não irão durar para sempre sendo maquiadas pelo governo e interesses do PCC (Partido Comunista Chinês), já na Europa, não são apenas os PIIGS que representam riscos, mas a própria deficiência dos bancos centrais de forma geral, acumulando problemas adicionais pelo dificílimo arcabouço de uma “comunidade única” com disparidades gritantes entre seus membros, quase virando um enorme experimento socialista, onde os menos produtivos sugam até onde podem os resultados dos mais produtivos.

      5+
      • avatar
      • avatar
      • Semnick 1 de abril de 2016 at 17:10

        CA, comecei a observar que os PIIGS estão apresentando uma mudança de comportamento. Não digo que será imediato, mas aponta para uma melhora de vida, e compreensão de austeridade. Lógico que existem forças contrárias que ainda tentam atuar, mas não tem muito espaço para isso, embora a mídia previlegie manifestações a maioria não se vende mais por vida fácil. Os ultimos anos vem apresentando essa sutil mudança em portugal, espanha e italia (essa com grande embate entre o norte e o sul, mas o sul tem vivenciado que o melhor é seguir o mesmo caminho do norte e essa mudança tem sido rápida).

        Alguns esperam um grande reset e substituição de moeda, queda do dolar e etc. Sinceridade, não vejo essa possibilidade agora, e nem num futuro.O que percebo é que o alvo é outro. Os da esquerda tem perdido caminho pelo excesso de corrupção, e o primeiro mundo está fazendo a correção. Então, o que observo, embora não tenha fechado a análise, é que o reset será contabil, após a limpeza da corrupção grossa, com acordos multilaterais de comportamento e acompanhamento. O proprio povo não admite mais negócios espurios. Isso, além de notório é exemplar. E acho que esse deva ser o caminho. Ainda estou verificando essa saída, se tem probabilidade ou não, mas está presente, e tem se incorpado.

        Quanto a China, Russia se vier o reset contabil com limpeza de corrupção e leis e acordos nesse sentido, com certeza vão ficar na rabeira do mundo, pois serão alijados da comunidade.

        Observe que a Europa e USA, não dependem de produção de externa. Tem tecnologia de subexistencia com muito conforto e com os próprios recursos. Se o caminho do reset moral e contabil estiver sendo o objetivo, novamente essa parceria não vai se dobrar a grandes mercados, mas sim ao mercado interno. Essa é uma questão que estou começando a considerar com mais respeito. Pois eles podem ditar o que será e como será as futuras relações (retomada da supremacia).

        De resto, teremos muitas digressões e muitos conflitos baseados na cultura de se criar o caos e se oferecer soluções, mas repito, europa não entra nessa, a grande maioria do povo tem plena visão das manobras e não permitem mais essa ideologia. USA tá dificil, pois democratas podem usar os mesmos meios que observamos serem usados nos ultimos 20 anos pela AL, e americano médio, até pela geografia não tem troca de informação. Mas o espirito americano não morreu.

        6+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Lucas 1 de abril de 2016 at 20:21

          destruir o primeiro mundo dá bons filmes bons livros e só

          a mudança de paradigma partiu deles, facebuque internet, zap zap TUDO, vai mudar o mundo

          se 1 dia trocar o dolar serão eles.

          é questão de capacidade cognitiva, esquece isso de nova Roma.

          5+
          • avatar
          • avatar
  • Cajuzinha 1 de abril de 2016 at 14:23

    “Na crise, redes de fast-food cortam preços em até 50%
    MARINA GAZZONI FERNANDO SCHELLER – O ESTADO DE S.PAULO
    01 Abril 2016 | 05h 00 – Atualizado: 01 Abril 2016 | 05h 00
    Redução do poder de compra do consumidor faz McDonald’s, Giraffas e Habib’s criarem novas promoções para garantir fluxo de clientes nas lojas
    As redes de fast-food estão promovendo uma guerra de preços para segurar os clientes em meio à crise econômica. Mesmo pressionadas pela inflação dos alimentos – que superou 12% em 2015 –, redes como McDonald’s, Giraffas e Habib’s vêm oferecendo descontos adicionais de até 50% para convencer o consumidor de que é possível continuar a comer fora de casa.”

    5+
    • avatar
    • avatar
  • MARK 1 de abril de 2016 at 15:18

    Zé do Brejo

    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/04/01/com-alta-de-juros-na-caixa-imovel-de-r-750-mil-sai-por-r-275-milhoes.htm

    8+

    Como é que os 666 não enxergam uma motumbada dessas?
    “Por exemplo, um apartamento de R$ 750 mil saía por R$ 2,38 milhões, no final das contas, ao ser financiado com os juros antigos. Agora, com as novas taxas, pode custar até R$ 2,75 milhões –R$ 366 mil a mais.”

    6+
    • avatar
    • Awulll 1 de abril de 2016 at 15:22

      Tem uma parte que compra pelo prazer de ter mesmo e pra esses não adianta explicar o quanto caro é. É tipo a realização pessoal, não importa o quanto custa.

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • CarlosL 1 de abril de 2016 at 15:48

      Olha só ! Compra um ganha 4 !!!!

      Ou eu me embananei nas contas ?

      2+
      • avatar
    • Sergio Soares 1 de abril de 2016 at 16:14

      Cara…. vou dar um exemplo de um amigo meu (amigo mesmo! De infância!).
      Ele tem “carrinho” popular e uma casa “novinha” também popular. Tudo financiado. Sempre que estamos em algum churrasco, entre amigos, enfim, ele sempre solta essa: Financiar é fod@! Difícil ter que pagar todo mês, mas se não fizer isso nunca vou ter nada!
      Dai vc vai tentar explicar pra ele que financiado paga 3, 4 vezes a mesma coisa. Então ele vem e solta essa outra: Não consigo ficar com dinheiro no bolso, gasto com “besteiras”. Pelo menos o financiamento sou abrigado a pagar.
      Bem depois desses argumentos vc vai dizer o que pra um cara desses. Mas o pior de tudo (pelo menos essa é a impressão que eu tenho) é que esse tipo de pensamento não é a exceção, mas sim a regra do Bananense.

      41+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Duas Barras 1 de abril de 2016 at 16:19

        Regra! Muito regra!! Se eu não tapar os ouvidos nos churrascos… fico loko…

        Amigo meu disse que ofereceram 900/mes para alugar a casa dele….. não vale 400.. disse pra ele alugar e usar o dinhiero pra alugar um MRV mais pra perto do centro por 450 e pagar a prestaçao de 450 da casa….. Disse que aluguel dos MRV em questão ta de 1000 pra cima…. mostrei 8 anuncios de 450 pra ele, disse que aluguel abaixou muito, alias nunca esteve alto, só especulação…. ainda ficou de mimim…..

        16+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
      • Money_Addicted 1 de abril de 2016 at 18:40

        eu tava pensando exatamente nisso hj, grande maioria da populacao tem raiva de dinheiro, nao pode ver q sai gastando, a unica forma mesmo eh financiamento.

        Ainda bem neh?! do contrario quem pagaria nossos juros 🙂

        [ ]s

        10+
        • avatar
        • avatar
      • jack 1 de abril de 2016 at 21:14

        Casa própria é um objeto de desejo e adoração pelo bananense, e essa fé é passada de pai para filho, pode ver que a família despreza quem não tem casa, falam que você é um fracassado etc, então nesse ambiente todos querem possuir uma casa, não importa quanto tempo tenha que pagar as parcelinhas. Todos se tornam Brick-lovers por causa da sociedade que “impõe” tal crença.

        11+
        • avatar
        • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 00:27

          Hoje a moça do xerox disse que tava vendo de comprar um terreno.
          – quanto vai ser, pergunto
          -uma entrada de 5k e mais 120 parcelas de 800 bolivares
          – quanto dá tudo, pergunto..
          – não sei, diz ela… eu calculei no windowns do balçao dela….. 96k a 101k total, sem considerar juros etc…
          -tuuudo isso, que caro!!! diz ela…. mas se eu pagar os 5k já posso mudar e construir…
          – eu disse, guarde um pouquinho de dinheiro cada mês…
          – não consigo, eu percebi que ela não acredita que em alguma aplicação o dinheiro pode aumentar (ela acha que só soma por mês)…então ela preferiria gastar em algo diretamente!!!

          4+
          • avatar
          • From_The_Tower 2 de abril de 2016 at 09:56

            Pagando nossos juros !!!! YEAH !!!

            7+
            • avatar
            • avatar
  • Duas Barras 1 de abril de 2016 at 15:36

    CVR – De encher os olhos dágua de tão lindo….

    Acompanho aluguéis na região central da cidade.
    Existe 1 apê em particular que a ex-srta. Duas Barras queria.
    valor dez/2014 : R$ 700,00
    Mais faziam por 650 pra “alugar rápido”. A ex ofereceu 600 por 1 ano, não quiseram abaixar.
    2015 toodo vazio…
    Baixou para 650, 550, 500, hoje olhei ele de novo, está por R$ 340,00 mês.

    Que lindo!!!!

    51+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 16:32

      O pessoal agora quer negociar, ARDAM!!!

      7+
      • avatar
    • Urso 1 de abril de 2016 at 20:53

      Lindo não! Maravilhoso!

      3+
      • avatar
    • wade 3 de abril de 2016 at 20:10

      Putz! Menos da metade do valor? Você pode falar qual cidade?

      2+
      • avatar
  • marcosbolha 1 de abril de 2016 at 15:54

    A Polícia Federal esteve na manhã desta sexta-feira (01) na sede do jornal Diário do Grande ABC, em Santo André, cumprindo mandados de busca e apreensão. A ação integra a 27ª fase da Operação Lava Jato. O empresário Ronan Maria Pinto, proprietário do jornal, teve a prisão temporária decretada pelo juiz Sérgio Moro e foi encaminhado a Curitiba para prestar esclarecimentos. Ronan sempre se colocou à disposição das autoridades e sempre negou qualquer envolvimento em atos de corrupção e chantagem.

    Seis agentes chegaram, em duas viaturas, ao prédio do veículo de comunicação, na Rua Catequese, por volta das 6h e permaneceram até o meio-dia. Funcionários foram impedidos de entrar na empresa até por volta de 9h.

    O Ministério Público Federal acusa o empresário de ter recebido R$ 6 milhões do pecuarista José Carlos Bumlai, que seriam usados para a compra do jornal, em 2004, supostamente oriundos de um empréstimo junto ao Banco Schahin. Ronan também sempre negou ter recebido recurso de Bumlai.

    LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELO EMPRESÁRIO RONAN MARIA PINTO:

    “Há meses reafirmamos que o empresário Ronan Maria Pinto sempre esteve à disposição das autoridades de forma a esclarecer com total tranquilidade e isenção as dúvidas e as investigações do âmbito da Operação Lava Jato, assim como a citação indevida de seu nome. Inclusive ampla e abertamente oferecendo-se de forma espontânea para prestar as informações que necessitassem.

    Mais uma vez o empresário reafirmará não ter relação com os fatos mencionados e estar sendo vítima de uma situação que com certeza agora poderá ser esclarecida de uma vez por todas.

    Solicitamos à imprensa atenção a essa nota e mais seriedade e sobriedade na apresentação do empresário, assim como nas informações e afirmações que vêm sendo feitas e divulgadas. Todas as denúncias que o envolveram ao longo dos anos foram ou estão sendo investigadas e Ronan Maria Pinto vem sendo defendido e absolvido. A mais recente, uma sentença de primeira instância, onde houve condenação, encontra-se em grau de recurso.”

    1+
    • Margarida 3 de abril de 2016 at 17:35

      Que mentira! Acabou de ser condenado no fim do ano passado.

      0
  • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 16:31

    CVR – Off desculpa Boss.

    Todos os anos eu vacino a minha família contra gripe, pago vacinas em clínicas particulares, tenho cadastro e recebo e-mail de 2 das três clínicas que já comprei vacinas.

    Hoje ligo para pesquisar preços e não tem mais vacina contra o vírus influenza na capital da República.

    obs.: vale muito apena está vacina, todos os anos tomamos, em um ano que esqueci, meu filho vivia em emergência de hospital por causa da gripe e resfriados, é economia tanto de trabalho, quanto de dinheiro, pois só de remédio se gasta o preço da vacina, sem contar que ir a hospital é um saco.

    8+
    • avatar
    • avatar
    • deuruim 1 de abril de 2016 at 16:49

      Tá um desespero pela vacina, na minha cidade hj foi loucura tb, tanto nos particulares qto no SUS. E tomem a vacina se possivel, pq o Tamiflu vai faltar :O

      6+
      • avatar
      • avatar
  • Luladranus 1 de abril de 2016 at 16:57

    Em frente e avante…

    http://economia.terra.com.br/metade-das-familias-paulistanas-estao-endividadas-aponta-fecomerciosp,52cd45469d667c47692ea2d4b22519c0m8kaheo8.html

    4+
    • avatar
  • Luladranus 1 de abril de 2016 at 16:59

    ” O número de endividados é maior entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos, com 54,2%, e cai para 44,2% entre as famílias que recebem mais de dez salários.

    A renda está comprometida por mais de um ano para 35,2% das famílias pesquisadas, 24,1% possuem débitos com prazos de até três meses e 19,2% entre seis meses e um ano. Dívidas em prazo de três a seis meses foram citadas por 18,7% dos endividados. “

    4+
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 17:23

      Vou confessar, tenho dívida, pela minha renda familiar equivar a pouco mais de 4 dias de renda, ou a menos de 0,01% do patrimônio, acho que dou conta de pagar.

      6+
  • Bolhudo 1 de abril de 2016 at 17:06

    Leve vantagem você também, certo ? Só que não !
    Padeiro da esquina irritado com o Valor do IPTU, fez uma obra e irregularmente construiu um terceiro andar sem projeto, achou que tinha se safado pois levantou rapidinho e cobriu, o pedreiro disse que depois que cobrisse não dava mais nada, mas deu, o IPTU veio sobre o total da obra no projeto + a metragem irregular. Disse pra ele ir reclamar lá na prefeitura, ele disse que não dava, pois se fosse teria de mexer no projeto e pagar o engenheiro e multas, melhor pagar o IPTU bolhudo e ficar quieto. Mais uma obra irregular, tem muita obra gambiarra espalhada pelo país, quando o dinheiro das prefeituras acabarem, e já acabou, vão cair matando sem dó nem piedade nos expertos .

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • alemaobnu 1 de abril de 2016 at 17:12

    CVR
    Imóvel num bairro afastado de cidade do interior de SC. O iludido pede 142k no terreno, 300m2.
    142k um terreno? Será q tem petróleo??? Será que tem minério ali?
    Com 150k dá pra comprar apto na cidade, se for em bairros mais distantes, como o bairro do terreno.
    Enfim liguei pra lá:
    corva: Sim, para este terreno aceitamos carro como parte do pagamento, e esse terreno dá pra financiar no banco. Como vc prefere fazer o financiamento?
    alemao: Olha, financiamento de casa já está na faixa de 12% a.a. Financiamento de terreno os juros sao ainda maiores. Vou financiar um valor alto desses pra no final das contas pagar mais do que um apto pronto?
    corva: Voce prefere dar um carro e pagar quanto por mës?
    alemao: Minha proposta é à vista. 70k.
    corva: Vai ser muito difícil o proprietario aceitar este valor. Pelo que vemos de outras negociacoes, este valor esta muito baixo. De qq forma irei passar a proposta pro dono….

    7+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Luladranus 1 de abril de 2016 at 17:25

      70K num terreno, numa cidade do interior, num bairro afastado…me convida pra cavar o ouro que está enterrado ali… tá doido meu.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • alemaobnu 1 de abril de 2016 at 17:42

        Este terreno fica num loteamento que foi lançado em 2011, pleno auge da orgia imobiliária. Os terrenos tinham preços em torno de 70k a 90k. Metragem igual entre eles. Só muda mesmo posicao. (sol da manha, etc). A destrutora VENDEU TUDO. Agora só tem um ou outro terreno na mão de investiotários, procurando um tolo maior, pra embolsar o lucro.

        Os 666 mais ixpertos construiram suas casas e tão morando lá. Pelo menos esses foram motumbados e não estao à procura do tolo maior.

        8+
        • avatar
        • avatar
    • Wolf 2 de abril de 2016 at 11:49

      Aqui em Jaraguá qualquer “chon” terreno melhor localiado e com 250 metros não sai por menos de 200k. Tem terreno central com valor de R$ 1500 o m2.

      1+
      • avatar
      • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 12:25

        em Itajai por 130k por ae, em locais ruins e sem garantias (docs), sem falar da possibilidade de invasão.
        EM jaraguá andou tendo tremores de terra e arredores, em massaranduba os terrenos tbm estão por esse preço.. 200k pra cima… os Alemon ancoraram o preço.

        contei pra moça do xerox (ver acima) o caso do cara de brasilia que investiu em 3 casas e vendeu, dai “investiu” em 4 casas e o mercado parou, ela:
        – Ah mas pelo menos ele tem 4 casas, no futuro melhora..
        tentei explicar os custos, mas vi que não tinha jeito…

        4+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Cajuzinha 1 de abril de 2016 at 18:31

    ” Agência Estado
    São Paulo, 01 – O Itaú Unibanco revisou nesta sexta-feira, 1, suas projeções macroeconômicas e antecipou para julho a estimativa de início do corte da taxa básica de juros (Selic) pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Anteriormente, o banco previa para agosto o começo de um ciclo de afrouxamento monetário. Desta forma, a Selic, hoje em 14,25%, deve encerrar 2016 em 12,25%, ante 12,75% da estimativa anterior. Também houve diminuição na estimativa para o fim de 2017, de 10,50% para 10,00%.”

    3+
    • avatar
  • Mijanomuro Murokai 1 de abril de 2016 at 18:47

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/venda-de-veiculos-recua-2359-em-marco-diz-fenabrave

    É brincadeira???????????

    7+
    • avatar
  • Mijanomuro Murokai 1 de abril de 2016 at 18:54

    Pessoal, eu tenho que contar um caso que vocês não vão acreditar…
    Esses dias fui abastecer a motoca e vocês nem imaginam com quem eu dei de cara no posto… Um conhecido corretor trabalhando de… frentista!!! Sim, isso mesmo!!! Primeiramente, quero dizer que não tem nada de vergonha nisso. O cara está trabalhando dignamente e ganhando o seu pão. Então sem problemas quanto a isso. A questão não é essa. A questão é que o cara saiu de uma profissão e foi para outra totalmente diferente, assim do nada. Isso só para vocês verem como está esse mercado imobiliário. Não vende mais nada! A crise vai ser braba! Strike avisou!

    30+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 20:39

      Mas os coRvos não eram ricos?

      6+
      • avatar
  • marcosbolha 1 de abril de 2016 at 20:13

    Em nota, empresário Ronan Maria Pinto, preso hoje pela Operação Lava Jato, diz que “sempre esteve à disposição das autoridades” e aponta “citação indevida de seu nome”; em entrevista, Bruno Daniel, irmão do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, afirma acreditar que a Lava Jato traz “a expectativa [de] que haja esclarecimentos em relação a tudo o que aconteceu com meu irmão e outras pessoas que foram mortas depois dele”

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 1 de abril de 2016 at 20:42

      Marcosbolha,

      Na boa cara, notícias aqui só sobre Bolha e economia, política não, por favor.

      Se quiser postar política vai no outro blog, o Bolha Brasil ponto org.

      Nada pessoal, só para preservar o nosso espaço.

      Obrigando.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • Diego F. 1 de abril de 2016 at 22:18

        JJJ, não sabia que o Boss havia delegado a moderação.

        A propósito… Já comeu sua ração de mortadela hoje?

        39+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 07:24

          Diego,

          Em primeiro lugar respeito com os outro.

          Segundo o Boss acabou com o outro blog por causa disto, as pessoas falando de política, algo que não nos leva a lugar alguém.

          Já foi inteligente falar mal dos governos: militares, Sarney, Collor, Itamar, FHC e hoje do PT, veja que mudou apenas o governante de plantão, mas o assunto é o mesmo. Um pouquinho de experiência ajuda.

          12+
          • avatar
          • Mn 2 de abril de 2016 at 08:03

            cala a boca MAV

            20+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
            • avatar
          • FabianoSJC 2 de abril de 2016 at 14:21

            Levem todos para Atibaia e declarem “Estado de Sítio”

            8+
            • avatar
  • Cajuzinha 1 de abril de 2016 at 21:15


    “O corretor vai procurar o mercado que está mais aquecido, e para esta área (econômica) ele está aquecido. O corretor não está conseguindo comercializar o luxo, a classe média”, disse Cavalcanti.

    Esta proporção não deve mudar ao longo do ano, na visão do diretor, que acredita que a crise econômica e política vai durar mais quatro ou cinco meses. “Eu acredito que vamos retomar o mercado para a classe média, alta”, afirmou.”

    “No ano passado, a empresa teve aumento de 95 por cento nos lançamentos de empreendimentos para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, e queda de 39 por cento para a média e alta renda.

    Mesmo em uma situação melhor do que segmentos de perfil mais alto, a venda de imóveis econômicos também encontra entraves, com maior restrição de concessão de crédito pela Caixa Econômica Federal e um comprador um pouco mais indeciso para efetivar a compra, de acordo com a arquiteta Mariliza Fontes Pereira, do escritório especializado no segmento popular MD.Oito, que atua em São Paulo e Rio de Janeiro.

    “Não deixou de ter visitas nos stands (de vendas de imóveis). Mas antes, de 10 visitas, a gente fechava, 7 ou 8 compras. Hoje, são 4 ou 5. As pessoas estão com medo (de comprar) ou o crédito delas não atende as exigências da Caixa”, disse.”

    http://m.extra.globo.com/noticias/economia/imobiliarias-miram-setor-economico-mais-resistente-crise-19002670.html

    1+
  • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 06:08

    Gente!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “POR BARBARA ABRAMO
    02/04/2016 01h13

    Sol e Saturno em ângulo suave protegem iniciativas de longo prazo e mercado imobiliário. Lua nova em Aries: 7/4”

    17+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 2 de abril de 2016 at 09:59

      huahuahuahuahuahuahuahu
      Eu não acredito !!!!!!!!!!!!

      4+
      • avatar
      • avatar
      • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 13:18

        Pois é, e eu pensando que já tinha visto de tudo no mundo do mercado imobiliário…

        1+
  • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 08:21


    Reajuste de aluguel abaixo da inflação
    Contrariando até mesmo o que está estabelecido em contrato, inquilinos e proprietários de imóveis estão fazendo acordos para reduzir o valor do aluguel. E a dificuldade atual em reajustar o preço da locação de acordo com a inflação, como costumava acontecer, é devido ao aumento da oferta de unidades no mercado imobiliário.

    “Muitos proprietários que gostariam de vender seus imóveis estão com dificuldade de fazer negócio. O mercado vive um momento diferente, em que está difícil achar compradores dispostos a pagar o valor pedido. Então, para não deixar o imóvel vazio, eles estão optando por alugar, o que contribui para o aumento da oferta”, aponta o economista da Fipe, Raone Botteon Costa.

    Assim o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – que é usado como base para reajustar o aluguel – não está sendo considerado, mesmo em desaceleração. Em março a inflação do aluguel ficou em 0,51%, ante 1,29%, de fevereiro. No ano, o indicador acumula alta de 2,79% e em 12 meses, de 11,56%.”

    http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=6458813

    3+
    • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 11:14

      Tá valorizando pra baixo!!

      1+
  • Master Yi 2 de abril de 2016 at 08:36

    GrennVille Atmos, oportunidade única apenas $405,000,00
    -3/4
    -88m²
    -2 vagas
    -1 iphone
    -DESCONTO
    http://ba.olx.com.br/grande-salvador/imoveis/grennville-atmos-oportunidade-unica-apenas-405-000-00-178352271?xtmc=atmos&xtnp=1&xtcr=12

    Como assim “1 iphone”???

    9+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 2 de abril de 2016 at 09:59

      IPHONE FOR 666 BRICK-LOVERS INDEX

      5+
      • avatar
  • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 12:34

    CVR

    Atraso no balanço da EZ TEC, na Bovespa é a melhor construtora mas ela atrasou o balanço do 4º trimestre de 2015, isto não costuma acontecer com boas empresas, então o que foi?

    Simples, nós sabemos graças ao CA.

    Os auditores exigiram que fosse feita provisão financeira (separar dinheiro) para os distratos do trimestre, então a empresa demorou para liberar o balanço e teve que provisionar 25 milhões para atender a exigência.

    O especialista que analisou o balanço disse a seguinte frase: o distrato é o CÂNCER das empresas de construção civil!! Eu ri muito, KKKKK, chupa que é de uva, criaram a bolha, agora aguentem.

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 12:34

      CA com a palavra.

      1+
    • CA 2 de abril de 2016 at 16:02

      JJJ_brasilia,

      Um tanto tarde para pedirem provisionamentos de distratos que já se tornaram totalmente ANORMAIS desde 2011, não é mesmo?

      Sobre os distratos serem o “câncer” da construção civil, o pior de tudo é a CEGUEIRA seletiva quanto às causas do mesmo e sua característica de ser apenas a consequência de um grande e inegável GOLPE aplicado por este segmento.

      Reitero: impressiona o segmento imobiliário ter aumentado em 78% os lançamentos em janeiro/2016 em São Paulo em meio a um recorde de todos os tempos tanto na desproporção entre estoque e vendas quanto nos distratos, com tendência de piorar muito, o que claramente é uma estratégia para gerar vendas FALSAS e ninguém na imprensa destacar algo absolutamente ABSURDO principalmente em meio a piora na economia e escassez de crédito imobiliário. Extrema cara-de-pau desse pessoal da imprensa se fazendo de cego, surdo e mudo.

      9+
      • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 17:42

        CA,

        Normalmente eu classifico jornalista com o sujeito que fala de tudo, mas não entende de nada.

        Mas no caso da bolha eu acredito que eles não falam por IGNORÂNCIA, e não culpo os jornalista, eu mesmo que estou há mais de 3 anos aqui no BIB, não iria conhecer as artimanhas do setor se não fosse a sua AJUDA.

        Mas no caso da EZ TEC (EZTC3), não sei se fui claro no meu comentário, o especialista que eu vi comentando sobre a ação era do mercado financeiro, e do mercado imobiliário.

        O problema das construtoras é o seguinte: elas entraram na bolsa e pegaram grana com a IPO, os investidores querem respostas nos balanços sobre os prejuízo da maioria das empresas e a queda de lucro das demais, mas na Bovesta os coRvos não se criam, lá tem que ter respostas, pois sem lucro as ações caem e os investidores não aceitam papinho de Secovi, nego quer é dividendo, lucro, margem alta, quem não puder entregar isto, o mercado pune.

        Então os auditores começam a pedir explicações e a gerar exigências, como a da provisão de distratos, isto é importante para nós aqui do BIB, porque as empresas começam a ser punidas pelas vendas FALSAS na planta.

        Sobre o aumento dos lançamentos, ao ver o vídeo sobre a EZTC3, estava tentando conhecer o setor por outro lado, o do mercado financeiro, estudando a melhor empresa do setor na Bovespa, lá o analista citou algo que eu entendi como importante para o setor imobiliário: a construção de imóveis é um processo que demora de três a 4 anos, então se uma empresa para de lançar, ela não gera caixa, e sem caixa não dá para sonhar com lucro, então a empresa tem que lançar, pois ao lançar ela “VENDE” na planta e começa a gerar receita para dar andamento a obra, sei que parece estranho, mas uma empresa sem produto, não funciona.

        No caso da EZTC3, eles só iniciam uma obra com 50% dos imóveis “VENDIDOS” na planta, então ela gera receita para iniciar a obra, se ela não conseguir os 50%, ela nem inicia a obra, pareceu bom para a empresa, mas eu fiquei me perguntado, a empresa “VENDE” só 30% na planta, então ela não vai iniciar a obra, sendo assim ela tem que distratar com quem comprou, será que eles pagam multa? Acho que seria o correto, pois a empresa vende uma coisa e depois desiste, mas sabe como é aqui no Brasil só vale o contrato que interessa às empresas, o consumidor que se dane.

        Outra coisa, sendo a melhor construtora do Bolsa, dei uma olhada no reclame aqui sobre a empresa, e o que encontrei foi o mesmo show de HORRORES das demais empresas do setor, só confirmando a máxima, só anta compra na pRanta.

        As construtoras na bolsa tem 2 alternativas: ou falam a verdade ou serão expulsas de lá. O mercado financeiro não é bobo, o pessoal toma prejuízo uma vez e fica esperto, se os auditores não encontrarem respostas, quem sai da jogada são eles, então este pessoal sabe que não pode dar mole.

        Enfim, gostei o termo DISTRATO = CÂNCER – formam as construtoras e corvos que criaram a bolha, agora aguentem, o caminho mais fácil para o mercado voltar ao normal é deixar o preço cair, se não for por bem será por mal.

        2+
        • CA 3 de abril de 2016 at 10:38

          JJJ_brasilia,

          Cuidado com a premissa que você assumiu de que construtoras precisam lançar porque este é o negocio delas, por isso não podem deixar de lançar. Quer dizer que as montadoras ao verem os pátios lotados teriam que aumentar a produção de automóveis em 78%, como ocorreu com os lançamentos de imoveis em São Paulo em janeiro/2016??? O que as montadoras fizeram foi reduzir a produção drasticamente via férias coletivas, lay-off, demissões em larga escala, diminuição de unidades fabris, etc, no caso da construção civil o super estoque é muito mais absurdo e desproporcional do que no caso do setor automotivo, portanto a redução dos lançamentos e das estruturas das empresas de construção civil teria que ser muito maior do que foi para as montadoras para que pudessem buscar um caminho de volta a normalidade quanto a oferta e procura, no entanto, não foi isso que aconteceu, o setor automotivo teve reduções mais sensíveis que a construção civil leve quanto a volume de produção e estruturas, isso só pode ocorrer assim, porque as montadoras não tem o recurso das vendas FALSAS na planta (não dá para SIMULAR a venda de um carro que só seria entregue em 3 anos, não é mesmo? )

          Ah, mas se não lançarem, como vão fazer caixa, afinal é o negocio deles (“argumento” do “especialista” que trabalha para o segmento imobiliário ou que atua analisando de forma SUPERFICIAL os resultados do mesmo)? Vão fazer caixa, vendendo os SUPER-ESTOQES já existentes, oras! Exatamente o que as montadoras fazem quando nao produzem! Seria mil vezes melhor para as construtoras , pois além de fazerem caixa sem gerarem novas despesas via lançamentos e suas construções, ainda reduziriam seus custos de manutenção com imóveis já entregues, como IPTU, condomínio, publicidade para tentar vender, etc. Se fizessem isso, repito, seria mil vezes melhor e mais racional para o fluxo de caixa destas empresas. Como pode um “especialista” ignorar aspectos tão óbvios?

          O único motivo para aumentarem tanto os lançamentos, é porque a partir do momento do lançamento temos mais 36 esse até a entrega e o crédito imobiliário, isso significa que a entrada de 20% do preço do imóvel pode ser diluída no maior prazo possível, gerando parcelinhas durante a construção que cabem no bolso dos incautos que são a base das vendas FALSAS na planta. O lançamento representa custos adicionais para quem já está com super estoques. No exemplo de São Paulo fiz a conta em tópico anterior e eles tinham mais de 6 vezes o que seria recomendado de estoque neste momento, em outras palavras, eles poderiam lançar NADA durante 3 anos e só venderem o que está em estoque. Por que não fazem isso? Porque não conseguem fazer venda REAL, basta observar que enquanto não havia crédito imobiliário com verba do FGTS em janeiro/2016, o crédito imobiliário concedido com verba da poupança caia 69% neste mês, em contra-partida os lançamentos subiram 78% em São Paulo!!! Fala sério, alguém pode acreditar que um especialista não consegue ver que tem algo MUITO errado na combinação destes fatos? E quando você observa os super estoques combinados com aumento dos distratos, agravamento da crise, etc, daí é que você tem CERTEZA que os tais “especialistas” só podem estar agindo de má fé subsidiados com dinheiro do segmento imobiliário, como no caso do Amorinha, por exemplo.

          6+
          • avatar
          • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 18:01

            CA,

            No vídeo que vi o analista era de bolsa de valores e não do setor imobiliário.

            Concordo com as suas observações, mas o que uma empresa vai fazer se não fabricar o seu produto, ela fecha, mas a empresa em questão, a Ez Tec não tá matando cachorro a grito e lucrou 500kk no ano passado.

            No caso das demais construtoras, tipo Pé De Gesso que está quebrada, fica difícil lançar.

            Mas o analista que falou no vídeo não era especialista no setor de construção civil.

            Mas para mim a solução é muito fácil para o mercado, e só dizer a verdade, temos uma Bolha, baixem os preços e o mercado gira, enquanto ficar nesta todos perdem, mas que sofre mais são coRvos e construtoras.

            Um produto com o preço fora da realidade não vende.

            1+
            • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 22:49

              CA,

              Mais um adendo, eu estava estudando empresa da bolsa e a Ez Tec é lucrativa, a PDG eu também análise, mas a análise duro 3 segundo, prejuízo de quase 3 bi, acabou a análise, não precisa ver mais nada.

              0
              • CA 4 de abril de 2016 at 07:35

                JJJ_brasilia,

                A PDG teve prejuízo de quase R$ 3 bilhões porque teve que reconhecer que os distritos serão elevados e que vários de seus ativos não valiam o que constava no balanço e portanto não dariam os resultados esperados, mesmo assim, se fosse 100% realista o resultado seria bem pior.

                Sobre a EzTec, é importante que você entenda alguns pontos:

                1) Lançamentos: ela reduziu em 80% seus lançamentos em 2015 e este foi um dos grandes motivos para ter conseguido lucro bom, mesmo com queda na venda e nos próprios lucros;

                2) No final de 2015 o estoque a valor de mercado da EzTec era de R$ 1,15 bilhão, contra vendas de R$ 412 milhões no ano de 2015. Em outras palavras, o estoque da EzTec é o suficiente para mais de 2 anos de vendas! O ideal para segmento imobiliário é 6 meses, o máximo que ainda pode ser considerado razoável é 1 ano, a EzTec, apesar de ter reduzido seus lançamentos em 80% tem estoque suficiente para mais de 2 anos de vendas e você ainda tem dúvidas de porque eles não podem lançar mais???

                3) A EzTec ainda não reconheceu a realidade quanto aos distratos, estes serão muito piores do que ela provisionou, ela também não fez ainda um impairment adequado, ou seja, seus resultados ainda estão inflados artificialmente, apesar disso, ela ainda tem a melhor administração dentro do segmento, tanto que teve o bom senso de reduzir em 80% os lançamentos em 2015 e procurará lançar o mínimo possível em 2016…

                1+
  • Bolherengo 2 de abril de 2016 at 13:18

    Pessoal, vou me arriscar a seguir os passos do saudoso Miguel Jacó.
    Tomando por base as datas importantes deste ano, vou tentar predizer a data do ploc carioca.

    Lá vai:
    Término das Olimpíadas: dom – 21/08/2016
    Término das Paralimpíadas: dom – 18/09/2016
    Primeiro Turno das eleições: dom – 02/10/2016
    Segundo Turno das eleições: dom – 30/10/2016

    O ploc deveria ser no primeiro dia útil depois das olimpíadas, porém, as atenções do mundo (e os turistas) ainda estarão presentes até pelo menos o final das Paralimpíadas e nenhum governante quer ver incidentes com repercusão internacional. O provável acordo entre o crime organizado e o governo deve ir até o final das Paralimpíadas, então, creio que teremos um ambiente pacífico e de ordem pública estável até essa data.

    Pensando mais além, dada a proximidade dos jogos Olímpicos/Paralímpicos com as eleições, acredito que algum esforço será feito para adiar o ploc até depois das eleições. Como as opiniões políticas no Rio estão muito polarizadas, creio que nenhum candidato conseguirá despontar de forma a conseguir uma vitória no primeiro turno. Apesar disso, alguns sinais de caos já serão visíveis e a campanha se dará com o candidato da situação usando o marketing positivo das olimpíadas e negando qualquer sinal de caos, enquanto a oposição fará exatamente o oposto (Dilma x Aécio e Marina?). Então, é muito provável que a disputa só termine no dia 30/10/2016, no segundo turno.

    Terminadas as eleições, creio que haverá 1 semana de contestações de resultado, talvez recursos jurídicos, tentativas de invalidação, acusações de fraude, etc. O famoso “tapetão”. Enfim, não haverá espaço no noticiário para falar de caos urbano (nem interesse, de quem quer que tenha vencido), enquanto a vitória nas eleições ainda não estiver assegurada, consolidada e estabilizada.

    Depois disso, aí sim… na segunda-feira, dia 07/11/2016, o ploc será admitido oficialmente.

    12+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 15:43

      Mas agosto é o mes do cachorro louco.. geralmente as barbaridades e coisas estranhas acontecem nessa época (morte de Eduardo Campos, No dia 8 de agosto de 1974,
      uma pespectiva é que:
      – Richard Nixon renunciou à presidência dos Estados Unidos, em conseqüência dos escândalos de Watergate.
      – suicidou-se dia 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o presidente da República Getúlio Vargas, renunciando, assim, não somente à presidência da República como também à vida.
      Forças estranhas fizeram com que o presidente Jânio Quadros renunciasse à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961.
      -Vítima de um desastre automobilístico, Juscelino Kubitscheck faleceu no dia 22 de agosto de 1976….

      4+
      • avatar
      • avatar
      • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 15:45

        eduardo campos.. 13 de agosto de 2014

        1+
        • avatar
    • Cesar_DF 2 de abril de 2016 at 20:24

      O PLOC acontece pelo efeito manada quando acharem que só irá piorar.
      Enquanto o governo vender a idéia de que é uma situação temporária e que semestre que vem irá melhorar, será softlanding, igual na Espanha

      3+
      • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 2 de abril de 2016 at 17:41

    Mercado imobiliário:
    “És (ou eras) pó, e a pó voltarás”.

    2+
  • Rolde 2 de abril de 2016 at 17:57

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,para-se-livrar-das-contas–morador-coloca-casa-a-venda,10000024430

    6+
    • avatar
  • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 19:43

    baixamira

    altamira-enfrenta-a-ressaca-de-belo-monte
    O aluguel de uma casa com 4 quartos que custava 4mil, agora sai menos de 1,8mil
    com piscina caiu de 6mil para 2mil
    o mercado caiu 40%….
    os desempregados ainda estão gastando a indenização e a cidade sentira os efeitos do desemprego.

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,altamira-enfrenta-a-ressaca-de-belo-monte,10000024436

    4+
    • avatar
  • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 19:47

    chora corvo, se exploda

    Ademi reage a uso de FGTS para garantir consignado
    …há dois anos, estávamos apenas enxergando as dificuldades; hoje, estamos no olho do furação, daí o nosso grande desafio agora..

    http://www.atarde.uol.com.br/economia/noticias/1759329-ademi-reage-a-uso-de-fgts-para-garantir-consignado-premium
    é um bom momento….

    4+
  • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 20:00

    passando uma novela da grobo:
    – um casal diz pro corvo que o condominio tá caro, e que o quarto tinha sido modificado.. na barra.

    2+
    • avatar
  • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 20:20

    “O pesquisador Samuel Pessôa tem uma convicção sobre a economia brasileira: “Vai piorar muito antes de melhorar”, em especial no que se refere ao desemprego, que pode bater em 12% e ser o maior da história do País. Na política, o especialista vê um cenário de dúvidas. Mesmo a favor do impeachment, vê as chances da presidente Dilma Rousseff permanecer no cargo melhorando. “Com ou sem mortadela, a reação a favor aumentou.”

    Além disso, ele não tem certeza se o PMDB pode fazer as reformas necessárias para tirar o País da crise. Segundo pesquisa que ele acompanha, o partido prefere os bônus aos ônus do poder.

    Leia abaixo os principais trechos da entrevista.”

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,para-sairmos-da-crise–todos-terao-de-perder,10000024440

    3+
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 2 de abril de 2016 at 20:37

      Se fossem utilizadas as regras da Organização Internacional do Trabalho, hoje o desemprego estaria em 18%

      2+
      • avatar
  • Bolhudo 2 de abril de 2016 at 21:16

    -O FipZap é da maior e mais poderosa empresa do Brasil, a organização globo e cobram por anúncios de pessoas físicas, imobiliárias, incorporadoras, faturam em todos segmentos imobiliários do país, são milhares de anúncios por estados. Até quando vão tentar segurar e protelar estouro ? Se nesta reportagem colocassem o gráfico em linhas ou colunas mostrariam a tendência de queda rumo ao fundo do poço, o que escancara a fase FEAR. Qual outra bolha teve uma empresa de mídia com tanto poder sobre os “bocós” como no nosso país ? Não, nossa bolha não é igual as outras !

    7+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 22:27

      Pior ainda é ver que aqui em Aracaju as construtoras locais ainda estão aumentando o preço anunciado.

      4+
  • Moreira 2 de abril de 2016 at 21:45

    MCMV: 3 milhões de imóveis entregues, aproximadamente.

    Faixa 1 – 1 milhão de residências entregues, aproximadamente; renda de até 1.700; inadimplência alta, em torno de 30 e poucos %. Comprador paga no máximo 15k; prestação não passa de 150 reais.

    Faixas 2 e 3 – inadimplência baixa; comprador tem ajuda do Estado de até 10k, 15k.

    Bolha: baixo impacto. “e mais consequência do que causa.

    Problema maior: no desenho da política, a qual teve mais mais um viés econômico do que habitacional. A política foi desenhada numa perspctiva econômica, de escala, com o fito de dinamizar a economia de uma forma geral.

    Viés econômico: a centralidade da política residiu na concepção de que ao se investir no ramo da construção civil geram-se vários empregos diretos e indiretos. Preocupação com escala, impacto…

    Viés habitacional, social, humano: outro desenho/concepção de metragem, localidade, habitabilidade de programas de moradia popular. Centralidade seria a qualidade da habitação.

    Considerações de um analista de controle interno sobre o tema!

    5+
    • avatar
    • avatar
  • Dozer 2 de abril de 2016 at 22:03

    Pessoal,
    Escutei rumores de calote nos títulos do governo (TD) no curto prazo, questão de meses.
    O que vocês acham? Isso não seria improvável já que a dívida pública é quase toda interna e em Dilmas?

    4+
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 2 de abril de 2016 at 22:53

      Se é dívida soberana, em reais, não vejo motivo, é só aumentar tb o vulume de dinheiro circulante, claro, grande inflação.

      A única vantagem que o governo têm hoje, são os 370 bi de dólares, que intimidam qualquer espeçudores a desvalorizar valorizado, ou até mais

      3+
      • avatar
    • Zizu 3 de abril de 2016 at 10:58

      Calote será via Inflação. Já começou

      1+
      • avatar
  • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 22:22

    Os investimentos no Tesouro Direto, que estão dentro da dívida interna, somam 18,346 bilhões de reais ou apenas 0,71% da dívida pública federal.
    nesses números, fica claro que a dívida do Tesouro Direto não é o maior problema do governo, o que sugere que, em um eventual calote, outros credores sofreriam antes. “Eu diria que o calote iria em cima do grande aplicador e não do pequeno, porque o Tesouro Direto é uma parcela irrelevante da dívida publica. …
    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/voce-ainda-poe-a-mao-no-fogo-pelo-tesouro-direto

    3+
    • avatar
    • avatar
  • Alemon Fritz 2 de abril de 2016 at 22:25

    o calote se daria pela inflação acima de 11% (epah)

    4+
    • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 04:07

      Defesa IPCA+

      2+
  • O Bancário 2 de abril de 2016 at 22:31

    Se o tesouro der calote, imagina o que vai acontecer com os bancos.

    6+
    • avatar
    • avatar
  • Cajuzinha 2 de abril de 2016 at 22:41

    “http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=6657583″

    Rio de Janeiro é a 11ª cidade mais cara do mundo para morar
    ECONOMIA – 02/04/2016 16h02  


    No entanto, o aumento de 85,6% no custo imobiliário carioca desde 2008 é o mais alto entre as cidades analisadas. O segundo maior foi em Sydney: 57,7% em 5 anos.”

    3+
    • avatar
  • Rolde 3 de abril de 2016 at 05:58

    Dubai city,mais um capitulo da saga,faço de tudo para vender,menos abaixar.http://sp.olx.com.br/baixada-santista-e-litoral-sul/imoveis/apartamento-2-dormitorios-mobiliado-embare-178866765

    2+
  • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 06:51

    Tópico


    “No Brasil, a crise econômica, a queda na renda real das famílias, o crédito cada vez mais restrito e restrições de acessibilidade significam que esperamos um novo declínio de preços em termos reais de cerca de 10 por cento neste ano”, disse a Fitch.

    “Esperamos que os novos volumes de empréstimos permaneçam deprimidos em 2016, embora possam começar a se estabilizar em termos reais em 2017 dependendo da disponibilidade de poupanças”.

    A perspectiva estável/negativa do Brasil é a mesma atribuída pela Fitch à África do Sul, enquanto o México tem perspectiva estável.”

    http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=6747766

    3+
  • Rolde 3 de abril de 2016 at 07:51

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,novos-shoppings-abertos-no-paistem-quase-metade-das-lojas-fechadas,10000024534

    4+
    • avatar
    • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 08:51

      SUPER TÓPICO


      A parcela de lojas vagas nos shoppings brasileiros, revelada por um estudo feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), atingiu neste ano níveis recordes e já faz empreendedores reduzirem o aluguel e até deixarem de cobrar a locação para segurar o lojista. Nos shoppings consolidados e abertos até 2012, a vacância é de 9,1%, o dobro da média histórica. Nos shoppings novos, a ociosidade chega a 45%.

      A combinação de dois fatores gerou essa situação: o fim da década de ouro do varejo e a construção desenfreada de novos empreendimentos. “Mesmo se a economia não tivesse entrado em parafuso, nós teríamos shoppings com problema de vacância”, afirma.”

      5+
      • avatar
      • avatar
      • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 09:00


        Desconto

        Com a oferta maior que a demanda, Sahyoun conta que os empreendedores passaram a dar desconto no valor do aluguel. O abatimento pode variar entre 25% a 30% no caso de marcas tradicionais. Nos shoppings novos, há casos em que o aluguel deixou de ser cobrado e o lojista paga apenas o condomínio. “Eles preferem abrir mão do aluguel para não ter de arcar com outras despesas.””

        4+
        • avatar
        • Bruno.12 3 de abril de 2016 at 16:41

          Interessante observar que os grandes shoppings fazem crer que as lojas vazias estão em reforma e irão receber, “dentro em breve”, outra empresa. Aí silcam ela de cima em baixo, colocando um EM BREVE de todo tamanho. E o aviso fica lá por 2, 3, xxx meses. Já notaram isso?

          4+
          • avatar
          • avatar
          • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 18:03

            Verdade, nunca tinha pensado nisto, o setor de construção é muito mala.

            0
  • Rolde 3 de abril de 2016 at 07:52

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,corremos-o-risco-de-nova-sobrevalorizacao-cambial,10000024543

    3+
  • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 08:48


    “O mercado está andando, mas não está uma maravilha, está devagar. Os imóveis dentro do Minha Casa Minha Vida são os que mais vendem porque são a linha de crédito que tiveram menos mudanças (nas condições de financiamento), então, as pessoas ainda conseguem comprar”, explica o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi), Marcos Augusto Netto.

    Mas o aumento da participação dos financiamentos do Minha Casa Minha Vida no montante não significa que o setor está crescendo, mas sim é reflexo da redução das demais linhas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, entre janeiro e fevereiro, foram R$ 81,1 milhões liberados, enquanto que no mesmo período de 2015 foram R$ 81,6 milhões (queda de 0,6%) para o programa. ”

    http://m.correiodoestado.com.br/economia/minha-casa-minha-vida-ja-responde-por-568-do-credito-em-ms/274653/

    2+
  • Alemon Fritz 3 de abril de 2016 at 09:28

    kkkk

    Fitch piora perspectiva para mercado imobiliário residencial
    ECONOMIA – 03/04/2016 03h03

    A perspectiva para o mercado imobiliário residencial e de hipotecas no Brasil se deteriorou em 2016

    http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=6747766

    3+
  • carioca_real 3 de abril de 2016 at 09:42

    Olá bolhistas desse Brasil varonil!
    Hoje fui ver os classificados de O Globo. Reparei uma coisa interessante, a quantidade de auncios, seja para venda, seja para aluguem sem preço e pela ZS da cidade.
    Os caras estão tão alucinados que sequer conseguem estipuar um preço ou é tão fora da realidade que eles sentem até vergonha de colocar o preço.
    Mas pelo menos nos ultimos meses já deu para notar que para alguns, menos deslumbrados, o sonho do milhão em cima do bidê rosa acabou.

    10+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • FHMartins 3 de abril de 2016 at 10:52

    Passei só pra falar que isso já era previsto 3 anos atrás aqui

    ‘http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,novos-shoppings-abertos-no-paistem-quase-metade-das-lojas-fechadas,10000024534

    5+
    • avatar
    • Bruno.12 3 de abril de 2016 at 16:47

      COmentário por lá:
      Roberto Ortega 3 horas atrás
      Há um erro gravíssimo na chamada: crise!!!

      Os fantasmas se devem sim a crise, mas muito mais a especulação imobiliária e sede de lucros.

      Como sei? Sou corretor!

      6+
      • avatar
      • avatar
  • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 11:20

    Mas o mercado imobiliário vai continuar “bombanu”

    Economia09:19 – 3.4.2016
    Consumidores brasileiros ficam mais pessimistas

    A deterioração do ambiente de consumo no Brasil foi capturada numa pesquisa do Credit Suisse com residentes em nove países emergentes. Nesse grupo, que inclui Índia, China, México e Rússia, entre outros, as expectativas dos consumidores brasileiros aparecem entre as mais pessimistas. Num ranking que levou em conta vários fatores que compõem a confiança para o consumo, o Brasil ficou com o sétimo lugar, perdendo várias posições em relação ao ano passado, quando era o segundo.
    “Embora haja algumas oportunidades de longo prazo atraentes no Brasil, o fato é que, no curto e médio prazos, toda a situação macroeconômica e política teve um impacto dramático no sentimento dos consumidores”, aponta o analista Tobias Stingelin em relatório. “Não é uma surpresa que o cenário para 2016 permaneça difícil”, disse.
    O estudo entrevistou 16 mil consumidores nesses países em 2015 e o Brasil se destacou negativamente. Questionados se consideravam que o momento atual era bom para fazer alguma grande compra, 52% dos brasileiros disseram que não, porcentual muito superior à média de todos os países pesquisados, que foi de 9,1%.
    Quando questionados sobre se esperavam uma melhora em suas finanças pessoais nos próximos seis meses, apenas cerca de 10% dos consumidores brasileiros responderam positivamente, ante um porcentual próximo de 50% em 2014. Neste critério, a expectativa dos brasileiros só não é pior que a dos sul-africanos e dos russos. Ao responderem sobre a possibilidade de a inflação aumentar nos próximos doze meses, mais da metade dos brasileiros concordou, índice que só perde para o da África do Sul.
    “No passado, os brasileiros estavam sempre entre os consumidores mais otimistas, até mesmo no começo de 2015, mas agora os brasileiros aparecem abaixo da média em quase todos os componentes da confiança dos consumidores”, escreveram Stingelin e Giovana Oliveira no relatório. A baixa confiança no Brasil é associada pelo banco ao cenário de inflação e enfraquecimento da moeda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.”

    http://m.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20160403/consumidores-brasileiros-ficam-mais-pessimistas/358691

    7+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Alemon Fritz 3 de abril de 2016 at 13:30

      imagina nós, que estamos pessimistas desde 2013, minha diversão é ver corvo se despenar, gaguejar nas entrevistas e perder oferta.

      3+
  • Seguidor do Bolha BH 3 de abril de 2016 at 12:02

    O Uber do aluguel residencial
    http://m.istoedinheiro.com.br/noticias/mercado-digital/20160401/uber-aluguel/358455

    O aluguel que já estava mais interessante economicamente falando, ficará mais interessante ainda.

    5+
    • avatar
    • avatar
  • Soy Bananes 3 de abril de 2016 at 12:16

    http://m.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1756897-governo-absorve-72-do-credito-do-pais-e-desidrata-setor-produtivo.shtml?mobile

    Tópico

    5+
    • avatar
  • mark 3 de abril de 2016 at 15:06

    Voces também acham que o dólar só pode valorizar? A tendencia dos EUA eh para aumentar os juros, enquanto aqui no Brasil a tendencia eh a queda dos juros. Tem como não apostar na alta do dólar?

    3+
  • pinpindonks 3 de abril de 2016 at 16:15

    mercado livre dando desconto nos imoveis…. http://ofertas.mercadolivre.com.br/quinzenadoimovel encontrei varios descontos bons ate… e apenas o comeco do fim…

    3+
  • pinpindonks 3 de abril de 2016 at 16:18

    mark

    Voces também acham que o dólar só pode valorizar? A tendencia dos EUA eh para aumentar os juros, enquanto aqui no Brasil a tendencia eh a queda dos juros. Tem como não apostar na alta do dólar?

    1+

    dolar vai continuar forte por pelo menos 3 anos.. estamos vivendo uma bolha mundial no dollar… provavelmente vai subir ainda mais quando o grafico do dollar index estourar o nivel de 100

    3+
    • avatar
  • pinpindonks 3 de abril de 2016 at 16:22

    Alemon Fritz

    Os investimentos no Tesouro Direto, que estão dentro da dívida interna, somam 18,346 bilhões de reais ou apenas 0,71% da dívida pública federal.
    nesses números, fica claro que a dívida do Tesouro Direto não é o maior problema do governo, o que sugere que, em um eventual calote, outros credores sofreriam antes. “Eu diria que o calote iria em cima do grande aplicador e não do pequeno, porque o Tesouro Direto é uma parcela irrelevante da dívida publica. …
    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/voce-ainda-poe-a-mao-no-fogo-pelo-tesouro-direto

    2+

    ne e o POVAO NAO consegue entender essa realidade e fica falando mal do tesouro com medo de calote…

    1+
  • pinpindonks 3 de abril de 2016 at 16:23

    Dozer

    Pessoal,
    Escutei rumores de calote nos títulos do governo (TD) no curto prazo, questão de meses.
    O que vocês acham? Isso não seria improvável já que a dívida pública é quase toda interna e em Dilmas?

    3+

    o que sao 20 bilhoes do TD comparados aos 1 trilhao que o governo deve ao bancos???? se o governo der calote com certeza nao vai ser no TD…

    4+
    • avatar
    • avatar
  • Leandro sp 3 de abril de 2016 at 17:48

    Caraca meu, quantas vezes vai ser necessário repetir que o governo não vai confiscar dinheiro nenhum e não vão dar calote do TD..CA enlouquece quando esses posts de confisco, calote e etc.

    5+
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 18:09

      Leandro,

      Eu vivi o Plano Collor, ganhou que tinha moeda nacional no bolso, até o dólar micou. Quer um exemplo:

      O Silvio Santos vendeu a Record para o Edir Macedo e o contrato era em U$, como ninguém tinha moeda nacional, o dólar caiu, mas como o Macedo pegava dinheiro nas igrejas em dinheiro vivo, ele comprou dólar barato para pagar o Silvio Santos e quitou a compra.

      2+
      • avatar
    • My name is James Bond 3 de abril de 2016 at 18:29

      O governo Collor falou uma semana antes de confiscar a poupança. Não mexeremos na poupança. Estamos falando de uma cenário de inflação de 80% ao mês naquela época, portanto o motivo de confisco era outro.

      Não acredito em confisco mas em outras armadinhas do governos sim.

      1+
      • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 19:59

        Porr*,

        Vamos parar com este papo de confisco, já tem mais de 2 anos que os coRvos falam disto é até agora nada.

        Quem achar que haverá, compre um imóvel. Enterre o seu dinheiro em tijolos e seja feliz, para de encher o saco aqui.

        Obs.: foi mal Boss o desabafo.

        5+
        • avatar
        • avatar
  • Leandro sp 3 de abril de 2016 at 21:53

    Dilma está na corda bamba, não arriscaria dar um mortal duplo carpado, poia sabe qhe com certeza iria cair, hoje o apoio a ela é mínimo, qualquer medida dessas levariam o PT ao cemitério e a Dilma ao olho da rua. Algumas coisas que aconteceram na economia no passado jamais serão repeditas, hoje com redes sociais, aplicativos e internet o Brasil iria parar enquanto o governo não voltasse atrás.

    2+
    • avatar
  • Cajuzinha 3 de abril de 2016 at 22:36

    CA, não consegui copiar, mas acho bem relevante, principalmente quando fala em evitar a venda de ativos com grande desconto e sobre a dívida da PDG e da Rossi.

    http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/04/noticias/pais/305286-empresas-reveem-dividas-com-bancos-para-manter-operacoes.html

    2+
    • avatar
  • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 23:18

    Cajuzinha,

    Li a matéria, e aquele negócio de banqueiro, não se pode matar um credor, pois aí é que não se recebe a dívida.

    A Rossi deve quase 2bi e teve prejuízo de 550kk em 2015, os bancos sabendo que não têm como cobrar agora, deram um fôlego para a empresa, ecse a dívida teve prazo médio aumentado de dez para 39 meses, ela conseguiu um fôlego, ela deve deixar praças aonde é ineficiente e se concentrar mais, agora é saber se ela conseguirá vender os estoque que tem e fazer caixa, pois com este fôlego ela deve ficar, POR ALGUM TEMPO, menos precionada a baixar os preços. Só o futuro dirá se ela conseguirá ou não, eu acho que não consegue, os preços estão impraticáveis e o mercado imobiliário acha que consegue vender por estes preços. Acho que vai demorar um pouco mais para o GAME OVER da Rossi.

    3+
    • avatar
    • avatar
    • Cajuzinha 4 de abril de 2016 at 06:13

      Concordo, CA! Vamos aguardar o primeiro semestre de 2017…

      0
      • JJJ_brasilia 4 de abril de 2016 at 08:59

        Cajuzinha,

        Não sou o CA, mas ser confundido com ele é um orgulho.

        0
    • Cesar_DF 4 de abril de 2016 at 07:56

      Isso é igual comprar carro agora e só começar a pagar em janeiro de 2017. Daqui até lá ficam incidindo juros sobre a dívida.A bola de neve só vai crescendo.

      0
  • JJJ_brasilia 3 de abril de 2016 at 23:30

    CVR,

    Andando hoje pelas ruas de Brasília, vejo faixas cde coRvos anunciando apartamento de 3 quartos com +/-110 m2 a 830 a 850k, ainda muito caro, mas estes imóveis já foram negociados entre 950 e 1kk, Bolha murchando, mas estes imóveis são alugados por R$ 3.000,00 e usando a regra dos 150 (150 X 3000), ainda ta bem caro, o preço seria 450k, até 500 tá justo, mais do que isto é especulação. Imóveis com 3 quartos, 1 suíte e 1 gar. Plano Piloto Brasília, bons lugares, não nas quadras TOPs, mas boas não é nas 400.

    3+
    • avatar
    • avatar
  • Leandro sp 4 de abril de 2016 at 07:42

    Já começam a aparecer boas oportunidades em leilão, arrematei um terreno de 3,5mil metros em Mairinque por 50,4k já com a comissão, só aguardando os prazos legais para tomar posse visto que está desocupado. Causa trabalhista onde o empresário perdeu o imóvel. No mercado chegam a pedir 180 a 200k num terreno desses.

    2+
    • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 4 de abril de 2016 at 08:56

    Alta nos juros da Caixa encarece a casa própria; solução é dar entrada maior
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1757123-alta-nos-juros-da-caixa-encarece-a-casa-propria-solucao-e-dar-entrada-maior.shtml

    Mais do mesmo.

    1+