Retorno do aluguel de imóvel deve superar renda fixa para ser vantajoso – Estadão

O Óbvio

Deve ser mais vantajoso vender o imóvel e deixar o dinheiro aplicado em renda fixa. O aluguel de 0,33% ao mês em relação ao valor do imóvel é baixo, mas não está distante do que se obtém na atualidade. Por outro lado, aplicações em renda fixa, por exemplo no Tesouro Direto, estão rendendo em torno de 0,50% ao mês (bruto) mais a variação do IPCA. Alugar imóvel não está sendo vantajoso mas, obviamente, vale a pena para não deixar o imóvel vazio. Neste caso, os custos são muito altos e representam prejuízo na certa.

Matéria completa em http://economia.estadao.com.br/blogs/fabio-gallo/2016/03/07/retorno-do-aluguel-de-imovel-deve-superar-renda-fixa-para-ser-vantajoso/

5+

You may also like...

Comments
  • Annoying Brick in The Wall 8 de março de 2016 at 10:17

    Falácia!!! Eles nunca lembram do tal de “custo de oportunidade”

    por que será?!?!

    13+
    • John Horse 8 de março de 2016 at 11:20

      Quem sabe o mínimo de economia irá entender que os aluguéis quem determina é o mercado, e portanto o valor de venda está fora da realidade.

      Um 666 vai entender que o apertamento de 75m que ele acha que vale 750.000 deve ser alugado por 2.500.

      15+
      • Annoying Brick in The Wall 8 de março de 2016 at 12:00

        Duro é achar alguém disposto a pagar isso. Então se estiverem dispostos a pagar “apenas 1500” de aluguel, pelo raciocínio, o imóvel deveria valer 450M Dilmas…

        5+
      • Lucas 8 de março de 2016 at 12:50

        amigão imovel de 750k não se consegue 0,33%

        esse 0,33 é média, vale pra imóveis populares de até 500 mil

        acima disto a rentabildiade cai muito, 750k vai pegar aluguel de no max 2 mil ou 0,26%
        estou com um CVR dum amigo cujo imóvel “vale” mais que isso no anuncio de venda (não vende) e a melhor oferta foi de 1.500 no aluguel (ele não quis e se arrependeu, pois o telefone nem toca) ou seja menos de 0,2%

        Imovel de “milhão” (no fingezap) a rentabilidade vai pra 0,16% Pode pesquisar.

        26+
        • John Horse 8 de março de 2016 at 13:02

          Por isso disse que o 666 ACHA que vale 750k.

          6+
  • Polaco 8 de março de 2016 at 10:20

    Parabéns a todas as mulheres do BI… Um beijo na alma de cada uma… como dizia o Mestre Dalborga… :)

    21+
  • Nilson 8 de março de 2016 at 10:54

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/03/lucro-da-caixa-economica-sobe-para-r-72-bilhoes-em-2015.html
    67% da carteira de crédito imobiliário!!!!

    7+
    • v.d. 8 de março de 2016 at 11:19

      E tenho certeza que tem muita pedalada nessa conta, deve ter sido bem pior.

      4+
    • mestre dos magos 8 de março de 2016 at 11:20

      Vão aumentar o limite para financiamento dos imóveis usados. Dos atuais 50% para 70% no SFH.

      MUDANÇA DE LIMITE DE FINANCIAMENTO DA CAIXA
      LIMITE SFH SFI
      Até maio de 2015 80% 70%
      De 2015 até agora 50% 40%
      Limite novo 70% 60%

      Mais uma pedaladinha na bolha.

      23+
      • Pao de queijo com cafe 8 de março de 2016 at 11:43

        Confere produção?

        CA, cadê vc ????????????????

        6+
      • Annoying Brick in The Wall 8 de março de 2016 at 12:02

        Aos poucos o governo vai revertendo o pouco ajuste fiscal que o Joaquim Levy conseguiu À revelia do Pethê.

        É uma pena, pois vamos nos afundar cada vez mais na lama

        6+
      • Skidwasted 8 de março de 2016 at 12:27

        E com dono de imóvel usado tem distrato?

        7+
      • W.K. 8 de março de 2016 at 17:41

        Considerando que a renda média está caindo, poupança esta caindo, o desemprego subindo, inflação pressionando, a desconfiança e o medo crescendo…

        Não vai adiantar nada.

        7+
  • Zek Ariok 8 de março de 2016 at 10:55

    A comparação entre o valor do aluguel e o valor de venda é a maneira mais acertada do mundo pra saber se é melhor investir em imóveis para locação ou investir em renda fixa (só essa conta simples já mostra a vantajosidade da renda fixa; se formos computar a depreciação do imóvel e os custos dos períodos de vacância, a surra é maior ainda).
    Entretanto, mesmo com a realidade batendo na cara, muitos 666s dirão que essa tal de realidade é só uma invencionice de quem tem inveja porque não consegue adquirir seus tijolinhos próprios.

    13+
    • BolhistaBR 8 de março de 2016 at 15:01

      concordo ctgo.
      Consigo 0,7% no meu e sei que é raro.

      3+
  • chigo 8 de março de 2016 at 11:06

    Ontem a noite na Band news um cara (deve ser corvo) disse que os imóveis estão sendo negociados abaixo do preço de custo, e que isso representa enorme oportunidade de investimento.
    É muito cinismo, cara de pau ou sei lá o que.

    35+
    • CarlosL 8 de março de 2016 at 11:15

      Estão negociando por uns 1,5k o m2 ?!?!

      9+
    • Soy Bananes 8 de março de 2016 at 12:01

      Ele só não diz QUAL é o preço de custo..
      Senão a mentira fica escancarada

      11+
    • JJJ_brasilia 8 de março de 2016 at 16:12

      Eu vi, era um coRvo do SecoRvo, o jornalistas só entrevistam os coRvos e compradores que fizeram distrato, tinha que entrevistar o CA, se bem que fazer o bananense médio entender é difícil, ele só entende que aluguel não é bom, parcelinha que cabe no bolso, não entende que juros = aluguel de dinheiro.
      Com um país de analfabetos financeiros é difícil e os coRvos deitaram e rolaram, mas agora com a grana acabandoesmo com este último suspiro de hoje da Caixa e mesmo assim a parcela não caberá no bolso do 666, por que não há renda.

      Os coRvos ainda não entenderam que eles ganham no giro e não no preço.

      4+
  • L.A. 8 de março de 2016 at 11:07

    “O professor Aswath Damodaran, da cadeira de Finanças, da Stern School of Business, da Universidade de New York, deu uma aula na terça passada sobre o tema “Como destruir uma empresa”.

    Pensem, 1, 2, 3…10 e adivinhem. Qual foi a empresa analisada?

    Acertou quem cravou a brasileira Petrobras.”

    42+
  • ZenStress 8 de março de 2016 at 11:07

    Bom dia! Primeiro acesso após meses de leitura silenciosa…. obrigada ao Boss pela aprovação…
    Gostaria de apontar que, aqui no RJ, há um enorme número de imóveis para alugar no Zap com fotos do apartamento ocupado…. Parece indício de desespero, fotos feitas às pressas, e desocupação apenas quando confirmado o contrato de aluguel. Isso acontece no resto do Brasil?
    Os preços aqui também parecem estar MUITO mas MUUUUITO acima dos valores que vocês mencionam para outras cidades! Condomínio médio na ZSul (mais valorizada): chuto 1100; podem chegar a 1800, 2000 fácil. Na ZNorte, chuto um valor médio de 800.
    Aluguéis em queda, mas só caem depois de o dono penar por semanas ou meses sem conseguir inquilino.
    Preços na ZSul já bateram no teto: acompanho diariamente o Zap, Bom Negócio, etc, e vejo alguns imóveis há 3 anos anunciados, e o preço só sobe! Surreal! Na ZNorte o movimento sempre chega depois, preços em alguns casos quase igualam ZSul.
    Acho também que há uma grande dose de “apego” ao imóvel e a ideia de que vale mais do que qualquer pessoa sã concordaria em pagar.

    20+
    • leo_na_estrada 8 de março de 2016 at 12:39

      Zen, acredite, os valores de venda estão baixando…
      uma amiga vendeu um AP agora na tijuca de pois de baixar, baixar, baixar, baixar….
      tem um quarto e sala na paysandu (flamengo) que tentou vender um tempo atrás. foi baixando, baixando, baixando, baixando…e sem ofertas. desistiu. Começou a alugar pelo airbnb.

      9+
      • ZenStress 9 de março de 2016 at 08:28

        Leo, acredito que o preço final seja diferente, mas os anúncios são teimosos, acho que mais teimosos que no resto do país. Quanto ao aluguel, eu moro perto da Paissandu, num aluguel que ficou caro, mas estamos esperando 1) o verãozão acabar (mudar sem ar condicionado não dá); 2) os preços baixarem ainda mais pra mudar de ap. Acho que chegaremos ao ponto de conseguir outro 3 quartos com 2 vagas pela metade do que pagamos atualmente no aluguel, quiçá num bairro próximo que tem mais oferta de aps novos (Botafogo). Esse tipo de ap na região está baixando e em seguida saindo de oferta no Zap quando o anúncio chega entre 3mil e 3,5mil, o que ainda é muita grana em comparação com outras capitais, acho que estão fechando abaixo do preço pedido.

        0
    • BolhistaBR 8 de março de 2016 at 15:04

      quase fechei um em Copa por 1500, já com um descontinho que o proprietário aceitou de pronto.
      Me arrependi e não fechei.
      Daqui a pouco ofereço 1300.

      5+
  • Azufre 8 de março de 2016 at 11:12

    M Odebrecht – 19 anos de cadeia

    😀

    Que peguem todos!

    29+
    • CarlosL 8 de março de 2016 at 11:21

      Destruir email sondas foi um pouco mais devastadora…

      9+
    • Awulll 8 de março de 2016 at 11:27

      Ficou quietinho!
      Que bonitinho!
      Lula agradece!

      16+
      • Azufre 8 de março de 2016 at 11:42

        Ainda pode receber uma pena maior, pode diminuir o estrago ajudando a justiça

        4+
        • Soy Bananes 8 de março de 2016 at 12:04

          Tá na hora de abrir o bico. Ou tá com medo de virar o novo Celso Daniel

          9+
  • Abestado abc 8 de março de 2016 at 11:25

    E lá vamos nós….

    Caixa anuncia lucro de R$ 7,2 bilhões e medidas para crédito imobiliário

    Fatia de financiamento de imóvel usado sobe de 50% para 70%.

    Banco também vai voltar a financiar segundo imóvel.

    http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/03/lucro-da-caixa-economica-sobe-para-r-72-bilhoes-em-2015.html

    11+
    • Awulll 8 de março de 2016 at 11:26

      Problema é achar quem compre.

      9+
      • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 11:56

        CA, com essa medida o governo estaria tentando baixar o preço dos imóveis aos poucos? Pois se houver uma queda no preço por um lado e do outro possibilidade de financiar um percentual maior, a parcela caberia no bolso.

        2+
        • CA 8 de março de 2016 at 12:36

          Cajuzinha,

          Ao contrário.

          Quanto maior for a parcela financiável, mais fácil vender, pois a GRANDE maioria das famílias não tem os 50% de entrada.

          Outro ponto que facilita a venda, é usar o dinheiro do FGTS que foi liberado recentemente pelo governo e que tem uma remuneração ainda menor que a da poupança, que deve ser a grande parte da verba com a qual a Caixa está contando para estes financiamentos.

          Quanto mais você facilita a venda, oferecendo juros subsidiados e maiores percentuais financiáveis, mais você estimula o aumento de preços, ou no contexto atual, a manutenção destes preços. Os imóveis usados tiveram uma nova queda de preços em 2015, sob uma base com redução relevante em 2014, em grande parte pela restrição do limite financiável.

          Fizeram isto, mais uma vez, para atender às demandas do segmento imobiliário, pois o limite de 50% do usado prejudicava inclusive a venda de novos, na situação em que o potencial comprador do novo precisava primeiro vender seu usado. Precisa ver quantos financiamentos serão concedidos para imóveis com preços até R$ 750 mil que é o limite do SFH nos grandes centros, esta era outra demanda do segmento imobiliário, que se sentia “estrangulado” nesta faixa de preços, pela falta de crédito imobiliário “barato e farto”.

          De qualquer forma, a liberação de R$ 21,7 bi do FGTS, embora pareça um número “impressionante”, contrasta com os mais de R$ 16 bi só da fatia do SBPE em que a poupança ficou negativa em janeiro e fevereiro (verba que deixou de ficar disponível para o crédito imobiliário com verba da poupança). Por enquanto a captação liquida aumentou mais de R$ 1,5 bi no começo de março, mas normalmente o mês começa positivo (muitos tem aplicação programada de forma automática relacionada a salário recebido no quinto dia útil, ou acabaram de receber salário no último dia útil de mês anterior e aplicam no início do mês).

          Outro ponto é que aumentando o limite financiável, o dinheiro disponível para a CEF para o crédito imobiliário dura menos, ou seja, poderão fazer menos financiamentos do que aquela estimativa MALUCA que fizeram (falaram em 140 mil imóveis financiados que teriam preço médio de R$ 155 mil, algo inimaginável em meio a nossa bolha imobiliária).

          Temos que observar o quanto os compradores estarão habilitados e interessados em entrar em um financiamento imobiliário neste momento e como será o comportamento dos bancos privados. A CEF sozinha, por mais que tenha pressão do governo, não consegue carregar 100% do mercado “nas costas”, os bancos privados precisariam estar menos temerosos quanto a inadimplência e os compradores menos temerosos quanto ao desemprego e perda de renda, algo muito pouco provável.

          17+
    • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 11:49

      “”A cota de financiamento de imóveis é um dos fatores que mais impactam a demanda. Quanto maior a cota, maior o número de interessados”, afirmou.”

      0
      • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 11:51

        “”Com essas medidas, a Caixa vai elevar a quantidade de contratações neste ano em mais 64 mil unidades, 13% em relação ao total antes previsto”, disse Miriam.”

        0
      • Libertario 8 de março de 2016 at 11:53

        Realmente esse é UM dos fatores.

        Mas e o endividamento das familias ?

        2+
    • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 12:06

      Dúvida: é 70 ou 80%

      “Segundo o banco, o aumento da fatia financiável de imóveis usados para até 80% de seu valor deve alavancar o mercado imobiliário para os segmentos das classes média e alta. ”

      http://www.financista.com.br/noticias/caixa-anuncia-novas-medidas-para-credito-imobiliario

      0
      • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 12:13

        Acho que é 70% mesmo:

        “Segundo Miriam, a cota de financiamento de imóvel usado, atualmente em 50%, passará a 70%. “A cota
        de financiamento do imóvel é um dos fatores que mais impactam na demanda”, afirmou. Com isso,
        Miriam Belchior acredita que haverá um impacto positivo também no mercado de imóveis novos,
        principalmente nas classes média e alta. “A compra do imóvel novo implica na venda do imóvel usado”,
        disse.”

        http://www.valor.com.br/financas/4471002/caixa-muda-regra-e-ira-financiar-ate-70-de-imovel-usado

        0
        • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 12:14

          kkkkkk

          “Para clientes do setor público, o teto chega agora a 80%”

          http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1747583-caixa-eleva-de-50-para-70-o-financiamento-de-imovel-usado.shtml

          2+
    • Number0101 8 de março de 2016 at 13:10

      Pra quem achava que a bolha não fosse estourar, mas esvaziar, preparem-se, pq com isso vai demorar um pouquinho mais talvez uns 2 anos, mas a bolha não vai mais estourar.

      Ela vai EXPLODIR ! vai fazer cogumelo que nem bomba nuclear !

      13+
    • Urso 8 de março de 2016 at 13:39

      Não vai mudar nada! A bolha é grande demais.

      3+
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 11:37

    “Como bem define um importante técnico da equipe econômica, se antes já estava difícil acreditar no real compromisso de Dilma com o ajuste fiscal e a reforma da Previdência, agora ficou praticamente impossível. Ao dar tchauzinhos da sacada do apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo, para a claque que a aplaudia, ela explicitou de que lado está. Entre colocar as contas públicas em ordem e garantir o apoio nas ruas contra os que pedem o fim de seu mandato, a chefe do Executivo ficará com os companheiros, ainda que isso provoque mais estragos na economia.”

    “Não por acaso, empresários e investidores estão se apegando a todos os sinais de que o governo de Dilma pode acabar antes do prazo previsto. Apesar de essa probabilidade ser baixa, muitos justificam que é melhor manter a esperança de que isso aconteça do que imaginar que o desastre econômico pode perdurar até 2018. Todos os números da atividade mostram um país em colapso. O primeiro trimestre do ano está caminhando para o fim e os economistas projetam queda de 1,8% em relação aos últimos três meses de 2015, que já foram terríveis.

    A falta de perspectiva para a economia é tamanha, que os mais pessimistas acreditam que o piso para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) passou a ser de 4%. “Com o distanciamento da oposição, da qual o governo vinha se aproximando para tirar o país do atoleiro fiscal, esgarçou-se o combate à recessão e à inflação”, diz Ivo Chermont, economista-chefe da Itaim Asset. Para ele, está ficando cada vez mais evidente que a contração do PIB neste ano será de 4,1%. Isso, é claro, no seu cenário base. “Se houver alguma revisão desse número, será para pior”, avisa.

    Na avaliação de Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Corretora, o tombo do PIB neste ano será de 4,2%. E nem mesmo o possível corte das taxas de juros pelo Banco Central será suficiente para evitar o aprofundamento da recessão. “A resposta do PIB à política monetária é muito pequena”, diz. O mais preocupante, acrescenta Ivo Chermont, é que a inflação continuará muito acima do tolerável para uma economia que, em 2015, fechou com índices de preços próximos de 11%. “Continuaremos afundados num quadro de forte contração econômica com custo de vida em torno de 9%”, prevê.”

    http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/fantasia-para-o-desastre/

    2+
  • Mike Victor 8 de março de 2016 at 11:47

    Bom Dia

    Ótimo momento pra vender imóveis, SQN
    Poderia ter vendido antes mas o governucho só se livra de tranqueiras quando o cinto aperta

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2016/03/07/internas_economia,520953/para-reduzir-despesas-governo-vendera-57-imoveis-da-uniao-em-brasilia.shtml

    União põe 57 imóveis à venda por R$ 152 milhões
    Lote inclui casas, terrenos e apartamentos no Distrito Federal. Interessados em participar da licitação têm até 6 de maio para apresentarem oferta

    A Caixa publicou ontem edital para a venda de 57 imóveis da União no Distrito Federal. A operação faz parte de estratégia definida pelo governo para aumentar as receitas. Nem mesmo as casas funcionais dos titulares da Fazenda e da Casa Civil, na Península dos Ministros, escaparam. A expectativa é de que, com a comercialização das duas residências, além de outros 31 terrenos e 24 apartamentos, o governo abocanhe R$ 152,4 milhões.

    0
  • Julio 8 de março de 2016 at 11:49

    Jeniais, como é que alguém aqui do site nunca percebeu isso?

    Vale complementar que o aluguel está menos de 0,33% do valor anunciado de venda e que aplicações financeiras estão bem acima de 0,50% líquido. Arriscaria dizer que rendimentos em boas aplicações superam em 4 vezes o rendimento com locação, com a vantagem de não ter que pagar percentual para imobiliária nem chamadas de capital.

    5+
    • Julio 8 de março de 2016 at 11:51

      Ah, e bolhudo não tem liquidez.

      3+
  • Julio 8 de março de 2016 at 11:52

    O Kibeloco falando em imóvel da planta para o Lula:

    http://www.kibeloco.com.br/2016/03/08/imovel-na-planta/

    0
  • lamense 8 de março de 2016 at 12:09

    Aparentemente a pose de vítima do setor imobiliário na reportagem do Fantástico rendeu frutos:

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/caixa-anuncia-medidas-para-estimular-setor-imobiliario

    Embora eu ache que nem mesmo assim vai haver demanda para financiamento de imóveis usados…

    6+
  • VictorVQ 8 de março de 2016 at 12:30

    Com a notícia da CAIXA, não seria então esse o momento ideal para vender um imóvel? Considerando que a ampliação do financiamento para 70/80% dos imóveis usados é só mais um pequeno fôlego antes da quebra?

    1+
    • Money_Addicted 8 de março de 2016 at 12:34

      sem duvida eh o momento ideal -> difícil eh encontrar o tolo maior :)

      13+
      • John Horse 8 de março de 2016 at 13:08

        tonto rareia mais num farteia.

        6+
  • CA 8 de março de 2016 at 12:39

    Sobre a notícia relevante, replico parte de resposta à Cajuzinha que ficou muito pra cima:

    Cajuzinha,

    Quanto maior for a parcela financiável, mais fácil vender, pois a GRANDE maioria das famílias não tem os 50% de entrada.

    Outro ponto que facilita a venda, é usar o dinheiro do FGTS que foi liberado recentemente pelo governo e que tem uma remuneração ainda menor que a da poupança, que deve ser a grande parte da verba com a qual a Caixa está contando para estes financiamentos.

    Quanto mais você facilita a venda, oferecendo juros subsidiados e maiores percentuais financiáveis, mais você estimula o aumento de preços, ou no contexto atual, a manutenção destes preços. Os imóveis usados tiveram uma nova queda de preços em 2015, sob uma base com redução relevante em 2014, em grande parte pela restrição do limite financiável.

    Fizeram isto, mais uma vez, para atender às demandas do segmento imobiliário, pois o limite de 50% do usado prejudicava inclusive a venda de novos, na situação em que o potencial comprador do novo precisava primeiro vender seu usado. Precisa ver quantos financiamentos serão concedidos para imóveis com preços até R$ 750 mil que é o limite do SFH nos grandes centros, esta era outra demanda do segmento imobiliário, que se sentia “estrangulado” nesta faixa de preços, pela falta de crédito imobiliário “barato e farto”.

    De qualquer forma, a liberação de R$ 21,7 bi do FGTS, embora pareça um número “impressionante”, contrasta com os mais de R$ 16 bi só da fatia do SBPE em que a poupança ficou negativa em janeiro e fevereiro (verba que deixou de ficar disponível para o crédito imobiliário com verba da poupança). Por enquanto a captação liquida aumentou mais de R$ 1,5 bi no começo de março, mas normalmente o mês começa positivo (muitos tem aplicação programada de forma automática relacionada a salário recebido no quinto dia útil, ou acabaram de receber salário no último dia útil de mês anterior e aplicam no início do mês).

    Outro ponto é que aumentando o limite financiável, o dinheiro disponível para a CEF para o crédito imobiliário dura menos, ou seja, poderão fazer menos financiamentos do que aquela estimativa MALUCA que fizeram (falaram em 140 mil imóveis financiados que teriam preço médio de R$ 155 mil, algo inimaginável em meio a nossa bolha imobiliária).

    Temos que observar o quanto os compradores estarão habilitados e interessados em entrar em um financiamento imobiliário neste momento e como será o comportamento dos bancos privados. A CEF sozinha, por mais que tenha pressão do governo, não consegue carregar 100% do mercado “nas costas”, os bancos privados precisariam estar menos temerosos quanto a inadimplência e os compradores menos temerosos quanto ao desemprego e perda de renda, algo muito pouco provável.

    10+
    • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 16:13

      CA, concordo com você que aumentar a quantia a ser financiada é uma forma de possibilitar que mais pessoas comprem o imóvel, pois a entrada fica menor, mas não podemos esquecer a realidade atual, especialmente no que pertine à perda do poder de compra das pessoas, conforme demonstrado abaixo.

      “Entre 2011 e 2015, o Grande ABC viu as classes de consumo A e B perderem 81.649 pessoas, número equivalente a quase duas vezes a população de Rio Grande da Serra. Isso quer dizer que, a cada dia, 44 indivíduos caíram na pirâmide financeira na região. O aumento do desemprego é uma das principais explicações para a diminuição da renda e, consequentemente, no poder de compra.”

      http://www.dgabc.com.br/Noticia/1811818/classes-a-e-b-da-regiao-perdem-81-6-mil-pessoas-de-2011-a-2015

      0
      • CA 8 de março de 2016 at 18:12

        Cajuzinha,

        Sim, concordo com você, sem dúvida que a medida do governo é para atender ao pleito do segmento imobiliário para tentar aumentar vendas, mas eles “esqueceram de combinar com os russos”, pois os compradores potenciais ficarão cada vez mais escassos e ainda, como coloquei em outros comentários, o que eles colocam a mais em verba do FGTS, não irá cobrir provavelmente nem o rombo da verba da poupança (SBPE) do período de janeiro a março, ou seja, não resolve nada, porque fica faltando todo o resto do ano sem verba.

        Coloquei dois comentários mais a frente neste tópico, um com gráfico para demonstrar aquela queda vertiginosa na concessão de crédito imobiliário com base no SBPE que ocorreu em janeiro e que você já tinha publicado a notícia aqui (caiu 69% comparado a janeiro/2015) e em outro, também em resposta a seu comentário, uma “conta de padaria”, para demonstrar que o quanto estão disponibilizando para imóveis acima de R$ 225.001 até R$ 750.000 deve representar em torno de uns 3% de toda a oferta nesta faixa, sendo que o quanto perderam de verba do SBPE (poupança) para financiamento desta mesma faixa de preços é MUITO mais do que isto, ou seja, o gargalo do crédito imobiliário não para de crescer, juntamente com a crise, portanto, estas tentativas do governo é como tentar enxugar gelo, não vão chegar a lugar nenhum, no máximo fazem uma “média” com o segmento imobiliário, mas não resolvem em nada os problemas típicos de toda explosão de bolha imobiliária.

        0
  • leo_na_estrada 8 de março de 2016 at 12:49

    ou seja, jogaram mais gasolina na bolha…que talvez fique inflada e somente desinfle com a entrada de um governo com o minimo de responsabilidade fiscal…
    confere?
    e o reflexo disso nos aluguéis?

    4+
    • mestre dos magos 8 de março de 2016 at 13:06

      Aluguel não se financia, logo não sofre tanto esse efeito.

      6+
    • CA 8 de março de 2016 at 13:40

      Leo,

      Fizeram muito mais que isto em 2012 e em 2013 vimos queda de preços de 35,5% em Brasília, 25% em São José dos Campos, 17% para 3 dormitórios em São Paulo e assim por diante.

      Não está desinflando, os números acima e vários outros são de explosão.

      Observe o que coloquei acima e venho comentando há semanas aqui no blog: R$ 21,7 bi do FGTS cobre muito pouco do ROMBO da poupança, vai faltar muito crédito imobiliário, mais do que já faltou em 2015 quando vimos redução relevante no crédito imobiliário concedido e nos preços de vendas REALIZADAS, preços negociados (no acumulado de 24 meses, preço de usados caiu 29% em termos nominais.

      Tem ainda o que coloquei acima e reforço: a CEF sozinha não resolve tudo, outros bancos estão cada vez mais temerosos e percebendo a inadimplência crescente, assim como os potenciais compradores, que dentre aqueles que estão realmente habilitados para o crédito imobiliário, são os mais temerosos quanto ao desemprego e perda de renda.

      Como sempre a CEF está cobrindo um santo para descobrir o outro: quanto mais voltarem a facilitar para financiar usados, menos sobrará para novos, o fato é que não há o suficiente para todos, sem contar o que coloquei no parágrafo anterior e é bem impactante.

      6+
      • Lucas 8 de março de 2016 at 13:55

        CA
        aaonde acharam folego pra mais essa assoprada na bolha +furada que queijo suiço???
        será só marketing???

        me parece que esse movimento é pressão das proprias cosntrutoras estocadas de imóvel usado.

        4+
        • CA 8 de março de 2016 at 14:07

          Lucas,

          Crédito imobiliário concedido em Janeiro de 2016 com verba da poupança teve queda de 69% comparado a Janeiro de 2015, você faz ideia do tamanho da queda e impacto para o segmento imobiliário???

          As construtoras ainda não estão com super estoque de usados, não é o caso.

          A reação do governo é natural e repito pela terceira vez na sequência so neste tópico (talvez agora alguém leia), este valor de R$ 21 bi é absolutamente insuficiente, só de janeiro a fevereiro a poupança perdeu mais de R$ 16 bi…

          4+
          • Lucas 8 de março de 2016 at 14:15

            tá mas daonde vem esse dinheiro???
            digitou-se daonde?

            concorda que elevar pra 75% a parcela financiável vão precisar de mito dinheiro pra suportar esta decissão
            muito dinheiro mesmo, vem daonde?
            20 bi é pinto, são centenas de bi pra desovar tudo

            5+
            • Minions 8 de março de 2016 at 15:12

              “Haverá crédito, mas não quem o tome”
              Tem crédito para veículos, mas os estoques só aumentam. Com imóveis, acredito que mesmo que a CEF financie 90%, o estrago já está feito. Só se fala na queda dos preços de imóveis, mesmo nos círculos de “não bolhistas”. Quem tem um pouco de reserva financeira, vai esperar. E aqueles que não esperarem, o motumbo os aguarda.

              4+
              • Lucas 8 de março de 2016 at 15:36

                kkk me resmpodeu com minha própria frase, disse isso em 2011 que seria o ultimo estágio, rs,
                poisé, segue a fantasia

                6+
                • Rolde 8 de março de 2016 at 15:48

                  Talvez surta efeito contrario,pois a galera pode entrar em desespero e começar a baixar os preços.Já recebi pelo wats ofertas desesperadas,informando que a caixa voltou a financiar.

                  2+
            • CA 8 de março de 2016 at 15:44

              Lucas,

              Digitou-se da onde? kkkk Várias e várias vezes, só na sequência acima foram algumas delas, vejamos:

              Copiar e colar, do que consta 2 comentários acima: “R$ 21,7 bi do FGTS ”

              Estes R$ 21,7 bi do FGTS, tenho falado a respeito em praticamente todos os tópicos, alguns comentários por tópico. Agora que está sendo somente OPERACIONALIZADO o que já foi informado pelo governo SEMANAS atrás e sobre o que já falo por aqui quase que diariamente, está todo Mundo “surpreso” e começa tudo de novo a argumentação de que é a “salvação da lavoura” e daí tem que repetir a mesma ladainha de sempre e por aí vai.

              A única novidade é o uso desta verba para aumento do que será possível financiar de usados, ou aproveitar isto para liberar mais do SBPE (poupança), esta é a única “novidade”, mesmo assim já tivemos um usuário do blog que tinha cantado esta bola algumas semanas atrás.

              Olho outro exemplo bem próximo, no primeiro comentário da sequência acima coloquei: “Outro ponto que facilita a venda, é usar o dinheiro do FGTS que foi liberado recentemente pelo governo e que tem uma remuneração ainda menor que a da poupança, que deve ser a grande parte da verba com a qual a Caixa está contando para estes financiamentos.”

              Você também encontrará replicado o mesmo assunto em artigos de diferentes jornais falando sobre isto e mencionando a fonte. Alguns com muito mais detalhes, veja comentários mais abaixo.

              2+
  • Mr.Brightside 8 de março de 2016 at 13:14

    CVR
    não tem haver com imóvel porem tem a haver com crise
    entre parentes, casais de amigos, conhecidos foram 15 separações de namoros casados e noivos
    isso só neste ano
    casais que vi felizes ano passado e que o relacionamento não sobreviveram a 2016, a maioria se desfez por questões financeiros e mudanças de planos

    27+
    • Duas Barras 8 de março de 2016 at 13:39

      No meu caso já é ao contrário…. Casamentos, namoros e principalmente gravidez de conhecidos estouraram ultimamente… Talvez seja por conta da idade e pela “liberdade” de sair de casa! (Sair de casa pra casar, vai entender). Porem, muito ninho do amor definhando por falta de $$$$…

      10+
      • Money_Addicted 8 de março de 2016 at 14:19

        eu sou pobre e nao gosto de ser pobre kkk…..como posso esperar q alguem goste d mim :)

        11+
  • Alemon Fritz 8 de março de 2016 at 14:03

    Com a ampliação, o orçamento do FGTS para este ano passa de R$ 83 bilhões para R$ 104,7 bilhões. O fundo financia obras de infraestrutura .
    Os R$ 21,7 bilhões a mais serão distribuídos em duas linhas de investimento. Na primeira, R$ 11,7 bilhões serão para investimentos tradicionais na habitação, sendo R$ 8,2 bilhões para o FGTS Pró-Cotista.

    A segunda linha de investimento será de R$ 10 bilhões para Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), de modo a estimular a construção civil no país.
    http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=2876668

    1+
  • Sevilha 8 de março de 2016 at 14:23

    Boa Tarde Mukiranas de plantão.
    Tenho uma dúvida:
    Eu comprei uma casa a 4 anos por R$215.000,00, gastei mais um tanto com reformas e agora se eu vender hoje por R$425.000,00 por exemplo e não comprar e ir para o aluguel eu terei que pagar algum imposto? Sei que se comprar outra logo em seguida não paga.

    2+
    • BolhistaBR 8 de março de 2016 at 14:26

      tem o ganho de capital, né? 15% se não estou errado.
      se for deixar na poupança parado, acho que tem um tempo máximo tbm.
      Mas estou meio desatualizado.

      3+
    • eam 8 de março de 2016 at 14:33

      Se vender e ficar com a grana tem os 15% de IR q devem ser pagos até o último dia útil do mês seguinte ao da venda, ou então pode usar a grana pra comprar outro bolhud.., ops, imóvel em até 180 dias.

      3+
      • Sevilha 8 de março de 2016 at 14:45

        Mas não tem uma faixa de isenção desse imposto?

        1+
        • Sevilha 8 de março de 2016 at 14:54

          Achei isso na net confere?

          Temos algumas situações para que não haja o pagamento de IR:
          – ùnico bem
          – valor inferior a 440k
          – não ter feito nenhuma compra e venda durante 5 anos.

          4+
          • eam 8 de março de 2016 at 14:59

            Parece q é isso msm, Sevilha, achei a msm informação em: http://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/duvidas/vendi-um-apartamento-com-muito-lucro-vou-ter-de-pagar-muito-ir.htm

            4+
          • JonassBR 8 de março de 2016 at 20:58

            Baixe o programa GCAP na pagina da REceita e simule seu imposto a pagar.
            Vc precisa inserir a data da compra do imovel que consta da escritura- valores etc.
            A isencao vale no caso de unico imovel, valor ate 440k, ou se for usaro valor total em aquisicao de outro imovel residencial no periodo de 6 meses (e essa isencao só pode ser utilizada a cada 5 anos).
            Vc paga 15% sobre o ganho de capital, com algumas deducoes meio que proporcionais ao tempo de posse do imovel.

            1+
    • Margarida 8 de março de 2016 at 16:29

      Acho que você pode descontar do ganho de capital seus gastos com a reforma.

      1+
    • Pantaneiro_cba 8 de março de 2016 at 18:25

      Baixa o programa do IR e coloca lá em alienação de bens os dados(valor comprado e data/valor vendido e data), o programa trará várias Leis específicas que irão baixar a base de cálculo ou isentar a operação.

      1+
  • Marc 8 de março de 2016 at 14:42

    A Caixa teve o dom 😛

    0
  • Duas Barras 8 de março de 2016 at 14:44

    CVR – Positivo pelo menos…

    Amigo meu comprou um terreno por R$ 40 mil e investiu mais 40 mil fazendo 8 “apartamentos” de blocos de concreto.
    Faz-se um galpão com blocos, de 2 andares, e as divisorias internas de divisorias de escritorio (estilo americano). De um apartamento pro outro usou camada dupla de divisórias, e no fundo dos superiores Blindex…
    Apartamentos de 3 mts por 10 mts de fundo…

    Aluga cada um por R$ 300,00….. todos os 8 estão alugados….

    bom retorno mensal….

    9+
    • Bruno.12 8 de março de 2016 at 15:00

      Jogou dinheiro fora…com esses 80 mil, em uma LCI de 100% do CDI, ele faria mais do que esses 2 e pouco de aluguel/mês.

      0
      • bhbolha 8 de março de 2016 at 15:06

        acho que não. A cem porcento ele teria um retorno de uns mil por ae.

        5+
        • Duas Barras 8 de março de 2016 at 15:10

          2600 de alguel por mes ele tem de retorno… não sei qual LCI daria mais disso com 80 mil.

          OBS: Gastou 40 mil nos “apartamentos” porque comprou, blocos comprados de uma empresa que tinha em estoque… mao de obra foi ele e o pai dele na unha…. As divisorias conseguiram com preço bom… piso bem furreca mesmo…. custo bem baixo… Cobram 50 de condomínio pra cada apartamento por conta do portão eletronico e cerca eletrica…

          Achei bom investimento…

          8+
          • Bruno.12 8 de março de 2016 at 15:14

            Ah sim, ele não contratou ninguém para construir, etc. Com esses dados, concordo contigo.

            2+
            • baburu 8 de março de 2016 at 17:09

              Pelo contrário: melhor apenas gastar 80k do que gastar 80k e ainda por cima ter que trabalhar na obra.

              1+
    • JJJ_brasilia 8 de março de 2016 at 15:43

      Duas Barras,

      gostei do investimento, tá legal, mas tem que contabilizar a mão de obra do cara e do pai dele, pois no tempo em que construíram os aps poderiam estar ganhando dinheiro em outra coisa, mas de qualquer modo tá muito bom, é um salário mensal de R$ 2.600,00, é uma renda passiva, dá um trabalhinho administrar, mas é pouco tempo gasto.

      Pergunta: em qual cidade, é em Duas Barras RJ?

      Aqui em Brasília é difícil fazer um esquema destes, os terrenos tem definição de ocupação quando são vendidos pelo governo, é aquele tipo de negócio em que você compra, paga, mas quem decide o que será feito é o governo.

      Mas gostei do seu relato, bom investimento, vamos comparar?

      R$ 80.000,00 em Tesouro IPCA + juros semestrais: 320 por mês + IPCA

      R$ 80.000,00 em BBAS 3 (R$ 20,00): 4.000 ações, rendimento de dividendos: R$ 1,20 por ação = R$ 4.800,00 por ano, dividido por 12 = R$ 400,00 por mês.

      Não gosto de comparar com 100% da Selic, pois a conta perde valor para a inflação.

      Não sei o trabalho que deu e se com todas estas economias não podem vir a dar despesas posteriores, principalmente no que se refere as divisórias e serviços hidráulicos e elétricos que podem dar dor de cabeça se não forem bem feitos.

      Para a conta ser 100% lógica, teríamos que ver quanto sairia a construção bem construída, poderia ser de bloco, by Rosinha, mas com paredes e o preço da mão de obra materiais normais para um obra assim, mas gostei.

      4+
      • Duas Barras 8 de março de 2016 at 15:53

        Sei que o pai dele é aposentado e ele estava recebendo seguro desemprego no tempo da obra….

        Sempre, SEMPRE há bons investimentos a se fazer em imóveis…. porém, nos dias atuais, tem que garimpar muito pra achar…

        Esse terreno qque compraram, era de uma pessoa que mora a 20 anos em Londres… Vendeu porque não aguentava mais tomar multa da prefeitura por mato…. Terreno que pedem no local 90 mil…..

        5+
      • Duas Barras 8 de março de 2016 at 15:55

        Obs: Nem sei onde fica Duas BArras – RJ, usei esse nome porque estava escrito na chave de uma moto que eu tinha! kkkkkkkkkkkkkkkkk

        3+
  • Bruno.12 8 de março de 2016 at 14:59

    Banania não aprende nunca…acham que isso pode salvar o país (ou as destrutoras?)
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/03/1747583-caixa-eleva-de-50-para-70-o-financiamento-de-imovel-usado.shtml

    4+
    • FabianoSJC 8 de março de 2016 at 15:07

      Isso não resolve o mais importante , sem renda e sem emprego pode financiar até 95 % que não adianta nada rs

      8+
      • LZ 8 de março de 2016 at 15:20

        Famosa frase: Terá crédito porém não terá quem pegá-lo

        16+
    • CA 8 de março de 2016 at 15:55

      Em janeiro/2016 o crédito imobiliário com verba da poupança (SBPE) teve queda de 69%. Caiu de R$ 9,135 bilhões em janeiro/2015 para R$ 3,295 bilhões em janeiro/2016. Alguém faz ideia do que é uma queda de 69%? Em quantidades de financiamentos, a queda também foi de 69%.

      Uma queda deste tamanho não se deve exclusivamente a falta de verba do SBPE para CEF, certamente faltam também os clientes potenciais com verba para adquirir este crédito imobiliário. É por isto que o Governo está tomando estas medidas DESESPERADAS e fazendo um anúncio por semana para dizer o que ele está fazendo para tentar salvar o segmento imobiliário. É o contrário do que muitos pensam, a casa está desmoronando com esta queda absurda de financiamentos, o governo está tentando colocar umas escoras para não cair de vez! Lembrando: nos últimos 4 meses de 2015 o crédito imobiliário com verba do SBPE teve queda na faixa de 50% e crescente, de novo, um percentual absurdo de queda, por isto o grau de desespero nas ações do governo, eles querem a todo custo conter pelo menos uma parte desta sangria desatada, não é isto que salva o segmento imobiliário e impede sua derrocada, é band-aid para conter hemorragia!

      7+
  • JJJ_brasilia 8 de março de 2016 at 15:45

    CVR

    Banco do Brasil pagando hoje 80,25% do CDI na LCA, pode isto produção? Rumando para o TD!!!

    3+
    • Awulll 8 de março de 2016 at 16:18

      Já tava assim faz tempo.
      Se acha isso ruim, dá uma olhada na LCI então.

      1+
    • Sml26 8 de março de 2016 at 16:35

      Pois é, fiquei sabendo disso ontem e acabei de tirar os recursos. Hoje acho que o único investimento que tá valendo no BB é o fundo cambial. No meu caso tirei tanta grana do BB que vou começar a pagar as salgadas taxas e talvez mudar para conta digital.

      2+
    • Pao de queijo com cafe 8 de março de 2016 at 16:49

      Tá ruim mesmo heim………

      0
    • CA 8 de março de 2016 at 16:57

      JJJ_brasilia,

      BB e CEF com péssimas taxas, o primeiro para LCA, o segundo para LCI, por que? Querem oferecer um crédito um pouco mais barato para agricultura e aquisição de imóveis com uso do saldo destas aplicações de LCA e LCI, ao mesmo tempo, esperam conter a migração da poupança para estas aplicações (a diferença no rendimento fica menor), de forma a novamente beneficiar agricultura e segmento imobiliário com mais verba com baixos juros vindos da poupança e disponível para fornecerem financiamentos. Do lado da poupança, lembrar que a sangria desatada que se iniciou em 2015 está piorando em 2016.

      Eles não estão nem um pouco preocupados com possíveis efeitos colaterais destas medidas, se fosse um banco privado teriam esta preocupação quanto a migração para TD e possível “desbancarização” (sic) que a XP já faz até propaganda, ou com a perda de clientes para outros bancos, mas como seguem exclusivamente as ordens do Governo, como a Petrobrás fazia ao reter o aumento do combustível ou como aconteceu com a tarifa de energia elétrica, então o que interessa é beneficiar outros setores, mesmo que prejudique os negócios destes bancos.

      Isto é uma ínfima parte de todos os prejuízos gerados para diversos outros setores para privilegiar em especial o segmento imobiliário.

      7+
      • JJJ_brasilia 8 de março de 2016 at 19:08

        Realmente CA, estou desbancarizando os investimentos, se ele não tratam bem o meu dinheiro, eu vou atrás de que o faça e o TD tá melhor.

        2+
    • Leonardo M. 8 de março de 2016 at 23:45

      Isso é porque não tem mais 666 para pegar empréstimos. Logo o banco perde o apetite em remunerar nos bolhistas opressores que amamos juros todo mês.

      Mas sem problemas, sempre alguém vai precisar de dinheiro para se sustentar. E quem precisa hoje é o governo Federal…

      0
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 16:22

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/03/08/internas_economia,741492/fipezap-critica-caixa-por-volatilidade-nas-regras-para-credito-imobili.shtml

    2+
    • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 16:23

      “Apesar da intenção da Caixa em estimular o mercado, o problema do setor não está apenas na disponibilidade de crédito, mas também na demanda por unidades residenciais, afirmou o especialista da FipeZap. “As pessoas estão com dificuldades no mercado de trabalho e falta confiança para aquisição de um imóvel”, afirmou. “O impacto da medida da Caixa não vai ser completo, pois é preciso resolver a demanda também, embora o banco não tenha grande influência sobre isso”, afirmou.”

      4+
      • CA 8 de março de 2016 at 16:40

        Cajuzinha,

        Sobre a “crítica” do FIPE Zap, afinal de contas, ele é um índice imparcial de preços ou uma parte do segmento imobiliário que está DESESPERADA e não consegue conter seu desespero frente a REALIDADE???

        Estranho alguém que deveria ser imparcial para exercer seu trabalho de construção de um índice de preços estar criticando porque não ajudam eles a aumentarem o preço, não é mesmo?

        Aliás, porque se preocupar com apenas um banco, se temos tantos outros ávidos por este crédito imobiliário “tão seguro” como eles dizem? Por que só um banco PÚBLICO entra de cabeça e sustenta todo um segmento, se a nossa situação para o crédito imobiliário é tão “normal”? Muitos atos falhos em apenas um artigo, não é mesmo?

        Ah e por que estão desesperados e cheios de mimimi?

        Peguei um gráfico do BACEN para deixar mais visual. Como o acesso ao sistema do BACEN é um pouco mais complicado, tirei um print screen e coloquei alguns comentários em cima. Vejam no gráfico mais abaixo, que a concessão de crédito imobiliário em janeiro/2016 foi a menor desde mar/2011 (nesta consulta não tinha dados anteriores), independente do mês que você analisa. Isto só reforça porque o pessoal “imparcial” do FIPE Zap está inconformado com a “volatilidade da Caixa quanto a regras do crédito imobiliário” e porque nem eles conseguem mais enganar que não é apenas uma questão de falta de crédito, mas também de falta de compradores:

        http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Crédito-imobiliário-concedido-em-janeiro2016-BACEN.png

        6+
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 16:44

    “Atividade de construção imobiliária cai 5,1% em fevereiro, diz Tendências

    Notícia Publicada em 08/03/2016 14:01

    Atividade segue em retração, sem perspectiva de reversão diante da trajetória negativa dos principais condicionantes do mercado imobiliário”

    http://www.financista.com.br/noticias/atividade-de-construcao-imobiliaria-cai-5-1-em-fevereiro-diz-tendencias

    3+
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 16:59

    “CRI

    Souza disse que o banco já tem lastro para a emissão da primeira tranche de CRIs, de R$ 2,68 bilhões até 31 de maio. Outros R$ 2 bilhões serão emitidos até 31 de agosto e mais R$ 2 bilhões até 30 de novembro. De acordo com ele, essa medida tende a aquecer e atender à demanda por imóveis no segmento de média e alta renda.

    O executivo informou que os imóveis enquadrados na primeira tranche são de até R$ 750 mil nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e até R$ 600 mil nos demais Estados.

    Na segunda e terceira tranche, 60% dos recursos levantados por meio dos CRIs serão destinados a imóveis dos limites do FGTS, ou seja, até R$ 225 mil; e 40% para imóveis nas condições da primeira tranche.”

    http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/671449/caixa-ofertara-r-7-bilhoes-em-credito-imobiliario-na-linha-pro-cotista/

    2+
    • CA 8 de março de 2016 at 18:02

      Cajuzinha,

      Ah, tá fácil, vão ajudar “muito” quando comparado com a oferta nesta faixa de preços (ironic mode on).

      Fazendo uma “conta de padaria”:

      Só no imovelweb.com temos 109.467 apartamentos anunciados com preços entre R$ 225.001 e R$ 750.000, exclusivamente para a cidade de São Paulo, ou seja, representam uma necessidade de verba que varia de R$ 24,6 bilhões a R$ 82 bilhões, ou seja, estes relevantes R$ 4,3 bi destinados a faixa acima de R$ 225.001 até R$ 750.000 que vão ser concedidos gradualmente para TODO O BRASIL até novembro/2016 serão então o suficiente para atender entre 5% e 17,5% da oferta só de apartamentos e só da CIDADE DE SÃO PAULO, falando dos anúncios de apenas um site. Vai ficar faltando uma verba do crédito imobiliário tão baratinha quanto esta para algo entre 82,5% dos imóveis e 95% dos imóveis só falando da cidade de São Paulo, sem contar o resto do BRASIL. Se pegarmos o montante de imóveis anunciados no Brasil como um todo, esta “fantástica” verba disponibilizada com recursos do FGTS deve ser o suficiente para algo em torno de uns 3% do total de anúncios nesta faixa de preços (até R$ 750 mil nos grandes centros, até R$ 600 mil nos demais), é isto que vai atrasar significativamente a explosão da bolha imobiliária?

      Legal como colocaram no “artigo” acima: “esta medida tende a atender e aquecer a demanda por imóveis no segmento de média e alta renda”, claro, pegando 3% do total da oferta dentro deste patamar de valores, com certeza vai aquecer muito, não é mesmo (rs)?

      Ah, isto porque nem considerei o pequeno detalhe que esta mesma faixa de preços é a que mais sofre com a falta de verba da poupança e financiamentos via SBPE, que estão sendo direcionados preferencialmente para imóveis de preços mais baixos, para fazer o “dinheiro render”, afinal a poupança não para de sangrar, ou seja, este montante a mais de verba do FGTS não vai cobrir sequer o aumento no buraco da verba do SBPE, quanto mais prover algum “aquecimento de demanda”. Sem falar que cada vez mais faltarão compradores habilitados em virtude do aumento da crise. É, estas reportagens pagas ficando cada vez mais distantes do Mundo REAL.

      3+
  • Krusty 8 de março de 2016 at 17:40

    Sevilha

    Achei isso na net confere?

    Temos algumas situações para que não haja o pagamento de IR:
    – ùnico bem
    – valor inferior a 440k
    – não ter feito nenhuma compra e venda durante 5 anos.

    3+

    Se tiver também um automóvel já não é considerado um único bem?

    1+
    • odorico 8 de março de 2016 at 21:08

      Acho que é único bem imóvel.

      1+
      • Giqqs 8 de março de 2016 at 22:07

        Já usei duas vezes. Só bem imóvel. Se for único bem. Só tomar cuidado que só pode usar dessa isenção 1 vez a cada 5 anos. Na hora de dar baixa do imóvel, coloquei R$0,00 e escrevi na descrição que o imóvel havia sido vendido por X reais e que estava usando da isenção. E coloquei o dinheiro da venda no investimento.

        0
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 18:58

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2016-03-08/crise-estado-nao-garante-pagamento-dos-servidores-amanha.html

    2+
  • Cajuzinha 8 de março de 2016 at 19:03

    “Apesar do ânimo de alguns representantes do setor com as medidas, o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Lúcio Delfino, disse que os impactos das mudanças nos financiamento da Caixa devem ser limitados. Para ele, a medida está longe de resolver o fôlego do mercado imobiliário e não vai ter impacto relevante a ponto de provocar aumento de preços ou das vendas.

    Delfino lembrou que, no ano passado, o preço dos imóveis registrou queda real de preços. De acordo com o Índice FipeZap, o valor anunciado do metro quadrado subiu 1,32% em 2015, enquanto a inflação medida pelo IPCA ficou em 10,67%.”


    Já o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, ressaltou que o efeito disso pode acabar sendo ambíguo, porque um aumento no porcentual de financiamento também significa elevação do valor da prestação. Mas, no fim das contas, ele acredita que os efeitos são mais vantajosos. “Quem possui 30% do valor do imóvel poderá dar uma entrada”, disse.”


    Para Marcelo Tapai, sócio do escritório Tapai Advogados, “o fator mais importante no momento é a questão da confiança, e não a liberação de crédito”. Tapai cita que, em um momento de juros altos e queda do preço de venda e aluguel, os consumidores podem fazer as contas e acabar optando pelo aluguel.”

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,crise-deve-limitar-efeito-de-estimulos-da-caixa-ao-credito-habitacional,10000020182

    2+
  • rodrigosp 8 de março de 2016 at 19:43

    Enviando alguns Trolls por e-mail aguardando a hora do rodízio, mas eles são insistentes mesmo, 97m2 no Panamby , fase “em obra” 890k!!!
    Nossa, mas que região nobre!!!!

    Santa Cruz 85m, 850 mil, “Mas esse sábado temos uma promoção especial, 670k…”

    Dá vontade rir, mas com a minha risada eu não passo vontade, então dei risada mesmo…

    5+
  • SampaBoy 8 de março de 2016 at 20:49

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/08/mendes-junior-entra-com-pedido-de-recuperacao-judicial.htm
    comecou a quebradeira do imperio do tijolo

    5+
  • Palmeirense Bolhudo 8 de março de 2016 at 20:55

    PLOC no Jornal Nacional, a CEF mudou o financiamento, agora vai, SQN

    4+
    • CA 8 de março de 2016 at 21:25

      Palmeirense Bolhudo,

      Impressionante a cara-de-pau deste pessoal do segmento imobiliário.

      Na reportagem o presidente do CRECI SP declarou que os alugueis subiram em novas contratações em 65%, o que “provava” que as pessoas tinham dinheiro para pagar um financiamento, porque o preço do aluguel era igual ao das prestações de imóveis e portanto, faltaria só o dinheiro da entrada.

      Vamos ver uma AMOSTRA do grande conjunto de mentiras deslavadas que constam acima:

      1) O volume de aluguéis está bombando em São Paulo??? Vejamos o que o próprio presidente do CRECI SP diz na página 2 do relatório de dezembro/2015, destaco uma palavra:

      “As devoluções de imóveis CONTINUARAM em número superior ao de novas locações.”

      O que ele “esqueceu” de dizer, mas consta nos relatórios do CRECI SP, é que as pessoas estão buscando aluguéis mais baratos, o que faz com que aumente o número de novos contratos, no entanto, os cancelamentos de aluguéis estão sendo cada vez maiores em relação às novas contratações! Em outras palavras, a distorção entre oferta e procura de alugueis não para de crescer, por isto que os preços de alugueis não param de cair, junto com a vacância que não para de crescer.

      2) O preço da prestação do financiamento imobiliário é igual a do aluguel e as pessoas podem pagar? Ué, mas se as pessoas sequer estão conseguindo pagar seu aluguel e estão fazendo novos contratos para pagarem menos ou ainda, voltando a morar com parentes e amigos e por isto temos mais cancelamentos do que novas contratações, quem disse que estas pessoas estão conseguindo pagar estes valores? Outro “detalhe”: segundo a própria pesquisa do CRECI SP, cerca de 90% dos aluguéis contratados em São Paulo são no valor de até R$ 2.000,00, só que mais de 70% da oferta de venda é para imóveis com preços acima de R$ 400 mil que mesmo com entrada de “só” 30% e os juros “generosos” que a CEF tem, ainda assim terão prestações mensais que serão o DOBRO do que 90% da população sequer está conseguindo pagar…

      3) Outra grande mentira: a queda das vendas é só por causa do valor da entrada, como disseram na reportagem? Aliás, usaram o cálculo errado, falaram em queda de 20% nas vendas em 2015, foi só de 12%, acontece que o CRECI SP nunca compara com ano anterior que é o correto, eles sempre comparam com a variação de janeiro a dezembro! Em 2014, quando a entrada era de apenas 20%, menor que agora por sinal, a queda de vendas foi de 29%, o recorde de queda de vendas até aqui e sem ter nenhuma relação com a restrição maior da entrada de 2015!

      4) “Esqueceram” também de falar sobre a queda de mais de 29% nos preços médios de venda do M2 de usados nos últimos 24 meses em São Paulo, com base nos preços negociados. “Curioso” que isto foi levantado pelo próprio CRECI SP que tinha o seu presidente dando depoimento. Ah, mas pegava mal falar a verdade e depois, como ele poderia explicar que a maior queda, acima de 22% de queda dos preços, foi exatamente em 2014, quando a entrada era só de 20%??? Como justificar isto, se ele dizia que a queda das vendas e do preço era por causa da maior entrada? Uma mentira vai se enrolando na outra, não é mesmo?

      Tem muito mais mentiras e DESINFORMAÇÃO nesta notícia paga do jornal Nacional, aliás comentei mais acima sobre a verba da CEF e o quanto é insuficiente em relação ao problema, como sempre, aqueles que só assistem a este tipo de jornal estão sendo o tempo inteiro ENGANADOS e na maior cara-de-pau, pois basta ler o relatório de pesquisa do próprio CRECI SP e você já pega um monte de mentiras…

      Falando nisto, segue o link para quem quiser conferir:

      http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2015/pesquisa_capital_dezembro_2015.pdf

      18+
      • JJJ_brasilia 8 de março de 2016 at 23:07

        CA,

        O coRvo mor mentindo mesmo no Jornal Nacional, e o proprietário tentando vender um apartamento a mais de um ano e disse que no prédio em que está vendendo o apartamanto era vendido em 15 dias.

        Só a uma razão para isto, que é o PREÇO está fora da realidade, simples, temos uma Bolha e quanto mais tentar adiar a solução, pior ficará o mercado.

        8+
  • Moreira 8 de março de 2016 at 22:10

    Governo vendido! Está na mão de empreiteiras, cujo maior maior expoente acaba de ser condenado a 19 anos de cela! Não são burros, não desconhecem os efeitos negativos dessas injeções de mais dinheiro nesse setor de construção civil/imobiliário, sabem que muita gente está no osso, que não tem condições de assumir dívidas de longo prazo, sabem do crescimento da inadimplência, sabem que o ramo não gera empregos a ponto de mudar as estatístiscas, sabem que tal medida n]ao salva o país da bancarrota. A única razão dessa liberalidade econômica, via CEF, é pq este governo está na mão dessas empresas. Rabo preso. Cala Boca! Mas também sabem que é totalmente impossível de resolver o problema com a quantia. Tudo isso é só um joguinho: “to te ajudando do jeito que dá… vê se não me cagueta”. Não tem nada de economia, não tem nada de social, não tem nada de emprego, a única razão é a política que está aí, o pethê tentanto se proteger de qualquer jeito. Essa grana é o preço do silêncio. Vão fazer de tudo para manterem o silêncio dessa galera, ao máximo. Por enquanto tem dado certo, ainda que em parte.

    12+
  • maragato 8 de março de 2016 at 22:31

    http://www.zerohedge.com/news/2016-03-08/which-countries-have-highest-default-risk-global-cds-heatmap

    2+
    • mestre dos magos 8 de março de 2016 at 22:52

      Hasta la victoria siempre!

      1+
  • Alemon Fritz 8 de março de 2016 at 23:19

    no jornal
    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/03/caixa-aumenta-limite-de-financiamento-de-imoveis-usados.html

    2+
  • BReakfast 8 de março de 2016 at 23:44

    Brazil e número 6 dos países que tem mais chance de dar calote.

    “http://www.zerohedge.com/news/2016-03-08/which-countries-have-highest-default-risk-global-cds-heatmap

    4+
    • Leonardo M. 8 de março de 2016 at 23:49

      Sim

      Até 2018 vamos ter muita volatilidade em TD, ações, FIIs,etc…

      Eu estou 80% em SELIC e 20% em LTNs e NTBNP 2019 por causa desse problema.
      Se a DilmAnta cair volto com tudo para 2035
      Caso contrário só aplico em Ntnbp 2035 se voltar pros 8%+IPCA

      Eu quero juros opressores de 8%+IPCA de volta!!!!!

      3+
      • BolhistaBR 9 de março de 2016 at 09:29

        se bater nos 7% eu já corro pra 2035.
        Tbm tô em LFT atualmente

        0
  • Alemon Fritz 8 de março de 2016 at 23:59

    kkkk ardam corvos

    Nova novela: corretores agora repudiam inovações no estilo “Uber dos imóveis”
    É previsto que tecnologias de ponta criem desconforto naqueles que se veem para trás diante das novidades
    na “nota de repúdio”, assinada pelo Creci – PR (o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná). Isso porque, no texto “O Uber dos imóveis” se destaca outra previsão: a de que essa profissão pode se tornar ultrapassada.

    http://veja.abril.com.br/blog/a-origem-dos-bytes/nova-novela-corretores-agora-repudiam-inovacoes-no-estilo-uber-dos-imoveis/

    8+
  • Alemon Fritz 9 de março de 2016 at 07:37

    Com crise, volume de captações corporativas caem 69,1% no ano

    menor retorno e menor prazo médio. queda de 90%..
    As emissões ficaram restritas a notas promissórias (que possuem prazos menores) e títulos com alguma garantia, como os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs). Já no bimestre as operações somam R$ 5,534 bilhões, um recuo de 69,1% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.

    Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/com-crise-volume-de-captacoes-corporativas-caem-691-no-ano-18832119.html#ixzz42OuU2uAK

    2+
  • Alemon Fritz 9 de março de 2016 at 07:41

    ou não
    Aposta no Minha Casa ‘blinda’ MRV de crise do setor imobiliário
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,aposta-no-minha-casa-blinda-mrv-de-crise-do-setor-imobiliario,10000020230

    1+
  • Alemon Fritz 9 de março de 2016 at 07:45

    sem efeito
    crise-deve-limitar-efeito-de-estimulos-da-caixa-ao-credito-habitacional,

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,crise-deve-limitar-efeito-de-estimulos-da-caixa-ao-credito-habitacional,10000020182

    2+
    • CA 9 de março de 2016 at 08:58

      Alemon Fritz,

      Sobre o “artigo” acima:

      Não é “só” a crise.

      O que mais limita é a total incompatibilidade entre preço e renda, associado com um nível de endividamento e inadimplência das famílias que já vinha derrubando o consumo e a economia desde antes da crise se tornar visível em 2015, sem contar que os distratos já se tornaram ABSURDOS em 2012, quando atingiram o patamar de R$ 5 bilhões.

      Como referência, a maior queda nos lançamentos de imóveis até hoje foi em 2012, ainda maior do que a que deve ter ocorrido em 2015, assim como outros números de 2012 também foram piores. Alguma influência da “crise de 2015” nos resultados das construtoras em 2012?

      As tentativas do Governo vão se tornando cada vez menos efetivas e como sempre digo, só aumentam o buraco onde estão se enterrando.

      Sobre a abordagem do “artigo”, de novo, invertem causa e consequência.

      3+
      • Alemon Fritz 9 de março de 2016 at 09:35

        valeu, a única desculpa de corvo é a “crise”, isso ajuda a tirar “o deles da reta” pros propriotários não perceberem que foram enganados mais uma vez.( descontos por conta da crise e não da bolha.)

        1+
  • Azufre 9 de março de 2016 at 07:55

    Hoje tem IPCA de fevereiro

    2+
    • L.A. 9 de março de 2016 at 08:47

      Que horas?

      0
      • L.A. 9 de março de 2016 at 08:48

        O preguiçoso achou: 9hs

        1+
  • Cervejeiro Bolhista e Opressor 9 de março de 2016 at 08:37

    CVB

    Ontem estive em São Paulo para resolver algumas pendências (moro em SJ Hell preto) e me hospedei no Ibis Paraíso.

    Como é de praxe no check-in me pediram para efetuar o pagamento.

    Pois bem, o atendente me informou que o valor era de 181 barbosas e me disse que eu poderia DIVIDIR em até 3x.

    Primeiramente tomei um susto, pois nunca “antes na história deste país” nos hotéis em que passei nenhum sequer tinha passado perto de fazer uma proposta dessas.

    Na hora pensei, hummm, ele vai querer me cobrar juros.

    Perguntei então: 3x SEM juros?

    kkkkkkkkkkkkk ele disse que sim.

    Conclusão: PMJ.

    3+
  • L.A. 9 de março de 2016 at 09:01

    IPCA de fevereiro: 0,90%

    IPCA acumulado 2016: 2,18%

    IPCA acumulado 12 meses: 10,36%

    E isso, vamos estimular o consumo, vamos gerar inflação. Salve minhas NTNB que me deixam perder menos!!!

    2+
  • Rolde 9 de março de 2016 at 09:04

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-pode-ter-onda-de-rebaixamentos-em-2016,10000020270

    0
  • Just A Simple Bubble Man 9 de março de 2016 at 09:04

    CVR Off
    É povo bolhista. As coisas continuam degringolando aqui no Trabalho. Já deixei outros CVRs com a história aqui. Empresa público de SP. Chegaram a cogitar redução de Jornada para evitar demissões, mas parece que a primeira tentativa falhou por não haver a adequação. Resultado a diretoria recebeu 5 milhões da GESP para um primeiro lote de demissões (É… a empresa estava sem dinheiro pra demitir. arte porque tem muitos funcionários com 4000 anos de casa, geralmente já aposentados, com rescisões gigantescas). Uma primeira leva com algo em torno de 50 pessoas levaram o facão. Isso no fim do ano passado. Foi chororô do sindicato, do Conselho de Representante dos empregados, começaram com voluntários e depois escolheram os inimigos do rei. OK. Começamos o ano com metas de vendas e projetos para atingir. Porém, com um recesso um pouco mais prolongado devido a acordo de dissídio coletivo ( deixando o mês de janeiro menor) seguido por fevereiro do carnaval e a crise se acentuando é claro, não podia ter dado merda e não faturamos praticamente nada. Resultado? Novo lote de demissões, dessa vez nem a mesma quantidade de dinheiro conseguimos então o número vai ser menor. Reiniciou-se o ciclo de mimimi, que vamos perder um massa técnica primordial e blá blá blá. Tem que pedir uma dotação maior do governo e blá blá bla. Reuniões entre empregados que acabaram em bate boca. Enfim um BBB corporativo grotesco e nenhuma decisão inteligente.
    Pra completar no começo da semana ma das fontes do Rack do nosso Storage queima e estamos sem suporte porque desde outubro estamos tentando fazer pregão e alguém mela a coisa toda. Tivemos que abrir chamado avulso no fornecedor que claro custou mais caro, sob o risco de, sem redundância comprometermos nosso compartilhamento de arquivos e nossas máquinas virtuais. Meu chefe teve que implorar praticamente 15000 para o diretor financeiro. No final do dia ele reuni todos da TI e jogou a real: A empresa chegou a atrasar o INSS, está deixando de pagar o ITU para pagar salários, está com um rombo de 12 milhões em caixa e tem mais 35 nomes que serão revelados hoje para rodar sem nem cumprir aviso prévio. Foram só 35 porque não conseguiram mais dinheiro do governo. Esperam com isso aliviar o caixa, mas sem entrar dinheiro a situação não vai melhorar. Pelo que meu chefe falou, não vai ter ninguém da TI porque a equipe já está muito reduzida (apesar que enxergo espaço pra cortes). Nossas férias, só poderemos tirar antes do vencimento da segunda.

    Com tudo isso comecei a pensar: Já estava imaginando que mais dia menos dia os salários vão começar a atrasar. Penso se saio como voluntário numa eventual próxima lista enquanto a empresa ainda tem dinheiro para pagar os direitos, mas como o mercado de trabalho está péssimo estou em dúvida sobre a melhor opção. Tenho reservas pra me segurar um tempo (em torno de 6-7 meses se a inflação não enlouquecer muito). Tem alguns trabalhos que minha esposa e eu fazemos pela internet que garantem uns trocados, mas prevejo um inverno longo. Tem algo que não cogitei?

    Desculpem o texto longo…

    9+
    • L.A. 9 de março de 2016 at 09:14

      Sou FP Estadual, estou com meu salário atrasado e no mês que vem deverá atrasar, literalmente, tudo. A previsão é recebermos esse mês entre 10-15/mar. Então no mês que vem irá para 20-30/abr. E não se pode esquecer que não recebemos o 13º do ano passado.
      Um dia nosso governador disse que precisamos agradecer que temos estabilidade. Ele foi execrado por isso, mas eu dou razão para ele. Se isso aqui fosse um empresa muitos já tinham rodado para adaptar receitas x despesas.
      Tenho recursos para segurar um bom tempo de atraso salarial, então penso conservadoramente: o mercado está ruim, com crise, feliz de quem tem um emprego.

      3+
      • Just A Simple Bubble Man 9 de março de 2016 at 09:18

        Acho que meus planos vão mudar obrigatoriamente. Segue trecho de e-mail que recebemos a 2 minutos atrás do Presidente da empresa:

        Informamos também que, segundo as “regras do jogo” que o XXXX nos estabelece, demissões só podem ser feitas com recursos próprios que gerem economia ainda em 2016. A partir deste mês, a economia eventualmente gerada nos próximos 8 meses de 2016 não teria capacidade de cobrir as despesas rescisórias. Portanto, não há condições para outras demissões este ano.

        Estamos quebrados demitir pra demitir (não sei se é mais cômico ou trágico)
        Minha resposta já está dada

        1+
      • Cervejeiro Bolhista e Opressor 9 de março de 2016 at 09:23

        L.A qual estado?

        0
        • Irineu 9 de março de 2016 at 09:28

          RS é uma resposta possível.

          http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/11/deem-gracas-deus-que-voces-tem-estabilidade-diz-sartori-servidores.html

          2+
  • jack 9 de março de 2016 at 13:55

    Crise leva casal de idosos a morar dentro de contêiner em Campinas

    Estrutura foi doada por desconhecido quando aposentados faziam barraco.
    ‘Se estivesse pagando aluguel estaria devendo 10 meses’, desabafa idoso.

    09/03/2016 09h50

    Com a crise econômica, a dificuldade em pagar o aluguel levou o casal de idosos Cláudia Rodrigues e José Souza, de Hortolândia (SP), a morar dentro de um contêiner em Campinas (SP). A moradia improvisada de 6 metros de comprimento por 2,40m de largura foi doada por um desconhecido em janeiro deste ano, quando os aposentados construíam um barraco de madeira na região central do município.

    Eu sempre penso e sonho com isso, de ter um lugarzinho meu e dela”
    José Souza, aposentado

    “Eu pagava R$ 600 mais a luz. Aí eu fui procurar outro lugar. Se eu tivesse pagando aluguel eu já estaria devendo uns 10 meses. E dever é chato, eu não gosto”, conta o morador de 75 anos, sobre preferir morar no conteiner do que ficar endividado.

    Aposentadoria gasta com remédios

    O espaço onde moram hoje é abafado e conta com poucos móveis. A maior parte do salário mínimo que ganham é gasta com remédios. Na terça-feira (8) , quando receberam uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, o almoço deles era arroz com banana. Os alimentos e a água vieram de doações.

    De acordo com o idoso, eles também não podem se dar ao luxo de tomar banho sempre. “Toda semana eu tomo um banho. Se tomar dois, a água acaba antes do dia”, lamenta.

    Sonho da casa própria

    O casal chegou a entrar na fila da casa própria, mas ainda não conseguiu. Só em Campinas, mais de 33 mil pessoas estão na espera.
    Ao redor do contêiner, eles criam galinhas e têm uma pequena plantação, onde passam o tempo a espera de um lugar melhor para viver. “É um sonho. Eu sempre penso e sonho com isso, de ter um lugarzinho meu e dela”, desabafa.

    link: -http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/03/crise-leva-casal-de-idosos-morar-dentro-de-conteiner-em-campinas.html

    0
  • jack 9 de março de 2016 at 14:00

    Tópico Novo!!!

    0