Aumenta oferta de imóveis para alugar no DF e preço cai 5% – G1

O valor dos aluguéis dos imóveis do Distrito Federal teve queda de 5% no início do ano, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do DF. A capital fechou 2015 com 12,1 mil imóveis para alugar, um aumento de 52,6% em comparação ao ano anterior, quando havia 7,9 mil pontos disponíveis.

O representante de vendas David Barbosa acabou de se mudar para uma casa de 400 metros quadrados em Arniqueiras e disse que negociou o aluguel com o proprietário. Barbosa conseguiu uma redução de R$ 300 no valor de mercado.

Matéria completa em http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/02/aumenta-oferta-de-imoveis-para-alugar-no-df-e-preco-cai-5.html

9+

You may also like...

Comments
  • Neco 2 de março de 2016 at 09:46

    Simplesmente vai cair mais o preço… não tem como permanecer nos valores atuais. Teria que ter muito tempo de inflação alta, apenas para equilibrar.

    12+
    • OdeioTijolos 3 de março de 2016 at 00:11

      Juros congelados pela 5x que raiva.

      2+
  • eam 2 de março de 2016 at 10:03

    “Aqui na Asa Norte mesmo tinha um imóvel que estava alugado por R$ 3,2 mil e eu fui autorizado a alugar por até R$ 2,6 mil. Nesse momento, agora, o inquilino está bem.”

    Ahhh, pode pedir mais um desconto em cima deste “piso” que eu tenho certeza que consegue.

    Aliás, não entendo a “vergonha” do brasileiro de não “chorar” um desconto, qualquer que seja o produto, é mais uma prova de que não valoriza o dindin q ganha. Bom, há quem diga q o que vem fácil nunca é valorizado, talvez seja essa a explicação…

    20+
    • Libertario 2 de março de 2016 at 10:18

      O que será que o corvo quis dizer com a frase “Nesse momento, agora, o inquilino está bem”.

      8+
      • eam 2 de março de 2016 at 10:24

        Talvez quisesse dizer “estamos lascados, agora, teremos que trabalhar pra ganhar dinheiro “.

        9+
      • Jovem Estudante 2 de março de 2016 at 11:30

        A vítima entrou em óbito, mas passa bem.

        16+
    • Awulll 2 de março de 2016 at 10:51

      3,2 mil reais pra alugar uma casa/apartamento (duvido que seja um galpão, qualquer coisa grande) é muita grana.
      Tijolo é muito caro.

      7+
    • odorico 2 de março de 2016 at 14:13

      Que legal….em 2 ou 3 meses entrego o meu ap….e vou para o aluguel….

      2+
  • carioca_real 2 de março de 2016 at 10:04

    Será que o numero magico do mercado vai saltar de 30% para 50%? Eita inflação!!

    5+
  • eam 2 de março de 2016 at 10:06

    “A capital fechou 2015 com 12,1 mil imóveis para alugar, um aumento de 52,6% em comparação ao ano anterior, quando havia 7,9 mil pontos disponíveis.”

    Parece q um tal site na internet, frequentado por pessimistas e alarmistas, já previa o fenômeno do “se não vender, coloca pra alugar”.

    15+
    • Libertario 2 de março de 2016 at 10:15

      Aumentaram em 56% as opções para alugar, mais baixou só 5% o preço???

      12+
      • fanfarraum 2 de março de 2016 at 10:19

        5% foi o valor que o cara do CRECI falou… Não tem como sabermos a realidade.
        E talvez tenha aumentado a demanda por aluguel também (pessoas que desistem de comprar e procuram o aluguel) na região.

        10+
  • Cesar_DF 2 de março de 2016 at 10:33

    Em Brasília construíram mmmmuito mais residências do que o crescimento vegetativo da população.
    No censo de 2020 é provável que o índice de residências desocupadas DOBRE em relação ao censo 2010.

    9+
  • CA 2 de março de 2016 at 11:03

    Este tipo de situação já acontece FAZ TEMPO no Brasil e não é só em Brasília.

    Vamos recordar o caso de São José dos Campos:

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/05/preco-dos-imoveis-cai-25-em-sao-jose-em-dois-anos-revela-creci.html

    Trechos do link acima, que é de maio/2013:

    Trecho 1: “Preço dos imóveis cai 25% em São José em dois anos, revela Creci”

    Trecho 2: “Valor máximo de apartamento de luxo caiu de R$ 530 mil para R$ 400 mil. Pesquisa leva em consideração os negócios fechados no mercado.”

    Trecho 3: “Segundo o coordenador de pesquisa do Creci no Vale, André Turci, a tendência é o que o valor continue a cair.”

    Logo depois de ser constatada uma super-oferta de imóveis para vender e uma queda relevante de 25% nos preços, o que os “felizes” investidores fazem? Colocam seus imóveis para alugar, seguindo a recomendação dos corretores que tentam esconder a super-oferta para venda, para que os preços de venda não caiam ainda mais. Qual a consequência?

    http://www.digitalflip.com.br/ovale/flip/Classificados/01024%3D07-07-2013/44.PDF

    Trecho do link acima, de julho/2013:“São José tem aumento de 300% na locação”

    Os 300% de aumento na locação significam que a oferta de imóveis para serem alugados em São José dos Campos QUADRUPLICOU em relação a um volume de aluguéis que foi evoluindo ao longo de décadas…

    Obviamente que a história não termina por aí, vejamos mais um capítulo:

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2014/09/valor-do-aluguel-de-imoveis-cai-em-sao-jose-dos-campos-sp.html

    Trecho do link acima, de setembro/2014:

    “Levantamento aponta queda entre 8 e 10% no valor do aluguel.”

    Pois é, super oferta de imóveis para alugar leva a redução nos preços dos aluguéis, a velha e boa lei de oferta e procura, como já tinha acontecido com os preços de vendas.

    Mais um capítulo, que ocorreu em paralelo a este último:

    http://www.ovale.com.br/construc-o-civil-de-s-o-jose-tem-pior-indice-de-desemprego-1.554367

    Trecho do link acima, de agosto/2014:

    “Levantamento feito pelo SindusCon ((Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) aponta que São José dos Campos e região tiveram o segundo pior desempenho do interior na geração de empregos no setor em julho, com retração de 377 vagas.”

    Resumindo a história:

    Inflaram volume de construções, especuladores, vendas FALSAS na planta e preços. No ato da entrega a super-oferta apareceu e no desespero reduziram muito os preços (25% de queda, nos EUA no ano que teve a maior queda de preços foi 18%), daí os investidores no desespero novamente decidiram colocar os imóveis para alugar, a super-oferta de aluguel ficou evidente, a partir daí foi gerada uma redução nos preços dos aluguéis também. Em paralelo, em virtude de uma super-oferta absurda, reduziram drasticamente o volume de lançamentos, gerando como consequência uma queda relevante nos empregos da construção civil, o que por sua vez agrava a situação da economia local e reduz o número de compradores habilitados bem como o quanto podem pagar, seja para compra ou aluguel, aumentando a distorção entre oferta e procura e reforçando a necessidade de novas reduções nos preços, tanto de vendas quanto aluguel…

    17+
  • CA 2 de março de 2016 at 11:10

    Sobre o tópico e Brasília, situação análoga à relatada acima sobre São José dos Campos:

    Primeiro: fazem promessas MIRABOLANTES de crescimento vertiginoso dos preços de imóveis nos próximos anos:

    Link: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/28/interna_cidadesdf,284326/metro-quadrado-pode-chegar-a-r-25-mil-nas-areas-mais-nobres-de-brasilia.shtml

    Trecho do link acima, “notícia” (ARTIGO PAGO) de 2.011: “Metro quadrado pode chegar a R$ 25 mil nas áreas mais nobres de Brasília”

    Agora, vejamos algumas notícias de 2.013, para sabermos como esta situação evoluiu:

    www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1391790-especulacao-leva-a-queda-de-preco-nos-lancamentos-de-imoveis-em-brasilia.shtml

    Trecho da notícia acima, que é de 31/Dezembro/2013: “…os preços dos imóveis lançados em Brasília apresentaram uma forte queda neste ano, com redução de 35,5% na comparação com os valores cobrados em 2.012…”

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2013/09/01/internas_economia,385651/especuladores-sao-penalizados-pela-retracao-do-mercado-imobiliario.shtml

    Trecho da notícia acima: “Queda na procura impõe perdas de até 30% a quem comprou casas e apartamentos com a intenção de revender o ágio e obter lucro a curto prazo.”

    http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/12/construtoras-queimam-estoque-de-imoveis-no-df-dizem-corretores.html

    Trecho 1: “O estoque de imóveis está 30% maior que o de 2 anos atrás e corresponde a ‘aproximadamente a 15 meses de vendas.”

    Trecho 2: “Segundo ele, o DF deve fechar o ano com 19 grandes empreendimentos lançados este ano, volume 50% menor que o de 2012.”

    Agora, uma notícia de Março de 2.014:

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/03/09/internas_economia,416485/desaquecimento-do-setor-imobiliario-faz-profissionais-abandonarem-carreira.shtml

    Trecho do último link, sobre corretores: “O encanto e a euforia deram lugar às dívidas.”.

    Com certeza a super oferta de imóveis para alugar e as quedas nos preços de alugueis não vem de hoje, já devem estar ocorrendo há anos em Brasília em função da super oferta, estão apenas omitindo o quanto podem, como sempre. Pelas informações acima, vemos que Brasília seguiu o mesmo processo de São José dos Campos e de várias cidades do Brasil e que foi resumido no comentário anterior.

    11+
  • Awulll 2 de março de 2016 at 11:11

    Cajuzinha e From,

    Fim do tópico passado o From mandou um CVR de renovação de LCI e a Cajuzinha mandou um link. O assunto era baixa de juros.
    Vocês (e o resto da galera) levam fé mesmo que baixe?
    Eu tô mais propenso a acreditar que a inflação não vai ceder e vão manter os juros ainda no mesmo patamar.
    Na CBN, um economista (que não lembro o nome) comentou que a inflação de fev será menor que a de jan e assim sucessivamente até maio ou junho.
    Será que já terminamos de absorver a alta do dólar? Tirando imóveis tá tudo mais ou menos subindo ainda…

    4+
    • leo_na_estrada 2 de março de 2016 at 11:22

      eu tenho válias letras que vão vender em maio, junho e julho. Pretendo migrar pra ipca+. Não acredito no Tombini nem no governutcho. Eles vão manter esse juro ou mesmo baixá-lo, independentemente da inflação.

      6+
      • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 15:13

        Repetindo o que postei ontem:

        “Ribeiro ainda duvida dessa estimativa. “A inflação se mantém resistente. Os números de janeiro e fevereiro foram muito ruins”, assinala. De qualquer forma, destaca ele, dada à disposição de Tombini e companhia de cortarem os juros, ao menor sinal de melhora do custo de vida, a Selic cairá, independentemente dos riscos envolvidos na decisão. “Um corte a partir do segundo semestre deste ano não será surpresa”, conclui.”

        “http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/o-enigma-volpon/”

        2+
    • From_The_Tower 2 de março de 2016 at 14:26

      O Gobierno pode forçar sim uma queda de juros. Mas não acredito que consiga baixar mais que 1,25%. IPCA acumulado tá na casa dos 10,5%. Eu estou satisfeito com a combinação TD IPCA + RENDA FIXA E MANUAIS.

      6+
      • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 15:17

        “Há várias projeções circulando pelo mercado, mostrando que o corte de juros a partir do segundo semestre será inevitável. Os mais otimistas em relação ao nível de atividade falam de redução de dois pontos percentuais, para 12,25% ao ano. A ala mais pessimistas diz que, diante da gravidade da recessão, a Selic terá que cair pelo menos quatro pontos, para 10,25%. Em ambos os cenários, as justificativas são de que, se não houver um afrouxamento da política monetária, o Produto Interno Bruto (PIB) poderá recuar até 3% em 2017, isso, depois de ceder 4% em 2015 e 4% em 2016.”

        “http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/pagando-pelos-erros/”

        2+
  • yuribf 2 de março de 2016 at 11:17

    Em Brasília, particularmente no Plano Piloto, os aluguéis são muito caros, principalmente quando se considera a qualidade dos imóveis. Os donos não se dão conta da porcaria que tentam alugar. Devem pensar que se o cara está alugando deve estar necessitado e vai aceitar qualquer porcaria. Vasos marrons para todos os lados, anunciados como se fossem de ouro. Dai, quando aparece um melhorzinho o preço acaba não despencando tanto quanto deveria.
    Eu faço minha parte: acompanho os imóveis mensalmente para ter informações para negociar. Para vocês terem ideia, há imóvel anunciado há quase 2 anos e não aluga.

    17+
    • odorico 2 de março de 2016 at 15:11

      Concordo com você, mas já olhou fora do plano? E mesmo os melhores no plano, sempre de forma educada coloque que imóvel parado é custo. Vai ter aquele que não cede, mas alguns vão ceder. Esses dias um que está anunciado para venda, eu falei que ia precisar em abril ou maio para aluguel e se ele se interessaria já que estava bom e ele disse que se não vender até lá ( e não vai vender) que eu o procurasse. Detalhe: Preço de venda 1kk, ofereci 3k de aluguel mostrando que o condomínio era 800 reais, logo era um ganho indireto para ele. Estava melhor que a media do plano com todos armários e 130 m de área.

      3+
      • yuribf 2 de março de 2016 at 15:18

        Opa, odorico! Sou um coxinha opressor, com muito orgulho! Meus juros são direcionados para viver bem. Viver bem, para mim, é viver onde eu precise utilizar o carro o mínimo possível. Por isso, quando cito o Plano, limito meu raio de ação geográfica a Asa Norte e Asa Sul, nessa ordem. rs.
        Pelo visto estamos cacifando os mesmos apartamentos…hahaha. Por isso que essa joça não cai o preço, cheio de bolhista demandando os mesmos imóveis! :)
        Abraços e sigamos com foco no objetivo!

        6+
  • Mr.Brightside 2 de março de 2016 at 11:25

    CVR
    amigo financiou imóvel pela caixa mesmo pagando tudo certinho sem atrasar vai para o serasa da vida.
    teve que ir no banco ver por que o debito automático não caiu de sua conta
    foi em uma manha teve que conversar com o gerente
    demorou quase 1 hora, apenas para validar o debito automático. e sim sua conta estava certa o erro foi da caixa não dele. e mesmo assim foi para o serasa. E pela irresponsabilidade da caixa teve que pagar uma multa de mais de R$20,00 pois não pagou em dia e o erro foi do banco. e teve que pagar na hora no mesmo dia o vintão de multa.
    Ele disse para o gerente mudar para boleto o banco diz que é impossível pela a variação conforme a taxa TR.
    o ruim que teve que pagar vintão mesmo sendo um bom pagador
    se a caixa faz isso com o bom pagador imagine com inadimplente

    22+
    • Awulll 2 de março de 2016 at 11:43

      Fala pra ele processar a caixa.
      Afinal, hoje em dia se pede até pra instaurar inquérito contra boneco:

      http://abemdaverdade.com.br/sites/000/2/AcoesCriminais/LILS/NotitiaCriminis13060.pdf

      3+
    • eam 2 de março de 2016 at 12:50

      Se ele tem tudo documentado, primeiro abra queixa no BACEN. Não deu certo no BACEN, procure o órgão de defesa do consumidor, ou entidade similar, para saber como pode proceder.

      No prejú ele já está, então vale a pena gastar um tempinho pra tentar reduzir ou minimizar o dano, além, é claro, de dar um pco de trabalho pra esses canalhas da CEF.

      5+
    • joselito 2 de março de 2016 at 13:45

      Com inadimplente, amigo, ela faz acordo, aceitando receber menos (nominalmente mesmo!) do que emprestou/pagou.

      4+
    • Inside 2 de março de 2016 at 13:53

      20 real será nada comparado com os aumentos que a TR vai proporcionar para ele…

      5+
    • Fernando-SSS 2 de março de 2016 at 14:46

      Por 20 dilmas não vale o trabalho, se conseguir danos morais deve cobrir apenas as despesas do processo.

      3+
    • AdvogadaCarioca 4 de março de 2016 at 01:36

      Hummm adorooo!!!!
      5 mil no mínimo de indenização . Mas, agora que ele resolveu tudo administrativamente e provavelmente retiraram o nome dele do Serasa só resta amargar o vintão.

      0
  • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 11:28

    Na terra dos Fritz a tentativa de manter os preços altos continua. Ontem a noite fui olhar os anúncios das imobiliárias, e me deparei com 3 aumentos em apartamentos próximos ao meu prédio. O apartamento que estava a 930 no meu prédio, e que eu mandei 800 e fui ignorado, agora está anunciado por 980. Dois apartamentos ao lado do meu prédio, em que ambos tinham valor de 890, agora pedem 990. Seguem aumentando, e seguem fechados dando despesa.

    Tem um brick lover no meu setor que comprou na época boa. Ele tem casa própria, galpão, terreno, e ap na praia. Obtém renda do Galpão, e do terreno que está alugado para uma revendedora de carros. Um dia eu estava comentando sobre as salas fechadas no centro, e ele mandou a pérola: Eles não baixam o valor para alugar mais rápido para não desvalorizar o patrimônio deles, e evitar que os outros que tem contratos firmados, não peçam redução no valor devido a isso. Sempre quando eu falo em bolha, ele dá uma risadinha, como se eu estivesse falando bobagens, mas infelizmente a dois anos ele ainda continua tendo razão.

    14+
    • Zek Ariok 2 de março de 2016 at 11:41

      Ele NÃO tem razão, acontece que o 666 não sabe o que é custo de oportunidade. Enquanto ele teima em não baixar os preços pra não desvalorizar o patrimônio dele, ele deixa de ganhar mais em um investimento de verdade, além dos custos de condomínio e IPTU quando o imóvel fica desocupado. E a inflação vai desvalorizar o patrimônio dele de qualquer jeito, quer ele goste ou não.

      15+
      • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 11:50

        Comentei sobre ele ter razão em relação a bolha, pois para a cidade os valores continuam só subindo, dando margem para ele ter razão, mas que na prática sabemos onde vai parar. Em relação a teoria dele sobre deixar parado para não desvalorizar, eu acho a coisa mais ridícula do mundo, mas eles tem crença que assim é melhor.
        Tem duas salas comerciais do lado do colégio Bom Jesus, na principal rua comercial da cidade, estão dois anos com placas de aluga-se, e até hoje fechadas. Eu se fosse alugar ficaria com um pé atrás, como um ponto vai ser bom, se durante dois anos nenhum interessado se arriscou no local.

        10+
    • Zek Ariok 2 de março de 2016 at 11:44

      No filme “A Grande Aposta” todo mundo “tinha razão” por muito tempo, exceto aqueles malucos que apostaram contra o mercado imobiliário que mais parecem ter saído de um bloque do Brasil. No final os malucos é que eram os sábios e os ixpertus eram só os 666s de sempre. Aqui será igual.
      Não dá mais conversa pra esse cara, sorria e acene.

      19+
      • Mr.Brightside 2 de março de 2016 at 11:54

        Se a grande aposta fosse franquia tipo master chef da vida que tem em tudo qualquer pais
        na versão brasil pegariam o boss, o from, o CA, lucas, a rosinha, chico viraria tudo consultor desta birosca de filme e faria a um filme baseado com as características de nossa bolha.
        colocaria ator da globo levando o ferro, e ainda colocaria um epilogo tipo um flash forward com um futuro alternativo de 35 anos depois no fim do filme
        seria um sucesso
        com direito a oscar internacional

        11+
        • carioca_real 2 de março de 2016 at 11:56

          Bolha BOSS produções. Quem sabe lá em 2020 façam um filme sobre um blog de malucos que falavam de uma tal bolha?

          9+
          • Underground 2 de março de 2016 at 16:10

            Que bolha? Para os 666 e 99% da população, só existe bolha se for igual ao dos EUA. Sem isso, não é bolha.
            E é justamente por isso que muita gente acredita no Amorinha. É só falar alguma coisa que teve nos EUA e não tem aqui no Brasil e não se classifica com Bolha.
            Parei de tentar explicar para os 666s. #Smile&Wave

            6+
    • Mr.Brightside 2 de março de 2016 at 11:45

      o teu amigo tem sorte da concessionaria precisar de espaço ainda, uma hora ela não precisa mais, e vai alugar para quem???
      o galpão pode ficar ocioso por um bom tempo.

      e a Casa de praia dependendo onde mora não compensa ter se vai pouco. aqui no parana está R$18,00 para atravessar o pedágio ida e volta pra praia está R$ 36,00. a cada ida e volta se gastar 20 litros de gasolina DÁ + R$70,00, agua encanada gastando 0 m³ paga pela taxa minima de 10 m³ consumo que vale R$55,00 a luz mesmo não sando a taxa minima de 50kwh por R$42,00, IPTU minimo R$200,00.
      isso sem contar reformas, gastos para aumentar o conforto, segurança grades e portas ultra-resistentes, frete de levar mobília usada pra praia.
      Isso para passar apenas 3 feriados na praia por ano.
      pra que isso.

      10+
      • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 11:55

        O cara da revenda já fez várias propostas para comprar o terreno dele, mas ele recusa, prefere continuar recebendo o valor do aluguel, que pelo que ele falo a relação do aluguel versus proposta é de 0,4%. Galpão nem sei se está alugado. Apartamento da praia ele aproveita bastante, quase todo o final de semana ele vai para lá. Apartamento bom, bem localizado, e fica a 65 km da casa dele, sem precisar pagar pedágio, e lá a gasolina é mais barata que aqui na cidade.

        5+
    • Awulll 2 de março de 2016 at 11:50

      É interessante isso.
      Imagina a seguinte situação:
      – Senhor Motumbido tem 900 k aplicados em FM (hipotético Fundo Motumbado)
      – Aí certo dia ele chega na agência e o gerente diz pra ele: “Senhor Motumbido, o retorno de seu fundo vai cair de 12% para 10% anuais, ok?”
      – “Que absurdo! Mantenha os 12%”, diz Motumbido.
      – “Ok, tenho a seguinte proposta para o senhor: vamos manter os 12%, mas o senhor não recebe. Assim que o retorno voltar aos 12% você passar a receber os 12% como todo mundo. Dessa forma mantemos a sua taxa, tudo bem para o senhor?”
      – “Ufa, agora assim, não quero diminuir meu patrimônio”

      Não é a mesma coisa?

      30+
      • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 12:02

        A analogia é bem esta mesmo, só que você tem que adicionar um detalhe. O gerente falando que no período que ele vai ficar esperando a taxa voltar, será cobrado uma taxa de 260 (condo) + 45 (Iptu) por mês até a taxa retornar ao valor anterior.

        Eles acreditam que vai ficar parado pouco tempo. Não estão enxergando em volta o número de comércios fechando, as empresas demitindo na cidade e região, e a choradeira da faculdade com queda de receita (devido a debandada dos alunos, e do pessoal do pro uni. Muitos estudantes vem de fora estudar aqui, e locam apartamentos desse padrão, já estou vendo anuncio de estudante querendo dividir quarto em apartamento). Logo eles tem a falsa sensação de uns anos atrás, que tudo está ocorrendo como antes, e que logo vai aparecer um locador disposto a pagar o valor pedido.

        14+
    • Fernando-SSS 2 de março de 2016 at 14:49

      Não perca a sua fé irmão!!!! :o)

      2+
    • wade 3 de março de 2016 at 01:38

      Ah. A risadinha, o “kkk” o “shauhsauhsauh”. Nenhum argumento, dado ou fato resiste a irrefutável risadinha. Nem mesmo o “discordo” é tão eficiente.

      1+
  • Viking 2 de março de 2016 at 11:48

    fiz um “estudo” relativo ao tema, usando os anuncios do OLX, durante um ano. sao duas cidades do interior de SP, cidade A com 120k hab e cidade B com 300k hab:
    cidade A – acrescimo de 174% no numero de anuncios de imoveis. Saltou de 274 para 751
    cidade B – acrescimo de 73% no numero de anuncios de imoveis. Saltou de 1690 para 2927

    7+
    • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 12:09

      Lembrei de ontem a noite. Estava eu olhando o zap de BC, e filtrei 4 regiões da cidade, limitando a pesquisa para imóveis com duas garagens. Apareceu 3.496 anúncios. Resolvi limitar o valor máximo da pesquisa a 700.000, que acho um valor alto para um imóvel na banania, resultado 347 anúncios. PLOOOOOOOCCCCCCCCCCC

      9+
  • DRN 2 de março de 2016 at 11:52

    BOLÃO DA SELICOSA

    2+
    • DRN 2 de março de 2016 at 11:52

      0% – mantém

      61+
    • DRN 2 de março de 2016 at 11:52

      0,25% – aumenta

      2+
    • DRN 2 de março de 2016 at 11:53

      0,5% – aumenta mais

      3+
    • DRN 2 de março de 2016 at 11:53

      -7% – RUN TO THE HILLS, o real virou pó

      14+
      • Coelho da pascoa 2 de março de 2016 at 12:21

        Huehuehuehue, ri demais cara

        3+
        • Coelho da pascoa 2 de março de 2016 at 13:20

          Não acredito em alta embora gostaria que o governo mostrasse seriedade e aumentasse.

          3+
      • Number0101 2 de março de 2016 at 16:44

        ahahaahahahahh

        1+
  • Krusty 2 de março de 2016 at 11:55

    Pergunta: Por que a TR está dando tão pouco?

    “http://www.prognum.com.br/cgi-bin/CTabGen/CTabGenWC

    3+
    • Lucas 2 de março de 2016 at 13:02

      não é tão pouco não, 0,18% ao mês equivale a mais de 2,2% ao ano

      já comentei isto aqui
      caindo a demanda por crédito, a TR para de subir

      leia-se está sobrando crédito
      mas é temporário, quando houver recuperação a TR vai explodir de novo

      7+
  • Moreira 2 de março de 2016 at 12:28

    É um bom dilema, né, não vendo o imóvel a um valor mais baixo – pra não desvalorizar o patrimônio -, mas acabo assumindo prejuízos com condomínio e IPTU, além de custos de oportunidades. Esse é o exemplo da mentalidade de muitos bananenses: pouco conhecimento de educação financeira, notadamente de investimentos. E olha que vejo pessoas com patrimônio, mas com pouca ou nenhum conhecimento de outros produtos financeiros. Enquanto o orçamento estiver suportando as perdas, TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL. Mas na hora que o pau torar terá de se defrontar com “custos de oportunidade” e outras cositas mas.

    13+
    • Zek Ariok 2 de março de 2016 at 17:13

      O bananense não está nem aí se vai ter lucro ou prejuízo. Pra ele, basta a vaidade de arrotar suas propriedades imobiliárias em uma mesa de bar.

      5+
      • Zé do Brejo 3 de março de 2016 at 08:36

        O engraçado será depois quando ele QUISER vender e não conseguir mesmo baixando o preço, neste momento ele sentirá o bafo do motumbo no cangote.

        0
  • Azufre 2 de março de 2016 at 12:29

    Quantos golpes vc consegue empacotar em um só?

    CVR

    Presenciei em uma fila um homem falando com outro sobre a R—-za consórcios. “Vc pode ganhar de duas formas. Ou diretamente vendendo consórcios de imóveis, ou recrutando pessoas para vender para você. A minha rede já tem dezessete pessoas”.

    Enquanto houver cavalo, S Jorge não anda a pé!

    36+
    • Jovem Estudante 2 de março de 2016 at 13:51

      Ramsés e Tutankhamon curtiram isto.

      14+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 12:33


    Compartilhe no Facebook
    Compartilhe no Twitter
    Linkedin
    A MRV Engenharia realiza entre sexta-feira (4) e o dia 20 de março o primeiro feirão de imóveis do ano no Shopping da Bahia. A empresa colocará à disposição dos clientes cerca de 1000 apartamentos em empreendimentos prontos, semi-prontos e em fase de construção nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.Os imóveis estão sendo comercializados com valor de venda entre R$129 mil e R$180mil. Os imóveis terão desconto de até R$ 8 mil. “

    3+
    • CarlosL 2 de março de 2016 at 12:41

      Uauuuu , tudo isso de desconto ?! A HORA É AGORA !

      3+
      • Zé do Brejo 3 de março de 2016 at 08:38

        Compre logo antes do aumento ou antes que acabe.
        Perae que estou indo no posto sacar 180 mil e já volto.

        0
  • Skidwasted 2 de março de 2016 at 13:03

    DESESPERO!
    http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2016/03/02/interna_noticias,49299/feirao-reune-imoveis-de-bh-em-condicoes-especiais-de-compra.shtml

    5+
    • Zé do Brejo 3 de março de 2016 at 08:39

      Sangrem imundos!

      2+
  • Lucas 2 de março de 2016 at 13:11

    CVR do bão mesmo, merece muitos likes

    ALUGAR PRA QUEM ??? (… voltando ao assunto de ontem)

    Uma proprietária que mora fora tinha um apê alugado por 2.200 reais em início de 2015, aí o contrato de 30 meses venceu ela quis reajustar pra 2,500 reais.

    O inquilino muito do bacana, conhecido meu, ofereceu manter o valor e ainda avisou que a taxa de condominio ia dobrar de 400 pra 800 reais, que mesmo assim ele ia aceitar essa bucha.

    O que a Gênia fez?
    Pediu o imóvel de volta
    kkkkk

    Hoje 1 ANO DEPOIS, acabo de ver o anuncio do MESMO imóvel: 1.800 reais + condomínio que agora está em MIL REAIS!!!!

    Como eu fiquei sabendo? o meu amigo me disse que ela ligou pra perguntar se o piso da cozinha já estava rachado, kkk, imóvel nunca estraga, kkk imóvel não é tomate, kkk

    Resumindo:
    Não conseguiu 300 a mais de reajuste, não está conseguindo alugar por 400 a menos, o condomínio subiu em 600 reais, 1 ano fechado e ainda está apodrecendo vazio, muito provavelmente um vazamento que ninguém viu devido ao abandono.

    116+
    • Awulll 2 de março de 2016 at 13:35

      Como eu sou bem gente boa, vou ignorar que ela paga iptu.
      – O que ela esperava receber em um ano: 30000 (proposta dela)
      – O que ela poderia ter recebido em um ano: 26400 (proposta do seu amigo)
      – O que ela recebeu em um ano: -9600 (supondo que o condomínio só aumentou hoje para 1000 reais)

      Agora sendo muuuuuuito gente boa e supondo que ela alugou hoje, pelos 1800 reais:
      – O que ela vai ganhar no próximo ano: 21600

      O que ela realmente tinha era a proposta do seu amigo. Supondo que ele ficaria lá e baixaria pra 1800 (coisa que ela não faria, mas vou considerar só pra diminuir a motumbada dela).
      – Quanto seu amigo pagaria em dois anos: 26400 + 21600 = 48000
      – Quanto ela teve nesses dois anos (um vazio e outro considerando que alugou hoje): -9600 + 21600 = 12000

      Prejuízo mínimo da moça: 36000!
      E olhem que eu eu fui muito, mas muito gente boa nas contas.

      40+
      • Lucas 2 de março de 2016 at 13:47

        Faço outras contas
        aceitando a proposta do meu amigo, que foi morar de volta com a mãe:
        – Em 2 anos ela receberia 52.800 reais + juros
        mas ela preferiu abraçar o Motumbo e pagar nesses 2 anos:
        – 20 mil de condo + juros (e sem contar a reforma que ela vai fazer por causa do abandono)

        O custo de oportunidade, também chamado de Delta entre ter tomado a decisão que tomou e não a outra é de
        52.800 + 20.000 = 72.800 reais em 2 anos (fora juros, fora reforma)

        Vamos arredondar pra 100 mil reais ???
        Jênia Jênia com J de jumento

        24+
        • Pao de queijo com cafe 2 de março de 2016 at 15:19

          é 100k de motumbada…

          jumentaça

          6+
  • leo_na_estrada 2 de março de 2016 at 13:26

    Lucas

    CVR do bão mesmo, merece muitos likes

    ALUGAR PRA QUEM ??? (… voltando ao assunto de ontem)

    Uma proprietária que mora fora tinha um apê alugado por 2.200 reais em início de 2015, aí o contrato de 30 meses venceu ela quis reajustar pra 2,500 reais.

    O inquilino muito do bacana, conhecido meu, ofereceu manter o valor e ainda avisou que a taxa de condominio ia dobrar de 400 pra 800 reais, que mesmo assim ele ia aceitar essa bucha.

    O que a Gênia fez?
    Pediu o imóvel de volta
    kkkkk

    Hoje 1 ANO DEPOIS, acabo de ver o anuncio do MESMO imóvel: 1.800 reais + condomínio que agora está em MIL REAIS!!!!

    Como eu fiquei sabendo? o meu amigo me disse que ela ligou pra perguntar se o piso da cozinha já estava rachado, kkk, imóvel nunca estraga, kkk imóvel não é tomate, kkk

    Resumindo:
    Não conseguiu 300 a mais de reajuste, não está conseguindo alugar por 400 a menos, o condomínio subiu em 600 reais, 1 ano fechado e ainda está apodrecendo vazio, muito provavelmente um vazamento que ninguém viu devido ao abandono.

    9+

    na boa lindo ver os experrrrrrrrrrrrrrtoxxxxxxxxxxxxxx se lascarem de verde e amarelo

    12+
    • Lucas 2 de março de 2016 at 13:37

      CVR continuação, urgente

      kkk descobri outra agora
      ela também pôs pra vender em outra imob 550 mil
      seria 0,33% de rentabilidade se ela conseguisse alugar, mal pagaria a TR, até o FGTS rende mais, a poupança rende o dobro.

      a loucura toda é que essa porcentagem não significa nada, pois está 1 ano sem alugar e sem vender.
      0,33% é porcentagem de fantasia dividida pela ilusão

      23+
      • Awulll 2 de março de 2016 at 13:40

        Nossa… ia até fazer os cálculos comparando com a reles poupança, mas fiquei com dó.

        5+
  • Inside 2 de março de 2016 at 13:49

    “O representante de vendas David Barbosa acabou de se mudar para uma casa de 400 metros quadrados em Arniqueira…”

    O aluguel ainda está caro para um do piores lugares de Bsb. Imóvel em área de preservação ambiental, sem escritura (nunca terá), mar de buracos e lamas..

    4+
  • zica_do_pantano 2 de março de 2016 at 13:52

    dolar a 3,90

    consideram Janela?

    3+
    • jaspion brazuca 2 de março de 2016 at 17:59

      to esperando uns 3,80, mas 99% de certeza que é janela.

      0
  • leo_na_estrada 2 de março de 2016 at 13:54

    acho.

    pra latinha está 4,06 pra compra em casas de cambio

    3+
    • zica_do_pantano 2 de março de 2016 at 13:56

      tenho um amigo morando em chicago, então fazemos ‘cambio’ pelo valor comercial…

      vou pegar uma merreca

      3+
  • fungo 2 de março de 2016 at 14:05

    Estou procurando carro usado para comprar faz algum tempo. Estamos em meio a uma crise sem precedentes na historia, mas os preços continuam subindo, incrível, decidir não comprar carro esse ano, prefiro receber juros, que os bananenses fiquem com seus autobolhudos.

    11+
    • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 14:11

      Meu irmão está na mesma situação que você. Foi olhar um carro e o dono estava pedindo 24k, ele ofereceu 20k na mão, e o dono disse que preferia colocar fogo a vender nesse preço hehehehe. Santa Catarina é um manicômio, só tem retardado em matéria de negócios. Meu irmão sorriu e foi embora, ele não tem a manhã de sorrir e acenar.

      22+
      • From_The_Tower 2 de março de 2016 at 14:37

        HUAHUAHUAHUAHUA.
        Catarinense é orgulhoso. Ção RICOS !

        10+
      • JJJ_brasilia 2 de março de 2016 at 15:38

        Aqui em Brasília obpessoal baixa pouquinho, 1 ou 2k.

        2+
      • Leonardo M. 2 de março de 2016 at 16:16

        Já falei muito aqui no blog

        Ta cheio de carro com 5 ou 7 meses de uso em pátios para leilão.
        30% até 40% de desconto

        Só dar o lance, se alguém der um maior só esperar o próximo lote.
        Freitas leilões procurem…tem altos carros novos por R$22mil… se a pessoa tiver saco e tempo consegue coisa boa

        7+
        • Bruno.12 2 de março de 2016 at 17:37

          Comprei carro com minha noiva no leilão…60% mais barato do que em qlq concessionária (pagamos à vista, claro).

          3+
          • Fernando-SSS 3 de março de 2016 at 10:38

            Milan Leilões também é muito bom.
            Fica na Raposo Tavares.

            0
  • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 14:17

    OFF – Autos

    Minha bateria deu problema, mas ela está na garantia. Logo acionei a loja que me vendeu, e eles estão tomando as providência para troca/conserto. Só que eles pegaram minha bateria no inicio de fevereiro, e até agora não tive retorno. Então resolvi ligar para ver como está a situação da mesma. A atendente falou que a minha bateria já era para ter vindo semana passada, mas como os pedidos esse mês foram muito baixos, só agora que ela está retornando da fábrica rsrsrs. Pessoal dando carga lenta até fritar a bateria, só assim para comprar uma nova eheheheh.

    9+
  • leo_na_estrada 2 de março de 2016 at 14:21

    cvr :

    meu pai estava vendendo um Ap. Anunciou por 325 mil, pra vender por 300. Um militar, incauto, apareceu oferecendo 280. Ele recursou…eu falei sobre a situação da economia, bolha, falta de financiamento, etc,etc,etc…ele bateu o pé. Por 280 eu não vendo…acenei e sorri. E não é que o velho vendeu a birosca essa semana por 300?

    tem muito brick lover nesse mundo…pqp! kkkkkkkkkkk meu velho ta feliz da vida, vai comprar mais uma moto e arranjar mais despesas, seguro, etc…

    26+
    • From_The_Tower 2 de março de 2016 at 14:24

      Essas negociações são muito corriqueiras. Brick-lover quando vende imóvel não se aguenta muito e acaba comprando outro.
      O que não veremos por um bom tempo é aquela euforia de fazer fila em porta de stand e prédios sendo vendidos 100% (!) em 48 horas.

      9+
    • Krusty 2 de março de 2016 at 17:49

      FP e militar são 99% de 666 Brick Lovers

      6+
      • odorico 2 de março de 2016 at 18:35

        Que continuem assim, teremos muita oferta de aluguel…..

        4+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 14:25

    “Ao final de 2014, o governo apostava em crescimento para 2015, mas o otimismo não durou muito:

    Dezembro de 2014: +0,8%
    Abril: -0,9%
    Maio: -1,2%
    Setembro: – 2,44%
    Novembro: -3,1%
    Previsão atual: -3,7%”

    “O BC também ajustou suas projeções ao longo de 2015:

    Março: – 0,5%
    Junho: -1,1%
    Setembro: -2,7%
    Dezembro: -3,6%”

    “A organização internacional também chegou a apostar em crescimento para o Brasil 2015, mas depois reviu as previsões:

    Novembro de 2014: +1,5%
    Março: -0,5%
    Junho: -0,8%
    Setembro: -2,8%
    Novembro: -3,1%
    Previsão atual: -3,8%”

    “O FMI também saiu de uma projeção de crescimento para a de recessão:

    Janeiro: +0,3%
    Abril: -1%
    Julho: -1,5%
    Outubro: -3%
    Previsão atual: -3,8”

    “http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/03/02/no-comeco-de-2015-projecoes-apostavam-em-crescimento-da-economia-e-agora.htm”

    3+
    • From_The_Tower 2 de março de 2016 at 14:33

      Não como PIB !
      O importante é o Índice de Felicidade da Nação.
      SCHIN LATÃO INDEX
      ACÉM NA GRELHA INDEX
      DERBY AZUL INDEX
      CARNÊ DA CG 125 INDEX

      26+
      • DRN 2 de março de 2016 at 14:50

        Acém na grelha é SODA. Eu nunca fiz. Fica bom esse troço aí???

        3+
        • Diego F. 2 de março de 2016 at 14:57

          Acém serve bem para fazer hambúrguer.

          4+
          • DRN 2 de março de 2016 at 15:08

            Mas fraldinha para hamburguer é bem melhor, não?

            2+
            • Diego F. 2 de março de 2016 at 15:24

              Não vejo tanta diferença. Quando faço eu compro acém ou fraldinha, o que estiver disponível ou mais barato.
              Muita gente diz que um “blend” de fraldinha e acém é a melhor opção.

              3+
              • Lucas 2 de março de 2016 at 17:09

                não existe carne ruim, o que existe é boi ruim
                ou carne mal cuidada
                cada pedaço tem seu charme, seu modo de preparo
                isto dito por um produtor

                comi com ele uma carne que nunca viu gelo na vida,
                que não deu 2 horas entre o atestado e a chirrasqueira
                foi a melhor carne que já comi na vida e era uma pata.

                já tive sorte no supermercado e comprei acém mais macio e saboroso que vários filés

                6+
        • JonassBR 2 de março de 2016 at 15:48

          chama de “Short Rib”que fica chique. Mesma coisa

          4+
      • Inside 2 de março de 2016 at 14:53

        Acem com osso é phoda…

        2+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 14:49

    “CRISE BRASILEIRA
    DONO DAS BATERIAS MOURA APELA A DILMA PARA RENUNCIAR E DAR CHANCE AO PAIS
    EMPRESÁRIO DAS BATERIAS MOURA APELA À RENÚNCIA DA PRESIDENTE
    Publicado: 02 de março de 2016 às 10:39 – Atualizado às 11:03”

    “http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=50250424884”

    9+
    • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 15:09

      Deu sentido ao meu post um pouco acima rsrsrs.

      mestre dos magos

      OFF – Autos

      Minha bateria deu problema, mas ela está na garantia. Logo acionei a loja que me vendeu, e eles estão tomando as providência para troca/conserto. Só que eles pegaram minha bateria no inicio de fevereiro, e até agora não tive retorno. Então resolvi ligar para ver como está a situação da mesma. A atendente falou que a minha bateria já era para ter vindo semana passada, mas como os pedidos esse mês foram muito baixos, só agora que ela está retornando da fábrica rsrsrs. Pessoal dando carga lenta até fritar a bateria, só assim para comprar uma nova eheheheh.

      3+
      8+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 15:03

    “http://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2016/03/02/impulso-de-credito-do-governo-pode-aumentar-risco-de-bancos-estatais-diz-moodys.htm”

    “Na última semana de dezembro de 2015, o governo brasileiro repassou R$ 72,4 bilhões aos três maiores bancos públicos e também ao FGTS. No entanto, a Moody’s afirmou que, se não ocorrer um aumento significativo na tomada de créditos, esses recursos irão se juntar as já elevadas posições de liquidez desses bancos.

    Mesmo que expansão das carteiras de crédito dos bancos públicos não se materialize, a Moody’s espera que os índices de inadimplência cresçam em 2016 em consequência das pressões macroeconômicas. Além disso, a capacidade dos bancos de conceder novos empréstimos é limitada por seus modestos colchões de capital, diz a agência.

    Recentemente, o Banco do Brasil reduziu a distribuição de dividendos anuais ao mínimo exigido por lei justamente para usar os lucros para reforçar o capital da instituição.”

    “http://br.advfn.com/jornal/2016/03/moody-s-alerta-que-incentivo-do-governo-ao-credito-podem-prejudicar-bancos-estatais”

    6+
    • JJJ_brasilia 2 de março de 2016 at 15:35

      O BB reduziu a distribuição de dividendos para reforçar a reserva para empréstimos de difícil recuperação, no português claro, calote, mas isto foi uma boa coisa que o banco fez, pois deixa o banco mais seguro nestes tempos difíceis.

      Diferente da Petrobras, o BB tem um governança boa, até porque banco que não faz isto quebra, lembrando que banco não pode ter dívida.

      7+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 15:33

    “http://oglobo.globo.com/economia/para-reduzir-calote-bancos-procuram-clientes-para-renegociar-18785209”

    4+
    • JJJ_brasilia 2 de março de 2016 at 15:37

      Cajuzinha,

      Vc posta muitos links interessantes, poderia posta-los sem aspas, fica mais fácil para quem lê pelo celular.

      5+
      • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 15:46

        Da minha parte não teria problemas postar sem as aspas, mas recordo que há um tempo, logo quando comecei a postar, eu não conseguia incluir os links justamente por não colocar as aspas, acho até que foi o CA que me orientou a postar assim. Então pergunto ao BOSS, posso colocar os links sem aspas?

        4+
        • Diego F. 2 de março de 2016 at 15:47

          Essa restrição não existe mais, Cajuzinha. Veja: http://www.google.com

          3+
          • thiaggoo 2 de março de 2016 at 15:49

            É bom assim pq pode clicar com o scrool do mouse sem precisar sair dessa página.

            3+
        • CA 2 de março de 2016 at 16:22

          Cajuzinha,

          Pode ter sido eu mesmo, mas foi antes do “master reset’. Agora como todo usuário tem cadastro prévio, pode colocar o link direto sem as aspas que não ficará aguardando aprovação, será publicado na hora.

          8+
          • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 16:27

            Olhou seu face?

            2+
            • CA 2 de março de 2016 at 16:38

              Cajuzinha,

              Quase nunca acesso, na realidade só havia criado para poder comentar em alguns sites que só tem esta opção (exemplo: Infomoney). Acessei agora e já confirmei.

              2+
            • JJJ_brasilia 2 de março de 2016 at 21:05

              Valeu Cajuzinha!!!

              0
  • Pao de queijo com cafe 2 de março de 2016 at 16:12

    Se eles publicaram queda de 5% no aluguel é porque deve ter sido de 50%.

    Vai?

    6+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 16:29

    Bem que comentamos aqui sobre a divulgação conjunta de “boas” notícias…

    “Projeções um pouco mais otimistas sobre o cenário econômico começam a ser feitas pelo governo. Um auxiliar da presidente Dilma Rousseff enumerou três fatores que, combinados, podem surtir efeito: houve um pequeno recuo da inflação em fevereiro, as bandeiras da tarifa de energia vão passar para amarelo, podendo chegar a verde em abril (o que vai significar queda do valor das contas de energia), e a popularidade de Dilma melhorou, ainda que sem porcentual expressivo. “Isso somado pode levar às condições necessárias para a primeira queda de juros”, relatou o integrante do governo. Porém, é só com geração de emprego, algo ainda fora do horizonte, que o clima melhora, reconheceu. (Por Malu Delgado)”

    http://glamurama.uol.com.br/governo-espera-reducao-da-selic-ao-fim-do-primeiro-semestre/

    3+
    • RicardoSP 2 de março de 2016 at 16:30

      Como o governo consegue publicar isso num site tipo Caras?

      7+
    • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 16:32

      “Em em cenário marcado pela recessão e com os novos dados que mostram inflação em queda, aumentam as pressões para que o Copom não aumente a Selic na reunião que se encerra nesta quarta e mesmo para que a taxa seja reduzida – uma reivindicação antiga de trabalhadores, empresários e economistas comprometidos com o desenvolvimento.”

      http://www.vermelho.org.br/noticia/277015-2

      4+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 16:57

    ““A recessão que o BC precisará fazer terá que ser maior por causa das expectativas estarem fora da meta de inflação, ou seja, é mais custoso perder a credibilidade. Vamos precisar de mais recessão e mais juros para convencer a sociedade de que é para valer, que o BC vai mesmo reduzir a inflação. Até agora, não foi o que ele fez. Ao contrário, na hora “H”, ele tem feito para trás”, arremata Alexandre Swchasrtman, se referindo às mudanças nas mensagens e nas ações dos diretores do Copom sobre sua estratégia de ação. ”

    http://g1.globo.com/economia/blog/thais-heredia/post/o-copom-e-forca-invisivel-da-indexacao.html

    2+
    • Lucas 2 de março de 2016 at 17:04

      sou fã do Alex mas neste ponto eu discordo radicalmente
      recessão não vai trazer controle da inflação vide anos 80,

      nesta mesma lógica somente o crescimento econômico vai segurar a inflação.
      o que também está errado.

      Inflação seja baixa ou alta é consequencia.

      5+
      • From_The_Tower 2 de março de 2016 at 17:24

        IN VÉIO LOUCO I TRUST !

        6+
      • CA 2 de março de 2016 at 18:35

        Lucas,

        O que o Schwartsman falou não foi isto que você interpretou.

        Ele diz que o BC terá que aumentar os juros para combater a inflação e como consequência deste aumento de juros, teremos uma intensificação da recessão. Ele não está dizendo que será a recessão per si que irá conter a inflação, mas sim o aumento de juros, só que como sabemos, este aumento de juros aprofunda a recessão sim

        Se você ler o artigo, que por sinal é muito interessante, o que ele diz é que temos um problema sério quanto a inflação porque desde 2011 o BC vem postergando o atingimento da meta e quanto mais ele faz isto, mais a economia vai se “indexando”, ou seja, as empresas e pessoas vão pegando a inflação passada e embutindo nos preços presentes.

        Como o BC além de postergar o atingimento da meta por período excessivo ainda falha muito na comunicação, fazendo com que todos percam a confiança no controle da inflação e com isto aumente muito a indexação, a saída é juros maiores, que produzem mais recessão, só que por outro lado dão um sinal ao mercado que o combate a inflação é efetivo, restabelecendo a credibilidade do BC e “desmotivando” a indexação.

        3+
        • Lucas 2 de março de 2016 at 18:49

          CA,
          sinto muito, vc também está errado,
          pode aumentar o juros pra 400% ao mês como foi na década de 80
          Não VAI SEGURAR a inflaçao

          O BC apenas reage pagando o que o mercado cobra,
          se o BC estava na condição de maestro afinado com os músicos como antes: ótimo
          se o BC está sem credibilidade, azar dele, the show must go one, com ou sem BC.

          Inflação é consequencia
          juros é consequencia
          BC é consequencia

          A causa começa com P e acaba com T

          2+
          • CA 2 de março de 2016 at 18:51

            Lucas,

            Você interpretou errado novamente. Não fui eu que defendi a tese, apenas expliquei a interpretação do Schwartsman…

            0
            • Lucas 2 de março de 2016 at 18:59

              verdade, vc não falou isso
              o Alex tem um caso mal resolvido com o BC
              está sempre querendo mostrar a desmoralização total do Banco depois que ele foi saído de lá, chutado de neoliberal, pitbull dos juros, etc.
              Nisso ele acaba criticando até do que o BC não tem culpa

              Daí eu já disse isso a ele que me respondeu com o argumento que não se mete em política, que economia não é humanas.
              Então tá!
              Depois não sabe pq lhe caiu os cabelos

              Sabe o que fica parecendo: ele quer ferrar ainda mais a economia pra salvar a economia.

              1+
              • CA 2 de março de 2016 at 19:07

                Lucas,

                Acabei de escrever ao mesmo tempo, não tinha visto sua resposta acima.

                Acho que pode existir sim uma questão pessoal, afinal o BC queria até processar ele. No entanto, neste artigo específico ele menciona o governo e sua falta de ação, por isto não creio que ele esteja tão obcecado assim.

                Já vi um debate em que o Schwartsman participou na GloboNews e ele não focou exclusivamente no BC, ele falou também sobre a necessidade do governo efetivamente reduzir suas despesas para colaborar com o combate à inflação, mencionando o tipo de ação que todos sabem que tem que ser adotada, mas que o PT não tem cacife nem interesse de executar, como reforma da previdência, revisão de gatilhos (isto ele mencionou no artigo acima no caso do mínimo), dentre outros.

                É fato que ele sempre dá um peso maior às ações do BC, mas não acredito que ele ignore as questões da parte do Governo, no programa acima que assisti ele também falou com todas as letras sobre a necessidade de governo e BC agirem no mesmo sentido de combate à inflação e e que isto era necessário para que este combate tivesse sucesso.

                1+
                • DRN 2 de março de 2016 at 19:09

                  O problema todo é que existe: (i) o que deve ser feito, (ii) o que o governo quer fazer e (iii) o que o Congresso deixará ou não o governo fazer.

                  2+
                  • CA 2 de março de 2016 at 19:28

                    DRN,

                    Sim, para piorar, na parte do congresso a maior oposição é o próprio PT…

                    O fato é que este governo nunca teve interesse real de combater a inflação, como todo governo socialista, eles não acreditam nas ferramentas ortodoxas nem nos “tripés” da economia como mecanismos “saudáveis”, eles preferem acreditar que são gênios e que com suas soluções heterotodoxas vão conseguir ir levando, ganhando eleições às custas de medidas “populescas” (sic) que depois custam extremamente caro ao país, como sempre fizeram em todos os governos socialistas, o velho “vender a janta para poder almoçar”…

                    Não dá para ter esperança em um combate real à inflação pelo governo, no máximo dá para torcer que outros fatores internos e externos desacelerem o caminho rumo a uma hiper-inflação (comentei com mais detalhes um pouco abaixo).

                    2+
                • Lucas 2 de março de 2016 at 19:22

                  CA
                  o Alex deve falar com todas as letras, não é cortar gastos não
                  Tem gasto que vc faz hoje e te rende 10x mais amanhã

                  É cortar o PT do governo, simples assim
                  esses labirintos mentais ele vai ficar careca de tanto explicar, ops, já está

                  Mas o cara é teimoso, estudou demais não consegue mais aprender nada denovo

                  0
            • CA 2 de março de 2016 at 19:00

              Em tempo:

              O Schwartsman também não defendeu em nenhum momento que é só resolver a questão da indexação que a inflação se reduz automaticamente.

              Dentro do artigo Schwartsman deixa claro que o grande responsável pela eliminação da indexação é o próprio governo, ele usa até o exemplo do salário mínimo. Só que o BC não pode fazer o papel do governo, então o que é o mínimo que ele pode fazer como “guardião da moeda”? Aumentar os juros e sinalizar corretamente em seus comunicados, esta é a PARTE DELE, sendo 100% efetiva ou não, porque o Governo está indo no caminho contrário é outra história, mas o pior dos Mundos é um governo indo no caminho completamente errado e um BC ajudando a acelerar no mesmo erro via redução de juros e comunicação errática. O BC não pode mudar as decisões do governo, mas tem obrigação de fazer com que as decisões dele BC sejam coerentes com sua missão de “guardião da moeda”.

              Se você ler o artigo, será bem mais legal debater o assunto, você irá entender que o Shwartsman não passou nenhuma fórmula mágica de como resolver a inflação sem a participação do governo, até porque, ele melhor do que ninguém sabe que isto não é possível…

              0
              • Lucas 2 de março de 2016 at 19:35

                CA quem resumiu bem a coisa foi o Kasparov

                falar em generosisade (hilary) e em socialismo (sanders) são luxos que somente economias capitalsitas bem sucedidas podem ter

                socialismo é a morte não só da economia, mas do ser humano.
                pega um alemão oriental e ocidental, mesmo 30 anos depois do muro não são o mesmo alemão.

                O que está acontencendo no BR, mesmo que a gente resolva HOJE mudar a rota, as consequencias vão durar gerações.

                6+
  • ton 2 de março de 2016 at 17:28

    O controle da inflação somente virá se o governo cortar seus gastos e fizer as reformas necessárias, como a da previdência por exemplo, além disso, deverá reverter o déficit público que por sinal é crescente, sabe-se que a imagem do BC ficou manchada após manterem a taxa SELIC estável em decorrência da pressão do governo, talvez o argumento de autoridade volte caso o BC aumente os juros, assim pode agir, para passarem a ideia de independência e acalmar o mercado.

    1+
    • CA 2 de março de 2016 at 18:36

      ton,

      A última parte do que você colocou é exatamente o que o Schwartsman disse no artigo acima, recomendo a leitura.

      1+
    • DRN 2 de março de 2016 at 18:51

      Como o governo não cortará gastos, não fará reformas como DRU, reajuste automático do salário mínimo e muito menos previdência (nem o PT votaria a favor disso), a hiperinflação é INEXORÁVEL.

      O problema todo é que nem todo prestador de serviço ou vencedor de mercadoria consegue repassar a inflação. Às vezes consegue, às vezes parcialmente, às vezes não consegue, daí é forçado a demitir, a diminuir, a eventualmente fechar. A consequencia imediata é a QUEDA DA ARRECADAÇÃO.

      Não tem jeito. O governo não consegue reduzir o deficit. Vai ter de imprimir dinheiro. CALOTE BRANCO como se diz, mas ainda assim calote. Simples: maior volume de dinheiro, menor volume de bens, resultado é inflação.

      6+
      • CA 2 de março de 2016 at 19:23

        DRN,

        Concordo com o que você e o Lucas tem colocado sobre o Governo não ter nenhum interesse real em combater a inflação e isto, por si só, ser um dos fortes motivadores para que voltemos a ter um cenário de hiper-inflação.

        Ocorre que temos alguns eventos exógenos (externos – com origem no Exterior) que influenciam no que consta acima:

        1) US$: se o dólar se fortalecer em todo o Mundo (US$ se valorizar perante outras moedas), alinhado com o comportamento do governo e aparentemente do BC também, evoluiremos para um cenário de hiper-inflação MAIS RAPIDAMENTE. Caso ocorra o contrário (US$ se desvalorizar perante outras moedas), esta situação poderá ter efeito de RETARDAR a hiper-inflação;

        2) Idem a anterior quanto a bolhas chinesas. Se o governo chinês continuar com suas medidas PALIATIVAS e o resto do Mundo continuar “engolindo” isto, com redução do risco percebido quanto aos países emergentes, o cenário de hiper-inflação é RETARDADO, caso contrário, ele se acelera;

        Agora falando sobre outros eventos endógenos (internos) e continuando a contagem de itens acima:

        3) BC: se o BC confirmar sua total submissão ao governo e se esquecer 100% do seu papel de “guardião da moeda”, agindo para diminuir o juros e ao mesmo tempo com comunicações ERRÁTICAS e promessas não cumpridas, isto tende a ACELERAR o caminho para hiper-inflação, pelos motivos elencados no artigo de Schwartsman mais acima, em contra-partida, se o BC atuar no sentido contrário (IMPROVÁVEL), ele poderia DESACELERAR o caminho para hiper-inflação;

        4) Se o Governo resolver “enfiar o resto do corpo na jaca” (porque já estão até a cintura) e seguir a “cartilha do PT” à risca, “dobrando a meta”, aí sim teremos uma forte ACELERAÇÃO rumo a hiper-inflação, em contra-partida, se continuarem nesta brincadeira que já fazem desde o início do segundo mandato de tentarem agradar a gregos e troianos, pode ser que isto acabe sendo NEUTRO em relação ao caminho para hiper-inflação;

        5) O fato é que os aspectos psicológicos de como os empresários e as pessoas veem o interesse REAL do governo em combater a inflação tem sim um efeito sobre o resultado da mesma, este acaba sendo um efeito “AMPLIFICADOR” do que consta acima: se na balança temos muito mais eventos que levam a acelerar o caminho para a hiper-inflação, a percepção das empresas e pessoas acelera ainda mais, caso contrário, ajuda a pisar no freio.

        ATENÇÃO: falo sobre acelerar e desacelerar e não resolver sozinho o problema de forma mirabolante. Sem a participação do governo o problema não se resolve, o papel dos outros agentes influencia, mas não define o resultado. É certo que não teremos inflação baixa e dentro da meta enquanto o governo não tiver o interesse, como não tem, aqui o exercício foi para ver que velocidade pode ser alcançada para que as coisas saiam dos trilhos…

        6+
        • Lucas 2 de março de 2016 at 19:31

          CA
          sabe quem hoje poderá nos salvar???
          é o pequeno funcionario publico, eles tem a faca e o queijo na mão, eles podem paralisar tudo, parar um governo, sabotar com força
          inclusive os do IBGE são especialmente importantes são eles que controlam o valor da inflação oficial indexador até pra titulo do Tesouro

          vamos tratar bem os FP inclusive neste blog
          esqueçam sergio moro, é o trabalho de formiguinha de cada um deles que vai nos salvar
          na verdade eles querem mesmo é se salvar, visto que na inflação eles são os maiores prejudicados.

          Voa FP
          capricha aí no IPCA, amigos

          3+
  • Bruno.12 2 de março de 2016 at 17:28

    Acabo de receber uma mensagem (desconheço quem me enviou), acerca de uma vaga para corretor de imóveis, requerendo que seja “determinado, comunicativo e que queira ser empreendedor”. Acho que vou enviar um email e escrever no assunto “Bolha imobiliária”, e colacionar trocentas notícias dessas que choramos (rimos) aqui no blogui.

    14+
    • Ilusionista 2 de março de 2016 at 19:40

      enganação para gente desempregada, com promessas de altos ganhos, para enganar outras pessoas a comprar continua a todo vapor..

      2+
  • Leonardo M. 2 de março de 2016 at 17:56

    CVR crise

    Vizinho meu trabalhador e honesto tem um food truck
    Disse que caiu em 30% as vendas de Hot Dog nas últimas semanas.
    Não desejo isso para ninguém, mas infelizmente essa crise vão atingir os bons que produzem riqueza para esse país.

    Valeu Dilma!

    13+
    • Azufre 2 de março de 2016 at 21:14

      Será que ele foi às ruas em 14? Em 15? No dia 13/3?

      O momento exige muito mais do que só votar

      9+
  • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 18:09

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,vendas-de-carros-no-brasil-regridem-quase-uma-decada,10000019189

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,recuperacoes-judiciais-disparam-em-fevereiro-e-crescem-quase-400,10000019216

    4+
  • Lucas 2 de março de 2016 at 18:52

    eu previ do outro lado da rua que a Dilma vai continuar lá.
    com a mudança do diretor das revistas Exame e Veja, as FFAA no bolso, com a mudança do diretor da Policia Federal.
    estará quase que completamente terminada a revolução bolivariana.

    cuidado com os sinais positivos do mercado, eles são ledo engano.

    11+
    • DRN 2 de março de 2016 at 19:05

      E tem neguinho achando que o PT não destruiria a economia porque isso seria como jogar bomba atômica. Ora, eles estão obrando e caminhando. Se tiver de destruir a economia, assim o farão. E outros que façam assim: ah, hiperinflação não é calote. Esses não viveram a década de 80…

      7+
      • DRN 2 de março de 2016 at 19:16

        Também “gosto” do argumento: agora o braseco é diferente, tem instituições, tem reservas.

        MEU, reserva vira pó em dias, instituições (FAZ-ME RIR – está quase tudo aparelhado) e porque RAIOS não pode voltarmos à década de 80 se a porcaria da década de 80 já ACONTECEU uma vez??? É óbvio que pode. Pode ser até pior.

        6+
        • Lucas 2 de março de 2016 at 19:25

          esse sergio moro é questão de tempo
          o PT já já da um drible nele

          e quer saber
          13/03 vou ficar em casa
          pois saindo a Dilma, primeira coisa que o Temer vai fazer é aprovar a CPMF
          e o PMDB terminar de saquear o que o PT não conseguiu roubar, igual Sanrey nos anos 80.

          4+
          • Awulll 2 de março de 2016 at 19:27

            Torço pra que pelo menos essa vez você esteja errado.
            Ao menos em parte.

            4+
            • Lucas 2 de março de 2016 at 19:32

              tbm torço pra eu estar errado

              2+
          • Azufre 2 de março de 2016 at 21:13

            “13/03 vou ficar em casa”

            pffffffffff

            9+
            • Azufre 2 de março de 2016 at 21:18

              É como o voto nulo…

              A concordância tácita!

              10+
              • Azufre 3 de março de 2016 at 06:14

                Querem acabar com a LJ. Informações de dentro me contam da pressão enorme que a PF e MPF estão sofrendo e pedem para que o povo vá as ruas como forma de diminuir a interferência política. Temos que ir, SIM

                http://www.oantagonista.com/posts/pf-um-nome-para-substituir-daiello

                5+
        • Leonardo M. 2 de março de 2016 at 19:52

          Eu acho que até 2020 vamos ter uma guerra civil no Brasil….

          SQN…povo ta ocupado em ver BBB, carnaval, futebol, novela e cuidar da vida dos outros.

          4+
          • Lucas 2 de março de 2016 at 19:58

            Vamos ter????

            80 mil homicídios por ano
            mais de 1 mil só de militares (policiais)

            Se vc pegar algumas guerras erríveis como a do Iraq fase 2 ou a Palestina x Israel vc vai ver que estamos ganhando
            aliás a do Vietnã foram só 50 mil mortos por ano

            4+
            • Awulll 2 de março de 2016 at 20:05

              Verdade.
              Eu costumo dizer que apesar dos sorrisos e da simpatia do povo, isso aqui não é nem nunca foi terra de gente idônea.

              5+
              • DRN 2 de março de 2016 at 20:25

                No primeiro mundo é assim: na bonança as pessoas são individualistas mas na desgraça elas se unem.
                No braseco é assim: na bonança todos fazem festa mas na desgraça todos se odeiam e se matam (ainda mais).

                10+
  • marcosbolha 2 de março de 2016 at 19:11

    Opinião de vocês –

    Com relação à devolução de imóveis na planta, não seria mais inteligente tentar transferir a dívida do que solicitar o distrato (que envolve multa e perda da taxa de corretagem)?

    1+
    • DRN 2 de março de 2016 at 19:13

      Quem vai querer sentar-se no pepino???

      5+
    • Lucas 2 de março de 2016 at 19:26

      Transferir pra quem se a própria construtora tem um monte em estoque vendendo por 30% mais barato

      6+
    • Ilusionista 2 de março de 2016 at 19:27

      com a queda dos valores dos imóveis, sai mais barato aproveitar os descontos oferecidos pelas construtoras das unidades que ainda não foram vendidas do que adquirir de um particular com um valor bem maior. E ainda tem que pagar a taxa de anuência para transferir o contrato…
      quem vai querer segurar um BOtá..o destes.

      3+
      • marcosbolha 2 de março de 2016 at 19:36

        A taxa de corretagem é devolvida mediante ação na justiça?

        1+
        • CA 2 de março de 2016 at 19:50

          marcosbolha,

          Dê uma olhada nos links abaixo, creio que podem ajudar. Parece-me que juízes tem sido favoráveis a devolução da taxa de corretagem:

          http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2013/abril/construtoras-sao-condenadas-a-restituir-comissao-de-corretagem

          http://www.tapaiadvogados.com.br/distratos-desistencia

          http://www.jusbrasil.com.br/topicos/31085080/restituicao-no-distrato

          1+
    • CA 2 de março de 2016 at 19:40

      marcosbolha,

      Antes de devolver o imóvel muitas vezes o comprador já tentou revender, nem que fosse por um valor menor do que pagou de entrada e transferindo o resto da dívida para um terceiro. O fato é que mesmo nesta condição, o imóvel que ele está oferecendo ainda está saindo muito mais caro do que outros que estão sendo vendidos pela própria construtora, então até a revenda com prejuízo fica inviável. Existem depoimentos no ReclameAqui a este respeito desde 2013.

      Em uma negociação de distrato com a construtora, normalmente ela começa oferecendo restituir uns 15% ou 20% do total da entrada, que deve ser até mais do que ele receberia se tentasse transferir a dívida para um terceiro, revendendo o imóvel. Na prática, se o ex-comprador entrar na justiça ele pode receber de volta de 80% a 90% do que pagou de entrada, o que é mil vezes melhor do que simplesmente repassar a dívida a um terceiro e não receber nada ou quase nada de volta em relação ao que foi pago de entrada.

      4+
      • marcosbolha 2 de março de 2016 at 19:43

        E quando a construtora se nega a devolver a taxa de corretagem?

        0
        • CA 2 de março de 2016 at 19:53

          Respondi mais acima.

          Aparentemente se você entrar na justiça tem boas chances de receber este valor de volta. Não sei se de fato há jurisprudência quanto a isto, não tenho conhecimentos jurídicos para dar uma opinião melhor sobre o assunto, mas pelos artigos que coloquei em links acima, meu entendimento é que na maioria das vezes os juízes tem dado ganho de causa para o ex-comprador e obrigado as construtoras a restituírem o valor da corretagem. Dê uma olhada nos links que coloquei acima e depois continue sua pesquisa em outros sites especializados em distratos, depois se chegar a algo mais conclusivo, compartilhe conosco também!

          3+
          • marcosbolha 2 de março de 2016 at 19:58

            CA, dá uma lida na matéria abaixo:

            “http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI199211,81042-Corretagem+na+compra+de+imovel+em+stand+deve+ser+paga+por+construtora

            1+
            • CA 2 de março de 2016 at 20:06

              marcosbolha,

              Está em linha com os links que coloquei acima, acho que de fato a maioria das decisões tem sido de obrigar a construtora a restituir. Replico aqui os links, dá uma olhada no terceiro deles, que é um banco de dados com várias decisões de juízes relacionadas a este tema:

              http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2013/abril/construtoras-sao-condenadas-a-restituir-comissao-de-corretagem

              http://www.tapaiadvogados.com.br/distratos-desistencia

              http://www.jusbrasil.com.br/topicos/31085080/restituicao-no-distrato

              Só para complementar, se quiser ver casos desde 2013 de pessoal que já tentava revender naquela época e não conseguia, alguns deles até com prejuízo (perdendo parte da entrada), acesse este link: http://defendaseudinheiro.com.br/comprar-imovel-em-tempos-de-bolha-imobiliaria

              Considere ainda que de lá pra cá a situação piorou MUITO, porque a distorção entre oferta e procura só foi aumentando, assim como a crise…

              1+
              • marcosbolha 2 de março de 2016 at 20:09

                CA, amigo, como faço para trocarmos e-mails? Deve fazer algum pedido ao BOSS inicialmente?

                1+
                • CA 2 de março de 2016 at 20:36

                  marcosbolha,

                  Fala pro Boss te passar meu e-mail do gmail.

                  1+
                  • marcosbolha 2 de março de 2016 at 20:39

                    Blz, e-mail enviado ao Boss.

                    0
  • Polaco 2 de março de 2016 at 19:30

    “http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/03/homem-descobre-r-73-mil-em-seu-nome-30-anos-apos-ajuizar-acao.html

    Homem descobre R$ 73 mil em seu nome 30 anos após ajuizar ação

    “Já tinha apagado da memória. Foi mais que uma surpresa quando soube. Vou trocar o carro, que o meu tá velhinho”, afirmou o homem, em nota divulgada pelo TRT.

    Clap, Clap, Clap, Clap… :)

    6+
    • Awulll 2 de março de 2016 at 19:34

      Aí ao invés de ele comprar um de 30, 40 ou até 50 k, compra um de 90, financiando o resto.

      8+
  • DRN 2 de março de 2016 at 20:02

    SELICOSA MANTIDA EM 14,25%

    2+
    • Leonardo M. 2 de março de 2016 at 20:06

      Melhor do que baixar…

      Continuo aportando em LFT pois acho que no Brasil tudo pode acontecer nos próximos 3 anos

      0
      • mestre dos magos 2 de março de 2016 at 20:21

        Boechat falou agora no Jornal da Band que a decisão não foi unanime. Seis votaram pela manutenção, e dois votaram pela elevação da taxa.

        5+
        • Cajuzinha 2 de março de 2016 at 21:43


          O Copom manteve a Selic em 14,25% a.a. após um placar de 6 a 2. Os diretores Sidnei Marques e Tony Volpon votaram para que a Selic subisse 0,5 ponto porcentual. Desde novembro, esses dois membros insistem para que a taxa suba a 14,75% ao ano. O voto dos dois diretores estava sendo considerado pelos analistas do mercado com um importante sinalizador dos próximos passos da política de juros do BC.”

          http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/03/02/internas_economia,739482/cni-defende-criacao-de-condicoes-para-queda-da-selic.shtml

          0
    • O Bancário 2 de março de 2016 at 20:29

      “Sem viés.”
      Ainda acho que a SELIC bate 20% a.a num futuro próximo.

      2+
      • Leonardo M. 2 de março de 2016 at 20:32

        Deus te ouça!!!!

        Para mim já deveria estar nos 16% para mostrar pro mercado que o BC quer diminuir a inflação.

        2+
      • Azufre 2 de março de 2016 at 20:42

        Há anos que não tem viés… Viés permite subir os juros de forma ordinária no intervalo entre as reuniões. É um instrumento de emergência

        2+
  • O Bancário 2 de março de 2016 at 21:03

    Chega a dar dó.
    Mas já passou.
    http://www.brasilnoticia.com.br/cidades/corretores-revoltados-com-a-rede-globo/69532

    14+
  • Giga 3 de março de 2016 at 00:46

    Queda de 8% com destaque na pagina do G1
    Çanguiiiiiii
    “http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2016/03/preco-dos-imoveis-tem-queda-real-de-mais-de-8-em-12-meses-diz-fipezap.html

    9+
    • claudio 3 de março de 2016 at 02:38

      Topico !!!! ia postar, mas o Giga foi + rapido !!!!!!

      5+
  • BReakfast 3 de março de 2016 at 01:09

    No jornal inglês:
    Somente o FMI pode salvar o Brasil
    “http://www.telegraph.co.uk/business/2016/03/02/only-the-imf-can-now-save-brazil/

    8+
    • Azufre 3 de março de 2016 at 06:30

      Todas as vezes que o FMI resgatou o Brasil houve algum ganho institucional

      A contabilidade pública que funciona foi cortesia deles
      A LRF
      Em certa parte, o resto do tripé

      FMI, vem!

      10+
    • Seguidor do Bolha BH 3 de março de 2016 at 07:55

      Como assim? É o Brasil que somente poderá salvar o FMI uai.
      Nós no governo do Lulalá não pagamos a dívida? #sqn

      3+
  • wade 3 de março de 2016 at 01:14

    OFF

    Pessoal, uma pergunta. Qual seria o melhor intervalo para retiradas periódicas para quem estiver vivendo da renda passiva? Existe uma resposta fácil?

    Atualmente tenho vários rendimentos de longo prazo que vencerão em sequência em um intervalo de 2 a 6 meses. Naturalmente quero continuar com a estratégia de continuar investindo para longo prazo, mas estou me enrolando na matemática.

    2+
    • RecebendoJuros 3 de março de 2016 at 08:55

      Oi Wade. Não sei se entendi bem a sua pergunta.
      Vc quer saber se é melhor ter investimentos pequenos vencendo todos os meses ou investimentos maiores vencendo a cada 6 meses. Certo ?

      Se vc vai usar uma parte dos rendimentos para viver de renda passiva então acho que o melhor seria ter o dinheiro sendo liberado aos poucos, mensalmente, por 2 motivos:
      – Te dá uma maior flexibilidade para decidir a cada mês qual o melhor investimento para aplicar o que sobrou depois de tirar o suficiente para cobrir os gastos mensais: um mês pode ser NTNB, outro mês pode ser LCA, etc.
      – Recebendo a cada 6 meses te obriga a deixar o valor de 6 meses de gastos mensais “parados” na conta (ou alguma aplicação que provavelmente renderá menos). A perda de juros pode ser pequena, mas cada centavo conta.

      1+
  • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 05:21

    http://exame2.com.br/mobile/seu-dinheiro/noticias/precos-de-imoveis-em-11-cidades-caem-em-fevereiro

    3+
  • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 06:17

    “O material jornalístico produzido pelo Diário do Comércio é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo utilize o seguinte link: http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=preco_medio_para_venda_de_imoveis_registra_queda&id=166521 Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor logue-se como assinante.”

    http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=preco_medio_para_venda_de_imoveis_registra_queda&id=166521

    1+
    • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 08:59

      “Para o economista da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) Bruno Oliva, a
      desaceleração nos preços já era algo esperado pelo mercado de imóveis, principalmente após
      o boom do setor na última década. Entretanto, ele destaca que o processo foi potencializado pela atual
      situação da economia brasileira.
      “O aperto no crédito, as altas taxas de juros, além da perspectiva pessimista para a economia do Brasil
      para os próximos anos fazem com que as pessoas tenham receio de comprar imóveis, o que diminui a
      demanda e, consequentemente, leva à queda dos preços, que cederam bastante em 2015. Essa é
      uma tendência que deve permanecer em 2016. Projetamos, inclusive, que neste ano haja queda
      nominal dos preços”, explica Oliva.”

      0
  • Cesar_DF 3 de março de 2016 at 07:26

    Desconto médio em preço de imóveis é recorde em 2015
    Desde fevereiro de 2015, também cresceram as transações com desconto.
    Com isso, em dezembro, apenas 22,1% das compras reportadas nos 12 meses anteriores foram realizadas pelo preço originalmente pedido pelo vendedor.
    Em outras palavras, o preço de venda foi menor do que o anunciado em 77,9% das transações. Já em igual mês de 2014, o indicador estava em 70,8%.
    Os resultados da pesquisa reforçaram a expectativa de queda futura dos preços.
    Cerca de 58% dos entrevistados que pretendem adquirir um imóvel declararam que aguardam redução nos preços ao longo de 2016.
    http://www.jornalfloripa.com.br/emcimadahora/site/?p=noticias_ver&id=28842

    3+
    • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 08:13

      “reforçaram a expectativa de queda futura dos preços.”

      A D O R O

      4+
    • Cesar_DF 3 de março de 2016 at 08:13

      ADMISSÃO DE CULPA
      CA , olha ai eles admitindo que o preço anunciado no FIPE-ZAP não tem nada a ver com o preço praticado pelo mercado.

      3+
  • Azufre 3 de março de 2016 at 07:53

    Hoje tem ~~contas nacionais~~, saber o tamanho da queda de 2015

    2+
  • Moreira 3 de março de 2016 at 08:15

    Copom mantém a taxa Selic em 14,25% ao ano
    02/03/2016 19:35

    ​Avaliando o cenário macroeconômico, as perspectivas para a inflação e o atual balanço de riscos, e considerando as incertezas domésticas e, principalmente, externas, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 14,25% a.a., sem viés, por seis votos a favor e dois votos pela elevação da taxa Selic em 0,50 p.p.

    Votaram pela manutenção da taxa Selic em 14,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Luiz Edson Feltrim e Otávio Ribeiro Damaso. Votaram pela elevação da taxa Selic para 14,75% a.a. os seguintes membros do Comitê: Sidnei Corrêa Marques e Tony Volpon.

    1+
  • carioca_real 3 de março de 2016 at 08:21

    Enquanto isso, no fantático mundo do FINGEZAP…http://oglobo.globo.com/economia/preco-medio-dos-imoveis-cai-em-fevereiro-diz-fipezap-18791440

    3+
  • Azufre 3 de março de 2016 at 09:04

    PIB -3,8% em 2015.

    Último tri 15 sobre último tri de 14: -5,9%

    Ratifica o entendimento de que a queda não parou, esta é acelerando

    4+
    • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 09:08

      5,9%? Pense!

      “apenas começamos”

      1+
    • Awulll 3 de março de 2016 at 09:48

      Último tri de 2014 teve eleições.
      Acredito que isso tenha um reflexo no PIB, certo?
      Alguma dessas alternativas é plausível?
      a) significa que o PIB do último tri de 2014 poderia estar inflado naturalmente pelo momento das eleições e, consequentemente 2015 foi muito pior do que parece.
      b) o oposto de a.
      c) nada a ver awulll, não viaja.

      0
      • Azufre 3 de março de 2016 at 10:34

        É uma linha válida: mas olhemos os últimos anos de queda. A última recessão tinha sido em 2009; e antes, acho que 1992. Anos não pós-eleitorais. Se fosse só a eleição, acho que não seria tão forte.

        Além disso, a história se repete ao compararmos a sequência de trimestres.

        0
        • Awulll 3 de março de 2016 at 10:55

          ok, entendi.

          0
  • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 09:10

    ” Entretanto, na contramão dessas estatisticas, a realidade é que muitas pessoas ainda se queixam dos preços “salgados” para investir em um imóvel.”

    “Mas, como o perfil desse caso não é varejista nem comercial, enxergamos uma necessidade de trazer uma opção mais promocional ao consumidor que quer comprar um imóvel, mas está sentindo dificuldade por causa dos preços”, explicou Vilaça.”

    http://www.folhape.com.br/economia/2016/3/semana-imobiliaria-de-pernambuco-vai-ate-dia-13-de-marco-com-precos-a-partir-de-r-131-mil-0039.html

    0
  • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 09:17

    “A falta de consenso entre os membros do Copom sobre a decisão, divulgada na noite de ontem (2), com dois diretores ainda votando pela alta do juro, contradiz as apostas que se firmaram no mercado de juros nesta semana de que um ciclo de corte da Selic comece ainda em 2016. O placar dividido diminui a chance de queda da Selic no curto prazo, mas alguns economistas ainda veem possibilidade de corte antes do Natal.

    “Alguns do mercado já esperavam votação unânime e as pessoas podiam pensar em corte da taxa em abril. Hoje eles fecharam essa porta”, avalia Carlos Kawall, economista-chefe do banco Safra. Ele não descarta, porém, um corte mais para o fim do ano.”

    http://www.financista.com.br/noticias/espresso-financista-mercado-digere-decisao-sobre-juros-e-pib-do-brasil

    0
    • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 09:19

      “Jogo de cena

      Vários analistas veem as posições divergentes de Marques e Volpon em relação aos demais diretores do BC como jogo combinado. Meses atrás, funcionavam como indicativo de que os juros poderiam subir. Agora, sinalizaram que a taxa Selic não cairá tão cedo. No primeiro caso, o mercado acreditou. Agora, está convencido de que é pura encenação, pois os juros vão baixar a partir do segundo semestre.”

      http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/unica-surpresa/

      2+
      • eam 3 de março de 2016 at 09:28

        Também acredito mais nessa possibilidade, quem aposta contra as expectativas e os sinais do BC sempre se dá melhor, a credibilidade da instituição há tempos se foi.

        Se seguir a queda ou a manutenção do PIB ou da inflação, é certo que os juros serão cortados.

        0
  • Cajuzinha 3 de março de 2016 at 09:27

    http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2016/03/03/problema-com-construtoras-atrasam-seis-obras-para-olimpiada.htm

    “O Velódromo também já teve sua entrega adiada em pelo menos três meses devido a problemas com sua construtora. A Tecnosolo, que venceu a licitação para executar o projeto, está em crise desde 2012. Por causa disso, nunca conseguiu tocar a construção da arena de ciclismo no ritmo esperado pela prefeitura.

    Nesta terça-feira (1), a administração municipal chegou à conclusão de que a Tecnosolo não terá condições de concluir sozinha o Velódromo. Por isso, determinou que uma nova construtora, a Engetécnica, entre no canteiro de obras para reforçar o trabalho de acabamento da arena.”

    0
  • CarlosL 3 de março de 2016 at 10:12

    Dolar descendo de novo … .Alguem saberia o motivo ? Janela ?

    0
    • Awulll 3 de março de 2016 at 10:23

      Delcídio destruiu a república.
      Só isso.

      0
      • Azufre 3 de março de 2016 at 10:50

        Ou não. O STF já está trabalhando para invalidar a delação.

        1+
        • CarlosL 3 de março de 2016 at 10:56

          Na boa, eu li os posts sobre isso e pergunto sem sequer ser advogado de defesa de alguém: COMO VAI PROVAR TODAS ESSAS ILAÇOES ?!?!?!

          0
          • Awulll 3 de março de 2016 at 10:59

            A pergunta é boa.
            Mas se ele não tiver como provar, aí minha admiração pela coragem do bandido é maior ainda.
            Dar um facão desse no Lula? O anarfa que colocou todo os bandidos da nação no bolso?

            1+
            • CarlosL 3 de março de 2016 at 11:13

              Pois é ; Repare que o que divulgaram até então é bem na base do diz que não diz…
              E ai advinha ?! Isso DÁ EM ABSOLUTAMENTE NADA …

              0
  • Palmeirense Bolhudo 3 de março de 2016 at 11:13

    TÓPICO NOVO!

    0
  • vigilante 8 de março de 2016 at 18:43

    CVR: Meu irmão esteve em Salvador esses dias e, dando uma volta por uma casa de tolerância, encontrou duas corretoras de Brasília complementando a renda…

    0