O fim da bolha? Preços dos imóveis já caem em algumas cidades; veja o que fazer – Infomoney

Considerando apenas a cidade de São Paulo, os imóveis registraram uma valorização de quase 220% entre 2008 e o final de 2014. No entanto, do começo de 2015 até o final de outubro, a alta foi de apenas 2,5% na capital paulista, também muito abaixo da inflação do período. No Rio de Janeiro, após subirem 264% desde 2008 até o final de 2014, os imóveis ficaram 0,4% mais baratos de janeiro a outubro de 2015. Projetando dados passados para o futuro, o levantamento prevê que os preços terão uma alta nominal de apenas 0,9% em 2015, continuarão em um ciclo de baixa e fecharão o período de 12 meses encerrado em junho de 2016 com uma acentuada queda de 4,8%.

Alguns economistas atestam que este é o fim de uma bolha que se formou no mercado imobiliário nos últimos anos. Um deles é Adolfo Sachsida, que defende desde 2012 que o aumento dos preços aconteceu de maneira irracional. “É natural que quando isso acontece os preços daqueles ativos subam. Mas quando acaba o estímulo os preços caem. É exatamente isso que está acontecendo agora”, afirma.

Matéria completa em http://www.infomoney.com.br/imoveis/investimentos-imobiliarios/noticia/4503173/fim-bolha-precos-dos-imoveis-caem-algumas-cidades-veja-que

16+

You may also like...

Comments
  • Rolde 7 de janeiro de 2016 at 10:03

    Eu ando observando um leve desespero na olx.Em que fase da bolha estaríamos meninos?

    21+
    • edson 7 de janeiro de 2016 at 10:57

      Proprietarios fingem que o preço esta bom, compradores fingem que tem interesse. Fase do ” embromeixom “

      39+
      • joselito 7 de janeiro de 2016 at 12:02

        Nunca houve bolha, contudo ela já acabou.
        Eu sou normal, porém sou maluco!
        Estou feliz, mas estou triste.

        49+
        • Mn 7 de janeiro de 2016 at 20:27

          Só depois da queda nominal de uns 40 a 60%… bem difundida na imprensa… na mente de todos…

          Só quando os taxistas estiverem dizendo que imóvel é o *pior* investimento que alguém pode fazer… só aí é hora de comprar.

          21+
          • Welber 8 de janeiro de 2016 at 02:38

            Não entendi a piada.. Kkkkk

            1+
            • CA 8 de janeiro de 2016 at 08:59

              Welber,

              A piada tem a ver com uma declaração feita por Robert Shiller, ganhador de prêmio Nobel de economia, que previu a bolha imobiliária americana e que disse acreditar que existe uma bolha imobiliária no Brasil.

              Segue o link em um trecho da declaração de Robert Shiller para você entender melhor:

              “http://economia.ig.com.br/financas/casapropria/2013-09-24/estouro-de-bolha-imobiliaria-no-brasil-teria-consequencias-menores-cre-shiller.html

              “Exato, eu lembro que eu estava em Miami para um conferência e o taxista me disse: “olhe para todas essas construções em andamento – os preços haviam crescido muito então estavam construindo muito. Isso vai acabar mal”. E eu entrei na conferência com economistas profissionais e eles estavam fazendo equações num quadro, mas não tinham ideia do que estava acontecendo à volta deles. “

              9+
              • CA 8 de janeiro de 2016 at 09:07

                Ocorreu-me que talvez mais usuários que começaram a ler recentemente o blog não conheçam este fato, neste caso a reportagem abaixo que é de janeiro/2014 é uma referência interessante sobre o assunto, até para que todos possam entender que esta “cegueira coletiva e SELETIVA” que se observa por parte dos agentes envolvidos na bolha imobiliária não é nem de longe uma exclusividade do Brasil:

                “http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3113345/shiller-ressalta-cegueira-brasil-com-bolha-imobiliaria-senti-nos-eua

                4+
    • Cadeludo 7 de janeiro de 2016 at 12:21

      olx é grátis, se cobrarem, nem pra anunciar os caras tem dinheiro ( vide classificados hoje no jornal 02 folhas mirradas, lembro quando eram 20 só de imóveis com fotão gigante página inteira ) vai ou acabou?

      17+
      • Ademir SP 7 de janeiro de 2016 at 22:15

        Antes não existia internet.

        5+
    • marcoselzteresopolis 10 de janeiro de 2016 at 12:06

      Em aluguéis a queda já está clara. O pessoal sempre espera o fim de ano, fase de otimismo e natal, quando chega janeiro bate a realidade que está precisando do dinheiro e o imóvel tá lá parado só gerando despesas.
      Salas comerciais então? tem nego praticamente pagando pra você ocupar.
      To pensando até seriamente em deixar meu home-office de lado e alugar uma sala em um prédio zerinho zerinho a 10 minutos a pé da minha casa.

      1+
  • Marc 7 de janeiro de 2016 at 10:05

    Talvez: Despair? :)

    10+
    • Rolde 7 de janeiro de 2016 at 10:10

      Acho que sim….

      7+
  • Emer 7 de janeiro de 2016 at 10:07

    Caros,
    Por um acaso alguém salvou o comentário do Anonymous onde ele mencionava que transferências para o exterior para contas de mesma titularidade ainda pagavam a alíquota antiga de IOF? Agradeço se alguém puder postar.

    6+
    • Marc 7 de janeiro de 2016 at 10:13

      Caso contrário, ferrou. Com esses 25% de imposto :(

      4+
      • Kurtrover 7 de janeiro de 2016 at 10:30

        Acredito que estes 25% não é referente a IOF e sim a IRRF.

        6+
        • Emer 7 de janeiro de 2016 at 10:34

          Verdade, erro meu.

          2+
          • Bolha BOSS 7 de janeiro de 2016 at 10:38

            Mas neste caso, já que é um imposto descontado na fonte, não deveria aparecer já no resumo da transferência ? Aqui não apareceu isto

            2+
            • Kurtrover 7 de janeiro de 2016 at 10:42

              Boss: “http://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/01/brasileiro-volta-pagar-imposto-de-renda-sobre-remessas-para-o-exterior.html”

              10+
              • Qwerty 7 de janeiro de 2016 at 20:56

                Bis in idem? Se já paguei IR na fonte aqui, não deveria pagar novamente. Correto ou não?
                Lendo a reportagem parece que será cobrado IR sobre “pagamentos” para o exterior.

                3+
    • Bolha BOSS 7 de janeiro de 2016 at 10:14

      Bom, simulei uma transferência aqui pelo BB

      IOF 0,38%
      Dolar a R$ 4,10

      8+
      • Emer 7 de janeiro de 2016 at 10:16

        Muito obrigado.

        2+
      • Qwerty 7 de janeiro de 2016 at 20:57

        Conferido por aqui também. “Apenas” (entre aspas pq por menor que seja, tributo é sempre roubo) 0,38% de IOF.

        2+
  • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 10:12

    Nos EUA
    2005 – Queda no volume de vendas
    2008 – Estouro da bolha – FEAR
    2010 – Início da fase DESPAIR
    2013 – Fim da fase DESPAIR

    “http://realestatefinancehq.com/wp-content/uploads/2015/01/united_states_house-appreciation.png

    13+
    • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 10:15

      Na minha opnião no Brasil
      2012 – Queda do volume de vendas
      2015 – Estouro da bolha – FEAR
      2017 – Início da fase DESPAIR
      2020 – Fim da fase DESPAIR

      27+
      • Lambari 7 de janeiro de 2016 at 10:33

        O que vem depois do Despair?

        5+
        • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 10:48

          Depois do despair seria o retorno a normalidade

          “http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Post-bolha-imobili%C3%A1ria-Camboriu-imagem-2.png

          13+
          • caipira_priv15 7 de janeiro de 2016 at 11:32

            Viu…

            Mas o Despair não é quando a coisa está lá embaixo ???

            A montanha russa pelo visto nem começou a descer ? Ou já desceu tudo que tinha que descer ?

            6+
            • joselito 7 de janeiro de 2016 at 12:05

              Seguindo sua pergunta, faço outra:
              a “descida” dos preços é aquela dos preços anunciados ou do real? (pq este já está rolando (ladeira abaixo)).

              3+
              • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 14:50

                A fase de DESPAIR é quando os preços permanecem com um valor abaixo da média histórica.
                Historicamente o valor do imóvel acompanha os rendimentos da população, se o valor do imóvel subiu acima da renda, num determinado momento ele retornará aos valores normais, mas por algum tempo ele fica subvalorizado, num valor abaixo da média histórica, esta é a fase de DESPAIR.

                http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Post-29-imagem-4-Evolu%C3%A7%C3%A3o-pre%C3%A7o-dos-im%C3%B3veis-versus-sal%C3%A1rio-m%C3%A9dio-BH.png

                http://3.bp.blogspot.com/-CFbe48LxG6Q/TpiFTeAbd_I/AAAAAAAAARc/j4ytIJYR8zg/s1600/Preco-INCC-TraBALHO-MATERIAIS.PNG

                https://thenewmortgagecompany.files.wordpress.com/2010/08/five-stages-of-americas-housing-bubble-2-the-pull-back2.jpg

                9+
            • CA 7 de janeiro de 2016 at 14:26

              caipira_priv15,

              No comentário de Cesar logo acima ele falou sobre inicio do despair em 2017 e não agora.

              Sobre o “já desceu tudo”, sem dúvida que ainda não, no entanto, se você olhar pela pesquisa do CRECI SP que é baseada em preços negociados de imoveis usados, informados por centenas de imobiliárias em São Paulo, já tivemos uma queda em termos reais (somando com inflação) equivalente a mais de 45% nos 2 últimos anos (de dezembro/2013 a novembro/2015) e com isto, o preço médio do M2 do imóvel USADO vendido em São Paulo neste momento, em termos nominais já está em patamar abaixo, mais ainda próximo do que era praticado em 2011, em termos reais, bem inferior a isto.

              Se considerarmos que houve um salto enorme nos preços de 2007 a 2011, sem dúvida ainda falta uma boa parte do ajuste, mas já estamos no caminho.

              Lembrando que os números acima são os NEGOCIADOS, REALIZADOS, FINAIS, não tem nenhuma relação com os preços ANUNCIADOS do FIPE Zap.

              Seguem links, ver página 26 da pesquisa de Novembro/2014, que tem o acumulado de Dezembro/2013 a Novembro/2014 e na sequencia, a página 27 da pesquisa de Novembro/2015, que tem o acumulado de Dezembro/2015 a Novembro/2015:

              “http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2014/pesquisa_capital_novembro_2014.pdf

              “http://www.crecisp.gov.br/arquivos/pesquisas/capital/2015/pesquisa_capital_novembro_2015.pdf

              Outro ponto é que os números acima se referem exclusivamente a imóveis usados e levantamento na Cidade de São Paulo. No caso de imóveis novos em São Paulo, embora o próprio SECOVI SP já esteja apontando quedas NOMINAIS nos preços de lançamentos de 4,78% no período de Dezembro/2014 a Setembro/2015, com base em pesquisa da EMBRAESP e também já tenhamos tido outra pesquisa da EMBRAESP no início de 2013 apontando queda de 9% nos preços de lançamentos e 17,6% de queda para 3 dormitórios, feita a pedido da Zap Imóveis, ainda assim estes números são muito mais MAQUIADOS do que os de usados (*), então fica bem difícil de se visualizar a REAL queda de preços já ocorrida.

              Seguem links, no primeiro, a queda de preços em 2013, no segundo, na página 2, a queda de preços acumulada de Dez/14 a Set/15, segundo levantado pela EMBRAESP quanto a lançamentos:

              “http://msn.revistaimoveis.zap.com.br/155982-precos-dos-imoveis-novos-caem-em-sao-paulo.html

              “http://www.secovi.com.br/files/Arquivos/preco-medio-residencial-setembro-2015.pdf

              (*) Por que os preços reais de vendas de novos são muito mais maquiados, isto quando levantam e informam para o público? Porque há uma parcela relevante de vendas FALSAS na planta que entram na composição dos preços, em especial dos lançamentos, que são os únicos preços que divulgam (mesmo assim, como podemos observar pelas pesquisas acima, tem apresentado queda nominal nos preços). Como estas vendas FALSAS são feitas para famílias que sabidamente não terão renda para adquirir o crédito imobiliário na entrega do imóvel, a construtora pode colocar o preço que quiser e o que interessar no documento de compra e venda na planta para simular uma manutenção ou crescimento dos preços, tanto faz, afinal aquele negócio não vai se concretizar de qualquer forma e vai entrar para lista dos distratos bilionários deste segmento no ato da entrega do imóvel…

              Resumindo: já tivemos quedas relevantes nos preços FINAIS, NEGOCIADOS, REAIS sendo escondidas ao máximo pelo segmento imobiliário, mas ainda estamos longe do “vale de preços”.

              21+
              • Jovem Estudante 7 de janeiro de 2016 at 15:12

                Ou seja, não é o fundo do poço. Ainda dá pra cavar mais, bem mais.

                9+
      • Jovem Estudante 7 de janeiro de 2016 at 14:22

        Não tinha o tal de Capitulation?

        6+
        • Lambari 7 de janeiro de 2016 at 15:40

          Era isso! Eu nao me lembrava mais.

          Mas uma capitulação é algo que só ocorre quando se reconhece que não há mais o que fazer, e na minha opinião, isto somente acontecerá quando a população perceber que nunca mais haverá crescimento prolongado acima de 3% ao ano e isto levará muitos anos para acontecer, pois esta percepção necessita de anos a fio de estagnação e/ou crescimento baixo.

          É nisto o que eu acredito: anos a fio de estagnação e/ou crescimento baixo após 2017, com Lula ou sem Lula em 2018.

          Aí então, haverá uma capitulação, com baixa forte de preços, até os anunciados.

          Quando o povo notar que a Banânia continua sendo o lodaçal que sempre foi, aí sim os preços cairão forte. Isto, lá por 2022 ou mais pra frente.

          Não tenho pressa.

          Acredito em Banânia com crescimento baixo prolongado porque a Banânia sempre foi assim, tirando as bolhas de crescimento baseadas em crédito relativamente barato, que são obviamente momentâneas, como foi o Milagre Brasileiro e o período lulístico. O normal é 2,5% de crescimento ao ano ou menos, pois atualmente nossa população cresce a 0,9% ao ano, sem querer estudar para produzir mais riquezas.

          10+
        • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 17:41

          Estamos no DENIAL …. se atualizarmos os valores dos imóveis por um índice qualquer de inflação teremos a média histórica… somente quando atingirmos a média histórica é que estaremos no pânico (o problema é que esta fase é muito rápida) vejam esta imagem: ‘https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwivxsT8uZjKAhUEfZAKHdaGA5wQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fseattlebubble.com%2Fblog%2F2011%2F04%2F21%2Fhas-the-tide-turned-against-home-ownership%2F&psig=AFQjCNHwWB4lYZa8WKR70IBifYGO60-xfA&ust=1452281893048787

          4+
  • Pão Pedra 7 de janeiro de 2016 at 10:12

    Do tópico passado: Wolf, qual é o motivo de não querer ficar com a Wintrade (que foi vendida para o Brasil Plural)?
    Eu tenho conta na Wintrade desde 2007, mas estou procurando alguma outra corretora só para diversificar, principalmente, na renda fixa. Qual você está usando ou outros tem tido uma boa experiência?

    3+
    • Pão Pedra 7 de janeiro de 2016 at 10:20

      Estou vendo essa Rico e todas as taxas são bem mais atraentes do que a Wintrade, além de ter uma boa avaliação entre as corretoras. Acho que vou fazer um teste com eles.

      2+
      • Libertario 7 de janeiro de 2016 at 10:38

        A Rico é muito boa.

        Eu uso ela e nao tenho do que reclamar.

        4+
      • Thiaguinho 7 de janeiro de 2016 at 11:11

        Recomendo a Rico.

        2+
      • caipira_priv15 7 de janeiro de 2016 at 11:34

        Eu uso a RICO há tempos já, não tenho o que reclamar.

        2+
        • Wolf 7 de janeiro de 2016 at 11:39

          OPa, estarei indo para a Rico por ter melhores taxas também. Para ações eu uso a Clear que me possibilita o uso do Metatrader. Mas não tenho operado desde setembro do ano passado, muita coisa para resolver. Wolf vai começar a vender calçados e vender na internet também.

          4+
          • caipira_priv15 7 de janeiro de 2016 at 11:42

            Como é o esquema de custódia na Clear ?

            Na rico como eu compro ações todo mês, tem isenção.

            1+
            • Nilson 7 de janeiro de 2016 at 11:47

              uso a Mycap, em que executando 1 ordem por mês, zera a custódia, senão paga 10,00.
              Mas prefiro pagar os 10,00 no mês que não compro nada, do que ficar girando carteira. Mas quando compro no mês, gasto apenas 5,00 de corretagem, mudo pra conta flex, zerando a custódia.

              1+
              • caipira_priv15 7 de janeiro de 2016 at 13:55

                Eu compro todo mês…

                Mas faço buy n hold de boas empresas só…. Nada de trade (Se é que há boas empresas ainda no brazil) kkkkkkkk

                2+
    • O Bancário 7 de janeiro de 2016 at 20:54

      Pesquisei bastante e venho utilizando a Rico para TD e ações.
      Nada a reclamar.

      2+
  • Davy Jones 7 de janeiro de 2016 at 10:13

    “quando olho para os mercados financeiros vejo um desafio sério, que me recorda a crise que vivemos em 2008” (George Soros)
    Tudo parece pior do que se esperava. Liquidez neste momento vale ouro.

    -http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/4504709/bilionario-george-soros-faz-alerta-para-mercados-crise-atual-remete

    12+
  • Rolde 7 de janeiro de 2016 at 10:14

    “http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-01-07/sem-pacote-para-a-economia-dilma-tenta-manter-nomes-de-peso-no-conselhao.html”

    6+
  • AndersonSilva 7 de janeiro de 2016 at 10:15

    Pelo menos durante uns 2 ou 3 anos os preços de imóveis vão continuar caindo ou sendo devorados pela inflação.

    14+
    • Ilusionista 7 de janeiro de 2016 at 14:50

      em Portugal foram cinco anos de queda de preços até uma estabilização nos preços dos imóveis
      “quem quer vender não abaixa os preços para não perder dinheiro
      quem quer comprar, prefere aguardar mais um pouco, na certeza de pagar mais barato e deixa aplicado o dinheiro para comprar algo bem melhor no futuro”
      por aqui, deve demorar bem mais, devido a diferença média do m2 ser muito acima da renda média da população, agravado principalmente pelos mais de 58 milhões de brasileiros negativados, sem nenhuma condição de aprovação em adquirir financiamento.

      10+
  • From_The_Tower 7 de janeiro de 2016 at 10:27

    Negociação em mercados de ações da China foi suspenso pela segunda vez esta semana depois de apenas 30 minutos na quinta-feira, como uma queda de mais de 7% após a abertura disjuntores disparados.
    O sentimento do mercado foi atingido após o Banco do Povo da China defina seu oficial yuan taxa de ponto médio mais baixo comparado com correção de quarta-feira. Foi a maior queda diária da taxa de ponto médio desde agosto do ano passado, quando um inesperado quase 2% de desvalorização da moeda provocou uma onda de vendas de base ampla nos mercados.
    Alguns agentes de mercado ver a tática como uma tentativa da China para reforçar o crescimento, enquanto outros estão preocupados com uma guerra de moedas que poderiam desestabilizar a economia global.
    +http://www.investing.com/news/economy-news/top-5-things-to-know-in-the-market-on-thursday-379044

    10+
    • Polaco 7 de janeiro de 2016 at 10:35

      Some isso com:

      Teste da Bomba H na Coreia
      Obama chorando
      Brasil sem rumo
      Novo atentado em Paris

      21+
    • Polaco 7 de janeiro de 2016 at 10:36

      “http://www.investing.com/indices/major-indices

      Somente o VIX Positivo (indice que mede a volatilidade do SP 500, quanto pior melhor)

      3+
    • Ilusionista 7 de janeiro de 2016 at 14:57

      faz lembrar da crise da bolsa de 1929 nos EUA

      “https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o

      2+
  • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 10:35

    Produção da indústria tem queda anual de 12,4%.

    O pior deles partiu da indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias (-35,3%). Também caíram as produções de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-12,0%), indústrias extrativas (-10,5%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-34,2%), entre outros.
    Também recuaram os ramos de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-29,6%), máquinas e equipamentos (-13,8%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-5,8%), metalurgia (-8,5%), produtos alimentícios (-2,8%) e produtos de metal (-10,9%).

    “http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/producao-da-industria-tem-queda-de-24-em-novembro.html

    5+
  • Veigalex 7 de janeiro de 2016 at 10:36

    Fala Galara!
    Conhece esse canal do Youtube? Ideia Radicais?

    Gostei desse vídeo do cara.. vale muito a pena.
    Tem ideias Austríacas… é acho que é Bolhista.. kkkk

    +https://www.youtube.com/watch?v=_bpgXK4hLhQ

    10+
    • Rodrigo ABCDM-SP 7 de janeiro de 2016 at 15:26

      Tem bons vídeos, sim. Acompnaho o Adolfo Sacshida e p SD.

      2+
  • Money_Addicted 7 de janeiro de 2016 at 10:50

    Bolha? Eh serio? Eu sempre li esse pessoal dizendo que nao viviamos uma bolha :)

    4+
    • carioca_real 7 de janeiro de 2016 at 10:59

      esse papo de Bolha é coisa de um blog de malucos na internet.

      6+
  • Thiaguinho 7 de janeiro de 2016 at 11:09

    OFF

    Alguns títulos na Rico hoje:

    Banco Produto Taxa Vencimento Valor Mínimo
    BANCO PAN LCI 93,5% do CDI 90 Dias R$ 10.000,00
    CREDIT AGRICOLE LCA 94% do CDI 98 Dias R$ 10.004,93
    BANCO PAN LCI 94,5% do CDI 120 Dias R$ 10.000,00
    BANCO PAN LCI 95,5% do CDI 180 Dias R$ 10.000,00
    PINE LCI 94% do CDI 180 Dias R$ 10.000,00
    INDUSVAL LCI 96% do CDI 180 Dias R$ 10.000,00
    ABC LCA 95% do CDI 360 Dias R$ 10.000,00
    ORIGINAL LCA 97% do CDI 360 Dias R$ 70.000,00

    4+
  • Seguidor do Bolha BH 7 de janeiro de 2016 at 11:09

    Samy Dana
    Amor de mãe é cego?

    http://g1.globo.com/economia/blog/samy-dana/post/amor-de-mae-e-cego.html

    Da série: meu apê vale muito

    14+
    • Galvão 7 de janeiro de 2016 at 14:21

      Boa. vou mandar essa matéria pra uns camaradas que se comportam igual mamães corujas com seus imóveis.

      4+
  • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 11:17

    O lobby contra-ataca
    O programa de renovação da frota de veículos seria o governo dando prioridade ao consumo imediato e não à criação de condições para a recuperação da economia

    Tags: Celso Ming

    Celso Ming
    06 Janeiro 2016 | 21h 00

    O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção, anunciou nesta quarta-feira a montagem de um mecanismo destinado a produzir a renovação da frota de veículos, incluídos aí caminhões e motos.

    Relacionadas

    Após queda em vendas de veículos, setor automotivo negocia programa de estímulo
    Venda de veículos novos cai 26,5% em 2015, maior queda desde 1987

    O proprietário de um carro de mais de 15 anos de rodagem será autorizado a trocar seu veículo por um bônus equivalente a seu valor de mercado, desde que o veículo velho seja encaminhado para sucateamento. Esse bônus serviria para dar entrada num veículo mais novo. A diferença seria financiada por um fundo, cuja natureza ainda precisa de explicação.

    Assumpção revelou que 19 entidades do setor, incluídos os sindicatos, estão negociando as bases da novidade com o governo. É um projeto que já tem nome e sobrenome: Programa Sustentabilidade Veicular.

    venda de veículos novos
    venda de veículos novos

    O presidente da Fenabrave espera abrir caminho para vender meio milhão de automóveis novos, sendo 30 mil caminhões, apenas em 2016, e, assim, desencalhar o mercado. De quebra, o País lucraria com a retirada de circulação de tantas Brasílias amarelas e de Kombis molambentas que a gente vê tossindo gás carbônico pelas ruas.

    O esquema criaria certa procura por carros com menos tempo de circulação. Quem, por exemplo, repassasse para o proprietário do carro destinado à sucata outro veículo com seus 10 anos de uso acabaria em condições de comprar um de 5 e o deste, um seminovo. Como essa cadeia chegaria ao meio milhão de zerinhos apenas em 2016 é um mistério.

    Como pano de fundo para o anúncio desse plano, Assumpção apresentou números deprimentes: queda de 26,5% nas vendas internas de veículos novos em 2015, a maior em 28 anos (veja o gráfico acima), redução de 627 unidades na rede de concessionárias, demissão de 32 mil funcionários e estoques de 50 dias, pelo volume de vendas de dezembro.

    Esse tombo das vendas, de resto já esperado, não foi provocado apenas pela recessão. É consequência da criação de um mercado artificial nos três anos anteriores. O governo Dilma reduziu os impostos e empurrou o consumidor às compras com créditos favorecidos, prestações a perder de vista e mercado aquecido por meio do represamento das tarifas dos combustíveis. Endividado e ameaçado de desemprego, esse consumidor enfrenta agora redução da renda pela inflação.

    A proposta da renovação de frota parece esdrúxula. Um carro com o mínimo de 15 anos de uso já tem valor aviltado no mercado. Mais aviltado ficaria se deixasse de ser negociado livremente e tivesse de ser submetido a critérios subjetivos de precificação. De qualquer maneira, a parcela correspondente ao financiamento do carro mais novo tende a ser alta em relação ao preço total. O governo não quer injetar dinheiro nem reduzir impostos na parada, no que obra com sabedoria. Os bancos não se sentem atraídos ao atendimento dessa faixa de consumo. Por isso, seria necessário induzi-los a isso.

    Forçar a compra de um item importante do patrimônio familiar, sem contrapartida no aumento real da renda, implica expansão do endividamento.

    Na prática, esse projeto estreitaria ainda mais o mercado para outros setores da indústria e do comércio, como já está acontecendo, pelo que se viu a partir do fraco movimento das vendas neste fim de ano. Ou seja, se o consumidor for convencido a comprometer um pedaço importante do seu orçamento com nova compra de veículo e arcar, também, com seguro e IPVA mais altos, faltarão recursos para outras necessidades.

    E, então, seria preciso prover pacotes em cadeia para recuperar as vendas de setores que enfrentam dificuldades não inferiores às que paralisam o de veículos, como acontece com a construção civil, a indústria de aparelhos eletrodomésticos, de móveis, confecções, viagens aéreas, setor de saúde, educação e tantos mais.

    Como o segmento de veículos com alta rodagem é mais atendido pelas “bocas”, seria preciso montar esquema para evitar que os veículos destinados ao sucateamento não fossem empurrados de volta à circulação.

    E, outra vez, seria o governo dando prioridade ao consumo imediato e não à criação de condições para a recuperação da economia. Seria, enfim, o repeteco do que já deu errado e o atendimento do lobby das montadoras, sempre em conluio com os sindicatos.

    22+
    • CA 7 de janeiro de 2016 at 14:40

      Louro José,

      Excelente artigo do Celso Ming, como de praxe.

      É impressionante como as pessoas se iludem com benefícios setoriais e acham que isto trará uma “recuperação vigorosa” da economia. O Governo por sua vez, se aproveita o quanto pode desta ILUSÃO, assim como os setores agraciados por estes ganhos.

      Na verdade, ocorre exatamente o que Celso Ming descreveu, para um se beneficiar, muitos outros se prejudicam.

      Um exemplo:

      Ninguém tem falado sobre isto, porque não interessa ao segmento imobiliário que é um grande anunciante, no entanto, de 2010 a 2015, enquanto as dívidas das famílias com o financiamento imobiliário TRIPLICARAM em proporção à renda de 12 meses, as dívidas para o consumo e o PIB do Consumo caíram sensivelmente, após longo período de crescimento, tudo isto com base em dados do BACEN, ou seja, com falta de dinheiro para manter tantos gastos, as famílias abrem mão de boa parte do consumo. Daí você vê outras consequências, como a inadimplência geral medida pelo SERASA que de 2010 a 2015 subiu 2,5 vezes mais rápido que no período anterior, o desemprego que desacelerou a partir de 2011, despencando a partir de 2015, a inflação que disparou devido também a esta bolha imobiliária junto com outros erros do Governo e por aí vai.

      Será que o emprego do setor “X” justifica uma perda “N” vezes maior nos setores de “A” a “U”? O Governo é muito ruim quanto a solução de equações, sua líder mal saberia pronunciar o abecedário de uma forma rápida e convicta, talvez por isto que não entendam algo tão óbvio. As políticas setoriais, da mesma forma que ajudaram a nos colocar próximos do fundo do poço, se reaplicadas, farão com que o alçapão que existe no fundo deste poço seja aberto e tenhamos uma queda ainda maior…

      17+
  • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 11:17

    Inadimplência por causa do IPTU: Calote na Prefeitura de Manaus chega a 50%

    http://acritica.uol.com.br/manaus/Inadimplencia-IPTU-Calote-Prefeitura-Manaus_0_1494450549.html

    10+
    • From_The_Tower 7 de janeiro de 2016 at 11:21

      Arranquem as portas, janelas e maçanetas e levem para a prefeitura. Fazer um brick. 😉

      19+
  • MINEIRO SPY 7 de janeiro de 2016 at 11:34

    Enquanto não acho ap perto do trabalho, para ir a pé e não gastar gasolina nem estacionamento, ontem tive a mostra da revolta de um cara. Ele é dono do estacionamento onde paro o carro, cujo terreno é composto de área para carros e a casa onde ele foi criado.
    Ele estava espumando. Ano passado pagou 7 mil de IPTU para tudo…esse ano….tchan….17 mil dilmas. O cara foi lá, xingou e aceitaram fazer nova avaliação.
    As prefeituras estão quebradas e jogarão qualquer preço para arrecadar mais

    26+
    • Manco_SP 7 de janeiro de 2016 at 11:47

      Tem um monte de estacionamento fechando, minha amiga ao sair de férias do trabalho comentou que o dono do estacionamento, preocupado, perguntou a ela se era férias mesmo ou era mais uma que não seria mais cliente dele no plano mensal.

      14+
  • Rodrigo P 7 de janeiro de 2016 at 11:35

    colegas,

    Alguém de Jundiaí para dar updates dos imóveis? Minha observação é que o povo aqui ainda acha que vivem em New York

    8+
    • gabriel.souza 7 de janeiro de 2016 at 13:28

      Jundiaí “será rebaixada” no MCMV, deixará de ser considerada região metropolitana e o limite máximo para financiamento nesta categoria cairá de 190K para 170K, as principais construtoras da cidade disseram que este valor é impraticável para Aps de 50m² e só venderão fora do programa. Não sei qual o reflexo disso nos preços locais.

      6+
    • CA 7 de janeiro de 2016 at 15:20

      Rodrigo P,

      Posso dizer que já temos quedas nos preços nominais em alguns casos, reais para outros, apesar do discurso sempre em sentido contrário vindo do segmento imobiliário. Você viu aquele condomínio de prédios próximo do Eloy Chaves (acho que é “Atmosphera”) e a promoção que fizeram “dando” um Fit zero quilometro para quem comprasse? Sim, subiram um pouco o preço anunciado, mas no total teve queda (que ainda não valia a pena, nem era o preço justo, diga-se de passagem). Tem muitas casas e apartamentos com preços no mínimo congelados nos últimos 12 meses, isto com relação aos anúncios, se negociar com certeza paga mais barato que 1 ano atrás, mas ainda assim fora do preço justo, na maioria dos casos.

      A super oferta é outra coisa que está claríssima, acompanho o “ILAC 21” da cidade e é impressionante, você já viu quantos prédios onde a grande maioria dos apartamentos está com luzes apagadas às 21:00 horas, todos os dias, em especial aqueles visíveis ali da Anhanguera (número muito elevado de “empreendimentos”)? Condomínios, tanto de casas quanto apartamentos, que foram lançados 5 anos atrás ou até mais antigos e todos tem imóveis ainda não ocupados até hoje. Considere ainda: temos um absurdo de apartamentos vazios, quem de São Paulo, por exemplo, teria interesse em vir para Jundiaí para morar em prédio? A maioria deseja ir para o Interior para poder morar em uma casa. Este é só um exemplo dos micos que existem por aqui.

      Lá na avenida 9 de Julho, uma das principais da cidade, você tem o “Portal dos Nobres”, colado ao novo shopping, onde os preços são bem abaixo da média por ser uma obra inacabada da falida Encol (sim, até hoje os condôminos não chegaram a acordo e não tiveram R$ para concluir!!!). Na mesma avenida e do mesmo lado, poucas quadras depois, você tem outro empreendimento onde a construtora quebrou RECENTEMENTE e as obras estão sendo “administradas” pelos “felizes” compradores…

      A combinação do que consta acima, sobre super-oferta, preços dos imóveis em declínio, construtoras quebrando, etc., é o que você encontra em todas as bolhas imobiliárias ao redor do Mundo, Jundiaí não foge disto.

      É claro que tem o discurso UFANISTA, como revista de imóveis e jornal regional dizendo que “em Jundiaí não tem crise”, mas dê uma olhada lá no polo industrial onde temos galpões para alugar AOS MONTES (inclusive alguns novos em folha, nunca usados), fábricas que já reduziram turnos e/ou reduziram pessoal pela metade e por aí vai. Observe também a quantidade de imóveis comerciais completamente vazios, em alguns casos, prédios completamente vazios, como os que ficam perto da rotatória que dá acesso à Avenida Jundiaí. Dê uma olhada no mais novo Shopping, o “Jundiaí Shopping” e observe o número assustador de lojas que estão FECHADAS. Isto seria sinal de “prosperidade” e que justificaria uma cidade “à prova de crises”?

      Ah, mas está próximo de São Paulo, o pessoal da Capital vem “aos montes” querendo morar em Jundiaí e trabalhar em São Paulo e blá, blá, blá, de novo, tudo papo furado: com o aumento dos combustíveis, impostos (exemplo: IPVA), pedágios, custos de manutenção dos veículos, etc., não é mais tão viável gastar 3 horas para ir e outras 3 horas para voltar todos os dias (gargalos nos acessos de Anhanguera e Bandeirantes às Marginais em São Paulo onde se perde pelo menos 30 minutos por trajeto por dia, mais o trânsito de passar por Marginais em si), se você trabalha em Jundiaí, que tem cada vez menos vagas, OK, caso contrário, não vale a pena usá-la como “cidade-dormitório”. Além disto, como a super oferta também está claríssima em São Paulo, você consegue negociar um preço próximo ao que pagaria em Jundiaí, por que ter toda esta dor de cabeça se você continuar trabalhando em São Paulo?

      Ah, mas você vai morar no interior, menos poluição e violência, blá, blá, blá, de novo, papo-furado, você usufruiria disto tudo no máximo no final de semana (se morasse em São Paulo poderia viajar para qualquer cidade do interior nos finais de semana), durante a semana passaria pelas viagens de horas e teria toda a poluição e insegurança de São Paulo (sem contar que quanto a insegurança, Jundiaí não fica atrás, pode até ser mais violenta na proporção de crimes por 100.000 habitantes).

      Estes truques de ILUSIONISMO que populam revistas de imóveis, jornais locais e os discursos dos corretores de imóveis, no caso de Jundiaí, nunca estiveram tão longe da realidade…

      22+
      • Rodrigo P 7 de janeiro de 2016 at 16:15

        Obrigado CA!

        Voce mora em Jundiaí…..seria eu tão sortudo!?!?

        3+
        • CA 7 de janeiro de 2016 at 20:18

          Rodrigo P,

          Moro em Jundiaí há 3 anos, trabalho aqui há quase 4 anos. Antes disto morei 5 anos lá na terra do Boss (Curitiba City), mas sou de São Paulo Capital, onde passei o restante do tempo…

          Comecei a entender mesmo o que era uma bolha imobiliária quando comecei a procurar imóveis por aqui, depois de ter vendido o meu em Curitiba. Quer dizer, a super-oferta em Curitiba com preços crescentes já haviam chamado a minha atenção, aqui foram as maiores evidências de quanto estava absurdo, nos primórdios da minha participação no blog (janeiro ou fevereiro de 2013 – bolhaimobiliaria.com) até cheguei a publicar alguns CVR com minhas peripécias aqui na cidade, o Anonymous achou que parecia o filme “Duro de matar 4.0”, tamanhos os “desafios” em lidar com este mercado e os corretores locais (antes de acessar o blog não conhecia o manual da RosinhA de compra sem corretores).

          Complementando as informações acima, a cidade de Jundiaí foi a recordista em crescimento percentual nos lançamentos de imóveis dentre todas as cidades do Estado de São Paulo em 2012, por isto que vemos por aqui uma infinidade de imóveis que foram recém entregues em 2015 e que estão vazios…

          8+
  • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 11:40

    De R$ 17,8 bi para aposentadorias, só 27,5% estão garantidos
    Rioprevidência só tem confirmados R$ 4,9 bilhões para 2016

    por Elenilce Bottari
    07/01/2016 5:00

    Publicidade

    Publicidade
    De R$ 17,8 bi para pensões e aposentadorias, só 27,5% estão garantidos – Alexandre Cassiano

    RIO — Maior responsável pelo estouro das contas do estado no ano passado, o Rioprevidência — fundo de pensão dos servidores estaduais — é uma bomba-relógio, com potencial explosivo tão grande quanto o rombo enfrentado na área de saúde. Em 2015, já foi um sufoco arcar com as despesas do fundo. Este ano, o quadro é ainda mais grave. Com uma previsão de gastos de R$ 17,8 bilhões com aposentados e pensionistas, o Rioprevidência só tem garantidos R$ 4,9 bilhões (27,5% do valor total), que vêm de descontos em folha dos funcionários da ativa. O restante depende de uma arrecadação ainda incerta. A crise continua a queimar os royalties do petróleo, que antes cobriam quase todo o restante dos recursos necessários para fechar a conta previdenciária.

    Uma matemática difícil, que já mobiliza os técnicos do governo. A situação é agravada pelo impacto que as aposentadorias especiais, garantidas por uma legislação ultrapassada, têm no caixa do estado. O presidente do Rioprevidência, Gustavo de Oliveira Barbosa, observa que, atualmente, precisa obter um total de recursos equivalente à soma das três principais secretarias — Saúde, Segurança e Educação — para garantir o pagamento de 251.543 aposentados e pensionistas.

    — Os gastos com as secretarias de Segurança, Saúde e Educação, que beneficiam 16 milhões de habitantes, serão de cerca de R$ 18 bi. Hoje, têm direito a aposentadoria especial professores e policiais militares, que podem se aposentar com menos cinco anos de trabalho do que a maioria dos trabalhadores. Há mais de 147 mil servidores hoje nessa situação. No caso dos militares, eles ainda podem se aposentar antes, ficando na reforma, à disposição do estado — afirmou Gustavo Barbosa.

    A idade mínima para a aposentadoria da mulher no estado é de 55 anos e do homem, 60. As categorias com direito a aposentadorias especiais — entre elas professores e policiais militares — podem se aposentar com 50 e 55 anos.

    Além disso, segundo Barbosa, metade dos 34% dos servidores da ativa que não estão cobertos pela aposentadoria especial é formada por mulheres, que podem se aposentar com 30 anos de serviço e 55 de idade.

    — Resumindo, atualmente apenas 17% dos servidores terão que cumprir 35 anos de serviço e completar 60 anos de idade. Isso significa que eu tenho menos tempo para financiar essas aposentadorias e ainda gasto mais — explica.

    PREÇO DO PETRÓLEO: PREVISÃO DE MAIS QUEDA

    O que vai acontecer em 2016 depende de receitas imprevisíveis dos royalties, de operações financeiras e da alienação de imóveis do Rioprevidência. No ano passado, as previsões foram construídas em cima de metas muito diferentes da realidade atual. Por exemplo, considerou-se o preço do barril de petróleo a US$ 60. Mas ontem a cotação do barril despencou mais um pouco, chegando a US$ 34,37. E a tendência é de queda ainda maior durante o ano.

    Segundo especialistas ouvidos pelo GLOBO, para tentar tapar o rombo, serão necessárias medidas extremas, que passam até mesmo pelo congelamento de salários de servidores da ativa e inativos.

    Publicidade

    — A situação da Previdência é grave em todo o país, mas no Rio ela fica ainda mais séria porque é financiada pelos royalties do petróleo, cujos valores flutuam muito e estão em queda, enquanto a despesa previdenciária é contínua e crescente — avalia o economista Mansueto Almeida.

    De acordo com o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos, ex-auditor fiscal do Rio Grande do Sul e autor da pesquisa “Estados brasileiros em 15 anos da LRF”, o Rio ocupa a terceira pior situação do país, pois gasta 27,7% de suas receitas líquidas correntes para pagar a Previdência, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul (com 34%) e para Minas (com 28,8%).

    — A curto prazo, só vejo uma maneira: o congelamento de salários de servidores da ativa e inativos. De resto, precisamos acabar com as aposentadorias especiais e adequar o modelo à demografia brasileira. Na maior parte dos países desenvolvidos, a média de idade para a aposentadoria é de 65 a 67 anos para homens e mulheres.

    Além dos royalties, a Lei Orçamentária de 2015 prevê receitas de R$ 2,5 bilhões em operações (lançamento de debêntures) e alienação de imóveis no valor de R$ 1,1 bilhão.

    — As previsões de receita estão muito otimistas. O governo no ano passado também tentou essas operações com debêntures, mas desistiu porque os juros cobrados pelo Banco do Brasil eram de 70%. Também é muito otimismo acreditar que, num mercado em recessão, o governo conseguirá vender imóveis. A verdade é que, mesmo que os royalties mantenham o mesmo resultado do ano passado, o que considero muito difícil, os cofres do estado vão ter que arcar com pelo menos 60% da despesa da Previdência — disse o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB).

    PROJETO MUDA PENSÕES

    O governo defende mudanças urgentes para tentar impedir uma avalanche de novos aposentados no estado. O governador Luiz Fernando Pezão até citou a situação do ex-comandante-geral da PM, coronel Pinheiro Neto, que foi para a reserva com 49 anos e numa forma física invejável.

    — A reforma da Previdência pública é urgente. Mais de 60% dos servidores têm direito a aposentadoria especial. Para cada professor que eu tenho, há três aposentados. Na Polícia Militar e nos bombeiros, tenho gente saindo com 48 anos. Eu brinco com o Pinheiro Neto, que tem 49 anos e já é aposentado como coronel. Conta até o tempo de Colégio Militar. Essa conta não fecha. Em São Paulo, o Alckmin (governador Geraldo Alckmin) me disse que, para cada coronel na ativa, ele tem outros 22 aposentados. Ou discutimos agora mudanças urgentes no país, ou todos os estados estão fadados a quebrar — afirmou o governador —, porque 95% dos royalties do petróleo vão para financiar a Previdência. Quando estava a US$ 115 o barril, era uma festa, dava para tocar, sobrava dinheiro e tudo. Não precisávamos usar recursos do Tesouro. Em 2015, gastamos uns R$ 7,8 bi do Tesouro para cobrir.

    Outro problema, segundo o presidente do Rioprevidência, é a legislação que trata de pensionistas. Ela permite, por exemplo, que, no caso de um servidor aposentado há mais de 20 anos que se case de novo e morra, a viúva receba pensão vitalícia. E algumas são bem jovens, o que pode significar que o benefício terá de ser custeado pelo estado por muitos anos.

    Publicidade

    — O estado pagará 80 anos de benefício, 20 da aposentadoria dele e mais uns 60 da estimativa de vida da viúva. Isso é uma loucura. Mas estamos com um projeto de lei na Alerj, que já foi aprovado em primeira votação, para modificar a lei, como ocorreu no governo federal. A partir da aprovação, a mulher só terá direito à pensão se já viver há pelo menos dois anos com o aposentado. E, mesmo assim, esse benefício só vai durar mais três anos (no caso de cônjuge com menos de 21 anos). Ela só vai se casar por amor — ironizou Barbosa.

    O projeto fixa tetos diferentes para idades diversas. A pensão vitalícia, por exemplo, só sairá para cônjuges com mais de 44 anos.

    No ano passado, para pagar R$ 15,5 bilhões de aposentadorias e pensões, o governo estadual teve que recorrer ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que liberou R$ 6,4 bilhões do Fundo de Depósitos Judiciais para socorrer o Rioprevidência. Mas essa fonte, este ano, secou.

    20+
    • Cesar_DF 7 de janeiro de 2016 at 17:17

      HELL DE JANEIRO >>> NEW DETROIT CITY

      7+
  • Seguidor do Bolha BH 7 de janeiro de 2016 at 11:54

    Pessoal,
    Título de uma reportagem que vi hoje: “Carro velho para reciclagem será crédito para comprar novo”
    Em breve teremos: “Imóvel velho para reciclagem será crédito para comprar novo”.
    Hehehe

    25+
    • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 12:00

      Besteira.
      Celso Ming já destrinchou o assunto na reportagem que colei acima.

      Quem vai comprar carro? Desempregados? Gente com salário mínimo? FP com salário atrasado?

      O ajuste passa necessariamente por desemprego, recessão e quebra de empresas. Os anos de bonança geraram um ciclo artificial de desenvolvimento que agora vai se desfazer com força.

      32+
  • Davy Jones 7 de janeiro de 2016 at 12:25

    Simples assim. Penso que esse raciocínio é pacífico. Esses estímulos são pontuais. Querem atingir aqueles que tem alguma grana, que já pensava em comprar um carro, mas adiou o desejo frente ao cenário pessimista ou aos encantos da renda fixa. Só isso. O apetite chinês de outrora bancou o suposto desabrochar das flores dos risonhos lindos campos deste país.

    12+
  • Chapolin 7 de janeiro de 2016 at 12:30

    CVR

    Muitos CVRs para relatar, mas sem tempo. Vão dois.

    1) Empreiteira de grande porte havia alugado diversos andares em um novo prédio comercial do Rio. Com a crise, começou a cogitar mudar para um prédio mais barato. Antes, tentam reduzir o preço, mas sem acordo com o dono do prédio. Quando já estão com a minuta do novo espaço em mãos e chamam para o distrato, bate o desespero e eles conseguem uma redução no aluguel para ficar lá. Quanto? 40%!!!

    2) Colega perdeu o auxílio-moradia da empresa em que trabalha (corte de custos). Passa então a procurar imóvel mais barato para mudar. Encontra um prédio, onde estão dois imóveis anunciados. Um deles todo reformado, mas acima do patamar que ele poderia alugar. Negociação vai, negociação vem, e o proprietário aceita reduzir em 18% o valor do imóvel reformado. Mas antes de fechar meu colega recebe um telefonema. É o proprietário de um terceiro imóvel no mesmo prédio, que conseguiu o telefone dele com o porteiro e ligou para oferecer o apartamento dele mais barato ainda! Meu colega leva então a questão para o proprietário do imóvel reformado que aceita alugar o dele pelo valor que o terceiro ofereceu. Redução total entre o primeiro valor pedido e o valor final? 27%!!

    58+
    • Manco_SP 7 de janeiro de 2016 at 12:38

      Eu propus redução no meu aluguel, que foi prontamente negado, empurrei com a barriga 2 meses, fui demitido e entreguei o apartamento, se o cidadão estivesse aceitado, eu teria um contrato renovado e “obrigação” de ficar. Porém agora ele se junta a outras unidades desocupadas do prédio.

      23+
      • Chapolin 7 de janeiro de 2016 at 13:44

        Também pedi redução do meu. A proposta que me ofereceram foi de reduzir míseros 3%, e só a partir de maio (aniversário do contrato). Sexta feira vou visitar dois imóveis e se tudo correr bem, em breve irei anunciar que deixarei o imóvel. Em breve terei um novo CVR….

        14+
        • Leo 7 de janeiro de 2016 at 16:11

          Qual bairro do RJ você está procurando para alugar e quanto pagava?

          1+
  • leo_na_estrada 7 de janeiro de 2016 at 12:40

    “feliz” ano novo…estamos ai….vamos que vamos!

    fiquei 30 dias longe da bananania….que delicia nem ler jornal, notícia ruim, etc..

    Enfim, li uma “notícia” no FB que a dilminha ia mandar imprimir dinheiro. Engraçado que o cara que postou, logo após apagou…é mentia, né? digam pra mim….digam!

    5+
  • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 12:44

    Parece que a Easynvest vai manter a isenção de taxa para TD.
    Era pra ter acabado em 31/12/2015.

    9+
  • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 12:46

    Ação que caiu 97% em 3 anos fará grupamento de 5 para 1 amanhã na Bovespa
    Em resposta à “ameaça” da BM&FBovespa de banir ações que valem menos de R$ 1,00, muitas “penny stocks” têm anunciado grupamentos de ações, com o intuito de aumentar o valor de face de cada papel

    Avaliação da notícia:

    facebook
    MyPush
    Por Marcos Mortari
    |12h26 | 07-01-2016
    a a a

    SÃO PAULO – Uma das empresas mais castigadas pelo mercado nos últimos anos, a construtora Rossi Residencial (RSID3) terá suas ações negociadas de forma grupada na razão de 5 para 1 a partir do pregão da próxima sexta-feira (8) na Bovespa. Os papéis da companhia acumulam queda de 97,37% nos últimos três anos. Na última quarta-feira (6), os ativos RSID3 fecharam cotados a R$ 0,65, ao passo que no mesmo dia em 2013, valiam R$ 23,55 em valores ajustados. O movimento de desvalorização acumula o desempenho fraco do setor de construção e os efeitos nocivos da alta do dólar sobre o endividamento das empresas.

    Em resposta à “ameaça” da BM&FBovespa de banir ações que valem menos de R$ 1,00 na Bolsa de Valores, muitas “penny stocks” têm anunciado grupamentos de ações, com o intuito de aumentar o valor de face de cada papel através da diminuição da quantidade de ativos negociados. A operação, em um primeiro momento, é vista como positiva no sentido de trazer maior liquidez para os ativos que eram negociados próximos de R$ 0,01. Mas o que se tem visto na prática é que movimentações como essa têm aberto espaço para aquelas ações que não tinham mais como cair simplesmente voltassem a perder valor.

    Segundo analistas, não é regra que uma ação vá cair após o grupamento, mas, com o aumento da liquidez decorrente das cotações terem saído dos centavos e a abertura de espaço para cair, o investidor que já estava pessimista ou o acionista que quer se livrar da ação ganham uma oportunidade de vender seus papéis encarteirados.

    14+
    • Palmeirense 7 de janeiro de 2016 at 13:32

      PDG fez isso agrupou de 50/1 as ações valiam R$0,06 e passaram a valer 3 Barbosas.
      Hoje, está cotada a 1,51.

      12+
      • carioca_real 7 de janeiro de 2016 at 15:11

        Dividindo por 5 dá R$ 0,30. Lixo. 2016 é PLOC!

        5+
        • carioca_real 7 de janeiro de 2016 at 21:24

          Digo, por 50 da 0,03

          2+
  • Emer 7 de janeiro de 2016 at 13:29

    Dólar turismo é vendido a R$ 4,53 em corretoras de SP; euro chega a R$ 4,94.

    ´´http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/01/07/dolar-turismo-e-vendido-a-r-453-em-corretoras-de-sp-euro-chega-a-r-494.htm

    10+
    • Jovem Estudante 7 de janeiro de 2016 at 14:23

      Avoooa, Doleta!!

      1+
      • Crocs 7 de janeiro de 2016 at 14:29

        Comprei 1K Obamas ontem que já estão devidamente acomodados na latinha!

        4+
  • Emer 7 de janeiro de 2016 at 13:32

    Louro,
    Seu raciocínio é perfeito e serve também para os brasileiros deslumbrados que iam a Miami como quem vai a Santos. Quem irá dispor de recursos financeiros para viajar e comprar moeda estrangeira? O ajuste será feito na marra, será dolorido para quem não se preparou e pior ainda, “revoltará muitos deslumbrados” que se achavam ricos. Conheci alguns, pessoas realmente próximas e que hoje amargam a dura realidade de sermos um pais subdesenvolvido e quebrado.

    13+
    • caipira_priv15 7 de janeiro de 2016 at 13:56

      É só ver as notícias do turismo no Brazil…

      A coisa está “bombando”.

      5+
    • MINEIRO SPY 7 de janeiro de 2016 at 13:57

      Tenho 35 anos e talvez aqueles com menos de 30 jamais tenham passado por restrições de fato. Não falo da falta de grana para ir pra baladinha…restrição efetiva, inclusive de qual alimento comprar pq o outro subiu demais. O preço a ser pago será alto. Imagina a senhora do bolsa família que não comprará a calça de 300 pra filhotinha?

      25+
    • Jovem Estudante 7 de janeiro de 2016 at 14:33

      Tenho uns trumps guardados aqui. Bem pouca coisa.
      Mas o mais legal é que tem pessoas que conheço que pensam em dar um rolezinho na Terra dos Livres.

      5+
  • Eng.Japa 7 de janeiro de 2016 at 13:58

    Hoje as ações da OGX estão valendo R$ 0,03, 5 anos atrás em 30/12/2010 valia R$ 20,00. Um valor 666,666… vezes menor, é 666 infinitamente.

    15+
  • Paulo Pedregulho 7 de janeiro de 2016 at 14:08

    Gasolina aumentando mais uma vez no DF. Para quem conhece a cidade e sabe o quanto as coisas são longes aqui, imagina o quanto pesa para as famílias o aumento. Tem um cara que trabalha comigo que roda mais de 60 km por dia para trabalhar. É bom lembrar que além das longas distâncias temos um transporte público horrível!

    “http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/01/07/interna_cidadesdf,513093/postos-ja-cobram-ate-r-3-97-pela-gasolina-em-regioes-do-df.shtml

    12+
  • Sr. Silva 7 de janeiro de 2016 at 14:21

    Obrigado, pela aprovação do Acesso!

    1+
    • RecebendoJuros 7 de janeiro de 2016 at 16:04

      Também agradeço. Demorou mas acabei recebendo minha senha.

      2+
      • Bolha BOSS 7 de janeiro de 2016 at 16:18

        Não é tão simples avaliar quem tem a agregar neste espaço. Ainda mais avaliando 1 por 1.
        Ainda faltam uns 100 leitores

        12+
  • Francisco Antonio Raganauski 7 de janeiro de 2016 at 14:31

    Obrigado pela aprovação de acesso, parabéns ao blog pelos ensinamentos, aprendendo muito aqui!

    1+
  • Ken 7 de janeiro de 2016 at 15:30

    Fala pessoal. Como diria o Pão de Queijo: e agora vai? Estou com muito medo de toda essa situação. Sentimento de que caminhamos para uma depressão imensa na economia. O que será de nós? Mesmo para nós Bolhistas com investimentos e liquidez a situação vai apertar pois não podemos simplesmente ficar gastando nossas reservas indefinidamente. Alguém vê alguma luz no fim do túnel? Se sim, quando?

    9+
    • Jovem Estudante 7 de janeiro de 2016 at 15:34

      “A Bolha será o menor dos problemas”
      Lembra disso?

      13+
    • Henk 7 de janeiro de 2016 at 15:52

      Ken , eu tb estou com esse sentimento, o dinheiro vale enquanto o país está estável , quando o negócio desanda tudo no país perde valor , tudo até o dinheiro.
      Vira um salve-se quem puder , eu vivi a crise de 80 e 90 , mas o panico não tinha tomado conta , tomara que a situação agora não descambe de vez . Eu já ví até audio no whats dizendo que dia 18 tem confisco. E vi tb um cara falando que israel pode boicotar o bananal a qq momento (devido a diplomacia anã), detalhe é que esse boicote é sobre os sistemas de radares(aviação e defesa) , isso para toda a aviação.

      9+
      • CA 7 de janeiro de 2016 at 16:02

        Pô, dia 18 tem confisco, “de novo”?

        Quase exatamente 1 ano atrás, alguns usuários aqui no blog insistiram nesta tese e depois disto todo mês tinha alguém trazendo esta “novidade”!

        No segundo semestre de 2012, teve esse tal confisco também, na época era certeza que ocorreria porque o Lula ia ser eleito…

        Será que toda vez que o segmento imobiliário vê a situação ficando pior vai continuar tendo este confisco?

        9+
        • Money_Addicted 7 de janeiro de 2016 at 16:05

          bela credibilidade = audio do wats :)

          desculpe, mas quem ouve audio/corrente do wats tambem perde um pouco de credibilidade :)

          [ ]s

          9+
          • Henk 7 de janeiro de 2016 at 18:13

            Money , correntes do whats vem e vão , muitos acreditam , mas é como o CA falou, se aproveitam da situação para criar panico e beneficiar alguém , no caso o mercado imobiliário , o problema não é o audio em si , o problema é que a situação econômica é um terreno fértil para boatos. Enquanto o real problema é a credibilidade do país que desvaloriza todos os ativos internos, inclusive o dinheiro. Essa desvalorização de tudo faz a produção de tudo cair, inclusive alimentos.

            3+
        • CA 7 de janeiro de 2016 at 16:09

          Correção: no segundo semestre de 2002 e não 2012…

          Em tempo:

          No confisco do Collor, foi o antigo recorde de queda do PIB. Será que as quedas projetadas não são o suficiente e o Governo ia querer “dobrar a meta”?

          O confisco ajudou a derrubar o Collor, será que a Dilma já não está suficientemente ameaçada quanto a impeachment e ia tentar fazer isto só para garantir que vai mesmo ser expulsa de seu mandato?

          O confisco fez com que a Zélia Cardoso de Melo ficasse no ostracismo, será que o Barbos já não tem aporrinhação o suficiente e fariam isto só para ele ter mais sarna para se coçar?

          O confisco não resolveu em nada a inflação, será que não fariam de novo, só para ter mais uma medida 100% inócua?

          O confisco exige maioria do congresso para votar, no dia 18 de janeiro vão cassar as férias dos parlamentares para votarem o confisco? kkkkkkkkkk, de todas, esta foi a mais engraçada, sem dúvida!!!

          Dá para escrever um livro sobre como esta ideia seria estúpida, sem sentido, tiro no pé, inexequível, etc.

          Já desde o início do ano passado eu imploro que cada vez que alguém trouxer o boato do confisco para este blog, que traga junto a sua análise de porque seria feito, mas até agora, nada… Já cansei de falar que cada vez que este boato ganha “seguidores”, a polícia federal fica procurando quem começou e quem “deu corda”, pois isto incentiva possíveis crises sistêmicas, é atuar como um “terrorista” contra o sistema financeiro, ou seja, o blog e seu dono ficam expostos cada vez que se usam deste espaço para espalhar este boato, mas não adianta, eternamente irão falar sobre o tal confisco…

          18+
          • Henk 7 de janeiro de 2016 at 18:22

            Verdade CA , sei que o governo não vai fazer isso e sabemos que é dificílimo de fazer , mas o governo está sem credibilidade e o povão não acredita mais em seus líderes , o que faz esses boatos surgirem.

            5+
      • Rolde 7 de janeiro de 2016 at 16:02

        Agora eu te pergunto,confiscar o que? meia duzia de gatos pingados tem alguma coisa guardada,o resto tem dividas.Se confiscar ai a vaca vai pro brejo mesmo.

        10+
        • chigo 7 de janeiro de 2016 at 18:06

          Verdade, confiscar o que? Quase todo o dinheiro da renda fixa está emprestado ao governo. Poupança tá baixíssima. Então, o governo vai confiscar da onde?

          1+
      • Emer 7 de janeiro de 2016 at 16:39

        Henk,na verdade o Brasil já boicota Israel faz um bom tempo, em 2014 o governo gaúcho cancelou um acordo de cooperação com uma empresa israelense chamada Elbit, fora o governo federal que cancelou um contrato de 2 bi na área de segurança (acho que era para as Olimpiadas). Israel pode até fazer charme, mas não desistirá de negócios na área militar com o Brasil, pois são contratos muito grandes. Eu trabalhei nessa área e sei como a exportação desse tipo de tecnologia é importante para Israel, vide a feira LAAD que acontece todo ano no RJ e a quantidade de empresas israelenses expondo lá.

        7+
    • Dutra 7 de janeiro de 2016 at 16:00

      Com certeza não tem como fugir dessa “marolinha” a diferença é que alguns vão tomar um “caldo” pior de cair e rodar igual um louco e até morrer afogados e outros menos só se desequilibrar um pouco. Até por que se não é a Presidente para ferrar a gente, ainda tem o Governador e Prefeito para atrasar nossas vidas. É seguir com os pés no chão conforme o que aprendemos aqui.

      6+
  • Sardinha 7 de janeiro de 2016 at 15:34

    Anúncio hilário de casa em Curitiba, pela bagatela de R$ 3.500.000,00:

    +http://www.imoveiscuritiba.com.br/propriedades/casa-com-650m-no-batel-curitiba-2925006167.html

    Apesar do anúncio ali não é Batel, é Seminário.

    A região é maravilhosa, mas essa casa está abandonada há pelo menos uma década.

    Detalhes sórdidos:

    # os 2 carros apodrecendo na garagem – em uma das fotos dá pra ver a lataria e vidros estão verdes de musgo.

    # está anunciada para locação, por R$ 12.000,00 – quem, com esse poder aquisitivo, vai querer morar de aluguel naquela casa destruída pelo tempo?

    # o corvo diz que existe “possibilidade de reforma” – essa deve ter sido piadinha do corvo, não é possível…

    15+
    • GustavoFLP 7 de janeiro de 2016 at 15:47

      Ela não está abandonada, está valorizando.

      17+
    • Dimattos_RJ 7 de janeiro de 2016 at 17:54

      “Nossa se esse barracão vale 3,5kk imagina vale o meu ap de 45m² com piscina e varanda gourmet e espaço fitness?”

      3+
    • viking 7 de janeiro de 2016 at 20:29

      para os gamers: essa casa ai me lembrou a mansao de Resident Evil hahahha

      11+
  • dasampa 7 de janeiro de 2016 at 16:00

    Segue resposta a enquete fingeZap recebida por e-mail.

    Qual seu sentimento em relação ao mercado imobiliário?

    Resposta: Especulação. Bolha imobiliária… Estouro…. Falta renda…. Falta crédito…. Logo tem que baixar….. Querer justiçar o preço baseado no valor de anuncio como o fingeZap faz é piada…. Justificar estes preço por conta do custo de produção é piada…. Aluguel hj com esses preços são a opção mais sensata financeiramente…..

    8+
  • Leo 7 de janeiro de 2016 at 16:06

    Acabei de simular um investimento em LCA no BB e apareceu, para mim, que agora a LCA paga 80% do CDI, a mesma coisa que a LCI.
    Nos bancos grandes, há alguma letra de câmbio que pague mais?
    Uma dúvida minha: tenho dinheiro na LCA do BB que vence em 2017. Porém, posso retirar o valor total antes (não está no período de 90 dias iniciais)? Se sim, há alguma perda?

    2+
    • Crocs 7 de janeiro de 2016 at 16:15

      Leo, qualquer LCA BB que já passou do prazo dos 90 dias (se emitidas após a regra criada pelo Levy) ou aquelas anteriores à regra têm liquidez diária e podem ser resgatadas a qualquer momento sem perdas!

      2+
    • MINEIRO SPY 7 de janeiro de 2016 at 16:19

      Correto Leo

      Ia colocar uma grana na LCA, mas quando vi….81%. Fugi e coloquei na Orama e Tesouro. Vou deixar a grana na LCA BB agora e não mexo até o momento de migrar para outras coisas mais vantajosas. Enquanto isso pulverizamos em tesouro e outras opções na rico, easy e orama. E assim vamos roliçando nossa conta.

      4+
    • GustavoFLP 7 de janeiro de 2016 at 16:48

      Lembrando que esse dinheiro que já está na LCA vai render a % vigente na época que você aplicou, 80% do CDI é só para novas aplicações.

      2+
    • Galvão 7 de janeiro de 2016 at 17:14

      Brother, no bradesco consegui 90% do CDI em LCA. Mas foi direto com o gerente.

      3+
      • Final Countdown 7 de janeiro de 2016 at 18:04

        opa! quando foi isso???

        1+
        • Galvão 7 de janeiro de 2016 at 19:24

          Final de outubro. mas ainda tão pagando essa mesma taxa.

          1+
          • O Bancário 7 de janeiro de 2016 at 21:02

            90%?
            Tem conta no Private?

            1+
            • Final Countdown 7 de janeiro de 2016 at 21:24

              qual o limite mínimo???

              1+
              • Galvão 7 de janeiro de 2016 at 22:38

                Minimo de 50 mil. e foi no bradesco prime.

                1+
                • Final Countdown 7 de janeiro de 2016 at 23:21

                  deus lhe pague juros altos

                  2+
      • Rodrigo ABCDM-SP 8 de janeiro de 2016 at 00:17

        QUAL A TAXA DO CDI PARA CDB LÁ NO bRADESCO? É SÓ NO PRIME A LCA? DESCULPE A CAIXA ALTA, CELULAR

        1+
        • Galvão 8 de janeiro de 2016 at 08:04

          Brother, não sei quanto tá agora, mas eu tinha um cdb no bradesco mesmo, que tava pagando 98% do CDI. isso antes de fazer a LCA.

          1+
          • Rodrigo ABCDM-SP 8 de janeiro de 2016 at 09:15

            Valeu, Galvão! 😀

            1+
  • macca 7 de janeiro de 2016 at 16:10

    De novo :

    “http://www.infomoney.com.br/rossiresid/noticia/4505867/acao-que-caiu-anos-fara-grupamento-para-amanha-bovespa”

    3+
  • Rolde 7 de janeiro de 2016 at 16:35

    ‘http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-01-07/dilma-defende-reforma-da-previdencia-nao-e-possivel-aposentadoria-de-55-anos.html “

    4+
    • Superman 7 de janeiro de 2016 at 16:56

      Agora que estamos todos com a corda no pescoço? Quando estávamos no período de “vacas Gordas” não fez o necessário e agora ficará muito mais difícil.

      6+
  • Libertario 7 de janeiro de 2016 at 17:02

    Deixei de comprar o NT Principal por 7,24% anteontem, e agora ja está em 6,86%.

    Daria pra realizar um bom lucro só nisso, estou certo ?

    2+
    • Bolha BOSS 7 de janeiro de 2016 at 17:05

      Qual prazo ?
      Se forem os 2035 pra frente já daria uma boa grana

      2+
    • Money_Addicted 7 de janeiro de 2016 at 17:14

      TD nao da para operar mto curto assim devido ao IOF, mas sim, vc teria um belo lucro de um dia para o outro – mas nao compensaria realiza-lo

      [ ]s

      2+
    • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 17:23

      Cara, o TD não foi desenhado pra isso.
      Primeiro que demora 2 dias pro título aparecer na sua conta e depois mais 1 dia pra grana cair na conta depois de vender.
      Segundo que tem um IOF enorme pra comer a tua rentabilidade quando a operação de venda é feita antes de 30 dias decorridos da compra.
      Terceiro que você só pode vender os títulos a noite.

      Vá pra bolsa de valores. Lá é o local pra daytrade.

      4+
      • Louro José 7 de janeiro de 2016 at 17:24

        E quarto, você não pode escolher o título que vai vender. O sistema vende o mais antigo da sua carteira.

        3+
        • Crocs 7 de janeiro de 2016 at 17:31

          Louro, tem o outro lado da moeda: se as taxas continuarem murchando, o valor de face vai subindo. Assim, pode-se realizar alguns títulos! Se não me engano, em meados do fim do ano passado, num período de taxas baixas, o Boss realizou alguns títulos com bom lucro. Eu fiz a mesma coisa e acredito que até o bixa véia procedeu assim. Bolhista que é bolhista ganha na alta e na baixa! Mas concordo com vc que o TD não foi concebido para trade e tiros curtos!

          5+
  • Libertario 7 de janeiro de 2016 at 17:08

    Na de 2019 mesmo.

    Nessa nao valeria a pena ?

    1+
  • Underground 7 de janeiro de 2016 at 17:31

    Obrigado Boss pela liberação. Espero que o Blog continue pois a GOME está chegando.

    2+
  • Bolhicio 7 de janeiro de 2016 at 17:33

    Vaaaleu BOSS tô dentro!

    1+
  • Underground 7 de janeiro de 2016 at 17:46

    Aproveito para mandar um CVR pessoal e bem atual:
    Agora em janeiro chegou a data do ajuste anual do aluguel (aniversário da libertação do imóvel próprio) . Sempre pago adiantado o aluguel e o apartamento está tão novo quanto de quando o recebi.
    Proprietário pediu IGPM (10,54%) e não arredou o pé em manter o aluguel. Procurei ao redor da região e encontrei um recém entregue, pela metade do preço do aluguel e condomínio. A metragem caiu um pouco, de 134m2 para 108m2, e 2 vagas ao invés de 3, mas não tem como reclamar.
    E olha que enviei no mínimo 10 emails explicando que deixando o apê vazio por 1 mês ele perderia todo o ajuste do primeiro ano além de um inquilino que nunca deu trabalho.
    Anyway, deixa ele pegar alguém que destrua o apê ou mesmo que não alugue por alguns meses…

    45+
    • Nilson 7 de janeiro de 2016 at 18:28

      O meu é direto com o proprietário, ele nem se preocupa, só recebe os ted na conta dele religiosamente, pra pagar a faculdade da filha. Tomara que ele mantenha o mesmo valor um bom tempo.

      6+
    • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 18:39

      Vou contribuir com um outro CVR atual também. Proprietário bem cabeçudo alugando um ap de DOIS dormitórios, coberturinha com 10m2 de sol e um ofurô minúsculo….. Estava fechado de “boca” em 3.700 o aluguel com condomínio incluído (1.000 de condomínio!) e meu amigo que estava tentando alugar veio me procurar e pedir conselho….. Disse que o apartamento não tinha armários nem ar condicionado. Bom, o valor dos armários + ar condicionado ficou em 10.000.

      Isso em dezembro… dia 27 mais ou menos, sendo que o meu amigo pagaria o aluguel já em janeiro….

      Obviamente aconselhei a trucar… Oferece duas opções:

      1. Ele baixa o valor do aluguel para 3.300,00 e vc assume os custos dos armários e ar condicionado.
      2. Ele paga a instalação e vc mantem a proposta de 3.700

      Advinhem o que aconteceu?

      O proprietário negou o armário e assumiu só o ar… Aí meu amigo ansioso aceitou de bate pronto.
      Passaram 2 dias e o proprietário ligou negando o ar…. KKKKKK

      Meu amigo ficou puto e cancelou a proposta.

      Está vago ainda e a corretora já ligou novamente!!

      O que fazemos?

      8+
      • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 18:40

        LIKE
        1.Oferecer um valor menor ainda

        42+
      • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 18:41

        LIKE
        2. Ignorar as ligações

        9+
      • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 18:41

        LIKE
        3. Manda o proprietário pra aquele lugar e liga todo mês oferecendo 100 reais a menos…. 😉

        14+
        • Vai pela Sombra 7 de janeiro de 2016 at 18:46

          ahhhhh, esqueci de um detalhe importantíssimo…

          O imóvel já estava vago há um ano!

          9+
  • Rhaxard 7 de janeiro de 2016 at 17:51

    Opa, de volta a ativa…Valeu Boss

    Mudando de assunto…Este ano começou com tudo o desespero na OLX em SJC. Teve um imóvel que estava de olho onde o proprietário removeu o corvo da negociação e anunciou 100K a menos na OLX. Acredito que isso vai ser cada vez mais comum

    6+
  • Final Countdown 7 de janeiro de 2016 at 18:05

    olá, BOSS!
    Que camisa linda, a sua!!!!
    obrigado pelo acesso e sucesso nesse novo formato!

    2+
  • Exterminador de Corvos 7 de janeiro de 2016 at 18:15

    Boa tarde, galera.
    É o meu primeiro acesso depois do novo formato do blog.
    Obrigado pelo acesso, Boss.
    E que em 2016 eu possa aprender muito mais com vocês e, ainda que timidamente, contribuir de alguma forma com o blog.

    Vem ni mim, SELIC !
    Voa TR !

    3+
  • Annoying Brick in The Wall 7 de janeiro de 2016 at 18:17

    Oba! perfil liberado!

    Obrigado BOSS. Olá amigos bolhistas!

    4+
  • Crocs 7 de janeiro de 2016 at 18:43

    Cadê o DRN e o véio bixa?

    5+
  • The Book of Souls 7 de janeiro de 2016 at 18:56

    Obrigado pela confiança Boss!!
    Estive em Orlando no início de dezembro e ainda encontrei muitos brasileiros por lá mas notei que as sacolas diminuiram bastante.Com esse dólar muita coisa ficou cara ou apenas um pouco mais barato que aqui. Ainda bem que tenho um fundo cambial pra compensar.

    2+
  • bolha-capixaba 7 de janeiro de 2016 at 19:05

    [OFF]
    Pessoal, vocês viram a TOV que entrou em liquidação judicial?
    Mais de 10 000 clientes agora com o dinheiro preso ( eu sou um deles). Ela era um corretora com um custo bem baixo ( 4 reais a operação)
    Foi até citada na Lava Jato. Estou aqui pensando em como reaver meu $$

    9+
    • mestre dos magos 7 de janeiro de 2016 at 19:37

      Mas vc só teve o dinheiro que estava na conta corrente preso, certo?

      Suas ações, títulos, letras estão em custódia e não estão presos correto?

      4+
    • AM 7 de janeiro de 2016 at 19:57

      Cara, eu prefiro ganhar qqr coisa menos e so investir em banco/corretora grande .

      E claro, que o risco eh so no dinheiro solto da conta corrente e nao no aplicado.

      5+
    • Nilson 7 de janeiro de 2016 at 20:09

      pra dinheiro parado na corretora, em caso de prejuízo a bolsa tem um seguro de até 120K (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos – MRP)
      http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2016/20160107-2.html

      7+
    • Rhaxard 7 de janeiro de 2016 at 20:51

      Pode te ajudar
      http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/4506425/cvm-orienta-clientes-tov-apos-liquidacao-extrajudicial-saiba-que-fazer

      2+
  • Krusty 7 de janeiro de 2016 at 19:31

    Taxa de disponibilidade de imóveis comerciais aumenta no Rio de Janeiro ~”http://tinyurl.com/hk33r6p

    5+
  • Francisco Quiumento 7 de janeiro de 2016 at 20:03

    Offinhos

    1

    Chegará a bolsa bananense a um quinto do índice de Amorinha?

    Meu palpite é que SIM.

    2

    Impressionante que não tem-se UMA única notícia positiva faz dias, mesmo incluindo flutuações como o emprego em novembro e números que pouco dizem, como a balança comercial e de pagamentos em meio ao incêndio do câmbio e a diminuição catastrófica de compras de bens de capital e insumos e matérias primas.

    3

    Repetindo pois saiu no final do tópico anterior e estou vigiando minhas avaliações sobre o cenário “macro dos macros”.

    Meditações econômicas de Pai Xicão de Passo Fundo

    Sou só eu que estou vendo semelhanças entre a atuação do governo chinês e seu mercado de ações e a catástrofe do banco Barings na crise de Singapura, só que com escala imensamente maior?

    Tipo, tentar empurrar mercado ladeira ou buraco acima com injeção de dinheiro, que por sua vez, apenas piora o quadro, levando a um vício do mercado de consumir esse valor injetado em novas quedas e gerando dinheiro nas quedas a posições favoráveis?

    Lembremo-nos de “A coisa – é bem pior do que você imagina…” , artigo a ser pesquisado e relembrado, e mais e mais cinco letras apavoram os seguidores desse humilde leitor de profecias em sorvete de chocolate com passas ao rum:

    G.E.E.L.E.

    25+
  • Silas Coul 7 de janeiro de 2016 at 20:04

    14 de set de 2012 – Silas Coul 14 de setembro de 2012 at 12:30
    … o colapso se iniciará em 2015 e o melhor momento para compra de imóveis será em meados de 2017.

    24+
  • W.K. 7 de janeiro de 2016 at 20:10

    Opa, de volta ao Blog.

    Desemprego subindo, inflação subindo, renda média caindo, endividamento na estratosfera…

    E para o sr. Eduardo Schaeffer, do fipezap, agora os aluguéis vão se valorizar. Isso por que hoje 60% das buscas em seu site são para aluguel de imóveis, o que, inclusive, vai causar uma nova fase de alta de imóveis.

    Eles não param! Não param!

    17+
    • Francisco Quiumento 7 de janeiro de 2016 at 20:15

      Eles não podem parar.

      Mas tal como o malabarista com mais tochas no malabarismo que consegue administrar, uma hora o sistema entra em colapso, e o pobre artista sai correndo, em chamas.

      😉

      14+
  • sortudo.com 7 de janeiro de 2016 at 20:21

    Opa cadastro aceito. Thanks.

    1+
  • viking 7 de janeiro de 2016 at 20:26

    Obrigado por finalmente me aprovar, Ned Flanders o/////
    tava precisando muito postar aqui. Lets go!

    CVR:
    esse mes comecei a busca por um imovel de aluguel para sair da casa dos meus pais.
    Voces que tem mais pratica, tem alguma dica para arrancar descontos? e tambem dicas sobre clausulas contratuais, multas, fiancas, enfim, tudo que for util.
    Tem algum manual disso?

    Outra coisa: ja escolhi o local, é um condominio bairro com taxa condominial baixa, bem tranquilo, so de casas e tal. Rodei por la no fim de semana, mas so achei imoveis em imobiliarias. Alguem tem alguma dica de como encontrar o proprietario pra arrancar um desconto maior?

    2+
  • viking 7 de janeiro de 2016 at 20:28

    Nao sei se ja postaram esse site aqui no BI, mas achei muito util.
    O cara fez uma serie de posts sobre bancos e corretoras estrangeiras, que aceitam abertura de conta sem necessitar de comparecimento presencial. O que mais me interessei foi um banco de luxemburgo que abre conta em varias moedas fortes, a partir de qualquer valor!
    vou colocar o link do post 1 de 10. Os outros estao no final de cada post:
    +++++http://www.investidorinternacional.com/2015/02/11/como-abrir-uma-conta-bancaria-no-exterior-parte-1/

    7+
    • MrTenchi 7 de janeiro de 2016 at 21:12

      Falando nesse site, sabem se algum desses bancos abre conta diretamente pela internet?

      2+
      • viking 7 de janeiro de 2016 at 21:26

        dá uma olhada nos posts. Deve ter algum. O de luxemburgo que falei, ta no post 9.

        2+
  • belchior 7 de janeiro de 2016 at 20:40

    Agradecendo por me aceitar vou postar um cvr ( meu primeiro)
    Quebrou meu pedal da bicicleta eu fui na bicicletaria no dia 1 e 2 na praia em itanhaem, ontem na porta da bicicletaria esperando abrir, o vizinho dela me fala que fechou, o dono pediu 1000 dilmas de aluguel (era 700) e dono não aceitou.
    mais um que vai pagar iptu fechado.

    14+
    • W.K. 7 de janeiro de 2016 at 20:47

      Muitas são as empresas cujo proprietário pode transferir as operações para a garagem de sua casa sem maiores prejuízos.

      De fato, conheço algumas pessoas que até preferem trabalhar assim…

      8+
  • bolhista santista 7 de janeiro de 2016 at 21:40

    Obrigado Bosss!!!
    Espero contribuir contando um pouco mais do que está acontecendo na baixada santista com os bolhudinhos encalhados.

    3+
    • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 03:26

      Conta ,conta kkkk. Aqui e diferente, Dubai santista….

      0
  • marchi 7 de janeiro de 2016 at 21:52

    PDG
    http://oglobo.globo.com/economia/pdg-fecha-venda-de-158-bi-em-ativos-para-banco-votorantim-bvep-18431468
    Agora vai ………

    5+
    • carioca_real 7 de janeiro de 2016 at 22:14

      Desculpem a ignorância, mas o que é um acordo de entendimento não vinculante?

      3+
  • FHMartins 7 de janeiro de 2016 at 22:56

    Até que demorou.
    Mas chegou o filme sobre a bolha imobiliária americana

    The Big Short
    ‘https://www.youtube.com/watch?v=vgqG3ITMv1Q

    From the outrageous mind of director Adam Mckay comes THE BIG SHORT. Starring Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling and Brad Pitt, in theaters Christmas.

    When four outsiders saw what the big banks, media and government refused to, the global collapse of the economy, they had an idea: The Big Short. Their bold investment leads them into the dark underbelly of modern banking where they must question everyone and everything. Based on the true story and best-selling book by Michael Lewis (The Blind Side, Moneyball), and directed by Adam Mckay (Anchorman, Step Brothers) The Big Short stars Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling and Brad Pitt.

    Director: Adam McKay

    Starring: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, Melissa Leo, Hamish Linklater, John Magaro, Rafe Spall, Jeremy Strong, Marisa Tomei and Finn Wittrock

    13+
  • Final Countdown 7 de janeiro de 2016 at 23:27

    CVR:
    conheço um construtor pequeno da zona oeste do Hell.
    início da conversa:
    Ele: “reclamei com meu gerente ontem.
    falei pra pagar o mínimo no cartão e ele pagou tudo!!!
    construí e não vendo nada. 90% das construtoras da área paradas (Recreio e Jacarepaguá)”
    o número de demissões que ele falou era inacreditável. Sabia o número de várias de cabeça, impossível lembrar.

    5+
  • Sport87 7 de janeiro de 2016 at 23:40

    Valeu, Boss! Espero contribuir com novos CVRs!

    0
  • Caos 7 de janeiro de 2016 at 23:50

    CVR – Barra da Tijuca.
    Colega do trabalho tem um imóvel para alugar na Barra.
    Em conversa de corredor, ele me contou que fazem uns 3 meses que o imóvel está para alugar e ainda não recebeu nenhuma proposta.
    Em seguida já complementa que nos últimos anos houveram muitos lançamentos naquela região e, dessa forma, existe muita concorrência e isso estava dificultando o aluguel.
    Daí perguntei para ele se havia aumentado o valor do aluguel pedido em relação ao preço pedido do último locatário, e me informou que estava pedindo o mesmo valor.
    E para finalizar me diz que o corvo o recomendou que fosse solicitado um valor de aluguel baixo, mas para finalizar a conversa ele me fala que quer sentir o mercado.
    Mesmo ciente que tem muita concorrência e lhe foi recomendado um valor menor, não quis abaixar o preço.
    Acenei e sorri.

    16+
  • Indefinition 7 de janeiro de 2016 at 23:55

    Entrando no G1 nesse momento, e vejo esse link ‘http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/01/apos-terminar-o-ano-com-acao-r-163-pdg-anuncia-venda-de-ativos.html

    E aí PéDeGesso, será que vai???

    Vejo madeeeee…ops quis dizer ladeeeeeira!!!

    Não reparei se já foi postado, peço para ignorar se for o caso!

    4+
    • CA 8 de janeiro de 2016 at 07:09

      Indefinition,

      A PDG está vendendo ativos faz tempo, desde 2013, no caso acima, venda para credores, ou seja, não tem dinheiro, não consegue vender nem imóveis no varejo, quanto mais no atacado (agora ainda pior, porque não tem a BTG para fazerem aqueles negócios mirabolantes como fizeram em 2015), qual a solução? Empurram seus ativos para credores como parte do pagamento.

      Qual o problema da solução acima? As dívidas são maiores que os Ativos e o pior é que os Ativos estão super faturados nos balanços, com lançamentos e vendas decrescentes ao longo dos anos, por isto que a PDG entrou em processo de reestruturação de dívidas, também conhecido como “recuperação judicial branca”.

      9+
  • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 08:01

    “http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2016-01-07/com-pior-ano-desde-1995-poupanca-perde-brr-53-bilhoes-em-2015.html”

    3+
  • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 08:02

    “http://economia.ig.com.br/2016-01-07/venda-de-veiculos-cai-266-e-producao-recua-228-em-2015.html”

    3+
  • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 08:08

    “http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,em-um-ano–siderurgicas-e-vale-perdem-r-80-bi-em-valor-de-mercado,10000006469”

    4+
  • MINEIRO SPY 8 de janeiro de 2016 at 08:52

    Em conversa com amiga da Usiminas.
    Eram 300 na área administrativa e hoje são 70. Ontem desceu a ordem de cortar 50%.
    Já já quebra.

    5+
    • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 09:15

      Está uma confusão em Cubatão.

      1+
  • ton54 8 de janeiro de 2016 at 08:54

    Bom dia bolhistas, vocês conhecem o livro do Samy Dana – Em busca do tesouro direto, quero dizer vocês recomendam a leitura?
    Mais uma pergunta poderiam me indicar livros para aprender sobre o mercado de ações? Sempre fui um bom poupador, mas um péssimo investidor, muito conservador, apenas aplico em renda fixa (CDB e LCA) , quero aprender a diversificar meu suado dinheiro. De preferência aceito livro que possam ser baixados no formato epub. Obrigado.

    5+
    • Louro José 8 de janeiro de 2016 at 09:01

      Tenho e recomendo.

      3+
  • ton 8 de janeiro de 2016 at 09:06

    Valeu Louro José, por acaso indicaria outras obras?

    0
    • Louro José 8 de janeiro de 2016 at 09:43

      Não conheço livros sobre ações

      1+
  • Louro José 8 de janeiro de 2016 at 09:43

    Petróleo a U$ 20,00?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    A China tosse
    A turbulência econômica provém das convulsões da China, que ninguém sabe ao certo o que são, o que aumenta as apreensões

    Tags: Celso Ming, China, Petróleo

    Celso Ming

    07 Janeiro 2016 | 21h 00 – Atualizado: 07 Janeiro 2016 | 21h 00

    Há alguns anos se dizia que qualquer acesso de tosse dos Estados Unidos espalhava resfriado para o resto do mundo. Agora, esse efeito é atribuído à China.

    Relacionadas

    Bolsa cai e dólar sobe com turbulência nos mercados chineses
    Bolsa da China despenca 7,3% e fecha mais cedo pela 2ª vez na semana
    Leia aqui outras análises do colunista Celso Ming

    O ano de 2016 começou sob o efeito de duas turbulências geopolíticas e outra econômica. As geopolíticas são os novos conflitos entre a Arábia Saudita e o Irã, que adicionam novo foco de incerteza ao já fortemente tumultuado Oriente Médio. A outra insegurança geopolítica foi produzida pelo anúncio de explosão experimental de uma bomba de hidrogênio pela Coreia do Norte.

    Preços do petróleo
    Preços do petróleo

    A turbulência econômica provém das convulsões da China, que ninguém sabe ao certo o que são, o que aumenta as apreensões. Com base nelas, os preços do petróleo despencaram para os níveis mais baixos em dez anos, os das demais commodities também vêm sofrendo baixas e as bolsas de todo o mundo operam aos soluços.

    A gravidade da crise da China transparece mais das reações do seu governo do que dos indicadores da economia. Uma dessas reações foi a desvalorização de 0,5% do yuan, a moeda chinesa, determinada pelo Banco do Povo da China (banco central). Essa decisão sugere que, além de dar mais fôlego às exportações, o governo de Pequim começa a agir para evitar a fuga de dólares. A redução das reservas externas da China em dezembro, em nada menos que US$ 107,9 bilhões, para US$ 3,3 trilhões, parece confirmar esse refluxo.

    E espraia-se a cisma de que o ritmo da atividade econômica na China não seja de crescimento do PIB a 7% ao ano. Pode ser menos. Mas quanto menos? Infelizmente, a baixa transparência das estatísticas deixa isso no ar.

    Diante do aumento das incertezas, os mercados se retraem. Mas essa é apenas a reação imediata. Se for confirmada uma desaceleração mais forte da China, toda a economia mundial enfrentará terremotos em cadeia.

    Do ponto de vista da economia brasileira, o mau momento da China vem na pior hora, quando a retração do PIB no biênio 2015-2016 pode ultrapassar os 7%, a inflação vai para perto de 11% ao ano e o desemprego ultrapassa os 8%. A China é o maior comprador de commodities do Brasil, especialmente de alimentos e de minério de ferro – e, agora, de jogadores do Corinthians.

    Uma desaceleração mais acentuada do seu setor produtivo tende a provocar redução das encomendas de matérias-primas e desova de estoques. Nesse quadro, a fragilidade do setor do petróleo tende a se acentuar.

    Nesta quinta, o Financial Times, de Londres, principal diário de Economia e Negócios da Europa, trouxe projeções de um dos maiores bancos de investimento do mundo, o Goldman Sachs. De acordo com elas, as cotações do petróleo podem resvalar para a altura dos US$ 20 por barril. Pode-se retrucar que esse é um palpite entre muitos outros, que se desencontram entre si. O problema é que os preços do petróleo e de um punhado de commodities já não são formados apenas pelos fundamentos do mercado. Os critérios subjetivos tendem a aumentar de importância e não há indicações de que esse quadro possa se reverter ainda no primeiro semestre deste ano.

    CONFIRA:

    Produção industrial brasileira
    Produção industrial brasileira

    A produção industrial de novembro caiu mais do que o esperado: 2,4% em relação à de outubro e 8,1% no acumulado do ano até novembro. A principal consequência é o arrasto negativo para 2016.

    Cadernetas

    Os rendimentos de R$ 47 bilhões no ano não foram suficientes para aumentar o saldo das cadernetas, que ficou quase 1% menor do que o de 2014. O resultado é consequência do retorno relativamente baixo (em relação a outras aplicações de renda fixa) e da necessidade de socorrer o orçamento doméstico corroído pela inflação.

    2+
  • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 10:15

    “http://www1.folha.uol.com.br/comida/2016/01/1726891-casa-de-frango-com-polenta-que-atraia-politicos-fecha-as-portas-no-abc.shtml”

    2+
    • Amadeus de Sampa 8 de janeiro de 2016 at 10:32

      UN-BE-LIE-VA-BLE

      3+
  • Rolde 8 de janeiro de 2016 at 11:10

    Ricardo Amorim,lá vem ele (1. Para se reeleger, governa gasta dinheiro que não tem, 2. Credibilidade do Brasil vai para as cucuias, 3. Preocupadas, pessoas e empresas compram dólares como forma de se proteger dos problemas no país, 4. Com maior procura por dólares, preço do dólar dobra, 5. Dólar mais caro eleva preço dos produtos importados, alimentando a inflação, que atinge o maior nível em 12 anos, 6. Para evitar que a inflação suba ainda mais, o Banco Central intervem na taxa de câmbio e eleva a taxa de juros, encarecendo o crédito e reduzindo as vendas e causando a maior queda do PIB em 3 anos dos últimos 115 anos, 7. Queda do PIB derruba arrecadação de impostos, piorando ainda mais as contas públicas, 8. Intervenções cambiais aumentaram gastos do governo em R$90 bilhões, alta dos juros mais ainda, piorando ainda mais a situação das contas públicas. 9. Isto mina novamente a credibilidade do país, reiniciando o círculo vicioso. ‪#‎receitaparacriarcírculo‬ virtuoso 1. Reverter este círculo virtuoso é moleza: 1. Governo corta radicalmente os gastos públicos, 2. Contas públicas melhoram, 3. Credibilidade do país volta, 4. Medo de investidores e empresários passa e é substituído por confiança vontade de aproveitar oportunidades criadas por baixos preços de ativos finanaceiros no Brasil, 5. Mais investimentos geram mais empregos, revertendo a alta da taxa de desemprego e recuperando a confiança dos consumidotrs, 6. Mais confiantes, as pessoas comprama mais, aumentando as vendas e fazendo o PIB voltar a crescer, 7. A alta do PIB aumenta a arrecadação de impostos, melhorando ainda mais o resultado das contas públicas, o que aumenta a credibilidade do país, os investimentos, a geração de empregos, o consumo e o crescimento. 8. Com mais credibilidade e atração de investimentos, a procura por dólares cai, derrubando o preço do dólar, 9. A queda do dólar barateia os produtos importados, o que – somado à enorme recessão que vivemos – ajuda a derrubar a inflação, 10. A queda…)

    3+
    • Louro José 8 de janeiro de 2016 at 12:23

      Nessa ele não tá errado.
      O que dificulta o corte de gastos é:

      1 – Engessamento orçamentário. Precisa aprovar lei eliminando as travas orçamentárias. Por exemplo essas brincadeiras de X% do PIB pra não sei o que, y% da RCL pra não sei acolá, etc.
      2 – Ideologia: os nossos governantes acreditam em estado gastão
      3 – Pressões políticas: O PT não aceita equilíbrio entre receita e despesa.

      2+
  • SwineOne 10 de janeiro de 2016 at 11:58

    OFF DIY

    Segue um relato de uma forma de consertar controles de portão (aqueles de 315/433 MHz, com uma série de contatos que você corta para codificar a senha do portão) para os interessados.

    Há algum tempo o controle da minha esposa já não conseguia abrir o portão direito, mesmo com pilha nova. A combinação estava correta, não era esse o problema, achei que fosse potência muito baixa de transmissão (talvez problema na antena).

    Ontem levei num cara pra arrumar, e ele falou que precisaria de outro controle igual para comparar a frequência. Eu perguntei se ele estava falando da sequência de contatos que codifica a senha, mas ele garantiu que não era isso. Por sorte eu não estava com o meu controle junto, porque depois que saí dali acendeu uma luzinha na minha cabeça.

    O problema é que os componentes do circuito de transmissão, como todo componente eletrônico (e particularmente os componentes de baixa qualidade usados em equipamentos de baixíssimo custo como esses), apresentam variações durante a fabricação, assim como a temperatura e o envelhecimento, que faz com que eles percam a sintonia. Por exemplo, deveriam transmitir em 315 MHz, mas por variações na temperatura ou envelhecimento, passam a transmitir em 312 ou 319 MHz. Em caso de pequenas variações, o portão ainda capta, mas quanto mais distante da frequência correta, mais difícil é a recepção correta.

    Por conta dessas variações, a maioria dos circuitos de controle de portão possui um componente, conhecido como trimmer, que pode ser ajustado com uma chave de fenda. Este ajuste modificará a frequência de transmissão. Basta conseguir chegar de volta na frequência antiga para que o portão abra sem dificuldades.

    Isso pode ser feito “no olho”, apenas mexendo no trimmer e tentando abrir o portão, até achar um ajuste que funcione bem. Porém, quem não se importar de investir algumas dezenas de reais poderá realizar estes ajustes de forma bem mais precisa. Considerando a frequência com que estes controles dão problema (e a possibilidade de fazer uns bicos arrumando controles para os outros), diria que é um investimento interessante.

    A ideia é usar um daqueles dongles USB que, a princípio, servem para TV digital, mas muita gente usa para rádio definido por software (SDR). Segue o exemplo de um no Mercado Livre:

    “http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718171026-receptor-sdr-radio-escuta-aviaco-adsb-fm-e-outros-rtl2832u-_JM

    Peguei um dongle emprestado de um conhecido e segui o seguinte guia para instalar drivers e software:

    “http://www.rtl-sdr.com/rtl-sdr-quick-start-guide/

    Com tudo funcionando, você pode rodar o software (SDR#) que mostrará os sinais recebidos em torno da frequência selecionada. Na maioria dos casos, o espectro será plano com um pouco de ruído, mas ao encontrar uma fonte de transmissão (como o próprio controle, quando acionado), aparecerá um pico na tela do software.

    Agora é só caçar a frequência de pico, que será aquela em que o controle atual se encontra (geralmente será próxima de 315 ou de 433 MHz, onde por próxima entenda-se 10 MHz acima ou abaixo, aproximadamente). Se tiver outro controle funcionando para comparar, melhor ainda, pois você confirma a frequência correta. Depois é só mexer no trimmer até chegar próximo da frequência correta, e testar direto no portão para ver se está funcionando.

    Espero que este guia seja útil para alguém.

    0