Exame: Uma revista sob suspeita – Observador do mercado

Você pode gostar...

Comments
  • MrK 21 de fevereiro de 2012 at 15:57

    Eu não vou comentar se achei parcial, tendenciosa ou coisa do gênero, pois já falei muito da força do mercado e a quem este interessa, mas uma coisa direi: As analises foram INFANTIS, eu não entendo como uma revista paga uma equipe de reporteres para fazer uma reportagem de capa tão superficial, ingênua e sem agregar nada (houve algum “pulo do gato” ou “insight” como preferirem? não!)

    Sinceramente, se você vagar perdido pelo google por 20 minutos vai conseguir informação de qualidade semelhante a esta matéria…

    0
    • Bolha Imobiliária 21 de fevereiro de 2012 at 16:16

      Mrk

      Você sabe que o pessoal pediu para publicar esta reportagem. Mas as lentes afiadas do blog descobriram logo a falcatrua. É até bom postar alguma coisa contraditória a causa do blog, para por mais pimenta no assunto.

      0
    • thiago fm 21 de fevereiro de 2012 at 16:28

      Falem mal ou bem, mas falem de mim!

      No frigir dos ovos, ainda que a revista supostamente defenda a robustez do mercado imobiliário, só a exposição do assunto faz com que muita gente desavisada olhe com mais cuidado a situação.

      Se o intuito foi de acalmar investidores, o resultado pode acabar sendo o inverso, considerando que a grande massa não lê revista e pode se assustar um pouco apenas com a manchete, gerando desconfiança, que é o primeiro passo para se frear uma compra de tamanho valor quanto um imóvel.

      0
      • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 19:38

        Hehe…Eu ia mesmo apontar esse fato de que a maioria não lê revista. Segundo o proprio ex presidente: Ler dá sono! rs

        Some-se a isso que 68% da população é analfabeta funcional, não tem habilidade de compreender textos ou não domina as quatro operações basicas matematicas.

        O que vai acontecer é que lerão apenas a manchete da capa da revista pendurada nas bancas e tirarão conclusões a partir disso.

        Para quem desconfiava que a midia estava comprada, agora tem certeza. O estouro vai ser muito mais danoso do que poderemos imaginar, pois estão impendindo qualquer conscientização coletiva sobre o problema, postergando e impedindo que se tome qualquer medida ou encontre uma solução para o problema.

        2012 promete…

        0
  • @xologo... 21 de fevereiro de 2012 at 16:18

    Esta no livro mais antigo do Mundo : O dinheiro a Ganacia e a busca desenfreada pelo poder são a raiz de todo mal. Hoje o mercado imobiliario está impondo uma especie de Escravidão Branda as familias. Creio que quem entrou, dificilmente sai sem prejuizo, e quem não entrou, continua sendo massivamente incentivado a entrar. Poder e Dinheiro é o que interessa, o povo não passa de Gado!

    0
    • Q 21 de fevereiro de 2012 at 19:29

      De todo o mal? O dinheiro é somente um meio de troca, sem ele não consigo trocar o que produzo por bens de consumo. Suponhamos que eu produza parafusos, não posso chegar em um restaurante todos os dias com um saco de parafusos e trocar pelo meu almoço.

      Sem ele o que surge é a violência: sem o dinheiro teria que enterrar meu parafusos na testa do dono do restaurante para almoçar!! no socialismo as propiedades são tomadas pelo estado armado!

      A ganância, a vontade de melhorar é que nos tirou das cavernas, sem ela estaríamos vivendo como animais até os 20, 30 anos de idade somente. Não culpe o dinheiro e a ganância! A culpa é da desonestidade, a falta de ética, que não precisa do dinheiro e da ganância de se manifestar.

      Nós formamos um estado para que esse nos proteja da violência, nos de segurança para que através de nosso trabalho, pelo qual nos trocamos pro dinheiro, e através de nossa ganância continuemos a nos desenvolver, a procurar soluções para nossos problemas.

      Nosso governo desonesto por outro lado se mete a interferir na economia. Pesa a balança ajudando as construtoras e bancos, o que faz com que fiquem em vantagem em relação a população. O governo deveria deixar o mercado se regular naturalmente, sem interferência, somente isso acabaria com esses ciclos econômicos que roubam de milhões para dar a pouquiíssimos apaniguados.

      TODA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NA ECONOMIA, NÃO IMPORTA A JUSTIFICATIVA, PREJUDICA AQUELES QUE PRETENDE AJUDAR!!!! Depois do minha casa minha vida como ficaram os imóveis??? mais fáceis ou BEM MAIS DIFÍCEIS de se pagar????

      0
      • @xologo... 21 de fevereiro de 2012 at 19:59

        Significado de Ganância:

        Em que há avidez por ganho lucrativo lícitos ou ilícitos. É um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro.
        No cristianismo, é o pecado capital a avareza.
        Será que vc não confundiu com Empreendedorismo e etc?
        quanto ao dinheiro, concordo com vc e faço a correção : ¨O amor ao dinheiro é a raiz de todo Mal¨.

        0
        • Q 22 de fevereiro de 2012 at 10:45

          Não confundi. Sou a favor da ganância! (conhece o objetivismo de Ayn Rand? Vale a pena conhecer). O problema é o limite: não posso pegar uma arma e tomar tudo de forma violenta!
          Não posso criar dinheiro do nada, sem lastro, imprimir em casa. Atualmente os bancos podem fazer isso através do sistema de reserva fracionada. Se eu fizer sou preso.

          A única função do governo, sob meu ponto de vista seria fornecer segurança para que essas, entre outras coisas, não acontecessem. A função do governo seria deixar o mercado livre e dessa forma justo. Exemplo de atitude incorreta, ao meu ver, que nosso governo parece permitir: imagine uma grande rede varejista com prejuízo, prestes a quebrar: ela contrata um lobista que consegue um empréstimos a juros abaixo da inflação junto ao banco do governo e se salva.

          Não é um problema do nosso governo, o mundo inteiro está virando socialista, socializando o prejuízo dos grandes que patrocinam os políticos, tais como construtoras, bancos, etc. Fazendo a conta cair nas costas do povo. Em um estado realmente liberal quem faz bobagem quebra!! Não importa o tamanho ou as consequências!! No nosso financialismo (o capitalismo morrreu em 2008), se você é grande, quem cobre seu prejuízo é o povo com os impostos!!

          Nosso governo pesa a favor dos grandes: pesquise a relação de Lula com as contrutoras, revelada no wilileaks…

          Quando crio um produto devo ter o direito de cobrar o quanto minha ganância permitir, não há limites no preço que vou cobrar!! Paga quem quiser e puder! É claro que tenho ciência que se cobrar preços exorbitantes meu mercado ficará restrito! Se cobrar preços estratosféricos (como nosso mercado imobiliário atual) meu mercado desaparece, ninguém compra e dessa foram não lucro! Todos especulam: quem compra e quem guarda para comprar mais barato, isso é saudável!!

          O problema é quando o governo eleito por todos, ao invés de se manter independente, favorece algum grupo, seja ele grande ou pequeno, rico ou pobre, ai que surgem as injustiças e as bolhas!

          0
          • André 22 de fevereiro de 2012 at 13:55

            Q, pelo que li, acredito que você seja a favor da ambição.
            Ganância não é algo bom: é quando a ambição cruza o limite do saudável. A ganância é caracterizada pela avidez excessiva em perseguir algo, não importanto o que ou quem está no caminho.
            Ambição é saudável: é quando se quer muito algo, mas há ética na execução do plano.

            0
      • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 20:32

        Compartilho do seu ponto de vista em todos os sentidos. Mas ganancia é uma palavra pejorativa para designar a busca por lucro, atividade tipica da iniciativa privada, o que lhe dá vantagem sobre a administração publica no gerenciamento empresarial.

        Uma economia liberal é o que precisamos para acabar com nossos ciclos economicos. Acontece que, para atingirmos um patamar sustentavel economico baseado no livre mercado, é preciso tomar medidas impopulares, fazer reformas ficais, trabalhistas, previdenciarias, politicas.

        É quando chega um partido que, demagogicamente, engana o povo e diz: Chega de sofrimento, eu lhes proporcionarei a farra. Todo mundo vai andar de carro zero, voar de avião e viajar pro exterior.

        Esse partido ganha, aparelha o estado, detém o controle da atividade economica no país, subjuga o mercado de capital, transforma o governo num balcão de negocios e escraviza a população vagabunda nacional com as bolsas esmolas da vida criando uma legião de vagabundos incorrigiveis militantes da causa do quanto menos esforço melhor.

        Até que um dia a coisa desanda e todo mundo volta a ser miseravel, inclusive a classe media que meritocraticamente galgou uma posição confortavel economicamente na sociedade às custas de muito estudo, trabalho e empreendedorismo.

        A Espanha experimentou algo parecido. A esquerda afundou o país e agora procuram o salvador na direita até que o fardo fique pesado e longo demais, mas é o necessario para se curar a ressaca. Então, voltam a eleger as esquerdas com as mesmas promessas de farra coletiva e o ciclo recomessa.

        Quem é mais velho sabe como a banda toca…

        0
        • Rico 21 de fevereiro de 2012 at 23:07

          Eu não compartilho em nenhum ponto a visão do comentarista. A falta de regulação do mercado pelo governo levaram a quebra da Enron em 2001 por fraudes contábeis e ao estouro da bolha imobiliária americana em 2007.

          0
          • Q 22 de fevereiro de 2012 at 11:04

            Há algum tempo compartilhava seu ponto de vista. Achava o mercado “mau”. Pura infantilidade!! Acho até que atualmente os grandes bancos querem passar essa idéia para que os governos possam interferir mais ainda ajudando eles. Com o tempo você irá perceber que o mercado é a instituição mais natural que existe. A evolução das espécies é baseada no mercado: o apto se reproduz e trasmite suas características o não apto não passa suas características.

            Não confunda o mercado com os vícios criados nele por governos corruptos!

            O que aconteceu na Enrom foi um crime e deve ser tratado como tal. Deve ser tratado como assassinato, como roubo!!! Se todas as pessoas vivessem isoladas, se o contato entre seres humanos fosse proibido, fosse bloqueado de maneira mecânica, não haveriam mais assassinatos ou roubos!!! É essa a solução que você quer para as fraudes no mercado? acabar com ele? minar sua liberdade? Por conta de meia dúzia de criminosos você quer acabar com a liberdade de milhões? Quem será o onisciente que controlará o mercado? Um partido dito “social”? Veja quantos tiveram que morrer na Russia, na China, em Cuba e por ai afora para que o mercado fosse controlado pela mesma meia dúzia de desonestos!!

            0
        • Rico 21 de fevereiro de 2012 at 23:15

          O que quebrou o povo espanhol foi o neo-liberalismo que revogou muitos dos direitos trabalhistas dos empregados espanhois levando-os a barracota.
          O que quebrou a grécia sim foi os benefícios e a aposta das reservas do governo no mercado financeiro.

          Será que a lei Sox lhe diz alguma coisa?

          0
          • Fernanda 22 de fevereiro de 2012 at 11:48

            O que quebrou a Espanha foram os anos em que o PSOE – Partido Socialista Esapanhol – ficou no poder. Agora o PP está lá, tentando arrumar a casal

            0
          • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 12:00

            Rico

            Voce anda assistindo muito ao BBB e Fina Estampa….hehe

            Neo liberalismo na Espanha, num governo socialista de Zapatero?

            Grécia aplicando reservas e arriscando-as no sistema financeiro?

            Falta de regulação americana causou a bolha?

            Voce está redondamente enganado em todas suas afirmações.

            0
          • JIBS 22 de fevereiro de 2012 at 14:12

            Bom…. sem entrar em debate puramente politico repassemos a bolha imobiliaria e de credito farto pos-UE na Espanha:

            1) 1991-1993 crise da unificaçao alemá, na qual espanha bateu os 3 milhoes de desempregados se começa a extinguir a primeira etapa socialista post-franco (muito exitosa entre 1982 e 1991)

            2) O ultimo ministro de economia socialista Pedro solbes redirecciona a economia: apertando orcamento e cimentando as bases da nova era post Maastricht.

            2) Em 1996 , ja com a economia melhorando ligeiramente a traves de privatizaóes, aperto fiscal, flexibilizaçao..ganha o PP de Aznar e Espanha começa o boom baseado em desregulaçao, flexibilidade e liberalismo. Espamnha cumpre Maastricht, sube -se no primeiro vagao da construccao europea, e se inicia uma epoca de credito farto que começa a fluir a empresas, imoveis, particulares, etc…

            3) Em 2002, em plena era dourada, um partido socialista arrinconado e desmotivado (em cujo programa eleitoral se fala: “estamos vivendo uma epoca de bolha imobiliaria que devemos frear para evitar danos maiores” ) se encontra com 200 mortos numa manha pre-eleitoral e uma vitoria inesperada nas urnas para um candidato, zapatero, que nem os proprios socilastas teriam colocado lá se sabedores de que pudesse ter ganhado

            4) O progrma eleitoral se engaveta, e o ministro de economia (ta ta chan, solbes novamente) sube-se na bolha e omite-se qualquer sinal, acrecentando o credito farto, a despesa publica absurda e as proclamas ofensivas ao resto de europa que custeia nosso boom com fundos estruturais e sobretudo…… com linhas de.credito farto aos nossos bancos e empresas (alemanha acumula superavit nas contas externas, espanha acumula os deficit mais montruosos da historia occidental: >10% repetidamente )

            5) o trem sai dos trilhos: o credito se para, a bolha imobiliaria se para, os bancos se assustam, restringem o credito aos agentes privados, as empresas quebram, o desemprego sube a 5 milhoes, a arrecadaçao despenca, o deficit publico se dispara….

            6) o povo espanhol vota popular novamente, sabendo que se precissam sacrificios , quer flexibilizaçao, quer uma educaçao e um sistema que premie ao valido e nao aos homosexuais, descendentes dos que perderam a guerra 4 geraçoes atras ou a mulheres indocumentadas pelo fato deser mulher, quer que os politicos investam o dinheiro em coisas uteis, querem que os impostos baixem e a atividade privada concorra internacionalmente sem subsidios e sem favores politicos……..Com este programa os populares obtem a maioria mais aplastante na historia democratica espanhola

            7) um mes depois temos aos sindicatos, cumplices da era socialista, tomando as ruas com seus “liberados” sindicais e fazendo barulho pelos direitos dos trabalhadores. Quantos eles sao? onde estavam quando as empresas faliam e o desemprego pulava de 1,5 mi a 5 mi? Agora reclamam por controle de preços, do corte dos subsidios, dos cortes na saude.. e antes com os socialistas por que calavam? Voce sabe por que? Por que agora o governo ja recortou seus subsidios, por que agora o governo fez uma reforma trabalhista sem perder-se em negociaçoes interminaveis com os sindicatos, por que o governo nao esta disposto a perder tempo e esta governando, mal ou bem ,mas esta governando e a prima de risco de espanha pelo menos ja desabou a metade.

            0
            • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 17:28

              JIBS

              Pela maneira que escreve, acredito que seja estrangeiro, talvez espanhol por saber com tanto detalhes a historia politica daquele país.

              Seja bem vindo ao bolha imobiliaria, desta vez no Brasil, em versão 2.0…hehe

              0
              • JIBS 22 de fevereiro de 2012 at 19:48

                obrigado carlos. Acompanho o blog desde há tempo, pois é muito interessante e guarda inumeras semelhanças com outro que surgiu no forum espanhol de idealista.com quando a bolha espanhola estava bombando, quando os meios de comunicaçao omitiam informaçoes ao modo Exame, e quando o governo e os bancos olhavam para outro lado quando alguns poucos “loucos” e insensatos se perguntavam como um pais podia ter pedreiros de feiras no caribe, audis, cayennes e bmw´s lotando os estacionamentos, politica de portas abertas para milhoes de imigrantes e um deficit nas contas externas do 10%, sem ninguem preocuparse…

                As semelhanças com Brasil sao muitas, cada um con suas particularidades, mas o caminho de Brasil neste momento é muito preocupante. E nao só como residente no Brasil , mas tambem como Espanhol, pois agora o 25% do lucro das empresas na bolsa de madri proveem do Brasil.

                0
      • Ghaspar 22 de fevereiro de 2012 at 00:23

        Concordo com o escopo de seu texto. Mas convem salientar que há uma diferença básica entre AMBIÇÃO e GANANCIA. …..
        Ambição é voce querer ter o mesmo que os outros…é sadia..
        Ganancia é voce querer ter o que pertence aos outros…é perniciosa…

        0
        • Atribulado 22 de fevereiro de 2012 at 11:58

          Ambição e quando VOCE quer R$ X.
          Ganacia é quando o OUTRO que R$ X.

          PS. modera, não libera esse também não, prove que voce é CENSOR da DITADURA e NÂO TEM ARGUMENTO pra defender sua “causa”

          0
          • Ghaspar 22 de fevereiro de 2012 at 19:57

            Tá fumado cara ………e de cachimbo ainda por cima….
            ????????????????
            O assunto aqui é outro…..

            0
        • André 22 de fevereiro de 2012 at 14:02

          Pra mim, o que diferencia a ambição da ganância é a ética na execução do plano.

          0
      • marlon 22 de fevereiro de 2012 at 08:50

        Q se não houvesse o dinheiro, com certeza sua fabrica de parafusos também não existiria, nem mesmo o restaurante, pois nao haveria razão para tais comercios.

        0
        • Q 22 de fevereiro de 2012 at 10:14

          EXATAMENTE!!! Esse é o ponto que queria chegar!!!!! O dinheiro é um dos pilares fundamentais de nossa sociedade!!! É algo nobre que permite nossa organização e desenvolvimento!!! Sem ele ainda estaríamos nas cavernas!

          0
    • Raphael 22 de fevereiro de 2012 at 14:40

      Creio que não deves conhecer bem as Escrituras. Nela está escrito que o AMOR ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males.

      Para bom interpretador isso quer dizer que colocar o dinheiro como razão de existir é o princípio de toda variedade de consequências danosas, tanto à si mesmo, como ao meio.

      Não diz que o dinheiro em si é um mal, e nem que todas as coisas ruins acontecem por causa dele.

      Como também está escrito: O povo perece por falta de conhecimento.

      0
      • Q 22 de fevereiro de 2012 at 20:57

        Concordo! O amor ao dinheiro, o acúmulo de dinheiro por si é ridículo. Por outro lado eu amo meu trabalho, amo meu esforço e os motivos que me fazem esforçar: poder dar conforto e cuidado para minha família. Preciso do dinheiro somente como meio de troca de meu esforço pelo esforço alheio. Se aceitassem diretamente o fruto do meu trabalho na hora de pagar por alimentação, moradia, transporte, etc. Não precisava do papel moeda!!! Se pudesse acumular o fruto de meu trabalho para gastar em momentos de vacas magras, definitivamente não precisaria do dinheiro!

        0
  • Shakespeare 21 de fevereiro de 2012 at 16:31

    toda informação conta, mesmo aquelas que se opõem

    0
  • BOLHABRAZIL 21 de fevereiro de 2012 at 17:42

    muita gente tb olha a capa da revista, não compra pq é cara e sai imaginando muita coisa…..pela capa fica a impressão que a bolha é líquida e certa.
    achei que gastaram $ pra “compra” a reportagem mas pecaram na capa, jogando contra a matéria.
    já que impera a malandragem e o jogo sujo contra os desavisados, poderiam ter feito uma capa do tipo: A DÉCADA DOS IMÓVEIS

    0
  • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 17:55

    Caro amigo,
    Permita-me discordar.
    A origem da bolha não é a ganância, pois esta acompanha a humanidade desde sempre.
    A origem da bolha é este desgoverno que quer crescer o país na marra, a custa de dívida, crédito e esmola, e que não percebe que esta bolha, pela qual tanto prezam e tudo (absolutamente tudo) vão fazer para proteger, esta causando uma concentração de renda absurda, apesar das estatísticas não mostrarem isto (ainda).

    0
    • Miguel Jacó 21 de fevereiro de 2012 at 18:06

      Mas, em última análise, esta atitude do governo também é um ato de ganância (crescer a qualquer custo), tanto em relação ao crescimento do país quanto à manutenção do governo no poder.

      A origem da bolha é a ganância, mas ela não acompanhou o mercado imobiliário desde sempre pois a ganância estava concentrada em outros lugares (por exemplo, a bolsa de valores).

      0
    • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 19:49

      “A origem da bolha é este desgoverno que quer crescer o país na marra”

      Permita-me discordar e mostrar que o problema é ainda pior.

      O governo não quer crescer na marra, ele apenas tomou o caminho mais curto para que seus eleitores se sentissem menos pobres e pudessem consumir e se embreagar na farra do credito. Ao contrario disso, levaria uma geração para proporcionar um crescimento sustenval para o país e isso comprometeria o plano de perpetuação no poder do partidinho.

      O crescimento que transparece ser almejado pelo governo, na verdade, é o objetivo do sistema bancario e seus parasitas, para quem os governos trabalham.

      Unindo-se o util ao agradavel, o sistema bancario se alavanca com o credito ao mesmo tempo que o governo dá credito para os bananenses compre penduricalhos em 24x nas casas bahia.

      Se a coisa feder? não se preocupe, amigos banqueiros. A moda agora é transformar crises do sistema financeiro em dividas soberanas…

      0
  • Miguel Jacó 21 de fevereiro de 2012 at 18:02

    Eu já estou começando a achar o seguinte:

    Prepararam uma reportagem protecionista, mas com uma imagem de capa entreguista, de modo a provocar ambiguidade e preparar o terreno para o que está por vir. Os caras são profissionais, não iriam colocar uma capa daquelas por ingenuidade ou descuido.

    É uma maneira sutil de o governo entregar os pontos sem explicitamente prejudicar as construtoras (que tanto o financiou) mas de acabar com a farra agora, porque a dor será grande, mas menor do que se adiar a festa…

    0
    • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 18:25

      Esta ambiguidade a que você se refere tem o objetivo de dar credibilidade à matéria, ao menos aos olhos dos incautos.

      0
    • Dr. Estranho 21 de fevereiro de 2012 at 18:26

      Concordo contigo. Entre o título e o conteúdo há uma proposital contradição. Um aviso aos desavisados e um pouco de esperança àqueles que se contentam com 0 x 0.

      0
    • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 19:54

      Apesar de ter lógica. Eu acredito que essa capa foi uma grande cagada que os tais “profissionais” fizeram. Eles se esqueceram que o brasileiro não lê, quando tenta fica com sono (lula), quando não fica com sono, não entende o que lê (68% da população).

      Vivemos tempos em que a imbecilidade e as cagadas acontecem a todo instante. A Peugeot colocou o nome da cor do 308 vermelho em “vermelho lucifer”, o maluf disse pra estuprar e mas nao matar, a nova ministra da dilma disse que fez treinamento em ser abortista…

      Em tempos de imbecilidade coletiva, não sobre espaço para teorias da conspiração…

      0
      • Miguel Jacó 21 de fevereiro de 2012 at 20:49

        Mas seria muita coincidência uma imbecilidade destas ocorrer num dos momentos mais propícios da história para a explosão da bolha…
        Eu ainda acredito no poder da seguinte frase: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

        Tentaram ser espertos: procuram adiantar a explosão da bolha com imagens, que não tem como ser avaliadas explicitamente, mas ao mesmo tempo mantendo o escudo protetor e legal das palavras (mesmo que teoricamente, para deixar as construtoras sem reação).

        0
        • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 20:51

          Miguel

          Sinceramente, eu acho que o PT não tem QI pra isso!

          0
          • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 21:10

            Não tem mesmo.
            O pior não é aturar a pior corrupção da história. O pior é a incompetência.

            0
  • xangai 21 de fevereiro de 2012 at 18:05

    .

    0
  • Cleyton 21 de fevereiro de 2012 at 18:15

    Acho que a intensão da revista (se é que houve) pode ter sido assustar a chinelagem que não tem grana nem pra comprar a revista e confortar os que compram, ou fazer o cara pobre e preocupado cortar a cervejinha do final de semana e comprar a revista e se confortar também, nos três casos a revista sai ganhando, quem lei só a capa se sente avisado, quem leu o conteúdo se sente confortado.

    0
    • Elias 21 de fevereiro de 2012 at 21:20

      Gostei da sua análise.

      Concordo, acho que é isso mesmo.

      0
  • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 19:13

    Caro Anonymous,
    Eu que sempre achei o termo BANÂNIA tão apropriado, agora estou com dúvida.

    Banana (kg):
    Sao Paulo (Pao de Acucar): 5,00
    Sao Paulo (Sonda): 3,23
    New York (D’Agostino): 3,48
    New York (Food Emporium): 2,78

    h ttp://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/08/31/banana-esta-tao-cara-no-brasil-quanto-nos-eua/

    0
  • DanielCM 21 de fevereiro de 2012 at 20:48

    Talvez Palhaçolândia seja mais adequado. A cada dia que passa gostaria de ter nascido em alguma republiqueta qualquer. um paisinho bem inexpressivo, daqueles que ninguém nunca ouviu falar. Ser brasileiro está saindo muito caro, principalmente nos últimos anos.

    off topic:
    matéria no uol sobre a grécia: 12 comentários, sendo que apenas 1 linkou a grécia de hj com o brasil de amanhã.

    matéria no uol sobre a apuração do carnaval de sp: 475 comentários, sendo que a maioria com provocações de torcidas de times de futebol ou com a velha disputa rio x sp.

    É por isso que aqui os políticos fazem carnaval o ano inteiro com o dinheiro público…

    0
    • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 21:07

      Ha ha ha!!!!
      Gostei deste nome. Seriam nós os palhaços?

      0
      • DanielCM 21 de fevereiro de 2012 at 22:09

        Para ser justo, digo que a criação não é minha. Acho que alguem já usou esse nome por aqui. Mas a sugestão continua atual…

        0
  • Sir Income 21 de fevereiro de 2012 at 21:33

    Com saída de Zoellick, Lula pode ser o novo presidente do Banco Mundial?

    www .infomoney.com.br/mercados/noticia/2346750

    Desisto… Lula presidente do Banco Mundial é o fim!

    0
    • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 21:40

      Veja bem:

      Se Lula for Pres. do Banco Mundial sem ter nunca lido um livro na vida, ser um apedeuta completo e incompente, não saber falar outro idioma e apoiar, poderemos constatar 2 coisas:

      1) O mundo enlouqueceu, não apenas o Brasil, como pensamos;

      2) O cargo vai ser oferecido ao Lula em troca do país, ele vai vender o Brasil e nos escravizar;

      Alguem acha que esse cargo vai ser de graça ou pela inteligencia do ex barbudo?

      0
    • Raposão 21 de fevereiro de 2012 at 21:48

      O quê?
      Tais brincando!

      O pior é que Primeiro de Abril ainda está longe!…

      0
    • Sir Income 21 de fevereiro de 2012 at 22:42

      Seria ético um brasileiro emprestar dinheiro do Banco Mundial para o Brasil?

      Bem, em se tratando de Brasil e do rei do mensalão. Sim é ético!

      E acho que já estamos sendo escravizado em suaves prestações de 30 anos. 😉

      0
  • Carlos Wagner 21 de fevereiro de 2012 at 21:36

    Olha só o nivel da perspicacia de negociação do brasileiro, depois reclama que tá atolado em divida e nao sabe por que:

    Anuncio no Mercado Livre de um IX35 – Valor: 22 mil + 54 de 2.997,00

    Pergunta de um interessado:

    – amigo eu te dando 20 mil e dando mais uns 25 ao banco sera que as parcelas diminuem bem ? Pois eu posso comprovar 4 mil reais mensais dai nao sei se da pra transfirir pro eu nome. Obrigado e boa sorte.

    Esse vai viver comendo miojo…

    0
    • Leno 21 de fevereiro de 2012 at 22:07

      A um tempo atras vi um cara no ML tentando transferir a divida de uma santa fé, vejam as condições:

      Entrada: 17 mil (referente ao que ele ja tinha pago, ou seja financiou sem ou com pouca entrada).
      Transf. Divida: 52 x R$3500.

      Para o cara ter um renda, digamos 3 vezes valor desta parcela, ele nao deve ser qualquer um, entao suponho que tenha estudado e tenha uma boa profissão. Entao eu pergunto: o que faltou para esse cara ver que estava fazendo um negocio que beira a insanidade ?

      Qualquer relação entre esta historia e outras igualmente insanas envolvendo imovel é mera coincidência.

      0
      • aiwww 21 de fevereiro de 2012 at 22:58

        Vou anunciar meu Corsa Classic 2007 por 5 mil de entrada mais 40 prestações de R$800,00 … será que vai aparecer algum interessado?

        … isso parece uma OPORTUNIDADE que meu pai recebeu do ITAÚ … pegando R$70.000,00 de empréstimo ele poderia pagar em 72 suaves prestações de R$2.300,00 … isso não é um negócio da China??? … bom, acho que na China não há otário para fazer um negócio desse .. então é um negócio do Brasiiiiiiiiil !!! … com barulhinho da Globo e tudo 🙂

        0
      • Bob Alex 23 de fevereiro de 2012 at 00:14

        Como deve ter um monte de curioso, eis o link do veículo:

        http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-223640614-ix35-top-de-linha-completo-_JM

        0
    • Tiago 21 de fevereiro de 2012 at 22:47

      Fiquei numa dúvida agora… a burrice é de quem tá comprando ou de quem tá vendendo?

      Vejamos o cálculo:

      Provavelmente o carro foi financiado em 60 vezes e o dono só conseguiu pagar 6. O financiamento sai pela bagatela de 179820 sem a entrada que é para imbecil ver. O otário que aproveitar a oportunidade vai ter em mãos um carro que daqui 5 anos não vai valer nem 40 mil.

      Agora eu entendo pq há bolha dos imóveis…

      0
  • Raposão 21 de fevereiro de 2012 at 21:43

    Análises, análises, análises…

    A partir dessa quarta-feira de Cinzas no Bra(z)il promete!

    Análise bem ponderada do observadordomercado, um apanhado dos bastidores midiáticos que ace$$oram bem as construtoras.

    Em um outro tópico, transcrevi a parte de um artigo da Revista Construção e Negócios. Segue novamente:

    (…)

    “Em São Paulo, por exemplo, praticamente todos os edifícios de escritórios compartilhados estão com preços inadequados, acima do valor justo”, afirma João da Rocha Lima Junior, professor titular de real estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor do Grupo Unitas, que presta consultoria na área. O preço justo, ou adequado, teria que ser arbitrado a partir de uma combinação entre custos e expectativas de rentabilidade. Porém, em alguns segmentos, os investidores estão quantificando essa margem de renda no futuro baseados no cenário atual, o que aumenta a chance de superestimá-la. “Isso é um defeito de postura, que só pode ser corrigido com informação. Informação inadequada resulta em mercado desequilibrado.” E isso costuma variar entre diferentes tipos de produtos e também pela sua posição geográfica. Uma cidade como a capital paulista, por exemplo, pode estar com valores inadequados em um determinado bairro ou região. “No mercado residencial, os produtos de classe média, em bairros como Vila Mariana e Perdizes, também estão supervalorizados”, acrescenta.

    Na comparação entre os dois segmentos que podem ser foco de formação de uma bolha, o professor destaca que, se no caso dos escritórios o risco já existe e é bem real, no residencial as evidências dos últimos meses indicam que o mercado está mais lento, com os preços parando de subir, ao mesmo tempo em que a velocidade das vendas está caindo muito.

    Já para o professor de finanças da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Samy Dana, o risco de estourar uma bolha no País reside justamente no segmento residencial. E o cálculo que ele faz para chegar a essa conclusão é muito simples. Hoje, o valor de um imóvel no centro paulistano está em torno de R$ 10 mil/m². Sendo assim, um apartamento de 100 m² vai custar R$ 1milhão, aproximadamente, sem considerar algum desconto que possa ter. Se esse dinheiro fosse colocado em uma aplicação conservadora, como a poupança, iria render em torno de 0,5% ou 0,6% ao mês, ou seja, R$ 6 mil. “Eu duvido que alguém pague R$ 6 mil ou mais para morar em um imóvel de 100 m² no centro do São Paulo. É melhor deixar rendendo no banco e pagar aluguel. Para o investidor também, é melhor não comprar e aplicar em outra coisa.”

    Segundo ele, esse descompasso entre o valor da residência e o aluguel, em um futuro próximo, vai levar o mercado a uma encruzilhada: ou os preços caem, ou a locação aumenta. “E eu não acredito que haja espaço para o aluguel subir, então os preços vão começar a cair quando as pessoas passarem a olhar de forma mais racional”, garante. Os motivos que impulsionam a alta, na opinião do professor, é o crédito barato, com pessoas que nunca tiveram acesso a financiamento conseguindo comprar imóveis; o famoso sonho da casa própria, onde o pensamento imperante é de que é melhor ter do que alugar, mesmo que isso vá de encontro à lógica financeira; e o fato de o setor ter andado de lado por muitos anos, com uma oferta muito pequena. “Há espaço sim para crescimento do mercado, mas não para crescimento de preços. Não dá para investir com o metro quadrado nesses valores”, ressalta.

    Na região central de São Paulo, Samy Dana calcula que os empreendimentos chegam a custar o dobro do seu valor real, situação que também se repete em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Essa atitude de maximizar os lucros sem contar o dia de amanhã já estaria se refletindo no mercado de ações, com os papéis de algumas construtoras sofrendo com fortes desvalorizações em 2011. “Não tenho dúvidas de que sofremos uma bolha imobiliária, e ela pode estourar em 2012, principalmente por causa da crise internacional. Os preços estão absurdamente altos, ainda mais nos imóveis residenciais das grandes cidades”, salienta.

    Para o professor João da Rocha Lima Júnior, o problema está justamente na dificuldade em perceber ou prever a formação de uma bolha, o que em geral só acontece quando ele se esvanece.
    Mas segundo ele não há muito o quê fazer perante isso. Pela Lei da Avidez e da Riqueza, se o vendedor tiver a oportunidade de comercializar pelo preço mais caro possível, ele vai fazer isso. Enquanto isso, se o comprador puder adquirir o imóvel por um valor mais barato, também não irá hesitar. “Dessa forma, esse jogo de forças de mercado não pode ser resolvido a não ser pelo seu próprio reequilíbrio.”

    Revista Construção e Negócios – Edição 37

    Obrigado ao Sir Income pela dica relativa ao artigo do Celso Ming, no Estadão

    blogs.estadao.com.br/celso-ming/

    Transcrevendo…

    O governo Dilma não está interessado só em desestimular aplicações nos fundos referenciados ao DI (Depósito Interbancário). Pretende alterar, também, regras da caderneta de poupança, de modo a rebaixar sua rentabilidade.

    O problema de fundo é conhecido. A caderneta paga remuneração quase fixa. Juros de 0,5% ao mês (ou de 6,17% ao ano, uma vez compostos em 12 meses) mais fração da Taxa Referencial de Juros (TR). Na prática, traz retorno entre 7,0% e 7,5% ao ano e disputa a preferência do aplicador com outras três vantagens: (1) liquidez imediata, ou seja, possibilidade de saques a qualquer momento (com perda de rendimento se não for no “dia certo”); e isenção de (2) taxa de administração; ou do (3) Imposto de Renda, cobrado sobre a maioria das remunerações de aplicações.

    O governo tem pressa na derrubada dos juros básicos, hoje de 10,5% ao ano, pelo Banco Central – que, por sua vez, já avisou que estão próximos os dias em que alcançarão um dígito (abaixo de 10,0% ao ano). Outras manifestações dos dirigentes da área dão a entender que podem cair abaixo dos 9,75% ao ano, nível que caracterizaria a queda a um dígito.

    Nessa paisagem, a caderneta passa a ser um problema. Mantido seu retorno de 7,5% ao ano, logo chegará o dia em que pagará mais do que os fundos de renda fixa, especialmente os fundos DI (atrelados à Selic) – cujo rendimento está sujeito ao Imposto de Renda e cujo patrimônio é reduzido pelo sistema “come-cotas” montado pelas taxas de administração. Assim, a migração das aplicações financeiras para cadernetas ficaria inevitável – a menos que o governo passe, como quer, a tesoura de poda na remuneração da caderneta.

    O problema não será solucionado só com um passeio de caneta ao pé de um texto de medida provisória. Como ficou dito, a caderneta garante liquidez imediata. O aplicador pode buscá-la de volta quando quiser. E, no entanto, só pequena parcela desses recursos está nos bancos. Foram emprestados ao tomador de financiamentos para a casa própria, que tem 10, 15 ou 20 anos para devolvê-los em prestações mensais, com juros e correção prefixados em contrato. Um dos riscos é o esvaziamento das aplicações em poupança, o que deixaria os bancos a descoberto.

    Mas o aplicador poderia ficar sem opção e se manter fiel ao velho amor – rendimento a conta-gotas, mas confiável. Assim, no entanto, seria preciso prever possível reviravolta. Vamos que, adiante, seja preciso puxar novamente os juros básicos para cima. A aplicação das cadernetas poderia ficar desastradamente para trás e, para evitar novo esvaziamento, o governo teria de voltar a puxar para cima o rendimento da caderneta. Nesse caso, o descasamento entre ativos (mais baixos) e ativos (mais altos) dos bancos viria por outro fator e abalaria o sistema.

    O outro risco é político. A caderneta sempre foi considerada o investimento dos pobres e dos simples. O achatamento de sua remuneração poderia levar a crer que o governo estaria metendo a mão na aplicação do povão. Pelo seu forte impacto em ano eleitoral, essas mexidas provavelmente não sairão antes de novembro.

    ——————————————–

    Enfim, em uma análise preliminar e óbvia, o governo em conluio com o “decaído” mercado imobiliário bananês, estão se esforçando para esconder o óbvio, articular estratégias de segurar capitais e desacreditar na mídia ainda que por um tempo, as explícitos, escancarados e indecentes indícios de bolha. Tudo isso somado ainda vai dar uma inflada na atual bolha. Soa algo meio conspiratório? Talvez.

    Somado a isso, faz-se notar que o bananês é um sujeito atípico, em transe, atoleimado: ele não acredita vendo, mas talvez sentindo na própria pele (mas daí já é tarde)

    O GRANDE PROBLEMA É QUE ISSO VAI SER PIOR DO QUE HIROSHIMA!
    O GOVERNO BANANÊS É MAGISTRALMENTE IRRESPONSÁVEL!

    Att.
    Raposão, observando que a Banânia é terra de zumbis.

    0
  • Pedro Bolha 21 de fevereiro de 2012 at 21:47

    Essa matéria foi direcionada aos bolhistas e aos quase-bolhistas. Uma tentativa de conversão daqueles à Igreja Imobiliária do Lucro Eterno. Só negar a bolha não está mais surtindo efeito, então arquitetaram esse verdadeiro “Cavalo de Tróia” pra pegar de surpresa os mais resistentes. A capa é só pra abrir a guarda dos bolhistas, depois a matéria vem de mansinho tentando a conversão, bem discretamente. Eu a classificaria como a matéria mais canalha dos últimos tempos.

    0
    • Zoom 21 de fevereiro de 2012 at 22:24

      Pedrão, os caras armaram a arapuca.

      0
    • Miguel Jacó 21 de fevereiro de 2012 at 22:33

      “Igreja Imobiliária do Lucro Eterno”

      kkkkkkkkkkkkkk demais! muito boa!

      Me lembrei de uma vez que um amigo meu me convidou a participar de uma palestra dessas Pirâmides, só que o negócio era disfarçado e tentava convencer a todos que aquilo não era uma pirâmide. Era uma verdadeira lavagem cerebral , tinha até uma espada samurai na porta para dar um clima heróico…
      Enchi o palestrante de perguntas de lógica, dizendo que o negócio só funcionaria se alguém pagasse o pato, e ele dizendo que não, que todos ganhariam com aquilo.
      Mas parei derrepente pois o clima estava ficando pesado, achei que no final iriam me arrancar o pescoço com aquela espada…hehehheh

      Depois soube que alguns amigos “convictos” e que me achavam “louco” ficaram alguns meses no esquema e cairam fora, desistiram (claro, perderam grana neste tempo).

      0
  • xyz 21 de fevereiro de 2012 at 22:04

    É impressionante!
    Não sei qual dos dois é o mais idiota.
    Ou o idiota somos nós que somos aversos a dívidas?
    De um jeito ou de outro ESTA DÍVIDA NÃO VAI SER PAGA.
    Não é atoa que o Santander vendeu 16 bi (quase 10% de sua carteira de crédito), por apenas 300 milhões.

    h t tp://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/12/9/santander-vende-r-16-bi-em-credito

    0
    • DP 21 de fevereiro de 2012 at 22:17

      XYZ – o problema do excesso de credito tem sido bastante discutido.

      Veja o texto que saiu no WSJ recentemente sobre o “boom” do negocio de cobranca de dividas atrasadas no Brasil. Alguns players aqui nos EUA ja estao de olho.

      Eh um tipo negocio que prospera na ressaca do estouro das bolhas de credito.

      http://online.wsj.com/article/SB10001424052970204552304577116711955538568.html

      0
  • DP 21 de fevereiro de 2012 at 22:09

    Continuando minha linha de raciocinio de que se trata de uma bolha de credito GLOBAL, a bolha no Canada tambem esta proxima do fim. Saiu no Bloomberg:

    http://www.bloomberg.com/news/2012-02-17/canada-housing-poised-for-severe-drop.html

    Observem no texto os fatores que antecedem a bolha: 1) aumento do credito disponivel 2) aumento do endividamento das familias 3) precos subindo acima do normal (no caso do Canada 30%).

    Ao contrario da Banania onde nao existe indicador confiavel de precos de mercado (ZAP nao eh indicador e mesmo assim so existe ha poucos anos), o grafico mostra os dados do Canada nos ultimos 40 ANOS.

    Como “no Brasil eh diferente” bla bla bla bla bla 🙂

    0
    • Leo 21 de fevereiro de 2012 at 23:16

      Bem legal a info…

      0
    • Cai Cai Balão 22 de fevereiro de 2012 at 00:53

      Como você consegue jogar o link direto, disponível para o clique?

      0
      • Dr. Estranho 22 de fevereiro de 2012 at 10:48

        ctrl + c e crtl + v

        0
    • Gavidal 23 de fevereiro de 2012 at 01:38

      A titulo de comparacao: a reportagem menciona uma possivel bolha no mercado imobiliario no Canada. Trabalho numa empresa Americana em sua filial Brasileira mas estou expatriado no Canada. Cidade pequena, verdade, mas mesmo assim acho a comparacao valida.
      Moro numa casa a 10 minutos do centro, com o campo de golf mais bonito da cidade no meu quintal (posso atravasser meu quintal e chegar no campo), um terreno grande (uns 3000m2), muitos pinheiros. A casa tem 5 anos e é lindissima. Ar condicionado e aquecimento centrais, 4 quartos, 3 banheiros e de excelente qualidade. O dono quer me vender a casa por C$427,000. Isto é, menos de R$800,000. Se nao me engano, no Rio ou Sp posso comprar um apê de 90m2 com essa grana, certo? E a bolha esta no Canada.

      0
  • Leno 21 de fevereiro de 2012 at 22:29

    Vejo muitos aqui eufóricos por um estouro da bolha, mas afinal, será que isso é algo para causar tanta euforia assim?

    Lembre-se, um estouro da bolha vai afetar outras areas da economia, ao qual todos nós fazemos parte. De nada vai adiantar os preços baixarem em virtude da bolha se os empregos forem afetados e o credito for restringido, continuará um mercado para apenas uma pequena parte da sociedade,como já é hoje.Alias,credito e divida são imprescindiveis para qualquer sistema economico, devem apenas serem usados com responsabilidade e moderação.

    E antes que alguem digam sou corretor, já adianto que não sou, sou apenas um potencial comprador de uma demanda reprimida(e bota reprimida nisso!) esperando as coisas melhorarem para comprar meu imovel, só não desejo conseguir isso por causa de um colapso.

    0
    • pmoraesm 21 de fevereiro de 2012 at 23:22

      Não é euforia Leno.

      Boa parte dos que aqui comentam chegaram pois perceberam que, mesmo tendo bons salários, não conseguem comprar um imóvel.

      A expectativa é que algo aconteça para que nossa sociedade saia dessa ilusão de que somos um país de milionários e os preços de tudo, e não só dos imóveis, caiam para a realidade brasileira. Isso, infelizmente, só vai acontecer em um momento de crise.

      0
      • Leandro 21 de fevereiro de 2012 at 23:40

        Eu tambem tenho a mesma percepção. Sei que este preços tem de cair, de uma forma ou de outra. O jeito é torcer para que ocorra o menor estrago possivel.

        0
      • Mr. Alex 22 de fevereiro de 2012 at 02:31

        Quando o barril de petróleo caiu de quase US$ 200 para US$ 78 em 2008, no auge da crise, foi apenas um ajuste, ninguém morreu por isso.

        0
    • Luidhi 21 de fevereiro de 2012 at 23:34

      Leno, existe um conto Budista que diz que um fazendeiro, lamentando de perder metade de seu patrimônio em uma tempestade, pergunta “E meu vizinho?” e tem a resposta “Seu vizinho perdeu tudo”, eis que o fazendeiro responde “Então não foi tão ruim assim”.
      O blog é sério, mas os comentários nem tanto. Os motivos que eu (digo EU, não sou o dono da verdade, é apenas uma opinião) vejo para os leões comerem os condenados da arena romana são:
      1. Muitos aqui são a favor da direita e do neo-liberalismo, e qualquer sinal de piora é motivo para criticar o governo de esquerda. Um estouro da bolha seria como um gol no time adversário em final de campeonato. Nada contra ser neo-liberalista, eu gosto do capitalismo-socialista pregado por Henry Ford e praticado pelos países Escandinavos e outros gostam do livre mercado. Cada um na sua.
      2. Muitos perderam o “timming” do investimento. Portanto segue o pensamento budista dito anteriormente. Para inflar meu ego é necessário que o outro fracasse.
      3. Muitos são funcionários públicos de carreira com estabilidade e vaga vitalícia, além de terem aposentadoria integral. Ou seja, para eles, quanto pior, melhor.

      Sei que esse comentário vai dar o que falar, vão me acusar de “corretorzinho de m…” para baixo. Normal, quando atacado o ego, a pessoa parte para a violência, seja ela física ou verbal.

      Aliás, não sou corretor muito menos tenho imóvel supervalorizado. Só acho que os comentários estão servido de válvula de escape para outros ressentimentos que não o assunto principal. Parece briga de torcida de futebol .

      []’s

      0
      • Júlio Cesar 22 de fevereiro de 2012 at 00:17

        Acho que um estouro da bolha realmente causaria um bom estrago na economia, inclusive a nós que temos interesse em adquirir imóvel num médio prazo, portando torço para que os preços cheguem a um valor justo sem desestabilizar a economia, se é que existe esta opção. Mas independente do meu desejo, o mercado manda, e a bolha é fato. Como sempre muita gente de bem e que não se beneficiou desta farra vai pagar o pato e temo por eles também.

        0
      • Júlio Cesar 22 de fevereiro de 2012 at 00:20

        Acho que um estouro da bolha realmente causaria um bom estrago na economia, inclusive a nós que temos interesse em adquirir imóvel num médio prazo, portando torço para que os preços cheguem a um valor justo sem desestabilizar a economia, se é que existe esta opção. Mas independente do meu desejo, o mercado manda, e a bolha é fato. Como sempre muita gente de bem e que não se beneficiou desta farra vai pagar o pato e temo por eles também

        0
        • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 09:45

          Concordo com o que disse e acho que vai acontecer isso mesmo. Estabilização de preços conforme a oferta e procura/demanda. Acho que seria o mais saudável para todos.

          As “galinhas mortas” vão estar nos leilões. Aliás, já estão. O negócio é ter sangue frio e ir negociando com quem está entregando imóvel.

          0
          • MrK 22 de fevereiro de 2012 at 10:31

            Luidhi,

            Eu nao creio ser possivel acomodacao de precos e queda gradual pra inflacao (teoria que alguns dos colegas de blog gostam), sabe por que?

            Isso so seria possivel se nao tivessemos tanta gente que comprou imovel pra revender, ou seja, se os especuladores fossem capazes de manter os imoveis, digamos para alugar, ou mesmo fechados, mas como a imensa maioria quer revender, vai haver sobreoferta, isso gera panico e o preco desce.

            Se os imoveis tivessem subido por renda e nao compra especulativa (sem ser do morador final), ai sim voce estaria certo, o preco manteria num patamar e poderia ser corroido lentamente

            0
            • Leno 22 de fevereiro de 2012 at 14:13

              Eu não vejo possibilidade dos preços se estabilizarem no patamar que estão hoje. Afinal, as vendas estão caindo justamente por que o preço está alem do absurdo.

              0
            • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:13

              Também não acredito, não disse isso. Acho que vai ter excesso de oferta com suas consequências previsíveis.

              0
      • Philis 22 de fevereiro de 2012 at 03:58

        Respondendo ao comentário do fulano que claramente não gosta de funcionários públicos. Me senti pessoalmente ofendida por ser uma e gostaria de dizer a esse cidadão que, numa eventual quebra da economia, nós, os “malditos” funcionários públicos, somos sempre os mais afetados, com congelamento de salários frequentemente.

        Quanto a dizer que muitos aqui perderam o timming do investimento, discordo frontalmente! A maioria dos comentaristas do Bolha não quer imóveis para investimento: querem um local digno e a preços justos para MORAR.

        O fato de a maioria de nós funcionários públicos com salários acima da média nacional não conseguir comprar algo decente é muito preocupante e mostra claramente a distorção do mercado imobiliário. Meu primo, fiscal do ICMS-RJ, ouviu de uma corretora que com o salário dele ele não consegue comprar nada na TIJUCA!!! Ele ganha em torno de R$ 10.000! Convenhamos, isso não é normal.

        E como disse o colega acima, se um crash da economia brasileira for necessário para que os brasileiros desçam de seu pedestal e vejam que esse país é uma ilusão, tomara que isso aconteça logo, mesmo que o preço saia caro até para aqueles que não caíram nessa conversa de “sexta economia do mundo”

        0
        • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 09:42

          Philis, pela ordem:

          Não sou fulano, tenho nada contra funcionário público e não chamei ninguém de maldito. Por favor, não coloque interpretações erradas no meu texto.

          Quanto ao resto que disse, só confirma o que falei.

          Aliás é muito engraçado quando uma pessoa está condicionada a ter um temperamento conforme o cenário que vive. Sempre pensei porque certas categorias (incluo aqui os investidores de imóveis) tem que negar o óbvio a fim de defender seus interesses. Isso não nos faz diferentes dos animais, que atacam para se defender. Ego ferido.

          []’s

          0
        • Atribulado 22 de fevereiro de 2012 at 12:37

          Os funcionarios publicos estao com salarios congelados NO CICLO BOM da economia! Imagina na crise!
          Salario congelado no governo mais PRO-funcionario publico, imagina quando entrar um PSDB…
          Se eu fosse um estaria botando as barbinhas de molho.

          0
          • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 17:37

            Atribulado

            Eu ja expus esse ponto sobre a resistencia do governo em não dar aumento de salario aos servidores publicos.

            Estamos sem aumento desde 2006. Os unicos salarios que aumentam são os subsidios dos cargos eletivos e cargos comissionados (apadrinhados) que são vertiginosamente superiores aos dos concursados.

            Acontece que o medo do governo em reajustar os salarios dos concursados é que, numa eventual crise, é inconstitucional diminuir os vencimentos dos trabalhadores no Brasil. Então ficaria quase impossivel reduzir os gastos com a maquina publica. O governo está enxergando a crise despontando no horizonte e está arrochando onde pode.

            Enquanto isso, estimula o aumento salarial aos trabalhadores da iniciativa privada que, numa eventual crise, podem ser demitidos em massa e recontratados com vencimentos mais condizentes ao novo momento economico e em menor quantidade.

            Pelo sim, pelo não, nesses tempos perigosos, a estabilidade do serviço publico vai fazer toda a diferença na tempestade que surge no horzonte, mesmo com vencimentos defazados atualmente, esses rendimentos prometem ser maiores do que a população em geral virá a receber num futuro proximo.

            0
            • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 17:40

              Esqueci de mencionar, que com essa inadimplecia crescente e com a sede de emprestar dos bancos, os funcionarios publicos serão, com certeza, um porto seguro a quem conceder credito.

              Num cenario de crise imobiliaria e de credito, isso fará toda a diferença na hora de realizar otimos negocios quando essa bolha estourar.

              0
        • SCOTCH 22 de fevereiro de 2012 at 12:48

          É incrível, mas é a realidade. Minha família possui renda mensal de R$ 20.000,00, mas a sensação é que a nossa renda é de apenas R$ 5.000,00. Estamos sem carro para juntarmos dinheiro mais rápido, porém, mesmo assim, continua muito difícil alcançar o valor dos imóveis. Antes, com salário inferior poderíamos adquirir um apartamento, em nosso bairro, em condições minimamente razoáveis. Hoje, mesmo com todo o nosso sacrifício, ainda que admitindo uma estabilização nos preços, além das reposições anuais, o horizonte para a aquisição de um espaço digno para a moradia ´de nossa família foi postergado para daqui cinco anos. Somos funcionários públicos, também, como, ao que parece, a maioria dos que acompanham o blog são. Essa é a triste realidade….
          E já nos cansamos dos corretores que sempre sugerem um imóvel num bairro inferior, ou daqueles que afirmam que estamos fora do perfil do bairro procurado, ou, ainda, da irônica frase: “mas por esse valor? vocês queriam o quê?”
          Bom, enfim, também desabafei…

          0
          • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 13:21

            R$ 20 mil sem carro? Está fazendo falta?

            Aí eu não concordo, para quê ganhar esse dinheiro para não aproveitar? Está guardando dinheiro para comprar suprimentos para 3. guerra mundial? Quer parar de trabalhar com 40 anos?

            Guarde um pouco, o básico tem que viver né… Senão do que vale trabalhar desse jeito? Melhor ser caixa de supermercado.

            0
            • Tosco 22 de fevereiro de 2012 at 14:57

              Putz, não viste que a economia era com vistas à compra do imóvel?

              Se bem que,
              PODER parar de trabalhar aos quarenta anos seria massa…
              Não seria má idéia guardar suprimentos (ou fazer a tal “mochila do fim do mundo”). Nem precisa de III Guerra Mundial, um estouro mais violento dessa bolha de crédito já é o suficiente.

              Só por curiosidade, alguma vez em tua existência já ouviste falar em “Grécia”?

              AFF!!!

              0
              • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:19

                Já ouvi em grécia, Islândia, EUA, Subprime, Itália, Portugal, Espanha Eron e Sox. Cada um com crise por irresposabilidade da sua forma. Alguns por excesso de liberalismo econômico outros por excessos em benefícios.

                Quer que conte a história?

                0
              • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:20

                Tome cuidado com que desejas, eles podem se realizar. Geralmente para você mesmo.

                0
      • Victor 22 de fevereiro de 2012 at 15:07

        1. O site chama-se bolhaimobiliaria.com, se quer achar pessoas que não acreditam em bolha procure algum site (provavelmente) chamado fiquericocomimoveis.com ou algo assim.
        2. Apesar do site chamar-se bolhaimobiliária e a maioria aqui acreditar na mesma, não fomos nós que criamos a bolha, não fique bravo conosco mas com quem a criou.
        3. Se tem tanta certeza que não existe bolha fique a vontade para pagar R$ 1.000.000,00 em um apartamento de 100m², são 10k o metro quadrado, só para comparação a mansão da Whitney Houston está a venda por 3k o m², ou 3 milhões de reais, o mesmo valor de um ap de 244m² na rua de trás de casa.

        0
    • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 00:41

      Leno

      Não é questao de haver euforia pelo estouro da bolha e querer o quanto pior melhor, haja vista havermos perdido o tempo do investimento, como mencionou o colega Luigi.

      É questão de estar claro que a condução da politica populista assistencialista vai levar o país à bancarrota e é apenas questão de tempo, pois nenhum país pode viver indefinidamente da entrada de capital especulativo e crédito farto sem calapsar a economia em dado momento. A principal razão pela qual os colegas daqui comemoram é devido ao fato de que tudo que esta acontecendo e que ainda virá a acontecer foi previsto por um bando de leigos, invejosos, funcionarios publicos que perderam o timing do investimento, pebretões que postam aqui, enquanto os economistas, analistas e especialistas de mercado só enxergaram isso agora…

      O país precisa se auto regular pra patamares reais e o unico caminho possivel é desinflar essa bolha de credito e imobiliaria e o povo enxergar que continua pobre, naõ pode comprar IX35 em 60 prestações de 3 mil, isso é burrice e enganação.

      Que vai afetar todas as areas da economia, isso vai. Claro que vai! Canto a bola: Vai ser como se nunca tivessemos tido credito, os imoveis, mesmo com preços baixos, ainda continuarão a ser caros devido a restrição do credito. A diferença é que antes, as pessoas se programavam para entrar numa divida dessas e não compravam estimuladas por um toque de um sininho num estande de vendas com confete e serpentina.

      Há quem goste do capitalismo-socialista que aparelha o estado, estrangula a economia, subjuga o empresariado, transforma empresas publicas em balcões de emprego, contrata milhares de funcionarios comissionados com salarios de fazer inveja aos mais graduados da iniciativa privada; Eu, particularmente, acho que quem apoia esse tipo de regime é quem gosta do quanto pior melhor ou se beneficia enormemente dele.

      0
      • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 09:50

        Acho que descrevi errado o que quis dizer. É capitalismo social, com base na meritocracia e o governo servindo o povo, não o inverso como acontece em nosso país.

        Henry Ford duplicou o salário de seus funcionários, porque acreditava que só venderia seu produto se o próprio funcionário pudesse comprá-lo. Automatizou e melhorou processos porque viu que o funcionário rendia melhor sendo menos exigido. Reduziu os custos de produção, para refletir no preço final do produto. Limitou as horas de trabalho.

        Enquanto houver concentração de renda, o país não evolui.

        É disso que falo. Os países nórdicos são exemplos disso.

        0
    • Ratinho 22 de fevereiro de 2012 at 09:06

      E como seria reduzir graciosamente os preços?? O governo não vai adotar nenhuma medida impopular, não quer perder votos. Tente convencer um especulador de que seria melhor ele ter algum prejuízo, não vão abandonar essa barca furada. Para os especialistas das construtoras (discurso) nem existe bolha…

      0
    • Ana Paz 23 de fevereiro de 2012 at 16:30

      Simples, meu caro. Esse “crescimento” econômico nunca vem só.
      Circulação maior de dinheiro/bens pode significar aumento dos preços, mas não da forma como vem ocorrendo.
      Esse aumento, se for repassado à renda do brasileiro, vai ser sentido no custo de TUDO e vai gerar INFLAÇÃO.
      Pode custar anos de combate a essa praga. Essa, por sua vez, pode resultar em uma maxidesvalorização da nossa moeda, o que também nao é desejado.
      Por outro lado, se nao for repassado aos salários todo esse “crescimento”, os preços aumentam e o poder de compra fica, na verdade, reduzido. É o que eu acho que está acontecendo, graças à sensatez (a que resta).
      A sensação de aumento do poder de compra durou pouco. Ele não cresceu tanto assim.
      Uma crise, se vier logo, antes do ápice do endividamento, pode fazer as coisas se acertarem, a um preço menor. E vai ser melhor, acredite.

      0
  • Guibro 21 de fevereiro de 2012 at 23:15

    Pessoal, uma pergunta: é possível fazer um financiamento imobiliário de longuíssimo prazo no intuito de se aproveitar da inflação para reduzir o custo real das parcelas??

    Fiz uma simulação no site da Caixa em que as parcelas são decrescentes, isso é real ou tem pegadinha?

    Desculpa se a questão for velha ou mongol, mas aqui é o único lugar em que se pode conversar sensatamente sobre esse assunto…

    Grande abraço!

    0
    • thiago fm 22 de fevereiro de 2012 at 19:10

      Na teoria pode. No sistema SAC que a Cef e alguns bancos se utilizam a prestação decresce, mas ainda assim tem que ficar atento, pois o saldo devedor é corrigido pela TR. É verdade que a TR atualmente está bem abaixo da inflação, mas num longuíssimo prazo, num país como o nosso, nunca se sabe o que pode mudar no mei do caminho

      0
      • Guibro 22 de fevereiro de 2012 at 23:27

        Obrigado, thiago fm! Hoje eu briguei com o excel e acho que cheguei à resposta: definitivamente não compensa! O “alívio” trazido pela inflação existe, mas ele é mitigado pela estratégia da Caixa de fazer financiamentos com parcelas enormes no curto prazo e decrescentes ao longo do tempo. No caso, esse modelo de financiamento de parcelas decrescentes (que, na minha simulação, iniciou com 4.200 e terminou com 1.000) saiu, no final das contas, descontada a inflação, cerca de 230.000 reais mais caro que no modelo de parcelas fixas (de 3000)! E isso em um financiamento de 320.000!

        Isso, é claro, se eu não pisei na bola no excel, mas acho que é por aí mesmo!

        Eu nunca havia entendido o porquê dessa insistência com as parcelas decrescentes, muito menos transparentes que as parcelas fixas, pensei que os analfabetos simplesmente adorassem prestações que ficam menores, mas agora entendo que é mais do que isso… é o de sempre, mais uma das ardilesas experimentadas por esse governo (o banco é público) tão interessado em realizar o sonho da dívida eterna própria…

        0
        • Cleyton 22 de fevereiro de 2012 at 23:47

          Guibro, poderia dar mais detalhes dessas contas que vc fez? Tipo taxa de juros, inflação, períodos, deve ter havido algum engano porque em parcelas decrescentes (SAC) o valor inicial deve sim ser mais alto mas o total pago deve ser ligeiramente menor que as fixas (PRICE).

          Quanto à inflação creio que já deva estar projetada nos juros porque não conheço nenhuma forma de descontar já que a TR não é pra isso que serve e não encontrei nada parecido nos simuladores.

          0
          • Guibro 23 de fevereiro de 2012 at 14:16

            Cleyton, acabei respondendo no lugar errado, dá uma olhada no meu post de “23 de fevereiro de 2012 às 12:32”, por favor. Abraço!

            0
            • Cleyton 23 de fevereiro de 2012 at 14:26

              Tranquilo, já vi, vou ter que esperar chegar em casa pra poder fazer as contas, acho que vou precisar ajustar minhas planilhas 😉

              Achei muito interessante o raciocínio, particularmente prefiro manter minhas próprias planilhas pra ter certeza de que estou entendendo como a coisa funciona…

              0
  • Anonymous 21 de fevereiro de 2012 at 23:31

    Parte de um texto da revista EXAME apontado pelo “Meino_do_Rio”:

    “O mercado imobiliário, como sempre, é uma alternativa que salta aos olhos dos mais diversos tipos de investidores que buscam obter uma renda estável com a venda ou aluguel do imóvel. De maneira geral, investir em apartamentos, salas comerciais e lotes, na maioria dos casos, é sempre um bom negócio, principalmente com o aquecimento da economia que impulsiona cada vez mais o setor.”

    Veja como é fácil constatar que é uma notícia paga. Basta pegar uma parte do texto, por exemplo “O mercado imobiliário, como sempre, é uma alternativa que salta aos olhos dos mais” e utilizar a busca avançada do Google. Voce constatará que o mesmo texto aparece em vários meios de comunicação na mesma data, revelando disseminação simultânea a partir de uma única fonte. Observe que tanto EXAME quanto TERRA não tem credibilidade alguma. No caso de blogs, é fácil concluir que alguns são blogs de aluguel.

    mdconline . com . br/blog/
    15/02/2012

    exame . abril . com . br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/as-melhores-opcoes-para-investir-em-imoveis
    15/02/2012

    terraimoveis . imovelweb . com . br/noticias/13731/
    15/02/2012

    www . decisaoimoveis . com . br/blog/
    15/02/2012

    0
    • aiwww 22 de fevereiro de 2012 at 00:42

      Isso já deixou de ser coincidência há tempos. É claro que há uma ação pensada e orquestrada para direcionar a opinião das pessoas. Globo, Abril, etc, já deram sinais claros que há interesses sobre as publicações.

      Para um povo que assiste BBB, questionar o preço de alguma coisa é demais.

      0
    • Miguel Jacó 22 de fevereiro de 2012 at 07:08

      Fantástica observação! Fiz o teste na pesquisa, parece piada! Há centenas de sites diferentes com a mesma frase!

      0
    • ICF 22 de fevereiro de 2012 at 13:33

      Parabéns pela observação! Uma simples pesquisa no Google nos ajuda a ter uma idéia de como a mídia trabalha a favor dos poderosos que podem comprar matérias. E o poder de informação da web ajuda a derrubar até ditaduras.

      0
  • @xologo... 22 de fevereiro de 2012 at 00:21

    Li uma materia que afirmava: O apice para queda de preço é quando se começa a falar em estabilização . Isto significa que o esforço para manter a Supervalorização Artificial, já não esta mais tendo efeito. Após isto é queda na certa. Citou inumeros exemplos da Bolsa de Valores, onde
    a pratica de Supervalorizar é bem comum. Quem promove este boom imobiliario, sabe bem o que esta fazendo e conhece inicio, meio e fim desta Historia. No fim, o que importa mesmo é a fortuna que isto proporciona… Boa Sorte a todos!

    0
  • MrK 22 de fevereiro de 2012 at 05:21

    Volta e meia alguem vem aqui dizer que estamos torcendo contra o pais, ou que o estouro vai machucar todo mundo portando nao pode ser celebrado

    1- Torcemos a favor do pais, o que nao significa ter que apoiar politica de credito irresponsavel e bolhas, voce acha que quem torceu pela liberacao do credito na espanha e especulacao de precos estava torcendo a favor do pais? parecia que sim, mas apos a bolha ficou claro que nao! Estamos do lado responsavel da historia, que nem sempre e’ o mais popular.

    2- Ninguem aqui tem poder de mudar o rumo da economia, nao somos 20 eike batistas, somos 20 pessoas comuns, estamos apenas nos posicionando, tomando decisoes, reagindo ao cenario e trocando ideia, nao fazemos nada de errado ou imoral

    3- A bolha estourando prejudica todos sim ,JUSTAMENTE por isso somos os unicos que torcemos a favor do pais, porque nos nao queriamos essa maldita bolha, diferentemente da massa, mas agora que ela esta ai, o que fazer? Eu nao acho bonito nem gostoso passar por um ajuste recessivo, mas faz parte, e’ a ressaca, e’ o remedio, e’ o periodo de luto, o ser humano precisa de um tempo pra botar a cabeca no lugar, mesmo que isso envolva um periodo de sofrimento.

    Reveja seus conceitos!

    0
    • RT 22 de fevereiro de 2012 at 08:40

      Os que nos acusam de “torcer contra o país” são aqueles que acreditam que o aumento nos preços dos imóveis é um indicativo de prosperidade do nosso país… julgam que essa disparada ocorreu porque todo mundo enriqueceu e está com dinheiro pra pagar.

      No mundo real – onde não houve essa mudança salarial radical de três anos pra hoje – a disparada dos preços de venda adiou indefinidamente os planos de vários casais e famílias de comprar a casa própria.

      Pior: os aluguéis também dispararam, inviabilizando a situação de muitas famílias e deixando outras com a corda do orçamento apertadíssima no pescoço.

      Festejar essa situação é o mesmo que festejar um aumento de 100% da conta de luz ou gás… só interessa a quem recebe esses valores. Para os demais, só gera dor de cabeça.

      O quadro atual só serve para encher o bolso das construtoras e proprietários, e esvaziar os de quem quer comprar seu apartamento ou mora de aluguel. “O rico enriquece e o pobre empobrece”. Quem festeja os preços altos festeja isso aí… e depois, somos nós que “torcemos contra o país”…

      0
      • MrK 22 de fevereiro de 2012 at 09:07

        assino em baixo, perfeitas colocacoes

        0
        • Leno 22 de fevereiro de 2012 at 11:09

          Calma lá Srs.

          Eu não afirmei em momento algum que voces estão torcendo contra o país, simplesmente fiz um comentario tentando ampliar a visão para debate. Mas reafirmo que alguns aqui deixam evidente uma certa euforia nos comentarios, inclusive vi alguns post estabalecendo até data para começar oficialmente a bolha. Não vejo nada de imoral nisso, mas acho que é uma forma no minimo precipitada de pensar.

          0
          • MrJaime 22 de fevereiro de 2012 at 11:28

            Leno,

            A bolha já “começou” há muito tempo. Para ser mais preciso, começou por volta de 2007. O que as pessoas aqui torcem para que ocorra logo é o término da bolha, ou seja, a fase onde a bolha é desinflada.

            É preciso ficar claro que quanto maior for a demora para que a bolha seja desinflada, maior será a destruição de riquezas resultante. Se eu em particular desejo que a bolha estoure logo, é porque sei que “menos pior” agora, do que mais adiante.

            Para quem não compreende como uma bolha tem capacidade de destruir riqueza, sugiro o ótimo vídeo de Salman Khan disponível no youtube:

            Parte 1: www . youtube.com/watch?v=Q7HbtnOyKMg

            Parte 2: www . youtube.com/watch?v=eRImmzuExyg

            O MRK postou um ótimo comentário recentemente onde compara a economia em bolha a um indivíduo bêbado rastejava pelo chão. Um grupo de pessoas se aproxima e tenta cuidar para que o bêbado passe logo pela ressaca para depois se ver livre do perigo de saúde, enquanto outro grupo de pessoas sugere que o bêbado continue tomando doses cada vez maiores de bebida para evitar que a ressaca chegue, mantendo “a onda” do bêbado, o que o “faria feliz” por mais tempo. A pergunta é: Quem realmente quer o melhor para ele?

            0
          • eam 22 de fevereiro de 2012 at 11:35

            Leno, acho que você vestiu a carapuça que o MrK e RT mostraram a vc.

            Concordo contigo que não há o que comemorar quando a correção/bolha se apresentar à nossa economia, serão tempo difíceis para todos, mas muito mais para quem “farreou” durantes todos estes anos.

            O problema de viver num país onde a maioria é “cigarra” e não “formiga” é que, mesmo trabalhando, planejando, sendo responsável e se preparando para o pior, nós, as pobres formigas, sempre acabamos por ser obrigadas a repartir nosso suado pão para os perdulários.

            0
          • MrJaime 22 de fevereiro de 2012 at 11:40

            Leno comentou anteriormente:

            “Alias,credito e divida são imprescindiveis para qualquer sistema economico, devem apenas serem usados com responsabilidade e moderação.”

            Sim, você tem razão. Mas a opinião da maioria aqui, até onde entende, é que o crédito foi expandido exageradamente a partir de 2007. O Governo injetou centenas de bilhões de reais via BNDES em empresas como, por exemplo, do ramo construção. Muitas empresas também arrecadaram dinheiro via IPO. Adicionalmente, o crédito imobiliário aos consumidores cresceu exponencialmente de 2007 a 2011. Na minha opinião, essa massiva expansão de crédito ao mercado brasileiro (tanto às empresas quanto aos consumidores), é o álcool que atualmente nos entorpece, enquanto país.

            Veja a curva vermelha indicando a explosão do financiamento imobiliário a partir de 2007: 2 . bp.blogspot.com/-q-ceDIWtgxg/Tnn093lOyqI/AAAAAAAAAOk/io5LibJfM-A/s640/Financiamento-imobiliario.PNG

            0
        • ICF 22 de fevereiro de 2012 at 13:41

          Assino também! Só vejo comemorando esta insana disparada de preços quem é proprietário ou intermediador (corretor, construtor etc).

          0
  • Sergio 22 de fevereiro de 2012 at 09:20

    A reportagem abaixo fala sobre as dificuldades da classe média.

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/02/22/internas_economia,279360/inflacao-dos-servicos-arrocha-classe-media.shtml

    Acredito que a classe média foi uma das primeiras que se aproveitou do “crescimento” da economia pois comprou AP novo, carro novo, viajou muito para o exterior, etc. Agora é uma das primeiras a sentir a dificuldade para se manter o padrão em especial quando se tem muitas prestações para pagar.

    0
    • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 11:34

      Fato, a melhora da demanda pelos serviços aumentam o preço. Ninguém mais quer ser empregada doméstica, quem continua aumenta o preço.
      Ninguém mais quer estudar, as empresas arrocharam tanto os salários que hoje isso é um estímulo para ser medíocre. Ninguém que se destaque em sua área ganhará mais por isso.
      Então criamos dois níveis salariais: Medíocres, que ganham uma média cada vez melhor e os especializados, caçados no mercado até que resolvam o problema das empresas e posteriormente será enxotado.

      0
      • Joselito 22 de fevereiro de 2012 at 13:39

        Perfeita análise, é exatamente isso que percebo também

        0
  • GONÇALO BH 22 de fevereiro de 2012 at 10:40

    2012 COMEÇA HOJE 12:00. FELIZ 2012 A TODOS!

    0
    • MrK 22 de fevereiro de 2012 at 11:04

      pois eh

      acho que em cidades turisticas de carnaval, como o Rio, iremos ver um aumento forte de anuncio de imoveis (venda e aluguel) a partir de segunda-feira que vem dia 27, quando a “temporada” acaba, pode ser o que estavamos precisando pra auxiliar na guerra dos alugueis

      0
    • Tosco 22 de fevereiro de 2012 at 11:43

      Não leva a mal, mas 2012 só começa no próximo domingo. Ainda tem o sábado das Campeãs…

      No mais, feliz “Ano Novo Brasileiro” de 2012 a todos (hehe).

      0
    • trimmador 22 de fevereiro de 2012 at 13:02

      Nem me fale! Será que o Judiciário vai começar a trabalhar também? Tenho 3 processos trabalhistas que dependem de respostas (2 estão no TST) e até agora o recesso do ano passado ainda não acabou! 🙁

      0
  • Mdc 22 de fevereiro de 2012 at 11:27

    Vamos lá:

    1) a queda no valor dos imóveis não será uniforme, tanto do ponto de vista geográfico como cronológico. Repito: 3 dms no Leblon continuará sendo para poucos, em que pese muito dos atuais moradores estarem sem liquidez. Mas tem muita gente “na fila” para comprar ou alugar. Idem para Jardins, Lago Sul, Central Park, etc, etc, etc

    2) a redução virá de duas fontes: queda nominal no valor dos imóveis + redução no valor dos imóveis em dólar. Com a desvalorização do real + inflação o sujeito “novo rico investidor teimoso” terá a saída honrosa de vender o seu ap pelo valor que hoje ele entende como um bom negócio mas que, de fato, sofrerá uma redução expressiva em termos de valor real em dólar

    3) No mais, tudo voltará ao que sempre foi: rico continua rico, classe média continua classe média e pobre continua pobre. mudança de classe apenas na base do talento e suor. nada de comprar vaga no andar de cima em 180 prestações.

    4) Como funcionário público também ouso afirmar: quando você passa em um concurso há duas certezas: jamais ficará rico e jamais ficará pobre. Infelizmente muitos de nós ( sinto-me incluído nesta afirmação), nos últimos anos de aumentos expressivos, passamos a acreditar que iriamos nos tornar uma espécie de “semi-ricos”…apartamento no Noroeste por 11.000,00 m2, carro de R$ 100.000,00′ filhos em escolas bilingues, etc,etc….ledo engano

    0
    • Pedro Bolha 22 de fevereiro de 2012 at 11:31

      Filho em escola top, com esforço, até dá, vai… Os demais itens citados realmente são ilusão.

      0
    • Tosco 22 de fevereiro de 2012 at 11:50

      “(…) classe média continua classe média (…)”

      Tenho lá minhas dúvidas. Do jeito que a galera se afundou no crédito…

      Quanto à “nova craçe ssê” (cujo crescimento se deve, em parte, ao rebaixamento do limite mínimo para o ingresso na mesma, de cinco para três salários-mínimos. Acho que, mesmo com cinco SM, é meio complicado considerar classe média), é melhor nem imaginar…

      0
    • luidhi 22 de fevereiro de 2012 at 13:23

      Já comprou sua mochila do fim do mundo?

      Se depender de seus pensamentos o mundo acaba em 2012 mesmo.. Aff…

      0
    • Gavidal 23 de fevereiro de 2012 at 01:56

      O item 4 da sua nota é o melhor resumo e auto analise de um funcionario publico que já vi. Existe sim um desequilibrio entre os salarios de alguns sevidores (auditores da receita fed, por exemplo) e o setor privado. Em termos de responsabilidade, carga de trabalho, capacidade tecnica e pressao ( e claro, resultados), o setor privado paga na melhor hipotese metade do que um auditor da receita ganha. Isso nao quer dizer que acho o salario do auditor muito alto, poderiamos dizer que o setor privado poderia pagar mais…. Mas esse calculo nao faz nenhum sentido uma vez que o mercado define o salario do setor privado.
      Os aumentos da decada passada no setor publico ( alguns casos) criaram o desequilibrio, mas como praticamente tudo, é somente mais um processo ciclico que esta em sua viez de baixa. Eu, se fosse auditor da receita, estaria economizando tudo que posso.

      0
  • Mdc 22 de fevereiro de 2012 at 11:38

    Escola Top= 2.000,00 (pacote com idiomas, esporte, música, etc)… ou mais

    Dois filhos= 4.000,00

    Lazer + roupas + internet+ gastos extras + presentinhos para os filhos= ??

    Dá para o funcionário público?É, sempre dá….mas ô vidinha doída…repito: estou incluído nesse cenário

    Agora, quando a relação salário/valor dos imóvel ficar próxima doa USA, aí dá

    0
  • Mdc 22 de fevereiro de 2012 at 11:39

    Escola Top= 2.000,00 (pacote com idiomas, esporte, música, etc)… ou mais

    Dois filhos= 4.000,00

    Lazer + roupas + internet+ gastos extras + presentinhos para os filhos= ??

    Dá para o funcionário público?É, sempre dá….mas ô vidinha doída…repito: estou incluído nesse cenário

    Agora, quando a relação salário/valor dos imóveis ficar próxima dos USA, aí dá

    0
    • Pedro Bolha 22 de fevereiro de 2012 at 11:54

      Pois é… Hoje, casais que ganham 10k líquidos devem pensar MUIITO bem antes de ter mais que 2 filhos…

      0
      • André 22 de fevereiro de 2012 at 15:35

        Eu e minha esposa ganhamos 7 mil líquidos, sem benefícios.

        Não temos filhos. Queremos ser pais, mas estamos num dilema lascado quanto à qualidade de vida e, principalmente, educação do futuro pimpolho.

        Assistiram ao filme “Idiocracy”? Então, me sinto um pouco responsável pelo que acontecerá à humanidade em um futuro não muito distanta. Mas eu me recuso a colocar um filho no mundo sem ter condições de dar uma boa qualidade de vida e, principalmente, uma boa educação.

        0
  • Cai cai balão 22 de fevereiro de 2012 at 11:55

    Bolha, estou sem receber notificações por e-mail, mesmo com o tópico assinado.

    0
  • Atribulado 22 de fevereiro de 2012 at 12:04

    Violencia na india?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Religious_violence_in_India

    Até quem assiste só novela sabe que a india é um país MISERAVEL. Tem um PIBão? Divide por 1 bilhao de habitantes e ve o que dá.

    Vai tomar banho com cadáveres no Ganges. Melhor que o Tiete, ou a baia de guanabara?

    Na China e India tem industria automotiva? Com dumping, protecionismo, trabalho escravo/semi-escravo, cambio manipulado, é “um pouco” mais fácil né?

    E na Russia? Ahh tem a LADA… Então tá blz…

    Com sabe-se lá quantos trilhoes de dolares em riqueza mineral debaixo da terra é de se entender que não haja tanto investimento em tecnologia aqui.
    E mesmo assim ainda temos a terceira fabricante de avioes do mundo (primeira no seu segmento).

    Sabia que a Vale quando ainda era ESTATAL competia com as australianas (privadas) pra mandar minerio pra China e conseguia chegar junto, mesmo pagando um frete maritimo bem mais caro (mais distante)?

    A india só tem uns caras “bons de matemática” e “bons de tecnologia” por causa do sistemas de castas (have you ever heard about “eugenia”?) Na alemanha nazista era “feio”, mas na india é “bonito”?

    Se voce tivesse nascido fora da “boa casta” na India ia achar lindo.

    Na China existe uma restrição de migração DENTRO DO PAÍS. Isso mesmo, se nasceu em determinada região está CONDENADO a ser campones pro resto da vida.
    Aqui o nordestino pode ser garçom / porteiro no Sudeste, o que é ruim, mas muito MENOS RUIM do que morrer de fome no meio do NADA onde tem que rezarpra cair água do céu.

    Sabia que até à pouco tempo sequer existia FALENCIA na China? Assim é mole prosperar né. Se dá preju o governo dá din din pra AUMENTAR a produçao.

    Todo mundo sabe que a China manipula o cambio pra ter competitividade e exportar quinquilharias pro mundo inteiro.

    Todo mundo sabe que lá até a INTERNET é censurada!!! Tem um bolhaimobiliaria.com chines?? Escreva massacre da paz celestial no google chines e vem “voce quis dizer: o partido comunista é foda”.

    A china é a combinação mais perversa que existe: o pior do capitalismo, junto com o pior do comunismo. Show. Queria ser chines…

    Corrupção na Russia?
    Talvez:
    http://www.pfhub.com/top-6-political-scandals-in-russia/

    Toda eleição tem escandalos ridiculos… Nenhum russo acredita que seja limpa. Sarney é santo perto do Putin.

    A corrupção na russia e china é de fazer corar o pior dos brasileiros (o que não é pouco):
    http://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_in_the_People%27s_Republic_of_China
    http://en.wikipedia.org/wiki/Corruption_in_Russia

    “Corrupt officials took $124bn out of China”
    http://www.ft.com/cms/s/0/1af60a9c-9841-11e0-ae45-00144feab49a.html#axzz1n3MNehbk

    Empate técnico entre brasil e china no ranking de corrupçao? Considerando que a China é MUITO mais fechada, provavelmente a coisa é bem pior do que divulgam.
    Russia e India bem atrás…

    Sabia que a Russia tem uma população envelhecida, que está diminiundo? E o brasil (a bosta do brasil) está em pleno bonus demografico. Que vai durar uns 10 ou 15 anos?

    A russia só prosperou um pouco porque está montada em gás e exporta pra europa que precisa desesperadamente. Mas essa riqueza toda foi pra mao de meia duzia de safado (“amigos do rei”).

    Qualquer pessoa sabe essas coisas… Expert do site…

    Tudo que falam mal do brasil é aplaudido, sem critério, lógica ou racicinio, daqui a pouco vão dizer que a Etiópia é melhor…

    Daqui a pouco vão dizer que o afeganistão é melhor, afinal enfrentou USA e USSR em duas guerras. Povo peitudo…

    Só por causa de uma bolha imobiliaria (que ocorreu ou ocorrerá em qualquer lugar) vão dizer que TUDO no brasil é o pior.

    Se fosse tão ruim assim a galera já tinha saído (em Cuba tentam sair pelo menos).

    Menos, menos…

    0
    • Dr. Estranho 22 de fevereiro de 2012 at 14:54

      Um pouco de nacionalismo e orgulho cívico é bem vindo. Concordo contigo.

      0
      • Tosco 22 de fevereiro de 2012 at 15:07

        Nacionalismo e orgulho cívico, tudo bem. O que *NÃO* se deveria fazer é fingir que os problemas (neste caso, a bolha de crédito) não existem até ser tarde demais.

        0
        • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 15:37

          Isso está mais para ufanismo…

          Bem q falaram q voltaríamos à época do Brasil ame-o ou deixe-o…

          Não é só a bolha de crédito, são os índices mascarados, corrupção impune, violência com baixas de países em guerra civil, inflação, desigualdades inter e intra regionais, péssima distribuição de renda, analfabetismo, educação superior de baixa qualidade, infra estrutura deficitária, desindustrialização, impostos e mais impostos… enfim… ta tudo bem por aqui….

          0
          • Dr. Estranho 22 de fevereiro de 2012 at 16:24

            Mas o que você falou resolve-se no voto. Ser nacionalista não é escolher partido ou só criticar. É participar de um conjunto de ações que visam melhorar o destino de uma nação. Já efetuei prisão em flagrante na condição de cidadão, enquanto vi colegas e curiosos saírem correndo. Denunciei por escrito fraude em concurso público e quase fui “suicidado”. Sempre participo de educação ecológica. Ensino minhas filhas educação financeira. Não paguei 500 em algo que vale 150. Sou economicamente controlado. Já fui empresário e não tive sucesso(não sei viver de jeitinhos). Sei o que é matar um leão todo dia. Já figurei no rol dos desempregados e sofri muito. Vivenciei a “moratória soberana” e o “confisco de poupança”. Concordei com o “atribulado” porque Espanha, China, Rússia e Índia não são referências. Temos condições econômicas melhores. Infelizmente somos politicamente corruptos e vencer isso demanda coragem. Coragem e orgulho pelo país se misturam. Coragem para reconhecer que votou errado. Coragem para não temer o criminoso comum. Coragem para falar abertamente quem é você. Coragem para admitir que podemos, com atitude, desmontar esse cruel sistema econômico-político-fiscal-corrupto montado. Alguns aqui demonstram apenas viver na “arquibancada”. Mas não sou sábio. Sou apenas incipiente ou insipiente, como queira. Mas uma coisa eu garanto. Não saio do Brasil para viver da “propaganda” alheia.

            Carlos Schmidt.

            0
            • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 17:04

              Discordo da parte de q se resolve no voto, acho q vc está sendo otimista, mas OK… do mais só digo q eu sou sempre tido como mané pelos meus amigos, por ser certinho demais, o q independe de ser nacionalista ou ufanista…. tem mais a ver com educação e família…

              0
            • Raposão 23 de fevereiro de 2012 at 14:10

              Concordo com o Annibal, que fez um resumo básico.
              O brasileiro ainda tem muito pra evoluir em questão de VOTO, o que evitaria muita coisa.

              Propaganda alheia? Melhor do que viver de propaganda é conferir o produto “in locu”.

              Att
              Raposão, que as vezes se sente estrangeiro em relação ao Bra(z)il.

              0
    • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 15:23

      Quanta besteira… ainda bem q não sou nordestino, caso contrário teria q ser seu porteiro…

      0
      • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 15:25

        O Brasil tem sim uma forte evasão de mão-de-obra qualificada e mais ainda de não qualificada.

        Vc deveria ver menos novela e se informar melhor

        0
    • Anonymous 22 de fevereiro de 2012 at 15:41

      … Sabia que a Vale quando ainda era ESTATAL competia com as australianas (privadas) …

      Não só sabia como AJUDEI a pagar as contas.

      … A india só tem uns caras “bons de matemática” e “bons de tecnologia” por causa do sistemas de castas …

      O mais provável é que a percentagem de genios numa população, independentemente da cultura, seja constante. Como a India tem muita gente, necessáriamente terá também muitos genios. O mesmo se aplica para a China.

      … Todo mundo sabe que a China manipula o cambio pra ter competitividade e exportar quinquilharias pro mundo inteiro …

      Eu sempre soube disso. Entretanto, a Banânia não sabe pois reconheceu a China como economia de mercado e assim as portas da Banânia foram abertas aos Chineses.

      12/Nov/2004
      www . bbc . co . uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/11/041112_jintao . shtml

      O Brasil reconheceu a China como uma economia de mercado durante a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hu Jintao (China), em Brasília, como queria o governo chinês.

      Conclusão: Quanto antes voce reconhecer a REALIDADE, será melhor para voce. Pense em mudar para píses MELHORES.

      0
      • xyz 22 de fevereiro de 2012 at 22:25

        Admiro sua disposição para responder, e bem, comentários como esse.
        Não tenho mais ânimo.
        Parabens!

        0
      • Cosmos 23 de fevereiro de 2012 at 00:00

        O Brasil não reconheceu a China como economia de mercado, o que se deu foi só uma “promessa” política. Na prática, precisa ser aprovado pela CAMEX, o que os chineses tão insistindo que aconteça desde 2012…

        De todo modo, O RECONHECIMENTO SERÁ AUTOMÁTICO EM 2016 PARA TODOS OS MEMBROS DA OMC. O que o Brasil deve fazer é esperar até lá ou reconhecer um pouco antes.

        0
        • Cosmos 23 de fevereiro de 2012 at 00:01

          Oops, onde se lê “desde 2012” leia-se “desde 2004″…

          0
    • Miguel Jacó 22 de fevereiro de 2012 at 15:56

      Atribulado,

      Que mania conformista você e o povo brasileiro tem de se consolar comparando-se com os piores. “É o mesmo que falaram anteriormente: se meu vizinho está pior que eu, então devo estar feliz”.

      É por isso que este país não cresce, por gente como você que olha para trás, e não para frente.

      Compare tudo isto que você falou com os países escandinavos? Ou, para ser mais “justo”, os países que estão “mergulhados em crise”, como os EUA e países europeus?

      Vai dizer o quê, que esta comparação não vale? Ué, o Brasil não é o país da moda? Da Copa? Das olimpíadas? Do mercado interno forte? O país que escapou ileso da crise?

      E agora, Zé?

      0
      • Atribulado 23 de fevereiro de 2012 at 15:52

        Nao é nada disso, não é se conformar, só quis dizer que esses outros brics aí é chutar cachorro morto.
        Não largo o brasil nem em sonho pra ir pra um desses.
        E nem ninguem.

        Não acho saudável comparar com pobres diabos, justamente só quis expor o absurdo da comparação.

        Compara com Creia do Sul, e pensa grande.

        Alguem sabe dizer como estão os indices de brasileiros saindo / voltando pro brasil?

        0
    • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 17:55

      Belo discurso ufanista.

      A grande revolta dos poucos seres pensantes que ainda existem no país é o péssimo desempenho em todas as areas em relação ao seu potencial.

      Isso é simplesmente um desperdicio. É gente errada conduzindo os rumos do país.

      Ser ufanista tudo bem, mas achar que estamos bem em relação a países recem saidos da miseria comunista, historicamente miseraveis e ditatoriais, é querer fechar os olhos para o que podemos ascender em materia de evolução social e economica.

      Seria bom rever seus conceitos.

      0
      • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 20:43

        Perfeito… Brasil é um país com um grande potencial, muito pouco aproveitado…

        0
        • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 20:44

          hehehe… quis dizer pouco aproveitado

          0
    • Cosmos 23 de fevereiro de 2012 at 00:07

      Pois é, Atribulado, eu só fico imaginando o quão provável é que um indiano esteja fazendo o inverso nesse momento… “Na Índia tudo é uma droga, bom mesmo é no Brasil”!

      O pessoal se esquece que bolhas imobiliárias acontecem ou aconteceram em vários países, desde Cingapura, EUA e Irlanda até Luanda… Não é invenção nossa!

      0
    • Henrique 26 de março de 2012 at 04:20

      Concordo plenamente.
      A uns 6 anos atraz eu assisti uma palestra na faculdade que foi ministrada em uma aula de economia onde meu professor trouxe um pessimista – Tucano – Professor da FGV para mostrar a todos os alunos da sala como nosso Brasil era ruim e como a China era inteligente e bem administrada.
      Começou com uma historia mau contada de que o investimento na China em geral era gigantescamente maior que a do nosso pais. E que nunca houve na historia deste país um governo tao tolo como o nosso em relação a administração e crescimento economico.
      Fiquei visivelmente encomodado em ser obrigado a pagar para ouvir algo totalmente sem sentido que nao me contive em questionar o grande mestre da FGV.
      Comecei perguntando se um dos motivos para isso não era o fato de competir com um pais demograficamente maior e com uma quantidade 6 vezes maior de população economicamente ativa.
      A resposta foi curta e rispida: Estava sendo burro em afirmar algo como isso, e para analisar o japao que tem 6x menos população economicamente ativa e ser a terceira economia do mundo. me calei por uns instantes, me senti diminuido perante aos 120 alunos da sala, e a meu professor que tinha grande admiração.
      Ele realmente falava mal do governo, muito claramente e nao parecia que foi ali para fazer outra coisa a nao ser isso, nos comparando em varios aspectos com a China, menos é claro os que nao afirmavam sua teoria.
      Questionei o mestre sobre para onde iam os Chineses quando deixarem de ser uteis ao mercado de trabalho, já que na China nao existia um plano de previdencia publica, que todos nos aqui sabemos morde gigantescamente nosso salario, é um valor baixo para manter um idoso mas que nao deixa faltar o arroz, o feijao, o remedio e o teto. Este dinheiro caso nosso pais não se preocupasse tanto em nosso futuro, nao poderia ser este enorme valor que a china investe e nos não?
      O mestre parou, pensou e me perguntou: – Quem implantou a aposentadoria? – Já pensando em me desequilibrar.
      – Getulio Vargas?
      – Viu como nosso pais já foi melhor?
      Fiquei irritado, ele quis me expor ao ridiculo.
      – Pensei que o Mestre veio aqui para nos agregar algo, mas infelizmente veio me fazer perder tempo e me convencer a acreditar que moro num lugar, hoje ridiculo, e dizer vote no Serra? eu agradeço sua preocupação com seus interesses mas me recuso a continuar ouvir isso.

      Me retirei, ninguem gostou muito da minha atitude, principalmente a burguesia de buchechas rosadas que adora ouvir um filho de sua classe social vender seu propria patria como lixo.

      Se existissem menos pessoas como esse Mestre, haveria menos corrupção, e menos paulistanos que votam nos tucanos porque comem, vestem e moram melhor do que eles mesmos.

      0
  • Shakespeare 22 de fevereiro de 2012 at 12:05

    agora que passou o Carnaval e o país começará a funcionar o que será que nos aguarda?

    0
  • MrK 22 de fevereiro de 2012 at 12:45

    Brasil prospero?

    Estou trabalhando no exterior, num pais considerado “em desenvolvimento”, muito comparavel ao Brasil

    Todos aqui na minha empresa dirigem BMW, landrover ou mercedez, eles sao pares do pessoal na empresa do Brasil, que pagam o equivalente em salario (existe uma tabela mundial pra homogenizar) e os pares Bananeses dirigem Tucson, Polo e i30

    Os pares do exterior mora em CASAS, espacosas, a maioria com jardim, os bananenses se apertam em cubiculos sem qualquer qualidade de vida, o pessoal daqui janta fora 3 a 4 vezes por semana, os bananenses se apertam pra pagar uma… e por ai vai…

    Quem esta expandindo e quem esta em crise mesmo?

    Acordem, de nada adianta a economia crescer, os salarios crescerem, se os precos crescem a um ritmo igual ou maior!!!!!!!!!!!!!!! (no caso do Brasil MUITO maior)

    0
    • augusto 22 de fevereiro de 2012 at 13:11

      Surgiu no Brasil recentemente uma nova classe social no Brasil – a classe E dos endividados,e uma variante da classe C a dos caloteiros

      0
      • Leno 22 de fevereiro de 2012 at 13:37

        Por falar em caloteiros….

        No fim de 2010 me cadastrei em uma imobiliaria que trabalha com leilão de imoveis com ação judicial. Até o ano passado eu recebia uma listagem quinzenal com media de 50 imoveis para leilão espalhados pela capital e a grande são paulo.

        Notei recentemente que essa lista tem chegado mais rapido, um ou duas vezes por semana(com imoveis diferentes)e inclusive este tipo de negocio já está sendo anunciado em sites como ZAP e imovelweb pelas imobiliarias. Parece que a ressaca pós-farra já chegou para muitos.

        0
  • Black 22 de fevereiro de 2012 at 13:15

    Os lançamentos com valores acima de 1500k continuam vendendo bem. O m2 ainda tem um valor razoável em muitos casos. O que está travando são os imoveis para os simples mortais como a maioria daqui. Uma grande e sólida construtora teve um pouco mais de 500 devoluções no ano passado. Isso por si só já seria um bom indício da tese do blog. Essas devoluções são um tremendo problema para as construtoras, pois toda a verba de marketing já foi gasta no lançamento e já houve a desmobilização do aparato necessário para a divulgação. Vender uma unidade retomada implica em dar desconto o que é algo muito ruim para a imagem da construtora.
    Creio que nem precisa ser muito bem informado ou formado para perceber a distorção que há no mercado. Não faz nem 5 anos um 3 quartos em Ipanema custava 400k, hoje custa 1200k. Minha visão é talvez meio simplista, mas acredito que quem acumula 1200k não tem o mesmo perfil de quem paga o triplo do preço em algo. Simplesmente não há compradores para esses preços. Os imóveis acima de 1500k q são vendidos atualmente são aqueles de luxo com valor agregado real e ainda os há pelo Brasil, acreditem.
    É preciso ter um pouco de calma. Tenho a impressão de que quando a situação ficar inegável vai haver um movimento da imprensa para colocar a culpa em alguém. Não sei se vão escolher os corretores, as construtoras ou o governo, mas alguém deve pagar o pato, ao menos na imprensa.
    2012 promete ser animado para os bolhistas.
    Ps1.: o fato de estar vendendo bem na planta obviamente não é sinônimo de que não haverá devolução.
    Ps2: Sugiro que vocês divulguem o blog no facebook de vcs. O assunto já está tomando um vulto muito maior do que esse blog e o facebook turbina um tema desses.

    0
    • ICF 22 de fevereiro de 2012 at 15:00

      Chegou a proposta de reajuste do aluguel que pago, que vence nos próximos meses. Para confirmar a total desconexão com a realidade, o valor pedido (apesar de 133,33% mais caro do que o valor inicial, no contrato assinado em 2007) corresponde hoje a 0,29% do valor para compra do imóvel. Isto por que ainda não fiz a contra-proposta. Acredito que conseguirei baixar para 0,21%. Alguém quer investir nisto?

      0
      • Shakespeare 22 de fevereiro de 2012 at 15:49

        até poupança rende mais…

        0
      • Leno 22 de fevereiro de 2012 at 16:08

        O meu contrato vence em junho de 2013, portanto este ano será crucial. Se os preços não baixarem para compra ou para aluguel, terei que procurar alternativas em outras cidades da grande São Paulo. Um apê no meu predio foi desocupado em novembro por uma pessoa que morava a 6 anos nele e que nao aceitou o aumento imposto pelo proprietario. Este imovel está vazio desde então.

        0
  • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 16:57

    BC volta a intervir no mercado de câmbio; Bolsa cai

    Tem dólar entrando a rodo…

    h t t p : / / oglobo.globo. com /economia/bc-volta-intervir-no-mercado-de-cambio-bolsa-cai-4042497

    0
  • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 16:58

    FMI alerta sobre risco de China ser atingida por crise na zona do euro

    http : // www. jb. com. br/ economia/noticias/2012/02/22/fmi-alerta-sobre-risco-de-china-ser-atingida-por-crise-na-zona-do-euro/

    0
  • Annibal 22 de fevereiro de 2012 at 17:01

    Agência Fitch reduz em dois escalões nota da Grécia, para ‘C’

    “um default da Grécia é altamente provável no curto prazo”.

    http :// www . jb. com .b r /economia/noticias/2012/02/22/agencia-fitch-reduz-em-dois-escaloes-nota-da-grecia-para-c/

    Para mim estão queimado reservas necessárias para quando chegar a vez da Espanha e Portugal.

    0
  • Mohawk 22 de fevereiro de 2012 at 17:24

    Se a China esfriar ninguem segura o rojão!

    0
  • trimmador 22 de fevereiro de 2012 at 17:42

    Como já foi dito aqui, a coisa passou dos limites. Estamos vivendo situações surreais. Em uma de minhas pesquisas achei essa indecência abaixo. Se tiverem a curiosidade de pôr no maps.google, verão a localização do imóvel que só tem 1 dormitório – quem é do RJ vai se espantar. Abraços!

    http://www.zap.com.br/imoveis/oferta/Casa-de-Condominio-1-quartos-venda-RIO-DE-JANEIRO-ANIL-RUA-ALDRIN/ID-2902972

    0
  • Laranja 22 de fevereiro de 2012 at 17:47

    A venda cai 27,25% no ano, 52% em dezembro… mas tá tudo certo!
    Fonte: Sinduscon/RS

    A taxa de velocidade de vendas (relação das vendas sobre as ofertas) de imóveis novos em Porto Alegre foi de 8,69% em dezembro de 2011, resultado superior ao de novembro, quando foi de 8,13%, conforme apurou a Pesquisa do Mercado Imobiliário realizada mensalmente pelo Sinduscon-RS. Em relação a dezembro de 2010, houve redução significativa, uma vez que nesse período a taxa foi de 19,18%.

    Já a taxa média doze meses de velocidade de vendas no último mês de 2011 atingiu a 9,15%, resultado bastante inferior ao observado nos doze meses fechados em dezembro de 2010, quando foi de 13,16%.

    Isoladamente, no mês de dezembro de 2011, foram negociadas 421 unidades, o que significa incremento de 28,35% em relação a novembro, quando foram vendidas 328 unidades. Na comparação com dezembro de 2010, houve queda de -52,86%, pois nesse último período foram comercializadas 893 unidades.

    Finalmente, em termos acumulados em 2011, foram negociadas 4.163 unidades, numa queda de -27,25% comparativamente a 2010, quando haviam sido negociadas 5.722 unidades. O Sinduscon-RS ressalta, no entanto, que a base de comparação é bastante elevada, uma vez que o desempenho da indústria imobiliária em 2010 foi o melhor dos últimos anos.

    0
  • Mauricio 22 de fevereiro de 2012 at 17:51

    Pessoal, não sei se já viram: “http://blogdosamy.blog.uol.com.br/”

    []´s

    0
    • RPL 22 de fevereiro de 2012 at 17:54

      Maurício,

      Eu ia postar a mesma coisa…

      Olha a “grande mídia” dando espaço para os caras que defendem a existência da bolha.

      Bom, muito bom.

      0
    • Cai Cai Balão 22 de fevereiro de 2012 at 19:39

      Não sabia que o Samy Dana tinha um blog. Boa dica!

      0
  • Carlão_RJ 22 de fevereiro de 2012 at 18:23

    Ihhh, meu Deus!!! A Unidos da Tijuca foi campeã. Lá vem 30% de valorização na Tijuca. Afinal, não é qualquer um que pode morar no bairro que tem o nome da campeã do carnaval. Isso é que é valor agregado.

    0
    • Philis 22 de fevereiro de 2012 at 18:35

      Campeã e vice campeã: o Salgueiro ficou em segundo lugar. O morro do salgueiro também vai valorizar suas moradias em 30%

      0
      • Carlão_RJ 22 de fevereiro de 2012 at 18:51

        Puts!!! Pior que é. Nem tinha me ligado nisso. Vila Isabel deve então valorizar uns 25%, ficou em quarto. O morro do Macaco vai bombar!!

        PS.: tinha postado no lugar errado

        0
  • Paulo Rocha 22 de fevereiro de 2012 at 18:23

    Mais uma matéria comprada….

    cbn.globoradio.globo.com/colunas/condominio-legal/2012/02/22/RESCINDIR-CONTRATO-COM-CONSTRUTORA-E-A-PIOR-OPCAO-SEMPRE.htm

    0
    • RPL 22 de fevereiro de 2012 at 18:38

      Paulo,

      Achei o contrário….

      Eles já estão falando sobre gente que não consegue financiamento ou pagar as chaves…

      O que ele fala é pro cara tentar passar pra frente na pior das hipóteses, sem lucro… Inclusive, o cara considera razoável perder até 30% do valor pago para devolver a construtora…

      Para a construtora é melhor que o cara devolva mesmo…

      0
      • Paulo Rocha 22 de fevereiro de 2012 at 19:55

        Para a construra é melhor que o cara devolva se o mercado não estiver sob risco de queda. A construtora tendo que devolver o dinheiro vai ter que deslocar esse dinheiro de algum lugar, e não se sabe quando que vai conseguir vender de novo. Se ouver muita gente rescindindo isso pode trazer graves consequencias a construtora.

        A sobre a devolução de somente 70% achei que o valor foi (propositalmente) baixo. Se não me engano li já em vários lugarer que o normal é receber uns 80-85% devolta. Veja por exemplo este artigo (de 2001):
        www. estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20010613p13232.htm

        Na entrega das chaves o comprador tem que escolher qual caminho que pega. Devolver o imóvel é “fácil”, mas assumir uma dívida é muito pior. Vocè não só corre o risco de perder o imóvel para o banco, mas também pode perder todo o dinheiro que já pos em jogo e ainda continuar um uma dívida.

        0
        • Sol de Sampa 22 de fevereiro de 2012 at 20:39

          O problema em devolver está em quanto tempo o que vc pagou (pagam menos de 100% pago a titulo de varias despesas) e que vc irá receber… entra um tal de fluxo de caixa e eles só liberam de acordo com o tal fluxo… ou seja quem comprou financiou a construtora e vai receber quando der …

          0
    • Cleyton 22 de fevereiro de 2012 at 18:40

      “A melhor opção é passar pra frente o imóvel”

      Só falta combinar com o otário maior…

      Muito lamentável.

      0
      • Ratinho 22 de fevereiro de 2012 at 20:38

        Depois que vi as ofertas para o ix35, acredito em tudo.

        0
      • Carlão_RJ 22 de fevereiro de 2012 at 21:25

        Caro André
        Entendo perfeitamente a sua preocupação, mas posso assegurar que se você e sua esposa estão preocupados com isso é sinal de que seu filho(a,s) irá fazer falta no mundo caso opte por não tê-lo(s). Pais preocupados com o futuro dos filhos são em regra bons educadores e encaram a criação dos filhos como uma missão. Seja um bom pai e dê limites para seus filhos. Limites financeiros também. Muitas vezes um certo aperto financeiro durante uma fase da vida produz a longo prazo uma criação melhor do que a abundância de recursos materiais. É claro que não estou opinando levando em conta eventualidades como desemprego, região onde você mora etc. Estou dando uma opinião com base na sua preocupação em assegurar uma boa educação para seus filhos com a renda que você tem hoje. Se você for um bom pai e sua esposa uma boa mãe eles aprenderão muito mais com seu exemplo do que com o seu dinheiro. Dar uma boa educação implica em dizer a verdade para seu filho e mostrar que as coisas não são fáceis mesmo, ou você vai esperar ficar rico para ter um filho?Acredito que com a sua renda você conseguirá dar uma “qualidade de vida legal” e uma educação formal boa ainda que não tenha muita folga. Evidentemente pondere as suas perspectivas e limitações profissionais e também o melhor momento para assumir tamanha responsabilidade, mas não crie fantasmas desnecessários. As dificuldades são temporárias para os que fazem a sua parte. O filho de vocês precisa de vocês prá nascer, meu amigo. Deem essa chance a ele.
        ( sei que isso é off topic, mas achei que não vai fazer mal a ninguém)

        0
    • Carlos Wagner 22 de fevereiro de 2012 at 19:06

      Quem diria que iriamos ler noticias assim de um mercado que prometia valorização de 30% ao ano por pelo menos 10 anos… hehe

      0
  • Carlão_RJ 22 de fevereiro de 2012 at 18:49

    Puts!!! Pior que é. Nem tinha me ligado nisso. Vila Isabel deve então valorizar uns 25%, ficou em quarto. O morro do Macaco vai bombar!!

    0
  • Lou 22 de fevereiro de 2012 at 19:25

    O que tem aumentado muito é o numero de placas aluga-se, compraram para especular, e tão achando que ainda valoriza mais um pouquinho , e tão pondo para alugar, só que por esse vlr. não vende nem aluga, não vai ganhar valorização, nem $ aplicado, nem $ do aluguel. e agora josé!

    0
  • thiago fm 22 de fevereiro de 2012 at 21:09

    E Recife estava com o mercado aquecido…queda de 32% em um ano

    Índice de Velocidade de Vendas – dezembro/2011
    01 de Feveveiro de 2012

    O Índice de Velocidade de Vendas de imóveis novos na Região Metropolitana do Recife foi de 10,4% em dezembro de 2011, inferior em 3,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior. No comparativo a dezembro de 2010, verificou-se uma acomodação do índice, situando-se em 10,4% no mês em questão frente à 10,6% em dezembro de 2010. Na análise do acumulado de janeiro a dezembro de 2011, frente ao mesmo período de 2010, observou-se estabilidade do índice .

    O estudo relaciona, ainda, que em dezembro foram lançadas 107 novas unidades habitacionais, fechando o ano com 4.858 apartamentos. Já o volume de vendas atingiu 5.176 ao longo de 2011.

    As vendas do mercado imobiliário em dezembro de 2011, em comparação com dezembro do ano anterior, caíram 32,1%. Já com relação as vendas de imóveis novos , houve uma relativa distribuição: as unidades com 01 quarto social apresentaram um total de 70 unidades vendidas (24,4%), com 02 quartos sociais 87 unidades (30,3%), com 03 quartos sociais 104 unidades (36,2%) e por fim os de 04 quartos ou mais, com 26 unidades vendidas correspondendo a 9,1%. Levando-se em consideração os bairros de localização dos imóveis, no acumulado do ano de 2011, os maiores destaques foram Boa Viagem (35,9%) e Cordeiro (12,5%).

    0
  • Sir Income 22 de fevereiro de 2012 at 21:10

    No blog do Celso Ming tem esta frase:

    “Nada menos que 30 milhões de brasileiros (uma Argentina) ascenderam da classe E para a classe D ou daí para a classe C.”

    blogs.estadao.com.br/celso-ming/2012/02/21/e-o-dolar-deslizando/

    30 milhões com acesso a crédito sem ao menos ter educação financeira. Como isso pode dar certo?

    0
  • Sir Income 22 de fevereiro de 2012 at 21:26

    TERÇA-FEIRA, 21 DE FEVEREIRO DE 2012
    Brasil, Câmbio | 16:13
    Big Mac no Brasil: um dos mais caros do mundo

    colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2012/02/21/big-mac-no-brasil-um-dos-mais-caros-do-mundo/

    Ser brasileiro não é fácil!

    0
    • Ratinho 22 de fevereiro de 2012 at 23:29

      Não é só o big.mac não.. o Mac também… Tudo, tudo aqui é mias caro.

      “Produto da Apple no Brasil é o mais caro do mundo”
      h t t p : / / w w w1 .folha.uol.com.br/mercado/1050957-produto-da-apple-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml

      0
      • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:24

        Sempre foi, qual a novidade?

        Se houver maxi-desvalorização da moeda vai ficar um dos mais baratos.

        Agora, duvido que a moeda se desvalorize a curto prazo. Isso quebraria o mundo inteiro. Tem muito investimento estrangeiro por aqui.

        0
        • Carlos Wagner 23 de fevereiro de 2012 at 11:44

          Fato: O mundo já esta quebrado. O Brasil está servindo apenas de porto seguro enquanto o resto do mundo afunda, assim como estão procurando outros portos mundo afora, vide Noruega.

          O capital especulativo circulante no Brasil vai sair, mais hora menos hora, e quando isso acontecer, ele terá sugado nossas riquezas e não sobrará pedra sobre pedra. O mundo vai continuar girando, nós é que ficaremos no sufoco.

          0
  • Guerreiro da Luz 22 de fevereiro de 2012 at 22:17

    Caríssimos,

    Peço que dêem uma lida no texto abaixo, que trata da análise do FMI sobre a formação de uma Bolha na Noruega. Pra quem não tiver saco, vou resumir, dizendo que a Noruega, após a crise da Europa, passou a ser vista como porto seguro e divesos investidores passaram a migrar para aquele mercado. Para se proteger a Noruega diminuiu os juros e acabou acelerando a economia e aumentando o crédito. Resultado: corrida para imóveis e formação de bolha! qualquer semelhança não é mera coincidência!!

    Texto segue abaixo.

    FMI Alerta Sobre Possibilidade de Bolha Imobiliária na Noruega

    17 de fevereiro de 2012
    By rcesar

    inShare.

    A Noruega é um país rico, de pequena população, auto-suficiente em energia, quinto maior produtor de petróleo do mundo que exporta quase todo o petróleo que produz pois a energia consumida internamente vem na maior parte de hidrelétricas. Tem uma forte indústria pesqueira, e exporta pescado para todo o mundo.

    Apesar de fazer parte da União Europeia, a Noruega não está na zona do euro, ou seja, manteve a sua moeda local, o Krona.

    Tudo perfeito, lindo e maravilhoso. Então o que poderia estar acontecendo de errado com a Noruega?

    Com o agravamento da crise da dívida da Europa, a Noruega passou a ser visto como um “porto seguro” para investidores estrangeiros fugindo do Euro. Só que a Noruega não tem uma economia grande o suficiente para absorver tanto investimento externo, daí ela tem que reduzir a rentabilidade dos seus títulos para torná-los menos atrativos e afugentar o capital externo.

    Reduzir a rentabilidade dos títulos do tesouro significa reduzir a taxa de juros do empréstimo bancário. Resultado: Explosão de crédito pessoal e formação de bolha imobiliária.

    IMF cuts Norway growth forecast on housing bubble fears publicado pela Reuters

    O FMI disse que os preços das casas norueguesas estão de 15 a 20 por cento sobre-valorizados, enquanto o preço de casa em relação à renda está 28% acima da média histórica – e até mesmo maior do que antes do último colapso de preço de casas no início de 1990.

    Os preços das casas estão crescendo quase que duas vezes mais rápido que os salários este ano, havia previsto Estatísticas da Noruega, e endividamento das famílias está atingindo 200% da rendimento disponível, mais do dobro que na Alemanha e um terço mais do que o pico dos EUA antes de do colapso.

    “As famílias não têm nenhum folga em caso de queda dos preços dos imóveis, o que poderia levar a taxas mais elevadas de inadimplência, colocando pressão sobre os balanços dos bancos”, acrescentou o FMI.

    Deja who? Europe’s next housing bubble could pop in Norway publicado pela Reuters

    Baixas taxas de juros estão mantendo os noruegueses a se endividar num ritmo que levou os bancos e a habitação à ruina nos EUA, Reino Unido, Espanha e Irlanda.

    Empréstimos esse ano deverão crescer duas vezes mais rápido que os salários e as dívidas das famílias vai atingir 200% de seus rendimentos disponíveis – mais que o dobro que na Alemanha e um terço a mais do que o pico dos EUA antes do colapso do mercado imobiliário.

    Isso tornou os preços da habitação quase inacessível para alguns e a questão é o que acontece quando as taxas de juros ou desemprego aumentarem desse valores tão baixos.

    Norway Faces Severe Credit Shock on Household Debt, FSA Says publicado pela Bloomberg

    Os mercados de crédito e imobiliários da Noruega continuam a mostrar sinais de super-aquecimento, cinco meses após o regulador pedir aos bancos para apertar os critérios de empréstimos. Robert Shiller, o co-criador do índice de preços de casas S&P/Case-Shiller, disse em janeiro que a Noruega está caminhando para uma bolha de preços de casa.

    Preços das casas na Noruega subiram 8,4 por cento anual em janeiro, de acordo com o Real Associação de Corretores de Imóveis, enquanto o crédito ao consumidor subiu em mais de 7 por cento. A dívida das famílias está crescendo cerca de três pontos percentuais mais rápido do que a renda.

    inShare.

    2 Responses to FMI Alerta Sobre Possibilidade de Bolha Imobiliária na Noruega

    Askanio on 17 de fevereiro de 2012 at 10:26

    César, porque somente ocorre bolha imobiliária no exterior? No Brasil temos todos os quesitos preenchidos e a tal da bolha não aparece, pelo menos na grande imprensa. ? Porque será?

    Reply

    rcesar on 17 de fevereiro de 2012 at 18:43

    Oi Askanio,

    Não há dúvida alguma que o Brasil está numa enorme bolha imobiliária, e de crédito também. No entanto a mídia alternativa não tem dado a devida cobertura à bolha brasileira. Com certeza isso não tem nada a ver com a importância do Brasil, que tem sido sempre mencionado pelo tamanho da sua economia, por ser um dos BRICs, a maior economia da América Latina. Talvez seja devido a falta de dados.
    Não sei, isso pra mim ainda é um mistério.

    Abcs,
    Roberto.

    0
    • Paulo Rocha 23 de fevereiro de 2012 at 09:44

      Eu achei este texto sobre a Noruega meio simplistico demais. Falo isso já que moro aqui na Noruega há mais de 21 anos e conheço bem a sociedade e o mercado imobiliário. Não nego que haja uma bolha imobiliária aqui na Noruega. Só acho que os motivos discutidos não acusão a verdadeira razão da bolha.

      O texto também contem alguns erros. Por exemplo a Noruega não faz parte da união europeia. Já houve 2 plebicitos e ambas as vezes a população optou por não entrar. A Noruega já era membra do espaço economico europeu (EEE) e achava que estando fora da UE teriam mais autonomia. Eu acho uma piada este argumento já que a Noruega é obrigada a implementar todas as leis da UE mas não tem direito ao voto. Caso vetem alguma lei são obrigados a sair da EEE.

      A crise europeia não gerou tanto investimento na Noruega quanto o texto da impressão. O maior efeito foi que a taxa “SELIC” europeia caiu bastante então o governo Noruegues teve que baixar a própria taxa selic para diminuir o fluxo de dinheiro direcionado a coroa norueguesa (um outro erro no texto foi chamar a moeda de Krona. A coroa norueguesa se chama de Krone). Com o cambio alto a industria exportadora estava tendo grandes problemas e muitas empresas foram a falência.

      Vários analistas já apontaram a coroa norueguesa como um porto seguro devido o excelente estado financeiro do governo noruegues. O problema é que a Noruega é uma economia pequena, e a moeda tem baixa liquides, isso faz com que a moeda seja muito volátil, o que traz um risco significante para quem resolver entrar nesse jogo. Por exemplo se houver um estouro de manada e todos os investidores extrangeiros quizerem sair ao mesmo tempo o valor da moeda iria desabar, dando grande prejuizo.

      A Noruega também é um país de alto custo. A carga tributária é alta. Em 2008 eu já achava que o mercado mobiliario estava bem próximo ao limite. Nos últimos 20 anos os imóveis tem subido muito alem do crescimento salarial, e o financiamento imobiliário estava beirando o limite sustentavel dos compradores.

      Em 2008 os juros para financiamento imobiliário estavam por volta de 6,5%aa e estão atualmente por volta de 3,5%aa. Ou seja o custo de financiamento baixou muito em termos relativos. Mas isso explica toda a alta dos preços?

      Não, não explica. Há vários outros fatores a levar em consideração. A noruega tem impostos sobre grandes fortunas. Então quem tem o imovel já quitado faz um financiamento para comprar uma segunda casa e/ou uma casa de campo. Do ponto de vista tributario um imóvel não pode ser taxado em mais do que 30% do preço de mercado. Em geral entre 10% e 30% é usado como base do cálculo do imposto de fortuna. O imposto é de 1,1% aa. Se você investe em uma empresa ou em ações a base do calculo fica sendo 100% do valor do bem. Digamos que eu tenha uma casa de kr 3.000.000,00 (mais ou menos R$900 KK ) já quitada. Eu tenho direito de um desconto de kr 700.000,00 no imposto de grande fortuna. Ou seja:
      Base do calculo: 30% de 3.000.000 = 900.000
      Isensão de imposto: 900.000-700.000 = 200.000 (base do cálculo)
      Imposto de grande fortuna a pagar: kr 2.200 / ano

      Se você tem dinheiro sobrando o que você faz? Se comprar ações com o calculo acima seria assim:
      Base do calculo: 3.000.000
      Isensão de imposto: 3.000.000-700.000 = 2100.000 (base do cálculo)
      Imposto de grande fortuna a pagar: kr 23.100 / ano

      Um outro fator importante, juros dão direito a uma isensão de 28% no imposto de renda. Ou seja um financiamento de 3,6% na verdade sai por volta de 2,6% aa. Você ainda pode alugar o imóvel e pagar as prestações com o aluguel. A inflação annual está por volta de 2-2,5%. Usando o exemplo acima, se eu pego kr 2.000.000 para investor em um outro imóvel:
      Base do calculo: 30% de (3.000.000+2.000.000) = 1.500.000
      Isensão de imposto: 1.500.000-700.000 = 800.000 (base do cálculo)
      Imposto de grande fortuna a pagar: kr 8.800 / ano

      Você tambem tem direito a vender o seu imóvel isento de impostos de você tiver residido nele por 12 dos últimos 24 meses. O mercado imobiliário e muito menos volatil do que ações, e também tem rendido muito mais.

      Se isso não bastasse o nivel de construções novas tem sido extremamente baixo. Isso combinado com um grande aumento na imigração de extrangeiros para a Noruega gera uma demanda muito forte. O número de gregos, espanhois, italianos e outros tem dado um pulo enorme nos últimos meses. A taxa de desemprego esta por volta de 3,3%, e em alguns setores da economia só esta desempregado quem não quer trabalhar.

      Para resumir, acredito que os precos não continuem a aumentar tanto, a não ser que os juros descam ainda mais. Não vejo nenhum motivo deles subirem muito num futuro próximo devido a crise europeia. Ultimamente tem havido debates sobre a lógica de subsidiar a especulação imobiliaria aos custos de investimento em industrias a economia em geral. Então é capaz do governo reduzir/retirar este incentivo fiscal, já que não querem mexer na taxa SELIC. Caso isso aconteça aí sim podera haver uma queda nos preços de imóveis.

      Sobre o Robert Shiller, ele veio dar uma palestra aqui na Noruega e uns reporteres mostraram-lo um grafico dos preços de imóveis aqui. E ele comentou para parace com uma bolha, mas não fez uma análise profunda sobre o assunto, levando em conta os dados que apontei acima. Por exemplo aqui em geral não é possível financiar mais do que 2,5-3 vezes a renda anual familiar, apesar dos juros baixos. Os bancos tambem calculam se você teria condições de pagar juros de 6-8%aa.

      Uma grande conclusão disso é que quanto mais o governo tenta “ajudar” no mercado imobiliario mais ele atrapalha.

      0
  • Sir Income 22 de fevereiro de 2012 at 22:50

    No Brasil, produtos da Apple são mais caros que em qualquer outro país

    blogs.estadao.com.br/radar-economico/2012/02/20/brasil-tem-os-produtos-da-apple-mais-caros-do-mundo/

    Estou começando a achar normal o preço dos imóveis serem um dos mais caros do mundo… :s

    0
    • Leandro 22 de fevereiro de 2012 at 23:05

      Mas pelo menos equipamentos eletronicos voce pode comprar lá fora, alias, é o que muitos fazem.

      Imoveis ainda não dá.

      0
  • Leno 22 de fevereiro de 2012 at 23:31

    A verdade é que essa bolha já estourou, basta olhar os empreedimentos em lançamentos que estão encalhados. O golpe final vai ocorrer quando alguma grande midia noticiar o assunto de forma verdadeira. Porem acho mais facil sair uma materia dessa em alguma midia internacional do que nas grandes midias brasileiras.

    0
    • Guerreiro da Luz 23 de fevereiro de 2012 at 00:12

      Olha, na realidade, até pouco tempo um dos colegas postou o lin, de um programa do USA em que se comenta a bolha do Brasil, Na realidade, os caras davam era muita risada quando se falava em em SP imóveis custavam mais caro que em cidades nobres do USA. Mas é verdade, são poucos comentários a respedito do assunto, principalmente em nosso próprio país. Mas, reitero, apesar de ainda ver lançamentos comprados num único dia, também vejo o inverso: gemte tentando passar imóvies entregues e que não pretende financia-los.
      A bem da verdade, penso assisitir razão ao colega que diz que os imóvies acima de 1kk ainda vendem porque são para os classe AAA. Como se sabe, esses não sentem tão fortemente os efeitos dessa bolha. Na realidade, podem até estar se beneficiando dela. É essa minha visão. Acho que imóveis para lazer são vendios ligeiramente porque atingem esse público, e não a classe média. Veja, que muita gente se beneficiou com a valorização de imóveis e dos alugueis De minha parte não reclamo nem um pouco com a subida do alugueis que tenho. Se bem que, por ter poucos imóveis, ainda que tenha havido um aumento na receita, o sentimento de ter ficado mais pobre prevaleceu.

      0
  • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 06:44

    O Texto postado acima sobre uma possivel bolha na noruega e’ muito bom, pois efeito similar ocorre aqui.

    Quando EUA e Europa sacudiram, trilhoes de dolares e euros migraram para outros paises, paises que nao tem economia e espaco suficiente para absorver todo esse dinheiro, pois EUA e Europa juntos somam quase 66% das riquezas mundiais!!!

    Muito dinheiro veio pro Brasil, em funcao do modismo BRIC, mas nao temos infra-estrutura nem empreendedores suficientes para usar esse dinheiro para construir empresas, fabricas e gerar riqueza, entao pra onde foi o credito? consumo!

    Por isso o preco de tudo disparou, nao apenas imoveis, houve uma inflacao velada, pois o governo com tanto dinheiro a disposicao e captacoes recordes, pode baixar os juros e ainda assim ser inundado de capital (inflacao e mais inflacao).

    O que diferencia o preco dos imoveis, que permite que ele dispare mais do que os outros bens sao 2 coisas:

    1- Imovel pode ser revendido com lucro, ao contrario de carros, hamburgueres, roupas etc.. tem esse carater de “investimento” (semelhante ao esquema de ponzi)
    2- As linhas de emprestimo de credito tem juros menores que as outras, e os programas do governo de incentivo e subsidio aquecem a demanda desse bem

    Vejam, na minha visao nada ou muito pouco tem nada a ver com olimpiadas, deficit habitacional ou expansao demografica…

    0
  • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 07:41

    Eu nao entendo nada de odontologia, se meu dentista garantir que eu posso ficar 5 anos sem fazer limpeza no consultorio, por conta de uma situacao privilegiada dos meus dentes, provavelmente vou acreditar, se na TV eu ver constantemente reportagens de dentistas profissionais citando essa condicao especial de algumas pessoas, que podem ficar 5 anos sem higienizacao profissional, vou acreditar e ficar feliz…

    Somente depois de uns 18 meses com a gengiva dolorida ou inflamada que eu vou notar “pera ai, tem algo estranho aqui”

    Por que eu disse isso? Simples: Quem sao os proprietarios de imoveis? Tanto os que ja tinham como alguns investidores? Sao gente comum em sua maioria, dentistas, medicos, advogados, engenheiros, artistas, viuvas, gente com baixo conhecimento de um assunto tao sofisticado e especifico quanto “economia, bolha especulativa, custo de capital, fluxo de capitais etc”, enquanto essas pessoas ouvirem dos “especialistas” na midia, como Ricardo Amorim, Mauro da CBN e muitos outros, que nao existem bolhas, eles vao segurar o preco dos imoveis, somente uma minoria (minoria mesmo) mais esperta vai vender

    So que tem um problema.. uma hora a gengiva inflama e o pessoal comeca a sentir que tem algo errado com a opiniao daqueles especialistas…

    0
    • Cai Cai Balão 23 de fevereiro de 2012 at 08:42

      Caro MrK, permita um singelo aparte.

      Mauro Halfeld já consignou sua opinião sobre o boom imobiliário, e não me pareceu “matéria comprada”. Vide “http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2011/05/11/FICAMOS-DESESPERADOS-AO-VER-O-IMOVEL-QUE-QUERIAMOS-COMPRAR-DOBRAR-DE-PRECO.htm”. Desde então, venho ouvindo suas dicas quase que diariamente e, quando fala sobre imóveis, percebo alguma parcimônia.

      Achei muito interessante a constatação do nosso colega “Leno”, forista do bolha. Ontem ele comentou que a nossa mídia, de tão comprada, jamais ventilaria qualquer notícia sobre a bolha imobiliária, até que houvesse alguma contaminação proveniente da imprensa estrangeira. Pois então observem:

      “http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/campos-e-cunha-brics-crise-brasil-emergentes-agencia-financeira/1327604-1730.html”, e

      “http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539839″.

      O ex-ministro das Finanças Português fala nos BRICS, para defender que em breve teremos crise. Reparem no teor da sua declaração: “a Índia tem problemas de corrupção, o Brasil tem uma bolha imobiliária, corrupção, a China tem problemas demográficos, uma bolha imobiliária gigantesca, e problemas nos bancos”.

      Pesado, não? Está cada vez mais difícil esconder a nossa realidade.

      0
  • Elias 23 de fevereiro de 2012 at 08:59

    Guerreiro da Luz e Cai Cai Balão, obrigado por trazerem as notícias da Bolha da Noruega e as declarações do ex-ministro das Finanças Português. Bem interessantes.

    No livro do R. Aliber há um capítulo que fala da migração do capital de um país “da moda” para outro(s) países, depois que há o colapso da sua economia, causando problemas na linha do que o MrK explicou muito bem no seu último comentário.

    Na minha visão, concordo que isso está acontecendo com o Brasil, e de forma bem nítida.

    0
  • Johnny 23 de fevereiro de 2012 at 09:03

    Apenas um relato do que aconteceu comigo:
    Sou jovem (22 anos), moro em Curitiba-PR tenho uma renda junto com a minha namorada de quase 5k. Atualmente moro com minha tia e meu tio pois vim de uma cidade do interior de SP para estudar e trabalhar. Agora, com um pouco de dinheiro no bolso estava eu e minha namorada a procura de um apto para comprar e me deparo com toda esta loucura dos imóveis. Eu realmente achei que com o que eu ganho poderia comprar algo mais sofisticado, mas tudo que conseguiria adquirir depois de muita pesquisa era um ap na planta, longe, de 50m2, 2 quartos e uma garagem nesses chamados de “home club” pagando pelo menos 1,2k de financiamento pela caixa (fora o condominio pois tenho certeza de que esses home clubs são/serão um inferno para pagar por causa da manutenção depois de um tempo, e isso se existir e não ficar abandonado).
    Eu realmente achei que havia algo errado e resolvi “garimpar” o google a procura de informações do por que de tudo estar tão caro e foi assim que cheguei ao blog. Venho acompanhando desde o final do ano passado e cada vez mais me sinto aliviado de não ter feito nenhum negócio sem pesquisar, ainda mais depois de ver o quanto os imóveis subiram de preço nos ultimos 3 ou 4 anos.
    Ainda em janeiro visitei um apto para comprar usado, térreo, 60m2, 2 quartos (minusculos) e 10km de onde trabalho. O preço era 130k no site e não achei tão caro, pelos menos até visitá-lo pois a cozinha não cabia nem eu praticamente e ainda era cônjugada com a lavanderia e minha namorada odiou, além de não bater sol direito por ser térreo ficando assim um ambiente escuro e um tanto depressivo. Disse ao corretor que iria dar uma pensada mas ele me ligava quase todo dia e eu sempre falava que não me interessaria por causa da cozinha, por ser térreo e etc. Ele foi tão cara de pau que sugeriu que conversasse com o sindico depois da compra para aumentar a cozinha, assim tirando parte do corredor que passava por trás do apto, até dei risada pois achava que ele estava brincando mas era tudo verdade. Mesmo assim ele continuava me ligando até que começou a baixar o preço, ou seja, ele estava desesperado para vender o apto. Ele baixou tanto que até me ofereceu por 100k, até pedi um tempo para pensar mas não tive duvidas e tive que dar o ultimato e pedir para que não ligasse mais. Hoje entrei no site e agora está a venda por 115k (estava 130k). Acho que algo realmente vai acontecer em breve com toda essa loucura dos imóveis. Até onde isso chegará só o tempo irá nos dizer.

    Abraços

    0
    • Shakespeare 23 de fevereiro de 2012 at 10:57

      Ótimo relato. Demonstra muito bem uma história que se repete todos os dias e que o pessoal do blog conhece bem: o inconformismo das pessoas com a situação atual e a impossibilidade dela se sustentar.

      A descrição da variação do preço é emblemática e mostra o quanto estão tentando ainda se aproveitar da situação momentânea, mas a cada momento, as pessoas estão se conscientizando mais e, em breve, isso irá mudar.

      0
  • Davi 23 de fevereiro de 2012 at 09:06

    Não sei se foi postado por alguém, mas vai: está no site do governo federal

    MrK, gostaria de comentar este texto?
    ===========================================================================
    h t t p : //clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/2/9/ha-uma-bolha-imobiliaria
    ===========================================================================
    Há uma bolha imobiliária?
    Autor(es): Frederico Porto
    Valor Econômico – 09/02/2012

    Muito se debate sobre a existência de uma bolha no mercado imobiliário do Brasil. Em geral, as bolhas imobiliárias surgem em economias onde há ambiente permanente de juros baixos. Nada mais distante da realidade brasileira. Apesar dos cortes na Selic, a taxa de juros real ainda é das mais altas do mundo, e os percentuais praticados pelo mercado são muito superiores aos observados em países que passaram por esse processo de valorização insustentável do preço dos imóveis.

    Outra característica de mercados suscetíveis à formação de bolhas é a atuação intensa de “flippers”, ou seja, investidores que alocam recursos para o mercado imobiliário objetivando um lucro rápido. Eles exploram o setor como alternativa ao mercado de capitais ou como uma fonte de investimento meramente especulativo. Essa atividade aumenta artificialmente o valor do imóvel com o consequente desequilíbrio entre oferta e demanda.

    Porcentagem do mercado de crédito imobiliário em relação ao PIB era de menos de 5% em abril de 2011

    Em que pese o argumento de que certos compradores de imóveis na planta possam estar especulando, vale notar que a natureza desse tipo de financiamento no Brasil é muito distinta de mercados como o americano pré-crise de 2008. Aqui, via sinal e parcelas mensais, o comprador capitaliza por vezes até 30% do valor do imóvel antes da entrega. Lá, compradores na planta investiam valores muito menores. Muitas vezes, sequer pagavam pela opção do direito de compra. E, quando da entrega do empreendimento, caso houvesse redução do valor de mercado do imóvel, muitos não exerciam a opção de compra, aumentando a oferta de imóveis no mercado.

    Outro aspecto que se observa é a ausência de produtos no mercado de crédito imobiliário brasileiro, onde o devedor possa financiar mais do que o valor de mercado do imóvel, pagar apenas a parcela referente aos juros da parcela (amortização negativa) ou/e obter crédito sem apresentação de documentação comprobatória de renda. Além disso, o arcabouço regulatório brasileiro é menos fragmentado que o americano. O BC regula e fiscaliza as entidades que concedem crédito imobiliário, diferentemente dos Estados Unidos, onde uma sistemática regulatória complexa possibilitava a existência dos chamados “bancos sombra”, que concediam créditos sem avaliação devida da capacidade de pagamento do contratante, e operavam alheios à supervisão do regulador.

    No que tange ao mercado de securitização, nota-se que as estruturas existentes no mercado brasileiro não atingiram a complexidade dos instrumentos mobiliários dos Estados Unidos. As estruturas dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) brasileiros (sênior/subordinado, por exemplo) são claras e chegam a ser consideradas até mesmo pueris quando comparadas aos instrumentos de seguro mobiliário (“monoliners”) e as complexas estruturas de “collateralized debt obligations” (CDOs), que contavam com mais de 50 séries e títulos respaldando uma única emissão, fato que inviabilizava uma precificação adequada do instrumento.

    Nota-se ainda que, embora o mercado de capitais brasileiro esteja evoluindo como instrumento de financiamento da produção imobiliária (vide o sucesso e popularização dos fundos imobiliários), não há o excesso de liquidez que provocou desequilíbrio nos mercados financeiro-imobiliário europeu e americano.

    Nesse sentido, dados de abril de 2011 do Banco Central do Brasil indicam que a porcentagem do mercado de crédito imobiliário em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) é de menos de 5%, muito inferior do que mercados como o espanhol (61%) e americano (70%). Mesmo crescendo, a disponibilidade do crédito imobiliário no Brasil seguirá sendo, por algum tempo, muito pequena quando comparada a outros países.

    Houve um inegável aumento nos preços dos imóveis, em especial nos maiores centros metropolitanos, como Rio de Janeiro e São Paulo. Aí reside a suspeita da existência de uma bolha. Todavia, em vez de especulativa, tal valorização reflete o crescimento e estabilização da economia brasileira, o gatilho da chamada janela demográfica e o crescimento da capacidade de consumo e tomada de crédito de uma parcela considerável da população, que até então estava alheia ao mercado financeiro-imobiliário. Além disso, a inflação, embora estável, ainda impacta no mercado da construção civil com aumentos nos custo da matéria prima e mão de obra.

    Sabe-se que as bolhas especulativas são inerentes ao capitalismo e infelizmente sua identificação normalmente ocorra apenas com o benefício da retrospectiva. Embora não se observe sinais de que o mercado brasileiro esteja sob a égide de um processo especulativo, é importante que haja instrumentos para avaliação quantitativa da evolução dos preços dos imóveis para que reguladores, autoridade monetária e demais participantes do mercado financeiro-imobiliário monitorem a apreciação dos ativos imobiliários e enderecem os excessos adequadamente.

    Os índices hoje existentes no Brasil muitas vezes refletem os preços de venda ofertados (ou pedidos) por construtoras e corretores imobiliários, carecendo de uma metodologia que corroborem uma análise robusta e precisa. Um bom exemplo seria a adoção de um índice semelhante ao Case-Shiller Index dos Estados Unidos, com metodologia de âmbito nacional, porém representando a oscilação de preço em milhares de localidades, respeitadas as peculiaridades de cada região. Tal índice é alimentado por todos os participantes do mercado financeiro-imobiliário americano e reflete operações efetivamente realizadas em uma determinada área ou cidade. Naturalmente, a mera existência de tal índice não significa uma proteção contra processo especulativo, como se depreende da própria experiência americana. Porém, a existência de instrumentos e réguas adicionais permitirá que se aprenda com os erros e eventualmente mitigando, ou mesmo evitando, um processo especulativo no Brasil.

    Frederico Porto é executivo da BFRE-Brazilian Finance & Real Estate. Graduado em direito pela PUC-SP, mestrado na University of Pennsylvania Law School.

    0
    • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 09:31

      Prezado Davi, comentaria com o maior prazer, mas esse texto ja foi debatido a exaustao aqui, tente procurar por ele (usando o find do seu browser) em uns 2 ou 3 posts atras, nao somente eu como varios outros participantes comentamos, em geral achamos um texto fraco, com ideias fracas (estao todas desconstruidas nos comentarios) e pra piorar assinado por um funcionario de empresa de real estate!

      abracos

      0
      • Davi 23 de fevereiro de 2012 at 10:13

        Obrigado, vou “cavucar” melhor, quero ver o que vcs argumentaram, procurei nos últimos cinco tópicos e não achei … mas chego lá =]

        0
    • john 23 de fevereiro de 2012 at 09:49

      Não sou economista, mas se os juros aqui são mais altos não é pior ainda? Não gera mais dificuldade para os endividados? Os juros elevados deveriam esfriar o ímpeto dos “investidores”, mas todos sabem que não foi isso que se viu.

      0
    • Ze Bom Dirolo 23 de fevereiro de 2012 at 09:51

      Eu respondo com o texto abaixo.

      Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças, defendeu hoje que alguns problemas em países como a China e o Brasil vão conduzir, inevitavelmente, a uma crise.

      O ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha acredita que alguns problemas demográficos, económicos e políticos vão conduzir a uma crise nos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

      “A crise é a essência da existência”, disse o ex-responsável das Finanças durante o debate “O papel da UE entre os EUA e os BRICS”, promovido pela Universidade Nova de Lisboa. “Os BRICS abriram-se aos mercados internacionais há 10 anos, e estão num processo de convergência para um nível de desenvolvimento mais elevado”.

      No entanto, explicou, “a Índia tem problemas de corrupção, o Brasil tem uma bolha imobiliária, corrupção, a China tem problemas demográficos, uma bolha imobiliária gigantesca, e problemas nos bancos.

      “A crise vai acontecer. Vai haver crise nos BRICS, só não sei é quando”, assegurou Campos e Cunha.

      Embora ele não tenha falado quando, pode-se dizer que o crescimento do Brasil é sustentado pela oferta do crédito. Esse foi o modelo adotado de crescimento em nosso país nos últimos anos. Ocorre que esse tipo de crescimento é temporário e imediato. Vamos dizer que o Brasil injetou anabolizantes para crescer desde abril de 2008 até setembro de 2011. Agora o anabolizante não faz mais efeito e tem suas consequências.

      Dirolo

      Obs: O texto acima trata apenas de uma mera opinião do autor.

      0
      • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:28

        Nossa cara, muito esclarecedor!

        Qualquer ameba sabe que economias são cíclicas e existem momentos de crise e expansão. Dizer que não sabe quando não esclarece nada.

        Foi uma opnião estilo Caetano Veloso: Pode haver crise. Ou não.

        0
        • Ze Bom Dirolo 23 de fevereiro de 2012 at 10:43

          Perfeita sua opinião para 80% da população brasileira. Não te critico.
          Abraço.

          0
          • ICF 23 de fevereiro de 2012 at 16:56

            É Zé…com aquele comentário o cara aí de cima está na média do povo brasileiro…melhor dizendo, não passa da média…e quem não passa da média é o quê??

            0
  • Philis 23 de fevereiro de 2012 at 09:16

    É dessa forma que surgem 19 milionários por dia no Brasil:

    http://www. tribunadaimprensa. com.br/?p=32232#comments

    0
  • Ploc Monster 23 de fevereiro de 2012 at 10:12

    A economia vive de ciclos e o Brasil esta vivendo um ciclo positivo mas sustentado em pilares de gesso uma hora vem a fatura disso tudo !

    0
    • luidhi 23 de fevereiro de 2012 at 10:29

      Basicamente é isso. No mundo inteiro.

      Nada a acrescentar.

      0
  • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 10:21

    achei sensacional a analogia do crescimento do Brasil com o anabolizante, muito boa mesmo hahha, Brasil “tomou bomba”, ficou fortao, mas agora o efeito estagnou e as consequencias comecam a aparecer… ja deve ta impotente!

    0
    • Ze Bom Dirolo 23 de fevereiro de 2012 at 10:52

      Garoto esperto…..queria ter um filho assim!
      “O povo é só um detalhe.”

      E o salário, Oh!!!

      0
  • Dudinha 23 de fevereiro de 2012 at 10:24

    Investidor é até 70% da clientela, dizem empresas

    http : // economia.ig.com.br/financas/casapropria/investidor-e-ate-70-da-clientela-dizem-empresas/n1597648473576.html

    0
    • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 11:01

      PARABENS DUDINHA

      ESSA E’, SEM SOMBRA DE DUVIDAS, UMA DAS MATERIAIS MAIS IMPORTANTES DE TODOS OS TEMPOS NO BLOG, DIGNA DE VIRAR TOPICO E COM ESTRELINHA

      Agora as pessoas das imobiliarias e construtoras estao finalmente admitindo que o % de investidores e’ MAIOR que o de compradores!!!! Admitindo a bomba relogio que ha tanto tempo temos falado!!! Leiam o caso da corretora que de 15 vendas somente uma foi para morador!!

      T-O-D-O-S desse blog devem ler essa materia!!!! Isso e’ a certeza que o relogio esta fazendo tic-tac para explosao, ja que o aluguel nao paga nem de longe a prestacao do imovel (nao compensa o investimento) e ja que a quantidade de imoveis pra revenda vai ser enorme (aproximadamente 70% do que esta subindo), gerando mais sobreoferta num mercado ja sobreofertado e travado!! PLOC!!!

      Que materia sensacional!!

      0
      • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 11:40

        CONTINUANDO ESSE TOPICO TAO IMPORTANTE

        O que significa 70% das vendas para investidores?

        – Significa que a oferta das construtoras estava inflada em mais de 200% (de cada 10 aps somente 3 para moradores)
        – Significa que esse papo de deficit habitacional e classe C nao e’ bem assim
        – Significa que a especulacao esta em patamares fortissimos, comparavel a qualquer super blha, como dizemos aqui desde 2010

        O que significa esse povo querer botar pra alugar?

        – Significa rasgar dinheiro, voce conhece algum investidor que curte rasgar dinheiro? Imagine voce pagar uma prestacao de R$5.000 por 30 anos para receber um aluguel de R$2.000, rendimentos bem piores que poupanca

        O que significa esse povo botar pra vender?

        – Sobreoferta num mercado ja sobreofertado e com vendas travadas, como o relato do colega abaixo disse bem (de pessoas de dentro do mercado)

        NAO TEM SAIDA… E’ PLOC!! ESSA MATERIA DO DUDINHA ERA O QUE FALTAVA!!!

        0
      • Annibal 23 de fevereiro de 2012 at 11:48

        O q vai aparecer nesse ano no ano q vem de repasses e imóveis para locação não tem precedentes… tão pouco há demanda capaz de absorver isto… isso pq eu só estou pensando no residencial… imagina nas saletas comerciais… vai ter sangue pra tudo quanto é lado…

        0
        • MrK 23 de fevereiro de 2012 at 11:53

          vai mesmo!!!

          MESTRE BOLHA, bota essa materia no topico, essa nao pode passar desapercebida nao!! vamos debater as consequencias de 70% de imoveis nas maos dos investidores

          ploc monsters

          0
          • Bolha Imobiliária 23 de fevereiro de 2012 at 11:55

            Já está…não viu ainda ?…hehe

            0
            • Ze Bom Dirolo 23 de fevereiro de 2012 at 12:02

              Apesar de interessantes as conclusões extraídas, a matéria ainda não foi aquela para 80% da população brasileira extraírem conclusões interessantes.

              0
      • Davi 23 de fevereiro de 2012 at 11:59

        Com certeza, esta matéria merece novo tópico no blog.

        0
    • Frank 23 de fevereiro de 2012 at 11:54

      a matéria é interessante sim, mas me parece tratar apenas aptos de 1 qto.

      esse produto já é tradicionalmente preferido por “investidores” em razão da liquidez para se alugar em áreas centrais.

      provavelmente o % de “investidores” em outros tipos de apto (2, 3, 4 qtos) deve ser menor.

      se for dessa monta (~70 %, ou até menor ~50%), aí realmente é só esperar o Big Ploc final 🙂

      0
    • Carlos Wagner 23 de fevereiro de 2012 at 13:56

      Alguns pontos a destacar na materia:

      1) Somente players foram entrevistados;
      2) O mercado especulativo estagnou, aquele que acredita que o unico caminho dos preços era para o céu;
      3) Querem fazer acreditar que comprar pra alugar é um ótimo negócio, pois é a unica (ou ultima) justificativa (ou alternativa) possivel;
      4) O gato subiu no telhado…

      Eu achei que a justificativa de “comprar pra alugar” não seria usada, haja vista a enorme perda financeira se comprada a qualquer aplicação, até a poupança. Mas, como sempre, os analistas me surpreendem a cada dia com mais e mais lorotas a fim de impedir que o castelo de cartas desmorone.

      Agora falta pouco, o ano começa agora.

      PS: Hj, dia 23/02/2012, uma grande empresa da região do vale do paraiba amanheceu de portas fechadas e demitiu todos seus funcionarios. Os que tem estabilidade de emprego por participarem do CIPA e sindicatos ficarão de licença por 90 dias.

      O rei está nú…

      0
  • DRN 23 de fevereiro de 2012 at 10:32

    O mundo está maluco. Atualmente, não vejo ativos seguros, nem moedas. Li que até a Sra. Grã-Bretanha vai emitir moedas sem lastro nenhum para fomentar o mercado.

    Tudo tem de ser repensado, inclusive o modelo de Estado. Coisas básicas como contas individuais de previdência (como no Chile), extinção de privilégios (como ocorre, no Brasil) para alguns funcionários públicos, militares, pseudo perseguidos comunistas e outros), juros decentes e gastos públicos ABAIXO da arrecadação, com emissão de títulos apenas quando estritamente necessário, como, por exemplo, para os casos de obras de infraestrutura.

    A bolha é um fato. Acredito nela, mas acho que ainda não estourou, porque não houve pânico (ainda). Penso que existe uma chance de o mercado evitar o pior. O governo federal está baixando os juros e as construtoras (aparentemente) diminuíram o número de lançamentos. Quem comprou para especular, vai ter de aceitar perdas (como ocorre, por exemplo, no mercado de ações). Ou devolve à construtora e recebe parte do que pagou (em percentual contratual, ou em percentual definido em juízo), ou revende para quem queira usar (por preço menor do que pagou, se necessário for). Quem tem bala na agulha pode escolher alugar, revender com prejuízo ou simplesmente esperar alguns anos (impossível dizer quantos) até que a coisa se recupere. Em suma, ainda acredito que esses fatores (não lançamento de novos prédios, diminuição de juros, aceitação de prejuízos razoáveis por quem especulou e inflação) podem fazer a bolha murchar em vez de explodir.

    0
    • Guibro 23 de fevereiro de 2012 at 11:56

      Quando se diz que as construtoras estão diminuindo o número de lançamentos, isso ainda significa que a oferta está aumentando! Depois de crescer de 100 pra 130, agora vai crescer de 130 pra 140, por exemplo. Aumentou num ritmo menor, sim, mas ainda aumentou, e a oferta já estava superdimensionada! Pra justificar os preços atuais, as construtoras precisariam estar DERRUBANDO prédios!

      0
  • Menino_do_Rio 23 de fevereiro de 2012 at 10:48

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/preco-dos-imoveis-nos-eua-e-o-mais-atrativo-em-uma-decada
    “Outra vantagem interessante de comprar um imóvel nos EUA são os juros dos financiamentos. Segundo reportagem publicada ontem no Wall Street Journal, empréstimos imobilários para pagamento em 30 anos embutem uma taxa fixa média de 3,87% ao ano.”

    Para que achava que nossas taxas são altas…
    Se descontar nossa inflação real, acredito que ficamos em menos de 3,87% a.a.

    Brasil do pt, individe-se ou deixe-o!!!

    0
  • renato 23 de fevereiro de 2012 at 11:00

    A revista Veja, para não ficar para trás, também ataca: www .youtube. com / watch?v=9DbWDe_AJVc

    PLOC!

    0
  • DM 23 de fevereiro de 2012 at 11:14

    Relato de pós carnaval.

    Srs, este carnaval para mim foi muito gratificante, pois não peguei nada de trânsito, passei curtindo com amigos e me divertindo muito, longe de todos os problemas cotidianos. Mas o que mais me impressionou foi a discussão sobre bolha imobiliaria que participei.

    Um dos envolvidos (que até antes do carnaval era apenas um mero conhecido) é diretor de uma grande real state aqui de SP, outro como eu, um gerente de uma grande multinacional que também já morou fora do País e por fim um empresário bem sucedido que possui uma média empresa no ramo de serviços e também é o proprietário da chácara que passei o carnaval.

    Não iniciei a conversa sobre o atual momento do mercado imobiliário, pois estou a mais de 1 ano e meio procurando um novo apartamento (familia cresceu), mas como a grande maioria aqui não estou disposto a rasgar meu $$$ enquanto que não exista uma relação justa e clara de mercado, e tenho a minha posição clara e formada sobre a atual disparidade de valores referentes aos imóveis. O proprietário da chácara que iniciou a conversa sobre a bolha imobiliária diretamente com este diretor (mesmo por que é amigo e era convidado dele), pois ele estava abismado com o preço dos imóveis e estava ajudando o filho a comprar um (casamento), mas que era impossível. Até aqui tudo bem, mas deixe-me transcrever as palavras do meu novo amigo, “o mercado perdeu a noção dos valores de imóveis a pelo menos 2 anos, por isto estão cobrando pelo que querem, não o quanto valem”. Ouvindo isto entrei na conversa e indaguei o por que começaram a cobrar o que querem e não o que valem e a resposta foi a óbvia, “pois estavam comprando o que colocavam a venda”, para não me alongar mais, posso descrever que foi discutido muito do que já é falado aqui a um bom tempo, nada de novo, só queria acrescentar o posicionamento deste meu novo amigo sobre o mercado imobiliário atual, que está parado e destruido, sendo que não existe mais nenhuma credibilidade em qualquer um dos indíces (foi falado sobre FIPE/Zap da vida bem como o Secovi), que realmente a boa maré de 2008 até o início de 2011 não voltará tão cedo, e o mais impressionante foi ele admitir que além da bolha existir já estourou e que apenas as imobiliárias bem preparadas irão sobreviver pois, comissões estão mais difíceis que ganhar na loteria e que levará muito tempo para o mercado se re erguer, pois neste período a grande maioria dos imóveis foram vendidos a pessoas que não terão condições de financiar depois da entrega.

    Bom, relato simples e básico, mas que para mim foi muito importante ouvir o outro lado da moeda de forma imparcial e ter certeza nem eles acreditam nestes ditos indices.

    O que as empresas interessadas irão fazer, todos nós já sabemos, tentarão espremer até que só sobre o bagaço, o triste é saber que muita gente vai perder muita $$$, e acordar de um “sonho” para a triste realidade.

    []`s

    0
    • Annibal 23 de fevereiro de 2012 at 11:54

      Boa, valeu por compartilhar…

      0
    • Frank 23 de fevereiro de 2012 at 12:01

      interessante.

      essa estratégia de preços é peculiarmente eficaz no Brasil – preço ditado pela oferta, q o sobe intencionalmente, e a Demanda responde positivamente, “encaixando” o novo patamar de preço e indo além: se ouriçando com esse novo preço “exclusivo” q ele consegue pagar (= sensação de q ficou rico).

      há paralelos com outros indústrias.

      0
    • Elias 23 de fevereiro de 2012 at 13:34

      Bom relato DM.

      0
  • Diego RJ 23 de fevereiro de 2012 at 11:31

    Bom relato!

    0
  • Ana 23 de fevereiro de 2012 at 11:43

    Essa reportagem da Exame pode até colocar alguns dizendo que não há bolha imobiliária, mas fato é que os imóveis não estão sendo entregues pelas construtoras, ou pq estão em maus lençois ou pq sabe que a maioria q comprou não poderá pagar as chaves e o saldo devedor/financiar e aí, os bens imóveis serão devolvidos e com isso, para continuar fazendo caixa com as prestações durante a obra vão prorrogando a entrega sob o argumento de força maior, escassez de mão de obra e outros.
    Como sempre digo aqui, para que a bolha não estoure de forma desastroza, as construtoras e imobiliárias têm que começar a dar descontos de 30% ou mais e depois que o valor do desconto ficar como sendo o pp. valor do imóvel, dar outros novos descontos em cima do valor já diminuído a fim de evitar a sensação de estouro e sim de mero reenquadramento.
    Além do mais, os preços atuais estão tão altos que o consumidor não tem dinheiro para comprar. Como sempre se fala, pega os moradores atuais de um prédio e verifique com eles se os mesmos teriam condições agora de comprar o mesmo imóvel, a maioria ou até todos vão dizer que não compraria. Essa é a distorção que deve ser regularizada.

    0
    • Cirilo 23 de fevereiro de 2012 at 12:27

      Mas isso é um fato normal em qualquer mercado até mesmo o imobiliário.Sempre que um ativo valoriza os atuais portadores não necessariamente poderão recomprá-los, já que os preços agora são outros.

      É aquele negócio, cidades e bairros “ruins” vão realmente sentir bastante, mas localizações boas de capitais sempre continuarão bem caras.

      0
  • Guibro 23 de fevereiro de 2012 at 12:32

    Cleyton, errei no ajuste da inflação, mas já corrigi e a conclusão não mudou.

    Eu fiz assim: simulei um financiamento no site da caixa e coloquei os valores no excel (as parcelas são decrescentes). Ao lado eu coloquei um financiamento com parcelas fixas, nas mesmas condições (calculei isso no site “calculadora do cidadão”, do Banco Central, porque a Caixa não trabalha com esse tipo de financiamento). No total, em termos nominais, você vai desembolsar exatamente a mesma quantia nos dois casos, em um as parcelas são sempre iguais, no outro elas começam maiores e terminam menores.

    Acontece que, embora nominalmente iguais, elas se tornam diferentes quando considerado o fator inflação, que faz com que um real, daqui a trinta anos, valha apenas 30 centavos. Pensando nisso, descontei a inflação a uma taxa de 4% ao ano, para descobrir qual o valor presente do somatório das parcelas.

    Nessa simulação, financiei 321 mil reais por 300 meses: no financiamento da caixa, as parcelas iniciaram em 4217 e terminaram em 1086 (descontando a inflação, começaram em 4217, porque no primeiro mês a inflação ainda não agiu, e terminaram em 400); no financiamento com parcelas fixas, ele seria sempre de 3094 nominais (descontada a inflação, cairia gradualmente até terminar em 1140).

    Sem considerar a inflação, o financiamento nos dois casos custaria 928.429. Somando as parcelas reais (descontada a inflação), o financiamento da Caixa somaria 614.084, e o financiamento com parcelas fixas somaria 541.322.

    Pode parecer que a inflação dá uma ajudinha aos mutuários, mas o fato é que as pessoas estão pagando 614 mil por algo que vale no máximo 200 mil, e que poderia ser alugado por até menos de mil…

    0
    • Cleyton 23 de fevereiro de 2012 at 23:12

      Guibro, tentei reproduzir tuas contas aqui, só que não consegui encontrar esse valor total para a SAC, pra mim o total deu 755.794,51 contra 929.957,70 da PRICE (taxa de 0,9% para 300 meses).

      Fiz a conta mês a mês (se não me engano a caixa simula anual), a amortização deu 1070 (que vai baixando o saldo devedor mês a mês, são os 321k/300) e em cima do devedor vai o juro de 0,9% pra totalizar a parcela.

      Enfim, o desconto também não deu certo na planilha, então fiz a conta se capitalizar 4%aa por 25 anos vai dar 166,58%?! É isso?

      Na simulação das parcelas fixas teu desconto total foi de 41,69%, calculei a inflação e ficou em 1,39%aa!

      O que será que está saindo errado?

      0
  • Tosco 23 de fevereiro de 2012 at 16:00

    Já que tu viste que não tens razão, começas a falar asneiras…

    Se tu morderes a língua, caes duro!

    0
  • Atribulado 23 de fevereiro de 2012 at 17:51

    MRK, por acaso seria a africa do sul??

    cara, o desemprego aí é 24%, e 37% da população abaixo da linha da miséria!

    A africa do sul é MUITO mais desigual que o brasil.
    Gini 0,7 e piorando contra 0,49 e melhorando

    A bolha imobiliaria brasileira é fichinha perto da sul africana (+400%)

    0
  • Rafael 24 de fevereiro de 2012 at 15:15

    Para mim parece que o atraso coletivo da entrega de chaves é uma estratégia para adiar o máximo possível o estouro da bolha.

    0
    • AC/DC 1 de março de 2012 at 11:08

      Concordo, e tambem acho que serve para diluir a sobreoferta de imoveis novos, todos de uma vez.

      0