Teoria do Tolo Maior

Você pode gostar...

Comments
  • Duda 4 de agosto de 2011 at 15:17

    Bom, na bovespa estamos presenciando exatamente isso: já não existem (quase) mais tolos para comprarem ações. Hoje esta caindo 5,5%. Com as construtoras com % iguais ou maiores que a media.

    0
    • luiz 4 de agosto de 2011 at 15:21

      hehe, fonte: investopedia.com, traduçao: google

      0
    • Duda 4 de agosto de 2011 at 15:22

      Gafisa: – 5,51%
      PDG: – 7,66%
      Rossi: – 5,88%
      Cyrela: -5,47%
      MRV: -7,65%

      Acredito que não é necessario dizer mais nada.

      0
      • Duda 4 de agosto de 2011 at 15:46

        A PDG ja vai por -8,30%…

        0
        • Duda 4 de agosto de 2011 at 17:23

          Neste momento, entre as mencionadas, a media de quedas é de 8%. O Ibovespa caiu “só” 5,67%

          0
    • Roberto Cordeiro 5 de agosto de 2011 at 07:46

      Excelente artigo. So discordo do adjetivo usado para esses espertinhos, “tolo”. Acho que seria mais apropriado chama-los de “otario”.

      Pois eh exatamente o mecanismo que alimenta a bolha, quando um otario compra um investimento super valorizado na esperanca de vende-lo ainda mais caro para um mais otario do que ele.

      -Roberto.

      0
  • MrK 4 de agosto de 2011 at 15:23

    Excelente, no nosso caso deveria ser dos toloS maioreS, porque haja plural nisso aí…

    No fundo sinto um pouco de pena, por pessoas sem conhecimento financeiro se deixarem levar por promessas de corretores, papos de amigos e reportagens tendenciosas… Infelizmente houve uma massificação pró-compra de imóveis vinda de todos os lados (Governo, Midia, amigos…), tenho conhecidos que nunca investiram nesse mercado e estão comprando 1, 2 , 3 e até 8 imóveis na planta para revenda!

    Eu por exemplo não entendo NADA de fazenda, gado, rebanho, arroba etc., se um camarada encosta em mim e diz preu comprar boi gordo que vai valorizar 50% eu digo: Infelizmente não conheco esse mercado o suficiente pra investir meu suado dinheiro nisso, porém sempre vai ter um pra imprudente pra querer se arriscar…

    0
    • Duda 4 de agosto de 2011 at 15:29

      De fato, a origem de tudo é sempre a mesma: a falta de educação. Sem educação, não existe conhecimento, em area nenhuma, e o setor financeiro não é exceção. Um povo sem conhecimento, é facilmente manipulado, e o poder económico aproveita isso. O governo, que devería moderar esta situação, fez todo o contrario… aí está o resultado.

      0
      • Elias 4 de agosto de 2011 at 15:59

        Creio ser um pouco falta de educacão financeira, e muita ganância.

        É querer lucro fácil e rápido.

        Povos muito educados, como os japoneses e americanos, sofreram ou estão sofrendo com o resultado de muita especulação.

        0
        • Duda 4 de agosto de 2011 at 17:17

          Tal vez vc esteja certo, acontece em sociedades com mais educação tambem. O desejo do ganho rapido e sem esforço faz o maior estrago. Sei lá, veremos como finaliza aqui esta historia. Ainda estamos com final aberto.

          0
  • Marcos 7 de agosto de 2011 at 23:28

    Nossa.. que pessima materia, que falta de conteudo… o que deveria dizer DÃÃÃÃÃÃÃÃ~… descobriram o Brasil.. rs rs rs rs… será que vcs vivem em que mundo???? Alguem ae é assalariado??? Seus trouxas.. ahh trouxas nao, tolos né, esse é o termo que ta usando ae.. OTARIOS… Povo com cultura nao ele um corrupto… povo com educaçao nao ganha um salario ridiculo.. ahhh o que? Voces ganham muito bem ou sao empresarios bem sucedidos??? Alguem paga imposto? Alguem usa combustivel da empresa alto suficiente do Brasil???

    Gente… eu sou um mero corretor de imoveis e sou desses que anos atras dizia aos meus clientes, ou troxas ou otarios e outros adjetivos que voces deram ae…. alguns compraram e estao felizes hj com os imoveis que residem, outros felizes ( eu sou um) que compraram e revenderam e assim construiram um patrimonio. Gente… para alguem ganhar.. alguem tem que perder.. sempre… em tudo.. lei do capitalismo.. agora eu leio textos como esse, que existem varios na net, sem conteudo, sem sentido e mera especulaçoes sem fundamento nenhum… ah 6 anos essa bolha vem sendo anunciada e todos os anos ela vai explodir…. Otarios foram voces que tem estudo e sao bons pra caramba e nao compraram… Só digo seguinte.. quem comprou comprou.. quem nao comprou fica no post aqui dizem.. EU FALEI EU FALEI EU FALEI…. Boa sorte pra vcs e desculpa o texto… mas convenhamos… ridiculo ler algumas coisas….

    0
    • caca 9 de agosto de 2011 at 15:24

      começa a procurar outro emprego porque a bolha já estourou!!!!!

      0
    • Luiz 9 de agosto de 2011 at 18:18

      Prezado Bolha, esse aí em cima é o típico corretor…
      Essa gente esta pouco se fudendo pros otários que ele assessora, pelo nivel e educação, vc imagina aonde ele conseguiu o diploma de segundo grau e a cartirinha do CRECI.

      Esse tipo de gente que decora umas manobras na HP e engana gente honesta que sua pra juntar seu dinheirinho e ver ele evaporar não mão dessa gente de terninho de segunda e papo de terceira.

      Prezado Bolha, coloca esse texto na capa do blog pra gente discutir, ele é a prova cabal de que esse tipo existe. Pra alertar quem ainda tem dúvidas quanto ao nível moral dessa gente. Repiuto, em países civilizados onde esse tipo não existe ainda assim deu merda, aqui os prognósticos são terríveis.

      0
      • Zão 9 de agosto de 2011 at 21:12

        Há uma coisa que eu sempre penso em uma situação dessas:

        “O mundo é repleto de idiotas, em todos os lugares, em todos as profissões, em todas as camadas sociais e intelectuais. Fatalmente alguns deles cruzarão seu caminho, e isso não deve ser motivo de surpresa nem irritação, já que é previsível e inevitável. Infelizmente, não há como evitar se expor ao idiota, restando apenas as opções de ignorá-lo ou se afastar dele após reconhecê-lo como tal.”

        Tive muito mais paz de espírito depois desse insight.

        0
        • Luiz 10 de agosto de 2011 at 12:03

          acontece que enganar um idiota, ou um gênio, com intenção de enriquecer é ato que podem ser enquadrados no código criminal. Mas dane-se,e ste país não tem lei, ou se tem só vale pra alguns.

          0
    • Fred Henrique 10 de agosto de 2011 at 13:03

      Tentei pôr o comentário do colega corretor aí em cima no Google Tradutor.

      Infelizmente ainda não tem tradução Corretorês-Português.

      Como é que camarada não consegue nem se expressar direito e quer fazer análise de mercado?

      0
  • Marcelo 9 de agosto de 2011 at 16:04

    O que e melhor? comprar um imovel para se morar por um valor X, ou ter credito do governo para se comprar “o mesmo” imovel por um valor absurdo de 2X ou 3X? Gastando com as prestacoes, o triplo do que gastariam com aluguel (inteligente nao?). Inventar demanda… Coisa de pobre mal acostumado (pobre de dinheiro, pobre conhecimento, pobre…) que necessita falar pros demais amigos (pobres) que tem um “cantin” proprio pra morar.

    0
  • Marcos 9 de agosto de 2011 at 22:02

    Marcelo, vc falou tudo… pagar mais caro pou um negocio que vale muito menos nao tem logica nenhuma, como nao tem logica votar em pessoas que te roubam, pagar caro pela gasolina que dizem que é auto suficiente, e outras coisas a mais… E agora acrescentando um adendo ao nosso colega LUIZ, Antes de mais nada o meu nome é Marcos, em segundo a falta de respeito foi em chamar as pessoas que fizeram um bom negocio de trouxas, otarias e outros adjetivos citados a cima. com relaçao a cultura, a outros paises e todo esse textinho ja descrito e decorado por todos, a historia da bolha, continuem assim, provavelmente vc ou mora de aluguel ou ja tem a sua casinha e nao tem grana pra comprar outra ao menos fazer um upgrade. Nao estou aqui para alimentar uma discussao, mas sim parar de hipocresia, pois quem tem condiçoes de invetir nao ta aqui falando besteira, aproveitou a boa fase para fazer bons negocios, a impressao que tenho é que isso gere uma coisa chamada INVEJA, pois nao tem a capacidade ou condiçao de fazer parte das alegrias entao mete a boca para dizer o que nao sabe. Mas tudo bem.. como disse, isso faz parte de um processo de evoluçao, se vc ganha mais obvio que as coisas vao custar mais e assim vai… ou voces acham que o seu bolso melhora e as coisas vao ficar estagnadas? HIPOCRESIA dizer, se vcs querem juntar dinheiro para comprar, OTEMO, juntem com seus salarios e daqui a 5 anos vcs me dizem o que conseguem comprar. Quanto a mudar de profissao, a minha formaçao de segundo, terceiro e pós graduaçao nao vao pagar o quanto eu ganho sendo corretor, qnto a aprender usar uma HP, olha, nem é muito preciso para saber quando é bom ou ruim negociar um imovel, salvo o Luiz que acha que isso tem que ser muiiiito especialista para investir o dinheirinho suado dele em um imovel que 2 anos atras valia muito a pena. Com relaçao a bolha, a 5 anos dizem isso e acho que ela vai estourar. havendo uma recessao mundial, o seu salario vai cair e os valores dos imoveis vao estagnar, quem irá comprar? Quem tem dinheiro, e quem tem dinheiro, quem soube investir no passado e nao ficou aqui reclamando da bolha que ia se formar, entao meus queridos, lamento dizer quem comprou comprou quem nao comrpou vai ter que se acostumar a morar em uma metragem menor ou em um lugar mais fora de onde gostaria. E se vcs querem comparar a bolha americana com a Brasileira… sao 2 tipos de economia diferentes… masss acho que vcs ja leram sobre isso e sabem a diferença…. e vcs que tao dizendo sobre educaçao cultura. E Luiz, vc dizer que os EUA é um pais civilizado, é pq vc realmente nao conhece ou sabe do que está falando, vai ler um pouquinho mais eae volta aqui pra dar o seu depoimento. Mas ja que vc falou em TERRIVES PROGNOSTICOS.. diz pra nós oque vc sabe ou pensa sobre isso, pois eu ainda nao vejo o tamanho desse buraco, e to falando isso como consumidor e nao como profissional.

    0
    • trololó 9 de agosto de 2011 at 22:15

      isso aí cara, falou tudo, principalmente nessa parte que você disse, e é bom frizar, no passado:

      aproveitou a boa fase para fazer bons negocios,

      0
      • Fred Henrique 10 de agosto de 2011 at 13:09

        Eu, particularmente, gostei da parte da “HIPOCRESIA” e do “OTEMO”.

        0
    • Luiz 10 de agosto de 2011 at 12:21

      Agradeço pela aula de inteligência financeira, cultura, educação, conhecimentos, vc realmente é uma sumidade tão grande que não poderia ser um só Marco, vc é um plural.

      O curioso pra mim é PORQUE vc está tão preocupado com as besteiras que falamos, com as nossas finanças pessoais, com o que somos, com o que lemos, onde moramos, a nossa educação, se vão fechar o site, puxa, estou emocionado com tanto altruísmo. ME DIGA PORQUÊ?

      BOLHA E DEMAIS PARTICIPANTES… COMEÇAMOS A INCOMODAR…
      CONTINUEM FIRMES.

      0
      • Luiz 10 de agosto de 2011 at 12:29

        existem palavras que valem páginas
        idéias que valem livros
        pessoas que valem exécitos
        Desistam Marcos, quanto mais aparecem, mais se marcam.

        0
        • Philis 10 de agosto de 2011 at 12:42

          É desse tipinho de corretor que eu tenho mais medo: não sabe m*rd* nenhuma do mundo em que vive, mas arrota arrogância pra cima do trou.. ops, comprador.

          0
  • MrK 9 de agosto de 2011 at 22:50

    Prezados amigos,

    Quem entra aqui com argumentos INTELIGENTES (mesmo que contra a bolha) merece ser ouvido, mas quem entra aqui com agressões, escabujando igual nenem chorão querendo atenção, não merece nossa consideração…

    Esse rapaz com certeza está P. da vida com alguma coisa em relação a bolha e quer um bode expiatório, então veio pra esse blog culpar quem está fazendo análises sérias e discutindo o assunto, se ele acha que não há bolha, que compre apartamentos até não poder mais, se acha que há bolha, então não fica choramingando ou atacando os outros, afinal não fomos nós que criamos a bolha.

    Não me interressa se ele é corretor ou simplesmente investidor do ramo, ele não trouxe argumentos sólidos, agora numa coisa concordo com ele: Quem comprou há 2 anos fez um bom negócio caso já tenha vendido, afinal, os primeiros a entrarem num esquema de ponzi sempre se dão bem! Quem entrou há 2 anos e ainda não vendeu, trate de tentar correr, pois a liquidez já caiu muito….

    mas o ponto é: A gente aqui quer discutir o futuro ou o passado? 2009 já foi, vale agora é entender 2012…

    saudações

    0
    • Fred Henrique 10 de agosto de 2011 at 13:12

      Só discordo da parte do esquema de Ponzi. Acho que a idéia inicial, no caso da nossa querida bolha dos imóveis, não era desonesta. Inclusive, acho que a maioria das pessoas que entra nesse “investimento”, entra e sai (quando consegue) de boa fé.

      0
      • Fred Henrique 10 de agosto de 2011 at 13:13

        Mas o funcionamento, aparentemente, é o mesmo.

        0
  • Jack Imóveis 10 de agosto de 2011 at 11:54

    “HIPOCRESIA” não é preciso ter educação formal para ganhar dinheiro. Nosso colega corretor deve ser muito inseguro e veio desabafar. Só fez $$ quem realizou o lucro, quem não realizou vai ganhar o CDI e olha lá…

    0
    • Luiz 10 de agosto de 2011 at 11:59

      primeiro lugar, é hipocrisia.
      segundo lugar: CONCORDO

      Não precisa educação pra ganhar dinheiro, mas PRECISA pra trabalhar e fazer algo construtivo.

      Ladrão, político e asemelhados não precisa mesmo de educação pra ganhar dinheiro, aliás educação até atrapalha.

      0
      • Jack Imoveis 10 de agosto de 2011 at 12:11

        Luiz, acho que não me fiz claro. Lógico que é “hipocrisia”. O ” HIPOCRESIA” foi para provar a tese. Discordo de você. Não precisamos de educação para fazer algo construtivo. Educação é necessaria para melhorar a civilização. Nosso amigo Marcos, assim com 80% dos nossos compatriotas não sabem o que é isso.

        Abraços

        PS: Eu gostava da época em que os politicos, mesmo ladrões, conseguiam articular um frase.

        0
        • Luiz 10 de agosto de 2011 at 12:26

          eu entendi meu caro jack, não leve pelo lado pessoal, apenas reflita se melhroar a civilização não seria algo construtivo.

          olha, não tenho nenhum preconceito pelo seu sobrenome imóveis, até acho que os maiores prejudicados são aqueles que levam essa carreira a sério estão hoje massacrados pela bolha de imobiliárias e corretores de fim de semana. Conheci alguns profissionais da sua área geniais, geniais mesmo, e que devem estar passando apuros, vendo a bananlização do seu trabalho.

          Um relacionamento profissional verdadeiro não se resume em uma venda, mas em algo maior, e esses saberão se destacar, apesar do momento

          0
          • Fred Henrique 10 de agosto de 2011 at 13:17

            O pior é que, antigamente, você pagava um corretor para ele arranjar um lugar bacana pelo que você podia pagar. Considerava o seu local de trabalho, sua perspectiva de crescimento familiar, capacidade de pagamento, te apresentava opções e tal.

            A banalização se deu quando entrou gente no mercado disposta a vender qualquer buraco para qualquer mané dizendo que era investimento.

            0
          • Luiz 10 de agosto de 2011 at 14:05

            caramba, Fred, lembrou bem
            eram especialsitas urbanos, te levavam roa conhecer o bairro, ver outros bairros próximos, tinha o telefone da sua casa, ligava empolgado assim que enecontrava algo do perfil da gnete, aliás a gente tinha ficha, perfil, mil coisas.

            Hoje a gente é uma linha no grupo de spam, o discurso é decorado, as contas na HP decoradas, são robôs programados pra repetir a mesma coisa, seja verdade seja mentira, alienados.

            lembro tbm de outra frase: “easy comes, easy goes”
            “boa” sorte pra eles.

            0
  • Jack Imóveis 10 de agosto de 2011 at 12:55

    Luiz,

    Assim você me magoa. Só porque meu sobrenome é imóveis vc já acha que sou corretor. Não sou não. Sou um ex quase investidor em imóveis comerciais. Gosto do site, apesar de termos pessoas como o Marcos dos dois lados da mesa.

    0
    • Luiz 10 de agosto de 2011 at 14:26

      aproveitando a sua experiencia, ou seria quase experiencia.
      A que se deve a bolha comercial ser maior?
      Seria pela facildiade em construir um escritório, digo menos custos de construção, menos detalhes, mais velocidade…
      Ou pela expectativa do Br sair do marasmo economico?

      0
  • MrK 10 de agosto de 2011 at 14:23

    “ex quase investidor em imóveis comerciais” hehehehe excelente, podemos dizer “escapou de um abacaxi”

    jack, voce conhece corretores? o que eles tem dito sobre o giro? tem visto muitas vendas recentemente? preciso entender pq o numero de imoveis no zap só cresce e cresce e cresce batendo recordes históricos toda semana

    0
    • Jack Imoveis 10 de agosto de 2011 at 14:53

      Prezados MrK e Luiz,

      Acho correro que eu conte meu papel neste enredo.

      Em 2008 (inicio) minha vida estava um pouco agitado e não tinha tempo de cuidar de investimentos, por isso em conjunto com a minha namorada (hoje esposa) comprei um apartamento na planta (3.2k/m2). Na época achei um absurdo, mas já estava com planos te der algo e tinha condições de quitar a divida mas chaves e evitar o financiamento.

      Em 2009 (final) comecei a pensar em investir em imóveis comerciais como forma de previdência. O primeiro empreendimento que eu fui avaliar era na Aclimação, e no lançamento estavam vendendo a 8k/m2. Eu não tenho formação finaceira, mas fiz diversas analises e não havia maneira de um sala de 40m2 dar o retorno esperado a não ser que o valores do aluguel fosse superior a 4k/mês. Pesquisei num raio de 1km e não achei salas para alugar por mais de 2k/mês e havia vacância na região.

      Resultado. Desiti do negócio. Venho acompanhando o mercado desde então e cheguei a ver empreendimentos sendo lançados a 15k/m2 em bairros como a Barra Funda.

      Desde meados de 2010 tenho procurado um apartamento usado maior do que aquele que comprei em 2008, porém devido a valorização dos apartamentos novos o usados também estão supervalorizados e todo mundo quer aproveitar a onda para fazer um grana (um das razões, penso eu para o aumento de ofertas e dos preços no ZAP) e além disso muitas pessoas que compraram na planta e já possuiam um imóvel precisamos vender para pagar as chaves.

      Minha impressão é que Adam Smith está revoltado em seu tumulo, mas acredito que a ordem oferta/demanda deve voltar ao normal num prazo de 12 a 24 meses dependendo da cidade, talvez em SP e RJ um pouco mais rapido.

      0
      • MrK 10 de agosto de 2011 at 15:04

        achei seu comentário bastante sensato e lúcido

        0
      • Luiz 10 de agosto de 2011 at 15:16

        interessante, Jack, sua história se soma a dezenas de outras iguais ou parecidas, não sei se faz tempo que vc vem acompanhando aqui, mas as histórias mais ou menso se repetem.

        Fiz as contas de upgrade, pra nós tbm a bolha imobiliária não interessa pq o degrau seguinte ficou gigante.

        Interessante vc perceber que todos que compraram, somam um imóvel a mais no mercado, ou pra aluguel ou pra venda. O programa do governo há muito não atinge quem deveria, a tal demanda reprimida.

        Recentemente li de uma especialitas que 90% da demanda reprimida ganha até 3 salários mínimos, restando cerca de 700 mil acima disto o que provavelmente quase todo mundo já se arrumou ainda este ano.

        Entâo calcula: acabou a demanda reprimida, o crédito encareceu e queme stá comprando na verdade está trocando um por outro, acrescentando sempra mais 1 no saldo do emrcado.

        Agora a questão é? pq os preços não caem.
        Muito além disto de curva de oferta encontrar curva de demanda, o mercado imobiliário é um jogo, e sobre esse jogo o matematico John Nash tem excelentes explicações sobre isto.
        Não adianta perder tempo calculando fatores de elasticidade nem nada disto, o reequiilibrio só pode acontecer via rompimento brusco de uma das partes: serão os bancos? as construtoras? os inadimplentes? o mercado? E quando ocorrerá?

        Os dados estão rolando…

        0
  • Marcelo 10 de agosto de 2011 at 23:00

    Luiz, voce chegou ao ponto crucial do problema do mercado imobiliario brasileiro atualmente, a tal “demanda reprimida”, que foi inventada por interesses superiores ao bem estar da nossa sofrida populacao para justificar os lucros das grandes construtoras, como se de repente houvesse um boom populacional (sendo que as familias estao cada vez menores, muitos optando ate em nao ter filhos, mesmo tendo alto nivel socioeconomico). Quem paga caro no final das contas sao as classes baixas que de uma hora para outra veem-se pagando ate tres vezes mais pelo mesmo “sonho” de casa propria (hiperinflacionada). Nas classes mais baixas existe uma pressao psicologica muito grande para se adquirir com urgencia o tal do teto proprio, mesmo que minusculo, mal localizado, com pouca infraestrutura, a juros exorbitantes. Sera que juntar dinheiro, mesmo pagando aluguel, e tao dificil assim? Ou o brasileiro em geral esta apenas precisando de uma ajuda para aprender a cuidar melhor das suas financas pessoais? Com certeza nao sera com esse credito facil, tao em voga, que construiremos um pais de cidadaos livres; no maximo, um pais de cidadaos escravos das dividas (minha senzala minha divida…).

    0
    • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:29

      um erro desses tira uma familai do mercado de cosnumo por 30 anos.
      Azar deles?
      não amigo, o país inteiro sofre com isso.
      O melhor que poderia acontecer pra todos é uma crise de ajuse, é o que o Mrj defende, uma crise não é algo necessariamente ruim para todo mundo.

      0
  • Marcos 11 de agosto de 2011 at 03:18

    Bom gente… entendi a complexidade do assunto de voces, existe cunho sociologico, o qual fui citado que isso eu nao entendo, e concordo, eu nao vejo nenhum problema voce fazer parte de um sistema onde voce leva uma alegria para ambas partes, para quem compra ou para quem vende. Minha indignaçao foi ver citaçoes de TOLOS, OTARIOS para quem acaba sendo adepto a compra e investimento de imoveis, isso me chateia, pois vejo apenas agressoes e expeculaçoes o qual ao meu ver tem mais cara de INCONFORMISMO do que um um fundo de esclarecimento. A ideia da Bolha faz sentido, a comparaçao disso com outros paises eu enchergo de uma maneira diferente e totalmente erronea. mas td bem, acho que nao é isso que vcs querem discutir. A citaçao dos corretores antigos, daquela epoca do passado o qual o Luis citou acho que a resposta do MKR ja disse, isso foi no passado, estamso falando de 2012. Mas uma coisa que estamso falando aqui e que vcs estao misturando é emocional com racional, ou seja, estamso falando em capitalismo com socialismo. Enquanto houver uma procura haverá uma demanda. Eu nao vejo os preços caindo como muitos sugerem e esperam devido a essa forte alta. Eu vi um comentario sobre os imoveis, milhares deles no ZAP e que a cada dia cresce e cresce mais e mais, Obvio que a demanda de 2005 para ca em especial de 2007 em diante foi muito grande, o BOOM IMOBILIARIO está desaguando agora milhares de imoveis, sendo que muitos deles agora em 2011… 2012 menos e em 2013 menos, devido aos lançamentos efetivados até entao. O que talvez voce tenha que analisar alem da quantidade de imoveis existente, seria o tempo de venda dos mesmo. Provavelmente vc verá que em menos de 6 meses esses imovel ja foi vendido. Trabalho o mercado paulista, entao toda minha base se refere a sao paulo. O imovel que talvez voce tenha ido ver Jack, tenha sido um chamado SUPERIA PARAISO, que fica na apeninos ao lado da Pires da motta X vergueiro e estaçao de metrô. Sem duvida que o valor foi bem alto, mas nao foi um mal negocio, haveria um lucro na venda, nao na locaçao. sem entrar em numeros se vc investiu o seu dinheiro em outro imovel residencial, acredito que tenha feito um melhor negocio. Se deixou investido em algum CD.. alguma coisa.. creio que viu que a valorizaçao superou quase todos os tipos de bons investimentos. Isso que voce comentou sobre os imoveis comprado na planta e hj as pessoas tem que vender para pagar as chaves, isso é uma realidade, mas isso vai depender da regiao que vc se refere, ou seja, se for em bairros classe media pra baixa, isso é bem provavel, afinal, media alta ou tem recursos e esta quitando ou o financiamento ela vai embutir no valor ou locaçao e deixar por si pagar, as boas oportunidades de encontrar AS MOSCAS BRANCAS, estao na mao de corretores, os mesmo que normalmente venderam a 3 anos atras. Eu acredito que a oferta/demanda demore alem dos 2 anos, pois voce ainda tem uma carencia habitacional, vc tem um crescimento da classe media e com isso voce tem os imoveis bem localizados sendo procurado. Caro Luis, com relaçao a queda dos valores de imoveis, talvez isso ocorra em pontos especificos da cidade, volto a dizer, bairros bem localizados ou valorizados nao caem, devido a quem sao seus proprietarios, sendo que 10% da populaçao brasileira se enquadra dentro dos milionarios no minimo vc terá 4 imoveis somente de investimentos feitos aqui ( SP )
    ou seja cerca de quase 800 mil imoveis no minimo. E esses nao tem pressa na venda ou entao estao vendendo para quem realmente vai morar. Com relaçao a quebra da curva da elasticidade ou de uma das pontas só ocorrerá numa crise financeira ( recessao) os bancos tem um ativo que supre os inadimpletes, as construtoras tem um passivo que sao os terrenos. O mercado, esse se baseia oferta e procura e devido a carencia habitacional ( CLASSE MEDIA BAIXA EM ASCENSAO) Isso será impossivel acontecer. hoje o que vivemos é a fase da PAUSA dos valores de m². E Marcelo, nao caia na Utopia de um mundo melhor… alias de um Brasil Justo para todos… enquanto a lei de Gerson ser o orgulho do brasileiro isso nunca acontecerá…Como disse, para alguem ganhar dinheiro… sempre terá alguem perdendo…

    0
    • Jack Imóveis 11 de agosto de 2011 at 11:31

      Marcos,

      Você acertou o empreendimento e acabou de dar razão a todos nós quando você disse:

      “Sem duvida que o valor foi bem alto, mas nao foi um mal negocio, haveria um lucro na venda, nao na locaçao”

      Ora bolas, de que adianta comprar um imóvel desses só para revender. Imagine que metade dos que compraram não conseguiram revender?

      Esse tipo de pensamento não pode ser aplicada para ativos imobiliários. Imóveis não são derivativos.

      Abraços
      Jack

      0
      • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:26

        Jack a simples idéia de comercializar especulando em cima da politica habitacional popular do governo me dá engulhos. Claro que isso não pode dar certo por muito tempo.

        Ao final das cotnas quem está absorvendo todo o subsídio da casa própria no fimd alinha são os proprietários, os primeiros a entrar noe squema, claro, pq os ultimos vão apgar a conta.

        Sorte não, inteligencia de quem viu isso antes de todo mundo.

        0
      • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:57

        Só mias uma, pr anão parcer chato, não é verdade que 10% da população se enquadra entre os milionários, só se for 10% dos imóveis de 1% dos bairros nobres. Aí sim concordo, o mercado ainda está cartelizado, aliás isso j´qa foi discutido aqui semans atrás, imóvel, terreno e cosntruotras, estão cartelizados, e é bem pior em algumas cidades tipo Rio e Bsb.

        Tbm acho que eles seguram a perda por algusn anos.
        Incrivel como concordamos em muita coisa.
        Esse paíss só muda quando todo mundo conhecer isto da The Fool Theory, é oque fazemos neste blog, copiar e colar as noticias e informações que não saem nos jornais.

        0
    • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:19

      Marcos, não sei pq vc se sente tão ofendido

      The Fool Theory é uma teoria mais velha que andar pra trás nos países civilizados

      O dono do blog apenas citou um artigo EXISTENTE NO SITE INVESTOPEDIA, após tradução livre.

      Nao fuja da sua responsabilidade, cada um que participa dessa loucura tem culpa sim, que vende, quem compra e quem intermedia. Vc sabe muito melhro que qualquer um aqui o que se promete nesses stands de vendas, tô errado?

      Cuidado, um dia a sua indignação pode virar remorso, pod enão virar, e aí meu amigo não haverá dinherio que pague sua tranquilidade.

      0
      • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:44

        Só pra completar, tbm vejo valor dos imóveis crescendo.
        Essa bolha estoura no mínimo em 2015.
        Pra morar não vale a pena comprar, mas pra entrar no esquema ainda dá tmepo, desde qu8e nãos eja imovel na planta, quem me acompanha sabe que falo isso desde março desse ano.

        O blog não foi criado pra torcer pela queda, não sou dono do blog, ma so que fazemos aqui é discutir a bolha, o que a formou, suas implicações, o mercado, a política, etc, e no fim todos acabam saindo mais informados do que realmente s epassa longe dos grandes jornalões, portanto, somos nós a mosca branca, somos uma mosca neste emrcado, não precisa nos cirticar

        Vamos entrar nos argumentos, nos fundamentos, não improt ao nome de quem carrega os argumentos, ou importa, faz diferença sé é luiz ou joão?

        0
  • Daniel 11 de agosto de 2011 at 08:02

    Quem comprou antes… Se deu bem sim… Quem nao comprou vai ter que esperar 2 ou 3 anos.. Que o preco vai estar acessivel denovo! Agora realmente nao e hora de investir…

    Outro dia fui pesquisar um lancamçento EZTec… Um cubiculo por 300 mil.. apos 1 hora de conversa… Eu estava falando em 200 mil a vista… E eles em 250… 240…. Ahahahahaha e era andar alto! os kras tao desesperados! Fiquei imaginando… O kra financia os 300… Paga uns 500…
    Conheco um predio colado na linha verde do metro… 8 anos de uso……tem 5 a venda so no imovelweb… E ninguem consegue vender…. Ta 210 mill… 50 metros… To fazendo proposta de 180 mil… Ja ja alguem topa…

    Hoje… Se vc comprar um imovel supervalorizado… Tera problemas com o seu financiamento dentro de 5 ou 6 anos… Pois como a grande maioria da populacao e assalariada… Os salarios nao crescem no ritmo da inflacao e seu dinheiro vai sendo corroido…

    Basta olhar uma planilha habitacional pra perceber aonde esta se metendo! Eu sou bancario e analiso contratos habitacionais… Se vc for ficar apertado no financiamento… Melhor nao fazer…

    0
    • Luiz 11 de agosto de 2011 at 12:22

      Daniel, semanas atrás copiamso o que o pessoal da área de automóveis falou.

      “A gnete põe o preço, se colar, colou”.

      Dá pra deduzir o quê disso?

      Nos EUA dá rpa comprar imóvel pro telefone, a confiança é outra, a ética é outra.
      Lá tbm um civic completo custa o mesmo que um Uno pelado, coincidência? ou vamso repetir a ladainha da culpa do governo?

      0
  • MrK 11 de agosto de 2011 at 09:25

    Marcos, você está vendendo hoje, em termos de quantidade algo equivalente ao ano passado?

    Veja o que observo:

    No balanço das construtoras vejo queda acentuada da venda de imóveis (em torno de 30%)
    No SECOVI vejo queda acentuada da venda de imóveis (em torno de 40%)
    No ZAP acumulo constante de imóveis novos indo pra venda (5% de imoveis a mais por mês)

    isso tudo caminha pra uma única conclusão: Está tudo encalhado, e onde está agora o deficit habitacional? como vão desencalhar SEM baixar preços???????????

    0
    • Luiz 11 de agosto de 2011 at 17:57

      Ai é que tá Mrk, o déficit habitacional não cola com o mercado, pq a maior parte do défict – 90% segundo a Erminia – é até 3 SM. e o que a gente mais vê por aí é apê para renda de milhão/ano.

      Provavelmente são os donos da bola que estão sugando este dinheiro todo que entrou no mercado imobiliário, que só serviu para inflacionar, pouco fez pelo déficit, ou por acaso acbaram-se as favelas da sua cidade. Não minha não.

      0
  • Marcos 13 de agosto de 2011 at 02:55

    Entao Jack, o que estamos falando aqui de certa forma é meio redundante… os valores estao altos, o lançamento do SUPERIA PARAISO foi alto decorrente do que o mercado vinha acostumado… os lançamentos comerciais sao um pouco como os Flats, Sazonais, esse sim eu acho que a demanda é excessiva, e estou falando especificamente de salinhas, particularmente eu nunca invistiria e invisto nisso, pois por mais que a vacancia seja pqna os valores de locaçao nao compensam, imoveis nao tem liquidez rapida, mas comercial em forma de salinhas menos ainda… Mas como vc falou, imagina voce comprando uma salinha de 200 mil e pondo para locar por 1.000 reais… alias eu nao vejo no momento a melhor opçao em investimento compra para locaçao, ainda sou a favor da venda. Mas enfim… A expeculaçao imobiliaria funciona como todas ja existente, automoveis, combustiveis, alimentos é apenas mais um… Existe tambem uma coisa que tambem nao se leva muito em conta, onde que o m² das regioes ficaram anos e anos estagnados, entao essa elevaçao dos valores, em partes tambem vem retirar um defasagem ja acumulada de anos.

    Luiz, isso que vc falou de quem vai pagar a conta no final é o usuario final… pura e simplesmente realidade, alias, nada de anormal, afinal tudo funciona assim…. na cadeia economica o final é o que basicamente mantem toda a estrutura. Entao Luiz, esse percentual de que existe 10% de milionarios no Brasil, tirei da internet, alias no google, temos cerca de 200 milhoes de brasileiros, sendo sao paulo o detentor de 1 quinto da populaçao, acredito que muitos investimentos sejam feitos aqui. Ahh eu fiquei chateado em ver chamar um consumidor, ou alguem que compra de OTARIO, TOLO, mesmo sabendo que todos somos, como falei… isso soa como um DESDEN, uma coisa hipocrita, pois bato na tecla, é mais um e infelizmente esse é o capitalismo…. vc falou da responsabilidade… Eu faço parte de uma categoria de corretores que nao vende imoveis, eu vendo sonhos…. frase batida, mas na essencia é essa, dos meus cliente que na epoca compraram para investir eu tbm fui responsavel em ajuda-los vender.. entao.. nao sei pq deveria sentir remorso… Mas o que no fundo acho que é o intuito aqui é falar sobre essa bolha que tantos estao falando. Isso de estourar em x tempo… eu nao acredito, alias os preços ja estao se estabilizando, nao significa que vai ficar parado, apenas vao sofrer uma valorizaçao menor. Investir em imovel vai ser sempre bom, assim como alguns outros investimentos, imovel é um bom investimento a longo prazo, nao se fala em liquidez, mas em valorizaçao. Isso que o Daniel Falou, de que o cara paga quase o dobro do imovel, isso ja nao é mais assim, hj as taxas de juros ainda sao altas, mas a amortizaçao dela nao requer mais magica e nem multas. voce conseguem calcular e saber efetivamente qnto vai pagar no seu imovel até a ultima parcela. É caro? sim, claro que é, ninguem empresta dinheiro a troco de nada. Com relaçao a esperar para comprar depois, a conta é meio simples, os imoveis na planta sao corrigidos pelo IGPM e apos conclusao 12% + INCC em media, tirando a valorizaçao natural do imovel fica a valorizaçao do mercado ( metrô, onibus, mercados, parques ) que trazem a valorizaçao. Se voce conseguir economizar qquer coisa superior a isso otimo, talvez vc tenha sorte de comprar o seu imovel a vista no prazo equivalente que a sua renda proporcionar.
    Financiamento bancario, voce trabalha com taxas em medias de 10,5% ao ano mais TR e umas taxas de seguro e tal…. fica ae entao da sua capacidade de rendimentos. Bom Daniel, se vc trabalha nesse meio, deve saber que o comprometimento da renda será no maximo de 25%. Fazer comparaçoes Luiz, com o EUA, nao funciona, tanto que o sistema de financiamento Habitacional é totalmente diferente, e foi dai que veio a BOLHA IMOBILIARIA americana, o excesso de confiança… graças a Deus aqui nao existe essa confiança… como o velho ditado, nao dao ponto sem nó. Nao da pra ficar falando do governo sempre, isso é totalmente redundante, o governo é 100% responsavel em qualquer valores sempre, isso é fato.

    Entao MRK, eu mudei de seguimento, hoje trabalho com os usados, antes era lançamento, mas a quantidade de lançamentos continuam em um grau alto e a venda de mais de 30% no dia e 100 em no maximo 2 meses ainda existem sim. Hj eu vendo menos imoveis devido ao seguimento. Mas sua analogia está dentro sim, mas existe um detalhe, hoje os imoveis novos sofrem uma queda de negociaçao muito pqna em face aos usados, ou seja, voce vai ver muitos imoveis a venda e a queda dos valores acontecerao nos usados, pq? Pq sao imoveis que sofreram uma valorizaçao devido aos novos, os antigos a margem de lucro acabou sendo bemmm maior do que dos novos, afinal sao imoveis que ja tem um custo de manutençao maior frente ao novos. Luiz, a caixa economica bate recordes e mais recordes de financiamentos e vc acha que isso vem de onde? justamente da classe mais baixas. Existe sim um deficit habitacional, mas em contra partida houve tambem um aumento da renda de todas as classes,, entao como um efeito dominó ou escada, muitos estao subindo e com isso absorvendo esses imoveis.

    0