Agradecimento

Você pode gostar...

Comments
  • MrK 12 de abril de 2011 at 22:25

    meus amigos, quando a bolha estourar quero ver o dono desse site sentado na cadeira do jô, ai voce faz o favor de mandar um abraço pros seus amigos daqui tá?

    gente, as piores bolhas tem por trás o mesmo vilão: Crédito desenfreado… as pessoas compram o que não podem, enfiam dinheiro no mercado e como a curva de oferta sempre demora pra acompanhar (voce nao sobe predio de uma hora pra outra, nao acha mestre de obras em cada esquina, nao dobra rapidamente a producao de cimento, tijolo etc…) os precos acabam subindo realimentando toda a loucura

    se a economia só crescesse esse ciclo poderia ir ao infinito, o problema é que na primeira desandada economica as pessoas comecam a vacilar e ficam inadimplentes, pq se alavancaram além dos limites de segurança.. e o ciclo se realimenta agora de forma negativa: banco tomando imovel e leiloando, preco de imovel caindo, mais pessoas desistem do imovel adquirido (pq o saldo devedor é maior que o preco do imovel) e assim vai até o fundo do poço

    ja vimos isso milhoes de vezes e algo me diz que veremos outras milhoes, essa é só mais uma… esperamos que o governo haja de forma sensata de modo a fazer a bolha somente murchar e não explodir

    cabe a nos, pessoas conscientes nos posicionarmos pra não sofrermos

    abracos

    0
    • Bolha Imobiliária 12 de abril de 2011 at 23:40

      Hehehe

      Valeu cara. Vendo comentários de tão grande qualidade teórica, teria que levar todos para falar no Jô, pois não sou economista, mas entendo um pouco sobre mercado financeiro, e assim como invisto na bolsa, onde tem empresas que sobem um monte, já vi muita cotação cair rapidamente. É algo cíclico, e já vi esta história algumas vezes…

      0
      • Andre 13 de abril de 2011 at 00:07

        Não quero ser chato, mas os ciclos nos mercados financeiros (que são muito líquidos) são muito mais curtos do que no mercado imobiliario…

        Estou pra ler um livro chamado The Real Estate Cycle que fala sobre isso.

        Abs

        0
  • Leandro. 13 de abril de 2011 at 00:51

    Gostaria de dar os parabéns pela criação do site.
    Comecei acompanhar o mercado de imóveis no começo de 2008. Desde então vi os preços, em média, dobrarem aqui em Brasília.
    Particularmente estou convencido da existência da bolha. Mas o que dizem é que a certeza da bolha só ocorre quando ela estoura.
    Bom, vamos torcer para que os indícios de sua existência tornem as pessoas pelo menos mais cautelosas na hora de investir em imóveis ou mesmo nahora de adquiri-los para moradia.
    Embora pra mim um grande estouro fosse ótimo, para nosso país traria sérias consequências.
    Abraço.

    0
  • MrK 13 de abril de 2011 at 12:17

    André, permita-me descordar:

    Acho que a velocidade dos estouros e ciclos não tem tanto a ver ver o mercado e muito mais com a velocidade com que se atinge o ponto de “saturação”

    já vi ciclo de bolsa de valores durar muitos anos… e um ciclo do mercado imobiliario (atual) chegar num esgotamento em menos de dois (presumindo que os preços chegaram lá, pois não vejo eles subindo mais, perdeu folego)

    pra mim esse ciclo não será longo, dado que se foi do fundo do poço ao limiar da loucura em coisa de 1 ano e meio, seja o ativo casa, ação, ouro, boi gordo ou qualquer outro

    um abraço

    0
    • jose 13 de abril de 2011 at 15:40

      MrK

      seria mais correto voce esperar esse ciclo acabar, os precos cairem 40-50% e depois vc concluir algo com relação a ele.

      0
    • Andre 14 de abril de 2011 at 00:26

      “já vi ciclo de bolsa de valores durar muitos anos… e um ciclo do mercado imobiliario (atual) chegar num esgotamento em menos de dois (presumindo que os preços chegaram lá, pois não vejo eles subindo mais, perdeu folego)”

      O indice Fipe Zap não mostra isso…

      “pra mim esse ciclo não será longo, dado que se foi do fundo do poço ao limiar da loucura em coisa de 1 ano e meio, seja o ativo casa, ação, ouro, boi gordo ou qualquer outro”

      Os imoveis estão subindo a 3 anos, isso no indice (que só existe desde 2008). Antes disso estavam subindo há alguns anos tb…

      Abs

      0
    • Andre 15 de abril de 2011 at 00:01

      “já vi ciclo de bolsa de valores durar muitos anos… e um ciclo do mercado imobiliario (atual) chegar num esgotamento em menos de dois (presumindo que os preços chegaram lá, pois não vejo eles subindo mais, perdeu folego)”

      O seu unico exemplo de ciclo de dois anos é justamente esse atual (que não acabou), e que, dependendo do ponto de vista pode já ter 3 ou até 10 anos?
      Meio arriscado, não?

      Não tenho como comprovar c/ grafico, mas me sempre ouvi dizer que a ultima estagnada dos imoveis foi no inicio dos anos 2000. Subiram de leve até 2007-2008, descolando do CDI c/ força a partir de meados de 2009.

      Abs

      0
      • MrK 15 de abril de 2011 at 16:48

        andré, analise de forma criteriosa

        os imoveis nao vem recebendo valorizando de 10 anos, não existe ciclo de 10 anos pros imoveis, nem de 5 nem de 3, podem até ter subindo acompanhando inflação o que é normal, mas nada exagerado, por isso o tema tomou a midia nos ultimos meses!

        o que me refiro aqui é CICLO DE ALTA ANORMAL, formador de bolha!!! E esse sim só tem 2 anos (no máximo), o preço dos imoveis não sofre disparada desde 2000, ele comecou a ficar anormal em meados de 2008

        outra coisa: Vejo sinais claros sim de estagnação dos precos, já admitido pelos proprios corretores! Por favor, não me fale de indice ZAP que este é medido por preço pedido e não por preço vendido, é fragil demais!

        voce diz que tem mente aberta no assunto, mas creio que está com vies forte para o lado dos “corretores”, perdoe-me a critica.

        0
        • Andre 15 de abril de 2011 at 18:46

          “os imoveis nao vem recebendo valorizando de 10 anos, não existe ciclo de 10 anos pros imoveis, nem de 5 nem de 3”

          Uma olhada rápida no gráfico do Economist me mostra que existem, e muitos, se não todos.

          “outra coisa: Vejo sinais claros sim de estagnação dos precos, já admitido pelos proprios corretores! Por favor, não me fale de indice ZAP que este é medido por preço pedido e não por preço vendido, é fragil demais!”

          Não temos um indice melhor… Não confio 100% nele mas por outros motivos, não pela distancia entre “preço pedido” pra “preço pago”. Isso eu acho (friso o ACHO) que está + ou – normal, que é tirar 5 a 10%, de “gordurinha” que o vendedor bota mesmo, pra ter margem de negociação, o que é normal, desde que o mundo é mundo…

          Vc sugere algum indice melhor? Por enquanto é o que há mesmo…

          A questão do “preço pedido” x “preço vendido” já se exauriu, não?

          “voce diz que tem mente aberta no assunto, mas creio que está com vies forte para o lado dos “corretores”, perdoe-me a critica.”

          De novo isso? Dá CTRL+F por “Andre”…
          Mesmo que eu estivesse c/ viés forte pra algum lado, pq teria que ser corretor? Não poderia ser uma das muitas classes que estão “felizes” c/ a alta?
          Vc leu todos os meus posts? Eu li todos os seus (e ainda estou assimilando…).

          Da proxima vez que forem me acusar de viés, que seja de ser da classe “político”. Isso sim, eu ficaria felicíssimo de ser… 🙂

          Lembrete do óbvio: nada, mas nada, mas NADA do que for discutido aqui, num vai fazer “nem cosquinha” no mercado. Mais uma vez: somos todos nós apenas players insignificantes em um mercado c/ milhoes de players.

          Abs

          0
          • Andre 15 de abril de 2011 at 20:37

            “Vejo sinais claros sim de estagnação dos precos, já admitido pelos proprios corretores!”

            Nada que o corretor diz é confiável, só o que estiver escrito em um contrato, assinado e c/ firma reconhecida… Nem prum lado nem pro outro.

            Abs

            0
          • jose 17 de abril de 2011 at 02:15

            galera, temos que discutir em cima de dados ne?

            o corretor me disse, o amigo falou, ai complica.. nao da pra extrapolar (termo estatistico) pra concluir nada…

            0
          • Andre 18 de abril de 2011 at 23:02

            Respondendo à minha própria pergunta:

            “Vc sugere algum indice melhor? Por enquanto é o que há mesmo…”

            Existe o IGMI-C – Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial
            http://hcinvestimentos.wordpress.com/2011/02/14/igmi-c-indice-geral-do-mercado-imobiliario-%E2%80%93-comercial/

            Abs

            0
  • Carlos Eduardo 13 de abril de 2011 at 18:26

    Acredito que o governo da Dilma tem uma bomba para desarmar na mão! Bomba essa criada pelo nosso popular e corrupto ex…
    O mesmo que aumenta o salario minimo e junto traz uma cascata de preços subindo, o trabalhador tinha mais poder de compra antes do aumento do que agora, porém não é esse o assunto.

    De um lado o crédito que gera empregos e se for desenfreado gera a inflação.. .
    inflação essa que vai acabar com esse boom, assim que o trabalhador tiver que escolher entre comer e trabalhar ou pagar uma parcela do imovel ou aluguel … “obviu vai ficar inadimplente”

    Do outro lado ela pode cortar o credito, lutar contra a inflação e desvalorização da moéda..
    e a forma de fazer isso é aumentando os juros e taxas “iof por exemplo”, oque pode quebrar muita gente com contrato de juros flutuante e que não vai conseguir pagar o imovel… ou no minimo dificultar muito a venda de imoveis nos valores absurdos encontrados atualmente.

    Estamos vendo o dollar desvalorizando a cada dia, oque pode dificultar as exportações por causa do custo que tem o real… “gente desempregada, não paga imovel”

    aposto um braço que esse setor quebra nos proximos 2-3 anos, tempo suficiente para você brasileiro ir fazer uma pós em outro pais …

    0
  • MrK 13 de abril de 2011 at 23:01

    Concordo com Carlos Eduardo

    Digo mais: O que precisamos monitorar é a vida real, gosto muito do termo “main street” e não “wall street” da crise americana, temos que ver a main street, o que acontece na vida das pessoas de verdade!

    outro dia contei a historia do supermercado (todos pagando a crédito), outra pessoa comentou o lance do cartório e titulos, um outro contou a historia dos descontos e corretores desesperados (oferecendo carros etc), esse tipo de informação vale tanto quanto um indicador “oficial”

    AS CONSEQUENCIAS ESTÃO A NOSSO REDOR TODOS OS DIAS, vamos compartilhar o que vemos, vamos somar forças!

    abraços!

    0
    • jose 14 de abril de 2011 at 12:29

      Mrk e Carlos Eduardo,

      dica: tratem de ver formas de ganhar $$ com o cenario de voces, porque nesse cenario, a maior perda pode nao cair no colo dos donos de imoveis e sim, como citado, na “main street”, ai amigos, é sangue pra tudo quanto é lado.

      e ai te pergunto: sabe qq vai acontecer? qd os precos cairem (assumindo o cenario de voces) 50%, o credito vai secar (como vcs afirmam), o desemprego vai voar, muita gente vai perder o emprego, muitos dos preditores desse cenario, ou terao pais, esposas, filhos, parentes perdendo o emprego, e quem nao perder nao vai ter a seguranca de financiar NADA, e DE NOVO, so uma pequena parcela podera estar confortavel suficiente pra comprar imovel, mesmo com a queda dos precos.

      Mrk,

      quanto as evidencias anedoticas, vamos tomar cuidado…

      1) eu por exemplo pago TUDO no meu cartao de credito, mas nao atraso 1 dia a fatura. PQ? ganho 1,5x de milhagem, logo, porque nao usar o cartao de credito o maximo possivel e viajar sem pagar passagem?

      2) em 2008 ate 2010 tinha uma area imobiliaria no banco que eu trabalhava e eles faziam oferta de carro pro corretor, sorteio, utilizavam as vezes a propaganda de um concorrente pra ficar la perto oferencendo imovel (pra quem conhece eh a tatica carrapato, so contei pq quando me falaram achei engracado…hehe) e isso era digamos na “epoca boa” do setor…e mesmo assim tinha propaganda, promocao… senao vejamos

      o setor de passagens areas ta mal das pernas? NAO!!! e tem promocao toda semana… entao eh bolha? estao quebrando? ricardo eletro ta quebrando? todo dia vejo promocao…
      eh claro que temos que ficar de olho, mas nao podemos no espirro do vizinho achar que eh o estouro da bolha ne?

      0
      • MrK 14 de abril de 2011 at 22:54

        “e agora jose?”

        olha amigo, vou te falar do meu cenário mais provavel: NÃO É QUEDA DE 50% dos imoveis e nem esse filme de terror que voce descreveu, não torco pelo mal do país!

        pra mim o cenário mais provavel é esfriamento do mercado e queda (entre 15% e 25%) dos precos dos imoveis, acho que ainda existe certa pressão compradora e brasileiro adora imovel, não acho que deixariam o preço chegar ao nivel de 50% não

        quanto aos efeitos do main street pra mim é claro o endividamento, dizia minha vó: Quem nunca comeu melado quando come se lambuza, o Brasil tá se lambuzando com crédito… os financiamentos imobiliarios alguns tipos são corrigidos por INCC e não TR… e vá tomando crédito pra pagar as contas…

        0
        • jose 15 de abril de 2011 at 17:10

          nao tomo credito para pagar minhas contas nao… simplesmente procuro maximiza meu beneficios…
          se meu cartao de da 1,5x de milha porque vou pagar no debito? (ai eh coisa pessoal ne?)

          mas quem nao tem educacao financeira é bom nao arriscar nao…

          0
          • jose 15 de abril de 2011 at 17:15

            Mrk,

            acho que INCC so com as construturas até as chaves, depois eh tudo TR….
            eh so da uma ligada pro seu banco que vc ve…

            0
    • Andre 18 de abril de 2011 at 13:02

      O pessoal por aqui demoniza tanto os especuladores (como se tivessem sido os “culpados” pela alta), mas pare pra pensar:

      Quem está esperando a “bolha” estourar pra comprar pela metade do preço é o que mesmo?

      Isso tb é especulação! E na verdade é um tipo até pior de especulação, pois caso acerte não ganha nada, só deixa de perder…

      Muito provavelmente não foram os especuladores que causaram a alta, só surfaram ela…
      Estão no direito deles, e se a maré virar, perderão $, o risco tb é deles.

      Pra ver como as pessoas são diferentes: assim com tem gente que acredita fielmente que estamos no ponto extremo de uma bolha fenomenal (como muitas pessoas por aqui), tb tem outros que creem que esses 100% de alta em 3 anos são só a primeira perna de um longo ciclo de alta de 400% ou até mais. Conheço pelo menos um (especulador) assim. Ele botou o dele na reta…

      Provavelmente a verdade está entre esses dois extremos.

      Pra refletir…

      Abs

      0
      • MrK 18 de abril de 2011 at 23:06

        como um ativo de 1a necessidade (moradia) pode subir 400% com a renda da populacao subindo 20% ou 30% no mesmo periodo?

        eh o mesmo que o preco da carne no supermercado pular pra R$200/kg, isso daria até revoluçao civil…

        imovel nao é bem de luxo que pode esticar o preço e mirar nos ricos que tem menor elasticidade, imovel é pra todos, é necessário, é primário

        mas Andre, senti que voce é um cara que gosta muito de dados e material tangivel, pra nossa felicidade acho que em breve teremos indicadores mais paupaveis, nao digo de estouro de bolha não, digo de saturação com acomodação de preços ou leve baixa

        abs

        0
        • Andre 19 de abril de 2011 at 17:31

          “como um ativo de 1a necessidade (moradia) pode subir 400% com a renda da populacao subindo 20% ou 30% no mesmo periodo?”

          Como? Por especulação pura, já aconteceu em outros países, chama-se bolha, e qdo detectada no início, faz os olhos de um especulador brilharem… Africa do sul 450% em 11 anos, por ex. Tudo bem q a inflacao lá é meio alta, em termos reais isso dá uns 200%…

          Lembra de toda a discussão a respeito do indicador aluguel/valor (rental yield)?
          Qdo acontece isso, o aluguel se mantém baixo, e a população (quem não tem imovel) é obrigada a ficar de aluguel. Isso sim é bolha… É por isso que eu tenho dificuldade em crer nessa bolha brasileira, pq eu estudei e vi que bolha é uma coisa muito pior do que isso.

          Num dá guerra civil não, pelo menos não que eu saiba, nos países onde já houve bolha.

          Um mercado sem regulação como o nosso seria um ambiente propício pra isso, não duvido nada que estejam desembarcando muitos USD e EUR aqui pra pegar essa onda (como vc mesmo detectou, inclusive). Nesse caso, os preços atuais iriam parecer verdadeiras pechinchas perto dos de daqui a 3 anos…
          Obs: Esse é um cenário realmente desesperador pra quem quer comprar o 1o imovel, pra moradia, e torço pra que não aconteça de jeito nenhum, porém torcida não exerce pressão no mercado, nem pra cima nem pra baixo.

          Mas isso é só um cenário fictício, só uma suposição… Só disse q tem pessoas q acreditam nele. Eu acho improvável.

          Qdo o forum estiver pronto vamos fazer um estudo sério, mas dando uma olhada por alto me parece que as partes de subida das bolhas tem em torno de 5 a 7 anos, e a nossa “bolha” está c/ 2 (considerando como vc falou começando a contar qdo inclina forte, meados de 2009).

          ——-

          “imovel nao é bem de luxo que pode esticar o preço e mirar nos ricos que tem menor elasticidade, imovel é pra todos, é necessário, é primário”

          Isso é a visão social do imóvel, até concordo, mas o mercado ignora isso…

          ——-

          “mas Andre, senti que voce é um cara que gosta muito de dados e material tangivel, pra nossa felicidade acho que em breve teremos indicadores mais paupaveis”

          Humm, é verdade, acho que qdo o Fipe Zap mostrar queda, estranhamente vão começar a acreditar nele…

          ———

          “nao digo de estouro de bolha não, digo de saturação com acomodação de preços ou leve baixa”

          Isso sim é um cenário bem factível, é óbvio que nada sobe 3% a.m. pra sempre, e qdo sobe num ritmo tão frenético é claro que pode passar do ponto, por especulação, e ter um ajuste. Já foi falado isso diversas vezes…

          ————

          Tem pessoas q acham que bolha imobiliária é brincadeirinha de criança, que é facinho acertar o timing, que são curtinhas, dois anos pra subir, 6 meses pra cair… Bolha em imoveis é um processo longo amigo. Papo de 10 anos.

          Teve gente que chamou queda de 40% em menos de 1 ano de “murchar”.
          Estouros fortíssimos são quedas de 50 ou 60% em tres anos. E qdo isso acontece todo mundo está morrendo de medo de comprar, por medo de perder o emprego, ou medo que caia mais ainda.
          Murchar é cair 20% em 10 anos.

          Nego estuda Economia 30 anos e diz que é impossível prever formação e estouro de bolhas c/ imoveis, pessoal.

          A coisa é (bem) mais complicada do que a gente quer acreditar.

          Entrei aqui pra dar alguma luz e o minimo de informação pras pessoas poderem tomar suas decisões, pq do jeito que estava antes, me perdoem, mas estavam totalmente presos na Matrix.

          Abs

          0
  • Ricardo 14 de abril de 2011 at 11:47

    Também não podemos nos esquecer que por conta da estabilidade econômica dos últimos anos as pessoas se esqueceram dos efeitos da inflação. Assim, se o sujeito ganha R$ 3.000,00, assume uma dívida de R$ 1.000,00 corrigida por um índice qualquer (IGPM, INCC, etc) depois de algum tempo ele vai perceber que a prestação aumentou, o saldo devedor também, ou seja, ele vai pagar mais por aquele bem, o custo de vida também (ou seja, os R$ 2.000,00 que sobravam valem menos) e nem sempre ele vai conseguir aumentos salariais que acompanhem a inflação (isto sem falar na possibilidade de desemprego, mesmo que temporário). Ser leniente com a inflação é a pior coisa que este governo poderia fazer e é justamente isto que está acontecendo. Segundo alguns economistas o pior que pode acontecer é as pessoas começarem a criar a expectativa que a inflação baixa não é uma meta do governo e aumentarem os preços de acordo. Só que enquanto os comerciantes podem fazer isto do dia para a noite (observando, é claro a concorrência) os trabalhadores tem uma dificuldade muito maior de aumentar seu preço (salário).

    1+
    • jose 14 de abril de 2011 at 15:57

      Ricardo,
      financiamentos imobiliarios sao corrigidos a TR (que eh baixa – 1-2%)

      os alugueis que sao corrigidos pelo IGPM ( o que eh um problema nao?)

      0
  • Fábio Portela 14 de abril de 2011 at 12:00

    Nós é que temos a agradecer!!

    0
  • Fábio Portela 14 de abril de 2011 at 12:03

    A propósito, vocês já viram a última da PDG Realty? A construtora está “garantindo” a valorização do imóvel em 30% até a entrega das chaves…

    http://opequenoinvestidor.com.br/2011/04/imovel-com-valorizacao-garantida/

    0
    • Bolha Imobiliária 14 de abril de 2011 at 15:46

      Irei reproduzir esta reportagem aqui na bolha….Ridiculo o que a PDG faz

      0
  • Mr. Alex 16 de abril de 2011 at 03:45

    Quem tem um pouco mais de idade, lembra do ótimo negócio que era ter um Flat. Ah, um Flat !

    Um País continental e a galera se expremendo nas capitais! Depois culpam o preço do terreno.

    Um povo neo-consumista, em que 70%da população não consegue fazer conta de juros simples.

    Ninguém fala em casas de madeira (viagem pelo Sul, não servem só para clima frio não). Pré-moldadas. Nada, só alvenaria.

    Ou seja, monopólio de contrução para um povo que não sabe fazer contas resulta em: “Um mamute chiquito queria volar..”

    0
    • Andre 16 de abril de 2011 at 18:18

      “Ninguém fala em casas de madeira (viagem pelo Sul, não servem só para clima frio não). Pré-moldadas. Nada, só alvenaria.”

      Cara, não sou especialista no assunto, mas acho que de uns anos pra cá, o custo de uma casa de madeira aumentou feroz, e está quase equiparado à uma comum, de alvenaria.

      Conheço uma pessoa que desistiu por causa disso.

      Abs

      0
      • Andre 18 de abril de 2011 at 10:28

        Isso sem contar que o brasileiro (exceto no Sul) tem um preconceito enorme contra casa de madeira… Ou seja, só serve se for construir uma casa “pra vida toda”, pq depois se quiser vender é brabo…

        Abs

        0
  • pedro 17 de abril de 2011 at 09:47

    Estudo que desmente o numero divulgado do deficit habitacional. Leiam e reflitam: abep.nepo.unicamp.br/docs/outraspub/Demographicas3/demographicas3artigo9_257a286.pdf

    0
  • Gabriel 17 de abril de 2011 at 15:51

    Acho que os preços dos imóveis chegaram a um nível insustentável. Quem está comprando, na maioria das vezes, são investidores que atuam alavancados, ou seja, dando pequena entrada, esperando lucrar com a valorização do imovel. Vão quebrar a cara.

    0
    • Andre 18 de abril de 2011 at 09:58

      Fonte?

      Abs

      0
  • Evandro 18 de abril de 2011 at 10:53

    Publica o “efeito sazonal” das vendas na cidade de São Paulo:
    http://www.secovi.com.br/pesquisas-e-indices/imobiliario-da-cidade-de-sao-paulo/

    Até quando vai esse efeito, ou o termo sazonal está sendo usado para de 2011 pra frente?

    “Em relação a fevereiro de 2010 (com 2.858 unidades), houve queda de 34,6%”
    ” O VSO médio da cidade de São Paulo foi de 13,2%, diante dos 6,7% de janeiro e dos 21,1% de fevereiro de 2010″

    O engraçado é que o carnaval este ano foi em março. Que triste, parece que ocorrerá mais um ‘efeito sazonal’ pra março.

    Sem manipular os números!!. Vamos acreditar que eles são ‘super-otimistas’ mas não desonestos, ou que tenha auditoria de alguém.

    0
  • Aluisio 18 de abril de 2011 at 12:51

    Finalmente (depois de 1 mês de atraso) saiu a pesquisa da SECOVI-SP sobre o mercado imobiliario da região. E fevereiro não foi diferente, houve queda no mercado imobiliario e novamente ele culparam a sazonalidade para esse efeito. Já estão falando que março também sofrera o mesmo efeito.

    O mais estranho é que grande jornais do pais não deram importância a isso…….
    Hmmmmmmmmm isso me cheira crise no setor..

    Link para a pesquisa:
    http://www.secovi.com.br/imobiliario-da-cidade-de-sao-paulo

    1+
  • MrK 19 de abril de 2011 at 23:49

    Post ao amigo André:

    Há um dado que não pode ser ignorado e ainda não vi por aqui, acho importante até todos olharem:

    A bolsa de valores como sabem, tem o habito de tentar (e quase sempre acerta) ler o futuro, é uma projecao de lucro das empresas e por consequencia projeção das vendas futuras dos setores!

    Vejam dados REAIS das maiores players do mercado:

    Ações gafisa ultimos 12 meses = -16% (Chegou a bater R$40 no seu recorde, hoje tá em R$10)
    Ações Cyrela 12 meses = -19% (historia parecida com a de cima)

    Indice ibovespa do mesmo periodo = -5%

    Ou seja, se o mercado é esse santo graal que corretores dizem todos os dias nos jornais, porque os 2 maiores players do setor de construcao civil apresentam queda de quase 4x maior que a média das ações???? (leve em conta ainda que muitas ações sofrem por ser exportadoras e por ter o dolar baixo, puxando o ibovespa, e esse feito cruel nem existe pra essas duas e ainda assim tão fazendo muito feio!!!)

    Existe claro uma pressão de custos, mas se o mercado pra frente tivesse expectativa de ser a maravilha que dizem, essa pressão sairia na urina… seria nada pra impedir lucros voluptuosos.

    o que dizer?

    0
    • jose 20 de abril de 2011 at 17:29

      Mrk,

      nao vou defender nenhuma acao.. ate pq estou vendidaco na bolhespa e acho que ela cai bem….se nao cair pelo menos tem o carrego a favor q ajuda…

      agora, como ja foi dito aqui as coisas sao mais complexas do que gostariamos…

      Nao sou especialista em bolsa (nao eh o meu mercado) mas convivo com pessoas que entendem muito… entao mesmo por osmose alguma coisa a gente aprende…

      elas tiverem revisao pra baixo de lucro principalmente em funcao do aumento de custos diretos, alem disso, temos a subida de juros e inflacao, que come a renda das pessoas ne?

      e essas duas epscificamente sao as duas do setor que ja tem a menor margem liquida, entao acho que sao as que mais sofrem com aumento de custo.. acho melhor parar por aki pra nao falar besteira…

      0
      • MrK 20 de abril de 2011 at 20:48

        jose, essa sao as lideres do setor, sao pra quem temos que olhar, nao adianta olhar uma EVEN da vida e achar que ela vai refletir a realidade do setor

        quanto ao aumento de custos, eu falei disso no post: Sai na urina! mole mole! Se o preço continuar nesse patamar e com vendas aquecidas

        o motivo da gafisa e cyrela se tornarem micos 4 vezes piores que o ibovespa, se deve a:

        Rebaixamento na projecao de lancamentos
        Rebaixamento das espectativas de vendas
        Crédito mais caro

        voce acha que um mercado super aquecido tem as 3 caracteristicas acima? Claro que não…então o que voce acha que vai ser da venda de imoveis pra frente? olha pra gfsa3 e cyre4 e tire suas conclusões, já tirei as minhas!!

        abs

        0
    • Andre 24 de abril de 2011 at 01:08

      MRK,

      A bolsa precifica tanto crescimento quanto queda, e nem sempre acerta, as empresas mais penalizadas na crise de 2008 foram os bancos médios e as construtoras, com quedas de 80%, 90% ou até mais. Logo depois,qdo percebeu-se que o mundo não ia acabar, recuperaram valor e subiram igual foguete, em alguns casos quase 1000%.

      É óbvio, é evidente, que os imoveis não vão continuar vendendo tanto qto nos ultimos anos, e em algum momento o preço vai para de subir, e pode inclusive cair. Isso se refletir no preço das ações das construtoras é natural. Isso já foi falado aqui neste blog mesmo, construtoras revisando pra baixo metas de vendas/lucros.

      Se os corretores dizem que o mercado é “uma maravilha” e que vai subir pra sempre, vc deveria questionar a eles e não a mim.

      Entrar em disputas pessoais em blogs não vai fazer preço de imovel baixar, nem de aluguel.

      Não somos inimigos, rebati seuas argumentos que considerava errado, mas tb reconheci e elogiei os que considerava certo.

      Abs

      0
      • MrK 25 de abril de 2011 at 09:56

        caro andre, nao estou em disputa com voce nem ninguem

        so postei o lance de ações direcionado pra vc, pois parecia a pessoa mais informada para debater o assunto

        alias, acho o debate mais duro inutil, pois a bolha (que creio existir) pode estourar em 6 meses ou em 6 anos… não há como precisar, por isso um dos lados só vai se provar certo em prazo indefinido…

        0
  • Moises Rafael Dallagnol 20 de abril de 2011 at 01:56

    Amigos, gostaria de uma ajuda, tenho uma dúvida cruel. Em fev 2009 adquiri um imóvel na planta em Curitiba, 115m2 de área útil em bairro de classe média, valor na época 340 mil, hj sendo vendido por 480 mil. O parcelamento inicial é com a construtora com a possibilidade de financiamento do valor restante na entrega do empreendimento. Como minha noiva é funcionária do Banco do Brasil a opção de financiamento é bastante atrativa, juros de 8% ao ano em média. Ja possuo outro imóvel, um apto pequeno, avaliado em 120 mil reais. Aí é que está a dúvida, possibilidades:
    1) Venda desse imovel e quitação do valor total (somados a outros 120 mil que possuo)
    2) Manter esse imovel alugado e pagamento de parte do financiamento com o que já possuo
    3) Manter o dinheiro em renda fixa já que a taxa de juros do financiamento é atrativa e vender o imóvel
    4) Manter o dinheiro em caixa e manter o outro imóvel alugado

    Hj digo que minha tendencia seria pela venda desse outro imóvel e manutenção do meu dinheiro em renda fixa, visto que também acredito na tendencia de queda dos preços e maiores dificuldades para venda no futuro. Aguardo sugestões, obrigado

    0
    • jose 20 de abril de 2011 at 17:15

      se VOCE acha que o preco vai cair e tera dificuldade de venda:
      VENDE

      0
    • [Alterado] 21 de abril de 2011 at 15:02

      Moisés, costumo ler aqui o site mas não me manifestar, mas no seu caso achei que vale à pena. Sou de Curitiba e trabalho em uma grande construtora da cidade, mas diferente dos estusiásticos com o mercado, consigo enxergar que há uma bolha. Tenho dados inclusive da Ademi, e é sobre eles que irei falar. Segundo pesquisas da Ademi, o valor dos imóveis começa a cair a partir do momento que a disponibilidade de imóveis de imóveis para venda ultrapassa 30%, no entanto em Curitiba este índice já atingiu 40% no final do ano passado. Na construtora onde trabalho, 45% dos imóveis comprados são vendidos para investidores, que pensam que ao final da construção irão vender os seus imóveis pelo preço que valorizou. O grande problema é que a onda de lançamentos ainda não teve suas entregas. Leia-se que as construtoras estão vendendo na planta e prolongando os prazos de entrega, até por falta de mão de obra e entraves burocráticos junto às prefeituras, que estão com grande volume de trabalho devido ao boom. Enfim, o que quero dizer é que no estágio atual já está sobrando imóveis para venda na planta e eu sei que grande parte do que vai ser entregue será para investidores e que não ficarão com imóveis. Curitiba, para você ter idéia, apresentou um número descomunal de lançamentos em número de unidades, equivalente em números absolutos o que foi lançado na cidade de SP. Ou seja, mais para frente, as construtoras que têm ação na bolsa terão que vender estes apartamentos, pois trabalham alavancadas. Quanto mais tempo ficam com o apartamento, mais prejuízo. Sendo assim, investidores que não vão encontrar liquidez mais construtoras com estoque acabarão fazendo leilão e o preço dos imóveis irá cair. Eu sinceramente, ficaria com o imóvel de 120 mil e me desfaria do negócio atual. E aliás, te proponho um teste, pegue o imóvel que você comprou na planta e anuncie no jornal dizendo que quer vender ao invés de 480 por 440. Descobrirá que não tem ninguém interessado em comprar… aí você sentirá o pepino que é ter um imóvel pronto e não conseguir vender. O preço dos imóveis com certeza irá cair quando as entregas destes milhares de lançamentos começarem a acontecer. Espere uns anos ou até depois da copa, se puder. Quem viver, verá.

      0
      • Bolha Imobiliária 22 de abril de 2011 at 15:56

        Muito interessante este seu comentario. Raramente alguem que trabalha dentro das construtoras, fala isto. Irei preservar a sua identidade, e alterei o seu nome para não prejudicar o seu nome, mesmo que vc tenha usado um nome fake. Em breve irei postar um artigo sobre esta sua declaracao. Obrigado

        0
      • Moises Rafael Dallagnol 23 de abril de 2011 at 15:19

        Essa possibilidade até já passou pela minha cabeça, por alguns motivos: com 30 anos não imagino que esse seja meu imóvel definitivo e desde que comprei em 2008 minha situação financeira melhorou consideravelmente, portanto os sonhos com relação a um outro imóvel também passaram a ser diferentes. Mas te digo que com casamento em vista, o imovel atual, o de 120 mil, traria-me alguns inconvenientes, em termos de espaço principalmente. E mesmo com uma queda dos valores, dificilmente alcançaríamos aquele patamar de 2008, lembrando que minha aquisição sofreu uma “valorizaçao” de aprox 40%. Portanto a tendencia atual é que me desfaça do de 120 e aguarde uns 3-4 anos para pensar num outro de forma definitiva. Obrigado pelo conselho. Abraço

        0
        • jose 25 de abril de 2011 at 15:25

          Mrk,

          acho que voce deveria ficar mais feliz se ele te dissesse que ia vender o taxi pra comprar um imovel na planta ou que vai virar corretor, ai sim tava com cheiro de euforia

          mas se ate o taxista acha que tem bolha… sei nao…

          0
  • MrK 22 de abril de 2011 at 20:10

    amigos, estive em curitiba a trabalho e o taxista puxou assunto sobre bolha imobiliaria la… do hotel ate o aeroporto a. pena se via muito predio subindo… concordo inteiramente com o dito acima]

    eh mais simples do que parece: O credito eh farto, os imoveis subindo, os investidores desavisados acham que lucro no passado eh garantia de lucro no futuro e compram imoveis pra investir, alimentando ainda mais a bolha… mas um dia estoura!

    0
    • jose 25 de abril de 2011 at 15:25

      Mrk,

      acho que voce deveria ficar mais feliz se ele te dissesse que ia vender o taxi pra comprar um imovel na planta ou que vai virar corretor, ai sim tava com cheiro de euforia

      mas se ate o taxista acha que tem bolha… sei nao…

      0