Minha Casa, Minha Vida terá corte de mais de R$ 5 bilhões – Folha.com

Você pode gostar...

Comments
  • Duda 1 de março de 2011 at 14:13

    Não, o problema não é a aprovação do congreso. O problema é que o minha casa minha vida, além da bolha, tem gerado mais inflação nos dois ultimos anos do que nos anteriores 6…

    0
    • Duda 3 de março de 2011 at 17:26

      A isto que estava me referindo:

      http://www.cotizalia.com/noticias/2011/tormenta-brasil-inflacion-sobrecalentamiento-economia-bolsa-20110304-65786.html

      0
  • Jorge 1 de março de 2011 at 17:13

    Acho que finalmente os preços começarão a cair!
    Só de ontem (após o anúncio do corte) até o momento, as grandes construtoras acumulam grande queda na bovespa. Como exemplo, a MRV já acumula queda de mais de 6,5% somente de ontem até agora.
    Pela lógica, o setor imobiliário não terá pra onde crescer nesse ano. E só a estabilização nos preços já será capaz de gerar um efeito dominó, pois os especuladores não ganharão nada em seus investimentos e terão prejuízo, pagando IPTU, condomínio etc. Daí, é provável que se descabelem e comecem a colocar preços mais baixos pra vender o que gerará mais queda e assim por diante….. Quem sabe em julho eu veja um bom momento pra comprar meu primeiro imóvel!

    0
    • Bolha Imobiliária 1 de março de 2011 at 18:12

      Quem me dera que em julho acontecesse isto…hehe

      0
  • Jorge 1 de março de 2011 at 17:57

    Detalhe, as ações da MRV que é uma grande construtora em 1/12/2010 fechou em R$17,55 e hoje está batendo R$13,05, ou seja, de lá pra cá foram mais de 25% de desvalorização.
    Os investidores da bolsa já perceberam a proximidade da explosão da bolha. Agora só falta os especuladores com imóveis desocupados perceberem isso.

    0
    • Bolha Imobiliária 1 de março de 2011 at 18:11

      Pois é

      Não é somente a MRV, mas outras construtoras também. Vou postar algo para o pessoal sobre isto.

      0
      • Jose 2 de março de 2011 at 17:41

        preco de casa eu defendo, acho q nao cai, mas acao.. eh pra socar isso tudo ai…
        vamos criar um site.. quando o ibolhespa estoura? hehhe

        0
        • Luiz 3 de março de 2011 at 22:06

          José como não cai? Você acha que a população tem renda até a estratosfera para pagar uma casa?
          Imagina quem tem uma renda de 4.000 reais comprando uma casa de 300.000 mil, que em SP não é muita coisa…

          0
          • Jose 9 de março de 2011 at 16:26

            desculpa Luiz,

            disse que nao vejo queda no curto prazo… o motivo? ja escrevi uns 50 posts porque…

            0
  • Edna 2 de março de 2011 at 00:31

    Chegou a hora pessoal, vamos fazer nossas ofertas pé no chão. Mercado é feito de compradores e vendedores, agora é nossa vez.

    O corretor não repassou sua oferta? não está interessado na sua oferta? joga para o vendedor ou locador? Procure outra imobiliária. Está caro? Não compre!

    Quero ver como a coisa vai ficar na hora que os senhores corretores e donos de imobiliárias não estiverem negociando nada!

    0
  • Joacy Coelho 2 de março de 2011 at 09:47

    Estou acompanhando atentamente o movimento do setor imobiliário na Bolsa, quando vi na seguda-feira a baixa de mais de 1%, num dia de alta para os demais índices, percebi o “sinal dos tempos”.
    Acredito que está prestes a acontecer o que deveria ter acontecido em 2009, mas como era ano pré-eleitoral o PT jamais deixaria isso acontecer, e agora muitos vão pagar uma salgada conta, principalmente os especuladores sardinhas, por que os tubarões já tiraram o time de campo – a exemplo de Sam Zell.
    Acho que essa baixa nos preços deva acontecer no segundo semestre, mas com as questões geopolíticas se agravando na África e Ásia, isso pode acontecer a qualquer momento – imaginem uma convulsão social na China, onde dizem que já ocorrem pequenas manifestações em prol da democracia e que são fortemente reprimidas. Esse cenário pode no final causar uma onda de desemprego por aqui e sem dinheiro não há como pagar financiamentos.

    0
    • Jose 2 de março de 2011 at 16:12

      sera q agora estoura?

      isso ai galera…revolução na China, Genocidio no Oriente Medio, aqui preços de casas caindo 50%,60%, inadimplencia nas alturas, bancos quebrando ou sendo socorrido pelo BC, desemprengo dobrando, dólar disparando, bolsa desabando, com algumas construtoras quebrando, escassez de credito na praça, quem tem prestação de carro não conseguindo pagar a próxima (de casa então nem se fala), gasolina na lua…viagens entao nem se fala…

      e ai eu pergunto: o maximo que nós profetas do apocalipse vamos conseguir, é fazer uma oferta justa no preco da casa? parece pouco pra quem esta antevendo tudo isso não?

      aposto que mais da metade aqui (o dono do site eu sei que tem) ta lotado de acoes na bolhespa…

      0
      • Duda 3 de março de 2011 at 22:18

        Cara, te mandei a curva da bolha tipica por email (no teu hotmail). Se puder colca aqui. Eu não estive com tempo nestes dias.

        0
  • Gil 2 de março de 2011 at 14:20

    kkkkkkkkkkkkkkk.
    Tá quase estourando!
    Isso com certeza é o início do estouro. Sem dinheiro para financiamento, e juros mais altos devido a falta de dinheiro, a tendência lógica é a queda dos preços.
    Estou querendo comprar um apto de 3 quartos e 2 vagas em BH, hoje está por 670.000. Quando chegar a 500.000 eu compro por 400.000. heheheehe.

    0
    • Duda 3 de março de 2011 at 16:40

      Um pouquinho de paciencia… vai estourar sim, mas por volta de 2012. Aí teremos preços “normais” de novo, no patamar de 2005 mais inflação.

      0
      • Luiz 3 de março de 2011 at 22:07

        E várias galinhas mortas no leilão…

        0
  • Jose 2 de março de 2011 at 16:16

    continuo a minha tese:

    se aki, num site chamado bolha, nego ta achando que em julho ja da pra comprar imovel… isso nao vai desabar nunca!!!!

    ou o estouro da bolha se dá em 4 meses e pronto?!!!! depois sobe tudo? eh assim as bolhas?

    se nego tivesse falando em comprar imovel em 2015 por ai, ok.. mas em julho??? assim ela nao estoura se encontrar TANTA demanda reprimida assim

    0
    • Ana Paz 2 de março de 2011 at 17:06

      Comentário sensato o seu, José.
      No entanto, nem a demanda reprimida, que deve ter existido em todos os casos de bolha anteriores, é capaz de segurar o efeito bombástico da especulação.
      Gente “querendo” não é sinônimo de gente “podendo”, em especial, diante da sequencia de cortes no crédito que nos esperam…
      ou isso, ou o retorno da inflação. Não tem jeito!

      0
      • Duda 4 de março de 2011 at 13:03

        Perfeito seu comentario Ana. Ha dois anos falava-se de 6 milhões de moradias em falta. Isso supondo que as pessoas pudesem pagar. Até agora já foram construídas mais de um milhão e meio (significa que a demanda diminuiu), só fica “em falta” 4,5 milhões (de novo presupondo que a população que precisa pode pagar). O que temos então é o seguinte: preços aumentando (e muito) em um mercado com demanda DIMINUINDO. Isso contradice quaisquer teoría economica. Só explica-se por causa de um efeito “manada”: tudo mundo quer comprar ao mesmo tempo, mesmo sem necessidade real, por exemplo os especuladores, ou os investidores que tem medo de ficar por fora do negocio, ou o publico geral entusiasmado com o “bom momento do pais”. Mas isso acabará pronto, pois o povão NÂO PODE PAGAR. A demanda artificial cairá abruptamente junto com os preços, tal como manda a teoria economica de oferta e procura convencional. Será o fim da bolha.

        0
        • Jose 4 de março de 2011 at 13:41

          DUDA,
          nao nasce mais ninguem no Brasil?
          (sao 2,4 milhoes de pessoas a mais por ano (ja desconsiderada as mortes), isso em 2009, como essa taxa era maior ha 20 anos, a mudanca de faixa etaria eh bem maior atualmente)…

          nao se formam mais ninguem nas faculdades?
          demandam casa

          ninguem mais casa (de casamento)?
          demandam casa

          de uma olhada na piramide etaria do Brasil e veja quantas pessoas estao na faixa de 20 a 30 anos.. e ve qt tem na “fila” na faixa de baixo…

          demanda diminuindo eh meio forte nao?

          0
          • Ana Paz 4 de março de 2011 at 17:02

            Desculpe, José, mas sou obrigada a discordar.
            Emprego e renda aumentaram, mas em proporção infinitamente inferior ao preço dos imóveis.
            Mais gente no Brasil não implica, necessariamente, em mais potenciais compradores. Não para preços nesse patamar.
            Reforço a tese do “querer não é poder”.
            Vejo essa demanda, como uma demanda artificial (como mencionou Duda) sim, pois a maioria só está na posição de comprador, em razão do crédito fácil. Cessando esse, fica fácil prever as consequências…

            0
            • Bolha Imobiliária 4 de março de 2011 at 17:23

              Falou e disse

              0
          • jose 6 de março de 2011 at 12:06

            o credito ta facil pra carro, que compra sem entrada em 60 meses e paga quase 700 reais por mes pra levar um carro simples..e consequentemente no dia seguinte ja eh melhor pro cara devolver o carro do que pagar o financiamento, o que nao acontece com a casa aki no brasil…

            ah e pra funcionario publico eu acho q o imobiliario ta facil sim.. tomar $$ @ 7,90%… po…

            esse patamar de credito imobiliario veio pra ficar (queiram ou nao)… se a esperanca de voces para os precos cairem eh o nivel de credito imobiliario no brasil despencar (fechou em janeiro em explosivos 3,6% do PIB) pode esquecer….

            e reforco uma coisa que falei.. a noticia da primeira tranche de securitizacao de creditos imobiliarios da CEF eh MUITO relevante na minha opniao.. se isso for o comeco de um movimento… o credito imobiliario vai andar MUITO… acho melhor do que ficar falando “subiu muito e bla bla bla” e só isso, eh ler essa noticia e discutirmos isso, pq isso pode ser uma quebra de paradigma no mercado de credito local, com severas implicacoes (pro lado bom E pro lado RUIM – com vies pro ultimo, na minha opniao)

            0
  • Jose 2 de março de 2011 at 16:18

    outro detalhe..

    como aprendi com a duda.. tudo eh pscicologia..

    o jorge disse “meu primeiro imovel” ao inves de meu imovel….

    ele pensa em outro depois??? assim a bolha nao estoura…ne?

    0
    • Jorge 2 de março de 2011 at 17:42

      No caso, podem haver várias interpretações sobre esta frase: meu primeiro imóvel.
      Eu disse isso, não pela intenção de comprar vários, mas com um sonho de depois de alguns anos poder trocá-lo por um melhor.
      Outra coisa, demanda reprimida??? é ruim hein…..
      O que mais tem no momento é neguim comprando apartamento na planta sem ter o dinheiro das chaves……. acham que o lucro é certo. Em bsb já são 60.000 imóveis desocupados (ou seja, na mão de especuladores).
      O problema das pessoas dizerem que há déficite habitacional é o fato de não perceberem que esse problema não existe por falta de imóveis disponíveis, mas por falta de pessoas com dinheiro pra comprar.
      Eu disse em julho, porque já vejo o efeito da estagnação dos negócios imobiliários. Estou mirando um apartamento desde o ano passado (dezembro). Como não penso em dar o preço pedido, e ele já caiu 10%, irei comprar quendo o proprietário ver a situação preta e vender por 40% a menos. Isso não fará os preços subirem novamente, pois não são muitas as pessoas que pensam como eu penso. A maioria meito além de estar comprando um imóvel, o faz pra especular e isso sim é um perigo.
      Se a maioria da demanda fosse de pessoas pra comprarem imóveis, porque moram de aluguel, como é o meu caso, tudo bem. O problema, não sei se já passaram pela experiência, é que quando se procura um vendedor de imóveis ele já vai perguntando: é pra investir??
      Por isso, digo a bolha vai estourar. Isso não ocorrerá, porque existem pessoas que moram de aluguel que começarão a parar de compra, mas pela percepção dos especuladores de que não é mais rentável comprar imóvel na planta. Faça uma experiência: se conhecer um corretor (amigo) peça pra ele responder o percentual de investidores x futuros moradores que compram imóvel na planta.
      Depois desses episódios vcs verão investidores/especuladores “pedindo pra sair” e tentando recuperar parte do que já pagaram nas parcelas.

      0
      • Jose 3 de março de 2011 at 10:08

        ja caiu 10%!!!!
        entao ja comecou o estouro!!!!!

        0
  • Al 2 de março de 2011 at 16:22

    No IMOB, índice das empresas do ramo imobiliário na Bovespa, a desvalorização acumulada é de 14% em 2011.

    http://web.infomoney.com.br/investimentos/acoes/cotacoes/imob/

    0
  • Sant'Anna 2 de março de 2011 at 18:41

    Concordo com o Jose, ainda eh cedo para falar que algo vai acontecer ja em Julho, eu acredito que estamos no inicio dela, mas vai demorar mais uns 2 anos ai. Nos EUA ela inicio em 2002 e foi alimentada por 6 anos, aqui ela foi iniciada em 2009, e por enuanto so passo 3 anos que estamos nesse processo.
    Eu acredito que vai acontecer sim, o Governo vai manter inflando ela por mais um tempo ai, pq eles sabem que se estourar vai ter muito desemprego e eh melhor deixar para o proximo presidente.

    E outra se isso ocorresse tao cedo, nao seria uma bolha, seria uma marolinha temporaria q faria somente os preços estabilizarem e voltarem a crescer depois.

    0
    • Jose 3 de março de 2011 at 10:05

      e tem mais uma coisa ai…

      quem puder ler o valor de hoje falando que a caixa comeco a securitizar os creditos imboliarios…
      amigos.. isso na verdade eh comeco da bolha….

      e vai pagar TR + 10%… e nego ta tomando financiamento na caixa @ TR + 8%….

      agora vamos ao cenario… o gringo vem e olha TR + 10% e faz o q?
      COMPRA!!!!
      com “garantia do governo” como eram as Fannie Mae e freddie Mac nos USA…
      ou seja, a provavel falta de recursos da poupana e FGTS, pode encontrar uma MEGA solucao, com $$ gringo.. e turma.. nao eh pouco $$ nao…..

      pra quem ta esperando a bolha estourar, isso eh ma noticia…

      0
      • Duda 3 de março de 2011 at 16:35

        Gringo já está “saindo” mais do que entrando… pelos preços de Recife compra em Ibiza, ou numa ilha Grega… sem assaltantes nem bandidos…

        0
        • Jose 3 de março de 2011 at 18:25

          acho q vc nao entendeu….

          gringo vai comprar um PAPEL que rende TR + 10%… tem isso la em ibiza?

          0
          • Duda 3 de março de 2011 at 22:22

            agora sim… Mesmo assim, estoura, e feio. Te mandei a curva de bolha tipica. Se quiser brincar pode superpor com o “desempenho” dos preços aqui no brasil. Acredito que agora já tem que concordar comigo. Temos bolha, o auge será 2011 e o estouro por volta do fim de 2012. Quem quiser comprar, espere ate lá. Quem avisa… amigo é.

            SDS

            0
    • Duda 3 de março de 2011 at 16:49

      Não, na verdade iniciou depois de 2005. Possivelmente 2006, ano de otimismo, depois da releição do Lula, depois o PAC, o Presal, mundial, Jogos Olimpicos. Olha como isso mexeu na psicologia do povão, que achou que não era mais vira lata. Depois o minha casa minha vida, que permitiu driblar a crise. O inicio das bolhas é suave e depois acelera-se. No inicio ninguém consigue saber, fica dificil. Se Vc estodou cálculo, a curva das bolhas e parecida com uma função exponencial, com algumas oscilações no meio e uma brusca queda no final.

      0
  • pedro 3 de março de 2011 at 12:04

    Fico leno este blog e chego a ter a sensação de que estamos ficando todos loucos. É claro que existe uma bolha no brasil, em brasília existe não uma bolha, mas várias bolhas. Desde a especulação de corretores que não sabem o que estão fazendo neste mercado. Já perceberam o tanto de corretor mal informado em brasília ? Passando pelas áreas irregulares de todo o df ( aqui o bicho pega ). Transformaram merda em ouro. Já vi gente que mora em vicente pires e condomínios afirmarem que estão morando bem ! Pode isso ?
    Outra se confirma pelo dinheiro fácil das maracutáias da política. Onde ficam os funcionários públicos e os pequenos e médios comerciantes do df, porque aqui, diferentemente de são paulo, não tem grandes industriais e mega empresários. Terrenos que a anos valiam 100 mil reais hoje valem mais de 500 mil. Acompanhei um lote em águas claras que em 2010 era vendido por um milhão e seiscentos mil, e hoje, março de 2011 o mesmo lote está a bagatela de cinco milhões e duzentos mil reais. Quem aumentou seu patrimônio em mais de 300 por cento em um ano ? Tá todo mundo ficando doido nesta cidade, socoroooooooooooooooooooooo

    0
    • Duda 3 de março de 2011 at 15:52

      Rararara, bom com Brasilia tudo é possível, tem tanto dinheiro “sobrando” por aí, por causa da corrupção claro, além dos salarios estratosfericos, que ate pode ser que aí a bolha estoure “menos” que em outros lugares… Mas bolha, até um extraterrestre ve que tem, em todo o pais. Porém, o assunto ficará pior em 2011, (ate ninguém ficar com “dúvidas” que tem bolha!) e ruirá feio em 2012. Não chegaremos nem perto do mundial sem ter uma crise.

      0
  • ildeu 3 de março de 2011 at 19:45

    queria que a bolha nao estourasse agora …deixa eles construirem mais alguns milhoes de imoveis no brasil .Quanto mais ,melhor …mais ferrados os proprietarios vao ficar .Destesto quem investe em imoveis …sao arrogantes ,falam que vale isso ou aquilo , mas ninguem nunca ve o dinheiro na mao deles .Tudo ” ta valendo tanto” mas entao pq nao realiza ? vende e vai morar na europa ?Sempre o mesma papo ” daqui a uns anos vai valer tanto” por isso “to segurando”; “o cara do lado vendeu o dele por tanto” quem comprou? me fala ? vc viu o pagamento?Os caras nao pagam nem o ipva do carro e dizem que seu lote vale 700 mil ,sua casa 1 milhao >E ai vc pergunta quento o cara ganha :5 mil por mes!

    0
    • Bolha Imobiliária 3 de março de 2011 at 20:40

      Concordo contigo

      Por isso digo: Quer investir, vai pra bolsa, e não deixe a gente sem morar por causa disto !!!

      0
      • Duda 3 de março de 2011 at 22:25

        Gostaria mandar um email com uma curva de bolha, para esclarescer o povo. como fazo?

        0
        • Bolha Imobiliária 3 de março de 2011 at 23:04
          • Duda 4 de março de 2011 at 09:38

            Cara, mandei os dois graficos para teu email. Publica por favor, assim não teremos mais duvidas sobre a bolha. Apenas poderemos discutir sobre a data do estouro. Eu calculo (mais ou menos) novembro de 2010.

            Grande Abraço! Grande Site!

            0
            • Bolha Imobiliária 4 de março de 2011 at 11:41

              Irei publicar…

              0
          • Duda 4 de março de 2011 at 09:43

            Desculpas, novembro de 2012…quis dizer

            0
      • Jose 4 de março de 2011 at 13:42

        BOLSA???

        stay away…

        vai mamar o CDI… melhor coisa q tem

        0
  • henrique 4 de março de 2011 at 11:45

    Tenho acompanhado as discussões e, em relação ao assunto, penso o seguinte.

    O preço dos imóveis provavelmente ficará estabilizado ou cairá um pouco nos próximos 2 anos, até que a taxa de juros volte a cair novamente.

    Durante esse período, acho que quem tem dinheiro deve mantê-lo aplicado, pois, enquanto o valor nominal dos imóveis permanecerá o mesmo, o rendimento das aplicações aumentará seu patrimônio, nominalmente, em torno de 24% (taxa de 12%a.a.), ou seja, quem comprar lá frente ganhará essa diferença.

    Queda vertiginosa, no médio prazo, não acredito que vá acontecer. Para que isso ocorra, é necessário o aumento do desemprego, recessão, falta de pagamento de prestações etc.., e, pelo jeito, esse cenário não está tão próximo como muitos pensam.

    Há, ainda, a questão da demanda artificial criada por investidores. Não há dúvidas de que grande parte das compras realizadas atualmente são concretizadas por investidores que pretendem revender os imóveis a um preço mais alto no futuro. Prova disso são 1) os inúmeros prédios já concluídos que possuem poucos moradores; 2) os lançamentos de apartamentos novos, cujos mesmos compradores adquirem várias unidades para posterior revenda; 3) a crença de que a valorização é eterna.

    Esse excesso de unidades no mercado fatalmente empurrará os preços para baixo algum dia, mas enquanto houver “esperança de valorização” e a despesa gerada por esses imóveis puder ser suportada pelos proprietários, não haverá uma queda significativa nos preços.

    Abraço a todos.

    0
    • Frank 4 de março de 2011 at 17:44

      “enquanto houver “esperança de valorização” e a despesa gerada por esses imóveis puder ser suportada pelos proprietários, não haverá uma queda significativa nos preços.”

      Exatamente.

      Infelizmente, pois estou querendo fazer um upgrade de imóvel aqui no RJ, e os termos de troca p/ a operação q quero fazer (sair da Barra e ir p/ Zona Sul) pioraram consideravelmente nos últimos 2~3 anos.

      Mas não vejo investidores em frenezi vendendo imóveis. Eles vão vender muito caro a desidratação desses preços…

      0
      • jose 6 de março de 2011 at 11:48

        Frank,

        acho q a tendencia eh esse spread (zs – barra) abrir mais…
        eu to na zs e trabalho aqui. Minnha mulher trabalha ai na barra e sao 1:30 por dia pra ir e mais 1:30 pra voltar. Ela ate quer fazer essa troca da zs pela barra, mas nao rola…

        acho q o desequilibrio entre a oferta e demanda na zs sera sempre desiquilibrado pq a oferta nao se expande muito mais, ao passo que na barra eh um canteiro de obras de novos empreendimentos…
        enquanto nao houver uma mudanca grande na barra para que vire um grande centro de empresas (ja ta ocorrendo ne, mas acho q um pequeno aeroporto, tipo sdu, seria fundamental pra isso), e melhorar os acessos pra centro e zs (o que nao acredito que va ocorrer) acho q esse movimento da diferenca de precos continua…

        agora pra quem trabalha na barra, eu ficaria por ai mesmo.. praias melhores.. hehe… eu acho…
        abs

        so um controponto (pra variae ne)
        aki se fala tanto em investidores, como se fosse um numero absurdo deles, que SO eles estivessem comprando casas… e que isso fosse uma novidade..

        quem nao conhece (no rio tem muito), familias com bom poder aquisitivo, que tem varios imoveis? que os pais/avos foram os “investidores burros” de 20 anos atras?
        investidores de imoveis SEMPRE existiu e sempre existira.. isso eh, alem de tudo (pra simplificar a discusso) uma forma de diversificar… nego aki nao ama a bolhespa, acha bom um monte de lixo que tem la? pq esse movimento quando vai pros imoveis eh tratado aqui como burrice, os caras vao meter a mao pelas pernas e bla bla bla..

        parece que os investidores em imoveis chegaram ano passado.. SEMPRE existiu.. e os precos?

        acho q aqui te muita paixao, torcida (TEM que cair pra eu poder comprar) e pouca racionalidade nas discussoes…

        saudacoes mangueirenses.. hehe

        0
        • Frank 10 de março de 2011 at 10:05

          olha, eu torço pra q seja bolha, pq isso me interessa :)….mas estou cabreiro.

          de isso q se discute por aqui, o q fica um pouco difícil de entender é como os imóveis na ZS do RJ dobraram de preço em 2~3 anos, e renda das pessoas se expandiu – sei lá – uns 10%-20% no máximo.

          peegunta: quem é q está comprando 2 qtos de 70m2 a R$ 1 MM ? certamente não é o perfil das pessoas q compravam esse produto há 7-8 anos.

          o assalariado em empresa de 1a linha (ou bom emprego público) recém casado q comprava esse produto por 300m-450m agora não compra mais.

          ninguém em sã consciência vai se encalacra em crédito além de 200m-300m…

          portanto o boom na ZS tem pouco a ver com crédito, em minha opinião.

          é grana nova, q não entrava (ao menos na escala em q está entrando) há 3-4 anos atrás.

          pergunta: essa “grana nova” é pra morar ou pra investir?

          0
          • jose 11 de março de 2011 at 11:35

            Frank,

            vamos la… somos da mesma cidade entao fica mais facil falar pq vc vai me entender…

            nego ta ganhando MUITO $$ cara…

            qualquer mulambo que trabalha num banco hoje no rio (recem formados da puc e ibmec) tiram pelo menos 40k -50k de bonus no fim do ano (pode acreditar, ralam 12hrs por dia pelo menos, mas…)

            e a turma que trabalha na construcao civil.. todo mundo ganhando belo $$

            aki no rio eu tenho amigos que trabalham nas empresas do eike.. tudo cheio da grana…

            enfim, o pais gerou MUITA riqueza nos ultimos anos, e nego quer ir pra zona sul…

            pensa uma coisa: qts empresas abriram capital nos ultimos 5 anos? e o que que é isso?
            eh nego que tinha acao valendo zero e foi na bolsa e vendeu..ganhando um belo $$.. ai me diz, seja esse cara do rio, sp, qq lugar, esse cara quer (ou pensa, ou acha simpatico a ideia) de ter um imovel na zona sul….

            existe uma coisa que parece que pessoal do site aqui nao quer ver… tem MUITA gente ganhando $$ no Brasil… MUITA mesmo… e essas pessoas vao comprar na zona sul do rio, nos bairros nobres de SP, em BH… nao tem jeito.. e concordo com voce.. isso nao eh credito, eh riqueza gerada…
            quem nao teve o mesmo aumento de renda, ou mora de aluguel (o que eh absolutamente normal, ninguem eh melhor ou pior pq mora de aluguel), ou esquece morar em bons lugares, vai se afastando.. essa eh a realidade..

            0
          • Frank 11 de março de 2011 at 17:58

            não sei isso se deve só (ou em larga maioria) ao fato de q as pessoas estão ganhando muito mais $$ agora do q há 3 ou 4 anos atrás.

            o q mais conheço são pessoas q moram em atpos na ZS q não teriam condições de comprar (ou não optariam por comprar, dado o absurdo comprometimento de renda) aos valores de hj.

            com os preços de hj, a ZS padrão AAA (Leblon Lagoa IPA) cada vez mais deixa de ser opção para classe média alta, e fica toda com classe A mesmo.

            os filhos da classe média alta têm q migrar p/ outros bairros, pq, por mais bem sucedidos q sejam (bem mais do q os próprios pais), não conseguem comprar no bairro onde foram criados.

            pode ser q essa realidade tenha vindo pra ficar, mas não deixa de espantar e pegar muita gente de surpresa.

            0