Quem disse que não há bolha imobiliária ?

Você pode gostar...

Comments
  • João Paulo da Silva Simões 22 de novembro de 2010 at 17:02

    Meu amigo otimo seus esclarecimentos, e posso lhe dizer que de certa forma me deu uma luz no fim do túnel, e prova que não estou sozinho em minhas conclusões, pois sempre quando questionava essa loucura que estamos vivendo, pagando por barracões por preços de mansões, era taxado como louco ou como homem de pouca visão, mais meu bom senso me impede de embarcar com os demais nessa loucura e nesse clima de histeria coletiva que vivemos.

    Moro em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e venho acompanhado o processo de valorização dos imóveis dessa região nos últimos anos, com o intuito de compra de um imóvel para moradia de fato e emancipação da minha atual situação.

    Porem tenho visto um cenário surrealista no qual pensaria somente existir no contos de fadas, onde os imóveis em menos de dois anos duplicaram, e em um período de pouco mais quatro anos quadruplicaram, mais pensei comigo mesmo algumas questões:

    – Existem de fato tantas pessoas assim querendo um imóvel para morar? onde estavam essas pessoas a alguns anos atras?

    – Contagem ou Belo Horizonte, tiveram um crescimento demográfico gigantesco?

    – Belo Horizonte, de fato está no circuito da copa, mais ela não será cede, e recebera alguns jogos, e durante um curto período de tempo, pouco mais de um mês, isso não deveria ser justificativa para esse aumento dos preços dessa forma, e quando acabar o que sobrara?

    – As pessoas que possuem dividas a long prazo, geralmente possuem outras dividas a médio prazo, tais como veículos, e outras curto prazo como cartões de credito, e no caso de uma eventual crise, a liquidez de imóveis e veículos se vai junto com a economia, e as pessoas não tem coincidência disso.

    – Venho constatado que os imóveis vem caindo e muito em temos de qualidade, e os preços vem se mantendo em constante elevação e isso de fato me leva a crer que as pessoas estão acreditando que os imóveis continuaram a subir de forma descontrolada, e exponencial, esse fim de semana visitei um empreendimento, com andam chamando essas forcas modernas na minah região com tamanho de 45m² por R$137.000,00, isso sem nenhuma benfeitoria, algo construído em uma região pessíma cercado por favelas, e moteis, algo de fato incrível, pois assim que conheci o canteiro de obras me assustei com a espessura dos blocos, que são utilizados na pratica da chamada alvenaria estrutural, que mais parecia um jogo de Lego, com uma espessura que não tinha mais que 10 cm, algo absurdo, mais as pessoas continuam comprando e o governo dando esse subsídio de engôdo as construtoras, sem se preocupar em fiscalizar.

    Eu me recuso a comprar um imóvel nessas condições, e prefiro ter meu dinheiro aplicado em outros locais a ver minha falência diante de uma situação de caos anunciado, onde cegos e tolos são os que veem o milagre da multiplicação em algo impossível pois chegara um ponto que não existiram tantos compradores, e caso isso aconteça rezem para ao menos existirem pagadores, caso contrario muitos vão ver seus sonhos destruídos devido a ganância de alguns que já possuem seus futuros garantidos.

    0
    • admin 23 de novembro de 2010 at 08:30

      João

      Ótimo comentário. Realmente, eu passo pela mesma situação que a sua. Vejo apartamentos rodeados por favelas, e custando caro. Vejo que isto não é sustentável. Infelizmente sigo sem comprar nada para morar.

      0
  • Marvin Stugis 6 de dezembro de 2010 at 08:31

    Pois é, meu pai pagou 40K em um apartamento há uns 4/5 anos (Santo andré-SP) e eu achava que ele estava louco… Hoje, os mesmos apartamentos estão sendo vendidos por volta de 120K… E tem gente que jura que não há bolha… Tem neguinho comprando “apertamentos” de 3 dormitórios por mais de 500k em São Paulo… Como isso pode ser “sustentável”??? Esses dias liguei para uma corretora por causa de um anúncio na VEJA-SP: era um “estudio” de 37m2 no Paraíso (SP-Capital): R$ 364K !!! Quase meio milhão por uma “caixa de sapato”… Outro ponto que deveria ser enfocado, é a degradação das grandes cidades com o aumento desses “pombais de luxo”, onde os corretores conseguem enfiar na cabeça dos compradores de que são a última maravilha, fala-se muito em exclusividade… Que exclusividade há em morar com vizinhos dos dois lados, em cima e em baixo, pagando condomínios que em muitos casos chegam próximo de aluguéis… E as explicações sobre o valor dos terrenos também não se justificam, pois um apartamento geralmente é mais caro que uma casa de mesma metragem… Só que num prédio, no mesmo pedaço de terreno há 20, 25 imóveis em comparação a uma casa, se você dividir o custo de terreno por 20 / 25, veremos que o custo do terreno em um empreendimento é mínimo…

    0
    • admin 8 de dezembro de 2010 at 12:33

      Pois é Marvin

      Situaçãozinha complicada para nós pobres…hehe

      Abraço

      0
  • overmatik 8 de dezembro de 2010 at 10:41

    O INCC está sendo projetado para 8% em 2011. O governo já aumentou a taxa de juros dos automóveis. Próximo passo: Casa própria. Agora vamos ver como as coisas vão se desenrolar.

    0
    • admin 8 de dezembro de 2010 at 12:32

      Pois é…
      Acredito que ocorra isto mesmo.
      O assunto Bolha Imobiliaria está cada vez mais visivel…

      0
  • Roberto 1 de agosto de 2011 at 09:13

    que tristeza, um blog contra a bolha imobiliária cheio de banners de construtoras e imobiliárias. ê laia…

    0
    • Bolha Imobiliária 1 de agosto de 2011 at 11:12

      Não irei explicar novamente. Pesquise como funciona o Adsense, e você vai encontrar a resposta

      0