O mercado imobiliário não é uma máquina de lucros perpétuos – Fábio Portela

Você pode gostar...

Comments
  • lourdes sanches bergamo 24 de novembro de 2010 at 23:51

    entra no google com -” bolha imobiliaria no brasil,pague o justo para nao pagar o pato” no primeiro titulo varios artigos sobre bolha imobiliaria.

    0
    • admin 25 de novembro de 2010 at 07:20

      Pois é…
      É o nosso próprio site…hehe

      Abraço

      0
  • Ítalo Ferraz 6 de janeiro de 2011 at 16:56

    Lendo este artigo, a princípio fiquei amedrontado quando li as palavras escritas pela “reles corretora”…pensei que fosse a opinião do site!!
    Relaxei imensamente ao constatar, logo a seguir, que ela estava apenas sendo citada para logo depois ter seus “argumentos” demolidos pelos autores do site. Que alegria ver que tudo que eu sempre pensei, mas não tive a habilidade de colocar no papel (ou teclar na tela), estava aqui, defendido pelo site.
    Tenho uma condição financeira muito boa, com diversos investimentos e um razoável fluxo de caixa. Apesar disto, não considero os atuais preços “justos”. Quando simulo um financiamento, ainda não percebo como uma boa estratégia contrair um empréstimo para alcançar o “sonho” da casa própria. Com estas facilidades na concessão de empréstimos (por bancos privados e oficiais), além dos programas assistencialistas do Governo (Minha casa, minha vida), vi pessoas que não tinham a menor condição financeira comprando seus “apertamentos” = apartamentos minúsculos por preços cada vez mais altos. De que adianta estas benesses do Governo, se o resultado final é aumento dos preços (valorização ou inflação?).
    Outra coisa, se o negócio comprar imóvel é tão bom, por qual motivo os bancos preferem conceder os empréstimos em vez de usarem o dinheiro para eles mesmos comprarem os imóveis e lucrarem com a eterna alta destes? Lembro de um período, relativamente recente, em que um dos maiores bancos brasileiros (Bradesco) vendeu várias agências junto com contratos de locação ao próprio banco. Desta forma, usava o capital em um negócio que dava muito mais dinheiro = emprestar e lucrar muito com os altos juros deste país e com a inocência de boa parte da população (que se acha esperta!).
    Saudações a todos.

    1+
    • Bolha Imobili&aacute 6 de janeiro de 2011 at 15:01

      Muito bom seu depoimento

      Um forte abraço

      0
  • Marciel 8 de abril de 2011 at 21:00

    Talvez a corretora conte com o inflacionamento da economia, que deve manter a valorização dos imóveis em reais, a despeito de neste caso o valor ficar relativamente estável ou até mais baixo em moedas fortes (como dólar ou euro por exemplo).

    Neste fator, se teria a parábola cambial, com uma inversão do movimento de valorização do real sobre o dólar e o euro que se verifica atualmente.

    O problema NÃO É APENAS UMA BOLHA IMOBILIÁRIA, sendo que há fatores ainda desconsiderados em meio ao contexto colocado.

    Não é considerado por exemplo que vários imóveis tem uma escritura de terreno e uma planta básica que muitas vezes não bate com a área construida real. Tem imóveis que nem sequer tem escrituração e quando a tem, está em situação irregular, sendo que a própria regularização seria um grande custo em meio a transação.

    Além disso, se tem os impostos cobrados nessa cadeia (ITBI e ocasionalmente ITCMD) que tendem a aumentar ainda mais as distorções no mercado imobiliário.

    Ao fim, não se financia o imóvel barato e sim o caro, em especial por conta do custo de um modelo burocrático e cartorial que exclui grande parte dos imóveis do rol dos “vendáveis”.

    0