Imóveis residenciais registram queda no preço de quase 8% – Jornal da Band

O preço dos imóveis residenciais teve queda de quase 8% em um ano, já descontada a inflação. Para quem está pensando em comprar a casa própria ou até mesmo investir, este pode ser um bom momento.

Assista o vídeo em http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2016/10/07/16019886-imoveis-residenciais-registram-queda-no-preco-de-quase-8.html

11+

You may also like...

Comments
  • tnumaboa 9 de outubro de 2016 at 17:01

    Sei não, esse cara ou é um 666 ou foi pago! Tudo é feito para nos induzir ao erro!

    19+
  • CA 9 de outubro de 2016 at 17:40

    Mais um tópico baseado no FINGE ZAP e o FAZ DE CONTA que o preço não caiu muito e que agora é o melhor momento de comprar…

    Como explicado no tópico anterior, tudo DESINFORMAÇÃO…

    Faz tempo que a turma do FINGE ZAP tem absoluta certeza de que o índice deles é uma grande furada. Claro, eles sabiam desde que criaram o índice, mas vejam só o link abaixo:

    http://msn.revistaimoveis.zap.com.br/155982-precos-dos-imoveis-novos-caem-em-sao-paulo.html

    Trechos do link acima:

    Trecho 1: “Segundo levantamento da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), obtido com exclusividade pelo ZAP Imóveis, os preços dos lançamentos no primeiro bimestre de 2013 tiveram queda de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.”

    Trecho 2: “A tipologia de três dormitórios foi a que mais contribuiu para esta redução geral dos valores, com queda de 17,6% nos valores cobrados.”

    Algumas curiosidades sobre o que consta acima:

    1) Quem encomendou esta pesquisa foi o Zap Imóveis, que foi o criador e mantém o FINGE ZAP;

    2) Neste mesmo período do primeiro bimestre de 2012 para o primeiro bimestre de 2013, o índice FINGE ZAP baseado nos preços anunciados, apontou um crescimento de 16% nos preços de imóveis de 3 dormitórios na cidade de São Paulo, ou seja, diametralmente oposto à realidade dos preços NEGOCIADOS que caíram mais de 17% e que constam na pesquisa da EMBRAESP, pesquisa esta, só para lembrar, encomendada pelo próprio pessoal do FINGE ZAP.

    Tendo COMPROVADO que sua pesquisa do FINGE ZAP era completamente FURADA, o que fizeram?

    a) refizeram a metodologia do FINGE ZAP para corrigi- la;

    b) abandonam a metodologia do FINGE ZAP e passaram a utilizar pesquisas sérias baseadas em preços negociados;

    c) continuaram com o FINGE ZAP sem mudar nada e nunca mais encomendaram outra pesquisa baseada em preços REAIS, para que a VERDADE não voltasse a aparecer. Continuaram iludindo a todos com o patrocínio das imprensa, sempre fazendo de conta que este era um índice confiável.

    Quem apostou na letra “c” acima, acertou.

    Motivos pelos quais o FINGE ZAP é completamente FURADO e porque foi escolhido para ser a referência mesmo assim, detalhados em comentários de tópico anterior…

    Ah, antes que eu me esqueça, sabem qual foi a referência para a criação do FINGE ZAP? O índice utilizado para inflar a bolha imobiliária na Inglaterra. Aproveitem para ver as referências sobre a explosão da bolha imobiliária na Inglaterra, que também constam em comentários do tópico anterior…

    😂😂😂

    31+
    • Marcos CG 9 de outubro de 2016 at 18:58

      CA e demais colegas bolhistas, como faço para verificar a situação financeira de uma construtora, mais especificamente a Plaenge, com sede no Paraná e que atua tb. em Campo Grande-MS, Cuiabá-MT etc.?
      Como minha área é outra, não sei por onde começar a procurar os dados.
      Valeu!
      PS.: pergunta que ficou perdida no tópico anterior.

      7+
      • CA 9 de outubro de 2016 at 19:26

        Marcos CG,

        Eu tinha respondido mais ao final do tópico, porque você fez a pergunta muito no começo. Segue a resposta:

        A Plaenge não tem ações na BOVESPA, não tem como buscarmos estas informações financeiras em algum site, de forma aberta a todo o público. Você vai encontrar notícias e propagandas institucionais que sempre vão falar de aspectos positivos, se existirem problemas, eles vão esconder o quanto puderem.

        Quem consegue obter esta informação mais completa sobre a saúde financeira, são só os maiores credores desta empresa, como bancos que fornecem empréstimos elevados, fornecedores de produtos e serviços que representem montantes relevantes e com pagamentos parcelados, etc. Mesmo assim estas informações são confidenciais, não temos acesso a elas.

        Sugestão: gaste um tempo consultando no ReclameAqui sobre a Plaenge, se você começar a achar um volume elevado de reclamações porque a Plaenge tem empreendimentos com atraso na entrega de mais de 1 ano, ou que ela enganou o cliente e este não conseguiu o financiamento imobiliário na entrega do imóvel ou que cliente pediu distrato e está demorando para ser “reconhecido”, se for em grande volume são sinais de que ela está pedalando fortemente e que se a situação financeira dela ainda não está ruim, vai ficar em breve.

        Fiz uma consulta rápida no ReclameAqui e olhando as duas primeiras páginas, achei só 1 exemplo de cada do que consta acima, ainda é “pouco” se comparado a PDG por exemplo que tem mais de 1000 reclamações sobre distratos “não reconhecidos” ou com atraso na restituição há mais de 120 dias, mas sugiro que você veja o total de reclamações e continue acompanhando e perto.

        Acompanhe também pelo site jusbrasil e veja o volume de processos quanto a Plaenge, pelo que vi são poucos também.

        Por fim, sempre pesquise por notícias sobre a Plaenge na mídia. Infelizmente não é muito, mas é o que pode ser feito de momento. O fato é que o risco de compra na planta é MUITO elevado, hoje além de ser um prejuízo certo porque você pagará mais caro e antecipado na construção do que pagaria na entrega, ainda tem o risco elevado de atraso relevante, péssima qualidade e/ou não entrega do imóvel por quebra da construtora…

        16+
  • anleite 9 de outubro de 2016 at 17:43

    Ola a todos,
    Este e o meu primeiro post no site. Primeiramente gostaria de elogiar a qualidade dos post que em geral e muito boa.
    Eu comecei a pesquisar o mercado imobiliario Brasileiro muito recentemente, a 2 anos. Eu deixei o Brasil a 15 anos; hoje moro no Canada. Meu interesse em relacao ao mercado comecou depois que meus pais, que estao idosos, comecaram a ter problemas mais serios de saude. Eles moram em uma cidade do interior de Minas Gerais onde nao ha quase nenhuma atividade industrial; a principal fonte de renda e o funcionalismo publico. Quando pesquisando o preco de um apartamento com elevador, me deparei com uma surpresa; o preco minimo e de 500mil reais!! No Canada ha uma bolha imobiliaria que tambem e grande; e este assunto e discutido quase diariamente no imprensa. No Brasil para minha surpresa, a imprensa nao da muito espaco para este topico; um dos graficos mais comuns quando discutindo as bolhas e o adjusted price index by average income; eu nao consigo encontrar referencia a nenhuma fonte que tenha este grafico; achei o graficos do Economist ( http://www.economist.com/blogs/dailychart/2011/11/global-house-prices)

    32+
    • CA 10 de outubro de 2016 at 05:19

      anleite,

      Este artigo da Folha de São Paulo feito pelo professor Samy Dana em conjunto comigo e com um aluno dele traz um gráfico com a evolução dos índices de preços de imóveis, renda, aluguel e custo de construção de mais de 10 anos no Brasil. É o máximo que você irá encontrar na imprensa a este respeito e com esta abordagem:

      Observação: precisa ter cadastro para ler, mas é simples de fazer.

      http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carodinheiro/2015/07/1647758-crise-estrutural-no-setor-imobiliario-ou-a-onda-que-se-ergueu-no-mar.shtml

      16+
  • Seguidor do Bolha BH 9 de outubro de 2016 at 17:47

    Do tópico anterior…

    Aumenta venda de imóveis na capital e em Nova Lima

    http://www.otempo.com.br/mobile/interessa/aumenta-venda-de-imóveis-na-capital-e-em-nova-lima-1.1383126

    Gostei do comentário do “Toma jeito”. É nítido que a notícia é paga

    8+
    • anleite 9 de outubro de 2016 at 18:01

      SB BH minha surpresa e que nao ha discussao seria sobre o assunto na imprensa. Analisando o grafico do Economist, a bolha no Brasil so nao e pior que a de Hong Kong; Hong Kong e uma ilha com oferta limitadissima de novas areas para construcao. A maioria dos meus amigos, que compraram neste mercado, estao tao investidos que com qualquer problema ou mudanca na relacao income x costs acho que nao conseguiriam ficar acima da agua. Na minha opiniao, o dia que o FED aumentar sua taxa basica varias destas bolhas irao explodir; sera um efeito cascata pois a maioria dos estados tambem tera que aumentar sua taxa de juros ou desvalorizar muito a moeda local….. o que acham?

      17+
      • Alemon Fritz 9 de outubro de 2016 at 19:47

        Cacilda
        Brasil: 304,4 (home index)
        canada Bolha: 142
        -Brazil preço: 170% (pico 188)
        Canada:121, Londres 100
        % de mudança
        Brazil: 70% (2008-2015)
        Canada: 21,5%

        bom momento, pros abutres

        12+
  • Alves 9 de outubro de 2016 at 17:53

    Sempre dou gargalhadas com esse tipo de reportagem, pois sempre é o mesmo bordão: “É uma boa hora para comprar.”

    18+
  • Sardinha 9 de outubro de 2016 at 20:23

    Crise do setor imobiliário – anúncios em jornal impresso

    O jornal Gazeta do Povo (Paraná) sempre tinha 2 encartes imobiliários no final de semana: um de locação e outro de venda.

    Depois esses encartes, que eram meio “gordinhos”, ficaram magrinhos, magrinhos…

    Agora a edição de fim de semana* não está vindo mais com encarte imobiliário!

    Outra: a tal Rede Imóveis, que une várias imobiliárias, publicava mensalmente uma revista gratuita com anúncios imobiliários; já faz uns 3 meses que não distribuem mais!

    * antes tinha um jornal de sábado e outro de domingo, de uns meses pra cá tem só uma edição para o fim de semana.

    12+
  • Alemon Fritz 9 de outubro de 2016 at 22:14

    Crise na locação de imóveis faz proprietários oferecerem descontos e vantagens

    o valor dos imóveis alugados teve queda de 17% em um ano no Rio e de 14% em Niterói,
    “Também está tendo muita entrega de chaves e as unidades que estão sendo alugadas são as de valores mais baixos”, …
    http://boainformacao.com.br/2016/10/crise-na-locacao-de-imoveis-faz-proprietarios-oferecerem-descontos-e-vantagens/

    9+
  • Dr. Estranho 9 de outubro de 2016 at 22:23

    Retifiquei meu IR apenas para lucrar com a Selic. Espero receber no último lote. Meu medo e pagarem antes. Terei que gastar com viagem.

    11+
  • Dr. Estranho 9 de outubro de 2016 at 22:24

    O que isso tem a ver com a bolha. Nada. Trata-se de sarcasmo com os tapados endividados.

    6+
  • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 02:02

    “Para quem está pensando em comprar a casa própria ou até mesmo investir, este pode ser um bom momento.”

    Sempre a mesma ladainha hahahaha. Estão parecendo os militontos do PSDB-PCC que frequentam o Blog e agora estão a me chamar de MAV porque crítico a relação construtoras e partidos : quem repete algo demais é porque quer convencer a si mesmo de algo que sabe que não é verdadeiro, ou simplesmente não aceita a realidade.

    Incrível ter tanta gente influente, até mesmo o economista “Amorim/ Amorinha” , infelizmente o mais “popular ” do Brasil, recomendando compra de imóvel.

    Qual será a desculpa dessa gente daqui há 2 ou 3 anos? Que ainda será um bom momento pra comprar imovel???

    12+
  • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 06:26

    Na verdade, notei uma falta de convicção na reportagem.
    A maioria das frases tinham um “pode” ser, mesmo o “presidente” começou com um “momento para procurar” e mudou para “momento para começar a procurar” e ainda recomendou cuidado por envolver valores elevados e o comprometimento de uma vida de trabalho.
    Até o “case” apresentado mostra que no cenário de queda de quase 9%, o cara conseguiu 20% (informação vaga, pois não possui um parâmetro de comparação).
    Fora o comentário que assume que a retomada dos lançamentos se baseia em uma expectativa de que em 2 anos a economia volte a crescer.
    Se eu fizesse como fazem com a leitura da ata do COPOM e falas do BC, eu diria que a reportagem (ou anúncio), indica que o momento é de:
    1. observar o mercado
    2. mesmo com a queda, insistir em desconto
    3. cautela com o financiamento
    Me pareceu uma reportagem com viés negativo pata o setor imobiliário, ainda que ligeiro.

    7+
    • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 06:39

      Uma coisa importante escapou, eles relatam a grande oferta de usados com uma imagem de várias placas de oferta.
      Vou mudar de viés ligeiramente negativo para bastante negativo ao setor imobiliário.
      Se for propaganda, não é para os compradores, é para os vendedores refletirem e fazer o mercado girar.
      Sem giro, sem negócios, sem corretagem…

      7+
      • Ilusionista 10 de outubro de 2016 at 10:51

        estes figurantes pseudo-compradores para atrair “666” que eles costumam utilizar nas matérias são muito divertidos….

        7+
  • Zizu 10 de outubro de 2016 at 06:47

    Não estão vendendo!! Tudo parado

    5+
  • Alemon Fritz 10 de outubro de 2016 at 08:14

    Pequeno comércio de bairros fecha as portas
    o cenário é desanimador, com portas fechadas e anúncios de imobiliárias por toda parte.
    Topa Tudo, drogaria, bufê, sacolão, açougue, brechó, vidraçaria, loja de cortinas, imobiliária, entre outros, já deram adeus à via. “

    lojas de bairros amargam queda de até 30% nas vendas…
    e os corvos vislumbrados mentirosos.. até imobiliaria fechando

    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/economia/pequeno-com%C3%A9rcio-de-bairros-fecha-as-portas-1.418994

    9+
    • Juros Lover BSB-BH 10 de outubro de 2016 at 09:19

      Bem, a crise de certa forma vai ser uma grande seleção natural no comércio…Muita loja ruim e mal gerida vai pro cemitério mesmo…

      16+
      • Ilusionista 10 de outubro de 2016 at 10:29

        O maior branco credor, principalmente dos pequenos empresários que estão indo a bancarrota, é o mesmo que patrocina aquele programa das manhãs de domingo incentivando o povão a serem futuros empreendedores ou para abraçar uma franquia.
        Só mostram exemplos de empresários felizes, sorridentes, que ganharam muito dinheiro, previamente selecionados entre mais de uma centena que estão afundados em dívidas bancárias.
        Reza a lenda:
        “não conte com o ovo no c. da galinha”
        pequenas empresas com pouco capital, constituídas apenas com empréstimos ou com verbas trabalhistas recebidas do último emprego sem ter experiência no ramo comercial, é um péssimo negócio.

        18+
  • Alemon Fritz 10 de outubro de 2016 at 08:32

    kuaaaaa!!!!

    Afetado pela crise, setor imobiliário deve ter recuperação lenta

    http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/10/afetado-pela-crise-setor-imobiliario-deve-ter-recuperacao-lenta.html

    4+
    • Cesar_DF 10 de outubro de 2016 at 09:20

      Pera ai, o FIPE-ZAP indicando que teve queda de 30% desde agosto de 2011 !!!!! Não era zero vírgula alguma coisa ?

      http://s2.glbimg.com/0QH7EqKKhYJas4z–nDz3lIoN6k=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/10/07/variacao_preco_certo.jpg

      7+
      • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 17:09

        0,30 equivale a 30/100 ou 30%…
        será que alguem consertou alguma distração de estagiário…

        0
  • ravoc 10 de outubro de 2016 at 08:44

    Da série “Este é um bom momento para se comprar imóveis”
    Não sei vocês, mas eu ouço esta frase desde final de 2014! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Será que algum dia realmente vai ser o “bom momento”? Corvos ixpecialistas dizem que sim! E é agora! kkkkkkk

    7+
    • mestre dos magos 10 de outubro de 2016 at 13:16

      Nesse forum, link abaixo, um europeu colocou links de matérias que mencionavam que era a hora de comprar imóveis. Ele postou matérias de 2006 a 2012, acho que depois ele até desistiu, pois os preços por lá continuaram caindo por mais um tempo.

      http://www.burbuja.info/inmobiliaria/burbuja-inmobiliaria/126719-buen-momento-comprar.html

      3+
  • Alemon Fritz 10 de outubro de 2016 at 08:51

    o negocio na reportagem está feio, e corvo ainda diz que na hora que recuperar haverá descasamento de oferta e procura que vai disparar… pra variar.. a cada 3 anos eles tiram os imóveis do estoque lançado e o estoque volta a ser “saudavel” , de um ano..kkkk

    7+
  • Money_Addicted 10 de outubro de 2016 at 09:03

    CVR – PMJ

    Estar liquido alem de termos a renatbilidade dos juros ainda nos proporciana descontos para pagamento a vista, semana passada fui levar meu carro para fazer orcamento d um “esfolado” na lataria, o cara falou 300 eu chorei e ele falo q se fosse a vista faria por 250.

    Hj deixando o carro la, uma senhora fez um orcamento e o dela ficou em 500, ao inves de pedir desconto, pediu prazo de pagamento.

    Enfim, PMJ e PMD

    [ ]s

    13+
  • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 09:10

    O que vocês acham de empresas ligadas à infraestrutura para se investir, como a RUMO3?

    Embora ja trabalhe no mercado e com acesso a fontes melhores,Tempos atrás assinei alguns informes da EmpiriCUS, Tava curioso é queria saber porque essa gente ficou tão conhecida no Brasil.

    Recebi da EmpiriCUS um PDF com umas 5 folhas dizendo para comprar ações da RUMO3, dizendo que a falta de infraestrutura seria o caminho para a retomada de crescimento no Brasil e tals, apesar da grande alavancagem da empresa e ruim relação do Ebtida.

    Não precisaria,antes de uma empresa de infraestrutura deslanchar, que o Brasil voltasse a ser um “canteiro de obras” para fazer o necessário antes do upgrade na infraestrutura?

    Ou a infraestrutura de fato deveria vir primeiro e depois sim o aquecimento da economia?

    5+
    • Cesar_DF 10 de outubro de 2016 at 09:17

      Na minha opinião, hoje a única alternativa de crescimento para o Brasil seria através do investimento de empresas privadas nas áreas de infraestrutura e logística.
      Portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, geração e transmissão de energia demandariam enormes recursos financeiros, e como o governo não tem dinheiro, seria somente por concessões e privatizações.

      6+
  • Nofimdomundo 10 de outubro de 2016 at 09:36

    1 – Para economia deslanchar teria de haver um corte de gastos consistente. O governo central tem de racionalizar e diminuir as despesas. Para mim, esse teto é uma medida, no mínimo, parcial, e não vai resolver de forma concreta o mau gasto público. Eu não vi nenhum esclarecimento sobre como serão feitos os cortes nos gastos obrigatórios, como os da Previdência.

    Há poucos anos atrás, no desgoverno da gerAnta, foram editados decretos de cortes de gastos. Na prática, por exemplo, cortaram viaturas para deslocamento para diligências que, se tivessem sido realizadas, poupariam milhares de reais no combate a fraudes. Nada foi feito e aqueles cortes do passado estão se tornando despesas incontroláveis hoje (leia-se aposentadorias rurais fraudulentas).

    Então, meu caro, na minha opinião, nada foi feito e o que se apresenta ainda é muito pouco, e pode ser só mais uma daquelas boas intenções advindas do inferno.

    2 – A bolsa de valores na Banania é pior do que loteria. Na loteria ainda há uma esperança de que não tenha fraudes. Na bolsa de valores bananense, se você tem um pingo de crença na CVM, ou em qualquer órgão regulador, é sinal de que você deve passar longe da bolsa.

    Na minha opinião, ou você tem informação privilegiada, ou é sardinha. E o máximo que uma sardinha (como eu) pode fazer é tentar nadar em bando, ou comprar aos poucos, tentando fazer preços médios das empresas menos obscuras.

    17+
    • Juros Lover BSB-BH 10 de outubro de 2016 at 09:43

      Não vai ter corte nenhum em despesa obrigatória… Essa PEC 241 leva uns dez anos pra fazer efeito se fizer…Governo Temeroso tá no auto engano de que a aprovação seria uma sinalização ao mercado e este despejaria investimento no Brasil, il, il…

      6+
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 11:08

      Dilma e o PT realmente foram uma desgraça quanto À gastança pública, além de terem enganado a população achando que ter crédito era sinônimo de riqueza e prosperidade . Mas o que será que o Temer pode fazer de diferente ? Só o fato dele ter adiado a reforma da previdência, já demonstra que ele é circundado por políticos populistas que não querem desagradar o eleitorado ( PT, PMDB e PSDB-PCC usam praticamente o mesmo modus operandi ).

      Eu assumo que acabei comprando umas ações da RUMO3 (como boa sardinha aventureira, gostaria até de comprar mais) mas também não vejo esse horizonte tão otimista de mudanças como pinta a Empiricus…

      5+
      • tmarabo 10 de outubro de 2016 at 11:56

        O governo temer não está recuando de reformas como a da previdência para “agradar” o eleitorado, mas sim porque sabe que os parlamentares têm medo de desagradar o eleitorado.
        De que adianta o governo fazer uma proposta de reforma e ela ser rejeitada?

        No mais, instistes com a mentira de “psdb-pcc”, coisa que até os petistas já têm vergonha de mentir de tamanha bobagem que é.

        14+
        • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 12:06

          Mentira de PSDB-PCC ? Meu caro, conheço o quadrilha do PSDB melhor do que vc imagina. Essa corja é sim envolvida com o PCC, basta ver o Ney Santos com o Alckmin, (Ney Santos que agora acabou de ser eleito prefeito em sua cidade!!!) . Negar a relação do PSDB-PCC é coisa de tucanalha ou deseinformado, e seria o mesmo que negar que o PT coaduna com as FARC.

          . O filme Salve Geral foi baseado (de modo level) nessa relação do PSDB para com o PCC, e a maior prova dessa relação foram os ataques de 2006 e 2012, quando o PSDB , covarde como seus eleitores vagabundos, cedeu ao PCC.

          PSDB está para o PCC como o PT está para as FARCs

          Seeeeeeeeeguuuuuura a Bolha e Corta Temer!!! Passa o facão!! Chega de estado gordo!

          9+
          • tmarabo 10 de outubro de 2016 at 15:35

            qual relação do alckmin com o ney santos? tirou uma foto com ele? pediu votos pra ele, quando um medalhão de partido como o alckmin sempre pede votos para os candidatos da base de apoio?
            tu tá de palhaçada, né?

            4+
          • tmarabo 10 de outubro de 2016 at 15:39

            já as relações do PT com as FARC são conhecidas, nenhum dos dois nega, usar isso para demonstrar a relação PSDB-PCC, dizendo que negar uma seria negar a outra… haja talento pra ser petista.

            5+
            • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 16:18

              Ah tá entendi : PT com as FARC é verdade (e e´mesmo), mas se for seu partidinho do coração, PSDB, não não há relação com o PCC ? Rapaz, haja amor à esquerda tucanalha hein! Desculpe, mas vocês são piores que militantes do PSTU! E sim, qualquer paulista não tucano sabe que o PCC, desde 2006, é o braço direito do PSDB. Deixe de fanatismo partidário…

              2+
        • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 12:19

          Mas enfim, vc concorda então que o Temer não está fazendo as reformas porque tem o rabo preso com os parlamentares, que por sua vez têm o rabo preso com seus fiéis eleitores, correto ?

          Isso dá na mesma…

          2+
          • tmarabo 10 de outubro de 2016 at 15:40

            “vc concorda então que o Temer não está fazendo as reformas porque tem o rabo preso com os parlamentares,”

            não distorças o que eu disse.

            2+
  • Louro José 10 de outubro de 2016 at 09:37

    http://oglobo.globo.com/rio/estagnacao-aluguel-caro-deixam-lojas-fechadas-em-ipanema-20264602

    100 lojas fechadas

    13+
  • Cesar_DF 10 de outubro de 2016 at 09:40

    Noticias da Tia K (Kássia Tavares)
    Ela reativou o blog http://www.politicaeconomia.com/

    Domain Name: POLITICAECONOMIA.COM
    Registry Domain ID: 1645665733_DOMAIN_COM-VRSN
    Registrar WHOIS Server: whois.godaddy.com
    Registrar URL: http://www.godaddy.com
    Update Date: 2016-03-09T02:23:05Z
    Creation Date: 2011-03-16T02:23:27Z
    Registrar Registration Expiration Date: 2017-03-16T02:23:27Z
    Registrar: GoDaddy.com, LLC
    Registrar IANA ID: 146
    Registrar Abuse Contact Email: [email protected]
    Registrar Abuse Contact Phone: +1.4806242505
    Reseller: Google Inc.

    5+
  • Cajuzinha 10 de outubro de 2016 at 09:44

    http://www.valor.com.br/financas/4739451/caixa-libera-r-34-bi-para-financiar-imovel-ate-o-final-deste-ano

    5+
    • Cajuzinha 10 de outubro de 2016 at 09:45

      TÓPICO

      A Caixa Econômica Federal acredita que conseguiu contornar o problema de falta de recursos para emprestar
      no crédito imobiliário e já se vê às voltas com o desafio oposto. “Agora, estamos atrás de demanda”, diz Nelson
      Antônio de Souza, vice­presidente de habitação da Caixa. De acordo com ele, o banco dispõe de R$ 34 bilhões
      para financiamento da casa própria até o fim do ano, mas ainda não tem certeza se terá a quem emprestar
      tudo isso.

      14+
      • LZ 10 de outubro de 2016 at 15:24

        Famosa frase.
        Crédito tem, mas não tem que pegar esse dinheiro rs.

        5+
      • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 17:22

        Um testículo…
        Qual das opções possui maior chance de conseguir candidato:
        1. Vaga para astronauta com experiência em orbitar marte.
        2. 666 com emprego, salário acima de 10k, nome limpo e um imóvel a preço justo para ser financiado.

        Eu vou de 1

        4+
  • Cajuzinha 10 de outubro de 2016 at 10:10

    “Em 2010, o valor, atualizado pelo IPCA, foi de R$ 30,17 bilhões, segundo cálculos de Alberto Ajzental, professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP), com base em dados do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). “O mercado caiu para praticamente um terço do que era em 2010,”, diz o professor.”

    http://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2016/10/afetado-pela-crise-setor-imobiliario-deve-ter-recuperacao-lenta.html

    6+
  • Cajuzinha 10 de outubro de 2016 at 10:13

    PUBLICIDADE
    Cidade / Economia
    Preço do aluguel cai em até 20%; veja valores em Salvador
    Baixa procura faz valor do metro quadrado despencar em diversas capitais, inclusive Salvador

    Em Salvador, segundo a pesquisa do Secovi, são aproximadamente 40 mil imóveis ofertados no mercado para aluguel, além de outros 10 mil para a venda, espalhados nos mais diversos bairros e com preços variados.

    http://www.tribunadabahia.com.br/2016/10/10/preco-do-aluguel-cai-em-ate-20-veja-valores-em-salvador

    6+
  • Cesar_DF 10 de outubro de 2016 at 10:20

    LEVANTAMENTO INÉDITO MOSTRA DÉFICIT DE 6,2 MILHÕES DE MORADIAS NO BRASIL
    http://www.fiesp.com.br/noticias/levantamento-inedito-mostra-deficit-de-62-milhoes-de-moradias-no-brasil/

    Critérios para se enquadrar no déficit habitacional
    1-domicílios precários (falta de água ou luz ou esgoto ou coleta de lixo)
    2-domicílios rústicos (não é de alvenaria ou de madeira duplada)
    3-coabitação familiar (garota teve um filho e deseja deixar a casa dos pais)
    4-ônus excessivo com aluguel urbano (acima de 30% da renda familiar)
    5-adensamento excessivo de domicílios alugados (uma casa de 2 quartos com 1 casal + 3 filhos)
    6-ausência de banheiro interno ou exclusivo (“casinha” na área rural)
    http://www.fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/deficit-habitacional/216-deficit-habitacional-municipal-no-brasil-2010/file

    Relatora da ONU questiona déficit habitacional brasileiro
    Segundo ela, há cerca de 5 milhões de unidades vazias, quase o número estimado do déficit habitacional, de 6 milhões de moradias.
    http://iabto.blogspot.com.br/2011/02/relatora-da-onu-questiona-deficit.html

    8+
    • Alemon Fritz 10 de outubro de 2016 at 11:59

      esse negócio de deficit é uma furada, basta dar uma volta de bike na cidade,
      aqui tem prédio novo cercado por casas antigas e abandonadas, predios parados no começo, placas de aluga-se por todo lado, prédios novos (torres) prontos com placas de aluga-se e ultimas unidades! kkk, galerias comerciais vazias, puxadinhos aumentando, geminados (“germinados”) a dar com pé, varios terrenos virando estacionamento pra 10 carros, … tá sobrando

      As construtora tem menos de 15 anos pra produzir (olhem o desespero), a população só vai envelhecer, assim será só demolir as velharias das décadas de -50-60-70 .pra reconstruir novos

      8+
    • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 17:33

      Relatoravda ONU… de banânia… sabe de nada inocente

      0
    • cesarkebrado 12 de outubro de 2016 at 10:58

      Ai é que tá, nessa linha deles de pensamento, o déficit de ferraris e lamborguini passa dos 150 milhões no Brasil, e eu to com déficit de Mariana Ximenes aqui em casa kkkkkkkkk. Se todo comercio fosse se pautar por “querencia” ao em vez de “podencia” a kibom ia tá mostrando grafico de crescimento de 300.000.0000,00 % para os proximos anos.

      0
  • Seguidor do Bolha BH 10 de outubro de 2016 at 10:23

    Pesadelo diário: gambiarra frustra sonho do Minha Casa, Minha Vida
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pesadelo-di%C3%A1rio-gambiarra-frustra-sonho-do-minha-casa-minha-
    vida-1.419080

    4+
  • Seguidor do Bolha BH 10 de outubro de 2016 at 10:25

    Pequeno comércio de bairros fecha as portas e cede lugar a placas de ‘aluga-se’
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/economia/pequeno-com%C3%A9rcio-de-bairros-fecha-as-portas-e-cede-lugar-a-placas-de-aluga-se-1.418994

    6+
  • Gute 10 de outubro de 2016 at 10:39

    Senhores, alguém pode adicionar o Fernando na descrição do site na Desciclopédia?
    Tenho certeza que será muito engraçado. Vário outros personagens já estão lá.

    Pra que não conhece: http://desciclopedia.org/wiki/Bolha_imobili%C3%A1ria#Os_antagonistas_hist.C3.B3ricos:

    6+
    • Money_Addicted 10 de outubro de 2016 at 11:31

      Fernando – o Jenio financeiro que tem as dividas corroidas pela TR/Inflacao

      10+
  • Fernando-SSS 10 de outubro de 2016 at 10:55

    Finalmente assisti “The Big Short”.
    Épico!!!

    7+
  • Lucas 10 de outubro de 2016 at 11:46

    esse FERNANDO vainumvai é uma figuraça
    agora deu de fingir que sabe matemática

    a lógica inicial dele até é correta:
    deixar de alugar tijolos pra alugar dinheiro pode ser uma boa sim

    CLARO QUE PODE, numa economia normal em países onde a taxa de juros FIXA não passa de 5% AO ANO, NÂO EXISTE TR e TODOS os seguros de financiamento estão embutidos no juros como risco (ao invés de cobrar 2x do 666) nestes países em tempos saudáveis é exatamente isso que acontece.

    Mas o diabo mora nos detalhes, como todo corvo, o discurso é bom, eles parecem aqueles MÁGICOS, de terninho com aquelas assistentes gostosas, a gente se distrai com a apresentação e não repara nos detalhes.

    Já fizemos neste BiB anos atrás todas essas contas de aluguel Dinheiro X tijolos, calculamos de frente pra trá de trás pra frente de todo jeito, VP VF planilhas automáticas com simulações mes-a-mes fizemos contas MUITO mais completas, mas fizemos mais simples, fizemos testes de sensibilidade (ui) são testes onde vc altera variáveis a fim de analisar onde estão os principais fatores duma questão, fizemos o diabo.

    A úlitma vez que perdi meu tempo fazendo essas contas o resultado deu que alugar dinheiro custa 4X mais caro que alugar tijolo
    – o Fernando jura que empata.
    Desde que fiz as contas pela última vez a situação piorou muito, o custo do dinheiro aumentou, o aluguel caiu, o custo de oportunidade aumentou.

    Não tenho a menor idéia de como ele chegou naquele resultado do empate, se eu refizer vai dar um 7×1 fácil
    E se alguém ganhou mesmo os 50% liquidos em 12 meses como sugeriu o Fernando, foi quem comprou TD a exato 1 ano atrás.
    Mas como alguém lá atrás disse, o novo corola é lindo!

    13+
    • Fernando 10 de outubro de 2016 at 16:32

      A última vez que você fez a conta você comprou o seu imóvel como você mesmo disse do outro lado da ponte.

      1+
      • Lucas 10 de outubro de 2016 at 18:13

        errado
        já expliquei isso aqui um milhão de vezes
        as circunstancias e as contas

        o desconto foi violentamente alto, de alguem que precisava vender, paguei o preço de 2010
        e é uma casa, donde já ampliei 10% a área construída e engatilhado ampliar mais 30%, coisa que vc vai morar o resto da vida engaiolado amarrado com um bloco de pedra amarrado no pescoço.

        sem falar nos muitos outros detalhes
        tem vizinho anunciando pelo dobro do preço, numa menor que a minha, nem corvo vai visitar
        eu teria que ser um idiota de me vangloriar que valorizou pq o vizinho maluco pôs aquele preço.

        é muita má fé a sua
        ainda me usar de exemplo, como se eu mentisse, como se eu falasse uma coisa e fizesse outra
        estão aí os meus números, vc deu os seus, cada um que faça as prórpias contas e conclua por si

        6+
        • Fernando 10 de outubro de 2016 at 18:25

          Com todo o respeito… esse comentário foi ótimo. Aliás, sem comentários.

          1+
  • CA 10 de outubro de 2016 at 12:18

    Sobre o debate que ficou mais para cima:

    O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 11:08
    Dilma e o PT realmente foram uma desgraça quanto À gastança pública, além de terem enganado a população achando que ter crédito era sinônimo de riqueza e prosperidade . Mas o que será que o Temer pode fazer de diferente ? Só o fato dele ter adiado a reforma da previdência, já demonstra que ele é circundado por políticos populistas que não querem desagradar o eleitorado ( PT, PMDB e PSDB-PCC usam praticamente o mesmo modus operandi ).

    Eu assumo que acabei comprando umas ações da RUMO3 (como boa sardinha aventureira, gostaria até de comprar mais) mas também não vejo esse horizonte tão otimista de mudanças como pinta a Empiricus

    ————————————————————————————————————————————————————————————————–

    OPINIÃO:

    Não acredito mais que o governo Temer fará o certo. Em outras palavras, ele será um “Dilmo”. Motivos:

    1) Na prática está se demonstrando mais frágil que a Dilma, desfazendo ou protelando uma série de iniciativas logo após a divulgação. Sem firmeza de propósito e coragem de encarar as adversidades, não vai sair do lugar;

    2) Como colocaram acima, a medida do teto de gastos está sendo “endeusada” como aquela que é a base de todo o equilíbrio fiscal. Não é verdade. Teremos superávit novamente, com sorte, daqui a 9 anos. Depois de alguns anos seguidos de superávit fiscal, daí sim estaremos no “caminho certo” da recuperação fiscal. Até lá, como se falar em equilíbrio fiscal? Nem mesmo as reformas da previdência e CLT, SE ocorrerem em 2017, terão efeito imediato para auxiliar no equilíbrio fiscal, principalmente com a fraqueza deste governo que tende a tolerar que estas “reformas” sejam totalmente desfiguradas por interesses políticos, eliminando grande parte de sua efetividade;

    3) Mundo de FAZ DE CONTA: a imprensa vive no Mundo de Alice no País das Maravilhas. Simplesmente não existe o MENOR espirito crítico. Daí vendem a TEORIA “fantástica” que exatamente quando estivermos fazendo um esforço hercúleo para recuperarmos o equilíbrio fiscal, que implica em corte RELEVANTE de gastos pelo Governo é que teremos uma retomada relevante do crescimento. Oras, os gastos do governo não entram no PIB? Se eles reduzirem, não vai reduzir o PIB? Ah, mas o governo pode aumentar impostos também… Neste caso, a queda do PIB se dá via Laffer, com aumento de impostos coibindo despesas e investimentos de empresas e pessoas físicas, levando a um menor valor agregado. Ah, mas teremos um Tsumoney, bem, neste caso, prefiro tratar à parte, mais abaixo. Com muita sorte, o máximo que teremos será algo muito próximo de um “zero a zero”, ou seja, PIB com crescimento zero ou de 0,5% no máximo em 2017, ainda porque a base de 2016 é muito ruim e isto não é NENHUM mérito ou consolo para uma economia que caiu mais de 3% por ano nos últimos 2 anos. Pior: mantidas as condições atuais, o ritmo de crescimento para os próximos anos, com MUITA sorte, será este de 0,5% ao ano, que na prática, levará a uma redução no PIB per capta por mais alguns anos;

    4) Crise de liquidez: toda bolha imobiliária e de consumo provoca forte crise de liquidez. Como resolver? Mesmo com ações APELATIVAS como a da CEF de prometer mais R$ 34 bilhões em crédito imobiliário até o final do ano, o único efeito prático será apagar incêndio com gasolina, ou seja, vão agravar ainda mais o super endividamento e inadimplência das famílias, tirando ainda mais do consumo de outros produtos e serviços e de investimentos. Tentam salvar os preços dos imóveis e para isto, comprometem cada vez mais a economia como um todo, o famoso “tiro no pé”. Quase 50% das empresas tem a geração de caixa que não é suficiente nem para pagar os juros das dívidas na totalidade. 60 milhões de pessoas inadimplentes. Recorde de endividamento de famílias e empresas. Recordes de recuperações judiciais e falências. Bancos com a liquidez cada vez mais afetada negativamente por este contexto. Como a própria CEF colocou, para quem vão emprestar para o crédito imobiliário? Onde estão os clientes para comprarem com financiamento a perder de vista, imóveis de R$ 1,5 milhão ou R$ 3 milhões com crédito “barato” da CEF? Que sejam os imóveis na faixa de R$ 500 mil a R$ 750 mil, onde estão os clientes com reais condições de financiarem imóveis nestes valores? Tudo uma grande viagem na maionese, até extremamente OFENSIVO em um país com a renda média e distribuição de renda como o Brasil. Só existe uma forma de resolver de verdade, que é exatamente o oposto do que o governo está fazendo: a única solução é acelerar a explosão da bolha imobiliária e não tentar adiá-la. Ao PEDALAREM, só estão aumentando o tamanho do buraco onde estão se enfiando.

    Sobre a “brilhante” tese da Empiricus quanto ao Tsumoney:

    a) Nunca aconteceu de um país em grave crise fiscal ter um Tsumoney, só para se aproveitarem de “Ativos baratos”;

    b) Em 2016, BOVESPA subiu, cotação do US$ caiu, com isto, Ativos já não estão tão baratos;

    c) Recentemente já vimos fuga de capital recorde do Brasil, mas nunca o contrário. Se os EUA aumentarem os juros, teremos fuga de capital de países considerados de maior risco e o Brasil está no topo da lista;

    d) O conjunto de itens de 1 a 4 acima farão com que tenhamos grande fuga de capital e não vinda do mesmo para o país. Cada vez mais ficarão expostas nossa falta de capacidade para realização daquilo que é fundamental (inação quanto a reforma fiscal), os demais problemas que estamos tratando de forma completamente errada (exemplo: incentivo ao crédito imobiliário com juros subsidiados), dentre outros erros grotescos que estão sendo cometidos;

    Sobre as empresas nacionais de infraestrutura, de onde vai sair o dinheiro para tocar as grandes obras de infraestrutura? Viria do BNDES que já foi sugado em centenas de bilhões de dólares neste e nos próximos anos para cobrir rombos de benefícios fiscais, financiamento para “amigos do rei” que não serão pagos por empresas agora quebradas (exemplo: Odebrecht), dentre outros ROMBOS? Vai vir do Tesouro, quando temos um déficit fiscal de centenas de bilhões de Reais para este e os próximos anos?

    O conjunto acima deixa claro que o volume de erros deste governo está sendo tão grande ou até maior do que o do governo Dilma em 2015 e início de 2016, só perde em barbeiragem para os absurdos cometidos por Dilma de 2011 a 2014…

    13+
    • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 12:25

      Eu acredito numa salvação : Certificados de Recebíveis Agrários (CRAs) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)

      O primeiro já é pauta de votação no Senado, para que estrangeiros possam comprar CRAs indexados ao dólar. Só isso já será fantástico, numa país como o Brasil que tem fama de ser um dos mais fechados do mundo.

      A partir daí, se ocorrer o mesmo com os CRIs, teríamos aí a salvação de muitas incorporadoras, creio eu, com capital estrangeiro. Claro, focando não mais em Real Estate, mas sim, infraestrutura.

      Talvez, mesmo errando, a EmpiriCUs acertaria por aí?? Porque convenhamos, se uma consultoria dessas começar a fazer erros crassos, estarão em breve colocando toda a reputação no lixo….

      4+
      • CA 10 de outubro de 2016 at 12:55

        Você diz que um erro grotesco como o da EmpiriCU quanto a OGX, por exemplo, colocaria o nome da empresa no lixo? Não colocou, certo? E a recomendação deles que ainda é favorável quanto a compra de imóveis na planta, recomendando apenas alguns cuidados básicos, será que eles também não estão jogando o nome no lixo?

        Para colocarem dinheiro aqui, em volume “salvador”, primeiro as empresas precisariam ter alguma sinalização positiva de retorno e estabilidade fiscal, pelo menos, senão vai ser como o Kassab que gerou R$ 400 milhões em títulos para subsidiar a construção do Itaquerão e só conseguiu R$ 1,5 milhão, da Odebrecht… Ah sim, até a própria insegurança jurídica que o Kassab enfrentou também seria um inibidor neste caso, mesmo com aprovação do senado, sem contar o trauma da Lava-Jato e ainda o medo das regras mudarem no meio do caminho, como sempre acontece por aqui. Falar é fácil, no entanto, realizar estas operações com os retornos prometidos é algo que NUNCA tem acontecido…

        9+
        • CA 10 de outubro de 2016 at 13:55

          Ops, correção: a Odebrecht comprou R$ 14 milhões do CDI para financiar o Itaquerão que ela mesmo estava construindo…

          4+
      • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 17:40

        que reputação?

        1+
    • Lucas 10 de outubro de 2016 at 12:51

      CA, o temer é um governo tampão
      vai fazer alguma coisinha vai, sim
      1- liberar o pre-sal pro mercado, levou só 6 meses
      2- a pec do teto será aprovada toda esfacelada antes do fim do ano
      3- cortar a petralhada do poder, aos poucos vai né, ainda vemos muito hater anti-liberalismo bostejando net afora, a EBC ainda tá lá, a faxina ainda não acabou
      4- maquiar daqui, puxar dali, mais do mesmo, mas agora com um poquinho mais de credibilidade, segurar inflação e juros, segurar aumento de impostos
      … e só!

      A cada dia fica mais claro para as pessoas o quanto a bolha foi uma invenção da parceria PUBLICO-PRIVADA a mais escusa possível.
      cresce na cabeça das pessoas o ideário liberal como unica saída, quem vestir essa camisa seja de que partido for vai VOAR!
      (nota: trump um ex-ganhador na bolha americana eu não acho ele confiável)

      15+
      • CarlosL 10 de outubro de 2016 at 13:25

        Ele aprovando essa e a da previdencia já era, vão vazar ele no início do ano que vem…

        3+
        • Lucas 10 de outubro de 2016 at 13:56

          a da previdencia?
          duvido

          3+
        • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 13:58

          Se ele aprovar essa da previdência, terá resolvido algo que nenhum presidente até hoje foi capaz.

          2+
          • Minions 10 de outubro de 2016 at 14:24

            A questão da previdência sempre é tratada de forma marginal, nunca no centro da questão. Veja os art. 194, 201 e 202 da constituição:

            Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
            Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a:
            I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;
            II – proteção à maternidade, especialmente à gestante;
            III – proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
            IV – salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
            V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.

            Acho o problema? Pra quem não achou, sugiro ler o final do do art. 194 (“à saúde, à previdência e à assistência social”).

            E quem financia o “sistema”? Art. 195:

            Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (Vide Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
            I – do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
            a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício;
            b) a receita ou o faturamento;
            c) o lucro;
            II – do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social de que trata o art. 201;
            III – sobre a receita de concursos de prognósticos.
            IV – do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

            Portanto, quando se fala em “déficit da previdência”, lembrem-se que, neste déficit, está incluído as despesas com saúde e assistencialismo (bolsa família, por ex.).

            4+
            • tmarabo 10 de outubro de 2016 at 15:46

              não, quando se fala em déficit na previdência se está falando em déficit na previdência mesmo.
              é deficitária mesmo se considerar apenas a previdênica urbana, o déficit fica maior com a previdência rural (que na prática é assitencialista) e fica maior ainda com as verbas da assitência social em geral (loas, bolsas etc.).
              sendo que, por definição, a assistência social é deficitária.
              ou seja, pagamos caríssimo por “seguridade social” e vai tudo no ROMBO da PREVIDÊNCIA social.

              3+
            • MINEIRO SPY 10 de outubro de 2016 at 15:51

              Bolsa Família não é paga pela previdência. Isso faz parte do orçamento do MDS, não do Min. Previdência.
              A previdência é superavitária, mas a assistência social gera o rombo. Não confundamos assistência social com assistencialismo.
              Há milhões de trabalhadores rurais que nunca contribuíram e apresentavam somente uma foto capinando no intuito de provar que trabalhou por décadas na roça. Os diversos auxílio (reclusão, pensão, doença, morte, etc) entram nesse monte também.

              3+
  • Lucas 10 de outubro de 2016 at 12:43

    da série:
    VOCÊ PODE SER MAIS RICO DO QUE IMAGINA

    LISTA das 10 carreiras com maior renda média
    http://www.oantagonista.com/posts/o-estado-no-topo

    FAZENDO AS CONTAS
    renda mínima bruta do TOP10: 220 mil reais/ano = 18.300 por mês brutos (uns 12k-13k liquidos)
    Soma todos os declarantes: menos de 500 MIL DECLARANTES
    Pop brasil 200 milhões

    ou seja
    Ganha acima de 18k brutos um total de 0,25% da população

    Parcela máxima segura pra quem ganha 18k é 1/3 ou 6 mil reais/mês (ou para alugar)
    Com 6k por mês vc pode:
    1: comprar um imóvel por 800 mil reais
    2: alugar um imóvel anunciado por 2,4 milhão de reais

    Conclusão:
    Menos de 0,25% da pop. brasileira pode comprar imóves acima de 800 mil

    Aí eu te pergunto:
    Quanto destes 0,25% são déficit habitacional?
    Quantos destes 0,25% se acaso tivessem 2,4 milhões de reais no bolso prefeririam uma renda de aluguel de 6 paus brutos (na verdade é menos pq comprar para alugar tem custos e impostos que causam uma perda da ordem de no mínimo 30% do bruto) ao invés de receber 24.000 mil liquidos limpinho automaticamente todo dia primeiro na contareais de juros

    Errar as contas e as previsões por 10%, 20% vá lá, são coisas da vida dum investidor. Em situações trágicas a gente erra por 50%
    mas vejam aí: o erro da fernandolandia é x8

    11+
    • Louro José 10 de outubro de 2016 at 13:33

      É isso.
      Alguém pode alegar: faltam os empresários que mascaram nessa lista.
      E quantos são? Mais 500 mil?

      Insignificante pra efeitos de cálculo, apesar de dobrar o conjunto.

      8+
      • Lucas 10 de outubro de 2016 at 14:02

        tem empresa e não tem onde morar?
        tem empresa e não sabe fazer conta?
        tem empresa e não está sofrendo a crise?
        tem empresa e não está hipotecando até as cuecas pra sobreviver?

        na minha visão pessoal, a turma do “juros/dividendos” está muito muito longe de imóvel, os que estão dentro estão na outra ponta: vendendo
        vendendo seja pra realizar lucro, seja pra fazer caixa, seja pra escapar do banco.

        10+
        • cesarkebrado 12 de outubro de 2016 at 15:55

          Nada é pior do que ter um imovel e dever para um banco, vai ser esfolado vivo kkkkk.. tenho pena pois o banco Não perde, ele arranca de quem tem imovel o que perdeu dos que já nada tinham. Agora a sorte é que escritorios que trabalham para bancos são péssimos (os mais baratos) e se o devedor arrumar Advogado que “sabe direito de verdade” consegue travar o banco, pena é que os 666 acham que Médicos, Engenheiros e Advogados são todos iguais e sempre optam pelo mais barato.

          0
    • Minions 10 de outubro de 2016 at 14:06

      Errar é humano; insistir no erro é burrice (ou má-fé).

      3+
  • Leandro sp 10 de outubro de 2016 at 12:59

    tava aqui pensando e me peguei rindo sozinho..

    tava imaginando quando o Fernando atrasar 3 parcelinhas alguém do blogue pode arrematar no leilão por 180k(se é que vale isso) ai fazemos um rateio pra fazer uma festa de bota fora pro GLORIOSO Fernando. O que acham da minha ideia? Em vez de despejar judicialmente ele sai em ritmo de festa.

    13+
    • gmlinux 10 de outubro de 2016 at 18:13

      Não acho que vai conseguir fazer isto, ele comprou barato, algo em torno de 550k, na pior das hipóteses, com um desconto de 25% sobre os 800k, ou seja, vendendo por 600k, sai com 50k, desconta as parcelas pagas, corretor, ainda sobra algum.

      2+
  • mestre dos magos 10 de outubro de 2016 at 13:05

    A dubai catarinense está devagar quase parando.

    Nas minhas buscas eu sempre me deparava com esse apartamento do link, que está à venda a quase de 2 anos por 1.020.000,00, fora o tempo anterior que não tenho como confirmar. Não que eu tenha interesse em um ap nesse valor, mas ele se encontra em uma boa região. Como não consegue vender, agora resolveu alugar. Valor do aluguel de R$4.000,00, já com condomínio incluso, ou seja, não recebe nem 3.200, pois o prédio tem portaria 24hs. Olha que excelente investimento. E o proprietário está a esse tempo todo pagando condomínio, IPTU, nesse ap que ficou fechado direto.

    http://sc.olx.com.br/norte-de-santa-catarina/imoveis/lindissimo-ap-alto-padrao-quadra-mar-balneario-camboriu-sc-249954244?xtmc=apartamento+balneario+camboriu&xtnp=2&xtcr=38

    7+
  • O Cramulhao de FHCigienopolis45 10 de outubro de 2016 at 13:28

    Estados têm dificuldade para pagar 13º salário

    http://atarde.uol.com.br/economia/noticias/1807627-estados-tem-dificuldade-para-pagar-13o-salario

    Obs: tem que se ferrar mesmo, aqui no Brasil o sujeito sai da faculdade já pensando em ser “funcionário público”. Tem que acabar logo o glamour de ser funcionário público!! Em geral, parasitas ganhando muito bem, sem necessariamente estar sendo produtivo.

    7+
    • odorico 10 de outubro de 2016 at 14:10

      Eu sou FP e concordo plenamente. Inclusive só virei FP depois de empreender e ralar muito na iniciativa privada, aí vi que estava enxugando gelo. Quanto mais me qualificava, pior a sua relocação e pior a diferença entre os desqualificados do serviço público e os qualificados da iniciativa privada. Cansei, prestei concurso e em 2 anos estava no ciclo de gestão (carreiras mais altas) só não sou juiz por não ser bacharel em direito. Mas que essa mamata tem que acabar tem. Primeiro. O salário inicial tinha que ser 20% menos que na iniciativa privada e a carreira deveria longa, uns 25 níveis. E a cada 5 níveis a progressão não seria automática, deveria se avaliar sua produção. Outra coisa é quantidade de FCs /DAS deveria ser 1 para cada 10 servidores do órgão. Assim não teria as famosas Euquipes.

      14+
      • MINEIRO SPY 10 de outubro de 2016 at 15:53

        Tem local com relação 1 para 1. Um diretor, um gerente, um coordenador, um analista. Qual o mérito de ser chefe sendo que não comanda equipe?
        Outra coisa…principalmente no judiciário há mais funções gratificadas que servidores. Praticamente um adicional.

        3+
      • Master Yi 10 de outubro de 2016 at 21:02

        Só não entendi a parte do “ganhar 20% menos”, qual a lógica disso?

        0
      • cesarkebrado 12 de outubro de 2016 at 16:33

        Fui funça por 9 anos para conseguir pagar minha faculdade e dar inicio a meus projetos privados, já no fim passei em muitos concursos top, mas, perdi o interesse por conta da “falta de riscos”, ou seja: não tem risco de perder, mas, também não tem de ganhar. O serviço publico é um verdadeiro enterrador de talentos, não que eu seja grande coisa, mas sei que 80% dos melhores de cada área acabam lá, como um barnabé. Infelizmente os servidores tem em mente que devem ganhar salario compativel com a DIFICULDADE do certame a que foram aprovados o que é errado, salario se ganha por competência, eficiência E valor de MERCADO. Fico impressionado que o Estado SABE o preço de uma cadeira, de um veiculo, de um tomate, de salario a se pagar aos terceirizados diretos ou indiretos, etc, pois mantem listagens de preço para pregão e sabe fazer laudos licitatorios como ninguém, MAS, na hora de pagar o salario dos SERVIDORES é uma verdadeira BOCA LIVRE. E quem reclama é taxado automaticamente de INVEJOSO, vai estudar, etc, mas o povo tá acordando.. pelo menos pra reclamar né. O Estado FODE a economia pegando todo dinheiro do mercado para se financiar a um juro altíssimo e como se não bastasse paga salários ABSURDOS retirando as melhores cabeças do mercado e as colocando dentro da sua maquina IMPRODUTIVA para que nunca produzam porr4 nenhuma.

        1+
  • Baby Boy 10 de outubro de 2016 at 14:14

    Paguem meus juros 666!

    4+
  • Alemon Fritz 10 de outubro de 2016 at 14:25

    só se for 40% de garantia

    Linha permite usar imóvel como garantia de empréstimos
    Leia mais: http://oglobo.globo.com/oglobo-20263934#ixzz4MhihMEZ7

    5+
    • Juros Lover BSB-BH 10 de outubro de 2016 at 14:42

      CVR dessa reportagem ae…

      “Fabricio de Souza Pinto, de 40 anos, tomou há pouco mais de um mês um empréstimo de R$ 130 mil no Santander dando como garantia sua casa no Itanhangá, Zona Oeste do Rio, avaliada em R$ 360 mil. O objetivo era justamente se livrar de R$ 110 mil em dívidas contraídas em salgados cartões de crédito e no cheque especial. Para o empresário, o empréstimo significou um respiro em uma ciranda financeira que o atingiu durante a crise.

      — Minha renda caiu 40% de antes da crise para cá, já que os negócios ficaram escassos. Foi aí que comecei a usar aqueles empréstimos ofertados no caixa automático do banco. Era tudo muito fácil porque tinha um bom relacionamento com a instituição. Mas os juros ultrapassaram em muito a expectativa que eu tinha — conta Fabricio. — Agora, finalmente consegui voltar a dormir tranquilo. Como tenho uma filha que depende de mim, preciso imaginar sempre que o pior cenário é possível. Então, não podia continuar naquela situação.”

      Juros do cheque especial ultrapassaram a expectativa do 666…rsrs…Com esse nível de inteligencia financeira a filha deletá lascada…

      18+
  • Baby Boy 10 de outubro de 2016 at 14:30

    Para descontrair.

    666 sempre tirando onda no começo depois recebendo a visita do motumbo.
    https://www.youtube.com/watch?v=s4OrbKafx9w

    2+
  • geofisico 10 de outubro de 2016 at 14:43

    MRV ta quebrada, vai pedir falencia?
    Como explicar isso?

    http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/contrato-com-empresa-de-engenharia-rendera-r-18-milhoes-ao-fla-ate-2018.html#HOME-ESPORTES-user-sel-17,editorial,13799027448

    4+
    • Minions 10 de outubro de 2016 at 14:59

      A MRV está super bem! Recomendo comprar 2: 1 para morar e outro para investir!
      CA, olha o que achei no ReclameAqui:

      http://www.reclameaqui.com.br/m4ZkD8ORYmEw8DAc/mrv-engenharia/mrv-faz-promessa-de-troca-de-imovel–forca-o-distrato-e-nao-honra-o-trato-adtivo/
      MRV faz promessa de troca de imóvel .Força o distrato , e náo honra o trato adtivo
      MRV Engenharia

      Santo André – SP ID: 20622713 29/08/16 às 17h33
      denunciar
      Construtoras

      Durante meses foi feito uma notificação de acordo de troca de unidade . por conta do atraso na entrega de imóvel , A construtora em um deste documento abriu a possibilidade da troca. Mas usou de mal fé, alertando que só poderia fazer a troca se eu o cliente que já foi [editado pelo Reclame Aqui] por anos a fio. Trocaria se eu fizesse o distraído do imóvel que tinha comprado a 4 anos atrás . dando a eles a liberdade de vender o imóvel novo. Só assim concluiria e finalizava o processo .Mas náo foi o que aconteceu assinei o distrato e foi ai que me enganarao dizendo que MRV náo faz troca e sim venderia uma nova unidade . se eu pegace pagaria a diferença e me deu uma carta de credito inferior ao que eu já tinha pago .Sujeira e canalhice da parte M R V.

      9+
  • Lucas 10 de outubro de 2016 at 15:28

    POLÍTICA

    off CRISES
    Era tudo mentira: Dilma criou crise energética e triplicou o preço pra ajudar a Venezuela
    Postado por Brasil Verde Amarelo em 7 de outubro de 2016

    só falta denunciarem como o PT articulado com a ANA e o sindicato de funcionarios infiltrados criou a crise hídrica.
    EU AVISEI
    eu venho denunciando há anos, esta explodindo um escandalo atrás dos outros (e os petralhas mascarados preocupado com a vernissage)

    6+
    • Lucas 10 de outubro de 2016 at 16:11

      PSOL, PSTU e PT comandam sindicatos ligados a black blocs
      Levantamento mostra que 61 filiados a PSOL, PSTU e PT ocupam cargos de dirigentes do Sindipetro, do Sepe e do Sindsprev no Rio

      http://veja.abril.com.br/brasil/psol-pstu-e-pt-comandam-sindicatos-ligados-a-black-blocs/

      5+
    • cesarkebrado 12 de outubro de 2016 at 16:51

      Quem conhece a istoria da contaminação das fazendas de cacau do nordeste executada pela esquerda em meados do século passado não duvida de nada, jogar chave inglesa dentro do motor das maquinas nas industrias é a primeira lição aprendida pelos comunistas/socialistas depois de aprender a falar mamãe/papai.

      0
  • Semnick 10 de outubro de 2016 at 15:28

    “Imóveis residenciais registram queda no preço de quase 8% – Jornal da Band”

    Começo a concordar que o tempo é cíclico.

    Vira e mexe dão um jeito de distorcer tudo e insistem em convencer que “agora é a melhor hora de comprar”….

    De raiva só compro se a queda for de 80% – hahahahaha … eu também posso mentir ciclicamente não?!!!

    Boa noite bolhistas. Frio do capeta por aqui. Mas pela BNN tá tudo congelado, principalmente as mentes de quem ainda se deixa levar pelas lorotas da mídia. Cada dia diminui a lista dos que tem algum $$$ e se convecem das propagandas de ” o melhor momento é agora”…

    O tempo fará todos os ajustes. Comendo pipoca e esperando… hahahha

    1+
  • Melekento 10 de outubro de 2016 at 15:34

    A vida desse povo nao ta ficando facil nao.
    http://www.midianews.com.br/policia/corretor-e-preso-carregando-97-kg-de-maconha-em-carro-de-luxo/277450
    Pra esse ai, agora vai piorar e muito.
    Infelizmente um grande parcela da populacao vai passar dificuldade com isso tudo.
    Abs.

    4+
  • Dr.Who 10 de outubro de 2016 at 15:46

    Há muito não posto, apenas na leitura. O blog é fenomenal, me ajudou na escolha entre comprar e alugar, me deu base para conversar com a patroa e ela entendeu perfeitamente. e hoje é aficionada por juros. Hoje estamos no aluguel e chegando a renovação, o reajuste foi de 0%.

    Obrigado!!!!

    8+
    • Lucas 10 de outubro de 2016 at 16:18

      me desculpa a critica mas a esta altura do campeonato reajuste zero é perder dinheiro, eu vinha de reajsutes zero desde 2013.
      agora é hora de pedir 20% de desconto
      ou trocar por um maior, melhor, mais bem localizado pelo mesmo preço

      fazer mudança é até um habito de higiene, vc joga tanta porcaria fora, um americano se muda em média de 7 em 7 anos,
      somente países escroto o cara nasce e morre na mesma toca

      Faz parte duma vida dinamica, com liberdade economica a pessoa ir se mudando conforme as conveniencias
      quem cria raiz é árvore
      para o alugador existem 2 grandes vantagens: a liquidez do dinheiro e a liquidez pessoal

      7+
      • CarlosL 10 de outubro de 2016 at 16:26

        Acho ótimo a possibilidade de mudar de locais, não tenho apego por imóvel…..

        2+
      • Dr.Who 10 de outubro de 2016 at 16:32

        Concordo com você, mas é o primeiro ano e além do dinheiro temos o lado pessoal que temos que considerar, senão deixamos de ser humanos e viramos humanos. Sabemos o valor do nosso dinheiro suado, mas tem a questão de estarmos no primeiro ano de casado, primeiro ano de aluguel e começando a nossa história, isso não tem preço e desconto que compense nesse momento.

        E outra coisa, no Rio a coisa ainda tá complicada e aonde conseguimos, tá díficil conseguir no mesmo nível, primeira locação e já negociamos um bom desconto de cara.

        5+
  • rafa_fv 10 de outubro de 2016 at 16:14

    CVR Aluguel.
    Colega de trabalho teria o reajuste do aluguel em novembro segundo o contrato, conversou com a imobiliária e agora terá o seguinte reajuste: Valor atual R$ 1789,00 a partir de novembro R$ 1.600,00.

    8+
    • rafa_fv 10 de outubro de 2016 at 16:17

      Obs.: o condomínio tem outros imóveis com valor inferior ao que ele estava pagando.

      3+
  • Baby Boy 10 de outubro de 2016 at 16:17

    EU AVISEI!
    Há muito tempo atrás, na época do “milagre econômico”, eu alertava contando a história da formiga e a cigarra.
    Na época, eles me chamavam de pessimista e que a história da cigarra era furada!
    Hoje, Estou surfando na onda dos juros e eles se afogando em dividas.

    5+
  • Zé Carioca 10 de outubro de 2016 at 16:34

    http://oglobo.globo.com/rio/estagnacao-aluguel-caro-deixam-lojas-fechadas-em-ipanema-20264602

    “No interior de uma galeria entre as ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça, há três lojas à espera de alguém disposto a alugá-las. O preço pedido para locação, de acordo com o lojista William Helal, que está há 17 anos no endereço, caiu mais de 50% desde o ano passado.”

    Aí Lucas e CA, desconto de 50% nos aluguéis em Ipanema, isso sim é um hard landing e não esses descontinhos mixurucas de 10 ou 20% sobre um preço de venda que subiu 400%.

    PS: Lucas, estou meio sem tempo e tenho lido muito pouco esse lado da rua e principalmente o outro, mas hoje fui ler por alto o outro lado da rua e me peguei pensando em como você e a RosinhA conseguem aturar o babaca mor. É muito saco.

    5+
    • Lucas 10 de outubro de 2016 at 17:13

      to super sem tempo
      matematica basica, cara, vcs sempre derrapam nisso
      se subiu 100%
      basta 50% pra voltar ao valor original

      100 pra 200 100%
      200 pra 100 -50%

      precisa cair metade do que subiu
      se caiu 20%, de 200 para 160 é como se tive subido só 60% ao vés de 100%

      de 100 pra 400 +400%
      de 400 pra 200 -50% ou valorização de 100% ao invés de 400%

      põe a inflação 40% nesses poucos anos
      põe custo de oportunidade TD 2035 deu 50% em 2016

      é autoengano
      – subida incrível
      – queda mixuruca

      5+
  • Bolherengo 10 de outubro de 2016 at 17:38

    Fala pessoal! Estou pensando em migrar meu Tesouro Selic para Tesouro IPCA com juros semestrais, mas estou achando as taxas meio fraquinhas (5,77; 5,58; 5,65 %). Há alguns meses, já estiveram em mais de 7%. Alguma previsão de voltar a esse patamar no curto ou médio prazo (ou algo um pouco melhor do que as taxas atuais)? Ou acabou-se o que era doce?

    2+
    • Leonardo M. 10 de outubro de 2016 at 18:36

      Fii de papel que carregam CRIs, Cris, RF, LCI não te interessa não?

      1+
    • reznor 11 de outubro de 2016 at 11:07

      Acho meio difícil voltar à casa dos 7% no curto prazo. Pra tal, seria necessária uma “bomba” interna do tipo ‘o atual presidente denunciado na Lava Jato’ ou os EUA subirem os juros pra uns 4% a.a. (rsrsrs, não rola). Acredito que o bonde dos 7% passou, amigo.
      Mas seu raciocínio de migrar o Tes. Selic para outro ativo está correto, visto que o rendimento vai passar a ser menor com a queda da Selic.
      Tes. IPCA é uma boa pedida, mas eu evitaria os papeis com juros semestrais por conta da alta tributação do 1º ano.
      Como o colega acima mencionou, estude outros ativos. FIIs estão bombando atualmente, mas é sustentável? Só estudando o ativo… Eu particularmente não entendo nada de FIIs.

      1+
  • Post a comment
    You must be logged in to comment. Fazer login