Vendas de imóveis novos caem 13,9% no 1º semestre – O Tempo

Você pode gostar...

Comments
  • CA 19 de agosto de 2016 at 22:13

    Sobre o tópico:

    O encaminhamento das reformas vai resolver tudo então?

    As dívidas das famílias e das empresas em patamares recorde, assim como a inadimplência, vão desaparecer em um passe de mágica?

    A mesma mágica que vai fazer com que o desemprego diminua instantaneamente, assim como a renda passará a subir de imediato?

    Vão resolver as consequências do esquema de mega corrupção, como a quebra dos maiores envolvidos que já não tem a menor condição de prosseguir, também no modo instantâneo?

    A inflação elevada persistente de anos cairá num passe de mágica e vejam só, com o governo tendo que fazer um severo ajuste fiscal e diminuir suas despesas, que entram na composição do PIB, ao invés de termos quedas no PIB que seria o esperado quando temos ajustes fiscais severos, não se preocupem, porque o governo fará o maior programa de concessões de todos os tempos e um grande número de empresas super-endividadas entrarão no processo, provavelmente contando com financiamento de bancos que estão com a liquidez cada vez mais abalada.

    Bem-vindo, estamos junto com Alice no país das maravilhas!

    69+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Minions 19 de agosto de 2016 at 22:33

      Pois é! A bolha será o menor dos problemas!

      16+
    • Luke Bolha 19 de agosto de 2016 at 23:32

      O governo vai precisar emitir uns 300 bilhões em títulos só esse ano por causa do deficit da previdência e fiscal, só os juros da dívida vai pra quase 400 bilhões, tudo isso basicamente para manter uma folha de pagamento e não retornar nada para a sociedade, não há qualquer sinal de mudança nesse quadro porém há uma certeza de deterioração… ou seja, o governo já está condenado e não consegue nem se salvar e as construtoras acham que vão ser salvos pelo governo?

      34+
      • avatar
      • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 08:25

        Vale notar que existe uma DESONESTIDADE INTELECTUAL na notícia, pois o certo seria falar sobre as reformas serem aprovadas e não encaminhadas, encaminhar proposta não muda nada.

        20+
        • avatar
      • Lucas 22 de agosto de 2016 at 13:09

        PMJ

        2+
    • JJJ_brasilia 19 de agosto de 2016 at 23:34

      CA, um acordão para livrar as empreiteiras e as empresas enroladas no CARF ajudaria a economia a girar um pouco, só não sei quem tem coragem de propor.

      Sobre a dívida das famílias é mais complicado, milhões de pessoas pagando parcelinha, o governo não dá conta, é empurrando com a barriga e ver o que vai dar, por que se estourar a boiada de nego dever é não pagar, os bancos fechem (fui pessimista) mas uma coisa destas mata o sistema.

      Enfim acho que os grandes se safam, agora as parcelinha não.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • CA 20 de agosto de 2016 at 12:45

        JJJ_brasilia,

        As dívidas somadas de Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e outras, mais aquelas enroladas no CARF, equivalem a centenas de bilhões de reais. De onde vai sair o dinheiro para eles conduzirem as obras que vão reaquecer a economia? Em outras palavras, qual o significado prático deste perdão via acórdão para economia, se elas não PODERÃO fazer nada de qualquer forma?

        Ah, o Governo vai pagar tudo adiantado, assim como ele vai cobrir o rombo da CEF, vai salvar todas as construtoras do segmento leve que estão super-endividadas, vai recuperar a Sete Brasil, vai salvar a Oi, vai pagar as dívidas da Petrobras, das empresas ligadas a Eletrobras, vai cobrir o rombo dos Estados e municípios, etc. Em outras palavras, nada que um ou dois trilhõezinhos de reais impressos neste segundo semestre não resolva, não é? Se o governo pode cobrir o rombo destas construtoras do segmento pesado envolvidas na lava-jato e mais das empresas enroladas no CARF, com certeza poderá cobrir todos estes outros, afinal, como sabemos, querer é poder, quem pode pagar algumas centenas de bilhõezinhos a mais pode “arredondar” e já transformar em dois trilhõezinhos, pelo menos neste nosso Brasil todo poderoso. Se entramos em crise, não podemos esquecer que foi porque a Dilma QUIZ, só por isto…

        Ter que incluir no acórdão esta clausula de pagamento adiantado de todas as obras, vai ser bem fácil, porque só vai ter que mudar algo que é constitucional e para beneficiar empresas que estão há anos na mídia com diversas evidências de mega corrupção, além de ACRESCENTAR mais algumas centenas de bilhõezinhos aos mais de R$ 300 BILHÕES de déficit público já contrados para o biênio 2016-2017, em um país que já vai ter dívida superior a 75% do PIB combinada com juros altíssimo, destruindo por completo a responsabilidade fiscal e afastando todos os investidores do país, fazendo com que o dólar dispare, junto com a inflação e o juros, com isto levando a uma destruição sem precedentes na economia.

        Claro que os deputados e senadores se sentirão muito a vontade para fazer isto em público, certo? Pelo que temos visto da disposição deles em votarem medidas ainda menos contraditórias do que esta, que se arrastam por anos sem votação, não tenho dúvida de que isto será muito simples, não é mesmo? No embalo até que eles poderiam desistir de fazer a reforma da previdência, revisão da CLT, etc, porque pegaria mal querer economizar com “miséria” em um país tão rico e “talvez” muitos ficassem revoltados em dar centenas de bilhões para corruptos e depois perder benefícios para cobrir um PEDACINHO deste rombo. “Será” que ficariam revoltados?

        Ah, mas se em virtude de algum “pequeno detalhe” como o que consta acima, o governo NÃO PUDER emitir estes trilhõezinhos, ou “pelo menos” algumas centenas de bilhõezinhos para as empresas envolvidas no lava-jato e na operação Zelotes, não se preocupe, os bancos privados certamente terão interesse em perdoar a parte deles (*) nas dívidas destas empresas. Tenho certeza que eles tem cacife para isto e não se preocuparão em tomar a frente nesta iniciativa. Bancos privados nunca se preocupam com liquidez, portanto mesmo já estando com a liquidez muito prejudicada hoje, não se incomodarão em aumentar seu risco de forma estratosferica, certo?

        (*) pena que boa parte das dívidas esteja com bancos públicos, não é mesmo? Daí voltamos para os “pequenos detalhes” que constam acima.

        Bom, quem quiser pode acreditar também que teremos uma INVASÃO de investidores estrangeiros que virão ao BRASIL trazendo este dinheiro, ou porque não, uma invasão de trilionários alienígenas invadindo nosso país ansiosos para despejar seu dinheiro aqui, poderia até ser no 7 de Setembro, que está próximo, daí ao invés de eu fazer uma analogia com “Alice no país das maravilhas”, poderíamos chamar de “Independence day”, o que acham? ?

        27+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 12:54

          CA,

          Sei que é caro resolver o problema das empresas e o correto é deixar quebrar, mas a realidade se impõe ao idealismo.

          Veja os EUA na crise se 2008, eles salvaram bancos, montadoras de automóveis.

          As vezes a necessidade se impõe e não há como o sistema sobreviver a ela, mas respeito a sua opinião.

          7+
          • avatar
          • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 13:37

            A diferença é que os EUA podem se dar ao luxo de aumentar sua divida pública em um trilhão e alguns bilhõezinhos devido aos juros baixos, o Brasil por outro lado paga 28(?) vezes a mais que o EUA por cada unidade monetária que empresta, na pratica essa história de a divida pública ser 7X% do PIB não faz sentido, o que faz mais sentido é analisar o peso dos juros da dívida comparado com o PIB, e o Brasil não pode ser comparado nem ter como base os EUA.

            13+
            • avatar
            • avatar
            • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 13:44

              Para se ter uma idéia, os EUA com uma DP de 104% a juros de 0.5% paga corresponde a um juros de 0.52% do PIB, já o Brasil com apenas ~75% pagando 14% de juros gasta 10,5% do pib com essa divida, o que corresponde a mais de 20 vezes a percentagem que os EUA gastam, não tem comparação, tentar imitar é certeza de colapsar a economia.

              24+
              • avatar
              • avatar
          • CA 20 de agosto de 2016 at 14:15

            JJJ_brasilia,

            Seria muito legal se você lê-se com atenção os fatos e dados apresentados. Eles não tem nenhuma relação com o “ideal”, como você colocou, em NENHUM momento falei que seria bom que isto acontecesse para que os culpados fossem punidos, ao contrário, expliquei e demonstrei com números porque não é viável a sua ideia, esta sim “idealista”, algo que até pode vir a acontecer, mas que não terá efeito prático, conforme detalhei acima.

            A realidade é que o governo não tem como dar este auxílio por todos os motivos que coloquei e foram bem complementados pelo Luke Bolha. De onde sairá o dinheiro para cobrir estes rombos dos envolvidos no lava-jato e no CARF? Se não tiver dinheiro para cobrir as dívidas de centenas de bilhões destas empresas, qual o efeito prático deste acórdão? Já disse que não vejo de onde vão tirar o dinheiro, se você sabe, por favor, me ensine.

            Peço ainda, encarecidamente, que não seja uma explicação SIMPLISTA, do tipo, “é só imprimir dinheiro e aumentar impostos”, caso contrário, a discussão será improdutiva, muito pobre. Se acredita nesta solução, análise os efeitos práticos, pelo menos para entender se na prática, os efeitos colaterais não serão muito piores do que a ideia sugerida e portanto, não irão colaborar em nada para atenuar os estragos, ao contrário, só vão intensifica-los.

            8+
            • avatar
            • avatar
            • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 14:44

              Vamos supor que o governo vá adiante e incrementa a dívida pública em 1 trilhãozinho pois a unidade de bilhão já virou troco de pinga.

              1 trilhão é a receita liquida prevista para o ano, isso significa um ano de receita para salvar as empresas. Atualmente o governo paga 360 bilhões com os juros da dívida já com previsão de aumento para quase 400 bilhões em 2017. Se a dívida aumenta em 1 trilhão com as taxas atuais, os juros vão chegar a 540 bilhões, isso é mais que a metade da receita líquida prevista! Sinceramente eu nem consigo imaginar os efeitos práticos disso, alguém aí consegue? Eu gostaria de dar uma resposta sobre os possíveis efeitos práticos porém só consigo tentar aplicar a teoria dos limites para essa questão, já que parece que é nessa direção que o país anda, em algum momento, se as contas saírem totalmente do controle, tudo o que é arrecado será utilizado para pagar os juros da dívida e o Governo dará NADA de retorno a população (o que já não é muito distante da realidade).

              7+
              • avatar
              • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 14:46

                Podemos traçar um paralelo com alguém que recebe R$ 10 mil por mês e tem uma dívida de R$ 100 mil no cheque especial, vai trabalhar para pagar juros ou dar calote.

                7+
              • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:16

                Luke Bolha, comentário interessante!

                Isso já está acontecendo..veja a PEC 241. Apesar de achar que ela é mero “bode na sala” para o governo aprovar outras medidas. Imagine um cenário em que o governo limitasse seus gastos ao limite da inflação do ano interior por 20 anos num país com 200 milhões de pessoas, a maioria pobre e totalmente dependente dos serviços públicos, com uma população 11% desempregada. Acha que isso daria certo? Você acha que o SUS na hora de comprar uma máquina de ressonância magnética ou comprar remédios vai convencer o fornecedor seja aqui ou no exterior que só pode pagar o valor X mais a inflação do ano anterior? Consegue listar algum país no mundo que tenha feito isso com sucesso? Outro dado que não encontrei e que talvez alguém saiba: existe algum país do G20 que tenha trabalhado com superavit seja primário ou nominal (o que seria praticamente impossível)?

                Você sinceramente acredita nas boas intenções de Meirelles, banqueiro desde criancinha? Acha que ele está querendo salvar o Brasil com essas medidas? Manter o país pagando essas taxas de juros astronômicas interessa ao país como um todo? Ahh…mas estamos ganhando com nossos investimentos, mas somos só um pingo d’água no meio de um oceano. Tem que ser muito ignorante para gostar de viver num país com uma taxa de 14,25%. É igual ao pião de fábrica que adora inflação alta porque o dissídio vai ser bom e terá um aumento grande no salário.

                Vejo alguns empresários reclamando da alta carga tributária no pais e com razão. Eles só esquecem que seus próprios “colegas” empresários foram responsáveis por um rombo estimado em R$ 500 bilhões em 2015 através de sonegação e corrupção na suspensão de multas por sonegação pelo CARF (operação Zelotes). Fora os depósitos brasileiros em paraísos fiscais denunciados pela Swiss Leaks estimados em US$ 520 bilhões. Lembra do Panamá Papers? Só de sonegação fiscal ano passado daria para dobrar o valor gasto pelo governo com o SUS, mas o problema é que todos nós sabemos que ele não faria isso né…hehe…ou seja, estamos num beco sem saída. Estamos dentro da gaiola da famosa “corrida dos ratos.”

                Também acho que estamos procurando culpados em lugares errados. Estamos culpando uma previdência em que até 15, 20 anos atrás o teto dela superava os 20 salários mínimos e hoje não passa de 6, sendo que mais de 85% recebe até 2 SM. Fala-se em previdência problemática desde a década de 70. Porque até agora ninguém fez nada e porque será que alguém acredita que agora alguém fará alguma coisa? Vamos culpar a Saúde, que gastou em 2015 3,6% do PIB (190 bi)? Será que o problema do país estar ferrado é da previdência, da saúde e da educação (que sempre foram uma bela porcaria aqui)??

                Outro dado interessante: no Orçamento Geral da União de 2010, estavam previstos gastos de 24,84% com a previdência, de 3,9% com a saúde, de 2,8% com a educação, 0,5% com segurança, e 44,93% para juros e serviços da dívida pública, sendo que as previsões de 2016 são de R$ 720 bilhões só pagando juros da dívida. Falar que a CF não cabe no Orçamento como alguns andam falando é no mínimo estranho, até mesmo porque a CF não feita para colocar uma sociedade para só ficar pagando juros. Como eu disse, o PT jogou no lixo (através de renuncias fiscais e subsídios públicos para empresas “parceiras”) uma austeridade feita pelos governos anteriores e parece que agora o buraco é bem mais embaixo. E pra variar, quem sofre somos nós.

                34+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
                • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 18:17

                  Muito simples! O governo vai privatizando o máximo que puder ao longo desses 20 ano e o problema será resolvido.

                  9+
                  • avatar
                  • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 19:20

                    E eu não fui irônico nesse meu comentário, é sério, o problema sempre foi e sempre será governo de mais.

                    11+
                    • avatar
                • Libertario 20 de agosto de 2016 at 20:34

                  “Manter o país pagando essas taxas de juros astronômicas interessa ao país como um todo?”

                  Desculpa, não entendi.

                  Qual a sua sugestão para reduzir essa taxa?

                  5+
                  • avatar
                  • avatar
                  • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 21:09

                    Eu também identifiquei um certo grau de esquerdismo no comentário do Andradez.

                    De qq forma a única maneira de diminuir as taxas é diminuindo a necessidade de empréstimos, logo o governo deveria ser muito mais enxuto e eficaz, para então ter superavit para poder pagar a dívida.

                    O Andradez faz uma confusão na linha de raciocínio, especialmente quando tenta convencer que um problema não é problema, o deficit da previdência, pois existem outros problemas correlatos, sinceramente acho que ele escreve escreve escreve, possui uma lógica falha mas está convencido que o estado é o salvador.

                    9+
                    • Libertario 20 de agosto de 2016 at 22:48

                      Entendi que a culpa só Brasil são os empresarios e a sonegação.
                      A previdência não.
                      Parece uma propaganda da CUT que dá no rádio.

                      13+
                      • avatar
                      • avatar
                      • avatar
                    • Andradez 21 de agosto de 2016 at 14:09

                      Meu caro…parece que você não leu meu comentário. Não quero convencer ninguém de nada. Sai dessa! Só tem barbudo maior de idade aqui. Cada um sabe do que pensa.

                      Mas como a sua ideia genial de fazer o governo gastar menos, mas vai gastar menos onde? Já pegou o orçamento do ano passado e viu os percentuais dele? É lógico que o país não só pode como deveria privatizar todas as suas estatais, como Petrobrás, EBC, Correios (principalmente), dentre outras e abrir o mercado, mas você acha que algum governo vai ter a ousadia de fazer isso?? Você realmente acredita que Temer vai ter base política pra privatizar alguma coisa grande por aqui? Estatais são a galinha dos ovos de ouro de todo e qualquer governo pra pendurar afilhados políticos e lavar dinheiro, principalmente o PMDB. Governo deveria se preocupar com saúde, educação e segurança pública.

                      Trouxe o dado do Orçamento Geral da União de 2010, estavam previstos gastos de 24,84% com a previdência, de 3,9% com a saúde, de 2,8% com a educação, 0,5% com segurança, e 44,93% para juros e serviços da dívida pública.

                      Quase metade dele é para pagamento da dívida. Onde que você vai cortar ali? Vai deixar de pagar os aposentados? Suspender o SUS? Privatizar a segurança pública e a educação? Vai economizar quanto? 30% do orçamento?

                      Sobre a sonegação do empresariado brasileiro e os mais de 520 bi de dólares em offshores e trusts. Os fatos estão ai. Não sou eu que estou dizendo. E muito se enganam aqueles que acham que o empresariado é vítima. Vocês precisam entender que o governo anda de mãos dadas com essa sujeira, principalmente o do PT que implantou uma política de subsídios para favorecer as empresas parceiras. Culpar só o governo é a mesma coisa que dizer que a Odebretch é inocente e que ela foi coagida a pagar propina. É isso que você pensa??

                      Agora se você acredita que o problema do país são os 200 bi gastos na saúde por exemplo e que privatizar o SUS vai ajudar o governo a ser mais enxuto, ai é a sua opinião e longe de mim querer te xingar e te diminuir por isso.

                      27+
                    • Andradez 21 de agosto de 2016 at 14:36

                      Libertario, cada um entende o que quiser. Mas se você acha que o problema do Brasil de hoje está previdência, que vem desde a década de 70 sendo monitorada e alertada sobre seus problemas. E mais, você acha que a reforma da previdência vai resolver alguma coisa no curto ou médio prazo botando a galera pra trabalhar mais 5 anos? Já se perguntou porque ninguém mexe na previdência da forma como deveria? Qual sua solução? Botar os aposentados e pensionistas na câmara de gás e acabar com o problema?

                      A previdência dos trabalhadores ativos do regime geral é superavitária. Sabia disso? A previdência dos FP’s foi mudada em 2012 e eles agora só aposentam pelo teto do INSS. Sabia disso? Um dos maiores rombos da previdência está na aposentadoria rural e no seguro defeso, que é lotada de fraudes de tudo quanto é tipo. Sabia disso?

                      Ahh…e você sabe qual é a divisão da previdência de acordo com a CF? Se não sabe vou te explicar: o financiamento é chamado de tripartite clássico, que inclui o trabalhador, a empresa e o governo (através de impostos). Agora eu te pergunto: porque eles não levam em consideração a contra-partida do governo no cálculo? Porque eles fazem a conta somente com as receitas próprias do setor, que são os empregados e empregadores?

                      E pra finalizar, você sabia que a DRU retira mais de 50 bi do orçamento da previdência todos os anos e que a A PEC 87/2015 quer prorrogar por mais oito anos a DRU, permitindo o aumento da alíquota para 30% das receitas de contribuições sociais? Sabia que as isenções tributárias concedidas pelo nobre governo do PT em cima das fontes da Seguridade Social (CSLL, PIS/Pasep, Cofins e Folha) retiraram mais de 70 bi nos últimos anos das contas da previdência??

                      Se não sabia, dá uma pesquisada no Google. Não vai gastar nem 5 minutos do seu tempo.

                      26+
              • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:22

                E só para complementar, todas as fontes desses dados que coloquei em meu comentário podem ser facilmente identificadas em 5 minutos de pesquisa no GOOGLE através de inúmeros sites, inclusive os oficiais do governo. São fontes públicas e produzidas por terceiros. Quem tiver interesse em saber de onde esses números foram tirados, basta gastar um tempinho, porque infelizmente eu não sou pago pra compilar material pra blog.

                17+
            • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 16:01

              CA,

              não quero ficar fazendo conta e respeito a sua posição, sobre o CARF é só anistiar os culpados, sobre as empresas quebradas, os bancos sabem que não vão receber.

              Agora porque eu não quero fazer conta: porque eu não sei fazer conta em progressão geométrica com o aumento ou queda do PIB, aliás, ninguém sabe fazer uma conta destas, mas uma saída vão arrumar, aqui é o país do jeitinho, ou morremos abraços com o Morumbi.

              Acho as suas colocações corretas e concordo, mas até em países sérios, quando a trolha é grande eles dão um jeito, acho que mais 2 anos de recessão a galera não aguenta.

              Mas o principal, estou postando aqui expondo a minha opinião é ela é só minha, e o mais importante, não que brigar com você em posts.

              12+
              • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:14

                Cara, você não viu os posts difamatórios dele contra a minha pessoa me chamando de doente mental, patético, sem caráter, só porque eu não concordo com ALGUMAS ideias dele? Aqui ou você concorda com o CAOS ou fica só lendo sem emitir opinião.

                19+
                • CA 20 de agosto de 2016 at 16:21

                  Andradez,

                  Você MENTIU, enganou e gerou sofisma absurdo, fugindo COVARDEMENTE dos debates baseados em fatos e dados, ou seja, papo de bêbado em boteco. FINGIA que não tinha dito algo e ainda ironiza em cima da mentira. Merecia muito mais adjetivos do que recebeu…

                  20+
                  • avatar
                  • avatar
                  • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:25

                    Falou viu CA, quem não te conhece que te compra meu caro…

                    Parafraseando as épicas palavras do icônico Rômulo Mendonça da ESPN: “Aqui não queridinha!”

                    17+
                  • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:03

                    o CA é o Robin Hood do mercado imobiliário!!

                    Só bobo não consegue ver que ele ganha dinheiro pra isso…

                    5+
                  • Lucas 22 de agosto de 2016 at 14:30

                    Prezado CA
                    olho nível que esses caras chegaram, estava comentando ontem com o padeiro sobre isso

                    2+
        • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 13:30

          Bingo master plus! As pessoas não tem noção do estado nefasto das contas públicas! Esses políticos vivem em um mundo de faz de contas!

          12+
          • avatar
          • avatar
          • Lucas 22 de agosto de 2016 at 14:34

            From_The_Tower 19 de agosto de 2016 at 14:55
            Eles sabem que temos razão.
            A questão é que a desinformação é um ativo muito valioso. Dá muito dinheiro !!!

            5+
            • avatar
    • Zé Carioca 20 de agosto de 2016 at 15:48

      CA, não acredito numa quebra sistemática das grandes empreiteiras e muito menos acredito que a economia vá virar patê. Antes que diga que sou contra a bolha, lembro que eu acho sim que a bolha irá desinflar aos poucos, e teremos descontos significativos de 60% ou mais.

      Sua análise está perfeita, mas é tendenciosa, pois não leva em conta o cenário externo. O mundo está envolto numa bolha de liquidez imensa, os títulos publicos europeus, americanos e japoneses pagam juros irrisórios e até mesmo negativos, coisa nunca antes vista. O mundo está tendo que procurar mais risco e as bolsas estão em topo histórico, e isso leva a uma grande inflação nos ativos reais. Se as grandes construtoras fossem quebrar, não seriam alienígenas a comprá-las e sim chineses, europeus e americanos. Todas tem ativos muito valiosos como concessões de metrôs, trens urbanos, rodovias, hidrelétricas, dentre outras, que poderiam ser vendidas facilmente para grupos estrangeiros. Se você reparar os chineses já estão fazendo a limpa nesses ativos que estão sendo vendido por preços considerados baixos, ou pelo menos baixos em relação há alguns anos.

      Acho que a bolha vai desinflar, mas não acredito numa quebra do país. Posso estar errado, mas ninguém pode garantir nada. Lembro que as Luluzetes estavam comprando dólares a R$ 4,00, pois teve vidente por aqui falando que o dólar ia a R$ 8,00, e teve bruxa comprando gerador a preços bolhudos, pois ia faltar água e eletricidade e ela ia revender com 500% de lucro para as 666s.

      41+
      • avatar
      • Luke Bolha 20 de agosto de 2016 at 16:04

        Eu lembro de ter falado que o dólar iria chegar a R$ 4 bem no começo de 2015 quando o Sachsida fez aquele hangout falando que iria chegar quando muito à R$ 3,35 ou coisa assim, e o dólar chegou a passar R$ 4 (o Sachsida deletou meus comentários no video), o que o pessoal do blog falava era que se a situação continuasse do jeito que estava isso aqui poderia virar uma Argentina e o dólar poderia quebrar a resistência dos R$ 4, inclusive fiz alguns comentários no blog nesta mesma época do hangout do Sachsida com o nick 1usd4brl porém parece que meus comentários com esse nick também sumiram, eu nunca comentei com o nick 1usd8brl.

        7+
        • Zé Carioca 21 de agosto de 2016 at 18:48

          Foi o Lucas que falou que a coisa ia piorar e o dólar poderia chegar a R$ 8,00, que R$ 4,00 estava barato e ia a pelo menos R$ 6, mas dependendo da situação chegaria a R$ 8.

          8+
          • Lucas 22 de agosto de 2016 at 13:16

            dolar a 8 = Há muito tmepo atrás afirmei que o risco PT poderia levar o dólar no patamar do peso argentino, na época era 8, mas não descartava ir além disto com a moratória. O dolar/peso hoje está em 16.

            dolar a 4,45 = esse cálculo eu fiz baseado no risco lula, um PT +light o dólar voltaria ao patamar de 2003, 1º ano do lula, ajustado pelo DELTA inflação

            dólar no entorno de 3,20 = variando entre 3,00 talvez 2,90 e 3,40, esse cálculo é do padeiro, uma conta bastante ortodoxa que considera a dupla TEMER / Meireles fazendo os ajustes necessários.

            Grato por me citar, mas porfavor, traga o contexto das análises.

            6+
            • Lucas 22 de agosto de 2016 at 13:16

              e quando falo há muito tempo, falo da época que dólar tava 2 e me chamavam de maluco

              2+
        • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:07

          A verdade é que é impossível de prever, quem colocar algo tão distante do patamar de quando a previsão é feita está dando puro chute.

          É aquele negócio, se eu soubesse o que aconteceria eu colocaria todas as minha fichas e após isto pararia de trabalhar pra sempre.

          4+
      • CA 20 de agosto de 2016 at 16:11

        Ze Carioca,

        Isto que você falou quanto ao cenário externo já existe há ANOS, porque ainda não invadiram o país? Por que não fizeram isto em nenhum país em crise? Por que não invadiram e salvaram a Grécia? Por que não ocorreu esta invasão salvadora na Argentina, ocorreram movimentos, mas em volume MUITO INFERIOR ao prometido pelos Ufanistas e que não causou nenhuma recuperação milagrosa em apenas um semestre como foi colocado no tópico e era o que eu estava rebatendo?

        Falando sobre o Brasil:

        Por que o banco de desenvolvimento chinês desistiu de emprestar US$ bilhão para Oi? A Quanta fechou sua operação no país ano passado, em função de queda de demanda da Acer. As empresas que iniciaram suas operações no Brasil e compraram muitos ativos o fizeram durante o inflar da bolha, no máximo até 2014. Hoje muitas outras além destas que eu mencionei estão “com a corda no pescoço”, lutando para SOBREVIVER.

        Que tal você trazer exemplos práticos, com nomes de empresas e números como eu fiz, senão vai parecer os discursos mirabolantes que você e a turma Soft faziam 3 anos atrás, dizendo que sequer teríamos uma crise na economia…

        22+
        • avatar
        • avatar
        • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:32

          Não salvaram a Grécia?? MEU DEUS DO CÉU!!! GZUIS!!

          http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/zona-do-euro-fecha-acordo-de-103-bilhoes-de-euros-de-ajuda-para-grecia.html

          Esse ano foi o TERCEIRO resgate que ela teve.

          A Grécia hoje “vai muito bem, obrigado”, tendo em vista a situação dela em 2011…

          21+
          • avatar
          • CA 20 de agosto de 2016 at 16:39

            Não gerou o crescimento que está sendo falado para o segundo semestre deste ano e a recuperação da economia, este é o ponto. Não foi a salvação milagrosa que estão falando no tópico.

            Socorro financeiro para pagar dívidas de um PAÍS não é o mesmo que investidores estrangeiros comprando Ativos de empresas daquele país em massa, como foi sugerido pelo Ze Carioca, era disso que estávamos falando, até você distorcer por completo o assunto, como sempre…

            18+
            • avatar
            • Andradez 20 de agosto de 2016 at 17:08

              O país está sim se recuperando a passos lentos como qualquer país. Você queria o que? uma chuva de investidores por lá? Está chovendo investidor em algum lugar do mundo? Obama em 2009 injetou quase 1 trilhão na economia e nem assim o resultado melhorou de forma rápida. O BCE está injetando 1,1 trilhão de Euros na economia desde o ano passado para tentar acabar com a crise européia que já dura 8 anos e é lógico que o resultado não será a curto prazo.

              É do ano passado mas é recente…
              http://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/09/11/a-grecia-o-melhor-investimento-do-mundo-matthew-winkler.htm

              “Desde o dia 8 de julho, nada no mundo, nem ações, nem bonds, nem commodities, nem moedas, ganhou um valor nem perto do retorno dos bonds gregos. Durante 2015, duas coisas nunca mudaram. As pesquisas mostraram que os cidadãos gregos preferiram consistentemente a estabilidade da união monetária da Europa à instabilidade dos dracmas. Do mesmo modo, nenhum chefe de Estado europeu disse que a UE queria que a Grécia abandonasse a zona do euro. O euro, declarado por ambos os lados como a moeda de sua preferência, acabou sendo o instrumento que transformou os investidores em bonds gregos nos vencedores de 2015.”

              11+
              • CA 20 de agosto de 2016 at 17:50

                De novo distorcendo o assunto e invertendo por completo o que estou dizendo:

                O tópico fala sobre recuperação mirabolante no PRÓXIMO SEMESTRE, é o tópico que disse isso e era isto que eu dizia ser impossível e explicava porque. De novo exatamente o contrário da sua interpretação claramente DISTORCIDA.

                Zé Carioca falou sobre EMPRESAS de outros países vindo ao Brasil para comprar ativos de EMPRESAS do Brasil, foi ele que disse isso, eu falei o contrário, explicando que isso não tinha ocorrido em larga escala e de forma salvadora das empresas de um segmento e da economia como um todo em nenhum dos países que tiveram crise agudo, mas foi sim uma lenda urbana vendida pela galera Soft destes países dizendo que isto aconteceria, como aqui. Em outras palavras, de novo foi INVERTIDO tudo que eu disse, mais uma vez, com a maior cara-de-pau.

                Já que você fugiu do assunto principal, inverteu, distorceu, etc, vamos lá:

                É a União europeia que vai salvar o Brasil ajudando a pagar nossas dívidas, porque talvez seríamos parte da União economica europeia como a Grécia (kkk) ou então você acha que vai ser o Mercosul, de preferência liderado pela Venezuela fazendo o papel de Alemanha quem faria isso? Temos os mesmos recursos dos EUA para fazermos a mesma operação de salvação, poderíamos imprimir dólares também ou comprariam nossos títulos neste montante e assumindo risco zero?

                28+
                • avatar
                • avatar
                • avatar
      • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 11:33

        Zé Carioca
        Concordo contigo, o Brasil não vai virar patê, mas o Hell de Janeiro tem uma grande chance disso, ele está seguindo a trilha de Detroit
        Endividamento impagável >>> Queda na qualidade dos serviços públicos >>> Violência >>> Fuga de cérebros >>> Falência

        5+
        • avatar
        • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:08

          concordo!!

          3+
          • avatar
    • Jovem Estudante 22 de agosto de 2016 at 14:34

      O ideal era deixar a Natureza/Mercado/Darwin agirem, mas….

      2+
  • Minions 19 de agosto de 2016 at 22:32

    MARK, no post passado você comentou que está vendendo um ap. Para fins “estatísticos” poderia dizer 1) qual o valor avaliado pelas corvolarias do seu AP no início? 2) Quanto está anunciado, agora? 3) Qual o menor valor em cash que você aceitaria?

    9+
    • avatar
  • MARK 19 de agosto de 2016 at 22:53

    Desculpem repetir, mas é que ficou no fim do último tópico.

    Concordo! Sempre tem um corvo disfarçado por aqui. Tenho acompanhado os imóveis em Santos e não tem como aceitar que os preços ficarão pelo que estão. Pode ser até que insistam em manter o preço no patamar atual e aguardar a corrosão da inflação, mas quem precisar vender vai precisar baixar mesmo. Aqui qualquer apto espelunca velha ou microscópico novo gira em torno de 500k, casas velhas e abandonadas (muitas e muitas) insistem em preços de 800k, 1.000k, 2.000k. Quem tem renda para comprar isso? Ninguém tem e faz tempo que não vendem. As que venderam, venderam por 500k, aproximadamente (as casas), que baixaram de preço sim (mas só na hora da venda). Eu mesmo, que tento dar uma motumbada vendendo a minha, vejo e sinto na pele as dificuldades na venda, não há dinheiro nem financiamento. CVR próprio: Tenho baixado gradualmente, mas as ofertas são só com permuta incluída. E nem preciso contar como é o apto oferecido como parte de pagamento né?! Sim, são aqueles de predinho de 3 andares velhos e com azulejo decorado e garagem coletiva em bairro qualificado ou desqualificado. O melhorzinho que me fez oferta, ofereceu um novo de 1 quarto microscópico novo com preço de mais de dois terços do que estou pedindo numa sobreposta seminova em bairro semelhante. O CA tem sim toda a razão e nos faz um grande favor de tocar os corvos de plantão. Os preços não se sustentam e nem se sustentarão por motivos óbvios, não há receita nem condições de financiamento para atender aos preços solicitados. CVR 2 – Tenho acompanhado os leilões e nem na segunda praça estão vendendo, isso os de preço mais adequado, de processos de 2004, por exemplo. Processos mais atuais oferecem imóveis a preços astronômicos, calculados com base no m2 do fingezap. Terreno de 300m no Macuco por 1,5k. Faz-me rir né. O preço vai cair sim. De que forma e quando, eu não sei, mas vai cair. De qualquer forma estou me garantindo na RF, estou bem disciplinado e curtindo os juros. Mais um ano ou dois, compro (se ainda quiser) o que quero, mesmo se não tiver vendido a atual.

    CVR 3 – Apartamento que pediam 400k no início de 2015 em bairro de classe média, pediram há pouco tempo 380k, e agora pedem 360k e acho que ainda não vende.
    http://www.vivareal.com.br/imovel/apartamento-2-quartos-embare-bairros-santos-com-garagem-85m2-venda-RS360000-id-71563718/
    CVR 4 – Dos preços que acompanho em Santos reconheço, agora parando para lembrar, que sim já está havendo queda, mesmo nos anunciados. Um apto de 2 dormitórios com elevador e garagem demarcada, não saía aqui por menos de 450k no fim de 2014. Na época só os de três andares sem elevador é que ficavam em torno de 350k. Hoje já é possível encontrar anúncios de aptos assim por 320k, mais ou menos. Muito embora tenhamos muitos sem noção pedindo preços surreais. Mesmo assim penso que um apto desse tipo não deveria passar de 220k.
    Acho que os aptos sofrem mais pressão devido aos custos com condomínio. O cara teima, teima, teima, mas chega uma hora que descobre a matemática e vê a burrada que está fazendo ao ter que arcar com despesas tão altas.

    26+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Jovem Estudante 22 de agosto de 2016 at 15:21

      Também moro em Santos. Em que bairro é esse imóvel?

      2+
  • MARK 19 de agosto de 2016 at 23:00

    Minions, então… Na verdade estou vendendo uma casa. Ela é linda mesmo, de bom gosto e espaçosa. 5 anos de construída. Apesar de linda, a Rua não é uma maravilha. Poderia dizer que é um bairro em renovação. Os corvetores indicaram o preço de 650k. Até tentei por desencargo. Depois baixei para 580k. Atualmente estou pedindo 540k. Se oferecerem 500k eu fecho, na boa. De concreto recebi propostas com permuta, como já especificado acima e uma de pagamento à vista por 400k.

    19+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Minions 19 de agosto de 2016 at 23:12

      Eu tenho uma história muito parecida. Vendi ano passado por 530k. Também ofereceram 400k em cash.

      9+
      • avatar
      • avatar
    • Minions 19 de agosto de 2016 at 23:14

      Casa avaliada por 650k. Quando vendi, o vizinho fez cara de “só isso”.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • MARK 19 de agosto de 2016 at 23:26

        E vendeu por 530, Minions? Ou por quanto?

        7+
        • avatar
        • Minions 19 de agosto de 2016 at 23:30

          Vendi por 530. Mas acho que dei sort, muita sorte!

          11+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • Cadeludo 20 de agosto de 2016 at 01:16

            5300 de renda garantida e vai aumentar a selic, parabéns

            10+
            • avatar
            • Minions 20 de agosto de 2016 at 08:50

              Eu tinha um finan na CEF. As parcelas já não eram mais decrescentes e o saldo devedor, depois de pagar 40k/ano reduziu 5k. O valor que sobrou já paga o aluguel. Vendi a casa pq me mudei de cidade.

              7+
              • avatar
    • Lord of All 20 de agosto de 2016 at 11:52

      Como todo respeito, mas eu se fosse vc venderia pelos 400k, pq gente com essa grana no bolso hj em dia é “exceção da exceção”, ou, em outras palavras, “mosca branca” = não existe.

      9+
      • avatar
    • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:40

      MARK, você ganhou essa casa de herança? Pagou 100 mil nela a alguns anos atrás? Está na forca precisando de dinheiro urgente pra pagar dívidas, parentes doentes? Ta mudando pro exterior? Pagando condomínio e IPTU caro com a casa fechada?

      Se não se enquadrar em nenhum dos itens acima, pra que a pressa de vender a casa? Vai vender por 400k só porque estamos numa crise? Você está em crise precisando de grana pra queimar seu patrimônio só porque viu num blog que existe uma bolha imobiliária?? Muita gente aqui adora diminuir o patrimônio dos outros, dizendo que vale isso ou aquilo, mas se você comprou a casa com o suor do seu trabalho, só você pra saber o quanto que ela realmente vale.

      9+
      • John Horse 20 de agosto de 2016 at 16:47

        Outrora seu conselho seria bom. Atualmente, você está deixando de aproveitar a última oportunidade de vender pelo preço sugerido. Só vai cair.

        18+
        • avatar
        • avatar
        • MARK 20 de agosto de 2016 at 17:40

          Concordo John, a tendência é de queda mesmo, não estou desesperado não, estou com minha RF rendendo e bem, mas o preço dos imóveis vai cair sim, dos apartamentos já estou vendo cair sim. Casa demora um pouco mais, mas cai sim. Estou vendo até onde dá para ir, mas sou consciente da situação.

          13+
          • John Horse 20 de agosto de 2016 at 19:02

            MARK,

            Me pareceu que você é um cara instruído. Já sabe o que vai fazer, mas que está só querendo uma opinião para desencargo de consciência.

            Faça o que seu instinto mandar!

            7+
          • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:12

            É difícil saber né… Mas única certeza é que a médio prazo os juros reais do Brasil não serão reduzidos, portanto a renda fixa continuará muito atrativa.

            4+
  • Cesar_DF 20 de agosto de 2016 at 09:22

    Alguém já ouviu a seguinte frase de um corvetor?
    ESTE NÃO É UM BOM MOMENTO PARA COMPRAR IMÓVEL!

    23+
    • avatar
    • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 09:39

      Está frase coRvo nunca fala!!!

      11+
    • Cajuzinha 20 de agosto de 2016 at 13:06

      O Samy Dana sempre fala isso.

      10+
    • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:12

      Já ouviu vendedor de qualquer segmento falar que não é o momento?

      2+
  • Luladranus 20 de agosto de 2016 at 09:48

    ‘A gente está muito preocupado. Está havendo um desemprego muito grande, estão mandando a maioria dos trabalhadores embora e não há perspectiva de novos empregos. O problema é que tudo começou com a Lava-jato’.

    http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/rio-2016/2016/08/20/90-DOS-TRABALHADORES-DE-OBRAS-DA-OLIMPIADA-JA-FORAM-DEMITIDOS.htm

    7+
    • avatar
    • Luladranus 20 de agosto de 2016 at 09:49

      ‘As construtoras diminuíram os investimentos, elas tinham empreendimentos para lançar e deixaram de fazer isso. Estão sofrendo muito com os destratos, que são os cancelamentos das compras de apartamentos. A geração de empregos sofre’.

      4+
  • Luladranus 20 de agosto de 2016 at 10:03

    Achei que jamais diria isso, mas acho que ainda sentirei saudades da Dilmalandra.

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2016/08/20/planalto-prepara-pacote-de-bondades-com-linha-de-credito-para-beneficiarios-do-bolsa-familia/

    7+
    • avatar
    • avatar
    • FabianoSJC 20 de agosto de 2016 at 12:59

      A verdade é que o PT encontrou o mapa da mina , o populismo rende votos e o povão só quer mamar ao invés de trabalhar , bolsa familia virou um programa vitalicio para ganho de votos e nenhum politico de nenhum partido vai ser maluco de botar a mão nesse vespeiro e tentar mudar as regras.

      16+
      • avatar
      • avatar
      • joselito 22 de agosto de 2016 at 10:17

        Ta. Nenhum político do mundo vai botar a mão no vespeiro.
        MAs precisa colocar mais mel?

        2+
    • John Horse 20 de agosto de 2016 at 18:09

      Só nessa merda de Banânia que um pacote de engana-trouxa é entitulado “Pacote de Bondades”. Bondade de quem??? E pra compensar a outra cagada? Tá pior que vender crédito de carbono. Meu paralelo é: pode cagar desse lado da piscina… Eu paguei pra ninguém cagar desse lado… Pqp.

      10+
      • avatar
      • avatar
  • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 10:10

    Cesar_DF, não sei se viu ontem, o meu post sobre o IFIX:

    JJJ_brasilia 19 de agosto de 2016 at 17:13
    Problema do IFIX:

    1 – ação revisional de aluguel do Hospital Nossa Senhora de Fátima – NSLU11B (redução de 20% no aluguel)

    2 – Petrobrás vai devolver o edifício Almirante Barroso no centro do Rio, 2 fundos são donos do prédio, 1 é grande e não vai balançar, mas o fundo Almirante Barroso (da Caixa Econômica Federal) só tem uns andares daquele prédio, não se sabe o que ocorrerá, ela perdeu toda a renda da fundo.

    8+
    • avatar
    • avatar
    • mestre dos magos 21 de agosto de 2016 at 11:56

      Tinha um cara aqui neste forum com o nick Mestre dos magos, que sempre avisou que nos fins das bolhas imobiliárias eles empacotavam os imóveis em fundos, e vendiam para os últimos trouxas (como os valores chegam a preços estratosféricos, um imóvel seria vendido mais rápido se o mesmo fosse dividido em várias cotas). Teve alguns que leram e refletiram a respeito, outros leram e pensaram bullshit, esses últimos sentirão logo o tamanho do motumbo.

      9+
      • avatar
    • LZ 22 de agosto de 2016 at 15:58

      Meu pai tinha cotas desse fundo ai.
      Vendeu todas e nem sei o que fez com o dinheiro.
      Era justamente da parte que só a caixa era responsável do fundo.

      Pelo menos ele gastou a grana e não perdeu rs

      1+
  • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 10:26

    Cesar_DF

    Alguém já ouviu a seguinte frase de um corvetor?
    ESTE NÃO É UM BOM MOMENTO PARA COMPRAR IMÓVEL!

    3+

    Cesar_DF,

    Nem coRvo não fala que não é hora de comprar imóvel assim como todo o sistema que depende do giro do dinheiro das pessoas não vai falar isto.

    A imprensa NUNCA vai fazer reportagem prejudicando os seus anunciantes, por exemplo:

    – não é hora de comprar carro

    – não é hora de comprar roupas

    – não é hora de comprar móveis ou imóveis.

    Sobre carros, a imprensa nunca fez uma matéria sobre o custo que é manter um carro, se não fosse a internet, talvez não saberia até hoje o tamanho da trolha que é ter um carro, não que a pessoa não possa ter um automóvel, mesmo um bolhista, mas tem que saber que carro = despesas enormes e quanto mais caro e mais ostentação, maior o rombo no orçamento.

    Ainda sobre carros, revistas como Quatro Rodas ou Auto Esporte nunca fizeram uma matéria deste tipo, “quanto custa ter um carro” e olhe que elas são especializadas em automóvel e ficam de bico calado, se não fossem os bravos site da internet, como este blog Mequetrefe ainda estaríamos repetindo o que as gerações passadas faziam.

    Agora sobre coRvos nunca dizerem que não é hora de comprar, faz parte da estratégia de desinformação, e eles precisam de corretagem para sobreviver, mas diferente do mercado financeiro, aonde o giro de dinheiro beneficia a corretoras de valores, os coRvos não entendem que se o mercado ficar parado eles não ganham nada, eles deveriam pensar é melhor uma comissão menor, do que nenhuma, mas aí já é querer de mais para a capacidade intelectual dos coRvos.

    Aproveitando um CVR do site do Resimob, lógica de coRvo:

    Outro dia acessando do site do Resimob, vejo o debate dos coRvos sobre o mercado, uma lógica deles que eu percebi e a seguinte: se tem quem page aluguel, esta pessoa pode pagar uma prestação.

    Só esqueceram que com o aumento dos juros e do preço dos imóveis, a parcelinha hoje é muto, mas muito maior que o aluguel, a não ser que o sujeito tenha uma boa entrada, de uns 50% no mínimo, eles só não lembram que o bananense médio não juntar 10K na vida imagine 50% de entrada para um imóvel!!!

    CoRvo vive de ilusão!!!

    20+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Zé Carioca 20 de agosto de 2016 at 15:15

      JJJ, a economia vive de vendas, nunca nenhum vendedor vai te dizer para não comprar. Se o corvo virar para todo cliente e falar que tem uma bolha, que é melhor ele esperar uns dois anos para comprar, como ele vai ganhar dinheiro? Não tenho pena de quem compra, hoje a informação está disponível para todos e cada um trata o seu dinheiro da forma que acha melhor.

      20+
      • avatar
      • avatar
      • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 15:51

        Boa Zé Carioca.

        6+
    • Andradez 20 de agosto de 2016 at 16:50

      Cara, seu exemplo sobre os carros foi show. Pouca gente pára fazer contas de custos para ter carro. Conheço muita gente que simplesmente não faz porque não sabe e outros que não fazem porque não precisam.

      Mas sinceramente…você conseguiria viver em BSB sem carro? Infelizmente existem coisas que são um mal necessário. Agora cada um sabe o tanto que pode ou quer ostentar. Tem gente que tem carro de 100k e se lixa pra custos porque o cara é rico. E tem gente que tem carro de 80k e se fode pagando 1,5k só de prestação.

      Se você considerar a evolução como uma régua, tem gente que está mais embaixo e tem gente que está mais em cima. Isso é o que pouca gente entende. As vezes você conversa com a pessoa, mas não sabe a história dela, então tende a criticá-la porque pra você é uma coisa clara, mas talvez pra ela, ainda demora alguns anos pra perceber certos aspectos da vida. É por isso que eu não critico ninguém. Devemos sim, informar e educar, mas criticar? Jamais. Ainda mais quando não sabemos a realidade de vida da pessoa.

      Vou pegar o caso de uma conhecida que mora na ZL e trabalha no centro de SP. A mina gastava quase 2h por dia pra chegar no trabalho, saía de casa 6h da manhã com risco de ser assaltada, estuprada, pegava busão e metrô, todo dia sendo encoxada dentro desses meios de transporte. Ai quando ela teve uma promoção foi lá e financiou um carro. Como que você critica uma pessoa dessa?? Vai pegar o aumento e investir em LCI? TD? A realidade dela está bem abaixo desse patamar ainda…

      24+
      • avatar
      • avatar
  • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 10:34

    IPTU GRÁTIS – o desespero do propiotário tentando alugar o apartamento: Top Life Àguas Claras DF

    http://www.wimoveis.com.br/imovel/aluguel-apartamento-aguas-claras-df-2-quartos-rua-36-1505280

    8+
    • avatar
    • Cadeludo 20 de agosto de 2016 at 10:54

      o cara faz trocentas exigências mas se chegar o motumbo ele se entrega todo sem garantia nenhuma

      13+
      • avatar
      • JJJ_brasilia 20 de agosto de 2016 at 11:20

        Cadeludo,

        Isto é coisa de coRvo que não percebeu ou ainda tenta se enganar que o mercado de locação está desequilibrado em favor do inquilino.

        Eu mesmo aluguei 2 imóveis de parentes com caução como garantia, em menos de 1 semana estava alugado e recebendo certinho, 1 foi fácil, o interessado veio com a caução e nome limpo, OK.

        Já o segundo foi bem mais fácil, o inquilino já tinha tomado uma surra dos coRvos, com toda a documentação OK, o proprietário desistiu de alugar.

        Ainda vou fazer um post, aluguel o seu imóvel ( você proprietário) sem coRvo, é muito fácil, de familiares e conhecidos já são 4, sem problema, ainda mais aqui em Brasília, que tem muito funcionário público com renda garantida é muito fácil.

        10+
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 11:36

      Este aluguel estava 1400-1500 há dois anos

      4+
      • avatar
      • avatar
  • Alemon Fritz 20 de agosto de 2016 at 11:38

    kkk congela mas não baixa, queimem..
    Crise desacelera ritmo de construções e congela preço de imóveis em Alagoas
    .., a queda nas vendas também teve efeito no congelamento de preços de imóveis.
    … a expectativa é de melhora no mercado nos próximos meses, mas os valores de imóveis devem subir. Por isso ele avisa que o momento para a aquisição da casa própria é agora. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

    http://conexaopenedo.com.br/2016/08/crise-desacelera-ritmo-de-construcoes-e-congela-preco-de-imoveis-em-alagoas/
    a estratégia é evitar queda na tabela

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 11:38

      Com esta ideia de que “em breve vai melhorar” os proprietários não baixam o valor e os interessados não compram, dai o valor fica congelado, a inflação vai comendo o valor real do imóvel, e quando ele vender terá perdido pelo menos 5 anos de investimentos.

      3+
      • avatar
  • Zé Carioca 20 de agosto de 2016 at 15:09

    Mark, poderia usar o seu exemplo para defender o Çoftí. Você sabe que não vale 400k, duvido que você alugue essa casa por 4k / mês. Mas ao mesmo tempo você quer vender pelo melhor preço possivel. Você se recusa a dar uns 35% de desconto, pois acha que vai estar perdendo dinheiro. Se você achasse que realmente não tem nenhum 666 com dinheiro para comprar teria aceito os 400k.

    Não estou criticando, pelo contrário, concordo contigo. O apartamento foi comprado com seu suor e você deve tentar vender pelo máximo possivel, e é assim que todo mundo pensa, inclusive os 666s. Por isso ninguém quer dar 50% de desconto de cara, mesmo estando endividado, porque o cara sabe que se baixar 30% uma hora ou outra vai aparecer um otario para pagar aquele valor. Os grandes descontos virão com o tempo, os proprietário irão testando o mercado até ter que ceder.

    Esse pessoal que fala que comprou com 60% de desconto sempre está escondendo alguma coisa, tipo comprou um apartamento com 60% de desconto em relação ao Zap, mas o prédio é super velho e ali a média normalmente já é bem menor que no Zap. Eu só acredito no que vejo, e aqui no RJ não têm descontos significativos, os preços ainda estão muito altos, apesar de já se perceber uma queda de uns 20% em relação ao auge. Não acredito nas histórias a la RosinhA, em que ela conseguiu 60% de desconto pisando no pescoço de uma 666. Já reparou que ela sempre ganha e se dá bem, nunca perde, sempre quem deve para ela paga direitinho e em geral bem mais do que está devendo. É aquela coisa, acredite se quiser.

    A realidade é que o tempo está a favor dos poupadores e o momento é de calma, pois tempos melhores virão para quem quer comprar. Poucos tem dinheiro vivo e quem tem não quer comprar imóvel, vide leilões de imóveis desocupados que não vendem nem com 50% de desconto.

    22+
    • avatar
    • avatar
    • CA 20 de agosto de 2016 at 16:33

      Teoria do Ze Carioca e da ala Soft: preço de venda se faz pela venda NÃO realizada, por isto que é Soft. Teoria válida só para o Brasil, em todos os países do mundo mediam as quedas de preços com base nos valores negociados…

      Ah, mas as vendas caíram muito, então não vale… Pois é, em todos os países que tiveram explosão da bolha as vendas caíram muito, em última instância foi isso que fez o preço cair, o nome disso é “lei de oferta e procura”

      16+
      • avatar
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 11:42

      Se um determinado bem custo X para ser fabricado + Y de lucro, e ninguém compra pelo valor de (X + Y), DE FATO ESTE BEM NÃO VALE ISTO.
      Ele valerá o que o mercado está disposto a pagar. Não faz diferença se fulano comprou um terreno por 200K, contruiu uma casa por 200K e pede 600K pela venda, se ninguém está disposto a pagar, este imóvel somente vale isto na declaração do imposto de renda ou como garantia de um empréstimo.
      Mercado é soberano, é ele quem diz quanto vale algo.

      3+
  • Jasper 20 de agosto de 2016 at 16:38

    Valor de 2800,00 o m2 em bairro nobre de Curitiba, e com a observação de que é valor anunciado:
    http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/imoveis/apartamento-champagnat-3-quartos-suite-com-hidro-106m-privativo-196563619

    5+
    • avatar
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 11:57

      ESTE VALOR ESTÁ ERRADO !
      Acabei de olhar no FIPE-ZAP, e apartamento de 3 quartos neste bairro está R$6.279/m2
      E o FIPE-ZAP nunca erra! http://www.zap.com.br/imoveis/fipe-zap-b/
      kkkkkkkk

      3+
      • avatar
  • Leandro sp 20 de agosto de 2016 at 16:45

    Acho que já disse aqui que eu tinha dois terrenos próximo a sao jose do rio preto que comprei em 2011 e paguei 80k nos dois. A um ano recebi proposta de 200k e recusei, vendi a um mes atrás por 165k e penei pra achar comprador pois os construtores estão parados e a caixa fazendo leilao adoidado na regiao e vendendo casa pela metade do preco dos construtores, pra quem só acredita vendo posso passar a matrícula ou comprovante.. quedas existem e estão acontecendo. Eu não tinha vendido antes pois era um Bem adquirido antes do casamento, consequentemente só Meu. Mesmo assim o rendimento de igualou a boas aplicações pois o capital dobrou em 5 anos.

    7+
    • avatar
    • Pantaneiro_cba 22 de agosto de 2016 at 10:42

      Se um dia separar/divorciar, tendo meios para comprovar que o dinheiro ou outro bem foi adquirido vendendo seu bem particular, é tranquilo no judiciário. Então, guarde as provas de que o valor é seu(particular).

      2+
  • Jasper 20 de agosto de 2016 at 17:04

    Esse, apesar de não poder ser financiado, está com um preço bem interessante pela metragem e região (em fase de acabamento)
    http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/imoveis/apartamento-alto-da-xv-juveve-2-quartos-investimento-231246271

    2+
    • Cadeludo 21 de agosto de 2016 at 13:20

      Na minha humilde avaliação é um cubículo que não aluga por 1500 então não vale 150 mil ainda mais inacabado e padrão bem ralé.
      Talvez alugassem por 850 se tivessem sorte

      então suponho que 85mil é um preço aceitável
      100 mil é preço médio
      120 mil é preço máximo
      150 mil talvez pagando promessa

      * alegam que semelhante custa 350 mil mas oferece por 150 mil? isso é lenda

      4+
  • Gute 20 de agosto de 2016 at 17:33

    Senhores, temos algum setor inflado nesse país? Autos? Importados?
    Oferta e procura não respondem a todas as perguntas. Valores culturais e capacidade pagadora também participam da atividade econômica.
    Brasileiros com uma pequena renda financiam autos, camisas de clubes, perfumes importados, imóveis, etc…

    O que se percebe de diferente nos imóveis?
    Isso o CA já mostrou várias vezes. Sem querer puxar saco. Super oferta, descolamento da renda, etc…

    Mas isso não significa o fim do delírio. Como já disse, basta um ato de socorro do Governo. Honesto ou não. Os valores podem continuar altos e os aluguéis baixos.
    O apego ao imóvel é uma boa explicação do porquê do estouro ser imprevisível.

    Ouro e dólar também podem estar supervalorizados, mas as pessoas surfam esta onda.

    12+
    • EngenheiroSP 20 de agosto de 2016 at 17:48

      As ações do governo tem efeito acumulativo exponencial em destruir a economia. Veja a Venezuela.

      No momento atual, não dá pra socorrer setor imobiliário sem criar problemas cinco vezes maiores no resto. Vai liberar crédito por banco público? Da-lhe emissão de titulo de dívida e risco de calote. Vai diminuir juros? Tome-lhe inflação descontrolada. Vai aumentar numero de MCMV? Só se aumentar impostos pra ter dinheiro. A única saída real é deixar rolar e o mercado se ajustar.

      Lembre-se sempre: setor imobiliário é causador, e não vítima da crise atual

      18+
      • avatar
      • avatar
      • Gute 20 de agosto de 2016 at 17:59

        Acredito que quem criou a crise foi a política de crédito.
        Segue artigo do IPEA: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15348&catid=170

        5+
        • avatar
      • bolha real 22 de agosto de 2016 at 14:25

        Mercado imobiliário não tem poder para sozinho destruir a economia (algumas construtoras são quase nada representativas em valores do PIB). Quem teve esse poder foi oi governo através da injeção de liquidez afetando todos os setores e que, todos interligados, estão explodindo. Só acho que o mercado imobiliário está demorando mais para explodir a ajustar a economia.

        1+
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 12:06

      Gute
      É simples, se NUNCA cair abaixo de 150X, então nunca irei comprar um imóvel, apenas aluga-lo.
      Poucas pessoas estão lidando com a questão de uma mudança de paradigma, que é a baixa na TAXA DE FECUNDIDADE.
      Então além de terem mais imóveis do que pessoas, outros fatores estão contribuindo com a vacância dos imóveis destinados ao aluguel.
      – Compras pela internet
      – Teletrabalho
      – Desconcentração das indústrias
      – Filho único nunca sair da casa dos pais
      Um exemplo é o Japão, onde a população diminui 300K todo ano, mais de 20% das residências no pais estão vagos e mais de 50% das residências destinadas para aluguel estão VAGAS.

      7+
      • avatar
      • avatar
  • Cajuzinha 20 de agosto de 2016 at 17:49


    Ações de cobranças de taxa de condomínio crescem 80%”

    http://atarde.uol.com.br/mobile/imoveis/noticias/1795250

    5+
  • Gute 20 de agosto de 2016 at 17:54

    CVR

    Numa certa capital, frotista de Uber cobra $1.600 de valor de aluguel por veículo.
    Diz que investe $40.000 e lucra $600 dos $1.600. $1.000 ficam pra reserva de: manutenção, seguro, troca de veículo, etc…

    Comentário do dono da frota: “Pra que vou comprar ap de $300k? Se posso invertir $80k e alugar $1.200.”

    16+
    • avatar
    • avatar
  • MARK 20 de agosto de 2016 at 18:00

    Boss… a capa da Exame desta semana veio com a bomba já anunciada aqui há anos ” O sonho virou pesadelo. Dezenas de construtoras não conseguem entregar os imóveis que venderam/ Cerca de 25.000 famílias foram prejudicadas. O que isso diz sobre o futuro do mercado?/ Saiba como evitar armadilhas ao comprar um imóvel.” CATORZE PÁGINAS FALANDO SOBRE OS PROBLEMAS QUE ESTE BLOQUEZINHO MEQUETREFE JÁ APONTA FAZ TEMPO.
    “O preço dos imóveis dispararam: subiram quase 150% entre 2009 e 2013.”
    Falam dos muitos problemas da crise imobiliária, claro sem falar em bolha, e lá no finalzinho, claro que eles tinham que falar que este é então um ótimo momento para adquirir e que em 2017 os preços começarão a subir devagarinho. Ah tá…. Senta e espera que vai cair e muito mais.

    26+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • MARK 20 de agosto de 2016 at 18:17

    * BLOGUEZINHO.

    4+
    • avatar
  • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 19:38

    Uma dúvida de leigo: Já li em alguns lugares uma tal “bolha de credito” e excesso de liquidez do mundo, especialmente relacionado ao que os EUA emitiu devido aos efeitos da sua bolha imobiliária. Pergunto se não existe “lastro -garantia??-” pra todo este capital. Eventuais medidas para se corrigir esta distorção no mundo não poderia passar por um risco aos que se mantêm Líquidos ?

    3+
    • Libertario 20 de agosto de 2016 at 20:45

      Que tipo de risco você está preocupado?

      2+
      • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 20:55

        Bem quando se imprime mais dinheiro temos mais inflação? Mas como se da esta distribuição deste novo capital ? e quanto tempo demora até que este capital seja distribuído por todo sistema ? Os primeiros a terem acesso a este novo capital não teriam uma grande oportunidade por que ele ainda não causou inflação no sistema e por tanto eles podem comprar mais barato ? Assim quando o capital chegar em todos sistema ele já terá ajustado o preço para o a nova quantidade de capital disponível ?

        4+
        • Libertario 20 de agosto de 2016 at 22:52

          Mas o que tem haver com os que estão líquidos ou os brick lovers?

          2+
          • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 23:12

            Veja meu post seguinte.

            2+
      • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 21:07

        Li recentemente em um link postado no blog uma sugestão de impedir a impressão de capital por bancos ( Nem sabia que isso era possível em algum lugar que não por bancos centrais e governos ) – esta medida proposta no link vi reiniciar o sistema, como poderia ser este reinicio se fosse levado a sério e discutido mundialmente por países ? Alguem, teria que sair perdendo mas quem detêm os recursos de fato, não estaria mais seguro que quem detêm apenas este capital (está líquido ) ?

        3+
        • Libertario 21 de agosto de 2016 at 01:48

          Balela. Teoria conspiratória.
          Que blog/link seria esse? Fonte confiável?

          3+
          • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 10:18

            O link foi postado aqui alguns topicos atrás. como estou no cel não consegui o link.

            3+
  • cyberpsi 20 de agosto de 2016 at 20:21

    CVB Brasília:
    Empresarial em Brasília cheio de órgãos públicos.
    http://www.cbre.com.br/imoveis/75-parque-cidade-corporate-torres-a-b-e-c
    Muitos orgãos devolvendo vários andares: MPT, DATAPREV…
    No vizinho Venâncio 2000 comenta-se que a EBC vai deixar dois andares.

    11+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 12:33

      Quando 14.000 funcionários sairem do plano piloto e forem para o centro administrativo do GDF, vai sobrar imóvel pra caramba.
      Eu não gostaria de fazer parte dos fundos imobiliários possuidores destes prédios no centro de Brasília. rsrsrs

      http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/07/05/interna_cidadesdf,539124/rollemberg-fala-sobre-centro-administrativo-apos-reuniao-com-secretari.shtml

      2+
  • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 20:29

    Quanto a decisão de compra de venda de imóveis.

    Entendo que deve ser considerado a disposição de compra e venda,
    a percepção individual do risco da decisão e o custo de oportunidade.

    Considero que quem possui mais de um imóvel – neste cenário – sem sombra de dúvidas tem muitos
    motivos para vender ao menos , o que não está utilizando, pois – como todos sabem – o risco de desvalorização é grande
    , a recente percepção de valorização dos últimos anos representa uma real oportunidade
    e seria uma forma de diversificar – derrepente até poder recomprar o mesmo imóvel mais barato no futuro -.
    Enquanto para o segundo imóvel entendo que ele deve ter um disposição de negociação, para um único imóvel
    entendo que a disposição de venda deve ser outra.
    Entendo que se a pessoa sente-se mais segura em ter ao menos um imóvel, devido a insegurança e distorção de preço atual, sua disposição de negociar um valor baixo é menor se realmente quer vender – para comprar outro imóvel – irá tentar vender pelo preço mais alto possível – ao menos pelo valor suficiente para poder comprar um outro -, até mesmo por que se o seu único imóvel abaixar de valor os demais também irão abaixar.

    Devido a insegurança e tendencia a considerar imóvel investimento de menor risco, culturais do Brasil, entendo que haja uma diferença -ou pelo menos deve haver – na disposição de compra do imóvel único e do segundo imóvel.

    7+
    • avatar
  • Jean Cherem 20 de agosto de 2016 at 21:29

    Acabei de receber pelo facebook. Parece que tem gente desesperada:

    http://www.rossiresidencial.com.br/imoveis-a-venda/minas-gerais/belo-horizonte/castelo/rossi-mais-poesia/272

    5+
  • Oliveira 20 de agosto de 2016 at 21:44

    Enchem de penduricalhos pra depois ter que oferecer condomínio grátis pra conseguir vender.
    Mas não disseram o preço a distorção já paga, e muito os anos de condomínio , especialmente se estão fazendo a estilo Black Fraude, Condominio Gratis por 5 anos e valor acrecido de 60 vezes o valor do condomínio.

    7+
    • avatar
    • avatar
    • Jean Cherem 20 de agosto de 2016 at 22:00

      Engraçado é terem que fazer um anúncio destes para uma coisa que consideram investimento garantido. Se for considerar a valorização anual infinita, o condomínio se paga fácil. Quero ver como serão os anúncios quando a bolha for oficialmente estourada.

      6+
  • Luladranus 20 de agosto de 2016 at 22:35

    Quadro de medalhas neste momento:
    14º lugar: Banania

    Bronze: 6
    Prata: 6
    Ouro: 6

    Pena que o vôlei masculino já garantiu ao menos uma prata…

    11+
    • avatar
    • avatar
    • Jean Cherem 21 de agosto de 2016 at 10:46

      Nada contra os atletas, mas eu fiquei irritado hoje com um jornalista da globo fazendo toda aquela apologia aos feitos deles. Quero ver quando vão fazer isto para quem trabalha o dia todo e tem que ser massacrado por esta política de crédito irresponsável. Como de costume, parece que vão soltar a inflação para pagar a dívida pública.

      7+
  • Leonardo M. 21 de agosto de 2016 at 00:47

    CVR

    Estava conversando com a esposa de um camarada meu e começamos a falar que imóveis estão caros, terrenos e tudo mais em floripa
    Quando ela me solta:
    “se você quiser eu te vendo um apartamento na planta, condomínio fechado, entrada só de R$500,00 e você é paga em 30 anos pela caixa… ”

    Aí eu puts… É corva!
    Aí só já soltei que tô com nome sujo e ela desistiu na hora… Kkkkk
    Corvos esuas corvices kkkkkk

    30+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Jean Cherem 21 de agosto de 2016 at 10:19

      Do jeito que este pessoal de vendas é, faltou apenas ela dizer que você paga em apenas 30 anos. Fiz umas contas após verificar anúncios em BH. Achei sala e apartamento sendo alugado por 0,37% do valor anunciado para venda. Conheço gente que acredita tão cegamente nos ciclos econômicos. Uma pessoa me disse que o ciclo funciona com altos e baixos e que depois de uns anos o preço vai voltar a subir. O cara nunca estudou nada sobre bolhas. Eu ouvi falar que os japoneses estão esperando esta alta a vinte anos.

      14+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 21 de agosto de 2016 at 12:17

    Vendas de imóveis em queda, locações em alta
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/vendas-de-imóveis-em-queda-locações-em-alta-1.408129

    8+
  • Libertario 21 de agosto de 2016 at 14:41

    Andradez

    Meu caro…parece que você não leu meu comentário. Não quero convencer ninguém de nada. Sai dessa! Só tem barbudo maior de idade aqui. Cada um sabe do que pensa.

    Mas como a sua ideia genial de fazer o governo gastar menos, mas vai gastar menos onde? Já pegou o orçamento do ano passado e viu os percentuais dele? É lógico que o país não só pode como deveria privatizar todas as suas estatais, como Petrobrás, EBC, Correios (principalmente), dentre outras e abrir o mercado, mas você acha que algum governo vai ter a ousadia de fazer isso?? Você realmente acredita que Temer vai ter base política pra privatizar alguma coisa grande por aqui? Estatais são a galinha dos ovos de ouro de todo e qualquer governo pra pendurar afilhados políticos e lavar dinheiro, principalmente o PMDB. Governo deveria se preocupar com saúde, educação e segurança pública.

    Trouxe o dado do Orçamento Geral da União de 2010, estavam previstos gastos de 24,84% com a previdência, de 3,9% com a saúde, de 2,8% com a educação, 0,5% com segurança, e 44,93% para juros e serviços da dívida pública.

    Quase metade dele é para pagamento da dívida. Onde que você vai cortar ali? Vai deixar de pagar os aposentados? Suspender o SUS? Privatizar a segurança pública e a educação? Vai economizar quanto? 30% do orçamento?

    Sobre a sonegação do empresariado brasileiro e os mais de 520 bi de dólares em offshores e trusts. Os fatos estão ai. Não sou eu que estou dizendo. E muito se enganam aqueles que acham que o empresariado é vítima. Vocês precisam entender que o governo anda de mãos dadas com essa sujeira, principalmente o do PT que implantou uma política de subsídios para favorecer as empresas parceiras. Culpar só o governo é a mesma coisa que dizer que a Odebretch é inocente e que ela foi coagida a pagar propina. É isso que você pensa??

    Agora se você acredita que o problema do país são os 200 bi gastos na saúde por exemplo e que privatizar o SUS vai ajudar o governo a ser mais enxuto, ai é a sua opinião e longe de mim querer te xingar e te diminuir por isso.

    0

    Acho que seus dados sobre previdência estão bem desatualizados.

    Ano passado foi gasto quase 700bi com a previdência e funções sociais.
    https://mansueto.wordpress.com/2016/02/15/a-matematica-infeliz-do-gasto-publico/

    Além disso como reduzir as taxas de juros? Qual sua sugestão?

    8+
    • avatar
  • Libertario 21 de agosto de 2016 at 14:52

    Lendo o blog agora fiquei confuso!

    Então quer dizer que não temos bolha imobiliária?

    É isso mesmo? Ainda bem que chegaram uns participantes novos no espaço para abrir os nossos olhos.

    Estávamos sendo enganados esse tempo todo.

    17+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • CA 21 de agosto de 2016 at 16:23

      Libertário,

      As conversas voltaram para um nível de 3 anos atrás.

      O Zé Carioca dizendo que teremos invasão de empresas vindas do Exterior que vão comprar as construtoras ou grande parte de seus Ativos e outras empresas dos mais variados segmentos, que este é o caminho da salvação rápida e mirabolante da economia que garantiria uma queda Soft de preços dos imóveis. Conversa nova? Não! Exatamente o mesmo papo de 3 anos atrás. Agora ele disse que vai ser a salvação mirabolante, 3 anos atrás a turma dele dizia que por causa disso nós sequer teríamos crise! Ele leu uma reportagem sobre a Empíricus falando do “tsumoney” e não fez NENHUMA análise crítica, não viu que a excessiva liquidez na economia mundial já existe faz ANOS sem ter se revertido em uma avalanche de dinheiro para empresas ou compra de ativos destas empresas em nenhum dos países que entrou em crise, não avaliou que tivemos exatamente o contrário disso desde o ano passado, não percebeu que a bolsa já subiu 36% neste ano e os ativos não estão tão baixos assim, não percebeu que o dólar já não está mais em R$ 4,00 e portanto nem a cotação da moeda está tão favorável assim, sem contar que um ajuste fiscal que promete R$ 300 BILHÕES de déficit no biênio de 2016-2017, que continua tendo enormes dificuldades para aprovar as mais simples medidas no congresso, que fará com que fiquemos com dívida de 75% sobre o PIB ou mais que isto, com taxa de juros de 2 dígitos, inflação persistentemente alta por anos, dentre diversos outros fatos e dados que desmentem esta “brilhante teoria”, mas apesar de termos acertado por aqui anos atrás, bem antes da Empiricus falar sobre a crise, ele resolveu fazer de conta que nunca acertamos nada e começar do zero…
      ???

      Andradez e Bolha Real replicando as “teses” cheias de sofisma praticadas pelos corretores anos atrás também: fingem que não entendem um texto, distorcem, mentem, tudo da forma mais descarada possível, enganam, induzem ao erro, esperam ser elogiados por isto e quando são desmascarados em público esperam mais elogios e afagos em troca disso, se você usa os adjetivos adequados, ficam de mimimi, perdem o controle, partem para teorias da conspiração, dizem que leem o blog desde 2010 e que nunca comentaram antes, aguardaram só uns aninhos antes de se pronunciarem, reclamam que a bolha está demorando para ter a explosão mais visível, tudo seguindo à risca as estratégias baixas dos corretores do Brasil e outros países, inclusive usando os mesmos argumentos e claro, tudo sem dados e fatos, fugindo da discussão, dizendo que não tem tempo para buscar embasamento e que não são pagos para isto. Novidade? Claro que não, de novo algo feito por aqui há ANOS também. E eles acham que estão abafando e enganando todo mundo…
      ???

      Junto com isto, voltam as teorias baseadas no querer é poder. O Governo não vai “querer” que a economia piore ainda mais, então ele vão adotar ações salvadoras que não terão efeitos colaterais piores do que estas próprias ações. Por que? Porque o governo não vai querer que existam os efeitos colaterais e querer é poder, oras! Assim o governo vai salvar a CEF, vai salvar as construtoras com dívidas de centenas de bilhões que estão envolvidas na lava-jato, vai baixar os juros rapidamente porque ele quer, vai entupir o mercado com dinheiro barato para financiar imóveis, vai fazer um ajuste fiscal que vai ser o único do mundo que vai gerar uma recuperação imediata na economia e tudo isso sem efeitos colaterais que serão piores do que estas ações… e se você insistir que isto não tem fundamento, se explicar e fundamentar porque não faz sentido, se explicar tudo que já se fala por aqui há ANOS, então você que está errado, está coibindo discussões que já ocorreram por aqui há anos, não está deixando o livre direito de entupirem o blog com as mesmas teorias simplistas e sofismas praticados em larga escala na mídia, pobrezinhos, você está impedindo o monopólio da mentira, que injustiça!
      ???

      30+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Libertario 21 de agosto de 2016 at 18:48

        Num sei não. Acho que ainda não convenceu…..

        Talvez os visitantes novos estejam certos.

        Você é alguém que está recebendo muita grana (de quem ainda não sabemos….talvez os americanus??) para plantar notícias falsas de crise, bolha imobiliária, endividamentos, e outras baboseiras.

        Começou inserindo essas noticias em alguns sites, mas já está conseguindo espaço até em programas e jornais da Grobo.

        O Brasil é a 7 economia da mundo…..Temos que nos cuidar com você CA.

        11+
        • avatar
        • Luladranus 21 de agosto de 2016 at 20:17

          “para plantar notícias falsas de crise, bolha imobiliária, endividamentos, e outras baboseiras” KUAKUAKUAKUA

          Então o IBGE, órgão do próprio governo, que contabiliza os dados e divulga o PIB do país e a inflação, o CAGED, responsável pelos índices de emprego e desemprego, a mídia, que apesar de ser patrocinada pelas construtoras e mesmo assim chovem matérias de crise no setor, as centenas de milhares de empresas fechando as portas, tudo isso é culpa do CA, porque recebe dinheiro dos “americanos”, faz me rir cidadão, acho que você está no local errado, fumou uma da boa ou não possuí mais do que dois neurônios.

          4+
          • Libertario 21 de agosto de 2016 at 21:13

            CA é meu ídolo cara.
            Não pegasse a ironia.
            Veja meu gravatar.

            13+
            • avatar
            • avatar
            • avatar
  • yanborges 21 de agosto de 2016 at 17:35

    Muito boas as discussões caros amigos do Blog!
    Queria levantar algo OffTopic.
    Alguém acha viável se “aposentar” aos 35 anos com 1 milho grande no banco?
    Digo se “aposentar” pq não creio em ficar em casa o dia todo coçando, sem produzir nada. É mais uma ideia pra sair da indústria do trabalho, fazer outras coisas, que de mais prazer, sem ter essa rotina de trabalho escrota.
    O que acham?
    Abraço!

    3+
    • Zé Carioca 21 de agosto de 2016 at 18:46

      Hoje é difícil conseguir 5% de juros reais ao ano após os impostos. Mas se você considerar uma rentabilidade real de 5% ao ano teria R$ 50k por ano, ou aproximadamente R$ 4k por mês. Se você consegue viver com isso pode se considerar aposentado, caso contrário é necessário mais dinheiro. Eu me aposentaria com R$ 5 milhões, acho 1 milhão muito pouco, mas para morar no interior talvez 1 milhão seja o suficiente.

      2+
      • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 19:13

        Zé Carioca,

        Eu acrescentaria a inflação também, com TD IPCA 2050 a uma taxa de 6,30℅ ao ano, cada milhão da 4k com proteção da inflação.

        Explico (após chegar na alíquota de 15℅ de IR)

        6,3℅ a.a

        0,30 para pagar a Bovespa.

        6℅ bruto

        Tira 15℅ de IR, da 0,90℅ a.a.

        Da líquido 5,1℅

        então 1kk dá R$ 4.250 por més.

        Outra coisa, se a pessoa tiver filho, procure uma cidade com boa educação pública, é raro, mas existe.

        3+
        • avatar
        • baburu 22 de agosto de 2016 at 10:23

          Apenas um detalhe: paga-se IR sobre o montante corrigido pelo IPCA também.

          2+
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 18:52

      Yanborges,

      Com TD IPCA com juros semestrais para cada 1k de renda mensal você precisa de 250k, se 4k for suficiente para você, tudo bem, dependendo dos seus hábitos de consumo.

      Mas ainda assim page o INSS pelo salário mínimo para ter uma ajuda quando tiver mais velho, pode ter certeza, ajuda bastante.

      Eu trabalho com a ideia de 1,5kk a 2kk, que dá uma renda com TD IPCA 2050 com uma taxa de 6,30℅ ao ano.

      1,5 kk = renda de 6k

      2kk = renda de 8k

      Da para reduzir a despesa morando em uma cidade mais barata.

      Numa cidade mais barata da para fazer aquele esquema de moradia que eu acho o melhor aqui do Bolha: terreno baratinho, pedreiro de confiança e acrescentaria um projeto inteligente.

      Aí depende de muitos fatores: tem filhos? Quer ter filho?

      Se possível escolha uma cidade que tenha haver com a sua profissão, com boa infraestrutura de internet e se não for pedir muito, com uma saúde pública que seja razoável.

      Mas mesmo se a cidade oferecer saúde pública razoável para os padrões brasileiros, tenha plano de saúde.

      Plano de saúde é um seguro e seguro serve para proteger além de você, o seu patrimônio, pois não adianta você ter grana aplicada e morrer a míngua.

      São estas as minhas observações, pode post o que achou e vamos trocar idéias.

      2+
      • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 18:56

        Há lembrei:

        Não conte com o rendimento do CDI, pois hoje ele da 1℅, mas em 2008 eram 0,6℅, sem contar que a inflação come a grana é seu dinheiro tende a zero e terá que começar tudo de novo em uma idade mais avançada, o que tornará as coisas mais difíceis, nunca despreze a inflação, parece um concelho bobo, mas te ajudará a não ficar no meio do caminho.

        2+
      • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 20:02

        Falei algo que não ficou 100℅, vamos lá:

        Independente da taxa que você conseguir, o TD IPCA vaivte pagar 6℅ a.a.

        Se conseguir mais, melhor, mas os cupons serão de 6℅a.a. e tem que pagar 0,30℅ para a bolsa.

        Então dos 6℅, sobram 5,7, não sei o cálculo exato do IR, vou colocar sobre os 6℅ e não sobre os 5,7℅.

        6℅ menos 15℅ dá 5,1℅, menos 0,30℅ da Bovespa, da 4,8℅ a.a. livre de impostos e taxas e com proteção da inflação.

        Então para cada 1k que quiser ter de renda mensal, tenha 250k.

        Agora 1 notícia boa o valor aumenta de acordo com o IPCA a cada pagamento, não tenho certeza se é semestral ou anual, pessoal que tem TD com cupom semestral ajuda nesta parte por favor.

        2+
      • yanborges 22 de agosto de 2016 at 00:27

        Valeu pelos comentários JJJ. Penso nisso tudo que vc falou tb…e como o outro amigo falou ali, é uma ideia pra sair nos dessa vida de trabalhar como um corno…não quero passar a vida assim, sentado numa cadeira cheio de dor nas costas.
        Hoje eu vivo tranquilo com 2k, de despesas gerais, sem contar aluguel. Hoje, 1kk daria uns 10k por mês. Mas como vc falou, não dá pra contar com essa taxa de juros de hoje pra sempre. Então na pior, uma poupança vai gerar 5k. A questão da inflação pra mim tem q ser medida mais precisa. Se tenho renda de 5k e só consumo 2k, a inflação tem q estar em cima dos 2k certo? Significando q no ano seguinte vou precisar de 2,2k (considerando inflação de 10a.a). Assim, teria que acumular 40k no ano, pra no outro ter esses 0.2k a mais. Se ainda sobrou 3k por mês da renda, só teria q ter mais 4k ao ano pra totalizar 40.
        O foda disso tudo são as variáveis. Aluguel é o principal. Se eu tivesse um Apt + 1 Milha eu tava de boa! Haha…
        Outra coisa é a renda da patroa. Hoje ela ganha pouco, então num cenário melhor pra ela eu gastaria menos.
        O principal tb é o q eu falei lá no início, a ideia não é ficar em casa coçando. E aqui estamos considerando isso, mas na verdade vou estar fazendo outras atividades, complementando essa grana e assim acumulando mais. O que acha?

        2+
        • baburu 22 de agosto de 2016 at 10:53

          yanborges, o que você quer é independência financeira (conseguir pagar todas suas despesas só com juros de investimentos, já acima da inflação). Tem muito blog bom a respeito. Meu preferido: http://www.mrmoneymustache.com

          Claro que independência financeira no Brasil é diferente do que nos EUA. No Brasil o maior risco é a inflação, principalmente a longo prazo.

          3+
    • SuperouMe 21 de agosto de 2016 at 23:14

      Amigo, tire uma ano sabático e vai administrando .. se precisar voltar a trabalhar vc volta, não espere perder a saude para poder curtir a vida, a melhor idade acho que é esta, estou com 34 e pretendo parar por um ano, no ano que vem… penso que é tipo uma aposentadoria antecipada , você curti agora e depois trabalha um ano a mais para se aposentar, e se vc morrer , vc nao precisa trabalhar mais para pagar o ano que vc ficou parado. rs… Outra coisa, com a cabeça tranquila você terá tempo pra dedicar ao que realmente gosta e terá tempo pra pensar sobre seu futuro, pode ser que neste tempo vc tenha ideia milionarias pois vc terá tempo pra relaxar e ter idéias que nunca teve antes….

      4+
      • avatar
      • Burbuja 22 de agosto de 2016 at 14:31

        Cara, penso exatamente da mesma forma que você. Especialmente porque sou servidor público pós 2013 (aposentadoria de acordo com o teto do INSS). Não tenho pressa nenhuma de me aposentar, pelo contrário, quanto mais esperar melhor, pra me capitalizar. Tenho essa ideia de tirar 1 ano sabático a cada 5 ou 6 anos a partir dos 35 (até lá preciso me capacitar e aumentar um pouco mais minha renda), juntando o suficiente pra ter algo aplicado e pra curtir esse ano. Resta saber se a repartição permite. Meus amigos me acham louco quando falo nessas coisas, pois dizem que é impossível juntar dinheiro ao ponto de ficar um ano sem trabalhar (todos com seus financiamentos, carro do ano, escola cara dos filhos, mas tudo bem…). Pra falar a verdade consigo viver com apenas 50% do meu salário fazendo um esforço (atualmente vivo com 70%, sem grandes esforços), então 1 ano seria juntando pra esse ano sabático e os outros 4 ou 5 que eu esperasse seria pro TD. Bom saber que tem gente com ideias parecidas.

        4+
    • Thiaguinho 22 de agosto de 2016 at 16:14

      A conta “certa” para a independência financeira, a meu ver, é que você só pode gastar o que der acima da inflação. Exemplo:
      R$ 1.000.000,00 aplicado
      Inflação média mês (exemplo) – 0,7%
      Taxa líquida de investimento – 1%

      Pode gastar 0,3%, ou R$ 3.000,00.

      Conta rápida, de padaria, mas acredito nisso. Lógico que em uma situação de desemprego ou algo inesperado, acaba-se gastando mais, mas ter isso em mente já ajuda. Vai do quanto você é gastão ou não. Parece incrível, mas hoje em dia nego com um milhão na conta tá longe de ser rico, pensando friamente.

      3+
  • alemonbnu 21 de agosto de 2016 at 18:14

    O bastter prega que sua renda passiva(juros, aplicacoes, etc) deve see o dobro da rua renda ativa(trabalho, $$ que te sustenta mensalmente) dai entao vc consegue carta de alforria, isto e, independência financeira.

    2+
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 18:58

      Alemonbnu,

      Gosto da idéias do Bastter também, gaste a metade da sua renda passiva, mas se for muito novo, só 1/3, segundo o Bastter.

      3+
      • avatar
    • baburu 22 de agosto de 2016 at 11:01

      Não concordo com essa ideia do bastter. O quanto uma pessoa precisa para a independência financeira não tem nada a ver com a “renda ativa” dela, mas sim com seus gastos. Se um carinha receber um aumento de salário, ele precisa aumentar duas despesas? Claro que não.

      Vamos assumir que Fulano consiga 4% de juros ao ano acima da inflação com seus investimentos. Se Fulano gasta X por mês, o gasto anual é de 12X. Ele precisa de 12X / 0.04 = 300X de investimentos para atingir a independência financeira. O salário de Fulano nem entrou na conta.

      2+
      • baburu 22 de agosto de 2016 at 11:02

        duas despesas -> suas despesas

        2+
  • mark 21 de agosto de 2016 at 19:30

    Eu nao etendo porque usuarios do blog so querem ficar escutando os mesmos argumentos de sempre… Esse blog tem que garantir que haja espaco para as pessoas discutirem, nao importa se a hard/soft se dolar vai pra 1 ou 5. Eu gosto muito desse blog, mas as vezes acho que sofre do efeito do “Echo Chamber” (‘an insular communication space where everyone agrees with the information and no outside input is allowed’)

    As vezes usuários que vao contra o concesso geral do blog sao chamados de corvos, mavs etc só porque eles tem opiniões diferentes. Argumentos que sao contra as principais ideias desse blog são essências para nos sempre poder reavaliar e atualizar os nossos argumentos, se não existir espaço para o contraditório nos vamos ficar prezos em um senário que não reflete a realidade. O bom do contraditório eh que nos forca a repensar a nossa propria posicao, fazendo que nos possamos criar novos e melhores argumentos.

    Eu adoro os textos do CA, mas as vezes cansa de escutar os mesmos argumentos. Imagina alguém com o conhecimento do CA em relacao ao cenario imobiliario e economico mas que defende que nao ha bolha? A leitura desse blog seria bem melhor, pois teria um equilibrio de informacoes/opinoes, as pessoas iriam ver os dois lado da moeda, em vez de sempre 1.

    Meu portugues eh uma merda eu sei, eu nao cresci no Brasil

    34+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 19:51

      Mark,

      Blog de internet tem estas coisas, as vezes o pessoal leva a coisas muito a sério, não esquenta, fique de boa.

      Se alguém apelar com você, ignore, fácil.

      O importante são as idéias principais, os detalhes que incomodam devem ser deixados de lado, coisas da vida.

      4+
      • avatar
      • avatar
      • mark 21 de agosto de 2016 at 20:32

        O blog eh anonimo, to nem ai se alguém me xingar, estou mais preocupado com a qualidade do blog

        3+
        • avatar
    • CA 21 de agosto de 2016 at 20:43

      mark,

      Quer ver o outro lado da moeda? Simples: assista qualquer programa de TV, leia qualquer jornal, ou acesse qualquer blog que não tenha no nome a expressão “bolha imobiliária”, “bolha Brasil” ou “estamosricos”, existem milhares e milhares de opções de contraditório, estes blogs que mencionei representam menos de 0,01% de tudo que você pode encontrar por aí e ERAM os únicos 0,01% que defendiam o contraditório em relação aos 99,99% que você encontra fora daqui.

      Mas pelo jeito você quer 100% das opções defendendo o mesmo lado, da minha parte vou te ajudar, pelo menos por um “tempinho”…

      7+
      • Money_Addicted 22 de agosto de 2016 at 09:47

        CA,
        Como uma pessoa com o seu conhecimento vai defender que nao tem bolha como esse mark diz? Nao precisa ter o seu conhecimento eh soh ter um QI d 40 q vc vai ver q tem bolha, acho q ate os corvos enxergam isso, apesar de negarem.

        Enfim, haja paciencia

        boa segunda a todos (inclusive aos corvos q passam por aqui)

        [ ]s

        6+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • bolha real 22 de agosto de 2016 at 15:32

      Concordo plenamente, até hoje eu não vi ninguém falar que não existe bolha. Porém quando alguém questiona algo e pensa em um contexto geral da economia os extremistas do grupo não aceitam. Aplaudem se você colocar um CVR que caiu 90% (que representa 0,001% do setor) e se alguém colocar que na cidade XX está vendo apenas os valores nominais estagnados é apedrejado.

      5+
      • avatar
      • Money_Addicted 22 de agosto de 2016 at 15:49

        muito pelo contrario, esses dias mesmo eu postei sobre um amigo q vendeu um AP a preco bolhudo para um tolo maior e nao fui apedrejado….

        4+
        • bolha real 22 de agosto de 2016 at 21:26

          Falei de preços da região e não de um imóvel como você citou.

          1+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 21:38

    Pessoal algumas dúvidas:

    Sra Oliveira e Eu temos a seguinte situação, ambos trabalhando, economizamos/poupamos(não lembro a diferença) cerca de 65% do nosso redimento, a parte líquida dos nossos patrimonio/”investimentos” atualmente (26,43% em um apartamento, 50,27% em LCA-BB(83% CDI), 10,47% em poupança(tendendo pro TD), 9,91% em FGTS, 3,67% Carro) rende 39,21% da soma de nossos salários.
    O Apartamento onde vivemos nos não gostamos e pretendemos ir para um lugar melhor o mais breve possível – mas pretendemos manter ao menos um imóvel – e o rendimento da parte líquida (LCA+Poupança) do nosso patrimônio está – na melhor das hipóteses – impatando com a inflação.
    Considero ha muito tempo entrar no TD mas tenho ainda muitas dúvidas e receios, leio comentário sobre corretoras como XP,Easy,Rico mas tenho um perfil muito conservador e gostaria de saber sobre o que consideram melhor se há saídas seguras para aplicar melhor e obter maiores
    A opção por LCA-BB deveu-se a liquidez diária – para o caso de surgir um imóvel dentro de um preço justo, mas não apareceu ainda –
    Como pretendemos manter um imóvel decidimos que vamos aquirir um imóvel – por no máximo 40% do patrimônio – , enquanto não encontrarmos os imóvel queremos manter o capital aplicado de forma a obter o maior rendimento possível no menor risco possível e com possibilidade de resgate imediato – talvez de apenas 45% -.

    O que o pessoal do blogs me recomendaria como melhor estratégia considerando o exposto acima ?

    2+
    • SampaBoy 21 de agosto de 2016 at 22:01

      Vou dar a principio 2 opinioes :
      1- Deixar dinheiro na poupança é jogar dinheiro fora. A rentabilidade não compensa a liquidez, se voce deseja resgate imediato pelo menos passe tudo para o LCA/LCI.
      2- Ter tudo com liquidez imediata é , no fundo, perder dinheiro tambem. Em vez de ficar esperando o “grande negocio” a todo momento, coloque no minimo um prazo de 6 meses (para reduzir o IR) e coloque o dinheiro em renda fixa, CDB (baixo risco, mas voce precisa de 6 meses pelo menos pra valer a pena) . Eu acho bom um prazo de 1 ano ate pelo menos… e prepare-se para o “grande negocio” depois desse prazo.

      5+
      • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:10

        Mesmo com o CDI da LCA-BB em 80% ?

        2+
        • SampaBoy 21 de agosto de 2016 at 22:17

          Este LCA do BB esta uma porcaria mesmo, de qualquer forma 80% do CDI ( atualmente CDI = 1,1) , vai dar 0,88 ao mes, contra 0,75 da poupanca. Eu perderia esse medo e abriria uma conta em corretora (Easy, XPI, Rico) ou mesmo em bancos menores (Sofisa, Socopa) , respeitando os 250.000 em cada aplicacao de corretora ou valor total em bancos menores.

          5+
    • SampaBoy 21 de agosto de 2016 at 22:06

      Lembre-se que TD nunca tem prazo curto sem risco. A liquidez pode ser diaria , porem o lucro neste caso nem sempre é garantido (depende do mercado) . Lucro 100% garantido no TD é so com prazos longos, de pelo menos 3 anos.

      4+
      • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:11

        Entendi então a melhor opção pra mim é mesmo a LCA ?

        3+
        • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 22:21

          Oliveira,

          No curto prazo LCA tá bom, se você que comprar um apartamento, mas para patrimônio para aposentadoria, é melhor TD IPCA, evite ficar fazermos planilha diária, na data do vencimento você receberá o combinado.

          Em vez de planilha aproveite a vida, troquei experiências aqui no Bolha, é bem mais legal do que seguir cotação de títulos.

          5+
        • SampaBoy 21 de agosto de 2016 at 22:39

          Tbem vejo o TD como uma boa opcao de formacao de patrimonio / aposentadoria / rendimento de longo prazo. Veja que , mais para frente, se o governo quiser baixar os juros poderemos ter financiamentos mais baratos novamente (10%) . Se na hora do “suposto grande negocio” voce tiver so uma parte da grana, nao sera problema voce ter so 1/2 da grana por exemplo e a outra metade voce financiar SENDO QUE voce tem essa mesma grana aplicada rendendo bem mais que o juro do financiamento ! ou seja, para dar o lance a vista no “grande negocio” voce nao precisa ter 100% do dinheiro disponivel.
          Veja, nao acho bom quase nenhum tipo de financiamento porem se :
          1- Voce negociar um valor com um bom desconto (30-50%)
          2- o juro do financiamento for baixo (10%)
          3- Voce tiver o mesmo dinheiro financiado rendendo mais em TD ou RF ou CDB de medio/longo prazo
          o financiamento pode valer a pena…e voce fecha um bom negocio , com um bom desconto, sem ter todo o seu patrimonio com 100% de liquidez

          2+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 21:44

    Complemento ao final do terceiro parágrafo: “…aplicar melhor e obter maiores rendimentos.”

    2+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 21:55

    Dúvidas adicionais:
    Seria possível aplicar em TD – com pagamentos semestrais – de forma que a parte de inflação, seja reaplicada, e a parte de rendimento real seja disponibilizado para uso ? assim poderia iniciar fazendo uma aplicação, e 3 meses depois outra, assim sucessivamente de forma a ter, ao final de seis meses/um anos um pagamento mensal da parte do rendimento real ?

    1+
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 22:15

      Oliveira 83℅ do CDI na LCA do BB tá te dando um ganho de 2,5 + inflação, o ideal seria TD IPCA para a faze de formação de patrimônio é melhor a sem cupom, pois o dinheiro fica rendendo sobre o bruto e você não paga IR, só no final, o que dá um lucro maior.

      Agora sobre medo de corretora é psicológico, abra uma conta na Easynvest que não cobra custódia. Você só vai paga 0,30℅ a.a. da bolsa, comece aos poucos se é conservador, com 1k ou 2k.

      Aos poucos verá que é muito seguro, mais que o Banco do Brasil, o titulo do TD é o papel risco zero em reais, pois só o governo brasileiro pode emitir a moeda.

      Mantenha a reserva de emergência com liquidez, pois ba reserva de emergência é mais importante a liquidez que a rentabilidade, que é para caso de necessidade.

      Sobre TD com cupom ele sempre é semestral não tem mensal, até sugeri ao Tesouro Nacional isto, mas parece que eles não querem.

      Coloque um pouco no TD com cupom semestral para aprender, agora na faze de formação do patrimônio.

      Quando tiver o seu patrimônio para renda, pegue o cupom semestral e coloque na caderneta retirando 1/6 e deixando grana para os próximos 5 meses, até o próximo cupom.

      Agora perca o medo de sair dos bancoes, lá o lucro fica com eles.

      Abra uma conta digital no BB e faça as suas TEDs.

      Se a corretora quebrar os seus títulos estarão na BOVESPA, e em último caso com o Tesouro Nacional.

      Desbacarize-se ou o risco é de não ganha nada.

      6+
      • avatar
      • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:18

        cupom em “sem cupom” seria os “pagamentos” semestrais ?

        3+
        • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 22:23

          TD IPCA com cupom = 3℅ cai na conta a cada semestre.

          TD IPCA sem cupom = a grana só cai na conta no dia do vencimento do título, a grana TODA do título.

          4+
        • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 22:26

          Cupom = pagamento semestral

          Sem cupom = pagamento no vencimento do título.

          Na faze de formação de patrimônio é melhor sem cupom, pois você adia o pagamento de IR é o rendimento fica maior, pois os juros incidem sobre o capital bruto.

          3+
          • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 22:28

            Qualquer título você pode resgatar antes, mas como foi fala acima, a cotação do dia pode não estar boa e você perder, agora no dia do vencimento vale o que tá escrito. Vender TD por ver cotação cair não é um opção inteligente, pois na data do vencimento do título o lucro é certo.

            3+
          • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:30

            Agora como que vocês organizam o prazos para os pagamentos semestrais, ou resgates quando tem vários investimentos ?

            2+
      • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:33

        Repostando pois postei no lugar errado: Eu tenho duas contas normais no BB, sem pagamento de taxas, uso o pacote mínimo qual seria o objetivo de criar uma conta digital ?

        2+
        • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 23:25

          Fazer TED sem pagar.

          Sobre a data dos cupons ( pagamentos semestrais) que de Cide e o Tesouro 15 de fevereiro e de agosto do de 2050.

          4+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:31

    Os pagamentos caem na conta na corretora ? certo ?

    2+
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 23:26

      Isto na conta da corretora, na Easynvest não paga para fazer Ted para ninguém banco.

      5+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:32

    Eu tenho duas contas normais no BB, sem pagamento de taxas, uso o pacote mínimo qual seria o objetivo de criar uma conta digital ?

    3+
  • Oliveira 21 de agosto de 2016 at 22:43

    Obrigado JJJ_brasilia e SampaBoy vou fazer um conta na Easy aos poucos para aprender um pouco mais e ir perdendo o medo.

    3+
    • JJJ_brasilia 21 de agosto de 2016 at 23:29

      Oliveira,

      Valeu estamos aqui para nós ajudarmos, comece da os primeiros passos, aos poucos fica natural. O objetivo dos bancoes é ficar com o lucro, com conhecimento podemos usar cada agente econômico como mais nos convém.

      Tenho uma sugestão, o livro do tesouro direto do Samy Danna, eh sobre o TD. Aprendi muito com ele.

      4+
      • avatar
  • Carlos 22 de agosto de 2016 at 03:13

    Los Angeles agora é uma cidade de rent-tistas.
    Alugar em vez de comprar é a tendência.

    http://www.laweekly.com/news/la-is-now-a-renters-town-7277886

    7+
    • avatar
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 06:19

    https://www.bemparana.com.br/noticia/460683/feira-de-imoveis-em-curitiba-promete-ultimas-pechinchas-do-ano

    5+
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 08:31

      Acompanhando o movimento dos contratos fechados, a carteira de imóveis à espera de um inquilino também cresceu em 2015. Em dezembro, 11,09 mil imóveis estavam disponíveis para locação na cidade, 30,9% a mais do que os 8,47 mil do mesmo mês de 2014. Em relação a dezembro de 2012, o aumento foi ainda mais significativo e chegou à casa dos 64,7%.
      http://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/locacao-cresce-mas-nao-impede-alta-no-numero-de-imoveis-vazios-em-curitiba-0tfmsgq7n48f9fxcr33fzscvb

      O número de imóveis comerciais fechados aguardando locação em Londrina supera as duas mil unidades, bem acima da média estável do mercado, que saltou dos 800 espaços desde o ano de 2014. O número vem crescendo no período, embora alguns empresários do setor ouvidos pela reportagem já estejam registrando sinais de recuperação.
      http://www.secovipr.com.br/Estoque+de+imoveis+para+alugar+e+recorde+Mas+mercado+ja+vislumbra+recuperacao+104+11387.shtml

      7+
      • avatar
  • alemonbnu 22 de agosto de 2016 at 07:08

    Bom dia bolhistas. Ja viram a capa da revista exame desta semana? “imóveis: O sonho virou pesadelo”

    Aproveito para deixar meu CVR
    CVR
    Final de semana, estou num canto lendo um livro quando escuto duas pessoas conversando sobre o tema imóveis:
    – Fulana fez um ótimo negócio! Comprou imóvel para alugar!
    – Pagou quanto?
    – 300k. Vai alugar por 1300 !
    – É, pagou bem. Pessoal reclama de preço hoje em dia….mas veja só quanto custa um carro..vai reformar uma casa pra ver….. Um carro bom vai custar a partir de cem mil reais. Você acha que vai ter imóvel a preço de carro? O preço é esse, qualquer coisinha é muito cara, se você vende muito baixo, compra uma coisinha aqui, outra ali e quando viu, já gastou tudo e não aproveitou nada!
    – Sim, e ainda mais deixar dinheiro no banco…. Vai que o governo confisca? Vai ficar confiando no governo….Já confiscou uma vez! Se der uma doidera aí na política, mudar tudo, desvalorizar tudo? Pelo menos vc tem o imóvel!

    Eu nao me meto em conversas sobre imóveis. Fico muito exaltado. No entanto, acho interessante ouvir o que o pessoal pensa, saber como é o outro lado do pensamento.
    Que paguem nossos juros.

    30+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • EngenheiroSP 22 de agosto de 2016 at 10:02

      Se a pessoa é vítima de paranoia e acredita piamente em confisco do governo, o investimento mais seguro se chama dólar na latinha. Vai ver quanto tava valendo um imóvel logo depois do confisco

      6+
    • Rampion 22 de agosto de 2016 at 11:23

      Fico sem entender como o pessoal tem medo do Governo que está ai confiscar a poupança, mas, não tem medo de deixar como está com o cagão Temer, versão coxinha da Dilma.kkkk

      5+
      • joselito 22 de agosto de 2016 at 12:01

        É fácil entender.
        Basta ler os jornais bananenses.

        Gostam muito de palavras sinônimas a “confiança” para indicar que haverá crescimento.

        Por outro lado, nunca empregam palavras sinônimas de “demanda” para demonstrar isso.

        Então, você, que achava que dilmalander iria confiscar, mas nao crê que temerdoso poderia fazer o mesmo, deve lidar com o folhetim diário midiático como a biblia da economia bananense e, assim como sabemos, religião não se discute, rsrsrs.

        2+
        • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 13:12

          Concretamente, o que poderia melhorar o Brasil
          – Redução da dívida
          – Investimentos em infraestrutura que reduzam o Custo-Brasil
          – Aumento da competitividade via desregulamentação
          – Aumento da produtividade via educação, pesquisa e desenvolvimento

          O PIB do Brasil é artificial, pois entram itens que, de fato, não fazem o país enriquecer, como a distribuição de renda e construção de residências. É como se pagasse para abrir 100 milhões de buracos e depois para cobrir 100 milhões de buracos.
          Por exemplo, supondo que no Brasil existam 60 milhões de residências e resolvam construir outras 60 milhões, durante o tempo de construção, pedreiros, eletricistas, corretores, construtoras, etc, irão ganhar dinheiro com isto, mas e depois? Sobrarão 60 milhões de residências vazias pois não tem pessoas para morarem lá (vide Irlanda e Espanha).
          Este imóveis vazios representam um enorme passivo, um dinheiro alocado em algo que apenas deprecia e não gera retorno. Imaginem se este valor fosse investido em ATIVOS?
          Quando se aluga uma residência, simplesmente um determinado valor X é transferido de uma pessoa para outra, apesar de oficialmente incrementar o PIB, de fato, nenhum centavo entrou a mais no país.
          Todo bem tem uma depreciação, imaginem a situação que o proprietário de um imóvel recebe uma remuneração líquida de 0,2% ao mês (já tirando custo de administração, IR, vacância, etc), significa que o TEMPO DE RETORNO, ou seja, em quanto tempo o investimento irá se pagar e a partir dai será lucro, é de 500 meses, ou seja quase 42 anos.
          Se o imóvel depreciar totalmente antes destes 42 anos, significa que o proprietário nunca receberá o valor investido, na prática, o proprietário estará pagando para o locatário morar.

          9+
          • avatar

  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 08:19

    Governos petistas deixaram a Caixa com o nome sujo

    Dívida de R$ 67 milhões contraída durante o governo Lula e não resolvida pela gestão de Dilma leva a Caixa a ficar com o nome sujo na praça pela primeira vez na história

    A barafunda política aliada às barbeiragens administrativas feitas pelas gestões de Lula e Dilma Rousseff vitimaram o maior banco público do País, ao deixar-lhe numa situação nunca antes visto na história. A Caixa Econômica Federal, que opera os recursos do Fundo de Garantia (FGTS) e das loterias, encontra-se com o nome na Dívida Ativa da União. A Fazenda Nacional cobra aproximadamente R$ 67 milhões relativos a contribuições previdenciárias que a instituição deixou de recolher de seus servidores no período entre 2007 e 2009. O banco chegou a ficar com o nome sujo na praça durante 18 dias no mês de julho. E só conseguiu sair do cadastro de sonegadores de imposto por força de uma liminar do Tribunal Regional Federal (TRF), que pode cair a qualquer momento.

    http://istoe.com.br/governos-petistas-deixaram-caixa-com-o-nome-sujo/

    8+
    • avatar
  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 08:20

    Propina do BNDES na campanha

    Governador petista Fernando Pimentel fez do banco estatal uma fonte de recursos para a disputa ao governo de Minas Gerais

    http://istoe.com.br/propina-do-bndes-na-campanha/

    8+
    • avatar
  • ravoc 22 de agosto de 2016 at 08:29

    Opa! Ausente, mas sempre lendo!
    Que bom ver que o blog voltou às boas discussões… kkkkkkkkkkkkkkk
    Acabou as Olimpíadas, agora tudo vai valorizar! Parafraseando o pandeiro, os brick lovers piram! kkkkkkkkk

    CVR
    Conhecidos próximos tentando comprar/vender informam que, numa das melhores regiões de SP, 99% dos rolos são permuta! Não tem grana pra comprar! Mas acho que, se você tem um impovel que valia 50k em 2010 e hoje tenta vender a 400k, não jogue seu dinheiro fora, como o Andradez aconselhou, espere +10 anos pra vender por 400k! Porque é seu dinheiro suado! kkkkkkkkkkkkkkkk

    27+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Rampion 22 de agosto de 2016 at 11:28

      Tem muito imóvel que em 2006 valia 50k e agora em 2016 vale 400k/500k indistintamente de ser Cohab/CDHU/Cingapura localizado onde Judas perdeu as meias com tráfico e consumo de drogas na porta e tudo isso ao som de funk nas alturas das estrelas. kkkkkk. E diante de todas essas categorias os corvos ainda dizem que vai aumentar. O momento de comprar é sempre agora. kkkkk.

      12+
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:40

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      4+
  • ravoc 22 de agosto de 2016 at 08:32

    Outro CVR
    Aqui no condomínio em que estou morando recentemente, não ficava 1 casa com a placa “Aluga-se” por 1 mês, alugava muito rápido, afinal, perto de universidades, comércio, etc etc…
    Tem uma casa pra alugar aqui há 4 meses…

    14+
    • avatar
    • avatar
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 09:16

    Triste

    http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2016/08/1805570-crise-aumenta-numero-de-dependentes-por-alcool.shtml

    9+
  • odorico 22 de agosto de 2016 at 09:27

    Hoje o Mauro acertou…. Economista é igual dólar, oscila mais em tempos de crise.
    O melhor patrimônio é aquele que gera renda http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2016/08/22/O-MELHOR-PATRIMONIO-E-AQUELE-QUE-GERA-RENDA.htm

    7+
    • JJJ_brasilia 22 de agosto de 2016 at 10:59

      Odorico,

      Ótimo post, o negócio é investimento que gere renda e no Brasil, parece que só no Brasil ainda é possível, ainda bem que estamos aqui, tem horas que compensa.

      5+
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 10:00

    Pela metade

    O Financista 22.08.16 07:16
    O setor de gás e petróleo no Brasil chegou a ter quase um milhão de trabalhadores em 2012. Hoje, caiu para 557 mil, compara O Globo.

    9+
    • avatar
    • avatar
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 11:17

    Adoorooooo

    “As instituições financeiras que fazem parte do Top 5 passaram a prever cortes da Selic (a taxa básica de juros) apenas a partir de 2017”

    7+
    • avatar
    • bolha real 22 de agosto de 2016 at 15:58

      Cajuzinha, há de lembrar que o que importa são os juros reais. Tanto faz a SELIC 14,25% com inflação de 8,5% ou SELIC 10% com inflação de 4,25%.

      4+
      • avatar
  • Cadeludo 22 de agosto de 2016 at 11:34

    se juntar anta com corvo e com tubarão quem se salva?
    Só anta compra na pranta!
    http://capitalsocial.com.br/materia.asp?id=4447&secao=Economia

    3+
  • Awulll 22 de agosto de 2016 at 12:03

    CVR

    Empresa que trabalho recebe pedido de orçamento para estudo de impacto ambiental (ou algo parecido, não lembro, faz um tempo) de condomínio em área de preservação. Deu merda, órgão ambiental travou tudo, brick lovers em polvorosa.
    Tempos depois conheço uma moça muito bonita, esclarecida… Papo vai, papo vem, ela comenta que tinha uma grana tempos atrás e que não queria investir em algo que “não fosse de verdade”, algo “material”. Comprou um na planta. Bom, nem preciso dizer qual e nem preciso dizer qual o resultado… Tentou por um tempo conseguir o imóvel, mas como viu que não vai rolar, quer a grana de volta. Essa é a esperança ao menos.
    E aí, será que vai?

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Money_Addicted 22 de agosto de 2016 at 12:19

      esses brick lovers, nao querem investir em algo que nao seja real e compram na planta??

      15+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • joselito 22 de agosto de 2016 at 12:35

        Um blueprint, um projeto em papel grande, quadriculado, com traços contínuos, pontilhados, curvos etc é bem real ora.

        Ela pode pegar o projeto da planta comprada e fazer um quadro, por xemplo eheheh

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:41

      huahuahuahuahuahuahuahua.
      Não adianta ! Brick Lovers é um ser único.
      Comprem !!! Comprem !!!
      Vai Tudo Çerto Çim !!!

      11+
      • avatar
      • avatar
      • Awulll 22 de agosto de 2016 at 13:44

        Capaz de reaver parte da grana e “investir” em outro.

        4+
        • avatar
        • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:49

          O Bom dia Banânia já mostrou um casal que fez isso.
          Não adianta: Bananense mérdio tem certeza que poupar e investir é muito complicado e tem certeza que aluguel é dinheiro jogado fora.
          Isso é bom para quem sabe investir e pagar o aluguel dos tijolos com os juros recebidos.
          Estratégia dos bancos MODE ON

          7+
          • avatar
          • avatar
          • Awulll 22 de agosto de 2016 at 14:30

            Depois todo mundo reclama que os bancos ganham muito com juros abusivos.
            O banco é aquele monstro gigante que aparece no meio da plateia estupefata que se pergunta: “nossa, o que é isso?”. Aí ele fala: “Eu sou o que vocês criaram!”

            6+
            • avatar
            • avatar
  • Moreira 22 de agosto de 2016 at 12:20

    Moro de aluguel em um ap cujo valor em 2008 não passava de 80k. Em 2013, esse imóvel foi vendido por 280k. Não houve investimentos ou entrega de benfeitorias governamentais na parte externa do condomínio, seja nas vias ou praças públicas públicas que circundam a região. Ao que me parece, assim que a atual proprietária comprou o ap, fez uma considerável reforma no ap (porcelanato em todo o ap, até na parede da cozinha; armários de muita qualidade nos dois quartos e nos dois banheiros, cozinha com fogão e forno embutidos, al´me de coifa; pastilhas nos banheiros e na parede da pia da cozinha) Com isso quero apenas mostrar que os 280k pago referiu-se a um ap básico.

    Eu sou leigo mas a cada dia procuro aprender e superar minhas ignorâncias. Então, por quê, com qual justificativa, um ap sai de 80k para 280k em apenas cinco anos, sem ter recebido qualquer benfeitoria interna e à sua volta? Eu mesmo financiei um imóvel em 2010, em que dei 8k de entrada. Em 2014 vendi esse mesmo imóvel e me restou 90k líquidos. Apenas gastei 3k de reformas. A área pública que circunda o imóvel, a vizinhança, o condomínio, tudo se deteriorou e hoje está pior. Mas porque entre com 8k e saí com 90k?

    Fui o único? É um caso isolado ou isso ocorreu com várias pessoas? vejo que isso ocorreu com vários imóveis, com muitas pessoas? Esse fenômeno tem nome ou é sorte? Ou é porque “todo dia sai um esperto e 10 bestas” de casa? Há uma estrutura política, econômica, orçamentária, financeira, jurídica apoiando/incentivando esse fenômeno ou é apenas uma mão invisível?

    Se o CA ganha alguma coisa não me interessa, o que me interesse são as análises do CA e como as aplico ao dia a dia, seja no nível pessoal, seja no nível social. Certamente esse blog me ajudou e ajuda bastante bastante em matéria de EDUCAÇÃO financeira e não INSTRUÇÃO. Já não me preocupo com o nome, se é BOLHA ou não. O que me importa é entender criticamente um cenário e como tomar decisão diante dele. E esse blog só me ajuda nisso! Diariamente colho os benefícios de não entrar em financiamento imobiliário e de carro. Diariamente colho os benefícios de não ter dívidas! E esse blog ajudou.

    CA, manda brasa nas suas análises. E se você ganha algum dinheiro com isso: PARABÉNS.

    22+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:40

      Eu fiz toda a minha grana comprando e vendendo tijolos.
      Foi de 2003 a 2014.
      Eu faria novamente as mesmas escolhas , hoje em 2016? Claro que não.

      O boom das commodities já passou assim como a expansão monetária. Agora é a correção. Quero que ardam e paguem meus juros.

      15+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • bolha real 22 de agosto de 2016 at 16:02

        Parabéns, o importante é saber a hora de entrar e a hora de sair.

        6+
        • avatar
  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 12:47

    HOTÉIS SENDO CONVERTIDOS EM RESIDÊNCIA EM 3… 2…. 1….

    No pior momento dos últimos 10 anos, hotéis de Brasília fazem promoções
    A expectativa do setor para este ano também não é a das melhores. O diretor da Abih-DF e superintendente da Rede Plaza Hotéis, Hélder Carneiro, explicou que apesar das promoções do fim de semana os estabelecimentos tiveram uma taxa de ocupação de 6% em janeiro.
    “A crise e a oferta grande de hotéis são os motivos da dificuldade do setor. Do fim de 2014 até agora abriram novos 1,6 mil quartos de hotéis. Houve uma superoferta e no começo do ano os eventos e congressos que aconteciam sumiram.
    De acordo com o estudo que considerou reservas realizadas no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015, a capital teve redução de 72% nos preços. A média caiu de 239 euros em 2014 para 67 euros no ano passado.
    O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do DF (Sindhobar), Jael Silva, citou três principais motivos para justificar a dificuldade do setor hoteleiro: a queda de hóspedes na cidade, a falta de divulgação do turismo de Brasília com intuito de atrair visitantes e o excesso de oferta. Segundo ele, em 2014 eram 12 mil quartos. O número atual chega a 20 mil. “Aquelas pessoas que vinham à cidade, principalmente por motivo de negócios, têm reduzido por causa da crise.

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/02/24/interna_cidadesdf,519155/hotelaria-de-brasilia-vive-o-pior-momento-dos-ultimos-10-anos-afirma.shtml

    6+
    • avatar
    • Skidwasted 26 de agosto de 2016 at 11:10

      Esperando as primeiras notícias do derretimento da crosta que as Olimpíadas criaram no Hell de janeiro!

      0
  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 12:50

    RECORDAR É VIVER KKKKK – 2011

    Não há espaço para redução de preços de imóveis no Brasil

    Outra análise segundo a qual não há bolha imobiliária no mercado brasileiro provém da consultoria imobiliária Cushman & Wakefield, segundo a qual o Brasil não não observará redução de preços nos imóveis nos próximos anos.

    Segundo a consultoria, a necessidade de investimento em infraestrutura, melhor distribuição de renda com a ascensão das classes C e D, sustentarão a manutenção dos preços no País, mesmo o Brasil já contando com um um dos mercados imobiliários para escritório mais caros das Américas.

    O mercado de imóveis para escritórios foi um dos que mais sofreu aceleração de preços nos últimos cinco anos. Essa falta de espaços para escritórios no Brasil distorce os preços e complica a vida dos investidores, e mesmo com todos os problemas financeiros observados nos últimos 60 dias, os preços não recuaram, o que evidencia que não há qualquer sinal de bolha de preços imobiliários no Brasil.

    http://www.politicaeconomia.com/2011/09/nao-ha-espaco-para-reducao-de-precos-de.html

    9+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Alemon Fritz 22 de agosto de 2016 at 13:12

    referencias blhográficas
    ver espanha etc…
    “Assim está a evoluir o preço das casas em Portugal e noutros países europeus desde 2008”

    o FMI, já alertaram mesmo para o risco de uma borbulha imobiliária nesses países. Por exemplo, no mercado sueco as casas revalorizaram-se quase 13% num ano. Já na Alemanha, foi registrada uma subida de mais de 4% no último ano. (!!!)
    13 e 4% é bolha, aqui nao…. kkkkkk
    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2016/08/19/31360-assim-esta-a-evoluir-o-preco-das-casas-em-portugal-e-noutros-paises-europeus-desde?gallery-item=1

    6+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Lucas 22 de agosto de 2016 at 13:26

    CVR curto

    2 amigos próximos que investiram num mesmo condomínio de luxo aqui em SP
    – o Primeiro pegou um face sul, 2 vagas, de 80 m², estado razoável de habitação
    preço pedido = 660 mil reais
    MAS ele NÂO PRECISA vender, tá encalhado há 3 anos, resolveu alugar (ainda não descobri por $$quanto)

    – o Segundo pegou no mesmo condo, face norte, 2 vagas, 4 dorm, 120 m² reformado, modernizado, cheio de amrários, ar-condicionado, lindo
    = preço pedido 850 mil reais (abaixo da concorrência)
    MAS ele PRECISOU VENDER…. de verdade
    preço fechado na venda (descobri por terceiroes ele tem vergonha de falar) sem considerar custos de ITBI e comissão dos corvos
    = 620 mil reais

    eu faço as contas do desconto pra vcs, se considerar o preço de anuncio em reais/m² dá um desconto de 40%
    (isso sem sem considerar a reforma e os custos maiores devido a inflação ter elevado o ITBI)
    considerando tudo diria uns 60% de diferença entre QUEM precisou vender e QUEM não precisa.

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:37

      Esse Quem não precisa é uma falácia em relação ao desempenho do capital.
      Não importa se colocou em Tijolo, TD ou Dólar.
      A pessoa deixou de ganhar em algo relativamente mais fácil e sem muita dificuldade de escolha. (Renda fixa por exemplo)
      Custo de oportunidade do capital x inflação do período

      ARDAM !!!

      9+
      • avatar
      • avatar
      • Lucas 22 de agosto de 2016 at 14:36

        reparou como os deinformantes estão cada vez mais agressivos???

        vem piroca por aí pandeiro

        6+
        • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:47

          Quero que se lasquem !!!
          A correção está apenas no começo.
          Haverá muito mais choro e ranger dos dentes !

          7+
          • avatar
    • Money_Addicted 22 de agosto de 2016 at 14:47

      eu nao posso afirmar, pois nao conheco o imovel, mas mesmo esse imovel q a pessoa comprou por 620 ainda pode estar caro, vc tem ideia do valor do aluguel de um semelhante a esse?

      3+
      • Zé Carioca 22 de agosto de 2016 at 18:26

        Provavelmente pagou absurdamente caro. Não tenho como fazer contas precisas, pois não temos muitas informações, mas se o primeiro sujeito estava cobrando R$ 660k por 80m2, temos que o m2 está a R$ 8,25k. Vamos assumir que ele esteja cobrando a média do mercado, visto que foi dito no CVR ele não precisa vender. O outro sujeito vendeu por R$ 5,2k, queda de 37,5% em relação ao primeiro, mas ainda assim pequena em relação ao valor que considero ideal para comprar. Hoje, só compraria com desconto de 60% em relação ao pedido, pois menos que isso é vantajoso manter o dinheiro na renda fixa. Devemos lembrar que 620k rendem 6k na renda fixa, e um imóvel de 120m2 dificilmente vai ser alugados por mais de 3k.

        3+
        • Lucas 23 de agosto de 2016 at 12:50

          40% de desconto apenas em valor
          Tem os outros detalhes

          – vc leu que o encalhado é face sul, antigo e as janelas dá de cara pro vizinho?

          – o vendido é face norte, reformado/modernizado com o que há de melhor, projetado por arquiteto, +ar-condicionado (split em todos os ambientes) gasta-se no mínimo 100k (obra tipo rosinha) numa reforma de 120 m². No “mercado” gastaria tranquilamente uns 200k neste tipo de obra

          A relação real de desconto é 60%.

          1+
          • avatar
          • Lucas 23 de agosto de 2016 at 12:51

            5k/m2 num bairro alto padrão é um puta dum pau na bunda do investidor,

            (fora os anos encalhado pagando custo de oportunidade, pagando 1 pau de condo+seilá quanto de IPTU +agua, gas, luz (tarifa mínima) + faxineira +jardineiro +taxas extras de obras de condo chic.)

            Mas já é um avanço, antes vcs corvos chamavam os CVRs da gente de mentira!

            2+
            • avatar
  • Moreira 22 de agosto de 2016 at 13:40

    EEsse valor do metro quadrado de 160euros = menos de R$1k bananês. Em Águas Claras o povo pagou em média de 4k a 6k. Ou seja: quase mil euros no metro quadrado. É isso mesmo? eles pagam 160 euros no metro quadrado e a gente quase 1.000 euros?

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2016/08/19/31360-assim-esta-a-evoluir-o-preco-das-casas-em-portugal-e-noutros-paises-europeus-desde?gallery-item=1

    5+
    • avatar
    • John Horse 22 de agosto de 2016 at 13:57

      160 Euros o metro, mas onde? Cara paguei $79 o sq ft nos EUA. To me sentindo burro agora.

      4+
      • avatar
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 14:31

      Eu sei que no centro de Lisboa está 900 euros

      3+
    • Zé Carioca 22 de agosto de 2016 at 18:35

      Moreira, esse gráfico está errado, por exemplo, na Espanha o preço médio do m2 é por volta de 1,6k euro o m2, chegando a mais de 5k euros o m2 nos melhores bairros de Barcelona. Mas querer comparar a Espanha ou Portugal com Águas Claras e até piada, ambos os países tem excelente qualidade de vida, baixo índice de violência, saúde e educação públicas de qualidade e salários maiores que o brasileiros. Nada no Brasil pode ser comparado a Portugal e Espanha, os preços aqui são pornográficos comparados com o que as cidades oferecem.

      5+
      • avatar
  • Moreira 22 de agosto de 2016 at 13:45

    http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Housing_statistics/pt

    2+
  • Seguidor do Bolha BH 22 de agosto de 2016 at 13:50

    Rio-2016 gasta R$ 200 milhões em Vila inacabada, e tenta reduzir custo
    http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/22/rio-2016-gasta-r-200-milhoes-em-vila-inacabada-e-tenta-reduzir-custo.htm

    2+
  • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:55

    Avoa BRICK LOVERS
    SONHO FRUSTRADO
    “Em 26.10 de 2012, adquiri o primeiro apto da Brookifield que tinha previsão de entrega março de 2014.
    Meses depois, em março de 2013 tinham lançado outros empreendimentos e adquiri novamente mais aptos, YES apto 1406 e 1506, para ser entregue em 06/2015 e GREEN Life apto 1404 para morar.
    Quando adquiri foi dito que em caso de atraso nas entregas dos imóveis a Brookfield tinha 6 meses sem pagar multa mas, que após este prazo poderia ficar tranquila que a Empresa pagaria multa até a ENTREGA do imóvel.
    Para minha surpresa e decepção o imóvel (Vitalitá) que era para receber em 2014, até hoje ainda não recebi.
    Já os que estavam para ser entregues em 06/2015 (YES 1406 e 1506), que teriam mais 180 dias tolerância, findando em dezembro (12) de 2016, apartamentos estes quitados anteriormente, foi me entregue as chaves em maio de 2016 e só aí é que fiquei sabendo que a multa era referente a apenas 19 dias pois eles pagam até emissão do habite-se e não até a entrega do imóvel.
    Duas situações, como podem não pagarem até a entrega das chaves pois a emissão do habite se foi emitido e a obra ainda estava em andamento; eu durante este tempo se não tivesse quitado teria que estar pagando parcelas em dias e não poderia deixar de paga las sob pena de pagar multa, correções e sujar o nome; os índices de correções não são os mesmos da multa e ainda assim no meu caso específico só queria que cumprissem os prazos na verdade, não queria lucrar com isso mas muito menos ter prejuízos e estresses que estou tendo, desde 2014.
    Agora novamente me chamaram para fazer vistoria do apto Vitalitá 1003, o qual deveriam ter sido entregue em 2014 e avisam que o habite se foi emitido em junho de 2016, eles me passaram um valor da multa mas foi preciso que eu entrasse em contato com eles n vezes, sem exito por telefone porque desde o ano passado eles mexeram (atualizaram ???) no site e nunca mais consegui acessar, portanto também liguei para lá reclamando e eles não dão a mínima pois alegam que seria a minha máquina e enquanto isso não consigo ter acesso a nada e muito menos acompanhar nada.
    Faço ligações e depois de várias tentativas, reclamo e nada.
    Tudo agora tem que ser pelo telefone.
    Mais uma vez a historia se repete tenho que pagar o saldo devedor atualizado até 31.08 porque após terá multa e sofrerá correções, só que as chaves só Deus sabe quando vou receber, pergunto mesmo que aleguem que está no contrato é justo você pagar por um bem, ter atraso de 2 anos para ser entregue, onde isto faz com que você, deixe de ganhar aluguel ou pague aluguel, e eles não te pagam nada por este período já que também não pagaram por 180 dias( pelo atraso).
    O mesmo acontecendo com o apto Green Life de valor considerável.
    É grande minha insatisfação com relação ao comportamento e andamento de uma parceria que teria tudo para dar certo pois quando comprei só o fiz porque tinha gostado do que vi (construção, acabamento).
    Minha maior indignação é o descaso com os clientes que já adquiriram imóveis com eles, pois como pode eu ter investido perto de 1 milhão de reais e eles não me darem retorno e nem tão pouco procurarem saber e achar uma solução para que eu possa acessar o site da empresa e acompanhar o andamento da obra, pegar demonstrativos, fazer reclamação, etc.
    Portanto embora eu tenha relutado durante todos estes anos em reclamar publicamente, buscando eu mesma com eles uma solução, sem êxito resolvi dar o primeiro passo através deste canal.

    +http://www.reclameaqui.com.br/vPYY7n8ceCqVFiRq/brookfield-incorporacoes/sonho-frustrado-/

    9+
    • avatar
    • avatar
  • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 13:57

    +http://www.reclameaqui.com.br/11gjQrFJh-aapSyD/banco-pan-/emprestimo-com-garantia-de-imovel/

    Hipotecou? Se lascou

    fiz um empréstimo com garantia de imóvel em 2012,na época haviam varias formas de pagamento,na época escolhi a que a parcela menor e era reajustada pelo igpm,na época a inflação estava bem controlada,mesmo assim o funcionário me disse que eu poderia mudar a forma de pagamento a qualquer momento,mas não e o que esta acontecendo,quando eu ligo solicitando esta alteração,os funcionários já informam que não e possível,mas não existe nada escrito no contrato.Preciso alterar com urgência,comecei pagando 1800,00 e a ultima parcela que paguei foi no valor de quase 2.400,00,preciso de uma solução urgente,no aguardo

    13+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Lucas 22 de agosto de 2016 at 14:22

      voa TR

      6+
      • avatar
      • avatar
      • odorico 22 de agosto de 2016 at 14:32

        Estou achando é pouco, acho que o BC está manipulando. Segundo a fórmula o BC pode aplicar um redutor. Acho que ele está fazendo , pois era para a TR estar maior ainda em 2016. Eu me baseio nesse tabela http://www.portalbrasil.net/tr_mensal.htm Está certo?

        2+
        • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:46

          Mas comparando com 2012, 2013 e 2014 está ótimo !!!
          Não pode explodir a TR. Prefiro que vá a 3%, 4% e 5% . Se der uma paulada – a galera vai se jogar dos prédios e parar de pagar nossos juros.

          6+
          • avatar
  • Leonardo M. 22 de agosto de 2016 at 14:00

    TD é lindo d+!

    Eu comprei R$138,00 em TD pré fixado em 03/11/2014 com juros de 12.32% a.a.
    Hoje fui verificar e já valorizou 22,51%
    Hoje tenho R$170, 54 – R$5,46 de IR
    Agora imagina se um Brick lover colocasse R$1.138.000,00 em um prefixado como fiz na mesma época com o mesmo juros pré fixado?
    Hoje o cara teria R$1.700.000,00

    4+
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:01

      LINDA é a NTNB 2035 que eu peguei em Fevereiro !!!
      45% em 06 meses !!!

      Tenho pré 2027 com juros semestrais a 13,55%. Tirei a previdência do ITAU e joguei lá. Só alegria. PNJ !

      8+
      • avatar
      • avatar
      • Thiaguinho 22 de agosto de 2016 at 16:32

        Padeiro, duvidinha básica: Sendo o resgate em 2035, e hoje você já conseguiu 45%, caso venda hoje você consegue os mesmos 45%, correto? Descontando IR, claro, dá um pouco menos. Só tenho 2 TD, mas nunca vendi, por isso a dúvida.

        2+
        • rcalmon 22 de agosto de 2016 at 17:39

          Isso mesmo, você embolsa os 45% brutos. O que aconteceu nesse caso foi algo como trazer a valor presente toda a diferença de juros do momento em que você comprou em relação aos juros que estão pagando agora, num prazo de 19 anos. Cada título tem um valor, o PU, quando a taxa de juros paga pelo título cai, o PU sobe e você vê seu saldo subir, se a taxa de juros fica maior que a que você contratou, o PU cai e você vê seu saldo diminuir. Isso vale para os prefixados e as NTN. Se você levar até o vencimento, você vai receber exatamente a taxa contratada e esse lucro imediato vai ser “diluído” ao longo do tempo ou mesmo evaporar, se a taxa voltar a subir forte, mas, no final, você tem a taxa contratada. Se você vender antecipadamente, embolsa o lucro, mas vai ter que torcer para a taxa voltar a subir e você comprar o título em condições mais favoráveis que as atuais ou investir em outra coisa. Fico sempre pensando na galera que aceitou IPCA + 1,75% em 2012, acreditando no conto da Dilma de que agora teríamos juros reais abaixo de 2%. Tomaram uma trolha do tamanho da galáxia.

          8+
          • avatar
          • avatar
          • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 20:18

            Perfeito.
            É isso mesmo.
            Aqueles que acreditaram na nova “matriz econômica do PT” se lascaram !!! Selic a 7,25% . Bem feito – ARDAM !!!!

            3+
            • avatar
            • Thiaguinho 23 de agosto de 2016 at 12:08

              Valeu!

              0
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:02

      Em Janeiro de 2016 tinha pré-fixado a 16% a.a.
      Imagine.

      3+
      • Awulll 22 de agosto de 2016 at 14:06

        Tenho um amigo que pegou essa.
        Inveja.
        Inveja ruim!

        4+
        • avatar
        • EngenheiroSP 22 de agosto de 2016 at 14:47

          Eu peguei a 16,50% a.a.

          Pena que foram só 1000 reais =(

          2+
          • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:52

            Mas pegou !!!
            Temos que pegar !!!!
            POKEMON TD !

            6+
      • Leonardo M. 22 de agosto de 2016 at 14:06

        Por isso compras mensais são importantes… No médio e longo prazo tudo se ajusta

        4+
      • Manoel Joaquim 22 de agosto de 2016 at 14:12

        Tem uma meta específica para vender esses títulos?

        3+
        • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:14

          Não.
          Carregar até o vencimento.

          Se acontecer uma crise de confiança mais acentuada. Ex: Mercado pressionando o Governo Temer , eu comprarei mais.
          Mas aí quero NTNB a 7,8% +IPCA e Pré a 16% .
          😉

          2+
  • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:17

    “Meu nome é Ademar. Como todos noivos, o objetivo é casar e ter sua casa própria, fizemos algumas pesquisas e finalmente escolhemos o Condomínio Portal Ideal de Aldeia, em Pernambuco. Fizemos negócio com uma corretora que articulou toda negociação. Quando recebemos a chave, fomos de imediato conhecer o nossa lar e no primeiro momento percebemos que em frente o nosso Bloco existia uma estação de tratamento de esgoto, enfim, até o momento era apenas um detalhe, mas infelizmente esse detalhe hoje nos causa muitos problemas. De 3 a 4 vezes na semana a estação transborda. causando um odor terrível, chegamos ao ponto de ter que dormir em casa de parentes por causa do problema. Após várias reclamação por parte do condomínio para Construtora, enfim surgiu uma nova ideia dos Engenheiros, ampliar a estação. Bem, podemos imaginar que tudo foi corrigido não é? A resposta é não. Do mesmo jeito. Como uma Construtora do nível da Rossi, constrói um residencial e promete o céu pelo o empreendimento e na verdade hoje vivo no esgoto. Pensamos em vender, mas é lógico que a depreciação do imóvel é notória. Deixo aqui meu depoimento de plena tristeza por ter investido nossas economias na empresa errada. A lição que fica é pesquisar antes de adquirir seu imóvel.”

    19+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • reznor 22 de agosto de 2016 at 15:53

      Da mesma série “Crepshow – Show de Horrores”:

      “Adquiri um imóvel da Rossi em outubro de 2015, o mesmo havia sido fruto de distrato por parte do primeiro comprador, após as primeiras chuvas do ano passado observei que na saída para chaminé do aquecedor, estava com infiltração, liguei para eles e pedi a manutenção, depois de quase vinte dias foi feita a manutenção, mas como estava com formação de chuva e a manutenção é na parte externa do prédio e anuidade é 16° andar, os funcionários fizeram com uma certa rapidez, porém o serviço não ficou bem feito, pois agora voltou aparecer a infiltração, entrei em contato 19 de julho pedindo o reparo do serviço (protocolo 1752640), me falaram que em 48 horas entrariam em contato para agendar a vistoria e marcar uma nova manutenção, o que até a presente data não aconteceu, já liguei 03 vezes pedindo um retorno, mas só o que ouço é que preciso aguardar que entrarão em contato, dentro de 02 meses vence um ano de compra e perco todas as garantias, ou seja, será que estão esperando que isso aconteça, e o prejuízo fica comigo???
      Aproveitando gostaria também de sanar uma dúvida, como adquiri o imóvel por distrato, existe a cláusula de que adquiri o imóvel nas condições, e que ao assinar o documento de vistoria não teria direito a nenhum tipo de reclamação, bom o imóvel não havia sido reformado, nem habitado, sendo assim um imóvel novo, e por consequência nenhum tipo de instalação elétrica havia sido feito, portanto não tinha como testar, e de boa fé assinei o documento, ao fazer as instalações dos spots de luz no hall de entrada do apartamento, e no corredor dos quartos, observei que não tem corrente elétrica para os ponto de luz, ao pedir reparo fui informado que não tenho direito, pois comprei o imóvel nas condições e assinei termo de vistoria, gostaria de saber se confere, pois a instalação elétrica é de responsabilidade da construtora, e se o imóvel não havia passado por nenhuma reforma, não seria direito meu também tal reparo??”

      5+
    • Thiaguinho 22 de agosto de 2016 at 16:33

      Ademar tá na b.o.s.t.a, literalmente. Eita Ademar…

      6+
      • avatar
      • Awulll 22 de agosto de 2016 at 16:36

        Mais um pouco e ademar vira um meme interno do BIB

        5+
        • avatar
  • Lucas 22 de agosto de 2016 at 14:29

    citando:
    Andradez 20 de agosto de 2016 at 17:08
    O país está sim se recuperando a passos lentos como qualquer país.

    Prezado, cria vergonha na cara, vc fica falando essas merdas sem fundamento, dificilmente leio mais que a primeia linha do que vc escreve
    anota aí o SEADE.gov.br
    dados oficais PIB caindo 5%, a unica recuperação foi que caia 8% agora caiu 5% a mesma queda do mês passado e o desemprego em 18%¨parou de piorar em apenas 1 mês dos últimos tantos anos em declínio.

    13+
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:45

      O cara é uma fraude total.
      é o famoso “wishful thinking”.

      8+
      • avatar
      • avatar
    • Pure 22 de agosto de 2016 at 16:07

      O cara tava falando da Grécia…

      7+
    • bolha real 22 de agosto de 2016 at 16:22

      Relatório Focus 19/08/2016

      Melhoraram as expectativas dos participantes do mercado financeiro para a atividade econômica e a inflação em 2017, enquanto as projeções para 2016 foram mantidas, segundo o boletim Focus, do Banco Central (BC). A mediana das estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano que vem saiu de 1,1% para 1,2%. Essa melhora ocorre ocorre após o governo federal ter revisado a projeção do desempenho da economia no próximo ano de 1,2% para 1,6% de expansão. A nova estimativa vai nortear a elaboração da proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, que será encaminhada ao Congresso Nacional até o dia 31. Para 2016, o governo revisou a queda do PIB de 3,1% para 3%. No Focus, essa projeção foi mantida em queda de 3,20%.
      Quanto à inflação, a mediana do mercado para o avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2017 saiu de 5,14% para 5,12%. Para 2016, seguiu em 7,31% de alta. Em 12 meses, a projeção passou de 5,42% para 5,34% de aumento. As projeções para a taxa básica de juros, a Selic, seguiram em 13,75% em 2016 e em 11% em 2017.

      5+
      • avatar
  • cyberpsi 22 de agosto de 2016 at 14:37

    CVR: Bebendo em casa de corvetora. Fala que está com internet cortada e tem R$4 na conta corrente. Porra como pode ainda falta uma semana para acabar o mês. BSB.

    9+
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 14:45

      Cuidado , hein?
      Conheceu no Tinder?

      7+
      • avatar
      • cyberpsi 22 de agosto de 2016 at 19:17

        Amigo em comum nos apresentou. Considerando a qualidade da gente que passou pela “festinha” já eliminei o amigo da lista de contatos. hauhuaahauhahuahu

        7+
        • avatar
  • Luladranus 22 de agosto de 2016 at 15:15

    OFF

    Ah tá, agora está explicada a mudança de atitude durante a competição!!

    https://esportes.yahoo.com/blogs/jorge-nicola/cbf-vai-pagar-pr%C3%AAmio-de-r-20-mil-a-cada-jogador-110544764.html

    4+
    • Money_Addicted 22 de agosto de 2016 at 15:37

      olha acho q esse valor eh relativamente baixo para eles, e qual seria o problema? ou vc acha q eles deveriam jogar por amor a patria?? 🙂

      8+
      • avatar
      • avatar
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 16:14

    postado em 22/08/2016 15:37
    Agência Estado
    Brasília, 22 – A indústria da construção continua operando abaixo do usual, mas o ritmo de queda da atividade do setor vem desacelerando desde janeiro. É o que mostra a Sondagem Indústria da Construção de julho, divulgada nesta segunda-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    De acordo com a sondagem, a utilização de capacidade de operação do setor aumentou de 56% em junho para 57% em julho. “Isso significa que 43% das máquinas e equipamentos do setor estão paradas”, destaca a CNI.

    7+
    • avatar
    • avatar
  • claudio 22 de agosto de 2016 at 16:51

    Depois das Olimpiadas, qual será a nova pedalada ?
    CRV …. tenho notado a dificuldade de aposentados, de pagar o condominio, de apartamento de dois quartos, pois o segundo quarto seria o de hospedes/filhos, que poderiam se acomodar na sala, numa eventual temporada, uso como exemplo a praia…, seria mais vantajoso ter um apto de um quarto só…
    percebo tambem, que quem esta lucrando mais, sao as casinhas, quarto e cozinha, dois comodos, a 600 reis, 700 reais, de aluguel, numa casa na periferia que vale 300k, e possuem 4 quartos e cozinhas, do que um apto de 50m2 em bairro nobre, que pedem 430k , que o aluguel, fora a comissao da imobiliaria, chega a 1300, livres com sorte, lembrei até da rosinha que aluga vagas aos barbudinhos, seria a teoria que varias kitchnetes rende, mais que um “mansão”, ou mesmo nao colocar todos os ovos na mesma cesta, Ouvi falar que o Ronaldinho gaucho, alugou a cobertura dele por 10k o dia, por doze dias, ganhou o ano no Rio, mas isto é outro patamar tambem, rsrs…e agora ele quer se encostar no safadao, com o seu pandeiro, nao quer sair da midia… t+

    7+
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 17:04

      Em 12 meses, o saldo devedor dos aposentados e pensionistas cresceu 12,4%, enquanto, em média, as operações totais de crédito às pessoas físicas avançaram 4,6% no mesmo período, para R$ 1,530 trilhão. Em junho, especificamente, o aumento foi de 0,3%. De acordo com o Banco Central, somadas todas as operações de crédito, incluindo pessoas físicas e jurídicas, o saldo atingiu R$ 3,13 trilhões, o que representou recuo de 0,5% em junho.
      http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2016/07/28/internas_economia,541972/aposentados-e-pensionistas-do-inss-tem-r-94-bilhoes-em-dividas.shtml

      A inadimplência entre consumidores acima de 65 anos cresceu 13,6% nos últimos 12 meses em Minas, a maior expansão dentre todas as faixas etárias, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), divulgada ontem.
      http://mutuoprev.com.br/index.php/news/1460-cresce-a-inadimplencia-entre-os-aposentados

      6+
  • Cajuzinha 22 de agosto de 2016 at 17:02

    Sinceramente, fico com muita pena quando vejo cena de jovens enamorados sonhando com a casa própria e entrando em uma fria.

    http://extra.globo.com/noticias/economia/minha-casa-minhas-duvidas/apartamentos-decorados-ajudam-na-hora-da-compra-do-imovel-19957341.html

    5+
    • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 17:07

      Começando o casamento com o pé esquerdo

      Juliana Gomes Maciel, de 24 anos e o namorado Hiran Tassinari Costa de Azevedo, de 25,compraram recentemente um imóvel de dois quartos na planta, no empreendimento Único, da construtora Cury, no bairro do Engenho Novo, na Zona Norte do Rio. A casa do casal ficará pronta em agosto de 2019 e já é o primeiro passo dado para o casamento.

      4+
      • Awulll 22 de agosto de 2016 at 17:09

        Se eles pagarem os juros direitinho pra gente, quem somos nós pra julgá-los?

        10+
        • avatar
        • avatar
  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 17:05

    Arrecadação de impostos em queda mostra sinal de inadimplência

    A arrecadação de impostos federais está caindo em um ritmo mais intenso do que a produção no Brasil desde o fim de 2014.

    Cálculos da economista Vilma da Conceição Pinto, da FGV, mostram que os tributos que incidem normalmente sobre vendas recuaram 10,3% (descontada a inflação) na média de 12 meses até junho ante igual período de 2015. Na mesma comparação, a queda no volume de vendas do comércio foi de 6,7%.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/08/1805226-arrecadacao-de-impostos-em-queda-mostra-sinal-de-inadimplencia.shtml

    7+
  • Cesar_DF 22 de agosto de 2016 at 17:25

    Os primeiros prejuízos apurados na olimpíada

    TRANSMISSORAS DE TV
    Apenas três emissoras brasileiras abertas investiram na transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro: Globo, Record e Bandeirantes. Os canais dividem os direitos com seus canais secundários, como a Record News, na TV aberta, e os canais SporTV na TV paga.
    De acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, a Globo foi o canal que mais investiu nos jogos, e também será a mais beneficiada. Tendo investido cerca de US$ 250 milhões nos jogos, o canal carioca é o único a não correr risco de fechar com prejuízo, mesmo que possa não obter um lucro relevante, acabando com as contas “zeradas”.
    Já a Record e a Bandeirantes, segundo o jornalista, investiram na cobertura da Olimpíada cerca de US$ 44 e US$ 40 milhões, respectivamente. Porém, segundo o jornalista, é provável que os dois canais possam fechar com prejuízo, já que o dinheiro gasto nas transmissões superou a cota oferecida pelos patrocinadores.

    CAMBISTAS
    Ingressos sobrando e pessoas comuns transformadas em cambistas eventuais marcaram as horas que antecedem a cerimônia de encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro, junto às entradas do estádio do Maracanã, na zona norte do Rio, onde o evento terá início a partir das 20 horas. Embora não houvesse fila nas bilheterias, muita gente se acumulava na frente da arena tentando vender entradas compradas com antecedência pelo site oficial. Mesmo oferecidos por preços mais baixos que os de face, os bilhetes não eram vendidos.
    Tatiane Viegas, de 28 anos, chegou ao Maracanã com a amiga Pâmela Assis, de 25 anos, de Minas Gerais. Elas compraram bilhetes extras na noite anterior ao encerramento por R$ 1.050, mas até as 19h não haviam encontrado interessados em comprá-los. A partir de certo ponto, já falava em dá-los de graça. “Já ofereci por até R$ 250 e ninguém quis. Você quer entrar com a gente?”, perguntou Tatiane. Depois de meia hora de tentativa, já pensava em desistir.

    10+
    • Zé Carioca 22 de agosto de 2016 at 18:47

      Eu fui na abertura e achei bem legal, pensei em ir no encerramento e fui ver o preço no site e ainda tinha ingresso a venda em todas as categorias, isso faltando cerca de cinco horas para o início da cerimônia. O ingresso mais barato custava R$ 200. Acabei desistindo porque estava chovendo muito e pelo que vi na televisão achei bem inferior a abertura, e diga-se de passagem, haviam diversos lugares vagos diferentemente da abertura.

      4+
  • Margarida 22 de agosto de 2016 at 18:37

    Jasper

    Valor de 2800,00 o m2 em bairro nobre de Curitiba, e com a observação de que é valor anunciado:
    http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/imoveis/apartamento-champagnat-3-quartos-suite-com-hidro-106m-privativo-196563619

    4+

    Como assim, 2800?410 mil da mais de 3800,00/m2.

    2+
    • Jasper 22 de agosto de 2016 at 19:23

      Oi Margarida, calculei pela área total informada no anúncio, 146m2. Caso não seja essa a forma correta de cálculo me desculpe, de qualquer maneira mesmo 3800,00 é abaixo do que eu tenho visto naquela região.

      4+
  • Louro José 22 de agosto de 2016 at 19:27

    Fala fracassados. Olim-piadas terminando, país pagando a conta da zoeira e todo mundo sem um puto no bolso.

    Mas como me preveni estou rindo a toa, ganhando juros em tudo que é investimento. Agora até resolvi dar uma de maluco e comprei 0,5 vtnCoin pra ver e aprender como funciona a tecnologia. Vai que serve pra alguma situação de emergência, né?

    Estou com saudades de quando o blog era mais movimentado. A galera do blpg antigo está reunida em algum blog ou página do Facebook?

    5+
    • Luke Bolha 22 de agosto de 2016 at 19:35

      Tem um outro blog que uma parte migrou mas não recomendo, tem uma guerra de egos por lá onde se vc comenta alguma coisa já vem um mimimi e se vc tenta a treplica tem seus comentários deletados, falam que a moderação é mais branda que aqui porém só para quem é da panelinha, se concordar com alguém fazendo piada de português tem um lá que toma como ofensa pessoal, enfim, o outro blog é ridículo para quem não faz parte do clube da luluzinha.

      5+
      • avatar
      • Luke Bolha 22 de agosto de 2016 at 19:39

        Por essa “treta” vc já consegue sentir o clima de lá: -http://www.bolhabrasil.org/topico-livre-de-domingo-4/#comment-142211

        Não sei se o boss vai passar o facão nesse meu comentário mas acho que lá tem um pessoal bem lixo msm, o que é uma pena pois gostava muito de várias outras pessoas que comentam por lá.

        4+
        • From_The_Tower 22 de agosto de 2016 at 20:16

          Eu participo dos dois. Não vejo problema algum.
          Lá tem coisas complicadas ? Sim.
          Disputa de egos? Sim.

          Mas aqui tb teve treta para todo o lado.
          Aí o Boss resolveu dar um “sossego”.
          kkkkkk

          6+
          • avatar
          • Luke Bolha 22 de agosto de 2016 at 21:17

            A diferença é que o Boss não fazia comentários mimimi ridículos sobre qq assunto para logo em seguida passar o facão com qualquer resposta, esse Vieira é o maior hipócrita que já vi e não me surpreenderia se é mais um esquerdinha se esforçando bastante para se parecer de direita mas se entrega no politicamente correto aplicado a quem não faz parte da panelinha (mesmo em tópicos livre e 18+ como costumam se orgulhar), a decepção com aquele blog será muito maior que a que aquele pessoal teve com esse.

            Não ficarei surpreso se começarem a surgir ameaças de processos naquele meio por coisas banais (o que equivale a uma pessoa de direita pedir arrego pro estado).

            1+
        • bolha real 22 de agosto de 2016 at 21:37

          Kkkkkkk…

          0
  • Moreira 22 de agosto de 2016 at 20:46

    Acabei de checar aqui, Ze Carioca.
    http://www.habitaclia.com/informes/precio-medio-viviendas-distrito_gracia-barcelona.htm

    http://www.fotocasa.es/indice-inmobiliario__fotocasa.aspx

    “Precios medios:
    Sin duda, es el distrito con los inmuebles más lujosos y de precio más elevado de Barcelona.
    Venta: 5.400 €/m2.
    Piso de 100 m2: 540.000 €.
    Piso de 150 m2: 810.000 €.
    Alquiler: 13,1 €/m2.
    Piso de 100 m2: 1.310 €/mes.
    Piso de 150 m2: 1.965 €/mes.”
    Fonte: http://www.deluxes.net/view.php?id=582

    0