Olimpíadas podem afetar preços dos aluguéis e dos imóveis? Entenda – R7

De outubro de 2009, até o início de 2015, a cidade experimentou uma valorização expressiva no preço dos imóveis e aluguéis. Alguns bairros como Gamboa e Estácio acumularam valorização de 365,7% e 232%, respectivamente, até maio de 2016, de acordo com dados do indicador FipeZap.

Nem mesmo Barcelona 1992, considerada a mais bem-sucedida Olímpiadas de todos os tempos escapou deste padrão. De acordo com as estatísticas, os imóveis se valorizaram cerca de 300% durante os 6 anos anteriores ao evento, mas caíram bruscamente já em 1993. A única exceção ao padrão foi Atlanta 1996 que não apresentou grandes valorizações nem antes e nem depois do evento.

A expectativa é de quedas mais expressivas no preço dos imóveis e aluguéis no Rio de Janeiro, principalmente nos bairros próximos ao centro olímpico e suas instalações.

Matéria completa em http://noticias.r7.com/economia/olimpiadas-podem-afetar-precos-dos-alugueis-e-dos-imoveis-entenda-30062016?PageSpeed=noscript

5+

You may also like...

Comments
  • Seguidor do Bolha BH 1 de julho de 2016 at 16:51

    A resposta é não, pois os imóveis valorizam por si só.
    hehehe

    18+
  • wing 1 de julho de 2016 at 16:51

    AUMENTOS ACIMA DE 300% em todo o brasil ( nao só no rio) . Agora a queda tem q ser 50% pra ficar caro!!!

    24+
    • Escumadeira Opressora 3 de julho de 2016 at 10:16

      Amigo, esse é o ponto que eu mais destaco em toda essa bagunça. Por isso sempre digo que não estou vendo nada de os preços caírem… embora muitos dizem que a maré já é outra (e realmente é), ainda está muito longe de voltar às proporções praticadas há pouquissímo tempo atrás… 2004, 05.. 08.

      8+
      • wing 3 de julho de 2016 at 18:53

        Temos a cultura de pagar pelo preço que pedem. Se não fosse isso não pagariamos tão caro em tudo.
        Já vi preco cair e já vi gente aumentar… mas nada que volte a 2010 em q o me era uns 3k a 4k …então voltar a 2008 vai ser difícil

        5+
    • From_The_Tower 4 de julho de 2016 at 12:05

      Mas aí tem que deflacionar né galera!!!!
      No mínimo o IPCA do período.

      3+
  • Igor Alves 1 de julho de 2016 at 16:53

    #OFF

    COMEÇARAM OS JOGOS! DUAS MANCHETES ÓTIMAS DO HELL!!!

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/07/tv-alema-que-esta-no-rio-para-cobrir-olimpiada-tem-equipamento-roubado.html

    19+
    • Mente do Mal 2 de julho de 2016 at 01:29

      Acharam os equipamentos:

      http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-07-01/apos-roubo-equipamentos-de-tv-alema-sao-recuperados.html

      A propósito, uma das emissoras se chama ARD.

      Ave, madre! ARDA, caramba!

      9+
  • Alemon Fritz 1 de julho de 2016 at 16:58

    -Alguns bairros como Gamboa e Estácio acumularam valorização de 365,7% e 232%, respectivamente, até maio de 2016, (na espanha… 300%, forte queda depois)
    De 2010 a meados de 2014, os alugueis na cidade subiram mais de 90%, enquanto a inflação (IPCA) no mesmo período foi de apenas 31,18%, … … (3x de diferença!)

    9+
  • CarlosL 1 de julho de 2016 at 17:08

    RJ ? Ah táh…….
    Aguardem o pós olim piada…. Trevas vem ai, isso se com muita sorte o evento passar sem nenhuma ocorrência, além das que ocorreram/ocorrerão antes…

    14+
    • Zé do Brejo 1 de julho de 2016 at 21:20

      Todos meus amigos e conhecidos não brasileiros, nenhum deles, absolutamente ninguém planeja visitar o Bananil durante as olimpíadas.
      Propaganda negativa lá fora está sendo muito intensificada. Claro que estou dando minha contribuição 😛

      28+
  • Festa Ploc 1 de julho de 2016 at 17:25

    Segundo o FIPE ZAP a valorização de janeiro de 2008 até hoje, para Ipanema foi de 100,9%, Leblon 86,9%. Enquanto isso o CDI rendeu 132,4%. Explicação do Festa Ploc: ninguém compra financiado pela CEF nesses bairros, logo não foram afetados pelo derrame fe crédito no período. Enquanto isso a média FZap Rio foi de 254%.
    Nos Jardins em SP a alta foi de 159,5% também abaixo da media São Paulo de 225,8%.
    Pelo visto, onde se paga a vista não subiu 30% ao ano.

    27+
    • fanfarraum 1 de julho de 2016 at 21:49

      Boa análise!

      11+
  • Boruto 1 de julho de 2016 at 17:58

    OFF
    Por falar em olimPiadas:
    http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,ladroes-roubam-equipamentos-de-tv-alema-para-cobertura-da-olimpiada,10000060396

    7+
    • mark 1 de julho de 2016 at 20:38

      7X2

      40+
  • gmlinux 1 de julho de 2016 at 18:54

    “De 2010 a meados de 2014, os alugueis na cidade subiram mais de 90%, enquanto a inflação oficial (IPCA) no mesmo período foi de apenas 31,18%”

    Brasileiro é tão acostumado com inflação que diz “apenas” para 31,18 em menos de 4 anos 🙂

    Pior é que comparado ao presente esta dando saudade…

    16+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 06:50

    Super tópico

    http://m.extra.globo.com/noticias/economia/acoes-de-despejo-de-imoveis-por-infracoes-contratuais-crescem-25-no-estado-do-rio-19632164.html

    12+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 07:01

    MEGA TÓPICO


    Espresso da Bolsa: Cyrela teme pelo caixa neste ano

    Notícia Publicada em 01/07/2016 19:36

    Incorporadora enfrenta cancelamento de vendas acima do previsto”

    http://www.financista.com.br/noticias/espresso-da-bolsa-cyrela-teme-pelo-caixa-neste-ano?xcode=XFIFOS01

    13+
    • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 07:02

      ” A companhia estima distratos (cancelamentos de vendas) de 25 por cento das vendas totais, o maior nível desde pelo menos 1982.

      A companhia, controlada pelo bilionário Elie Horn, teve uma geração de caixa de cerca de 900 milhões de reais no ano passado, com mais da metade vindo no final do ano. “A companhia pode não gerar caixa em 2016″, disse Alencar à Reuters esta semana, explicando que os distratos estão afetando sua habilidade de produzir fluxo de caixa livre.”

      http://exame2.com.br/mobile/negocios/noticias/cyrela-ve-geracao-de-caixa-em-risco-por-cancelamentos

      11+
      • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 07:28

        ” 14/06/2016 19h00 – Atualizado em 14/06/2016 19h00
        Construtora Cyrela participa de 100 audiências de conciliação, em Belém”

        O maior volume de ações é sobre atraso de obras, distrato e danos morais”

        http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/06/construtora-cyrela-participa-de-100-audiencias-de-conciliacao-em-belem.html

        10+
        • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 07:33


          Se você é exigente e estava esperando a melhor oportunidade para se mudar de casa, encontrou o que procurava. Entre os dias 1º de julho e 15 de agosto, a Cyrela Goldsztein promove a campanha Entrada Zero, com apartamentos mobiliados e equipados. É a grande chance de comprar um Cyrela novinho e em empreendimentos com infraestrura completa de lazer e segurança. O melhor: prontos para morar.

          A campanha Entrada Zero inclui nove empreendimentos em diferentes regiões de Porto Alegre e em Canoas. E ainda entrega a unidade adquirida com móveis planejados Dell Anno e equipada com produtos eletrônicos das Lojas Colombo.

          A repetição de um sucesso
          A primeira edição da Entrada Zero, que aconteceu em 2015, foi uma das campanhas de maior sucesso da Cyrela Goldsztein. Na ocasião, foram vendidos 145 unidades em 45 dias, o que representa mais de três unidades comercializadas por dia, entregues mobiliadas e equipadas. Neste ano, a meta é superar a edição anterior. Para isso, a incorporadora disponibiliza todas as suas unidades localizadas em empreendimentos prontos para morar, inclusive os que têm últimas unidades.

          Empreendimentos para todos os estilos”

          http://zh.clicrbs.com.br/rs/pagina/entradazero-cyrelagoldsztein.html

          12+
          • Ilusionista 2 de julho de 2016 at 08:39

            público alvo, aqueles 666 que não conseguiram até hoje poupar ao menos 10 k para dar de entrada em um imóvel e acham que irão conseguir pagar as prestações até o final.

            22+
    • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 07:29


      Fri Jul 1, 2016 | 12:10 PM EDT
      Cyrela sees cash flow at risk amid record Brazil home cancelations”

      http://mobile.reuters.com/article/idUSL1N19N17P

      5+
  • Mente do Mal 2 de julho de 2016 at 07:55

    Tópico?
    http://www.correio24horas.com.br/detalhe/brasil/noticia/empresario-fernando-cavendish-e-preso-na-madrugada-deste-sabado-2/?cHash=457fe0989a3a020061e5fa416a64e926

    4+
  • Jose Ferreira 2 de julho de 2016 at 08:25

    Creio que a importância da Olimpíada no mercado imobiliário é supervalorizada.

    Os imóveis no Rio não valorizaram por causa das Olimpiadas. Pode ter sido um fator para valorização, mas não é o mais importante.
    Uma questão que pouca gente fala é o preço do petróleo. A economia carioca é baseada em petróleo e governo (pensões, salários, etc). No Rio, além de tudo que afeta o Brasil, o preço do petróleo caiu uns 60% nos últimos dois anos.

    Acho que tem espaço para uma queda real maior (mais uns 20% a 50%), mas na minha opinião a profundidade aqui no Rio depende do preço do petróleo. E como muitos aqui, não acho que vai ser uma queda brusca, pela cultura do brasileiro de não diminuir preços nominais. A maioria prefere não vender do que diminuir o preço nominal que acha que vale. Assim, aposto numa queda real arrastada por muitos anos no Rio. A quantidade de negócios será muito menor do que se fosse no equilíbrio com ajuste de preços, o que é uma perda de valor enorme para todos (potenciais compradores e vendedores), mas o povo não entende de microeconomia!

    Acompanho o mercado de imóveis aqui há alguns anos, pois estava querendo comprar um imóvel há 3 anos e não tive coragem pelo preço. Percebi muito bem essa questão cultural de não diminuir preços nominais. Já vi muitos imóveis em todos bairros da zona sul e Barra! Diria que os preços nominais hoje (preço dado pelo proprietário e não preço de venda – o qual não sei!) estão somente 10 a 20% menores do que 2 ou 3 anos atrás, o que já é uma queda real grande comparada com o pico dos preços.

    Depois de 3 anos procurando imóveis, fiz duas ofertas agressivas em aps de 3 qtos na zona sul (50% do preço anunciado). Pensando bem depois, dou graças a deus de minhas ofertas não terem sido aceitas, pois hoje moro muito melhor de aluguel do que moraria nos aps que tentei comprar. De fato, preço de aluguel ajusta muito mais rápido.

    24+
    • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 12:40

      http://m.agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-07/crise-do-petroleo-agravou-situacao-do-rio-governo-busca-receitas-extras

      7+
    • Cesar_DF 3 de julho de 2016 at 10:05

      José Ferreira, eu tinha dado minha opinião no ano passado, que no Hell iria ter uma queda rápida de 30% mais uma lenta de 30% ao longo de 4-5 anos

      6+
  • Carlos 2 de julho de 2016 at 10:41

    OFF – Mais um filme para a lista dos bolhistas: Sucesso a qualquer preço.

    A história gira em torno de quatro corretores de imóveis, Ricky Roma (Al Pacino), Shelley Levene (Jack Lemmon), Dave Moss (Ed Harris) e George Aaronow (Alan Arkin), que se veem em situação difícil ao serem ameaçados de demissão se não ficarem em primeiro ou segundo lugar entre os vendedores do mês. Mas eles não são corretores de imóveis comuns. Eles trabalham para uma firma picareta, que lida com terrenos imprestáveis, e que só entrega aos vendedores fichas de clientes ultrapassadas, onde conseguir uma venda é quase um trabalho de Hércules.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Glengarry_Glen_Ross

    7+
    • Carlos 2 de julho de 2016 at 10:44

      Uma palhinha…

      https://www.youtube.com/watch?v=AeIfQGzo-FY

      5+
  • Unreal_Estate 2 de julho de 2016 at 12:17

    Cyrela acabou de comprar 19% da Tecnisa, que estava mal das pernas.
    Agora vem com essa notícia de que o caixa será afetado, devido aos distratos acima do previsto.
    Está acontecendo, galera.
    Não vai ser soft.

    20+
  • Unreal_Estate 2 de julho de 2016 at 12:18

    E mais: distratos acima do previsto? Que amadores.
    Já falávamos desse problema aqui no blog desde 2011.

    11+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 14:13


    Agência Estado
    São Paulo, 02 – A Rossi Residencial comunicou ontem que fechou em 27 de junho diversos aditamentos às cédulas de crédito bancário (CCB) necessários à reestruturação das dívidas com o Bradesco. Segundo informa a empresa, as garantias exigidas estão em fase de formalização. Os aditamentos fazem parte do processo de reestruturação das dívidas financeiras corporativas da incorporadora. As informações são do jornal”

    5+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 14:15

    “02/07/2016 12:13
    Agência Estado
    São Paulo, 02 – O Conselho de Administração da PDG Realty aprovou ontem uma segunda emissão de debêntures privada no valor de até R$ 50 milhões, dividida em duas séries. A operação faz parte de um memorando de entendimentos firmado em maio deste ano com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú Unibanco para reestruturação das dívidas da companhia. Esse acordo envolve financiamento de despesas gerais e administrativas da empresa e uma das condições era a participação da gestora de fundos Vinci Partners, maior acionista da PDG, como financiadora. Outra emissão semelhante, no mesmo valor, já havia sido aprovada pelo Conselho da companhia há cerca de um mês, em 8 de junho.”

    4+
    • tmarabo 4 de julho de 2016 at 10:20

      qto será que pagam essas debêntures?

      1+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 14:21

    “Reuters
    SÃO PAULO (Reuters) – A PDG Realty anunciou no final da quinta-feira conclusão de venda da totalidade de sua participação de 58,1 por cento na empresa de desenvolvimento de shopping centers Real Estate Partners, em negócio que vai permitir corte de 214 milhões de reais no endividamento líquido da empresa.

    A venda foi concluída junto à LDI Desenvolvimento Imobiliário, que como contrapartida pela participação entregou à PDG 26 unidades imobiliárias na cidade de São Paulo avaliadas em 33,9 milhões de reais.”

    4+
  • Cajuzinha 2 de julho de 2016 at 14:22

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,venda-de-carros-registra-pior-semestre-em-10-anos,10000060540

    4+
  • CA 2 de julho de 2016 at 18:53

    Sobre o tópico e o comentário recorrente de alguns usuários de que QUERER É PODER, que os proprietários de imóveis no RJ não querem e portanto, nada vai acontecer de forma abrupta, porque o querer todo-poderoso não permitiria isto:

    Pergunta aos grandes gênios: se querer é poder, isto significa que nos outros países do Mundo as pessoas e empresas queriam perder dinheiro e foi por isto que o preço caiu? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Teria sido algum vírus que rondou outros países e cidades, uma espécie de Zica Baixapreços Vírus, que atacava os vendedores de imóveis? A toda-poderosa cidade do RJ seria imune a este vírus, só porque lá as pessoas “querem” mais do que em outros lugares do Mundo, este é o antídoto?

    É, se nos basearmos neste pessoal entenderemos porque tanta ALIENAÇÃO com relação ao RJ, a “cidade maravilhosa”. Estão em uma cidade QUEBRADA, em grande parte porque SUPER-INFLARAM salários de funcionários públicos, INFLARAM as expectativas quanto ao petróleo, criaram uma série de MITOS relacionados a copa do Mundo, olimpíadas e “invasão” de turistas que iam querer alugar e comprar imóveis por preços milionários, SUPER-ULTRA-MEGA INFLARAM ARTIFICIALMENTE os preços de imóveis e aluguéis, ajudando a destruir ainda mais a economia local, criaram o conceito de “comunidade” como eufemismo de favela, dentre outros UFANISMOS e não é que conseguiram plantar na cabeça de boa parte da população local que esta grande “viagem na maionese” é uma “realidade”, ou no mínimo, algo “sustentável” e que se mantém apenas pelo “querer é poder”???

    A situação do RJ lembra a história do palácio real japonês, que no auge da bolha imobiliária de lá valia mais que todos os imóveis da Califórnia juntos! Pode ser comparada também com Detroit, como é discutido por aqui com frequência. Um comparativo em menor escala são os quitinetes que são anunciados por mais de R$ 1 milhão em São Paulo, ou ainda, uma infinidade de ANOMALIAS que as pessoas com o tempo começam a acreditar que são situações “normais”, ou pelo menos “sustentáveis por prazo indeterminado, dependendo só do querer é poder dos proprietários”, a tal ponto que se “surpreendem” quando ocorre a volta à realidade, o que só demonstra a qual ponto chegou a ALIENAÇÃO destas pessoas…

    O que realmente determina a queda dos preços, de qualquer coisa e em qualquer localidade, é a N-E-C-E-S-S-I-D-A-D-E.

    Exemplos:

    Quando os bancos tem RECORDE HISTÓRICO DE INADIMPLÊNCIA, isto significa que retomaram um volume recorde de imóveis e isto em algum momento começa a afetar a liquidez destes bancos. Esta liquidez é o PILAR de seus negócios, sem ela os bancos quebram. O que os bancos são OBRIGADOS a fazer então? Eles tem que vender os imóveis pelos preços que CONSEGUIREM, o que significa em um momento de super-oferta e crise na economia, com o governo federal QUEBRADO e sem poder socorrer estes bancos via Tesouro, que eles terão que praticar REDUÇÕES relevantes nos preços! Exemplo dos leilões no Brasil onde imóveis em primeira praça NUNCA são vendidos, em segunda praça em 90% dos casos não são vendidos nem com 50% de redução dos preços e cada vez mais, forçam reduções percentuais ainda maiores para que os bancos desovem estes imóveis, sendo que os compradores habilitados não param de diminuir, forçando cada vez mais uma piora nesta situação e novas reduções de preços. Foi assim em todos os lugares do Mundo que tiveram bolha imobiliária. Aqui no Brasil, segundo alguns, é diferente, sabem por que? Porque aqui no Brasil os bancos NÃO QUEREM perder dinheiro! Entendeu? Nos outros países do Mundo, os bancos “queriam” perder dinheiro, aqui não (rs). Ah, mas se o banco quebrar por falta de liquidez, ele perde TODO o dinheiro, não é mesmo? Só que os brilhantes jênios (sic) do blog tem a solução para isto também: os bancos não vão querer quebrar e como QUERER É PODER… Como argumentar contra tanta “jenialidade” (sic)?

    Quando construtoras tem RECORDE HISTÓRICO DE DISTRATOS e RECORDE HISTÓRICO NA DESPROPORÇÃO ENTRE OFERTA E PROCURA POR IMÓVEIS, juntamente com RECORDE HISTÓRICO DE ENDIVIDAMENTO, elas são OBRIGADAS a venderem os imóveis pelos preços que conseguirem, para poderem pagar as parcelinhas de suas dívidas e continuarem solventes. Situação análoga à dos bancos que foi mencionada acima.

    Observem que no Mundo de FAZ DE CONTA, o pessoal ALIENADO só lembra que existem os vendedores particulares e na “análise” que fazem, estes vendedores particulares determinam sozinhos os preços do mercado: teriam sido eles que do nada fizeram os preços inflarem e agora não vão “querer” que os preços caiam, não existem agentes como bancos e construtoras neste universo surreal criado por este pessoal?

    Os proprietários de imóveis, na visão inocente deste pessoal, seriam “todo-poderosos”. Nenhum deles vai persistir no erro e ao invés de baixar o preço vai ver seu imóvel ser tomado pelo banco e leiloado a preço de banana, porque afinal, ninguém passa por uma crise financeira pessoal quando temos uma crise na economia que é o RECORDE de toda a história do país, não é mesmo? Nenhum deles vai ter seu imóvel tomado pelo condomínio após ficar muitos meses ou anos sem pagar o condomínio, afinal os demais condominos não se preocupam em pagar por eles e ninguém fará pressão na justiça para se livrar destes inadimplentes, todos são tolerantes e gostam de pagar pelo que os outros não pagam, não é mesmo? Ninguém vai precisar vender seu imóvel porque obteve uma oportunidade de ir trabalhar em outro país e que ter capital para poder levar consigo e comprar um outro imóvel neste novo país, afinal, apesar de termos batido todos os recordes quanto a saída definitiva de pessoas do Brasil, isto não significa nada, não é mesmo? Ninguém vai preferir vender seu imóvel por preço bem mais baixo, ou simplesmente deixar que seja tomado pelo banco, porque perdeu o emprego, está há muitos meses sem conseguir outro e não há ninguém que pague as parcelinhas no lugar dele, ao mesmo tempo que está precisando pagar pelo financiamento de um veículo que usa para fazer bicos e SOBREVIVER, que foi exatamente o exemplo usado em notícia publicada recentemente, aquilo foi apenas uma utopia, não é mesmo? Ninguém que já negociou com uma construtora para quitar o apartamento comprado novo na entrega com base em seu usado, vai querer renegociar com a construtora para ela baixar o preço para que não vire distrato e assim ele mesmo baixar o preço para tentar vender o seu usado e não desfazer o negócio com grande prejuízo, não é mesmo?

    Em resumo, existem uma INFINIDADE de situações em que bancos, construtoras e pessoas físicas vão PRECISAR vender imóveis com grandes reduções nos preços, mas não se preocupem, segundo alguns daqui, QUERER É PODER! KKKKKKKKKKKKKK

    44+
    • Zé Carioca 2 de julho de 2016 at 20:57

      CA eu não sou profeta, só falo o que observo. Eu acredito que os proprietários estão fazendo uma queda de braço com o mercado achando que daqui a pouco melhora e vendo pelo preço que quero. Eu não acredito nisso, já falei que acho que o preço cai mais do que 50%, mas como disse não sou profeta, sou “o olhar presente”.

      E o “olhar presente” não mostra ainda quedas de 40 ou 50% no RJ. Creio que até o final do ano com a queda do mito das Olímpiadas e suas mudanças estruturais que nos transformarão numa Suíça (ideia vendida pelo Cabral, Paes, Lula e seus comparsas), os preços comecem a cair com mais força.

      De resto concordo contigo. O RJ está falidoe é sustentado pelo FP e Petrobras com a queda simultânea desses pilares a situação está calamitosa, o que faz os preços dos imóveis estarem ainda mais insanos.

      21+
      • CA 2 de julho de 2016 at 21:34

        Zé Carioca,

        O seu “olhar presente” está olhando para amigos que em grande parte são funcionários públicos que tiveram aumentos salariais muito acima da média da população e que compraram imóveis nos 3 últimos anos, ou seja, são pessoas que pelo “wishful thinking” estão garantindo para você que os preços dos imóveis nunca irão baixar, é um público com altíssimo vies, que não pesquisa absolutamente nada com profundidade e na origem (origem = pesquisas com base em preços negociados), que precisam enganar a si mesmos para não acharem que fizeram um péssimo negócio, que acreditam cegamente no que dizem os “especialistas” na mídia, assim como acreditam piamente no FIPE Zap, ou seja, são parte integrante dos ALIENADOS com a cidade do RJ e sua própria situação, não conseguem enxergar o óbvio.

        Só para lembrar do depoimento de outro “olhar presente” no RJ, só que de alguém que tem contato com pessoas que atuam diretamente ligadas ao segmento imobiliário e não estão ALIENADAS da realidade:

        “Bolhicio 19/06/2016 at 14:25
        BUEMA BUEMBA

        > O hell continua lindo…

        > Ai meus tijoLO – Conversa de bar
        Colega de Bolhicio que trabalha para uma empresa de mão de obra, que por sua vez é contratada por as destrutoras para levantar lindas paredes de dry wall solta:
        Amigo: O mercado quebrou. O dono da destrutora só paga com carro ou apartamento. Pra você ter ideia, um apê que ele anuncia por 540k, tá passando pro patrão à 320k.
        Bolhicio: Mas se eu quiser comprar direto com a destrutora, consigo esse precinho (40% OOOFFFFFF)?
        Amigo: …CLAAARO, fala comigo que te arrumo os contatos.”

        Falando sobre “olhar presente”, já comentei antes, mas vale repetir: em Jundiaí, Diretor de empresa comprou um imóvel pronto por R$ 440 mil à vista, este mesmo imóvel tinha sido comprado na planta, com pagamento total entre financiamento a ser contratatado junto ao banco, mais entrada e sinal, por R$ 650 mil. Faça as contas, isto significa uma redução de 40% no preço! Dois outros casos próximos de mim de imóveis populares que no ato da entrega estavam sendo vendidos por construtora com preços inferiores aos da venda na planta. Um apartamento na planta que pesquisei com contato direto com corretora 3 anos atrás, onde o menor preço na planta era de R$ 450 mil e nestes dias estava sendo vendido por R$ 360 mil (considere que sobre os R$ 440 mil tivemos INCC ao longo de 3 anos sobre todo o saldo a pagar do imóvel, novamente queda relevante de preços). Estes são exemplos de quedas relevantes nos preços para vendas de imóveis novos, não conheço ninguém que pagou um preço na planta e depois na entrega viu a construtora vendendo mais caro, aliás há ANOS que não presencio isto, inclusive já coloquei até uma coletânea de depoimentos de quem comprou na planta e já em 2013 via a construtora vendendo mais barato, mesmo ano por sinal em que vimos pesquisas de Geoimovel, EMBRAESP e CRECI SP apresentando quedas relevantes nos preços em diferentes localidades.

        Só para reforçar: minha aposta é que entre o 2S16 e o 1S17 tenhamos as maiores quedas percentuais nos preços dos imóveis, mas que após isto os imóveis continuarão com seus preços em queda. Dificilmente conseguirão continuar escondendo por muito mais tempo a REALIDADE, os ALIENADOS começarão a se sentir acuados por fatos e dados à sua volta e ao compararem com opiniões de “especialistas”, perceberão a distância que existe da realidade para o mundo da fantasia em que vivem.

        Outro ponto que já comentei diversas vezes e até citei em alguns tópicos: uma explosão de bolha imobiliária NUNCA ocorre de forma homogênea, simultânea, sempre temos lugares em que os preços começam a cair antes, outros que demoram mais, temos lugares com maiores percentuais de quedas, outros menores. Até em uma mesma cidade do porte de São Paulo ou Rio de Janeiro, é comum observarmos grandes diferenças em prazos e percentuais para quedas de preços, ou ainda, quando analisamos imóveis mais baratos e mais caros, com mais ou menos dormitórios, existem muitas nuances e é tolice esperar que encontremos qualquer comportamente homogêneo.

        26+
    • Cesar_DF 3 de julho de 2016 at 10:15

      CA a Encol não queria quebrar! Rsrs

      7+
      • Lucas 4 de julho de 2016 at 11:56

        lembra a véia louca daquele blogue insano falando que hell era melhor que Paris e Monaco

        … eles não se emendam nunca

        não adianta dar argumentos é froidiana a coisa

        Quando a opinião da pessoa está presa a interesses sexuais, ela vai defender aquilo com unhas e dentes, sob o medo de perder a sua amada, preferem perder a vida a perder o seu objeto de desejo, argumentos cada vez mais adolescentes cheios de testosterona impubere. Um ser humano adulto normal saudável sabe argumentar com bom senso e colocar os fatos reais a frente das suas ilusões. Cafajestes imobiliários ainda resistem porque sempre resta alguma carente desejosa de se tornar uma das vestais do Motumbo.

        3+
  • Lord of All 2 de julho de 2016 at 19:43

    Cvr

    Outro dia vi anunciado apartamento usado de 137 metros no bairro Cabral-Cwb. O valor era de 290k. Me chamou a atenção pq aparententemente o valor estava abaixo do que outros da mesma região.
    Fui conversar com o proprietário.
    Ele me disse q estava nesse valor pq tinha comprado uma casa por 590k. Deu um sinal de 70k. E se não conseguisse honrar com o restante, iria perder esse valor, ou seja, estava desesperado.
    O apartamento à venda anteriormente estava locado. O proprietário pediu para o locatário q devolvesse, pois nenhum possível comprador queria visitar o imóvel locado.
    Segundo o proprietário, anunciou por algum tempo por 360k, valor q ele acha q vale, e ninguém se interessou. Abaixou pra 320 e aparecereram alguns interessados.
    Disse que já tinha vendido para uma mulher por 278k, entretanto ela estava com dificuldade para liberar o financiamento (nenhuma novidade).
    Disse também q se não conseguisse vender em uma semana, preferia perder os 70k do outro negócio do sinal da casa, do que baixar mais o valor do ap. E q iria voltar o valor pra 360k.
    Agradeci e não falei mais com ele.
    Outro dia, abri o anúncio e voilá, tinha subido pra 360k.

    Conclusões:

    1) O proprietário do ap não realizou o sonho de ter uma casa e perdeu 70k.
    2) perdeu tbm o locatário, q segundo ele não queria sair do ap.
    3) vai ter q pagar iptu e condomínio a partir de agora.
    4) o proprietário da casa, embora tenha ganhado 70k, não vendeu o imóvel, ou seja, não girou o capital.
    5) a mulher q queria o ap não conseguiu o financiamento.
    6) eu vou continuar a receber juros.

    Mencionei tudo isso só pra mostrar como o mercado imobiliário está travado, a despeito das alegações dos corvos q está tudo uma maravilha.
    É só uma questão de tempo pro castelo de ilusões dos preços inflados cair.
    Tarda mas não falha.
    Se não é pelo amor vai ser pela dor.

    58+
    • JJJ_brasilia 2 de julho de 2016 at 20:53

      Típico caso do banania way off business, bananense fazendo bananada.

      18+
    • CA 2 de julho de 2016 at 22:18

      Lord of All,

      Mencionei exatamente este tipo de situação logo acima: proprietário comprou um imóvel, contando com a venda do seu usado por um preço alto e no desespero, para não perder muito dinheiro, decidiu reduzir bastante o preço pedido. Detalhe que no seu exemplo, nem com redução relevante no preço pedido ele conseguiu vender…

      O Mundo REAL é “cruel”, o pessoal está reduzindo o preço PELA DOR, como neste seu exemplo. MUITOS estão passando por esta situação, em breve, com o crescimento incessante destas perdas no Mundo REAL, vai surgir a REVOLTA contra índices como o FINGE Zap e as reportagens compradas do segmento imobiliário, se espalhando com a velocidade da Internet…

      18+
    • tmarabo 4 de julho de 2016 at 10:32

      Ou seja, o cara quer 360k e não conseguiu vender por 77% deste valor (278k) e, com isso, perdeu 70k (19,4% do “valor” de 360k ou 25,17% de 278k).

      Se ele queria tanto assim a tal casa, deveria ter vendido o apartamento por 208k, ou um pouco mais para livrar eventuais despesas com imposto de renda e outros.

      A burrice dele atrapalhou a si mesmo, ao vendedor da casa e ao eventual comprador do apartamento por um preço justo.

      6+
    • From_The_Tower 4 de julho de 2016 at 12:07

      KUÁÁÁÁÁÁÁÁ´!!!!
      Muito bom !!!!

      4+
    • Fernando-SSS 4 de julho de 2016 at 13:45

      Nossa… que motumbada!!!
      CVR show Lord.

      5+
  • To ficando sabido ... 2 de julho de 2016 at 22:03

    Perder 70k assim de graça … avisa la pra ele se me der 30K entrego 40K na mão dele ” nos modos operantes a lá cosa nostra” kkkk

    12+
  • alemonbnu 2 de julho de 2016 at 22:26

    Motumbo curtiu muito o CVR do lord of all.

    15+
  • Minions 3 de julho de 2016 at 01:01

    CVR mundo real
    Hoje, CA, encontrei um conhecido que tinha uma empresa de prestação de serviços para construtoras (parte elétrica). Há 5 anos atrás, quando esse sujeito nadava de braçada e que dizia que era muito fácil comprar um AP da MRBosta, financiando o valor e alguém pagando o aluguel no valor do financiamento, que eu percebi que tinha algo muito errado nessa história toda.
    Hoje ele não presta mais serviços pois não tem mais obra e faz uns bicos mas me disse que tem que ter cuidado senão não recebe. Gente boa e esforçado. Motumbo rodeando o cara. Sonho acabou.

    23+
    • CA 3 de julho de 2016 at 05:29

      Minions,

      Esta situação é extremamente comum no caso de bolhas e sempre vemos uma euforia irracional durante o inflar dos preços seguida por uma depressão racional quando da volta à realidade, afetando os empregos, a renda, a capacidade de compra, a visão sobre o que é razoável ou não quanto a preços e assim por diante…

      14+
  • Cesar_DF 3 de julho de 2016 at 10:20

    Indicadores de racionalidade.
    Relação entre o valor de aluguel e o de venda para que valha a pena adquirir um imóvel ao invés de aluga-lo
    180X – residências EUA
    150X – residências Brasil
    100X – comercial Brasil
    90X – investidores Brasil
    65X – bancos Brasil

    15+
    • Cesar_DF 3 de julho de 2016 at 10:33

      Nos casos de residências somente entrou a questão financeira, sem considerar eventuais necessidades de mudança em função do trabalho, nem da pessoa optar por gastar mais para morar próximo ao trabalho e assim não gastar com trasporte.
      No caso dos bancos, eles consideram 1,3% o ponto de corte para imobilizar seu dinheiro em patrimônio do que usar este dinheiro para conceder empréstimos.
      O aluguel comercial é lançado como despesa na contabilidade, reduzindo o pagamento de IRPJ
      Para que o investidor tenha lucro ele precisa abater
      Imposto de renda
      Taxa de administração
      Taxa de desocupação
      Depreciação do imóvel
      Por isso, para fins de investimento, ele precisa adquirir um imóvel em um local que existe previsão de aumento de demanda, seja pela melhoria de infraestrutura, seja porque aquele local virou moda

      16+
  • Cajuzinha 3 de julho de 2016 at 11:49

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-tem-cerca-de-5-mil-obras-paradas,1887811

    8+
    • Cajuzinha 3 de julho de 2016 at 11:51


      Importante indutor de emprego e renda, o setor da construção já demitiu mais de 700 mil pessoas com carteira assinada de novembro de 2014 para cá. “A situação piorou muito no último ano. As obras que não pararam estão com ritmo bastante lento”, afirma o presidente da Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.”

      9+
  • Cajuzinha 3 de julho de 2016 at 14:10

    em 03/07/2016 07:55
    Antonio Temóteo , Rodolfo Costa /Correio Braziliense
    Brasília – A perda de dinamismo do país implicou o aumento do desemprego desde o início de 2015. E o Brasil ainda está longe de uma realidade diferente. Na avaliação do economista Miguel Foguel, especialista em mercado de trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a geração de vagas só deve se tornar factível a partir de 2018 e a taxa de desocupação, hoje de 11,2%, só recuará para abaixo dos dois dígitos em 2020.

    5+
    • Skidwasted 3 de julho de 2016 at 14:59

      Creio que só veremos o que o novo Governo trará em meados de 2019.

      5+
  • To ficando sabido ... 3 de julho de 2016 at 17:39

    O que isto quer dizer ?

    http://image.slidesharecdn.com/palestraituporanganoite-150512155347-lva1-app6892/95/palestra-ituporanga-motivao-liderana-e-trabalho-em-equipe-7-638.jpg?cb=1431447429

    3+
  • Alemon Fritz 3 de julho de 2016 at 18:08

    menos um no “mercado” depois.
    Documento de distrato pode fazer mutuário abrir mão de seu direito na Justiça

    http://www.ribeiraopretoonline.com.br/mercado-imobiliario/doumento-de-distrato-pode-fazer-mutuario-abrir-mao-de-seu-direito-na-justica/103497

    7+
  • Alemon Fritz 3 de julho de 2016 at 18:21

    mais ofertas.. mercado saudável,
    odebrecht estuda venda de 1,5bi em imoveis….. (kkkk)
    O problema é que economia entrou em crise levando pro buraco o mercado de imóveis…
    .. mesmo que a incorporadora ofereça descontos, o valor não é atrativo em funçaõ do dose de risco embutida numa transação de grande porte..
    – 3 torres ainda não foram lançadas por causa do excesso de oferta..
    – 10 edificações metade não saiu do papel (parque da cidade)..
    – está com alavancagem de 99%, PDG de 119%
    – A OR dependia de 1,7 bi em recebíveis de clientes..

    http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,odebrecht-estuda-venda-de-r-1-5-bi-em-imoveis,10000060520

    11+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 08:54

      Será que no relatório para os acionistas vai aparecer a informação de valor contábil do imóvel X valor real de venda do LANDBANK?

      4+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 09:02

      Alguns destaques

      A Odebrecht Realizações Imobiliárias também tem projetos de grande porte na zona portuária do Rio de Janeiro – região onde o segmento de edifícios de alto padrão tem batido recordes de espaços vagos devido à crise no Estado.

      O balanço também mostrou que a Odebrecht Realizações Imobiliárias tinha apenas R$ 440 milhões em disponibilidades de caixa e equivalentes em dezembro, volume insuficiente para lidar com as dívidas financeiras com vencimento neste ano, que somavam R$ 1,18 bilhão. Para honrar as faturas, a Odebrecht Realizações Imobiliárias dependia da entrada no caixa de R$ 1,73 bilhão de recebíveis de clientes, previstos para 2016. Apesar do volume elevado de recebíveis, muitas vendas no mercado imobiliário não têm sido convertidas por conta dos distratos por parte dos clientes no momento da entrega das obras, o que aumenta os riscos de liquidez das empresas do setor.

      6+
  • Cajuzinha 3 de julho de 2016 at 21:10

    http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07/donos-de-imoveis-da-mrv-convivem-com-rachaduras-e-cupins-em-ribeirao.html

    7+
    • EngenheiroSP 3 de julho de 2016 at 21:32

      E essa empresinha ainda quer lançar mega condominio.

      Só vão perceber a picaretagem dessa e de outras quando começarem as mortes (acreditem, não serão poucas, infelizmente)

      8+
    • Seguidor do Bolha BH 4 de julho de 2016 at 11:43

      Como disse um Anônimo no site do observador do mercado: Canalhas!

      3+
  • Alemon Fritz 3 de julho de 2016 at 22:18

    Isenção de IR não garante vantagem em aplicações em LCI e LCA
    samy
    http://g1.globo.com/economia/blog/samy-dana/post/isencao-de-ir-nao-garante-vantagem-em-aplicacoes-em-lci-e-lca.html

    5+
  • cpssa 4 de julho de 2016 at 00:59

    A classe média desse a ladeira.
    .
    .
    .
    http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/1783385-a-classe-media-desce-a-ladeira-premium

    6+
    • To ficando sabido ... 4 de julho de 2016 at 11:58

      textinho meio puxado pra “esquerda ” hein… autor Paulo Ormindo de Azevedo , Arquiteto, professor titular da Ufba

      Odiadores da crasse media kkkkk

      5+
      • Margarida 4 de julho de 2016 at 15:08

        Afff! Cade o Boss?

        2+
  • Ribs 4 de julho de 2016 at 02:29

    Donos de imóveis da MRV convivem com rachaduras e cupins em Ribeirão
    Moradores dizem que construtora é notificada, mas só ‘maquia’ problemas.
    Empresa informa que pedidos são atendidos por assistência técnica.
    Rachaduras em casas do Evidence Resort, condomínio na zona sul de Ribeirão Preto (SP) feito pela construtora MRV Engenharia, têm deixado proprietários apreensivos. Segundo apurou o Jornal da EPTV, ao menos 14 registraram queixa na Polícia Civil e, pelo tamanho das fendas, temem que os imóveis tenham danos irreparáveis.

    O problema estrutural não é exclusivo desse condomínio. Outro residencial inaugurado pela mesma construtora, o Parque dos Rarus, na zona norte, tem sido alvo de reclamações por causa da infiltrações, rachaduras e cupins nos apartamentos.

    Em meio aos transtornos, os moradores reclamam que a empresa é negligente em relação aos problemas constatados. “O medo que a gente tem aqui é geral, é que essas casas venham a cair”, afirma a assistente financeira Raquel Molica, dona de uma casa no Evidence.
    O medo que a gente tem aqui é geral, é que essas casas venham a cair”
    Raquel Molica,
    moradora de condomínio da MRV em Ribeirão

    Em nota, a MRV informa que todos os pedidos feitos pelos moradores dos condomínios foram ou estão sendo atendidos pela assistência técnica da empresa.

    Rachaduras
    No Evidence, as rachaduras apareceram no chão, no muro e nas paredes internas da casa da assistente financeira Raquel Molica.

    Ela conta que o solo dos imóveis está cedendo e tem medo que as paredes venham a cair. “Não durmo mais, fui ao médico, tive problemas de saúde por conta disso. É desesperador, só que eles não atentam a isso, falam que está tudo normal”, diz.
    O morador do condomínio Parque dos Rarus Venilton Garcia, diz que devido a infiltração, abriu um buraco no teto para impedir que ele caísse em sua cabeça (Foto: Reprodução/EPTV)
    Morador do Parque dos Rarus, Venilton Garcia convive com infiltração no banheiro (Foto: Reprodução/EPTV)

    Além disso, ela e o marido, o agente administrativo Rafael Molica, têm que conviver com uma lona no lugar da porta de vidro que emperrou por causa de problemas estruturais em um dos cômodos da casa.

    “Já faz cinco meses, porque a gente não tem certeza se parou o movimento. Antes disso a gente não vai mexer, não dá para colocar a porta de novo”, afirma Molica.

    Não bastasse isso, o casal tem problemas também na hora de tomar banho. A água do banheiro tem causado infiltrações na sala, que fica abaixo.
    O morador Jonas Simonsen diz que abriu um processo na Justiça contra a MRV devido as infiltrações em seu apartamento (Foto: Reprodução/EPTV)
    Jonas Simonsen abriu processo na Justiça contra a MRV devido a infiltrações (Foto: Reprodução/EPTV)

    “Já chegamos até tomar banho em outra casa. O que abre no chuveiro cai na minha sala. A gente teve que tirar a mesa do lugar, porque está caindo muita água. Há outras casas com os mesmos problemas, fora as infiltrações nas janelas que não são corrigidas.”

    Infiltrações e cupins
    No condomínio Parque dos Rarus, no Parque Ribeirão, o designer gráfico Venilton Garcia teve que fazer um buraco no teto do banheiro devido a infiltrações no apartamento de cima. “Toda vez que o vizinho toma banho eu fico sabendo, porque molha o meu banheiro”, afirma.

    Garcia também cita que precisa chamar uma empresa desentupidora para desobstruir a caixa de esgoto ao menos duas vezes por semana. “Se não vier isso daí pode estourar.”

    Água do banheiro causa infiltração no teto da sala em casa da MRV em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/ EPTV)
    Água do banheiro causa infiltração n a sala em casa da MRV em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/ EPTV)

    No apartamento do cabelereiro Jonas Simonsen, a umidade atinge também a cozinha e o problema persiste mesmo depois de procurar a MRV. Outro problema no imóvel é o acúmulo de cupins. “Já entramos com processo na Justiça, a MRV já recorreu duas vezes. Eles não tomam uma posição, não fazem nada”, afirma.

    Quando algum representante da construtora aparece, o serviço disfarça, mas não resolve o problema, reclama o cabelereiro Ari Ribeiro, com rachaduras em seu imóvel.

    “Já vieram olhar, disseram que é assim mesmo, fizeram uma ‘maquiagem’, mas continua a mesma coisa, abriu mais um pouco ainda”, diz.
    O morador Alexandre Duarte afirma que além de infiltrações, tem cupinzeiros em seu apartamento (Foto: Reprodução/EPTV)
    Alexandre Duarte diz que além de infiltrações, tem que combater cupins na porta

    http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/07/donos-de-imoveis-da-mrv-convivem-com-rachaduras-e-cupins-em-ribeirao.html

    5+
  • Cajuzinha 4 de julho de 2016 at 05:58

    Veja isso, CA:

    ” Silvia Matos, da Fundação Getulio Varga (FGV), afirma que o aumento do endividamento das famílias nos últimos anos pode dificultar a retomada da economia. Em 2005, as dívidas representavam 18,42% da renda. Hoje, corresponde a 44,3%.

    O empréstimo habitacional foi o principal responsável por esse avanço. Sem o crédito imobiliário, o percentual de endividamento cai para 25,07%. Puxado por financiamento de longo prazo e que compromete uma fatia maior da renda, essas dívidas podem frear a recuperação, ao contrário de crises anteriores, quando a reação veio rápida e forte. As dívidas comprometem a capacidade de investir de famílias e empresas.

    — Houve expansão muito grande do crédito. É uma novidade na nossa economia. Na recessão, a retomada fica mais lenta. E o governo não poderá entrar para compensar, pois está tendo que se ajustar. Isso deve fazer a recessão ser mais prolongada.”

    https://www.google.com.br/amp/extra.globo.com/noticias/economia/endividamento-das-familias-pode-frear-recuperacao-19637506.html%3fversao=amp?client=ms-unknown#

    13+
    • CA 4 de julho de 2016 at 07:25

      Cajuzinha,

      Excelente destaque da informação.

      Como você percebeu, é exatamente o que venho falando e apresentando em gráficos há anos, utilizando inclusive a mesma referência, que são os dados do Banco Central sobre percentual da dívida das famílias com o sistema financeiro em proporção à sua renda dos últimos 12 meses.

      O que o autor do artigo deveria ter destacado e é o fato mais gritante nesta situação, é que enquanto a dívida das famílias com o crédito imobiliário em proporção a sua renda dos ultimos 12 meses simplesmente TRIPLICOU no período de 2010 a 2015, a dívida destas famílias para outros fins em proporção à renda vem caindo neste período, ao mesmo tempo que o “PIB de despesas das famílias” vem em queda livre e a inadimplência cresce 2,5 vezes mais rápido neste período do que nos 5 anos imediatamente anteriores.

      Qual a tradução do que consta no parágrafo anterior? A bolha imobiliária foi tão intensa que destruiu ao mesmo tempo o poder de consumo de outros bens e serviços e a capacidade das famílias de pagarem suas dívidas, sendo este UM dos pilares pelos quais a bolha imobiliária ajudou a destruir a economia.

      A conclusão óbvia é que enquanto o governo tentar estimular a bolha imobiliária com o crédito imobiliário subsidiado via juros mais baixos da CEF, poupança e FGTS, pior será para a economia, os números não mentem. O que nos salva é que a própria intensidade de nossa bolha já drenou os recursos da CEF, da poupança e do FGTS, porque como em qualquer anomalia da economia, a bolha já contém no seu bojo os mecanismos de autodestruição.

      Para quem quiser ver os gráficos que demonstram o que consta acima:

      http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Post-45-imagem-11-dívida-das-famílias-com-o-sistema-financeiro.png

      http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Post-45-imagem-14-despesas-das-famílias.png

      http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Post-45-imagem-12-inadimplência-geral-das-famílias-SERASA.png

      Para quem ainda não viu este documento, que contém os gráficos acima, sugiro sua leitura na íntegra, dá uma boa visão sobre a relação entre bolha imobiliária e economia:

      http://defendaseudinheiro.com.br/a-bolha-imobiliaria-no-brasil-e-a-economia

      14+
      • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 07:49

        pra comparar
        2012- Os empréstimos de difícil recuperação dos bancos espanhóis subiram em fevereiro para o nível mais alto desde outubro de 1994, para 8,2 por cento de suas carteiras….para 143,8 bilhões de euros em fevereiro sobre o mês anterior.
        4 anos
        A situação, motivada pelo colapso do boom imobiliário ocorrido na sequência da crise financeira global de 2008, está no cerne dos problemas dos bancos espanhóis, que têm tido seus pedidos de empréstimo recusados por outras instituições, forçando alguns deles a recorrer a financiamento do Banco Central Europeu.

        7+
        • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 07:50

          http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE83H03O20120418

          5+
          • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 08:02

            Venda de crédito podre pode ir a 40bilhoes em 2017 (2015)
            A Caixa, por exemplo, vendeu R$ 8,28 bilhões em créditos inadimplentes apenas no primeiro semestre. Desse volume, R$ 7,2 bilhões foram comprados pela Recovery e R$ 1 bilhão pela Ativos, que pertence ao Banco do Brasil. Já o Santander, apurou o Valor, vendeu uma carteira de crédito de R$ 1 bilhão recentemente. O banco espanhol é um vendedor recorrente.
            Nas contas de Flavio Suchek, presidente da Recovery, o potencial do mercado brasileiro de venda de créditos “podres” é movimentar R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões por ano, considerando que, no total, os bancos brasileiros registram cerca de R$ 100 bilhões ao ano em novas operações de crédito inadimplentes. (ou seja 40% podres)
            http://www.ibrafi.org.br/2015/10/venda-de-credito-podre-pode-ir-a-r-40-bi-em-2017/

            8+
            • Jose Ferreira 4 de julho de 2016 at 13:56

              Quem está comprando esses créditos?? ALguma chance de ter alguma brecha nos regulamentos de fundos de renda fixa do Bradesco para comprar essas porcarias??

              3+
  • Cajuzinha 4 de julho de 2016 at 06:04

    ” “As empresas estão muito alavancadas e com dívidas em atraso, enquanto o crédito bancário contraiu muito”, diz ela. “A pré-inadimplência e a inadimplência bancária estão somadas em patamares elevados e recordes. Isso em quadro de queda de faturamento real. O crédito para pessoa jurídica sumiu, o crédito livre em termos reais está em patamares recordes de baixa na série que começa em 2001.”

    Zeina frisa que qualquer empresa com dificuldade financeira e sem crédito vai levar mais tempo para se recuperar, então, é natural que comecem o trabalho pela reestruturação financeira. “Primeiro, precisam equilibrar as finanças e recuperar o caixa, para então reavaliar decisões de produção e de investimento.” Todo esse trabalho já é complicado para as grandes empresas, mas Zeina lembra que é ainda mais complicado para os pequenos negócios. “O quadro é particularmente severo para médias e pequenas empresas onde a inadimplência é mais elevada e a oferta de crédito ainda mais restrita. Os bancos estão mantendo a rolagem de dívida para grandes empresas. Não é o caso das médias e pequenas.” Todos os segmentos, enfim, diz Zeina, precisam ser mais conservadores na hora de reorganizar as finanças e a estrutura operacional. “A recuperação da economia será mais lenta que o usual”, diz Zeina.”

    http://m.economia.estadao.com.br/noticias/geral,provisao-de-bancos-contra-calote-cresce-44,10000060777

    6+
    • CA 4 de julho de 2016 at 07:38

      Cajuzinha,

      Destaco o seguinte trecho do artigo acima:

      “O quadro é particularmente severo para médias e pequenas empresas onde a inadimplência é mais elevada e a oferta de crédito ainda mais restrita. ”

      Falta um item muito importante na frase acima e que é outro pilar (ver meu comentário imediatamente anterior a este) da bolha imobiliária na destruição da economia:

      Os preços dos aluguéis comerciais dispararam e com isso, muitos pequenos e médios negócios se tornaram inviáveis, levando os proprietários a situações de inadimplência e fechamento de empresas em patamares recordes.

      Só no período de 2007 a 2011 a rentabilidade do aluguel TRIPLICOU, segundo índice da FGV (ver link com gráfico abaixo). Novamente é algo que está explodindo, também graças aos mecanismos de autodestruição da bolha imobiliária.

      Link: http://defendaseudinheiro.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Post-45-imagem-5-rentabilidade-do-aluguel-até-2011.png

      6+
  • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 08:33

    Notícias da semana do Hell de Janeiro a um mês da olimpíada
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/

    01-Pré-candidato a vereador é morto na Baixada Fluminense
    02-Vídeo mostra taxistas incitando violência contra Uber no Rio
    03-PM é morto em tentativa de roubo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
    04-Número de roubos de rua cresce 42% em maio no RJ: quase 10 mil, diz ISP
    05-Sem dinheiro, RJ tem terceirizados sem receber desde fevereiro
    06-Imprensa mundial repercute encontro de corpo mutilado em Copacabana
    07-Casal preso por esfaquear médico no Leblon ganha liberdade, diz advogado
    08-Restaurantes populares vão fechar as portas no Rio por falta de pagamento
    09-Corregedoria admite roubo de armas do Quartel-General da PM do RJ
    10-Moradores de Quintino, Rio, colocam faixa para alertar sobre assaltos
    11-Tesouro Nacional não dará aval para empréstimo de R$ 1 bi para Linha 4
    12-Cartaz pede ajuda para identificar assassinos de PMs no Rio
    13-PM apreende 500 kg de droga; em 9 dias, foram 2,5 t de apreensões no RJ
    14-Homem é encontrado morto dentro de carro no RJ; mulher se desespera
    15-Policial militar é baleado ao reagir a tentativa de assalto no Rio
    16-Tiroteio deixa PM e mais três feridos na Vila Cruzeiro, no Rio
    17-PM encontra carga roubada com equipamento de TVs alemães no Rio

    10+
    • Minions 4 de julho de 2016 at 08:51

      E pensar que há quem defenda que é normal que o m2 no Rio seja equivalente à NYC, Paris, …

      8+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 09:50

      Tem no R7 também

      Caos e violência no Rio de Janeiro assustam imprensa mundial às vésperas dos Jogos Olímpicos
      http://noticias.r7.com/internacional/fotos/caos-e-violencia-no-rio-de-janeiro-assustam-imprensa-mundial-as-vesperas-dos-jogos-olimpicos-04072016#!/foto/1

      Policiais Civis fazem protesto no Galeão contra atrasos no pagamento
      http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/policiais-civis-fazem-protesto-no-galeao-contra-atrasos-no-pagamento-04072016

      4+
  • Seguidor do Bolha BH 4 de julho de 2016 at 08:35

    Endividamento das famílias pode frear recuperação
    http://oglobo.globo.com/economia/endividamento-das-familias-pode-frear-recuperacao-19637486
    “Mas histórico de recessões do país mostra reação mais forte e rápida”
    Será?

    4+
    • CA 4 de julho de 2016 at 09:50

      Seguidor da Bolha BH,

      Já havia sido colocada esta notícia pela Cajuzinha um pouco mais acima, comentei por lá.

      Sobre o que você colocou, é curioso que apresentem dados muito preocupantes e INÉDITOS para nossa economia e depois comentem ““Mas histórico de recessões do país mostra reação mais forte e rápida””.

      Está claro que este comentário é o tradicional “wishful thinking”, ou seja, algo que DESEJAM, mas por aquilo que é apresentado pelo texto, não condiz com a realidade.

      Como pode ser “rápida” a recuperação, se “nunca antes na história deste país” tivemos um endividamento das famílias tão elevado (puxado pela dívida com o crédito imobilíário, como destacado no próprio texto)? Esta dívida, que em média é de mais de 27 anos, vai simplesmente “evaporar” da noite para o dia? Nos EUA até hoje o governo faz campanhas oferecendo descontos e redução de juros para quem reduzir o seu prazo de financiamento imobiliário, isto porque a explosão mais VISÍVEL da bolha por lá foi em 2008 (começou a explodir entre 2005 e 2006).

      O que fazer com os 60 milhões de inadimplentes que foi apurado pelo SERASA, também relacionado com este super-endividamento, em especial com o crédito imobiliário? Quem vai pagar a dívida deles para que voltem a consumir produtos e serviços?

      Como fazer então com o recorde de todos os tempos quanto a inadimplência e fechamento de empresas? Como elas vão se recuperar sem os consumidores que estão super-endividados e ao mesmo tempo, no caso das pequenas e médias, com empreendedores pagando preço de imóvel comercial ou de aluguel do mesmo que ainda é completamente incompatível com a situação da economia?

      Quando o segmento imobiliário poderá começar uma recuperação, se continuam tentando MASCARAR a bolha e com isto, ainda fazem lançamentos em volume muito acima do que deveriam, com preços ainda completamente fora da realidade, só aumentando a distorção entre oferta e procura e o tamanho do problema e fazendo com que sua solução seja cada vez mais demorada?

      Como fazer para resolver uma perda de liquidez na economia como um todo que também é recorde de todos os tempos e gerada por estas situações que mencionei logo acima e detalhei em comentário anterior? Como a liquidez voltará enquanto tivermos milhares de imóveis sem serem vendidos nem alugados, bancos recebendo cada vez mais destes ativos imobiliários PODRES como forma de pagamento, inadimplência e insolvência disparando para empresas e famílias, etc, etc., etc., sendo que NINGUÉM está olhando para a causa raiz destes problemas para combatê-la?

      Enquanto ninguém olhar para a bolha imobiliária de frente e atuar para destruí-la o quanto antes, não haverá como acelerar a recuperação da economia, tudo ficará nestes discursos da imprensa que são repletos de DESEJOS e completamente sem fundamento.

      É no mínimo engraçado o pessoal olhar para a “ponta do iceberg”, conseguir enxergar que temos fatos negativos em patamar RECORDE e ainda assim acreditar que a recuperação será “rápida” como das outras vezes, só porque não conseguem enxergar o resto do iceberg e porque estão com muito wishful thinking, exatamente como ocorreu com o Titanic…

      5+
      • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 10:10

        CA
        Corroborando contigo, para ter uma ideia do tamanho da crise, após a quebra do mundo em 1929, onde houve uma redução de 90% no café, que era a principal commodities, o PIB do Brasil foi de -2,1% em 1930 e -3,3% em 1931.
        Foram 2 anos de crescimento negativo, já voltando ao positivo em 1932.

        3+
        • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 10:13

          http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/08/18/internas_economia,679374/mercado-preve-a-pior-recessao-da-economia-em-85-anos.shtml

          4+
      • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 10:23

        CA
        O que dá medo é se a economia não tiver uma boa melhora até 2018, acabem elegendo uma esquerdista, como a Marina Silva.

        “O fato de que muitos políticos de sucesso são mentirosos, não é exclusivamente reflexo da classe política,é também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível somente os mentirosos podem satisfaze-las” – Thomas Sowell

        O fato de que muitos políticos de carreira são mentirosos descarados e compulsivos não é apenas uma característica inerente à classe política; é também um reflexo do eleitorado. Quando as pessoas querem o impossível, somente os mentirosos demagogos podem satisfazê-las.
        http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2129

        9+
        • tmarabo 4 de julho de 2016 at 10:49

          “Quando as pessoas querem o impossível somente os mentirosos podem satisfaze-las”
          é a definição perfeita do eleitorado brasileiro. preciso ler os livros do sowell

          6+
        • CA 4 de julho de 2016 at 11:49

          Cesar_DF,

          O governo Temer está sendo extremamente cauteloso e tentanto não escancarar os problemas reais da economia em toda a sua dimensão, em tese esperando que o impeachment se conclua e assim, evitando um ruído excessivo e negativo que poderia ocorrer contra este impeachment, pois dado o nível elevadíssimo de DESINFORMAÇÃO, ainda iriam colocar a culpa no governo interino quanto às consequências das desgraças plantadas ao longo de mais de uma decada pelo governo anterior.

          Ocorre que a estratégia acima é de alto risco: quanto mais passar o tempo e talvez o impeachment definitivo sai só depois das olimpíadas ou quem sabe só depois das eleições, mais espaço a oposição de PT e companhia terá para utilizar o inevitável “pacote de maldades” contra o novo governo. Eles dirão que não eram necessárias estas ações, que se fossem eles dariam mais crédito para todos e tudo se resolveria, etc., etc., etc… Este vai ser um perigoso espaço que será aberto para o aparecimento de novos heróis nacionais, como a Marina, talvez contando até com a possibilidade de impugnação de Temer por irregularidades nas eleições de 2014.

          Como já havia comentado muito tempo antes, Temer deveria com o máximo de velocidade possível, ter escancarado os problemas, era a única chance de coibir os efeitos colaterais acima e também a melhor forma de tentar antecipar ao máximo o início da recuperação (que mesmo assim seria demorada). De uma certa forma, ele está repetindo os erros de Dilma ao ir levando os problemas com a barriga para atender exclusivamente a interesses políticos, entendo que o risco é maior nesta opção que ele adotou.

          7+
          • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 13:27

            Temer já está inelegível, Aécio e Bolsonaro caminham para isso, num confronto entre o “Serra antipático” e a “Marina quebradora de vidraças” o povão escolherá está ultima.

            5+
            • tmarabo 4 de julho de 2016 at 15:25

              tecnicamente temer não está inelegível.
              aécio, do que apareceu até agora, é só água (não digo que seja inocente, mas são frágeis as afirmações contra ele, não levariam a uma condenação criminal. P. ex., nunca se comprovará que ele recebeu x milhões em dinheiro vivo em 1998). mas de qualquer forma, o aécio já sofreu assassinato de reputação, não sei com que comprometimento da “credibilidade” dele perante o eleitorado.
              já o bolsonaro é vítima de violência institucional. é incrível é assustador que ele esteja sendo processado criminalmente no stf e na comissão de ética por quebra de decoro. e o pior é saber que onde passa o boi pode passar uma boiada depois. os processos contra o bolsonaro é bolivarianismo na veia, o mais autêntico fascismo cultural. independentemente de se concordar ou discordar do que bolsonaro disse.

              por fim, quanto ao serra ser antipático me parece mais uma insistência dos petralhas em cravar esta imagem nele do que ser esta uma característica dele. é parecido com o alckmin: insistem que ele seria picolé de chuchu mas levou SP no primeiro turno. E tanto serra, alckmin e aécio perderam eleições presidenciais mais pela quantidade de “malfeitos” eleitorais cometidos impunemente e por serem frouxos, do que por eventual falta de simpatia.

              e marina é tão antipática quanto o serra. o papinho dela agrada as classes mais altas, mas não bate no ouvido do povão.

              1+
  • Louro José 4 de julho de 2016 at 08:50

    A bolha imobiliária brasileira já explodiu, mas você (ainda) não viu…

    Posted on 29/02/2016. Filed under: Finanças | Tags:Bolha, bolha imobiliária, bovespa, Corretor de Imóveis, fii, fundos de investimento imobiliário, Imóveis, pdg, preço de imóveis, rossi |

    Os leitores que me acompanham no blog devem lembrar que em 30/11/2012 escrevi um artigo afirmando que, na Zona Sul do Rio, os preços tinham atingido o pico, em relação à renda das famílias. Ver aqui.

    Em resumo, significava que o esforço que uma família com renda elevada (entre 32.000 e 40.000 por mês) para comprar um apartamento de razoável nível, seria alto demais, comprometedor demais e não faria sentido econômico ou até de status.

    Hoje, exceto pelas pedidas anormais de alguns proprietários, é possível afirmar que os preços de venda estão iguais na área abordada, e menores em Ipanema e Leblon. E isso nominalmente, ou seja, haveria perda de uns 25% contando a inflação.

    Em relação ao aluguel, os preços também estão menores nominalmente. E muitíssimo menores nos imóveis de alto luxo, pela ausência de estrangeiros e pelo derretimento do setor de petróleo.

    Mas não foi aqui que a bolha estourou de verdade…

    A Zona Sul do Rio e as áreas nobres de São Paulo (Jardins, Itaim etc.) não sofreram praticamente nada, se comparadas aos setores imobiliários onde, REALMENTE, a bolha estourou.

    Infelizmente, e aqui eu realmente fico consternado, há setores onde não há demanda. Não há compradores. Não há perspectiva de compradores. Não há locatários. E ainda há estoques elevados e, por incrível que pareça, lançamentos.

    Aqui no Rio é fácil ver esses mercados-fantasma. É improvável, por exemplo, que haja compradores para imóveis comerciais em Jacarepaguá, Barra e adjacências. E quem comprou, com bastante dificuldade conseguirá alugar. Não é um discurso pessimista, até gostaria que fosse, mas é o óbvio dos números. Se há 30% de vacância em locais nobres, mesmo com queda vertiginosa nos preços dos alugueis corporativos, por que haveria boas perspectivas para áreas menos nobres com imóveis ainda caros?

    Para quem não acredita, vale acompanhar os números a seguir.

    Por sorte há como acompanhar o mercado através de números que NÃO esconderão a realidade.

    São números assustadores, porém reais e facilmente comprovados com pequena pesquisa na internet.

    O preço de mercado da Rossi Residencial

    A Rossi quase todos conhecem. É uma empresa com R$ 5,9 bilhões em ativos, patrimônio líquido de R$ 1,4 bilhão e receita anual de R$ 1,2 bi.

    Quanto deveria valer a empresa? Qual o valor de mercado na bolsa? R$ 2 bilhões, R$ 4 bilhões?

    Há pouco tempo a Rossi, depois do último grupamento, estava cotada a cerca de R$ 25 milhões, ou seja, toda a empresa valia menos do que uma cobertura na Vieira Souto ou uma casa nos Jardins.

    Você entrava no site da Rossi e via oferta de imóvel de 77 m2 na planta, no Recreio dos Bandeirantes, por R$ 890 mil.

    O mercado não erra tanto. É claro que o “estoque” não vale a pedida.

    Essa bolha estourou. Não há qualquer dúvida. Pode ir à PDG, Cyrela, Gafisa etc..

    E, se as empresas estivessem “baratas”, um estrangeiro, com o dólar caro como está, viria comprá-las. Mas não veio.

    Há sim fundos estrangeiros, com muito dinheiro, comprando a preço de ocasião empreendimentos dessas empresas. Mas não as empresas.

    Fundos de investimento imobiliário – FII

    Aqui o resultado do derretimento do setor imobiliário é demonstrado dia a dia, relatório a relatório, devolução a devolução.

    Entre em qualquer relatório dos fundos do Credit Suisse, por exemplo, e verá que os preços médios de aluguel nas áreas nobres de São Paulo caíram de 30% a 50%, nominalmente, nos últimos anos. E a vacância disparou.

    São públicos os relatórios e são bem escritos e muito claros. Veja esse aqui, por exemplo.

    Nesses relatórios ninguém tenta enrolar, não há discurso de venda, não há tergiversação.

    Outros exemplos.

    A Petrobras devolveu o Torre Almirante e, ao que parece, devolverá o Ventura, perto do prédio do BNDES. Área nobre, prédio classe AAA. São 90.000 m2 voltando ao mercado. Um mercado que já não está bem.

    Há um fundo com imóvel em Macaé que, pelo medo de devolução da Petrobras, desabou nos últimos meses. O XPCM11 está cotado a R$ 55,00 e paga R$ 0,88 ao mês de rendimento. Isento de IR. 1,6% ao mês e, ainda assim, as pessoas vendem, pois pouco se poderá fazer se a Petrobras devolver o prédio.

    O edifício Galeria, antiga sede da Sul América, passou por uma reforma há alguns anos e foi vendido por R$ 340 milhões (é um FII). Em 26/02/2016, o EDGA11B informou a saída de mais um locatário, o que elevará a vacância para 44,9%. O fundo vale, hoje, R$ 150 milhões. Num dos melhores lugares do centro do Rio. Num prédio praticamente novo, classe AAA.

    Em termos de valor de metro quadrado, fica ainda mais evidente a crise.

    Recentemente um amigo comentou que sua sala comercial de 60 m2, num prédio muito bom aqui do RJ, valeria algo como R$ 900 mil. Não duvido. É provável que ele não se interesse em vender por menos e talvez haja comprador.

    Mas uma sala de 60 m2 no Edifício Galeria, se fosse vendida ao mesmo preço do m2 que o fundo negocia, valeria R$ 240.000. E o prédio é melhor e mais novo. E mais bem localizado.

    Non sense?

    Tem outro FII que detém 44% de um shopping em Sulacap, região de renda baixa a moderada aqui do Rio. É um shopping novo e que não decolou. O valor patrimonial é de R$ 99 milhões e o valor de mercado do FII é de R$ 30 milhões (já considerando os 44% apenas).

    Os aluguéis permitiriam uma renda de R$ 0,24 por cota, porém a General Shopping pagará até outubro cerca de R$ 0,90 por cota, por contrato. A cota vale R$ 30,00 no mercado.

    A esse preço de m2, uma loja de 30 m2 nesse shopping, que é novíssimo, estaria valendo menos de R$ 70.000.

    Por pior que seja o Shopping, é estranho falar de loja de shopping a 2.300 reais o m2.

    Por que os FII desabaram, as construtoras desabaram e os imóveis residenciais (ainda) não?

    O nome do jogo é LIQUIDEZ.

    Quem me lê deve achar estranho que ainda se peça de R$ 15 mil a R$ 20 mil no m2 de um imóvel residencial na planta.

    Deve achar estranho que os imóveis residenciais ou comerciais, vendidos individualmente, não tenham caído tanto quanto nos fundos.

    Mas a liquidez tem um lado “perverso”. Como quem investe quer o retorno dos aluguéis, se os locatários devolvem metade dos imóveis, os aluguéis cairão e seu retorno futuro também.

    E ninguém sabe quando voltarão.

    Como é extremamente fácil vender um FII, basta colocar a ordem, os preços caem bastante, de acordo com a perspectiva do aluguel.

    Locadores não profissionais veem seu aluguel de um 3 quartos no Flamengo cair de R$ 5 mil para R$ 3,5 mil e não vendem o imóvel por R$ 1,2 milhão. Nem que o aluguel caia para R$ 2 mil ele venderia. É outro tipo de racionalidade.

    É gente para quem a falta de liquidez de um imóvel é uma bênção, pois protege o patrimônio da família.

    Parece ilógico, mas não é. A liquidez é perigosíssima.

    Se vendesse o imóvel que lhe rende R$ 3,5 mil (líquido R$ 2,5 mil com o IR e menos ainda se contar os custos de vacância e de administração) por R$ 1,2 milhão, poderia comprar 12 FIIs diversificados dando cerca de 1,1% a mês. Coisa de R$ 13.200, de 4 a 5 vezes mais que o aluguel individual. E com custos de administração baixíssimos e custos de vacância diluídos.

    E, coloque-se, o risco é praticamente o mesmo: imobiliário.

    O problema é que seria muito fácil vender, por exemplo, R$ 20 mil num mês para cobrir alguma despesa extra.

    É irracional não vender o imóvel para quintuplicar a renda? Com certeza, mas o medo de exterminar o patrimônio FIXO da família fala mais alto.

    O que nos aguarda?

    Não me parece razoável esperar um equilíbrio entre os lançamentos e o fluxo de compradores antes de 2017, talvez 2018.

    Basta andar aqui no RJ para ver que, incrivelmente, há empreendimentos comerciais em locais nobres como Lagoa e Jardim Botânico. Iniciando em R$ 20 mil o m2. Na Zona Oeste é assustador o número de lançamentos residenciais e comerciais, mesmo sem compradores.

    O equilíbrio está um pouco longe.

    Precisamos de crédito barato. Não há e não haverá tão cedo, com o funding dos bancos tão caro.

    Precisamos de crescimento econômico, de crescimento da produtividade. Não está no horizonte próximo.

    O que tem ocorrido, infelizmente, é a destruição de boas vagas de emprego e de posições com salários elevados. Mesmo no serviço público, exceto em algumas áreas desconectadas da realidade, o crescimento salarial foi significativamente menor do que a inflação nos últimos 4 anos e, ao que parece, será menor também nos próximos 4 anos.

    A combinação de falta de oferta de empregos com salários elevados, falta de perspectiva econômica, e, infelizmente, da dilapidação das poupanças das famílias, talvez leve a “liquidações” em imóveis residenciais.

    Já é possível achar. É triste tratar nesses termos, mas já há pessoas vendendo por necessidade. E 30% abaixo das outras pedidas nos mesmos sites.

    Outro indicador é o crescimento de quase de 3 dígitos ao ano no mercado de hipotecas. Em vez de vender o imóvel, repassa 20% ao banco pagando juros altos (mas ainda mais baixos que outras modalidades).

    Por enquanto as demissões nos empregos nobres renderam boas indenizações que seguram as pontas por alguns, talvez muitos meses, mas será necessária a retomada da economia para que os bons empregos voltem e as poupanças das famílias sejam protegidas.

    Não haverá milagre.

    É fundamental entender que não há milagre para salvar esse mercado. Ele precisará se ajustar sozinho, em condições de mercado.

    Sei que muitos acreditam na onipotência e onisciência do ente governamental. Acham que basta vontade política para soltar a torneira do crédito e incentivos fiscais para o setor.

    Foi feito. Por quase 10 anos. E gerou a bolha.

    Não adianta aumentar a dose, ou reiniciar o tratamento com o mesmo remédio. O mercado de hoje é irreal. Há excessos por todos os lados, tanto de preços quanto de ofertas. Precisa se ajustar em termos REAIS, para ter equilíbrio de longo prazo.

    https://blogdoportinho.wordpress.com/2016/02/29/a-bolha-imobiliaria-brasileira-ja-explodiu-mas-voce-ainda-nao-viu/

    28+
    • Labar 4 de julho de 2016 at 09:19

      Excelente análise! Destaco essa parte, vejo muito dela aqui em Brasília, especialmente com velhinhos donos de imóvel no plano piloto:

      “Locadores não profissionais veem seu aluguel de um 3 quartos no Flamengo cair de R$ 5 mil para R$ 3,5 mil e não vendem o imóvel por R$ 1,2 milhão. Nem que o aluguel caia para R$ 2 mil ele venderia. É outro tipo de racionalidade.

      É gente para quem a falta de liquidez de um imóvel é uma bênção, pois protege o patrimônio da família.

      Parece ilógico, mas não é. A liquidez é perigosíssima.”

      4+
      • Louro José 4 de julho de 2016 at 09:37

        É uma racionalidade de quem não sabe fazer essas contas. Boa parte desses donos de imóveis NÃO SABE fazer essa conta. E já compra o imóvel JUSTAMENTE porque não sabe fazer essa conta. Não precisa ser um velhinho. Gente na periferia também faz esta conta. Tenho parentes que são assim. E, se você demonstra no papel, não acreditam na conta.

        8+
      • dani.santana 4 de julho de 2016 at 09:39

        No Plano Piloto, R$ 7 mil/m² é o novo R$ 10 mil/m² há algum tempo…… pra quem quer vender.
        Mas realmente tem muito prédio com condomínio barato, que o velhinho morador não baixa um centavo.

        5+
        • Labar 4 de julho de 2016 at 13:20

          Estava disposto a pagar 7k o m² num 3 quartos com garagem e nascente, mas ninguém quer vender nesse preço. Eles preferem essa “racionalidade” de não fazer contas.

          3+
    • Seguidor do Bolha BH 4 de julho de 2016 at 09:27

      GREAT! 🙂

      3+
    • CA 4 de julho de 2016 at 09:31

      Louro José,

      Sem dúvida, um bom texto sobre o tema, pelo menos mais realista quanto a fatos e dados que cercam o Rio de Janeiro, mas creio que a GRANDE falha deste texto é que o autor considera a explosão da bolha imobiliária em si um problema, quando na realidade esta explosão é parte essencial para a SOLUÇÃO dos problemas gerados pela bolha para economia (mencionei alguns em comentários anteriores). Seguem trechos que merecem destaque:

      “É irracional não vender o imóvel para quintuplicar a renda? Com certeza, mas o medo de exterminar o patrimônio FIXO da família fala mais alto.”

      “A combinação de falta de oferta de empregos com salários elevados, falta de perspectiva econômica, e, infelizmente, da dilapidação das poupanças das famílias, talvez leve a “liquidações” em imóveis residenciais.

      Já é possível achar. É triste tratar nesses termos, mas já há pessoas vendendo por necessidade. E 30% abaixo das outras pedidas nos mesmos sites.”

      “É fundamental entender que não há milagre para salvar esse mercado. Ele precisará se ajustar sozinho, em condições de mercado.”

      Nos trechos acima, apesar de alguns clarões de racionalidade, vemos a mesma miopia que cerca muitos que analisam a questão dos preços de imóveis residenciais, mesmo quando estes já tem certeza da existência de uma bolha imobiliária há anos, como é o caso acima:

      Estas pessoas simplesmente esquecem que além dos vendedores particulares que podem sim serem irracionais em suas decisões, como bem colocado no artigo acima, nós temos construtoras que possuem uma combinação de distorção recorde e absolutamente anormal entre oferta e procura de imóveis, com dívidas que também são recordes em meio a distratos que não param de crescer e é esta combinação que garante a NECESSIDADE destas construtoras adotarem reduções relevantes no preço dos imóveis para PAGAREM SUAS DÍVIDAS, como inclusive o Bolhício havia falado utilizando um caso REAL do Rio de Janeiro que ele soube através de pessoas diretamente ligadas ao segmento imobiliário e repliquei mais acima em outro comentário.

      Outro ponto ignorado, mesmo por estas pessoas que tem consciência da bolha imobiliária, é a questão do volume crescente de imóveis em poder dos bancos que vão para leilão e que também forçam a queda dos preços, assim como uma infinidade de fatores que OBRIGAM os proprietários de imóveis a reduzirem seus preços.

      Tudo que consta acima aconteceu desta forma em explosões de outras bolhas imobiliárias ao redor do Mundo, é curioso que as pessoas tenham conhecimento da existência da bolha imobiliária, mas desconheçam estes aspectos. Detalhei os pontos acima em comentários anteriores, assim como as explicações de porque o melhor que pode acontecer para a economia é que a bolha exploda o quanto antes.

      Creio que muito do viés deste pessoal vem do seu circulo de convívio e sua própria situação em relação aos imóveis: provavelmente não querem ver seu patrimônio “derreter” e estão próximos de famílias com renda entre R$ 30 K e R$ 40 K por mês, acreditando ser esta uma situação “sustentável”, quando na realidade é parte do reflexo de nossa bolha, ou seja, algo completamente insustentável. Claro que continuarão existindo famílias com este rendimento e até muito acima dele no Rio de Janeiro e em outras grandes capitais, mas em uma proporção infinitamente inferior àquela que imaginam os autores destes artigos e alguns moradores do Rio e certamente, infinitamente inferior ao que seria necessário para justifcar os preços dos imóveis, mesmo aqueles nas regiões mais “nobres”, tudo isto claramente insustentável, principalmente pela distorção entre oferta e procura ser muito maior para os imóveis mais caros…

      7+
      • Louro José 4 de julho de 2016 at 09:39

        Há também por parte das empresas o raciocínio de que se não conseguir vender o estoque basta pedir recuperação judicial

        5+
        • CA 4 de julho de 2016 at 09:53

          Louro José,

          Neste caso, muda o “dono do problema”, mas não a sua consequência: aquele estoque de imóveis vai parar na mão dos credores, que terão que reduzir muito o preço para venderem e recuperarem PARTE do prejuízo.

          6+
          • CA 4 de julho de 2016 at 10:51

            “Detalhe”:

            Antes que surja uma argumentação do tipo: “…mas os bancos também podem preferir fazer uma recuperação judicial”, vale a mesma regra, ou seja, os credores finais terão que vender com grandes descontos também, pelo menos aquilo que já foi construído.

            Recuperação judicial, falência, etc., não é a bóia salvadora para que preços não despenquem, AO CONTRÁRIO:

            Foi exatamente a falência do Lehman Brothers nos EUA em função da bolha imobiliária que fez com que a bolha ficasse mais visível e inegável do que nunca e também fez com que a explosão atingisse seu auge.

            As construtoras morrem de medo de uma recuperação judicial em uma das grandes com Ações na BOVESPA que escancare nossa bolha para a população e gere um efeito manada similar ao que ocorreu nos EUA. Aliás, os bancos aqui no Brasil também morrem de medo disto. Não é a toa que a Cyrela aumentou participação na Tecnisa apesar de saber que era um péssimo negócio ou que os bancos aceitaram entubar prejuízos relevantes com as reestruturações de dívidas de PDG e Rossi.

            Sendo assim, não acreditem que a recuperação judicial seja uma “tábua salvadora” para este mercado doente, ao contrário, só intensifica e acelera as consequências. O “efeito ENCOL” faria inclusive com que as vendas na planta praticamente desaparecessem, ou seja, nem mesmo as vendas FALSAS na planta sobreviveriam para ajudar a MAQUIAR a realidade como fazem hoje.

            Já que estamos falando sobre ações MIRABOLANTES para tentar retardar ou diminuir a intensidade da queda dos preços, me antecipando sobre outra brilhante “solução” algumas vezes colocadas por aqui: e se as construtoras começarem a destruir imóveis, não reequilibra a oferta e procura (Irlanda mode on)? Não funcionou na Irlanda e em menor escala, também não funcionou por aqui. Em 2013 a PDG cancelou 48 empreendimentos, cada um com “N” prédios, mesmo assim, hoje está em situação de reestruturação de dívidas e é a construtora que pratica as maiores reduções de preços. As vendas FALSAS serem canceladas antes, significa só antecipar as consequências dos problemas, sem contar que o prejuízo ao caixa também é antecipado.

            Repito: não existem soluções MIRABOLANTES que sejam efetivas para retardar a queda dos preços ou diminuir sua intensidade…

            7+
            • Louro José 4 de julho de 2016 at 11:25

              Você está coberto de razão.
              Só estou mentalizando possibilidades que expliquem a demora na queda de preços. É tudo uma grande queda de braços na tentativa de esperar que um novo boom econômico artificial apareça pra salvar as empresas sem que tenham que incorrer em desvalorização de seu estoque.

              7+
              • CA 4 de julho de 2016 at 11:37

                Louro José,

                Entendo e concordo.

                3+
                • Lucas 4 de julho de 2016 at 12:02

                  o estouro da bolha é o grande ajuste necessário
                  se não tivesse estourado, nunca teríamos iniciado a recuperação, aí no RJ vá lá dizer que psicologicamente a coisa adiou em termos aparentes, mas e em liquidez a coisa se mostra, mercado praticamente estagnado, especulador trocando figurinha entre eles.

                  7+
              • wing 4 de julho de 2016 at 11:38

                nao é so as construtoras q esperam novamente aquele boom, os investidores tb e até aqueles nao investidores que precisam vender estão segurando tanto o imovel quanto o preço…

                Só que é insustentavel esses valores. Imovel nao pode virar artigo de luxo, é necessidade basica. Já temos as coisas mais caras do mundo ( carro, comida, impostos …)

                4+
              • Minions 4 de julho de 2016 at 13:13

                Acabei de conversar com colega que tem AP alugado. O inquilino quer abaixar o preço e o propriOtário “está de saco cheio”. Valor do AP 180k (segundo o próprio); aluguel 700. Ele disse para a corvolária que o inquilino poderia sair, que é besteira brigar por 100. “Melhor ficar fechado. O AP vale 180k, eu vou vendê-lo e aplicar o dinheiro”.
                Hoje consegui sorrir e acenar!

                7+
            • dani.santana 4 de julho de 2016 at 11:43

              CA, você acha que no cenário atual, dados os descontos de mercado nos FII, está valendo a pena comprar? Ou juros pós ainda estão melhores?

              4+
              • CA 4 de julho de 2016 at 12:20

                dani.santana,

                Não recomendo FII, porque a sua base, que é o segmento imobiliário, ainda está podre.

                Os contratos em vigor possuem multas altíssimas em caso de desistência da empresa que está utilizando o imóvel, mas e se está empresa “quebrar” e simplesmente não puder pagar a multa? Neste caso, até onde sei, não há cobertura do FGC, quem tiver FII terá grande prejuízo.

                As renovações de contratos comerciais estão sendo feitas com grandes reduções de preços, isto vai derrubar ainda mais os FII.

                Esqueça o papo-furado do segmento imobiliário e parceiros de que os FII e Ações de construtoras estão “sub-avaliados” porque seu patrimônio é muito maior do que os valores das Ações e dos FII, é exatamente o contrário, é o patrimônio quem está super-avaliado.

                10+
                • dani.santana 4 de julho de 2016 at 14:22

                  Obrigada!

                  1+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 10:30

      Esse é TÓPICO

      5+
  • Seguidor do Bolha BH 4 de julho de 2016 at 09:18

    Consumo igual e conta maior
    http://www.otempo.com.br/capa/economia/consumo-igual-e-conta-maior-1.1332845

    5+
  • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 10:02

    Tem no R7 também

    Caos e violência no Rio de Janeiro assustam imprensa mundial às vésperas dos Jogos Olímpicos
    http://noticias.r7.com/internacional/fotos/caos-e-violencia-no-rio-de-janeiro-assustam-imprensa-mundial-as-vesperas-dos-jogos-olimpicos-04072016#!/foto/1

    Policiais Civis fazem protesto no Galeão contra atrasos no pagamento
    http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/policiais-civis-fazem-protesto-no-galeao-contra-atrasos-no-pagamento-04072016

    7+
    • Awulll 4 de julho de 2016 at 10:30

      Parecido:

      http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/07/04/quem-vier-para-o-rio-nao-estara-seguro-dizem-policiais-em-protesto-no-galeao.htm

      Se os gringos estavam esperando um sinal de que aqui o bicho pega…

      9+
      • wing 4 de julho de 2016 at 11:06

        Rio sempre foi esse caos. Só que agora a imprensa resolveu mostrar o lado real.
        A primeira vez que fui vi a policia descendo o morro com fuzil e outras armas mais pesadas e abordando algumas pessoas ( isso logo que cheguei, nao fazia nem 15 min que tinha desembarcado). Pra quem nunca viu isso, fica assustado.

        9+
        • Lucas 4 de julho de 2016 at 11:59

          Houve um período onde o governado comprou a Pax carioca com os traficantes
          o cessar-fogo durou enquanto ainda havia grana

          acabou o dinheiro acabou o “amor”!

          10+
  • Lucas 4 de julho de 2016 at 11:56

    Cesar_DF

    CA a Encol não queria quebrar! Rsrs

    6+

    lembra a véia louca daquele blogue insano falando que hell era melhor que Paris e Monaco

    … eles não se emendam nunca

    não adianta dar argumentos é froidiana a coisa

    Quando a opinião da pessoa está presa a interesses sexuais, ela vai defender aquilo com unhas e dentes, sob o medo de perder a sua amada, preferem perder a vida a perder o seu objeto de desejo, argumentos cada vez mais adolescentes cheios de testosterona impubere. Um ser humano adulto normal saudável sabe argumentar com bom senso e colocar os fatos reais a frente das suas ilusões. Cafajestes imobiliários ainda resistem porque sempre resta alguma carente desejosa de se tornar uma das vestais do Motumbo.

    9+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 14:48

      esta alegoria psico-sexual ficou show kkkkkkk

      4+
  • Cajuzinha 4 de julho de 2016 at 12:22

    AVOA TESOURO

    ” Em algum momento vai haver um choque de realidade no mercado e uma reprecificação do risco-Brasil, que agora está fora da realidade. Não faz sentido o real estar se fortalecendo e a Bolsa subindo como se tivéssemos retomado a trajetória fiscal.

    Então, em qual cenário vamos ficar? É um cenário muito mais complicado. Há um absoluto descolamento entre as coisas e esse curto prazo de limbo. O rali de alívio dos mercados está caminhando em descompasso com o quadro fiscal. Ele não está melhorando. Ele ainda continua piorando. Não vejo o governo fazendo nada de diferente do que nos últimos meses.”

    http://www.financista.com.br/noticias/temer-esta-prestes-a-perder-a-tregua-dos-mercados-diz-monica-de-bolle

    9+
    • CA 4 de julho de 2016 at 16:45

      Cajuzinha,

      Como sempre a Monica de Bolle foi bastante realista em sua análise.

      Em linhas gerais, concordo com o que ela disse, discordo apenas quanto aos pontos abaixo:

      1) Com relação a SELIC: já há alguns meses, senão um ano atrás, ela dizia estarmos sob dominância fiscal e que poderíamos baixar a SELIC sem prejuízo ao controle da inflação. No artigo acima, embora ela não tenha defendido esta teoria e nem a mencionado, ainda defende a redução da SELIC, agora sob o argumento de que as coisas estão tão confusas que não faria diferença. Creio que faz diferença sim, pois quando voltarmos aos fundamentos, uma SELIC mais baixa forçará uma subida maior do US$, o que poderá gerar um pânico sobre uma possível crise cambial e isto levar a uma profecia auto-realizável em que o pânico em si poderá gerar a crise cambial. Infelizmente os juros mais altos hoje servirão para manter o US$ sem disparar e sem gerar este risco quando tivermos a volta aos fundamentos, até porque, como a própria Monica de Bolle destacou, o contexto fiscal não está ajudando em nada e nem temos expectativa concreta de melhoria neste sentido;

      2) Sobre o zoológico da economia: concordo com ela que o elefante (crise política) e o bode (crise fiscal) continuam na sala, ou seja, são problemas ainda não equacionados e por isto que a evolução de BOVESPA e US$ não refletem em nada os fundamentos nem as condições reais para que sejam sustentáveis. Acho que faltou apenas ela citar o cabrito na sala, que são as consequências práticas da Lava-Jato e demais operações anti-corrupção sobre a economia e ainda, a falha mais grave e gritante que aflige a todos os economistas: ela também parece desconhecer a bolha imobiliária e suas consequências. Está faltando acontecer algo similar ao que ocorreu com o Robert Shiller nos EUA, um taxista que enxergasse o óbvio e a levasse de carro até uma reunião com outros economistas, mostrando a infinidade de imóveis sem vender com preços na estratosfera e destacando que “vai dar ruim” (sic)…

      2+
  • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 12:41

    Darwin no Rio de Janeiro (livro Viagens de um naturalista ao redor do mundo):
    9 de abril
    – Chegamos numa venda, sem vidros nas janela como era comum na região.
    Nos curvamos e pedimos ao senhor qualquer coisa para comer…
    -“O que quiserem senhores”
    -Pode nos fazer o favor de servir peixe
    -Oh,não, senhor.
    – sopa
    -Oh,não, senhor.
    -Algum pão.
    – Não, senhor.
    – Carne seca.
    – Oh,não, senhor….
    (… ) na estrada era comum ver cruzes na margem, pensei que era pra marcar a milha como na Inglaterra.. mas eram muitas, na verdade eram locais para marcar onde se derramou sangue humano…

    8+
  • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 13:48

    kkk coitado do Darwin no RJ.
    ….Embora os preços do local fossem extremamente moderados, os anfitriões dariam
    um jeito de trapacear, se possível. (!!!!!!!!!!! bisavós dos corvos)
    Eles têm modos muito mal-educados e desagradáveis. Suas casas e eles próprios são geralmente imundamente sujos. É comum que faltem itens como garfos,facas e colheres. …

    A comida foi barata…No entanto, quando perguntamos ao anfitrião se ele sabia do chicote
    que um membro do nosso grupo havia perdido, ele respondeu grosseiramente: “Como é que eu
    vou saber? Por que você não tomou conta dele? Os cachorros devem ter comido.”

    http://www.casadaciencia.ufrj.br/caminhosdedarwin/downloads/diario_darwin_rio.pdf

    5+
  • Alemon Fritz 4 de julho de 2016 at 14:15

    Proposta prevê redução de FGTS em justa causa em prol de habitação
    Em vez disso, os recursos seriam usados para o financiamento de unidades habitacionais para famílias de baixa renda, o que estimularia a construção civil.
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/proposta-preve-reducao-de-fgts-em-justa-causa-em-prol-de-habitacao/

    4+
    • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 14:25

      É necessário construir imóveis para o “deficit habitacional” na mesma quantidade que seria necessário desapropriar terras para reforma agrária, ou seja ZERO.
      Existia uma previsão de assentar 120.000 famílias até 2019, mas existem 578.000 imóveis irregulares que deverão retornar para o programa.

      O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a paralisação imediata do programa de reforma agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em todo o país. A medida cautelar emitida pelo tribunal decorre de uma auditoria que identificou mais de 578.000 beneficiários irregulares do programa do governo federal. Nas contas da corte, o rombo potencial é de aproximadamente 2,5 bilhões de reais, por causa dos créditos e benefícios atrelados à previsão de 120.000 assentados entre 2016 e 2019.

      http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/04/fraudes-causam-suspensao-do-programa-de-reforma-agraria.html
      http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/04/tcu-paralisa-reforma-agraria-apos-identificar-578-mil-beneficiarios-irregulares-5755838.html
      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/tcu-paralisa-reforma-agraria-por-rombo-de-r-25-bi-entre-beneficiarios-irregulares-ha-um-senador/
      http://www.aguaboanews.com.br/noticias/exibir.asp?id=4410&noticia=escandalo_no_incra_-_fraude_na_reforma_agraria_ja_tira_sono_de_politicos_em_mt

      5+
  • RecrutaZero 4 de julho de 2016 at 14:58

    Essa motumbada aqui é demais!!!!

    “http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2016/06/29/SALDO-DEVEDOR-POUCO-MUDOU-QUATRO-ANOS-DEPOIS-DE-FINANCIAR-O-APARTAMENTO.htm

    5+
    • From_The_Tower 4 de julho de 2016 at 15:09

      Lá no outro lado da rua apresentamos esse caso.
      Olhem a resposta do fêladapóta do Mauro Brick Lover Heldelfed (sei lá como se escreve)
      O saldo devedor não é tão grande frente a inflação !!!! KUÁÁÁÁÁÁÁÁ
      o cara pagou quase 250k de juros, amortizou apenas 40k e o apresentador me veem com essa lorota !!!

      8+
      • From_The_Tower 4 de julho de 2016 at 15:11

        Agora para manter os TIJOLOS MÁGICOS o BRICK LOVER precisa apenas:
        1) Se desfazer de 01 dos carros
        2) Trocar os kids de escola – pegar uma mais baratinha em Brasólia – Susse !!!
        3) Trocar a carne e legumes da dieta por salsicha e miojo

        11+
        • Awulll 4 de julho de 2016 at 16:04

          Vai valorizar!
          É uma aposta certa!

          4+
      • tmarabo 4 de julho de 2016 at 15:29

        Resumo do problema: Servidores públicos, renda familiar de 23 mil reais em Brasília. E moravam longe do centro. Se mudaram pra mais perto do trabalho. Deram o ap antigo e financiaram 680 mil reais. Dizem que tiveram melhora na qualidade de vida mas a prestação é de 6500 reais e o condomínio de 1900!!!!!!!!!!! Depois de 04 anos o saldo devedor ainda é de 620 mil reais, só amortiza mil por mês.
        Conselho do colunista: Pense em abrir mão de um dos carros ou trocar a escola por uma que não seja tão cara. Pare de comer fora e cuide dos gastos com lazer pois dá pra economizar nestes itens. Penso que fizeram um bom negócio. Lutaria um pouco mais para ficar neste apartamento. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        Eles pagam 8400 de prestação e condomínio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        Quando postaram essa notícia no outro tópico alguém mostrou pela descrição do imóvel, vários com aluguel entre 2900 e 4000 reais. Todos batendo com a descrição do imóvel e a localização.
        Milhões de pessoas estão encalacrados nessa, por 35 anos!!!!!!!!!!!!!!
        São assutadores estes relatos….

        13+
        • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 15:37

          No Noroeste-DF, chegaram a vender por 14K/m2 em 2011 e hoje está 8K/m2, corrigindo pelo IGPM é uma queda SOFT de 19K/m2 para 8K/m2.

          Compraram achando que iria valorizar até 25K/m2
          http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/28/interna_cidadesdf,284326/metro-quadrado-pode-chegar-a-r-25-mil-nas-areas-mais-nobres-de-brasilia.shtml

          8+
        • Awulll 4 de julho de 2016 at 16:01

          Eu ri muito no dia que vi, mas não adianta, a cada vez que releio fica ainda mais engraçado.
          Na melhor das hipóteses, comparando com o aluguel mais caro (4k), eles “só” perdem 1500 por mês (descontando da prestação o valor amortizado). Depois de 4 anos perderam “só” uns 72000 reais.
          Não vamos nem falar em obras ou comparar com o aluguel médio ou o mais barato pra não ficar tão feio.

          4+
      • tmarabo 4 de julho de 2016 at 15:35

        O Halfeld deu este conselho “Lutaria um pouco mais para ficar neste apartamento.” pensando consigo mesmo: “PMJ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
        O Halfeld deu o conselho certo pois é bolhista usurário. Ele tá nos ajudando e a gente reclamando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ô raça!! rsrsrsrsrs

        14+
        • LZ 4 de julho de 2016 at 16:31

          Quanto mais gente assim, mais nós ganhamos kkkk
          Não fiquem bravos gente, é a velha frase “Todo dia sai de casa um ótário e um esperto, pra sair negócio, basta eles se encontrarem”.

          Se este tipo de pessoas que pagam nossos juros, enquanto houver 666 seremos felizes e com $$.
          Alguém precisa comprar um Cruze dos novos por 100K achar que é uma Mercedes Benz igual a comparação do comercial e vender para gente por 40K.

          11+
  • tmarabo 4 de julho de 2016 at 15:30

    CVR

    6+
  • claudio 4 de julho de 2016 at 17:25

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/5262757/brasil-tem-cerca-mil-obras-paradas

    3+
  • Cesar_DF 4 de julho de 2016 at 18:21

    Nem tudo está perdido na olimpíada, de acordo com o estatístico, a cada 100 mil pessoas:
    38 vão morrer por bala perdia
    35 pegarão zica, mas apenas 3 vão desenvolver a doença
    50 vão pegar dengue
    o motivo é que durante o inverno, a chance de ser picado no Hell de Janeiro por um aedes egypt cai de 99,9% para 3,5%.
    Poxa, agora já estou mais tranquilo kakakakakaka

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/e-mais-facil-levar-bala-perdida-nos-jogos-do-que-pegar-zika

    5+
  • Jasper 4 de julho de 2016 at 19:21

    Segunda praça a 2008,00 o m2 em área nobre de Curitiba
    http://rochaleiloes.com.br/lote/6761/curitiba-apartamento-edificio-la-concorde-r-acyr-guimaraes-agua-verde.htm

    3+
  • Jasper 4 de julho de 2016 at 19:25

    Segunda praça a 1919,00 m m2 e desocupado, boa localização:
    http://rochaleiloes.com.br/leilao/1669

    1+