“Preço dos imóveis ainda vai cair muito até voltar para a realidade”, afirma Sr. Dinheiro – Infomoney

Você pode gostar...

Comments
  • carioca_real 22 de junho de 2016 at 22:17

    CA,
    Você andou dando aulas para o Sr. Dinheiro?

    30+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • carioca_real 22 de junho de 2016 at 22:22

      E sobre o mercado, nâo é só na Barra. Em toda cidade há evidências de superestoque. Depois das Olimpiadas é apocalipse zumbi.

      23+
      • avatar
      • avatar
  • OdeioTijolos 22 de junho de 2016 at 22:59

    É só cortar 2 casas decimais do preço de anúncio, que vende quase tudo… Pelos meus cálculos meia boca ,logo logo a banania terá estoques para 5 anos.

    31+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • wade 23 de junho de 2016 at 05:05

      Sei não, 100 reais de aluguel soa tentador.

      17+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • SampaBoy 23 de junho de 2016 at 09:15

        Como eu disse em post previo, é possivel ja encontrar aluguel zero com condominio caro…mesmo quem tem $$, de tanto sangrar, uma hora cede…

        18+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Money_Addicted 22 de junho de 2016 at 23:18

    OFF – Remessa de dolares

    Semana passada eu finalmente abri uma conta nos US, como vcs costumam enviar dinheiro? Tenho conta no Itau, falei com a gerente rapidamente e ela me disse que a taxa atual eh de R$ 100,00 por remessa.

    Outra duvida, eh referente aos impostos, seria IOF mais ?? eu que para “disponibilidade no exterior” e “Patrimonio” nao tem imposto, eh isso mesmo?
    E qual a cotacao ? Seria mto pensar q eh a cotacao comercial?

    Valeu

    5+
    • avatar
    • Money_Addicted 22 de junho de 2016 at 23:19

      eu vi** que para “disponibilidade no exterior”……

      4+
    • SampaBoy 23 de junho de 2016 at 09:19

      Exatamente, “disponibilidade no exterior”, para o bbamericas, eu pago Iof somente e nao pago taxa de remessa, a cotacao é mais para o comercial mesmo, com diferenca minima

      6+
      • avatar
      • avatar
      • Money_Addicted 23 de junho de 2016 at 09:47

        interessante, sem taxa? vc envia para o bbamericas mas saindo d qual banco no br?

        3+
        • SampaBoy 23 de junho de 2016 at 16:31

          do banco do brasil….pela internet, em menos de 5 min

          3+
          • avatar
      • bolha real 23 de junho de 2016 at 11:28

        Curiosidade, qual a intenção de mandar dinheiro para o USA?

        4+
        • avatar
        • Money_Addicted 23 de junho de 2016 at 11:58

          really?? 🙂

          15+
          • avatar
          • avatar
        • Minions 23 de junho de 2016 at 13:28

          Sério que você é “do mercado financeiro”?
          Por isso que digo: corvo mente!

          5+
          • bolha real 23 de junho de 2016 at 14:32

            Simplesmente não vejo porque enviar, tem medo de default?

            5+
            • avatar
          • bolha real 23 de junho de 2016 at 14:34

            Me expliquem qual a vantagem de deixar dinheiro fora com rendimento zero, não vejo nenhuma razão. Se o país não der calote única coisa que irá acontecer é perder dinheiro.

            9+
            • avatar
            • wade 23 de junho de 2016 at 15:45

              Também nunca entendi bem, mas ainda juntando com um monte de investidor americano que está fugindo do mercado americano e até do dólar. Mas o pessoal aqui as vezes se exalta por pouco e sei que se eu perguntar vou continuar sem respostas. Os insultos não tem problema, online não conta.

              Putz. Vai ver sou “corvo”.

              5+
              • bolha real 23 de junho de 2016 at 17:01

                Wade, você está certo. Se não tiver uma opinião tão extrema alguns já vem insultando.

                Veja abaixo que depois de eu calmamente perguntar novamente o sampa_boy explicou e concordei com a maioria dos itens.

                2+
            • Minions 23 de junho de 2016 at 15:47

              Default, maxi-desvalorização cambial, crise sistêmica, hedge inflacionário, isto aqui virar uma argentina ou venezuela, solicitação de green card, … pode escolher.
              Rendimento zero?! Jura que é do mercado financeiro?!

              4+
              • bolha real 23 de junho de 2016 at 16:49

                Não faz o menor sentido tudo isso que você diz, só está dizendo asneira. Quando tem risco considerável disso acontecer se embute nos preços. TD longo a 6%a.a não me parece nem de longe embutido no preço (visto histórico do Brasil ou por exemplo o risco embutido nos títulos da Grécia que é quebrada).

                Infelizmente aqui você fica com um link que não te identifica e fica falando besteira uma atrás da outra. Não estou aqui pra ensinar ninguém a ganhar dinheiro, se fosse eu cobraria por isto.

                5+
                • Minions 23 de junho de 2016 at 18:36

                  Bom, quem partiu pra agressão foi você, Corvo.
                  Tenho 5 anos de blog e a mim você não engana. Já está atrasando as parcelinhas do “altinho”?

                  2+
                  • bolha real 23 de junho de 2016 at 20:21

                    Me explica pra que diabos eu teria um financiamento imobiliário e viria aqui e concordar que existe uma bolha? Tá parecendo que estou conversando com petista.
                    Desde quando fui estagiário eu sempre guardei pelo menos 20% do meu salário, nunca gastei meu 13 e bônus. Todo ano viajo para o exterior com dinheiro que guardo nos 11 meses anteriores.
                    Faço isso há mais de 12 anos, acha mesmo que tenho parcela?

                    4+
            • SampaBoy 23 de junho de 2016 at 16:47

              Migrando dolar pra fora fico :
              1- com uma reserva para viagens e gastos internacionais pagando apenas o dolar comercial
              2- protegido contra alta do dolar , se ele subir muito começo a gastar dessa conta fora por aqui mesmo, usando o cartao de debito (por exemplo : se ele esta em 3,40 eu compro, se ele subir pra 4,20 ou mais , eu gasto).É claro que é uma aposta, se eu comprar bastante agora e no futuro ele cair pra 2,5 eu me ferrei. Agora, se eu comprar bastante agora e ele for parar em 4,5 ano que vem eu me dou muito bem, mais de 20% de lucro..
              3- protegido contra o meu dinheiro preso por aqui : governo, crash economico, processos (profissional/casamento) …

              4+
              • avatar
              • bolha real 23 de junho de 2016 at 16:55

                Item 1: Concordo, faz sentido.
                Item 2: Concordo também, mas estou utilizando um método diferente (que não é nem melhor e nem pior, apenas diferente). Estou comprando dólar em espécie e deixando uma parte investida, se a viagem for daqui um ano por exemplo, meu dinheiro rendeu 14% (98% do CDI), se o dólar de hoje que está 3,35 estiver menor que 3,82 eu ganhei dinheiro, se estiver maior perdi.
                item 3: também faz sentido, tenho um medo de default, mas na MINHA opinião ainda é pequeno.

                5+
                • Minions 23 de junho de 2016 at 18:42

                  Para um “especialista do mercado financeiro”, mudou de opinião bem rápido.
                  Como já disse antes, corvo finge concordar com a opinião de outros pra depois dar o bote. Técnica da imitação.

                  3+
                  • bolha real 23 de junho de 2016 at 20:24

                    Certeza que to perdendo meu tempo “falando” com petista. Nunca falei que sou especialista e não mudei de opinião. Só entendi o porque mandou dinheiro pra fora e eu não faria isso pq não vale a pena.

                    Agora explica aí espertao como se ganha dinheiro nos EUA?!!

                    4+
                  • bolha real 23 de junho de 2016 at 20:26

                    Escreve pra gente quanto que você tem, porque mandou pra fora e como e quanto de dinheiro irá ganhar!!

                    Eu que não entendo nada não ganharia dinheiro nenhum nos EUA. Vamos ver o espertao.

                    6+
                    • avatar
    • ACG 24 de junho de 2016 at 13:34

      Bitcoin

      1+
  • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 04:27

    CVR
    Colega de trabalho reclamando que parcelinas só estão aumentando e não caindo conforme prometido pelo vendedor.
    Comprou no Noroeste em 2012 por 14k/m2
    Vi anúncio ontem por 5k/m2.
    70% de queda considerando o IGPM.
    90% de queda considerando o dólar.

    http://www.wimoveis.com.br/imovel/venda-apartamento-brasilia-df-1-quarto-sqnw-307-bloco-c-1422982

    37+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • alemonbnu 23 de junho de 2016 at 07:24

      Fala p ele q pelo menos ele tá pagando o q eh dele, que daqui a pouco valoriza ainda mais, e fala p ele usar o fgts pra abater a prestacao, ele nem vai sentir o motumbo,er, nem vai sentir as parcelinhas. Qndo der conta de si, ja pagou tudo.
      Os bancos tao precisando de lastro p emitir LCI. Quero comprar mais LCI e preciso q os 666 estejam em dia com as parcelinhas.

      26+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • Minions 23 de junho de 2016 at 08:03

      Isso é çófiti, certo?

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 08:44

        Só não parou de pagar as parcelinhas porque acredita que isto é passageiro, que a situação irá mudar.
        Não sabe que existem 100 mil imóveis vazios no DF

        25+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • SampaBoy 23 de junho de 2016 at 09:35

          Uma boa parte dos sujeitos que eu entro no assunto também crêem que é passageiro e condicionado exclusivamente a crise economica e por isso agora é o momento de comprar. No fundo é aquela crença ortodoxa de que imovel ainda é o investimento “lider” e so esta sendo temporariamente afetado pela crise. O brasileiro medio ainda nao quer e nao esta preparado para a entender a verdade, é preciso rolar mais cabeças e jorrar mais sangue…

          20+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • avatar
        • Loucodf 23 de junho de 2016 at 10:47

          Bixo, eu pretendo morar no noroeste um dia.
          Pegar um apezinho lá de 0.2, 0.3 de retorno ao investiorário..

          9+
          • avatar
          • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 11:34

            Nos anúncios o aluguel está R$ 33/m2, e como tem gente pedindo mais de 12k/m2 na venda, daria 0,275

            7+
            • avatar
            • Loucodf 23 de junho de 2016 at 12:42

              Estou em aguas.
              Daqui 2 anos, vou procurar outro ap maior. No caso da mulher ficar grávida mesmo. Aí que entra essa parada.

              Aqui ta sussa, ap direto com proprietário, cara tranquilo. Moro a 11km do trampo. Entro 10hs e saio 19:30. Não há do que reclamar por enquanto.

              7+
              • avatar
              • avatar
  • Cajuzinha 23 de junho de 2016 at 06:12


    “O SPC Imobiliário foi criado para suprir as necessidades de análise de um setor que cresceu muito nos últimos anos e agora encontra-se em um ponto neutro de crescimento, oferecendo mais segurança para evitar a inadimplência ou fraude e dar agilidade e praticidade na concessão de crédito para quem quer alugar ou vender um imóvel, através de um relatório completo sobre a situação do cliente pessoa física”, explica Nival Martins, Superintendentes de Produtos do SPC Brasil.

    Dentre as informações que a consulta oferece, é possível identificar a probabilidade de inadimplência do consultado para os próximos 12 meses, os dados cadastrais do cliente e a sua renda presumida, se ele possui restrição de CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo), pendências financeiras registradas no banco de dados do SPC, protestos, ações, participações em empresas, entre outras informações relevantes para análise de crédito imobiliário.”

    http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/imoveis/como-ter-eficacia-na-concessao-de-credito-imobiliario

    6+
    • avatar
  • mark 23 de junho de 2016 at 08:17

    A Policia Federal esta em acao! Pegaram o marido da Gleisi Hoffmann

    18+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Louro José 23 de junho de 2016 at 08:36

    E aí, amiguinhos?
    Tão gostando?

    kkkkkkkkkkkkk

    9+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 23 de junho de 2016 at 08:38

    Esse Sr. Dinheiro não sabe de nada. Ao contrário, imóvel sempre valoriza. #sqn
    hehehe

    8+
    • avatar
    • avatar
  • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 08:41

    São Paulo irá virar uma Copacabana, cheia de aposentados ?

    Três em cada cinco empresários querem ir embora de São Paulo nos próximos anos, mostra pesquisa
    79% dos aposentados e pensionistas não querem sair da capital
    63% dos empresários pretendem sair da capital

    http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/gestao/tres-em-cada-cinco-empresarios-querem-ir-embora-de-sao-paulo-nos-proximos-anos-mostra-pesquisa/

    15+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • wade 23 de junho de 2016 at 09:05

      Muito interessante esses dados. Vou pesquisar mais sobre esse “São Paulo 2030”. É raro este tipo de dados no Brasil. Parece que eu estava terrivelmente enganado sobre muita coisa. Ia gostar de ver essa pesquisa se aprofundando mais em alguns detalhes.

      Os empresários querendo sair para cidades médias até que não surpreende muito(especulo que seja a combinação de mercados emergentes e qualidade de vida). Mas por que estudantes? Será que é simplesmente qualidade de vida, ou querem também empreender em mercados carentes?

      Minas Gerais no topo não surpreende, mas estava há tempo achando que SC era o próximo “hotspot”. Agora, Bahia como primeiro estado me deixou bem confuso. O que se passa lá que não estou sabendo? Já soube vagamente sobre uma ascendência econômica no nordeste(principalmente Pernambuco), o que justificaria investimentos. Mas mudar-se para lá, realmente não entendi.

      11+
      • avatar
      • avatar
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 09:15

        Na Bahia, região de Barreiras está para a Europa, assim como o litoral está para a África

        8+
        • avatar
        • avatar
        • wade 23 de junho de 2016 at 09:35

          É. Os dados, fotos e notícias não me animariam muito.

          6+
          • avatar
  • Seguidor do Bolha BH 23 de junho de 2016 at 08:43

    Bolhudos,
    A edição noturna de ontem do Jornal da BandMinas exibiu uma reportagem sobre a situação do mercado imobiliário de BH. Entrevistaram um homem que está tentando vender o apartamento a quase um ano e meio e não consegue. Informaram queda de 16% na venda de imóveis desde o início do ano (não disseram se foi só o mercado de BH) e o que mais me chamou atenção, é que a repórter disse que se a negociação for direto com o proprietário, o valor pode cair no mínimo 6%, pois aí evita-se a corretagem das imobiliárias que gira em torno desse percentual. Ou seja, estão assumindo aquilo que eu já vinha dizendo a muito tempo para várias pessoas que insistiam em me retrucar: que a corretagem é de quem COMPRA

    16+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Seguidor do Bolha BH 23 de junho de 2016 at 08:45

      Ops…, continuando…
      E não de quem VENDE, que é quem assina contrato com a imobiliária. Por isso eu digo, se um dia eu comprar imóvel e negociar direto com proprietário, não terei receios em pedir muito mais do que isso.

      10+
      • avatar
  • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 08:47

    Exterminador do Rio
    Lula confessa que patrocinou a gastança criminosa do parceiro Sérgio Cabral

    “Eu tenho orgulho de dizer pra vocês que eu duvido que, nos últimos 50 anos, eu estou chutando, aconteceu um governo que transferiu tanto dinheiro do governo federal para o Rio de Janeiro como nós fizemos”. (Lula, no lançamento da candidatura de Jandira Feghali à sucessão de Eduardo Paes, confessando que foi ele o patrocinador da gastança do amigo, companheiro e comparsa Sérgio Cabral, o Exterminador do Rio.

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatorio-geral/exterminador-do-rio/

    8+
    • avatar
    • avatar
    • joselito 23 de junho de 2016 at 10:19

      Para o público que o ouviu, a politica desenvolvimentista (enxurrada de dinheiro) non-stop é o caminho para salvação.
      Isso dá votos.
      Voto da poder.
      Poder é o que interessa (a qualquer lado político e econômico)

      5+
      • avatar
      • avatar
      • Soy Bananes 23 de junho de 2016 at 11:06

        Até a hora que o dinheiro acaba.

        7+
        • avatar
        • avatar
    • bolha real 23 de junho de 2016 at 11:35

      Ele criou a bolha de todos os segmentos. Pra que investir em infraestrutura sendo que pode-se criar bolhas.

      4+
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 11:44

        Pobre (tanto financeiramente como intelectualmente) tem a ilusão de que crédito é igual à renda.

        14+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
  • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 09:13

    De acordo com o IBGE, em 2010 no DF existiam
    http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=53&dados=22
    855.506 imóveis particulares, sendo:
    774.922 ocupados (90,6%)
    17.607 de uso ocasional – veraneio (2,0%)
    62.977 vago (7,4%)

    Já na cidade do Rio de Janeiro
    http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=33&dados=22
    2.406.815 imóveis particulares, sendo:
    2.146.340 ocupados (89,2%)
    66.793 de uso ocasional -veraneio (2,8%)
    193.682 vago (8,0%)

    Imaginem quantos foram construídos nestes 6 anos !

    6+
    • avatar
  • Unreal_Estate 23 de junho de 2016 at 09:42

    CVR
    Fui visitar um imovel de quase 150m2 na zona oeste de SP. Prédio antigo, pé direito alto, mas condominio alto tb. Preço R$ 750k.
    Após uma semana sem dar retorno ao corretor, ele entra em contato dizendo que o proprietário está com pressa, comprou outro imovel e faz por R$ 660k. Desconto de 12% em 1 semana é Soft?
    Disse que ainda estava caro, mas que se desse um desconto de 30% eu podia topar. Ofertei Isso porque já está abaixo dos preços da região, tem louco pedindo mais de 900k por imoveis semelhantes por ali.
    Mais uma semana, e o corretor entra em contato de novo:
    – Você não quer pagar a diferença por fora, em parcelas mensais direto para o proprietário?
    #despair mode on
    Not now, dear friend.
    Com suado $$ poupado na corretora, rendendo juros, posso tranquilamente esperar a fase do capitulation, com direito a todynho e pipoca.

    44+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • From_The_Tower 23 de junho de 2016 at 11:47

      YEAH !!!!
      Deixa ARDER !!!!

      16+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
    • wing 23 de junho de 2016 at 12:30

      oferece 300 k…quem sabe

      12+
      • avatar
      • avatar
    • Lord of All 23 de junho de 2016 at 15:35

      750k por 150 metros? eu não pagava nem se fosse no Central Park

      7+
      • avatar
      • avatar
      • avatar
      • mestre dos magos 23 de junho de 2016 at 15:45

        Tem muita gente pedindo isso em apartamento de 80m em Balneário Camboriu.

        3+
        • avatar
        • Zé do Brejo 23 de junho de 2016 at 19:07

          Mas em Bal Camboriú tem a vantagem de poder mergulhar num oceano de coliformes fecais. 😛

          11+
          • avatar
          • avatar
  • Loucodf 23 de junho de 2016 at 10:38

    Bixo, eu pretendo morar no noroeste um dia.
    Pegar um apezinho lá de 0.2, 0.3 de retorno ao investiorário.

    2+
  • rude 23 de junho de 2016 at 10:58

    pois e isso por que voces nao sabem da minha historia, em 2012 aqui no Rio queria alugar um imovel na Barra zona oeste na epoca o propriOtario queria para os 2 quartos 8,500R$ com condominio alegando que a copa os imoveis iriam desaparecer pois ele tinha a informacao de que 70% dos turistas iriam se mudar para a cidade nao sei ate hoje se e a capacidade intelectual em baixa desses bananenses ou ele estava sob o efeito de alguma substancia ilicita. mas hoje para minha surpresa esta la a figura ilustre na olx pedindo 2200R$ com todas as taxas o que podemos pensar de umas pessoas como estas?

    23+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • CarlosL 23 de junho de 2016 at 11:13

    http://estamosricos.com.br/mercado-imobiliario/alguem-pode-me-explicar/

    Trópico ?

    8+
    • avatar
    • carioca_real 23 de junho de 2016 at 11:19

      Será que pediram para a “Bixa” Velha escrever o artigo?

      4+
    • wing 23 de junho de 2016 at 11:24

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mais q verdade….

      3+
  • From_The_Tower 23 de junho de 2016 at 11:46

    Da série imóvel não cai de preço:
    +http://www.zukerman.com.br/ns/detalhe_online.php?IDLeilao=8650&IDLeilaoLote=102713&telaCat=1

    Esse é o leilão único da Zukerman.
    Mas encontrei em publicação no ano passado outro leilão que não encontrou compradores.
    1kk – 1 praça
    860k – 2 praça

    Agora 430k com desconto á vista.

    Susse.

    14+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • avatar
    • Lucas 23 de junho de 2016 at 11:57

      mentira, preços não caem 60%
      é soft

      6+
      • carioca_real 23 de junho de 2016 at 11:59

        Varia 30% a.a para sempre certo?

        3+
        • Lucas 23 de junho de 2016 at 12:19

          exato:
          em 3 anos valerá 2 milhão

          5+
          • avatar
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 12:12

        Nenhum imóvel sai mais em primeira praça, e alguns saem em segunda praça.
        Estes avaliadores de imóveis não são penalizados pelos erros de avaliação, afinal de contas fazer um leilão e não receber lances geram custos.

        7+
      • From_The_Tower 23 de junho de 2016 at 13:34

        Çoftíiii

        4+
        • avatar
    • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 12:00

      Com área privativa de 261,84 m2, dá 1,64k/m2
      Ué, mas Curitiba no FIPEZAP não estaria uns 4k/m2?

      4+
      • Lucas 23 de junho de 2016 at 12:22

        errou cesar

        apartamento à venda, todos os quartos, no ZAP Imóveismai/2016
        Valor médio do metro quadrado Tamanho da amostra
        BIGORRILHO R$ 6.190 531

        75% abaixo do fingezap

        7+
        • avatar
        • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 14:45

          Quase ninguém acreditava quando falávamos de quedas entre 50 a 80%

          6+
          • avatar
          • avatar
          • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:13

            agora vamos pra quedas de 80% a 90%
            e vamos ver as tais perdas maiores que 100%
            sofiti muito sofiti

            (reparou que copiei o fingezap né?)

            7+
            • avatar
            • avatar
            • Zé do Brejo 23 de junho de 2016 at 19:12

              Véio,
              As perdas maiores que 100% referem-se as vendas que não cobrem o custo de construção, certo?
              É isso?

              Valeu

              3+
              • avatar
        • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 14:56

          Aquela máxima de que os valores irão se estabilizar num novo patamar é pura balela, uma falácia que não tem relação com o mundo real. A tendência dos valores é retornarem ao valor médio antes de inflarem.
          Até mesmo um recurso finito, como o petróleo, achavam que sempre iria subir, e chegou a US$130, porém, com este valor outras tecnologias de energia alternativa se tornaram competitivas, então não existe algo que tenha recursos finitos, quando os custos aumentam surgem outras alternativas.
          Quando faltou água em São Paulo, as empresas construiram poços, fizeram reuso da água, mudaram máquinas, sairam da grande SP e foram para o interior, etc.
          Vejam o caso de Detroit, acabou se tornando a cidade mais cara do EUA, não só os custos de moradia e impostos, como também em benefícios sindicais, o que inviabilizou as indústrias automotivas.
          Quanto maior o descolamento, maior a queda, vejam o caso do bairro Noroeste no DF, com quedas de 70%, e hoje a cidade que mais se descolocou da renda é o Hell de Janeiro.

          12+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • bolha real 23 de junho de 2016 at 15:01

            “Aquela máxima de que os valores irão se estabilizar num novo patamar é pura balela, uma falácia que não tem relação com o mundo real. A tendência dos valores é retornarem ao valor médio antes de inflarem.”

            Concordo plenamente, quando falei algo parecido cada alienado quis entender do seu jeito.

            6+
            • avatar
            • avatar
            • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:14

              acho que vai ser pior,
              pro reajuste ocorrer precisa cair abaixo do valor de fabricação
              abaixo do csuto de construção, coisa de 1 a 2 k/m² – ou o valor que for com a inflação..
              isso é uma certeza matmatica

              5+
              • avatar
              • bolha real 23 de junho de 2016 at 15:24

                Não acredito em tanto… mas seria ótimo para conseguir pegar uma cobertura a preço justo (seja aluguel ou compra).

                2+
                • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:46

                  vou te conta ruma história
                  década de 90 visitei várias coberturas, elas eram mais baratas que o apê normal, 3 motivos:
                  – condo alto
                  – má preservação e infiltração
                  – tech de impermeabilização e isolamento de calor caro e ainda pouco conhecido

                  8+
                  • avatar
                  • avatar
                  • avatar
                  • Minions 23 de junho de 2016 at 15:50

                    Só aqui no Brasil um bem velho e usado é mais caro que um bem novo e do seu gosto.
                    Não entendo porque um imóvel velho, com bidê rosa, infiltração, problemas elétricos, “demodê”, com materiais de 3a. tem que custar mais caro que o custo de construção de um imóvel novo, do seu gosto e que você sabe como foi construído.

                    6+
                    • avatar
                    • EngenheiroSP 23 de junho de 2016 at 16:58

                      Ai que tá: via de regra, os aptos antigos são muito melhor construídos dos que os MRVs da vida novos. Basta ver o tanto de notícias de imóveis novos com problemas (alguns bizarros, como esgoto jorrando da pia da cozinha)

                      4+
                    • Lucas 23 de junho de 2016 at 17:36

                      like
                      … os antigos tbm são mais bem localizados

                      Contruir condos gigantes no fim da periferia é uma bizarrice total, suburbio é lugar de morar com qualidade de vida, morar em casa térrea.
                      Morar empoleirado só se justifica pela localização, qualquer lugar do mundo é assim

                      11+
                      • avatar
                • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:47

                  repara no RJ
                  copacabana onde é mais antigo
                  quase ZERO imoveis usa cobertura, eu estive em uma boa cobertura, mas a paisagem era horrível daqueles telhados sujos.

                  5+
                  • Lucas 23 de junho de 2016 at 18:18

                    ainda dou endereço da quas eunica cobertura utilizável em toda copacabana
                    ibagens

                    http://r-ec.bstatic.com/images/hotel/840×460/446/44669435.jpg

                    http://r-ec.bstatic.com/images/hotel/840×460/446/44669435.jpg

                    2+
            • CA 23 de junho de 2016 at 16:57

              bolha real,

              Pois é, alienado é quem diz que ficará pior porque a distorção entre oferta e procura é MUITO ABSURDA e antes do inflar havia equilíbrio, combinado com juros e crédito imobiliário que vão ficar mais raros e caros que antes da bolha e com a maior crise da economia de todos os tempos, realistas são as pessoas que como você e Sr. Dinheiro que fazem afirmações SEM NENHUM embasamento ou lógica, mero CHUTE… É, tá serto (sic)!

              4+
              • bolha real 23 de junho de 2016 at 17:16

                sPois é, alienado é quem diz que ficará pior porque a distorção entre oferta e procura é MUITO ABSURDA e antes do inflar havia equilíbrio, combinado com juros e crédito imobiliário que vão ficar mais raros e caros que antes da bolha e com a maior crise da economia de todos os tempos, realistas são as pessoas que como você e Sr. Dinheiro que fazem afirmações SEM NENHUM embasamento ou lógica, mero CHUTE… É, tá serto (sic)!

                Nunca discordei da oferta ser muito maior que a demanda e nem de ter uma bolha. Apenas não me apego aos extremos, quando vou analisar tiro os outliers (10% maiores e 10% menores) e analiso e vejo potencial pra queda. Vejo muita coisa aqui que colocam tomando como base os 10% maiores (esses ap´s que tentam ou compram/vendem algo maior que 10k/mês – independente da região, sendo genérico).
                Eu não vivo disso, não vou ficar procurando N anúncios que tem valor menos bolhudo pra ficar provando nada. Pois acredito no mesmo que a maioria aqui, mas não sou tão pessimista.
                E como disse em outro comentário, eu ganho dinheiro no meu trabalho e o BIB não me dá dinheiro, pra que vou querer fazer uma base gigantesca de fatores?!? Se eu soubesse como seria o futuro e fosse tão ruim eu operaria vendido e ganharia muito dinheiro e, obviamente, sem contar pra ninguém.

                6+
                • Lucas 23 de junho de 2016 at 18:15

                  sua tecnica estatística de tirar os outliers está errada
                  eu conheço o assunto eu sei que isso é o que se ensina nos manuais

                  mas v tem que ser mais esperto e saber usar as técnicas corretamente

                  no caso específico de imóveis
                  os -10% são mais do que suficiente pra abastecer 100% das vendas, basta comparar quantidade de anuncios X vendas
                  os +10% são na maioria das vezes anuncio falso pra espalhar panico que está valorizando desenfreadamente.

                  Precisariamos de desvio-padrão e mediana pra trabalhar estatisticamente
                  Sabe quando o fingezap vai disponibilizar esses 2 numerozinhos que sai quase automático??? … advinha

                  4+
                  • bolha real 23 de junho de 2016 at 20:34

                    Não estou analisando errado, o desvio padrão será apenas um dado adicional. Já a mediana sim são os “10%” ampliado. Pode-se falar que 10% pode ser para criar pânico de valorização se a população sendo analisada for pequena, se for uma análise na população grande ele pode servir, só colocando os dados pra análise que saberá quanto a mais terá que tirar para se ter números mais confiáveis, não existe fórmula pronta.
                    Fingezap é restrito, tem um “pequeno” problema de ser pelo anúncio e não pela venda e tantos outros problemas. Olhei poucas vezes pq não mesmo que o mercado caia pra mim não muda nada.
                    No Brasil a médio ou longo prazo nada bate a renda fixa (sem alto risco)

                    1+
                    • JJJ_brasilia 23 de junho de 2016 at 22:23

                      Bolha real,

                      Se o mercado imobiliário está saudável, porquê construtoras estão quebrando, coRvos passando fome, engenheiros civis desempregados? É muito simples, o ativo imobiliário, que para a maioria já é um passivo, não vende pelo preço que estão pedindo, há algo errado neste mercado, e o que será? O preço, lógico, todo mercado funciona com preço com incentivador ou não dos negócios, não adianta ir contra a realidade, porque os aluguéis estão baixando e o imóvel não deve baixar? Ou seria uma nova modalidade de investimento que só o bananense sebe fazer, né parece que não!!!

                      1+
                    • bolha real 24 de junho de 2016 at 02:41

                      JJJ Brasília, em qual momento eu falei que o mercado está saudável? Não entendi seu comentário.

                      Repito em todos os comentários da bolha, só coloco um ponto de vista diferente na análise.

                      1+
    • Lucas 23 de junho de 2016 at 12:18

      o CVR que contei ontem meu e dos meus sócios que alugamos nosso escritório é típico.

      Na crise o estoque aumenta

      este imóvel nos custava de 800 a Mil reais pra manter
      Por mim teria vendido em 2012
      Por mim estaria, pelo menos, alugado, era subutilizado pelos sócios e por mi que suavamos de vez em nunca.
      Mas veio a crise e eles acordaram, o que era passivo, agora virou renda. Escolhemos receber 0,25%am do valor fingezap a outra opção era vender com 60% de desconto.

      Soft???
      falo isso há anos, sai da frente do computador, vai na rua ver o que é a verdade.

      10+
      • avatar
      • avatar
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 13:22

        A bolha já estourou, mas o efeito manada acontece de forma abrupta, quando existe uma determinada massa que muda de direção.

        Imaginem um rebanho com 1000 cabeças de gado e algumas na lateral são atacadas por leões, quem está no final da manada viu o que aconteceu e disparou a correria, mas os que estavam na frente nem se deram conta do ocorrido, e esta pressão para correrem chega como uma onda até os que estão em frente, dai toda a manada dispara.

        O problema é parar a boiada, os que estão na frente nem sabem para onde estão indo, mas são pressionados pelos que estão atras. Os que estão atrás pensam que os da frente estão liderando. O estouro só cessará se encontrarem um grande obstáculo ou chegarem a exaustão.

        32+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • joselito 23 de junho de 2016 at 13:37

          Eis minha preocupação.
          Vejo 666´s questionando sobre umas tais de “letras imobiliárias”, uns tal de cê dê bê, e se eu conheço sei oq eh isso.
          As perguntas que recebi vieram acompanhadas daquele: perguntei pro meu gerente (de banco) e ele disse que não tem isso lá…

          Resumo: como já foi dito aqui, nesta Banânia, m qualquer ramo de negócio, quando a sardinhada entra com força da [email protected]#.

          17+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
          • bolha real 23 de junho de 2016 at 15:14

            acredito que sardinha nunca irá para banco de menor porte, só se tiver algum parente que conheça algo e faça isso por ele.

            7+
            • avatar
            • avatar
        • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:43

          Cesar DF
          a manada não vai parar de correr, que seria o fingezap anunciar as quedas reais
          eles vão todos pro abismo, vão pro leilão onde o fingezap não capta queda.

          Daqui 10 anos com fingezap dando 0 virgula qualquer coisa a década inteira e a inflação comendo eles até os ossos, aí eles vão falar:
          “viu como era sofiti???”

          7+
          • avatar
          • avatar
          • avatar
    • baburu 23 de junho de 2016 at 14:09

      Já foi a leilão em 2015:
      http://rochaleiloes.com.br/lote/4715/curitiba-apartamento-edificio-golden-place-rua-martin-afonso-n-2619.htm
      1º Leilão lance inicial: R$ 1.530.000,00
      2º Leilão lance inicial: R$ 918.000,00

      4+
      • avatar
      • avatar
      • fanfarraum 23 de junho de 2016 at 14:33

        19/06/2015: R$ 1.530.000,00
        29/06/2015: R$ 918.000,00
        23/06/2016: R$ 430.200,00 (à vista)

        “Vale” 30% do que valia ano passado.
        Epa, não era pra ser +30% ao ano?

        12+
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • avatar
        • Lucas 23 de junho de 2016 at 15:51

          é sofiti
          ?????
          (tenho medo do hard dos corvos, talvez o nibiru cair na cabeça se tiver seguro ainda é sofiti)

          3+
      • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 15:15

        Pelo ZAP, o aluguel de um apartamento deste tamanho, nesta região, está de R$ 15 a R$ 20 por m2
        http://www.zapimoveis.com.br/aluguel/apartamentos/pr+curitiba++bigorrilho/

        Considerando o valor mínimo para aluguel de R$ 15/m2, e um preço justo de 150X alugueis, temos:
        Com 261m2 X R$ 15/m2 X 150 = 587K
        Estes 478K de lace mínimo dividido por (261 X 15) = 122X
        Ou seja, finalmente ele entrou numa faixa de preço justo, e para isto teve que ser baixado em 70%.

        5+
        • avatar
  • Alemon Fritz 23 de junho de 2016 at 13:43

    ainda tem esqueletos pra boiar: ex:
    regularização de imóveis: (= pagamento de tributos) (e área de marinha)
    – Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, existem cerca de 200 mil imóveis irregulares na capital Curitiba. (até 150m2)
    http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/958839/?noticia=74+MIL+IMOVEIS+IRREGULARES+TEM+DIREITO+A+REGULARIZACAO+SIMPLIFICADA+EM+CURITIBA

    -Potencial construtivo (vendidos e os que vão ser modificados (ex: joinvlle)
    Em áreas de adensamento prioritário, construtoras, imobiliárias e vereadores querem ampliar o gabarito (altura dos prédios) para até 60 metros. Em havendo, associada a isso, ainda a regra de outorga onerosa, o potencial construtivo poderá ir até 90 metros em algumas vias, o equivalente a 33 andares, onde atualmente só podem dois pavimentos! mas Quando uma liderança do porte do cidadão Luiz Tarquínio Sardinha Ferro se manifesta publicamente e lidera movimento contrário às emendas é porque há algo muito errado.
    http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/joinville/noticia/2016/06/claudio-loetz-wetzel-de-joinville-apresenta-seu-plano-de-recuperacao-5979718.html
    balneáriio Camboriu
    ….A Justiça emitiu uma liminar que cancela o Icon/Icad, instrumentos legais criados para permitir aumento de potencial construtivo em Balneário Camboriú. A decisão também suspende todas as licenças e autorizações já emitidas pela prefeitura.(!!)

    ex pratico:
    -Leilão de índices não registra interessados
    O primeiro dia de leilão de índices construtivos, realizado ontem pela prefeitura de Porto Alegre, terminou zerado. No total, a expectativa era arrecadar R$ 77 milhões, mas os certames não tiveram interessados. Hoje, duas novas rodadas acontecem com a intenção de obter R$ 42 milhões.
    O resultado reflete a situação do mercado da construção civil no País. “Como o leilão permite a aplicação dos índices em 10 anos, é preciso que as empresas tenham um planejamento de longo prazo,
    .há um descompasso entre o valor do metro quadrado dos imóveis, que teria se estabilizado, e o reajuste proposto…
    http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2016/06/economia/502265-leilao-de-indices-nao-registra-interessados.html

    6+
    • avatar
    • avatar
    • avatar
  • Alemon Fritz 23 de junho de 2016 at 14:13

    observe a queda de 45% no leilão.. tem que cair mais, corvos se lasquem. não vai ter compra.

    7+
    • avatar
  • carioca_real 23 de junho de 2016 at 15:00

    Alguém ai acompanhando as ações das incorporadoras?
    Tenho visto que estão com viés de alta. Algum motivo?

    3+
    • JJJ_brasilia 23 de junho de 2016 at 22:32

      Carioca real,

      Comprar ação de construtora ou empresa quebrada, só para quem sabe e MUITO fazer trade, eu particularmente não me torno sócio de empresas quebradas, tenho alguns observações:

      Só compro empresa com mais de 5 anos de BOVESPA, mas gosto com mais de 10 anos.

      Com lucros consistentes, neste momento de crise é ótimo de ver, as empresas que vão bem na crise, são bem administradas.

      Estou vendo PSSA, Porto seguro, tô namorando ela, mas é pra levar no longo prazo, se possível até o fim da vida.

      2+
  • Igor Alves 23 de junho de 2016 at 16:14

    A MRV ta com um mega empreendimento de 25 torres (uma cidade de confusão) nas palavras de outros bolhistas aqui…te confesso que tem hora que fico tentado a comprar R$ 3.000,00 dessas ações de menos de 3 dilmas, mas como a quebra é certeira, prefiro esquecer esta loucura!

    kkkkkkkk Çófythi!

    4+
    • avatar
    • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 16:35

      Vão ter que eleger um prefeito + vereadores e não um síndico + assembleia de proprietários.
      To falando sério, tipo uma câmara de vereadores, com 1 representante por torre, para conseguir fazer uma reunião de condomínio.

      5+
      • avatar
      • avatar
    • Cesar_DF 23 de junho de 2016 at 16:38

      As grandes incorporadoras não quebraram ainda porque aos bancos não interessa a quebradeira, o patrimônio iria para os bancos leiloarem e eles sabem que hoje o valor é muito menor do que o que foi avalizado nos empréstimos.

      6+
      • avatar
      • avatar
      • joselito 23 de junho de 2016 at 17:22

        Melhor deixar camuflado nas incorporadoras do que ter que provisionar (e reduzir, AINDA MAIS, a liquidez), certo?

        2+
      • wing 23 de junho de 2016 at 22:25

        Por isso disse no tópico anterior sobre mídia comprada

        Se a quebradeira acontecesse logo, evitariamos mais quebras de pequena e médias empresas q pagam o aluguel astronômico por causa das especulações imobiliária, o que quebra o pequeno comércio é o valor do aluguel altíssimo, para uma economia fraca.

        2+
        • avatar
  • rpoa 23 de junho de 2016 at 16:19

    fanfarraum

    19/06/2015: R$ 1.530.000,00
    29/06/2015: R$ 918.000,00
    23/06/2016: R$ 430.200,00 (à vista)

    “Vale” 30% do que valia ano passado.
    Epa, não era pra ser +30% ao ano?

    3+

    é que imóvel em leilão não é muita referência pelos custos “embutidos”…..
    deve ter 5 anos de condomínio atrasado + IPTU, que é por conta do comprador, possivelmente…
    no meu condomínio temos recebido volta e mais uma boladas de condôminos em atraso que vendem casas ou vão a leilão (a regra é não dar desconto para quem compra e cobrar todas multas e juros). até no condominio da praia o pessoal atrasa condomínio…

    mas que minha dúvida é a mesma de todos… onde raios arrumam tanta gente para comprar apartamentos de R$ 1 milhão, isso que R$ 1 milhão até pouco tempo atrás era “troco”….

    6+
  • rpoa 23 de junho de 2016 at 16:26

    incorporadoras, se não quebrarem, vão sair dessa crise depenadas…….
    quanto ao valor por m2, vejam a noticia acima do fracasso do leilão de índices construtivos.
    A Prefeitura de Porto Alegre queria arrecadar R$ 77M com leilão de 31 mil m2. Isso dá R$ 2.500,00 por m2.
    Depois vai ter que vender o m2 construído a quanto

    7+
    • avatar
  • Zé Carioca 23 de junho de 2016 at 16:55

    Pelo que

    Cesar_DF

    CVR
    Colega de trabalho reclamando que parcelinas só estão aumentando e não caindo conforme prometido pelo vendedor.
    Comprou no Noroeste em 2012 por 14k/m2
    Vi anúncio ontem por 5k/m2.
    70% de queda considerando o IGPM.
    90% de queda considerando o dólar.

    http://www.wimoveis.com.br/imovel/venda-apartamento-brasilia-df-1-quarto-sqnw-307-bloco-c-1422982

    26+

    Cesar_DF, no Noroeste realmente teve uma queda de mais de 50%. Pediam de 13 a 14k/m² e hoje você encontra por 7 ou 8k/m². Só que a bolha em Brasília inflou bem antes do RJ e começou a murchar também bem antes. Um amigo meu morou por Brasília e em meados de 2008 ou 2009 um imóvel no plano piloto valia tanto quanto ou mais que em Ipanema e Leblon. Só que em BSB de 2010 até 2012 o preço estagnou enquanto no Rio os preços aumentaram abusivamente. Já em 2012-13 começou a cair em BSB, enquanto no Rio até 2014 subia, em 2015 estagnou e agora começa a cair (do início de 2016 pra cá). E pelo que meu amigo relata no Noroeste caiu bem, só que no Plano Piloto continua muito caro e as quedas foram pequenas.

    Quando falo em softland, falo que por enquanto está sendo soft aqui no Rio. No resto do Brasil não tenho parâmetros confiáveis para te dizer. Pra mim leilão não é parâmetro, pois é uma outra modalidade de compra. Historicamente sempre saiu bem abaixo da avaliação, só na época do frenesi da bolha que tinha idiota pagando mais caro em leilão do que a avaliação. Não tem como comparar o risco de comprar um imóvel normal com arrematar um imóvel ocupado, com dívidas, que muitas vezes você não pode visitar, que o ocupante pode levar tudo para te sacanear porque ficou com raivinha, que você ainda vai gastar uma grana com advogado para desocupar em sabe-se lá quanto tempo.

    Pode ser que o Lucas tenha razão ao afirmar que tenho que tirar a bunda do sofá e procurar, mas não vejo descontos de 50%. Aqui no Rio só vejo preços absurdos e a margem de negociação é pouca. Também torço por quedas de 70% e acho que elas vão ocorrer, mas por enquanto falar em 70% de queda é pura torcida.

    10+
    • avatar
    • joselito 23 de junho de 2016 at 17:26

      Leilão pode não ser parâmetro, então, mas pode também virar realidade (àqueles que não reduzem o preço)

      4+
    • Lucas 23 de junho de 2016 at 17:55

      prezado Cesar não caia nessa
      se só o leilão do bradesco vende 300 por mês e os anuncios do fingezap vende 30, óbvio que o bradesco é mais importante na formação de preço que o site de anuncios.

      Os custos de desocuapação para os profissionais nunca passa de 5% do valor
      os outros custos estão inclusos no valor do leilão.
      os custos de reforma são os mesmos de comprar um na planta pelado, távez até menos pior.
      sem falar que existem mil modalidades de leilão e as tais recuperações que se faz pelas terceirizadas da caixa conseguir a desocupação leva tanto tempo quanto qualquer inquilino inadimplente

      4+
      • avatar
  • Jasper 23 de junho de 2016 at 18:14

    http://www.gazetadopovo.com.br/economia/crise-aumenta-a-oferta-de-bens-e-aquece-o-mercado-de-leiloes-no-pais-bs4fad08tkurxas1ov0iqc1oi?ref=aba-ultimas

    3+
  • JJJ_brasilia 23 de junho de 2016 at 22:37

    Pessoal do Rio de Janeiro, aí a coisa vai começar quando a chama olímpica apagar, mas vai demorar até bidê rosa voltar a realidade, ainda mais em uma terra com muita influência de português amantes de tijolos, que se fossem espertos mesmo, Portugal seria uma Bélgica da vida e não a periferia européia.

    1+